DIREITO AMBIENTAL. Direito Internacional Ambiental. Parte 6. Professora Eliana Khader

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO AMBIENTAL. Direito Internacional Ambiental. Parte 6. Professora Eliana Khader"

Transcrição

1 DIREITO AMBIENTAL Parte 6 Professora Eliana Khader

2 Q Ano: Banca: CESPE. Órgão: TJ/AM. Em ação popular ajuizada pretendendo-se a anulação de licença de instalação concedida a determinada empresa para construção de uma represa, foram requeridos, ainda, o desfazimento das obras iniciadas e o retorno da área à situação original. Na ação, apontou-se, entre outros danos, comprometimento de áreas utilizadas para reprodução de aves aquáticas.

3 Na sua defesa, o ente público alegou ilegitimidade ativa, pois o autor era estrangeiro apenas residente no Brasil. Alegou também prescrição da pretensão de anular ato administrativo, pois a licença tinha sido concedida havia mais de seis anos. A empresa que obteve a licença, por sua vez, alegou ilegitimidade passiva e, no mérito, não ocorrência do dano alegado. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta. A) O objeto da ação relaciona-se à matéria tratada na Convenção de Ramsar.

4 O que é a Convenção de Ramsar? Estabelecida em fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar, a Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, mais conhecida como Convenção de Ramsar, está em vigor desde 21 de dezembro de 1975, mas foi incorporada no Brasil com o Decreto nº 1.905/1996. A Convenção é um tratado intergovernamental criado inicialmente no intuito de proteger os habitats aquáticos importantes para a conservação de aves migratórias, por isso foi denominada de "Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, especialmente como Habitat para Aves Aquáticas.

5 Q B) A defesa do ente público está correta ao alegar prescrição da pretensão de anular ato administrativo, por aplicação do prazo quinquenal para anular atos administrativos. Observações: Não tem cabimento a alegação de prescrição, já que a licença permanece em vigor e produzindo efeitos. Cabe ao órgão que concede a licença fiscalizar os atos do licenciado, com base em seu poder de polícia ambiental.

6 Q C) Diante da incerteza científica, o juiz deverá inverter o ônus da prova e determinar que os réus arquem com os custos da perícia, aplicando o princípio do poluidor-pagador. Observações: O princípio da precaução fundamenta eventual necessidade de inversão do ônus da prova. Trata-se, a rigor, de aplicação da distribuição dinâmica do ônus da prova.

7 Q D) A empresa é parte ilegítima, pois o objeto da ação popular é apenas a anulação de atos ilegais e lesivos ao patrimônio público. Observações: A empresa é parte legítima, porque é poluidora direta, já que é diretamente responsável pela atividade. Lei 6.938/1981, art. 3º, IV: poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.

8 Q E) A defesa do ente público está correta ao alegar ilegitimidade ativa do estrangeiro, considerando-se o entendimento pacificado da doutrina. Observações: CF, art. 5º, LXXIII: qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência

9 Lei 4.717/1965: Art. 1º Qualquer cidadão será parte legítima para pleitear(...) 3º A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda. O STJ, por sua vez, entende que basta a apresentação do título de eleitor para comprovar a condição de cidadão e, portanto, a legitimidade ativa para a ação popular. Inclusive, segundo o STJ, pouco importa que o domicílio eleitoral do cidadão seja diferente do local onde corre a ação popular. (REsp MS, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 7/6/2011).

10 No entanto, a doutrina não é pacífica quanto ao entendimento de que o estrangeiro não teria legitimidade para ajuizar ação popular ambiental. Leciona Paulo Affonso Leme Machado: Ser cidadão já não é só ser eleitor ou poder ser eleito para cargos ou funções eletivos. É mais: é, entre outros direitos, poder integrar órgãos públicos como o Conselho da República (art. 89, VII) ou falar perante as Comissões do Congresso Nacional (art. 58, 2º), onde não se exigirá a apresentação de título de eleitor para o exercício da cidadania.

11 Q Ano: Banca: VUNESP. Órgão: TJ/RJ Na evolução da normativa do Direito Ambiental Internacional, pode-se identificar documentos elaborados por Comissões, como ocorreu com a Comissão da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Esses documentos são posteriormente discutidos para, eventualmente, serem incorporados em Declarações de Princípios das Conferências sobre Meio Ambiente. Esse processo pode ser identificado, quando da consagração do princípio do desenvolvimento sustentável, respectivamente, pelo

12 Q A) Programa da Agenda 21 e Declaração do Rio/92. Observações: O chamado plano de ação, ou, ainda, Agenda 21 foi um dos 3 documentos gerados pela Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92 ou Conferência do Rio). Os 3 documentos, embora não vinculativos, foram: a Declaração do Rio de Janeiro sobre meio ambiente e desenvolvimento, o programa de ação (chamado Agenda 21) e a Declaração sobre as florestas. A assertiva A) está incorreta, porque traz dois documentos que foram gerados na mesma oportunidade. O enunciado pede que a resposta traga um documento anterior que tenha servido como base para o documento posterior.

13 Q B) Plano de vigia Earthwatch e Cúpula de Johannesburgo. Observações: A Conferência de Estocolmo (1972) teve como resultado a produção de 2 documentos: a Declaração de Estocolmo e o Plano de Ação. O Plano vigia Earthwatch é parte integrante do Plano de Ação.

14 Cúpula de Johannesburgo Em dezembro de 2000, a Assembleia Geral da ONU decidiu convocar, por meio da Resolução 55/199, a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, também chamada Rio + 10, Cúpula da Terra 2002 (World Summit on Sustainable Development WSSD, ou Earth Summit 2002), dedicada a avaliar as metas propostas pela Agenda 21. Tal evento teve lugar na cidade de Johannesburgo, na África do Sul, entre os dias 26 de agosto a 4 de setembro de 2002, e resultou numa Declaração sobre Desenvolvimento Sustentável e num Plano de implementação (Plan of Implementation).

15 Q C) Relatório Brundtland e Declaração do Rio/92. Observações: Relatório Brundtland, oficialmente denominado Our Common Future (Nosso Futuro Comum, em português; NotreAvenir à Tous, em francês), examinado durante a 47ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em 1987, constituiu o primeiro documento para os trabalhos preparatórios da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida pelas denominações Estocolmo + 20, Conferência do Rio, Rio 92, Eco 92, Cúpula do Rio e Cúpula da Terra. O relatório Brundtland assim passou a ser conhecido em homenagem à Primeira-Ministra da Noruega daquela época, Gro Harlem Brundtland.

16 Q D) Relatório Brundtland e Declaração de Estocolmo. Observações: Como visto, o Relatório Brundtland antecedeu à Conferência RIO 92. Já a Declaração de Estocolmo foi fruto da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Humano de 1972, em Estocolmo. E) Plano de vigia Earthwatch e Declaração de Estocolmo. Observações: O Plano de vigia Earthwatch é contemporâneo à Declaração de Estocolmo, mas não foi o documento que serviu de base para a Declaração.

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Ação Popular. Prof.

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Ação Popular. Prof. DIREITO AMBIENTAL Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção Ação Popular Prof. Rodrigo Mesquita Art.5º, LXXIII, da CRFB/88 Lei nº 4.717/65 BASE NORMATIVA Art. 5º,

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br AÇÃO POPULAR (Lei nº 4.717/1965) Art. 5º, (..) LXXIII - qualquer cidadão é parte

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais e Garantias Processuais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular Parte 8 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, LXXIII:

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional Polícia Legislativa Senado Federal Período: 2008-2017 Sumário Direito Constitucional... 3 Estado Democrático de Direito... 3 Direitos e deveres individuais

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais Aplicação dos direitos fundamentais 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Rol exemplificativo 2º

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro HABEAS CORPUS LXVIII - Conceder-se-á habeas corpus sempre

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 0 TJMG

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 0 TJMG DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 0 TJMG Prof. Jean Pitter BANCA: CONSULPLAN O CONCURSO CARGO: Oficial de Apoio Judicial e Oficial Judiciário (Comissário da Infância e da Juventude) ESCOLARIDADE: Ensino médio.

Leia mais

GABARITO ERRADO HABEAS DATA

GABARITO ERRADO HABEAS DATA HABEAS DATA LXXII - conceder-se-á habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA Título II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

ADVOCACIA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO.

ADVOCACIA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO. URGENTE ANTÔNIO FERNANDES DO AMARAL, brasileiro, casado, vereador em Cuiabá-MT, inscrito no

Leia mais

Remédio constitucional de natureza penal que visa à proteção da liberdade de ir e vir.

Remédio constitucional de natureza penal que visa à proteção da liberdade de ir e vir. Novembro/2015 Remédio constitucional de natureza penal que visa à proteção da liberdade de ir e vir. Art. 5º, LXVIII conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer

Leia mais

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA PATRULHA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA O Brasil tornou-se uma República em 1889, quando um golpe militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca tirou D. Pedro II do poder. No Brasil,

Leia mais

TURISMO SUSTENTÁVEL. Aula 1

TURISMO SUSTENTÁVEL. Aula 1 TURISMO SUSTENTÁVEL Aula 1 Sumário Apresentação. Regras gerais de funcionamento da unidade curricular. Os conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável. Considerações sobre a aplicação

Leia mais

PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Questão 45. De acordo com texto expresso na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), é correto afirmar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recurso especial

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recurso especial CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (12/11/2018) Recurso especial Conceito: espécie de recurso com gênese constitucional, considerado

Leia mais

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS São também chamadas e conhecidas por remédios jurídicos. As sete providências jurídicas a seguir enumeradas, são asseguradas a toda e qualquer pessoa dentro do território nacional

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Princípios. Princípio democrático e Princípio da informação Parte 3. Professora Eliana Khader

DIREITO AMBIENTAL. Princípios. Princípio democrático e Princípio da informação Parte 3. Professora Eliana Khader DIREITO AMBIENTAL Princípios Parte 3 Professora Eliana Khader Outras formas de participação democrática Ação popular (art. 5º, LXXIII, CF/1988 e Lei 4.717 de 1965) Direito fundamental de petição aos Poderes

Leia mais

INSS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL MAPA DO EDITAL

INSS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL MAPA DO EDITAL MAPA DO EDITAL Questões comentadas CESPE Volume III DIREITO CONSTITUCIONAL 2015 A banca CESPE é cheia de peculiaridades, as provas são repletas de armadilhas, deixe que a equipe do Mapa do Edital mostre

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE 1941 TRAIL SMELTER Poluição transfronteiriça oriunda da emanação de gases originada de uma fundição instalada em território canadense. EUA levou o caso à arbitragem.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Organização dos Poderes CESGRANRIO 1) CESGRANRIO PETROBRAS Advogado Júnior - 2015 Sr. X é Deputado Federal e, como uma das primeiras informações que recebe do Congresso,

Leia mais

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) Federal da ª Vara Cível da Secção Judiciária Federal de São Paulo

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) Federal da ª Vara Cível da Secção Judiciária Federal de São Paulo Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) Federal da ª Vara Cível da Secção Judiciária Federal de São Paulo [0005499-27.2010.403.6100, em 12/03/2010] Ação Popular Plano Collor I CARLOS PERIN FILHO,

Leia mais

TURISMO SUSTENTÁVEL. Aula 1

TURISMO SUSTENTÁVEL. Aula 1 TURISMO SUSTENTÁVEL Aula 1 Sumário Apresentação. Regras gerais de funcionamento da unidade curricular. Os conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável. Considerações sobre a aplicação

Leia mais

Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. Em algumas situações, é constitucionalmente admissível o tratamento diferenciado entre homem e mulher. 2. Ninguém

Leia mais

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos - Conjunto de normas e princípios REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL (ENEX 60150) ETAPA: 10ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

23 E. O furacão Sandy atingiu outros países, como Jamaica, Cuba e Bahamas.

23 E. O furacão Sandy atingiu outros países, como Jamaica, Cuba e Bahamas. GABARITO SIMULADO CNJ TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 1 E (gabarito cespe) 2 C (gabarito cespe) 3 C (gabarito cespe) 4 E (gabarito cespe) 5 C (gabarito cespe) 6 E (gabarito cespe) 7 C (gabarito

Leia mais

A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico

A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico O que é sustentabilidade? Um caminho para a sustentabilidade: Recursos Naturais Degradação

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 179/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Princípios da Administração Pública

Princípios da Administração Pública Princípios da Administração Pública PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Conceito: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II da CF). O Princípio da legalidade

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a mencionar a palavra meio ambiente.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Profª. Tatiana Constancio -Previsão Constitucional: Artigo 5º, LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular

Leia mais

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 8 HABEAS DATA E CAUTELAR ANTECEDENTE PARA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO: DISTINÇÕES E APLICABILIDADES 8.1.3. COMPETÊNCIA JURISDICIONAL

Leia mais

Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL, CAPITULO VI, ART 225 Bem coletivo de uso individual e geral ao mesmo tempo Direito de maior dimensão: tanto coletiva quanto subjetiva,

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA. AUDIÊNCIA PÚBLICA CONAMA nº 09/87 ÓRGÃO LICENCIADOR MINISTÉRIO PÚBLICO AUDIÊNCIA PÚBLICA 50 OU MAIS CIDADÃOS 01/08/2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA. AUDIÊNCIA PÚBLICA CONAMA nº 09/87 ÓRGÃO LICENCIADOR MINISTÉRIO PÚBLICO AUDIÊNCIA PÚBLICA 50 OU MAIS CIDADÃOS 01/08/2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA Fabricio Gomes Gonçalves AUDIÊNCIA PÚBLICA CONAMA nº 09/87 ÓRGÃO LICENCIADOR MINISTÉRIO PÚBLICO AUDIÊNCIA PÚBLICA 50 OU MAIS CIDADÃOS 1 Foi originalmente prevista na Resolução CONAMA

Leia mais

Comentários à Prova de Técnico Judiciário Área Administrativa TRE/GO provas em

Comentários à Prova de Técnico Judiciário Área Administrativa TRE/GO provas em à Prova de Técnico Judiciário Área à Prova de Técnico Judiciário Área TRE/GO provas em 01.03.2015 PROVA TIPO 1 Prova http://www.cespe.unb.br/concursos/tre_go_14/arquivos/136tre_go_0 03_01.pdf Gabarito

Leia mais

EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ

EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ PALESTRA em 09 de novembro de 2018-6f das 14h às 17h- na Sala 205 Bloco do Curso de Direito/UNIVALI. EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ CESAR LUIZ PASOLD V CONGRESSO CATARINENSE DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Direitos Políticos O QUE SÃO OS DIREITOS POLÍTICOS? É o conjunto de direitos que possibilitam as diversas formas de exercício da soberania popular. Fonte: 2.bp.blogspot.com

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO APELAÇÃO/REEXAME NECESSÁRIO Nº 0022159-52.2013.4.01.3900/PA Processo na Origem: 221595220134013900 RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL SOUZA PRUDENTE APELANTES : ISMAEL ANTÔNIO COELHO DE MORAES E OUTRO(A)

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05

DIREITO CONSTITUCIONAL. Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05 2 Olá pessoal, hoje FINALIZAREMOS - Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos). ART.5º

Leia mais

A C Ó R D Ã O. Agravo de Instrumento nº

A C Ó R D Ã O. Agravo de Instrumento nº SEXTA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 2008.002.22085 AGRAVANTE: CARTÓRIO DO 5º OFÍCIO DE JUSTIÇA DA COMARCA DE SÃO GONÇALO AGRAVADO: CONSERV PEÇAS E SERVIÇOS LTDA ME RELATOR: DES. BENEDICTO ABICAIR

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete da Desembargadora Federal Margarida Cantarelli

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete da Desembargadora Federal Margarida Cantarelli RELATORA : DESEMBARGADORA FEDERAL MARGARIDA CANTARELLI RELATÓRIO A EXMA. DESEMBARGADORA FEDERAL MARGARIDA CANTARELLI (RELATORA): Trata-se de mandado de segurança impetrado contra o Juiz de Direito da 2ª

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP Nº 1.188.608 - RS (2011/0037312-8) RELATOR EMBARGANTE ADVOGADO EMBARGADO INTERES. : MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA : RODOVIÁRIA VENÂNCIO AIRES LTDA - MICROEMPRESA : EVELISE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo DEMONSTRATIVA Professor Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br Olá, bem-vindo ao nosso curso para o concurso de Auditor-Fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) 1972, Estocolmo, Suécia 113

Leia mais

Marco Félix Jobim. Advogado e Professor Universitário. Especialista, mestre e doutorando em Direito.

