Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aprendizado de Máquina (Machine Learning)"

Transcrição

1 Ciência da Computação Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Aula 06b Linguagem R Max Pereira

2 Linguagem R O R é ao mesmo tempo uma linguagem de programação e um ambiente para computação estatística, modelagem e visualização de dados. Criada na Universidade de Auckland, Nova Zelândia, originada da linguagem S, trata-se de uma linguagem especializada em computação com dados.

3 Primeiros Passos A execução do R faz tipicamente aparecer uma linha de comando com o prompt do R (> ). A linguagem é case-sensitive. Logo objeto OBJETO. Pode ser considerada uma linguagem de matriz. É orientada a objeto. Tudo poder armazenado como um objeto do R.

4 Primeiros Passos

5 Primeiros Passos

6 Primeiros Passos Para terminar a execução do R basta executar o seguinte comando, > q() Ao executar este comando irá aparecer uma mensagem. Se a resposta for Sim, o R guardará a informação contida na memória do computador para permitir sua futura utilização.

7 Primeiros Passos Para saber o diretório (pasta) atual do R basta executar o comando: > getwd() Para alterar este diretório esse o comando: > setwd()

8 Primeiros Passos Ajuda no R help.start() # ajuda em geral help.(sqrt) # ajuda sobre a função sqrt?sqrt # igual ao help(sqrt) apropos( sq ) # lista todas as funções com a string sq. example(sqrt) # mostra um exemplo da função sqrt.

9 Criando scripts Por exemplo: x = 10 y = 15 x + y Vamos salvar como soma.r source("soma.r") # executará o soma.r Por padrão o source não mostra na tela nem os comandos executados, nem seus resultados, mas todos os objetos foram criados.

10 Criando scripts Para verificar os objetos criados utilize o comando: > ls() Para visualizar todos os comandos e resultados use: > source( soma.r", echo=true, print.eval=true )

11 Pacotes R Quando você faz o download do R do CRAN (Comprehensive R Archive Network), você tem o sistema R básico. O sistema básico possui funcionalidades básicas. Uma das razões que fazem com que o R seja muito útil é a sua coleção de pacotes que estende a sua funcionalidade. Os pacotes R são desenvolvidos e publicados pela comunidade R.

12 Obtendo os Pacotes O principal local para obter os pacotes R é o CRAN. Para aplicações biológicas, muitos pacotes estão disponíveis no Bioconductor Project ( Para obter informações sobre os pacotes disponíveis no CRAN você pode utilizar a função: available.packages()

13 Obtendo os Pacotes

14 Obtendo Pacotes Há cerca de pacotes disponíveis no CRAN, sobre uma grande variedade de tópicos. Uma lista de alguns tópicos está disponível no link Task Views.

15 Obtendo Pacotes

16 Instalando os pacotes R Os pacotes podem ser instalados utilizando a função install.packages(). Essa função faz o download do pacote do CRAN e o instala no computador. install.packages( nome do pacote )

17 Carregando os Pacotes. A instalação do pacote não o deixa imediatamente disponível, você deve carregá-lo. A função library() é usada para carregar o pacote. library(nome do pacote)

18 O R tem vários objetos onde podemos armazenar diversos tipos de dados. No entanto, são os data frames que se revelam como os mais adequados para armazenar tabelas de dados. O R disponibiliza diversas tabelas de dados que podem ser usadas, por exemplo, para testes de análise exploratória de dados.

19 Para sabermos os dados que estão atualmente disponíveis, podemos usar o comando: > data() Se pretendermos usar algum dos conjuntos de dados podemos usar o mesmo comando. > data(iris) Assim, passa a estar disponível um objeto (tipicamente um data frame) com o nome iris, contendo o respectivo conjunto de dados.

20

21 Arquivos em formato texto Os arquivos de texto são uma das formas mais comuns de armazenar dados. Diversas aplicações permitem exportar dados armazenados para arquivos de textos em formatos particulares, como por exemplo, o formato CSV (Comma Separated Values). Esta é muitas vezes a forma mais simples de importar para o R os dados de uma aplicação qualquer.

22 Para ler um arquivo CSV a função read.csv() é a mais apropriada. Note que criamos um data frame chamado dados para receber as informações do arquivo csv. As funções nrow () e ncol() informam, respectivamente, o número de linhas e colunas do conjunto de dados.

23 Conjunto de dados para avaliar uma carteira de crédito para mapeamento de futuros empréstimos. Atributos: Tempo de emprego Ocupação Tempo de residência Status da residência Saldo devedor Pagou

24

25 Podemos ver unicamente os dados, ou parte deles, sem precisar listar todo o data frame.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35 Estatísticas descritivas (análise numérica): função summary()

36 Análise descritiva por subgrupos dos dados usando a função by()

37 Análise gráfica para explorar o comportamento e a relação entre as variáveis através de gráficos. Em um primeiro momento podemos analisar a distribuição de uma variável e a primeira abordagem é o uso de histogramas. Para a construção do histograma usamos a função hist().

38

39

40

41

42

43 Há uma variedade de funções gráficas disponíveis na Linguagem R, para análise de distribuição. Por exemplo, density() barplot() pie()

44

45

46

47 Depois de analisar a distribuição de variáveis individuais, podemos investigar a relação entre duas variáveis. As funções cov() e cor(), respectivamente nos fornecem a covariância e correlação entre variáveis.

48 Conjunto de dados que lista estimativas de percentuais de gordura, determinada pelo peso, densidade, idade e várias medidas de circunferências de partes do corpo, de 252 homens.

49 Note que o conjunto de dados (csv) foi carregado para um data frame com o nome dados. Abdomen, Densidade, Idade, Peso, Altura, Pescoço, Peito e Gordura são alguns atributos do conjunto de dados.

50 Gráfico de dispersão: são os gráficos mais utilizados para estudar a relação entre duas variáveis. A função genérica no R para gráficos de dispersão é a função plot(). > plot(x = dados$gordura, y = dados$abdomen)

51

52 Podemos usar uma função adicional que insere no gráfico de dispersão uma linha nãoparamétrica de tendência (smooth ou suavização). > scatter.smooth(dados$gordura, dados$abdomen, col = blue )

53

54 O R fornece funções para visualização da estrutura de correlação, formado por várias colunas, muito útil para criação de gráficos de dispersão de variáveis aos pares. > pairs(dados[,c("gordura","abdomen","idade","peso")])

55

56 O R tem algumas funções que permitem interações com os gráficos. Uma delas é a identificação de observações no gráfico - identify(). Ao executar a função, o R entra em modo interativo. Ao posicionar o mouse sobre uma observação no gráfico e clicar, o R identifica a observação.

Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Ciência da Computação Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Aula 06b Análise Exploratória de Dados Linguagem R Max Pereira Linguagem R O R é ao mesmo tempo uma linguagem de programação e um ambiente

Leia mais

Fundamentos do R. Prof. Cícero Quarto cicerocq.com

Fundamentos do R. Prof. Cícero Quarto cicerocq.com Fundamentos do R Prof. Cícero Quarto cicerocq.com Prof. Cícero Quarto www.cicerocq.com Os slides são construídos baseados em achados sobre o R (tutoriais da internet e outras fontes digitais e/ou impressas).

Leia mais

Introdução ao R. Anderson Castro Soares de Oliveira

Introdução ao R. Anderson Castro Soares de Oliveira Castro Soares de Oliveira O que é o R? R é uma linguagem e ambiente para computação estatística e gráficos, desenvolvido por Robert Gentleman e Ross Ihaka do Departamento de Estatística da Universidade

Leia mais

Importação e Exportação de dados

Importação e Exportação de dados Importação e Exportação de dados Cristiano de Carvalho Santos Departamento de Estatística, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Importação de dados Muitas vezes os dados que iremos utilizar já foram

Leia mais

Inclusão tecnológica aos discentes do Ensino Fundamental II através do Software R

Inclusão tecnológica aos discentes do Ensino Fundamental II através do Software R Inclusão tecnológica aos discentes do Ensino Fundamental II através do Software R Arthur Mortari Parreira¹ Clara Augusta M. Natalin² Marcella C. R. Simões² ¹Graduando em Zootecnia UNESP, Câmpus de Jaboticabal

Leia mais

Resumo para iniciar a trabalhar no R Lisbeth Cordani R instalar o R Rcmdr R Commander

Resumo para iniciar a trabalhar no R Lisbeth Cordani R instalar o R Rcmdr R Commander Resumo para iniciar a trabalhar no R Lisbeth Cordani 2012 R instalar o R 2.15.0 http://www.r-project.org/ Rcmdr R Commander No R trabalha-se diretamente com comandos para todas as ações, mas é possível

Leia mais

Linguagem R R-Gui e R-Commander

Linguagem R R-Gui e R-Commander Linguagem R R-Gui e R-Commander 1 INSTALAÇÃO DO PROGRAMA BÁSICO E PACOTES O sistema é formado por um programa básico (R-Gui) e muitos pacotes com procedimentos adicionais. Tudo é gratuito e com código

Leia mais

CIÊNCIA DE DADOS COM R EMENTA AULA 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM EM R

CIÊNCIA DE DADOS COM R EMENTA AULA 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM EM R CIÊNCIA DE DADOS COM R PROGRAMA DE CURSO Muito mais que uma ferramenta, o R é uma linguagem de programação poderosa voltada para a análise de dados. O IBPAD preparou um curso especial de programação em

Leia mais

R Commander Facilitando o aprendizado da Estatística. George Amarante Melo Jony Arrais Pinto Junior

R Commander Facilitando o aprendizado da Estatística. George Amarante Melo Jony Arrais Pinto Junior R Commander Facilitando o aprendizado da Estatística George Amarante Melo Jony Arrais Pinto Junior Sumário 1 Introdução 2 2 Instalação e abertura do R Commander 3 2.1 Instalação....................................

Leia mais

R é um linguagem (ambiente) de programação para computação estatística e gráfica. Baseada na linguagem S (S-Plus)

R é um linguagem (ambiente) de programação para computação estatística e gráfica. Baseada na linguagem S (S-Plus) Utilizando o R Introdução ao R R é um linguagem (ambiente) de programação para computação estatística e gráfica Baseada na linguagem S (S-Plus) O ambiente R é flexível Pode ser estendido através de pacotes

Leia mais

índice 2. Vetores e Tipos Primitivos PARTE 1- O Sistema R 1. Introdução ao Sistema R

índice 2. Vetores e Tipos Primitivos PARTE 1- O Sistema R 1. Introdução ao Sistema R índice Os Autores Prólogo XI XIII PARTE 1- O Sistema R 1. Introdução ao Sistema R 1.1. O que é o R? 1.2. Instalar o R 1.3. Edição de Comandos e Ambientes de Desenvolvimento 1.. Objetos, Funções e Packages

Leia mais

Prof. Ricardo L. R. de Souza

Prof. Ricardo L. R. de Souza Prof. Ricardo L. R. de Souza O uso de softwares e pacotes estatísticos para análise de dados é de grande importância. Dentre os softwares de domínio público, um que tem ganhado destaque é o Ambiente R.

Leia mais

1 Tabelas Dinâmicas para explorar dados multivariados no Excel Uma tabela dinâmica é uma ferramenta do Excel para criar tabelas e resumir dados.

1 Tabelas Dinâmicas para explorar dados multivariados no Excel Uma tabela dinâmica é uma ferramenta do Excel para criar tabelas e resumir dados. Estatística Aplicada Sumário 1 Tabelas Dinâmicas para explorar dados multivariados no Excel... 2 2 Estatísticas da base de dados com funções do Excel... 3 3 Gráficos no Excel... 5 3 Gráficos Dinâmicos

Leia mais

Tutorial da ferramenta de modelagem ASTAH (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto

Tutorial da ferramenta de modelagem ASTAH (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto Tutorial da ferramenta de modelagem ASTAH (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto Versão 1.0.0 1 ÍNDICE Sumário INTRODUÇÃO... 3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICA DA ASTAH... 3 COMO BAIXAR... 4 PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES...

Leia mais

Curso introdutório sobre o Software R

Curso introdutório sobre o Software R Curso introdutório sobre o Software R Adelmo Inácio Bertolde adelmoib@gmail.com Departamento de Estatística UFES Data:06/09/2014 Turnos: Manhã e tarde Número de Vagas: 20 EMENTA: Serão apresentadas as

Leia mais

Ferramenta: Spider-UCP. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.0.

Ferramenta: Spider-UCP. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.0. Ferramenta: Spider-UCP Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.0 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 30/08/2010 0.1 Elaboração do Documento. Sivaldinho Oliveira 30/08/2010

Leia mais

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo 2017 São Paulo Material Didático sobre Robocode Baixando e instalando o Robocode 1 Sobre o Robocode Robocode é uma plataforma open source. Jogo educativo iniciado por Mathew Nelson. As contribuições são

Leia mais

Gerando um programa executável a partir de um módulo Python

Gerando um programa executável a partir de um módulo Python Gerando um programa executável a partir de um módulo Python Wendel Melo (Departamento de Ciência da Computação UFRJ), Notas de aula de Computação II 15/03/2012 A linguagem de programação Python segue o

Leia mais

Importação e Exportação de dados

Importação e Exportação de dados Importação e Exportação de dados Cristiano de Carvalho Santos professor.pacotes.estatisticos@gmail.com Grupo Google: PacotesEstatisticos2016 Departamento de Estatística, Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais

BIBLIOMETRIA ANEXO I COMO EXPORTAR DADOS NAS BASES SCOPUS E EBSCOHOST

BIBLIOMETRIA ANEXO I COMO EXPORTAR DADOS NAS BASES SCOPUS E EBSCOHOST BIBLIOMETRIA ANEXO I COMO EXPORTAR DADOS NAS BASES SCOPUS E EBSCOHOST Os repositórios digitais também podem servir de ferramentas para análise bibliométrica (produtividade de autores, de periódicos, palavras-chave,

Leia mais

Essencial para todo pesquisador. Manual do Usuário

Essencial para todo pesquisador. Manual do Usuário Essencial para todo pesquisador Manual do Usuário Manual do Usuário Os livros, obras de referência, artigos de revistas, casos, amostras de conjuntos de dados e vídeos da SAGE Research Methods fornecem

Leia mais

Introdução ao. Susana Barbosa. Mestrado em Ciências Geofísicas

Introdução ao. Susana Barbosa. Mestrado em Ciências Geofísicas Introdução ao Susana Barbosa Mestrado em Ciências Geofísicas 2012-2013 O que é o R? O R é software livre (FOSS - Free Open Source Software) projecto GNU, distribuído sob licença GPL corre em diversas plataformas

Leia mais

Comandos de entrada. Laura Goulart. 16 de Fevereiro de 2016 UESB. Laura Goulart (UESB) Comandos de entrada 16 de Fevereiro de / 11

Comandos de entrada. Laura Goulart. 16 de Fevereiro de 2016 UESB. Laura Goulart (UESB) Comandos de entrada 16 de Fevereiro de / 11 Comandos de entrada Laura Goulart UESB 16 de Fevereiro de 2016 Laura Goulart (UESB) Comandos de entrada 16 de Fevereiro de 2016 1 / 11 Elaborando Programas Há duas formas de criarmos arquivos contendo

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos

1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos BIMESTRE/PROVA DISCIPLINA CURSO EXAME FINAL Linguagem de Programação II Informática MATRÍCULA NOME ANO/TURMA Crie um projeto em Java com as seguintes características: 1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos

Leia mais

Simulação de Caixa Automático

Simulação de Caixa Automático Programação Funcional UFOP DECOM 2014.1 Trabalho 1 Simulação de Caixa Automático Sumário Resumo Com esta atividade pretende-se explorar a construção de programas interativos usando ações de entrada e saída

Leia mais

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas O que é banco de dados? São conjuntos de registros dispostos

Leia mais

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente Página de 7 Consultar as informações de conta corrente do fornecedor. Os lançamentos da movimentação atual e os lançamentos futuros. O conta corrente permite visualizar as movimentações financeiras do

Leia mais

Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação

Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação Android, o primeiro passo é configurar o sistema para receber

Leia mais

O objetivo dessa apostila é apresentar os comandos básicos do software R, especialmente os voltados para a estimação de modelos econométricos.

O objetivo dessa apostila é apresentar os comandos básicos do software R, especialmente os voltados para a estimação de modelos econométricos. APOSTILA BÁSICA - SOFTWARE R Luiz Guilherme Scorzafave O objetivo dessa apostila é apresentar os comandos básicos do software R, especialmente os voltados para a estimação de modelos econométricos. 1.

Leia mais

Captura de Processos Programa Captura. Programa Captura Orientações

Captura de Processos Programa Captura. Programa Captura Orientações Programa Captura Orientações Elaborado por: Julio Cesar Cavalheiro PÁG. 1/13 Índice 1. Objetivo... 3 2. Instalação do Produto Captura Web... 3 3. Parametrização... 6 4. Andamentos Capturados... 9 5. Tela

Leia mais

OntoGen: Uma Ferramenta para Integração de Esquemas XML - Manual da Ferramenta

OntoGen: Uma Ferramenta para Integração de Esquemas XML - Manual da Ferramenta UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MÁRCIO ROBERTO DE MELLO OntoGen: Uma Ferramenta para Integração de Esquemas XML - Manual da Ferramenta

Leia mais

VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO. Ver /06/2017

VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO. Ver /06/2017 VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO Ver 2.0 23/06/2017 R. Rita de Carvalho Monteiro, 140 - Sorocaba - SP - CEP 18085-750 Fone (15) 3218-1326 Sumário Aspectos Gerais... 3 Funcionalidades... 3 Requerimentos

Leia mais

Copyright 2004/ VLC

Copyright 2004/ VLC Contador Manual do Usuário Versão 2.1 Atualizado em 09/08/2016 Copyright 2004/2016 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas,

Leia mais

Algoritmo e Programação Matemática

Algoritmo e Programação Matemática Algoritmo e Programação Matemática Fundamentos de Algoritmos Parte 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Dados A funcionalidade principal de um computador

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Ambientes de Programação Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Prompt de comando JDK IDE NetBeans Eclipse Jbuilder Visual Café Visual J++ NetBeans

Leia mais

Atividade prática orientada: delimitação de bacias hidrográficas usando o QGIS

Atividade prática orientada: delimitação de bacias hidrográficas usando o QGIS Relatório Técnico GPDEN No. 06. Atividade prática orientada: delimitação de bacias hidrográficas usando o QGIS Fernando Mainardi Fan www.ufrgs.br/gpden 1 1. Introdução Agora que já estudamos a teoria,

Leia mais

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans.

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans. 1 - Criando meu primeiro programa em Java Para criar um programa Java podemos utilizar um editor de textos (Bloco de Notas/Windows, Notepad ++ ou GEdit/Linux) e o console do sistema operacional, ou um

Leia mais

Estatísticas e Relatórios. Treinamento OTRS Help Desk

Estatísticas e Relatórios. Treinamento OTRS Help Desk Estatísticas e Relatórios Treinamento OTRS Help Desk Sumário Estatística... 3 Visão Geral... 3 Gerando Relatórios... 4 Criação de Relatórios... 5 Lista de Chamado... 7 Acumulação de Chamados...10 Tempo

Leia mais

Sobre o Visual C++ 2010

Sobre o Visual C++ 2010 O Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software, suportando diversas linguagens como C#, C++, C, Java, Visual Basic, etc. Nesta série de tutoriais vou focar apenas

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Computação II MAB EPT/EP1. Interface Gráfica - Tkinter. Brunno Goldstein.

Computação II MAB EPT/EP1. Interface Gráfica - Tkinter. Brunno Goldstein. Computação II MAB 225 - EPT/EP1 Interface Gráfica - Tkinter Brunno Goldstein bfgoldstein@cos.ufrj.br www.cos.ufrj.br/~bfgoldstein Ementa Programação Orientada a Objetos Tratamento de Exceções Módulos Manipulação

Leia mais

Introdução a Programação Web com PHP

Introdução a Programação Web com PHP AULA: Introdução a Programação Web com PHP Programação para Internet http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Breve histórico A primeira versão surgiu em meados de 1995, escrita por

Leia mais

Introdução ao MatLab Gráficos e manipulação de dados

Introdução ao MatLab Gráficos e manipulação de dados Análise de Sinais (500) Ficha Prática Laboratorial III Curso: Ciências Biomédicas Duração prevista: 2 horas Introdução ao MatLab Gráficos e manipulação de dados I. Introdução No decorrer deste laboratório

Leia mais

SimplesSMS - Manual do Usuário

SimplesSMS - Manual do Usuário 1 Entrando no Sistema Acesse o site: http://sistema.simplessms.com/ Conforme tela abaixo: Informe em usuário o seu telefone celular e em senha, a senha que você recebeu por sms. Caso você não se lembre

Leia mais

Aula ministrada no contexto da disciplina SER301 - Análise Espacial de Dados Geográficos do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto no INPE.

Aula ministrada no contexto da disciplina SER301 - Análise Espacial de Dados Geográficos do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto no INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI) São José dos Campos, SP 26/Set/2012. Aula ministrada no contexto da disciplina SER301 - Análise Espacial

Leia mais

Introdução ao Python. Programa Computacional

Introdução ao Python. Programa Computacional Programa Computacional É um algoritmo escrito em uma linguagem computacional (C, Fortran, Pascal, MATLAB, Python, etc.). É a tradução do algoritmo para uma linguagem que será interpretada pelo computador.

Leia mais

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a Linguagem C Prof. Me. Hélio Esperidião Características de um programa De forma geral a maioria dos programas são compostos por dados de entrada, processamento e dados de saída. Entrada de

Leia mais

Instalação do TextPad

Instalação do TextPad ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos PMR 2300 Computação para Automação 1 o Semestre 2005 Instalação do TextPad 1.Obtendo o arquivo

Leia mais

Introdução ao SciLab. SciLab O que é? Onde obter o programa:

Introdução ao SciLab. SciLab O que é? Onde obter o programa: Introdução ao SciLab SciLab O que é? SciLab é uma plataforma interativa para computação numérica composta de uma rica coleção de algoritmos numéricos e de uma linguagem de programação associada. CN04 2010

Leia mais

Ferramentas de Suporte

Ferramentas de Suporte Cálculo Numérico Módulo I Prof Reinaldo Haas Como estudar Métodos Numéricos? 2 Uso do método numérico Computador Programa Desenvolver Utilizar Verificar validade dos resultados obtidos 3 Programas para

Leia mais

Bases Computacionais da Ciência (BC-0005)

Bases Computacionais da Ciência (BC-0005) Bases Computacionais da Ciência (BC-0005) Base de Dados Jesús P. Mena-Chalco Jesus.mena@ufabc.edu.br Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) Universidade Federal do ABC Slides (UFABC) adaptados

Leia mais

Laboratório 01 NetBeans

Laboratório 01 NetBeans Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GGI030 Programação Orientada a Objetos 2o. Semestre de 2017 Prof. Renato Pimentel Atividade individual. Laboratório 01 NetBeans 1 Introdução Os

Leia mais

Exercícios de programação

Exercícios de programação Exercícios de programação Estes exercícios serão propostos durante as aulas sobre o Mathematica. Caso você use outra linguagem para os exercícios e problemas do curso de estatística, resolva estes problemas,

Leia mais

Exercícios: Arquivos

Exercícios: Arquivos Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Arquivos 1. Codifique, compile e execute um programa que: (a) crie/abra

Leia mais

Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Ciência da Computação (Machine Learning) Aula 01 Motivação, áreas de aplicação e fundamentos Max Pereira Nem todo conhecimento tem o mesmo valor. O que torna determinado conhecimento mais importante que

Leia mais

Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini

Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini Apresentação do Professor Professor: José Carlos Perini E-mail: jose.perini@metrocamp.edu.br Blog: http://profperini.com Formação

Leia mais

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO ÍNDICE 1. PREPARAUpdateGP... 2 1.1. Instalação do PREPARAUpdateGP... 2 1.2. Execução o PREPARAUpdateGP... 4 1.3. Utilizando o PREPARAUpdateGP... 5 1.4. Nova Versão... 8 1.4.1. Área Informativa de Autenticação...

Leia mais

RAD1509 Estatística Aplicada à Administração II Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro R e RStudio

RAD1509 Estatística Aplicada à Administração II Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro R e RStudio UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO RAD1509 Estatística Aplicada à Administração II Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro R e

Leia mais

Análise de dados usando R - BE180

Análise de dados usando R - BE180 Análise de dados usando R - BE180 Mathias M Pires Uso do ambiente R para análise de dados Noções básicas O uso de métodos de programação proporciona uma série de facilidades para a análise de dados. Um

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Elaine Chen, Gerente de Produto. Como usar o R e o Tableau

Elaine Chen, Gerente de Produto. Como usar o R e o Tableau Elaine Chen, Gerente de Produto Como usar o R e o Tableau 2 Conteúdo O que é o R?...3 Quais são os benefícios do uso do R?...3 Como é a integração do Tableau com o R?...4 A quem se destina esse recurso?...5

Leia mais

DESCONTOS DE ATÉ 50%

DESCONTOS DE ATÉ 50% Quer participar das promoções do Ponto dos Concursos e ganhar descontos imperdíveis em tempo real durante este evento? DESCONTOS DE ATÉ 50% Neste exato momento o professor Marco Antonio Macarrão (32 98475-5021)

Leia mais

Programas Interativos

Programas Interativos Programação Funcional DECOM UFOP 2012-1 Aula prática Capítulo 8 Prof. José Romildo Malaquias Programas Interativos Resumo Nesta aula pretende-se explorar construção de programas interativos usando ações

Leia mais

Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo

Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo Organização de programas em Python Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br Vamos programar em Python! Mas... } Como um programa é organizado? } Quais são os tipos de dados disponíveis? } Como variáveis podem

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

Aula 02 - Introdução ao Scilab (p1)

Aula 02 - Introdução ao Scilab (p1) BCC701- Programação de Computadores I Aula 02 - Introdução ao Scilab (p1) Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM http://www.decom.ufop.br/bcc701 BCC701-2019-01 DECOM

Leia mais

Módulo Agenda 1 Permissões para a visualização de Agendas.

Módulo Agenda 1 Permissões para a visualização de Agendas. Módulo Agenda Neste tutorial, irei mostrar todos os passos possíveis diante do Módulo Agenda. E para isso, dividimos em 3 tópicos este assunto para que tenha melhor entendimento. Então, iremos começar

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS USANDO COLLECTION VECTOR Como já fora explicado em outros textox, qualquer aplicação orientada a objeto possui, geralmente, um programa principal, através do qual efetua-se a chamada aos demais programas

Leia mais

Arthur Filipe Gracielle Higino. Introdução ao uso do R para simples mortais

Arthur Filipe Gracielle Higino. Introdução ao uso do R para simples mortais Arthur Filipe Gracielle Higino Introdução ao uso do R para simples mortais SUMÁRIO INTRODUÇÃO 2 A HISTÓRIA DO R 2 BAIXANDO O R 3 ALGUMAS APLICAÇÕES DO R 3 1. O INÍCIO DE TUDO 3 2. O R COMO CALCULADORA

Leia mais

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO COLLABORATE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blackboard Collaborate Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é o Blackboard Collaborate? 2. Como acessar ao Blackboard

Leia mais

Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. O Moodle... 3 1.2. Objetivo da integração... 3 1.3. Recursos da integração... 3 2. plugins de integração no Moodle...

Leia mais

LABORATÓRIO 1. SER Introdução ao Geoprocessamento. Modelagem da Base de Dados. Hugo do Nascimento Bendini

LABORATÓRIO 1. SER Introdução ao Geoprocessamento. Modelagem da Base de Dados. Hugo do Nascimento Bendini SER-300 - Introdução ao Geoprocessamento LABORATÓRIO 1 Modelagem da Base de Dados Hugo do Nascimento Bendini Junho/2014 Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília.

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

MINI-CURSO PROGRAMAÇÃO COM JAVA - 2

MINI-CURSO PROGRAMAÇÃO COM JAVA - 2 Relembrando... MINI-CURSO PROGRAMAÇÃO COM JAVA - 2 Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com Aula passada vimos alguns conceitos importantes como Classes, métodos, etc... Também criamos nossos dois primeiros

Leia mais

Física Geral - Laboratório. Organização e descrição de dados

Física Geral - Laboratório. Organização e descrição de dados Física Geral - Laboratório Organização e descrição de dados 1 Física Geral - Laboratório A nota de laboratório de Física Geral será composta dos resultados das provas e atividades de laboratório: Média

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

Estrutura de Dados. Introduc a o e Alocac a o de Memo ria. Vilson Heck Junior. Instituto Federal de Santa Catarina

Estrutura de Dados. Introduc a o e Alocac a o de Memo ria. Vilson Heck Junior. Instituto Federal de Santa Catarina Estrutura de Dados Introduc a o e Alocac a o de Memo ria Vilson Heck Junior Instituto Federal de Santa Catarina 2015 Sumário 1 Sumário 2 Introdução 3 Dados Compostos Heterogêneos O Problema A Solução Objetos

Leia mais

MÉTODOS EXPERIMENTAIS E TÉCNICAS DE MEDIDAS. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

MÉTODOS EXPERIMENTAIS E TÉCNICAS DE MEDIDAS. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano MÉTODOS EXPERIMENTAIS E TÉCNICAS DE MEDIDAS Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 1 Fundamentos de Estatística e o software R INTRODUÇÃO AO R Mestrado em Eng. Mecânica 3/49 Introdução

Leia mais

Análise matricial de estruturas usando Matlab

Análise matricial de estruturas usando Matlab Análise matricial de estruturas usando Matlab Carregando o MATLAB O Matlab pode ser utilizado em qualquer maquina da Escola Politécnica, todos os computadores da pró-aluno o tem instalado. No Gerenciador

Leia mais

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto Programação I A Linguagem C Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br 2 Origem A linguagem C foi desenvolvida em 1972, nos Laboratórios Bell, por Dennis Ritchie. Implementada

Leia mais

Aula 11 Introdução ao Java Script

Aula 11 Introdução ao Java Script Aula 11 Introdução ao Java Script Java Script é uma linguagem que permite trabalhar com a Lógica em páginas escritas em HTML (HiperText Mark-up Language). As páginas HTML podem ser escritas utilizando-se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Os Assistentes... 3! Assistente de Autoconteúdo... 3! Escolhendo uma apresentação em branco... 3! Abrir uma apresentação existente... 4 Salvando Apresentações... 4 A Janela do PowerPoint... 5 1

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0

Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0 Novidades Plataforma de suporte remoto do SAP Business One Versão do documento: 1.0 08.10.2012 PÚBLICO Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0 Todos os países Convenções tipográficas Estilo de letra

Leia mais

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS USANDO O R

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS USANDO O R XVII CBPr ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS USANDO O R Ítalo Mourthé Informação importante Este NÃO é um curso de análise estatística!!! Objetivo: introduzir a linguagem R e demonstrar algumas das potencialidades

Leia mais

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos Linguagem Técnica I Prof. Jonatas Bastos Email: jonatasfbastos@gmail.com 1 Objetivo da Disciplina p Entender os conceitos da programação orientada a objetos; p Aplicar conceitos básicos relativos a objetos

Leia mais

CESNA TECHNOLOGY GERENCIADOR FCM. Manual do software Gerenciador Fcm. Versão 1.0

CESNA TECHNOLOGY GERENCIADOR FCM. Manual do software Gerenciador Fcm. Versão 1.0 CESNA TECHNOLOGY GERENCIADOR FCM Manual do software Gerenciador Fcm Versão 1.0 Rua Irati, 131 - Santa Quitéria Curitiba/PR - CEP: 80310-150 TELEFONE/FAX: (41) 3013 6670 (41) 3013 6681 www.cesna.com.br

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR

MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR MANUAL DE INSTALAÇÃO DOIS FIREBIRD NO MESMO COMPUTADOR Muitas vezes é necessário conviver com duas versões do Firebird no mesmo computador. E mesmo sabendo que a engine do Firebird 2.1 ou 2.5 pode se comportar

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

Introdução a orientação a objetos

Introdução a orientação a objetos 2 Introdução a orientação a objetos Introdução 2 Linguagens procedimentais 2 Um pouco de história 2 Idéias básicas da POO 2 Classe, atributo e método 2 Herança 3 Polimorfismo 3 Vantagens e desvantagens

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita)

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) Manual do Usuário Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) - Lançamento de receitas, despesas, gastos, depósitos. - Controla um ou mais caixas, para pessoas ou empresas que necessitem separar saldos,

Leia mais

O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source.

O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source. Introdução ao JasperReports O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source. Para efetuar o seu download acesse

Leia mais

Introdução ao R Commander. Marcelo Lauretto

Introdução ao R Commander. Marcelo Lauretto Introdução ao R Commander Marcelo Lauretto R Commander Interface gráfica para análises estatísticas básicas Comandos R são gerados e executados via menus Pacote Rcmdr Instalação: dentro do ambiente R:

Leia mais

Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso

Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Material de Suporte Convenções

Leia mais

O Proteo permite que programas PLC e CNC acessem dados armazenados em tabelas, para apenas leitura.

O Proteo permite que programas PLC e CNC acessem dados armazenados em tabelas, para apenas leitura. Tabelas de Usuário O Proteo permite que programas PLC e CNC acessem dados armazenados em tabelas, para apenas leitura. As tabelas devem estar salvas no diretório DATA\TABLES, e podem ser de 2 tipos: Formato

Leia mais