Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz"

Transcrição

1 Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz

2 1. Como discurso que implementa e constrói significados para as diferenças sexuais, por meio de processos de diferenciação conflituosos e hierarquizados, gênero é a instância onde e por meio da qual os seres humanos aprendem a se converter em e a se reconhecer como homens e mulheres, nos diferentes contextos históricos, culturais e sociais. A conjunção e (linha 4) liga a oração iniciada por a se reconhecer à oração os seres humanos aprendem, estabelecendo entre elas uma relação de subordinação.

3 2. Finalmente, considero que, embora a formação de novos sujeitos sociais e políticos e de arenas de participação da sociedade na formulação e gestão das políticas públicas traga as marcas de nossa trajetória histórica, constitui, ao mesmo tempo, possibilidade aberta para outra equação entre universalismo e particularismo na sociedade brasileira. Por meio da conjunção e, empregada uma vez na linha 1 e duas vezes na linha 2, é estabelecida a seguinte organização de ideias: a primeira ocorrência liga duas características de novos sujeitos (l.1); a segunda liga dois complementos de formação (l.1); a terceira, dois complementos de arenas de participação da sociedade (l.2).

4 3. Mas avançar na elucidação desse fenômeno impõe perceber que, ao lado da valorização de direitos, se desenvolve igualmente a certeza de que o caminho para efetivá-los é a mobilização pública do sentimento de justiça, e não a ativação de métodos personalistas de acesso a eles. Sem prejuízo para a correção e os sentidos do texto, a expressão e não poderia ser substituída por a) não só. b) e nem. c) senão. d) mas não.

5

6 4. Acerca do papel das conjunções na organização argumentativa do texto julgue os itens subsequentes. I A conjunção porque (l.3) combina duas orações que mantêm entre si uma relação de causalidade. II A conjunção como (l.6) indica uma comparação entre as afirmações das orações por ela conectadas. III A conjunção Logo (l.7) introduz um período que explica o raciocínio apresentado em períodos anteriores. IV A conjunção entretanto (l.18) estabelece relação de contraposição entre os conteúdos das orações por ela combinadas. Estão certos apenas os itens a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

7 5. O período de incubação vai de dois a sete dias, mas a maioria dos pacientes pode espalhar o vírus desde o primeiro dia de contaminação (...) Adverte-se, pois, que as precauções com secreções respiratórias são de importância decisiva, motivo pelo qual são recomendados cuidados especiais com a higiene... Mantém-se a correção gramatical do período substituindo-se pois por por conseguinte ou portanto.

8 6. As críticas à extrema confiança que demos à ciência como única forma de conhecimento são muitas e espalham-se em diversas frentes. Embora não possamos desconsiderar o avanço científico a que os últimos séculos assistiram, essa ciência capitalista, androcêntrica e colonial não tem conseguido resolver o problema que ela própria ajudou a construir. O conectivo Embora introduz no período em que ocorre uma ideia de concessão.

9 7. Não foi a lei que não funcionou, mas os responsáveis pelo dinheiro público que, por alguma razão, não a cumpriram. De que adiantaria, então, tornar a lei mais rigorosa, se nem as condições atuais esses responsáveis estão sendo capazes de cumpri-la? A conjunção se introduz uma oração interpretada como a condição para tornar a LRF mais rigorosa.

10 8. No trecho Muitas autoridades públicas não só evitam associar-se ao assunto como também o tratam de modo simplista, o vocábulo como integra uma expressão que introduz no período uma ideia de a) proporcionalidade. b) adição. c) comparação. d) explicação. e) oposição.

11 9. Cria-se, dessa forma, um paradoxo na sociedade moderna, pois o excluído sempre está dentro, na medida em que não existe mais o estar fora. Sempre está envolvido no processo de produção-consumo. Sempre ocupa um desses lugares, senão os dois. Sem prejuízo para a coerência textual, a locução na medida em que poderia ser substituída por visto que.

12 10. Os acidentes de trânsito custam caro ao povo e à sociedade brasileira, onerando sobremaneira os sistemas de saúde e de segurança pública. É certo que existem deficiências técnicas, de infraestrutura e de engenharia. Entretanto, condutores, motociclistas e pedestres são incapazes de cumprir as mais elementares regras de circulação. O termo Entretanto pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes: Porém, Todavia, Conquanto, Contudo.

