PROGRAMA DE DISCIPLINA: Supervisão Acadêmica de Estágio Obrigatório II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE DISCIPLINA: Supervisão Acadêmica de Estágio Obrigatório II"

Transcrição

1 PROGRAMA DE DISCIPLINA: Supervisão Acadêmica de Estágio Obrigatório II 1. Identificação Código: DSS 7132 Turma: Fase: 7ª Semestre: Carga Horária: 72h semestrais/04h semanais Professora: Dra. Liliane Moser 2. Ementa O exercício profissional, as demandas, os serviços oferecidos, a interface com as políticas setoriais e o modelo de gestão institucional. Problematização e orientação do exercício profissional em face do Projeto Ético Político do Serviço Social. Orientação para elaboração de projeto de intervenção profissional. 3. Objetivos Geral Problematizar o exercício profissional do assistente social, as demandas dos usuários e os serviços oferecidos no espaço ocupacional em que desenvolve o estágio e subsidiar a elaboração do projeto de intervenção profissional do estagiário. Específicos Aprofundar e problematizar o exercício profissional do assistente social Analisar as demandas institucionais e dos usuários para o Serviço Social Identificar espaços de planejamento institucional e de ações intersetoriais Elaborar o projeto de intervenção profissional. 4. Conteúdo Programático Unidade I A intervenção profissional O exercício profissional nas condições objetivas e subjetivas da profissão As demandas institucionais e dos usuários atendidos pela instituição na correlação com as expressões da questão social; Os espaços de planejamento institucional e de ações intersetoriais Unidade II - O Projeto de Intervenção Orientação sobre o planejamento e organização das atividades a serem desenvolvidas no estágio a partir da análise das demandas emergentes.

2 5. Metodologia Os encontros de supervisão serão desenvolvidos mediante a socialização e problematização de demandas trazidas do campo de estágio e de discussões dialogadas a partir dos assuntos propostos nas unidades e subunidades do plano de ensino, tendo sempre o aporte teórico como referência das discussões. Os alunos serão orientados a realizarem registros das atividades cotidianas em diários de campo de modo a problematizar e sistematizar as experiências do estágio e para subsidiar a produção dos trabalhos acadêmicos. O diário de campo poderá ser elaborado em caderno manuscrito ou de forma digital, impresso em folha A4 ou em registro on line (espaço específico moodle da disciplina). 5.1 Supervisão coletiva e individual: As supervisões acontecerão de forma individual ou por área de atuação para orientações mais específicas sobre a elaboração do projeto de intervenção e demandas sobre a experiência de estágio Encontro com supervisores de campo: momento de diálogo e trocas acerca da dinâmica de supervisão no semestre, com vistas a contribuir no processo de definição do objeto de intervenção do aluno. Se possível, será realizado dois encontros ao longo do semestre para considerações sobre o projeto de intervenção dos alunos e avaliação do processo 5.2 Orientações para elaboração e produção da documentação: a) Registro de Atividade de Estágio (RAE): registros das atividades cotidianas de modo a problematizar as experiências do estágio e subsidiar a produção dos trabalhos acadêmicos. b) Projeto de intervenção: ao longo do semestre serão realizadas orientações sistemáticas para elaboração do projeto de intervenção. Esse será desenvolvido a partir das demandas identificadas no campo sempre com a supervisão de ambos os supervisores: acadêmicos e de campo. Ao final do processo (final do semestre) será realizada a apresentação oral dos projetos com a participação dos supervisores de campo. 5.3 Atividades extraclasse: a) Reunião com supervisores de campo e estagiários, com a finalidade de troca de informações e experiências, privilegiando a disponibilidade do/as supervisor/as de campo; b) Visitas aos campos de estágio: com a finalidade de aproximação e conhecimento dos espaços onde se realizam os estágios, a partir de horário previamente agendada. c) Fórum de Supervisão de Estágio participação de supervisões de campo, acadêmico e estagiários com a finalidade de refletir sobre o processo de estágio.

