Gestão Financeira - Prova institucional 1 1º Período Noturno 2019/1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão Financeira - Prova institucional 1 1º Período Noturno 2019/1"

Transcrição

1 DISCIPLINA: CONTABILIDADE APLICADA QUESTÃO 01 O Ativo compreende, de forma muito simplificada, os bens e os direitos da entidade expressos em moeda; Caixa, Bancos, Imóveis, Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Contas a Receber de Clientes são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui. Todos os elementos componentes do Ativo acham-se discriminados, por convenção, no lado esquerdo do Balanço Patrimonial. De acordo com o texto acima indique a opção FALSA. a) O Ativo é considerado o lado das aplicações de recursos. b) O Ativo é subdividido em Ativo Circulante e Ativo Não Circulante. c) Os elementos do Ativo são classificados pelo seu grau de liquidez, em ordem decrescente. d) O total do Ativo deve sempre ser igual ao total do Passivo mais Patrimônio Líquido. e) Quando a entidade possui o Ativo menor que o Passivo, isso indica uma situação positiva. QUESTÃO 02 O passivo compreende basicamente as obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: Contas a Pagar, Fornecedores, Salários a Pagar, Impostos a Pagar, Financiamentos a Pagar são algumas obrigações assumidas normalmente por uma entidade. Todos os elementos componentes do Passivo estão discriminados no lado direito do Balanço Patrimonial. - De acordo com o texto acima indique a opção FALSA. a) O Passivo é considerado o lado das origens de recursos. b) O Passivo é subdividido em Passivo Circulante e Passivo Não Circulante. c) Os elementos do Passivo são classificados pelo seu grau de exigibilidade em ordem crescente. d) O Passivo é denominado de Capital de Terceiros. e) Quando a entidade possui o Passivo maior que o Ativo, isso indica uma situação negativa. QUESTÃO 03 Definimos Patrimônio Líquido como a diferença entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade, em determinado momento. - De acordo com o texto acima indique a opção FALSA. a) O Patrimônio Líquido é denominado capital próprio. b) O Patrimônio Líquido é denominado obrigações não exigíveis. c) As únicas fontes do Patrimônio Líquido são: investimento dos sócios, lucros e empréstimos. d) O Passivo é denominado de Capital de Terceiros. e) Sendo o PL, o resíduo entre os valores de Ativo e os valores do Passivo, é possível afirmar que quando o PL apresenta valores negativos, a empresa está com a situação econômica ruim. QUESTÃO 04 Considerando as configurações do estado patrimonial de uma entidade, indique situação que jamais poderá ocorrer. - De acordo com o texto acima indique a opção VERDADEIRA.

2 a) se Ativo = Passivo, então PL = 0 b) se Ativo > Passivo, então PL > 0 c) se Ativo < Passivo, então PL = 0 d) se Ativo = PL, então Passivo = 0 e) se Ativo < Passivo, então PL < 0 DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL QUESTÃO 05 Leia o texto abaixo: O direito de propriedade industrial compreende o conjunto de regras e princípios que conferem tutela jurídica específica aos elementos imateriais do estabelecimento empresarial. As marcas e os desenhos industriais são protegidos por meio de. Da mesma forma, as invenções e os modelos de utilidade são protegidos por meio de. - As palavras que completam, corretamente, essas lacunas são: a) Averbação; registro. b) Autenticação; averbação. c) Escrituração; validação. d) Registro; patente. e) Validação; patente. QUESTÃO 06 Leia o Texto abaixo: A Sociedade Limitada corresponde ao tipo societário que proporciona a limitação da responsabilidade dos sócios, reduzindo o risco da atividade, razão pela qual é o mais atrativo, correspondendo a mais de 90% dos registros de sociedade no Brasil. GONÇALVES NETO, Alfredo de Assis. Direito de empresa. 2 ed. p São Paulo No que diz respeito às sociedades limitadas, tem-se que: a) A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. b) A prestação de serviços não é vedada na contribuição do capital social. c) O contrato social somente poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade simples. d) Os sócios não serão obrigados à reposição dos lucros e das quantias retiradas, a qualquer título, ainda que autorizados pelo contrato social, quando tais lucros ou quantia se distribuírem com prejuízo do capital. e) Todos os sócios respondem solidariamente até o prazo de 3(três) anos da data de registro da sociedade pela exata estimação de bens conferidos ao capital social. DISCIPLINA: ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS QUESTÃO 07 Os deslocamentos das curvas da procura e da oferta, a não ser que sejam simultâneos no tempo e rigorosamente proporcionais, modificam os preços de equilíbrio, jogando-os para mais ou para menos.

3 - Se a curva da demanda por laranjas se desloca para a direita e, a curva da oferta permanece inalterada, então: a) O preço diminui e a quantidade aumenta. b) O preço aumenta e a quantidade diminui. c) A quantidade aumenta e não é claro o que acontece com o preço. d) O preço e a quantidade aumentam. e) O preço aumenta e não é claro o que acontece com a quantidade QUESTÃO 08 A balança comercial registra as importações e exportações de bens e serviços entre os países. Neste início do ano, a balança comercial de um importante país da América do Sul vem apresentando saldo negativo, o que significa dizer que: a) O desempenho das exportações é inferior ao valor das importações no período. b) O peso das exportações e importações apresenta alta similaridade financeira. c) O volume de importação tem sido inferior à receita obtida com as exportações. d) As despesas com o financiamento do comércio exterior vêm aumentando. e) O desempenho das importações é inferior ao valor das exportações no período. QUESTÃO 09 Em relação às diferentes estruturas de mercado possíveis em uma economia, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) No oligopólio, uma das características é a rivalização, mas a rivalização extremada pode provocar grandes estragos e por isso, quase sempre prevalecem acordos, ou então, o respeito a regras convencionais de convivência. ( ) Na concorrência monopolista, há um número elevado de firmas com um considerável poder concorrencial, porém os segmentos de mercado e produtos são diferenciados garantindo um pequeno poder sobre o preço dos produtos. ( ) No monopólio, a existência de uma única firma dominante, significa que o monopolista tem o controle sobre os preços e quantidades. ( ) Na concorrência perfeita, uma empresa não consegue afetar o preço de equilíbrio, sendo o preço-limite dado pelo mercado o que caracterizada como uma empresa tomadora de preços. - A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) V F F V. c) F F V F. e) V V V V. b) V V F V. d) F V V F. QUESTÃO 10 Receita marginal é o acréscimo na receita total resultante do acréscimo de uma unidade na produção. Isto significa que a receita marginal corresponde a receita adicional em que se incorre ao se produzir mais uma unidade do produto. E, custo marginal é o acréscimo no custo total resultante do acréscimo de uma unidade na produção. Isto significa que o custo marginal corresponde ao custo adicional em que se incorre ao se produzir mais uma unidade do produto. - Na correlação entre receita marginal e custo marginal em uma escala conforme a tabela, é correto afirmar que: I. Quando a receita marginal for maior que o custo marginal, a empresa deve aumentar seus preços reduzindo a quantidade.

4 II. III. IV. Quando a receita marginal for maior que o custo marginal, a empresa deve reduzir seus preços aumentando a quantidade. Quando a receita marginal for menor que o custo marginal, a empresa deve aumentar seus preços reduzindo a quantidade. Quando a receita marginal for menor que o custo marginal, a empresa deve reduzir seus preços aumentado a quantidade. - São corretas as afirmativas: a) I e IV b) Apenas I c) Apenas IV c) Apenas I e II d) II e III e) Apenas II DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO E PRODUÇÃO DE TEXTO. QUESTÃO 11 - Considerando a ABNT 10520/2002, é CORRETO afirmar, acerca de uma citação indireta, que esta: a) Visa fundamentar a escrita do autor e deve ser formatada com destaque de 3 cm da margem esquerda, espaço simples entre outros. b) Representa uma transcrição literal, que tenha até o máximo de 3 linhas. c) Deve ser formatada em fonte 10 e com espaçamento 1/5 entrelinhas. d) Na transcrição deve-se formatá-la com 4 cm da margem direita. e) Não deve ter aspas, nem mesmo recuo, o texto é livre. QUESTÃO 12 Sousa (1996, apud, Alves et al., 1998), afirma que a educação é o bem mais precioso de uma sociedade, por isso mesmo deve ser sólido, pensando e acessível para todos. - Pode-se dizer que no exemplo houve: a) citação direta até 3 linhas mais apud. b) citação de citação mais citação indireta. c) citação indireta e apud. d) citação direta longa e direta. e) citação com supressão mais apud QUESTÃO 13 De modo geral, resenha pode ser um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor. - Nesse sentido, esta deve apresentar sequencialmente: a) Referência da obra, credenciais do autor, descrição da estrutura e conteúdo, análise crítica. b) Credenciais do autor, descrição da estrutura e conteúdo, análise crítica e referência da obra. c) Referência da obra, descrição da estrutura e conteúdo, credenciais do autor, análise crítica. d) Resenhado por credenciais do autor, descrição da estrutura e conteúdo, análise crítica; e) Referência da obra, credenciais do autor, descrição da estrutura e conteúdo, análise crítica, Referências. QUESTÃO 14

5 Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável. ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que: a) a expressão Além disso marca uma sequenciação de ideias. b) o conectivo mas também inicia oração que exprime ideia de contraste. c) o termo como, em como morte súbita e derrame, introduz uma generalização. d) o termo Também exprime uma justificativa. e) o termo fatores retoma coesivamente níveis de colesterol e de glicose no sangue. QUESTÃO 15 Documento que registra de forma resumida e clara as deliberações, resoluções e demais ocorrências de uma reunião ou outro evento. - A definição acima refere-se a: a) Aviso c) Resenha e) Mensagem b) Ata d) Resumo QUESTÃO 16 No caso de a ata estar sendo registrada diretamente em livro de atas manuscritos, os confortos da edição do texto não estarão disponíveis. - Neste caso, se houver erro do secretário, este procede com: a) um traço sobre o texto, este indicará que o trecho ou palavra deve ser desconsiderado. b) o uso da partícula digo, entre virgulas e seguida da palavra certa. c) o uso da expressão errado entre virgulas e seguida da palavra certa. d) o uso da expressão retificado entre virgulas e seguida da palavra certa. e) o uso de corretivo. DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL QUESTÃO 17 A partir da década de 50, com o advento de novos fármacos, iniciou-se sistemática redução do sofrimento e isto veio a contribuir para a efetiva humanização do processo de tratamento, aumentando o êxito na remissão dos efeitos de muitos transtornos mentais considerados incapacitantes para a vida social. Durante esses anos, novas técnicas de psicoterapia também foram desenvolvidas, evidenciando-se cada vez mais o trabalho conjunto de psicólogos e médicos psiquiatras. - Tal evolução, entretanto, não correspondeu a um aumento equivalente da utilização destes conhecimentos pelas Organizações, o que se evidencia por:

6 a) Reduzida participação de profissionais de saúde junto às atividades de apoio à Gestão de Pessoas e promoção de Saúde Mental; Concentração dos serviços psicológicos em áreas ligadas ao recrutamento e seleção, aconselhamento, treinamento e desligamento; pouca utilização de testes psicológicos, indicando não existir preocupação com a quantificação de dados; escassa presença de pesquisas na área. b) Aumento da participação de profissionais de saúde junto às atividades de apoio à Gestão de Pessoas e promoção de Saúde Mental; não concentração dos serviços psicológicos em áreas ligadas ao recrutamento e seleção, aconselhamento, treinamento e desligamento; Boa utilização de testes psicológicos, indicando existir preocupação com a quantificação de dados; aumento de pesquisas na área. c) Não aceitação de colaboradores acometidos por transtornos mentais, muito embora façam parte do cotidiano das pessoas e do universo trabalhista. d) Menor participação de psicólogos organizacionais dentro das empresas, o que gera o aumento da demanda de problemas envolvendo colaboradores. e) Maior conscientização por parte de gestores e demais colaborares acerca dos transtornos mentais e maior participação de profissionais de saúde mental juntos às corporações. QUESTÃO 18 A escola psicanalítica postula que, circunstâncias passadas influenciam diretamente comportamentos atuais e que necessidades lacradas no Inconsciente podem ser atualizadas em situações de vida adulta. Segundo tal escola filosófica, nós transferimos sem nos darmos conta e que transferência, seria a repetição de necessidades psíquicas da infância não resolvidas. - Assinale a alternativa que mais se liga ao pensamento descrito acima: a) Tal condição se liga aos indivíduos acometidos por algum transtorno mental, já que o indivíduo adulto e normal não apresenta tais alterações. b) Tal afirmação, não é uma verdade já que o ser humano tem o absoluto controle e consciência de suas ações, modificando seu comportamento sempre que bem desejar. c) Alguns indivíduos adultos, continuam se comportando com características da fase infantil tendo extrema dificuldade em lidar com frustrações e problemas. d) Ao retorno dessas reações transferenciais, dá-se o nome de Narcisismo e) Como o indivíduo tem absoluto controle de seu psiquismo, não há possibilidade de aparecimento de patologias nestes casos, as quais seriam originadas pela insatisfação consigo mesmo, já que basta querer e ter autocontrole para superar tais situações. DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA QUESTÃO 19 Preocupados com a sua locadora de veículos, os proprietários fizeram um levantamento sobre a quantidade de veículos locados nos primeiros quatro meses de Os dados coletados estão apresentados na tabela a seguir: Aluguéis de veículos em uma locadora Mês Quantidade de Veículos locados Janeiro 50 Fevereiro 65 Março 40 Abril 45 TOTAL De acordo com as informações da tabela é CORRETO afirmar que:

7 a) Em Abril as locações aumentaram e foram feitas 35% do período observado. b) Os três primeiros meses foram os melhores totalizando 80 % das locações. c) O melhor mês de locação foi fevereiro com 45% das locações. d) O pior mês de locação foi março com 20% das locações. e) Em Janeiro foram feitas 30% das locações do período observado. QUESTÃO 20 Todos os ingressos de um show foram distribuídos entre três turmas de formandos em Administração, Gestão Financeira e Gestão Hospitalar. A 1ª turma vendeu a terça parte dos ingressos; a 2ª vendeu 5 2 dos ingressos; e a 3ª vendeu 1200 ingressos. - Quantos ingressos foram vendidos, ao todo, para o show? a) 4500 b) 4200 c) 4000 d) 3800 e) 3500 QUESTÃO 21 Numa loja de departamentos a diferença entre o preço de uma calça e de uma camiseta é de R$ 50,00. Pedro comprou 2 calças e 3 camisetas, de mesma marca, e pagou R$ 450,00. - Se um cliente comprasse uma calça e uma camiseta, quanto pagaria? a) R$ 200,00 b) R$ 190,00 c) R$ 180,00 d) R$ 210,00 e) R$ 170,00 QUESTÃO 22 Duas empresas disputam a preferência de mercado com seus produtos. Uma pesquisa feita com 150 consumidores verificou que: Produtos Número de consumidores A 100 B 80 Nenhum dos produtos 10 _ De acordo com os dados da pesquisa quantos consumidores tem preferência pelos os dois produtos ao mesmo tempo? a) Nenhum. b) 10 c) 20 d) 30 e) 40

Às vezes, também (l. 4)

Às vezes, também (l. 4) Revisão ENEM 1. Às vezes, também (l. 4) Ao estabelecer coesão entre os dois primeiros parágrafos, a palavra também, nesse contexto, expressa determinado sentido. Considerando esse sentido, também poderia

Leia mais

Analisaremos nesse ponto, o Balanço Patrimonial de uma entidade, no sentido teórico didático,

Analisaremos nesse ponto, o Balanço Patrimonial de uma entidade, no sentido teórico didático, O balanço patrimonial Analisaremos nesse ponto, o Balanço Patrimonial de uma entidade, no sentido teórico didático, para fins de compreensão. Representação gráfica do patrimônio O Patrimônio é representado

Leia mais

Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos

Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 AS RESPOSTAS ESTÃO DE VERMELHO. O BALANÇO PATRIMONIAL - EXERCÍCIOS 1) Aponte a alternativa em que não

Leia mais

Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli

Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli USP/FEA/EAC Curso de Graduação em Administração Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli 1 DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01

Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01 PRÁTICAS CONTÁBEIS Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01 Estática Patrimonial: o Balanço, Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido A contabilidade deve tratar a pessoa

Leia mais

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1. Questões: 1 - Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos. 2 - Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade. 3 - Quais

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição

CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição 1 Cap. 04- Balanço Patrimonial uma Prof. introdução Dr. José Carlos Marion Contabilidade Básica 7ª Edição 4. Balanço Patrimonial uma introdução Identificação. Ativo. Passivo.

Leia mais

Fundamentos de Contabilidade. Contas (2) Professor Isnard Martins. Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011

Fundamentos de Contabilidade. Contas (2) Professor Isnard Martins. Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 Fundamentos de Contabilidade Professor Isnard Martins Contas (2) Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 1 Conceito de Débito e Crédito Não confundir termos da linguagem

Leia mais

Noções sobre balanço patrimonial. Profa. Daciane de Oliveira Silva

Noções sobre balanço patrimonial. Profa. Daciane de Oliveira Silva Noções sobre balanço patrimonial Profa. Daciane de Oliveira Silva Estática patrimonial: o balanço O balanço patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar

Leia mais

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não. Objetivos

Leia mais

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 7

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 7 Exercício Nº 7 1 Exercício Nº 7 - Legislação societária Caixa Terrenos Capital 55.000 40.000 (2) 180.000 120.000 (1) 60.000 30.000 (3) (6) 40.000 60.000 (1) (7) 30.000 180.000 115.000 70.000 250.000 45.000

Leia mais

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Correção Exercícios de Fixação 2- Utilizando os dados apresentados pela Cia ABC no exemplo, na data de 20X0, considere que

Leia mais

Prof Flávio S. Ferreira

Prof Flávio S. Ferreira Prof Flávio S. Ferreira flavioferreira@live.estacio.br http://flaviosferreira.wordpress.com 1 O Balanço Patrimonial É o mais importante relatório da contabilidade. DEMONSTRA o patrimônio de uma entidade

Leia mais

Demonstrações Contábeis. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN

Demonstrações Contábeis. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN Demonstrações Contábeis Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Demonstrações Contábeis O artigo 176 da Lei nº 6.404/1976 estabelece : Ao final de cada exercício

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Teoria da Contabilidade Parte 3. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Teoria da Contabilidade Parte 3. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Teoria da Contabilidade Parte 3 Prof. Cláudio Alves Objeto da Contabilidade - Patrimônio É o conjunto de bens, direitos e obrigações, de uma pessoa física ou jurídica,

Leia mais

Contabilidade Empresarial. Profa. Dra. Natália Diniz Maganini

Contabilidade Empresarial. Profa. Dra. Natália Diniz Maganini Contabilidade Empresarial Profa. Dra. Natália Diniz Maganini Agenda Conceito de Patrimônio Posse x Propriedade Bens e suas classificações Direitos Obrigações Patrimônio Líquido Balanço Patrimonial Conceito

Leia mais

Contabilidade Geral Valter Ferreira

Contabilidade Geral Valter Ferreira Contabilidade Geral Valter Ferreira Com base nos dados abaixo, elabore o balanço patrimonial após cada fato e o final, após o período contábil. 1- Os sócios integralizaram capital social, no valor de R$

Leia mais

RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1

RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1 RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1 EXERCÍCIO 1: A seguir estão relacionadas as operações realizadas pela sociedade de prestação de serviços Remendão

Leia mais

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1. Questões: 1 - Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos. 2 - Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade. 3 - Quais

Leia mais

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS (EAC0549) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 Atuação do Contador Administração

Leia mais

EXERCÍCIOS REFERENTE AOS ESTUDOS DISCIPLINARES CONTABILIDADE

EXERCÍCIOS REFERENTE AOS ESTUDOS DISCIPLINARES CONTABILIDADE 1 EXERCÍCIOS REFERENTE AOS ESTUDOS DISCIPLINARES MÓDULO 1 A CONTABILIDADE 6º - Exercício CONTABILIDADE Em relação aos usuários da contabilidade, analise as assertivas abaixo e assina a alternativa correta.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL SEI DIRFACIC Nº 2/2018 Disciplina: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I GABARITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL SEI DIRFACIC Nº 2/2018 Disciplina: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I GABARITO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL SEI DIRFACIC Nº 2/2018 Disciplina: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Valor da Avaliação: 100 PONTOS GABARITO Exame de Suficiência para

Leia mais

Análise dos Relatórios Financeiros P R O FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z M AGANINI

Análise dos Relatórios Financeiros P R O FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z M AGANINI Análise dos Relatórios Financeiros P R O FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z M AGANINI Agenda O que é Contabilidade? O que estuda a Contabilidade Apresentação do que iremos estudar na disciplina de Análise

Leia mais

Balanço Patrimonial. Circulante Compreende obrigações exigíveis que serão liquidadas até o final do próximo exercício social.

Balanço Patrimonial. Circulante Compreende obrigações exigíveis que serão liquidadas até o final do próximo exercício social. Demonstrações Financeiras Demonstrações Financeiras Professor: Roberto César Balanço Patrimonial ATIVO Circulante Compreende contas que estão constantemente em giro - em movimento, sua conversão em dinheiro

Leia mais

Atos Administrativos e Fatos Contábeis. Prof: Fernando Aprato

Atos Administrativos e Fatos Contábeis. Prof: Fernando Aprato Atos Administrativos e Fatos Contábeis Prof: Fernando Aprato Durante o período de funcionamento da empresa, ocorrem fatores que, de uma ou outra forma, afetam a entidade. Dentre estes fatores, há aqueles

Leia mais

Variações do Patrimônio Líqudio

Variações do Patrimônio Líqudio Variações do Patrimônio Líqudio Profa. Mara Jane Contrera Malacrida 1 Eventos que alteram o valor do Patrimônio Líquido Investimentos dos acionistas(inicial e posteriores) Distribuição de dividendos (transferência

Leia mais

GABARITO OBRIGATÓRIO D B B E E A B A C C

GABARITO OBRIGATÓRIO D B B E E A B A C C AVALIAÇÃO PRESENCIAL gabarito CURSO DISCIPLINA PROFESSORA TURMA ALUNO(A) MATRÍCULA Contabilidade Alessandra Brasiliano DATA DA PROVA POLO ATENÇÃO LEIA ANTES DE COMEÇAR 1. PREENCHA, OBRIGATORIAMENTE, TODOS

Leia mais

Unidade III. Unidade III

Unidade III. Unidade III Unidade III Unidade III 3 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO () UMA PEQUENA INTRODUÇÃO Enquanto o balanço patrimonial nos apresenta a situação econômica e financeira da empresa, demonstrando os saldos

Leia mais

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA Prof. Carlos Barretto Capacitar os estudantes a adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento das seguintes competências: enfatizar a consciência ética

Leia mais

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017:

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA: QUESTÕES DE REVISÃO 01) Uma Sociedade Empresária que possui um único estabelecimento apresentava, em 31.1.2017, após a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ICMS,

Leia mais

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2015 Candidato: inscrição - nome do candidato Opção: código - nome

Leia mais

Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE

Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE Prof. Odair - 2009-1 1) A finalidade da Contabilidade é: a) o Patrimônio b) permitir o estudo e o controle do Patrimônio c) permitir a seus usuários a obtenção de

Leia mais

Contador Salézio Dagostim CRC RS

Contador Salézio Dagostim CRC RS Porto Alegre, 17 de novembro de 2009. Ilmos. Srs. Membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) Ref.: ENADE 2009 Prova de Ciências Contábeis Prezados Senhores, Estamos com a presente

Leia mais

NÚCLEO DE GESTÃO DO PORTO DIGITAL

NÚCLEO DE GESTÃO DO PORTO DIGITAL ATIVO 2004 CIRCULANTE DISPONIBILIDADE CAIXA 1.000,00 BANCOS-CONTAS CORRENTES 220.620,33 APLICAÇÕES DE LIQUIDEZ IMEDIATA 3.236.511,60 AVISOS DE DEBITOS A CLASSIFICAR 4.995,15 DIREITOS REALIZÁVEIS A CURTO

Leia mais

Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios)

Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios) Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios) Página 1 Exercício Nº 2 Página 2 Balanços Patrimoniais em 31/12/X0 e 31/12/X1 ATIVO 31.12.X0 31.12.X1 PASSIVO 31.12.X0 31.12.X1 Ativo circulante

Leia mais

Balanço Patrimonial consolidado Cia Camilo e Santos S.A e Cia Silva e Silva S.A 31/3/2016 Em R$ Controladora Cia Camilo e Santos S.

Balanço Patrimonial consolidado Cia Camilo e Santos S.A e Cia Silva e Silva S.A 31/3/2016 Em R$ Controladora Cia Camilo e Santos S. O balanço em sequência apresenta a posição final de duas entidades, na data do dia. Cia R$ 200,000,00 Fornecedores - Terceiros R$ 450,000,00 Clientes - Terceiros R$ 150,000,00 R$ 200,000,00 R$ 400,000,00

Leia mais

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas:

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas: Objeto, objetivo e finalidade Contabilidade Conceitos iniciais - Ativo Objeto: o patrimônio Objetivo: estudo, controle e apuração do resultado Finalidade: Fornecer informações econômicas e financeira sobre

Leia mais

PROVA ESCRITA CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL COMPLEMENTAR Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO E SIGA RIGOROSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES

PROVA ESCRITA CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL COMPLEMENTAR Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO E SIGA RIGOROSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVA ESCRITA CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROCESSO SELETIVO

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F Ensino Médio Códigos e Linguagens Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Intertextualidade H9 2 Imperativo H22 3 Produção artística e contexto H69 histórico - Modernismo

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CONTADOR CÓD. 04. Na elaboração das propostas orçamentárias Anual e Plurianual, será aplicada a classificação:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CONTADOR CÓD. 04. Na elaboração das propostas orçamentárias Anual e Plurianual, será aplicada a classificação: 10 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CONTADOR CÓD. 04 QUESTÃO 26: Na elaboração das propostas orçamentárias Anual e Plurianual, será aplicada a classificação: a) programática b) derivada-originária

Leia mais

CAPÍTULO 2 PATRIMÔNIO. (PLT 312 Páginas 35 a 51)

CAPÍTULO 2 PATRIMÔNIO. (PLT 312 Páginas 35 a 51) CONTABILIDADE GERAL Prof. Régio Ferreira CAPÍTULO 2 PATRIMÔNIO (PLT 312 Páginas 35 a 51) Objetivos do Capítulo Entender o conceito de Patrimônio Conceituar os componentes do Patrimônio: Bens, Direitos

Leia mais

Análise dos Relatórios Financeiros P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI

Análise dos Relatórios Financeiros P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI Análise dos Relatórios Financeiros P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI Agenda Principais Relatórios Financeiros Balanço Patrimonial DRE Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do

Leia mais

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade III CONTABILIDADE

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade III CONTABILIDADE Profa. Ma. Divane A. Silva Unidade III CONTABILIDADE Contabilidade A disciplina está dividida em quatro unidades: Unidade I 1. Contabilidade Unidade II 2. Balanços sucessivos com operações que envolvem

Leia mais

ATIVIDADES DE REVISÃO CONTABILIDADE II:

ATIVIDADES DE REVISÃO CONTABILIDADE II: ATIVIDADES DE REVISÃO CONTABILIDADE II: 01) Classifique as contas: Conta contábil Imóvel Imóvel para aluguel Obras de arte Marca Cliente Caixa Impostos a recolher Impostos a recuperar Fornecedores Veículos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ 1) Marque a alternativa que contém o item que não integra a Demonstração do Resultado do Exercício: a) Devolução de Vendas. b) Receitas Financeiras. c) Ajustes de Exercícios Anteriores. d) Variações Monetárias

Leia mais

Contabilidade Intermediária. Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva

Contabilidade Intermediária. Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva Contabilidade Intermediária Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva Conteúdo e Objetivo Nesta aula você irá estudar: Práticas contábeis. Relatórios contábeis. Balanço Patrimonial e

Leia mais

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 4

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 4 Exercício Nº 4 1 Exercício Nº 4 Lançamentos (legislação atual) Contas do Balanço Patrimonial Caixa Contas a Pagar Capital 10.000 16.800 (2) 30.000 32.000 (1) 22.000 30.000 15.200 32.000 Terrenos Imp. Renda

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade I CONTABILIDADE Objetivos Conhecer o papel da contabilidade. Conhecer aspectos legais da contabilidade. Conhecer aspectos técnicos de contabilidade. Conhecer as mudanças recentes

Leia mais

Aula 3 e 4 Contabilidade Geral

Aula 3 e 4 Contabilidade Geral Aula 3 e 4 Contabilidade Geral Prof. Benadilson Prof. Benadilson 1 Introdução Caso para Debate Ações da Tiffany: Lucro ou Prejuízo??? Ciclo Contábil Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). O lucro

Leia mais

A U L A 15 O BALANÇO PATRIMONIAL

A U L A 15 O BALANÇO PATRIMONIAL 1 A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida. Paulo Coelho 2 A U L L A 15 14 O RECEITAS BALANÇO PATRIMONIAL E DESPESAS 1) Apresentar uma das principais demonstrações que

Leia mais

Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos

Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos LISTA DE CONTAS CONTÁBEIS Lei 6.404/76 Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio

Leia mais

1. Objetivo da contabilidade

1. Objetivo da contabilidade Módulo1 Egbert 1 Conteúdo: 1 Teoria e campo de atuação: conceitos, objetivos da informação contábil. 2 Livros contábeis. 3 Registros contábeis. 4 Método das partidas dobradas. 5 Lançamentos. 6 Regime de

Leia mais

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas 2018/09/15 21:06 1/9 Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Elenco de Contas 1 ATIVO 1.1 ATIVO CIRCULANTE 1.1.1

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Contas NOÇÕES DE CONTABILIDADE Conta é o título atribuído a cada componente patrimonial e suas variações. Quanto aos elementos que

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES DISCURSIVAS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES DISCURSIVAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO 37 O estudante deverá: a) Elaborar corretamente os balanços, ajustando os dados (valor 3,0 pontos) ATIVO 2.004 2.005 PASSIVO + PL 2.004 2.005 Circulante

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero

ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero ANÁLISE DE BALANÇOS Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero Atributos da Informação Contábil Confiabilidade; Compreensibilidade; Tempestividade; Comparabilidade. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Objetivos e Produtos

Leia mais

Atividades Práticas. 01) Faça os lançamentos em razonetes e levante o Balanço Patrimonial e a DRE para cada situação abaixo:

Atividades Práticas. 01) Faça os lançamentos em razonetes e levante o Balanço Patrimonial e a DRE para cada situação abaixo: CONTABILIDADE II CAPÍTULO 2: DATA PARA ENTREGA: 17/10/2017 PROTOCOLO DE ENTREGA: Data: Data: Ass. Do Aluno: Ass. Do Professor: Atividades Práticas 01) Faça os lançamentos em razonetes e levante o Balanço

Leia mais

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicações Práticas

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicações Práticas Introdução O capítulo desenvolverá aplicações práticas do processo de análise econômico-financeira com base nas demonstrações de uma empresa de eletroeletrônicos Todos os valores dos demonstrativos estão

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL GRUPO E SUBGRUPOS

BALANÇO PATRIMONIAL GRUPO E SUBGRUPOS U N I V E R S I D A D E E S T A D U A L D E G O I Á S (Criada pela Lei n.º 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no DOE - GO de 20 de abril de 1999) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS

Leia mais

AULA 23: Prova Comentada.

