CURSOS ICMDS OCLUSÃO e DTM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSOS ICMDS OCLUSÃO e DTM"

Transcrição

1 CURSOS ICMDS OCLUSÃO e DTM OBJECTIVOS Sendo a OCLUSÃO fundamental em todas as especialidades da Medicina Dentária, propomos com este curso, Capacitar na identificação, diagnostico e tratamento de patologias do sistema estomatognático, assim como na interpretação do fenómeno da DOF - dor orofacial - (muscular e articular) e sua relação com a oclusão dentária. A Oclusão é a base do sucesso em todas as especialidades da Medicina Dentária e, a sua aplicação, por si só, fará toda a diferença Este curso tem o Patrocinio Científico da SPEMD. Aos sócios da SPEMD, será aplicado um desconto de 10% do valor total do curso. VALORES Pronto pagamento: % para sócios SPEMD Pagamento em 5 prestações: 750 cada - 10% para sócios SPEMD Matricula: % para sócios SPEMD PROGRAMA MÓDULO 1 - OCLUSÃO NA PRÁTICA CLÍNICA Como interpretar e aplicar a oclusão na prática odontológica. Estudo do Sistema Estomatognático. Definições e conceitos. Elementos funcionais dentes-ossos- periodonto - ATM músculos Propriocepção - sistema nervoso. Mecanismos de integração e harmonia entre os elementos funcionais. Hierarquia dos elementos funcionais - elementos dominantes x elementos adaptáveis - sinais clínicos e sintomas relacionados a este mecanismo de hierarquia (oclusão construtiva versus oclusão reparativa). Conhecimentos clínicos dos elementos funcionais do sistema estomatognático: guias de oclusão.

2 ATM - anatomia, fisiologia e biomecânica da ATM. Elementos anatómicos envolvidos na dinâmica mandibular - movimentos mandibulares e músculos agonistas (importância). Conceitos estáticos e dinâmicos clínicos aplicáveis para uma prática cientificamente embasada: biomecânica da oclusão dentária. Estudo do sistema estomatognático e a importância da restauração/manutenção da harmonia entre os seus componentes funcionais (conceito de que a prótese dental é a manutenção da reabilitação oral). Reacção do Sistema Estomatognático frente a uma prematuridade. Como se estabelece uma nova posição de máxima intercuspidação habitual. Como se fecha um ciclo vicioso patogénico e como interrompê-lo antes dos procedimentos restauradores (análise do duplo eixo de rotação final mandibular). Elementos referenciais na análise oclusal: eixo terminal de rotação - plano oclusal - PCR (posição de contacto retruído) e deslize de RC para OC vertentes retrusivas e protrusivas. Como avaliar a oclusão dentária: número de dentes. pontos de contacto. interferências defletivas e contacto prematuro. equilíbrio mandibular. posições de referência: RC X OC X DV. adaptação terapêutica. Lesões não cariosas cervicais: Qual seu significado e a relação com a biomêcamica oclusiva. Etiologia e tratamento. Relações maxilo-mandibulares antero posteriores horizontais, verticais e laterais. DV, DVO, RC, OC, ORC, MIH e OMC, GUIA CANINO, FUNÇÃO DE GRUPO - conceitos para melhor compreensão clínica das posições e aplicações na análise oclusal. Dinâmica mandibular e tópicos de importância clínica da anatomia e fisiologia da ATM. Relação Cêntrica: definição atual, localização, registro, transferência e análise dos modelos. Localização e interpretação dos contactos oclusais com a mandíbula em RC. Sistema Neuromuscular - bases para a prática clínica. Teoria hidrodinâmica. Nas próteses convencionais (sobre dentes ou sobre implantes) e nas cerâmicas minimamente invasivas qual o protocolo de finalização da oclusão dentária? Ciclo vicioso patogénico (dor-espasmo-dor): Interpretação clínica, diagnóstico e tratamento. Como interferir e interromper este ciclo. Oclusão fisiológica, patológica e má oclusão funcional: diagnóstico e sugestões de abordagem quanto ao tratamento e planeamento resolutivo. MÓDULO 2 CLÍNICO Montagem em articulador e análise da oclusão. Montagem dos modelos em articulador para um estudo dos possíveis problemas oclusais. Importância do enceramento de diagnóstico para um planeamento adequado dos diferentes procedimentos clínicos. Protocolo Anatomo-Funcional para as Reabilitações Orais. Importância do articulador semi-ajustável. Estudo dos modelos montados em articulador. Sequência lógica de tratamento através da setorização dos arcos superiores e inferiores. Análise oclusal: importância dos articuladores - tipos e limitações de cada um deles.