3 6. Avaliação 6.1. Critérios de avaliação Cognitivo: compreensão e apreensão dos conteúdos programáticos, capacidade de organização das ideias, capacidade de elaboração textual e de expressão oral compatível com nível de graduação, qualidade formal na apresentação dos trabalhos acadêmicos; Formativo: pontualidade, assiduidade, participação qualitativa nos encontros de supervisão, leitura e acompanhamento da bibliografia, e cumprimento das atividades agendadas Avaliação processual Ao considerar a avaliação processual, o estudante será avaliado nos critérios formativos e cognitivos durante todo o desenvolvimento da disciplina. A avaliação será composta por um conjunto de produções realizadas pelo estudante a partir da relação teoria e prática. Trabalhos entregues fora do prazo e aqueles onde se identificar plágio a nota atribuída será zero Distribuição dos pontos Atividade Pontos Avaliação 1 Participação e envolvimento nas Oficinas 2,0 Avaliação 2 Registro de Atividade de Estágio (3 entregas) 3,0 Avaliação 3 Projeto de Intervenção 5,0 Serão aprovados na disciplina, aqueles que obtiverem média final igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência de 75 % das aulas (art. 69, 2º; art. 72 Resolução 017/CUn/97). 7. Referências Bibliográficas 7.1 Bibliografia básica 1. IAMAMOTO, Marilda V. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília:CFESS/ABEPSS, Caderno de Textos da Especialização p COUTO, Berenice Rojas. Formulação de projeto de trabalho profissional. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, Caderno de textos da especialização, 2009, p TOBÓN, Maria Cecilia; ROTTIER, Norma; MANRIQUE, Antonieta. El problema objeto de intervencion del trabajo social. In:. La practica professional del trabalhador social (guia de análisis). Buenos Aires: Editorial Humanitas/Centro Latino-americano de Trabajo Social (CELATS), (pp ).

4 Obs: Outras referências serão indicadas conforme as demandas e as particularidades dos projetos de intervenção dos alunos. 7.2 Bibliografia complementar ALMEIDA, Ney L. Teixeira. Retomando a temática da sistematização da prática em Serviço Social. In: MOTA, A. E. et al. Serviço Social e Saúde: formação profissional e trabalho profissional. BAPTISTA, Myrian V. Prática social/prática profissional: a natureza complexa das relações profissionais cotidianas. In: BAPTISTAS, M.V.; BATTINI, O. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. Vol 1. São Paulo: Veras Editora, 2009, p COFI/CFESS. Atribuições privativas do assistente social em questão. Brasília: CFESS, MAGALHÃES. Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. 3ed. Editora Veras, São Paulo, SANTOS, Cláudia Monica dos, NORONHA, Karine. O estado da arte sobre os instrumentos e técnicas na intervenção profissional do assistente social uma perspectiva crítica. In: FORTI, Valeria, GUERRA, Yolanda (orgs.). Serviço Social: tema, textos e contextos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, SOUSA, Charles Toniolo de. A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional. In: EMANCIPAÇÃO. n. 8, v 1, 2008, p Disponível em: TRINDADE, Rosa Lúcia Predes. Ações profissionais, procedimentos e instrumentos no trabalho dos assistentes sociais nas políticas sociais. In: SANTOS, Claudia Mônica dos; BACKX, Sheila; GUERRA, Yolanda. A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, p AMARO, Sarita. Visita Domiciliar: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Papel Social, São Paulo, ORTIZ, Fátima Grave. Desafios contemporâneos para o processo de estágio e supervisão em serviço social. In: FORTI, Valeria e GUERRA, Yolanda (orgs.). Serviço Social: tema, textos e contextos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p RIBEIRO, Cristine Jaques. Problematizando o instrumento visita domiciliar. In: Revista Sociedade em Debate, Pelotas/RS, 16(1): , jan.-jun./2010. SANTOS, Claudia Monica dos. As dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnicooperativa da prática profissional. In: Na Prática a Teoria é Outra? Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p

