Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional. Ciclo Avaliativo do SINAES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional. Ciclo Avaliativo do SINAES"

Transcrição

1 Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2011 Ciclo Avaliativo do SINAES Referência: Ano letivo de 2011 I Dados Institucionais Mantida: FACULDADE PITÁGORAS DE FEIRA DE SANTANA Mantenedora: FACULDADE PITÁGORAS DE FEIRA DE SANTANA LTDA. Endereço: RUA VENEZUELA, Nº 204, CAPUCHINHOS, FEIRA DE SANTANA Composição da CPA: Rivelino Alves Pereira, CPF: , Coordenador da CPA; Elthon Luiz Da Silva Santos, CPF: , representante do Corpo Técnico- Administrativo; Daniella Britto de Carvalho e Cruz, CPF: , representante do Corpo Docente; Thiago Alan Guerra Assad, CPF: , representante do Corpo Discente; Luciana Santos Siqueira, CPF: , representante da Sociedade Civil Organizada. Portaria de Designação da CPA: FAP 003/2011, de 18 de fevereiro de 2011.

2 II Introdução A Autoavaliação Institucional da (FAP) é entendida como um mecanismo de acompanhamento e regulação institucional, à medida que faz, através de levantamento de dados com grupo focal, o diagnóstico da situação atual, subsidiando o planejamento e a gestão da Instituição. Tem por princípio a melhoria contínua dos processos acadêmicos, visando auxiliar a IES no seu percurso de crescimento e consolidação. Nessa perspectiva, os processos de autoavaliação têm por objetivo promover a participação da comunidade acadêmica no processo avaliativo, no sentido de fortalecer a disseminação de resultados e as relações com os processos decisórios, agilizando os resultados e as práticas por eles recomendadas; repensar periodicamente os projetos pedagógicos frente à evolução e às exigências do mercado; integrar a avaliação interna e externa, para buscar melhores indicadores de melhoria dos serviços prestados e adequação de objetivos específicos na formação profissional; favorecer uma práxis educacional emancipatória; orientar suas ações conforme a Lei nº , de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com foco na consolidação do trabalho avaliativo da graduação, buscando maior aproximação da discussão dos projetos pedagógicos dos cursos com a participação dos profissionais.

3 III Resultados obtidos Abaixo, citam-se os resultados da autoavaliação, obtidos através de pesquisas realizadas com grupo focal. Dimensão 1 A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional 1. Finalidades, objetivos e compromissos explícitos no PDI, declarados através da missão, visão e objetivos institucionais. 2. Práticas pedagógicas e administrativas estão vinculadas aos objetivos centrais da Instituição. 3. O PDI norteia o compromisso social com o ensino, pesquisa, extensão e fortalecimento do diálogo com a sociedade, a igualdade de condições para o acesso, permanência na Instituição e a valorização profissional dos docentes e técnico-administrativos. 1. A comunidade pouco conhece a missão, visão e os objetivos institucionais da IES. Dimensão 2 Política de Ensino e Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão As diversas atividades previstas no Programa de Extensão visam favorecer a integração da comunidade universitária com ela própria e com a comunidade externa e a troca de experiências entre instituições de ensino e de serviço, bem como aprofundar conhecimentos e competências em áreas específicas. O Programa de Extensão busca fomentar parcerias, intercâmbios e contatos com outras instituições da área de saúde, com o propósito de incrementar os esforços para o desenvolvimento desses programas. Finalidades 1. Propiciar integração com a própria comunidade acadêmica e com diferentes segmentos sociais. 2. Incrementar a qualificação, a competência e o desempenho de alunos, professores e enfermeiros assistenciais. 3. Identificar junto à comunidade universitária, à comunidade geral e ao mercado de trabalho as necessidades de atividades de extensão.

4 4. Executar junto à comunidade projetos de extensão que atendam a diferentes parcelas da população. 1. Os alunos da extensão participam das reuniões dos grupos de extensão, de discussão e de estudo no local de desenvolvimento do projeto de extensão. 2. Participação dos professores em reuniões sobre o andamento da extensão. 3. Participação de discentes e docentes de encontros científicos e apresentação de trabalhos relativos às atividades de extensão. 1. Através de reunião com o grupo focal, foi detectado que há fragilidade no desenvolvimento das atividades do núcleo de extensão e pós-graduação, como atendimento, disponibilidade de serviços do setor, divulgação de pós-graduação. Dimensão 3 Responsabilidade Social 1. Sobre o projeto de responsabilidade social desenvolvido na Faculdade Pitágoras, a comunidade reconhece que a IES tem desenvolvido diversas ações e projetos de promoção social, atendendo a pessoas carentes e socialmente excluídas. Entre os projetos desenvolvidos, tem-se o Projeto de Inclusão Digital e a Qualificação Profissional, realizados em parcerias, que vêm promovendo o acesso de jovens ao conhecimento de informática e de posturas profissionais, adequadas às exigências e à realidade do mercado de trabalho. 2. O projeto tem por finalidade o estabelecimento de mútua cooperação entre os partícipes, a fim de promover o desenvolvimento do Projeto de Inclusão Digital, através da qualificação de jovens de 18 a 24 anos, candidatos ao primeiro emprego, em diversos níveis de informática. A parceria não implica remuneração de qualquer das partes, devendo cada uma delas arcar com os custos correspondentes às obrigações assumidas. A Ltda. disponibiliza salas de informática devidamente equipadas para a realização dos módulos anuais do

5 projeto e recruta alunos da Faculdade para atuarem como monitores voluntários durante os módulos. Dimensão 4 Comunicação com a Sociedade Potencialidade 1. Várias formas de comunicação com docentes e discentes: mural no corredor de cada curso, mural na SICP (Sala Integrada de Professores e Coordenadores), Portal Universitário, intranet. s 1. Ausência de esclarecimento da visão e da missão institucional para sua comunidade. 2. Necessidade de mais agilidade nas atualizações do site. Dimensão 5 Políticas de Pessoal, de carreiras, de corpo docente, de corpo técnicoadminstrativo. A carreira do pessoal docente e do pessoal técnico-administrativo da Faculdade Pitágoras rege-se pelo Plano de Desenvolvimento Institucional, pelas disposições contidas na legislação vigente e, adicionalmente, pelas normas aprovadas pelos órgãos colegiados competentes da Faculdade. Constituem atividades de carreira de magistério superior aquelas inerentes ao ensino (ministrado dentro ou fora da sala de aula), à pesquisa e à extensão, assim como aquelas de natureza acadêmica, relativas ao exercício de funções administrativas e de assessoramento, classificadas como administrativo-pedagógicas. 1. Requisitos relativos à admissão e à promoção de docentes e do pessoal técnicoadministrativo da Faculdade Pitágoras. 2. Trajetórias de carreira de forma que todos têm perspectivas de desenvolvimento e ascensão funcional. 3. Criação de motivação para a busca de maior competência, propiciando perspectivas de crescimento para os docentes e para o pessoal técnico-administrativo.

6 4. Viabilização do recrutamento, interno e externo, de profissionais competentes, mediante a garantia de crescimento profissional e de remuneração condizentes. 5. Programa de qualificação docente, que envolve qualificação para a sala de aula; qualificação teórica e técnica dentro da área de atuação do docente, bolsas de estudos para funcionários e descontos para seus familiares cursarem a graduação. Dimensão 6 Organização e gestão institucional 1. Reuniões frequentes entre a direção e os coordenadores de curso. 2. Reuniões frequentes entre os coordenadores e professores. 1. Necessidade de maior participação e aproximação dos alunos com a direção e coordenação. Dimensão 7 Infraestrutura Física A está sediada à Rua Venezuela, nº 204, Capuchinhos, Feira de Santana - BA. Possui uma área de utilização de 2.965,80 m A possui sete salas de aula, com capacidade para cinquenta alunos, sendo quatro salas com equipamentos multimídia. Todas as salas possuem quadro branco para pincel, mesa e cadeira para o docente, iluminação adequada com o número de lúmenes orientado pela área e carteiras estofadas padronizadas. 2. As salas de aula com multimídia, apropriadas para as aulas expositivas, são compostas por rack (computador completo com DVD, amplificador e projetor multimídia), tela de projeção, caixa de som.

7 3. A Direção da IES divulgou, no fim do semestre, que efetivará a mudança de endereço para um espaço maior e de mais fácil acesso, informação que foi bem-acolhida pela comunidade acadêmica. 1. Há insatisfação em relação à localização, quanto à dificuldade do transporte coletivo, aos serviços de segurança e a pouca quantidade de acomodações no espaço de convivência, assim como em todo o campus. Dimensão 8 Planejamento e Avaliação Institucional A Faculdade Pitágoras investe na aferição do cumprimento de seus objetivos institucionais por meio de reuniões com grupos focais. Disponibiliza ainda, aos alunos, no Portal Universitário, enquetes que dão suporte ao seu processo avaliativo institucional. 1. O Sistema de Avaliação Interna do Desempenho Administrativo/Institucional da Faculdade é avaliado por todos da comunidade acadêmica. 2. O Sistema Integrado de Avaliação do Ensino está voltado para a avaliação dos resultados gerais do binômio ensino/aprendizagem, além de propiciar a coleta de significativas informações sobre os alunos em dois momentos cruciais: no primeiro e no último semestre do curso. 1. Necessidade de ampliar divulgação do processo de avaliação institucional para reforçar o estabelecimento da cultura da avaliação na comunidade acadêmica. Dimensão 9 Políticas de atendimento a estudantes e egressos Potencialidade 1. Política de implantação em cada curso de acompanhamento de egresso.

8 1. Necessidade de aperfeiçoamento no sistema de suporte ao atendimento para melhorar eficiência e eficácia. Dimensão 10 Sustentabilidade financeira 1. Continuidade crescente dos índices de captação de alunos, por meio das políticas promocionais: bolsas, créditos, outros. 2. Continuidade dos resultados financeiros, ampliando a capacidade de reinvestimento e de melhorias gerais, com destaque para a mudança de endereço do campus para uma região mais acessível. 3. Aperfeiçoamento da política de orçamento semestral.

9 IV Plano de Ação Dimensão 2 Política de Ensino e Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Contratação de pessoal para o setor, acompanhado de treinamento para melhor atendimento ao público. Dimensão 4 Comunicação com a Sociedade Ampliação do investimento em divulgação e esclarecimento de sua visão e missão institucional para sua comunidade. Dimensão 7 Infraestrutura Física 1. Implantação de catracas eletrônicas. 2. Aquisição de móveis para a organização de acomodações por todo o campus. 3. Implantação de rede sem fio na praça de alimentação e na SICP. 4. Instalação do Restaurante universitário. 5. Instalação de laboratórios 6. Instalação de salas de aula Dimensão 8 Planejamento e Avaliação Institucional Aperfeiçoamento do sistema para melhorar o acesso ao Portal Universitário. Dimensão 9 Políticas de atendimento a estudantes e egressos Implantação em cada curso de política de acompanhamento de egresso.

10 V Considerações Finais A Autoavaliação Institucional contribui significativamente para que a Faculdade repense suas práticas acadêmico-administrativas, ao mesmo tempo em que reflete sobre seu papel na sociedade como produtora e socializadora de um saber capaz de compreender e transformar a realidade. Por isso, realizar o processo de Autoavaliação é essencial não só para a busca da excelência dos serviços prestados, mas também para a transformação da postura de todos os envolvidos, pois exige constantes reflexões e mudanças. Nesse sentido, a Avaliação produziu resultados que ajudaram a definir os níveis de gestão das dimensões do contexto acadêmico, bem como os limites que ainda precisam ser superados a favor do desenvolvimento institucional. Feira de Santana, 05 de março de Comissão Própria da Avaliação

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão das

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013 AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013 GERAL DE ALUNOS 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 1º SEMESTRE DE 2016

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 1º SEMESTRE DE 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 1º SEMESTRE DE 2016 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2015 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 A pesquisa aplicada aos discentes, aos docentes e aos técnicos administrativos produziu os resultados a seguir. Estes foram objeto de análise pela CPA,

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Uberlândia opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE PITÁGORAS DA SERRA opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo como

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS Autoavaliação Institucional 2014 Foram realizadas oito enquetes institucionais durante o ano de 2014 para avaliar a qualidade dos serviços prestados e

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Avaliação Institucional Coodernadores

Avaliação Institucional Coodernadores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 1º SEMESTRE DE 2016

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 1º SEMESTRE DE 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 1º SEMESTRE DE 2016 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão da

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

RESULTADOS AVIN FACULDADE PERUÍBE Elaboração coordenação CPA: Profa. Msc. Indira Coelho de Souza

RESULTADOS AVIN FACULDADE PERUÍBE Elaboração coordenação CPA: Profa. Msc. Indira Coelho de Souza RESULTADOS AVIN 2016 - FACULDADE PERUÍBE Elaboração coordenação CPA: Profa. Msc. Indira Coelho de Souza OBJETIVO: A Comissão Própria de Avaliação é um órgão de natureza consultiva e deliberativa com a

Leia mais

Avaliação Institucional Professores

Avaliação Institucional Professores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 5 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2018 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 A Autoavaliação Institucional do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA - é coordenada pela CPA Comissão Própria de Avaliação, com participação da

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIVERSIDADE DE CUIABÁ opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Unidade Santo Amaro

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Unidade Santo Amaro AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2016 1 Unidade Santo Amaro CONAES Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior Instituída no âmbito do Ministério da Educação e vinculada ao Gabinete do Ministro de Estado

Leia mais

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL EIXO 1 DIMENSÃO 8 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 1 O plano de desenvolvimento do instituto PDI ( http://www.ufopa.edu.br/arquivo/portarias/2015/pdi20122016.pdf/view ) faz referência a todos os processos internos

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista Faculdade da Alta Paulista Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Faculdade de Direito da Alta Paulista Faculdade da Alta Paulista Comissão Própria de Avaliação (CPA) PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAP 2016 1. Introdução Desde 2004, a avaliação interna da Instituição Dom Bosco de Ensino e Cultura Ltda. está sob as normas do Sistema Nacional de Avaliação dos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anhanguera de Valinhos opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR

A IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR A IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR INDICADORES DE QUALIDADE SINAES ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO Rua Afonso Sardinha, nº 90 - Bairro Pioneiros Ouro Branco

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS CULTURA E EXTENSÃO DO RN

FACULDADE DE CIÊNCIAS CULTURA E EXTENSÃO DO RN INDICADOR: 1.1 I A missão e o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional A missão e o PDI. 01 Conheço a missão da 4,20 2,81 4,78 4,46 4,06 02 Tenho conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DISCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC 2008 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual para Avaliação Institucional é resultado do trabalho que a CPA da Faculdade Educacional

Leia mais

Síntese das ações de melhoria realizadas no CESUPA

Síntese das ações de melhoria realizadas no CESUPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Coord. Profa. Gisele Abrahim Síntese das ações de melhoria realizadas no CESUPA Volume 1, edição 1 Belém, 17 de dezembro de 2013. Nesta edição: Ações em 2011 2 Ações

Leia mais

AÇÕES DECORRENTES DO PROCESSO AUTOAVALIATIVO

AÇÕES DECORRENTES DO PROCESSO AUTOAVALIATIVO AÇÕES DECORRENTES DO PROCESSO AUTOAVALIATIVO Ao longo do processo autoavaliativo realizado em 2013, percebeu que a IES, através do seu PDI, assumiu o compromisso de desenvolver ações que permitam ser um

Leia mais

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Pau dos Ferros RN PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1 HISTÓRICO Com 04(quatro) turmas de Administração formadas e 02(duas) turmas de Direito, a Faculdade

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional data Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - 2016-2020 Prof. Esper Cavalheiro Pró-Reitor de Planejamento - PROPLAN Profa. Cíntia Möller Araujo Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Estudos

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais

RESULTADOS AVIN FACULDADE PERUÍBE Elaboração e coordenação CPA: Prof. Me. Leandro Cardozo Batista

RESULTADOS AVIN FACULDADE PERUÍBE Elaboração e coordenação CPA: Prof. Me. Leandro Cardozo Batista RESULTADOS AVIN 17 - FACULDADE PERUÍBE Elaboração e coordenação CPA: Prof. Me. Leandro Cardozo Batista OBJETIVO: A Comissão Própria de Avaliação é um órgão de natureza consultiva e deliberativa com a função

Leia mais

E I X O S

E I X O S 0011 0010 1010 1101 0001 0100 1011 5 E I X O S 10 dimensões 5 eixos 8- Planejamento e Avaliação. 1- Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional. 0011 3- Responsabilidade 0010 1010 1101 Social 0001

Leia mais

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CATEGORIAS DE ANÁLISE 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação 1.1 GESTÃO ACADÊMICA 1.1.1 Responsabilidade Social

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DAS AMÉRICAS CPA

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DAS AMÉRICAS CPA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DAS AMÉRICAS CPA 2015 1 Este documento traz a síntese do processo de autoavaliação e as proposições da Comissão Própria de Avaliação - CPA para o planejamento das políticas

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE Americana SP Março de 2017

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE Americana SP Março de 2017 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE 2016 Americana SP Março de 2017 2 1.DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES 1.1. Avaliação Planejamento e

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação 0 ATORES ENVOLVIDOS - Comissão Própria de Avaliação

Leia mais

RELATO INSTITUCIONAL

RELATO INSTITUCIONAL FACULDADE IEDUCARE - FIED COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA RELATO INSTITUCIONAL 2014-2016 Tianguá-CE Março 2016 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATO INSTITUCIONAL 2014-2016 Tianguá-CE Março 2016

Leia mais

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Unidade Guarapari BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Você sabe o que é CPA? CPA Comissão Própria de Avaliação - é uma comissão de Autoavaliação que tem o objetivo de coordenar e articular o processo interno de

Leia mais

CPA. Comissão Própria de Avaliação Lei /04 Resolução CAS n. 2, de 14 de junho de Jaraguá, 2019/1. Prof.ª Ma.

CPA. Comissão Própria de Avaliação Lei /04 Resolução CAS n. 2, de 14 de junho de Jaraguá, 2019/1. Prof.ª Ma. CPA Comissão Própria de Avaliação Lei 10.861/04 Resolução CAS n. 2, de 14 de junho de 2004 Prof.ª Ma. Jéssica Dias Jaraguá, 2019/1 Comissão Própria de Avaliação (CPA): Instituída pelo SINAES Sistema Nacional

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2017 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO Nesta proposta, que se enquadra perfeitamente no objetivo da Autoavaliação que é identificar o perfil e o significado de atuação da UFSJ, por meio de suas atividades, cursos,

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS Gerais 1.1; 1.2; EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação * Implementação de plano de trabalho da

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

SIC 04/06. Belo Horizonte, 31 de janeiro de SINAES. 1. SINAES - PORTARIA MEC Nº 300, de 30 de janeiro de 2006.

SIC 04/06. Belo Horizonte, 31 de janeiro de SINAES. 1. SINAES - PORTARIA MEC Nº 300, de 30 de janeiro de 2006. SIC 04/06 Belo Horizonte, 31 de janeiro de 2006. 1. SINAES - PORTARIA MEC Nº 300, de 30 de janeiro de 2006. 2. PROUNI - PORTARIA MEC Nº 301, de 30 de janeiro de 2006. 1. SINAES PORTARIA Nº 300, de 30 de

Leia mais

CPA. Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição.

CPA. Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. CPA CPA Previstas no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. Composição da CPA Representantes: docentes discentes funcionários comunidade

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA FESAR. Relatório de Auto - avaliação Institucional Ano de 2011/1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA FESAR. Relatório de Auto - avaliação Institucional Ano de 2011/1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA FESAR Relatório de Auto - avaliação Institucional Ano de 2011/1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Redenção PA 2011 1 SUMÁRIO I APRESENTAÇÃO II DADOS DA

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS BELÉM RELATÓRIO PARCIAL

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - 2013 RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA - 2013 DA COMISSÃO A Comissão para 2013 foi reestruturada e passou a contar com novos membros, passa

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E GERENCIAIS ALVES FORTES COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ALÉM PARAÍBA 2009 2 DADOS DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO

FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anhanguera de Osasco é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação aos conselhos

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Avaliação Institucional 2013 (Síntese do Relatório Final) 2014

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Pós-Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da UFV? 2 - Você conhece o Plano de Gestão da UFV? A

Leia mais

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Comissão INSTITUTO FEDERAL Farroupilha Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Núcleo São Borja Anelise Silva Cruz Deise Busnelo Prestes Roos Éderson Tavares dos Santos Renilza Carneiro Disconci Sabrina

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós s Graduação 2007 Comissão Própria de Avaliação CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós Graduação

Leia mais

RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GOIÁS FACULDADE LIONS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2018-2 Coordenação: Rosiane Dias Mota Goiânia-GO 2018 3 1 INTRODUÇÃO Realizou-se no período

Leia mais

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012)

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) INTRODUÇÃO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituído pela Lei nº 10.861, de 14

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Instituto Paulista de Ensino FIPEN CPA - Comissão Própria de Avaliação RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Dezembro/2014 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 A O PROCESSO DE AUTO AVALIACÃO... 6 B - DIMENSÕES... 7 1.

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Comissão Própria de Avaliação CPA 2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Bases Legais... 3 3. Justificativa... 3 4. Objetivos da Autoavaliação... 4 4.1 - Objetivo geral...

Leia mais

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSO

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSO Planejamento e Avaliação Institucional na UNIVERSO O planejamento e a avaliação dos processos de gestão da universidade tanto nos parâmetros administrativos

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unic Faculdade de Sorriso opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma

Leia mais

IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP

IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL R.A.I. Documento elaborado pelos membros da CPA FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS,

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais

ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN

ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO ASSUPERO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE - IESRN COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INTERNA CPA REGULAMENTO INTERNO CPA/IESRN A

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da 2 - Você conhece o Plano de Gestão da A política para

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2017 DO CAMPUS ITAITUBA

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2017 DO CAMPUS ITAITUBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2017 DO CAMPUS ITAITUBA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Imperatriz é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação

Leia mais

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que?

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que? ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CCSH Questão Geral 1.1 Como você percebe a utilização dos resultados da autoavaliação como subsídio à revisão, proposição e implementação das ações

Leia mais

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018 RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 18 Nos últimos anos, o papel da CPA na instituição vem ganhando espaço e trabalhando junto com a comunidade acadêmica e, principalmente, o núcleo gestor

Leia mais

Antônio Cordeiro de SANTANA - PROPLADI

Antônio Cordeiro de SANTANA - PROPLADI Antônio Cordeiro de SANTANA - PROPLADI UFRA MISSÃO: Ana Karlla Magalhães NOGUEIRA - CPA Formar profissionais qualificados, compartilhar conhecimentos com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento

Leia mais

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO INSTITUTO BAIANO DE ENSINO SUPERIOR RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS PERÍODO DE 2016 SALVADOR/

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Resultado/relatório das avaliações realizadas no 2º semestre de 2015 De 03 a 13 de novembro de 2015 foi disponibilizado no login dos alunos

Leia mais

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX RELATÓRIO AVALIAÇÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA PERÍODO 2015 TABELA 1 Adesão de docentes e discentes na avaliação 2015

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

Realidade e perspectivas do ENADE

Realidade e perspectivas do ENADE Avaliação de cursos de Graduação em Ciência Contábeis: Realidade e perspectivas do ENADE Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUCRS) Tópicos Coordenador x avaliação

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO OBJETIVO DA CPA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO OBJETIVO DA CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO OBJETIVO DA CPA Seu objetivo é averiguar, por meio de pesquisa, o que discentes, docentes e funcionários pensam a respeito da instituição nos seus mais variados aspectos,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018 SERVIÇO PÚBLICO FERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FERAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA SENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO SEVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI - 2019 a 2023) PLANEJAMENTO

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Curitiba - 2016 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO A CPA Comissão Própria de Avaliação é órgão autônomo da Instituição para promover os processos de autoavaliação Institucional

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2013 MACEIÓ Março de 2014 1 - INTRODUÇÃO O Projeto de Avaliação Institucional baseia-se nas diretrizes oriundas da Comissão Nacional de Avaliação da

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( )

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( ) PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN (2018-2020) Proponente e candidata à coordenação: Professora Ms

Leia mais

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017 PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017 FACULDADE METROPOLITANA 0 Sumário AVALIAÇÃO DA DIRETORIA PELA COORDENAÇÃO... 2 AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PELOS FUNCIONÁRIOS... 4 AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica

Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica 2012-2020 Apresentação: O DEGRAF Departamento de Expressão Gráfica faz parte do Setor de Ciências Exatas, antigo departamento de Desenho, que

Leia mais