OSCILOSCÓPIO DIGITAL Tektronix TDS220 Guia Resumido

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OSCILOSCÓPIO DIGITAL Tektronix TDS220 Guia Resumido"

Transcrição

1 Prof. Hamilton Klimach Janeiro de 2002 OSCILOSCÓPIO DIGITAL Tektronix TDS220 Guia Resumido Introdução Esse osciloscópio, como qualquer outro, tem por função apresentar a representação visual da tensão de um nó de um circuito elétrico, referenciado a um terra, e sua variação ao longo do tempo. Assim, o diagrama apresentado na tela representa os valores da tensão (eixo vertical ou Y) contra os valores do tempo transcorrido (eixo horizontal ou X), conforme a figura a seguir. Para que se possa quantizar essas duas grandezas, a tela apresenta também uma grade ( réguas X e Y) relacionada a escalas de valores ajustáveis independentemente para cada eixo (em Volts por divisão [V/div] para o eixo Y e em segundos por divisão [s/div] para o eixo X). Dessa forma, sabendo-se as escalas em que se está operando e contando-se as divisões em cada direção, pode-se inferir o valor de qualquer ponto da tela em V ou s. Como este osciloscópio possui 2 canais, permite a visualização simultânea da tensão em dois nós (referenciados ao mesmo terra), o que é muito útil quando se deseja comparar sinais em um circuito (por exemplo, entradaxsaída de um amplificador). Além disso, por ser digital, permite também o armazenamento dos valores das grandezas medidas, de modo que se pode observar até eventos de curtíssima duração. Osciloscópio Analógico Funcionamento O diagrama em blocos a seguir apresenta os componentes básicos de um osciloscópio analógico. Nele são apresentados os sistemas de vertical e horizontal, o circuito de trigger (gatilho), o tubo de raios catódicos (TRC ou CRT), o sistema de polarização do tubo e a ponteira de medida. O CRT funciona através da emissão de um feixe de elétrons, por parte de um catodo aquecido posicionado no final do pescoço, que é lançado contra a tela de vidro do tubo. Como essa tela é revestida de material fluorescente, surge um ponto brilhante na posição em que o feixe colide. No pescoço do tubo, existem dois pares de placas de deflexão eletrostática, um vertical e outro horizontal, que defletem a tragetória do feixe na medida em que são polarizados com um determinado potencial elétrico. Como essa deflexão é proporcional ao potencial aplicado, controlando-se adequadamente os potenciais aplicados às placas verticais e horizontais, pode-se posicionar o local da

2 Osciloscópio Digital Tektronix TDS220 Guia Resumido 2 colisão do feixe em qualquer ponto sobre a superfície da tela. Se a deflexão horizontal for proporcional ao tempo transcorrido e a deflexão vertical à tensão amostrada pela ponteira, forma-se na tela uma linha brilhante que representa a os valores da tensão amostrada ao longo do tempo. Esse gráfico representa então o comportamento tensão-tempo (y-x) do sinal medido. O sistema de vertical é composto por atenuadores e amplificadores que adequam a amplitude do sinal amostrado à tensão necessária para a deflexão vertical do feixe. A quantidade de circuitos de vertical depende da quantidade de canais oferecida pelo osciloscópio. O sistema de horizontal é composto por um gerador de rampa (tensão que varia linearmente com o tempo) e um amplificador que adequa essa tensão ao valor necessário para a deflexão horizontal do feixe. Para que o sinal periódico medido seja sempre observado na mesma posição sobre a tela, é necessário que haja sincronismo entre esse sinal e a rampa gerada. Esse sincronismo é obtido através de um circuito de trigger, que dispara o início da rampa gerada sempre que o sinal medido atingir um determinado ponto de referência. Este ponto é cartacterizado por um certo valor de tensão (ajustável pelo usuário) e por sua declividade (positiva ou negativa subindo ou descendo ). Osciloscópio Digital Funcionamento Este osciloscópio digital pode ser melhor entendido através do seguinte diagrama em blocos. O sinal aplicado a cada um dos canais passa por blocos verticais independentes (condicionadores de tensão atenuadores e amplificadores), que têm por função permitir o ajuste de ganho (escala) e posição (referência vertical) dos mesmos. Na prática, estes ajustes permitem que se aumente ou diminua o tamanho da forma de onda visualizada e

3 Osciloscópio Digital Tektronix TDS220 Guia Resumido 3 se mude sua posição vertical na grade. O usuário tem a liberdade de alterar esses ajustes de forma a permitir a melhor visualização possível do sinal presente em cada canal. Após condicionado, o sinal de cada um dos canais passa por conversores analógico/digitais, sendo amostrados e digitalizados em uma determinada taxa por segundo (samples/sec ou S/s). Esta taxa de amostragem é constante no tempo e define a base de tempo de apresentação na tela (escala do eixo X). Os dados digitalizados são então armazenados em uma memória (2500 pontos), de modo a poderem ser apresentados na tela. Todo o processo de controle de aquisição, monitoração de teclas, chaves e botões, além da leitura da memória e apresentação na tela é executado por um microprocessador. Para que um sinal repetitivo seja apresentado sempre na mesma posição da tela, é necessário um circuito de gatilho (trigger), que identifica o cruzamento de uma certa tensão (ajustável pelo usuário), marcando então um ponto de referência temporal na sequência de dados digitalizada. Além do valor da tensão em um dos canais, o circuito de gatilho pode ainda identificar se o mesmo está com derivada positiva ou negativa (slope). Caso se prefira utilizar um outro sinal, que não os amostrados nos canais, como referência temporal, pode-se aplicar este sinal em uma terceira entrada (trigger externo). Painel Frontal O painel frontal deste osciloscópio pode ser dividido (vide figura), conforme sua função, nos seguintes campos: tela de cristal líquido apresenta os sinais a serem observados, a gratícula, os cursores, as escalas selecionadas em diversos controles, alguns valores lidos automaticamente e as funções das teclas de múltipla-função; conectores de entrada onde são ligados os cabos com as ponteiras que devem amostrar os sinais que se deseja observar, além de um possível sinal de trigger externo; controles do circuito vertical utilizados para selecionar e ajustar o acoplamento, o ganho e a posição dos canais, além de algumas operações matemáticas que podem ser realizadas com os sinais; controles do circuito horizontal utilizados para selecionar e ajustar a base de tempo e a posição da referência temporal; controles de trigger utilizados para selecionar e ajustar o nível e a inclinação do ponto de referência temporal, além da origem, do tipo de acoplamento e do modo de gatilhamento; teclas de múltipla função conjunto de cinco teclas situadas ao lado da tela. Estes controles possuem múltiplas funções, as quais são apresentadas na própria tela, ao lado de cada tecla. A função de cada uma destas teclas depende do contexto (menu) selecionado; controles de seleção de menu de função conjunto de seis teclas situadas no alto do painel frontal. Servem para selecionar o menu de função (contexto) que será atribuido às teclas de múltiplas funções. Esse contexto também pode ser definido através dos controles básicos (vertical, horizontal e trigger).

4 Osciloscópio Digital Tektronix TDS220 Guia Resumido 4 Tela de Apresentação A tela de apresentação deste osciloscópio é de cristal líquido, com iluminação por trás (backlight) e pode ser vista em mais detalhe a seguir. Os campos e indicações na tela representam: 1 Ícone mostrando o modo de aquisição selecionado: representa o modo amostragem normal representa o modo deteção de pico representa o modo amostragem por média 2 Apresenta o status do sistema de trigger: - o osciloscópio está adquirindo medidas anteriores a qualquer gatilhamento (preenchimento da memória com valores pré-trigger; nesta fase os sinais de trigger são ignorados)

5 Osciloscópio Digital Tektronix TDS220 Guia Resumido 5 - o osciloscópio está pronto para receber novo trigger - o osciloscópio identificou um ponto de trigger e está preenchendo a memória com valores pós-trigger - o osciloscópio está no modo auto, podendo adquirir medidas inclusive na ausência de trigger - o osciloscópio está adquirindo medidas continuamente, independentemente do trigger - o osciloscópio cessou de adquirir medidas e monitorar o trigger 3 Marcador que apresenta o ponto de referência temporal adotado pelo trigger. Este ponto pode ser deslocado pelo botão de posição. 4 Leitura que indica o deslocamento temporal (em segundos) do ponto de trigger em relação ao centro da tela (o valor zero indica que o ponto de trigger está no centro da tela). 5 Marcador que indica o nível de trigger ajustado. 6 Leitura que indica o valor do trigger ajustado. 7 Ícone mostrando o tipo de trigger selecionado: - trigger na subida (inclinação positiva) - trigger na descida (inclinação negativa) - trigger no sincronismo de linha (horizontal) de um sinal de vídeo - trigger no sincronismo de campo (vertical) de um sinal de vídeo 8 Indica a fonte de trigger selecionada. 9 Leitura que indica a base de tempo (s/div) selecionada para a janela (quando ativa). 10 Leitura que indica a base de tempo (s/div) principal selecionada. 11 Leituras que indicam as escalas verticais selecionadas para os canais (V/div). 12 Área que pode apresentar mensagens e leituras. 13 Marcadores que indicam o ponto de terra (referência zero volt) de cada canal. Quando um marcador desaparece, significa que o canal correspondente está desabilitado. Conectores O TDS220 possui dois conectores de entrada para aquisição dos dois canais, um conector para entrada de trigger externo e um conector para saída do sinal padrão para ajuste da compensação das ponteiras (onda quadrada de 5V e 1kHz). Controles de Vertical Cada canal do osciloscópio possui controles independentes que permitem o ajuste das condições de aquisição e apresentação do mesmo. São eles:

6 Osciloscópio Digital Tektronix TDS220 Guia Resumido 6 seleção da escala de operação através deste botão rotativo, pode-se selecionar a escala de operação de um canal (Volts/Div). As escalas são normalmente espaçadas na relação 1-2-5, sendo os limites superior e inferior 5V e 2mV respectivamente. O valor da escala selecionado para cada canal ativo é apresentado na parte inferior esquerda da tela; ajuste de posição através deste botão rotativo, pode-se deslocar verticalmente o sinal presente em cada um dos canais. À esquerda de cada sinal é indicada a posição relativa de sua referência de terra (0V). Estes botões também servem para controlar a movimentação dos cursores, quando selecionados; tecla de menu serve para atribuir o menu de cada um dos canais às teclas multifunção. Nessa opção pode-se selecionar o tipo de acoplamento (AC/DC/GND), a limitação de frequência (DESL/20MHz), a resolução do botão de escala (grosso/fino), a atenuação da ponteira (1x/10x/100x/1000x) e a opção de inversão do sinal (LIG/DESL); tecla de operações matemáticas apresenta o menu de operações matemáticas que podem ser realizadas entre os canais (soma e subtração, por exemplo). Controles de Horizontal O sistema de horizontal disponibiliza os seguintes controles: seleção da escala de operação através deste botão rotativo, pode-se selecionar a escala de operação temporal (base de tempo em segundos/div). As escalas são normalmente espaçadas na relação 1-2-5, sendo os limites superior e inferior 5s e 5ns respectivamente; ajuste de posição através desse botão rotativo, pode-se deslocar horizontalmente a marca de referência temporal (trigger);

7 Osciloscópio Digital Tektronix TDS220 Guia Resumido 7 tecla de menu serve para ativar o menu de opções do sistema horizontal (ajustes de escala principal e de escala da janela, e seleção do modo de apresentação em janela). Controles de Trigger O circuito de trigger disponibiliza os seguintes controles: ajuste de nível através deste botão rotativo pode-se ajustar o nível (tensão) no qual o circuito de trigger colocará a marca de referência temporal. Este controle também é utilizado para ajustar o tempo de holdoff (suspensão momentânea de monitoração do trigger), dependendo da seleção feita nas teclas multifunção, dentro do menu de trigger; tecla de menu serve para ativar o menu de opções do circuito de trigger conforme segue. seleção de borda de subida ou descida para gatilhamento; fonte de origem do sinal de trigger CH1, CH2 ou EXT; modo de gatilhamento AUTO (executa aquisição independentemente da presença de trigger), NORMAL (só adquire medidas se deteta trigger) e DISPARO ÚNICO (faz uma única sequencia de aquisição relacionada ao trigger útil para observação de eventos não-repetitivos); tipo de acoplamento CA, CC, Rej. a Ruido (filtra o sinal de trigger), Rej. AF (filtra altas freq. acima de 80kHz) e Rej. de BF (filtra baixas freq. abaixo de 300kHz); nível a 50% coloca automaticamente o ajuste de trigger em 50% da excursão do sinal; trigger view permite a visualização do ajuste de trigger. Teclas de Seleção de Menu de Função e Controle do Osciloscópio As teclas de Menus de Função permitem que se selecione um dos seguintes menus, para ser atribuído às teclas multifunção: gravar/restaurar (save/recall) permite que se armazene ou recupere da memória as configurações do osciloscópio ou formas de onda;

8 Osciloscópio Digital Tektronix TDS220 Guia Resumido 8 medidas (measure) permite selecionar a origem e o tipo de algumas medidas automatizadas. Origem seleciona o canal em que se quer executar a medida e tipo seleciona a medida que se deseja fazer (freqüência, período, média, pico-a-pico, valor RMS e nenhum). As medidas selecionadas são apresentadas na linha inferior da tela; aquisição (acquire) permite selecionar se a aquisição será realizada através de amostragem simples (modo padrão), deteção de picos (permite visualizar pequenos transitórios), média (ajuda a eliminar ruído aleatório ou não correlacionado ao sinal medido) e ainda a seleção do número de amostras para a média; utilitário (utility) permite que se tenha acesso a alguns utilitários do osciloscópio, como o status do sistema, a execução de autocalibração, a verificação do registro de erros, e a seleção da linguagem de uso; cursores (cursor) permite selecionar o tipo (cursores para tensão, tempo ou desligados), a origem (canal ao qual se estabelece a relação de escala dos cursores), delta (exibe a diferença entre os dois cursores) e cursores 1 e 2 (exibe o valor posicional de cada cursor; se o cursor é de tensão, a referência é o terra; se o cursor é de tempo, a referência é o ponto de trigger); display permite selecionar o tipo de apresentação (por vetores ou pontos), a persistência (desligado, 1 segundo, 2 segundos, 5 segundos ou infinito), o formato (canaisxtempo [y-t] ou canal1xcanal2 [x-y]) e o aumento/diminuição de contraste. As Teclas de Controle possibilitam a ação direta do operador sobre as seguintes funções: AUTOSET ajusta automaticamente os controles do osciloscópio, de modo que se obtenha na tela um forma de onda visualizável, em relação ao sinal de entrada; HARDCOPY (IMPRESSÃO) transfere o conteúdo da tela para a porta de impressão (esta função só existe caso o módulo opcional de impressão esteja instalado); RUN/STOP inicia e interrompe a aquisição de sinais pelos canais. Obs.: cópias completas do manual de usuário e do manual do kit de treinamento podem ser obtidas no site da tektronix: (o número de referência de cada manual apresentado a seguir é necessário para que este seja liberado). TDS 200-Series Digital Real-Time Oscilloscope TDS 200 Operator Training Kit Manual

Experimento 2 Gerador de funções e osciloscópio

Experimento 2 Gerador de funções e osciloscópio Experimento 2 Gerador de funções e osciloscópio 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é introduzir e preparar o estudante para o uso de dois instrumentos muito importantes no curso: o gerador de funções e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CIRCUITOS ELÉTRICOS I - LABORATÓRIO OSCILOSCÓPIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CIRCUITOS ELÉTRICOS I - LABORATÓRIO OSCILOSCÓPIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CIRCUITOS ELÉTRICOS I - LABORATÓRIO OSCILOSCÓPIOS Kleber César Alves Souza, elaboração. Paulo Zanelli Júnior, elaboração. Clóvis

Leia mais

EXPERIÊNCIA 5 OSCILOSCÓPIO DIGITAL

EXPERIÊNCIA 5 OSCILOSCÓPIO DIGITAL EXPERIÊNCIA 5 OSCILOSCÓPIO DIGITAL 1. INTRODUÇÃO TEÓRICA 1.1 VERIFICAÇÃO FUNCIONAL Esta rápida verificação deve ser executada para comprovar se o instrumento está funcionando corretamente. Ligue o instrumento

Leia mais

Experimento 2 Gerador de funções e osciloscópio

Experimento 2 Gerador de funções e osciloscópio Experimento 2 Gerador de funções e osciloscópio 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é introduzir e preparar o estudante para o uso de dois instrumentos muito importantes no curso: o gerador de funções e

Leia mais

OSCILOSCÓPIO DIGITAL DIGITAL OSCILLOSCOPE

OSCILOSCÓPIO DIGITAL DIGITAL OSCILLOSCOPE OSCILOSCÓPIO DIGITAL DIGITAL OSCILLOSCOPE MVB DSO *Only illustrative image. Imagen meramente ilustrativa. Imagem meramente ilustrativa. INSTRUCTIONS MANUAL Manual de Instrucciones Manual de Instruções

Leia mais

CRONÔMETRO MICROPROCESSADO

CRONÔMETRO MICROPROCESSADO O equipamento possui um display de alta resolução e 6 botões: CRONÔMETRO MICROPROCESSADO www.maxwellbohr.com.br (43) 3028-9255 LONDRINA PR 1 - Introdução O Cronômetro Microprocessado é um sistema destinado

Leia mais

OSCILOSCÓPIO DIGITAL DIGITAL OSCILLOSCOPE

OSCILOSCÓPIO DIGITAL DIGITAL OSCILLOSCOPE OSCILOSCÓPIO DIGITAL DIGITAL OSCILLOSCOPE MO-2100D *Only illustrative image. Imagen meramente ilustrativa. Imagem meramente ilustrativa. INSTRUCTIONS MANUAL Manual de Instrucciones Manual de Instruções

Leia mais

Gerador de funções e osciloscópio

Gerador de funções e osciloscópio Experimento 2 Gerador de funções e osciloscópio 2.1 Material Osciloscópio digital; Gerador de funções. 2.2 Introdução Na aula anterior utilizamos instrumentos de medida (amperímetro e voltímetro) e fontes

Leia mais

Introdução teórica aula 6: Capacitores

Introdução teórica aula 6: Capacitores Introdução teórica aula 6: Capacitores Capacitores O capacitor é um elemento capaz de armazenar energia. É formado por um par de superfícies condutoras separadas por um material dielétrico ou vazio. A

Leia mais

Notas sobre os instrumentos

Notas sobre os instrumentos 8 ircuitos de corrente alternada Notas sobre os instrumentos A. Precisão de alguns instrumentos: Antes de desperdiçar tempo querendo medir com mais precisão do que os instrumentos permitem, tenha presente

Leia mais

OSCILOSCÓPIO DIGITAL MODELO: MVB DSO

OSCILOSCÓPIO DIGITAL MODELO: MVB DSO OSCILOSCÓPIO DIGITAL MODELO: CARACTERÍSTICAS Interface USB DE 50 ATÉ Display: LCD de 7 (400 x 240) colorido. Largura de Banda: Inicial de 50MHz podendo ser atualizada para 70MHz e. Contraste: Ajustável

Leia mais

* Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada).

* Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada). PROGRAMADOR HORÁRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES MTZ622R - 90~240VCA - P504 VERSÃO.0 ABRIL/202 * Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada). 3.2 DIMENSÕES PLACA IHM:

Leia mais

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 2: Osciloscópio e curvas do diodo. Alunos: 2-3-

Roteiro para experiências de laboratório. AULA 2: Osciloscópio e curvas do diodo. Alunos: 2-3- Campus SERRA COORDENADORIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Disciplinas: ELETRÔNICA BÁSICA e ELETRICIDADE GERAL Professores: Vinícius Secchin de Melo Wallas Gusmão Thomaz Roteiro para experiências de laboratório

Leia mais

Analisador de Espectros

Analisador de Espectros Analisador de Espectros O analisador de espectros é um instrumento utilizado para a análise de sinais alternados no domínio da freqüência. Possui certa semelhança com um osciloscópio, uma vez que o resultado

Leia mais

EXPERIMENTO 6: OSCILOSCÓPIO DIGITAL MEDIDAS ELÉTRICAS

EXPERIMENTO 6: OSCILOSCÓPIO DIGITAL MEDIDAS ELÉTRICAS EXPERIMENTO 6: OSCILOSCÓPIO DIGITAL MEDIDAS ELÉTRICAS Nesse experimento você aprenderá os princípios básicos de funcionamento e manuseio de um osciloscópio digital e realizará medidas simples de sinais

Leia mais

OPL9815 Inventário Configurável

OPL9815 Inventário Configurável OPL9815 Inventário Configurável Versão: PXOINCG (OPL9815) 30/09/2015: Revisão 01 Opticon Latin America Versão: INCG - Página 1 1. Funcionalidades... 3 2. Teclas... 3 3. Estrutura de Menus... 4 3. 1. Coleta...

Leia mais

ELETRICIDADE BÁSICA ROTEIRO DA EXPERIÊNCIA 05 OSCILOSCÓPIO

ELETRICIDADE BÁSICA ROTEIRO DA EXPERIÊNCIA 05 OSCILOSCÓPIO ELETRICIDADE BÁSICA ROTEIRO DA EXPERIÊNCIA 05 OSCILOSCÓPIO 1 Introdução O osciloscópio é basicamente um dispositivo de visualização gráfico que mostra sinais elétricos no tempo. O osciloscópio pode ser

Leia mais

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Física e Química A -.º Ano Actividade Prático-Laboratorial AL. Física Assunto: Osciloscópio Questão-problema Perante o aumento da criminalidade tem-se

Leia mais

Mapeamento de memória e programação da IHM do controlador CP-WS41/8DO8DI4AO2AI2TAI

Mapeamento de memória e programação da IHM do controlador CP-WS41/8DO8DI4AO2AI2TAI Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e programação da IHM do controlador CP-WS41/8DO8DI4AO2AI2TAI PROXSYS Versão 1.0 Março-2013 Controlador Industrial CP-WS1

Leia mais

Laboratório 7 Circuito RC *

Laboratório 7 Circuito RC * Laboratório 7 Circuito RC * Objetivo Observar o comportamento de um capacitor associado em série com um resistor e determinar a constante de tempo do circuito. Material utilizado Gerador de função Osciloscópio

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Guia prático para configuração, coleta e utilização de oscilografias em relés digitais

Guia prático para configuração, coleta e utilização de oscilografias em relés digitais Guia prático para configuração, coleta e utilização de oscilografias em relés digitais Rafael Cardoso 1. OBJETIVO: Este guia de aplicação tem o objetivo de apresentar uma importante ferramenta disponível

Leia mais

ESCOLA NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE DEPARTAMENTO DE MÁQUINAS MARÍTIMAS M224 ELECTRÓNICA I TRABALHO LABORATORIAL Nº 1

ESCOLA NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE DEPARTAMENTO DE MÁQUINAS MARÍTIMAS M224 ELECTRÓNICA I TRABALHO LABORATORIAL Nº 1 ESCOLA NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE DEPARTAMENTO DE MÁQUINAS MARÍTIMAS M224 ELECTRÓNICA I TRABALHO LABORATORIAL Nº 1 REVISÃO SOBRE CIRCUITOS ELÉCTRICOS Por: Prof. Luís Filipe Baptista Eng. Carlos Santos

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

Processo: Vendas Lista de casamento

Processo: Vendas Lista de casamento Desenvolvimento BM-1244 / 1245 Fechamento de bônus de lista de casamento Versão 2009 Release 73 Autor Jaciara Silva Processo: Vendas Lista de casamento Nome do Processo: Fechamento de bônus Acesso Vendas\Pedido

Leia mais

V (t) = A sen 2π f t + A/3[sen 3 (2π f t)] + A/5[sen 5 ( 2π f t)] + A/7[sen 7 (2π f t)] + A/9[sen 9 (2π f t)]+

V (t) = A sen 2π f t + A/3[sen 3 (2π f t)] + A/5[sen 5 ( 2π f t)] + A/7[sen 7 (2π f t)] + A/9[sen 9 (2π f t)]+ Teoria de Fourier Domínio da Freqüência e Domínio do Tempo A teoria de Fourier estabelece que uma forma de onda periódica pode ser decomposta em harmônicos relacionados; senos ou cossenos em diferentes

Leia mais

GUIA DO TRABALHO SOBRE APARELHOS DE MEDIDA

GUIA DO TRABALHO SOBRE APARELHOS DE MEDIDA GUIA DO TRABALHO SOBRE APARELHOS DE MEDIDA OBJECTIVO Familiarização com os instrumentos a usar nos trabalhos práticos posteriores (osciloscópio, painel didáctico, gerador de sinais, fonte de alimentação

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

LASERTECK LTA450 MANUAL DE USO

LASERTECK LTA450 MANUAL DE USO LASERTECK LTA450 MANUAL DE USO 2014 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 3 3 CALIBRAGEM DOS MÓDULOS LASER (AFERIÇÃO E TEMPORIZAÇÃO)... 3 3.1 AFERIÇÃO DO LASER PONTO LONGITUDINAL...3 3.2

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Instructions Manual Manual de Instrucciones

MANUAL DE INSTRUÇÕES Instructions Manual Manual de Instrucciones OSCILOSCÓPIO DIGITAL PORTÁTIL Digital Portable Oscilloscope M-SCOPE 60 / 100 / 200 v M-SCOPE Handheld Digital Oscilloscope v s ns v mv v mv 10A ma COM V..C 600mA UN FUSED FUSED CAT III 300V CAT II 600V

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6 SUMÁRIO 1. Instalação... 1 2. Operações... 3 2.1 Comunicação... 4 2.1.1 Modo... 4 2.1.2 Ethernet... 5 2.1.3 Serial... 6 2.1.4 Configurações da placa de rede... 6 2.2 Edição base... 7 2.2.1 Produto... 7

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

www.questoesdeinformatica.blogspot.com Henrique Sodré Pág 1

www.questoesdeinformatica.blogspot.com Henrique Sodré Pág 1 Questão 1 (DPF AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL) Questão 3 (FUB TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO) Julgue os itens a seguir, considerando a figura acima, que mostra uma planilha em edição no Excel 2002, com uma

Leia mais

EE531 - Turma S. Diodos. Laboratório de Eletrônica Básica I - Segundo Semestre de 2010

EE531 - Turma S. Diodos. Laboratório de Eletrônica Básica I - Segundo Semestre de 2010 EE531 - Turma S Diodos Laboratório de Eletrônica Básica I - Segundo Semestre de 2010 Professor: José Cândido Silveira Santos Filho Daniel Lins Mattos RA: 059915 Raquel Mayumi Kawamoto RA: 086003 Tiago

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO CAPÍTULO 1 DIODOS RETIFICADORES

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO CAPÍTULO 1 DIODOS RETIFICADORES INTRODUÇÃO CPÍTULO DIODOS RETIFICDORES O diodo é um dispositivo semi-condutor muito simples e é utilizado nas mais variadas aplicações. O uso mais freqüente do diodo é como retificador, convertendo uma

Leia mais

CORRENTE CONTÍNUA E CORRENTE ALTERNADA

CORRENTE CONTÍNUA E CORRENTE ALTERNADA CORRENTE CONTÍNUA E CORRENTE ALTERNADA Existem dois tipos de corrente elétrica: Corrente Contínua (CC) e Corrente Alternada (CA). A corrente contínua tem a característica de ser constante no tempo, com

Leia mais

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides 1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides CONTROLE DE FLUSHING AUTOMÁTICO LCF 12 Modo Periódico e Horário www.lubing.com.br (19) 3583-6929 DESCALVADO SP 1. Instalação O equipamento deve

Leia mais

Kit de treinamento do osciloscópio do professor DSOXEDK

Kit de treinamento do osciloscópio do professor DSOXEDK Kit de treinamento do osciloscópio do professor DSOXEDK Guia de Laboratório e Tutorial para osciloscópios Agilent da série X-4000 s1 Avisos Agilent Technologies, Inc. 2008-2012 Os direitos autorais deste

Leia mais

Comunicações Digitais Manual do Aluno Capítulo 7 Workboard PCM e Análise de Link

Comunicações Digitais Manual do Aluno Capítulo 7 Workboard PCM e Análise de Link Comunicações Digitais Manual do Aluno Capítulo 7 Workboard PCM e Análise de Link Laboratório de Telecomunicações - Aula Prática 4 Sub-turma: 3 Nomes dos alunos: Tarefa 17 Ruído em um Link Digital Objetivo:

Leia mais

Guia Rápido Monitor CFX-750

Guia Rápido Monitor CFX-750 Guia Rápido TELA EXECUTAR O CFX-750 da Trimble possui tela touch screen, onde todas as funções de trabalho e configurações são realizadas tocando-se a tela do monitor. Os ícones na tela irão alterar conforme

Leia mais

1- Scilab e a placa Lab_Uino. 2- Instalação do ToolBox

1- Scilab e a placa Lab_Uino. 2- Instalação do ToolBox 1- Scilab e a placa Lab_Uino A placa Lab_Uino, é uma plataforma aberta para aprendizagem de sistemas microprocessados. Com a utilização de um firmware especifico a placa Lab_Uino é reconhecido pelo sistema

Leia mais

1 Esfera de aço 1 Transitor BC547

1 Esfera de aço 1 Transitor BC547 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO VICENTE DO SUL ROTEIRO DE MONTAGEM DA ATIVIDADE DE AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS REOMETRIA DE FLUIDOS NEWTONIANOS PROFESSOR RAFHAEL BRUM WERLANG 1.0 OBJETIVO

Leia mais

TÍTULO: OSCILOSCÓPIO - TEORIA

TÍTULO: OSCILOSCÓPIO - TEORIA TÍTULO: OSCILOSCÓPIO - TEORIA Uma das grandes dificuldades que os técnicos enfrentam na reparação de circuitos eletrônicos é esta: os fenômenos que ocorrem nos componentes eletrônicos são abstratos; ou

Leia mais

Medição, Controle e Monitoramento de Processos Industriais. Manual de Instruções Controlador Digital Microprocessado C130. V.1.

Medição, Controle e Monitoramento de Processos Industriais. Manual de Instruções Controlador Digital Microprocessado C130. V.1. Medição, Controle e Monitoramento de Processos Industriais Manual de Instruções Controlador Digital Microprocessado C130 V.1.01 / Revisão 4 ÍNDICE Item Página 1. Introdução...01 2. Características...01

Leia mais

4 PARÂMETROS DINÂMICOS

4 PARÂMETROS DINÂMICOS 4 PARÂMETROS DINÂMICOS Nesta experiência iremos medir os parâmetros do amp op que podem prejudicar o desempenho dos circuitos em alta freqüência. Os dois parâmetros Produto Ganho-Largura de Banda GBP (também

Leia mais

Modem e rede local. Guia do Usuário

Modem e rede local. Guia do Usuário Modem e rede local Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas à alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização 1 Índice Calendário... 3 Usuários... 4 Contato... 5 Alterar... 5 Excluir... 5 Incluir... 5 Feriados... 9 Nacionais... 9 Regionais... 9 Manutenção... 9 Obrigações... 9 Obrigações Legais...

Leia mais

DE PRESSÃO EM UMA RESPECTIVA TUBULAÇÃO

DE PRESSÃO EM UMA RESPECTIVA TUBULAÇÃO 1 4.ª Prática Controle (PID) DE PRESSÃO EM UMA RESPECTIVA TUBULAÇÃO da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos Contínuos da De Lorenzo OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de Pressão

Leia mais

MAGICSTOMP. Quick Guide

MAGICSTOMP. Quick Guide MAGICSTOMP Quick Guide MAGICSTOMP...3 CARACTERÍSTICAS GERAIS... 3 RECUPERANDO OS AJUSTES DE FÁBRICA... 3 AFINADOR MODO TUNER... 3 SELECIONANDO PATCHES... 4 MODO UP/DOWN... 4 MODO PERFORMANCE... 4 EDITANDO

Leia mais

Manual do Software Pctel Supervisor Desktop

Manual do Software Pctel Supervisor Desktop Manual do Software Pctel Supervisor Desktop Conteúdo O que é o Pctel Supervisor Desktop?...03 O que é usuário do canal (PA)?...03 Como cadastrar usuário do canal (PA)?...04 Como remover um usuário do canal?...05

Leia mais

Comunicação de Dados. Aula 4 Conversão de Sinais Analógicos em digitais e tipos de transmissão

Comunicação de Dados. Aula 4 Conversão de Sinais Analógicos em digitais e tipos de transmissão Comunicação de Dados Aula 4 Conversão de Sinais Analógicos em digitais e tipos de transmissão Sumário Amostragem Pulse Amplitude Modulation Pulse Code Modulation Taxa de amostragem Modos de Transmissão

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENG. ELÉTRICA ELETRÔNICA I 1 O SEM.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENG. ELÉTRICA ELETRÔNICA I 1 O SEM. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENG. ELÉTRICA ELETRÔNICA I 1 O SEM. 2014 Trabalho Preparatório No. 1 Utilização do Gerador de Sinal e do Osciloscópio

Leia mais

Manual de Configuração e Operação

Manual de Configuração e Operação ALFA INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS LTDA Manual de Configuração e Operação Última alteração Número do documento 21/02/2013 10:38 Este documento contém os procedimentos de configuração e operação do sistema de

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário: SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Em 2013 foi adquirido o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum para todas Bibliotecas do IFRS. A implantação está sendo feita de acordo com as

Leia mais

3B SCIENTIFIC PHYSICS

3B SCIENTIFIC PHYSICS 3B SCIENTIFIC PHYSICS Osciloscópio didático U8481350 Instruções para o uso 01/08 CW/ALF Entradas: 1 Tensão anódica 2 Tensão catódica 3 Tensão de Wehnelt 4 Tensão de aquecimento (0) 5 Tensão de aquecimento

Leia mais

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170 4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído Objetivo: Método: Ao final desta Tarefa você: Estará familiarizado com o conceito de ruído. Será capaz de descrever o efeito do Ruído em um sistema de comunicações digitais.

Leia mais

Kit de Treinamento em Osciloscópio para o Professor (DSOXEDK)

Kit de Treinamento em Osciloscópio para o Professor (DSOXEDK) Kit de Treinamento em Osciloscópio para o Professor (DSOXEDK) Tutorial e Guia de Laboratório de Osciloscópio para Estudantes de Engenharia Elétrica e Física Avisos Keysight Technologies, Inc. 2008-2011

Leia mais

ANÁLISE DE CIRCUITOS LABORATÓRIO O CONDENSADOR

ANÁLISE DE CIRCUITOS LABORATÓRIO O CONDENSADOR ANÁLISE DE CIRCUITOS LABORATÓRIO O CONDENSADOR Introdução ao uso do Osciloscópio. Ano Lectivo 20 / 20 Curso Grupo Classif. Rubrica Além do estudo do condensador, pretende-se com este trabalho obter uma

Leia mais

OSCILOSCÓPIO PORTÁTIL DIGITAL MODELO: MINISCOPE 300V

OSCILOSCÓPIO PORTÁTIL DIGITAL MODELO: MINISCOPE 300V OSCILOSCÓPIO PORTÁTIL DIGITAL MODELO: MINISCOPE 300V APLICAÇÕES Este instrumento foi projetado para proporcionar uma análise rápida de sinais através de sua Unidade de Aquisição de Dados Rápida. Dotado

Leia mais

Guia de consulta rápida

Guia de consulta rápida Guia de consulta rápida DigiFlash Smart Trigger 1 2 3 4 5 17 Smart Trigger 6 7 8 9 16 15 14 13 12 11 10 O DigiFlash Smart Trigger é um dispositivo para disparar flashes a partir de um evento externo. Pode

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01 Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE

Leia mais

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO

NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO NOVO MÓDULO PATRIMÔNIO 1 PARÂMETROS 1.1 Aba Geral 1. No quadro Período, no campo: Observação: Após ser efetuado o cálculo de qualquer período, o campo Inicial, não poderá mais ser alterado. Inicial, informe

Leia mais

Descrição do Produto. Altus S. A. 1

Descrição do Produto. Altus S. A. 1 Descrição do Produto O software MasterTool IEC é um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações para os controladores programáveis da Série Duo. Esta ferramenta permite a programação e a configuração

Leia mais

Blindar ou não blindar?

Blindar ou não blindar? ATERRAMENTO Blindar ou não blindar? 56 RTI MAR 2008 Paulo Marin, da Paulo Marin Consultoria Existem diversas técnicas para minimizar os efeitos da interferência eletromagnética sobre a transmissão de sinais

Leia mais

Manual de Instruções. Posicionador e Incrementador Modelo PIS-01/72. Cód.: Frontal. Conexões Elétricas. Introdução

Manual de Instruções. Posicionador e Incrementador Modelo PIS-01/72. Cód.: Frontal. Conexões Elétricas. Introdução Introdução Características Técnicas O posicionador e incrementador Samrello é um equipamento utilizado para o comando de posicionamento dos eixos em máquinas e processos, em diversas áreas e aplicações.

Leia mais

Manual do Usuário. Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA

Manual do Usuário. Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA Livro Super Simples Manual do Usuário Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA Secretarias de Fazenda Estaduais, do Distrito Federal e Comitê Gestor do Simples

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

Introdução ao CoolEdit c : programa de edição de som digital

Introdução ao CoolEdit c : programa de edição de som digital Introdução ao CoolEdit c : programa de edição de som digital J. M. B. Lopes dos Santos 19 de Julho de 2005 Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, R. Campo Alegre, 687, 4169-007

Leia mais

Aparelhos de Laboratório de Electrónica

Aparelhos de Laboratório de Electrónica Aparelhos de Laboratório de Electrónica Este texto pretende fazer uma introdução sucinta às características fundamentais dos aparelhos utilizados no laboratório. As funcionalidades descritas são as existentes

Leia mais

MEDIÇÃO DE TAXA DE ERRO DE BIT Alba Angélica Ratis

MEDIÇÃO DE TAXA DE ERRO DE BIT Alba Angélica Ratis Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Instrumentação Eletrônica Professor: Luciano Cavalcanti MEDIÇÃO DE TAXA DE ERRO DE BIT Alba Angélica Ratis Este

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES BÁSICAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES BÁSICAS MANUAL DE INSTRUÇÕES BÁSICAS Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico Instrução para Operações Básicas Visão Geral do OptiPoint WL 2 Professional Display de seis linhas Teclas

Leia mais

Kit de Máquinas Elétricas Rotativas - XE801 -

Kit de Máquinas Elétricas Rotativas - XE801 - T e c n o l o g i a Kit de Máquinas Elétricas Rotativas - XE801 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. INTRODUÇÃO Kit de Máquinas Elétricas Rotativas -

Leia mais

Modem e rede local. Guia do Usuário

Modem e rede local. Guia do Usuário Modem e rede local Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF

ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF NOME: TURMA: DATA: / / OBJETIVOS: Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Conhecer os tipos de

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEMARCADOR RODOVIÁRIO

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEMARCADOR RODOVIÁRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES DEMARCADOR RODOVIÁRIO MDMR-3P/III 1 Equipamento Fabricado por: SENSORES INDUSTRIAIS MAKSEN LTDA Rua José Alves, 388 Mogi Guaçu - SP CNPJ 04.871.530/0001-66 I.E. 455.095.131.110 www.maksen.com.br

Leia mais

Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40

Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40 Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40 1 Índice Página Principal... 1 Menu... 3 Modo Anunciador... 9 Slide Show... 9 Planta Baixa... 9 Status... 9 Zona... 9 Info... 9 Menu.... 3 Funções de Segurança...

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Modem e rede local. Guia do usuário

Modem e rede local. Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE : 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE : 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 1 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE : 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 O Sistema HCS 2000 é composto por: PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO SISTEMA HCS 2000 v6.x Receptores: dispositivos

Leia mais

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação Fontes de Alimentação As fontes de alimentação servem para fornecer energia eléctrica, transformando a corrente alternada da rede pública em corrente contínua. Estabilizam a tensão, ou seja, mesmo que

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR. Cláudio Domienikan

INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR. Cláudio Domienikan INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR Cláudio Domienikan ESPECTRO OBTIDO COM UM SISTEMA DE MEDIDAS TÍPICO Co60 ELETRÔNICA NIM (Nuclear Instrumentation Modules) Cabos Coaxiais Pulsos NIM Pré-Amplificadores Amplificadores

Leia mais

TD DE FÍSICA 2 Questões de Potencial elétrico e Trabalho da Força Elétrica PROF.: João Vitor

TD DE FÍSICA 2 Questões de Potencial elétrico e Trabalho da Força Elétrica PROF.: João Vitor 1. (Ita) Considere as afirmações a seguir: I. Em equilíbrio eletrostático, uma superfície metálica é equipotencial. II. Um objeto eletrostaticamente carregado induz uma carga uniformemente distribuída

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 267/269 - TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 267/269 - TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 267/269 - TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 1 SISTEMA HCS 2005 PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO (Baseado no Guarita Vr5.0x Última modificação:

Leia mais

DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO

DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO Essa deficiência presente nos retificadores é resolvida pelo emprego de um filtro Essa deficiência presente nos retificadores é resolvida pelo emprego de um filtro

Leia mais

1 - Formas de ondas alternadas senoidais

1 - Formas de ondas alternadas senoidais 1 - Formas de ondas alternadas senoidais OBJETIVOS Familiarizar-se com as características de uma forma de onda senoidal, incluindo seu formato geral, valor médio e valor eficaz. Ser capaz de determinar

Leia mais

Prof. AGUINALDO SILVA

Prof. AGUINALDO SILVA Caro aluno e colega de profissão, disponibilizo este material mas caso tenha interesse em usá-lo favor não alterar os slides e não retirar os meus créditos. Obrigado e bons estudos!!! Direitos autorais

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Parametrização Itens para Movimentação

Parametrização Itens para Movimentação Parametrização Itens para Movimentação Sumário Manutenção Itens... 4 Filtro... 5 Movimentações de Entrada... 8 Movimentações de Saída... 10 Configurações de Inventário de Item... 11 Código de Barras e

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO KPBT-XT Rev. 1.1 de 15/10/2014

MANUAL DO USUÁRIO KPBT-XT Rev. 1.1 de 15/10/2014 _ MANUAL DO USUÁRIO KPBT-XT Rev. 1.1 de 15/10/2014 Descrição do Produto: Figura 1.0 - KPBT-XT O KPBT XT é um keypad amplificado de parede ideal para a instalação em residências, ambientes corporativos,

Leia mais