A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: DCEBAS - AVANÇOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO DO SUS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: DCEBAS - AVANÇOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO DO SUS"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA SAÚDE - MS SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SAÚDE - DCEBAS A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: DCEBAS - AVANÇOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO DO SUS Cleusa Bernardo Brasília, 15 de maio de 2013

2 A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE A Lei nº /09 atribuiu ao Ministério da Saúde a competência para a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social da Área da Saúde (conhecidas como Filantrópicas).

3 A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE O CEBAS é concedido pelo Ministério da Saúde às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos: Com a finalidade de prestação de serviços na área de saúde; Reconhecidas como Entidades Beneficentes de Assistência Social na área de saúde; Que atendam ao disposto na Lei nº , de 2009 e seus regulamentos.

4 SÍNTESE DA LEGISLAÇÃO Lei nº /2009 e suas alterações: Dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social; regula os procedimentos de isenção das contribuições para a seguridade social e dá outras providências; Decreto nº 7237/2010 e suas alterações: Regulamenta a Lei nº /2009; Portaria GM/MS nº 1970/2011: Dispõe sobre o processo de certificação das entidades beneficentes de assistência social na área da saúde/cebas-saúde. Decreto nº 2536/98 (aplicação transitória): Dispõe sobre a concessão do Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos.

5 O UNIVERSO DA CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Entidades Beneficentes de Assistência Social da Área da Saúde: Total de estabelecimentos que prestam serviços ao SUS: Hospitais Beneficentes que prestam serviços ao SUS: Municípios com Entidades Beneficentes que atendem SUS: 1740 Municípios cuja assistência hospitalar é formada somente por Hospitais Beneficentes: 989 A rede hospitalar beneficente é responsável por 36,69% dos leitos disponíveis no SUS; Metodologia: Fonte: Ministério da Saúde - Sistema de Informações Hospitalar e Ambulatorial do SUS (SIA e SIH/SUS) e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES/DATASUS/MS Separação do Grupo: Retenção de Tributos : Códigos 11 e 12 Filantrópicas e Produção Hospitalar e Ambulatorial ao SUS. Período da Produção: Jan/2012 a Dez/2012 Atualização: 08/05/ Sujeitos a retificação. Pode ocorrer pequena variação nos números em função das atualizações no cadastro das entidades no CNES

6 Distribuição geográfica das Entidades Beneficentes que prestam serviços ao SUS.

7 A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE AVANÇOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO DO SUS

8 A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE: fortalecendo a gestão do SUS A Lei nº /2009 prevê maior participação dos gestores do SUS no processo de certificação e fortalece a pactuação da prestação de serviços, considerando a exigência de: Oferta de serviços ao SUS (mínimo de 60%); Convênio/Congênere; Cumprimento das metas; A regras atuais contribuem, portanto, para a melhoria do acesso aos serviços de saúde, com qualidade.

9 A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE: fortalecendo a gestão do SUS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CNES, SIH, SIA, CIHA: A legislação da Certificação estabelece que as entidades devem informar ao MS a totalidade das internações hospitalares e atendimentos ambulatoriais SUS e não-sus, bem como devem manter o CNES atualizado. Os Sistemas de Informação (SIA, SIH, CIH/CIHA e CNES) fundamentam a análise dos requerimentos do CEBAS, bem como a supervisão das entidades certificadas. Possibilitam a verificação da prestação de serviços (SUS e não SUS), bem como da infraestrutura e funcionamento dessas entidades.

10 A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE: fortalecendo a gestão do SUS DECLARAÇÕES E INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELOS GESTORES: Atualmente, diversos procedimentos da Certificação são vinculados à manifestação dos gestores do SUS, o que demanda um acompanhamento sistemático desse processo. Cabe aos gestores a emissão de documentos declaratórios ou informativos sobre a prestação de serviços, cumprimento de metas contratuais, especificidades na relação contratual com as entidades, inconsistências nos dados registrados nos Sistemas, dentre outros.

11 A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE: fortalecendo a gestão do SUS CONVÊNIO E CUMPRIMENTO DE METAS: A existência de convênio/instrumento congênere firmado com o gestor do SUS é requisito fundamental para a obtenção do CEBAS, o que possibilita o fortalecimento e a qualificação da relação entre gestores e prestadores; A comprovação do cumprimento das metas do convênio ocorre por meio de declaração do gestor; As ações de gratuidade devem ser previamente pactuadas com o gestor;

12 A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE: Desafios para a gestão do SUS PROBLEMAS QUE AFETAM A CERTIFICAÇÃO: Deficiência na atualização das informações no CNES; Ausência e incoerência nas informações dos sistemas CIH/CIHA e SIH, gerando divergência com os dados apresentados pelas entidades; Dificuldade no acesso às informações nas Secretarias de Saúde; Ausência de estruturas descentralizadas de apoio à Certificação; Inconsistências e ausência de detalhamento nas informações emitidas pelos gestores; Ausência de convênio ou instrumento congênere que formalize a pactuação da prestação de serviços ao SUS; Os convênios não estabelecem claramente o OBJETO e as METAS. Para fins de Certificação o objeto é a prestação de serviços;

13 A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE - DCEBAS: Iniciativas e Avanços da Certificação para o Fortalecimento da Gestão SUS

14 ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DO DCEBAS 1. Apoiar tecnicamente os gestores estaduais e municipais no desenvolvimento de ações direcionadas ao cumprimento dos requisitos para certificação das entidades que prestam serviços ao SUS, de modo a promover o processo de certificação como um instrumento de adequação, expansão e potencialização dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde SUS. 2. Apoiar as entidades beneficentes de assistência social da área de saúde para o aperfeiçoamento do processo Certificação.