5 CFESS/ABEPSS. Vários Autores. O significado do trabalho do assistente social nos distintos espaços sócio-ocupacionais. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p LISBOA, Teresa Kleba; RIBEIRO, Edaléa Maria. Pressupostos para a intervenção profissional em Serviço social. In: EMANCIPAÇÃO. n. 12, v 1, 2012, p Disponível em: 8. Cronograma e programação dos encontros Data Atividade Observações Apresentação do programa da disciplina, pactuações e planejamento do semestre Supervisão coletiva: apresentação do roteiro do projeto de intervenção, agendamentos individuais ou em dupla, início texto sobre objeto de intervenção profissional Supervisão coletiva: texto sobre objeto de Discussão das demandas do estágio e sobre o projeto intervenção profissional. de intervenção Supervisão coletiva: Encontro com supervisores em sala com lanche coletivo Supervisão em dupla ou individual Supervisão em dupla ou individual Entrega RAE (mês Março) Supervisão em dupla ou individual dos tema de estágio e sobre o projeto de intervenção ª Oficina: Articulação Intersetorial Supervisão em dupla ou individual DIA NÃO LETIVO Supervisão em dupla ou individual Entrega RAE (mês Abril) ª Oficina: Visita Domiciliar Supervisão em dupla ou individual Supervisão em dupla ou individual Supervisão coletiva Entrega RAE (mês Maio) Leitura de bibliografia indicada e presença de Leitura de bibliografia indicada e presença de Relatos de prática, discussão de textos 3ª Oficina: Trabalho de Grupo Leitura de bibliografia indicada e presença de Encontro com supervisores em sala com lanche Entrega do Projeto de Intervenção, fechamento e avaliação da disciplina. Apresentação oral do projeto de intervenção, confraternização com lanche coletivo. Entrega do Projeto de Intervenção + Declaração de carga horária + Avaliação do supervisor de campo

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PLANO DE ENSINO 1. Identificação Disciplina: Supervisão de Estágio Obrigatório I Código: DSS 7131 Turma: 06339 Fase: 6ª Semestre: 2017.2 Carga Horária: 72h semestrais/04h semanais Professoras: Dra. Andréa

Leia mais

2. Ementa. 3. Objetivos. Plano de Ensino. 1. Identificação

2. Ementa. 3. Objetivos. Plano de Ensino. 1. Identificação 1. Identificação Plano de Ensino Supervisão Acadêmica de Estágio Obrigatório III Código: DSS 7133 Turma: 08309A Fase: 8ª Semestre: 2017.2 Carga Horária: 72h semestrais/04h semanais Professora: Dra. Maria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I Carga Horária: 60h Créditos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Curso de Serviço Social

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Curso de Serviço Social 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Curso de Serviço Social DOCENTE: Profa. Dra. Janaina Bilate CARGA HORÁRIA: 60h NÚMERO

Leia mais

PLANO DE ENSINO Geral: Preparar as(os) estudante para o ingresso no estágio curricular obrigatório.

PLANO DE ENSINO Geral: Preparar as(os) estudante para o ingresso no estágio curricular obrigatório. PLANO DE ENSINO 1. Identificação Disciplina: Oficina de Preparação ao Estágio Código: DSS7105 Pré-requisito: DSS 7110 Turmas: 04309 Fase: 4ª Professor (a): Andréa Márcia Santiago Lohmeyer Fuchs Carga horária:

Leia mais

DISCIPLINA: SSO OFICINA DE TRABALHO COM INDIVÍDUOS CARGA HORÁRIA: 60 HS PROFESSORA: CAMILA VALADÃO 5º PERÍODO 2014/01

DISCIPLINA: SSO OFICINA DE TRABALHO COM INDIVÍDUOS CARGA HORÁRIA: 60 HS PROFESSORA: CAMILA VALADÃO 5º PERÍODO 2014/01 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL CAMPUS REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA TRINDADE CEP 88040-900 FLORIANÓPOLIS / SC TELEFONE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Verônica Martins

Leia mais

Unidade I Marco Regulatório da Profissão Serviço Social e desafios contemporâneos

Unidade I Marco Regulatório da Profissão Serviço Social e desafios contemporâneos Plano de Ensino 1. Identificação Disciplina: Serviço Social e Realidade Social II Código: DSS 7102 Turmas: 02309 (Matutino) Fase: 2ª. Semestre: 2017.2 Professora: Maria Teresa dos Santos (e-mail: maria.teresa.santos@ufsc.br)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Edineia Figueira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Andréa Monteiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO CURSO: SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: SERVIÇO SOCIAL DATA DE APROVAÇÃO (Art. n 91): PROFESSOR: Cleberson de Deus Silva e Adriana Ilha E-mail: cleberson1612@yahoo.com.br adrianailha@terra.com.br

Leia mais

COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL

COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari, S/N - Campus Universitário Bairro Goiabeiras - Vitória ES CEP: 29060-900 - TeleFax: (27) 3335 2596 E-mail:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT catálogo Disponível em Acesso em 15 de agosto de 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT catálogo Disponível em  Acesso em 15 de agosto de 2017. 1- IDENTIFICAÇÃO Disciplina: DSS 7104 - Oficina Serviço Social e Produção Textual Semestre: 2017.2 Turma: 02339 (noturno) Fase: 2 a. Carga Horária: 72h (4h/a semanais) Horário: 18h30-22h Sala: 006 CSE

Leia mais

FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE NUTRIÇÃO

FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE NUTRIÇÃO FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO /MG 2015 SOCIEDADE FRUTALENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA CNPJ: 06.054.269/0001-37 FACULDADE FRUTAL FAF ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE FRUTAL

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º . PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º PROFESSOR: Sônia Cristina da Silva Passos de Alarcão CH Semanal:

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO. Coordenadora de Estágio - Diurno: Prof.ª Ma. Marlene de Jesus Silva Santos.

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO. Coordenadora de Estágio - Diurno: Prof.ª Ma. Marlene de Jesus Silva Santos. Coordenadora de Estágio - Diurno: Prof.ª Ma. Marlene de Jesus Silva Santos e-mail: estagioss@unb.br e-mail: marlenedjss@unb.br Quarta-feira: 10h às 12h. 1 / 11 Prof.ª Dr.ª Karen Santana de Almeida Vieira

Leia mais

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estas Normas do Estágio Obrigatório alteram as Normas do Estágio Curricular (de 30 de março de 2010) e as Normas do Estágio Supervisionado em Serviço

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional

O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional VI Seminário Nacional de Capacitação das COFIs Brasília Julho/2011 ABEPSS Gestão 2011 2012 Estrutura da apresentação 1. Eixos norteadores

Leia mais

Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I. CED523 horas-aula)

Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I. CED523 horas-aula) Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I Professor: Maise Caroline Zucco Monitores/estagiári - os: Horário: sexta-feira: 08:20 (4 Local:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL 1. Identificação Plano de Ensino Disciplina: Serviço Social e Realidade Social I Código: DSS 7101 Fase: 1ª. Semestre: 2017.2 Carga horária: 72 h/a Turma 01339: Profa. Maria Teresa dos Santos (e-mail: maria.teresa.santos@ufsc.br)

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Supervisão de Estágio Básico em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

Leia mais

COORDENADOR DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

COORDENADOR DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PORTARIA nº 05/2014 - CCGSS/CCHLA/UFPB Estabelece diretrizes curriculares e pedagógicas transitórias referente ao processo de Revisão dos Componentes Curriculares do Projeto Político- Pedagógico do Curso

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá EDITAL N o 143/2016-PRH O REITOR E A DIRETORA DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, no uso de suas atribuições e considerando a Resolução n o 017/2015 COU, o Edital n o 128/2016-PRH,

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS PROGRAMA DE DISCIPLINA E DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS PROGRAMA DE DISCIPLINA E DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS PROGRAMA DE DISCIPLINA E DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - 2018 DISCIPLINA: Orientações para o Estágio Supervisionado de Língua Inglesa III 7º Semestre Turno

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS EDU 630 Tópicos em Educação Inclusiva

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS EDU 630 Tópicos em Educação Inclusiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró - reitoria de Graduação Escola de Ciências Sociais e Saúde

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró - reitoria de Graduação Escola de Ciências Sociais e Saúde 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró - reitoria de Graduação Escola de Ciências Sociais e Saúde Disciplina: Estágio Básico Supervisionado IV- Psicologia das Organizações e do Trabalho Curso:

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado( )subsequente( ) concomitante ( ) bacharelado( x )licenciatura( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes.

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL Disciplina: Teorias Sociais

Leia mais

Local Sala CFH Articular as categorias saberes docentes e saber escolar para refletir sobre a prática pedagógica no ensino de História.

Local Sala CFH Articular as categorias saberes docentes e saber escolar para refletir sobre a prática pedagógica no ensino de História. Disciplina: MEN 7005 Semestre: 2013/2 Turma: 05327 Nome da disciplina: Metodologia do Ensino de História Professor: Andréa Ferreira Delgado Monitores/estagiários: Vinicius Gomes Horário: 41830 2 618300

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Fabiola Xavier

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO DEP ANO/SEMESTRE: 2012/2 CURSO: PEDAGOGIA - SE FASE: 8ª DISCIPLINA: ESTÁGIO

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Química FORMA/GRAU:( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: (X) Presencial

Leia mais

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-7º per./2019

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-7º per./2019 Objetivo do Manhãs e tardes a combinar Escolas de Educação Infantil, Berçário Creche (CEI), EMEF Nilo Peçanha, Escola de Estadual de Ensino Fundamental 16h20m às 19h10m às 21h40 O tempo médio dedicado

Leia mais

Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo.

Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo. Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo. Autora: Profª Valdilene Viana 1 Eixo Temático: Novos Métodos Pedagógicos Sub eixo

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES SERVIÇO SOCIAL - GRADUAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES SERVIÇO SOCIAL - GRADUAÇÃO NORMATIZAÇÃO DE TCCS A elaboração do TCC é a culminância de um processo formativo em que se articulam vários componentes curriculares e pedagógicos no acompanhamento da produção progressiva do aluno na

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Instrumentos de Avaliação Psicológica III Código da Disciplina: 0832414-1

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 2017.1 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS EDU 425 DIDÁTICA CURSO DEPARTAMENTO ÁREA LICENCIATURA EM QUÍMICA EDUCAÇÃO PRÁTICA DE ENSINO CARGA HORÁRIA T 60 h P - E - PROFESSOR(A)

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, hospitalidade e Lazer CURSO: Tecnologia em Gestão de Turismo FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Página1 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II Código: 7126 Turma: 07309 Carga horária: 72h semestrais/ 4h semanais Semestre: 2017.2 Professora: Keli Regina Dal Prá E-mail: keli.regina@ufsc.br

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina professores e o ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código EDU-1095 Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número de créditos: 08

Leia mais

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional Unidade I: O processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS

Leia mais

PLANO DE ENSINO I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PLANO DE ENSINO 1. Campus: Uruguaiana I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 3. Componente Curricular:

Leia mais

Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício e a formação profissionais em Serviço Social

Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício e a formação profissionais em Serviço Social UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E ESTÁGIO Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura I. PERÍODO: 5º período

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura I. PERÍODO: 5º período . PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura I PERÍODO: 5º período PROFESSOR: Núbia Teodora Cunha Mateus CH Semanal: 02 CH Total: 30 CH

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED Habilitação: Orientação Educacional PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED Habilitação: Orientação Educacional PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED Habilitação: Orientação Educacional PLANO DE ENSINO DEPARTAMENT DEP ANO/SEMESTRE: 2013/2 O CURSO: PEDAGOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Fabiola Xavier

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE REFLEXÃO E ANÁLISE DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE REFLEXÃO E ANÁLISE DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular SEMINÁRIO DE REFLEXÃO E ANÁLISE DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

ESTÁGIO SOCIAL DIRETRIZES GERAIS. Capitulo 1 Apresentação

ESTÁGIO SOCIAL DIRETRIZES GERAIS. Capitulo 1 Apresentação 1 ESTÁGIO SOCIAL DIRETRIZES GERAIS Capitulo 1 Apresentação O Artº 20, Parágrafo Único, do Regimento do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa, da Universidade Federal do Pampa Campus

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina formação de professores alfabetizadores e ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número

Leia mais

PLANO DE ENSINO/2014

PLANO DE ENSINO/2014 PLANO DE ENSINO/2014 CURSO: Licenciatura: Física MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Teorias Educacionais e Curriculares CÓDIGO: NPED 03 FASE DO CURSO: 2ª SEMESTRE LETIVO: 2/2014 CARGA HORARIA SEMESTRAL/

Leia mais

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR. Campus do Mucuri

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR. Campus do Mucuri INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR Campus do Mucuri CATEGORIA FUNCIONAL: Professor Ensino Superior. CLASSE: Professor Classe A Assistente A

Leia mais

DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do

DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL Rosana Mirales 1 Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do final da década de 1980 e mais firmemente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Disciplina: Política Social Código: DSS 7121 Pré-requisito DSS 7120 Turma: 04309 Fase: 4ªfase Semestre 2017.2 Professores: Drª Dilceane Carraro Carga Horária: 4h/a semanais Ementa Determinações sócio-históricas

Leia mais

PLANO DE ENSINO MARCOS ROBERTO BUENOS DOS SANTOS MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO 21 ANOS

PLANO DE ENSINO MARCOS ROBERTO BUENOS DOS SANTOS MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO 21 ANOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM SERVIÇO SOCIAL PUBLICAÇÕES 2016

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM SERVIÇO SOCIAL PUBLICAÇÕES 2016 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM SERVIÇO SOCIAL PUBLICAÇÕES 2016 Ademir Alves da Silva 1. Livro Políticas Sociais: arenas

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Química FORMA/GRAU: ( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: (X) Presencial ( ) PROEJA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 36/2002, DE 13 DE JUNHO DE 2002

RESOLUÇÃO Nº 36/2002, DE 13 DE JUNHO DE 2002 RESOLUÇÃO Nº 36/2002, DE 13 DE JUNHO DE 2002 Altera o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia - Habilitação Formação do Psicólogo, na forma do Anexo. O REITOR DA UNIVERSIDADE REGIONAL

Leia mais

Estudo socioeconômico: um instrumento técnico-operativo

Estudo socioeconômico: um instrumento técnico-operativo Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC Comunicações em Eventos - HRAC 2013-08 Estudo socioeconômico: um instrumento

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 CRÉDITO: 3 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA III NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 CRÉDITO: 3 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA III NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 9 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 CRÉDITO: 3 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Trabalhos Simulados

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem CURSO BACHARELADO ( ) LICENCIATURA ( X ) Ano 2018 1º Semestre ( ) 2º Semestre ( X) Código

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina SUPERVISÃO DE ESTÁGIO ESPECÍFICO EM PSICOLOGIA ESCOLAR II Professor(es) e DRTs Carla Biancha Angelucci 112428-7

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes II JP0040 PROFESSOR: Ms. Patrícia Moura Pinho I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: MATEMÁTICA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Superior em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Apresentação A proposta ora apresentada para debate no âmbito do colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas Élidi Cristina Tinti SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros TINTI, ÉC. Referências bibliográficas. In: Capitalismo, trabalho e formação profissional: dilemas do trabalho

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: MATEMÁTICA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Superior em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

- Plano de Ensino - TX1_YAZBEK, Carmelita. Estado e políticas sociais. Praia Vermelha, Rio de janeiro, UFRJ, v. 18, n. 1, 2008.

- Plano de Ensino - TX1_YAZBEK, Carmelita. Estado e políticas sociais. Praia Vermelha, Rio de janeiro, UFRJ, v. 18, n. 1, 2008. 1. Disciplina: Serviço Social e Assistência Social Código: DSS 7123 Turma: 06309 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2017.2 Professora: Rúbia dos Santos Ronzoni e-mail rubia.santos@ufsc.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO/2013

PLANO DE ENSINO/2013 PLANO DE ENSINO/2013 CURSO: Licenciatura em Matemática MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Formação e da Atuação Docente CÓDIGO: NPED 05 FASE DO CURSO: 3ª SEMESTRE

Leia mais

Prof. José Junior. Unidade I SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO

Prof. José Junior. Unidade I SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO Prof. José Junior Unidade I SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO CO O exercício da profissão O exercício da profissão exige prévio registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) que tenha jurisdição

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE:

PLANO DE ENSINO SEMESTRE: PLANO DE ENSINO SEMESTRE: 2014.1 CÓDIGO DA DISCIPLINA: LLV7802 NOME DA DISCIPLINA: Leitura e Produção do Texto TURMAS: 01335 (Matutino) HORAS/AULA SEMANAL: 4h/a TOTAL DE HORAS/AULA: 60h/a PRÁTICA COMO

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO. Departamento. Carga horária ODT7106 Interação Comunitária VI

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO. Departamento. Carga horária ODT7106 Interação Comunitária VI UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre: 2011/2 Nome da disciplina Departamento Fase Carga horária ODT7106 Interação

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular ESTÁGIO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ESTÁGIO (L4425) 5. Área Científica

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Estrutura do Código de Processo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Nutrição em Saúde Pública CÓDIGO: NUT091 DEPARTAMENTO: Departamento de Nutrição

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Nutrição em Saúde Pública CÓDIGO: NUT091 DEPARTAMENTO: Departamento de Nutrição PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Nutrição em Saúde Pública CÓDIGO: NUT091 DEPARTAMENTO: Departamento de Nutrição CARGA HORÁRIA TEÓRICA CARGA HORÁRIA PRÁTICA CRÉDITOS 00 120

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2011 PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2011 Curso Ciências Contábeis

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2011 PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2011 Curso Ciências Contábeis Disciplina Perícia Contábil Curso Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares sslomaosoares@bol.com.br Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Teórica Prática Total

Leia mais

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período:

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Componente Curricular: EJA Educação de Jovens e Adultos Carga Horária: 50 horas Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: 2017.01

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 Documentos base: (A) Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade Código: SSO410004 Semestre: 2017.2 Créditos: 04 Carga Horária: 60hs Horário: 5ª feira 14-18 Professora:

Leia mais

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas VII- Laboratório TP TTP VII- Clinica do adulto. Série/Semestre:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-8º per./2017

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-8º per./2017 para o Objetivo do Manhãs e tardes a combinar Escolas de Educação Infantil, Berçário Creche (CEI), EMEF Nilo Peçanha, Escola de Estadual de Ensino Fundamental 16h20m às 19h10m às O tempo médio dedicado

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. Curso: Licenciatura Plena em História Disciplina: Estágio Supervisionado III: Prática docente II Coordenação:

PLANO DE DISCIPLINA. Curso: Licenciatura Plena em História Disciplina: Estágio Supervisionado III: Prática docente II Coordenação: PLANO DE DISCIPLINA Curso: Licenciatura Plena em História Disciplina: Estágio Supervisionado III: Prática docente II Coordenação: Carga horária: 120h/a Cleto SandysNascimento de Sousa Professor (a) Camila

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Ciências Biológicas

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Ciências Biológicas 0 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Ciências Biológicas BAURU 2015 1 PROCEDIMENTOS PARA O INÍCIO E TÉRMINO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO a seguir. Os procedimentos para o desenvolvimento do estágio

Leia mais

PLANO DE CURSO. Tópico 1- A constituição da ciência psicológica e suas bases epistemológicas:

PLANO DE CURSO. Tópico 1- A constituição da ciência psicológica e suas bases epistemológicas: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia Professor: Elisângela Lima Araújo Código: PSI00 Carga Horária:

Leia mais

FAMERV Faculdade de Medicina de Rio Verde Fazenda Fontes do Saber Campus Universitário Rio Verde - Goiás

FAMERV Faculdade de Medicina de Rio Verde Fazenda Fontes do Saber Campus Universitário Rio Verde - Goiás PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Medicina Integrada à Saúde da Comunidade III - MISCO III Código da Disciplina: MED222 Curso: Medicina Semestre de oferta da disciplina: 3 Faculdade responsável: Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SUPERVISÃO, ACOMPANHAMENTO E ACONSELHAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SUPERVISÃO, ACOMPANHAMENTO E ACONSELHAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular SUPERVISÃO, ACOMPANHAMENTO E ACONSELHAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Leia mais

Plano de Ensino

Plano de Ensino Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Psicologia Plano de Ensino 2017.1 Disciplina: Estágio Básico Supervisionado VI Psicologia da Saúde e Hospitalar Curso:

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Física FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

EDITAL Nº 001/2014 DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL Nº 001/2014 DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI A Coordenação do Curso de Serviço Social e a Direção da Faculdade de Ciências

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

MANUAL DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL Manual de Estágio em Serviço Social Página 1 Apresentação A educação profissional possui como característica fundamental atingir determinada finalidade no contexto social,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO GTI PROFESSOR (A) Aurenir Pereira de carvalho ANO/SEMESTRE 2018.1 Código Turma Disciplina Carga Horária Semanal Total 2017.1 LIBRAS 02 aulas 30 h Ementa -A Língua Brasileira

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2017.2 Turma: 3309/3339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais