O proponente deve especificar a política de encerramento de contrato de manutenção e transferência da aplicação;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O proponente deve especificar a política de encerramento de contrato de manutenção e transferência da aplicação;"

Transcrição

1 TÍTULO: TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DATA: 13/06/2017 O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável - GTPS, localizado em São Paulo, através do seu Secretariado, atendendo aos seus pilares de melhoria contínua, transparência e ética, boas práticas agropecuárias e adequação, torna público o presente Termo de Referência (TdR), para contratação de prestador de serviço, pessoas jurídicas, para desenvolvimento e manutenção de plataforma digital para aplicação de indicadores e de banco de dados para armazenamento de informações coletadas. 1 Objetivo O objetivo desta plataforma é facilitar a utilização do Guia de Indicadores para Pecuária Sustentável GIPS por todos os elos da cadeia de valor da pecuária bovina, através de um sistema digital dinâmico e prático. Espera-se que o contratado forneça serviços de gestão da infraestrutura de TI, serviços especializados de desenvolvimento, suporte técnico e atendimento aos usuários, sendo executados por especialista ou empresa qualificada. 2 Premissas Propriedade do código fonte da plataforma deve ser do GTPS; O proponente deve especificar a política de encerramento de contrato de manutenção e transferência da aplicação; Documentação do sistema (padrão) MER modelo de entidades e relacionamentos; O sistema deve permitir funcionamento em https em vários bits; Considerar performance da plataforma; Multinavegador versão, modelos, compatível com todos navegadores disponíveis Equipe de desenvolvimento própria; A empresa deverá discriminar na proposta as horas referentes ao desenvolvimento do sistema e as horas de reunião com o GTPS para captação de informações e direcionamentos. As propostas devem ser enviadas, conforme data prevista no cronograma, para o abdias@gtps.org.br. O valor total da proposta deve incluir todos os custos do contratado para a realização de todas as atividades e produtos descritos neste TdR, por todos os bens e equipamentos utilizados e fornecidos pelo contratado e por todos os gastos incorridos para a execução deste serviço.

2 Deste valor serão retidos os descontos previstos em lei. O GTPS não pagará nenhuma quantia para reembolso de gastos incorridos para a execução dos serviços previstos. 3 Características do Sistema A Plataforma deverá ser desenvolvida baseada na estrutura do GIPS e, portanto, permitir o acesso e cadastro de seis categorias de usuários. São elas: Produtores (P), Indústrias (I), Insumos e Serviços (I/S), Instituições Financeiras (IF), Organizações da Sociedade Civil (SC), Varejo e Restaurantes (V/R). A indicação do GTPS é para que as proponentes apresentem o orçamento com base nos requisitos funcionais mínimos estabelecidos pelo GTPS, estes requisitos funcionais são funcionalidades que o software deverá realizar e oferecer ao usuário e ao GTPS. Para a definição dos requisitos funcionais são levantadas as características essenciais para a utilização do Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), sendo elas: voluntário, auto avaliação e gratuito. Tais diretrizes definem as regras de negócio para o modelo de dados e o comportamento do sistema. Os requisitos funcionais a serem implementados na primeira versão da plataforma estão relacionados nas tabelas abaixo. Essa lista não esgota todas as funcionalidades necessárias para a versão inicial da plataforma. Elas serão totalmente definidas após o levantamento dos requerimentos do sistema entre a contratada e o GTPS. 3.1 Layout Referente ao desenvolvimento de itens visuais da plataforma, tais como: cores, tamanhos, fontes, transições, dimensionamentos e similares Requisito(s) mínimo(s) Layout completo da plataforma e dashboard, com dois descartes totais, uma versão final mais duas revisões da versão final.

3 3.2 Cadastro de usuário Referente ao primeiro contato do usuário com o sistema, contempla assuntos como formulários de cadastro, registro de informações e similares. Requisito(s) mínimo(s) Formulário de cadastro (GTPS define os campos e obrigatoriedade de preenchimento) Validação do de cadastro/ativação do usuário Login/senha Esqueci minha senha Termo de uso (li e aceito) Preenchimento do GIPS Referente as possibilidades que a plataforma deverá fornecer ao usuário no acompanhamento do preenchimento dos indicadores na plataforma. Requisito(s) mínimo(s) Cadastro do objeto (formulário GTPS) Disponibilização do GIPS referente ao objeto selecionado (seleção dos indicadores - GTPS) Preenchimento online 2 Preenchimento off-line 3 Download/Upload Tool tip 4 Check list de preenchimento, resumo de itens preenchidos e não preenchidos Salvamento automático Status de preenchimento (continuar depois; concluir incompleto ou completo) Consolidação do GIPS (relatório resultados) 5 1 O termos de uso da plataforma serão estabelecidos pela empresa juntamente com o suporte jurídico do GTPS. 2 Preenchimento disponível apenas quando o dispositivo onde o preenchimento estiver ocorrendo estiver conectado à internet. 3 Para o preenchimento off-line deverá ser disponibilizado ao usuário o download de um documento protegido com os campos para preenchimento. O documento, uma vez preenchido, poderá ser adicionado a plataforma para processamento dos dados.

4 3.4 Outputs Referente aos produtos que a plataforma irá gerar automaticamente para o usuário. Requisito(s) mínimo(s) Relacionamento GIPS-Manual de Práticas (box com orientações conforme descrito no modelo de relatório do Anexo 1) Acesso aos relatórios por GIPS preenchido Comparativo histórico (evolução de desempenho) Comparativo entre objetos de mesma titularidade Extração dos dados de preenchimento formato XLS Extração dos resultados consolidados formato XLS Extração dos dados identificados (usuários) de preenchimento formato XLS Extração dos resultados identificados formato XLS Dashboard para consultas dinâmicas (Benchmark com categoria em GIPS preenchidos, Estado, meso, micro e município, bioma + categoria) 4 Em cada um dos princípios, critérios e indicadores deverá haver um botão com orientações para o preenchimento do campo em questão. No campo de orientação deverá ser possível adicionar texto ou link que remeta a outra página. 5 O modelo de relatório gerado pela plataforma pode ser visualizado no Anexo 1 GIPS_Modelo_Relatório

5 3.5 Painel GTPS Referente a interface que o GTPS terá para extrair e analisar os dados dos guias preenchidos, de forma agregada. Requisito(s) mínimo(s) Número de usuários cadastrados Lista de s cadastrados Número de objetos cadastrados Número de GIPS respondidos (por status 6 ) Extração BD GIPS (dados dos objetos) Filtros por estado, meso, micro, município, bioma + categoria) Comunicação com usuários de notificação para atualizações de conteúdo vinculado aos indicadores Notificação anual para renovação das informações GIPS Notificação para conclusão do preenchimento (continuar depois) 4 Qualificação Técnica Como um dos critérios de seleção, será considerado a experiência do(s) especialista(s) envolvido(s) com a execução e manutenção do projeto. Entende-se como experiência a comprovação de trabalhos já realizados previamente com o escopo deste TdR, informando o período de uso e número de usuários, que o trabalho/projeto de referência possui. É indispensável que a empresa ou profissional apresente na proposta seu portfólio de atuação, caracterização da estrutura física disponível para execução do projeto e o perfil (formação, experiência e tempo de casa) da equipe envolvida, quando houver. 4.1 Direcionamento A contratante sugere dois exemplos de layout e funcionalidades para o desenvolvimento da plataforma do GIPS. 6 Em preenchimento, concluído incompleto (relatório finalizado pelo preenchedor, sem avaliar todos os indicadores), concluído completo.

6 4.1.1 Plataforma Geekie Games Desenvolvida para o ENEM 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio): Plataforma Horizonte Rural Desenvolvida pela Solidaridad Network: 5 Cronograma Divulgação do TdR de contratação pelo Secretariado do GTPS: 05 de junho; Último dia para submissão de propostas ao Secretariado: 20 de junho; Elaboração do parecer do Secretariado do GTPS: 21 de junho 7 ; Secretariado envia ao Conselho Diretor parecer das propostas recebidas: 26 de junho; Aprovação pelo Conselho Diretor da empresa escolhida: 4 de julho; Contratação da empresa: 05 de julho. 6 Anexos 6.1 Anexo 1 Planilha em formato XLS, contento o esboço do GIPS, conceito do formulário para preenchimento e indicação do modelo de relatório. 6.2 Anexo 2 Texto completo do GIPS, lançado pelo GTPS em junho de Trata-se de um documento interno para utilização do Conselho Diretor do GTPS.

O proponente deve especificar a política de encerramento de contrato de manutenção e transferência da aplicação;

O proponente deve especificar a política de encerramento de contrato de manutenção e transferência da aplicação; TÍTULO: TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DATA: 08/03/2017 O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável - GTPS, localizado em São Paulo, através do

Leia mais

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1)

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1) Submeter Projeto Sistema Módulo Usuários SIPAC Portal Administrativo Servidores Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores com acesso ao sistema, permitindo que sejam cadastrados e submetidos projetos

Leia mais

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO MANUAL DO USUÁRIO Sumário INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA... 3 OBJETIVO DO MANUAL DO USUÁRIO... 3 1. ACESSANDO O SISTEMA... 4 2.

Leia mais

Versão Melhorias e Correções Patch. Versão Julho de 2017 Versão Correções e Melhorias

Versão Melhorias e Correções Patch. Versão Julho de 2017 Versão Correções e Melhorias Melhorias e Correções Patch Versão 9.0.2.29 Relação de Melhorias Pesquisa semântica nos campos de pesquisa e seleção de usuários * Em atendimento a sugestão de melhoria id 12089 Estamos liberando no patch

Leia mais

A Universidade Corporativa Betha é mais um projeto da empresa visando a melhoria contínua nos serviços oferecidos aos clientes, colaboradores e

A Universidade Corporativa Betha é mais um projeto da empresa visando a melhoria contínua nos serviços oferecidos aos clientes, colaboradores e Central do Usuário A Universidade Corporativa Betha é mais um projeto da empresa visando a melhoria contínua nos serviços oferecidos aos clientes, colaboradores e parceiros. Focada em treinamentos mais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta... 4 1.4 Autenticação Nescon... 7 1.5 Autenticação Unasus... 8 2 Esqueci

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Gestão de Serviços de TI ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. HISTÓRICO DE TICKETS IV. TICKETS a.

Leia mais

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Autor. Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2013

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Autor. Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2013 Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Autor Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2013 Sumário Sobre a função Autor 3 Submissão do manuscrito

Leia mais

Fábrica de Software Manual de Uso do SisViagem

Fábrica de Software Manual de Uso do SisViagem Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás REGIONAL JATAÍ Fábrica de Software Manual de Uso do SisViagem Jataí - GO Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Diretor Prof. Dr. Alessandro

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para análise do Plano de Trabalho e cadastro do Estágio Obrigatório

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para análise do Plano de Trabalho e cadastro do Estágio Obrigatório Instruções para análise do Plano de Trabalho e cadastro do Estágio Obrigatório 17 de julho de 2014 Plano de Trabalho Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os objetivos,

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

1. Atendimento ao Fornecedor Slides 2 à Envio de Documentos Fiscais de Serviços Slides 28 à 54

1. Atendimento ao Fornecedor Slides 2 à Envio de Documentos Fiscais de Serviços Slides 28 à 54 Agenda 1. Atendimento ao Fornecedor Slides 2 à 27 2. Envio de Documentos Fiscais de Serviços Slides 28 à 54 1 Atendimento ao Fornecedor Instrução para abertura de chamados online (01/09/2016) 2 Ambiente

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Manual do fornecedor. Cadastro

Manual do fornecedor. Cadastro Manual do fornecedor Cadastro 1 Sumário I. Criação de conta pelo próprio fornecedor... 3 I.1. Registro no site... 3 I.2. Atualizar Perfil... 7 II. Criação de novo usuário fornecedor... 20 III. Criação

Leia mais

Serviços Integrados: Segmentos de mercado. Cobrança Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico

Serviços Integrados: Segmentos de mercado. Cobrança Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico Serviços Integrados: Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico Segmentos de mercado Desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados de acordo com o modelo de negócios de cada

Leia mais

CAM B3 Digital. Guia do Usuário

CAM B3 Digital. Guia do Usuário CAM B3 Digital Guia do Usuário Secretaria da Câmara de Arbitragem do Mercado Versão nº 1 Data de publicação: 13/06/2019 Sumário Introdução... 3 Requisitos mínimos para acessar o sistema... 3 Tamanho e

Leia mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima Desafio 2020 a Saúde pelo Clima Apresentação Este documento tem como objetivo facilitar o processo de participação no Desafio 2020 - a Saúde pelo Clima, campanha da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis,

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA CENTRAL DE PEDIDOS DE CERTIDÃO ON-LINE

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA CENTRAL DE PEDIDOS DE CERTIDÃO ON-LINE Santa Catarina, 27 de maio de 2016. Prezado Usuário: A fim de lhe auxiliar, apresentamos, abaixo, um breve tutorial de como proceder para efetuar Pedidos de certidão on-line, através da Central Compartilhada

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: RELATÓRIO TRIMESTRAL VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 22/03/2013 1.0 Criação do documento Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Fábrica de Software Manual de Uso do SisViagem

Fábrica de Software Manual de Uso do SisViagem Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás REGIONAL JATAÍ Fábrica de Software Manual de Uso do SisViagem Jataí - GO Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Diretor Prof. Dr. Alessandro

Leia mais

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços (01/09/2016) 1 2 Introdução Envio de Documentos Fiscais Objetivo O envio de documentos fiscais de serviços, através do Service Center,

Leia mais

Acessando o Portal de Mobilização

Acessando o Portal de Mobilização PORTAL DE MOBILIZAÇÃO DE CONTRATOS MANUAL DO FORNECEDOR Prezado Fornecedor, Este manual contém todas as orientações necessárias para que você possa fazer o melhor uso possível do Portal de Mobilização

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS

MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS ACESSANDO O PORTAL Para acessar o Portal de Relacionamento Intelbras, você deve digitar o seguinte endereço: http://extranet.intelbras.com.br/login

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Local Previsto de Execução das Atividades As atividades deverão desenvolver-se na sede da PJ e na sede do IPÊ.

TERMO DE REFERÊNCIA. Local Previsto de Execução das Atividades As atividades deverão desenvolver-se na sede da PJ e na sede do IPÊ. TERMO DE REFERÊNCIA Título: O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, no âmbito do Projeto de Monitoramento Participativo da Biodiversidade (Projeto MPB), está selecionando pessoa jurídica (PJ) para construção

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Versão Melhorias e Correções Patch. Versão Fevereiro de 2018 Versão Correções e Melhorias

Versão Melhorias e Correções Patch. Versão Fevereiro de 2018 Versão Correções e Melhorias Melhorias e Correções Patch Versão 10.0.0.4 Relação de Melhorias Preenchimento do atributo Multi Combo Mapa Estratégico e vinculação automática das demandas ao Plano de Ação do Objetivo no Painel de Gestão

Leia mais

TUTORIAL ASSOCIADO. DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, comodidade e segurança para o seu negócio.

TUTORIAL ASSOCIADO. DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, comodidade e segurança para o seu negócio. TUTORIAL DO ASSOCIADO DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, comodidade e segurança para o seu negócio. Agora, o Desconto de Recebíveis também está disponível para contratação pelo Sicredi Internet Empresa. É

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Proposta... 3 3. Solicitando uma Licença... 4 4. Acesso... 4 a. Cadastro de usuário... 4 b. Acesso ao Sistema... 4 c. Esqueci a senha...

Leia mais

Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Sistema Online de Licenciamento (SOL)

Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Sistema Online de Licenciamento (SOL) Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Fundação Estadual de Proteção Ambiental Sistema Online de Licenciamento (SOL) CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO SOL Sistema Online de Licenciamento (SOL)

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN. Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN. Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado Gestor de Almoxarifado - Principais Funcionalidades Fevereiro 2017 1 SIPAC

Leia mais

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Submissão

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Submissão Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Submissão Centro de Informática de São Carlos 2011 Versão 2.1 Última atualização: 12/07/2011 UNIVERSIDADE

Leia mais

Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Gerenciamento Eletrônico de Documentos Gerenciamento Eletrônico de Documentos Os softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, conhecidos como GEDs, trazem importantes benefícios para as empresas, como: Agilidade na busca de documentos

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE RESIDENCIA ARTÍSTICA 2018/2019 PROGRAMA PONTES PERGUNTAS FREQUENTES

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE RESIDENCIA ARTÍSTICA 2018/2019 PROGRAMA PONTES PERGUNTAS FREQUENTES DÚVIDAS SOBRE O PROGRAMA Quem pode participar? Somente proponentes pessoa jurídica que realizam festivais não patrocinados por concorrentes diretos ou indiretos das empresas Oi. Que tipo de projeto pode

Leia mais

Notas. MT Última Atualização 01/03/2018

Notas. MT Última Atualização 01/03/2018 Notas MT-43-2-00031-3 Última Atualização 01/03/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Consultar o relatório de notas e seus comentários; 2. Identificar o status da(s)

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO GUIA DO USUÁRIO Petrolina/PE 2016 1. O que é um SISTEMA DE HELPDESK? Essa é uma ferramenta para gerenciamento e registro de chamados

Leia mais

Comunicado: Janela de Manutenção do Sistema GAR 09/08/2012. Departamento de Produtos Agosto/2012

Comunicado: Janela de Manutenção do Sistema GAR 09/08/2012. Departamento de Produtos Agosto/2012 Comunicado: Janela de Manutenção do Sistema GAR 09/08/2012 Departamento de Produtos Agosto/2012 Introdução Está previsto a implementação de uma atualização dos sistemas GAR em ambiente de produção, no

Leia mais

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma Versão On-line Sumário Apresentação da plataforma Vetor On-line (VOL)... 3 1º Acesso... 4 Tela Inicial... 6 Consultando as instruções específicas de

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Manual de Utilização do Módulo Operacional. í n d i c e. Passo 1: Visão geral 3. Passo 2: Como acessar o Consultório Online? 3

Manual de Utilização do Módulo Operacional. í n d i c e. Passo 1: Visão geral 3. Passo 2: Como acessar o Consultório Online? 3 í n d i c e Passo 1: Visão geral 3 Passo 2: Como acessar o Consultório Online? 3 Passo 3: Recursos disponíveis 4 Guias consulta / SADT (Solicitação, Execução com Guia e Autogerada): 4 Pesquisa de histórico

Leia mais

Boletim Técnico. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1.

Boletim Técnico. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Produto : Totvs Gestão de Pessoas Processo : Plano de Desenvolvimento Individual Subprocesso : Plano de Desenvolvimento Individual Data publicação da : 15/10/2014

Leia mais

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Universidade Federal de Goiás Sumário Apresentação... 2 1. Como acessar o sistema?... 3 2. Ambiente do Usuário Externo...

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DIRETORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DIRETORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DIRETORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS MANUAL PARA USO DO SISTEMA DE SECRETARIA ACADÊMICA VIRTUAL (SAV) Aborda a versão 0.9.0 Desenvolvido pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos

Leia mais

Guia para testes Afixinv Demonstração

Guia para testes Afixinv Demonstração Guia para testes Afixinv Demonstração Introdução Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo para

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, outubro de 2016 Versão 1.0 Apoio: SHA ACN 00031/11 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA IF Sudeste MG O Registro de projeto está regulamentado pela

Leia mais

Manual Teste de Adequação de Vendors. Procedimentos para Inclusão no Quadro de Adequações

Manual Teste de Adequação de Vendors. Procedimentos para Inclusão no Quadro de Adequações Manual Teste de Adequação de Vendors Procedimentos para Inclusão no Quadro de Adequações Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor Revisor 07/03/2015 1.0 Criação do Manual 22/05/2015 1.1 Revisão

Leia mais

Projetos e Convênios. Visão Geral

Projetos e Convênios. Visão Geral Projetos e Convênios Visão Geral Agenda Introdução Projetos Portal Público e Administrativo Submissão de Projeto 2 Introdução 3 Projetos O ciclo de vida de um projeto é composto de 2 fases: Planejamento

Leia mais

Manual do Usuário Abertura de Empresa

Manual do Usuário Abertura de Empresa Manual do Usuário Abertura de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Abertura de empresa - Consulta Prévia... 6 Etapa 1 - Requerente...

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

MANUAL - SISTEMA DE RESIDÊNCIA RHOSE

MANUAL - SISTEMA DE RESIDÊNCIA RHOSE MANUAL - SISTEMA DE RESIDÊNCIA RHOSE RESIDENTES NÃO CADASTRADOS NO RHOSE VERSÃO 1.0 Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco- SES/PE Superintendência de TI - STI Gerência de Sistemas - GSIS

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo SETEMBRO 2014

Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo SETEMBRO 2014 Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo 2014 SETEMBRO 2014 1. A atribuição de bolsa de estudo depende de requerimento apresentado: a) Em simultâneo com a candidatura ao concurso nacional de acesso, no caso

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. LOGING NO SISTEMA... 3 2.1. Usuário e Senha... 3 3. ÁREA DE ACESSO... 4 4. CADASTRO... 5 4.1. Fornecedores...

Leia mais

DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, praticidade e segurança. TUTORIAL ASSOCIADO

DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, praticidade e segurança. TUTORIAL ASSOCIADO DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, praticidade e segurança. TUTORIAL DO ASSOCIADO Agora, o Desconto de Recebíveis também está disponível para contratação pelo Sicredi Internet. É o Desconto Eletrônico que

Leia mais

Changelog 06/03/2019. Importante: é necessário limpar o cache do seu navegador antes de acessar a interface web do sistema.

Changelog 06/03/2019. Importante: é necessário limpar o cache do seu navegador antes de acessar a interface web do sistema. Versão 3.4.008 Changelog 06/03/2019 RESUMO Novas permissões para designações de atendimentos Adicionada consulta para rastrear atendimento no fluxo Ampliada regra de encerramento de atendimentos com OS

Leia mais

MANUAL e-sic. Guia do Cidadão. Defensoria Pública do Estado de Rondônia

MANUAL e-sic. Guia do Cidadão. Defensoria Pública do Estado de Rondônia MANUAL e-sic Guia do Cidadão Defensoria Pública do Estado de Rondônia 2017 Apresentação A transparência e o acesso à informação são direitos do cidadão e deveres da Administração Pública. É dever, do Estado,

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 2 1.2. Primeiro Acesso ao Portal...

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, setembro de Versão 1.1

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, setembro de Versão 1.1 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, setembro de 2017 Versão 1.1 Apoio: SHA ACN 00031/11 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA IF Sudeste MG O Registro de projeto está regulamentado

Leia mais

E se sua Operação... Reduzisse muito o valor desperdiçado em retrabalhos? Aumentasse significativamente a satisfação dos clientes?

E se sua Operação... Reduzisse muito o valor desperdiçado em retrabalhos? Aumentasse significativamente a satisfação dos clientes? E se sua Operação... Reduzisse muito o valor desperdiçado em retrabalhos? Aumentasse significativamente a satisfação dos clientes? Concluísse os serviços mais rapidamente? Tivesse mais controle, com inspeções

Leia mais

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas Material de Apoio Portal de Atendimento Betha Sistemas Sumário 1. Portal de Atendimento Cliente Betha 1.1. Como realizar o acesso ao novo Portal de Atendimento 1.2. Como abrir um chamado pelo Portal de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

Apresentação do Sistema

Apresentação do Sistema Apresentação do Sistema O AUTODOC é um software para web que colabora com a Gestão da e compreende os seguintes módulos: - Controle da Gestão e Distribuição de Documentos - Controle de Não-Conformidade

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4 1.3.

Leia mais

VERSÃO C A R T A A N Ú N C I O Versão 11

VERSÃO C A R T A A N Ú N C I O Versão 11 C A R T A A N Ú N C I O Versão 11 Carta Anúncio Substituição dos Gráficos em Flash Todos os componentes de geração de gráficos em Flash, da plataforma Trace, foram substituídos por gráficos em Java Script,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

SLP Supplier Lifecycle and Performance

SLP Supplier Lifecycle and Performance SLP Supplier Lifecycle and Performance Acesso de Fornecedores DATA: 04.07.2018 VERSÃO: 3.0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. PRIMEIRO ACESSO... 3 2. CADASTRO NO ARIBA NETWORK... 7 3. QUESTIONÁRIO DE REGISTRO DA LEÃO...

Leia mais

Subsistema de Manutenção de Projetos (SMP)

Subsistema de Manutenção de Projetos (SMP) Subsistema de Manutenção de Projetos (SMP) Especificação de Requisitos do Software Índice 1. DESCRIÇÃO GERAL... 2 A. VISÃO DO SUBSISTEMA... 2 B. DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE DO CLIENTE... 2 2. GLOSSÁRIO DE

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS SISTEMA ON-LINE Ciclo 2015/2016 O INSTITUTO ETHOS Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão

Leia mais

Ambiente de Produção Ambiente de Treinamento Ambiente de Homologação

Ambiente de Produção Ambiente de Treinamento Ambiente de Homologação CADASTRO DE USUÁRIO Como iniciar o cadastro de novo usuário? Acessar a URL http://plataformabrasil.saude.gov.br; Acessar o link no canto direito, abaixo do botão de . o Adiantamos

Leia mais

Para a correta prestação dos serviços são estabelecidas como responsabilidades do usuário:

Para a correta prestação dos serviços são estabelecidas como responsabilidades do usuário: Este documento estabelece regras e condições de uso aceitável para os serviços disponíveis do site pague.nu, ao utilizar o site você estará concordando e aceitando a totalidade dos termos e condições descritas

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

GESTÃO DO VALE-TRANSPORTE

GESTÃO DO VALE-TRANSPORTE GESTÃO DO VALE-TRANSPORTE QUEM SOMOS? Pagga é uma empresa de tecnologia de pagamentos especializada em serviços de gestão do Vale-Transporte, cartões benefícios, folha de pagamento e premiação por pontos

Leia mais

NÚCLEO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA (NUPE)

NÚCLEO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA (NUPE) NÚCLEO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA (NUPE) MANUAL DE NORMAS ASSESSORIA EM PESQUISA ACADÊMICA: ASSESSORIA EM ESTATÍSTICA ASSESSORIA EM PESQUISA APLICADA Novo Hamburgo 2017 SUMÁRIO 1 ASSESSORIA EM ESTATÍSTICA...

Leia mais

Uma Abordagem para Testes de Acessibilidade dos Sistemas Desenvolvidos no CPD-UFRGS

Uma Abordagem para Testes de Acessibilidade dos Sistemas Desenvolvidos no CPD-UFRGS Uma Abordagem para Testes de Acessibilidade dos Sistemas Desenvolvidos no CPD-UFRGS Nadjia Jandt Feller 1 1 Centro de Processamento de Dados Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 90035-003

Leia mais

Funcionalidades da Aba Pesquisador

Funcionalidades da Aba Pesquisador Funcionalidades da Aba Pesquisador Versão 2.0 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 07/11/2013 Criação do Plataforma Brasil documento 2.0 Equipe suporte Plataforma

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Sistema Integrado Fiscal Móvel

Sistema Integrado Fiscal Móvel CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Sistema Integrado Fiscal Móvel Proposta de Trabalho 2007-171 10/09/2007 O conteúdo desta proposta destina-se exclusivamente ao cliente Conselho

Leia mais

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... SUMÁRIA INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL...4 4. EXAMES ADMISSIONAIS...5a7 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...8e9 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO...10 7. EXAMES

Leia mais

1. enota Safeweb. Você sabe o que é NFS-e? A nota fiscal de serviço eletrônica é o documento responsável por

1. enota Safeweb. Você sabe o que é NFS-e? A nota fiscal de serviço eletrônica é o documento responsável por SUMÁRIO 1. enota Safeweb... 3 Você sabe o que é NFS-e?... 3 2. Antes de começar... 5 Instalando o Safenet... 5 3. Menu enota... 8 Cadastros Prestador... 8 Cadastros Vendedores... 14 4. Emissão da NFS-e...

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS SISTEMA ON-LINE DE ANÁLISE DE PROCESSOS - SIPLAMAVI

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS SISTEMA ON-LINE DE ANÁLISE DE PROCESSOS - SIPLAMAVI CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS SISTEMA ON-LINE DE ANÁLISE DE PROCESSOS - SIPLAMAVI Fabiana Meurer Arquiteta e Urbanista Assessoria de Planejamento Territorial AMAVI Outubro/2016

Leia mais

CADASTRO DE PROJETISTA

CADASTRO DE PROJETISTA SGPEO Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online Tutorial de Uso Usuário PROJETISTA Funcionalidade CADASTRO DE PROJETISTA (versão 26/01/2018) Brasília, janeiro de 2018 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 TELA INICIAL

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Service Desk Allianz ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. LISTA DE TICKETS IV. TICKETS a. CRIAR TICKETS

Leia mais

Portal da Transparência:

Portal da Transparência: Portal da Transparência: O Portal da Transparência foi desenvolvido pela Fiorilli S/C Ltda Software para atender às disposições da Lei Complementar nº. 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a Lei Complementar

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas no Bioma Mata Atlântica Paraná Brasil

TERMO DE REFERÊNCIA. Projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas no Bioma Mata Atlântica Paraná Brasil TERMO DE REFERÊNCIA Projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas no Bioma Mata Atlântica Paraná Brasil Contextualização e justificativa A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins lucrativos,

Leia mais

PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO

PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO 1. INTRODUÇÃO O Portal de Fornecedores da Previ foi criado para conferir maior autonomia aos fornecedores, facilitar o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL MESTRADO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL MESTRADO ACADÊMICO Cara(o) Candidata(o), Este é um tutorial para auxiliar sua inscrição no SIPÓS/UFBA (www.sipos.ufba.br).

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 2 1.2. Primeiro Acesso ao Portal...

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online 2 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA ON LINE DE CAPTAÇÃO DE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura, anualmente, apresenta uma

Leia mais

Introdução ao SIGAA UFPB

Introdução ao SIGAA UFPB Universidade Federal da Paraíba Pró-Reitoria de Graduação Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Coordenação dos Cursos de Graduação Presenciais de Licenciatura em Letras Introdução ao SIGAA UFPB Informações

Leia mais

Conectividade IPN. Roteiro de testes de Conectividade IPN Fase 3. Versão: 1.0 Última modificação: 28/05/2013

Conectividade IPN. Roteiro de testes de Conectividade IPN Fase 3. Versão: 1.0 Última modificação: 28/05/2013 7/4/2010 Conectividade IPN Roteiro de testes de Conectividade IPN Fase 3 Versão: 1.0 Última modificação: 28/05/2013 Roteiro de testes de Conectividade IPN Fase 3 Versão 1.0 Contato CTC Centro de Testes

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais