Virginia Maria Trindade Valadares
|
|
|
- Kléber Flores Castanho
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Virginia Maria Trindade Valadares Possui graduação em História pelo UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte (1974); Mestrado em História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses pela Universidade de Lisboa (1997); Doutorado em História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses pela Universidade de Lisboa (2002). Atualmente é pesquisadora do CHAM - Centro de História Além-Mar e bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT, Lisboa/Portugal. Tem experiência na área de História Moderna, com ênfase em HISTÓRIA DA EXPANSÃO E DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES, atuando principalmente em História comparada Brasil - Portugal com enfoque na administração e política metropolitana em Minas Gerais no século XVIII.
2 Virgílio Coelho de Oliveira Junior Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, possui graduação em História, bacharelado e Licenciatura, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) e mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2011). No Ensino Superior lecionou e/ou tem interesse pelas discussões das disciplinas: História do Pensamento Político-Social Moderno; História, Sensibilidade, Sentimentos e Subjetividades; História Contemporânea e Pensamento Social Brasileiro. No Ensino Médio atuou como professor de História e Sociologia, além de coordenador das Ciências Humanas e Sociais e, posteriormente, coordenador pedagógico geral, desenvolvendo o projeto: "Eixos Temáticos: renovação curricular, inter e transdisciplinaridade". Tem experiência na área de História e Ciências Sociais, pesquisando principalmente os seguintes temas: Culturas políticas- representações da modernidade nos séculos XIX e XX- literatura e história - liberalismo em Portugal.
3 Juliana Alves Assis Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002).. Atualmente, é membro do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Linguística Textual, em diálogo com abordagens interacionistas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas de ensino/aprendizagem de leitura e de escrita acadêmicas, tecnologia digital e processos formativos.
4 Johan Konings Nascido na Bélgica em 1941, possui Doutorado em Teologia (1972, título 1977), pela Katholieke Universiteit Leuven. Depois de sua chegada ao Brasil, em 1972, lecionou, no campo da Teologia e da Exegese Bíblica, em Porto Alegre (PUCRS) e no Rio de Janeiro (PUCRJ), até tornar-se, desde 1986, professor de Novo Testamento na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte-MG, que em 2011 lhe conferiu o título de Professor Emérito. Dedica-se principalmente à exegese dos Evangelhos (esp. João) e à hermenêutica e tradução da Bíblia. Foi organizador da Tradução Ecumênica da Bíblia (1994), da Tradução da Bíblia da CNBB (2001) e da tradução do Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral (Denzinger-Hünermann) (2007). Participou como perito na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em Roma (2008).
5 Marta Cristina Pereira Neves Possui graduação em Belas Artes habilitação em Desenho pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), graduação em Belas Artes Habilitação Em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professora titular do Centro Universitário Newton Paiva. Atua também profissionalmente como artista plástica em mídias variadas.
6 Euclides Guimarães Neto Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade FUMEC e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenou pesquisas com ênfase no método da história oral. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: sentido, significações, culturas urbanas e lazer. Trabalha atualmente com interpretações da contemporaneidade.
7 Luciano Cortez e Silva Luciano Cortez é doutor em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da UFMG e professor adjunto III na PUC Minas. É também poeta e artista plástico, com bacharelado em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFMG. A investigação das relações entre imagem e palavra constitui elemento relevante de sua produção poética e plástica, que pode ser acessada em
8 Raquel Beatriz Junqueira Guimarães Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1981), mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999, 2010, respectivamente), na área de Literatura Brasileira. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
9 Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes Doutoranda em Educação pela UFMG, com estágio doutoral na Universidade de Barcelona - Espanha ( ). Mestre em Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Especialista em Nuevas Tecnologías de La Enseñanza pela Universidade de Murcia Espanha (1999) e graduada em Pedagogia pela UFMG (1998). Tem experiência na área de Educação, tendo atuado como professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica e do Ensino Superior em instituições públicas e privadas. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação inclusiva, Educação a distância, tecnologias digitais na educação, formação de professores, educação de jovens e adultos e ensino superior. É associada da ANPEd - Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Educação.
