IV RELATÓRIO do DIRECTOR do CEED à II REUNIÃO DO CONSELHO DIRETIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IV RELATÓRIO do DIRECTOR do CEED à II REUNIÃO DO CONSELHO DIRETIVO"

Transcrição

1 IV RELATÓRIO do DIRECTOR do CEED à II REUNIÃO DO CONSELHO DIRETIVO Paramaribo, 19 de fevreiro de 2014 Abaixo é um resumo das principais questões abordadas no IV Relatório do Director ao Conselho de CEED. 1. O presente Relatório do Diretor constitui o primeiro que é apresentado pelo CEED desde sua criação fornecendo um informe da execução orçamentária. Isto é possível porque, no segundo semestre de 2013 o Centro começou a receber o primeiro desembolso correspondente ao orçamento aprovado para Isto permitiu ao CEED começar, a partir de setembro de 2013, a utilização dos recursos de nosso orçamento oficial, dando prioridade aos aspectos relacionados com a instalação, registro legal e acreditação formal do Centro como Organização Internacional sediada na Argentina. Isto incluiu uma série de procedimentos administrativos no Ministério de Relações Exteriores e na Administração Federal da Receita Pública para obter as certificações e as isenções fiscais para o CEED e o pessoal estrangeiro, bem como os procedimentos para o cumprimento das normas pertinentes relativas à contribuições patronais à segurança social e pensões do pessoal local, contratação de prestadores de serviços de saúde, e as formalidades para a abertura de contas bancárias. 3. Uma vez concluídos os requisitos regulatórios e as ações administrativas mencionadas no ponto anterior, se começou a pagar os salários regularmente, a fazer as aquisições prioritárias de equipamento e contratação dos serviços necessários para o correto funcionamento do Centro. Assim, podemos informar ao Conselho Diretivo que a partir de setembro de 2013 o CEED deu início a uma nova e importante fase de sua vida institucional na qual começou a operar formalmente com recursos do seu orçamento aprovado pelas instâncias superiores.

2 4. Ter concluido a primeira etapa da instalação deste organismo permanente criado pelo CDS, requer expressar o merecido reconhecimento e agradecimento ao Governo da República Argentina, a seu Ministério da Defesa e à Presidência da Nação que, no cumprimento dos compromissos assumidos ante o CDS-UNASUL, contribuiu com os recursos necessários desde sua abertura em maio de 2011 até 2013, o que permitiu a instalação física e o desempenho das atividades iniciais do CEED. A contribuição mais importante do governo argentino foi essencialmente, sem nenhum custo, facilitar o uso de instalações prediais onde o Centro está funcionando e que pela decisão da Presidenta da Nação Cristina Fernández de Kirchner está localizada no segundo andar da instituição nacional Casa Pátria Grande Presidente Néstor C. Kirchner lugar de importância histórica, tendo sido o prédio sede do primeiro Secretário-Geral da UNASUL, Dr. Nestor Kirchner. Além disso, é tambén importante a contribuição do Ministério da Defesa da República Argentina juntamente com a Secretaria-Geral da Presidência da República que forneceram ativos como equipamentos de escritório, equipamentos de informática, telefone, internet, suporte técnico para a criação do site do CEED, entre outros. O Ministério da Defesa também contribuiu, a partir de , com os salários do pessoal local designados para apoiar a gestão, o pessoal de Serviços Gerais (secretários, motoristas, técnicos de informática, transportes, etc.), bem como o financiamento das primeiras publicações, traduções e material institucional; financiamento dos custos envolvidos na conferência regional de lançamento do CEED em maio 2011 e o transporte aéreo para a Direção e de todo o corpo de Delegados Nacionais para assistir à reunião do CDS em Assunção Paraguai, junho de Finalmente, esta Direção tem o prazer de informar à Comissão Diretiva a profunda apreciação à gestão do Ministro da Defesa da Argentina, o Sr. Agustín Rossi, que em um ato administrativo materializado em 20 de janeiro de 2014 transferiu ao CEED a soma de $2,790, como contribuição especial, fora do orçamento regular da UNASUL, para financiar os custos da obra para a adequação e melhoria de escritórios, compra de mobiliário e equipamentos de informática e, mais importante, o financiamento total para o projeto, aquisição e instalação de uma moderna Sala

3 Regional de Intercomunicação para o CEED, incluindo jogos de equipamento tecnológico que serão entregues aos doze pontos nacionais dos países membros do CDS. Esta valiosa contribuição argentina vai permitir que o CEED, em alguns meses, tenha a capacidade de estabelecer comunicação através de vídeoconferência e transmissão de voz e dados com todos e cada um dos Ministérios da Defesa e os Centros Nacionais Contrapartes. A implicação desta capacidade e tecnologia fornecida pelo Ministério da Defesa argentino vai ter um impacto significativo não só sobre a capacidade de melhorar qualitativamente as comunicações, realizar reuniões virtuais e troca de dados de forma segura, mas também um impacto notável nas despesas em viagens e estadia que exigem as atividades do CEED e CDS. (Veja os dados técnicos e de funcionalidade em anexo). 6. Em relação ao Corpo de Especialistas do CEED, ele é composto de Delegados Nacionais designados pelos Ministérios da Defesa dos respetivos países. Atualmente, existem várias formas através das quais os Ministérios formalizaram seus delegados para o Centro. Entre elas estão aqueles que foram designados exclusivamente como delegados e desempenham suas funções em tempo completo e, outra categoria, correspondente àqueles países que ainda não conseguiram concretizar o envio de um delegado permanente, e fazem através da nomeação temporária como delegados aos Adidos da Defesa, ou funcionários das missões diplomáticas acreditadas na Argentina. Todos eles são acreditados pela Chancelaria Argentina e desfrutam dos privilégios e imunidades inerentes aos funcionários internacionais. 7. A duração da função dos delegados nacionais varia de país a país. Alguns são assignados por um período de dois anos, outros de um ano. Isto gera um permanente processo de rotação de delegados. Em 2013, os países nomearam o seguinte número de delegados que cumpriram funções no CEED: Argentina: 2; Brasil: 2; Bolívia: 1 (Adido Militar); Chile: 2 (um deles é funcionário da Embaixada); Colômbia: 1 (Agregado Militar); Guiana: 0; Equador: 1 (Adido Militar); Peru: 2 (um deles é Adido Militar); Paraguai: 0; Surinam: 1; Uruguai: 1; e Venezuela: 1, equivalente a um total de 14 delegados representando 10 países.

4 8. No início de 2014, houve rotatividade, sendo acreditados novos delegados da Argentina e Brasil, bem como a notificação do Paraguai da nomeação de um delegado (Adido Militar) desde janeiro de Também se espera nas próximas semanas rotações e novos delegados de Chile, Bolívia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela. O Centro não conta atualmente com delegados da Guiana. 9. A Direção do CEED gostaria de reconhecer aos Membros de seu Conselho Diretivo, a qualidade profissional, capacidade de trabalho em equipe, familiaridade com a missão do Centro e objectivos do CDS e da UNASUL, que tem sido observado nos Delegados Nacionais nomeados pelos Ministros da Defesa. Além disso, submete à consideração dos Ministérios da Defesa, a possibilidade de avaliar que o período de nomeação dos delegados seja, sempre que possível, por dois anos. Isso teria um efeito positivo em maximizar a contribuição dos delegados nas tarefas de pesquisa, análise e trabalho em equipe dos cada vez mais numerosos e complexos temas de estudo que são realizados. 10. Por outro lado, dentro das funções atribuídas ao CEED, cabe estabelecer relações institucionais e uma rede de intercâmbios com centros de estudos estratégicos dos países do Conselho de Defesa Sul-Americano. Por conseguinte, sob a VIII Reunião da Instância Executiva do Conselho de Defesa Sul-Americano, o CEED pediu que os Ministérios da Defesa designassem as instâncias nacionais de estudos estratégicos contrapartes do Centro. Os Centros Nacionais Contrapartes são organismos designados pelos respectivos Ministros da Defesa dos Estados-Membros da UNASUL para cooperar com o CEED, fornecendo análise e pesquisas de suas áreas de especialização. 11. Até o momento, os seguintes Centros Nacionais Contrapartes foram designados pelos respectivos Ministérios da Defesa: A ser confirmado pela Argentina: Centro de Estudos Estratégicos para a Defesa Manuel Belgrano (CEEPADE), ou Escola da Defesa Nacional.

5 A Direção-Geral de Política da Defesa e Cooperação ao Desenvolvimento Integral (PODECODI), Bolívia. O Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra (ESG), Brasil. A Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos (ANEPE), Chile. O Centro de Estudos Estratégicos da Defesa do Ministério da Defesa Nacional, Equador. O Instituto de Altos Estudos Estratégicos (IAEE), Paraguai. O Centro de Altos Estudos Nacionais (CAEN), Peru. O Centro de Altos Estudos Nacionais (CALEN), Uruguai. 12. Entre as atividades do Diretor e Sub-Diretor, foi enfatizada a promoção do estabelecimento de relações de trabalho com os Centros Nacionais Contraparte, para o que foram realizadas visitas e reuniões de trabalho com as seguintes instituições: Acadêmia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos do Chile (ANEPE), Santiago do Chile, 3 de setembro de Foram trocados critérios e avaliadas as opções para a cooperação entre o CEED e a ANEPE, a efeitos da realização de estudos e/ou projectos de investigação. Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra do Brasil, 5 de dezembro de Conheceu-se a estrutura e atividades programáticas da Escola Superior de Guerra e foram avaliadas as possibilidades de cooperação e coordenação com o CEED-CDS. Centro de Estudos Estratégicos de Defesa do Ministério da Defesa do Equador, Quito, Equador, 16 e 17 de janeiro de Foram abordadas as linhas de trabalho do CEED e as perspectivas de cooperação entre as duas instituções. Escola Superior de Guerra de Colômbia, Bogotá, 15 de janeiro de Foram avaliadas as áreas de ligação e atividade conjunta de análise e pesquisas. Instituto de Altos Estudos Estratégicos do Paraguai, Assunção, Paraguai, 31 de janeiro de Foram abordadas as linhas de trabalho do CEED com a contraparte nacional paraguaia.

6 13. Além disso, o CEED vem participando permanentemente em outras atividades do Plano de Trabalho do CDS e da Secretaria-Geral da UNASUL, entre as quais se destaca: Conferência "Visões para uma Estratégia Sul-Americana para a Utilização dos Recursos Naturais" (Caracas, de maio 2013). Por convite do Secretário-Geral, o Diretor do CEED ofereceu uma apresentação no evento. O mesmo foi feito em conformidade com o mandato da VI Reunião Ordinária do Conselho de Checas e Chefes de Estado e de Governo da UNASUL, que instruiu aos Estados-Membros fazer melhor uso dos recursos naturais e do potencial humano existente, bem como o desenvolvimento integral sustentável nos campos social, econômico, cultural, tecnológico e industrial. II Exercício de Aplicação da Metodologia para garantir a transparência dos Inventários Militares (Santiago de Chile, 2 de setembro de 2013). A Direção Executiva do CEED e os Delegados Nacionais participaram como convidados no II Exercício de Aplicação da Metodologia para garantir a Transparência dos Inventários Militares da região sul-americana. I Fórum sobre "Políticas e Estratégias de Defesa Regional" e IV Seminário "Enfoques conceituais de Defesa, Riscos e Ameaças à Região" (Caracas, Venezuela, 5 a 7 de novembro de 2013). O Director do CEED participou neste evento do Plano de Ação do CDS, para apoiar o processo de desenvolvimento de diretrizes estratégicas em defesa da União das Nações Sul- Americanas (UNASUL) para a criação gradual de uma visão compartilhada de defesa regional. Fórum de Ciência, Tecnologia, Inovação e Industrialização da UNASUL (Rio de Janeiro, Brasil 2 a 4 de dezembro de 2013). Por convite do Secretário-Geral da UNASUL, o Diretor do CEED participou desse evento regional em que se discutiu o novo paradigma de desenvolvimento econômico e social sustentável e o desenvolvimento científico e tecnológico articulado aos objetivos estratégicos da UNASUL. 14. O CEED também foi honrado com a visita de trabalho de várias autoridades dos Ministérios da Defesa de países membros, funcionários de UNASUL e outras delegações, entre as quais:

7 Vice-Ministro de Defesa da Argentina Dr. Jorge Fernández e o Sub-Secretário de Assuntos Internacionais da Defesa Dr. Roberto De Luise. Ambos os funcionários visitaram as instalações do CEED, obtendo informação das atividades e programas do Centro, ocasiões nas quais também foram abordados vários aspectos do apoio do Governo argentino ao CEED. Vice-Ministro de Defesa da República do Equador. O Vice- Ministro da Defesa da República do Equador, Dr. Carlos Larrea Dávila, visitou o CEED em 29 de novembro de Nessa ocasião deu uma atualização sobre as atividades que estão sendo realizadas pelo CEED e os progressos das tarefas atribuídas pelo Conselho Diretivo. O Vice-Ministro da Defesa de Suriname e Co-Presidente Pro Tempore do CDS. O Vice-Ministro, John Guno Arthur Achong, visitou o Centro de Estudos Estratégicos de Defesa em 9 de dezembro de A Direção Executiva e o Corpo de Delegados Nacionais no CEED comentaram as atividades do Centro e os progressos em suas linhas de trabalho. Visita da Ministra de Defesa do Equador e apresentação do Jornal Pátria, do Centro de Estudos Estratégicos da Defesa do Equador. Em 07 de janeiro de 2014, a Ministra da Defesa do Equador, Dra. María Fernanda Espinosa, visitou o CEED e fez a apresentação do Jornal Pátria, em uma cerimônia com a presença de autoridades civis e militares da Argentina, membros do corpo diplomático, adidos militares de países amigos, acadêmicos e jornalistas. Visita do Representante de Venezuela na Secretaria-Geral da UNASUL, Dr. Pedro Sassone, em 20 de Novembro de Visita do II Curso Sul-Americano de Formação de Civis em Defesa. Em 18 de novembro de 2013, os alunos do II Curso Sul- Americano de Formação em Defesa, atividade do Plano de Acção do CDS dado na Argentina, conheceram, no contexto de uma visita profissional, a sede do Centro e suas atividades e principais linhas de trabalho, objetivos e missão. 15. Em relação aos Estudos e Pesquisas realizadas em 2013, na área programática de Política de Defesa, o CEED completou a elaboração do primeiro volume do Registro Sul-Americano de Gastos em

8 Defesa, período , incorporando as observações recebidas dos Ministérios da Defesa sobre versões anteriores apresentadas em O produto deste projeto é apresentado em sua versão final e nos quatro idiomas oficiais aos membros da Instância Executiva nesta IX Reunião Ordinária. 16. Quanto às atividades relativas ao projeto de um Registro Sul- Americano de Inventários Militares (RESIM), a Direção Executiva do CEED e os Delegados Nacionais participaram no II Exercício de Aplicação da Metodologia para garantir a transparência dos Inventários Militares da Região Sul-Americana, realizada no Chile, país responsável deste projeto do Plano de Ação Na ocasião, o CEED, na sua qualidade de instância técnica de aplicação, apresentou suas recomendações sobre o protocolo do RESIM, compartilhando com o Grupo de Trabalho a experiência nesta matéria derivada do processo do Registro Sul-Americano de Gastos em Defesa. 17. As tarefas realizadas pelo CEED em 2013 sobre a Institucionalidade da Defesa na América do Sul, foram centralizadas na implementação da Matriz de Registro da Informação Institucional, na recuperação, análise e sistematização da informação fornecida pelos Ministérios da Defesa, bem como o desenvolvimento do corpo central do relatório que consiste de "capítulos-país, a partir da apresentação da informação institucional nacional aprovada. O produto deste projeto consiste em um Relatório de Progresso, que é entregue a fim de que os capítulos nacionais sejam analisados e validados pelos paises para dar continuidade às atividades previstas no Plano de Trabalho 2014 do CEED sobre este assunto. Se apreciaria que o Conselho considerasse um prazo de 30 até 45 dias para que os respectivos Ministérios possam validar e/ou completar os capítulospaís e submeter as versões finais aprovadas para continuar com esta tarefa. 18. Acerca do eixo de trabalho Política de Gênero: a Mulher no âmbito da Defesa, incorporado às atividades programáticas do CEED, durante o ano 2013 foi realizada a preparação, envio, recepção e processamento da informação nacional contida na Matriz de Informação e Análise da Mulher no Setor Defesa. Como parte deste processo, o Centro começou a construir um banco de dados e

9 preparou o Relatório Preliminar "Mulheres no âmbito da Defesa na América do Sul", que é apresentado em espanhol, português e holandês às autoridades do CDS, contendo as conclusões e recomendações que são colocados para consideração deste Conselho Diretivo. 19. Na área programática Prospectiva e Estratégia, enquanto os recursos orçamentários aprovados ainda não estavam disponíveis para financiar as atividades associadas com este projeto, o CEED foi desenvolvendo os trabalhos preparatórios da investigação e o plano de implementação do Estudo Prospectivo América do Sul Dado que a rubrica orçamentária fornecida para esta atividade foi recebida no final de 2013, o Centro vai começar a Primeira Fase do Estudo, cujos detalhes se encontram anexados ao Plano de Trabalho No campo de Informação e Difusão, o CEED realizou o desenho, programação e colocou online o web site institucional a partir de março de O site do CEED ( é apresentado nos quatro idiomas oficiais da UNASUL e têm seções dedicadas à informação institucional, documentos oficiais do CEED e CDS, bem como informação relevante sobre Defesa dos Estados- Membros (Livros Brancos e Documentos de Política de Defesa). Tem também informação atualizada dos membros do Conselho de Ministros, da Instância Executiva/Conselho Diretivo, do corpo de especialistas nacionais e links direcionados nos sites oficiais dos Ministérios da Defesa, Conselhos Setoriais, Secretaria-Geral da UNASUL e Centros Nacionais Contrapartes do CEED. Finalmente, desde março de 2013, o CEED incorporou um Boletim Informativo de Defesa e Segurança Regional baseia-se em informação oficial fornecida pelos Ministérios da Defesa. Na área produção e impressão de material institucional, o CEED começou nos últimos dois meses de 2013 a confecção de seus primeiros panfletos e brochuras. 21. Com referência ao web site, é importante informar que no processo de registro o CEED tentou listar seu site sob o domínio unasur.org, observando que este domínio é registrado sob propriedade de uma entidade privada sem relação com a UNASUL. Esta situação impediu a utilização do referido domínio impondo ao CEED a utilização do

10 domínio mencionado no ponto anterior, o que subtrai a referência institucional por fazer parte de uma organização multilateral formal como é a UNASUL. Depois de dúvidas sobre este assunto, e em consulta com a Secretaria- Geral (que utiliza o domínio "Unasursg.org"), o CEED concluiu que existe uma possibilidade de recuperar o controle do domínio "unasur.org" por meio de ações administrativas e judiciais nas instâncias de governo e órgãos de alocação de domínio da Internet, uma vez que este domínio é de direito da União e todos os seus órgãos. A direção do Centro propõe para a consideração de seu Conselho de Administração se o autorizam a iniciar, em coordenação com a SecretariaGeral, os esforços para recuperar o referido domínio, que servirá não só ao centro, mas ao CDS, à Secretaria-Geral e a todos os conselhos setoriais e órgãos permanentes da UNASUL.

V RELATÓRIO do DIRETOR do CEED à III REUNIÃO do CONSELHO DIRETIVO

V RELATÓRIO do DIRETOR do CEED à III REUNIÃO do CONSELHO DIRETIVO V RELATÓRIO do DIRETOR do CEED à III REUNIÃO do CONSELHO DIRETIVO Cartagena, 14 de Agosto de 2014 Abaixo é um resumo das principais questões abordadas no V Relatório do Diretor ao Conselho do CEED. 1.

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012 PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012 EIXO 1: POLÍTICAS DE DEFESA N ACTIVIDADE RESPONSÁVEL LOCAL CORRESPONDENTE OBSERVAÇÕES 1.A Conformar um Grupo de Trabalho responsável de estabelecer

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS PARA A DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS PARA A DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS PARA A DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO O CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO Visto o Tratado Constitutivo da União das Nações Sul-americanas, em seus

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CEED - CDS 2013 ESTUDOS E PESQUISAS ÁREA 1: POLÍTICA DE DEFESA ATIVIDADES CRONOGRAMA PRODUTOS DATAS

PLANO DE TRABALHO CEED - CDS 2013 ESTUDOS E PESQUISAS ÁREA 1: POLÍTICA DE DEFESA ATIVIDADES CRONOGRAMA PRODUTOS DATAS PLANO DE TRABALHO CEED - CDS 2013 O presente Plano de Trabalho está estruturado considerando as atividades e produtos correspondentes a: 1. Áreas de estudo e pesquisa CEED-CDS. 2. Requerimentos específicos

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO 2009-2010 Janeiro de 2009 Santiago, Chile A PRIMEIRA REUNIÃO DE VICEMINISTROS DE DEFESA do Conselho de Defesa Sul-americano (CDS), que é a instancia executiva

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2018

PLANO DE TRABALHO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2018 PLANO DE TRABALHO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2018 Esta proposta do Plano de Trabalho 2018 foi reformulada e fundamenta-se no i) o cumprimento das responsabilidades

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO O Conselho de Defesa Sul-Americano Visto o Tratado Constitutivo da União das Nações Sul-Americanas em seus Artigos

Leia mais

ESTATUTO DA ESCOLA SUL-AMERICANA DE DEFESA DO CDS-UNASUL

ESTATUTO DA ESCOLA SUL-AMERICANA DE DEFESA DO CDS-UNASUL ESTATUTO DA ESCOLA SUL-AMERICANA DE DEFESA DO CDS-UNASUL O Conselho de Defesa Sul-Americano. Em vista do Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas, em seus Artigos 3 e 5, e do Estatuto do

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2017

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2017 PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2017 EIXO 1: POLÍTICAS DE DEFESA 1.A Grupo de Trabalho sob a Perspectiva de Gênero Equador de Maio (por 1.B Seminário sob experiências dos Estados Membros

Leia mais

OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto (Modelo I)

OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto (Modelo I) Identificação do Projeto OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto (Modelo I) Rede de Cooperação Técnica em Saúde da União de Nações

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2014

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2014 PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2014 EIXO 1: POLÍTICAS DE DEFESA 1.A Realizar um Seminário Internacional de Defesa Cibernética com o objetivo de gerar capacidades para enfrentar desafios

Leia mais

Instituições Estruturantes

Instituições Estruturantes PROPOSTA DE REGULAMENTO DA REDE DE ESCOLAS TÉCNICAS DE SAÚDE DA UNASUL (RETS-UNASUL) A SER APRESENTADA AO CONSELHO SUR-AMERICANO DE SAÚDE APROVADA NA 2ª REUNIÃO DA REDE, EM 8 DE NOVEMBRO DE 2013. ANTECEDENTES

Leia mais

B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL

B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL Página 6 B. IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MUNDIAL E DO PLANO DE AÇÃO SOBRE SAÚDE PÚBLICA, INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL 17. Neste relatório de progresso se destina a oferecer uma visão integral da maneira

Leia mais

O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos

O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos SEGIB Criação: 1994 Definição e objetivo: A SEGIB é o órgão permanente de apoio institucional, técnico e administrativo à Conferência Ibero-Americana e tem

Leia mais

VIII RELATÓRIO da DIREÇÃO EXECUTIVA do CEED à V REUNIÃO DO CONSELHO DIRETIVO

VIII RELATÓRIO da DIREÇÃO EXECUTIVA do CEED à V REUNIÃO DO CONSELHO DIRETIVO VIII RELATÓRIO da DIREÇÃO EXECUTIVA do CEED à V REUNIÃO DO CONSELHO DIRETIVO Montevidéu, 16 e 17 de dezembro de 2015 Abaixo é um resumo das principais questões abordadas no VIII Relatório do Diretor ao

Leia mais

REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA REGIMENTO DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DA JUVENTUDE E DESPORTO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Aprovado na VII Reunião da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade

Leia mais

III RELATÓRIO DO DIRETOR DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA À REUNIÃO DO CONSELHO DIRETIVO DO CEED

III RELATÓRIO DO DIRETOR DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA À REUNIÃO DO CONSELHO DIRETIVO DO CEED III RELATÓRIO DO DIRETOR DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA À REUNIÃO DO CONSELHO DIRETIVO DO CEED VIII REUNIÃO DA INSTÂNCIA EXECUTIVA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO Lima, 17 de maio, 2013

Leia mais

XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty

XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)-Costa

Leia mais

PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO

PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO O QUE É O PIFCSS? O Programa Ibero-americano para o fortalecimento da Cooperação

Leia mais

Joanita Barros Juliana Sousa Projetos e Instâncias da BVS São Paulo, 23 de novembro 2009

Joanita Barros Juliana Sousa Projetos e Instâncias da BVS São Paulo, 23 de novembro 2009 BVS como estratégia de Cooperação Técnica em Rede Joanita Barros Juliana Sousa Projetos e Instâncias da BVS São Paulo, 23 de novembro 2009 Fundamentos A informação científico-técnica é essencial para a

Leia mais

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DA QUINTA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE ASSISTÊNCIA MÚTUA EM MATÉRIA PENAL E EXTRADIÇÃO DAS REMJA

RECOMENDAÇÕES DA QUINTA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE ASSISTÊNCIA MÚTUA EM MATÉRIA PENAL E EXTRADIÇÃO DAS REMJA REUNIÕES DE MINISTROS DA JUSTIÇA OU OEA/Ser.K/XXXIV DE OUTROS MINISTROS OU PROCURADORES- PENAL/doc.34/12 rev. 1 GERAIS DAS AMÉRICAS 31 maio 2012 Original: espanhol Quinta Reunião do Grupo de Trabalho sobre

Leia mais

ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE

ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE A Auditoria Geral da República- Argentina O Tribunal de Contas da União Brasil A Controladoria

Leia mais

ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE

ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE A Auditoria Geral da República- Argentina O Tribunal de Contas da União Brasil A Controladoria

Leia mais

150 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

150 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 150 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA, 18 a 22 de junho de 2012 Tema 4.1 da Agenda Provisória 11 de maio de 2012 ORIGINAL:

Leia mais

PIFCSS. O conhecimento é maior quando é compartilhado. Visão

PIFCSS. O conhecimento é maior quando é compartilhado. Visão O conhecimento é maior quando é compartilhado Missão Fortalecer a Cooperação Sul-Sul e Triangular no marco ibero-americano, promovendo os seus valores e princípios, para que contribua de forma eficaz ao

Leia mais

C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE

C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE - 13 - Anexo C C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE Introdução 39. A finalidade deste documento é informar aos Órgãos Diretivos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Leia mais

Regras especiais de procedimento para o Conselho Sul-Americano sobre o Problema Mundial das Drogas (CSPMD-UNASUL)

Regras especiais de procedimento para o Conselho Sul-Americano sobre o Problema Mundial das Drogas (CSPMD-UNASUL) Regras especiais de procedimento para o Conselho Sul-Americano sobre o Problema Mundial das Drogas (CSPMD-UNASUL) 1. Representações As representações serão compostas por duplas, ou seja, cada Estado-membro

Leia mais

ATA DE CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

ATA DE CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Linha Temática A A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ, DA CONFIANÇA, DA SEGURANÇA E DA COOPERAÇÃO NAS AMÉRICAS Subtema I Desenvolver Mecanismos para Fortalecer a Paz, a Segurança e a Cooperação no Hemisfério Equador

Leia mais

Comitê de Representantes

Comitê de Representantes Comitê de Representantes ALADI/CR/Resolução 366 9 de junho de 2010 RESOLUÇÃO 366 ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL DA SECRETARIA-GERAL O COMITÊ de REPRESENTANTES, TENDO EM VISTA os Artigos 35 e 38 do Tratado

Leia mais

CONVÊNIO DE FINANCIAMENTO PARA O PROJETO APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE MERCOSUL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DCI-ALA /2006/18-586

CONVÊNIO DE FINANCIAMENTO PARA O PROJETO APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE MERCOSUL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DCI-ALA /2006/18-586 MERCOSUL/GMC/RES. Nº 04/08 CONVÊNIO DE FINANCIAMENTO PARA O PROJETO APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE MERCOSUL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DCI-ALA /2006/18-586 TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

VII REUNIÃO ANUAL DA REDE DE MULHERES PARLAMENTARES DAS AMÉRICAS

VII REUNIÃO ANUAL DA REDE DE MULHERES PARLAMENTARES DAS AMÉRICAS VII REUNIÃO ANUAL DA REDE DE MULHERES PARLAMENTARES DAS AMÉRICAS RELATÓRIO DA SECRETARIA REFERENTE AO PERÍODO DE 30 DE MAIO DE 2006 A 10 DE SETEMBRO DE 2008 APRESENTADO POR NICOLE MÉNARD DEPUTADA DA ASSEMBLÉIA

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

ESTRUTURA E REGRAS DE FUNCIONAMENTO. Rede Ibero-Americana de Autoridades do Medicamento

ESTRUTURA E REGRAS DE FUNCIONAMENTO. Rede Ibero-Americana de Autoridades do Medicamento ESTRUTURA E REGRAS DE FUNCIONAMENTO Rede Ibero-Americana de Autoridades do Medicamento Data de Aprovação: El Salvador, 24 de outubro de 2014 ÍNDICE ESTRUTURA... 1 Autoridades do Medicamento dos Países

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PONTO 1: IMUNIDADES E PRIVILÉGIOS DE AGENTES DE ESTADOS ESTRANGEIROS PONTO 2: INTEGRAÇÃO REGIONAL PONTO 3: MERCOSUL

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PONTO 1: IMUNIDADES E PRIVILÉGIOS DE AGENTES DE ESTADOS ESTRANGEIROS PONTO 2: INTEGRAÇÃO REGIONAL PONTO 3: MERCOSUL 1 PONTO 1: IMUNIDADES E PRIVILÉGIOS DE AGENTES DE ESTADOS ESTRANGEIROS PONTO 2: INTEGRAÇÃO REGIONAL PONTO 3: MERCOSUL 1. IMUNIDADES E PRIVILÉGIOS DE AGENTES DE ESTADOS ESTRANGEIROS 1) Autoridades do Poder

Leia mais

CONSENSO DE MONTEVIDÉU

CONSENSO DE MONTEVIDÉU VIII CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA DE MINISTROS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E REFORMA DO ESTADO (Montevidéu, Uruguai, 22 e 23 de junho de 2006) CONSENSO DE MONTEVIDÉU C L A D Código Iberoamericano de Bom Governo.

Leia mais

PROTOCOLO DE EMENDA AO CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA

PROTOCOLO DE EMENDA AO CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA PROTOCOLO DE EMENDA AO CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA Os Estados Partes do Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-americana: CONSCIENTES da necessidade de fortalecer e ampliar

Leia mais

PROGRAMA: Educação Profissional e Tecnológica

PROGRAMA: Educação Profissional e Tecnológica PROGRAMA: 2031 - Educação Profissional e Tecnológica INDICADORES Número de matrículas em cursos de educação profissional técnica de nível médio Número de matrículas em cursos de educação profissional tecnológica

Leia mais

RELATÓRIO RIO ANUAL 2009

RELATÓRIO RIO ANUAL 2009 RELATÓRIO RIO ANUAL 2009 Em atendimento às normas fixadas na Resolução AG/RES 1452 (XXVII-0/97) 0/97) SUMÁRIO ESTRUTURA DA JID PRINCIPAIS ATIVIDADES DESMINAGEM HUMANITÁRIA MEDIDAS DE FOMENTO DA CONFIANÇA

Leia mais

MERCOSUL/RME/CCR/CRC-EB/GTPJM/ATA Nº 02/2012. Ata da III Reunião do Grupo de Trabalho do Parlamento Juvenil do MERCOSUL

MERCOSUL/RME/CCR/CRC-EB/GTPJM/ATA Nº 02/2012. Ata da III Reunião do Grupo de Trabalho do Parlamento Juvenil do MERCOSUL Ata da III Reunião do Grupo de Trabalho do Parlamento Juvenil do MERCOSUL Realizou-se, na cidade de Brasília, Distrito Federal da República Federativa do Brasil, entre os dias 10 e 12 de setembro do ano

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: 1.1 Apoiar tecnicamente a gestão e a implementação da perspectiva de gênero nos programas da OPAS dando cumprimento aos

Leia mais

PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II)

PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II) PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II) A República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai, a República Oriental do Uruguai, Estados

Leia mais

XVIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO SGT N 4 COMISSÃO DE SEGUROS Segunda reunião de a 22 de outubro Rio de Janeiro, BRASIL ATA DA REUNIÃO

XVIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO SGT N 4 COMISSÃO DE SEGUROS Segunda reunião de a 22 de outubro Rio de Janeiro, BRASIL ATA DA REUNIÃO XVIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO SGT N 4 COMISSÃO DE SEGUROS Segunda reunião de 2004 20 a 22 de outubro Rio de Janeiro, BRASIL ATA DA REUNIÃO Realizou-se na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, entre os dias 20

Leia mais

Relatório e Contas da AIA-CTS 2014 e 2015

Relatório e Contas da AIA-CTS 2014 e 2015 Relatório e Contas da AIA-CTS 2014 e 2015 I. Relatório de Atividades A Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS) é uma associação científica de direito privado, sem fins lucrativos

Leia mais

América. Divisões: 35 países e 18 dependências. População total: habitantes.

América. Divisões: 35 países e 18 dependências. População total: habitantes. América Divisões: 35 países e 18 dependências. Área total: 42.189.120 km². População total: 902.892.047 habitantes. Densidade: 21 hab./km². Idiomas principais: espanhol, inglês, português, francês, holandês,

Leia mais

CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA

CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA Os Estados signatários do presente Convênio, Conscientes de que a atividade cinematográfica deve contribuir para o desenvolvimento e para a identidade

Leia mais

50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, de 27 de setembro à 1º de outubro de 2010 Tema 5.1 da agenda

Leia mais

XXVI REUNIÃO ORDINÁRIA DO SUBGRUPO DE TRABALHO N 4 ASSUNTOS FINANCEIROS

XXVI REUNIÃO ORDINÁRIA DO SUBGRUPO DE TRABALHO N 4 ASSUNTOS FINANCEIROS MERCOSUL/SGT N 4/ATA N 02/2008 XXVI REUNIÃO ORDINÁRIA DO SUBGRUPO DE TRABALHO N 4 ASSUNTOS FINANCEIROS Entre os dias 18 e 21 de novembro de 2008, os Coordenadores Nacionais reuniram-se na cidade do Rio

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

Resumo Executivo (temas e ações destacadas) Ministro Gilmar Mendes

Resumo Executivo (temas e ações destacadas) Ministro Gilmar Mendes 2016 Resumo Executivo (temas e ações destacadas) Ministro Gilmar Mendes 1 Tribunal Superior Eleitoral 19/12/2016 APRESENTAÇÃO: Em atendimento ao disciplinado na Resolução-TSE nº 23.443, de 24.3.2015, apresento

Leia mais

Proposta de Programa Latino-americano e Caribenho de Educação Ambiental no marco do Desenvolvimento Sustentável. Resumo Executivo

Proposta de Programa Latino-americano e Caribenho de Educação Ambiental no marco do Desenvolvimento Sustentável. Resumo Executivo Proposta de Programa Latino-americano e Caribenho de Educação Ambiental no marco do Desenvolvimento Sustentável Resumo Executivo I. Antecedentes 1. O presente documento foi elaborado para o Ponto 6.2 do

Leia mais

Relatório de Atividades da Secretaria Executiva Outubro de 2010 a novembro de 2011

Relatório de Atividades da Secretaria Executiva Outubro de 2010 a novembro de 2011 Relatório de Atividades da Secretaria Executiva Outubro de 2010 a novembro de 2011 1 - Encaminhamentos prioritários do Encontro Nacional de Itu Após o Encontro Nacional de Itu foram realizadas as seguintes

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e a implementação de políticas e programas relacionadas com as iniciativas governamentais

Leia mais

Controladoria-Geral da União

Controladoria-Geral da União ACORDO INTERINSTITUCIONAL DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO CHILE E A CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA

Leia mais

Eixos de cooperação. Para este fim, os Signatários privilegiam os seguintes eixos e áreas de cooperação:

Eixos de cooperação. Para este fim, os Signatários privilegiam os seguintes eixos e áreas de cooperação: DECLARAÇÃO DE INTENÇÃO ENTRE O MINISTRO DA SAÚDE DO GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A MINISTRA DE ASSUNTOS SOCIAIS E DA SAUDE DO GOVERNO DA REPÚBLICA FRANCESA PARA O ESTABELECIMENTO DE UMA

Leia mais

Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo do Reino de Espanha sobre Cooperação no Sector do Turismo

Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo do Reino de Espanha sobre Cooperação no Sector do Turismo Decreto do Governo n.º 80/84 Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo do Reino de Espanha sobre Cooperação no Sector do Turismo, bem como o seu Protocolo Adicional O Governo decreta,

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE TECNOLOGIAS AGRO-AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS REGULAMENTO GERAL NATUREZA E OBJECTIVOS. Artigo 1º (Natureza)

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE TECNOLOGIAS AGRO-AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS REGULAMENTO GERAL NATUREZA E OBJECTIVOS. Artigo 1º (Natureza) CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE TECNOLOGIAS AGRO-AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS REGULAMENTO GERAL NATUREZA E OBJECTIVOS Artigo 1º (Natureza) O Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas,

Leia mais

14635/16 ADD 4 jcc/gd/jcc 1 DG G 2A

14635/16 ADD 4 jcc/gd/jcc 1 DG G 2A Conselho da União Europeia Bruxelas, 24 de novembro de 2016 (OR. en) 14635/16 ADD 4 FIN 804 NOTA PONTO "A" de: para: Secretariado-Geral do Conselho Conselho Assunto: Orçamento geral da União Europeia para

Leia mais

ARede Regional de Educação Interprofissional das Américas (REIP) é uma estratégia de articulação e cooperação

ARede Regional de Educação Interprofissional das Américas (REIP) é uma estratégia de articulação e cooperação Introdução ARede Regional de Educação Interprofissional das Américas (REIP) é uma estratégia de articulação e cooperação técnica entre instituições educacionais, organizações profissionais e Ministérios

Leia mais

RESUMO DA REUNIÃO I. ANTECEDENTES

RESUMO DA REUNIÃO I. ANTECEDENTES REUNIÃO DE MINISTROS DA JUSTIÇA OU DE OEA/Ser.K.XXXIV MINISTROS OU PROCURADORES-GERAIS PENAL/doc.8/05 DAS AMÉRICAS (REMJA) 9 maio 2005 Reunião do Grupo de Trabalho sobre Assistência Original: espanhol

Leia mais

Estatutos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Estatutos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa Estatutos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa Página 1/9 Artigo 1 Denominação A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, doravante designada por CPLP, é o foro multilateral privilegiado para

Leia mais

XXIV Reunião do Subgrupo de Trabalho n o 7 Indústria COMISSÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

XXIV Reunião do Subgrupo de Trabalho n o 7 Indústria COMISSÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL MERCOSUL/SGT N o 7/ATA N o 03/04 XXIV Reunião do Subgrupo de Trabalho n o 7 Indústria COMISSÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Realizou-se na cidade do Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil, no período

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PLANO DE ACTIVIDADES

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES 2001 O Conselho Nacional de Educação é um órgão com funções consultivas e deve, sem prejuízo das competências próprias dos órgãos de soberania, proporcionar a participação das várias

Leia mais

Conferência Internacional Luta contra o Cibercrime Os Ministérios Públicos da CPLP no Contexto Global e 2ª Reunião do Fórum Cibercrime

Conferência Internacional Luta contra o Cibercrime Os Ministérios Públicos da CPLP no Contexto Global e 2ª Reunião do Fórum Cibercrime Versão de 07 de Abril de 2019 Conferência Internacional Luta contra o Cibercrime Os Ministérios Públicos da CPLP no Contexto Global e 2ª Reunião do Fórum Cibercrime Em cooperação com a Coordenação do Fórum

Leia mais

NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY

NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY ANÚNCIO DE VAGA: OFICIAL SUPERIOR DO PROGRAMA, GOVERNAÇÃO AMBIENTAL E ALTERAÇÃO CLIMÁTICA - VA/NPCA/17/21 A Agência de Planeamento e Coordenação da NEPAD (NPCA ou

Leia mais

IX REUNIÃO DE MINISTROS DA EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Díli, 24 de maio de 2016 DECLARAÇÃO FINAL

IX REUNIÃO DE MINISTROS DA EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Díli, 24 de maio de 2016 DECLARAÇÃO FINAL IX REUNIÃO DE MINISTROS DA EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Díli, 24 de maio de 2016 DECLARAÇÃO FINAL Os Ministros da Educação, ou seus Representantes, da República de Angola, da

Leia mais

REUNIÃO DE MINISTROS DA JUSTIÇA OU OUTROS MINISTROS OU PROCURADORES- PENAL/doc.29/09 rev. 1 GERAIS DAS AMÉRICAS 2 abril 2009 Original: espanhol

REUNIÃO DE MINISTROS DA JUSTIÇA OU OUTROS MINISTROS OU PROCURADORES- PENAL/doc.29/09 rev. 1 GERAIS DAS AMÉRICAS 2 abril 2009 Original: espanhol REUNIÃO DE MINISTROS DA JUSTIÇA OU OEA/Ser.K/XXXIV OUTROS MINISTROS OU PROCURADORES- PENAL/doc.29/09 rev. 1 GERAIS DAS AMÉRICAS 2 abril 2009 Original: espanhol Quarta Reunião do Grupo de Trabalho sobre

Leia mais

Academia Pan-Americana de Engenharia

Academia Pan-Americana de Engenharia Academia Pan-Americana de Engenharia Plano de Trabalho 2012 2014 Proposta apresentada à consideração do Conselho de Administração e os Membros Plenos da API, por Eng. Pablo Realpozo del Castillo Presidente

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 146/7

Jornal Oficial da União Europeia L 146/7 8.6.2007 Jornal Oficial da União Europeia L 146/7 REGULAMENTO (CE) N. o 633/2007 DA COMISSÃO de 7 de Junho de 2007 que estabelece requisitos para a aplicação de um protocolo de transferência de mensagens

Leia mais

INFORME DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA PARA A VI REUNIÃO ORDINÁRIA DA INSTÂNCIA EXECUTIVA DO CDS Assunção, 4 de junho de 2012

INFORME DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA PARA A VI REUNIÃO ORDINÁRIA DA INSTÂNCIA EXECUTIVA DO CDS Assunção, 4 de junho de 2012 INFORME DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA PARA A VI REUNIÃO ORDINÁRIA DA INSTÂNCIA EXECUTIVA DO CDS Assunção, 4 de junho de 2012 O presente informe refere-se às atividades e produtos desenvolvidos

Leia mais

SECRETARIA DO MERCOSUL RESOLUÇÃO GMC Nº 26/01 ARTIGO 10 FÉ DE ERRATAS ORIGINAL

SECRETARIA DO MERCOSUL RESOLUÇÃO GMC Nº 26/01 ARTIGO 10 FÉ DE ERRATAS ORIGINAL MERCOSUL/CMC/DEC. N 32/09 ACORDO DE SEDE ENTRE A REPÚBLICA ARGENTINA E O MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL) PARA O FUNCIONAMENTO DO INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIREITOS HUMANOS TENDO EM VISTA: O Tratado

Leia mais

os Artigos 10 e 11 do Tratado de Assunção, assinados em 26 de março de 1991,

os Artigos 10 e 11 do Tratado de Assunção, assinados em 26 de março de 1991, Página 1 de 7 MERCOSUL/CMC/DEC Nº 04 1991 (I) TENDO EM VISTA os Artigos 10 e 11 do Tratado de Assunção, assinados em 26 de março de 1991, a Resolução MERCOSUL/GMC/RES Nº 2, CONSIDERANDO que o Grupo Mercado

Leia mais

Índice APOIO AO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS PARA A SAÚDE NOS PALOP MEMO N.º 4/2009 DE 29 DE JULHO 2009 TEMAS ABORDADOS E CONCLUSÕES

Índice APOIO AO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS PARA A SAÚDE NOS PALOP MEMO N.º 4/2009 DE 29 DE JULHO 2009 TEMAS ABORDADOS E CONCLUSÕES APOIO AO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS PARA A SAÚDE NOS PALOP MEMO N.º 4/2009 DE 29 DE JULHO 2009 TEMAS ABORDADOS E CONCLUSÕES Índice 1. Contexto...2 2. Objectivo da reunião...2 3. Participantes...3

Leia mais

Guia Prêmio Ibermuseus de Educação

Guia Prêmio Ibermuseus de Educação Guia Prêmio Ibermuseus Edição 2018 2 Queremos museus que trabalhem a preservação do patrimônio como uma estratégia de desenvolvimento sustentável ede afirmação da individualidade sensível e criativa Museo

Leia mais

ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL

ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL Departamento de Alto Rendimento e Representação Desportiva 1. O Departamento de Alto Rendimento e Representação Desportiva coordena e supervisiona os Programas de Preparação

Leia mais

ACORDO QUADRO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA (FAO) PREÂMBULO

ACORDO QUADRO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA (FAO) PREÂMBULO ACORDO QUADRO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA (FAO) PREÂMBULO A República Portuguesa e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação

Leia mais

162 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

162 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO 16 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA, 18 a de junho de 018 Tema 5.5 da agenda provisória CE16/1 11 de abril de 018 Original: inglês ATUALIZAÇÃO SOBRE O FUNDO MESTRE DE INVESTIMENTOS DE

Leia mais

1. Introdução Avaliação ex-ante como ponto de partida Principais objectivos Avaliação de natureza operacional 3

1. Introdução Avaliação ex-ante como ponto de partida Principais objectivos Avaliação de natureza operacional 3 1. Introdução 2 2. Avaliação ex-ante como ponto de partida 2 3. Principais objectivos 3 3.1. Avaliação de natureza operacional 3 3.2. Avaliação de natureza estratégica 4 4. Implementação 4 4.1. Avaliação

Leia mais

XXXI REUNIÃO DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO DOS PAÍSES DO MERCOSUL

XXXI REUNIÃO DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO DOS PAÍSES DO MERCOSUL XXXI REUNIÃO DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO DOS PAÍSES DO MERCOSUL Reunidos na cidade do Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, República Federativa do Brasil, no dia 24 de novembro de 2006, o Ministro da

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DAS FINANÇAS PÚBLICAS ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE.

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DAS FINANÇAS PÚBLICAS ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Decreto n.º 11/99 Protocolo de Cooperação no Domínio das Finanças Públicas entre a República Portuguesa e a República de Moçambique, assinado em Maputo aos 10 de Outubro de 1998 Nos termos da alínea c)

Leia mais

XXXIV REUNIÃO ORDINÁRIA DE PONTOS FOCAIS DE COOPERAÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP

XXXIV REUNIÃO ORDINÁRIA DE PONTOS FOCAIS DE COOPERAÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP XXXIV REUNIÃO ORDINÁRIA DE PONTOS FOCAIS DE COOPERAÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP Lisboa, 28, 29 e 30 de março de 2017 ANEXO - III PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO TEMÁTICA E OPERACIONAL

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2017

PLANO DE ATIVIDADES 2017 PLANO DE ATIVIDADES 2017 PE1 Reforçar a participação ativa na discussão, implementação e avaliação de planos, políticas e legislação ambientais, promovendo a partilha de informação e conhecimento com os

Leia mais

Que a experiência da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) como doadora de cooperação técnica é de interesse do MERCOSUL;

Que a experiência da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) como doadora de cooperação técnica é de interesse do MERCOSUL; MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 08/04 RESUMO DE DISCUSSÕES ENTRE A AGÊNCIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DO JAPÃO (JICA) E AS RESPECTIVAS AUTORIDADES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL SOBRE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA ESCALA DOCENTE 2015/2016 CHAMADA PARA SELEÇÃO DE DOCENTES FORMADOS OU EM FORMAÇÃO DA UFMG

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA ESCALA DOCENTE 2015/2016 CHAMADA PARA SELEÇÃO DE DOCENTES FORMADOS OU EM FORMAÇÃO DA UFMG PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA ESCALA DOCENTE 2015/2016 CHAMADA 006-2015 PARA SELEÇÃO DE DOCENTES FORMADOS OU EM FORMAÇÃO DA UFMG A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas

Leia mais

NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY

NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY NEPAD PLANNING AND COORDINATING AGENCY ANÚNCIO DE VAGA: OFICIAL DO PROGRAMA TURISMO SUSTENTÁVEL - NO.VA/NPCA/17/17 A União Africana (UA) estabelecida como um corpo continental Pan Africano único, está

Leia mais

TRATADO DE CRIAÇÃO DO CONSELHO IBERO-AMERICANO DO DESPORTO. Resolução da Assembleia da República n.º 31/2000

TRATADO DE CRIAÇÃO DO CONSELHO IBERO-AMERICANO DO DESPORTO. Resolução da Assembleia da República n.º 31/2000 TRATADO DE CRIAÇÃO DO CONSELHO IBERO-AMERICANO DO DESPORTO Resolução da Assembleia da República n.º 31/2000 TRATADO DE CRIAÇÃO DO CONSELHO IBERO-AMERICANO DO DESPORTO...4 ESTATUTOS DO CONSELHO IBERO-AMERICANO

Leia mais

SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL NOVA LEI EM 2008

SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL NOVA LEI EM 2008 Nº1 Setembro de 2009 SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL NOVA LEI EM 2008 O ano de 2008 foi particularmente relevante para o Sistema Estatístico Nacional devido à publicação da sua nova Lei A Lei Nº 22/2008,

Leia mais

Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2006

Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2006 Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2006 No domínio do combate às alterações climáticas, o Protocolo de Quioto criou mecanismos de flexibilidade, como o comércio de licenças de emissão, a implementação

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) SEXTO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.6 22 a 24 de março de 2006 CICTE/doc.9/06 rev. 1 Bogotá, Colômbia 24 março 2006 Original: inglês PROJETO

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO ESPECIALIZADA DA MULHER DO MERCOSUL (REM)

REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO ESPECIALIZADA DA MULHER DO MERCOSUL (REM) REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO ESPECIALIZADA DA MULHER DO MERCOSUL (REM) 1. DA NATUREZA E OBJETO: Artigo 1º - A Reunião Especializada da Mulher do Mercosul (REM) é órgão vinculado ao Foro de Consulta e

Leia mais

REGULAMENTO Nº2/IPT/2006

REGULAMENTO Nº2/IPT/2006 REGULAMENTO Nº2/IPT/2006 Relativo à implementação de projectos/acções por Unidades Orgânicas e Unidades Funcionais do IPT Considerando o disposto no n.º 1 do artigo 8.º da lei de autonomia dos estabelecimentos

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA (PUBLIC HEALTH RESEARCH CENTRE) DA ENSP/UNL (CISP/PHRC)

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA (PUBLIC HEALTH RESEARCH CENTRE) DA ENSP/UNL (CISP/PHRC) CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA (PUBLIC HEALTH RESEARCH CENTRE) DA ENSP/UNL (CISP/PHRC) REGULAMENTO 18 de Novembro de 2015 Artigo 1º Natureza e missão 1. O Centro de Investigação em Saúde Pública,

Leia mais

Área Temática: Educação. Joséli Fiorin Gomes (Coordenadora da Ação de Extensão)

Área Temática: Educação. Joséli Fiorin Gomes (Coordenadora da Ação de Extensão) A CONEXÃO ENTRE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS ATRAVÉS DA PRÁTICA DA PARADIPLOMACIA: A ASSESSORIA DA SECRETARIA EXECUTIVA DA REDE MERCOCIDADES PELO UNIRITTER Área Temática: Educação

Leia mais

B. PLANO DE AÇÃO PARA A EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE IGUALDADE DE GÊNERO

B. PLANO DE AÇÃO PARA A EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE IGUALDADE DE GÊNERO Página 7 B. PLANO DE AÇÃO PARA A EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE IGUALDADE DE GÊNERO Antecedentes 1. Os Estados Membros aprovaram a Política de Igualdade de Gênero da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Leia mais

Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de Prof. Dr.

Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de Prof. Dr. Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de 2017. Prof. Dr. Paulo Eduardo N. de M. Rocha. Os Orçamentos não são apenas

Leia mais

REUNIÃO DE COORDENADORES NACIONAIS DA COMJIB PREPARATÓRIA DA ASSEMBLEIA PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA BUENOS AIRES

REUNIÃO DE COORDENADORES NACIONAIS DA COMJIB PREPARATÓRIA DA ASSEMBLEIA PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA BUENOS AIRES REUNIÃO DE COORDENADORES NACIONAIS DA COMJIB PREPARATÓRIA DA ASSEMBLEIA PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA BUENOS AIRES ATA Foi celebrada, na cidade de Buenos Aires, Argentina, a 11 de dezembro de 2018, a reunião

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSUN N 07 DE 7 DE MAIO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSUN N 07 DE 7 DE MAIO DE 2018 RESOLUÇÃO CONSUN N 07 DE 7 DE MAIO DE 2018 Institui e regulamenta o Programa Institucional Agenda Tríplice, da Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA). O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA

Leia mais

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017 V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB 2017 FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES COMO VETOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DAS AMÉRICAS Brasília 17 a 19 de

Leia mais

ESTATUTO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DA CRIANÇA (Reformado durante a 77ª Reunião do Conselho Diretor do IIN, 13 a 15 de maio de 2002) ( 1)

ESTATUTO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DA CRIANÇA (Reformado durante a 77ª Reunião do Conselho Diretor do IIN, 13 a 15 de maio de 2002) ( 1) ORGANISMO ESPECIALIZADO DA OEA ESTATUTO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DA CRIANÇA (Reformado durante a 77ª Reunião do Conselho Diretor do IIN, 13 a 15 de maio de 2002) ( 1) O Instituto e seus fins Artigo

Leia mais