PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO"

Transcrição

1 PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

2 SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

3 Fato, obrigação e o crédito: há semelhanças?

4 Art. 139 O crédito tributário decorre da obrigação principal e tem a mesma natureza desta

5 Crédito tributário existente LEI + FATO GERADOR Crédito tributário EXIGÍVEL LEI + FATO GERADOR + LANÇAMENTO

6 O ROL DAS MODALIDADES DE SUSPENSÃO, EXTINÇÃO E EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO SÃO TAXATIVAS?

7 Art. 141 O crédito tributário regularmente constituído somente se modifica ou extingue, ou tem sua exigibilidade suspensa ou excluída, nos casos previstos nesta Lei, fora dos quais não podem ser dispensadas, sob pena de responsabilidade funcional na forma da lei, a sua efetivação ou as respectivas garantias

8 Caso... A Lei distrital número 1.624/97, prevê entre outras formas de pagamento dos créditos tributários, mediante a dação em pagamento de materiais destinados a atender a programas de Governo do Distrito Federal. Uma microempresa da região pretende a entregar de materiais úteis, porém não necessários a continuidade do seu objeto empresarial, como forma de diminuir o valor a ser pago de tributo ICMS. Avalie o caso em tela.

9 Jurisprudência...

10 Caso... A Empresa HZY Ltda no ramo varejista, decide impugnar judicialmente a cobrança tributária que determinado Estado da federação vêm realizando, obrigando o pagamento antecipado do ICMS. Diante disso, planejar ingressar com a Ação Anulatória para coibir essa prática que entende ser ilegal. Após o ingresso da ação, mesmo pendente ainda de julgamento, a dívida objeto da demanda judicial, foi inscrita em Dívida Ativa. A empresa entende ser ilegal, e pretende ajuizar um Mandado de Segurança para anular o ato coator da autoridade fazendária. Seu escritório foi chamado para avaliar o presente caso, e futuramente ajuizar a demanda judicial.

11 Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral; III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;

12 Art. 151 IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança V a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial; VI o parcelamento.

13 Jurisprudência... SUSPENSÃO EM VIRTUDE DO AJUIZAMENTO DE AÇÃO ANULATÓRIA DO CRÉDITO FISCAL. IMPOSSIBILIDADE. AUSÊNCIA DE DEPÓSITO INTEGRAL. ART. 151 E 204 DO CTN o crédito tributário só pode ter sua exigibilidade suspensa na ocorrência de uma das hipóteses estabelecidas no art. 151 do mesmo diploma legal. 4. Deveras, o ajuizamento de ação anulatória de débito fiscal, desacompanhada de depósito do montante integral, não tem o condão de suspender o curso de execução fiscal já proposta... (STJ, 1ªT., REsp /RS, Rel. Ministro LUIZ FUX, mai/07).

14 Caso... Considere que determinada empresa devedora de contribuições previdenciárias, realiza o Fato Gerador do tributo no ano de Realiza a declaração correspondente, porém por dificuldades financeiras, não realiza o pagamento do tributo. Meses depois depende de uma Certidão Negativa de Débitos para participar de uma licitação na prestação de serviços com o ente municipal. O Departamento jurídico da empresa alerta que o não pagamento das contribuições previdenciárias poderá prejudicar a participação da empresa no processo licitatório, por isso, questiona a você: A Apesar do tributo estar lançado, mas não pago, será possível a emissão da CND ou da CPEN? B A empresa deseja emitir uma Carta de Fiança Bancária, com o objetivo de suspender a exigibilidade. Avalie se a ideia será bem sucedida

15 Pode ocorrer a suspensão da exigibilidade, mesmo que o crédito ainda não tenha sido constituído pelo lançamento?

16 doutrina... Em suma, as causas de suspensão do crédito tributário podem ocorrer mesmo antes do lançamento e, portanto, não pressupõem a existência de crédito tributário no sentido que lhe deu o CTN. O que se suspende, portanto, é o dever de cumprir a obrigação tributária, ou porque o prazo para pagamento foi prorrogado, ou porque um litígio se esteja instaurando sobre a legitimidade da obrigação, e esse litígio seja acompanhado de alguma medida que impede a prática e atos do sujeito ativo no sentido de exigir o cumprimento da obrigação. (AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro. Saraiva, 15ª ed., 2009, p.378)

17 Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral; III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;

18 Art. 152 A moratória somente pode ser concedida: I - em caráter geral: II - em caráter individual, por despacho da autoridade administrativa, desde que autorizada por lei nas condições do inciso anterior.

19 Pode a união conceder moratória de tributos estaduais e municipais?

20 Art. 152, I b) pela União, quanto a tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, quando simultaneamente concedida quanto aos tributos de competência federal e às obrigações de direito privado;

21 Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral; III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;

22 Caso... A redação do artigo 38 da Lei 6.830/80 determina: A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de mandado de segurança, ação de repetição do indébito ou ação anulatória do ato declarativo da dívida, esta precedida do depósito preparatório do valor do débito, monetariamente corrigido e acrescido dos juros e multa de mora e demais encargos. O depósito neste caso é uma opção ou determinação?

23 Jurisprudência... Súmula Vinculante 28 É inconstitucional a exigência de depósito prévio como requisito de admissibilidade de ação judicial na qual se pretenda discutir a exigibilidade de crédito tributário.

24 Art. 151 IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança V a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial; VI o parcelamento.

25 Art. 7º, III Ao despachar a inicial, o juiz ordenará que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante e do ato impugnado puder resultar a ineficácia da medida, caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante caução, fiança ou depósito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento à pessoa jurídica.

26 Caso uma empresa que por meio de uma medida liminar não realiza o seu pagamento, se ela for cassada pode ocorrer a cobrança retroativa com juros e multa?

27 Jurisprudência... Súmula 405 do STF Denegado o mandado de segurança pela sentença, ou no julgamento do agravo dela interposto, fica sem efeito a liminar concedida, retroagindo os efeitos da decisão contrária.

28 Art. 151 IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança V a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial; VI o parcelamento.

29 Urgência (Art. 300 CPC) Cautelar (Art. 305 CPC) Tutelas Provisórias (Art. 294 CPC) Antecipada (Art. 303 CPC) Evidência (Art. 311 CPC)

30 Art. 300 A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo

31 Art. 311 A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando:

32 Art. 311 II - as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante;

33 Art. 311 IV - a petição inicial for instruída com prova documental suficiente dos fatos constitutivos do direito do autor, a que o réu não oponha prova capaz de gerar dúvida razoável.

34 Art. 151 IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança V a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial; VI o parcelamento.

35 Art A Art. 155-A. O parcelamento será concedido na forma e condição estabelecidas em lei específica.

36 Parcelamento Comum Parcelamento especial Parcelamento de ofício

37

38 Caso... Certo contribuinte, devedor de tributos estaduais ainda pendentes de declaração, pretende ainda ANTES de qualquer procedimento fiscalizatório, declarar e pagar seu tributo por meio da denúncia espontânea, e por isso, sem a incidência de multa punitiva. Contudo, pretende parcelar o valor devido pois não há saldo suficiente para adimplir toda a obrigação a vista. A LEI atual do parcelamento comum daquela cidade não dispõe sobre o tema. Avalie o caso.

39 Jurisprudência... TRIBUTÁRIO. RECURSO ESPECIAL. DENÚNCIA ESPONTÂNEA. ART. 138 DO CTN. PARCELAMENTO DE DÉBITO TRIBUTÁRIO. PARCELAMENTO DE DÉBITO. JUROS. TAXA SELIC. MULTA MORATÓRIA. COMPENSAÇÃO COM TRIBUTO. IMPOSSIBILIDADE 1. A simples confissão de dívida acompanhada do pedido de parcelamento do débito não configura denúncia espontânea a dar ensejo à aplicação da regra ínsita no art. 138 do CTN, de modo a eximir o contribuinte do pagamento de multa moratória. 2. São devidos juros da taxa Selic na compensação de tributos, assim como nos cálculos dos débitos dos contribuintes para com a Fazenda Pública Federal. (RECURSO ESPECIAL Nº MG (2003/ Acórdão Publicado no DJ do dia 01/02/2005 com circulação no dia 02/02/2005)

40 EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

41 Somente a lei pode estabelecer: Art. 97, VI VI - as hipóteses de exclusão, suspensão e extinção de créditos tributários, ou de dispensa ou redução de penalidades.

42 Art. 150, 6ºCF Qualquer subsídio ou isenção, redução de base de cálculo, concessão de crédito presumido, anistia (...) poderá ser concedido mediante lei específica, federal, estadual ou municipal, que regule exclusivamente as matérias acima enumeradas

43 Caso... A Lei 6.489/ PA determina: Art. 25. Fica o Poder Executivo autorizado a conceder remissão, anistia, transação, moratória e dação em pagamento de bem imóvel, nos termos da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Código Tributário Nacional) e na forma prevista em regulamento. Avalie tal regramento com base na sistemática do Sistema Tributário Nacional.

44 Jurisprudência... (...)1. A adoção do processo legislativo decorrente do art. 150, 6º, da CF, tende a coibir o uso desses institutos de desoneração tributária como moeda de barganha para a obtenção de vantagem pessoal pela autoridade pública, pois a fixação, pelo mesmo Poder instituidor do tributo, de requisitos objetivos para a concessão do benefício tende a mitigar arbítrio do Chefe do Poder Executivo, garantindo que qualquer pessoa física ou jurídica enquadrada nas hipóteses legalmente previstas usufrua da benesse tributária, homenageando-se aos princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade e da moralidade administrativas. 2. A autorização para a concessão de remissão e anistia, a ser feita na forma prevista em regulamento, configura delegação ao Chefe do Poder Executivo em tema inafastável do Poder Legislativo. 3. Ação julgada procedente. (ADI 3462, rel. Min. Carmen Lúcia, Pleno, j ).

45 Qual a diferença entre isenção e anistia?

46 Caso... O Estado de Goiás aprovou a lei ordinária número /2015 que dentre outras alterações alterou o artigo 94 do Código Tributário do Estado de Goiás, com a seguinte redação: Art X - com 15 (quinze) anos ou mais de uso; Anteriormente a esse lei, prevalecia a isenção de imposto para carros usados, registrado em qualquer município do Estado de Goiás com mais de 10 anos de uso.

47 Caso...

48 Art. 178 A isenção, salvo se concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo, observado o disposto no inciso III do artigo 104.

49 Jurisprudência... Súmula STF Isenções tributárias concedidas, sob condição onerosa, não podem ser livremente suprimidas.

50 Jurisprudência... MANDADO DE SEGURANÇA. ILEGITIMIDADE PASSIVA AFASTADA. DECADÊNCIA. LEI /2015. REVOGAÇÃO DA LEI ANTERIOR. ALTERAÇÃO PRAZO DE ISENÇÃO DO IPVA. 1. A Secretária da Fazenda é a autoridade responsável pelo controle e execução da política fiscal, mormente porque incumbe a ela o encaminhamento ao Governador do Estado de anteprojetos de leis de interesse da administração fazendária, bem como referendar leis sancionadas, nos termos do art. 13 da Lei n / O ato de afastar a isenção do IPVA para veículos com mais de 10 (dez) e menos de 15 (quinze) anos, alterando-se o disposto no art. 94 do CTE-GO, pelo advento da Lei n /2015, encontra-se circunscrito ao juízo de conveniência e oportunidade da administração, não sobressaindo, pois, mácula de ilegalidade. 5. Não há se falar em direito adquirido, uma vez que a isenção do IPVA não foi concedida por prazo determinado e nem sob condição onerosa, motivo porque não há óbice à sua revogação por lei posterior, à luz do art. 178 do CTN e Súmula 544 do STF. SEGURANÇA DENEGADA. (27 de Setembro de DJ 2128 de 10/10/2016MS

51 Jurisprudência... Configura aumento indireto de tributo e, portanto, está sujeita ao princípio da anterioridade tributária, a norma que implica revogação de benefício fiscal anteriormente concedido. Com base nessa orientação, a 1ª Turma, por maioria, manteve decisão do Ministro Marco Aurélio (relator), que negara seguimento a recurso extraordinário, por entender que o acórdão impugnado estaria em consonância com o precedente firmado na ADI MC/DF (DJU de ). Na espécie, o tribunal a quo afastara a aplicação para o ano em que publicados de decretos estaduais que teriam reduzido benefício de diminuição de base de cálculo do ICMS, sob o fundamento de ofensa ao princípio da anterioridade tributária. A Turma afirmou que os mencionados atos normativos teriam reduzido benefício fiscal vigente e, em consequência, aumentado indiretamente o aludido imposto, o que atrairia a aplicação do princípio da anterioridade. RE AgR/RS, rel. Min. Marco Aurélio, (RE ) Informativo 757 do STF Set. 2014

52 A isenção deve necessariamente ser concedida pelo ente que detém competência?

53

54 Art. 156, 3º Em relação ao imposto previsto no inciso III do caput deste artigo, cabe à lei complementar: III - regular a forma e as condições como isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados.

55 Caso... Renato, taxista em razão da Lei 8383/91 decide comprar um veículo zero, para exercício da sua atividade profissional. Sabendo ser isento nas operações de financiamento do IOF, foi surpreendido com o recolhimento realizado na fonte pela financeira em Agosto de Ao enviar pedido administrativo junto a Receita Federal para devolução dos valores não logrou sucesso, pois segundo a decisão irreformável publicada em , a concessão da isenção dependia exclusivamente de despacho de autorização da autoridade administrativa, o que no caso em tela não foi preenchido.

56 Art. 178 A isenção, quando não concedida em caráter geral, é efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faça prova do preenchimento das condições...

57 Jurisprudência... ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO. RECURSO ESPECIAL. ISENÇÃO. IOF. NECESSIDADE DE VERIFICAÇÃO DOS REQUISITOS. 1. Nos termos do parágrafo primeiro do artigo 72 da Lei 8.383/91, o gozo da isenção de IOF na compra de veículos automotores estabelece a prévia verificação dos requisitos legais pelo Departamento da Receita Federal. 2. O aresto reconheceu que os recorridos estavam enquadrados na categoria profissional beneficiada pelo favor fiscal. 3. A verificação dos requisitos é atividade vinculada atribuída ao órgão fazendário. Havendo reconhecimento judicial quanto à sua observância, o indébito deve ser reconhecido e repetido. RECURSO ESPECIAL Nº CE (2003/ ) Brasília, 16 de junho de 2005

58 Caso... Pedro Vasconcelos é deficiente físico, em oportunidade adquiriu um veículo automotor zero km na cidade de São Paulo. Após a aquisição do veículo e respectivo pagamento do IPVA proporcional do ano foi informado que poderia ser beneficiário de isenção. Buscou advogado para consulta, e foi informado que de acordo com o artigo 13 da Lei /08: Artigo 13 - É isenta do IPVA a propriedade: III - de um único veículo adequado para ser conduzido por pessoa com deficiência física; Como seu veículo não é conduzido por ele em razão do grau de sua deficiência, não faria jus a isenção. O contribuinte já realizou o pagamento dos anos de 2015, 2016 e 2017.

59 Jurisprudência... MANDADO DE SEGURANÇA Pretendida isenção de ICMS na compra de veículo automotor a portador de necessidades especiais Veículo a ser conduzido por terceiro. Possibilidade. Recurso provido. (AC Nº /5-00, Rel. Des. Carlos Eduardo Pachi, j v.u). DEFICIENTE FÍSICO - Impossibilidade de dirigir Isenção de ICMS. Admissibilidade: Aquisição de veículo para transporte de pessoa portadora de severa deficiência física, mesmo sem condições de dirigir, goza do benefício fiscal. Interpretação harmônica entre o art. 19, Anexo I, do RICMS e o art. 5º da CF e demais preceitos constitucionais que asseguram a proteção especial às pessoas deficientes. Recurso provido. (AC /5-00 Rel. Des.Evaristo dos Santos, j v.u.).

60 Art. 180 A anistia abrange exclusivamente as infrações cometidas anteriormente à vigência da lei que a concede, não se aplicando:

61 Casos práticos

62 Caso... A APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo, realizou a aquisição de algumas próteses, que posteriormente serão doadas, a membros inscritos no grupo da entidade que não possuem renda suficiente para aquisição particular. A APAE contudo foi surpreendida pois nas Notas Fiscais de todas próteses, havia o destaque na nota com relação ao ICMS. Ao questionar a entidade fazendária estadual, foi relatado que a cobrança é devida. Avalie a situação.

63 Jurisprudência... RE /MG (RG) Tema 342 Relator(a): Ministro Dias Toffoli Órgão julgador: Plenário do STF Data de julgamento: 23/02/2017 Data de publicação: Pendente Ementa: ICMS. IMUNIDADE DO ART. 150, VI, D, DA CF. ENTIDADES FILANTRÓPICAS. EXTENSÃO PARA CONTRIBUINTES DE FATO. IMPOSSIBILIDADE. Resultado: O Plenário, por unanimidade, entendeu que a imunidade tributária subjetiva relativa ao ICMS aplica-se a seus beneficiários na posição de contribuinte de direito, mas não enquanto contribuinte de fato, sendo irrelevante a repercussão econômica do tributo envolvido. Os Ministros destacaram que a jurisprudência do STF afirma que a imunidade do comprador não pode ser estendida ao produtor. Destacaram, ainda, que a incidência de ICMS nos produtos adquiridos por entidades filantrópicas não implica tributar patrimônio, renda ou serviços, caracterizando-se, na realidade, como mera repercussão econômica.

64 Caso... Josué em virtude de discordâncias com relação ao seu novo valor de IPTU cobrado pelo município de São Paulo em Janeiro de 2013, resolveu questionar por meio de um requerimento administrativo. Após a espera de quase 09 meses sem resposta, foi até a Administração Pública que o informou que apesar da decisão já ter sido expedida, não houve ainda a intimação sobre o seu resultado, contudo já poderia informar que houve o seu indeferimento em Agosto de Recebeu a carta com A.R sobre o resultado em Novembro do mesmo ano. Em Setembro de 2018 foi protocolada a Execução Fiscal cobrado o mencionado crédito. Poderia ser alegada a tese de prescrição?

65 Jurisprudência... AgInt no AgRg no AREsp /MS Relator(a): Ministro Benedito Gonçalves (designado para redação do acórdão) Órgão julgador: 1ª Turma do STJ Data de julgamento: 06/06/2017 Data de publicação: 29/06/2017. Ementa: CONDENAÇÕES À FAZENDA PÚBLICA. PRAZO PRESCRICIONAL. REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO. CAUSA SUSPENSIVA. ART. 4º DO DECRETO Nº /1932. Resultado: A Turma, por maioria, entendeu que o requerimento administrativo é causa suspensiva, e não interruptiva, do prazo prescricional aplicável às ações contra a Fazenda Pública, à luz do disposto no art. 4º, parágrafo único, do Decreto nº /1932. Assim, os Ministros afirmaram que a contagem pelo prazo remanescente será retomada apenas com a intimação da decisão final de indeferimento da Administração.

66 Caso... Analice devedor de IPTU sobre o seu bem imóvel, recebeu citação para se manifestar a respeito de uma Execução Fiscal promovida em seu nome. Em sua conta corrente foi encontrado valor suficiente para pagamento da dívida tributária, contudo, Analice alega que o seu condomínio também está em atraso, e como o valor em conta não é suficiente para quitar os dois débitos, realiza uma petição ao juízo para que o valor bloqueado seja utilizado para quitação das dívidas condominiais. Analise o caso em tela.

67 Jurisprudência... REsp Relator(a): Ministra Nancy Andrighi Órgão julgador: 3ª Turma do STJ Data de julgamento: 09/05/2017 Data de publicação: 16/05/2017 Ementa: CONCURSO DE CREDORES. ART. 186 DO CTN. PREFERÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO EM FACE DO CRÉDITO CONDOMINIAL. Resultado: A Turma, por unanimidade, decidiu pela preferência do crédito tributário em face do crédito condominial, afastando a hipótese de preferência absoluta deste último, mesmo diante da sua condição propter rem. Os Ministros entenderam que o crédito tributário prefere a qualquer outro, seja qual for sua natureza ou o tempo de sua constituição, ressalvados os créditos decorrentes da legislação do trabalho ou do acidente de trabalho, conforme disposto no art. 186 do CTN.

68 Caso... A Empresa Signus S/A ingressou com um Mandado de Segurança em Agosto de 2012, requerendo a anulação de um crédito tributário emitido em Junho daquele ano cobrando diferenças com relação ao IRPJ. Para evitar a possível inscrição em Dívida Ativa, que provocaria problemas na emissão de certidões de regularidade (a empresa participa ativamente de licitações públicas), o departamento jurídico decide por apresentar uma Medida Liminar. Concedido o pedido 02 dias após a impetração do MS, a Fazenda Pública em contestação, pede a imediata revogação da liminar, bem como refuta todos os argumentos da empresa autora. Após manifestação do MP, o juízo da causa, decide por revogar a liminar, o que ocorreu em Dezembro de O processo ainda está pendente de julgamento, e a empresa na época recorreu da revogação por meio de Agravo de Instrumento. Considerando que até o presente momento a empresa não recebeu a cobrança por meio da execução fiscal, pode se alegar a prescrição?

69 Jurisprudência... EAREsp /RS Relator(a): Ministro Og Fernandes Órgão julgador: 1ª Seção do STJ Data de julgamento: 10/05/2017 Data de publicação: 29/05/2017 Ementa: EXECUÇÃO FISCAL. PRESCRIÇÃO. REVOGAÇÃO DE LIMINAR QUE ANTERIORMENTE SUSPENDEU A EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO. CURSO DO PRAZO RESTABELECIDO DESDE A REVOGAÇÃO DA LIMINAR. DESNECESSIDADE DE AGUARDAR O TRÂNSITO EM JULGADO DA DECISÃO. Resultado: A Seção, por maioria, afirmou que o prazo prescricional para a cobrança de crédito tributário cuja exigibilidade tenha sido suspensa por liminar volta a correr quando revogado o provimento jurisdicional cautelar, sendo desnecessário aguardar o trânsito em julgado da decisão. Os Ministros destacaram que cessada a causa suspensiva, sem concorrer qualquer outra das hipóteses previstas no art. 151 do CTN, ou se não for verificada a interposição de recurso com efeito suspensivo, a exigibilidade do crédito é restabelecida, podendo o Fisco, desde a revogação da liminar, promover as medidas necessárias tendentes à cobrança dos créditos tributários.

70 Caso... A Empresa Maximus possui um terreno e um galpão localizado na cidade de Ferraz de Vasconcelos/SP, e através de um contrato de locação, o aluga para a prefeitura municipal que pretende instalar no local um pátio para guarda das ambulâncias e viaturas policiais. Ocorre que a empresa, pactou com o Município, que este ficaria responsável no pagamento do IPTU incidente sobre o imóvel. 03 anos após o contrato, a empresa descobre por meio de correspondência enviada pela prefeitura, que os carnês dos anos correspondentes ao período de locação, não foram pagos. A empresa pretende ingressar com ação judicial para pedir o redirecionamento da cobrança ao Município. Avalie o caso.

71 Jurisprudência... AgInt no REsp /SC Relator(a): Ministro Gurgel de Faria Órgão julgador: 1ª Turma do STJ Data de julgamento: 28/09/2017 Data de publicação: 09/11/2017 Ementa: IPTU. RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA. CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL REALIZADO POR MUNICÍPIO COM PARTICULAR. TRANSFERÊNCIA DA RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA. IMPOSSIBILIDADE. Resultado: A Turma, por maioria, entendeu que não é possível transferir a responsabilidade tributária sobre o recolhimento de IPTU, prevista no art. 34 do CTN, à municipalidade, quando celebrado contrato de locação de imóvel com particular. Os Ministros destacaram que as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos, não podem ser opostas à Fazenda Pública, em atenção ao disposto no art. 123 do CTN. Assim, apesar de a obrigação contratual não ter sido cumprida por parte do município, a legislação deve ser respeitada, de forma que não é possível lhe opor a responsabilidade pelo pagamento de tributos.

72 Caso... Pablo é portador de uma doença grave, prevista no Rol de isenções da Lei do IRPF Decreto 9.580/2018. Contudo, ao buscar informações junto a Receita Federal a respeito de como poderia requerer o benefício, a funcionária informa que será necessário apresentar laudo oficial junto ao perito do INSS reconhecendo a moléstia, e com isso, o gozo do benefício. Ocorre que conforme o cronograma das consultas, só será possível marcar tal perícia para daqui 08 meses. Avalie o caso.

73 Jurisprudência... Súmula 598 STJ É desnecessária a apresentação de laudo médico oficial para ao reconhecimento judicial de isenção do imposto de renda, desde que o magistrado entenda suficientemente demonstrada a doença grave por outros meios de prova DJe

74 Caso... Janaina profissional autônoma é contribuinte do IRPF, contudo há anos contrata profissional da contabilidade, amigo pessoal, para realizar suas declarações. Tem percebido que nos últimos 03 anos, suas declarações estão alcançando um alto percentual de restituição. Por não entender muito sobre o procedimento não questiona o contador. Em cobrança retroativa realizada pela Secretaria da Receita Federal, ao não conseguir comprovar as despesas lançadas pelo contador, apresenta em sua defesa que desconhecia os procedimentos incorretos que o profissional estava realizando, e que não se beneficiou diretamente por sua conduta culposa, e por isso, pede a responsabilidade do contador nos valores devidos. Avalie o caso.

75 Jurisprudência... RESPONSABILIDADE PELO CRÉDITO TRIBUTÁRIO.DOLO DO CONTADOR. INOPONIBILIDADE. Uma vez que o contribuinte não outorgou ao contador poderes para praticar atos em seu nome, não pode se eximir do pagamento do crédito tributário sob a alegação de que o profissional agiu com excesso de poderes. A responsabilidade pelas informações contidas nos documentos apresentados à Receita é exclusivamente do contribuinte, enquanto sujeito passivo da obrigação tributária, sendo inoponível à autoridade fazendária o fato de ter delegado a outrem o preenchimento de suas declarações retificadoras. Quanto ao argumento de que não se beneficiou com a conduta ilegal do contador, tampouco merece prosperar, uma vez que os elementos de prova juntados aos autos sinalizam no sentido de que efetivamente recebeu as restituições decorrentes da inclusão de despesas fictícias em suas declarações retificadoras. Não aplicação do artigo 135, II do CTN (09 de maio de 2019 PAF / ª Turma Ordinária da 2ª Câmara da 2ª Seção do CARF)

76 Caso... Jorge é proprietário de um veículo automotor e possui diversas dívidas de IPVA não pagas. Ocorre que ao tentar licenciar o seu veículo, e emitir o novo Certificado de Registro de Veículos (CRV) foi impedido pelo órgão de trânsito, sob a condição de quitar todos os tributos incidentes sobre tais débitos. Em razão disso, planeja ingressar com medida judicial para obrigar a emissão do documento, pois entende que condicionar tal ato ao pagamento dos impostos, viola a Constituição Federal. Analise o caso.

77 Jurisprudência...

78 Caso... Uma empresa criada em 2016, pertencente a um grupo econômico X, está sendo cobrada em caráter solidário de IRPJ de uma das empresas do grupo, pois apesar de não existir na época do Fato Gerador, possui responsabilidade solidária. Avalie o caso apontando se merece prosperar o argumento da Fazenda Nacional.

79 Jurisprudência...

80 PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Caso... Em 20/05/95, a Receita Federal, em decorrência de fiscalização realizada na sede da empresa ABC, constatou

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Caso... Renato, taxista em razão da Lei 8383/91 decide comprar um veículo zero, para exercício da sua atividade profissional.

Leia mais

Advocacia Tributária. Aspectos teóricos e Práticos

Advocacia Tributária. Aspectos teóricos e Práticos Advocacia Tributária Aspectos teóricos e Práticos Aulas presenciais ou online Terça e Quinta Material de Apoio Conteúdo exclusivo online Resumo de leitura obrigatória Avaliação Final Artigo / Monografia

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Caso... Em 20/05/95, a Receita Federal, em decorrência de fiscalização realizada na sede da empresa ABC, constatou

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Imunidades e Isenções Tributárias Caso... A entidade de assistência social Viver Bem, com rigor e atenta a suas obrigações tributárias, com frequência contrata

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 28 19/06/17

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 28 19/06/17 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 28 19/06/17 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO TERMO A QUO DECADÊNCIA C.T Regra Especial art. 150

Leia mais

Direito Tributário. Suspensão do Crédito Tributário. Professora Giuliane Torres.

Direito Tributário. Suspensão do Crédito Tributário. Professora Giuliane Torres. Direito Tributário Suspensão do Crédito Tributário Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Tributário SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Tema: Parcelamento de ofício da dívida tributária e prescrição. Termo inicial do prazo prescricional do crédito de IPTU. RECURSO ESPECIAL (REsp) O parcelamento de ofício da dívida

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 2 Competência Ação anulatória e a ação de embargos A ação anulatória, para o STJ, poderá ser utilizada antes, durante a execução fiscal e

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

Neste momento iremos falar sobre a suspensão da exigibilidade do crédito tributário e o art. 151 do CTN descreve as causas:

Neste momento iremos falar sobre a suspensão da exigibilidade do crédito tributário e o art. 151 do CTN descreve as causas: 9. SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO 9.1. Introdução Material de apoio - Direito Financeiro Já vimos que se o contribuinte realizar uma conduta correspondente ao fato gerador de um tributo,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 138 A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Art. 994 São cabíveis os seguintes recursos: I - apelação; II - agravo de instrumento; III - agravo interno; IV - embargos de declaração;

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174 A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS PRINCÍPIOS DA ISONOMIA E DA IRRETROATIVIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS PRINCÍPIOS DA ISONOMIA E DA IRRETROATIVIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS PRINCÍPIOS DA ISONOMIA E DA IRRETROATIVIDADE contatos @alessandrospilborghs @alespilborghs alessandro spilborghs alessandro spilborghs INTRODUÇÃO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Crédito Tributário Suspensão da Exigibilidade. Prof.ª Luciana Batista

DIREITO TRIBUTÁRIO. Crédito Tributário Suspensão da Exigibilidade. Prof.ª Luciana Batista DIREITO TRIBUTÁRIO Crédito Tributário Suspensão da Exigibilidade Prof.ª Luciana Batista Suspensão da exigibilidade (art.151 do CTN): o Fisco não poderá exigir o crédito tributário. Rol taxativo (art. 141

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO II: SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

DIREITO TRIBUTÁRIO II: SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO II: SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO DOUTOR, COMO EVITAR A TRIBUTAÇÃO DE NOSSA IGREJA? 1 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A formalização do crédito

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS Jurisprudência... ADI 939 DF Caso... O Governador de São Paulo no uso de suas atribuições, publica no D.O.E do dia 10.02.2011, os seguintes

Leia mais

PROCESSO TRIBUTÁRIO: AÇÃO DECLARATÓRIA e AÇÃO ANULATÓRIA. Camila Campos Vergueiro

PROCESSO TRIBUTÁRIO: AÇÃO DECLARATÓRIA e AÇÃO ANULATÓRIA. Camila Campos Vergueiro PROCESSO TRIBUTÁRIO: AÇÃO DECLARATÓRIA e AÇÃO ANULATÓRIA Camila Campos Vergueiro FUNÇÃO DO DIREITO = REGULAR A CONDUTA INTER-HUMANA SENTIDO DA CONDUTA (dever-ser) Obrigatório (O) Permitido (P) Proibido

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Concessão de Liminar e Tutela Antecipada. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Concessão de Liminar e Tutela Antecipada. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Marcello Leal 1 CPC, Art. 273. O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO AÇÃO ANULATÓRIA L C.T. D.A C.D.A E.F Ação Anulatória Art. 38 A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta

Leia mais

Sumário. Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17

Sumário. Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17 Sumário Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 17 2. Tributo... 18 3. Espécies tributárias... 20 3.1. Impostos... 21 3.2. Taxas... 23

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 23 2. Tributo... 25 3. Espécies tributárias... 27 3.1. Impostos... 28 3.2. Taxas... 30

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 23 2. Tributo... 24 3. Espécies tributárias... 26 3.1. Impostos... 28 3.2. Taxas... 29

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS Sumário DIREITO TRIBUTÁRIO... DIREITO TRIBUTÁRIO PROFS. GUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES E DIMAS MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito Tributário - Conceito; Tributo -

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR MARCUS OLIVEIRA Mestre em Direito Tributário Questão problema Pode haver aplicação

Leia mais

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar...

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar... sumário Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas Públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral;

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br tatiana.saranello@gmail.com AULA 24 DECADÊNCIA - Decadência é

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 25 Responsabilidade Tributária RESPONSABILIDADES Sucessão Pessoal

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO CONCEITO DE TRIBUTO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. MULTA MORATÓRIA. REDUÇÃO. INAPLICABILIDADE DO CDC. 1. Não se aplica o Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

INICIAÇÃO A ADVOCACIA TRIBUTÁRIA

INICIAÇÃO A ADVOCACIA TRIBUTÁRIA INICIAÇÃO A ADVOCACIA TRIBUTÁRIA 1. Mercado Tributário 2. 5 perguntas chave na Advocacia Tributária 3. Cobrança de Honorários (Precatórios) 4. Teses Tributárias 5. Ferramenta de Prospecção 1. Mercado

Leia mais

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais.