15 DCEBAS: PRINCIPAIS INICIATIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO NO ÂMBITO DO SUS Promoção da inserção das entidades beneficentes de assistência social em saúde nos sistemas de redes integradas de ações e serviços de saúde: Ações Prioritárias de Saúde Portaria GM/MS nº 1.970/2011. Atenção obstétrica e neonatal; Atenção oncológica; Atenção às urgências e emergências; Atendimentos voltados aos usuários de álcool, crack e outras drogas; Hospitais de ensino Oportunidade : qualificar a contrapartida de serviços prestados pelas entidades. Até MAIO de 2013: 140 entidades aptas ao incremento.

16 DCEBAS: PRINCIPAIS INICIATIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO NO ÂMBITO DO SUS Seminários Nacionais Sobre Certificação de Entidades Beneficentes em Saúde no Âmbito do SUS: 1º Seminário sobre Certificação - ocorreu em abril de 2012 e contou com a participação de representantes dos gestores do SUS: CONASS, CONASEMS, COSEMS, Secretarias Estaduais de Saúde e diversas áreas técnicas do Ministério da Saúde; 2º Seminário sobre Certificação: em 15 de maio de 2013, conta com a participação de representantes dos gestores do SUS e das entidades beneficentes da área da saúde : CONASS, CONASEMS, COSEMS, Secretarias Estaduais de Saúde, áreas técnicas do Ministério da Saúde, CMB e CNS.

17 DCEBAS: PRINCIPAIS INICIATIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO NO ÂMBITO DO SUS Comitê Consultivo DCEBAS: Espaço coletivo de reflexão e construção de estratégias relacionadas à melhoria do processo de Certificação; Composição: o Ministério da Saúde (DCEBAS); o CONASS; o CONASEMS; o CMB; o CNS Até maio de 2013: 27 reuniões ordinárias

18 DCEBAS: PRINCIPAIS INICIATIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO NO ÂMBITO DO SUS Grupo Virtual DCEBAS: Composição: DCEBAS + Representantes das SES e dos COSEMS que participaram do 1º Seminário do DCEBAS (2012). Objetivo: apoiar os gestores estaduais e municipais de saúde para o conhecimento/aperfeiçoamento do processo de certificação das entidades localizadas em seus municípios e para a correta aplicação de norma, por meio da troca de informações. Metodologia: Divulgação de informes e textos técnicos relacionados à Certificação e esclarecimentos pontuais. Implantação de nova ferramenta: fórum de discussão (junho/2013). Para a implantação da nova ferramenta é necessária a atualização dos membros do grupo. A eficácia do trabalho do Grupo Virtual DCEBAS depende da participação efetiva de todos os membros do Grupo.

19 DCEBAS: PRINCIPAIS INICIATIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO NO ÂMBITO DO SUS Comitês Estaduais de Apoio à Certificação: Proposta apresentada pelo CONASEMS no 1º Seminário sobre Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde no Âmbito do SUS (2012); Ação articulada: Secretaria de Atenção à Saúde (DCEBAS), CONASS e CONASEMS; Objetivo: promover estruturas descentralizadas de apoio a gestores e entidades, fortalecendo a Certificação no âmbito da gestão local. Resultado incipiente em 2012, sendo necessário o acolhimento da proposta pelos estados; Reuniões de incentivo à implantação dos Comitês Estaduais de Apoio à Certificação: 2013 em andamento

20 DCEBAS: PRINCIPAIS INICIATIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO NO ÂMBITO DO SUS PUBLICIDADE E TRANSPARÊNCIA: Informações sobre a Certificação na internet ( Total :

21 DCEBAS: PRINCIPAIS INICIATIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO NO ÂMBITO DO SUS O Caminho para a Certificação Distribuição: entidades beneficentes de assistência social que prestam serviços para o SUS; gestores do SUS que possuem entidades beneficentes; Secretários (SES); Secretários de Saúde (capitais); 1700 gestores: marcha dos prefeitos/2013; 500 parlamentares; Disponível para Download:

22 A CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE: RESULTADOS OPERACIONAIS

23 DCEBAS: EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO Inicio das atividades de Certificação no Ministério da Saúde em Abril de Requerimentos protocolados de dezembro de 2009 até Janeiro de 2011: Requerimentos protocolados de 2011 a 2012: Total de requerimentos protocolados até MAIO de 2013:

24 DCEBAS: EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

25 DCEBAS: EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE: DEMANDA GLOBAL ATÉ MAIO DE 2013 Requerimentos de Concessão / Renovação do CEBAS: Processos interpostos (recursos, representações, judiciais, revisões administrativas): 549 Demais documentos relacionados ao CEBAS: Demanda global até MAIO de 2013: 9.580

26 DCEBAS: RESULTADOS OPERACIONAIS Situação dos Requerimentos de Concessão / Renovação CEBAS 2013 Antes da Lei Depois da Lei Fase de Produção Total Situação Produção Total de Processos % DCEBAS Aguardando 1ª Análise ,34% 11,34% Aguardando Solução de Diligência ,76% Publicados ,39% Encaminhados a outros ministérios ,46% Requerimentos em duplicidade ,05% FONTE: SISCEBAS/DCEBAS/SAS/MS Atualizado em 10/05/ ,66%

27 DCEBAS: RESULTADOS OPERACIONAIS DECISÕES SOBRE A CERTIFICAÇÃO 2011 A 2013 ANO DEFERIDOS INDEFERIDOS TOTAL Total Geral

28 DCEBAS: RESULTADOS OPERACIONAIS 88,66% de requerimentos analisados, considerando o total de requerimentos até 2013 (3.448). 26,39% de processos concluídos. 41,76% dos processos encontram-se suspensos por motivo de diligência, em decorrência da ausência de documentos ou insuficiência de informações. Preponderância de deferimentos (90,66%),

29 DCEBAS: SUPERVISÃO DAS ENTIDADES CERTIFICADAS TCU - ACÓRDÃO Nº 2826/ Recomendação para adoção de medidas para a supervisão ministerial sobre as entidades beneficentes de assistência social certificadas, conforme previsto nos artigos 14 e 15 do Decreto 7.237/2010. Inicio atividades - junho de 2012, testando a metodologia, fluxos e controles, adotando uma sequência lógica e imparcial de entidades a serem supervisionadas Objeto da supervisão : Supervisionar somente entidades portadoras de certificados vigentes e somente em relação aos requisitos que possibilitaram a concessão ou renovação do CEBAS SAÚDE. Resultados até Maio de 2013: Supervisões iniciadas 201 Supervisões concluídas 111 Cancelamentos decorrentes da supervisão: 0

30 DCEBAS: SUPERVISÃO DAS ENTIDADES CERTIFICADAS PROPOSTA DE TRABALHO: Manter postura mais preventiva do que reativa; Promover melhores níveis de pactuação entre gestores e entidades / identificar possíveis reduções ou tendências de redução na prestação de serviços / fortalecer a certificação. Uniformidade no método de trabalho e nas abordagens, integridade e imparcialidade durante o processo de supervisão, respeito aos aspectos éticos e organizacionais no trato com as entidades. Estimular as entidades para o monitoramento interno do cumprimento dos requisitos visando manter o CEBAS, alertando sobre o risco de perder a certificação a qualquer momento. Principais Ferramentas: CNES, SIA, SIH e CIHA, Sistema CEBAS, Sites da Receita Federal e das entidades.

31 O processo de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Saúde deve envolver tanto os interesses dos Gestores Públicos, como das próprias Entidades, promovendo o fortalecimento da parceria e contribuindo para melhores condições de acesso e atendimento à população.

32 OBRIGADA Contatos: Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde DCEBAS End.: SAF Sul, Edifício Premium, Torre II, Cobertura Telefones: / /

2 Regularidade contábil - Manter escrituração contábil regular,

2 Regularidade contábil - Manter escrituração contábil regular, 1 Competência para certificação ou sua renovação - Caberá ao Ministério da Saúde a certificação/renovação para as entidades com atuação preponderante em saúde. A certificação se dará no âmbito da âmbito

Leia mais

A difícil missão de informar e faturar com o volume de regras e tabelas vigentes A CERTIFICAÇÃO DE FILANTROPIA

A difícil missão de informar e faturar com o volume de regras e tabelas vigentes A CERTIFICAÇÃO DE FILANTROPIA Legislação Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde A difícil missão de informar e faturar com o volume de

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cleusa Bernardo

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cleusa Bernardo MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SAÚDE DCEBAS Cleusa Bernardo Recentes avanços no âmbito da Certificação

Leia mais

Filantropia: CEBAS e PROSUS

Filantropia: CEBAS e PROSUS Pré-Congresso Filantropia: CEBAS e PROSUS BRUNNO CARRIJO COORDENADOR GERAL MARIA VICTÓRIA PAIVA DIRETORA DCEBAS MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETÁRIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA

A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA Legislação Principais

Leia mais

CETTESE: Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária

CETTESE: Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária Renovação, Integração e Capacitação Profissional CETTESE: Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária Área da Saúde Jair Gomes

Leia mais

27º Congresso Fehosp. Filantropia: CEBAS e PROSUS

27º Congresso Fehosp. Filantropia: CEBAS e PROSUS 27º Congresso Fehosp Filantropia: CEBAS e PROSUS BRUNNO CARRIJO COORDENADOR GERAL MARIA VICTÓRIA PAIVA DIRETORA DCEBAS MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETÁRIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE

Leia mais

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde CEBAS - FILANTROPIA BRUNNO CARRIJO Ministério da Saúde DISPOSITIVOS

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS E AS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR CEBAS. BRUNNO CARRIJO Ministério da Saúde

POLÍTICAS PÚBLICAS E AS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR CEBAS. BRUNNO CARRIJO Ministério da Saúde POLÍTICAS PÚBLICAS E AS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR CEBAS BRUNNO CARRIJO Ministério da Saúde DISPOSITIVOS LEGAIS Decreto nº 2.536, de 06/04/1998 Dispõe sobre a concessão do Certificado de Entidade de

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AO SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60% (SESSENTA POR CENTO),

Leia mais

Dados do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde DCEBAS/MS.

