Palavras-chave Microbiologia; Antibióticos; Resistência Bacteriana.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave Microbiologia; Antibióticos; Resistência Bacteriana."

Transcrição

1 PREVALÊNCIA DE Staphylococcus aureus RESISTENTES A OXACILINA ISOLADOS EM LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA EM TERESINA-PI SOARES, A. N.¹; BARROS, R. S.¹; BARBOSA, V.S.¹; MOURA, A. L. V.²; MOURA, M. L V.³ ¹FACULDADE UNINASSAU ALIANÇA ²FACULDADE FACID/DEVRY ³UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ RESUMO Introdução: O uso indiscriminado de antibióticos fez com que as bactérias se adaptem e desenvolvam defesas relativas aos agentes antibacterianos, com o consequente aparecimento de resistência. Staphylococcus é um gênero de bactérias que são patógenos humanos e de outros mamíferos. As principais infecções ocasionadas por S. aureus são bacteremias, endocardite, meningite, osteomielite, artrite séptica, pneumonia, empiema, piodermas e abcessos renais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência de Staphylococcus aureus resistentes a oxacilina isolados em laboratório de referência de Teresina-PI. Metodologia: Para a realização da pesquisa foram utilizadas fichas de pacientes diagnósticados com infecção pelo Staphylococcus aureus e resistentes a oxacilina em laboratório de referência, em Teresina - PI, no período de Janeiro de 2014 a dezembro de O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa da Faculdade Facid/Devry. Resultados e Discussão: No período de 2014 a 2015 foram realizados 2580 exames microbiológicos, destes 187 foram positivos para S. aureus. Desses, em 2014, 27 isolados apresentaram resistência à oxacilina e em 2015 foram 43 cepas. No ano de 2015, obteve-se o maior número de isolados desse micro-organismo resistente à oxicilina. Na comunidade do Paiuí existe um número bem significativo de cepas de Staphylococcus aureus, resistentes à oxacilina. Essa condição pode ser atribuída ao uso indiscriminado de antibióticos, que levam ao desenvolvimento de mecanismos de resistência bacteriana. Conclusões: Considerando a quantidade de cepas de S. aureus isoladas nas análises microbiológicas, ela foi pequena, quando comparada ao número total de exames microbiológicos realizados. Este estudo demonstra que há necessidade de conscientização da população em si tratando do uso indiscriminado de antibióticos. Palavras-chave Microbiologia; Antibióticos; Resistência Bacteriana.

2 _ ABSTRACT Introduction: The indiscriminate use of antibiotics has caused bacteria to adapt and develop defenses related to antibacterial agents, with the consequent emergence of resistance. Staphylococcus is a genus of bacteria that are human and other mammalian pathogens. The main infections caused by S. aureus are bacteremia, endocarditis, meningitis, osteomyelitis, septic arthritis, pneumonia, empyema, pyoderma, and renal abscesses. The present study aimed to evaluate the prevalence of oxacillin-resistant Staphylococcus aureus isolated from a reference laboratory in Teresina-PI. Methodology: To perform the research, the files of patients diagnosed with Staphylococcus aureus infection and resistant to oxacillin were used in a reference laboratory, in Teresina - PI, from January 2014 to December The study was approved by the ethics and research at Facid / Devry College. Results and Discussion: During the period from 2014 to 2015, 2580 microbiological examinations were performed, of which 187 were positive for S. aureus. Of these, in 2014, 27 isolates showed resistance to oxacillin and in 2015 there were 43 strains. In the year 2015, the largest number of isolates of this microorganism resistant to oxicillin was obtained. In the Paiuí community there are a very significant number of Staphylococcus aureus strains resistant to oxacillin. This condition can be attributed to the indiscriminate use of antibiotics, which lead to the development of mechanisms of bacterial resistance. Conclusions: Considering the number of strains of S. aureus isolated in the microbiological analyzes, it was small when compared to the total number of microbiological tests performed. This study demonstrates that there is a need to raise public awareness of the indiscriminate use of antibiotics. Keywords - Microbiology; Antibiotics; Bacterial resistance. INTRODUÇÃO A disseminação do uso de antibióticos fez com que as bactérias desenvolvessem defesas relativas aos agentes antibacterianos, com o consequente aparecimento de resistência (SILVEIRA et al., 2006). Staphylococcus é um gênero de bactérias que são patógenos humanos e de outros mamíferos. As infecções causadas por S. aureus são principalmente bacteremias, endocardite, meningite, osteomielite, artrite séptica, pneumonia, empiema, piodermas e abcessos renais (CRUVINEL; SILVEIRA; SOARES, 2011). Do ponto de vista clínico, S. aureus tornou-se a espécie bacteriana de maior importância entres os estafilococos, pois vem sendo destacado como agente de infecção hospitalar entre as décadas de 50 e 60 especificamente em função das

3 cepas resistentes à penicilina (FARIA, 2008). O crescimento do número de infecções causadas por S. aureus meticilina e oxacilina resistente é muito grande e quase sempre a cepa apresenta resistência múltipla a outros antimicrobianos, o que constitui um grave problema para o inicio da terapêutica (RATTI; SOUZA, 2009). O presente trabalho objetivou avaliar a prevalência dos isolados de Staphylococcus aureus resistentes a oxacilina isolados em laboratório de referência de Teresina - PI além de verificar o perfil de suscetibilidade de Staphylococcus aureus frente à oxacilina e caracterizar de acordo com a sazonalidade o período de maior ocorrência de cepas de S. aureus resistente à oxacilina. METODOLOGIA O estudo é do tipo sazonal com abordagem quantitativa com foco em bases em analises de dados secundários existentes junto ao sistema eletrônico do laboratório de referência em Teresina-PI. Para a realização da pesquisa foram inclusas fichas de pacientes diagnosticados com Staphylococcus aureus resistentes a oxacilina no laboratório de referência, no período de Janeiro de 2014 a dezembro de 2015, independente da faixa etária e do sexo do paciente. Os dados foram organizados em planilhas do programa Microsoft Office Excel 2010 onde foram distribuídas em tabelas e gráficos, e analisados pelo programa GRAPH PAD PRISM versão 5.4. A pesquisa segue os aspectos éticos preconizados pelas Normas de Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que rege a pesquisa com seres humanos, com aprovação pelo comitê de ética e pesquisa da faculdade Facid/Devry. RESULTADOS E DISCUSSÃO Ao realizar análise no banco de dados eletrônico do Laboratório de Referência do Estado do Piauí, verificou-se que nos anos de 2014 a 2015, foram realizados 2580 exames microbiológicos e destes 187 foram positivos para o isolamento de Staphylococcus aureus. Dos isolados, 76 realizados em 2014, onde 27 apresentaram resistência à oxacilina. Em 2015 foram realizados 111 exames, com 43 cepas que também apresentaram resistência a esse mesmo antibiótico. Os métodos utilizados na determinação dos perfis de suscetibilidade do S. aureus frente aos antimicrobianos foram através da técnica da difusão do disco e automação. O S. aureus foi isolado a partir de urina, secreção de lesão, secreção de ferida, secreção purulenta, ponta de cateter, sangue total, secreção traqueal, aspirado, líquor, swab nasal, secreção de abscesso, ferida cirúrgica, ferida operatória e dreno (Tabela 1).

4 Tabela 1: Quantidade de exames positivos para S. aureus de acordo com as cepas resistentes a oxacilina. Piauí, Anos Exames positivos para S. aureus Cepas resistentes a oxacilina 76 exames 111 exames 27 resistentes (35,53%) 43 resistentes (38,74%) Total de Exames realizados por Meses Estudados Jan-Mar Abr-Jun Jul-Set Out-Dez Jan-Mar Abr-Jun Jul-Set Out -Dez Fonte: Dados da pesquisa (2017). Com base nos resultados obtidos, a quantidade de cepas de S. aureus que apresentam resistência à oxacilina foi maior no ano de A ocorrência de resistência dos S. aureus à oxacilina e os mecanismos por ele utilizados que levam a inativação desse antibiótico são bem estabelecidos. Em termos epidemiológicos, o isolamento desse agente é muito variável, até mesmos em localidades dentro de um mesmo estado e principalmente em ambientes hospitalares (SOUSA-JUNIOR et al., 2009). A resistência a nível mundial é variável entre os países e regiões, na Europa o estudo realizado por Moncayo (2015) demonstrou que 38,3% dos S. aureus testados eram resistentes a oxacilina na população estudada. Esse dado demonstrou um decréscimo no número de casos, corroborando com os dados disponibilizados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de doenças, onde nos últimos anos a ocorrência de S. aureus resistentes a meticilina tem apresentado decréscimo ano a ano em vários países da Europa. A existência de poucas opções terapêuticas para S. aureus se dá por conta da sua alta resistência bacteriana, principalmente quando se trata de infecções que podem ser fatais. Segundo o INSA, em Portugal as resistências mais importantes são: Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA), enterococos resistentes à vancomicina, bactérias Gram negativas produtoras de β-lactamase de espectro alargado e meningococos com susceptibilidade diminuída à penicilina (INSA, 2017). Campanhas tem sido realizadas com o intuito de buscar medidas que ajudem a melhorar de forma positiva a redução da resistência bacteriana e na otimização da terapia antimicrobiana para o paciente. Realização de planejamentos para o controle do uso de antimicrobianos tem sido recomendado como o estímulo ao tratamento dirigido (coleta de culturas), educação e feedback ao prescritor (orientando o uso racional) e participação ativa junto as equipes assistenciais podem ser estratégias no combate a resistência e a ascensão da segurança ao paciente (CARRENO et al., 2015).

5 CONCLUSÕES Na comunidade do Piauí existe um número bem significativo de cepas de Staphylococcus aureus, resistentes à oxacilina. Essa condição pode ser atribuída ao uso indiscriminado de antibióticos, que levam ao desenvolvimento de mecanismos de resistência bacteriana. Considerando a quantidade de cepas de S. aureus isoladas nas análises microbiológicas, ela foi pequena, quando comparada ao número total de exames microbiológicos realizados. Este estudo demonstra que há necessidade de conscientização da população em si tratando do uso indiscriminado de antibióticos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARRENO, J. J., et al. Evaluation of pharmacy generalists performing antimicrobial stewardship services. Am J Health Syst Pharm, v. 72, n. 15, p , CRUVINEL, A. R.; SILVEIRA, A. R.; SOARES, J. S. Perfil antimicrobiano de Staphylococcus aureus isolado de pacientes hospitalizados em UTI no Distrito Federal. Cenarium Pharmacêutico, v.4, p. 4, maio/nov FARIA, R. C. B. Resistência a antimicrobianos em Staphylococcus aureus p. Dissertação (Mestrado em Genética e Bioquímica)- Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, INSA Resistência aos antimicrobianos. em Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Disponível em: < str abalho/resistencanti/paginas/inicial.aspx> Acesso 12 de maio de MONCAYO, O. J. I. Correlación entre la detección de superantígenos y resistencia a oxacilina en aislamientos hospitalarios de Staphylococcus aureus. Infection, Infect. [online]. v. 19, n. 3, p , RATTI, R. P.; SOUSA, C. P. Staphylococcus aureus meticilina resistente (MRSA) e infecções nosocomiais. Revista de Ciências Farmacêuticas Básicas e Aplicada, São Carlos, v. 30, p , ago SILVEIRA, G. P. et al. Estratégias utilizadas no combate a resistência bacteriana. Quim. Nova, Florianópolis, v. 29, p , mar SOUSA-JUNIOR, M. C.; SILVA-CARVALHO, M. J. B. C.; FERNANDES, M. F. P.; VIEIRA, F. L. P. C.; PELLEGRINO, A. M. S.; FIGUEIREDO, M. C. N. DE MELO; AND E.P. MILAN. Genotyping of methicillin-resistant Staphylococcus aureus isolates obtained in the Northeast region of Brazil. Braz J Med Biol Res, v. 42, n. 10, p , 2009.

Caracterização molecular de Enterococcus spp. resistentes à vancomicina em amostras clínicas, ambientes aquáticos e alimentos

Caracterização molecular de Enterococcus spp. resistentes à vancomicina em amostras clínicas, ambientes aquáticos e alimentos 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Programa de Pós-Graduação em Farmácia Área de Análises Clínicas Caracterização molecular de Enterococcus spp. resistentes à vancomicina em

Leia mais

RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE AMOSTRAS DE CÃES E GATOS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO

RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE AMOSTRAS DE CÃES E GATOS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO 1 RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE AMOSTRAS DE CÃES E GATOS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO TATIANE KOHL 1, GIANE HELENITA PONTAROLO 2, DANIELA PEDRASSANI 2 1 Acadêmica do curso de

Leia mais

Infecções por Gram Positivos multirresistentes em Pediatria

Infecções por Gram Positivos multirresistentes em Pediatria Infecções por Gram Positivos multirresistentes em Pediatria FABIANE SCALABRINI PINTO JUNHO DE 2017 Principais tópicos Importância dos Gram positivos nas infecções pediátricas Fatores relacionados à resistência

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS IN VITRO DE MICRORGANISMOS CAUSADORES DE MASTITE BOVINA NA REGIÃO DE UBERLÂNDIA- MG 1 SILVIA CASSIMIRO BRASÃO 1, ANDREIA ZAGO CIUFFA 1, DAYANE OLÍMPIA GOMES 1, GABRIELA

Leia mais

Controvérsias: FIM da vigilância para MRSA, VRE, ESBL

Controvérsias: FIM da vigilância para MRSA, VRE, ESBL Controvérsias: FIM da vigilância para MRSA, VRE, ESBL M A R T A F R A G O S O I N F E C T O L O G I S T A / E P I D E M I O L O G I S T A G E R E N T E N G S A / E Q H O S P I T A I S V I T A M É D I C

Leia mais

RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE CEPAS DE Sthapylococcus aureus ISOLADAS DA UTI DE UM HOSPITAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES

RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE CEPAS DE Sthapylococcus aureus ISOLADAS DA UTI DE UM HOSPITAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE CEPAS DE Sthapylococcus aureus ISOLADAS DA UTI DE UM HOSPITAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES Ana Carolina Ambrósio Simões 1, Maicon Marvila Miranda 2, Camilla Dellatorre

Leia mais

TÍTULO: PERFIL DE SENSIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS DE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES ENCONTRADAS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ONCOLÓGICA

TÍTULO: PERFIL DE SENSIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS DE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES ENCONTRADAS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ONCOLÓGICA TÍTULO: PERFIL DE SENSIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS DE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES ENCONTRADAS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ONCOLÓGICA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

INCIDÊNCIA E PERFIL DE SENSIBILIDADE DE Acinetobacter sp. EM UM HOSPITAL DE VARGINHA NO ANO DE 2012

INCIDÊNCIA E PERFIL DE SENSIBILIDADE DE Acinetobacter sp. EM UM HOSPITAL DE VARGINHA NO ANO DE 2012 INCIDÊNCIA E PERFIL DE SENSIBILIDADE DE Acinetobacter sp. EM UM HOSPITAL DE VARGINHA NO ANO DE 2012 Tatiele da Silva Oliveira 1 & Roberta Ribeiro de Carvalho 1 1 Especialização em Análises Clínicas, Centro

Leia mais

Faculdades Icesp Promove de Brasília Brasília, abril de 2016.

Faculdades Icesp Promove de Brasília Brasília, abril de 2016. Projeto de Iniciação Cientifica PESQUISA DE STHAPHYLOCOCCUS AUREUS NOS BEBEDOUROS LOCALIZADOS EM ÁREA DE GRANDE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS: SHOPPINGS, RODOVIARIA CENTRAL DE BRASILIA E PARQUE DA CIDADE SARAH

Leia mais

Programa de uso racional de antimicrobianos

Programa de uso racional de antimicrobianos Programa de uso racional de antimicrobianos Filipe Piastrelli Médico infectologista SCIH Hospital Alemão Oswaldo Cruz Coordenador do SCIH Hospital Estadual de Sapopemba 9 de agosto de 2018 Sem conflitos

Leia mais

Prevenção e controlo de infeção e de resistências a antimicrobianos

Prevenção e controlo de infeção e de resistências a antimicrobianos Prevenção e controlo de infeção e de resistências a antimicrobianos José Artur Paiva jarturpaiva@gmail.com Elaine Pina elainepina@dgs.pt Maria Goreti Silva mgsilva@dgs.pt Programa de Prevenção e Controlo

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 PERFIL DE SENSIBILIDADE ANTIMICROBIANA E PRODUÇÃO DE BETALACTAMASES EM CEPAS DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS ISOLADAS DE MASTITE BOVINA SILVIA SOUSA AQUINO¹, LAYZE CILMARA ALVES DA SILVA¹, RODRIGO ANTÔNIO TORRES

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COLONIZAÇÃO POR Staphylococcus aureus EM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

AVALIAÇÃO DA COLONIZAÇÃO POR Staphylococcus aureus EM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA AVALIAÇÃO DA COLONIZAÇÃO POR Staphylococcus aureus EM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ANDRADE, D. F. R. 1 ; SOUSA, D. M. 2 ; MOURA, M. E. B. 2 ; FREITAS, D. R. J. 1 ; GOMES, H. M. S. 2 ; NASCIMENTO,

Leia mais

INDICADORES FARMACOEPIDEMIOLÓGICOS DO USO DE ANTIMICROBIANOS DE AMPLO ESPECTRO EM UM HOSPITAL PRIVADO

INDICADORES FARMACOEPIDEMIOLÓGICOS DO USO DE ANTIMICROBIANOS DE AMPLO ESPECTRO EM UM HOSPITAL PRIVADO INDICADORES FARMACOEPIDEMIOLÓGICOS DO USO DE ANTIMICROBIANOS DE AMPLO ESPECTRO EM UM HOSPITAL PRIVADO ¹RIBEIRO, M. C; 2 CAVALCANTE, G. L; 3 BATISTA, M. K. P; 4 CÔELHO, M. L; 5 CARVALHO, C.G.N. 1 Pós-graduanda

Leia mais

COLONIZAÇÃO BACTERIANA NA CAVIDADE BUCAL POR PATÓGENOS CAUSADORES DA PNEUMONIA ASSOCIADA À

COLONIZAÇÃO BACTERIANA NA CAVIDADE BUCAL POR PATÓGENOS CAUSADORES DA PNEUMONIA ASSOCIADA À UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DEPESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FREDERICO EUGÊNIO COLONIZAÇÃO BACTERIANA NA CAVIDADE BUCAL POR PATÓGENOS CAUSADORES

Leia mais

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE INFECÇÃO POR ACINETOBACTER SPP EM AMOSTRAS DE HEMOCULTURAS DE UM LABORATÓRIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE INFECÇÃO POR ACINETOBACTER SPP EM AMOSTRAS DE HEMOCULTURAS DE UM LABORATÓRIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 66 Recebido em 12/2013. Aceito para publicação em 09/2014. LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE INFECÇÃO POR ACINETOBACTER SPP EM AMOSTRAS DE HEMOCULTURAS DE UM LABORATÓRIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EPIDEMIOLOGICAL

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 IDENTIFICAÇÃO DA RESISTÊNCIA AOS BETA-LACTÂMICOS EM LEITE REFRIGERADO DA REGIÃO DE UMUARAMA IDENTIFICATION OF THE BETA-LACTAM RESISTANCE IN REFRIGERATED MILK IN UMUARAMA REGION CHARALO, AMANDA CARMEM

Leia mais

Histórias de Sucesso no Controle da Infecção Hospitalar. Utilização da informática no controle da pneumonia hospitalar

Histórias de Sucesso no Controle da Infecção Hospitalar. Utilização da informática no controle da pneumonia hospitalar Utilização da informática no controle da pneumonia hospitalar Médico Assistente da Disciplina de Moléstias Infecciosas e Tropicais HC-FMRP-USP Médico da CCIH do Hospital Estadual de Ribeirão (HER) e HSP

Leia mais

MONITORAMENTO DA DISPENSAÇÃO DOS MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO UTILIZADOS POR PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE TERESINA, PIAUÍ.

MONITORAMENTO DA DISPENSAÇÃO DOS MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO UTILIZADOS POR PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE TERESINA, PIAUÍ. MONITORAMENTO DA DISPENSAÇÃO DOS MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO UTILIZADOS POR PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE TERESINA, PIAUÍ. SANTOS, L. K. B 1 ; COSTA, L. A 1 ; ARAÚJO, M. F.S 1 ; SANTOS,

Leia mais

2º SIMPÓSIO DE ANTIBIOTERAPIA NA PRÁTICA CLÍNICA: AMEAÇAS E DESAFIOS NO INÍCIO DA DÉCADA

2º SIMPÓSIO DE ANTIBIOTERAPIA NA PRÁTICA CLÍNICA: AMEAÇAS E DESAFIOS NO INÍCIO DA DÉCADA PROGRAMA PROGRAM 08h00 Abertura do Secretariado Opening 08h30 Sessão de Boas Vindas Welcome session João Sá José Roquette Pedro Líbano Monteiro Isabel Vaz 08h45 Palestra de Abertura Keynote lecture Antibióticos:

Leia mais

Infecções causadas por microrganismos multi-resistentes: medidas de prevenção e controle.

Infecções causadas por microrganismos multi-resistentes: medidas de prevenção e controle. INFORME TÉCNICO XXXVII Outubro 2010 Infecções causadas por microrganismos multi-resistentes: medidas de prevenção e controle. Definição de microorganismos multi-resistentes: São microrganismos resistentes

Leia mais

MÚLTIPLA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE MÃO PELADA (Procyon cancrivorus, CUVIER, 1798)

MÚLTIPLA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE MÃO PELADA (Procyon cancrivorus, CUVIER, 1798) 1 MÚLTIPLA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE MÃO PELADA (Procyon cancrivorus, CUVIER, 1798) GIANE HELENITA PONTAROLO 1, MAYSA MOTTA AGOSTINI NUNES EL-KOUBA 1, MARGARETH CRISTINA IAZZETTI

Leia mais

Abordagem Terapêutica nas Infeções por Staphylococcus aureus Resistentes à Meticilina

Abordagem Terapêutica nas Infeções por Staphylococcus aureus Resistentes à Meticilina Abordagem Terapêutica nas Infeções por Staphylococcus aureus Resistentes à Meticilina Treatment Approach of Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus Infections Ana Freitas 1, Isabel Marcos 1, Luísa

Leia mais

STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTES EM ANIMAIS DE COMPANHIA RESISTANT STAPHYLOCOCCUS AUREUS IN COMPANION ANIMALS

STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTES EM ANIMAIS DE COMPANHIA RESISTANT STAPHYLOCOCCUS AUREUS IN COMPANION ANIMALS Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2012, v. 15, edição especial, p. 87 92 1 2 3 4 5 6 7 8 9 STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTES EM ANIMAIS DE COMPANHIA RESISTANT STAPHYLOCOCCUS AUREUS IN COMPANION ANIMALS

Leia mais

COLONIZAÇÃO NASAL POR Staphylococcus aureus EM PACIENTES DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

COLONIZAÇÃO NASAL POR Staphylococcus aureus EM PACIENTES DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COLONIZAÇÃO NASAL POR Staphylococcus aureus EM PACIENTES DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ANDRADE, D. F. R. 1 ; SOUSA, D. M. 1 ; MOURA, M. E. B. 1 ; FREITAS, D. R. J. 1 ; GOMES, H. M. S. 1 ; MAGALHÃES,

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE ELIMINAÇÃO DE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES (BMR) USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS

PLANO ESTADUAL DE ELIMINAÇÃO DE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES (BMR) USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS 2016 PLANO ESTADUAL DE ELIMINAÇÃO DE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES (BMR) USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS Uso racional de antimicrobianos Luis Gustavo Oliveira Cardoso, Milton Lapchik, Thaís Guimarães, Valquíria

Leia mais

INFECÇÃO HOSPITALAR. InfecçãoHospitalar. Parte 2. Profª PolyAparecida

INFECÇÃO HOSPITALAR. InfecçãoHospitalar. Parte 2. Profª PolyAparecida INFECÇÃO HOSPITALAR InfecçãoHospitalar Parte 2 Profª PolyAparecida Precauções e isolamento O objetivo básico de um sistema de precauções é a prevenção da transmissão de um microorganismo de um paciente

Leia mais

USO RACIONAL DOS ANTIBIÓTICOS. Prof. Dra. Susana Moreno

USO RACIONAL DOS ANTIBIÓTICOS. Prof. Dra. Susana Moreno USO RACIONAL DOS ANTIBIÓTICOS Prof. Dra. Susana Moreno 1 Antibióticos Uma das mais importantes descobertas da medicina moderna Salva milhões de vidas ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS 3 Antibióticos Beta Lactâmicos

Leia mais

O problema das resistências aos antimicrobianos em Portugal: causas e soluções

O problema das resistências aos antimicrobianos em Portugal: causas e soluções PPCIRA O problema das resistências aos antimicrobianos em Portugal: causas e soluções José Artur Paiva MD, PhD Diretor Programa Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistências aos Antimicrobianos Coordenador

Leia mais

DETERMINATION PROFILE OF RESISTANCE STRAINS OF ANTIMICROBIAL Staphylococcus aureus ISOLATED FROM A CLINICAL DENTAL LOCATED IN THE BARRETOS-SP CITY

DETERMINATION PROFILE OF RESISTANCE STRAINS OF ANTIMICROBIAL Staphylococcus aureus ISOLATED FROM A CLINICAL DENTAL LOCATED IN THE BARRETOS-SP CITY DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS DE CEPAS DE Staphylococcus aureus ISOLADAS DE UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE BARRETOS-SP DETERMINATION PROFILE OF RESISTANCE

Leia mais

Biossegurança Resistência Bacteriana. Professor: Dr. Eduardo Arruda

Biossegurança Resistência Bacteriana. Professor: Dr. Eduardo Arruda Biossegurança Resistência Bacteriana Professor: Dr. Eduardo Arruda Introdução Penicilina (1940): Revolução; Ilusão de que as infecções foram vencida; Ser vivo em resposta à agressão: Resistir; Hoje: Estafilococos

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Resistência bacteriana em trabalhadores de um hospital veterinário

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Resistência bacteriana em trabalhadores de um hospital veterinário ALMEIDA, L.P., ROSSI, D.A. e CARRIJO, K.F. Resistência bacteriana em trabalhadores de um hospital veterinário. PUBVET, Londrina, V. 4, N. 15, Ed. 120, Art. 809, 2010. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária

Leia mais

PERFIL DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS NA OCORRÊNCIA DE OTITE EM ANIMAIS NA REGIÃO DE CUIABÁ-MT

PERFIL DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS NA OCORRÊNCIA DE OTITE EM ANIMAIS NA REGIÃO DE CUIABÁ-MT 38º CONGRESSO BRASILEIRO DA ANCLIVEPA, 2017 - RECIFE/PE PERFIL DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS NA OCORRÊNCIA DE OTITE EM ANIMAIS NA REGIÃO DE CUIABÁ-MT Profile of antimicrobial resistance in the otitis

Leia mais

PERFIL MICROBIOLÓGICO DOS LAVADOS TRAQUEAIS DE PACIENTES EM VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UTI PEDIÁTRICA

PERFIL MICROBIOLÓGICO DOS LAVADOS TRAQUEAIS DE PACIENTES EM VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UTI PEDIÁTRICA PERFIL MICROBIOLÓGICO DOS LAVADOS TRAQUEAIS DE PACIENTES EM VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UTI PEDIÁTRICA Patrícia da Silva Oliveira (1); Afonso Rodrigues Tavares Netto (1); Roselle Crystal Varelo Dantas (1);

Leia mais

1º episódio Podcast Canal Dermatologia

1º episódio Podcast Canal Dermatologia Caro ouvinte, 1º episódio Podcast Canal Dermatologia Relevância clínica da resistência a antibióticos na Dermatologia (Dra. Mariana Sasse) Seja bem-vindo a mais um podcast do canal de Dermatolgia. Meu

Leia mais

Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA)

Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA) Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA) José Artur Paiva Elaine Pina, Maria Goreti Silva, Paulo Nogueira Anabela Coelho, José Alexandre Diniz, Francisco

Leia mais

A INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UCC DATA DO ENPI A GENERAL INFORMATION ABOUT THE FACILITY

A INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UCC DATA DO ENPI A GENERAL INFORMATION ABOUT THE FACILITY Infecção associada a cuidados de saúde, resistência antimicrobiana, uso de antibióticos e recursos para controlo de infecção em unidades de cuidados continuados Anexo V - QUESTIONÁRIO INSTITUCIONAL Nota:

Leia mais

Cultura de vigilância ativa para pesquisa de portadores de MDR: quais as indicações?

Cultura de vigilância ativa para pesquisa de portadores de MDR: quais as indicações? Cultura de vigilância ativa para pesquisa de portadores de MDR: quais as indicações? Cláudia Murta de Oliveira Especialista em Clínica Médica e em Infectologia Médica do SCIH e NUVEH da Santa Casa BH ROTINA????

Leia mais

SUPERBACTÉRIAS: UM PROBLEMA EMERGENTE

SUPERBACTÉRIAS: UM PROBLEMA EMERGENTE SUPERBACTÉRIAS: UM PROBLEMA EMERGENTE Yasmim de Souza; Kely Raiany Araujo da Costa; Prof Ms.Silvana Barbosa Santiago. yaasmimsouza@gmail.com; kellyraianny@outlook.com; silvanasantiago@unifan.edu.br Instituto

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E SUSCEPTIBILIDADE BACTERIANA DE UMA UNIDADE HOSPITALAR PÚBLICA

IDENTIFICAÇÃO E SUSCEPTIBILIDADE BACTERIANA DE UMA UNIDADE HOSPITALAR PÚBLICA IDENTIFICAÇÃO E SUSCEPTIBILIDADE BACTERIANA DE UMA UNIDADE HOSPITALAR PÚBLICA Donato Mileno Barreira Filho, Jamilly Lorrany dos Santos Lima, Francisco José Mendes Vasconcelos 3, Carla Patricia de Almeida

Leia mais

Artigo ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS A PARTIR DE NASOFARINGE DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Artigo ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS A PARTIR DE NASOFARINGE DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS A PARTIR DE NASOFARINGE DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA ISOLATION AND IDENTIFICATION OF STAPHYLOCOCCUS AUREUS HEALTH PROFESSIONALS

Leia mais

Infecções por microrganismos multirresistentes Hospital / Comunidade José Artur Paiva

Infecções por microrganismos multirresistentes Hospital / Comunidade José Artur Paiva Infecções por microrganismos multirresistentes Hospital / Comunidade José Artur Paiva Director UAG Urgência e Cuidados Intensivos Grupo de Infecção e Sepsis Hospital S. João Professor Associado Faculdade

Leia mais

ISOLAMENTO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS MRSA ENTRE OS FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL GERAL DA REGIÃO LESTE DE MINAS GERAIS

ISOLAMENTO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS MRSA ENTRE OS FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL GERAL DA REGIÃO LESTE DE MINAS GERAIS ISOLAMENTO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS MRSA ENTRE OS FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL GERAL DA REGIÃO LESTE DE MINAS GERAIS ISOLATION OF STAPHYLOCOCCUS AUREUS MRSA FROM STAFF MEMBERS OF A GENERAL HOSPITAL IN THE

Leia mais

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS EM GERMES MULTIRRESISTENTES

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS EM GERMES MULTIRRESISTENTES USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS EM GERMES MULTIRRESISTENTES Francisco Eugênio Deusdará de Alexandria Infectologista e Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada 14/04/2015 13:19 1 O QUE É USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS?

Leia mais

Glicopeptídeos Cinara Silva Feliciano Introdução Mecanismo de ação

Glicopeptídeos Cinara Silva Feliciano Introdução Mecanismo de ação Glicopeptídeos Cinara Silva Feliciano Introdução Os antibióticos glicopeptídeos são constituídos por grandes estruturas cíclicas complexas, contendo em sua molécula aminoácidos e açúcares. Em consequência

Leia mais

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS USO IRRACIONAL DE ANTIBIÓTICOS infecções virais ( sarampo, catapora e 90% das infecções do trato respiratório superior ) tratamento de estados febris de origem desconhecida,

Leia mais

Ocorrência de Staphylococcus Aureus em Hospitais Públicos Brasileiros: Uma Revisão Bibliográfica

Ocorrência de Staphylococcus Aureus em Hospitais Públicos Brasileiros: Uma Revisão Bibliográfica RODRIGUES, Sheila da Conceição Sousa [1] Fecury, Amanda Alves [2] Dias, Cláudio Alberto Gellis De Mattos [3] OLIVEIRA, Euzébio de [4] RODRIGUES; et. al.- Ocorrência de Staphylococcus Aureus em Hospitais

Leia mais

O Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos Equipa do Programa:

O Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos Equipa do Programa: José Artur Paiva Elaine Pina Maria Goreti Silva Paulo Nogueira O Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos Equipa do Programa: Portugal tem elevadas taxas

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DE CEFALOSPORINAS EM UM HOSPITAL DA CIDADE DE PONTA GROSSA, PARANÁ

AVALIAÇÃO DO USO DE CEFALOSPORINAS EM UM HOSPITAL DA CIDADE DE PONTA GROSSA, PARANÁ 31 AVALIAÇÃO DO USO DE CEFALOSPORINAS EM UM HOSPITAL DA CIDADE DE PONTA GROSSA, PARANÁ EVALUATION OF THE USE OF CEPHALOSPORINS IN A HOSPITAL OF THE CITY OF PONTA GROSSA, PARANÁ 1 2 3 4 XAVIER, J. L. P.;

Leia mais

Bastonetes Gram Negativos Multi-Resistentes. SCIH Hospital Pró-Cardíaco Marisa Santos, Kátia Marie Senna, Giovanna Ferraiuoli.

Bastonetes Gram Negativos Multi-Resistentes. SCIH Hospital Pró-Cardíaco Marisa Santos, Kátia Marie Senna, Giovanna Ferraiuoli. Bastonetes Gram Negativos Multi-Resistentes SCIH Hospital Pró-Cardíaco Marisa Santos, Kátia Marie Senna, Giovanna Ferraiuoli. Origem dos dados: Hospital privado terciário com 88 leitos ativos 55% dos leitos

Leia mais

Revista Fasem Ciências

Revista Fasem Ciências 43 CONTAMINAÇÃO DE JALECOS USADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM Mariele Pletsch Fenalte 1 Luciane Cristina Gelatti 2 RESUMO: Staphylococcus aureus é um dos principais patógenos associados com infecções adquiridas

Leia mais

Consumo de carbapenemes no hospital, , em DDD / 1000 hab. / dia

Consumo de carbapenemes no hospital, , em DDD / 1000 hab. / dia Consumo de carbapenemes no hospital, 2010-2014, em DDD / 1000 hab. / dia Crescente no global da EU Decrescente em Portugal em 2014 (5%) Consumo em Portugal ainda é 2,3 vezes superior à média da UE ESAC

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM UNIDADES DE SAÚDE

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM UNIDADES DE SAÚDE ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM UNIDADES DE SAÚDE SOUZA, A. M. 1 ; MIKALOUSKI, U. 2 RESUMO No meio ambiente hospitalar as superfícies inanimadas podem representar focos de contato e de transmissão de bactérias

Leia mais

ESTUDO DA PREVALÊNCIA BACTERIANA E RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS ISOLADOS DE MATERIAIS BIOLÓGICOS EM HOSPITAL, NO MUNICÍPIO DE SANTOS SP BRASIL

ESTUDO DA PREVALÊNCIA BACTERIANA E RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS ISOLADOS DE MATERIAIS BIOLÓGICOS EM HOSPITAL, NO MUNICÍPIO DE SANTOS SP BRASIL ESTUDO DA PREVALÊNCIA BACTERIANA E RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS ISOLADOS DE MATERIAIS BIOLÓGICOS EM HOSPITAL, NO MUNICÍPIO DE SANTOS SP BRASIL RESUMO Revista UNILUS Ensino e Pesquisa v. 14, n. 35, abr./jun.

Leia mais

RESISTÊNCIA BACTERIANA AOS ANTIBIÓTICOS

RESISTÊNCIA BACTERIANA AOS ANTIBIÓTICOS RESISTÊNCIA BACTERIANA AOS ANTIBIÓTICOS Um fantasma que nós tornamos real Goreth Barberino & Ana Verena Mendes [10.08.2016] [Type the abstract of the document here. The abstract is typically a short summary

Leia mais

GCPPCIRA SESARAM, EPE

GCPPCIRA SESARAM, EPE Antibióticos: use-os com cuidado! Insert logo of national institution Insert logo of national institution Antibióticos: Use-os com cuidado! Dia Europeu e Semana Mundial dos Antibióticos 2017 Apresentação-tipo

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ADMISSÃO DE PACIENTE EM ISOLAMENTO ANELVIRA DE OLIVEIRA FIORENTINO ALESSANDRO LIA MONDELLI

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ADMISSÃO DE PACIENTE EM ISOLAMENTO ANELVIRA DE OLIVEIRA FIORENTINO ALESSANDRO LIA MONDELLI PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ADMISSÃO DE PACIENTE EM ISOLAMENTO ANELVIRA DE OLIVEIRA FIORENTINO ALESSANDRO LIA MONDELLI MESTRADO PROFISSIONAL EM PESQUISA CLÍNICA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ANTIBIÓTICOS EM AMBULATÓRIO NO ALGARVE

EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ANTIBIÓTICOS EM AMBULATÓRIO NO ALGARVE EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ANTIBIÓTICOS EM AMBULATÓRIO NO ALGARVE FCT - SFRH/BD/60249/2009 Isabel Ramalhinho, PhD Profª Auxiliar da FCT-UALG Seminário: Infeções associadas aos Cuidados de Saúde Escola Superior

Leia mais

Protocolo de Vancocinemia

Protocolo de Vancocinemia Protocolo de Vancocinemia Versão eletrônica atualizada em fev/2012 Introdução A vancomicina é um dos principais antibióticos utilizados no ambiente hospitalar para tratameto das infecções por Staphylococcus

Leia mais

Prevalência e perfil de sensibilidade de amostras de Staphylococcus aureus isoladas de casos clínicos de infecções hospitalares

Prevalência e perfil de sensibilidade de amostras de Staphylococcus aureus isoladas de casos clínicos de infecções hospitalares Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 09, n. 02, p. 489-495, 2007. Disponível em http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n2/v9n2a15.htm ARTIGO ORIGINAL Prevalência e perfil de sensibilidade de amostras de Staphylococcus

Leia mais

RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS: TESTES DE SENSIBILIDADE

RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS: TESTES DE SENSIBILIDADE RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS: TESTES DE SENSIBILIDADE Em 1928, Alexander Fleming observou a inibição do crescimento de S. aureus ao redor das colônias de um fungo (Penicillium notatum) que havia contaminado

Leia mais

ESTUDO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO EXTRATO DA GOIABEIRA (Psidium guajava LINN) SOBRE STAPHYLOCOCCUS AUREUS MULTIRRESISTENTES

ESTUDO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO EXTRATO DA GOIABEIRA (Psidium guajava LINN) SOBRE STAPHYLOCOCCUS AUREUS MULTIRRESISTENTES AGROPECUÁRIA CIENTÍFICA NO SEMI-ÁRIDO ISSN 1808-6845 ESTUDO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO EXTRATO DA GOIABEIRA (Psidium guajava LINN) SOBRE STAPHYLOCOCCUS AUREUS MULTIRRESISTENTES Rodrigo Rafael Maia PIBIC,

Leia mais

Plano Nacional Segurança do Doente Formação-Ação

Plano Nacional Segurança do Doente Formação-Ação Plano Nacional Segurança do Doente 2015-2020 Formação-Ação Módulo 9 Prevenção e controlo das infeções e resistência aos antimicrobianos 6 de outubro de 2016 ARSN, IP AF Formação e Desenvolvimento, Porto

Leia mais

TÍTULO: AUTORES UNIDADE ACADÊMICA ENDEREÇO ELERÔNICO PALAVRAS-CHAVE INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES UNIDADE ACADÊMICA ENDEREÇO ELERÔNICO PALAVRAS-CHAVE INTRODUÇÃO TÍTULO: Caracterização clínico-epidemiológica de infecções por Acinetobacter baumannii em unidades de terapia intensiva (UTIs) de adultos na grande Goiânia AUTORES: Cássia Silva de Miranda GODOY 1, Adriana

Leia mais

BerbereX. Reduzir infecções pós-cirúrgicas

BerbereX. Reduzir infecções pós-cirúrgicas Reduzir infecções pós-cirúrgicas BerbereX BerbereX Wound Cleanser destina-se ao uso em ambientes clínicos e em cuidados domiciliares para facilitar a limpeza de detritos, exsudato, material orgânico, incluindo

Leia mais

Stewardship: A única luz no fim do túnel? Carla Sakuma de Oliveira Médica Infectologista

Stewardship: A única luz no fim do túnel? Carla Sakuma de Oliveira Médica Infectologista Stewardship: A única luz no fim do túnel? Carla Sakuma de Oliveira Médica Infectologista Stewardship: Refere-se a intervenções coordenadas destinadas a melhorar e medir o uso apropriado de antimicrobianos

Leia mais

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DOS FRUTOS DO CERRADO Genipa americana L., Dipteryx alata Vog. E Vitex cymosa Bert.

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DOS FRUTOS DO CERRADO Genipa americana L., Dipteryx alata Vog. E Vitex cymosa Bert. FABIOLA BRANDÃO DOS SANTOS ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DOS FRUTOS DO CERRADO Genipa americana L., Dipteryx alata Vog. E Vitex cymosa Bert. CAMPO GRANDE-MS 2015 FABIOLA BRANDÃO

Leia mais

Perfil etiológico e terapêutico da meningite bacteriana aguda: contribuindo para a vigilância dos serviços de saúde

Perfil etiológico e terapêutico da meningite bacteriana aguda: contribuindo para a vigilância dos serviços de saúde 140 Perfil etiológico e terapêutico da meningite bacteriana aguda: contribuindo para a vigilância dos serviços de saúde Aurigena A. A. Ferreira 1 Maria do Socorro C. F. Alves 2 Luiz Alberto Marinho 3 Resumo

Leia mais

DOENÇA MENINGOCÓCICA EM PORTUGAL:

DOENÇA MENINGOCÓCICA EM PORTUGAL: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INTEGRADA DOENÇA MENINGOCÓCICA EM PORTUGAL: ANO EPIDEMIOLÓGICO DE 2002-03 Direcção Geral da Saúde Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge Lisboa, Dezembro de 2003 2 ÍNDICE

Leia mais

SÍTIOS DE INFECÇÃO E ANTIBIÓTICOS USADOS EM IDOSOS COM CÂNCER QUE DESENVOLVERAM INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE

SÍTIOS DE INFECÇÃO E ANTIBIÓTICOS USADOS EM IDOSOS COM CÂNCER QUE DESENVOLVERAM INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE SÍTIOS DE INFECÇÃO E ANTIBIÓTICOS USADOS EM IDOSOS COM CÂNCER QUE DESENVOLVERAM INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE Shirlane Priscilla Barbosa de Melo Azêdo Raposo (1); Aryele Rayana Antunes de

Leia mais

TÍTULO: PERFIL DE RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE ISOLADOS BACTERIANOS DE INFECÇÕES CLÍNICAS DO HOSPITAL VETERINÁRIO ANHEMBI MORUMBI

TÍTULO: PERFIL DE RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE ISOLADOS BACTERIANOS DE INFECÇÕES CLÍNICAS DO HOSPITAL VETERINÁRIO ANHEMBI MORUMBI TÍTULO: PERFIL DE RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE ISOLADOS BACTERIANOS DE INFECÇÕES CLÍNICAS DO HOSPITAL VETERINÁRIO ANHEMBI MORUMBI CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA

Leia mais

ARTIGO ORIGINAL 0RIGINAL PAPER. unitermos. key y words

ARTIGO ORIGINAL 0RIGINAL PAPER. unitermos. key y words ARTIGO ORIGINAL 0RIGINAL PAPER Atividade antimicrobiana in vitro de quinupristina/dalfopristina para cocos gram-positivos isolados de cinco centros brasileiros: resultado do estudo de vigilância L-SMART

Leia mais

Antibióticos. O impacto causado pelo mau uso no desenvolvimento de resistência bacteriana. Caio Roberto Salvino

Antibióticos. O impacto causado pelo mau uso no desenvolvimento de resistência bacteriana. Caio Roberto Salvino Antibióticos O impacto causado pelo mau uso no desenvolvimento de resistência bacteriana Caio Roberto Salvino Laboratório Saldanha Hospital Nossa Senhora dos Prazeres SBAC-SC Resistência Bacteriana Problema

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTES À METICILINA NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIAS DE MACAPÁ/AP/BRASIL

STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTES À METICILINA NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIAS DE MACAPÁ/AP/BRASIL STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTES À METICILINA NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIAS DE MACAPÁ/AP/BRASIL RESUMO Este trabalho teve como objetivo avaliar a incidência de Staphylococcus aureus resistente à Meticilina,

Leia mais

ESTUDO RETROSPECTIVO DE 267 AFECÇÕES POR PROTEUS MIRABILIS E PROTEUS VULGARIS EM CÃES (2003 A 2013)

ESTUDO RETROSPECTIVO DE 267 AFECÇÕES POR PROTEUS MIRABILIS E PROTEUS VULGARIS EM CÃES (2003 A 2013) 1 ESTUDO RETROSPECTIVO DE 267 AFECÇÕES POR PROTEUS MIRABILIS E PROTEUS VULGARIS EM CÃES (2003 A 2013) RETROSPECTE STUDY OF PROTEUS MIRABILIS AND PROTEUS VULGARIS INFECTIONS IN DOGS (2003 TO 2013) MÁRCIO

Leia mais

Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro Critérios utilizados no HUCFF/UFRJ MICRORGANISMOS SENSIBILIDADE Acinetobacter

Leia mais

MULTIRRESISTÊNCIA EM ALGUNS HOSPITAIS DO RIO DE JANEIRO

MULTIRRESISTÊNCIA EM ALGUNS HOSPITAIS DO RIO DE JANEIRO MULTIRRESISTÊNCIA EM ALGUNS HOSPITAIS DO RIO DE JANEIRO DRA. PATRÍCIA YVONNE MACIEL PINHEIRO PREVENTO CONSULTORIA A. ADLER CONSULTORIA Serratia spp resistente aos carbapenêmicos Distribuição dos casos

Leia mais

INFECÇÕES RELACIONADAS A CATETERES VASCULARES

INFECÇÕES RELACIONADAS A CATETERES VASCULARES INFECÇÕES RELACIONADAS A CATETERES VASCULARES Cateteres vasculares são fundamentais para terapia intravenosa e monitorização hemodinâmica. EUA: 150 milhões de cateteres vasculares/ano Os cateteres provocam

Leia mais

INVESTIGAÇÃO FARMACOEPIDEMIOLÓGICA DO USO DO CLONAZEPAM NO DISTRITO SANITÁRIO LESTE EM NATAL-RN

INVESTIGAÇÃO FARMACOEPIDEMIOLÓGICA DO USO DO CLONAZEPAM NO DISTRITO SANITÁRIO LESTE EM NATAL-RN RODRIGO DOS SANTOS DINIZ DISSERTAÇÃO A SER APRESENTADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, COMO PARTE DOS REQUISITOS PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE. Rodrigo dos Santos Diniz Orientadora:

Leia mais

OCORRÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA EM PACIENTES DE UTI (UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA)

OCORRÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA EM PACIENTES DE UTI (UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA) OCORRÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA EM PACIENTES DE UTI (UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA) OCCURRENCE OF URINARY INFECTION IN PATIENTS ICU (INTENSIVE CARE UNIT) Niedja Eloi de Sousa GUIMARÃES 1 ;Daniele Idalino

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 RELAÇÃO ENTRE CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS, COMPONENTES E MICROBIOLOGIA DO LEITE PATRÍCIA LOPES ANDRADE 1, ANA CAROLINA PORTELLA SILVEIRA 1, DANIEL FERREIRA DE ASSIS 1, RODRIGO OTAVIO DECARIA DE SALLES

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS ISOLADOS DE SUPERFÍCIES INANIMADAS DE CONTATO DE UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

IDENTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS ISOLADOS DE SUPERFÍCIES INANIMADAS DE CONTATO DE UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO IDENTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS ISOLADOS DE SUPERFÍCIES INANIMADAS DE CONTATO DE UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO ISOLATED MICROORGANISMS IDENTIFICATION INANIMATE SURFACES CONTACT A UNIT RESPONSIVENESS

Leia mais

INFECÇÕES NOSOCOMIAIS POR ESTAFILOCOCOS MULTIRRESISTENTES: UM RISCO EMINENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR VETERINÁRIO

INFECÇÕES NOSOCOMIAIS POR ESTAFILOCOCOS MULTIRRESISTENTES: UM RISCO EMINENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR VETERINÁRIO INFECÇÕES NOSOCOMIAIS POR ESTAFILOCOCOS MULTIRRESISTENTES: UM RISCO EMINENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR VETERINÁRIO Thaynara Souza Moreira 1 Juliana Bruno Borges Souza 2 Eric Mateus Nascimento de Paula 3 Ariel

Leia mais

SENSIBILITY TO OXACILLIN, VANCOMYCIN AND TEICOPLANIN OF COAGULASE - POSITIVE STAPHYLOCOCCUS

SENSIBILITY TO OXACILLIN, VANCOMYCIN AND TEICOPLANIN OF COAGULASE - POSITIVE STAPHYLOCOCCUS Sensibilidade à oxacilina, vancomicina e teicoplanina de Staphylococcus coagulase - positivos isolados de pacientes hospitalizados em São José dos Campos SENSIBILITY TO OXACILLIN, VANCOMYCIN AND TEICOPLANIN

Leia mais

PERFIL DE SENSIBILIDADE APRESENTADO POR BACTÉRIAS ISOLADAS DE CULTURAS DE SECREÇÃO TRAQUEAL

PERFIL DE SENSIBILIDADE APRESENTADO POR BACTÉRIAS ISOLADAS DE CULTURAS DE SECREÇÃO TRAQUEAL V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 27 PERFIL DE SENSIBILIDADE APRESENTADO POR BACTÉRIAS ISOLADAS DE CULTURAS DE SECREÇÃO TRAQUEAL Luzia Néri Machado 1, Cristane

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Klebsilella. Enzima KPC. Superbactéria KCP.

PALAVRAS-CHAVE: Klebsilella. Enzima KPC. Superbactéria KCP. SUPERBACTÉRIAS KPC Bemvindo Soares de Sousa Júnior 1 Hisabella Moura de Moraes Mattje 1 Ana Claudia Alves de Oliveira Santos 2 Silvana Barbosa Santiago 2 Aroldo Vieira Moraes Filho 2 RESUMO: A klebsilella

Leia mais

Administração uma vez ao dia

Administração uma vez ao dia Apresentações: Cartucho de 400 mg: 1 blíster com 10 comprimidos Cartucho de 1600 mg: 2 blísters com 5 comprimidos Display 400 mg: 10 blísters com 10 comprimidos Display 1600 mg: 7 blísters com 5 comprimidos

Leia mais

Programas de vigilância das IACS. Margarida Câmara

Programas de vigilância das IACS. Margarida Câmara Programas de vigilância das IACS Margarida Câmara mcamara.pt@gmail.com Câmara de Lobos, 20-22 setembro 2017 Introdução São um problema major de saúde. Consideradas um dos eventos adversos mais frequentes.

Leia mais

PERFIL DA RESISTÊNCIA/SENSIBILIDADE À ANTIBIÓTICOS EM CEPAS DE Staphylococcus spp. ISOLADAS DE LEITES PROVENIENTES DE VACAS COM MASTITE

PERFIL DA RESISTÊNCIA/SENSIBILIDADE À ANTIBIÓTICOS EM CEPAS DE Staphylococcus spp. ISOLADAS DE LEITES PROVENIENTES DE VACAS COM MASTITE PERFIL DA RESISTÊNCIA/SENSIBILIDADE À ANTIBIÓTICOS EM CEPAS DE Staphylococcus spp. ISOLADAS DE LEITES PROVENIENTES DE VACAS COM MASTITE Angela Salete Zonta 1, Ediane Kuhn 1, Milena Tomasi Bassani 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

Enterobacter sp. MULTIRRESISTENTE ISOLADO DE LAVADO TRAQUEAL DE EQUINO: RELATO DE CASO

Enterobacter sp. MULTIRRESISTENTE ISOLADO DE LAVADO TRAQUEAL DE EQUINO: RELATO DE CASO 1 Enterobacter sp. MULTIRRESISTENTE ISOLADO DE LAVADO TRAQUEAL DE EQUINO: RELATO DE CASO ALINE DE JESUS DA SILVA 1, HELEN CRISTINA GOMES DE LIMA 1, JANAINA MARCELA ASSUNÇÃO ROSA 2, SAMAR AFIF JARRAH 2,

Leia mais

ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS E RESPOSTA TERAPÊUTICA DE 180 PACIENTES COM ENDOCARDITE INFECCIOSA, OCORRIDOS EM RIBEIRÃO PRETO, ENTRE 1992 E 1997

ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS E RESPOSTA TERAPÊUTICA DE 180 PACIENTES COM ENDOCARDITE INFECCIOSA, OCORRIDOS EM RIBEIRÃO PRETO, ENTRE 1992 E 1997 Medicina, Ribeirão Preto, Simpósio: INICIAÇÃO CIENTÍFICA 33: 129-135, abr./jun. 2000 Capítulo III ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS E RESPOSTA TERAPÊUTICA DE 180 PACIENTES COM ENDOCARDITE INFECCIOSA, OCORRIDOS

Leia mais

Gênero Staphylococcus Gênero Streptococcus. PDF created with pdffactory Pro trial version

Gênero Staphylococcus Gênero Streptococcus. PDF created with pdffactory Pro trial version Gênero Staphylococcus Gênero Streptococcus TAXONOMIA BACTERIANA FAMÍLIA Gênero Gênero Gênero espécie espécie espécie cepa cepa TAXONOMIA BACTERIANA MICROCOCCACEAE Staphylococcus Micrococcus Stomatococcus

Leia mais

Projeto de Iniciação Cientifica

Projeto de Iniciação Cientifica Projeto de Iniciação Cientifica PESQUISA DE STHAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTE A METICILINA (MRSA) EM ELEVADORES DE HOSPITAL DA REDE PRIVADA DE BRASÍLIA - DF Acadêmico: Arison Wesley dos Santos Rodrigues

Leia mais

1. Graduanda do curso de Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos, FMC. 2. Docente do Curso de Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos FMC

1. Graduanda do curso de Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos, FMC. 2. Docente do Curso de Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos FMC SENSIBILIDADE BACTERIANA A ANTIMICROBIANOS DE PRIMEIRA ESCOLHA PRESCRITOS NO TRATAMENTO DE PNEUMONIAS EM CLÍNICA E UTI PEDIÁTRICA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ Amanda Monteiro Piná Queiroz

Leia mais

ANALISE MICROBIOLÓGICA DE AMBIENTE HOSPITALAR: STAPHILOCOCUS AUREUS

ANALISE MICROBIOLÓGICA DE AMBIENTE HOSPITALAR: STAPHILOCOCUS AUREUS ANALISE MICROBIOLÓGICA DE AMBIENTE HOSPITALAR: STAPHILOCOCUS AUREUS VALADÃO, F.C.; MIKALOUSKI, U. RESUMO Existe uma grande preocupação pelo mundo sobre a resistência bacteriana. Os problemas de infecções

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS. Orientando: Raphael Henrique Barbosa Ramos. Orientador: Bruno Henrique Andrade Galvão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS. Orientando: Raphael Henrique Barbosa Ramos. Orientador: Bruno Henrique Andrade Galvão UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS Orientando: Raphael Henrique Barbosa Ramos Orientador: Bruno Henrique Andrade Galvão PREVALÊNCIA, PERFIL MICROBIOLÓGICO E SENSIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS

Leia mais

Pneumonia Comunitária no Adulto Atualização Terapêutica

Pneumonia Comunitária no Adulto Atualização Terapêutica Pneumonia Comunitária no Adulto Carlos Alberto de Professor Titular de Pneumologia da Escola Médica de PósGraduação da PUC-Rio Membro Titular da Academia Nacional de Medicina Chefe do Serviço de Pneumologia,

Leia mais