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. Questionário Especial Turma Magistratura Federal/2012 Prof. Mauro Luís Rocha Lopes 1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. STJ, Súmula 498. Não incide imposto de renda sobre a

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais Sumário Capítulo 1 Direito tributário... 1 1.1. Direito... 1 1.2. Direito público e direito privado... 1 1.3. Direito tributário... 2 1.4. Direito tributário e os demais ramos do Direito... 4 1.5. Estado...

Leia mais

Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015

Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015 Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015 Um contribuinte do Município, inconformado com a imposição de um auto de infração do ISS, decide discutir em juízo a incidência ou não do tributo, ingressa

Leia mais

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar...

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar... SUMÁRIO Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 CAPÍTULO 3 PRINCÍPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO...

CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 CAPÍTULO 3 PRINCÍPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO... SUMÁRIO PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 2.1 Repartição das receitas tributárias... 23 2.2 Exercício da competência tributária...

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 STJ00088638 sumário Nota do autor, xxi 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 Verificação de aprendizagem, 6 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 Verificação de aprendizagem,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 50 MANDADO DE SEGURANÇA Requisitos Art. 202 e 203 CTN. H.I

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000442469 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2089785-17.2015.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante FAZENDA PÚBICA DO ESTADO

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do direito tributário...

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 INTRODUÇÃO... 15 1. A organização do Estado... 15 1.1. As necessidades coletivas... 15 1.2. A atividade financeira do Estado... 16 1.2.1. Atividades financeira e econômica

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 22/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 22/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 22/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br PROCESSO TRIBUTÁRIO Serão abordadas as Ação Declaratória e Ação

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

Direito Tributário Lançamento e Extinção do Crédito Tributário

Direito Tributário Lançamento e Extinção do Crédito Tributário CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Lançamento e Extinção do Crédito Tributário Analista Judiciário TRF Período: 2007-2016 1) FCC - AJ TRF3/TRF 3/Judiciária/Execução de Mandados/2007 O lançamento tributário

Leia mais

Revisão de Direito Tributário Prof. Fábio Dutra XXI EXAME DA OAB

Revisão de Direito Tributário Prof. Fábio Dutra XXI EXAME DA OAB Revisão de Direito Tributário Prof. Fábio Dutra XXI EXAME DA OAB CF/88: Arts. 145 a 162 Estudo para Reta Final XXI Exame da OAB CTN: Arts. 3º, 4º, 7º, 16, 19, 23, 29, 32, 43, 46 e 63; Arts. 77, 81, 96,

Leia mais

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Indaga-se: qual o prazo extintivo para a constituição do crédito tributário, na hipótese de a Fazenda Pública estar

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL

ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL Armando Moutinho Perin Recife, 9 e 10 de dezembro de 2015 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Código Tributário Nacional, CTN, arts. 6º e 7º: - criação de tributos (indelegável);

Leia mais

HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...5 Fundamento legal... 5 2. PAGAMENTO...9 3. IMPUTAÇÃO EM PAGAMENTO E REPETIÇÃO DO INDÉBITO... 13 Imputação em pagamento... 13 Repetição

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E OUSADIA DE QUEM É PIONEIRO Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES Turma: 8ºDIV

Leia mais

Princípio da Legalidade

Princípio da Legalidade Princípio da Legalidade RUBENS KINDLMANN Princípio da Legalidade Art. 150, CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

Leia mais

A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO

A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO 1. Conceito Fazenda Pública em Juízo 2. Prerrogativas Processuais 3. Casos Repetitivos e a Fazenda Pública 4. Mandado de Segurança em matéria tributária Poder Público em Juízo

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES... 17 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 2.1 Repartição das receitas tributárias... 21 2.2 Exercício da competência

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II. SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 155, CTN

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II. SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 155, CTN DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 155, CTN HIPÓTESES DE SUSPENSÃO, EXTINÇÃO E EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 182, CTN. notifica do HIPÓTESES DE SUSPENSÃO

Leia mais

RECURSOS PROCESSUAIS

RECURSOS PROCESSUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 70 04/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS Só possível interpor um recurso por vez, para cada ato do juiz. Art. 994 CPC.

Leia mais

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA Denis Domingues Hermida - Locadora Carro Bom Ltda. foi autuada pela Receita Federal por ter deixado de recolher a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 PRESCRIÇÃO CONTITUIÇÃO DEFINITIVA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL RECORRIDO : FRIGORIFICO PAINEIRA LTDA ADVOGADOS : ANTÔNIO HAMILTON DE CASTRO ANDRADE JUNIOR EMENTA TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. DÉBITO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 12/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 12/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 12/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 28 Exclusão do Crédito Tributário Exclusão do crédito tributário

Leia mais

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC.

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Disposições gerais Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 13 24/04/17 IMUNIDADES E ISENÇÕES TRIBUTÁRIAS Art. 150 CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXV EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXV EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Por ocasião da importação de equipamentos eletrônicos realizada pela pessoa jurídica PJ, a União entendeu que o recolhimento do Imposto sobre Produtos Industrializados

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Tema: Obrigação Tributária Profª Ana Paula Rodrigues paula_frodrigues@hotmail.com Professora Ana Paula Rodrigues professoraanapaularodrigues

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor: Alessandro Spilborghs. Tema: Suspensão da exigibilidade do crédito tributário

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor: Alessandro Spilborghs. Tema: Suspensão da exigibilidade do crédito tributário PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Professor: Alessandro Spilborghs Tema: Suspensão da exigibilidade do crédito tributário @alessandrospilborghs Alessandro Spilborghs 1º CAPÍTULO INTRODUÇÃO CICLO DE POSITIVAÇÃO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS DA TUTELA PROVISÓRIA Artigos 294 a 299 do Código de Processo Civil Artigo 294 do Código de Processo Civil - urgência Tutela provisória

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Há possibilidade de redação de duas peças processuais: Opção 1: mandado de segurança contra ato do agente fiscal estadual, perante a Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. Opção

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS cobrar tributos: Art. 150, III a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou

Leia mais

COMARCA DE PORTO ALEGRE 6ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA 1º JUIZADO PROCESSO Nº 001/ NATUREZA: IMPETRANTE: IMPETRADO:

COMARCA DE PORTO ALEGRE 6ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA 1º JUIZADO PROCESSO Nº 001/ NATUREZA: IMPETRANTE: IMPETRADO: COMARCA DE PORTO ALEGRE 6ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA 1º JUIZADO PROCESSO Nº 001/1.10.0126539-5 NATUREZA: IMPETRANTE: IMPETRADO: MANDADO DE SEGURANÇA NOVA PACK EMBALAGENS LTDA. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DA

Leia mais

Responsabilidade Tributária

Responsabilidade Tributária Responsabilidade Tributária RUBENS KINDLMANN Sujeição Passiva Art. 121 Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária Paragrafo Único. O sujeito

Leia mais

TÓPICO 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO

TÓPICO 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO TÓPICO 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO A definição jurídica de crédito tributário se encontra transcrita nos artigos 140, 141 e 113, CTN, que nos informa que: crédito tributário é o vínculo jurídico, oriundo do lançamento

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174, parágrafo único. A prescrição se interrompe: I pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 03

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 03 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Tutelas Provisórias: Tutelas Provisórias é denominação de gênero, que pode se subdividir em espécies,

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação declaratória visa a obtenção de certeza jurídica da existência ou inexistência de fato e das consequências

Leia mais

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45 ABREVIATURAS... 11 Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES... 13 1. Conceito de tributo...13 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir...13 1.2. Prestação compulsória...14

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES... 17 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 2.1 Repartição das receitas tributárias... 21 2.2 Exercício da competência

Leia mais

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO A suspensão da exigibilidade do crédito tributário tem como característica ser transitória ou temporária. É a dilatação ou prorrogação do prazo de pagamento. É importante

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO ESTADO DA BAHIA Lei n o. 1154 de 22 de maio 2009. Concede Anistia, Remissão e Redução nos pagamentos de Débitos Fiscais nos prazos e condições que menciona. O PREFEITO MUNICIPAL DE PAULO AFONSO aprovou e ou sanciono a

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E OUSADIA DE QUEM É PIONEIRO Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES Turma: 8ºDIV

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Embargos à Execução. Prof. Ms. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Embargos à Execução. Prof. Ms. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Embargos à Execução Prof. Ms. Gabriel Quintanilha Tem a mesma natureza da Ação Anulatória, ou seja, de anular ou desconstituir o crédito tributário

Leia mais

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Instituições de Direito Profª Doutora Ideli Raimundo Di Tizio p 20 SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO O crédito tributário lançado ou em processo de lançamento pode ter a sua exigibilidade suspensa regularmente,

Leia mais

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann Crédito Tributário e suas formas de lançamento Rubens Kindlmann Modalidades de Extinção do Crédito Tributário Art. 156, CTN Pagamento Compensação Transação Remissão Prescrição e Decadência Conversão do

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL N 592030 - DF (2014/0238133-4) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO PROCURADOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO : WS PROMOÇÕES S/C LTDA : JULIANO RICARDO DE VASCONCELLOS

Leia mais

MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO

MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO MARCELO ALEXANDRINO Auditor Fiscal da Receita Federal desde 1997, exerce suas atribuições na Divisão de Tributação da Superintendência da Receita Federal, no Rio Grande do Sul. Professor de Direito Tributário

Leia mais

Processo Tributário Rubens Kindlmann

Processo Tributário Rubens Kindlmann Processo Tributário Rubens Kindlmann Ementa Iniciação ao Processo Tributário. Ação declaratória e Ação Anulatória. Competência tributária. Nascimento do interesse processual para propositura da ação declaratória.

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 41

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 41 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO... 19 1.1 CONCEITO E ESPÉCIES... 19 1.2 ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS... 22 1.2.1 Taxas... 22 1.2.2 Contribuição de Melhoria... 26 1.2.3 Empréstimo Compulsório...

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 1408862 - SP (2018/0318126-6) RELATOR : MINISTRO GURGEL DE FARIA AGRAVANTE : FAZENDA NACIONAL AGRAVADO : LUCHETTI COM/ DE MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDA ADVOGADOS

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO... 19 1.1 Conceito e espécies... 19 1.2 Espécies tributárias... 22 1.2.1 Taxas... 22 1.2.2 Contribuição de Melhoria... 26 1.2.3 Empréstimo Compulsório...

Leia mais

ALESSANDRO SPILBORGHS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ALESSANDRO SPILBORGHS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ALESSANDRO SPILBORGHS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO CONTATOS @alessandrospilborghs @alespilborghs alessandro spilborghs PRIMEIRO CAPÍTULO PROCEDIMENTO DE COBRANÇA TRIBUTÁRIA 1ª PARTE Fato Gerador

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS CRÉDITO TIBUTÁRIO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS CRÉDITO TIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS CRÉDITO TIBUTÁRIO contatos @alessandrospilborghs @alespilborghs alessandro spilborghs alessandro spilborghs INTRODUÇÃO LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

Leia mais