Dados do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde DCEBAS/MS. Importante! Dados do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde DCEBAS/MS. - Processos deferidos: 85,93% - Processos indeferidos: 14,07% - Processos em Supervisão:

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP 1 M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O PRINCIPAIS ASPECTOS DAS PORTARIAS 3390/13 (PNHOSP); 3.410/13 (CONTRATUALIZAÇÃO); 142/14 (IGH); e, 2.839/14 (Prorrogação

Leia mais

CEBAS da SAÚDE. Atuação do Ministério da Saúde nos procedimentos relativos ao CEBAS. Ministério da Saúde. Cleusa Bernardo

CEBAS da SAÚDE. Atuação do Ministério da Saúde nos procedimentos relativos ao CEBAS. Ministério da Saúde. Cleusa Bernardo CEBAS da SAÚDE Atuação do Ministério da Saúde nos procedimentos relativos ao CEBAS Cleusa Bernardo Ministério da Saúde ENTIDADES BENEFICENTES NO ÂMBITO DO SUS 5.5 mil estabelecimentos de saúde Mais de

Leia mais

CEBAS. Sistema SisCEBAS. Brunno Carrijo Ministério da Saúde

CEBAS. Sistema SisCEBAS. Brunno Carrijo Ministério da Saúde CEBAS Sistema SisCEBAS Brunno Carrijo Ministério da Saúde O sistema SISCEBAS tem como foco o fortalecimento na gestão do processo de certificação das Entidades Beneficentes para a devida transparência.

Leia mais

Panorama filantrópico para Obtenção e Manutenção do CEBAS: Os principais motivos de indeferimento do CEBAS-Saúde.

Panorama filantrópico para Obtenção e Manutenção do CEBAS: Os principais motivos de indeferimento do CEBAS-Saúde. Panorama filantrópico para Obtenção e Manutenção do CEBAS: Os principais motivos de indeferimento do CEBAS-Saúde. Monaliza Costa Santos Assessora Jurídica da CMB A importância do CEBAS Apresenta-se como

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. O caminho para a. Certificação

MINISTÉRIO DA SAÚDE. O caminho para a. Certificação MINISTÉRIO DA SAÚDE O caminho para a Certificação Brasília DF 2012 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde

Leia mais

CEBAS GESTÃO DA FILANTROPIA

CEBAS GESTÃO DA FILANTROPIA CEBAS GESTÃO DA FILANTROPIA Brunno Carrijo Ministério da Saúde Lei de 12.101/09 A LEI 12.101/2009 Regras do processo de CEBAS A certificação ou sua renovação será concedida à entidade beneficente que demonstre,

Leia mais

Auxiliar organizações a crescerem com segurança e planejamento.

Auxiliar organizações a crescerem com segurança e planejamento. Para organizações inteligentes que utilizam a informação como base de seu planejamento para obtenção de resultados. Quem somos Meu nome é Danielle Reis de Freitas, fundadora da DRF. Sou Técnica em Contabilidade

Leia mais

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL TERCEIRO SETOR, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 18/10/2013 PUBLICAÇÃO DA LEI Nº 12.868/2013 QUE ALTERA A LEI Nº 12.101/2009 E A LEI Nº 9.532/1997 No último dia 16.10.2013, entrou em vigor a Lei nº 12.868/2013

Leia mais

SISCEBAS - Sistema de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde

SISCEBAS - Sistema de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde Circular 572/2014 São Paulo, 22 de Outubro de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) SISCEBAS - Sistema de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde Prezados Senhores, Estamos

Leia mais

Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde

Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde IV Jornada de Economia da Saúde da ABrES Qualificação do Gasto: Avaliação de Tecnologias em Saúde (20-22 de agosto de 2008) Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde no âmbito do Sistema Único de

Leia mais

PROSUS PRÓXIMOS PASSOS

PROSUS PRÓXIMOS PASSOS Circular 499/2014 São Paulo, 24 de Setembro de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) CONTADOR(A) PROSUS PRÓXIMOS PASSOS Prezados Senhores, Estamos encaminhando para conhecimento, apresentação do Coordenador

Leia mais

Ao Dep. de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro compete (Art.19 do Decreto nº 8.065 de 07/08/2013):

Ao Dep. de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro compete (Art.19 do Decreto nº 8.065 de 07/08/2013): Ao Dep. de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro compete (Art.19 do Decreto nº 8.065 de 07/08/2013): I - promover a integração operacional e assistencial dos serviços de saúde vinculados ao Ministério

Leia mais

PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE. REUNIÃO AMPLIADA DO COSEMS - CEARÁ 04 de outubro de 2013

PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE. REUNIÃO AMPLIADA DO COSEMS - CEARÁ 04 de outubro de 2013 PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE REUNIÃO AMPLIADA DO COSEMS - CEARÁ 04 de outubro de 2013 OBJETIVO Portaria Nº 719/GM/MS, de 07 de abril de 2011 Contribuir para a PROMOÇÃO DA SAÚDE da população e fomentar PRÁTICAS

Leia mais

CEBAS. Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social.

CEBAS. Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social. CEBAS Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social. Por que estamos aqui? O que é uma organização de terceiro setor? Fundação X Associação Fins alheios (instituidor) Fins imutáveis Patrimônio

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CMAS Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social EDITAL 01/2016

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CMAS Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social EDITAL 01/2016 CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CMAS Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social EDITAL 01/2016 Edital de convocação de Assembleia Geral de Entidades de Assistência Social de Diamantina para

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO IAC

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO IAC Circular 503/2013 São Paulo, 4 de Novembro de 2013. MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO IAC PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) Prezados Senhores, Já se encontra disponível às NOVAS REGRAS DE INCENTIVO DE ADESÃO À ONTRATUALIZAÇÃO

Leia mais

José Luiz Spigolon

José Luiz Spigolon Lei nº 12.101, de 2009 Principais inovações Competência para certificação ou sua renovação Caberá o Ministério da Saúde a certificação ou a sua renovação para as entidades com atuação preponderante em

Leia mais

13ª Oficina de Conhecimento Direito para o 3º Setor

13ª Oficina de Conhecimento Direito para o 3º Setor 13ª Oficina de Conhecimento Direito para o 3º Setor Gabinete de Gestão de Interlocução com os Movimentos Sociais e OAB/GO Sonis Henrique Rezende Batista Advogado Membro da Comissão de Direito do 3º Setor

Leia mais

Nº 79, quarta-feira, 27 de abril de 2016. Ministério da Saúde GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 834, DE 26 DE ABRIL DE 2016

Nº 79, quarta-feira, 27 de abril de 2016. Ministério da Saúde GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 834, DE 26 DE ABRIL DE 2016 Nº 79, quarta-feira, 27 de abril de 2016 Ministério da Saúde GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 834, DE 26 DE ABRIL DE 2016 Redefine os procedimentos relativos à certificação das entidades beneficentes de

Leia mais

CVSP e Programa de Voluntariado Empresarial

CVSP e Programa de Voluntariado Empresarial CVSP e Programa de Voluntariado Empresarial O Centro de Voluntariado de São Paulo, é uma organização social da sociedade civil, sem fins lucrativos, apolítica, apartidária e sem vínculos religiosos. Foi

Leia mais

SIA SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL É É UM SISTEMA que gera informações referente ao atendimento ambulatorial. Uma ferramenta de processamento e ge

SIA SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL É É UM SISTEMA que gera informações referente ao atendimento ambulatorial. Uma ferramenta de processamento e ge ENCONTRO NACIONAL RENAST SIA SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL É É UM SISTEMA que gera informações referente ao atendimento ambulatorial. Uma ferramenta de processamento e gerenciamento local das informações

Leia mais

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária MARCELO MONELLO LEI Nº 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009 Art. 3 Parágrafo único.

Leia mais

DOCUMENTOS PARA RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA

DOCUMENTOS PARA RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA Circular 171/2012 São Paulo, 03 de Maio de 2012. - PROVEDOR(A) - ADMINISTRADOR(A) - RESPONSÁVEL PELA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA FILANTROPIA DOCUMENTOS PARA RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA Prezados

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES DOS HOSPITAIS SEM FINS LUCRATIVOS E FILANTRÓPICOS 2013

AGENDA DE OBRIGAÇÕES DOS HOSPITAIS SEM FINS LUCRATIVOS E FILANTRÓPICOS 2013 AGENDA DE OBRIGAÇÕES DOS HOSPITAIS SEM FINS LUCRATIVOS E FILANTRÓPICOS 2013 Título/Benefício/Órgão Obrigação/Procedimento Fundamento Legal Prazo CEBAS - CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

1. Trajetória dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde no Brasil 2. Situação Atual: Fragmentação da Informação 3. CMD no Brasil 4.

1. Trajetória dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde no Brasil 2. Situação Atual: Fragmentação da Informação 3. CMD no Brasil 4. 1. Trajetória dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde no Brasil 2. Situação Atual: Fragmentação da Informação 3. CMD no Brasil 4. O que muda com o CMD 5. O Modelo de Informação do CMD 6. Arquitetura

Leia mais

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março de 2015

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março de 2015 O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.970, DE 16 DE AGOSTO DE 2011 Publicada no DOU Nº 159 seção 01, de 18/08/2011

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.970, DE 16 DE AGOSTO DE 2011 Publicada no DOU Nº 159 seção 01, de 18/08/2011 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.970, DE 16 DE AGOSTO DE 2011 Publicada no DOU Nº 159 seção 01, de 18/08/2011 Dispõe sobre o processo de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 02 /2015/SES/CEFOR-PB

ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 02 /2015/SES/CEFOR-PB ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 02 /2015/SES/CEFOR-PB EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE A Escola Nacional

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Programa SOS Emergências. Ministério da Saúde Brasil. Lançamento Nacional em 08/11/2011

REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Programa SOS Emergências. Ministério da Saúde Brasil. Lançamento Nacional em 08/11/2011 REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS Programa SOS Emergências Ministério da Saúde Brasil Ação Estratégica do Ministério da Saúde para as Portas de Entrada Hospitalares Prioritárias Lançamento Nacional

Leia mais

REF.: Portaria nº 3.355, de 04/11/2010 Regulamenta o processo de certificação das entidades beneficentes de assistência social na área da saúde

REF.: Portaria nº 3.355, de 04/11/2010 Regulamenta o processo de certificação das entidades beneficentes de assistência social na área da saúde 1 São Paulo, 09 de novembro de 2010. Às Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo Atenção: Sr. Provedor/Diretor Administrativo SFDJ 083/2010 REF.: Portaria nº 3.355, de 04/11/2010 Regulamenta

Leia mais

O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva

O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE - PAS 2016 GERALDO DE OLIVEIRA BARBOSA Secretário Municipal de Saúde/ Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro RIO CLARO SP 2016 INTRODUÇÃO O Sistema de Planejamento

Leia mais

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo.

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. Prioridades Federais Saúde do Idoso Disponibilizar a Caderneta

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS,

Leia mais

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede

Leia mais

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Legislações - SAS Qui, 13 de Setembro de 2012 00:00 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições,

Leia mais

CONGRESSO COSEMSRS/2016. Sistema de Gerenciamento de Consultas

CONGRESSO COSEMSRS/2016. Sistema de Gerenciamento de Consultas CONGRESSO COSEMSRS/2016 Oficina 1 Mudança do Sistema de Regulação do Rio Grande do Sul Sistema de Gerenciamento de Consultas GRUPO DE TRABALHO (Portaria 712 de 18/06/2015 - DOPA ) CR CMCE, GTI, CRAB, CRAE,

Leia mais

EDITAL. PARA INVESTIMENTO NAS ASSOCIAÇÕES METODISTAS DE AÇÃO SOCIAL AMAS e MINISTÉRIOS DE AÇÃO SOCIAL (MAS)

EDITAL. PARA INVESTIMENTO NAS ASSOCIAÇÕES METODISTAS DE AÇÃO SOCIAL AMAS e MINISTÉRIOS DE AÇÃO SOCIAL (MAS) EDITAL PARA INVESTIMENTO NAS ASSOCIAÇÕES METODISTAS DE AÇÃO SOCIAL AMAS e MINISTÉRIOS DE AÇÃO SOCIAL (MAS) A Câmara de Ação Social da 3ª Região Eclesiástica, visando a aplicação de recursos destinados

Leia mais

Imunidade Tributária

Imunidade Tributária IX Seminário de Certificação das Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro Saúde 2016 Imunidade Tributária Um tema que gera intranquilidade nas Santas Casas e Hospitais Beneficentes

Leia mais

RDC ANVISA Nº17, DE 28/03/2013

RDC ANVISA Nº17, DE 28/03/2013 RDC ANVISA Nº17, DE 28/03/2013 Estabelece os critérios relativos à Autorização de Funcionamento (AFE) e de Autorização Especial (AE) de farmácias e drogarias. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NOTA TÉCNICA Nº 04 ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ACORDO COM A LEI COMPLEMENTAR Nº141 DE 13 DE JANEIRO DE 2012 Introdução: Até 2011, a forma de prestar contas sobre as ações, recursos

Leia mais

GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI

GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI Empresa especializada na prestação de serviços ao Terceiro Setor Consultoria Auditoria Cursos Presenciais e à Banco de Dados sobre o Terceiro

Leia mais

Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo CREA-PR aos Coordenadores de Curso

Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo CREA-PR aos Coordenadores de Curso Utilização das ferramentas disponibilizadas pelo CREA-PR aos Coordenadores de Curso 22º Fórum de Docentes Ponta Grossa-PR, 20 de agosto de 2015 Coordenador: Eng. Civ. Hélio Xavier da Silva Filho Gerente

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO DA SAHUDES

RELATÓRIO DE GESTÃO DA SAHUDES RELATÓRIO DE GESTÃO DA SAHUDES A Sociedade de Apoio, Humanização e Desenvolvimento de Serviços de Saúde SAHUDES, devidamente qualificada como Organização Social, titulação deferida através do Decreto Municipal

Leia mais

Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015.

Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015. Edital de Aviso do Processo Seletivo 2016/1 A Faculdade do Educador Feduc, credenciada pela Portaria nº 1097 de 27 de novembro de 2015 e mantida pela Associação Projeto Nacional de Ensino PRONACE, atendendo

Leia mais

DECISÃO COREN-MA Nº 09/2014

DECISÃO COREN-MA Nº 09/2014 DECISÃO COREN-MA Nº 09/2014 Define as Atribuições do Enfermeiro Responsável Técnico no âmbito do Estado do Maranhão. O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão Coren/MA, em observância aos dispositivos

Leia mais

Programas 2014. Março de 2014

Programas 2014. Março de 2014 Programas 2014 Março de 2014 RoteirodestaApresentação 1.Informações gerais sobre a SUDENE 2.Ações da Sudene disponíveis em 2014 para recebimento de propostas 3.Informações para apresentação de propostas

Leia mais

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 PORTARIA Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008 Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas

Leia mais

3º Ciclo do PMAQ ( ) Brasília, 11 de Abril de 2018

3º Ciclo do PMAQ ( ) Brasília, 11 de Abril de 2018 3º Ciclo do PMAQ (2016-2018) Brasília, 11 de Abril de 2018 Fases do PMAQ - 3º Ciclo PORTARIA Nº 1.645, DE 2 DE OUTUBRO DE 2015. FASE 1 FASE 2 FASE 3 Adesão e Contratualização Avaliação Externa e Certificação

Leia mais

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.).

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.). COMUM PARA TODAS AS ÁREAS Utilidade Pública Federal e Estadual ou do Distrito Federal ou Municipal. Certificado (CEBAS) e Registro de Entidade de Fins Filantrópicos (CNAS), renovado a cada três anos. Promova

Leia mais

REGRAS PARA CERTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. LEI /09 com as Alterações da Lei 12.

REGRAS PARA CERTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. LEI /09 com as Alterações da Lei 12. Prezados, Este material foi elaborado a partir da Lei 12.101/09 e contempla as alterações trazidas pela Lei 12.868/13, e regulamentação dada pelo Decreto 8.242/14, bem como os demais diplomas regulamentares

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO O CONCEITO ATENÇÃO BÁSICA A ATENÇÃO BÁSICA CARACTERIZA-SE POR UM CONJUNTO DE AÇÕES DE SAÚDE, NO ÂMBITO INDIVIDUAL E COLETIVO, QUE ABRANGE A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO

Leia mais

NOTA TÉCNICA 04 2012 Ações de Saúde para a Copa do Mundo FIFA 2014

NOTA TÉCNICA 04 2012 Ações de Saúde para a Copa do Mundo FIFA 2014 NOTA TÉCNICA 04 2012 Ações de Saúde para a Copa do Mundo FIFA 2014 1 INTRODUÇÃO Esta Nota Técnica tem o propósito de relatar as atividades desenvolvidas em 2011 pelo Grupo de Trabalho de Preparação das

Leia mais

ANEXO II CARTA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO

ANEXO II CARTA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO ANEXO II CARTA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO Ao Diretor-Geral do SENADO FEDERAL A empresa (nome / razão social), CNPJ nº, com logradouro à (endereço completo), fones de contato nºs /, por intermédio de

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE NOTA TÉCNICA Assunto: Leitos de Saúde Mental Integral DA HABILITAÇÃO 1. No Estado do Rio Grande do Sul, os leitos de saúde mental integral terão duas formas de habilitação: federal, quando se tratarem

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 142, DE 27 DE JANEIRO DE 2014

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 142, DE 27 DE JANEIRO DE 2014 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 142, DE 27 DE JANEIRO DE 2014 Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar (IGH), de que trata

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº de 1990 e outras normas

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº de 1990 e outras normas ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 20 Profª. Tatianeda Silva Campos Pacto pela Saúde /

Leia mais

Guia de Orientação para Associações Escolares Como Gerir Recursos Públicos Parceria Público Privada - EPP

Guia de Orientação para Associações Escolares Como Gerir Recursos Públicos Parceria Público Privada - EPP Domingos Ferreira Curcino Guia de Orientação para Associações Escolares Como Gerir Recursos Públicos Parceria Público Privada - EPP 1ª edição Palmas-Tocantins 2015 Sumário Apresentação... 9 I. Órgãos

Leia mais

RICARDO LETIZIA GARCIA (UERGS) DAIANE ELLWANGER ARAUJO (UERGS / SES-RS) CIDADE DO PORTO, OUTUBRO DE 2009

RICARDO LETIZIA GARCIA (UERGS) DAIANE ELLWANGER ARAUJO (UERGS / SES-RS) CIDADE DO PORTO, OUTUBRO DE 2009 RICARDO LETIZIA GARCIA (UERGS) DAIANE ELLWANGER ARAUJO (UERGS / SES-RS) CIDADE DO PORTO, OUTUBRO DE 2009 A contratualização surge como prática na Administração Pública frente aos desafios do novo modelo

Leia mais

REGULAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS. Setembro/2010

REGULAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS. Setembro/2010 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Coordenação Geral de Regulação e Avaliação REGULAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS Setembro/2010

Leia mais

DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012

DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012 DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012 A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO (CADAR), no uso de suas atribuições, torna público o Plano de Classificação

Leia mais

I CONGRESSO REGIONAL CENTRO OESTE/SUDESTE/SUL/ XXXI CONGRESSO PARANAENSE DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION CENTER

I CONGRESSO REGIONAL CENTRO OESTE/SUDESTE/SUL/ XXXI CONGRESSO PARANAENSE DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION CENTER I CONGRESSO REGIONAL CENTRO OESTE/SUDESTE/SUL/ XXXI CONGRESSO PARANAENSE DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE GESTÃO DO SUS O MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE : Os municípios e as Soluções RAFAIN PALACE HOTEL &

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO VELHO/RO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO VELHO/RO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Item 01 - DROGARIAS, FARMÁCIAS E DISPENSÁRIOS DE MEDICAMENTOS - ABERTURA 4. Cópia do Contrato Social / Ata de Constituição da Empresa registrado na Junta Comercial 5. Cópia do documento de Inscrição no

Leia mais

PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012

PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012 Dispõe sobre o Programa SOS Emergências no âmbito da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que

Leia mais

O ISS E AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE

O ISS E AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE O ISS E AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE Controvérsias Jurídicas da Incidência Tributária Sandro Roberto dos Santos Advogado e Gerente Jurídico da CASSI Maio de 2016 Constituição Federal de 1988 Sistema

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE FERRAMENTAS DE GESTÃO MUNIICPAL E O PAPEL DO DEPARTAMENTO REGIONAL DE SAÚDE Adriana Ruzene Departamento Regional de Saúde de Franca/SP email: drs8@saude.sp.gov.br SECRETARIA

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 05/2012

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 05/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO PROJETO DE LEI Institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO

Leia mais

Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA

Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA Dra. Nadiane Lemos Gineco-obstetra coord. SSM/SES-RS Grupo Condutor Estadual Rede

Leia mais

Circular 597/2012 São Paulo, 20 de dezembro de 2012.

Circular 597/2012 São Paulo, 20 de dezembro de 2012. Circular 597/2012 São Paulo, 20 de dezembro de 2012. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) COMUNICADO REFERENTE EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE - DRS DE TAUBATÉ Diário Oficial

Leia mais

Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Experiências de Implantação e Operacionalização de Ouvidorias

Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Experiências de Implantação e Operacionalização de Ouvidorias Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Experiências de Implantação e Operacionalização de Ouvidorias Ouvidoria - Seguros Unimed Histórico de Implantação da Ouvidoria Seguros

Leia mais

EDITAL DE DIVULGAÇÃO 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa 2017

EDITAL DE DIVULGAÇÃO 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa 2017 EDITAL DE DIVULGAÇÃO 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa 2017 O Mapeamento de Experiências Estaduais, Municipais e Distrito

Leia mais

Revisão - SUS SES-PE

Revisão - SUS SES-PE Revisão - SUS SES-PE Banca AOCP garantido mediante políticas sociais e econômicas; Saúde DIREITO de todos e dever do Estado (CF/88, art.196) visa à redução do risco de doença e de outros agravos; objetiva

Leia mais

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos

Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS. SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2016 COSEMS/RS SUS: a conjuntura atual e a gestão que queremos 13 de julho de 2016 Gestão e Financiamento 1 - Melhorar a gestão e o financiamento da saúde,

Leia mais

Seminário Internacional Trabalho Social em Habitação: Desafios do Direito à Cidade. Mesa 2: AGENTES PÚBLICOS, NORMATIVOS E DIREÇÃO DO TRABALHO SOCIAL

Seminário Internacional Trabalho Social em Habitação: Desafios do Direito à Cidade. Mesa 2: AGENTES PÚBLICOS, NORMATIVOS E DIREÇÃO DO TRABALHO SOCIAL Seminário Internacional Trabalho Social em Habitação: Desafios do Direito à Cidade Mesa 2: AGENTES PÚBLICOS, NORMATIVOS E DIREÇÃO DO TRABALHO SOCIAL Elzira Leão Trabalho Social/DHAB/DUAP/SNH Ministério

Leia mais

Informativo 25/08/2017. CEBAS e IMUNIDADE

Informativo 25/08/2017. CEBAS e IMUNIDADE Informativo 25/08/2017 CEBAS e IMUNIDADE Informamos que o MEC já está aplicando a decisão das ADI s 2028 DF, 2.036 DF, 2.228 DF e 2.621 DF nos processos de CEBAS, protocolados antes da Lei nº 12.101/2009,

Leia mais

EDITAL PF no. 002/2016 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 002/2016 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 002/2016 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS

COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para compras e contratação de obras e serviços da Pró-Saúde Associação Beneficente de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Desenvolvimento do curso de formação de consultores

TERMO DE REFERÊNCIA. Desenvolvimento do curso de formação de consultores TERMO DE REFERÊNCIA Instituição Projeto Origem dos recursos Objetivo Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil CACB Empreender Convencional Desenvolvimento do curso de formação de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2012/1 EDITAL UFRGS Nº 1

PROCESSO SELETIVO 2012/1 EDITAL UFRGS Nº 1 PROCESSO SELETIVO 2012/1 EDITAL UFRGS Nº 1 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição - GHC, a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul ESP/RS

Leia mais

Prestação de Contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Prestação de Contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar Prestação de Contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar Orvalina Ornelas Nascimento Santos Coordenadora-Geral de Contabilidade e Acompanhamento de Prestação de Contas Prestação de Contas: Quem

Leia mais

1 DOCUMENTOS PROCESSO LEGISLATIVO

1 DOCUMENTOS PROCESSO LEGISLATIVO 303/2014 18/12/2014 INDÍCE 1 DOCUMENTOS PROCESSO LEGISLATIVO 1.1 - PAUTA DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS, EXTRAORDINÁRIAS E SOLENES.. 03 1.2 - PROJETOS DE LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES.. 03 1.3 - PROJETOS DE

Leia mais

PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017

PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017 PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017 Dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde - PRO EPS-SUS. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE,

Leia mais

EDITAL N.º 09/2014 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO

EDITAL N.º 09/2014 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO EDITAL N.º 09/2014 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO O, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura

Leia mais

Portaria GM/MS nº 52, de 20 de janeiro de 2004.

Portaria GM/MS nº 52, de 20 de janeiro de 2004. Portaria GM/MS nº 52, de 20 de janeiro de 2004. Institui o Programa Anual de Reestruturação da Assistência Psiquiátrica Hospitalar no SUS 2004 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

FUNEPU Demonstrações Contábeis 2009. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

FUNEPU Demonstrações Contábeis 2009. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes 1 FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA - FUNEPU CNPJ 20.054.326/0001-09 BALANÇO PATRIMONIAL PARA

Leia mais

PORTARIA Nº 854, DE 22 DE AGOSTO DE O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições,

PORTARIA Nº 854, DE 22 DE AGOSTO DE O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, PORTARIA Nº 854, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial

Leia mais