AULA 23: Prova Comentada. AULA 23: Prova Comentada. Pessoal, na aula de hoje vamos resolver questões do ISS/SP 2014. QUESTÕES COMENTADAS 71. Sobre o conceito de Conta apresentado no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Page 1 of 6 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Até 31.12.2007, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e para as companhias

Leia mais

Conceitos Introdutórios. A Inflação nas Finanças. Demonstrações Contábeis

Conceitos Introdutórios. A Inflação nas Finanças. Demonstrações Contábeis Conceitos Introdutórios Mercado Financeiro Brasileiro A Inflação nas Finanças Demonstrações Contábeis Conceitos Introdutórios Retornar Conceitos Introdutórios ADMINISTRAÇÃO A administração é o processo

Leia mais

AdTranz Sistemas Eletromecânicos Ltda. Balanços patrimoniais (em Reais)

AdTranz Sistemas Eletromecânicos Ltda. Balanços patrimoniais (em Reais) Balanços patrimoniais Ativo 2011 2012 2013 2014 Circulante Caixa e equivalentes de caixa 926.526 3.193.826 3.364.892 1.236.383 Contas a receber 2.850.832 1.686.654 545.336 479.798 Créditos diversos 1.047.857

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 05- Balanço Patrimonial Grupo de Contas

CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 05- Balanço Patrimonial Grupo de Contas 1 CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 05- Balanço Patrimonial Grupo de Contas J O S É C A R L O S M A R I O N E D I T O R A A T L A S S. A. www.marion.pro.br Contabilidade

Leia mais

SIMULADOS elaborados pelo Prof: Humberto Lucena

SIMULADOS elaborados pelo Prof: Humberto Lucena SIMULADOS elaborados pelo Prof: Humberto Lucena Em cada questão, marque o item correto: 1. O princípio contábil que atribui às entidades personalidade própria, distinta da dos sócios, é o princípio da:

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) 1 de 8 31/01/2015 14:50 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Até 31.12.2007, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e

Leia mais

Contabilidade

Contabilidade Contabilidade 2016.2 Caro aluno, O Dáskalos tem como principal objetivo proporcionar aos universitários de São Paulo um complemento de ensino de qualidade, por meio de aulas particulares ou em grupo personalizadas

Leia mais

Como a banca ainda não liberou o gabarito, somente a prova, ainda não encontramos possibilidades de recursos.

Como a banca ainda não liberou o gabarito, somente a prova, ainda não encontramos possibilidades de recursos. Olá, pessoal. Tudo bem? A seguir, a correção da Prova de Contabilidade do Tribunal de Contas do estado de São Paulo. A banca cobrou apenas cinco questões de Contabilidade Geral, todas teóricas e que versavam

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA

CONTABILIDADE BÁSICA CONTABILIDADE BÁSICA A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE CONTABILIDADE PATRIMÔNIO ATIVO PASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO FATOS CONTÁBEIS A DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO BALANÇO PATRIMONIAL PERFIL DO CONTADOR

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada.

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada. Coleção Resumos para 33 Concursos Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione Alexandre Ogata Contabilidade Geral 3 ª edição revista atualizada 2019 Capítulo 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO 1.

Leia mais

RELATÓRIO FINANCEIRO 2017

RELATÓRIO FINANCEIRO 2017 RELATÓRIO FINANCEIRO 2017 SOBRE A COMEXPORT A Comexport desenvolve negócios em todo o mundo desde 1973. O grupo é especialista em estruturar operações diferenciadas que exigem experiência, criatividade

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIDADE I PANORAMA GERAL DA CONTABILIDADE 1) O que é contabilidade e qual o seu objetivo? 2) Onde a contabilidade pode ser aplicada? 3) Quais são os usuários

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Balancete de verificação. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Balancete de verificação. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Valter Ferreira . O balancete de verificação é um instrumento interno das empresas, que possui por finalidade verificar o cumprimento do método das partidas

Leia mais

Conteúdo: Conteúdo: competência. 15. Retificação de lançamento 16. Balancete de verificação 17. Regime de caixa e regime de

Conteúdo: Conteúdo: competência. 15. Retificação de lançamento 16. Balancete de verificação 17. Regime de caixa e regime de Módulo1 Egbert 1 Conteúdo: 1. Objetivo da contabilidade 2. Objeto da contabilidade 3. Estrutura patrimonial 4. Equação patrimonial 5. Estados patrimoniais 6. Conta 7. Teorias das contas 8. Razonete 9.

Leia mais

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MÓDULO DE QUESTÕES DE CONTABILIDADE

Leia mais

Unidade IV. xxxx. Unidade IV. yyyy. Método das partidas dobradas

Unidade IV. xxxx. Unidade IV. yyyy. Método das partidas dobradas Unidade IV Unidade IV 4 PARTIDAS DOBRADAS DÉBITO E CRÉDITO Método das partidas dobradas Em qualquer operação há um débito e um crédito de igual valor ou um débito (ou mais débitos) de valor idêntico a

Leia mais

PROVA DE CONTABILIDADE. Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO:

PROVA DE CONTABILIDADE. Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO: 18 PROVA DE CONTABILIDADE QUESTÃO 41 Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO: a) Compreende os recebimentos efetuados e os provenientes de apropriação da despesa orçamentária,

Leia mais

Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques

Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC 1 AULA 8 de 10 2 DISCIPLINAS MAIS IMPORTANTES DISTRIBUIÇÃO DE QUESTÕES NA PROVA Outras disciplinas Teoria da Cont. Contab. Geral Normas Brasileiras de Cont. 44%

Leia mais

ÍNDICES DE LIQUIDEZ MÚLTIPLA ESCOLHA

ÍNDICES DE LIQUIDEZ MÚLTIPLA ESCOLHA ÍNDICES DE LIQUIDEZ MÚLTIPLA ESCOLHA 1. Um índice de liquidez geral de 1,3 indica que para garantir cada $ 1 de dívidas, a firma possui, na data do balanço: a. $ 1, de valores disponíveis e realizáveis

