ATESTADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA II WORKSHOP EM BOVINOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATESTADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA II WORKSHOP EM BOVINOS"

Transcrição

1 Atestamos que o trabalho intitulado Anaplasmose em rebanho leiteiro na fronteira oeste do Rio Grande do Sul relato de caso, de autoria de Becker M, Duarte LA, Zago G e Gallina T, foi apresentado na forma de banner no, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

2 Atestamos que o trabalho intitulado Anomalia de Pelger-Huët em bovino Braford Relato de caso, de autoria de Miiller I, Nardes S, Machado J, Bicca D, Duarte C e Noro M, foi apresentado na forma de banner no, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

3 Atestamos que o trabalho intitulado A redução na força de centrifugação não diminui a recuperação espermática de sêmen bovino com baixa concentração de espermatozoides, de autoria de Gonçalves CGM, Missio D, Carloto GW, Folchini NP, Brum DS e Leivas,FG, foi apresentado na forma de banner no, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

4 Atestamos que o trabalho intitulado Biópsia hepática na seneciose bovina: uma ferramenta importante para um diagnóstico precoce, de autoria de Krabbe AA, Ribeiro PVR, Costa RA, Pessoa CRM, Morais RM e Anjos BL, foi apresentado na forma de banner no II WORKSHOP EM BOVINOS, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

5 Atestamos que o trabalho intitulado Desidratação do azevém para fenação submetido ou não ao condicionamento mecânico com roçadeira, de autoria de Bremm T, Santos NLT, Macelai M, Santos FR, Krolow RH e Castagnara DD, foi apresentado na forma de banner no II WORKSHOP EM BOVINOS, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

6 Atestamos que o trabalho intitulado Destino dos touros comercializados em Uruguaiana RS, de autoria de Gonçalves TL, Christmann MC, Terra LM, Rocha MK, Barcellos JOJ e Oaigen RP, foi apresentado na forma de banner no II WORKSHOP EM BOVINOS, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

7 Atestamos que o trabalho intitulado Frequência respiratória e produção de leite em vacas holandesas durante o período matutino e vespertino relato de caso, de autoria de Kuhn JG, Martins AP, Klahr GT, Scheffler GH e Perleberg CS, foi apresentado na forma de banner no II WORKSHOP EM BOVINOS, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

8 Atestamos que o trabalho intitulado Impacto econômico de variações no peso de compra de terneiros de corte em um sistema de produção de recria, de autoria de Christmann CM, Ebling FR, Gonçalves TL, Romero BG, Bertodo GO e Oaigen RP, foi apresentado na forma de banner no II WORKSHOP EM BOVINOS, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

9 Atestamos que o trabalho intitulado Impacto econômico a partir de variações nos valores de compra e venda de terneiros de corte em um sistema de recria, de autoria de Ebling FR, Christmann CM, Klaus GJ, Martins VAP, Berro DR e Oaigen RP, foi apresentado na forma de banner no, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

10 Atestamos que o trabalho intitulado Lesões em bovinos abatidos em frigorífico no município de Uruguaiana-RS, de autoria de Morais RM, Quevedo LS, Schreiner T, Silveira CS e Anjos BL, foi apresentado na forma de banner no II WORKSHOP EM BOVINOS, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

11 Atestamos que o trabalho intitulado Número de plantas de azevém tetraploide sobressemeado em área de tifton, submetido a diferentes níveis de irrigação, densidade e número de cortes em Itaqui-RS, de autoria de Altermann ODC, Rivero VC, Fan PAS, Castagnara DD e, Krolow RH, foi apresentado na forma de banner no, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana- RS.

12 Atestamos que o trabalho intitulado Produção de mudas de Tifton 85 em bandejas de polipropileno com diferentes substratos, de autoria de Tadielo LE, Corazza D, Bremm T, Macelai M, Haigert MA e Castagnara DD, foi apresentado na forma de banner no II WORKSHOP EM BOVINOS, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

13 Atestamos que o trabalho intitulado Relato de caso: uretrostomia, penectomia e orquiectomia em um bovino com balanopostite, de autoria de Gonçalves T, Cecim M e Antoniazzi AQ, foi apresentado na forma de banner no, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

14 Atestamos que o trabalho intitulado Reticulopericardite traumática em bovinos de autoria de Damboriarena, P.A., Purper, M.R.S., Wronski, J.G, Pessoa, C.R.M., Anjos, B.L. foi apresentado na forma de banner no, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

15 Atestamos que o trabalho intitulado Urolitíase obstrutiva em dois bovinos, de autoria de Costa RA, Bittencourt FV e Anjos BL, foi apresentado na forma de banner no, realizado de 5 a 7 de junho de 2014, em Uruguaiana-RS.

16 5 DE JUNHO 16:00-17:15 II Mostra Científica em Bovinos- Exposição e apresentação dos Banners 17:30-18:00 Abertura do II Workshop em Bovinos 18:00-19:30 Palestrante Med. Veterinária Msc. Anna Isabel Caputti Suñé Coordenadora técnica da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina Tema A importância da organização da cadeia produtiva no acesso a mercados e valorização da carne. 19:30-20:00 Coffee-Break 20:00-21:30 Palestrante Med. Veterinário Msc. Luis Alfredo Deragon Alta Genetics Tema Inseminação Artificial: passado, presente e futuro. Uma visão técnica comercial. 21:30-22:30 Mesa Redonda 6 DE JUNHO 08:00-12:00 13:30-17:30 Curso teórico-prático de Congelamento de Sêmen Bovino Med. Veterinário Msc. Luis Alfredo Deragon 17:00-18:00 Apresentação dos trabalhos selecionados para apresentação oral 18:00-19:30 Palestrante Med. Veterinário Dr. Claudio de Barros Tema 45 anos de necropsia em bovinos: o que eu vi. 19:30-20:00 Coffee-Break 20:00-21:20 Palestrante Med. Veterinário Dr. Marcelo Cecim Tema Desafios do período de transição em gado leiteiro. 21:30-22:15 Mesa Redonda 22:15-22:30 Premiação dos Trabalhos e Encerramento 08:00-12:00 13:30-17:30 7 DE JUNHO Curso teórico-prático de Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Med. Veterinário Chester Patrique Batista N 0.

I I I W O R K S H O P E M B O V I N O S I M O S T R A C I E N T Í F I C A D E B U I A T R I A U R U G U A I A N A R S

I I I W O R K S H O P E M B O V I N O S I M O S T R A C I E N T Í F I C A D E B U I A T R I A U R U G U A I A N A R S -Certificado - Certificamos que Evelline Gomes de Souza Participou nos cerimoniais de abertura/encerramento do III Workshop em Bovinos, totalizando 4 horas em atividades culturais. O evento ocorreu nos

Leia mais

Brasil. Karine. de Mattos. Vanessa Scapin da. Silva. Editor Chefe. Mirela Noro. Cleiton. da Silva Fernando. Juliano. Sandro. Ferrão.

Brasil. Karine. de Mattos. Vanessa Scapin da. Silva. Editor Chefe. Mirela Noro. Cleiton. da Silva Fernando. Juliano. Sandro. Ferrão. Anais da a Mostra Científica C em e Bovino os 2013/14 4 Re ealização:: Grupo PE ET Veterin nária Urruguaiana a, RS ANAIS DA MOSTRA CIENTÍFICA WORKSHOP, URUGUAIANA, 2013-14 II Workshop em Bovinos 05-07

Leia mais

Medicina Veterinária

Medicina Veterinária Horário para o 1º semestre Terça -feira T: 7:30 às 09:25 Laboratório de Terça -feira P 10A: 09:30 às 10:25 Profa. Francielli W. S. Cibin UR4001 Bioquímica Geral Bioquímica Terça -feira P 10B: 10:30 às

Leia mais

Programa Carne Angus. Marcia Dutra de Barcellos Ex-Coordenadora e Diretora do Programa Carne Angus Membro do Comitê Carne Angus

Programa Carne Angus. Marcia Dutra de Barcellos Ex-Coordenadora e Diretora do Programa Carne Angus Membro do Comitê Carne Angus EMBRAPA, 26 DE Novembro de 212 Programa Carne Angus Marcia Dutra de Barcellos Ex-Coordenadora e Diretora do Programa Carne Angus Membro do Comitê Carne Angus Video http:// www.youtube.com/watch?v=ikpxxtv2ctk

Leia mais

Medicina Veterinária

Medicina Veterinária Horário para o 1º semestre Terça -feira T: 7:30 às 09:25 Laboratório de Terça -feira P 10A: 09:30 às 10:25 Profa. Francielli W. S. Cibin UR4001 Bioquímica Geral Bioquímica Terça -feira P 10B: 10:30 às

Leia mais

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Carlos Frederico Martins Pesquisador Embrapa Cerrados-CTZL Colaboração: Isabel Ferreira-Embrapa-Cerrados-CTZL

Leia mais

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO?

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? DESEMPENHO PRODU TIVI DADE A ABS está lançando um novo conceito no mercado de genética bovina: o

Leia mais

XI ENCONTRO DE ATENÇÃO AO PÉ DIABÉTICO DO RIO DE JANEIRO 8º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO EM DIABETES DO RIO DE JANEIRO. Dia 13 de Novembro de 2017

XI ENCONTRO DE ATENÇÃO AO PÉ DIABÉTICO DO RIO DE JANEIRO 8º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO EM DIABETES DO RIO DE JANEIRO. Dia 13 de Novembro de 2017 XI ENCONTRO DE ATENÇÃO AO PÉ DIABÉTICO DO RIO DE JANEIRO 8º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO EM DIABETES DO RIO DE JANEIRO Dia 13 de Novembro de 2017 7:00-08:00 - Entrega de Material e Crachás AUDITÓRIO 1 08:00-09:00

Leia mais

Oportunidades regionais para diversificações com pecuária de corte

Oportunidades regionais para diversificações com pecuária de corte Prof. Júlio Barcellos e equipe julio.barcellos@ufrgs.br UFRGS - Porto Alegre - Brasil Oportunidades regionais para diversificações com pecuária de corte Interiorização IX Jornada NESPRO S. Gabriel 03/10/14

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) CAMPUS URUGUAIANA - Horários 2015/02 Medicina Veterinária

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) CAMPUS URUGUAIANA - Horários 2015/02 Medicina Veterinária Horário para o 1º semestre T Sala 711 Terça -feira T: 7:30 às 09:20 P -Laboratório de Terça -feira P 10A: 09:30 às 10:25 Profa. Francielli W. S. Cibin UR4001 Bioquímica Geral Bioquímica (Lab Terça -feira

Leia mais

V JORNADAS TÉCNICO-VETERINÁRIAS

V JORNADAS TÉCNICO-VETERINÁRIAS V JORNADAS TÉCNICO-VETERINÁRIAS DO CAMPO BRANCO Pequenos Ruminantes Consultar versão Digital do Programa 17 e 18 de novembro de 2017 Polo II da Associação de Agricultores do Campo Branco, Castro Verde

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Medicina Veterinária Oferta Horário para o 1º semestre

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Medicina Veterinária Oferta Horário para o 1º semestre Horário para o 1º semestre UR4001 Bioquímica Geral T 48 vagas P -10A/14 P - 10B/14 P - 10C/20 Terça-feira T: 7:30 às 09:20 Terça-feira P 10A: 09:30 às 10:25 Terça-feira P 10B: 10:30 às 11:25 Terça-feira

Leia mais

MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA

MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA Prof. Júlio O. J. Barcellos, Med.Vet., Dep. Zootecnia Fac. Agronomia e- mail: julio.barcellos@ufrgs.br http://www.ufrgs.br 1 ESTRUTURA DO TEMA A novilha e o sistema de

Leia mais

Horário para o 1º semestre. Horário para o 2º semestre

Horário para o 1º semestre. Horário para o 2º semestre Horário para o 1º semestre UR4001 Bioquímica Geral T 48 vagas P -10A/14 P - 10B/14 P - 10C/20 Terça-feira T: 7:30 às 09:20 Terça-feira P 10A: 09:30 às 10:25 Terça-feira P 10B: 10:30 às 11:25 Terça-feira

Leia mais

Documentos. ISSN Dezembro, Diagnóstico Preliminar da Bacia Leiteira de Pinheiro Machado

Documentos. ISSN Dezembro, Diagnóstico Preliminar da Bacia Leiteira de Pinheiro Machado Documentos ISSN 1982-5390 Dezembro, 2010109 Diagnóstico Preliminar da Bacia Leiteira de Pinheiro Machado Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Pecuária Sul Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

V JORNADAS TÉCNICO-VETERINÁRIAS. Pequenos Ruminantes. 17 e 18 de novembro de Polo II da Associação de Agricultores do Campo Branco, Castro Verde

V JORNADAS TÉCNICO-VETERINÁRIAS. Pequenos Ruminantes. 17 e 18 de novembro de Polo II da Associação de Agricultores do Campo Branco, Castro Verde V JORNADAS Polo II da Associação de Agricultores do Campo Branco, Castro Verde Imagem: Ad Médic PROGRAMA CIENTÍFICO 17 DE NOVEMBRO 6ª feira Inscrições restritas a Médicos Veterinários Workshop I 09.30h

Leia mais

I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO RÚMEN 06 e 07 de Novembro de 2015

I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO RÚMEN 06 e 07 de Novembro de 2015 I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO RÚMEN 06 e 07 de Novembro de 2015 Realização: Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural EMPAER Instituto

Leia mais

REPRODUÇÃO EM BOVINOS

REPRODUÇÃO EM BOVINOS EMENTA REPRODUÇÃO EM BOVINOS DISCIPLINA: Panorama e importância da pecuária no Brasil CARGA-HORÁRIA: 05 horas EMENTA: Mostrar a importância da pecuária no Brasil e no mundo, com as tendências de mercado

Leia mais

Pecuária Bovina na Alemanha

Pecuária Bovina na Alemanha Pecuária Bovina na Alemanha Federação Alemã de Pecuária Bovina Anton Fortwengel, Presidente 1 Federação Alemã de Pecuária Bovina Fleckvieh, Braunvieh, etc. Gados de corte Holstein Schwarzbunt, Holstein

Leia mais

HORÁRIOS DO I SEMESTRE. Horário. Terça-feira T: 07:30-09:20 Terça-feira PA: 09:30-10:20 Terça-feira PB: 10:30-11:20 Terça-feira PC: 11:30-12:20

HORÁRIOS DO I SEMESTRE. Horário. Terça-feira T: 07:30-09:20 Terça-feira PA: 09:30-10:20 Terça-feira PB: 10:30-11:20 Terça-feira PC: 11:30-12:20 HORÁRIOS DO I SEMESTRE Código Componente curricular Turma/ Vagas Horário Docente Sala / Laboratório Preferência de alocação UR4110 Bioquímica Geral (T: 30h/P: 15h) T 48 vagas P -10A/14 P - 10B/14 P - 10C/20

Leia mais

HORÁRIOS DO I SEMESTRE. Terça-feira T: 7:30-09:20 Terça-feira PA: 09:30-10:20 Terça-feira PB: 10:30-11:20 Terça-feira PC: 11:30-12:20

HORÁRIOS DO I SEMESTRE. Terça-feira T: 7:30-09:20 Terça-feira PA: 09:30-10:20 Terça-feira PB: 10:30-11:20 Terça-feira PC: 11:30-12:20 HORÁRIOS DO I SEMESTRE Componente curricular Turma/ Vagas Horário Docente Sala / Laboratório UR4110 Bioquímica Geral T 48 P -10A/14 P - 10B/14 P - 10C/20 Terça-feira T: 7:30-09:20 Terça-feira PA: 09:30-10:20

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO LEITEIRA Nova Candelária/RS

PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO LEITEIRA Nova Candelária/RS MUNICÍPIO DE NOVA CANDELÁRIA - RS PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO LEITEIRA Nova /RS Prefeito Municipal: Carlos Alberto Dick Secretário da Agricultura: Jorge Luis Steiger Responsáveis Técnicos: Engº Agrº

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL. 14h 17h Credenciamento A definir

PROGRAMAÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL. 14h 17h Credenciamento A definir PROGRAMAÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 14h 16h Abertura I ENCONTRO DE EGRESSOS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS 14h 17h Credenciamento 17h Abertura oficial da VII Semana Acadêmica das Ciências Agrárias 17h30 18h30 Palestra

Leia mais

Pecuária 2020: Os ajustes na produção. síntese O apresentador. resultados. Porto Alegre, 26 de setembro de Ricardo. Geninha As opiniões.

Pecuária 2020: Os ajustes na produção. síntese O apresentador. resultados. Porto Alegre, 26 de setembro de Ricardo. Geninha As opiniões. Pecuária 2020: Os ajustes na produção. Slides before 1st Section Divider Geninha As opiniões Léo Unused Section Space 1 Unused Section Space 2 Miguel Unused Section Space 3 Pedrão Os resultados Unused

Leia mais

A Raça Girolando. Desenvolvimento, Oportunidades e Expectativas. Leandro de Carvalho Paiva Superintendente Técnico

A Raça Girolando. Desenvolvimento, Oportunidades e Expectativas. Leandro de Carvalho Paiva Superintendente Técnico A Raça Girolando Desenvolvimento, Oportunidades e Expectativas Leandro de Carvalho Paiva Superintendente Técnico O Início de Tudo! PROCRUZA 1978 a 1988 Uberaba, décadas de 1970 e 1980 ORIGEM DO PROGRAMA

Leia mais

Departamento de Saúde Animal. Avanços e Desafios do Programa Nacional de Febre Aftosa no Brasil

Departamento de Saúde Animal. Avanços e Desafios do Programa Nacional de Febre Aftosa no Brasil Departamento de Saúde Animal Avanços e Desafios do Programa Nacional de Febre Aftosa no Brasil Revisão da política e das estratégias de combate à febre aftosa no Brasil Marco inicial da erradicação: 1992

Leia mais

EFICIÊNCIA PRODUTIVA E REPRODUTIVA DE VACAS DE CORTE DE DIFERENTES GENÓTIPOS CRIADAS NO SUL DO BRASIL

EFICIÊNCIA PRODUTIVA E REPRODUTIVA DE VACAS DE CORTE DE DIFERENTES GENÓTIPOS CRIADAS NO SUL DO BRASIL EFICIÊNCIA PRODUTIVA E REPRODUTIVA DE VACAS DE CORTE DE DIFERENTES GENÓTIPOS CRIADAS NO SUL DO BRASIL FREITAS, Silvia Freitas 1 ; AZAMBUJA, Rodrigo Carneiro de Campos 2 ; RODRIGUES, Pedro Faraco 3 ; BALDISSERA,

Leia mais

Quais os segredos, os aprendizados, os desafios superados e dicas de 20 dos zootecnistas mais admirados do Brasil?

Quais os segredos, os aprendizados, os desafios superados e dicas de 20 dos zootecnistas mais admirados do Brasil? V v USP ESALQ DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO Veículo: Beef Point Data: 16/05/2019 Caderno/Link: https://www.beefpoint.com.br/quais-os-segredos-os-aprendizados-osdesafios-superados-e-dicas-de-20-dos-zootecnistas-mais-admirados-do-brasil/

Leia mais

Inserção de tecnologias na pecuária de corte para superar os desafios do setor

Inserção de tecnologias na pecuária de corte para superar os desafios do setor Inserção de tecnologias na pecuária de corte para superar os desafios do setor Prof. Júlio Barcellos NESPRO UFRGS julio.barcellos@ufrgs.br www.ufrgs.br/zootecnia/nespro.htm Expointer, 06/09/08 NOVO CENÁRIO

Leia mais

Treinamento: Bovinocultura de corte (manejo e sanidade) Cód. 403

Treinamento: Bovinocultura de corte (manejo e sanidade) Cód. 403 SISTEMAS DE PRODUÇÃO 1. SISTEMA EXTENSIVO: Quando os animais são criados extensivamente, no pasto, só são trazidos para o centro de manejo para a práticas zootécnicas (vacinações, castrações, brincagem).

Leia mais

Um Sistema de Registro Simples para um Manejo Reprodutivo mais Eficiente do Rebanho Leiteiro

Um Sistema de Registro Simples para um Manejo Reprodutivo mais Eficiente do Rebanho Leiteiro ISSN 0100-8625 Um Sistema de Registro Simples para um Manejo Reprodutivo mais Eficiente do Rebanho Leiteiro 31 Bagé, RS Novembro, 2006 Autores Carlos Miguel Jaume Eng, Agr, Phd,, jaumec@cppsul.embrapa.br

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina AGF473 Produção de Ruminantes

Programa Analítico de Disciplina AGF473 Produção de Ruminantes Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina AGF7 Produção de Ruminantes Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online?

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Reforço da marca no mercado; Relacionamento estreito com o público alvo; Destaque da expertise da organização ao contribuir com conhecimentos e tecnologias

Leia mais

JORNADAS S3PS Sociedade Portuguesa de Pneumologia Pediátrica e do Sono Data: 2019, Maio, 09-10/11 Local: Hotel Montebelo Vista Alegre, Ílhavo

JORNADAS S3PS Sociedade Portuguesa de Pneumologia Pediátrica e do Sono Data: 2019, Maio, 09-10/11 Local: Hotel Montebelo Vista Alegre, Ílhavo JORNADAS S3PS Sociedade Portuguesa de Pneumologia Pediátrica e do Sono Data: 2019, Maio, 09-10/11 Local: Hotel Montebelo Vista Alegre, Ílhavo PRESIDENTE Teresa Bandeira Presidente da Sociedade Portuguesa

Leia mais

MERCADO DE TERNEIROS NO RIO GRANDE DO SUL

MERCADO DE TERNEIROS NO RIO GRANDE DO SUL MERCADO DE TERNEIROS NO RIO GRANDE DO SUL EXIGÊNCIAS DO TERMINADOR Méd. Vet. Luciana Christofari PPG - Zootecnia CADEIA PRODUTIVA DA CARNE BOVINA PRODUÇÃO BOVINOS FRIGORÍFICOS FICOS DISTRIBUIÇÃO ATACADO

Leia mais

Contribuições da experimentação com sorgos silageiro e de pastejo da Embrapa Milho e Sorgo em Passo Fundo, RS. Introdução

Contribuições da experimentação com sorgos silageiro e de pastejo da Embrapa Milho e Sorgo em Passo Fundo, RS. Introdução Contribuições da experimentação com sorgos silageiro e de pastejo da Embrapa Milho e Sorgo em Passo Fundo, RS Jane R de A. Machado 1, Renato S. Fontaneli 2, Adão Acosta, Santos 3, Henrique P. dos.santos

Leia mais

Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2008

Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2008 MANEJO E EVOLUÇÃO DE REBANHO DE BOVINOS DE CORTE Prof. Dr. Cássio C. Brauner Prof. Dr. Marcelo A. Pimentel Departamento de Zootecnia FAEM -UFPel Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em

Leia mais

II CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE CUIDADO BASEADO EM EVIDÊNCIAS, XII MOSTRA CIENTÍFICA, CULTURAL E DE EXTENSÃO E V COLÓQUIO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

II CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE CUIDADO BASEADO EM EVIDÊNCIAS, XII MOSTRA CIENTÍFICA, CULTURAL E DE EXTENSÃO E V COLÓQUIO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE II CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE CUIDADO BASEADO EM EVIDÊNCIAS, XII MOSTRA CIENTÍFICA, CULTURAL E DE EXTENSÃO E V COLÓQUIO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE Tema central: Ciência para a Redução das Desigualdades

Leia mais

Perspectivas e Cenários para a Pecuária Bovina. Enio Bergoli Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca

Perspectivas e Cenários para a Pecuária Bovina. Enio Bergoli Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Perspectivas e Cenários para a Pecuária Bovina Enio Bergoli Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Produção mundial de carne bovina (em mil ton de equivalentes carcaça

Leia mais

Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1

Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1 Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1 Fabio Luiz Buranelo Toral Departamento de Zootecnia Pompéu MG, 20 de julho de 2016. Linha do tempo Prenhez aos 2 anos Prenhez

Leia mais

Prof. Júlio Barcellos e equipe do NESPRO

Prof. Júlio Barcellos e equipe do NESPRO Prof. Júlio Barcellos e equipe do NESPRO Julio.barcellos@ufrgs.br Uruguaiana, 04/10/2012 Economia estável. O agronegócio é atraente. Terra é ativo imobiliário. Valorização dos ativos. Múltiplos negócios

Leia mais

Pensou Braford Pensou Santa Prenda

Pensou Braford Pensou Santa Prenda Valores médios das Dep s das principais características geradas para a raça Médias DEPs Braford 38 Nº Anim/sexo 18.935 43.410 Característica Machos DP Fêmeas DP PN (kg) 0,03 ±0,47 0,00 ±0,39 PD (kg) -

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO483 Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO483 Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

Método Bayesiano no ajuste do modelo de Wood para curva de lactação do gado Gir

Método Bayesiano no ajuste do modelo de Wood para curva de lactação do gado Gir Método Bayesiano no ajuste do modelo de Wood para curva de lactação do gado Gir Rafaela Maia Moreira 1 Carla Regina Guimarães Brighenti 2 João Cláudio do Carmo Panetto 3 João Cesar de Resende 4 1 Introdução

Leia mais

Aproveitamento de cortes da carcaça bovina e formação de preços ao produtor e na indústria

Aproveitamento de cortes da carcaça bovina e formação de preços ao produtor e na indústria Aproveitamento de cortes da carcaça bovina e formação de preços ao produtor e na indústria Valorização do produtos Ao produtor Ao consumidor RICARDO ZAMBARDA VAZ Doutor em Produção animal Grupo de Cadeias

Leia mais

Profa. Dra. Elaine Mendonça Bernardes Presidente da Comissão Organizadora do SICUD

Profa. Dra. Elaine Mendonça Bernardes Presidente da Comissão Organizadora do SICUD Registrado sob nº 1006/2015 Certificamos que Alexandre Perdigão apresentou o trabalho intitulado Diferenciação de Sistemas de Alimentação de Bovinos de Corte pelos Isótopos Estáveis de 13c, 15n e 18o na

Leia mais

Conceito. Projeção a uma situação real de trabalho, pelo desenvolvimento de um conteúdo específico. Trata-se de um Projeto de Assistência Técnica

Conceito. Projeção a uma situação real de trabalho, pelo desenvolvimento de um conteúdo específico. Trata-se de um Projeto de Assistência Técnica Conceito Projeção a uma situação real de trabalho, pelo desenvolvimento de um conteúdo específico. Trata-se de um Projeto de Assistência Técnica Objetivos Preparação para o mundo real ; Desenvolver capacidade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Melhoramento Animal Código: VET224 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta: 4 Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa em vigência a partir de: Créditos:

Leia mais

III MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC GOIÁS

III MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC GOIÁS EVENTOS III MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 08h às 12h 14h às 18h 18h às 22h Todas as Escolas Todas as Escolas Todas as Escolas 20 DE OUTUBRO DE 2017 (SEXTA-FEIRA) Apresentação dos

Leia mais

SISTEMAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO NA PECUÁRIA DE CORTE

SISTEMAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO NA PECUÁRIA DE CORTE SISTEMAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO NA PECUÁRIA DE CORTE Méd. Vet. Ricardo Pedroso Oaigen PPG Zootecnia QUAL É A NOSSA ESTRATÉGIA? QUAIS AS NOSSAS METAS PARA O FUTURO A CURTO, I Jornada Técnica MÉDIO

Leia mais

Cruzamentos. Noções de melhoramento parte 3. Cruzamentos. Cruzamento X Seleção. Como decidir o cruzamento? EXEMPLOS

Cruzamentos. Noções de melhoramento parte 3. Cruzamentos. Cruzamento X Seleção. Como decidir o cruzamento? EXEMPLOS Noções de melhoramento parte 3 Cruzamentos Profa. Renata de Freitas F. Mohallem Cruzamentos Acasalamento: Troca de Gametas que resulta em concepção, gestação e nascimento de filhos. Explora as diferenças

Leia mais

ÍNDEX ASBIA IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE SÊMEN

ÍNDEX ASBIA IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE SÊMEN ÍNDEX ASBIA IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE SÊMEN 2013 APRESENTAÇÃO Os diferentes setores do Agronegócio brasileiro apresentaram distintas evoluções no ano de 2013. Enquanto o complexo de grãos,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. Dia 17/10/2011 (Segunda-feira) HORA ATIVIDADE LOCAL CREDENCIAMENTO

PROGRAMAÇÃO. Dia 17/10/2011 (Segunda-feira) HORA ATIVIDADE LOCAL CREDENCIAMENTO Dia 17/10/2011 (Segunda-feira) 8:30 às 12:00 14:00 às 18:00 18:30 às 19:00 19:00 às 19:30 CREDENCIAMENTO ABERTURA OFICIAL Solenidade de Abertura PALESTRA de ABERTURA: Mudanças climáticas e a nova geografia

Leia mais

Documentos. ISSN Dezembro, Avaliação da Raça Braford no Brasil

Documentos. ISSN Dezembro, Avaliação da Raça Braford no Brasil Documentos ISSN 1982-5390 Dezembro, 2009 96 Avaliação da Raça Braford no Brasil ISSN 1982-5390 Dezembro, 2009 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros

Leia mais

ÍNDICE ASBIA IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE SÊMEN

ÍNDICE ASBIA IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE SÊMEN ÍNDICE ASBIA IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE SÊMEN 2011 APRESENTAÇÃO Segundo a lenda, a inseminação artificial (IA) foi utilizada pela primeira vez no ano de 1332, em eqüinos, pelos árabes.

Leia mais

Documentos. ISSN Dezembro, Avaliação da Raça Brangus no Brasil

Documentos. ISSN Dezembro, Avaliação da Raça Brangus no Brasil Documentos ISSN 1982-5390 Dezembro, 2009 97 Avaliação da Raça Brangus no Brasil ISSN 1982-5390 Dezembro, 2009 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros

Leia mais

BOOK DE APRESENTAÇÃO

BOOK DE APRESENTAÇÃO BOOK DE APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Com grande expectativa chegamos à terceira edição do Simpósio de Atualização em elastografia: Elasto2018. Evento médico-científico que reúne grandes especialistas e pesquisadores

Leia mais

Criação de Novilhas Leiteiras

Criação de Novilhas Leiteiras Criação de Novilhas Leiteiras Introdução Tópicos Objetivos da criação de novilhas Estimativa do número de novilhas no rebanho Manejo da Novilha Considerações Econômicas (Criar ou Terceirizar?) Salvador,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS IX SEMANA DO PRODUTOR RURAL DO MEIO-NORTE V MOSTRA VIVA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS I FEIRA DO PEQUENO PRODUTOR 25, 26 e 27/10/2011 - CCA - 33 anos contribuindo

Leia mais

1 stebesenos tarybos darbo taryba reglament. e-:a I (S S 3 O

1 stebesenos tarybos darbo taryba reglament. e-:a I (S S 3 O _ e-:a I & 0 > W,. - 8 a ff'g 3 (S S t ft PATV inta Lietuvs Respubliks svei ats apsaugs ministr 2014 m. lapkrici 24 d. sakymunr. V-1209 4- c.22 c8 w PH -P C w. S S3 Ph cd c * crt 11 S >«&

Leia mais

Maximizando a rentabilidade da Fazenda: Resultados de campo e casos de sucesso. Rodrigo de Souza Costa

Maximizando a rentabilidade da Fazenda: Resultados de campo e casos de sucesso. Rodrigo de Souza Costa Maximizando a rentabilidade da Fazenda: Resultados de campo e casos de sucesso Rodrigo de Souza Costa Introdução Apresentação equipe Técnica DSM; Métodos de trabalho; Resultados; Efeito na rentabilidade.

Leia mais

LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA

LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA LISTA REC 1º BIM Professora: JANDER SÉRIE: 2º ANO DATA: / / BIOLOGIA - Conceitos Básicos - Primeira lei de Mendel - Heredogramas - Probabilidades Conteúdo de Recuperação de Genética (Segundo Ano) - Pagina

Leia mais

Inscrição pelo portal do UniCEUB

Inscrição pelo portal do UniCEUB Data Atividade Inscrição pelo portal do UniCEUB Horário Local Exposição de banners científicos dos 1º e 7º semestres do período matutino Não Das 8h às 9h30 Hall do bloco 09 13 de maio, quarta-feira Palestra

Leia mais

Sistema Intensivo de Produção de leite da Embrapa Pecuária Sudeste

Sistema Intensivo de Produção de leite da Embrapa Pecuária Sudeste Pecuária Sudeste Minitério da Agricultura, Pecuária e Abasteciment

Leia mais

1ª SEMANA DE ATUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS - 17 A 19/11/2014

1ª SEMANA DE ATUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS - 17 A 19/11/2014 INFORMATIVO CCAAB Equipe de Gestão Diretor Elvis Lima Vieira Vice-Diretor Josival Santos Souza Assessoria Especial de Programas Estratégicos Zuleide Silva de Carvalho Gerência Técnica Administrativa Joabe

Leia mais

WORKSHOP: NO OVOS ENFOQUES NA ULTRASSONOGRAFIA DE CARCAÇA

WORKSHOP: NO OVOS ENFOQUES NA ULTRASSONOGRAFIA DE CARCAÇA WORKSHOP: NOVOS ENFOQUESS NA ULTRASSONOGRAFIAA DE CARCA AÇA E I CURSO DE CAPACITAÇÃO TÉCNIC CA EM ULTRASSONOGRAFIAA DE CARCA AÇA WORKSHOP: NOVOS ENFOQUES NA ULTRASSONOGRAFIA DE CARCAÇA E I CURSO DE CAPACITAÇÃOO

Leia mais

SET Seminários Regionais Media Kit. Deixe sua marca nos eventos da SET

SET Seminários Regionais Media Kit. Deixe sua marca nos eventos da SET SET Seminários Regionais Media Kit Deixe sua marca nos eventos da SET A SET e os Seminários Regionais São cinco eventos anuais; São organizados desde 1997; Apresentam inovações tecnológicas; Debatem tendências

Leia mais

TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA PECUÁRIA INTENSIVA. Cleandro Pazinato Dias

TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA PECUÁRIA INTENSIVA. Cleandro Pazinato Dias TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA PECUÁRIA INTENSIVA Cleandro Pazinato Dias Apresentação Introdução: Tecnologias de produção mais limpa Sistemas produtivos da Pecuária Intensiva Bovinos de leite: Free

Leia mais

CETAM Centro de Treinamento de Montenegro

CETAM Centro de Treinamento de Montenegro CETAM Centro de Treinamento de Montenegro O Centro de Treinamento de Montenegro Está localizado no bairro Zootecnia em Montenegro. Em atividade desde 1998, encontra-se instalado em uma área de 94 hectares

Leia mais

CETAM - Centro de Treinamento de Montenegro

CETAM - Centro de Treinamento de Montenegro CETAM - Centro de Treinamento de Montenegro O Centro de Treinamento de Montenegro - CETAM está localizado no bairro Zootecnia em Montenegro. Em atividade desde 1998, encontra-se instalado em uma área de

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DAS ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NAS RELAÇÕES COM PRODUTORES RURAIS DO RINCÃO DO 28, ALEGRETE, BRASIL

UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DAS ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NAS RELAÇÕES COM PRODUTORES RURAIS DO RINCÃO DO 28, ALEGRETE, BRASIL UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DAS ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NAS RELAÇÕES COM PRODUTORES RURAIS DO RINCÃO DO 28, ALEGRETE, BRASIL Aportes teórico-metodológicos para o trabalho de Extensão Rural Ensaio

Leia mais

I Fórum sobre Controle da Verminose em Pequenos Ruminantes no Nordeste Brasileiro

I Fórum sobre Controle da Verminose em Pequenos Ruminantes no Nordeste Brasileiro I Fórum sobre Controle da Verminose em Pequenos Ruminantes no Nordeste Brasileiro Laboratório de Doenças Parasitárias do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Faculdade de Veterinária da

Leia mais

CETAM - Centro de Treinamento de Montenegro

CETAM - Centro de Treinamento de Montenegro CETAM - Centro de Treinamento de Montenegro O Centro de Treinamento de Montenegro - CETAM está localizado no bairro Zootecnia em Montenegro. Em atividade desde 1998, encontra-se instalado em uma área de

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciências Agrárias II SEMANA ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS São Luís/MA, 28 a 30 de agosto de 2013

Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciências Agrárias II SEMANA ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS São Luís/MA, 28 a 30 de agosto de 2013 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 28 DE AGOSTO DE 2013 HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL 08:00h 09:00h 09:00h 13:30h Recepção aos participantes e entrega de material Solenidade de abertura INTERVALO PARA ALMOÇO : Área: Tema:

Leia mais

XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE - JEPEX A 21 DE OUTUBRO DE 2011 PROGRAMAÇÃO HORA ATIVIDADE LOCAL

XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE - JEPEX A 21 DE OUTUBRO DE 2011 PROGRAMAÇÃO HORA ATIVIDADE LOCAL XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE - JEPEX 2011 17 A 21 DE OUTUBRO DE 2011 PROGRAMAÇÃO Dia 17/10/2011 (Segunda-feira) 8:30 às 12:00 14:00 às 18:00 CREDENCIAMENTO 18:30 às 19:00 ABERTURA

Leia mais

A Embrapa Pecuária Sudeste oferece dezenas de tecnologias aos pecuaristas e demais segmentos das cadeias produtivas do leite e da carne, nos mais

A Embrapa Pecuária Sudeste oferece dezenas de tecnologias aos pecuaristas e demais segmentos das cadeias produtivas do leite e da carne, nos mais Pecuária Sudeste A Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos, SP, é um dos centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura,

Leia mais

GisLeite Módulo Econômico

GisLeite Módulo Econômico GisLeite Módulo Econômico GISLEITE Módulo Econômico 2 Sumário 1. Introdução... 4 2. Capital Imobilizado... 4 3. Receitas... 6 4. Despesas de Caixa... 7 4.1. Concentrados e Minerais... 7 4.2. Compra e produção

Leia mais

A influência da hipocalcemia subclínica nos transtornos metabólicos e na fertilidade de vacas leiteiras no pós parto

A influência da hipocalcemia subclínica nos transtornos metabólicos e na fertilidade de vacas leiteiras no pós parto Universidade Federal de Pelotas Faculdade de veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária A influência da hipocalcemia subclínica nos transtornos metabólicos e na fertilidade de vacas

Leia mais

CETAM Centro de Treinamento de Montenegro

CETAM Centro de Treinamento de Montenegro CETAM Centro de Treinamento de Montenegro O Centro de Treinamento de Montenegro Está localizado no bairro Zootecnia em Montenegro. Em atividade desde 1998, encontra-se instalado em uma área de 94 hectares

Leia mais

Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012

Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012 Tatuagem: B 033 Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012 Pai: SÃO MIGUEL- 38-9309 (TAURA) PE: 35.5 Mãe: 38-53719 Peso Atual: 545 Reprodutor com ótima caracterização racial, umbigo corrigido, pelagem escura.

Leia mais

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira Edwin Baur Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira 1O que é. É uma estratégia que o produtor pode utilizar para melhorar o desempenho da atividade leiteira. O planejamento alimentar deverá ser

Leia mais

Determinação da Competitividade de uma fazenda de gado de corte

Determinação da Competitividade de uma fazenda de gado de corte Determinação da Competitividade de uma fazenda de gado de corte Pedro Rocha Marques & Júlio Otavio Jardim Barcellos Dissertação de Mestrado em Agronegócios- CEPAN/UFRGS Porto Alegre, 23 de Setembro 2011

Leia mais

Atuação de uma Associação de Criadores na Cadeia Produtiva da Carne Bovina. André Locateli ACNB

Atuação de uma Associação de Criadores na Cadeia Produtiva da Carne Bovina. André Locateli ACNB Atuação de uma Associação de Criadores na Cadeia Produtiva da Carne Bovina André Locateli ACNB ACNB Associação dos Criadores de Nelore do Brasil - A ACNB é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 7

Leia mais

BANCAS EXAMINADORAS DA TURMA 2017/1. DATA: 19 / 06 / 2017 (Segunda-feira) Miniauditório

BANCAS EXAMINADORAS DA TURMA 2017/1. DATA: 19 / 06 / 2017 (Segunda-feira) Miniauditório BANCAS EXAMINADORAS DA TURMA 2017/1 DATA: 19 / 06 / 2017 (Segunda-feira) Miniauditório MEMBRO: Raquel Priscila de Castro Oliveira MEMBRO: Taisa Rocha Gomes da Silva SUPLENTE: Fernanda Rodrigues Taveira

Leia mais

Departamento de Saúde Animal. Avanços e Desafios do Programa Nacional de Febre Aftosa no Brasil

Departamento de Saúde Animal. Avanços e Desafios do Programa Nacional de Febre Aftosa no Brasil Departamento de Saúde Animal Avanços e Desafios do Programa Nacional de Febre Aftosa no Brasil Revisão da política e das estratégias de combate à febre aftosa no Brasil Marco inicial da erradicação: 1992

Leia mais

AVALIAÇÃO DO NÍVEL TECNOLÓGICO DA PRODUÇÃO BOVINA LEITEIRA DO MUNICIPIO DE POMBAL/PB

AVALIAÇÃO DO NÍVEL TECNOLÓGICO DA PRODUÇÃO BOVINA LEITEIRA DO MUNICIPIO DE POMBAL/PB AVALIAÇÃO DO NÍVEL TECNOLÓGICO DA PRODUÇÃO BOVINA LEITEIRA DO MUNICIPIO DE POMBAL/PB Jacqueline Liedja Araujo Silva Carvalho 1 ; Rosilene Agra da Silva 2 ; Ricardo Schmidt Filho; Maria da Gloria Borba

Leia mais

RESUMOS APROVADOS IV SIMBOV 2017

RESUMOS APROVADOS IV SIMBOV 2017 RESUMOS APROVADOS IV SIMBOV 2017 001 Características nutricionais do pasto de Urochloa brizantha cv Marandu em diferentes épocas do ano na região de transição Cerrado/Amazônia 002 Matéria seca e matéria

Leia mais

EVOLUÇÃO DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL NO BRASIL Nacional e Importado - Período de 1985-2005

EVOLUÇÃO DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL NO BRASIL Nacional e Importado - Período de 1985-2005 EVOLUÇÃO DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL NO BRASIL Nacional e Importado - Período de 1985-25 NACIONAL IMPORTADO Ano VENDAS PART % EVOL % VENDAS PART % EVOL % VENDAS EVOL % 1985 1.359.54 89,62% -1,3% 157.476

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM

ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM - Docência do Ensino Superior 30h A docência no ensino superior. Processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas

Leia mais

DIAGNÓSTICO E VALIDAÇÃO DAS NORMAS DO PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS

DIAGNÓSTICO E VALIDAÇÃO DAS NORMAS DO PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS DIAGNÓSTICO E VALIDAÇÃO DAS NORMAS DO PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS Thaís Caroline De Mello Loureiro 1*, Jean Carlo Possenti 2* [orientador], Edison Antonio Pin 3 1 Acadêmica

Leia mais

III Simpósio Internacional de Estomatologia e Patologia Cirúrgica dos Maxilares EPAC 2017

III Simpósio Internacional de Estomatologia e Patologia Cirúrgica dos Maxilares EPAC 2017 III Simpósio Internacional de Estomatologia e Patologia Cirúrgica dos Maxilares EPAC 2017 Realização: Divisão de Odontologia Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital das Clínicas

Leia mais

RELATÓRIO COMPLETO DE NOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Anatomia Humana Geral

RELATÓRIO COMPLETO DE NOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Anatomia Humana Geral Nome da Sala: Ed. Física/1º Semestre/Noturno/2014-"A" Semestre Letivo: 2014/1º Disciplina: Anatomia Humana Geral Nº 1º BIM 1º B. 2º BIM 2º B. Nota PS Média c/ PS EXAM E MÉDIA Total RESULTADO 01 0,0 31

Leia mais

Fórum O Futuro do Brasil sem Aftosa

Fórum O Futuro do Brasil sem Aftosa RESULTADOS DO FÓRUM 2020 O FUTURO DO BRASIL SEM AFTOSA Palestra sobre Sanidade Animal Intercorte 2016 Sebastião Costa Guedes Vice Presidente do CNPC Conselho Nacional da Pecuária de Corte Presidente do

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA CAMPUS: São Mateus CURSO: Agronomia DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Ciências Agrárias e Biológicas-DCAB PROFESSOR RESPONSÁVEL: Thasia Martins Macedo CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO

Leia mais

Integrando genética e ambiente na bovinocultura leiteira

Integrando genética e ambiente na bovinocultura leiteira Integrando genética e ambiente na bovinocultura leiteira Fábio Luiz Buranelo Toral Departamento de Zootecnia Escola de Veterinária / UFMG Belo Horizonte, MG Roteiro Introdução Recursos disponíveis Potenciais

Leia mais

Ceres Qualidade - Consultoria e Assessoria Ter, 24 de Novembro de :45 - Última atualização Seg, 02 de Janeiro de :38

Ceres Qualidade - Consultoria e Assessoria Ter, 24 de Novembro de :45 - Última atualização Seg, 02 de Janeiro de :38 Ceres Qualidade atua na área de consultoria a empresas e propriedades rurais que buscam qualidade em seus produtos e processos de produção. Atividades desenvolvidas - Implementação de requisitos de qualidade

Leia mais

FORUM RESÍDUOS URBANOS RESÍDUO SÓLIDO URBANO

FORUM RESÍDUOS URBANOS RESÍDUO SÓLIDO URBANO POTENCIAL E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS URBANOS E AGROINDUSTRIAIS E PARA A EMERGENTE INDUSTRIA DE FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS NO BRASIL Eng. Agr. Katia G. Beltrame,

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 COMPARAÇÃO DA CINÉTICA DE ESPERMATOZOIDES DA CAUDA DO EPIDÍDIMO COM OS OBTIDOS DO EJACULADO DE GARANHÕES AUTORES: Gabriel Augusto Monteiro 1, Yamê Fabres Robaina Sancler da Silva 2, Carlos Ramires Neto

Leia mais