Explosões de particulado orgânico e operações de enchimento
|
|
|
- Miguel Flores Caetano
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Explosões de particulado orgânico e operações de enchimento
2 Explosões de particulado orgânico e operações de enchimento Enchimento e descarregamento de silos, principalmente com grânulos de polímero por meios pneumáticos, aumentam o perigo de um acúmulo de eletrostática, descarga e consequentemente, explosão, como muitos operadores de plantas, infelizmente, já passaram por isso. O incidente descrito abaixo, provavelmente, foi iniciado pela operação de enchimento. Segundo o relatório de um investigador independente, o produto ficou com carga por ter sido bombeado a vácuo (sucção a vácuo) de um vagão para o silo através de um tubo de seis polegadas. Como o pó ABS estava dentro do silo, as partículas de ABS com carga e que se moviam causaram um acúmulo de eletricidade estática. Ao mesmo tempo, pressupõe-se que uma fina camada de pó de ABS foi formada na parede interna do silo, evitando assim que a carga se dissipasse continuamente através do sistema de aterramento. Uma descarga estática posterior e repentina provocou a explosão. Para obter uma melhor compreensão geral dos problemas associados com a carga e descarga de polímeros em silos, consultamos o Dr. Martin Glor, um dos principais especialistas em explosões de particulados industriais. O PRODUTO: ATRAÇÃO ESTÁTICA DO POLÍMERO Polímeros, tais como particulados de ABS são altamente susceptíveis ao acumulo de cargas estáticas. Quanto mais finas as partículas de pó, menor a energia mínima de ignição e, consequentemente, estão mais susceptíveis a uma explosão. Ao mesmo tempo, quanto mais grosso for o produto original, maior é a energia liberada por uma descarga eletrostática. Portanto, como diz o Dr. Glor, "se você colocar grânulos grosseiros em um silo, elimine o pó que surgiu pela operação de enchimento e reintroduza os 'finos' ao silo, trata-se do pior cenário que está prestes a acontecer."
3 TROCANDO PRODUTO DE CONTÊINERES Transportar produto, tais como pó de ABS, por meios pneumáticos é uma prática comum e eficiente e, desde que o sistema permaneça fechado (para evitar as descargas estáticas ao entrar em contato com o ar, normalmente adiciona-se um gás inerte, como o nitrogênio) será também seguro. No entanto, todos os sistemas de transportadores têm interface de operações como, por exemplo, entre um contêiner para granel (por exemplo, vagões) e o tubo de alimentação, ou entre o tubo de alimentação e o filtro de manga e o vagão / silo. Estas interfaces podem expor o sistema ao ar ambiente e, consequentemente, aumentar a probabilidade de uma explosão (por exemplo, na presença do particulado de polímero mistura de ar). Os contêineres intermediários flexíveis para granel (FIBCs) são bastante vulneráveis porque eles "respiram" e devem ser esvaziados em um vagão de carga antes que o produto seja transferido para outro contêiner (por exemplo, um silo). Porém, qualquer que seja o tipo de contêineres e sistemas de transporte utilizados, eles devem ser adequadamente aterrados e todas as superfícies nas áreas de carga, descarga e armazenamento devem ser mantidas livres de particulado. EXPLOSÕES SECUNDÁRIAS Uma explosão em um contêiner pode provocar uma explosão secundária em outro contêiner, por exemplo, através do tubo. Na verdade, é provável que a explosão secundária seja muito mais forte se for iniciada por um jato de chama ao invés de um ponto de ignição, e/ou, se o primeiro contêiner tem um volume maior do que o segundo. Se este último caso for real, a explosão a partir da primeira explosão irá aumentar a pressão de ar no segundo contêiner fazendo com que a explosão secundária seja, proporcionalmente, mais violenta do que a primeira. Assim, se o pó baixar nas superfícies, as ondas de choque criadas por uma explosão primária poderão jogar esses particulados orgânicos no ambiente, formar uma mistura explosiva e levar a uma explosão secundária a qual também pode ser mais grave do que a primeira. Nessas circunstâncias, o Dr. Glor afirma que, seguir as normas (por exemplo, VDI ou NFPA) não será suficiente. Portanto, medidas "construtivas" (ou seja, medidas de supressão de explosão e ventilação) devem ser executadas junto com medidas de isolamento ou 'dissociação', por exemplo, instalar válvulas rotativas entre os contêineres.
4 FILTROS DE MANGA Para Martin Glor, os filtros de manga são muito críticos porque "aqui, como é o caso do pó de ABS, há um acúmulo de pó fino justamente dos produtos que são altamente sensíveis à ignição. Além disso, a menos que a quantidade de oxigênio na atmosfera do filtro de manga tenha sido reduzida, a concentração de ar/particulado proporciona a mistura ideal para explosão.. Os filtros de manga também são bastante difíceis de serem aterrados. Por exemplo, as gaiolas de metal que transportam os elementos de filtração, muitas vezes, não entram em contato apropriado com a estrutura de metal que prende os sacos de filtro no lugar. E se os elementos do filtro são feitos com um material sintético, e carregados com finos de polímero, as gaiolas são transformadas em capacitores. DESCARGAS ESPONTÂNEAS Talvez a área mais crítica, no entanto, seja o acúmulo de energia estática no contêiner receptor. Como Dr. Glor afirma: "Mesmo se tudo está aterrado e o silo é feito de aço inoxidável, se o estoque de abastecimento é altamente resistente, ele irá acumular uma carga estática e, eventualmente, haverá uma forte descarga espontânea." Embora estas descargas sejam geralmente conhecidas como cones de descarga, elas pode facilmente ocorrer sem um cone. "Fizemos testes com grânulos de polietileno, onde transportamos o produto pneumaticamente para um silo com um diâmetro de três metros. No tubo de abastecimento, os grânulos ficam bem dispersos no ar durante o transporte pneumático e acumulam diferentes níveis de carga eletrostática devido à triboeletrificação." Este processo é complementado pelo que Martin Glor denomina de compactação de carga'. "Quando deixamos cair o produto transportado para o contêiner de material a granel, paralelamente com o mecanismo de compressão e compactação das partículas, há uma compactação extrema da carga eletrostática. Se a condutividade de superfície do particulado é muito baixa, a carga que eles possuem não pode se dissipar no solo de forma rápida o suficientemente. Isto significa que a densidade de carga de espaço acumulada no leito de particulado é muito mais elevada do que a do sistema de transporte ou na nuvem de partículas carregadas. Portanto, os campos elétricos mais fortes são as bordas do leito de particulado.1
5 Fatores influentes variáveis nos sistemas de transporte pneumático Diâmetro do duto Vazão (m3 por 25 metros por segundo*) Perda de fricção (em milibares por 100 metros) Capacidade habitual em toneladas/h (Linha de pressão negativa) Capacidade habitual em toneladas/h (Linha de pressão positiva) 100 mm mm mm mm *Este é o valor médio variando entre metros por segundo. Os cones de descarga ocorrem quando a altura do leito é maior do que o raio do silo. Seguindo o caminho de menor resistência, os cones de descarga acontecem na forma de um canal de descarga, que apontam para fora se a altura do leito de particulado for maior do que o raio do silo, ou para baixo, através do leito, se a sua altura for menor do que o raio do silo. 1. Veja também a explicação abaixo. A energia de descarga pode ser calculada se souber o tamanho das partículas e o diâmetro do silo. 'CONE DE DESCARGA' O termo 'cone de descarga' é, em alguns aspectos, um equívoco. Assim, os cones de descarga, de acordo com Martin Glor, podem ocorrer independentemente da formação de um verdadeiro cone no vagão receptor. Na verdade, as imagens produzidas por em câmera lenta mostram que as descargas sempre ocorrem nas extremidades do leito de particulado. Isso é, na verdade, uma sequência lógica, dado o potencial e a distribuição do campo eléctrico aterrado, onde o campo mais forte é sempre ao longo das extremidades do leito do produto, ou seja, na parede interior do silo. Dessa forma, isso pode ser comparado com a energia de ignição mínima do produto, para proporcionar uma base para a introdução de medidas preventivas.
6 MEDIDAS PREVENTIVAS Em geral, o modo mais seguro para evitar explosões de particulado é evitar ou eliminar as partículas de finos, e garantir que não haja ar ou fontes de ignição presentes. No entanto, quando se trata de materiais como polímeros em grande escala, não é tão fácil erradicar as fontes de ignição. Em termos de características mínimas de ignição de energia e eletrostática, o Dr. Glor declara que, polímeros e também, muitas vezes, os aditivos usados em polímeros, são muito sensíveis, muito mais do que os cereais ou o açúcar. Por outro lado, os dois últimos são mais suscetíveis a produzir finos. Além disso, a transmissão pneumática de estoque promove o acumulo de cargas estáticas, e os polímeros com uma resistividade específica de 1012ohm m, tornam-se altamente carregados. Mesmo se todos os componentes estejam aterrados e o silo é feito de aço inoxidável - como foi o caso descrito na Lição de Prejuízos quando o produto altamente isolante é inserido no silo, há grandes descargas. Mas, não seria possível provocar pequenas descargas a fim de evitar o acumulo de uma grande carga estática? "Teoricamente sim, mas na prática: esqueça! Você poderia tentar dissipar o acúmulo, provocando descargas de corona. No entanto, isso implicaria na fixação de objetos de metal pontiagudos na parede interna do silo. O problema com esta abordagem é que esses objetos tendem a quebrar e então, somente resta o metal isolante, o que resulta em clássicas descargas de ignição." HASTE DE METAL CONDUTORA "A única medida eficaz seria reduzir a duração da descarga ao separar geometricamente as partículas do silo. Assim, a ideia de uma haste no centro do silo não é ruim." Mas, tal medida só faz sentido se a energia do cone de descarga for menor do que a energia de ignição mínima do produto, diz o Dr. Glor. Na verdade, mesmo se esse fosse o caso, tal haste só poderia reduzir a descarga, mas não absorvê-la totalmente. "Quando a resistividade do produto é de 1012 ohms m ou maior, o tempo gasto para que a carga seja dissipada é entre 20 minutos e várias horas. Além disso, se o diâmetro do silo é entre dois e três metros, o campo eléctrico é tão grande que precisa haver uma descarga"; mesmo com uma haste condutora no local. ADITIVOS ANTIESTÁTICOS De acordo com Martin Glor, os compostos antiestáticos são úteis se puderem reduzir a resistividade do produto de 1014 para 1011 ohms m.
7 VENTILAÇÃO E SUPRESSÃO Basicamente, "se você está trabalhando com um produto altamente isolante em um grande local de armazenamento e de processamento, onde o produto é transportado pneumaticamente, onde particulados finos são gerados em um alcance explosivo e que o produto tem uma energia mínima de ignição de até cerca de 10 mj, então você precisa adicionar medidas de proteção, como ventilação". As aberturas para ventilação devem ser projetadas para durar de 25 a 50 eventos anuais. Onde as energias mínimas de ignição estão a um alcance inferior, a ventilação pode ser inadequada. Dr. Glor lembrou um incidente na indústria de químicos finos, onde a empresa havia instalado ventilação no silo, mas ainda passaram por uma explosão a cada dois anos. Eles trabalhavam com um pó fino, que tinha energias mínimas de ignição entre 1 e 3 mj. A solução foi inertizar parcialmente a atmosfera ambiente através da redução do oxigênio do ar de 21 a 14 por cento. Isto aumentou a energia de ignição mínima suficiente para impedir outras explosões. GESTÃO DE PRODUTO E DE PROCESSO Da mesma forma que os produtos manuseados podem mudar ao longo do tempo (como é o caso na Lição de Prejuízo descrita acima), os processos de descarga, transporte e armazenamento também podem. Um sólido treinamento na Gestão de Processos é um pré-requisito para o gerenciamento de modificações de Plantas. Por exemplo, os engenheiros de manutenção devem estar cientes de que apenas os condutores elétricos e os tubos aterrados podem ser usados nos equipamentos de processo. Em outras Palavras, os tubos de polímero e os tubos revestidos internamente com substâncias anticorrosivas são inadequados. Ao realizar regularmente um Controle de Qualidade (por exemplo, propriedades de polímero, tais como a energia mínima de ignição ou de monômero residual ou teor de solvente) da matéria-prima recebida é, também, de suma importância. Além disso, é preciso tomar muito cuidado ao desligar os sistemas para inspeções. A simples mudança da dinâmica de fluidos pode criar uma atmosfera explosiva (por exemplo, as camadas de pó podem se soltar dos filtros, criando uma mistura explosiva). Por isso, deve-se evitar martelar durante as inspeções, assim como outras operações de limpeza e outras situações que causam fortes vibrações também devem ser evitadas. Obs.: Considerando que a inertização é a medida preferida para suprimir explosões, é claro que esta não é uma opção para as áreas acessadas pelo pessoal de manutenção; como por exemplo, para inspeções dos contêineres.
8 ELIMINAR/CONTROLAR RISCOS DE EXPLOSÃO EM SISTEMAS DE TRANSPORTE EM MASSA Prevenir, eliminar ou reduzir partículas de finos (evitar a reciclagem de finos) por meio de filtros apropriados. As fontes de ignição nem sempre podem ser eliminadas. Quando este for o caso, melhore a condutividade e reduza o acúmulo de eletricidade estática, usando um material condutor sempre que possível e fazendo uma conexão ininterrupta. Ao trabalhar com materiais altamente isolantes, outras medidas podem ser introduzidas, como, por exemplo, inertização e ventilação (painéis de explosão, dispositivos de desacoplamento). REFERÊNCIAS 1. Glor, M. Overview of the occurrence and incendivity of cone discharges with case studies from industrial practices (possível tradução: Resumo da ocorrência e combustibilidade dos cones de descarga com estudos de caso de práticas industriais)"; Jornal de Prevenção de Perdas nas Indústrias de Processo 14 (2001) AVISO LEGAL As informações e sugestões contidas nestas Percepções de Risco foram desenvolvidas a partir de fontes externas. A Zurich Services Corporation não dá garantias e não aceita nenhuma responsabilidade sobre a exatidão destas Percepções de Risco, qualquer resposta da empresa aos inquéritos relativos às Percepções de Risco, cumprimento por parte destas Percepções de Risco de normas específicas, leis ou outras normas, ou a utilização da informação contida nas Percepções de Risco proporcionará saúde ou segurança do local de trabalho.
9 Zurich Brasil Seguros Av. Jornalista Roberto Marinho, 85-23º andar Brooklin Novo São Paulo, SP Brasil Publicação do Departamento de Risk Engineering da Zurich Brasil Seguros S.A. Edição Digital nº 01 - Atualizada em Agosto/2012 Para receber outros informativos ou obter maiores informações, contatar o Departamento de Risk Engineering da Zurich. [email protected] A informação contida nesta publicação foi compilada pela Zurich a partir de fontes consideradas confiáveis em caráter puramente informativo. Todas as políticas e procedimentos aqui contidos devem servir como guia para a criação de políticas e procedimentos próprios, através da adaptação destes para a adequação às vossas operações. Toda e qualquer informação aqui contida não constitui aconselhamento legal, logo, vosso departamento legal deve ser consultado no desenvolvimento de políticas e procedimentos próprios. Não garantimos a precisão da informação aqui contida nem quaisquer resultados e não assumimos responsabilidade em relação à aplicação das políticas e procedimentos, incluindo informação, métodos e recomendações de segurança aqui contidos. Não é o propósito deste documento conter todo procedimento de segurança ou requerimento legal necessário. Esta publicação não está atrelada a nenhum produto em específico, e tampouco a adoção destas políticas e procedimentos garante a aceitação do seguro ou a cobertura sob qualquer apólice de seguro.
Sistemas e equipamentos elétricos
Sistemas e equipamentos elétricos Sistemas e equipamentos elétricos O fator de risco é utilizado para avaliar os riscos associados com sistemas e equipamentos elétricos, incluindo máquinas elétricas e
De repente sua bateria LiPO fica grávida. O que fazer?
De repente sua bateria LiPO fica grávida. O que fazer? Você sabia que denominamos bateria ao conjunto de pilhas associadas em série ou paralelo? Dessa forma, podemos dizer que bateria é o coletivo de pilhas,
Acumuladores hidráulicos
Tipos de acumuladores Compressão isotérmica e adiabática Aplicações de acumuladores no circuito Volume útil Pré-carga em acumuladores Instalação Segurança Manutenção Acumuladores Hidráulicos de sistemas
2 PRESCRIÇÕES GERAIS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS
2 PRESCRIÇÕES GERAIS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS As prescrições a seguir, exceto indicação em contrário, são aplicáveis ao transporte de produtos de qualquer classe. Elas constituem as precauções
Chemguard - Sistemas de Espuma. Sistemas de espuma de alta expansão DESCRIÇÃO: SC-119 MÉTODO DE OPERAÇÃO
Sistemas de espuma de alta expansão DESCRIÇÃO: O Gerador de Espuma de Alta Expansão (Hi-Ex) Chemguard é um componente em um Sistema de Supressão de Incêndios de Espuma de Alta Expansão. Não requer nenhuma
ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.
1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento
Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.
Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da
CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch
CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS por Heinz P. Bloch Para TECÉM - tecem.com.br 05/10/2013 Parcerias com um único fornecedor de selo mecânico nem sempre
PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004)
TÍTULO: Atmosferas explosivas risco de explosão AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) INTRODUÇÃO A protecção contra
Desenvolvimento de uma emergência de incêndio
Desenvolvimento de uma emergência de incêndio Desenvolvimento de uma emergência de incêndio INTRODUÇÃO Ambos a experiência e o bom senso nos dizem que as ações tomadas durante uma emergência são mais eficazes
9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES:
9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9.1 OTIMIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA OPERAÇÃO DOS TRANSFORMADORES Os transformadores são máquinas estáticas que transferem energia elétrica de um circuito para outro, mantendo
ÁREA CLASSIFICADA (DEVIDO A ATMOSFERA EXPLOSIVA DE GÁS)
FONTES DE IGNIÇÃO ÁREA CLASSIFICADA (DEVIDO A ATMOSFERA EXPLOSIVA DE GÁS) Área na qual uma atmosfera explosiva de gás está presente ou na qual é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais
5 Instrução e integração
SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é
Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção. Lavador de Ar
Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção ISO 9001:2008 VENTEC AMBIENTAL EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES LTDA Rua André Adolfo Ferrari, nº 550 - Distrito Industrial Nova Era - Indaiatuba - São Paulo
Ponte rolante: como escolher
Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser
Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços.
Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Nesse tópico, você aprenderá a administrar listas de preços no SAP Business One. Sua empresa atualiza múltiplas listas de preços para fornecer
Segurança com serra mármore. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho
Segurança com serra mármore Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Segurança da área de trabalho Mantenha a área de trabalho sempre limpa e bem iluminada. Áreas de trabalho desorganizadas
1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho
1 ME-01 REV00 13 3 1 2 14 9 10 12 4 5 6 7 11 8 1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho da porta
Guia de utilização da notação BPMN
1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação
RISCO DE EXPLOSÃO EM SALA DE BATERIAS COMO EVITAR
RISCO DE EXPLOSÃO EM SALA DE BATERIAS COMO EVITAR Recentemente estive envolvido na elaboração de um laudo técnico pericial referente ao um princípio de incêndio ocorrido em um local onde estavam sendo
Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos
Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 1.0 Introdução O presente trabalho é resultado de uma visão futurística acerca da preservação do meio ambiente e da manutenção da vida. Alguns anos de estudo e pesquisas na área
Guia de instalação e do usuário do carregador Série MZ
Guia de instalação e do usuário do carregador Série MZ Informações de segurança importantes sobre a bateria e o carregador Mantenha este guia sempre à mão. Ele contém importantes informações de segurança
O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica
O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes
placa de linha ubr-mc5x20u-d e ubr-mc2x8u que segura recomendações
placa de linha ubr-mc5x20u-d e ubr-mc2x8u que segura recomendações Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Produtos Relacionados Convenções Materiais que geram elétricos estáticos
NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA
Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 015 Controle de fumaça Parte 8 Aspectos de segurança CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 6 páginas SUMÁRIO 18 Aspectos de segurança
Resolução da lista de exercícios de casos de uso
Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se
Profa. Maria Fernanda - Química [email protected]
Profa. Maria Fernanda - Química [email protected] Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso
Tipos de Poços. escavação..
O que é um poço Tubular Chamamos de poço toda perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero e há muitas formas de classificá-los. Usaremos aqui uma classificação baseada em sua profundidade e
LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE
Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?
2.1 Dados Técnicos - Dimensões na Condição de Altura Fechada (Sem Pressão)
1. Considerações Gerais 1.1 Instruções de recebimento Deve-se inspecionar visualmente todo o equipamento para detectar avarias causadas durante o transporte, como vazamentos e marcas de batidas. Avarias
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. Kathiane Queiroz
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Kathiane Queiroz ATERRAMENTO ELÉTRICO Sistema de aterramento elétrico ATERRAMENTO ELÉTRICO Mas o que é o terra? Qual a diferença entre terra, neutro, e massa(carcaça do Equipamento)?
AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO
AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também
Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV
Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo
CASAS (RESIDÊNCIAS) O PROCESSO SOLAVITE é um CATASILADOR FÍSICO para tratamento DESINCRUSTANTE dos canos de sua CASA.
PHYSICAL CATALYST INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA 05778-120 R. Carlos Leite dos Santos 99 - Parque Arariba São Paulo Fone:11-5510.8169 Fax:11-5513.6452 E-mail:[email protected] ***************************************************************************************
ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade
Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do
11.1 EQUAÇÃO GERAL DOS BALANÇOS DE ENERGIA. Acúmulo = Entrada Saída + Geração Consumo. Acúmulo = acúmulo de energia dentro do sistema
11 BALANÇOS DE ENERGIA EM PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS Para utilizar adequadamente a energia nos processos é preciso que sejam entendidos os princípios básicos envolvidos na geração, utilização e transformação
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA Introdução O uso de termômetros de resistência esta se difundindo rapidamente devido a sua precisão e simplicidade
Óleo Combustível. Informações Técnicas
Informações Técnicas 1. Definição e composição... 3 2. Principais aplicações... 3 2.1. Sistemas de combustão de óleo combustível... 3 3. Tipos de óleos combustíveis... 4 4. Requisitos de qualidade e especificação...
Purgador Termostático de Pressão Balanceada Manual de Instalação e Manutenção
Purgador Termostático de Pressão Balanceada Manual de Instalação e Manutenção ÍNDICE Termo de Garantia 1.Descrição 2.Instalação 3.Manutenção 4.Peças de reposição 5.Informações Técnicas 1 TERMO DE GARANTIA
Manual de proteção contra raios DPS STAL ENGENHARIA ELÉTRICA. Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel.
Manual de proteção contra raios DPS Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel. Nuvens carregadas e muita chuva em todo o pais A posição geográfica situa o Brasil entre os
agility made possible
RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility
Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica
Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica Num metal os electrões de condução estão dissociados dos seus átomos de origem passando a ser partilhados por todos os iões positivos do sólido, e constituem
lubrificantes e combustíveis
lubrificantes e combustíveis Lubrificantes A lubrificação é um dos principais itens de manutenção de máquinas agrícolas e deve ser entendida e praticada para aumento da vida útil das mesmas,devido se tornarem
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros Instrução Técnica Nº 027/2010 EM REVISÃO Armazenamento em Silos SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação
CAÇA-VAZAMENTOS. Teste de inspeção visual e tátil-auditivo
CAÇA-VAZAMENTOS Teste de inspeção visual e tátil-auditivo Captação Fumal Estação Ecológica de Águas Emendadas - IBRAM Introdução Este manual visa orientar os consumidores de água para a realização de testes
GERADORES DE EMERGÊNCIA ACCIONADOS POR MOTORES DE COMBUSTÃO
República de Angola Ministério da Energia e Águas GERADORES DE EMERGÊNCIA ACCIONADOS POR MOTORES DE COMBUSTÃO Guia de recomendações e orientações para a operação e a manutenção Emissão: MINEA/DNEE Dezembro
MEMORIAL DESCRITIVO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DECARGAS ATMOSFÉRICAS SPDA PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA DO LESTE MT
MEMORIAL DESCRITIVO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DECARGAS ATMOSFÉRICAS SPDA PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA DO LESTE MT CUIABÁ, ABRIL DE 2014 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 3 2. METODOLOGIA E TIPO
WMS e TMS. A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho
WMS e TMS A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho O que um jogador de futebol e uma bailarina profissional têm em
DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE
DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP LAJE As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação.
Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição
Sumário Administração de Banco de dados Módulo 12 1. Administração de SGBDs - Continuação 1.1. Recuperação (Recovery) 1.1.1. Recuperação de sistema 1.1.2. Recuperação da mídia M. Sc. Luiz Alberto [email protected]
Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução
Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas
Atualmente trabalha como Analista de Suporte em Telecomunicações no Teleco.
Painel de Plasma Esse tutorial apresenta os conceitos básicos da tecnologia empregada em painéis de plasma e suas principais características. Anderson Clayton de Oliveira Graduado em Engenharia Elétrica
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS Conheça os personagens: Qualimestre: Ele está atento a tudo, sempre disposto a ensinar. Cuida do Canteiro de obras como fosse sua casa.
CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ANÁLISE DE CIRCUITOS 1 MÓDULO
CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ANÁLISE DE CIRCUITOS 1 MÓDULO 2009 SUMÁRIO 1 Resistores... 3 1.1 Para que servem os resistores?... 3 1.2 Simbologia... 3 1.3 Tipos... 5 1.4 Construção... 6 1.5 Potência nos
Transformadores a seco. Indutores e reatores (chokes) a seco Para aplicações de componentes eletrônicos de potência, transmissão e distribuição
Transformadores a seco Indutores e reatores (chokes) a seco Para aplicações de componentes eletrônicos de potência, transmissão e distribuição 2 Indutores e reatores (chokes) a seco Reatores ABB para requisitos
Potência, uma coisa mais que complicada Parte V
Potência, uma coisa mais que complicada Parte V Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Cálculo de potência necessária em um ambiente fechado No artigo anterior, disponível em http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=180,
DESCARGAS ELÉTRICAS ATMOSFÉRICAS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS DESCARGAS ELÉTRICAS ATMOSFÉRICAS HENRIQUE RAMOS VILELA LARISSA MARIA ELIAS SOARES Lavras 2016 Em uma tempestade, as fortes correntes de convecção elevam as menores gotículas
SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO Manual passo-a-passo para obtenção do Auto de Licença de Funcionamento/ Auto de Licença de Funcionamento Condicionado Eletrônico
SUPORTE TÉCNICO DE COMPUTADORES
SUPORTE TÉCNICO DE COMPUTADORES PROF. FABRICIO ALESSI STEINMACHER MONTAGEM E DESMONTAGEM DE SEU COMPUTADOR Primeiramente devemos saber que um computador possui diversos componentes que exige cuidado, como
TRANSFORMADORES. P = enrolamento do primário S = enrolamento do secundário
TRANSFORMADORES Podemos definir o transformador como sendo um dispositivo que transfere energia de um circuito para outro, sem alterar a frequência e sem a necessidade de uma conexão física. Quando existe
Portal do Projeto Tempo de Ser
Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5
GESTÃO PÉ NO CHÃO. Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia
GESTÃO PÉ NO CHÃO Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia Consultoria especializada no desenvolvimento integral de escritórios de advocacia Nos últimos meses publicamos
FICHA DE SEGURANÇA Edição revista no : 1
Página : 1 Etiqueta 2.2 : Gás não inflamável e não tóxico. 1 IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE / EMPRESA Designação Comercial : N Ficha de Segurança : Uso : Gas Refrigerante. Identificação
Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados
1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA PR.11 Revisão: 00 Página 1 de 4 1. OBJETIVO Estabelecer e manter planos
ENTRADA EM ESPAÇOS CONFINADOS
ENTRADA EM ESPAÇOS CONFINADOS Uma vez concluída a avaliação de um trabalho em espaço confinado é necessário que se avalie também os perigos e se desenvolva um programa para que ele seja realizado com sucesso.
AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas
CONSIDERAÇÕES INICIAIS AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas Quando planejamos construir uma subestação, o aspecto de maior importância está na escolha (e, conseqüentemente, da definição)
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA
1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna
1 Introdução simulação numérica termoacumulação
22 1 Introdução Atualmente o custo da energia é um dos fatores mais importantes no projeto, administração e manutenção de sistemas energéticos. Sendo assim, a economia de energia está recebendo maior atenção
Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos
NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação
1 Introdução. 2 Material
TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br
Manual de Instalação e Operações
Manual de Instalação e Operações Acionador On/Off Bivolt Sistema de Aquecimento para banheira de hidromassagem PARA SUA SEGURANÇA: Antes de Instalar este produto, leia atentamente este manual de instruções.
Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um
Existem vários instrumentos de medição de nível que se baseiam na tendência que um determinado material tem de reflectir ou absorver radiação. Para medições de nível contínuas, os tipos mais comuns de
Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2
Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,
Figura 6.1 - Ar sangrado do compressor da APU
1 Capítulo 6 - SANGRIA DE AR 6.1 - Finalidade e características gerais A finalidade da APU é fornecer ar comprimido para os sistemas pneumáticos da aeronave e potência de eixo para acionar o gerador de
Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de
Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui
MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt
Mini Ferro de Viagem Sm-110 Bivolt ÍNDICE NOTAS: Parabéns por ter adquirido o seu Mini Ferro de Viagem. Características do produto Dicas de Segurança Informações do aparelho Usando o aparelho Cuidados
Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1
Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1 Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Um dos trabalhos do operador de som é tirar o máximo proveito do seu sistema de sonorização,
Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas
Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Porquê ler este documento? Terminal da Trafaria OZ Energia
Procedimentos de montagem e instalação
Procedimentos de montagem e instalação de elementos filtrantes Pall grau P (farmacêutico) 1. Introdução Os procedimentos abaixo devem ser seguidos para a instalação dos elementos filtrantes Pall grau P
PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor
PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor 31 de Março de 2004 PE 340.787/1-10 ALTERAÇÕES 1-10 Projecto de relatório (PE 340.787) Hans Blokland
ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos
ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício
LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO
LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO Conforme NR-10 ACME S.A Ind. Com. 1 de 9 IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Identificação do Responsável pela Execução do Serviço. Nome: Empresa: Registro: Local de Execução do Serviço.
Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo.
Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo. Manter limpos os ouvidos de cães e gatos, além de contribuir para sua saúde e bem-estar,
MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO TANQUES CILÍNDRICOS VERTICAIS TERMOPLASTICOS
TECNO PUMP EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. Rua João Rodrigues Palheta, 227 Jd. Aracati. São Paulo-SP CEP: 04949-050 Fone/fax: (11) 5896-3083 Site: em manutenção - e-mail: [email protected] MANUAL DE
Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos
Variável: Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Participantes do Aprofundamento da Variável: Coordenador: Mário Vinícius Bueno Cerâmica Betel - Uruaçu-Go Colaboradores: Juarez Rodrigues dos
Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão.
Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Você deve ter bons conhecimentos de estoque, UM e administração de posições
Detonando a Teoria do Big Bang Sumário
Sumário 1 Introdução...3 2 A Teoria do Big Bang...4 3 O Grande Equívoco...5 4 A Teoria da Big Pump...6 5 Considerações Finais...7 2 1 Introdução A finalidade desta obra é derrubar a Teoria do Big Bang,
Período de injeção. Período que decorre do início da pulverização no cilindro e o final do escoamento do bocal.
CAPÍTULO 9 - MOTORES DIESEL COMBUSTÃO EM MOTORES DIESEL Embora as reações químicas, durante a combustão, sejam indubitavelmente muito semelhantes nos motores de ignição por centelha e nos motores Diesel,
Driver and Vehicle Safety
STANDARD LME-12:001902 Upt Rev B Índice 1 Introdução... 3 2 Requisitos... 3 3 Gerenciamento da condução... 4 3.1 Gerenciar motoristas de risco alto... 4 3.2 Inspeções de cobertura de rádio baseados no
BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO
BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...
QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA?
QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA? A Química contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro depende de como vamos usar o conhecimento Químico. A química
CONTROLE DA ELETRICIDADE ESTÁTICA EM PLANTAS QUÍMICAS
CONTROLE DA ELETRICIDADE ESTÁTICA EM PLANTAS QUÍMICAS P. E. Pascon Um número significativo de incêndios e explosões que ocorrem na indústria tem como causa a eletricidade estática. No caso de explosões
Interpretação do art. 966 do novo Código Civil
Interpretação do art. 966 do novo Código Civil A TEORIA DA EMPRESA NO NOVO CÓDIGO CIVIL E A INTERPRETAÇÃO DO ART. 966: OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DEVERÃO TER REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL? Bruno
