LEALDADE DOS CONSUMIDORES DE SERVIÇOS DE TELEFONIA MÓVEL: UM ESTUDO COM EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEALDADE DOS CONSUMIDORES DE SERVIÇOS DE TELEFONIA MÓVEL: UM ESTUDO COM EQUAÇÕES ESTRUTURAIS"

Transcrição

1 79 LEALDADE DOS CONSUMIDORES DE SERVIÇOS DE TELEFONIA MÓVEL: UM ESTUDO COM EQUAÇÕES ESTRUTURAIS Daniel Moreira dos Santos Universidade Estácio de Sá Alessandro Antunes Leandro Universidade Estácio de Sá Paulo Roberto da Costa Vieira Universidade Estácio de Sá RESUMO A lealdade está relacionada ao atendimento de necessidades explícitas e implícitas do consumidor, por meio do conjunto de características, ou atributos, do serviço prestado. Mensurar a lealdade em serviços de telefonia móvel, identificando os seus atributos mais relevantes, é fundamental, pois possibilita que empresas com base tecnológica similares possam se destacar frente às decisões de consumo de seus clientes, haja vista que a lealdade fortalece a sua intenção de realizar novas compras no futuro. Em razão do mercado de serviços de telefonia móvel desempenhar papel cada vez mais proeminente no setor de serviços, o presente estudo tem por objetivo avaliar o modelo hipotético de lealdade, cuja formulação foi calcada naquele desenvolvido por Mota et al. (2012), que será testado com o emprego de Modelagem de Equações Estruturais, fundamentada em Mínimos Quadrados Parciais. A população desse estudo é composta por todos os usuários de serviços de telefonia móvel no país. A amostra de conveniência foi constituída de 251 usuários do referido serviço. Os resultados da pesquisa apontam para uma forte influência do construto imagem sobre seus consequentes valor percebido e satisfação do consumidor. Por outro lado, o construto qualidade percebida não se mostrou tão determinante sobre seus consequentes. Além disso, a pesquisa revelou que a lealdade do consumidor brasileiro de telefonia móvel é baixa e que a reclamação impacta diretamente a lealdade do cliente. Palavras-Chaves: Lealdade; Telefonia Móvel; Modelagem de Equações Estruturais.

2 80 ABSTRACT Loyalty is related to the fulfillment of explicit and implicit consumer needs, through the set of characteristics, or attributes, of the service provided. Measuring loyalty in mobile telephony services, identifying their most relevant attributes, is fundamental, since it allows similar technology-based companies to stand out from their customers' consumption decisions, given that loyalty strengthens their intention to perform New purchases in the future. As the market for mobile telephony services plays an increasingly prominent role in the service sector, this study aims to evaluate the hypothetical model of loyalty, whose formulation was based on that developed by Mota et al. (2012), which will be tested using Structural Equation Modeling, based on Partial Square Minima. The population of this study is comprised of all users of mobile phone services in the country. The convenience sample consisted of 251 users of this service. The research results point to a strong influence of the construct image on its consequent perceived value and consumer satisfaction. On the other hand, the perceived quality construct did not prove to be so decisive about its consequences. In addition, the survey revealed that the loyalty of the Brazilian consumer of mobile telephony is low and that the complaint directly impacts the customer's loyalty. Keywords: Loyalty; Mobile Telephony; Structural Equations Modeling. 1 INTRODUÇÃO A sensação de bem-estar derivada da conformidade entre desempenho real (efetivo) de um bem e a expectativa quanto ao aludido desempenho é indicativa da satisfação obtida com o consumo do bem. A satisfação está relacionada ao atendimento de necessidades explícitas e implícitas do consumidor, por meio do conjunto de características, ou atributos, do serviço prestado. Então, torna-se importante descobrir como o desempenho dos diferentes atributos está relacionado à satisfação dos clientes. Para tanto, tenta-se, tradicionalmente, descobrir quais são os atributos que podem satisfazer as necessidades dos clientes, investigando qual seria a sua importância para o consumidor e o grau de desempenho atual de cada atributo do serviço prestado pela empresa, comparativamente àquele associado ao prestado pela concorrência. O nexo causal entre o desempenho dos atributos e a satisfação do consumidor é positivo, isto é, quanto maior o desempenho maior a satisfação (TONTINI, 2003).

3 81 Mensurar a satisfação em serviços de telefonia móvel, identificando os seus atributos mais relevantes, é fundamental, pois possibilita que empresas com base tecnológica similares possam se destacar frente às decisões de consumo de seus clientes, haja vista que a satisfação fortalece a sua intenção de realizar novas compras no futuro. Economias de mercado são caracterizadas pelo crescente acirramento da competição. Nesse contexto, satisfação e lealdade desempenham papel fundamental. Quando as empresas que prestam determinado serviço utilizam a mesma base tecnológica, o espaço para diferenciação do serviço é muito pequeno, sendo, então, necessário identificar as variáveis determinantes mais importantes de satisfação. Conforme destacado acima, há um nexo causal entre satisfação e lealdade. A lealdade assegura novas compras por parte de clientes, assim como aumenta a chance de uma comunicação oral positiva. Em razão do mercado de serviços de telefonia móvel desempenhar papel cada vez mais proeminente no setor de serviços, o presente estudo tem por objetivo avaliar o modelo hipotético de lealdade, cuja formulação foi calcada naquele desenvolvido por Mota et al. (2012). A identificação das variáveis mais importantes na determinação da satisfação do consumidor, assim como a forma de mensurá-la, constitui condição necessária à construção de uma eficiente estratégia de negócios. 2. REFERENCIAL TEÓRICO O referencial teórico do presente estudo está estruturado em consonância com o modelo hipotético de lealdade que será testado, no qual a qualidade é a variável antecedente mais importante, uma vez que ela influencia diretamente a satisfação, a qual se destaca na determinação da lealdade. A qualidade é a variável antecedente mais importante de modelos de lealdade, uma vez que ela influencia diretamente a satisfação, a qual se destaca na determinação da lealdade.

4 82 De acordo com Pereira et al. (2016), a qualidade é a avaliação subjetiva do consumidor sobre o desempenho dos atributos de um produto. Para o consumidor, a qualidade está relacionada a percepções intangíveis a respeito da marca e não somente a questões técnicas ou características físicas de um produto ou serviço. As diferenças entre produtos e serviços fazem com que seja necessário o emprego de diferentes métodos de avaliação da qualidade. Os métodos de qualidade de serviço são construções empíricas desenvolvidas por estudiosos de marketing, com o intuito de identificar os conceitos dos principais métodos de mensuração da qualidade de serviços (SILVA, 2013). A qualidade do serviço percebida tem sido considerada, nos modelos hipotéticos, como mediadora entre expectativa e satisfação do cliente (FATIMA e RAZZAKE, 2013). O estudo de KAUR e SOCH (2013) foi um dos primeiros no gênero a examinar, empiricamente, o efeito da imagem corporativa nas relações entre a confiança e a lealdade de clientes, a qual foi definida como a disposição dos clientes em recomendar e se envolver em comunicações positivas para a empresa. Para os autores, a fidelização do cliente, que ocorrerá em função da credibilidade e certificação de qualidade, está relacionada à habilidade de se minimizarem as discrepâncias entre as expectativas e as percepções de clientes e de seus fornecedores. GAINES-ROSS (2010) ressalta que a imagem de uma empresa representa os valores que os clientes, atuais ou potenciais, têm em relação à organização, observando que a imagem corporativa dá sentido e afeta tudo que está relacionado à apresentação e às ações da corporação. Após detalhada investigação acerca da literatura existente sobre o significado da imagem corporativa, CERVAI (2014) postula que ela representa a soma de percepções referentes a determinada corporação por parte de seus públicos externos, constituída de componentes emocional, funcional e simbólico. Pode-se afirmar que o processo de construção de imagem corporativa e reputação de uma organização envolve a relação direta do indivíduo com seus produtos e serviços, os contatos com os membros da organização, informações transmitidas pela organização através do seu processo de comunicação,

5 83 referências de outras experiências, influência de opiniões de terceiros e mensagens dos meios de comunicação (ALMEIDA, 2005). A satisfação pode ser definida como o resultado da avaliação global de todos os aspectos que envolvem a relação entre a empresa e seu consumidor (ARAÚJO; ECHTERNACHT; NOBRE, 2016). Para Kotler (2000), a satisfação do comprador após a realização da compra depende do desempenho da oferta em relação às suas expectativas, que consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador. Clientes fiéis representam um volume substancial dos lucros de uma organização, e esta não deve arriscar a perder um cliente, pois perder clientes lucrativos pode afetar drasticamente os lucros de uma empresa. Wen et al. (2005), Chou e Kim (2009) e Chou et al. (2011) mostraram que a satisfação está positivamente ligada à lealdade. Aparentemente, há uma relação negativa entre satisfação e reclamação, sendo que as reclamações exercem impacto negativo sobre a lealdade. Consumidores que reclamam entendem que suas expectativas não foram confirmadas em relação ao produto ou serviço consumido. Em situações de conflito, os relacionamentos estáveis entre consumidores e empresas são postos à prova. Uma resolução inadequada pode ter uma repercussão negativa na continuidade destes relacionamentos, assim como, o gerenciamento eficiente de uma reclamação pode gerar um cliente satisfeito e ainda mais leal à empresa (SANTOS, 2001). Reclamação e lealdade são duas relações comportamentais diferentes. No tocante às operadoras de telefonia móvel, a reclamação é, geralmente, considerada como um conjunto de respostas para a insatisfação dos serviços prestados. A lealdade é um compromisso estabelecido entre o consumidor e a empresa de preferência, sem contar as fortes influências de empresas concorrentes. Esse tipo de consumidor tem uma resistência maior à mudança (KOTLER e KELLER, 2006).

6 84 Estima-se que o custo envolvido na atração de um novo cliente é cinco vezes maior que o custo de manter um cliente atual satisfeito. Para manter os clientes satisfeitos, os profissionais de marketing podem acrescentar benefícios financeiros e sociais aos produtos ou criar vínculos estruturais entre a empresa e seus clientes, sendo que, a chave para a retenção de clientes é o marketing de relacionamento (PORTALUPPI et al, 2006). Existem diversos estudos e modelos que se prestam a avaliar a satisfação dos consumidores com a prestação de serviços. Cada modelo se adapta às características de cada tipo de serviço, de forma a evidenciar um melhor ajuste possível para cada realidade. Neste estudo, foi utilizado o modelo aplicado por Mota et al. (2012), que foi usado para analisar a satisfação no setor de telefonia móvel, baseado em modelos anteriores de satisfação do consumidor, conforme apresentado na Figura 1. No modelo supracitado, a satisfação do consumidor é avaliada, tendo por base o efeito dos antecedentes compostos por Qualidade Percebida, Valor Percebido e Imagem. A satisfação exerce impacto sobre a Reclamação e a Lealdade. Figura 1 Modelo de Lealdade do Consumidor Fonte: Mota et al. (2012)

7 85 Em relação aos antecedentes da satisfação, o modelo utilizado nesta pesquisa foi validado por MOTA et al. (2012) e estabelece os seguintes relacionamentos: a) a imagem corporativa, a qualidade percebida e o valor percebido são determinantes da satisfação do consumidor; b) a qualidade percebida tem efeito direto e positivo sobre a satisfação dos clientes e um efeito positivo sobre o valor percebido; c) a imagem corporativa tem efeito direto e positivo sobre a satisfação dos clientes e um efeito positivo sobre o valor percebido; e d) para o construto de valor percebido é predita uma associação positiva entre este e a satisfação do cliente. Outros estudos também exploram as relações entre a imagem corporativa, a qualidade percebida, o valor percebido, a satisfação, a reclamação e a lealdade (FORNELL et al., 1996; ZEITHAML et al., 1996; CRONIN et al., 2000; KUO et al., 2009). A imagem corporativa, a qualidade percebida e o valor percebido são assumidos como sendo três antecedentes de satisfação e reclamação e lealdade são duas consequências da satisfação. 3 METODOLOGIA A abordagem utilizada nesse estudo será de natureza quantitativa, fundamentada em pesquisa survey, tendo como objetivo precípuo identificar e explicar as variáveis determinantes mais importantes da lealdade, uma vez que é estudo tipificado como explicativo. 3.1 População e Amostra A população desse estudo é composta por todos os usuários de serviços de telefonia móvel no país. A amostra de conveniência foi constituída de 251 usuários do referido serviço. 3.2 Coleta dos dados Para a coleta dos dados, foi empregado no presente estudo uma pesquisa de survey, no período de 05 a 09 de junho de 2017, tendo sido

8 86 aplicado questionário estruturado, com escala de Likert de cinco alternativas de resposta, cujos itens foram baseados naqueles que pertencem ao modelo desenvolvido por Mota et al. (2012). Para a elaboração do questionário, utilizou-se a seguinte estrutura das variáveis latentes e das variáveis observadas (Quadro 1). Quadro 1 Construtos, variáveis observadas e itens do questionário. Variável Variável Item latente observada De um modo geral, estou satisfeito com a minha Satis1 operadora de telefonia móvel. Satisfação Em termos de satisfação, a sua atual operadora de Satis2 telefonia móvel é considerada uma operadora (SATI) ideal. A operadora de telefonia móvel atende as minhas Satis3 expectativas. O preço é um fator levado em consideração para a Leal1 permanência ou troca de empresa de telefonia móvel. Lealdade A qualidade é um fator levado em consideração Leal2 para a permanência ou troca de empresa de (LEAL) telefonia móvel. O atendimento é um fator levado em consideração Leal3 para a permanência ou troca de empresa de telefonia móvel.

9 87 Quadro 1 (Continuação) Construtos, variáveis observadas e itens do questionário. Reclamação (RECL) Valor Percebido (VPER) Imagem (IMAG) Recla1 Recla2 Recla3 Recla4 VPerc1 VPerc2 VPerc3 Imag1 Imag2 Imag3 Imag4 A forma de como a operadora resolveu sua reclamação foi considerada adequada. A forma de como os empregados da operadora lidaram com seu problema foi considerada adequada. A operadora fez de tudo que você esperava para resolver seu problema. Sua reclamação foi resolvida como deveria ter sido. Pensando nas facilidades que a telefonia móvel traz para sua vida, ou seja, pensando no conforto, na comodidade e na segurança que ela pode trazer, o preço que você paga é justo. Pensando na qualidade do fornecimento de serviços de telefonia móvel, o preço que você paga é justo. Pensando em todos os aspectos relativos ao atendimento ao consumidor, como por exemplo, cortesia e boa vontade do funcionário e a capacidade de solucionar problemas, o preço que você paga é justo. Sua operadora de telefonia móvel é muito confiável. Sua operadora de telefonia móvel se preocupa com seus interesses. Sua operadora de telefonia móvel é bastante competente no fornecimento de seus serviços. Você tem confiança na veracidade das informações que recebe de sua operadora de telefonia móvel.

10 88 Quadro 1 (Continuação) Construtos, variáveis observadas e itens do questionário. Qualidade Percebida (QPER) QPerc1 QPerc2 QPerc3 QPerc4 QPerc5 QPerc6 Sua operadora de telefonia móvel presta esclarecimentos sobre direitos e deveres em relação ao serviço oferecido. Sua operadora de telefonia móvel oferece atendimento igualitário a todos os consumidores. Você tem facilidade para entrar em contato com a sua operadora. Sua operadora de telefonia móvel fornece respostas rápidas às solicitações dos clientes. Sua operadora de telefonia móvel é pontual na prestação dos serviços. As soluções dadas pela sua operadora de telefonia móvel são confiáveis. Fonte: Mota et al (2012) Tratamento dos dados Hair et al (2014) diz que Considerando a crescente relevância de se entender fenômenos latentes, como percepções, atitudes ou intenções do consumidor e a sua influência sobre medidas de desempenho corporativo, tal como o preço das ações, não é surpreendente que a MEE tenha se tornado uma das mais proeminentes técnicas atuais de análise estatística.... Pode-se afirmar que a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) está entre as mais úteis técnicas avançadas de análise estatísticas que surgiram mais recentemente nas Ciências Sociais. Há dois tipos de MEE. A baseada em Matriz de Covariância (MC) e a fundamentada em Mínimos Quadrados Parciais (MQP). Esta última é primariamente utilizada para desenvolver teorias em pesquisa exploratória. Ela desempenha essa tarefa, concentrando seu foco na explicação da variância das variáveis dependentes, quando examina o modelo e será aplicada nesse estudo.

11 89 O método utilizado por Mota et al (2012) para o teste de hipóteses do modelo foi MEE com MC. Em função das diferentes restrições impostas pela amostra, desconhecimento sobre a normalidade das variáveis, a alta complexidade do modelo e amostra relativamente pequena em relação à população, decidiu-se nessa pesquisa, aplicar a MEE baseada em MQP, com o objetivo de avaliar a atuação preditiva das variáveis latentes do modelo. O modelo do presente estudo será avaliado em duas etapas. Inicialmente é avaliado o modelo de mensuração, o qual relaciona os construtos (variáveis latentes) a seus respectivos indicadores (variáveis observadas), a análise preliminar da Confiabilidade Composta (CC), Variância Média Extraída (VME) e cargas cruzadas ou critério de Fornell-Larcker. Em seguida, é avaliado o modelo estrutural, o qual também se denomina modelo interno. Ele representa os construtos (variáveis latentes) e exibe as relações (caminhos) e o tamanho dos efeitos entre eles. O sistema utilizado para operacionalizar a modelagem foi WarpPLS, versão 5.0, onde foram processados os modelos MEE-MQP. 4 ANÁLISE DOS RESULTADOS Os dados obtidos com a pesquisa foram processados no software e os resultados dos cálculos estão na Figura 2. Figura 2 Resultados do Modelo Estrutural de Mota et al. (2012) Fonte: Elaboração própria

12 90 A primeira análise é a de CC. Este tipo de análise é adequada para MEE-MQP (RINGLE et al., 2014), pois prioriza as variáveis de acordo com as suas confiabilidades, além de avaliar se a amostra está livre de vieses, ou ainda, se o conjunto de respostas é confiável. Valores de 0,70 a 0,90 de CC são considerados satisfatórios (HAIR et al., 2014). Em seguida, foram analisadas as validades convergentes, por meio da verificação da VME, utilizando o critério de Fornell e Larcker (HENSELER et al., 2009), isto é, os valores da VME devem ser maiores que 0,50, o que indica que o construto explica mais do que a média de variância de seus indicadores (HAIR et al., 2014). Com o auxílio da Tabela 1, observa-se que os valores encontrados para VME estão acima de 0,50 e para a CC nenhum valor superou 0,95, indicando que estão dentro dos critérios aceitáveis. Tabela 1 Variável média extraída (VME) e Confiabilidade composta (CC) Tabela 1: VME e CC Variável Latente VME CC IMAG 0,707 0,906 VPER 0,784 0,916 QPER 0,573 0,888 SATI 0,790 0,919 RECL 0,778 0,934 LEAL 0,522 0,755 Fonte: Resultado da pequisa A próxima análise, a validade discriminante, se dá de duas formas (RINGLE et al, 2014): a primeira acontece por meio da avaliação de cargas cruzadas, esperando-se que os indicadores exibam cargas fatoriais mais elevadas nos respectivos construtos do que em outros; a segunda é o critério de Fornell e Larcker (1981), segundo o qual as raízes quadradas das variâncias médias extraídas (VME) devem ser maiores que as correlações entre construtos.

13 91 Com o auxílio das Tabelas 2 e 3, observa-se que os valores encontrados atendem aos dois critérios explicitados para avaliação da validade do modelo utilizado nessa pesquisa. Tabela 2: Cargas cruzadas IMAG VPER QPER SATI RECL LEAL Imag Imag Imag Imag VPerc VPerc VPerc QPerc QPerc QPerc QPerc QPerc QPerc Satis Satis Satis Recla Recla Recla Recla Leal Leal Leal Fonte: Resultado da pequisa Tabela 3: Correlações entre os construtos com a raiz quadrada da VME IMAG VPER QPER SATI RECL LEAL IMAG VPER QPER SATI RECL LEAL Fonte: Resultado da pequisa Antes de passar para a avaliação do modelo estrutural, é necessário analisar se existe problema de multicolinearidade, por meio do fator de inflação de variância (VIF). Na abordagem de MEE-MQP, valores de VIF maiores de cinco sinalizam um possível problema de colinearidade nos construtos. Conforme os dados da Tabela 4, conclui-se que inexiste colinearidade entre as variáveis, portanto, nenhum problema foi detectado em relação a colinearidade nos construtos.

14 92 Tabela 4: Fator de inflação de variância (VIF) Variável Latente VIF IMAG 4,002 VPER 1,914 QPER 3,214 SATI 2,572 RECL 2,442 LEAL 1,053 Fonte: Resultado da pequisa Agora, seguindo com a avaliação do modelo estrutural, a primeira providência deve ser a verificação do coeficiente de determinação de Pearson (R²), o qual avalia a quantidade da variância das variáveis endógenas, que é explicada pelo modelo estrutural. Cohen (1988 apud RINGLE et al., 2014, p. 67) sugere que R²=2% seja classificado como efeito pequeno, R²=13% como efeito médio e R²=26% como efeito grande. Para este estudo, a variável endógena principal, SATI, apresentou valor R²=0,594. Tabela 5: Tamanho do efeito (f 2 ) e coeficientes de caminho (β) Caminho f² β Valor p SATI RECL 0,670 0,570 <0.001 SATI LEAL 0,080 0,080 0,099 RECL LEAL 0,160 0,160 0,005 IMAG SATI 0,533 0,530 <0,001 IMAG VPER 0,476 0,480 <0,001 VPER SATI 0,153 0,150 0,007 QPER VPER 0,230 0,230 <0,001 QPER SATI 0,149 0,150 0,008 Fonte: Resultado da pequisa Em seguida a significância estatística dos coeficientes de caminho (β) foi avaliada. Os coeficientes de caminho assumem valores entre -1 e 1, dependendo do tipo de relação entre os construtos, positiva ou negativa, sendo que valores próximos dos extremos são indicativos de forte relação, ao passo que valores próximos de zero indicam uma relação fraca (HAIR et al., 2014). Na avaliação do modelo interno, dois indicadores são considerados: o de relevância preditiva (Q²) ou indicador de Stone-Geisser, e o tamanho do efeito (f²) ou indicador de Cohen. Enquanto o primeiro mostra o quanto o

15 93 modelo se aproxima do que realmente se espera dele, o segundo indica quanto cada construto é útil para o ajuste do modelo (RINGLE et al., 2014). A variável endógena SATI apresenta valor Q² = 0,596. Já o tamanho do efeito (f²) pode ser visto na Tabela 5 e deve ser avaliado conforme diretriz proposta por Hair et al. (2014): valor 0,02, 0,15 e 0,35 representam efeitos pequeno, médio e grande da variável latente exógena. 5. CONCLUSÃO Os resultados da pesquisa apontam para uma forte influência do construto imagem sobre seus consequentes valor percebido e satisfação do consumidor. Esse achado tem relevância do ponto de vista gerencial, uma vez que estudiosos argumentam o papel relevante da imagem corporativa, seja por exercer um papel de filtro sobre a qualidade experimentada, seja por provocar uma benevolência com falhas nos serviços (ROCHA; FERREIRA; SILVA, 2012). Por outro lado, o construto qualidade percebida não se mostrou tão determinante sobre seus consequentes. Embora contribua de forma positiva, é possível que tenha uma alteração na importância relativa que os clientes atualmente dão a os indicadores utilizados pelos autores para medir esse construto. A pesquisa revelou, também, que a lealdade do consumidor brasileiro de telefonia móvel é baixa, tendo em vista que mesmo satisfeito o cliente pode trocar de operadora. Além disso, foi possível verificar que a reclamação impacta diretamente a lealdade do cliente, sendo item importantíssimo para as operadoras conseguirem fidelizar seus consumidores. Para isso, será necessário compreender o motivo de clientes que valorizam o atendimento às reclamações, mesmo satisfeitos, não são fiéis. Do ponto de vista dos indicadores, a pesquisa revelou que a operadora de telefonia móvel se preocupa com os interesses de seus consumidores. Que o preço pago é justo, quando se pensa nas facilidades como conforto, comodidade e segurança que a telefonia móvel traz para sua vida, além de ser pontual na prestação dos serviços. Por outro lado, o consumidor deseja que a

16 94 operadora faça de tudo para atender a sua expectativa em relação à solução de seu problema. Finalmente, a pesquisa demonstrou que, de um modo geral, os consumidores estão satisfeitos com as suas operadoras de telefonia móvel. 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, A. L. C. A influência da identidade projetada na reputação organizacional. Tese (Doutorado em Administração) Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, ANDERSON, E. W.; FORNELL, C.; LEHMANN, D. Customer satisfaction, market share, and profitability: findings from sweden. Journal of Marketing, 55, 1994, ANDERSON, E. W.; FORNELL, C.; RUST, R. T. Customer satisfaction, productivity, and profitability: differences between goods and services. Marketing Science. 16 (2), 1997, ARAUJO, J. A. R.; ECHTERNACHT, T. H. de S.; NOBRE, N. H. L. Atributos antecessores à satisfação e à confiança no serviço de internet banking. In: ENCONTRO DA ANPAD, XL, 2016, Bahia. Anais eletrônicos. Paraíba: UFRSA, Disponível em: < secao=1302&cod_evento_edicao=83&cod_edicao_trabalho=21908>. Acesso em: 26 jun CHEN, C. F.; CHEN, F. S Experience quality, perceived value, satisfaction and behavioral intentions for heritage tourists. Tour Management. 31 (1), 2010, CHEN, C. F. Investigating structural relationships between service quality, perceived value, satisfaction and behavioral intentions for air passengers: evidence from Taiwan. Transportation Research. A 42, 2008,

17 95 GAINES-ROSS, L Reputation warfare. Harvard Business Review, 2-7. CERVAI, L.C.S Under the reputation umbrela. Corporate Communications: An International Journal, 19(2), KAUR, H., & SOCH, H Mediating roles of com-mitment and corporate image in the formation of customer loyalty. Journal of Indian Business Research. 5 (1), HAIR, J. F.; HULT, G. T. M.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLSSEM). SAGE: Thousand Oaks, KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, KOTLER, P.; Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, LAM, S. Y.; SHANKAR, V.; ERRAMILLI, M. K.; MURTHY, B. Customer value, satisfaction, loyalty, and switching costs: An illustration from a business-tobusiness service context. Journal of the Academy of Marketing Science, 32 (3), , MARCHETTI, R.; PRADO, P. H. M. Um tour pelas medidas de satisfação do consumidor. RAE Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v.41, n.4, p.56-67, PEREIRA, W. W. E.; SEMPREBON, E.; PETROLL, M. de La M.; ROCHA, R. A. A influência da qualidade percebida no brand equity e o papel mediador da atitude à marca no contexto de shopping centers. Encontro de Marketing da ANPAD EMA, VII, 2016, Minas Gerais. Anais eletrônicos. Santa Catarina:

18 96 UFSC, Disponível em: < secao=1286&cod_evento_edicao=81&cod_edicao_trabalho=20658>. Acesso em: 22 jun PORTALUPPI, J.; HEINZMANN, L. M.; TAGLIAPIETRA, O. M.; BORILLI, S. P. Análise do atendimento e satisfação dos clientes: estudo de caso de uma empresa de insumos agrícolas. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR. Umuarama, v.7, n.1, ROCHA, A.; FERREIRA, J. B.; SILVA, J. F. Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias, Aplicações. São Paulo: Atlas, SANTOS, C. P dos. Impacto do gerenciamento de reclamações na confiança e lealdade do consumidor, no contexto de trocas relacionais de serviços. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, SILVA, A. A. A. Percepção dos discentes da UFSC sobre os serviços oferecidos na biblioteca central mensurado pelo método SERVQUAL. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, TONTINI, G. Como identificar atributos atrativos e obrigatórios para o consumidor. Revista de Negócios, Blumenau, v. 8, n. 1, p , Disponível em: < Acesso em: 31 mai

Análise da Satisfação do Usuário de Telefonia Móvel: Investigação com Modelagem de Equações Estruturais Baseada em Mínimos Quadrados Parciais

Análise da Satisfação do Usuário de Telefonia Móvel: Investigação com Modelagem de Equações Estruturais Baseada em Mínimos Quadrados Parciais ISSN Impresso: 1806-6356 ISSN Eletrônico: 2317-2983 http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.2.1 Análise da Satisfação do Usuário de Telefonia Móvel: Investigação com Modelagem de Equações Estruturais Baseada

Leia mais

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO METRÔ DO RIO DE JANEIRO: um estudo realizado com modelagem de equações estruturais RESUMO

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO METRÔ DO RIO DE JANEIRO: um estudo realizado com modelagem de equações estruturais RESUMO SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO METRÔ DO RIO DE JANEIRO: um estudo realizado com modelagem de equações estruturais Antônio Tomé R. M. dos Santos 1 Eduardo Dias Coutinho 2 Paulo Roberto da Costa Vieira 3 RESUMO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTRATÉGIA E ORGANIZAÇÕES DISSERTAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO COM MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO COM MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO COM MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS Autor: Eduardo Dias Coutinho 1 Resumo O presente estudo teve

Leia mais

Juliana Werneck Rodrigues. Comprometimento e Intenção de Troca O Consumidor e a Marca. Dissertação de Mestrado

Juliana Werneck Rodrigues. Comprometimento e Intenção de Troca O Consumidor e a Marca. Dissertação de Mestrado Juliana Werneck Rodrigues Comprometimento e Intenção de Troca O Consumidor e a Marca Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE DOUTORADO

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE DOUTORADO 1 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE DOUTORADO PPGA ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE RECOMPRA DOS CONSUMIDORES NO CONTEXTO DE COMPRAS ON-LINE ALEX ECKERT Caxias

Leia mais

SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR. Renato Marchetti,, Dr.

SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR. Renato Marchetti,, Dr. SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR Renato Marchetti,, Dr. 1 Modelos de Avaliação da Satisfação do Consumidor 2 Modelos de Avaliação Medidas Subjetivas Baseados no Paradigma da Desconformidade Exemplo: Escala SERVQUAL

Leia mais

DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES NO SERVIÇO DE CALL CENTER: UM ESTUDO EMPÍRICO COM CONSUMIDORES BRASILEIROS

DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES NO SERVIÇO DE CALL CENTER: UM ESTUDO EMPÍRICO COM CONSUMIDORES BRASILEIROS Seminário: DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES NO SERVIÇO DE CALL CENTER: UM ESTUDO EMPÍRICO COM CONSUMIDORES BRASILEIROS Universidade de São Paulo - Instituto de Matemática e Estatística MAE0535

Leia mais

O Torcedor-Consumidor: Identificação com os Clubes e Barreiras para a Adoção do Programa Sócio Torcedor

O Torcedor-Consumidor: Identificação com os Clubes e Barreiras para a Adoção do Programa Sócio Torcedor Leandro de França Pereira O Torcedor-Consumidor: Identificação com os Clubes e Barreiras para a Adoção do Programa Sócio Torcedor Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação

Leia mais

Personalidade de marcas de fast-food: uma comparação entre consumidores jovens brasileiros e americanos

Personalidade de marcas de fast-food: uma comparação entre consumidores jovens brasileiros e americanos Fernanda Marcia Araujo Maciel Personalidade de marcas de fast-food: uma comparação entre consumidores jovens brasileiros e americanos Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação

Leia mais

Relação Causal Entre a Lealdade de Cliente e a Responsabilidade Social de Instituição Financeira: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais

Relação Causal Entre a Lealdade de Cliente e a Responsabilidade Social de Instituição Financeira: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais ISSN Impresso: 1806-6356 ISSN Eletrônico: 2317-2983 http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.2.1 Relação Causal Entre a Lealdade de Cliente e a Responsabilidade Social de Instituição Financeira: Um Estudo com

Leia mais

Capítulo 5 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade

Capítulo 5 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade Capítulo 5 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade slide 1 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade Neste capítulo, abordaremos as seguintes questões: 1. O que é valor

Leia mais

Vinícius Vidal de Almeida. Telefonia Móvel: A percepção de valor nos pacotes de serviços. Dissertação de Mestrado

Vinícius Vidal de Almeida. Telefonia Móvel: A percepção de valor nos pacotes de serviços. Dissertação de Mestrado Vinícius Vidal de Almeida Telefonia Móvel: A percepção de valor nos pacotes de serviços Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Administração de Empresas da PUC-Rio

Leia mais

Antecedentes da Adesão ao Descarte de Pilhas e Baterias no Trabalho: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais

Antecedentes da Adesão ao Descarte de Pilhas e Baterias no Trabalho: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais Centro Unversitário Santo Agostinho Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, art. 2, p. 16-31, mar./abr. 2019 ISSN Impresso: 1806-6356 ISSN Eletrônico: 2317-2983 http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.2.2 Antecedentes

Leia mais

SEPARAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO VAREJISTA: UM OLHAR DOS CONSUMIDORES 1 SEPARATION OF A RETAIL STORE: A CONSUMER S VIEW

SEPARAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO VAREJISTA: UM OLHAR DOS CONSUMIDORES 1 SEPARATION OF A RETAIL STORE: A CONSUMER S VIEW SEPARAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO VAREJISTA: UM OLHAR DOS CONSUMIDORES 1 SEPARATION OF A RETAIL STORE: A CONSUMER S VIEW Giovani Da Silva Lucchese 2, Paulo Ricardo Tolotti 3, Nelson José Thesing 4, Jorge Oneide

Leia mais

5 Conclusão Resumo do estudo

5 Conclusão Resumo do estudo 5 Conclusão Este capítulo apresenta, primeiramente,um resumo da pesquisa realizada e das discussões e seus resultados. Em seguida,contempla as principais contribuições do presente estudo e suas implicações

Leia mais

Equações Estruturais: Uma aplicação a perfis de consumidores de café

Equações Estruturais: Uma aplicação a perfis de consumidores de café Equações Estruturais: Uma aplicação a perfis de consumidores de café Gislene Araujo Pereira 1 Letícia Lima Milani 2 Marcelo Ângelo Cirillo 2 4 1 Introdução O café sempre teve um papel importante para a

Leia mais

UMA COMPARAÇÃO ENTRE LÓGICA FUZZY E REGRESSÃO LINEAR NA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE DE CAMPO GRANDE, MS RESUMO INTRODUÇÃO

UMA COMPARAÇÃO ENTRE LÓGICA FUZZY E REGRESSÃO LINEAR NA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE DE CAMPO GRANDE, MS RESUMO INTRODUÇÃO UMA COMPARAÇÃO ENTRE LÓGICA FUZZY E REGRESSÃO LINEAR NA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE DE CAMPO GRANDE, MS Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues 1, Danilo Augusto Heredia Vieira 1, Rhaysa Wolf 1 (Alunos

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO DE USO DE COMENTÁRIOS DE VIAGEM ON-LINE PARA ESCOLHA DE UM MEIO DE HOSPEDAGEM DOI:

IDENTIFICAÇÃO DE FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO DE USO DE COMENTÁRIOS DE VIAGEM ON-LINE PARA ESCOLHA DE UM MEIO DE HOSPEDAGEM DOI: IDENTIFICAÇÃO DE FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO DE USO DE COMENTÁRIOS DE VIAGEM ON-LINE PARA ESCOLHA DE UM MEIO DE HOSPEDAGEM DOI: 10.31994/rvs.v9i2.377 Antônio Sérgio Bolonha Ferreira 1 Artur Luiz

Leia mais

IMPACTO DA MOTIVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO: ANÁLISE EXPLORATÓRIA COM O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS PARCIAIS

IMPACTO DA MOTIVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO: ANÁLISE EXPLORATÓRIA COM O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS PARCIAIS IMPACTO DA MOTIVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO: ANÁLISE EXPLORATÓRIA COM O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS PARCIAIS Michele DESIDERATI (PG Universidade Estácio de Sá UNESA) Bruna VASCONCELLOS (PG UNESA) Luiz Eduardo

Leia mais

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM MERCADOS B2B: CASO DO SETOR CORTICEIRO PORTUGUÊS.

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM MERCADOS B2B: CASO DO SETOR CORTICEIRO PORTUGUÊS. Universidade de Aveiro 2014 Instituto superior de Contabilidade e Administração de Aveiro Marcos Paulo de Almeida Braga da Costa FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM MERCADOS B2B: CASO DO SETOR CORTICEIRO PORTUGUÊS.

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Qualidade de Software Qualidade do produto e do processo Padrões de software Revisões Medições e métricas de software Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com CONCEITO DE QUALIDADE

Leia mais

UMA ANÁLISE DOS CONSTRUCTOS E DAS RELAÇÕES CAUSAIS PRESENTES EM MODELOS DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE

UMA ANÁLISE DOS CONSTRUCTOS E DAS RELAÇÕES CAUSAIS PRESENTES EM MODELOS DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE UMA ANÁLISE DOS CONSTRUCTOS E DAS RELAÇÕES CAUSAIS PRESENTES EM MODELOS DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE Gustavo Silveira de Oliveira (UFSCar ) gustavo.oliveira@dep.ufscar.br Joao Batista Turrioni (UNIFEI ) joabatu@gmail.com

Leia mais

SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FAMPER

SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FAMPER SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FAMPER Janaine A. M. Biancheto 1 Resumo: Indiferente de oferecer um produto ou serviço e sendo com ou sem fins lucrativos para a empresa é sempre

Leia mais

Aplicação de uma metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico

Aplicação de uma metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico Aplicação de uma metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico Aldo Braghini Junior (UTFPR) aldo@utfpr.edu.br Maiara Aparecida

Leia mais

Avaliação de Artigo com utilização de SEM Modelagem de Equações Estruturais

Avaliação de Artigo com utilização de SEM Modelagem de Equações Estruturais Avaliação de Artigo com utilização de SEM Modelagem de Equações Estruturais Universidade de São Paulo - FEA Professor Dr. Ronaldo Zwicker Professor Dr. Cesar Alexandre de Souza Fulvio Cristofoli Nr.. USP:

Leia mais

A PESQUISA DE SATISFAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EM SERVIÇOS: O CASO DA FENASOJA 1

A PESQUISA DE SATISFAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EM SERVIÇOS: O CASO DA FENASOJA 1 A PESQUISA DE SATISFAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EM SERVIÇOS: O CASO DA FENASOJA 1 Luciano Zamberlan 2, Jair Antunes De Almeida 3, Silvana Stela Rodrigues 4, Ariosto Sparemberger 5, Pedro Luís Büttenbender

Leia mais

4 Modelagem e análise dos dados

4 Modelagem e análise dos dados 4 Modelagem e análise dos dados Neste capítulo são avaliadas as propriedades estatísticas e psicométricas da amostra coletada, sendo ajustados os modelos de mensuração e estruturais propostos. São testadas

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Contextualização

1 Introdução. 1.1 Contextualização 1 Introdução 1.1 Contextualização Identidade clara, boa imagem, prestígio elevado, boas práticas, estima e posicionamento bem definido são tipicamente sinônimos de reputação corporativa. Os gestores das

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Os dados foram analisados utilizando o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) base 18.0. Para Cooper e Schindler (2003) a análise de dados envolve a redução de

Leia mais

Percepção dos alunos sobre a qualidade dos serviços no ensino superior: Aplicação dos modelos SERVPERF e HEdPERF na FEUJES

Percepção dos alunos sobre a qualidade dos serviços no ensino superior: Aplicação dos modelos SERVPERF e HEdPERF na FEUJES Percepção dos alunos sobre a qualidade dos serviços no ensino superior: Aplicação dos modelos SERVPERF e HEdPERF na FEUJES Lívio Wander Kelen Chuvica liviochuvica@gmail.com Faculdade de Economia da Universidade

Leia mais

Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil

Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil Dissertação elaborada com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Desporto Orientador: Professor Doutor

Leia mais

Abordagens e dimensões da qualidade

Abordagens e dimensões da qualidade Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Abordagens da Qualidade Garvin, (1992) mostrou que a qualidade sofre modificações Em função da sua organização e abrangência, sistematizou

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EBAPE - ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS MESTRADO EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EBAPE - ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS MESTRADO EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EBAPE - ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS MESTRADO EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL INFLUÊNCIA CULTURAL NO VALOR SUBJETIVO EM NEGOCIAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO

Leia mais

DÉBORA ELEUTÉRIO A INFLUÊNCIA DAS MARCAS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES

DÉBORA ELEUTÉRIO A INFLUÊNCIA DAS MARCAS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DÉBORA ELEUTÉRIO A INFLUÊNCIA DAS MARCAS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES Brasília 2016 DÉBORA ELEUTÉRIO A INFLUÊNCIA DAS MARCAS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES Projeto

Leia mais

ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB

ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB Larissa Cavalcante Almeida 1, Vanda Maria de Aquino Figueiredo 1, Fernanda Carla Ferreira de Pontes 1,Anderson Rodrigo Luciano

Leia mais

TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS DE TELEFONIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS DE TELEFONIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS DE TELEFONIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS OLIVEIRA, Amanda C. de 1 ; GROHMANN, Marcia Zampieri 2 ; ROSA, Ana Claudia da³; FLORES, Tháles R. 4 Resumo:

Leia mais

A Troca de Operadora de Telefonia Celular: Um estudo comparativo entre os mercados Brasileiro e Alemão

A Troca de Operadora de Telefonia Celular: Um estudo comparativo entre os mercados Brasileiro e Alemão Rodrigo Ciaravolo Martins A Troca de Operadora de Telefonia Celular: Um estudo comparativo entre os mercados Brasileiro e Alemão Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação

Leia mais

Marketing de relacionamento aplicado às instituições bancárias: um estudo em um banco de varejo para clientes com alto desempenho financeiro

Marketing de relacionamento aplicado às instituições bancárias: um estudo em um banco de varejo para clientes com alto desempenho financeiro Marketing de relacionamento aplicado às instituições bancárias: um estudo em um banco de varejo para clientes com alto desempenho financeiro Márcio de Oliveira Mota (UECE) marcio@marciomota.com Ana Augusta

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

6 Referências Bibliográficas

6 Referências Bibliográficas 59 6 Referências Bibliográficas Agência Nacional de Telecomunicações. Disponível em: www.anatel.gov.br. BATESON, J.E.G. and HOFFMAN, K.D. Marketing de Serviços. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. Cadernos

Leia mais

ESTUDO SOBRE OS ATRIBUTOS DE IMAGEM E SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SUPERMERCADOS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL 1

ESTUDO SOBRE OS ATRIBUTOS DE IMAGEM E SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SUPERMERCADOS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL 1 ESTUDO SOBRE OS ATRIBUTOS DE IMAGEM E SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SUPERMERCADOS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL 1 Ana Claudia Da Rosa 2, Márcia Zampieri Grohmann 3, Jaqueline Silinske

Leia mais

Fatores da Satistação e Fidelidade do Cliente: um Estudo na Construção Civil

Fatores da Satistação e Fidelidade do Cliente: um Estudo na Construção Civil Fatores da Satistação e do Cliente: um Estudo na Construção Civil Rubens E B Ramos (UFRN) rubens@ct.ufrn.br Leila L M G Câmara (UFRN) leilalmgc@yahoo.com.br Resumo Este artigo apresenta uma investigação

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO: a evolução do marketing voltado ao contato humano nas relações comerciais.

MARKETING DE RELACIONAMENTO: a evolução do marketing voltado ao contato humano nas relações comerciais. MARKETING DE RELACIONAMENTO: a evolução do marketing voltado ao contato humano nas relações comerciais. B RUNA LUIZA LOPES M ENEZES ESTRUTURA DO TRABALHO Problemática Objetivos Metodologia Embasamento

Leia mais

Andréia Cássia MOURA Faculdade Estácio de Sá BH Juliana França MARTINS Faculdade Estácio de Sá BH

Andréia Cássia MOURA Faculdade Estácio de Sá BH Juliana França MARTINS Faculdade Estácio de Sá BH ISSN: 1679-9127 MENSURAÇÃO DAS VARIÁVEIS QUALIDADE PERCEBIDA, VALOR PERCEBIDO, SATISFAÇÃO E LEALDADE DOS CLIENTES DE TELEFONIA MÓVEL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE BELO HORIZONTE MEASURING

Leia mais

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Renato Rodrigues de Lyra Desempenho de Alianças Estratégicas Análise de Modelos e Construtos DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo

Leia mais

4 Análise dos resultados

4 Análise dos resultados 4 Análise dos resultados 4.1. Exame dos dados Convém examinar os dados antes de conduzir qualquer análise, pois é possível obter várias informações relevantes relacionadas às suas características (Hair

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO 1 PROPÓSITO CENTRAL DO TRABALHO

RESUMO EXPANDIDO 1 PROPÓSITO CENTRAL DO TRABALHO Avaliação Da Satisfação Das Consumidoras Do Varejo de Roupas e Calçados Feminino de Candelária/RS Lilian Alves (lilianalves@mx2.unisc.br) Dr. Carlos Alberto Mello Moyano (carlos@unisc.br) Universidade

Leia mais

Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços

Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços Taís Pentiado Godoy (taispentiado@yahoo.com.br) Clandia Maffini Gomes (clandia@smail.ufsm.br)

Leia mais

Renda x Vulnerabilidade Ambiental

Renda x Vulnerabilidade Ambiental Renda x Vulnerabilidade Ambiental ANEXO D ANÁLISE EXPLORATÓRIA E PREPARAÇÃO DOS DADOS Identificamos tendência linear positiva. A correlação entre as variáveis é significativa, apresentando 99% de confiança.

Leia mais

AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC.

AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC. AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC. Adriane Moskalewicz 1, Lucas Lira Finoti 2, Simone Regina Didonet 3, Ana

Leia mais

Avaliação da qualidade de serviços percebida utilizando a escala Servqual: o estudo de caso da PRODABEL

Avaliação da qualidade de serviços percebida utilizando a escala Servqual: o estudo de caso da PRODABEL Avaliação da qualidade de serviços percebida utilizando a escala Servqual: o estudo de caso da PRODABEL Luiz Rodrigo Cunha Moura (UNA) lrmoura@pbh.gov.br Lilian Virgínia Caixeta (FEAD) livica@uai.com.br

Leia mais

Compra por Impulso no Ambiente de Travel Retail: A influência do ambiente em compras não planejadas em aeroportos

Compra por Impulso no Ambiente de Travel Retail: A influência do ambiente em compras não planejadas em aeroportos Fabio de Barros Rangel Compra por Impulso no Ambiente de Travel Retail: A influência do ambiente em compras não planejadas em aeroportos Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

Título do Case: Monitorando a Satisfação e Insatisfação dos Clientes em uma Empresa Júnior. Categoria: Projeto Interno Temática: Mercado Resumo:

Título do Case: Monitorando a Satisfação e Insatisfação dos Clientes em uma Empresa Júnior. Categoria: Projeto Interno Temática: Mercado Resumo: Título do Case: Monitorando a Satisfação e Insatisfação dos Clientes em uma Empresa Júnior. Categoria: Projeto Interno Temática: Mercado Resumo: O acompanhamento das expectativas do cliente e de sua avaliação

Leia mais

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado Segmentação de mercado Capítulos 8 Luciano Mendes Entendendo o Valor no Processo Gerencial de Marketing Fonte: Kotler e Keller (2012) 2 Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo

Leia mais

PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO EMPREENDEDOR AUTÔNOMO

PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO EMPREENDEDOR AUTÔNOMO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO EMPREENDEDOR AUTÔNOMO Renata Saavedra Castro Trindade Robson Moro Aioffi www.faacz.com.br (27) 3302-8000 Introdução Na era contemporânea o principal objetivo do marketing

Leia mais

A percepção do consumidor na qualidade de serviço

A percepção do consumidor na qualidade de serviço A percepção do consumidor na qualidade de serviço Wallace Prudenciato (Unesp) wallace@tilibra.com.br Resumo Este artigo tem por objetivo avaliar os serviços de manutenção no processo produtivo de uma empresa

Leia mais

3 MÉTODO. 3.1 Introdução

3 MÉTODO. 3.1 Introdução 53 3 MÉTODO 3.1 Introdução Neste capítulo será apresentado o método de pesquisa utilizado, esclarecendo o tipo de pesquisa realizado, método de coleta de dados, universo e amostra, tratamento dos dados

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO 1 PROPÓSITO CENTRAL DO TRABALHO

RESUMO EXPANDIDO 1 PROPÓSITO CENTRAL DO TRABALHO A Influência da Expertise do Consumidor e da Sensibilidade ao Preço na Imagem de Preço e sua Relação com o Valor Percebido e a Intenção de Compra no Comportamento do Consumidor de Vinhos Finos Fernanda

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

A QUALIDADE PERCEBIDA PODE SER UM ANTECEDENTE DIRETO DA LEALDADE ASSIM COM A SATISFAÇÃO? UM ESTUDO EM PROCESSO DE COMPRA NO VAREJO

A QUALIDADE PERCEBIDA PODE SER UM ANTECEDENTE DIRETO DA LEALDADE ASSIM COM A SATISFAÇÃO? UM ESTUDO EM PROCESSO DE COMPRA NO VAREJO A QUALIDADE PERCEBIDA PODE SER UM ANTECEDENTE DIRETO DA LEALDADE ASSIM COM A SATISFAÇÃO? UM ESTUDO EM PROCESSO DE COMPRA NO VAREJO PERCEIVED QUALITY MAY BE A DIRECT ANTECEDENT OF LOYALTY SO WITH SATISFACTION?

Leia mais

Impactos do processo de aculturação na fusão das empresas Y e Z: Uma análise quantitativa

Impactos do processo de aculturação na fusão das empresas Y e Z: Uma análise quantitativa Guilherme Carneiro Felippe dos Santos Impactos do processo de aculturação na fusão das empresas Y e Z: Uma análise quantitativa Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação

Leia mais

Escala de Atitudes em relação à Estatística: estudo de validação. Resumo

Escala de Atitudes em relação à Estatística: estudo de validação. Resumo 1 Escala de Atitudes em relação à Estatística: estudo de validação. Juliana Alvares Duarte Bonini Campos*; Lívia Nordi Dovigo**; Fernanda Salloumé Sampaio Bonafé**; João Maroco*** *Profa. Dra. Da Disciplina

Leia mais

7.1 Contribuições para a teoria de administração de empresas

7.1 Contribuições para a teoria de administração de empresas 7 Conclusões Esta tese teve por objetivo propor e testar um modelo analítico que identificasse como os mecanismos de controle e as dimensões da confiança em relacionamentos interorganizacionais influenciam

Leia mais

Análise da satisfação dos clientes de serviços de cabotagem no Brasil: Um estudo de caso

Análise da satisfação dos clientes de serviços de cabotagem no Brasil: Um estudo de caso Marianna Campos Pereira de Souza Análise da satisfação dos clientes de serviços de cabotagem no Brasil: Um estudo de caso Dissertação de Mestrado (Opção profissional) Dissertação apresentada como requisito

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DO SETOR FINANCEIRO DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR 1. Introdução

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DO SETOR FINANCEIRO DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR 1. Introdução 81 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DO SETOR FINANCEIRO DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR 1 Roseli Maria Soares de Lima 2, Gilberto Gilson Onésimo 3, Rogério Pinto 4, Eliangela Saraiva

Leia mais

Rodrigo Cavalieri de Souza. Possibilidades de Fidelização no. Serviço de Telefonia Celular DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Rodrigo Cavalieri de Souza. Possibilidades de Fidelização no. Serviço de Telefonia Celular DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Rodrigo Cavalieri de Souza Possibilidades de Fidelização no Serviço de Telefonia Celular DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas Rio

Leia mais

ÍNDICE ANEEL DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR

ÍNDICE ANEEL DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR Agência Nacional de Energia Elétrica ÍNDICE ANEEL DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR BOA VISTA Energia S/A ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO RORAIMA Superintendência de Regulação dos Serviços Comerciais - SRC Dezembro

Leia mais

Aplicação do modelo SERVPERF para avaliação dos serviços oferecidos pelo restaurante Albinos no município de Itaperuna-RJ

Aplicação do modelo SERVPERF para avaliação dos serviços oferecidos pelo restaurante Albinos no município de Itaperuna-RJ Aplicação do modelo SERVPERF para avaliação dos serviços oferecidos pelo restaurante Albinos no município de Itaperuna-RJ Jennifer de Araújo Freitas, UCAM-Campos jenniferaraujofreitas@gmail.com Paola Amorim

Leia mais

Valdênia Fernanda da Costa (UFCG) Eliane Ferreira Martins (UFCG)

Valdênia Fernanda da Costa (UFCG) Eliane Ferreira Martins (UFCG) ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DA QUALIDADE NO SERVIÇO: UMA APLICAÇÃO DO MODELO SERVQUAL NA AGÊNCIA DE CORREIOS DE JUAREZ TÁVORA - PB Valdênia Fernanda da Costa (UFCG) valdeniafernanda@hotmail.com

Leia mais

QUALIDADE DO SERVIÇOS DE SAÚDE DO SESI EM PERNAMBUCO

QUALIDADE DO SERVIÇOS DE SAÚDE DO SESI EM PERNAMBUCO QUALIDADE DO SERVIÇOS DE SAÚDE DO SESI EM PERNAMBUCO Cecília de Melo Dias Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD - Programa de Pós-Graduação em Administração Núcleo de Estudos sobre Marketing e Tecnologia

Leia mais

WILSON DE CASTRO HILSDORF A INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E O DESEMPENHO NO SERVIÇO AO CLIENTE: UM ESTUDO NA CADEIA CALÇADISTA

WILSON DE CASTRO HILSDORF A INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E O DESEMPENHO NO SERVIÇO AO CLIENTE: UM ESTUDO NA CADEIA CALÇADISTA WILSON DE CASTRO HILSDORF A INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E O DESEMPENHO NO SERVIÇO AO CLIENTE: UM ESTUDO NA CADEIA CALÇADISTA Tese apresentada ao Departamento de Engenharia de Produção

Leia mais

ÍNDICE ANEEL DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR

ÍNDICE ANEEL DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR Agência Nacional de Energia Elétrica ÍNDICE ANEEL DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR CEDRAP Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural do Alto Paraíba Ltda. Superintendência de Regulação dos Serviços

Leia mais

Escala para avaliação de imagem corporativa de universidade com capital aberto: um estudo com modelagem de equações estruturais

Escala para avaliação de imagem corporativa de universidade com capital aberto: um estudo com modelagem de equações estruturais Escala para avaliação de imagem corporativa de universidade com capital aberto: um estudo com modelagem de equações estruturais Paulo Roberto da Costa Vieira Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de

Leia mais

ANÁLISE DOS IMPACTOS DO TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES SOBRE A SATISFAÇÃO E LEALDADE DE CLIENTES: ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SETOR DA SAÚDE

ANÁLISE DOS IMPACTOS DO TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES SOBRE A SATISFAÇÃO E LEALDADE DE CLIENTES: ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SETOR DA SAÚDE ANÁLISE DOS IMPACTOS DO TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES SOBRE A SATISFAÇÃO E LEALDADE DE CLIENTES: ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SETOR DA SAÚDE ANALYSIS OF THE COMPLAINT MANAGEMENT IMPACTS ON THE SATISFACTION AND

Leia mais

ENTENDENDO A COMPRA DE PRODUTOS PIRATAS: a Influência das Estratégias de Negação e Ética do Consumidor

ENTENDENDO A COMPRA DE PRODUTOS PIRATAS: a Influência das Estratégias de Negação e Ética do Consumidor ENTENDENDO A COMPRA DE PRODUTOS PIRATAS: a Influência das Estratégias de Negação e Ética do Consumidor MARCOS FERREIRA SANTOS (FUMEC) CID GONÇALVES FILHO (FUMEC) JEFFERSON LOPES LA FALCE (FUMEC) Apresentação

Leia mais

Disciplinarum Scientia. Série: Sociais Aplicadas, Santa Maria, v. 10, n. 1, p , Recebido em: Aprovado em:

Disciplinarum Scientia. Série: Sociais Aplicadas, Santa Maria, v. 10, n. 1, p , Recebido em: Aprovado em: Disciplinarum Scientia. Série: Sociais Aplicadas, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 59-72, 2014. Recebido em: 18.12.2015. Aprovado em: 17.02.2016. ISSN 2318-678X RESUMO ALINHAMENTO ENTRE PERCEPÇÃO DA QUALIDADE

Leia mais

10/02/2010. Capítulo 5. Satisfação, valor e fidelidade do cliente ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA I ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA I

10/02/2010. Capítulo 5. Satisfação, valor e fidelidade do cliente ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA I ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA I Capítulo 5 Satisfação, valor e fidelidade do cliente 1 Questões abordadas no capítulo O que é valor e satisfação para o cliente e como as empresas podem proporcioná-los? O que é fidelidade para o cliente

Leia mais

Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto

Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto A Pesquisa, na área de Marketing, pode ser Pura ou Aplicada.. Tipologia de Pesquisa para Marketing 1. Básica, Pura, Fundamental:

Leia mais

ACEITAÇÃO E USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS SÉRIOS PARA O APRENDIZADO DA DISCIPLINA SIMULAÇÃO.

ACEITAÇÃO E USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS SÉRIOS PARA O APRENDIZADO DA DISCIPLINA SIMULAÇÃO. ACEITAÇÃO E USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS SÉRIOS PARA O APRENDIZADO DA DISCIPLINA SIMULAÇÃO. Luiz Henrique Lima FARIA Coordenadoria do Curso Técnico Integrado

Leia mais

ANAIS OS IMPACTOS DO TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES NA SATISFAÇÃO DE CLIENTES: ANÁLISE DE UMA EMPRESA DO SETOR DA SAÚDE

ANAIS OS IMPACTOS DO TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES NA SATISFAÇÃO DE CLIENTES: ANÁLISE DE UMA EMPRESA DO SETOR DA SAÚDE OS IMPACTOS DO TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES NA SATISFAÇÃO DE CLIENTES: ANÁLISE DE UMA EMPRESA DO SETOR DA SAÚDE RAPHAEL MENDES CAMPOS ( raphamendescampos@hotmail.com, rcampos@unimedbh.com.br ) Universidade

Leia mais

Metodologia Planejamento. Prof. Dr. Fauze Najib Mattar

Metodologia Planejamento. Prof. Dr. Fauze Najib Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar Capítulo 3 Tipos de Pesquisa Fonte: http://www.fauze.com.br/htm/slides.aspxaspx 2 Classificação dos tipos de pesquisa Classificação

Leia mais

Influência de Avaliações Online Negativas na Atitude e na Intenção de Compra

Influência de Avaliações Online Negativas na Atitude e na Intenção de Compra Viviane de Medeiros Calaça Gomes Influência de Avaliações Online Negativas na Atitude e na Intenção de Compra Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Administração

Leia mais

FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN APLICAÇÃO DE MODELO DE MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO ACADÊMICO: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ

Leia mais

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 9 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 9 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 9 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Prof Walfredo Ferreira, out. 2014 1 SUMÁRIO Marketing na Empresa Global o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação

Leia mais

CONSTRUCTOS DE QUALIDADE DE SERVIÇOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM BELO HORIZONTE

CONSTRUCTOS DE QUALIDADE DE SERVIÇOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM BELO HORIZONTE CONSTRUCTOS DE QUALIDADE DE SERVIÇOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM BELO HORIZONTE Sidney Lino de Oliveira (PUC Minas) sidneylino@pucminas.br Valseni Jose Pereira Braga (FBMG) valseni@gmail.com A partir

Leia mais

Figura 04: Esquema visual de conclusões Fonte: Elaborado pelo autor

Figura 04: Esquema visual de conclusões Fonte: Elaborado pelo autor 5 Conclusões O presente estudo teve como objetivo identificar quais fatores do serviço prestado pela Unimed-Rio foram determinantes para a formação de insatisfação entre os beneficiários em situações enquadradas

Leia mais

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E GESTÃO DE QUALIDADE: ANÁLISE À LUZ DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E GESTÃO DE QUALIDADE: ANÁLISE À LUZ DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS Área temática: Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Qualidade GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E GESTÃO DE QUALIDADE: ANÁLISE À LUZ DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS Luiz Cesar Campos Domingues 1 Graduando

Leia mais

A Construção da Lealdade e Imagem de Marca no Setor de Telefonia Móvel

A Construção da Lealdade e Imagem de Marca no Setor de Telefonia Móvel no Setor de Telefonia Móvel Thelma Rocha (ESPM) tvrocha@espm.br Cristophe Fabien Fuhrer (ESPM) cfuher729@hotmail.com Natália Hara Katayama (ESPM) maatkaat@yahoo.com.br Thereza Kitano Cherubini (ESPM) the_thezinha@hotmail.com

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC: Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Fatores determinantes da satisfação e da fidelidade dos clientes em postos de combustíveis

Fatores determinantes da satisfação e da fidelidade dos clientes em postos de combustíveis Fatores determinantes da satisfação e da fidelidade dos clientes em postos de combustíveis Mario Orestes Aguirre González (UFRN) mario_gonzalez_pe@yahoo.com Célio Gurgel Amorim (UFRN) celiogurgel@digizap.com.br

Leia mais

3 Metodologia de Estudo

3 Metodologia de Estudo 3 Metodologia de Estudo Este capítulo apresenta as características do método adotado para o estudo, compreendendo a descrição sobre o instrumento de pesquisa adotado (questionário), bem como os critérios

Leia mais

Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas

Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas Professora Elaine Barros ATENDIMENTO focado em vendas 1. 2. 3. 4. Marketing em empresas de serviços; Satisfação e retenção de clientes; Valor percebido

Leia mais

Revista Diálogos Interdisciplinares 2016 vol. 5 n 3 - ISSN

Revista Diálogos Interdisciplinares 2016 vol. 5 n 3 - ISSN Revista Diálogos Interdisciplinares 2016 vol. 5 n 3 - ISSN 2317-3793 ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DA SATISFAÇÃO DE CLIENTES NO SETOR SERVIÇOS DE TELEFONIA MÓVEL NO BRASIL: PROPOSIÇÃO E TESTE DE UM MODELO

Leia mais

RELAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE COM O CONSUMO DO COMBUSTÍVEL BPF NO PROCESSO DE SECAGEM DA MADEIRA EM UMA AGROINDÚSTRIA

RELAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE COM O CONSUMO DO COMBUSTÍVEL BPF NO PROCESSO DE SECAGEM DA MADEIRA EM UMA AGROINDÚSTRIA RELAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE COM O CONSUMO DO COMBUSTÍVEL BPF NO PROCESSO DE SECAGEM DA MADEIRA EM UMA AGROINDÚSTRIA Fabiane de Souza Bueno 1, Gislaine Cristina Batistela 2 1 Faculdade de Tecnologia de Botucatu,

Leia mais

PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA E MODELOS DE REGRESSÃO

PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA E MODELOS DE REGRESSÃO PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA E MODELOS DE REGRESSÃO Gustavo Rocha Aquino González 1 Ana Paula Barbosa Sobral 2 Jane Azevedo da Silva 3 Raquel Campanate

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considere as afirmações a seguir:

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais

A Percepção de Clientes Universitários quanto ao Relacionamento com suas Operadoras de Telefonia Móvel

A Percepção de Clientes Universitários quanto ao Relacionamento com suas Operadoras de Telefonia Móvel A Percepção de Clientes Universitários quanto ao Relacionamento com suas Operadoras de Telefonia Móvel Autoria: Eduardo Botti Abbade, Greice de Bem Noro RESUMO O objetivo deste estudo foi identificar a

Leia mais