ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ"

Transcrição

1 ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ ano lectivo 2012/13 a nova oferta educativa da escola Cursos Profissionais.Preparação para a vida activa Contactos Escola Secundária Jaime Moniz Largo Jaime Moniz Funchal jaimemoniz@netmadeira.com Telefone:

2 CURSOS PROFISSIONAIS NÍVEL 4 Duração: 3 Anos 3100 Horas Regime: Diurno Condições de Acesso: 9º Ano completo Qualificação Profissional: - 12º Ano; - Certificado de Qualificação Profissional Técnico de Contabilidade Técnico de Multimédia Técnico de Serviços Jurídicos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Sistemas de Informação Geográfica Técnico de Turismo Técnico de Apoio à Gestão Desportiva; Técnico de Gestão do Ambiente

3 Curso Profissional Técnico de Contabilidade SAÍDAS PROFISSIONAIS *Escriturário de Contabilidade * Técnico Administrativo * Controlador de Créditos * Contabilista * Tesoureiro * Empresário em nome individual PROSSEGUIMENTOS DE ESTUDOS:. Contabilidade e Administração. Finanças e Contabilidade. Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria. Contabilidade e Auditoria. Curso Especialização Tecnológica Contabilidade e Fiscalidade

4 TÉCNICO DE CONTABILIDADE PLANO DE ESTUDOS COMPONENTES DE FORMAÇÃO TOTA DE HORAS (a) (Ciclo de Formação) SÓCIO-CULTURAL:» Português 320» Língua Estrangeira I, II ou III b) 220» Área de Integração 220» Tecnologias de Informação e Comunicação 100» Educação Física 140 Subtotal 1000 CIENTÍFICA:» Matemática 300» Economia 200 Subtotal 500 TÉCNICA:» Contabilidade Geral e Analítica 600» Direito das Organizações 240» Cálculo Financeiro e Estatística Aplicada 120» Organização e Gestão Empresarial 220» Formação em Contexto de Trabalho 420 Subtotal 1600 Total de Horas do Curso 3100 a) Carga Horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho; b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário.

5 Curso Profissional Técnico de Multimédia CONHECIMENTOS: Formação específica na área das novas tecnologias em aplicações multimédia; Adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades para a utilização, com rigor técnico, de um conjunto de aplicações informáticas que combinem os vários tipos de media. Saídas Profissionais * Assistente de Produção Multimédia; * Assistente de Ilustração Multimédia; *Assistente de Realização de Produtos Publicitários; * Assistente de Ilustração de Páginas Animadas para a Web; * Assistente de Animação em 2D e 3D; * Assistente de Realização de Filmes Animados; * Assistente de Design de Multimédia; * Assistente de Design de Páginas para a Web. PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS * DESIGN MULTIMÉDIA ; *PROGRAMAÇÃO DE APLICAÇÕES WEB; *DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS MULTIMÉDIA.

6 TÉCNICO DE MULTIMÉDIA PLANO DE ESTUDOS COMPONENTES DE FORMAÇÃO TOTA DE HORAS (a) (Ciclo de Formação) SÓCIO-CULTURAL:» Português 320» Língua Estrangeira I, II ou III (b) 220» Área de Integração 220» Tecnologias de Informação e Comunicação 100» Educação Física 140 Subtotal 1000 CIENTÍFICA:» História da Cultura e das Artes 200» Matemática 200» Física 100 Subtotal 500 TÉCNICA:» Sistema de Informação 210» Design, Comunicação e Audiovisuais 350» Técnicas de Multimédia 480» Projeto e Produção Multimédia 140» Formação em Contexto de Trabalho 420 Subtotal 1600 Total de Horas do Curso 3100 a) Carga Horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modelar e a formação em contexto de trabalho; b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário.

7 Curso Profissional Técnico de Serviços Jurídicos Conhecimentos: Competências técnicas em áreas administrativas e processuais, de apoio à atividade desenvolvida nos Tribunais/Julgados de Paz, nos Cartórios Notariais, nas Conservatórias de Registos, nos Escritórios de Advogados e Solicitadores e nos Gabinetes Jurídicos das Empresas. Prosseguimento de Estudos. Direito. Solicitadoria e Administração. Técnico Superior de Justiça Saídas profissionais Recursos humanos aptos e qualificados a desempenhar tarefas administrativas e processuais na área dos serviços jurídicos. Tribunais; Cartórios Notariais; Conservatórias; Escritórios de Advogados e Solicitadores; Assessoria em Departamentos Jurídicos de Empresas; Assessoria em Departamentos Jurídicos da Administração Pública; Oficial de Justiça (requisito obrigatório para ingresso na carreira).

8 TÉCNICO DE SERVIÇOS JURÍDICOS PLANO DE ESTUDOS COMPONENTES DE FORMAÇÃO TOTA DE HORAS (a) (Ciclo de Formação) SÓCIO-CULTURAL:» Português 320» Língua Estrangeira I, II ou III (b) 220» Área de Integração 220» Tecnologias de Informação e Comunicação 100» Educação Física 140 Subtotal 1000 CIENTÍFICA:» Economia 200» Direito 200» Matemática 100 Subtotal 500 TÉCNICA:» Direito Processual 540» Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial 260» Técnicas de Administração, Atendimento e Relações Públicas 190» Informática e Contabilidade Judiciais 190» Formação em Contexto de Trabalho 420 Subtotal 1600 Total de Horas do Curso 3100 a) Carga Horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho; b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário.

9 Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos SAÍDAS PROFISSONAIS * Técnico de Informática * Programador Informática * Técnico de Manutenção Informática * Gestor de Redes Informáticas Conhecimentos: Instala, configura e efetua a manutenção de computadores, sistemas operativos, redes e servidores para a Internet; Analisa sistemas de Informação; Concebe, implementa e efetua a manutenção de base de dados; Desenvolve aplicações informáticas e aplicações - Web. PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS Engenharia Informática Ciências da Engenharia Engenharia Informática e de Computadores Ciências da Engenharia Engenharia de Redes de Comunicações Engenharia Telecomunicações e Informática Engenharia Informática e Computadores Engenharia Redes de Comunicação e Multimédia

10 TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS PLANO DE ESTUDOS COMPONENTES DE FORMAÇÃO TOTA DE HORAS (a) (Ciclo de Formação) SÓCIO-CULTURAL:» Português 320» Língua Estrangeira I, II ou II b) 220» Área de Integração 220» Tecnologias de Informação e Comunicação 100» Educação Física 140 Subtotal 1000 CIENTÍFICA:» Matemática 300» Fisica-Química 200 Subtotal 500 TÉCNICA:» Sistemas Operativos 144» Arquitetura de Computadores 152» Redes de Comunicação 252» Programação e Sistemas de Informação 632» Formação em Contexto de Trabalho 420 Subtotal 1600 Total de Horas do Curso 3100 a) Carga Horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho; b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário.

11 Curso Profissional Técnico de Sistemas de Informação SAÍDAS PROFISSIONAIS _ Técnicos SIG nas Autarquias e Comunidades Intermunicipais, nas Empresas de construção civil e no âmbito da Protecção Civil ( ligados às Obras Públicas e ao Planeamento e Ordenamento do Território, topografia, cartografia e de serviços técnicos de implementação de sistemas de informação geográfica em várias áreas ). Geográfica CONHECIMENTOS: Analisar e interpretar representações cartográficas de índole temática; Operar com software de sistemas de gestão de bases de dados e com software SIG, verificando a coerência dos dados; Integrar e editar dados cartográficos, estruturando e validando dados provenientes de diversas fontes e em diferentes formatos; Identificar os métodos e os procedimentos inerentes à geocodificação, aquisição e organização de dados geográficos; Administrar os dados (alfanuméricos e cartográficos) de um projeto SIG; etc. PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS Ciências Geográficas Geografia Engenharia Topográfica

12 TÉCNICO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PLANO DE ESTUDOS COMPONENTES DE FORMAÇÃO TOTA DE HORAS (a) (Ciclo de Formação) SÓCIO-CULTURAL:» Português 320» Língua Estrangeira I, II ou III (b) 220» Área de Integração 220» Tecnologias de Informação e Comunicação 100» Educação Física 140 Subtotal 1000 CIENTÍFICA:» Matemática 200» Geografia 300 Subtotal 500 TÉCNICA:» Ordenamento do Território e Ambiente 300» Métodos Geocartográficos 220» Aplicações Informáticas 190» Sistemas de Informação Geográfica 470» Formação em Contexto de Trabalho 420 Subtotal 1600 Total de Horas do Curso 3100 a) Carga Horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho; b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário.

13 Curso Profissional Técnico de Turismo CONHECIMENTOS: Na área dos serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de recepção e acolhimento em unidades turísticas SAÍDAS PROFISSIONAIS Técnico de Turismo/Rececionista de Turismo (Postos de Informação Turística); Guia de Museus e Monumentos; Técnico/Diretor de Agência de Viagens; Operador Turístico; Técnico de Empresas de Transportes Aéreos, Rodoviários e Marítimos; Técnico de Acolhimento em Unidades Turísticas; Promotor Comercial em Unidades Hoteleiras PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS Gestão de Hotelaria e Turismo Turismo Gestão de Empresas Relações Empresariais

14 TÉCNICO DE TURISMO PLANO DE ESTUDOS COMPONENTES DE FORMAÇÃO TOTA DE HORAS (a) (Ciclo de Formação) SÓCIO-CULTURAL:» Português 320» Língua Estrangeira I, II ou III (b) 220» Área de Integração 220» Tecnologias de Informação e Comunicação 100» Educação Física 140 Subtotal 1000 CIENTÍFICA:» Geografia 200» História da Cultura e das Artes 200» Matemática 100 Subtotal 500 TÉCNICA:» Comunicar em Francês, Espanhol, Alemão ou Inglês c) 180» Turismo - Informação e Animação Turística 402» Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico 240» Operações Técnicas em Empresas Turísticas 358» Formação em Contexto de Trabalho 420 Subtotal 1600 Total de Horas do Curso 3100 a) Carga Horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho; b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário. c) A disciplina a oferecer depende da opção da escola, no âmbito da sua autonomia.

15 Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva CONHECIMENTOS: No domínio das técnicas e práticas das diferentes modalidades desportivas individuais e coletivas, planeia, organiza e desenvolve atividades e eventos desportivos, promovendo simultaneamente a imagem dos clubes, associações, ginásios, escolas ou de outras entidades. SAÍDAS PROFISSIONAIS: Os técnicos de gestão desportiva poderão exercer a sua atividade em: Autarquias; associações desportivas, recreativas e de desenvolvimento local; Clubes desportivos; Centros de formação desportiva; Jardins de infância, escolas e instituições sociais com atividades de animação sóciodesportiva e lazer para crianças, jovens e idosos; Empresas de atividades desportivas; empresas de turismo e lazer. PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS Educação Física Gestão das Organizações Desportivas Ciências do Desporto

16 TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA PLANO DE ESTUDOS COMPONENTES DE FORMAÇÃO TOTA DE HORAS (a) (Ciclo de Formação) SÓCIO-CULTURAL:» Português 320» Língua Estrangeira I, II ou III (b) 220» Área de Integração 220» Tecnologias de Informação e Comunicação 100» Educação Física 140 Subtotal 1000 CIENTÍFICA:» Matemática 200» Psicologia 200» Estudo do Movimento 100 Subtotal 500 TÉCNICA:» Práticas de Actividades Físicas e Desportivas 355» Organização e Gestão do Desporto 300» Gestão de Programas e Projetos do Desporto 275» Gestão de Instalações Desportivas 250» Formação em Contexto de Trabalho 420 Subtotal 1600 Total de Horas do Curso 3100 a) Carga Horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho; b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário.

17 Curso Profissional Técnico de Gestão do Ambiente CONHECIMENTOS: Respeitar as normas da qualidade, segurança e saúde no trabalho, intervir activamente no domínio da gestão da qualidade do ambiente e do desenvolvimento sustentável. SAÍDAS PROFISSIONAIS Técnicos das autarquias e indústrias na área do saneamento; Técnicos de conservação e gestão da natureza; Técnicos nas áreas da qualidade e segurança ambiental; Guias de ecomuseus, centros de interpretação e de educação ambiental PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS Engenharia do Ambiente; Curso de Especialização Tecnológica Gestão Ambiental Gestão do Ambiente e Território

18 TÉCNICO DE GESTÃO DO AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS COMPONENTES DE FORMAÇÃO TOTA DE HORAS (a) (Ciclo de Formação) SÓCIO-CULTURAL:» Português 320» Língua Estrangeira I, II ou III b) 220» Área de Integração 220» Tecnologias de Informação e Comunicação 100» Educação Física 140 Subtotal 1000 CIENTÍFICA:» Matemática 200» Física e Química 150» Biologia e Geologia 150 Subtotal 500 TÉCNICA:» Ordenamento do Território 220» Conservação da Natureza 300» Qualidade Ambiental 146» Projetos em Ambiente 514» Formação em Contexto de Trabalho 420 Subtotal 1600 Total de Horas do Curso 3100 a) Carga Horária global, não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a optimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho; b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatoriamente, uma segunda língua no ensino secundário.

19 INSCREVE-TE JÁ Certificação Profissional: A Escola confere um Diploma de Qualificação Profissional de nível 4. Acesso ao Ensino Superior: Os cursos conferem o Diploma de Estudos Secundários (12º ano) e permitem o acesso ao Ensino Superior.

20

Cursos Profissionais 2018/2019

Cursos Profissionais 2018/2019 Cursos Profissionais 2018/2019 CONDIÇÕES DE ACESSO 9º ano de escolaridade CERTIFICAÇÃO Equivalência ao 12º ano Qualificação profissional de nível IV DURAÇÃO O Curso tem a duração de 3 anos letivos, com

Leia mais

Cursos do Ensino Secundário. Rede escolar 2017/2018

Cursos do Ensino Secundário. Rede escolar 2017/2018 Cursos do Ensino Secundário Rede escolar 2017/2018 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS > Ciências e Tecnologias > Ciências Socioeconómicas > Línguas e Humanidades > Artes Visuais CURSOS PROFISSIONAIS > Técnico

Leia mais

Escola Secundária Jaime Moniz o teu tempo, o teu futuro num ambiente único e irrepetível.

Escola Secundária Jaime Moniz o teu tempo, o teu futuro num ambiente único e irrepetível. > Uma Escola de grande prestígio vocacionada para o ingresso no Ensino Superior e cujo lema é Tradição e Qualidade. Com um corpo docente estável e de grande qualidade, dispõe de excelentes instalações

Leia mais

Disciplinas da Componente de Formação Técnica dos Cursos Profissionais por Área de Educação e Formação

Disciplinas da Componente de Formação Técnica dos Cursos Profissionais por Área de Educação e Formação Área de Educação e Formação 212 - Artes do espectáculo Área de Educação e Formação 213 - Audiovisuais e produção dos media Adereços 380 Cenografia 400 Cenotecnia 380 Conjuntos Instrumentais 180 Figurinos

Leia mais

Oferta Formativa. Cursos de Educação e Formação CEF. Temos o curso à tua medida Inscreve-te! Ano letivo 2015/2016

Oferta Formativa. Cursos de Educação e Formação CEF. Temos o curso à tua medida Inscreve-te! Ano letivo 2015/2016 Oferta Formativa Cursos de Educação e Formação CEF Ano letivo 2015/2016 Temos o curso à tua medida Inscreve-te! Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para poder concluir a escolaridade

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Língua Estrangeira (I/II/III) Matemática A Física e Química A Biologia e Geologia Biologia/ Física/ Química/ Geologia a) Psicologia B/ Língua Estrangeira (I/II/III)* b)

Leia mais

Cursos Profissionais 2019/2020

Cursos Profissionais 2019/2020 Cursos Profissionais 2019/2020 CONDIÇÕES DE ACESSO 9º ano de escolaridade CERTIFICAÇÃO Equivalência ao 12º ano Qualificação profissional de nível IV DURAÇÃO O Curso tem a duração de 3 anos letivos, com

Leia mais

Técnico de Inclui estágio em contexto de trabalho Componente. Curso Profissional

Técnico de Inclui estágio em contexto de trabalho Componente. Curso Profissional Curso Profissional Técnico de MULTIMÉDI@ Certificação: DIPLOMA DE 12ºANO; CERTIFICADO DE QUAL. PROF. DE NÍVEL 4 DA UE (Técnico altamente qualificado). Acesso ao Ensino Superior (realizando exames nacionais)

Leia mais

Cursos Profissionais

Cursos Profissionais Ensino Secundário - Cursos Científico-Humanísticos Artes Visuais Línguas e Humanidades Ciências Socioeconómicas Ciências e Tecnologias Agrupamento de Escola de Anadia Cursos Profissionais Condições de

Leia mais

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 1 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 2 Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente 3 Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar CURSOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO 4 CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama CT TESP Escolha consciente Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar Papel dos Pais no processo de DECISÃO Incentivar a tomar uma

Leia mais

Oferta Formativa Ensino Secundário

Oferta Formativa Ensino Secundário Oferta Formativa 2012017 Ensino Secundário Que caminho seguir Cursos gerais Cursos profissionais INTERESSES APTIDÕES EMPREGABILIDDAE O teu futuro profissional começa agora Faz uma escolha ponderada e consciente

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2017/2018

Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2017/2018 Orientação Escolar e Profissional 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2017/2018 O Que é a Orientação Vocacional? Papel dos pais no processo de orientação https://youtu.be/rvcum2jkkuw Conversar

Leia mais

9º ano concluído. E agora?

9º ano concluído. E agora? Cursos Científico- Humanísticos 9º ano concluído. E agora? Cursos Profissionais Ciências e Tecnologias Línguas e Humanidades Ciências Socioeconómicas Artes Visuais Prosseguimento de estudos no ensino superior

Leia mais

Percursos Não Qualificantes. Ciências Socioeconómicas. Línguas e Humanidades. - Duração de 3 anos lectivos (10º, 11º e 12º anos de escolaridade)

Percursos Não Qualificantes. Ciências Socioeconómicas. Línguas e Humanidades. - Duração de 3 anos lectivos (10º, 11º e 12º anos de escolaridade) Cursos Científico Humanísticos Percursos Não Qualificantes Cursos Científico Humanísticos 10º/ 11º/ 1º Ciências e Tecnologias 10º/ 11º/ 1º Ciências Socioeconómicas 10º/ 11º/ 1º Línguas e Humanidades Ensino

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2018/2019

OFERTA FORMATIVA 2018/2019 OFERTA FORMATIVA 2018/2019 www.esenviseu.net 2018/2019 OFERTA FORMATIVA Ensino Básico - 3º Ciclo 7º, 8º e 9º Ensino Regular Ensino Artístico Especializado de Música ou Dança Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2016 / 2017

OFERTA FORMATIVA 2016 / 2017 OFERTA FORMATIVA 2016 / 2017 CURSOS CIENTÍFICOS HUMANÍSTICOS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS ARTES VISUAIS LÍNGUAS E HUMANIDADES / Diploma de Nível 4 TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL TÉCNICO

Leia mais

OFERTA FORMATIVA LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: - ESPANHOL OU FRANCÊS

OFERTA FORMATIVA LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: - ESPANHOL OU FRANCÊS Ensino Básico OFERTA FORMATIVA LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: - ESPANHOL OU FRANCÊS - INGLÊS Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Distribuição das disciplinas por ano de escolaridade Matemática

Leia mais

UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI

UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI Cursos Científico Humanísticos Alunos que, tendo concluído o 9º ano de escolaridade, pretendam o prosseguimento de superior. estudos para o ensino 3 anos letivos, correspondentes

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016

OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016 OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016 CURSOS CIENTÍFICOS HUMANÍSTICOS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS ARTES VISUAIS LÍNGUAS E HUMANIDADES CURSOS PROFISSIONAIS / Diploma de Nível 4 TÉCNICO DE ANÁLISE

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2017/2018

OFERTA FORMATIVA 2017/2018 OFERTA FORMATIVA 2017/2018 www.esenviseu.net 2017/2018 OFERTA FORMATIVA Ensino Básico - 3º Ciclo 7º, 8º e 9º Ensino Regular Ensino Artístico Especializado de Música ou Dança Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

OFERTA FORMATIVA

OFERTA FORMATIVA OFERTA FORMATIVA 2016-17 OFERTA FORMATIVA (ensino diurno) Ensino Secundário: Parte I - Cursos Científico-Humanísticos *Ciências e Tecnologias; *Ciências Socioeconómicas; *Línguas e Humanidades; *Artes

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2019/2020

OFERTA FORMATIVA 2019/2020 OFERTA FORMATIVA 2019/2020 www.esenviseu.net 2019/2020 OFERTA FORMATIVA Ensino Básico - 3º Ciclo 7º, 8º e 9º Ensino Regular Ensino Artístico Especializado de Música ou Dança Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama CT TESP Escolha consciente Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar Papel dos Pais no processo de DECISÃO Incentivar a tomar uma

Leia mais

Toma um atitude pró-ativa na construção do teu

Toma um atitude pró-ativa na construção do teu Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente Programa de Orientação Escolar Psicóloga Dra. Cláudia Almeida Toma um atitude pró-ativa na construção do teu futuro! E quais são as tuas opções de progressão

Leia mais

CHAVE DO FUTURO. Formativa 2015/16. Oferta. está nas tuas mãos. Ensino Secundário Recorrente. Cursos. Educação e Formação de Adultos.

CHAVE DO FUTURO. Formativa 2015/16. Oferta. está nas tuas mãos. Ensino Secundário Recorrente. Cursos. Educação e Formação de Adultos. A CHAVE DO FUTURO está nas tuas mãos Ensino Secundário Recorrente Cursos Educação e Formação de Adultos Cursos Profissionais Cursos Científico-Humanísticos Cursos Vocacionais Orientar Saberes, Desenvolver

Leia mais

Prosseguimento de estudos no ensino superior em áreas como:

Prosseguimento de estudos no ensino superior em áreas como: Ciências e Tecnologias Línguas e Humanidades Ciências Socioeconómicas Artes Visuais Prosseguimento de estudos no ensino superior em áreas como: - Saúde - Engenharias - Matemática - Biologia - Física -

Leia mais

Escola Secundária de Ermesinde. Cursos Científico- Humanisticos

Escola Secundária de Ermesinde. Cursos Científico- Humanisticos Escola Secundária de Ermesinde Cursos Científico Humanisticos Cursos CientíficoHumanísticos Ciências e Tecnologias Condições de Acesso: Alunos com 9º ano de escolaridade ou equivalente a este. Realização

Leia mais

Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines OFERTA FORMATIVA 2017/2018

Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines OFERTA FORMATIVA 2017/2018 Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines OFERTA FORMATIVA 2017/2018 A Nossa Escola Secundário. OU 3º Ciclo do Ensino Básico Ensino Secundário Regular CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Ciências e

Leia mais

Design de Jogos Digitais

Design de Jogos Digitais Design de Jogos Digitais Animação 2D 21/06 09:30 C3.3, C3.5 11/07 09:30 C3.5 Design 3D 15/06 09:30 A0.2i, A0.3i, A0.4i 04/07 17:30 A0.2i, A0.4i 1 Imagem 11/06 09:30 C0.1a 01/07 09:30 C0.1a Programação

Leia mais

PRÉ-SUPERIOR. Nós ajudamos-te!

PRÉ-SUPERIOR. Nós ajudamos-te! PRÉ-SUPERIOR Aulas das disciplinas base de 12ºano, onde podes frequentar algumas disciplinas dos cursos do Ensino Superior que escolhas no IPG. É a tua oportunidade de estares no Ensino Superior antes

Leia mais

Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais

Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais As Escolhas no Ensino Secundário: Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Artísticos Especializados Cursos Científico Humanísticos Cursos

Leia mais

Calendário exames Finalistas 2015/2016 (versão ) Design de Jogos Digitais

Calendário exames Finalistas 2015/2016 (versão ) Design de Jogos Digitais Design de Jogos Digitais Desenho Matemática para Jogos /09 09:0 Narrativa Não-Linear Programação I 9/09 09:0 Semiótica Animação D Design D 4/09 09:0 Imagem Programação II /09 09:0 Teoria dos Jogos 0/09

Leia mais

IDENTIDADE INOVAÇÃO HUMANISMO QUALIDADE SUCESSO

IDENTIDADE INOVAÇÃO HUMANISMO QUALIDADE SUCESSO Oferta Educativa 2018.2019 IDENTIDADE INOVAÇÃO HUMANISMO QUALIDADE SUCESSO TRADIÇÃO com FUTURO Oferta Educativa 2018.2019 AEMTG TRADIÇÃO COM FUTURO Ensino Diurno Cursos Científico-Humanísticos Ciências

Leia mais

Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO

Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO Sessão: ENSINO SECUNDÁRIO Gabinete de Psicologia Externato de Penafirme Carla Duarte Ensino Básico Do 1º ao 9º ano Ensino Secundário anos lectivos: 10º, 11º 1º ano Licenciatura anos Ensino Superior Mestrado

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2018 / 2019 A aguardar autorização da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares

OFERTA FORMATIVA 2018 / 2019 A aguardar autorização da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares OFERTA FORMATIVA 2018 / 2019 A aguardar autorização da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares CURSOS CIENTÍFICOS HUMANÍSOS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS ARTES VISUAIS LÍNGUAS E

Leia mais

Cursos. Nível III. Vídeo. Constrói o teu Futuro Já! Profissionais. Perfil de Desempenho. Saídas Profissionais. Todos os Cursos Proporcionam

Cursos. Nível III. Vídeo. Constrói o teu Futuro Já! Profissionais. Perfil de Desempenho. Saídas Profissionais. Todos os Cursos Proporcionam Vídeo Perfil de Desempenho Produzir e realizar, na vertente técnica, produtos de diferentes géneros, representativos da realidade audiovisual actual Operar equipamentos e programas informáticos necessários

Leia mais

MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 2019

MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 2019 MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 219 N.º por cargos políticos, mobilidade interna ou cedência de interesse público em Empresas Municipais postos de vagos Dirigentes - Diretor de

Leia mais

MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 2018

MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 2018 MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 18 Posto de N.º por cargos políticos, mobilidade interna ou cedência de interesse público em Empresas Municipais postos de vagos Dirigentes - Diretor

Leia mais

Calendário de Avaliações 2017/ ª Feira 03-set 3ª Feira 04-set 4ª Feira 05-set 5ª Feira 06-set 6ª Feira 07-set

Calendário de Avaliações 2017/ ª Feira 03-set 3ª Feira 04-set 4ª Feira 05-set 5ª Feira 06-set 6ª Feira 07-set Exames LICENCIATURA Engenharia da Segurança do Trabalho 1º Ano Setembro Física I Química I Fundamentos de Segurança e Higiene do Trabalho Anatomofisiologia Dinâmica Matemática I Microbiologia Física II

Leia mais

Cursos Científico-Humanísticos

Cursos Científico-Humanísticos Cursos Científico-Humanísticos Correspondem a diferentes domínios do conhecimento e têm como objetivo principal a preparação para continuar os estudos no Ensino Superior. Conferem um diploma de Ensino

Leia mais

Distrito Subsistema Tipo de ensino Nome do Estabelecimento Nome do Curso

Distrito Subsistema Tipo de ensino Nome do Estabelecimento Nome do Curso Distrito Subsistema Tipo de ensino Nome do Estabelecimento Nome do Curso Lisboa Privado Politécnico Academia Nacional Superior de Orquestra Direcção de Orquestra Lisboa Privado Politécnico Academia Nacional

Leia mais

Escola Secundária Poeta Al Berto, Sines OFERTA FORMATIVA 2019/2020

Escola Secundária Poeta Al Berto, Sines OFERTA FORMATIVA 2019/2020 Escola Secundária Poeta Al Berto, Sines OFERTA FORMATIVA 2019/2020 A Nossa Escola Secundário. OU 3º Ciclo do Ensino Básico Ensino Secundário Regular CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Ciências e Tecnologias

Leia mais

Escola Secundária de Monção. Oferta Formativa 2016/2017

Escola Secundária de Monção. Oferta Formativa 2016/2017 Escola Secundária de Monção Oferta Formativa 2016/2017 Ensino Regular Cursos Profissionais (10.º / 11.º / 12.º) Cursos de Educação e Formação (3º ciclo) Introdução 3.º Ciclo (7.º, 8.º e 9.º) Cursos Científicos

Leia mais

MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 2017

MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 2017 MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 17 Posto de N.º por cargos políticos, mobilidade interna ou cedência de interesse público em Empresas Municipais postos de vagos Dirigentes - Diretor

Leia mais

PLANOS de ESTUDO Ensino Diurno Ano Letivo 2018/2019

PLANOS de ESTUDO Ensino Diurno Ano Letivo 2018/2019 PLANOS de ESTUDO Ensino Diurno Ano Letivo 2018/2019 Rua Doutor Manuel de Arriaga 8004-070 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580 direcao.agrupamento@agr-tc.pt www.agr-tc.pt CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

Matrizes Curriculares. Ano Letivo de 2017/2018

Matrizes Curriculares. Ano Letivo de 2017/2018 Matrizes Curriculares Ano Letivo de 2017/2018 Índice Matriz da Educação Pré-Escolar... 2 Ensino Básico... 1º Ciclo... 2º Ciclo... 4 Percurso Curricular Alternativo º Ano... 5 º Ciclo... Curso de Educação

Leia mais

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Proposta de Oferta Formativa 2016/2017* Largo Prof Egas Moniz, Apartado 302 8601 904 Lagosl Telefone: 282 770 990 Email: info @ aejd.pt http://www.aejd.pt/ * A abertura

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE O Técnico de Contabilidade é um profissional apto a desempenhar tarefas contabilísticas e administrativas inerentes ao funcionamento das empresas e outras

Leia mais

PLANOS de ESTUDO. Ensino Secundário Diurno. Rua Doutor Manuel de Arriaga Faro Telefone: ; Fax:

PLANOS de ESTUDO. Ensino Secundário Diurno. Rua Doutor Manuel de Arriaga Faro Telefone: ; Fax: PLANOS de ESTUDO Ensino Secundário Diurno Rua Doutor Manuel de Arriaga 8004-070 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580 direcao.agrupamento@agr-tc.pt www.agr-tc.pt CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Decreto

Leia mais

OFERTA FORMATIVA

OFERTA FORMATIVA OFERTA FORMATIVA 2018-2019 Oferta formativa - 2018/2019 Educação Pré-escolar A partir dos 3 anos de idade 1º Ciclo 1º, 2º, 3º e 4º anos 2º Ciclo 5º e 6º anos 3º Ciclo 7, 8º e 9º anos Ensino Secundário

Leia mais

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 1 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 2 Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente 3 Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar CURSOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO 4 CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

Oferta Formativa. Casa Pia de Lisboa, I.P. Catálogo de Cursos [ 2015 2016 ]

Oferta Formativa. Casa Pia de Lisboa, I.P. Catálogo de Cursos [ 2015 2016 ] Oferta Formativa Casa Pia de Lisboa, I.P. Catálogo de Cursos [ 2015 2016 ] Ficha Técnica Título: Oferta Formativa Casa Pia de Lisboa, I.P. - Catálogo de Cursos [ 2015 2016 ] Editor: Casa Pia de Lisboa,

Leia mais

Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano

Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORONADO E CASTRO, TROFA Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano Ano letivo 2014/2015 OFERTAS EDUCATIVAS APÓS O 9º ANO Cursos

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano e Agora Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Eduarda Seabra Dossier Informação Escolar e Profissional Pág.1 1 Natureza dos Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

Exames Finalistas Setembro 2017 versão 15/09/2017. CTeSP Gestão de Vendas e Marketing

Exames Finalistas Setembro 2017 versão 15/09/2017. CTeSP Gestão de Vendas e Marketing CTeSP Gestão de Vendas e Marketing 1 2 1TESP Economia 18/09 14:00 1TESP Fundamentos de Marketing 1TESP Informática Aplicada ao Marketing 1TESP Inglês Técnico e Comercial Expressão e 19/09 14:00 Documentação

Leia mais

Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias - Plano A

Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias - Plano A de Ciências e Tecnologias - Plano A 10º 11º 1º Português.5 a) Líng. Estrangeira I/II Educação Física Matemática A 3 3 3.5 e) Física e Química A 3.5 3.5 Geometria Descritiva A 3 3 Física ESPECÍFICA b) Química

Leia mais

9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS

9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS 9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS 9º Ano E agora? 1 - CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento de estudos Duração de 3 anos 10º, 11º e 12ºanos Sujeitos a 4 eames nacionais:

Leia mais

O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um

O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um Oferta formativa O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um bom desempenho pessoal, social e profissional, com vista ao

Leia mais

MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 2016

MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 2016 MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL - ANO DE 216 Posto de N.º por postos de vagos Dirigentes - Diretor de departamento Licenciatura 11 9 2 - Chefe de divisão Licenciatura 25 2 5 - Chefe de unidade

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais EFA Educação e Formação de Adultos (Ensino Noturno) Oferta Formativa 2017/18 Entrada da escola Exterior Bloco C Claustro

Leia mais

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2016/2017

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2016/2017 SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2016/2017 Tomada de decisão Estabelecer objetivos Recolher informação Avaliar alternativas Escolher uma alternativa Avaliar a escolha Formação escolar e profissional

Leia mais

REGULAMENTO ACADÉMICO. XIII. Ponderações e Cálculo da Média Final REG-001/V00

REGULAMENTO ACADÉMICO. XIII. Ponderações e Cálculo da Média Final REG-001/V00 XIII. Ponderações e Cálculo da Média Final I - LICENCIATURAS GESTÃO DA SEGURANÇA E PROTECÇÃO CIVIL Ciência do Fogo - Metodologia das Ciências Sociais Ciência dos Materiais - Optativas Direito da Protecção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Diário da República, 2.ª série N.º 128 3 de julho de 2015 17996-(5) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior Deliberação n.º 1381-A/2015 Considerando o disposto no

Leia mais

Oferta Formativa 2013-2014

Oferta Formativa 2013-2014 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes Oferta Formativa 2013-201 201 SPO: Salvadora Viegas 12 de junho de 2013 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Oferta Formativa 2013-201 Parte I -Cursos Profissionais

Leia mais

Escola Secundária da Amadora. Escola EB 2,3 Roque Gameiro

Escola Secundária da Amadora. Escola EB 2,3 Roque Gameiro Escola Secundária da Amadora Escola EB, Roque Gameiro 06-06-016 Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa Escola Secundária da Amadora Ensino Secundário (diurno) 1066 Ensino Secundário (noturno)

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS OFERTA FORMATIVA NÍVEL SECUNDÁRIO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científicos- Humanísticos destinam -se a jovens com o 9º ano de escolaridade ou equivalente que desejam prosseguir estudos 2 CURSO

Leia mais

Agrupamento de Escolas. Dr. Jorge Augusto Correia Tavira

Agrupamento de Escolas. Dr. Jorge Augusto Correia Tavira Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia Tavira Oferta Educativa Ano Letivo 2015/2016 Cursos Vocacionais Básico Cursos Cientifico Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Vocacionais Secundário

Leia mais

CALENDÁRIO DE EXAMES DE RECURSO/MELHORIA 2º SEMESTRE 2015/2016

CALENDÁRIO DE EXAMES DE RECURSO/MELHORIA 2º SEMESTRE 2015/2016 GESTÃO E INFORMÁTICA Recursos/Melhorias - 2º Semestre Economia 27 Jun. 10h00 3 Inglês de Negócios 29 Jun. 10h00 3 Contabilidade Geral 08 Jul. 10h00 3 Arquitetura de Sistemas 06 Jul. 10h00 CI1 Introdução

Leia mais

Calendário de Avaliações 2017/ ª Feira 16-jul 3ª Feira 17-jul 4ª Feira 18-jul 5ª Feira 19-jul 6ª Feira 20-jul

Calendário de Avaliações 2017/ ª Feira 16-jul 3ª Feira 17-jul 4ª Feira 18-jul 5ª Feira 19-jul 6ª Feira 20-jul Exames LICENCIATURA do 2º Semestre Engenharia da Segurança do Trabalho 1º Ano 1ª Época Química II Matemática II EST+GE+SM Direito do Trabalho e da Segurança Física II Materiais e Técnicas de Construção

Leia mais

Oferta Formativa 2012/2013

Oferta Formativa 2012/2013 Oferta Formativa 2012/2013 A Escola A Escola Técnica Profissional da Moita pretende formar profissionais competentes, oferecendo aos seus alunos uma integração gradual orientada para o mundo do trabalho,

Leia mais

LICENCIATURAS TURISMO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO HOTELEIRA GESTÃO DE EMPRESAS

LICENCIATURAS TURISMO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO HOTELEIRA GESTÃO DE EMPRESAS LICENCIATURAS TURISMO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO HOTELEIRA GESTÃO DE EMPRESAS www.isal.pt O teu FUTURO começa aqui R u a d o C o m b o i o, n º 5 9 0 5 0-0 5 3 F u n c h a l 2 9 1 705 705 LICENCIATURA TURISMO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa

Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa Cidadania e Desenvolvimento g) Ciências e Tecnologias Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos (DL 55/2018 de 6 de julho, Portaria 226-A/2018 de 7 de agosto) Componente de formação GERAL Disciplinas

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS OFERTA FORMATIVA NÍVEL SECUNDÁRIO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científicos- Humanísticos destinam -se a jovens com o 9º ano de escolaridade ou equivalente que desejam prosseguir estudos 2 CURSO

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano e Agora Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Eduarda Seabra Dossier Informação Escolar e Profissional Pág.1 17 Natureza dos Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

Oferta Educativa no Ensino Secundário. Que opções tenho para o secundário?

Oferta Educativa no Ensino Secundário. Que opções tenho para o secundário? Oferta Educativa no Ensino Secundário Que opções tenho para o secundário? Ela bora do por Lisboa fev 2014 Índice 1 Que tipo de cursos existem?... 3 A. Cursos Científico-humanísticos... 3 Curso de Ciências

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 1 OBJECTIVOS Os cursos profissionais são uma modalidade de ensino que pretende desenvolver competências pessoais e profissionais específicas para o exercício de uma profissão a partir de uma preparação

Leia mais

c U R S o S P R o F i S S i o n A i S esfdferreira.wordpress.com

c U R S o S P R o F i S S i o n A i S esfdferreira.wordpress.com c U R S o S P R o F i S S i o n A i S esfdferreira.wordpress.com AGUALVA - SINTRA AUxiliAR de SAúde eletrónica AUToMAÇão e computadores MAnUTenÇão industrial VARiAnTe MecATRÓnicA AUToMÓVel TURiSMo ViTRiniSMo

Leia mais

Curso Profissional de Técnico/a de Turismo Secundário - Área de Educação e Formação: 812 Turismo e Lazer

Curso Profissional de Técnico/a de Turismo Secundário - Área de Educação e Formação: 812 Turismo e Lazer de Técnico/a de Turismo Secundário - Área de Educação e Formação: 812 Turismo e Lazer FORMAÇÃO (45 L.E.: Inglês / Francês/Alemão (a) 4 4 244 220 Matemática 4 111 100 Geografia 3 4 222 200 História da Cultura

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ANO LECTIVO 2009/2010 1 DISCIPLINA: TECNOLOGIAS INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ANO: 10.º DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS PONRAÇÃO Conhecer a folha de cálculo e as suas finalidades funcionais; Usar a folha de cálculo de

Leia mais

1 - Aplicativos Informatizados (para a Habilitação Administração) (Administração); Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em

1 - Aplicativos Informatizados (para a Habilitação Administração) (Administração); Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em 1 - Aplicativos Informatizados (para a Habilitação ) (); (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação em de Negócios - Habilitação em Hoteleira - Habilitação em Análise

Leia mais

Sistema Educativo Português 2011/2012

Sistema Educativo Português 2011/2012 Sistema Educativo Português 011/01 Objectivos Promover a auto - exploração (interesses, capacidades e valores profissionais) Auto Conhecimento; Explorar o Mundo das Profissões; Explorar as oportunidades

Leia mais

Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias. Alunos do 11º Ano -Turmas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13*

Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias. Alunos do 11º Ano -Turmas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13* Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias Alunos do 11º Ano -Turmas 1,, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 1 e 13* Carga horária,5 Matemática A 3,5 Opções 1) Conj.de opções a): Biologia ) Geologia

Leia mais

Atribuições / Competências / Atividades Cargo/carreira/categoria académica e/ou trabalho OBS

Atribuições / Competências / Atividades Cargo/carreira/categoria académica e/ou trabalho OBS Mapa de Pessoal para 09 Área de formação Postos de Atribuições / Competências / Atividades Cargo/carreira/categoria académica e/ou trabalho OBS profissional existentes Postos de trabalho propostos para

Leia mais

2019 Mapa de Pessoal

2019 Mapa de Pessoal 209 Mapa de Pessoal Município de Sever do Vouga. Introdução Dando cumprimento às disposições contidas no artigo 28.º e seguintes da Lei n.º 35/204, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral de Trabalho em

Leia mais

CALENDÁRIO DE EXAMES ÉPOCA ESPECIAL TRABALHADOR-ESTUDANTE/FINALISTAS 2013/2014 GESTÃO E INFORMÁTICA

CALENDÁRIO DE EXAMES ÉPOCA ESPECIAL TRABALHADOR-ESTUDANTE/FINALISTAS 2013/2014 GESTÃO E INFORMÁTICA GESTÃO E INFORMÁTICA Introdução à Contabilidade 15-Set. 18h00 1 - Ed.1 10-Set. 18h00 1 - Ed.1 Sistemas de Exploração e Aplicações Informáticas 11-Set. 18h00 CI 1 Métodos Matemáticos Gestão e Organização

Leia mais

Cursos Profissionais de Nível Secundário OFERTA 2012/2013

Cursos Profissionais de Nível Secundário OFERTA 2012/2013 ESCOLA SECUNDÁRIA 3EB D. JORGE AUGUSTO CORREIA TAVIRA DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Cursos Profissionais de Nível Secundário OFERTA 2012/2013 Para quem Os Cursos Profissionais destinam-se aos

Leia mais

JESSICA NO ORDENAMENTO JURÍDICO PORTUGUÊS. José Brito Antunes Lisboa, 18 de Fevereiro de 2008

JESSICA NO ORDENAMENTO JURÍDICO PORTUGUÊS. José Brito Antunes Lisboa, 18 de Fevereiro de 2008 JESSICA NO ORDENAMENTO JURÍDICO PORTUGUÊS José Brito Antunes Lisboa, 18 de Fevereiro de 2008 ESTRUTURA FINANCEIRA CONCEPTUAL IDEIAS CHAVE FLEXIBILIDADE na estruturação jurídica Fundos de Participação e

Leia mais

SALAS_NOTURNO SALA UNIDADE 4 AN

SALAS_NOTURNO SALA UNIDADE 4 AN 16/fev SALAS_NOTURNO SALA UNIDADE Administração 4 AN 403 973 Administração 5 AN 202 973 Administração 6 NA 202 973 Administração 7 NA 202 973 Administração 8 AN 202 973 Administração 1 AN 81 1508 Administração

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS OFERTA FORMATIVA NÍVEL SECUNDÁRIO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científicos- Humanísticos destinam -se a jovens com o 9º ano de escolaridade ou equivalente que desejam prosseguir estudos 2 CURSO

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. Programa de Orientação Escolar e Profissional. Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra.

Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. Programa de Orientação Escolar e Profissional. Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra. Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente Programa de Orientação Escolar e Profissional Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra. Joana Teles Quais são as tuas opções de progressão de estudos após o 9.ºano?

Leia mais

Calendário de Avaliações 2018/ ª Feira 02-set 3ª Feira 03-set 4ª Feira 04-set 5ª Feira 05-set 6ª Feira 06-set

Calendário de Avaliações 2018/ ª Feira 02-set 3ª Feira 03-set 4ª Feira 04-set 5ª Feira 05-set 6ª Feira 06-set Exames CTESP Comunicação digital 1º Ano Setembro Língua e Cultura Portuguesa Técnicas de Expressão Escrita Fotografia e Ilustração Digital Jornalismo e Media Digitais Tecnologias de Comunicação e Informação

Leia mais

MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER

MAPA DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER MAPA DE PESSOAL DA 2013 CARGO/CATEGORIAS/CARREIRAS Ocupados A criar TOTAL Obs. Director de departamento 2 1 3 Chefe de divisão 10 10 Comandante Operacional Municipal Técnico Superior 70 3 1 72 Técnica

Leia mais

Cursos Científico Humanísticos

Cursos Científico Humanísticos Cursos Científico Humanísticos Para os jovens que pretendem prosseguir estudos no ensino superior, será possível escolher de entre quatro cursos Científico Humanísticos, os quais se encontram estruturados

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS OFERTA FORMATIVA ANO LETIVO 2018 / 2019 CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS LÍNGUAS E HUMANIDADES ARTES VISUAIS Os Cursos Científico-Humanísticos são vocacionados

Leia mais

Técnico de MULTIMÉDI@ Perfil de desempenho:

Técnico de MULTIMÉDI@ Perfil de desempenho: Curso Profissional Técnico de MULTIMÉDI@ Perfil de desempenho: Conhece e coloca em prática técnicas avançadas de captação Certificação: DIPLOMA DE 12ºANO; CERTIFICADO DE QUAL. PROF. DE NÍVEL 4 DA UE (Técnico

Leia mais

Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Oferta Educativa

Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Oferta Educativa Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Oferta Educativa Agarra o futuro vem até à Fernão, a escolha é tua. Ensino Secundário Diurno _ Cursos Científico Humanísticos Ciências e Tecnologias Matemática

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre EDITAL Nº 01, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre EDITAL Nº 01, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAL Nº 0, 28 FEVEREIRO 204 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO CARGOS PROFESSOR DA CARREIRA DO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02, 07 MARÇO 204 ATRIBUIÇÕES, ÁREA, CARGA HORÁRIA, REQUISITOS E VAGAS São atribuições

Leia mais

Bar e Mesa. CEF - Curso de Educação e Formação. Atividades Principais: A quem se destinam: Como funcionam: O que conferem:

Bar e Mesa. CEF - Curso de Educação e Formação. Atividades Principais: A quem se destinam: Como funcionam: O que conferem: CEF - Curso de Educação e Formação Bar e Mesa O/a Empregado/a de Bar é o profissional que, no respeito pelas regras de segurança e higiene, organiza/prepara o serviço de bar, acolhe e atende os clientes,

Leia mais

2ª Feira 03-set 3ª Feira 04-set 4ª Feira 05-set 5ª Feira 06-set 6ª Feira 07-set

2ª Feira 03-set 3ª Feira 04-set 4ª Feira 05-set 5ª Feira 06-set 6ª Feira 07-set Exames CTESP Comunicação Digital 1º Ano Setembro Língua e Cultura Portuguesa Técnicas de Expressão Escrita Fotografia e Ilustração Digital Teoria e Práticas de Marketing Teoria e Modelos de Comunicação

Leia mais