Programa de Consolidação em Aprendizagem. - Licitações Sustentáveis - Discussão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Consolidação em Aprendizagem. - Licitações Sustentáveis - Discussão"

Transcrição

1 Programa de Consolidação em Aprendizagem - Licitações Sustentáveis - Discussão

2 Conceito de sustentabilidade, suas dimensões e diretrizes

3 O conceito de sustentabilidade (desenvolvimento sustentável) O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais (ONU, 1987). (Relatório de Brundtland, Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU)

4 Dimensões da sustentabilidade

5 Diretrizes da sustentabilidade (Decreto nº 7.746/2012) Art. 4 o São diretrizes de sustentabilidade, entre outras: I menor impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água; II preferência para materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local; III maior eficiência na utilização de recursos naturais como água e energia; IV maior geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local; V maior vida útil e menor custo de manutenção do bem e da obra; VI uso de inovações que reduzam a pressão sobre recursos naturais; e VII origem ambientalmente regular dos recursos naturais utilizados nos bens, serviços e obras.

6 A busca da sustentabilidade como política pública

7 Sustentabilidade X Política Pública A busca pelo desenvolvimento sustentável, nas últimas décadas, passou a fazer parte da agenda de políticas públicas do Estado. Trata-se da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), definida como um programa que visa promover a responsabilidade socioambiental e inserir critérios de sustentabilidade nas atividades da administração pública. O principal aliado na execução dessa política é o poder de compra, definido por Stroppa (2009, p. 16) como a prerrogativa que tem o consumidor de definir suas exigências e necessidades, tornandose um indutor de qualidade, produtividade e inovação tecnológica. Ademais, ainda segundo aquele autor, sendo o Estado um grande comprador, ele poderia usar deste poder para fomentar o desenvolvimento socioambiental.

8 Sustentabilidade X Política Pública Nesta visão, o objetivo das compras públicas transcende o mero suprimento célere, econômico e com qualidade. Passa a ser instrumento de política pública, de modo que o uso adequado dos recursos pode significar, direta ou indiretamente, maior ganho social e ambiental, quer seja devido à possibilidade de geração de novos empregos, ao uso racional dos recursos naturais ou à melhoria da qualidade de vida da população (MACHADO, 2002, p. 67).

9 Sustentabilidade X Política Pública No que concerne aos marcos legais que consubstanciam a aludida política pública, valendo-se das licitações como artifício de fomento à sustentabilidade, traz-se à baila o inciso XII do art. 6º da Lei nº /2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança no Clima, e dá outras providências: Art. 6º São instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima: [...] XII - as medidas existentes, ou a serem criadas, que estimulem o desenvolvimento de processos e tecnologias, que contribuam para a redução de emissões e remoções de gases de efeito estufa, bem como para a adaptação, dentre as quais o estabelecimento de critérios de preferência nas licitações e concorrências públicas, compreendidas aí as parcerias público-privadas e a autorização, permissão, outorga e concessão para exploração de serviços públicos e recursos naturais, para as propostas que propiciem maior economia de energia, água e outros recursos naturais e redução da emissão de gases de efeito estufa e de resíduos;

10 Conceito de licitação sustentável

11 Licitação sustentável = ( contratação pública sustentável ) Contratação Pública Sustentável é o processo por meio do qual as organizações [públicas] satisfazem às suas necessidades por produtos e serviços de forma que se atinja o valor do dinheiro em termos de geração de benefícios não apenas para a organização licitante, mas também, para a sociedade e a economia, ao mesmo tempo em que se minimizam osdanos ao meio ambiente (DEFRA, 2006, p.10).

12 Previsão legal para se buscar a sustentabilidade mediante licitações

13 Lei nº 8.666/93, Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional daisonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos quelhes são correlatos.

14 Ações de sustentabilidade promovidas mediante as licitações sustentáveis, com relação às dimensões da sustentabilidade

15 DIMENSÃO AÇÃO EFEITO TEMA 3: Social Margem de preferência para Desenvolvimento e inovação produtos manufaturados e para tecnológica no País; serviços nacionais que atendam Zelo a direitos trabalhistas; normas técnicas brasileiras; Geração de emprego e de Proibição de trabalho escravo; renda. Econômica Preferência a ME e EPP; Maior arrecadação de Etc. tributos; Geração de emprego e de renda; Ambiental Inserção de critérios ambientais nas especificações; Ações de tratamento de resíduos; Logística reversa; Etc. Menor dano ao ecossistema.

16 Óbices na implantação do paradigma das contratações sustentáveis

17 1) Aspectos Informativos Trata-se do desconhecimento que impacta na dificuldade de os especificadores e os compradores públicos definirem o que são produtos ou serviços sustentáveis. Para Erdmenger (2003), se, por um lado, há uma ampla aceitação acerca da inserção de critérios de sustentabilidade nas compras públicas, por outro há dúvidas contundentes sobre como instruir o processo licitatório nesse sentido. As resoluções e orientações correlatas que trazem normas de sustentabilidade são, usualmente, bastante fragmentadas e com informações difusas. Em contrapartida, os planos de logística sustentável recentemente elaborados, ou demais cartilhas ou documentos do gênero podem ser de grande auxílio para mitigar este óbice. O que se necessita é de uma ferramenta prática capaz de resgatar e inserir critérios de sustentabilidade no objeto ou no termo de referência. Uma vez mais, a tecnologia da informação e da comunicação (TIC) surge como aliada dessa tarefa, ao possibilitar a gestão célere e objetiva de uma base de dados de editais sustentáveis, ou de informações de sustentabilidade associadas aos itens de material ou de serviço, em seus respectivos catálogos.

18 2) Aspectos legais e principiológicos Refere-se à legalidade da inclusão de aspectos ambientais, sociais e econômicos nas compras públicas, de forma que não se contraponham, arbitrariamente, à ampla competitividade do certame. A busca pelo desenvolvimento nacional sustentado deve harmonizar-se com o arcabouço principiológico que rege as licitações, do qual citam-se a vinculação ao instrumento convocatório, legalidade, julgamento objetivo, isonomia, impessoalidade e a própria ampla competitividade.

19 3) Aspectos organizacionais Cultura; Apoio político da cúpula do órgão; Centralização ou descentralização das compras.

20 4) Aspectos financeiros e de disponibilidade de mercado Compra sustentável X orçamento disponível (crise econômica)

21 Necessidade de se implementar o paradigma da sustentabilidade O custo da sustentabilidade, no mercado, permanece elevado Produtos sustentáveis são mais onerosos Mercado de produtos sustentáveis permanece moderadamente desenvolvido O custo da sustentabilidade, em curto prazo, é incompatível com o orçamento público Necessidade de se fomentar o mercado específico, para minimizar custos

DIREITO AMBIENTAL. Princípios do direito ambiental. Princípio da Ubiquidade. Professora Eliana Khader

DIREITO AMBIENTAL. Princípios do direito ambiental. Princípio da Ubiquidade. Professora Eliana Khader DIREITO AMBIENTAL Princípios do direito ambiental Professora Eliana Khader Objetivos desta aula Entender o conceito do princípio da ubiquidade Analisar textos legislativos e documentos internacionais que

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Mudança do Clima- Lei nº 12.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Mudança do Clima- Lei nº 12. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Política Nacional de Mudança do Clima- Lei nº 12.187 de 2009- Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 1o Esta Lei institui a Política

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. (Lei nº de 2009)- Parte 4. A sustentabilidade na Política Nacional de Mudança do Clima

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. (Lei nº de 2009)- Parte 4. A sustentabilidade na Política Nacional de Mudança do Clima DIREITO AMBIENTAL Sustentabilidade A sustentabilidade na Política Nacional de Mudança do Clima (Lei - Parte 4 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 6o São instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima:

Leia mais

O GESTOR E AS COMPRAS PÚBLICAS PELA SUSTENTABILIDADE. Conceitos e arcabouço jurídico das compras públicas sustentáveis

O GESTOR E AS COMPRAS PÚBLICAS PELA SUSTENTABILIDADE. Conceitos e arcabouço jurídico das compras públicas sustentáveis O GESTOR E AS COMPRAS PÚBLICAS PELA SUSTENTABILIDADE Conceitos e arcabouço jurídico das compras públicas sustentáveis Cenário Século passado com 1,5 bilhões de pessoas atividade agrícola, voltada basicamente

Leia mais

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Apresentação na ABINEE TEC 2011, São Paulo, 31 de março de 2011 ABDI ABDI A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi instituída

Leia mais

SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Facebook fanpage: @professormateussilveira Twitter: @profmateuscf Instagram: @professor_mateus_silveira Canal no You Tube: Professor

Leia mais

Sustentabilidade e Direitos Humanos

Sustentabilidade e Direitos Humanos Sustentabilidade e Direitos Humanos Art. 3º, Lei nº 8.66693 e Decreto nº 7.74612 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade e Direitos Humanos LEI Nº 8.666/93 ART. 3º E O

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações Públicas Conceitos Introdutórios & Princípios da Licitação 1) Previsão

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais - Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº de 2010 Parte 3

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais - Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº de 2010 Parte 3 DIREITO AMBIENTAL Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais - Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº 12.305 de 2010 Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita Art.3º, VIII - disposição final ambientalmente

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitação Princípios Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÃO PRINCÍPIOS Princípios Orientadores das Licitações O Art. 3º da Lei

Leia mais

MPU. Adendo. ANALISTA PROCESSUAL Conhecimentos Básicos e Específicos MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. Franklin Andrejanini. Direito Administrativo

MPU. Adendo. ANALISTA PROCESSUAL Conhecimentos Básicos e Específicos MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. Franklin Andrejanini. Direito Administrativo Franklin Andrejanini Adendo MPU MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Direito Administrativo ANALISTA PROCESSUAL Conhecimentos Básicos e Específicos Nível Superior 2010 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais

Leia mais

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ * Drª Helena Zoia As agências de propaganda, devido à determinação da Lei nº 13.146/15, que criou o Estatuto das Pessoas Deficientes, e contém determinações que alteram a Lei das Licitações (Lei n.º 8.666/93),

Leia mais

XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS Tribunal de Contas de Mato Grosso TCE/MT Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP) Planejamento de obras e sustentabilidade

Leia mais

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os MEDIDA PROVISÓRIA No- 495, DE 19 DE JULHO DE 2010 Altera as Leis nos 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e 10.973, de 2 de dezembro de 2004, e revoga o 1o do art. 2o da Lei

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICASP Campus São Paulo PERCEPÇÃO NEGATIVA DA SOCIEDADE Pirâmide de Kelsen Ordenamento Jurídico Fundamento Legal Contratações Públicas Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica:

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2402 Prefeitura Municipal de publica: Pedido de Impugnação edital do Pregão Presencial N 13/2018. Impugnante: (Templus Corporação Ltda Epp). Manifestação a Impugnação -

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País.

Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País. MEDIDA PROVISÓRIA N 495, DE 19 DE JULHO DE 2010 Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País. Altera as

Leia mais

FERREIRA CHAPECÓ ESTADO DE SANTA CATARINA CONVÊNIO Nº 2018TR COTAÇÃO DE PREÇOS Nº 02/2018

FERREIRA CHAPECÓ ESTADO DE SANTA CATARINA CONVÊNIO Nº 2018TR COTAÇÃO DE PREÇOS Nº 02/2018 ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR LENOIR VARGAS FERREIRA CHAPECÓ ESTADO DE SANTA CATARINA CONVÊNIO Nº 2018TR000811 COTAÇÃO DE PREÇOS Nº 02/2018 PHILIPS MEDICAL SYSTEMS LTDA., empresa

Leia mais

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS CAPA ARIAL BLACK 23 COR CLARA NO FUNDO Facilita a leitura e não aparece na impressão em preto e branco USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS Contexto Comprasnet TAHOMA NEGRITO 40 Cristiano Rocha Heckert

Leia mais

SUSTENTABILIDADE. Aula I PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

SUSTENTABILIDADE. Aula I PROFESSOR MATEUS SILVEIRA SUSTENTABILIDADE Aula I PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Facebook fanpage: @professormateussilveira Twitter: @profmateuscf Instagram: @professor_mateus_silveira Canal no You Tube: Professor

Leia mais

Dispensa de Licitação 013/16

Dispensa de Licitação 013/16 COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Rua Marquês do Herval, 150, 7º andar Santo Antônio Recife-PE Dispensa de Licitação 013/16 PROCESSO N 19/2016 OBJETIVO: Aquisição de cartuchos de toner s para impressora

Leia mais

RELATÓRIO DE JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

RELATÓRIO DE JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO 1 RELATÓRIO DE JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO N.º 4101-3320/ /2014 1 2 JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO REFERENTE AO CERTAME LICITATÓRIO, MODALIDADE CONCORRÊNCIA, DE Nº º. -02/2014,

Leia mais

Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB

Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB Ao Exmo. Sr. Zenaldo Coutinho DD. Prefeito de Belém do Pará - PA Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB A empresa KOWAL ENGENHARIA AMBIENTAL ME, inscrita no CNPJ 27.409.076/0001-21,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica:

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Prefeitura Municipal de Mutuípe 1 Segunda-feira Ano Nº 2092 Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Extrato de Resultado de Licitação Pregão Presencial - Nº. 062-2017 - Objeto: Contratação de Pessoa Jurídica

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA Maikon Jhonata Eugenio RESUMO :De forma objetiva o presente Resumo busca demonstrar de forma eficiente e objetiva os princípios basilares das licitações,

Leia mais

A evolução das contratações públicas: a sustentabilidade. Ana Maria Vieira dos Santos Neto Diretora do Departamento de Logística

A evolução das contratações públicas: a sustentabilidade. Ana Maria Vieira dos Santos Neto Diretora do Departamento de Logística A evolução das contratações públicas: a sustentabilidade Ana Maria Vieira dos Santos Neto Diretora do Departamento de Logística Definição de CPS o processo mediante o qual as organizações satisfazem suas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação O art. 37, XXI da CF prevê o preceito mais genérico existente em nosso ordenamento

Leia mais

IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA

IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA COBRA TECNOLOGIA S.A Sr. Pregoeiro e demais membros da Comissão de Licitação. Referência: PREGÃO ELETRÔNICO- 20-2016-03-04 OBJETO: Registro de preços para aquisição de gaveteiros, armários, e mesas de

Leia mais

Nº da aula 12 SUSTENTABILIDADE NO PODER JUDICIÁRIO:

Nº da aula 12 SUSTENTABILIDADE NO PODER JUDICIÁRIO: Página1 Curso/Disciplina: Sustentabilidade Aula: Sustentabilidade no poder judiciário Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Loyola Nº da aula 12 SUSTENTABILIDADE NO PODER JUDICIÁRIO: Resolução

Leia mais

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I 2 Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I 3 Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

Leia mais

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS. São Paulo, 19 de outubro de 2017

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS. São Paulo, 19 de outubro de 2017 PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS São Paulo, 19 de outubro de 2017 LINHA DO TEMPO 2011 1992 2002 2012 2015 2003 LINHA DO TEMPO 1992 2002 2003 Consumo Sustentável é o uso de bens e serviços que atenda às

Leia mais

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO: 01.100.208/2016 MODALIDADE: CONVITE Nº 01.100.208/2016 OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviço de coquetel para a Câmara Municipal, pelo período

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006

ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006 1 ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006 Davi Walter Musskopff 1 A eficiência na gestão dos recursos públicos sempre tem sido questão de ampla preocupação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.349, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010. Conversão da Medida Provisória nº 495, de 2010 Altera as Leis n os 8.666, de 21 de junho

Leia mais

Sustentabilidade Prof. Mateus Silveira

Sustentabilidade Prof. Mateus Silveira Técnico Judiciário Área Administrativa Sustentabilidade Prof. Mateus Silveira Sustentabilidade Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Edital SUSTENTABILIDADE: 1 Resolução TSE nº 23.474/2016.

Leia mais

Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011 Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 ATOS PODER EXECUTIVO DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011 Estabelece a aplicação de margem de preferência nas licitações

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO DECRETO Nº 7.746, DE 5 DE JUNHO DE 2012 CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO DECRETO Nº 7.746, DE 5 DE JUNHO DE 2012 CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS DECRETO Nº 7.746, DE 5 DE JUNHO DE 2012 CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS DECRETO Nº 7.746, DE 5 DE JUNHO DE 2012 Regulamenta o artigo 3º da Lei nº 8.666 de 1993. Estabelece critérios, práticas e diretrizes

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica:

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa 1 Sexta-feira Ano IX Nº 1647 Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Portaria SEMED Nº 002/2017 - Regulamenta os Critérios para a Distribuição da Carga

Leia mais

Regulamenta os critérios e práticas do desenvolvimento sustentável das licitações nas contratações realizadas pela Administração Pública Federal.

Regulamenta os critérios e práticas do desenvolvimento sustentável das licitações nas contratações realizadas pela Administração Pública Federal. DECRETO N 7.746, DE 5 DE JUNHO DE 2012. Regulamenta os critérios e práticas do desenvolvimento sustentável das licitações nas contratações realizadas pela Administração Pública Federal. A PRESIDENTA DA

Leia mais

Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 Edição N Caderno I

Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 Edição N Caderno I Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 Edição N 1.213 Caderno I Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 Edição N 1.213 Caderno I 2 Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 Edição N 1.213 Caderno I 3 Segunda-feira,

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS.

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS. COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS. REFÊRENCIA: Processo nº 352/2017 Pregão SRP 033/2017 OBJETO: Registro de Preços para

Leia mais

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça)

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Sustentabilidade Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL IMPUGNAÇÃO Ao CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Ilmo. Sra. Martha Helena Pimentel Zappala Borges Presidente da CPL compras@crmdf.org.br Ref.: PREGÃO ELETRÔNICO 004/2016 Processo

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 261/2017, de 19/09/2017 Deliberação nº 075/2017, de 05/10/2017 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Referências...

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG PREGÃO ELETRÔNICO Nº 25/2017 ABERTURA: 20 de Novembro de 2017 às 09:40 OBJETO: AQUISIÇÃO DE 2 (DOIS)

Leia mais

À Comissão de Licitação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Campos Belos - GO

À Comissão de Licitação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Campos Belos - GO Goiânia, 13 de novembro de 2018. À Comissão de Licitação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Campos Belos - GO Dados CONCORRÊNCIA Nº 01/2018 Processo Licitatório (Processo

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

PEÇA RECURSAL REFERENTE AO PREGÃO 024/2018.

PEÇA RECURSAL REFERENTE AO PREGÃO 024/2018. Rua 438, 401, Sl 01 Morretes Itapema/SC licitaaf@gmailcom FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) Avenida Tancredo Neves, 6731, Parque Tecnológico Itaipu, CEP 85867-900, Foz do Iguaçu, Estado

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 01

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 01 CONCORRÊNCIA N.º 01/2019 PROCESSO N.º 72/2019 NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 01 OBJETO: Contratação de SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA prestados por intermédio de Agência de Publicidade e Propaganda. A

Leia mais

Prefeitura Municipal de Birigui Estado de São Paulo CNPJ /

Prefeitura Municipal de Birigui Estado de São Paulo CNPJ / MANIFESTAÇÃO À RECURSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2013 De Acordo: Pedro Felício Estrada Bernabé Prefeito Municipal Birigui, 04 de julho de 2.013. OBJETO: Registro de preços para aquisição de baterias automotivas

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Conselheiro Julio Pinheiro TCE/AM

RESÍDUOS SÓLIDOS. Conselheiro Julio Pinheiro TCE/AM RESÍDUOS SÓLIDOS Conselheiro Julio Pinheiro TCE/AM OS TCEs E A PROTEÇÃO DO MEIO-AMBIENTE Constituição Federal de 1988 Art. 225 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SEMAD COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SEMAD COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL Rua Siqueira Mendes no. 1359, Bairro: Centro 1 fone: 3751-2022 - MANIFESTAÇÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO PREGÃO PRESENCIAL N 029/2016 PROCESSO: 12812016 PREGOEIRA: ERICKA FABIOLAA. DE DEUS. EMPRESA RECORRENTE:

Leia mais

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO À FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES PROCESSO LICITATÓRIO N.º 125/2017 PREGÃO PRESENCIAL Nº 064/2017 SR. PREGOEIRO, MEDICALWAY EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA, pessoa

Leia mais

Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações

Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações Sustentabilidade nas Contratações Públicas Agosto de 2013 Consumo Sustentável e a Política Federal de Contratações Fernanda Capdeville Analista Ambiental, Especialista em Gestão Pública Departamento de

Leia mais

ANÁLISE À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

ANÁLISE À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL ANÁLISE À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Ref. PROCESSO Nº 23113.021201/2016-44 - Edital de Concorrência Pública nº 003/2017, divulgado no Diário Oficial da União nº. 104, seção 03, p. 45, em 01/06/2017 (fls. 870)

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Fundamento Constitucional, Objetivo e Finalidade Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL, OBJETIVO E FINALIDADE

Leia mais

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO PROCESSO Nº 909/2014 EDITAL Nº 12 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 06 DATA DO PREGÃO: 02/03/2015 ÁS

Leia mais

COMPRAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DO ESTADO COMO IMPULSIONADOR DE MUDANÇAS NO MERCADO

COMPRAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DO ESTADO COMO IMPULSIONADOR DE MUDANÇAS NO MERCADO COMPRAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DO ESTADO COMO IMPULSIONADOR DE MUDANÇAS NO MERCADO SHEILA ALDECOA PIAI LEANDRO KOJIMA AUTORES Sheila Aldecoa Piai é Arquiteta formada pela Faculdade de Belas Artes de São

Leia mais

Publicado no D.O. de DECRETO Nº DE 05 DE JUNHO DE 2012.

Publicado no D.O. de DECRETO Nº DE 05 DE JUNHO DE 2012. Publicado no D.O. de 06.06.2012 DECRETO Nº 43.629 DE 05 DE JUNHO DE 2012. DISPÕE SOBRE OS CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA AQUISIÇÃO DE BENS, CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E OBRAS PELA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica:

Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica: Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto 1 Segunda-feira Ano X Nº 1237 Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica: Decisão da Impugnação ao Edital Pregão Presencial nº064/2017- Objeto:Contratação

Leia mais

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão seplan@tcu.gov.br Junho/2016 Foto: Lucila Rosa Formalização, Gestão e Fiscalização de Contratos Fundamentos

Leia mais

Simulado de Noções de Sustentabilidade para o TJPE.

Simulado de Noções de Sustentabilidade para o TJPE. Simulado de Noções de Sustentabilidade para o TJPE. Este material em PDF está sendo ofertado GRATUITAMENTE. Todas as questões foram elaboradas pelo professor Rosenval, sendo proibida a reprodução sem autorização.

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: Diário Oficial do Município de Guanambi - Bahia Poder Executivo Ano VII Nº 938 26 de Maio de 2015 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: PORTARIAS PORTARIA Nº 028 DE 14 DE MAIO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Araci publica:

Prefeitura Municipal de Araci publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3514 Prefeitura Municipal de publica: Recurso Administrativo Pregão Presencial por Sistema de Registro de Preço nº 028/2018-OKEY MED Distribuidora de Medicamentos Hospitalares

Leia mais

A Prefeitura Municipal de Água Santa RS Pregão Presencial N 005/2019 CGL PRESTADORA DE SERVIÇOS EIRELI - ME, sociedade privada, inscrita no CNPJ sob n

A Prefeitura Municipal de Água Santa RS Pregão Presencial N 005/2019 CGL PRESTADORA DE SERVIÇOS EIRELI - ME, sociedade privada, inscrita no CNPJ sob n A Prefeitura Municipal de Água Santa RS Pregão Presencial N 005/2019 CGL PRESTADORA DE SERVIÇOS EIRELI - ME, sociedade privada, inscrita no CNPJ sob n o 28.430.818/0001-63 com sede no município de Viamão/RS,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM COMPANHIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE BELÉM RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO RELATÓRIO Trata-se de impugnação ao ed

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM COMPANHIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE BELÉM RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO RELATÓRIO Trata-se de impugnação ao ed PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM COMPANHIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE BELÉM RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO RELATÓRIO Trata-se de impugnação ao edital do Pregão Eletrônico em epígrafe, formulada pela

Leia mais

ATA Nº EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM- REGISTRO DE PREÇOS

ATA Nº EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM- REGISTRO DE PREÇOS ATA Nº 1.670 EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM- REGISTRO DE PREÇOS Ata de recebimento e abertura dos envelopes 01 contendo a proposta de preços e 02 contendo os documentos

Leia mais

04/11/2015. Licitações sustentáveis: boas práticas e barreiras a um paradigma (ainda não) vigente. O que é licitação sustentável?

04/11/2015. Licitações sustentáveis: boas práticas e barreiras a um paradigma (ainda não) vigente. O que é licitação sustentável? Licitações sustentáveis: boas práticas e barreiras a um paradigma (ainda não) vigente O que é licitação sustentável? Renato Fenili Novembro de 2015 Há uma gradação entre licitações sustentáveis? Uma licitação

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais

OBJETIVO. Permitir aos participantes o aperfeiçoamento na elaboração de termos de referência para processos licitatórios.

OBJETIVO. Permitir aos participantes o aperfeiçoamento na elaboração de termos de referência para processos licitatórios. ELABORAÇÃO DE TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVO Permitir aos participantes o aperfeiçoamento na elaboração de termos de referência para processos licitatórios. CONCEITO TDR é o DOCUMENTO que circunscreve limitadamente

Leia mais

COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS. Daniel Troncoso SLTI/MP

COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS. Daniel Troncoso SLTI/MP COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Daniel Troncoso SLTI/MP LEGISLAÇÃO 1988 Constituição Federal - Definiu que as obras, serviços, compras e alienações da Administração devem ser, em regra, precedidas de licitação.

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 37. O Programa Nacional de Gestão Pública e desburocratização GESPÚBLICA tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos

Leia mais

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO Processo Sustentabilidade Sub-Processo Sustentabilidade Emissão Código 25/05/2018 POG.10.000.R10 br.ccb.com Informação Confidencial Propriedade do CCB Brasil 1 1. OBJETIVO

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE NILO PEÇANHA CNPJ/MF nº /

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE NILO PEÇANHA CNPJ/MF nº / PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 0316/2018 TOMADA DE PREÇOS Nº 004/2018 OBJETO: Contratação de empresa especializada no ramo da construção civil, para execução de obra de pavimentação no entorno da escola com

Leia mais

MANUAL DE COMPRAS E SUPRIMENTOS. CBAt

MANUAL DE COMPRAS E SUPRIMENTOS. CBAt Instrução Normativa CBAt MANUAL DE COMPRAS E SUPRIMENTOS CBAt 2017 MANUAL DE SUPRIMENTOS Índice: I ESCLARECIMENTOS PRELIMINARES II OBJETIVO III - ELABORAÇÃO DO PEDIDO IV RECEBIMENTO DE MATERIAL & ATESTADO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica:

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Segunda-feira Ano Nº 2030 Prefeitura Municipal de publica: Pregão Presencial N 0049/2017 Empresa: (MJWF Serviços de Construção Civil Eireli ME / Dulce Maria Santos Silva). Pregão

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Art. 3 o da Lei nº 8.666/1993 e suas alterações e Decreto nº 7.746/ Parte 2. Prof.

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Art. 3 o da Lei nº 8.666/1993 e suas alterações e Decreto nº 7.746/ Parte 2. Prof. DIREITO AMBIENTAL Sustentabilidade Art. 3 o da Lei nº 8.666/1993 e suas alterações e Decreto nº - Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 4º Para os fins do disposto no art. 2º, são considerados CRITÉRIOS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Prefeitura Municipal de Amargosa 1 Sexta-feira Ano V Nº 1983 Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Decisão Impugnação ao Edital Pregão Presencial nº 036/2017/SRP - Impugnante: ALS Desinsetizadora e

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) OBJETIVO DO CURSO: DAR O CONHECIMENTO INTRODUTÓRIO AOS ADVOGADOS, BACHAREIS E ASSITENTES JURÍDICOS SOBRE O TEMA DE LICITAÇÕES QUE MOVIMENTA HOJE MAIS

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS. ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS. Ref.: IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Pregão Eletrônico n. 094/SGAF/2018 AUBICON INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, pessoa jurídica inscrita no CNPJ nº.