Leia mais

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Os eventos em administração ocorreram respeitando a evolução das diversas técnicas, conforme uma linha do tempo que pode ser traçada em ordem de acontecimentos. Leia atentamente

Leia mais

Capítulo 02: O Método das Partidas Dobradas

Capítulo 02: O Método das Partidas Dobradas Capítulo 02: O Método das Partidas Dobradas Livro Base: Contabilidade Básica César Augusto Tibúrcio Silva & Gilberto Tristão Universidade de Brasília - UnB Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais

Leia mais

Page 1 of 6 Balanço patrimonial 11 de Maio de 2010 Em face da publicação da Lei nº 11.941/2009, DOU 1 de 28.05.2009, este procedimento foi atualizado. Tópicos atualizados: 1. Introdução; 3. Classificação

Leia mais

Sistemas de Informações Contábeis

Sistemas de Informações Contábeis Estudo de caso Sistemas de Informações Contábeis O Material anexo representa partes das Demonstrações Contábeis da Empresa Katikero, encerradas em 31.12.x6, elaboradas de acordo com as normas e Princípios

Leia mais

Finanças. Prof. Milton Henrique

Finanças. Prof. Milton Henrique Finanças Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Organizações e Recursos As empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir objetivos. Capital Mão de Obra Conhecimento Máquinas

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2011 Candidato: inscrição - nome do candidato Curso: código - nome

Leia mais

DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido

DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido CONTABILIDADE II DATA PARA ENTREGA: 06/11/2017 PROTOCOLO DE ENTREGA: Data: Data: Ass. Do Aluno: Ass. Do Professor: DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido Exemplo: A Empresa Agrícola do Brasil

Leia mais

Comitê de Empresas Familiares

Comitê de Empresas Familiares Comitê de Empresas Familiares! Família, Reinvestimento e Distribuição de Resultados : A equação difícil! Fernando Curado Reservas, Aposentadoria, Educação Os 4 Níveis dos Negócios Familiares Riqueza Secundária

Leia mais

Contabilidade Decifrada. Módulo I Conceitos Iniciais Luiz Eduardo

Contabilidade Decifrada. Módulo I Conceitos Iniciais Luiz Eduardo Contabilidade Decifrada Módulo I Conceitos Iniciais Luiz Eduardo Contabilidade Conceito Contabilidade é a ciência (atividade rigorosa de estudo) que tem por: campo a azienda (qualquer ente que possa vir

Leia mais

NÚCLEO DE GESTÃO DO PORTO DIGITAL

NÚCLEO DE GESTÃO DO PORTO DIGITAL ATIVO CIRCULANTE DISPONIBILIDADE CAIXA 1.028,94 BANCOS-CONTAS CORRENTES 211.547,05 APLICAÇÕES DE LIQUIDEZ IMEDIATA 4.614.347,81 DIREITOS REALIZÁVEIS A CURTO PRAZO TÍTULOS A RECEBER 93.509,62 ADIANTAMENTOS

Leia mais

EXERCÍCIOS TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Valbertone Fonte CFC. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação:

EXERCÍCIOS TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Valbertone Fonte CFC. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: a) compra de galpão para a fábrica. b) venda de mercadoria a prazo. c) pagamento de salários administrativos. d) pagamento

Leia mais

Contabilidade Básica I Seção 2 Definições

Contabilidade Básica I Seção 2 Definições Contabilidade Básica I Seção 2 Definições Prof. Me. Hélio Esperidião Objetivos: Compreender os princípios elementares da contabilidade. Capital social Capital social é o montante necessário para se constituir

Leia mais

Contabilidade Introdutória

Contabilidade Introdutória FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério INTRODUÇÃO FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso: Ciências Contábeis Disciplina Contabilidade Introdutória Ano Letivo: Semestre: 2016 1º A história

Leia mais

ECONOMIA - LISTA DE EXERCÍCIOS 1

ECONOMIA - LISTA DE EXERCÍCIOS 1 1. Constitui um bem de capital: ECONOMIA - LISTA DE EXERCÍCIOS 1 a) os bens e serviços que se destinam ao atendimento direto das necessidades humanas. b) os bens que aumentam a eficiência do trabalho humano.

Leia mais

EXECÍCIOS Módulo B. Patrimônio

EXECÍCIOS Módulo B. Patrimônio EXECÍCIOS Módulo B Patrimônio EXERCÍCIO 1 Classifique os elementos em: A - Bens, direitos ou obrigação B positivo ou negativo C Ativo ou Passivo Fonte: Ribeiro1999 elementos A B C Computador Estante Duplicatas

Leia mais

CONTABILIDADE II CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP

CONTABILIDADE II CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP CONTABILIDADE II CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa Fornecedores Banco Conta Movimento Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras ICMS a recolher Duplicatas a receber

Leia mais

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 17

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 17 Exercício Nº 17 1 Elaboração do Balanço Patrimonial de em moeda de ATIVO Valores Históricos Valores ajustados Quant. de Valores na moeda de Ativo circulante 350.000 105.132,3249 416.324 Caixa 80.000 80.000

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade Contabilidade PARTE 1 G Parte 1 Conceitos Conceito de Contabilidade A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Lei 6.404/76 com suas alterações, a partir do seu artigo 178, define o Balanço Patrimonial, bem como estabelece

Leia mais