10 Marcelo Souza Nery Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas 2001) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2004). Atualmente é coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC Minas. Sua área de atuação em pesquisa é em Jogos Digitais, Visão Computacional, Processamento de Imagens e Computação Gráfica. Sandra Maria Silva Cavalcante Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora que investiga fenômenos de caráter semântico-pragmático com base em arcabouços teóricos do campo da Linguística Cognitiva. Professor Adjunto do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora do Curso de Especialização em Revisão de Textos do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas e do Curso de Especialização em Educação a Distância da PUC Minas Virtual. Chefe do Departamento de Letras e Coordenadora de Curso de Letras da PUC Minas pelo período
11 Lorene dos Santos Doutora em Educação (UFMG, 2010), na Linha de Pesquisa Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos, Área de Concentração: Ensino de História; Mestre em Educação (UFMG, 1997), Área de concentração: Ensino de História. Graduada em História (UFMG, 1987) e em Comunicação Social - Jornalismo (PUC Minas, 1984). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - GEPPDOC/CNPq; Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História LABEPEH/FaE/CP- UFMG (CNPq); Pesquisadora nas áreas do Ensino de História, Educação Escolar e Profissão Docente, com ênfase para os temas: saberes históricos escolares; formação e trabalho docente: saberes, identidades e memórias; cultura escolar e currículos; políticas educacionais e direito à educação; educação para a diversidade e recepção às Leis /03 e /08. Experiência em projetos diversos de formação inicial e continuada de professores e na concepção e implementação de políticas públicas em educação. Experiência em assessoria a órgãos e instituições públicos e privados e na produção de materiais didático-instrucionais.
12 Paula Branco Morais Professora da área de braille no curso de Tecnologia em Comunicação Assistiva - Libras e Braille da PUCMinas, professora da área de estágio supervisonado do curso de Ciências Sociais da PUCMinas, professora de Orientação e Mobilidade para alunos deficientes visuais do Instituto São Rafael. Mestrado em andamento em Ciência da Educação. Universidade Americana.
13 Nivânia Maria de Melo Reis Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e especialização em educação especial. Mestre em educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente é professora assistente III da PUC Minas nas áreas de Pedgogia com ênfase em NEE e Comunicação Assistiva e coordenadora da área de limitações locomotoras do NAI PUC Minas. Ministra disciplinas eletivas na Especialização em Educação Especial Inclusiva da PUC Virtual e das disciplinas de tecnologia assistiva nos cursos de especialização em geriatria e pediatria da Terapia Ocupacional da UFMG. Tem experiência na área de Educação Especial e Inclusiva e Terapia Ocupacional, com ênfase em Educação Inclusiva e tecnologia assistiva, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão na universidade, pessoas com necessidades especiais, tecnologia assistiva, Tecnologias de Informação e Comunicação, comunicação suplementar e/ou alternativa, possibilidades diante das incapacidades e paralisia cerebral.
14 Claudia Barsand de Leucas Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), Especialização em Educação Física Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco UCB-RJ (2007) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora de Educação Física Ensino Fundamental - Junta de Educação da Convenção Batista Mineira, Professor Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor de Educação Física - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Ensino Especial). Membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira, Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, inclusão, idoso e trabalho do professor.
15 Denise Queiroz Novaes Professor Adjunto III, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na área de Língua Portuguesa e Lingüística, gestão da informação, oficina de textos, comunicação científica e metodologia de pesquisa. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: Libras e Braille. Pesquisadora da área de Libras e ensino de língua portuguesa para surdos, especialmente na produção de textos. Membro do Conselho Superior da PUCMINAS (CONSUNI). Professora atuante nos processos educativos em EAD.
16 Carla Ferretti Santiago Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora e Diretora do Instituto de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenou o Centro de Formação Continuada de Professores da PUC Minas. Atuou na coordenação de EAD da PUC Minas Virtual. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história de Belo Horizonte, ensino de história, formação de professores e educação a distância.
17 Magali dos Reis Doutora e Pós Doutora em Educação, na área de concentração: Sociedade e Cultura, pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas à Educação e Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É membro associada da International Sociological Association (ISA), da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Educação (ANPED), do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES/Unicamp) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Sociologia da Educação - Infância, Cultura e Currículo; Fundamentos da Educação Infantil; Formação de Profissionais para a Educação, Metodologia de Pesquisa.
18 Mariana Guedes Raggi Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Doutorado em andamento em Geografia na Universidade de São Paulo (orientadora professora Dra. Rita de Cássia Ariza Cruz). Atualmente é professora de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Teoria da Geografia, Geografia Cultural e Geografia Urbana.
19 Audemaro Taranto Goulart Possui graduação e licenciatura em Letras Anglo-germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ( ), Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente, é professor titular nos cursos de graduação e de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Crítica Literária, Literatura e Filosofia e Literatura Comparada.
20 Luzia Maria Werneck Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atualmente é assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação e Ciências da Religião, com ênfase em Educação especial e religiões mediúnicas. Atua principalmente nos seguintes temas: escola / inclusão / aprendizagem, espaço para alunos cegos, inclusão, religiosidade e espiritualidade, inclusão de alunos em estado de deficiência.
21 Carlos Roberto Jamil Cury Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Entre 1996 e 2004 foi membro do Conselho Nacional de Educação(CNE) na Câmara de Educação Básica (CEB) da qual foi seu presidente por duas vezes. Foi Presidente da CAPES em 2003 e membro do CTC da Educação Básica ( ) da CAPES. Foi membro da Comissão de Educação da SBPC. Foi também membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG. Tem experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É pesquisador do CNPq.
22 Robson Sávio Reis Souza Possui graduação em Filosofia (PUC Minas); especialização em Teoria e Prática da Comunicação (Universidade São Francisco - SP); especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (UFMG); mestrado em Administração Pública (Gestão de Políticas Sociais - Escola de Governo da Fundação João Pinheiro). Atualmente, cursa o Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas (início: 2010; já qualificado). É pesquisador e coordenador do grupo gestor do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp); Tem experiência nas áreas de filosofia, comunicação (ênfase em assessoria de comunicação e jornalismo popular), teologia, sociologia (com ênfase em sociologia da criminalidade e segurança pública) e ciência política (ênfase em política pública e eleições). Realiza estudos, pesquisas e tem prática profissional nas áreas de políticas públicas (segurança pública, preso e sistema prisional); política (formação à cidadania, eleições e estudos legislativos) e movimentos eclesiais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, justiça, controle externo da atividade policial, segurança pública, violência e criminalidade, participação social na gestão pública, monitoramento do poder legislativo, ação dos movimentos sociais (foco: movimentos eclesiais).
23 Marcelo Eduardo Zanetti Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e na área de Educação, com ênfase em Política Educacional. Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva Possui doutorado em Filosofia/Educação pela Université d Aix-MarseilleI-França, realizado com bolsa da Capes. Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em PEDAGOGIA nesta mesma Universidade. Professora na PUCMINAS onde é colaboradora do Programa de Mestrado em Ensio de Física Matemática (2012 e atual) e desde 2011 está como Chefe do Departamento de Educação e Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC-MINAS. Tem experiência na área de Pedagogia Empresarial, Formação de Adultos, desenvolvendo pesquisas principalmente nas áreas seguintes: Ergologia, Trabalho e Educação, Gestão e Coordenação Escolar.
24 Maria Angela Paulino Teixeira Lopes Possui graduação em Letras (português/francês) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Coautora de livros didáticos de língua portuguesa para a Educação Básica, atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: interacionismo sociodiscursivo, referenciação, gêneros textuais, formação docente e construção identitária.
25 Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, e em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais, com Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Doutorado em Estudos Linguísticos - UFMG (2006). Atualmente é professor adjunto IV da PUC Minas, atuando principalmente nas seguintes áreas: morfologia, sintaxe, leitura e produção textual, sociolinguística. Integra equipe dos cursos Lato Sensu do IEC e do PREPES: Leitura, Escrita e Gramática; professora e coordenadora da pós presencial de Revisão de Textos. Coordena Projeto de Extensão da PUCMinas - Escola Integrada - em parceria com SMED/PBH. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID PUC Minas (Projeto Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência), em parceria com a Capes. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Professores da PUC Minas.
26 Vera Lúcia Lins Sant'Anna Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atuou como Coordenadora do setor de Práticas Educativas do ICH ( ) e editora da Revista do Instituto de Ciências Humanas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, metodologias, competências e habilidades, práticas educativas, religião e docência.
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular
Pós graduação EAD Área de Educação
Pós graduação EAD Área de Educação Investimento: a partir de R$ 109,00 mensais. Tempo de realização da pós graduação: 15 meses Investimento: R$109,00 (acesso ao portal na internet e livros em PDF). Ou
Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2
1ª FASE 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL A Biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica nos processos básicos: os sentidos
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR MATUTINO 01 Introdução à informática 02 Matemática instrumental 03 Leitura e produção textual I 1 a Introdução ao curso de Pedagogia e à
PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.
PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui
ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS
Colaboradores deste número ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)
Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)
MATRIZ CURRICULAR. NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD CÓD DISCIPLINAS E EMENTAS CARGA HORÁRIA
MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA
EMENTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
ETAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA LLE 931 LLE 9311 LLE 931 LLE 9313 LLE 9315 LLE 931 LLE 91 LLE 931 LLE 93 LLE 93 LLE 935 1ª FASE Introdução aos Estudos da Linguagem
ELIANE GOUVÊA LOUSADA
Colaboradores deste número BEATRIZ FERES Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Língua Portuguesa na UFF, já atuou no Centro Universitário
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de
Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. CRÉDITOS Obrigatórios: 152 Optativos: 14.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:28:31 Curso : COMUNICAÇÃO
Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1
01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,
Guia: Autores e Livros sobre Ensino de Geografia
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES Guia: Autores e Livros sobre Ensino de Geografia CAICÓ/RN 2013 Apresentação
Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO MATUTINO CURRICULO Nº 1 NOTURNO CURRICULO Nº 1 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. de 16.02.01. Renovação de Reconhecimento
Apresentação. Estrutura Curricular
Apresentação O curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, com habilitação em Língua Inglesa e suas Literaturas é resultado do desejo de trabalhar na qualificação/capacitação de professores
Educação Formação Avançada
ISEC Instituto Superior de Educação e Ciências Educação Formação Avançada ISEC Instituto Superior de Educação e Ciências Educação Formação Avançada Unidade Científico- Pedagógica de Ciências da Educação
RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009
RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 Estabelece o Projeto Pedagógico do curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia integrante do Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica
SEM. CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS
CURSO DE PEDAGOGIA Currículo novo 2008/01 Reconhecido pela Portaria Ministerial Nº 4.327, de 22/12/2004. Duração: 188 créditos 2.820h, acrescidas de 110h de atividades de prática de ensino, 100h de atividades
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 Reconhecido pelo Decreto Estadual N.º 11.025, de 14.05.14, D.O.E. nº 9.206 de 15.05.14. Para
Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1
01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,
FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA
FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ARTE-EDUCAÇÃO 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Curso de Especialização Lato Sensu
Apresentação. Estrutura Curricular
Apresentação O curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, na habilitação Língua Portuguesa e suas Literaturas é resultado do desejo de trabalhar na qualificação/capacitação de professores
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA
PERÍODO DISCIPLINAS Carga Horária Créditos 1º Psicologia da Educação I 40 20 3 Metodologia de Pesquisa em Educação I 20 20 2 Filosofia 40 0 2 Língua Portuguesa 60 0 3 História da Educação 60 0 3 Informática
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Autorizado pela Resolução UNIV. nº 25, de16 de setembro de 2002. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Licenciatura
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 24/2007 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, na
Adelaide Hercília Pescatori Silva é Bacharel e licenciada em Letras pela universidade Estadual de Campinas (1996) e doutora em Lingüística
Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Letras e cognição n o 41, p. 305-310, 2010 305 COLABORADORES Adelaide Hercília Pescatori Silva é Bacharel e licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular
PERÍODO: 1º EDUC0044- FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 1 OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: PSIC0001 PSIC0001- FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO A ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AFETIVO DA CRIANÇA E
A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,
1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 05/2009 Altera a estrutura curricular do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura,
RELAÇÃO DOS DIRIGENTES E COORDENADORES DE CURSOS Fundação Mineira de Educação e Cultura
RELAÇÃO DOS DIRIGENTES E COORDENADORES DE CURSOS Fundação Mineira de Educação e Cultura Presidente Prof. Tiago Fantini Magalhães Vice-Presidente Prof. Pedro Arthur Victer Conselho de Curadores Prof. Antônio
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº.
II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores OFICINA DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL
RELAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS (ESPECIALIZAÇÃO) APRESENTADOS À PROP REFERENTES A 2013.2
RELAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS (ESPECIALIZAÇÃO) APRESENTADOS À PROP REFERENTES A 2013.2 TORQUATO NETO - TERESINA Esp. em Geografia Esp. em Geografia e Ensino Esp. em Crítica Genética e Organização de
Programa de Pós Graduação FAPAM
Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de
ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO. RSC I RSC II RSC III Data de ingresso no Ifes: Nº de documentos de comprovação:
ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO Nome do Servidor: SIAPE: Lotação: Email: Telefone: Graduação: Titulação: Nível de RSC pretendido (marque com x o perfil pretendido) RSC I RSC
RESOLUÇÃO CONSUN nº 001/2016
RESOLUÇÃO CONSUN nº 001/2016 Aprova a reestruturação curricular do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Uergs. Expediente Administrativo nº 69-1950/11-3.
RESOLUÇÃO. Redação dada pela Res. CONSEPE 42/2003, de 29 de outubro de 2003.
RESOLUÇÃO CONSEPE 55/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE PEDAGOGIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição
Curso : Curso de Especialização Tecnológica em Psicogerontologia Codigo:7205. Ano Lectivo 2014-15. Codigo U.C. Ano Curricular Sem. U.C.
Curso : Curso de Especialização Tecnológica em Psicogerontologia :7205 Ano Curricular Sem.. Nome da. 1 Anual 201244 Psicologia do Desenvolvimento 1 Anual 201245 Psicologia da Saúde e das Relações Interpessoais
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura
Plataforma. Portal Educacional
Plataforma Portal Educacional O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon
Palavras Chave: Libras; Braille; Língua Portuguesa; Linguística; Estudos de Tradução; Interpretação; surdo; cego.
REFLEXÕES SOBRE AS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS NA FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS E DO BRAILLISTA NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO ASSISTIVA: LIBRAS E BRAILLE/PUCMINAS/BH. Profa. Dra. Denise
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
1 RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/015/2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia/Primeira Licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba. O
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades
EJA PARA OS PRIVADOS DE LIBERDADE Nível: Especialização Modalidade: Presencial / A distância. Parte 1
EJA PARA OS PRIVADOS DE LIBERDADE Nível: Especialização Modalidade: Presencial / A distância Parte 1 Código / Área Temática 34/Educação de Jovens e Adultos Código / Nome do Curso Educação de Jovens e Adultos
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE Curso de Licenciatura em Pedagogia / Corpo docente Nome E-mail Formação
EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.
EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três
CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO
RESOLUÇÃO CAS Nº 07 / 2007 De 05 de agosto de 2007 Reformula o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a ser implantado a partir do 2º semestre do ano letivo de 2007. CONSIDERANDO
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO - DESAFIOS DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO - DESAFIOS DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE 1. OBJETIVOS OBJETIVOS GERAIS: O curso de pós-graduação em Educação e Inclusão - desafios da escola na contemporaneidade tem por objetivo ampliar
IV FÓRUM NACIONAL DE PEDAGOGIA PEDAGOGIA INTERLOCUÇÕES ENTRE FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS. Belo Horizonte, 21 a 23 de Setembro de 2011
CARTA DE BELO HORIZONTE A constatação das dificuldades de se identificar nas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs uma orientação que assegure identidade ao Curso de Pedagogia, leva-nos a indagações
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: PROJETOS, PESQUISA E EXTENSÃO.
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: PROJETOS, PESQUISA E EXTENSÃO. Palavras Chave: Educação Especial; Inclusão; Pesquisa; Introdução Mayra da Silva Souza UERJ Edicléa Mascarenhas
O aluno que estiver com disciplina pendente no currículo antigo, poderá cursar a sua equivalente, que for oferecida no período, do currículo novo.
Equivalências das disciplinas obrigatórias do currículo antigo do curso de Social (cinema, jornalismo e publicidade) vinculadas ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia. O aluno que estiver com disciplina
Mapeamento da Educação profissional de pessoas com deficiências no Estado de Minas Gerais
Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar III MICTI Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico - I FONAIC-EMT Camboriú, SC, 22, 23 e 24 de abril de 2009
Programa de Pós-Graduação FAPAM
Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de
DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33
7//1 19:33 Centro de Ciências da Educação Curso: 9 Pedagogia (Noturno) Currículo: 11/ 1 CNA.157.-3 Biologia Humana Ementa: Natureza Biológica e Visão Sistêmica do Ser humano. Sistemas do corpo humano.
Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 139 Optativos: 13.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:21:26 Curso : LICENCIATURA
MONITORIA SEMIPRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA
ANEXO V - EDITAL Nº. 15/2011 PERÍODO: 2012/01 INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - ICHLA MONITORIA SEMIPRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA PEDAGOGIA VAGAS DIA CARGA História da Educação 01 4N
RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA
RELAÇÃO DE LINHAS DE, S E PARA METODOLOGIAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS Constituição histórica das metodologias do ensino e as diferentes concepções de ensino
ANEXO EDITORA CODIGO LIVRO TITULO ARGVMENTVM EDITORA LTDA 26093L0000 GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
ANEXO EDITORA CODIGO LIVRO TITULO ARGVMENTVM EDITORA 26093L0000 GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I ARTMED EDITORA 25664L0000 CADERNOS DO MATHEMA - ENSINO FUNDAMENTAL - JOGOS DE MATEMATICA DE 1 A 5 ANO ARTMED
PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013
PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013 Estabelece as diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção dos servidores pertencentes ao Plano de Carreiras
DOCUMENTO NORTEADOR PARA COMISSÕES DE AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO DE PEDAGOGIA
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DO ENSINO DE PEDAGOGIA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
Design Gráfico e Digital - Curso de Graduação
SOBRE O CURSO A graduação em Design Gráfico e Digital tem ênfase na convergência das plataformas da comunicação visual, gráficas e digitais, de forma a ampliar o campo de atuação do aluno. Oferece conteúdos
GRADUAÇÃO a distância
GRADUAÇÃO a distância CURSOS SEQUENCIAIS DE COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS O curso sequencial de complementação de estudos é de nível superior. Os concluintes aprovados têm direito a Certificado de Nível Superior,
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE
Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LISTA DE DOCENTES Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida Prof.ª Antonia Duarte Caixeta Neta Graduada em Pedagogia, com pós-graduação latu sensu em Orientação Educacional,
Divulgação do curso de Gestão Educacional na modalidade presencial.
Divulgação do curso de Gestão Educacional na modalidade presencial. A Faculdade Paulista de Artes oferece uma pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, na modalidade presencial, com carga horária de
MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA
MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA Resolução UNICASTELO GR nº 015/CONSEPE/CONSUN/2013 O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, Presidente do Conselho Universitário CONSUN e Reitor
NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS
Aprovado no CONGRAD: 09.09.08 Vigência: ingressos a partir de 2009/1 Curso com Atividades em: CÓD. 1557 CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA Noite MATRIZ CURRICULAR Currículo nº 01 I - NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS
REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP
REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de
junto a Comissão Gestora Local. 3 Professora do departamento de Ciências Farmacêutica da UFPB, vice-coordenadora do curso Graduação em
O PRO-SAÚDE II E A REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA UFPB: AVANÇOS NA FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA, FARMACEUTICO, NUTRICIONISTA E EDUCADOR FÍSICO Lenilma Bento de Araújo Meneses 1 Walter
QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,
RELAÇÃO DOS DIRIGENTES E COORDENADORES DE CURSOS Fundação Mineira de Educação e Cultura
RELAÇÃO DOS DIRIGENTES E COORDENADORES DE CURSOS Fundação Mineira de Educação e Cultura Presidente Prof. Pedro Arthur Victer Vice-Presidente Prof. Erix Morato Conselho de Curadores Prof. Antônio Carlos
Programa de Pós Graduação FAPAM
Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - INGLÊS
ICHLA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS - INGLÊS Currículo Novo - 2011/01 - Noturno. RECONHECIDO PELA PORTARIA Nº1.394, DE 19/05/2004 - D.O.U. DE 20/05/2004
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO TALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. GO UNIVERSIDA FERAL GOIÁS
ANEXO I AO EDITAL PROP N 010/2013 ESPECIALIZAÇÕES 2014.1. Cursos de Especialização oferecidos: (CAMPI/NÚCLEOS)
ANEXO I AO EDITAL PROP N 010/2013 ESPECIALIZAÇÕES 2014.1 Edital de ofertas de cursos para o Programa de Pós- Graduação Lato Sensu da UESPI, conforme Resolução CONSUN nº 045/2003. Cursos de Especialização
REGULAMENTO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA E GRADUAÇÃO (BACHARELADO) EM EDUCAÇÃO FÍSICA
REGULAMENTO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA E GRADUAÇÃO (BACHARELADO) EM EDUCAÇÃO FÍSICA Muzambinho/MG, 2010 REITOR DO IFSULDEMINAS Sérgio Pedini DIRETOR DO CAMPUS MUZAMBINHO
EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012
EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO 1. Recomendação pela Capes: ofício nº 115-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/ CAPES de 2 de outubro de 2012. 2. Objetivo geral: formar o pesquisador, o docente
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Minuta de Projeto de Resolução para audiência pública de 11/12/2015 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Educação
O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância
O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância e necessidade do uso de tecnologias no trabalho escolar
Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Regulamento de S ACADE MICO-CIENTI FICO-CULTURAIS (AACC) Cachoeira Bahia 2013 REGULAMENTO DAS S ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS PARA O CURSO
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PORTARIA Nº. 035/2016/GS/SEDUC/MT
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PORTARIA Nº. 035/2016/GS/SEDUC/MT Dispõe sobre os procedimentos do processo de IMPLANTAÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL, para Educação Básica/MT.
FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. ArtmedEditora. Porto Alegre. 1999.
Bibliografias úteis Alfabetização FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. ArtmedEditora. Porto Alegre. 1999. SOARES, Magda B. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos....alfabetização
DIURNO I SEMESTRE 480 HORAS EIXO: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: O PRINCÍPIO EDUCATIVO CÓDIGO ATIVIDADES/COMPONENTES CURRICULARES C.H.
Universidade Estadual da Paraíba - Guarabira - Campus III Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena Resolução de Aprovação do Projeto Pedagógico UEPB/CONSEPE/028/2009 Carga horária alterada
C U R R I C U L U M V I T A E
C U R R I C U L U M V I T A E DADOS PESSOAIS Rita de Cássia de Freitas Coelho Endereço: Rua Dr. Raul Franco 70 ap 02 CEP: 30240-450, Belo Horizonte MG Telefones: 31-3223 1883 / celular: 31-9950 0427 Fax:
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015)
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 3248 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Proposta: O curso de pós-graduação lato sensu em Educação de Jovens e Adultos (EJA) proporciona um extenso embasamento teórico e metodológico. A