Leia mais

Em -la_i l_q /._2 o lb

Em -la_i l_q /._2 o lb liirlimfil!iflnm(,j,&jijmdriiii.ii*ii515:urei &i.1i&l&i&jia.-ihl SANTOS & BARRETO LTDA-ME ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO SENAC - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO

Leia mais

PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO

PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO Processo nº SAAE-9/2015-010 Pregão nº 010/2015/SRP Objeto: Registro de preços para futura eventual aquisição de grupos geradores para uso nas unidades operacionais

Leia mais

SETOR PORTUÁRIO NOVO MARCO REGULATÓRIO

SETOR PORTUÁRIO NOVO MARCO REGULATÓRIO SETOR PORTUÁRIO NOVO MARCO REGULATÓRIO Licitação - Como funciona o processo de outorga das autorizações dos terminais privados? Mudanças Institucionais promovidas pela Lei 12.815/2013. Junho/2013 1 Licitação:

Leia mais

RECURSO ADMINISTRATIVO

RECURSO ADMINISTRATIVO Desde 1996 ILMª SRA. PREGOEIRA DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC AR\RN COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO PRESIDENTE DA COMISSÃO.: SRª MARÍLIA PAIVA DE SOUZA CONCORRÊNCIA SESC AR\RN Nº 17\00013 - CC A EMPRESA

Leia mais

EXM. º SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

EXM. º SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO EXM. º SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO PROCESSO TRT-SOF nº 039/2012 PREGÃO ELETRÔNICO nº 006/2012 MICHIELIN CENTRO DE PROMOÇÃO À SAÚDE OCUPACIONAL

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Seguro publica:

Prefeitura Municipal de Porto Seguro publica: Prefeitura Municipal de Porto Seguro 1 Quarta-feira Ano VII Nº 3267 Prefeitura Municipal de Porto Seguro publica: Processo Administrativo Nº 8609/2018 - Pregão Eletrônico Nº 036/2018 - Objeto: Contratação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3140 Prefeitura Municipal de publica: Decisão de Recurso Processo Administrativo nº 121/2018 Pregão Presencial nº 036/2018 - Empresa ID Serviços e Empreendimentos Ltda.

Leia mais

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO 0c29.0.2.D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN) CFN PROTOCOLOS- DATA5J..J25.JZI$ RESPONSAVEL REF.: CONCORRÊNCIA CFN N 1/2015 SANTA CLARA ENGENHARIA

Leia mais

Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo

Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo Sumário Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo 1.1. O Direito Administrativo 1 1.1.1. Histórico e fontes 1 1.1.2. Conceito 6 1.1.3. A função administrativa 8 1.2. Regime Jurídico-Administrativo

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...3 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS HISTÓRICO Agenda 21 (Rio de Janeiro, 1992): A maior causa da deterioração continuada do meio ambiente global são os padrões insustentáveis de consumo e produção. Plano de

Leia mais

VII ENCONTRO COM FORNECEDORES DIÁLOGO COM O MEIO AMBIENTE

VII ENCONTRO COM FORNECEDORES DIÁLOGO COM O MEIO AMBIENTE VII ENCONTRO COM FORNECEDORES DIÁLOGO COM O MEIO AMBIENTE Maria Luiza Milazzo 6 de Dezembro de 2017 Capacidade de Suporte do Planeta Fonte: Global footprint network Tripé da Sustentabilidade Empresarial

Leia mais

Painel 4. Aspectos controversos da Lei /2016 aplicada à contratação de bens e serviços de TIC

Painel 4. Aspectos controversos da Lei /2016 aplicada à contratação de bens e serviços de TIC Painel 4 Aspectos controversos da Lei 13.303/2016 aplicada à contratação de bens e serviços de TIC FOCO: Dispensa de Licitação, Parcerias Estratégicas, Critérios de Julgamento. Painelistas: Sílvia Rocha

Leia mais