3 Há necessidade de aparelhos complexos para a análise oclusal? (como o clínico deve realizar o procedimento no seu consultório). Transferência de dados oclusais para articuladores semi-ajustáveis e a importância do uso do arco facial. Terapias de tratamento por correção, adição e/ou subtracção. Qual o protocolo de finalização das reabilitações proteticas? Posições da ATM na prática clínica - quando alterar ou manter. Como fazer um JIG de LUCIA. Qual o melhor método de obtenção da relação centrica: Manual, Miotens, Dispositivo de Long, Jig ou Placa Miorelaxante, limites e indicações corretas dos mesmos. Registro da RC: Materiais para registro oclusal e correta posição do JIG. Montagem do modelo mandibular. Demonstração da técnica de relaxamento muscular utilizando MIOTENS (ELETRO ESTIMULAÇÃO CUTÂNEA) para obtenção da posição miocêntrica. Localização, registro e transferência da posição de RC para montagem do modelo mandibular com auxílio do JIG de LUCIA. Instalação e ajuste do JIG para localizar a RC. Tomada do arco facial e montagem do modelo maxilar no articulador semi-ajustável. Tipos de montagem em articulador semi-ajustável: Montagem para análise oclusal - compensação no pino incisal da espessura do material de registro; Montagem para confecção de placa miorrelaxante. Ação de placas oclusais e demais dispositivos interoclusais - JIG e front plateau. Planeamento em Reabilitação Oral MÓDULO 3 - DISFUNÇÕES TEMPORO MANDIBULARES (D.T.M.) e DOR OROFACIAL Disfunção Temporo Mandibular (DTM): Exame clinico do paciente. Diagnóstico da dor orofacial. Dor pulpar e periodontal. Dor das mucosas. Dor local e dor heterotópica. Dor muscular e articular. Dor neuropática (neuralgia trigeminal), dor psicogénica. Diagnóstico diferencial da DTM e enxaqueca. Exames complementares para DTM (imagenologia). Filosofia do conceito da DTM. Trauma e DTM. Epidemiologia. Etiologia e parafunção. Classificação: extra e intra articulares. DTM e sua relação com desordens do sono (bruxismo) apneia do sono (aparelhos utilizados para tratamento) e fibromialgia. Tratamento das Disfunções Temporo Mandibulares: Farmacológico. Alternativo (fisioterapia, tens, acupuntura, rolfing). Significado clínico dos estalos articulares (clique articular), do travamento articular (closed lock) e luxação do côndilo mandibular.

4 MÓDULO 4 - AJUSTE OCLUSAL Desgaste seletivo e ou por acréscimo. PCR - posição de contato retruído e deslize de RC para OC regra para planear um ajuste oclusal e seleção do melhor procedimento. Tipos de ajuste oclusal: ajuste oclusal por desgaste seletivo e ou acréscimo (lentes de contato e fragmmentos de porcelana - ortodontia/ortopedia cirurgia ortognática). Prótese de porcelana minimamente invasiva fragmentos de porcelana, lentes de contatos, facetas laminadas. Restauração do guia canino: com metal, resina composta e ou porcelana. Aplicação dos conceitos gnatológicos para otimizar o trabalho de ajuste oclusal visando o equilíbrio mandibular. Manipulação mandibular e verificação dos efeitos JIG na localização da PCR e RC. Ajuste oclusal com auxílio de carbonos Bausch de espessuras 200 µm e 40 um e 12 µm: técnica de duas fases. Qual é a sequência clinica de um ajuste oclusal por desgaste selectivo. Trauma e oclusão (relacionamento com a periodontia). Ajuste em Centrica - com e sem a utilização do D.I.E. ou JIG. Ajuste em lado de trabalho. Ajuste em lado de balanceio. Ajuste em protrusão. Workshop de ajuste por desgaste seletivo em modelos fornecidos pelo curso. MÓDULO 5 - PLACAS INTEROCLUSAIS Tipos e indicações. Porque estes aparelhos são chamados de dispositivos de estabilização ortopédicos funcionais? D.I.E. - Cognitivas e Miorelaxantes Desenho de placas - limite para conforto, propricocepção e vedamento labial. Placa mandibular x placa maxilar: quando usar e qual a diferença? Métodos de confecção de placa oclusal: base de acetado, silicone ou acrílico. Qual a melhor? Elementos oclusais e guias de desoclusão (efeitos no setor muscular e articular). Como ajustar os contatos e que posição se deve confecionar a placa: RC ou M.I.H? Reembasamento, correção dos contatos oclusais centricos e guias de desoclusão nas placas oclusais. Ajuste oclusal da placa com auxílio de carbonos Bausch com espessuras de 200 µm, 40 µm e 12 µm. Instalação e instruções de uso. Como determinar a espessura da placa. Confecção de D.I.E.(dispositivo interoclusal anterior) para interrupção do arco reflexo repetitivo: interpretação clínica das alterações proprioceptivas promovidas por este dispositivo interoclusal.?workshop de enceramento da placa interoclusal em modelos fornecidos pelo curso. Este curso tem o Patrocinio Científico da SPEMD. Aos sócios da SPEMD, será aplicado um desconto de 10% do valor total do curso. VALORES Pronto pagamento: % para sócios SPEMD Pagamento em 5 prestações: 750 cada - 10% para sócios SPEMD Matricula: % para sócios SPEMD

5 SISTEMÁTICA PEDRO PAULO FELTRIN Doutoramento em Clínicas Odontológicas - F.O.U.S.P. Mestrado em Clínicas Odontológicas - F.O.U.S.P. Especialista em Prótese Dentária - C.F.O. Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial-C.F.O. Prof. responsável pelo módulo de oclusão do Curso Mestrado em Prótese Dental - São Leopoldo Mandic Unidades Campinas e São Paulo Prof. de oclusão do I.C.M.D.S. - Lisboa e Porto/Portugal Prof. Visitante do curso de especialização em Prótese Dental Universidade Nacional Brasilia.-D.F. Prof. do módulo oclusão especialização em prótese dental da A.B.O.(São Luis MA,PalmasTO,)SENAC- SP,S.L.Mandic(RioJaneiro,Brasília) UNOESC-Santa Catarina Coordenador do curso de Especialização em Prótese dental do INEPO-SP(Instituto Nacional de Experimentos e Pesquisas odontológicas) ASSISTENTES CONVIDADOS Isabel Pais Medica Dentista, Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra, 1995 Colaboradora do curso de Oclusão Dentária e DTM do ICMDS desde 2012 Pratica clinica com foco na Oclusão e DTM Rui Machado CORPO DOCENTE PEDRO PAULO FELTRIN Doutoramento em Clínicas Odontológicas - F.O.U.S.P. Mestrado em Clínicas Odontológicas - F.O.U.S.P.

6 Especialista em Prótese Dentária - C.F.O. Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial-C.F.O. Prof. responsável pelo módulo de oclusão do Curso Mestrado em Prótese Dental - São Leopoldo Mandic Unidades Campinas e São Paulo Prof. de oclusão do I.C.M.D.S. - Lisboa e Porto/Portugal Prof. Visitante do curso de especialização em Prótese Dental Universidade Nacional Brasilia.-D.F. Prof. do módulo oclusão especialização em prótese dental da A.B.O.(São Luis MA,PalmasTO,)SENAC- SP,S.L.Mandic(RioJaneiro,Brasília) UNOESC-Santa Catarina Coordenador do curso de Especialização em Prótese dental do INEPO-SP(Instituto Nacional de Experimentos e Pesquisas odontológicas) ASSISTENTES CONVIDADOS Isabel Pais Medica Dentista, Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra, 1995 Colaboradora do curso de Oclusão Dentária e DTM do ICMDS desde 2012 Pratica clinica com foco na Oclusão e DTM Rui Machado DATAS PORTO º Modulo: 4 e 5 de Abril º Modulo: 6 e 7 de Junho º Modulo: 5 e 6 de Setembro º Modulo: 7 e 8 de Novembro º Modulo: 16 e 17 de Janeiro 2017 INICIO DO NOVO CURSO PREVISTO PARA NOVEMBRO INCRIÇÕES ABERTAS PORTO Datas a definir LISBOA

7 Datas a definir Nota: Informamos que o curso só será realizado com o número mínimo de inscrições. O ICMDS não se responsabiliza por gastos que possam existir, caso seja impossível manter as datas propostas. Qualquer alteração será comunicada até uma semana antes das datas apresentadas. O ICMDS compromete-se em fazer o possível para que não existam alterações no programa. MATERIAL Articulador semi-ajustável com arco facial. Micro motor eletrico e peça de mão recta. LISTA de Material para o Formando trazer: Articulador semi-ajustavel com arco facial (A7 Plus-Bio Art + arco facial Elite) Pinça Miller Espátula lecron Faca para gesso / X-acto Peça de mão baixa rotação e ponta recta Lamparina Cera tipo 7 Cera de utilidade Espátula para cera Tesoura Pincel nº 1 Resina Duralay vermelha (pó e liquido) para o jig 2 potes de dappen Modelos de gesso montados no articulador (alunos montar os seus prórpiros modelos) Jogo de moldeiras (superior e inferior) Carbono Bausch 200 e 40 u Grau e espátula para gesso Brocas para peça de mão recta Diamantada ponta arredondada nº 720 Diamantada chama-vela º 744 Diamantada esférica nº 10 e 12 CONTATE-NOS

8

CURSOS ICMDS Oclusão Dentária na Reabilitação Oral

CURSOS ICMDS Oclusão Dentária na Reabilitação Oral CURSOS ICMDS Oclusão Dentária na Reabilitação Oral OBJECTIVOS Saber interpretar e aplicar a oclusão na prática do dia a dia do consultório Dentário. Contribuir para formação do Médico Dentista Reabilitador

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a prática clínica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia-a-dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

CURSOS ICMDS IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO PROTÉTICA

CURSOS ICMDS IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO PROTÉTICA CURSOS ICMDS IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO PROTÉTICA OBJECTIVOS GERAL: Um curso direto e objetivo, que capacita os profissionais a planear e executar com primor as cirurgias e próteses em todos os níveis

Leia mais

Proposta de Criação do Curso Pós-Graduado em Disfunção da ATM e Dor Orofacial

Proposta de Criação do Curso Pós-Graduado em Disfunção da ATM e Dor Orofacial UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE MEDICINA Proposta de Criação do Curso Pós-Graduado em Disfunção da ATM e Dor Orofacial

Leia mais

TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA BONFANTE DENTAL CLINIC

TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA BONFANTE DENTAL CLINIC TABELA DE CÓDIGOS E NOMENCLATURA BONFANTE DENTAL CLINIC 01 CONSULTA A1.01.01.02 A1.01.01.03 A1.01.01.05 A1.01.01.06 Consulta de medicina dentária 35 Consulta para apresentação e discussão de plano de tratamento

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

CURSOS ICMDS Harmonização Facial Iniciação

CURSOS ICMDS Harmonização Facial Iniciação CURSOS ICMDS Harmonização Facial Iniciação OBJECTIVOS HARMONIZAÇÃO FACIAL - Toxina Botulinica e Preenchimento Capacitar o Médico para: Aplicação Clínica e Terapêutica da Toxina Botulínica a nivel Estético

Leia mais

CURSOS ICMDS Protectores Bucais Desportivos

CURSOS ICMDS Protectores Bucais Desportivos CURSOS ICMDS Protectores Bucais Desportivos OBJECTIVOS GERAIS Promover o desporto, sem lesão, a nível estomtognático utilizando Protetores Bucais de Alta Performance. ESPECIFICOS Capacitar o Formando a

Leia mais

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle www.kulzer.com.br Variotime Bite / Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Diagnóstico Paciente Sr. G. M., sexo masculino, 28 anos de idade. Oclusão CL II de Angle com

Leia mais

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA OBJECTIVOS O objectivo de mimetizar ou copiar a natureza (biomimética) só é possível graças à crescente evolução dos materiais dentários e do

Leia mais

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA OBJECTIVOS O objectivo de mimetizar ou copiar a natureza (biomimética) só é possível graças à crescente evolução dos materiais dentários e do

Leia mais

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I OBJECTIVOS Gerais: Proporcionar ao Ortodontista meios para tratar casos complexos de maneira simples, objectiva e racional; Aplicar esta filosofia

Leia mais

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I OBJECTIVOS Gerais: Proporcionar ao Ortodontista meios para tratar casos complexos de maneira simples, objectiva e racional; Aplicar esta filosofia

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Conceitos Restauradores de Oclusão:

Leia mais

Calendário Distúrbios do sono. ed. Lisboa. 2018

Calendário Distúrbios do sono. ed. Lisboa. 2018 ed. Lisboa. 2 / 9 ed. Lisboa. UC1 MD1 Conceitos Fundamentais e Abordagem Interdisciplinar MD2 do Sono como Preocupação Mundial: Histórico da Abordagem Interdisciplinar; Fisiologia Básica do Sono (sono

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL

DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL ANAMNESE Coleta de informações relacionadas às queixas do paciente. EXAME CLÍNICO Pacientes portadores de Disfunção da ATM e Dor Orofacial passam

Leia mais

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA OBJECTIVOS Este curso destina-se a oferecer conhecimentos científicos actualizados no que se refere aos principais assuntos do dia-a-dia da Odontopediatria. Todos os professores

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Conceitos Restauradores de Oclusão:

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 27 a 31 de março de 2017 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto www.kulzer.com.br Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Relato de caso clínico Paciente E.T.C. sexo feminino de 64 anos indicada para tratamento reabilitador, relata

Leia mais

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL DENTES ANTERIORES E POSTERIORES Dr. Dario Adolfi Duração: 6 meses/módulos de 2 dias. Datas: 10 e 11 de junho de 2010 1 e 2 de julho de 2010 5 e 6 de agosto de 2010 2

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Conceitos Restauradores de Oclusão:

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 12 a 16 de março de 2018 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 8 a 12 de abril de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Dores na mandíbula e na face. O que é ATM? ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação entre a mandíbula e o crânio. Portanto, temos duas ATM, cada

Leia mais

Caso clínico classe II de angle com overjet de 3 mm e overbite de 3 mm - Perda de DVO

Caso clínico classe II de angle com overjet de 3 mm e overbite de 3 mm - Perda de DVO www.kulzer.com.br Variotime / Venus / Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Relato do Caso: Descrição: Paciente M.S.M., sexo feminino de 54 anos de idade. Sua queixa principal

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 4 ANO PERÍODO: 7º

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 4 ANO PERÍODO: 7º UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO LISTA DE INSTRUMENTAL 4 ANO 1. DISCIPLINA: ODONTOPEDIATRIA E ODONTOLOGIA PARA BEBÊS I 01 caixa de instrumental para exame, cada uma

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a pratica clinica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Data: 14 à 18 de setembro de 2015 Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades. Importância das diversas técnicas de preparo

Leia mais

CURSOS ICMDS Harmonização Facial Iniciação

CURSOS ICMDS Harmonização Facial Iniciação CURSOS ICMDS Harmonização Facial Iniciação OBJECTIVOS HARMONIZAÇÃO FACIAL - Toxina Botulinica e Preenchimento Capacitar o Médico para: Aplicação Clínica e Terapêutica da Toxina Botulínica a nivel Estético

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES DATA à definir Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena)

Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena) Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena) 20 de Novembro de 2015 Se você busca um sorriso perfeito e com qualidade, conte com um especialista! Dr. Rodrigo Passos Odontologia -Clínica Geral -Restaurações

Leia mais

DTM/DOF - Napoli junho 2017 Avançado em DTM e Dor Orofacial

DTM/DOF - Napoli junho 2017 Avançado em DTM e Dor Orofacial Janeiro 2017 Edição 1 DTM/DOF - Napoli 19 23 junho 2017 Avançado em DTM e Dor Orofacial Tópicos de especial interesse Período integral 9 12h / 14 18 h. Refeições: almoço e dois coffee break por dia. Jantar

Leia mais

CARGA HORÁRIA 103,50 Horas - (71,50 Horas teóricas + 32 horas práticas Estágio Clínico Observacional)

CARGA HORÁRIA 103,50 Horas - (71,50 Horas teóricas + 32 horas práticas Estágio Clínico Observacional) 1/5 Formação de Auxiliares de Clínica Dentária De 2017-09-16 a 2018-02-03 Lisboa http://www.maloeducation.com/pt/default.aspx Organização: MALO CLINIC Education Componente prática: SINOPSE O curso destina-se

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 6 a 10 de agosto de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO

ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO ALÉM DA ESTÉTICA: INTEGRAÇÃO PRAGMÁTICA DE PRINCÍPIOS RESTAURADORES E PROTÉTICOS CONTEMPORÂNEOS SÃO PAULO OBJETIVOS DO CURSO Curso teórico, prático, laboratorial e demonstrativo clínico de caráter inovador,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA Conceitos de Estética Professor: Profa Dra Regina Guenka Palma Dibb Tempo de duração:

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7007 Prótese Total Pré-Clínica Departamento ODT - Odontologia

Leia mais

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES LISBOA - 28 JANEIRO DE 2016 A 2 DE DEZEMBRO DE 2016 28 E 29 DE JANEIRO DE 2016 MÓDULO 01 OFM: Definição, Princípios Fundamentais e Características Básicas da Ortopedia

Leia mais

CURSOS ICMDS ORTODONTIA LINGUAL - sistema STb

CURSOS ICMDS ORTODONTIA LINGUAL - sistema STb CURSOS ICMDS ORTODONTIA LINGUAL - sistema STb DESCRIÇÃO O programa do curso abrange tópicos indispensáveis para o aprendizado da técnica lingual, incluindo o estudo de todos os tipos de braquetes linguais

Leia mais

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL Data: 16 a 19 de junho de 2015 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

Curso Face Brasil de. Ortodontia. Avançada Multidisciplinar.

Curso Face Brasil de. Ortodontia. Avançada Multidisciplinar. Curso Face Brasil de Ortodontia Avançada Multidisciplinar cursos@fundecto.com.br 0800 771 7001 Curso Face Brasil de Ortodontia Avançada Multidisciplinar 2017-2019 Coordenadora Profª Drª Solange Mongelli

Leia mais

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ Planos de Cera março. 2014 pág. 1 PLANOS DE ORIENTAÇÃO Pode-se dizer que a fase do plano de cera equivale à confecção de um projeto de engenharia. Essa fase deve ser atentamente observada, avaliada e,

Leia mais

CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES DENTISTAS

CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES DENTISTAS CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES Dr. Dario Adolfi Dr. Gustavo Javier Vernazza Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Paulo Fernando Mesquita de Carvalho Data: 02 a 06 de maio

Leia mais

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA Dr. Dario Adolfi Duração: 5 meses/módulos de 2 dias. Datas: 24 e 25 de maio de 2012 21 e 22 de junho de 2012 26 e 27 de julho de 2012 23 e 24 de agosto de 2012 27 e 28 de setembro de 2012 CURSO TÉCNICAS

Leia mais

Atualização em Prótese

Atualização em Prótese 2018 Atualização em Prótese Prótese fixa sobre dentes e sobre implantes GUIA DE BOAS VINDAS AO ALUNO Realização: Local do curso IbomRio Barra Business Center Av. das Américas, 3301 Barra da Tijuca, Rio

Leia mais

TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL

TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL TLM: 92 607 79 36 MAIL: GERAL@ORALMAIS.PT SITE: WWW.ORALMAIS.PT Clínica Domícilios Grupo: CONSULTA 15% 10% A1.01.01.01 Primeira consulta de medicina dentária 25,50

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 15 a 18 de maio de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

PROGRAMA PRELIMINAR XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CEFALEIA XIII CONGRESSO DE DOR OROFACIAL 30 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2018

PROGRAMA PRELIMINAR XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CEFALEIA XIII CONGRESSO DE DOR OROFACIAL 30 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2018 PROGRAMA PRELIMINAR XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CEFALEIA XIII CONGRESSO DE DOR OROFACIAL 30 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2018 PROGRAMA CEFALEIA 30 DE AGOSTO 5ª FEIRA HORÁRIO SALA 1 - CEFALEIA 08h30

Leia mais

CURSOS ICMDS Mordida Aberta, um desafio!

CURSOS ICMDS Mordida Aberta, um desafio! CURSOS ICMDS Mordida Aberta, um desafio! OBJECTIVOS Objetivos: Apresentaremos a metodologia para fazer a previsão científica de crescimento facial dos pacientes com mordida aberta anterior: 1. Que crianças

Leia mais

LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS:

LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS: CURSO: Odontologia DISCIPLINA: Prótese Fixa Clínica e Prótese Fixa Pré-Clínica PERÍODO DO CURSO: 5º e 6º Período LISTA DE MATERIAL E INSTRUMENTAL NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS: 01 Manequim de

Leia mais

CURSO: ODONTOLOGIA DISCIPLINA: DENTE E IMPL. EM PRÓTESE TOTAL I CÓDIGO: Z8153

CURSO: ODONTOLOGIA DISCIPLINA: DENTE E IMPL. EM PRÓTESE TOTAL I CÓDIGO: Z8153 1 CURSO: ODONTOLOGIA DISCIPLINA: DENTE E IMPL. EM PRÓTESE TOTAL I CÓDIGO: Z8153 CARGA HORÁRIA: 01 CRÉDITO TEÓRICO 03 CRÉDITOS PRÁTICOS TURNO: INTEGRAL ETAPA: 3º ANO: 2017 SEMESTRE: II º PROFESSOR: JOSÉ

Leia mais

IMERSÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA: DA PLASTIA GENGIVAL À DENTÍSTICA RESTAURADORA

IMERSÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA: DA PLASTIA GENGIVAL À DENTÍSTICA RESTAURADORA IMERSÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA: DA PLASTIA GENGIVAL À DENTÍSTICA RESTAURADORA SÃO PAULO OBJETIVOS DO CURSO Capacitar o cirurgião-dentista a indicar, planejar e executar cirurgias de aumento de coroa estético

Leia mais

Exame do Sistema Estomatognático usando Análise Oclusal e Índice Epidemiológico para DCMs. Ana Carla Rios

Exame do Sistema Estomatognático usando Análise Oclusal e Índice Epidemiológico para DCMs. Ana Carla Rios Exame do Sistema Estomatognático usando Análise Oclusal e Índice Epidemiológico para DCMs Ana Carla Rios O Exame do Sistema Estomatognático utilizando a análise oclusal é parte importante do processo diagnóstico

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CURVA DE SPEE SEGUNDO A BANDEIROLA DE BROADERICK BIO-ART

AVALIAÇÃO DA CURVA DE SPEE SEGUNDO A BANDEIROLA DE BROADERICK BIO-ART AVALIAÇÃO DA CURVA DE SPEE SEGUNDO A BANDEIROLA DE BROADERICK BIO-ART Dr. Rodolfo Auad ORIENTADORES: Prof. Dr. Artemio Zanetti Prof. Dr. Pedro Paulo Feltrin Prof. Dr. Ricardo Inoue AVISO: O conteúdo deste

Leia mais

CURSO TEÓRICO-PRÁTICO. Diagnóstico de disfunções. Diagnostic Criteria

CURSO TEÓRICO-PRÁTICO. Diagnóstico de disfunções. Diagnostic Criteria CURSO TEÓRICO-PRÁTICO Diagnóstico de disfunções Temporomandibulares: Diagnostic Criteria INTRODUÇÃO Devido às inúmeras classificações existentes e aos diferentes sistemas de diagnóstico, houve necessidade

Leia mais

Especificação de materiais relacionados aos procedimentos

Especificação de materiais relacionados aos procedimentos Especificação de materiais relacionados aos procedimentos PRÓTESE Confecção de provisório: - resina acrílica (cor 62 e 66) - líquido de resina - vaselina - cimento provisório - fita de carbono - kit brocas

Leia mais

II Curso de Medicina do. Sono para Cirugiões-Dentistas 2013

II Curso de Medicina do. Sono para Cirugiões-Dentistas 2013 II Curso de Medicina do Sono para Cirugiões-Dentistas 2013 Organização: Instituto do Sono AFIP Endereços: NEO Rua Dona Inácia Uchôa, nº 339 Instituto do Sono Rua Marselhesa, nº 500 Período: 02/2013 a 11/2013

Leia mais

learning 3 módulos curso modular de reabilitação oral

learning 3 módulos curso modular de reabilitação oral 3 módulos 13 a 15 setembro 20 a 22 outubro 24 a 26 novembro prática em pacientes dárcio fonseca luís bouceiro andré macedo gustavo peres alves info:be@beclinique.pt dárcio fonseca Formado no ISCS-Sul em

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 08h30-13h00 Tarde - 14h00-19h30

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 08h30-13h00 Tarde - 14h00-19h30 ATM - ARTICULAçãO TEMPOROMANDIBULAR (OUT 2016) - PORTO Sabia que a disfunções da articulação temporo-mandibular (ATM) além de afetarem funções, como falar e mastigar, podem provocar outras patologias e

Leia mais

Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas

Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas Legenda 01. CONSULTA 00.01.01 Consulta (exame clínico) 02. MEDICINA DENTÁRIA PREVENTIVA 00.02.01 00.02.02 00.02.03

Leia mais

CLÍNICA ODONTOLÓGICA VI - CLÍNICA DE PRÓTESE 6 PERÍODO. LISTA DE MATERIAIS - Clínica -

CLÍNICA ODONTOLÓGICA VI - CLÍNICA DE PRÓTESE 6 PERÍODO. LISTA DE MATERIAIS - Clínica - CLÍNICA ODONTOLÓGICA VI - CLÍNICA DE PRÓTESE 6 PERÍODO LISTA DE MATERIAIS - Clínica - MATERIAIS DE CONSUMO 1) 01 Isolante para acrílico 500 ml (Cel-Lac) + pincel (utilizado no laboratório do quinto período)

Leia mais

Consentimento Informado

Consentimento Informado Anexo I Anexo II Consentimento Informado O meu nome é Joana Santos Silva, sou aluna do último ano do curso Medicina Dentária com Mestrado Integrado, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando

Leia mais

Cirurgiã Dentista, Especialista em Saúde Coletiva, Mestre em Estomatologia. PLANO DE CURSO

Cirurgiã Dentista, Especialista em Saúde Coletiva, Mestre em Estomatologia. PLANO DE CURSO C U R S O O D O N O L O G I A Autorizado pela ortaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Oclusão Código: - ré-requisito: Anatomia Humana III:

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 08h30-13h00 Tarde - 14h00-19h30

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 08h30-13h00 Tarde - 14h00-19h30 ATM - ARTICULAçãO TEMPOROMANDIBULAR (NOV 2015) - PORTO Sabia que a disfunções da articulação temporo-mandibular (ATM) além de afetarem funções, como falar e mastigar, podem provocar outras patologias e

Leia mais

Aparelho para apnéia obstrutiva do sono

Aparelho para apnéia obstrutiva do sono Dica Clínica Aparelho para apnéia obstrutiva do sono Ligiane Vieira Tokano Ramos*, Laurindo Zanco Furquim** A apnéia obstrutiva do sono é conhecida como um distúrbio respiratório crônico, progressivo,

Leia mais

F U L L S C I E N C E rótese Coluna de P

F U L L S C I E N C E rótese Coluna de P 41 Coluna de Prótese Utilização de prótese parcial acrílica overlay para diagnóstico da dvo prévia a reabilitação estética Gil Montenegro 1 Weider Oliveira Silva 2 Tarcísio Pinto 3 Rames Abraão Basilio

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular - Etiologia das disfunções temporomandibulares

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS Dr. Dario Adolfi Data: 03 de setembro de 2010 Valor: R$ 200,00 a vista até 27/08/2010 R$ 250,00 a vista de 27/08/2010 até a data do evento Uma

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA Coordenador: Prof. Marcelo Lobato Natureza do Curso: Teórico-laboratorial-clínico Horários: Quinta: das 14 às 18h; das18h30 às 22h Sexta: das 14 às

Leia mais

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR 01 02 PREPAROS DENTÁRIOS Os 5W s A previsão do tipo de preparo dentário a ser executado depende, basicamente, do relacionamento entre material restaurador selecionado, volume

Leia mais

CURSOS ICMDS SISTEMA AUTOLIGÁVEL

CURSOS ICMDS SISTEMA AUTOLIGÁVEL CURSOS ICMDS SISTEMA AUTOLIGÁVEL OBJECTIVOS Graduado em Odontologia, Mestre em Ortodontia e com uma experiência de 21 anos, o prof. Mauro Macedo traz até ao ICMDS um curso os Ortodontistas que desejam

Leia mais

ARTICULADORES NÃO ARCON E ARCON COMPREENDENDO MELHORIAS EM SUAS HASTES E PINO INCISAL.

ARTICULADORES NÃO ARCON E ARCON COMPREENDENDO MELHORIAS EM SUAS HASTES E PINO INCISAL. 1/8 ARTICULADORES NÃO ARCON E ARCON COMPREENDENDO MELHORIAS EM SUAS HASTES E PINO INCISAL. Campo técnico O presente pedido de modelo de utilidade descreve uma modificação realizada na haste da peça que

Leia mais

CURSOS ICMDS MORDIDA ABERTA, um desafio!

CURSOS ICMDS MORDIDA ABERTA, um desafio! CURSOS ICMDS MORDIDA ABERTA, um desafio! OBJECTIVOS Objetivos: Apresentaremos a metodologia para fazer a previsão cientifica de crescimento facial dos pacientes com mordida aberta anterior: 1) Quais crianças

Leia mais

curso dentes inclusos 4ª edição learning Dárcio Fonseca André Macedo 2-4 dezembro

curso dentes inclusos 4ª edição learning Dárcio Fonseca André Macedo 2-4 dezembro learning Dárcio Fonseca André Macedo 2-4 dezembro Dárcio Fonseca Formado no ISCS-Sul em 1997 Fellowship em Implant Dentistry pela Universidade Miami Pós-graduações em Implantologia Avançada e Reabilitação

Leia mais

CLASSE IV. RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas. CLASSE IV - Fraturas

CLASSE IV. RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas. CLASSE IV - Fraturas RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) CLASSE IV Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas CLASSE IV - Lesões Cariosas Originam-se de amplas lesões de classe III que afetaram

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUXILIARES DE CLÍNICA DENTÁRIA

FORMAÇÃO DE AUXILIARES DE CLÍNICA DENTÁRIA FORMAÇÃO DE AUXILIARES DE CLÍNICA DENTÁRIA Lecionado pela Equipa Clínica da MALO CLINIC SINOPSE O curso destina-se a todos os que estejam interessados na área da Medicina Dentária e que pretendam vir a

Leia mais

INSTRUMENTAIS: OBSERVAÇÃO: A disciplina sugere que os instrumentais sejam adquiridos de um destes fabricantes: GOLGRAN e DUFLEX.

INSTRUMENTAIS: OBSERVAÇÃO: A disciplina sugere que os instrumentais sejam adquiridos de um destes fabricantes: GOLGRAN e DUFLEX. 4º semestre Relação de Materiais DISCIPLINA: Dentística Pré-Clínica INSTRUMENTAIS: OBSERVAÇÃO: A disciplina sugere que os instrumentais sejam adquiridos de um destes fabricantes: GOLGRAN e DUFLEX. 01 Crachá;

Leia mais

CURSOS ICMDS SISTEMA AUTOLIGAVEL

CURSOS ICMDS SISTEMA AUTOLIGAVEL CURSOS ICMDS SISTEMA AUTOLIGAVEL DESCRIÇÃO Aulas teóricas e praticas baseadas na Literatura mundial sem achismos ou exageros O que funciona? Quais os limites? Conheça os erros mais comuns e como não cair

Leia mais

INMERSIO 3.0. Imersão em Restaurações Indiretas em Cerâmica UBERABA JUN 2018

INMERSIO 3.0. Imersão em Restaurações Indiretas em Cerâmica UBERABA JUN 2018 INMERSIO 3.0 Imersão em Restaurações Indiretas em Cerâmica UBERABA 10-12 JUN 2018 UBERABA Uberaba é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais. Localiza-se na região do Triângulo Mineiro,

Leia mais

Modificando o Sorriso através de Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos (Paciente ao vivo do planejamento DSD até a cimentação das restaurações )

Modificando o Sorriso através de Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos (Paciente ao vivo do planejamento DSD até a cimentação das restaurações ) 2019 Modificando o Sorriso através de Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos (Paciente ao vivo do planejamento DSD até a cimentação das restaurações ) Data: 28, 29 e 30 de Março de 2019 GUIA DE BOAS

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. 1. Identificação: 2. Ementa: 3. Objetivo Geral: 4. Objetivos Específicos:

PLANO DE DISCIPLINA. 1. Identificação: 2. Ementa: 3. Objetivo Geral: 4. Objetivos Específicos: PLANO DE DISCIPLINA 1. Identificação: Departamento: Formação Específica Disciplina: OCLUSÃO Cód.: FFE 0004 Período Ministrado / Semestre / Ano : 5ºP/ 1ºS/2009 Coordenador: Prof. Dr. Cláudio Pinheiro Fernandes

Leia mais

Mimetizando o tecido gengival em próteses totais

Mimetizando o tecido gengival em próteses totais www.kulzer.com.br Dente Premium. Danilo Sousa Machado Saúde bucal nas melhores mãos. Introdução: A harmonia facial é influenciada pela aparência bucal, sendo assim uma prótese estética deve manter os traços

Leia mais

ÍNDICE. Índice. 1 Explicação dos símbolos Indicações gerais de segurança Pessoal apropriado... 4

ÍNDICE. Índice. 1 Explicação dos símbolos Indicações gerais de segurança Pessoal apropriado... 4 Instruções de uso ÍNDICE Tradução das instruções de operação originais weiß nichtpt Índice 1 Explicação dos símbolos............. 4 2 Indicações gerais de segurança....... 4 3 Pessoal apropriado.................

Leia mais

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA CIRURGIA ORAL A Cirurgia Oral é uma especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias dos tecidos moles e tecidos duros

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES E DORES OROFACIAIS PELA REDE PÚBLICA DE SAÚDE

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES E DORES OROFACIAIS PELA REDE PÚBLICA DE SAÚDE Comissão de Saúde Pública SBDOF PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES E DORES OROFACIAIS PELA REDE PÚBLICA DE SAÚDE BELO HORIZONTE 2014 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Facetas cerâmicas: do planejamento à cimentação

Facetas cerâmicas: do planejamento à cimentação Facetas cerâmicas: planejamento à cimentação Face às exigências s pacientes e evolução impressionante na Ontologia, é atualmente inquestionável a necessidade de formação contínua que permita um acompanhamento

Leia mais

Odontologia Bacharelado

Odontologia Bacharelado Página 0001 de 0004 12:00:19 Não 1º Período 6401-04S-20 - Anatomia Humana Aplicada à 80 - - 066,67 6403-02S-20 - Biologia Bucal I 40 - - 033,33 6402-01S-20 - Bioquímica do Meio Bucal 20 - - 016,67 8545-04S-20

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLOGICOS SORRIX GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO

TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLOGICOS SORRIX GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLOGICOS SORRIX DESCRIÇÃO Consulta de Emergência ² Consulta Inicial (Exame Clínico e Plano de Tratamento) Aplicação de Flúor Consulta de Orientação Pediátrica¹ (Até 12 anos)

Leia mais

CURSOS ICMDS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar

CURSOS ICMDS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar CURSOS ICMDS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar OBJECTIVOS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar DESCRIÇÃO Nas últimas décadas, a Medicina tem destacado a importância

Leia mais

Remodelação cosmética do sorriso com laminados cerâmicos devido a desgaste dentário patológico

Remodelação cosmética do sorriso com laminados cerâmicos devido a desgaste dentário patológico www.kulzer.com.br GLUMA 2Bond / Variotime Easy Putty e Variotime Light Flow Leonardo Fernandes da Cunha Gabriela Andrade Serpa Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Saúde bucal nas melhores mãos.

Leia mais

learning 3 módulos curso modular de reabilitação oral

learning 3 módulos curso modular de reabilitação oral 3 módulos 11 a 13 janeiro 17 a 19 fevereiro 24 a 26 março prática em pacientes dárcio fonseca luís bouceiro andré macedo gustavo peres alves ricardo domingues info:be@beclinique.pt dárcio fonseca Formado

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 046 /03 Altera o nome das disciplinas Oclusão I e II para Oclusão, Dor Orofacial e DTM I e II do Departamento de Prótese. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência

Leia mais

MASTER CURSO EM PERIO-IMPLANTODONTIA ESTÉTICA

MASTER CURSO EM PERIO-IMPLANTODONTIA ESTÉTICA PROJETO CONSAGRADO COM MAIS DE 60 EDIÇÕES E A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 1000 ALUNOS MASTER CURSO EM PERIO-IMPLANTODONTIA ESTÉTICA 3 MÓDULOS 4 DIAS CADA (32H/AULA) 1º MÓDULO 20 A 23 DE MARÇO 2º MÓDULO 22

Leia mais

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP 28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP Sinopse do Evento A odontologia restauradora atual está vivendo uma era nobre. Com a evolução dos sistemas cerâmicos e a confirmação

Leia mais

TABELA DE FRANQUIA - PLANO ODONTOLÓGICO ESSENCIAL - Nº REG. ANS: /17-7. Valor em Reais Diagnóstico

TABELA DE FRANQUIA - PLANO ODONTOLÓGICO ESSENCIAL - Nº REG. ANS: /17-7. Valor em Reais Diagnóstico Diagnóstico 81.000.065 Consulta Odontológica Inicial R$ - Emergência 81.000.049 Consulta odontológica de Urgência 81.000.057 Consulta odontológica de Urgência 24 hs 82.000.468 Controle de hemorragia com

Leia mais