13 11. O CNJ e os demais órgãos do Judiciário estão mobilizados para acelerar os julgamentos dos casos de violência contra as mulheres e para promover a correta aplicação da Lei Maria da Penha. As duas ocorrências de para conferem às orações em que ocorrem relações sintáticas diferentes.

14 12. Mas ele nunca errava, e já nem havia mais o que errar, uma vez que não havia mais dúvidas. A locução uma vez que" introduz, no período em que ocorre, ideia de causa.

15 13. Não obstante tenha sido um dos primeiros países da América Latina a conceder o sufrágio universal, o Brasil está entre as nações que apresentam a mais baixa representação política feminina no Ocidente. A correção e o sentido original do texto seriam mantidos caso se substituísse a expressão Não obstante" por Embora.

16 14. No trecho A objetividade na avaliação é essencial e depende de critérios de valor claros na mente do observador", a conjunção e" possui valor aditivo e estabelece uma relação de coordenação entre as orações ligadas por ela.

17 15. A invenção e a difusão da técnica da escritura, somadas à compilação de costumes tradicionais, proporcionaram os primeiros códigos da Antiguidade, como o de Hamurábi, o de Manu, o de Sólon e a Lei das XII Tábuas. Constata-se, destarte, que os textos legislados e escritos eram melhores depositários do direito e meios mais eficazes para conservá-lo que a memória de certo número de pessoas, por mais força que tivessem em função de seu constante exercício Sem prejuízo do sentido do texto, o termo destarte poderia ser substituído por contudo ou todavia.

18 16. Tendo presente essas asserções genéricas, podemos compreender melhor as ambiguidades e os limites do liberalismo brasileiro, porquanto, desde os primórdios, ele teve de conviver com uma estrutura político-administrativa patrimonialista e com uma dominação econômica escravista das elites agrárias A ideia introduzida pela conjunção porquanto poderia ser expressa também por conquanto.

19 17. Posteriormente, na década de 70, foi criado o protocolo Internet, que permitiu a comunicação entre os seus poucos usuários até então, uma vez que ela ainda estava restrita aos centros de pesquisa dos Estados Unidos da América. Mantêm-se a correção gramatical e o sentido original do período ao se substituir a expressão uma vez que por qualquer um dos seguintes termos: porque, já que, pois, por conseguinte.

20 18. Podem-se candidatar ao licenciamento obras audiovisuais com duração de cinco a trinta minutos, de qualquer gênero, formato ou ano de realização, desde que possuam o certificado de produto brasileiro, emitido gratuitamente pela ANCINE. O termo desde que estabelece uma relação de condição e pode ser substituído por caso ou contanto que sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto.

21 19. A expressão no entanto poderia ser substituída pelo vocábulo entretanto, sem que houvesse prejuízo à correção gramatical e ao sentido do texto.

22 20. O aumento do número de alunos no ensino integral é atribuído ao Programa Mais Educação, criado pelo Ministério da Educação para incentivar as secretarias estaduais e municipais de educação, com a transferência de recursos federais, a oferecer a educação integral. O termo para introduz ideia de finalidade e poderia ser substituído, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido original do texto, por afim de.

23 GABARITO 1 ERRADO / 2 CERTO / 3 D / 4 B / 5 CERTO 6 CERTO / 7 ERRADO / 8 B / 9 CERTO / 10 ERRADO 11 ERRADO / 12 CERTO / 13 CERTO / 14 CERTO / 15 ERRADO 16 ERRADO / 17 ERRADO / 18 ERRADO / 19 CERTO / 20 - ERRADO

Gramática Prof. Lucas Gonçalves

Gramática Prof. Lucas Gonçalves 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 2 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br PARTÍCULA SE 5. (MMA/ ANALISTA/ CESPE) O trecho muito pouco sobre a vida

Leia mais

DIEGO AMORIM GRAMÁTICA

DIEGO AMORIM GRAMÁTICA DIEGO AMORIM GRAMÁTICA Quando o caso que der origem à denúncia envolver dinheiro federal, a denúncia deve ser feita ao TCU, que possui unidades em cada um dos estados do Brasil. 1 Na linha 3, o uso do

Leia mais

PROF. LUCAS GONÇALVES LÍNGUA PORTUGUESA

PROF. LUCAS GONÇALVES LÍNGUA PORTUGUESA PROF. LUCAS GONÇALVES LÍNGUA PORTUGUESA N. Questões % 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 1495 30% 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 201 4% 3 Domínio da ortografia

Leia mais

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS ORAÇÕES DESLOCADAS OU OU ADJUNTOS. INTERCALADAS;

Leia mais

Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração.

Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração. Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração. Veja: Ex.1: Você quer açúcar ou adoçante? Ex.2: Preste atenção ou saia da sala. Classificação: a- Conjunções coordenativas:

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

Português. Conjunções. Professor Arthur Scandelari.

Português. Conjunções. Professor Arthur Scandelari. Português Conjunções Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CONJUNÇÕES PARTE 1 1. (CESPE SDS-PE 2016) É importante, pois, que o médico estabeleça o momento de ocorrência do

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 109/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 109/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 109/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. (CESPE 2017 TCE-PE) No que concerne aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CB2A1AAA, julgue o item seguinte. A

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel Freitas Sampaio ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS É aquela que se encaixa na oração principal, funcionando

Leia mais

Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz

Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br Vozes Verbais + Palavra SE Questões Cespe 1. Seguiram-se outras instituições extrajudiciais com funções semelhantes em setores

Leia mais

VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS Questões Consulplan

VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS Questões Consulplan VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS Questões Consulplan Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. No entanto, enquanto a anorexia é reconhecida como um mal, a ortorexia tem a desvantagem de ser uma

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 7/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 7/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 7/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 205/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 205/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 205/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 546672 Texto para os itens de 23 a 29 Julgue os seguintes itens a respeito das idéias e da organização do texto acima. O valor de adjetivo do gerúndio em "podendo optar" (l.12) fica preservado

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Leia o texto abaixo para responder a questão - Em "Estima-se que os jogos das 32 seleções serão vistos por três milhões de torcedores nos 12 estádios que

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 91/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 91/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 91/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

CONECTORES DISCURSIVOS. Como fazer

CONECTORES DISCURSIVOS. Como fazer CONECTORES DISCURSIVOS Como fazer Biblioteca 2017 Os conectores ou articuladores de discurso Os conectores ou articuladores de discurso que seguidamente apresentamos (em quadro) são um auxiliar excelente

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 13/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Resolução de Provas 002 Português Essencial para Concurso PROFESSOR: Alexandre Amorim Leia o texto abaixo para responder aos itens de 1

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 127/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 127/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 127/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio

CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio Texto para os itens de 1 a 10 Os bancos médios alcançaram um de seus 1 melhores anos em 2006. A rigor, essas instituições não optaram por

Leia mais

Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres.

Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres. Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres. A forma verbal são está no plural porque concorda com

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 25/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 25/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 25/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 115/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

TEXTO. Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem.

TEXTO. Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem. Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem. 1. A substituição do pronome o, em reduziu-o a artigos (R. 11 e 12), por lhe preservaria a correção

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS OU ADJUNTOS. ORAÇÕES

Leia mais

@profdecioterror Décio Terror Filho (32)

@profdecioterror Décio Terror Filho (32) @profdecioterror Décio Terror Filho (32) 98447 5981 Compreensão de texto contemporâneo. Reconhecimento de modos de organização de diferentes gêneros de texto. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA A frase pode ser constituída por uma ou mais orações. Uma oração é a unidade gramatical organizada à volta de um verbo. FRASE SIMPLES E

Leia mais

TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL CADERNO DE EXERCÍCIOS INSS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL LÍNGUA PORTUGUESA RACIOCÍNIO LÓGICO INFORMÁTICA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEI 8.112/90

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 67/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 67/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 67/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo

13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo 13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo impessoal haver (l.11), que permaneceria no singular,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

Aulão de Véspera PCPA. Professor Elias Santana

Aulão de Véspera PCPA. Professor Elias Santana Aulão de Véspera PCPA Professor Elias Santana Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres. A forma

Leia mais

Considerando os sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir. Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.

Considerando os sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir. Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens. Gramática Átila Abiorana Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens. 1. Seriam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto se o período No ano seguinte (...) Constituinte de

Leia mais

01 Q Português Sintaxe

01 Q Português Sintaxe 01 Q292307 Português Sintaxe Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANPProva: Todos os Cargos BETA Com relação às ideias e às estruturas gramaticais do texto, julgue os itens de 1 a 10. A oração introduzida pelo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 19/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 19/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 19/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Português INSS 2015/2016. MARATONA Professora Luciane Sartori

Português INSS 2015/2016. MARATONA Professora Luciane Sartori Português INSS 2015/2016 MARATONA Professora Luciane Sartori Contatos: Email: lucianesartori@bol.com.br Site: www.sartoriprofessores.com.br Facebook: Luciane Sartori III Página do Facebook: Luciane Sartori

Leia mais

ENEM. Análise do critério dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação do texto

ENEM. Análise do critério dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação do texto ENEM Análise do critério dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação do texto O participante do ENEM tem de demonstrar domínio dos recursos coesivos, dos mecanismos linguísticos

Leia mais

A PARTÍCULA SE pode ser:

A PARTÍCULA SE pode ser: A PARTÍCULA SE pode ser: 1. Pronome reflexivo 2. Pronome recíproco 3. Pronome apassivador 4. Índice de indeterminação do sujeito 5. Parte integrante do verbo 6. Conjunção condicional 7. Palavra expletiva

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 31/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 31/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 31/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 271/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 271/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 271/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 199/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 199/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 199/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. CONJUNÇÃO É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES COORDENADAS

PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES COORDENADAS PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES COORDENADAS Conjunções Subordinativas Observe as principais conjunções e locuções. 1) Causais (orações subordinadas adverbiais): porque, como (porque), pois, pois que, por isso

Leia mais

Drummond escreveu poemas e entrou para a história.

Drummond escreveu poemas e entrou para a história. Conjunção Pode-se definir a conjunção como um termo invariável, de natureza conectiva que pode criar relações de sentido (nexos) entre palavras ou orações. Usualmente, as provas costumam cobrar as relações

Leia mais

50 ANOS DEPOIS. A sequência está correta em a) F, F, F. b) V, V, F. c) V, F, V. d) F, F, V. e) V, V, V.

50 ANOS DEPOIS. A sequência está correta em a) F, F, F. b) V, V, F. c) V, F, V. d) F, F, V. e) V, V, V. Gramática Diego Amorim 50 ANOS DEPOIS [...] No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada que derrubou o Império em 1889. Nos 50 anos do Estado Novo, poucos deram atenção ao período

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I Bárbara da Silva Português Aula 39 Conjunções I Conjunção Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a bola e mostrou

Leia mais

Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz

Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. E, nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é

Leia mais

PONTUAÇÃO. Proibida Obrigatória Facultativa. separar. isolar. Relação Lógica Elemento acidental. Uma vírgula pode. A vírgula pode ser

PONTUAÇÃO. Proibida Obrigatória Facultativa. separar. isolar. Relação Lógica Elemento acidental. Uma vírgula pode. A vírgula pode ser PONTUAÇÃO A vírgula é um sinal gráfico, portanto independente dos aspectos respiratórios. Uma vírgula pode A vírgula pode ser ou separar isolar Proibida Obrigatória Facultativa São duas noções que governam

Leia mais

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo.

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. Análise linguística formação do modo imperativo. Identificar e compreender a formação do modo imperativo do verbo.

Leia mais

Revisão para a P2 9º ANO

Revisão para a P2 9º ANO Revisão para a P2 9º ANO Gênero textual: CRÔNICA A crônica é uma gênero textual que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Como se estivesse em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar

Leia mais

01 Q Português Interpretação de Textos

01 Q Português Interpretação de Textos 01 Q369501 Português Interpretação de Textos Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia FederalProva: Agente Administrativo BETA Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto, julgue os itens

Leia mais

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski PAPIRANDO O PORTUGUÊS 20 PROFESSOR DOUGLAS WISNIEWSKI CESPE PF LÍNGUA PORTUGUESA O aumento do controle e do uso, por parte do homem, da energia contida nos combustíveis fósseis, abundantes e baratos, foi

Leia mais

(Cespe/BRB/Escriturário)

(Cespe/BRB/Escriturário) Gramática Átila Abiorana (Cespe/BRB/Escriturário) desenvolvidas economicamente. 8. A expressão a pesquisa (R.8) refere-se ao estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (R.1-2). Com

Leia mais

Questões Comentadas Língua Portuguesa

Questões Comentadas Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida Questões Comentadas Língua Portuguesa CESPE - FCC - FGV - CESGRANRIO - VUNESP - ESAF 1ª edição Recife PE 2016 QUESTÕES CESPE 1 - A vida do Brasil colonial era regida

Leia mais

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa 1. Alternativa (A) às vésperas : locução adverbial cujo núcleo é palavra feminina tem crase obrigatória (substitua por, por exemplo, ao lado

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 103/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 103/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 103/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Português. Questões Gerais

Português. Questões Gerais Português Questões Gerais Questão 1 ( ) A vírgula logo após país (l.21) é de emprego facultativo, ou seja, ela poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção do texto. Questão 1 ( F ) A vírgula logo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 1/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 1/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 1/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CRÉDITOS À BANCA CESPE/CEBRASPE CURTA NOSSA PÁGINA

Leia mais

Coordenação e subordinação. Porto Editora

Coordenação e subordinação. Porto Editora Coordenação e subordinação Frase simples complexa Frase simples Constituída apenas por um verbo ou por um complexo verbal. Ex.: A Maria brinca muito com o irmão. frase simples (constituída por um verbo)

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 541916 Julgue os itens a seguir, no tocante aos sentidos, às estruturas lingüísticas e aos elementos gramaticais do texto III. A expressão do Oiapoque ao Chuí poderia figurar no lugar de "do Rio

Leia mais

Inferências No momento em que a mulher descobre marcas de baton desconhecido no colarinho do marido, produz-se (entre outras coisas) a inferência.

Inferências No momento em que a mulher descobre marcas de baton desconhecido no colarinho do marido, produz-se (entre outras coisas) a inferência. Módulo 5 Módulo 5 Inferências No momento em que a mulher descobre marcas de baton desconhecido no colarinho do marido, produz-se (entre outras coisas) a inferência. Inferência é o movimento do pensamento

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE III)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE III) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE III) Veja como as preposições influenciam os sentidos atribuídos pelos verbos: Vender ao mercado/vender no mercado Lutar contra/lutar por Brotar

Leia mais

Comentário: Comentário:

Comentário: Comentário: 4 Por iminente, (L.79), entende-se (A) importante. (B) próximo. (C) insigne. (D) conspícuo. (E) impelente. A questão aborda a significação da palavra dentro do contexto, o que tem sido muito frequente

Leia mais

FRASE ORAÇÃO PERÍODO

FRASE ORAÇÃO PERÍODO FACULDADE PITÁGORAS FRASE ORAÇÃO PERÍODO Aula 3 Professora Rita Maria Knop Elaboração: Ada Magaly Matias Brasileiro, Jaider Fernandes Reis, Marcélia Marise Vieira dos Santos Martha Cristina de Almeida

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA CESPE PROFº RENATO PORPINO LÍNGUA PORTUGUESA CESPE PROFº RENATO PORPINO 1

LÍNGUA PORTUGUESA CESPE PROFº RENATO PORPINO LÍNGUA PORTUGUESA CESPE PROFº RENATO PORPINO   1 LÍNGUA PORTUGUESA CESPE PROFº RENATO PORPINO WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 PRONOMES RELATIVOS São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam.

Leia mais

Português. Orações Subordinadas Adjetivas: Restritivas e Explicativas. Professor Arthur Scandelari.

Português. Orações Subordinadas Adjetivas: Restritivas e Explicativas. Professor Arthur Scandelari. Português Orações Subordinadas Adjetivas: Restritivas e Explicativas Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: RESTRITIVAS E EXPLICATIVAS 1. (FUNRIO

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz

Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. Ciente de que não houve explosão do quantitativo de servidores no Poder Executivo federal, porém convencido de que novas

Leia mais

CONJUNÇÕES E AS RELAÇÕES NO TEXTO

CONJUNÇÕES E AS RELAÇÕES NO TEXTO CONJUNÇÕES E AS RELAÇÕES NO TEXTO Classificação Aditivas (adição, soma): e, nem, mas, também. Adversativas ( oposição, contraste): mas, porém, contudo, todavia, entretanto. Classificação Alternativas (

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 217/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 217/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 217/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 559899 No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto, assinale a opção correta. 1) A forma verbal interferem (l.5) poderia ser corretamente flexionada no singular interfere,

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada

Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS em [...] como se se fosse afundando num prazer grosso QUE NEM azeite [...], a locução destacada é de natureza comparativa e de cunho popular. A questão referia-se

Leia mais

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 Este é um material de acompanhamento de Aulas Gratuitas transmitidas pelo AlfaCon em seu Canal Oficial no Youtube. Inscreva-se para receber o melhor conteúdo

Leia mais

Língua Portuguesa Professor: Marcelo Rosenthal 1º passo isolar a oração em que aparece o pronome relativo. 2º passo formar uma nova frase somente com aquela oração já isolada, substituindo o pronome relativo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 55/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 55/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 55/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Raciocínio Lógico. Conectivo se e somente se (Bicondicional) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Conectivo se e somente se (Bicondicional) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Conectivo se e somente se (Bicondicional) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico BICONDICIONAL... SE SOMENTE SE... Recebe o nome de bicondicional toda

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 49/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 49/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 49/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Acerca de aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir. 6. A correção gramatical e o sentido do texto seriam

Acerca de aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir. 6. A correção gramatical e o sentido do texto seriam Emergências Pré-hospitalares Edis Rodrigues mantidos caso o termo em casa (R.18) fosse isolado por vírgulas. 7. Na linha 23, o termo introduzido pela preposição para exerce a função de complemento do verbo

Leia mais

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO Orações Coordenadas Pra começo de conversa... FRASE ORAÇÃO PERÍODO FRASE Enunciado com sentido completo... Socorro! Socorro! Silêncio! A aula da professora Marisa é maravilhosa. Nós adoramos Gramática.

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. (CESPE 2017 TRF 1ª REGIÃO) A respeito dos aspectos linguísticos do texto 4A2AAA, julgue o item que se segue. O termo bens

Leia mais

Expressão 1 conjunção Expressão 2. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã.

Expressão 1 conjunção Expressão 2. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã. Expressão 1 conjunção Expressão 2 Ex.: João e Maria foram à praia. S V C ADJ. ADV. conjun ção S V C ADJ. ADV. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã. CONJUNÇÕES COORDENATIVAS Aditivas Estabelecem

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PIMENTA-MG CONCURSO PÚBLICO 001/2018

CÂMARA MUNICIPAL DE PIMENTA-MG CONCURSO PÚBLICO 001/2018 RECORRENTE: AGUEDA APARECIDA RODRIGUES INSCRIÇÃO Nº. 0032 CANDIDATO AO CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS QUESTÃO: 18 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: A candidata requer a revisão da questão. Ao

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 43/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 43/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 43/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA QUESTÃO: 01 Na argumentação, a autora recorre a todas as estratégias arroladas na questão, exceto a indicada pelo Gabarito. Assim, por exemplo, a dados estatísticos: aqui, dois terços dos usuários ainda

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Cheguei atrasado, PORQUE o trânsito estava caótico. Oração assindética Conjunção coordenativa Oração coordenada

Leia mais

Às vezes, também (l. 4)

Às vezes, também (l. 4) Revisão ENEM 1. Às vezes, também (l. 4) Ao estabelecer coesão entre os dois primeiros parágrafos, a palavra também, nesse contexto, expressa determinado sentido. Considerando esse sentido, também poderia

Leia mais

No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%).

No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%). No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%). Sem prejuízo da correção gramatical ou do sentido original do texto, a forma verbal

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Resolução de Provas 003 Gramática Aplicada ao Texto PROFESSOR: Alexandre Amorim PREPARAÇÃO INTENSIVA Caro (a) aluno (a), O tempo passa muito

Leia mais

AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES CESPE. Prof. Joaquim Bispo. NOTA: RESOLUÇÕES DE QUESTÕES COM BASE NA BANCA CESPE/UnB

AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES CESPE. Prof. Joaquim Bispo. NOTA: RESOLUÇÕES DE QUESTÕES COM BASE NA BANCA CESPE/UnB AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES CESPE Prof. Joaquim Bispo NOTA: RESOLUÇÕES DE QUESTÕES COM BASE NA BANCA CESPE/UnB SEÇÃO - 1 MORFOLOGIA CESPE - 2013 - TJ-DF 1) A pesquisa indica, ainda, que 30% das pessoas

Leia mais