Marco Félix Jobim. Advogado e Professor Universitário. Especialista, mestre e doutorando em Direito. Comentário da decisão oriunda da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça acerca do prazo de prescrição das ações civis públicas relacionadas aos planos Bresser e Verão. Marco Félix Jobim Advogado

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Poder de Polícia em Matéria Ambiental Parte 4. Professora Eliana Khader

DIREITO AMBIENTAL. Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Poder de Polícia em Matéria Ambiental Parte 4. Professora Eliana Khader DIREITO AMBIENTAL Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente Parte 4 Professora Eliana Khader Art. 7º, LC 140/11. São ações administrativas da União: XIII - exercer o controle e fiscalizar as atividades

Leia mais

Exercícios de Direito Eleitoral. Analista

Exercícios de Direito Eleitoral. Analista Exercícios de Direito Eleitoral Analista 16. Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Alumínio SP Prova: Procurador Jurídico É proibido ao agente público a) nos três meses que antecedem a eleição e

Leia mais

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos... Parágrafo

Leia mais

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP ananusdeo@usp.br Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente

Leia mais

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais.

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. Questionário Especial Turma Magistratura Federal/2012 Prof. Mauro Luís Rocha Lopes 1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. STJ, Súmula 498. Não incide imposto de renda sobre a

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Contestação e da Reconvenção Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA CONTESTAÇÃO E DA RECONVENÇÃO DA CONTESTAÇÃO Art. 335. O réu

Leia mais

CAPÍTULO 16 AGENDA 21

CAPÍTULO 16 AGENDA 21 CAPÍTULO 16 AGENDA 21. Nunca duvide que um grupo de cidadãos comprometidos e preocupados, possa mudar o mundo, na verdade, esta é a única forma de mudança que pode dar certo. Margaret Mead. Discutido e

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 2. NÃO-TAXATIVIDADE TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Art. 5, 2º da CF. Os direitos

Leia mais

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes A Execução Fiscal e o novo CPC < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes LEF, art. 5º A competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública exclui a de qualquer outro juízo,

Leia mais

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB CIVIL CONDUTA ILÍCITA. TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB CIVIL CONDUTA ILÍCITA. TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB ADMINISTRATIVA CIVIL PENAL CONDUTA ILÍCITA CONDUTA ILÍCITA CONDUTA LÍCITA CONDUTA ILÍCITA TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar DANO POLUIDOR NEXO

Leia mais

05/06/2017 FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

05/06/2017 FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (IBFC - 2016 - TRE-AM - Analista Judiciário Área Administrativa) Acerca da organização e estrutura do Estado, assinale a alternativa CORRETA: a) O Brasil adotou

Leia mais

Questão: Como advogado de Jonas, redija a peça cabível para defender seus interesses colocando na data o prazo final da apresentação de sua peça.

Questão: Como advogado de Jonas, redija a peça cabível para defender seus interesses colocando na data o prazo final da apresentação de sua peça. Caso prático Manoel da Lagoa, residente e domiciliado na Rua Harmonia nº 51, apto 15, Vila Madalena, ingressou com Ação de Indenização por danos morais e materiais contra Jonas da Pedreira, brasileiro,

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política e Recursos Energéticos Parte 6. Professora Eliana Khader

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política e Recursos Energéticos Parte 6. Professora Eliana Khader DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Parte 6 Professora Eliana Khader Q936379. Ano: 2018. Banca: IBFC. Órgão: TRF 2ª região As políticas nacionais para o aproveitamento

Leia mais

CONFERÊNCIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE ESTOCOLMO

CONFERÊNCIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE ESTOCOLMO ESTOCOLMO - 1972 Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano Teve como objetivo discutir as consequências da degradação ambiental e os efeitos das atividades industriais. A Conferência foi

Leia mais

Aula 07. Gabarito: Correta. Os direitos fundamentais são elementos limitadores do abuso do poder estatal, que estão em determinadas Constituições.

Aula 07. Gabarito: Correta. Os direitos fundamentais são elementos limitadores do abuso do poder estatal, que estão em determinadas Constituições. Página1 Curso/Disciplina: Direitos Humanos Aula: Evolução Histórica dos Direitos Humanos 07 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 07 24) (Banca: CESPE. Órgão:

Leia mais

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso AULÃO AO VIVO PC-GO Prof. Rodrigo Cardoso 1 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento

Leia mais

EMENTA ACÓRDÃO. Porto Alegre, 15 de março de Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

EMENTA ACÓRDÃO. Porto Alegre, 15 de março de Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 5082843-37.2014.4.04.7100/RS RELATOR : RÔMULO PIZZOLATTI APELANTE : BANCO GMAC S.A. ADVOGADO : STEFANIE SANTOS DE OLIVEIRA APELADO : UNIÃO - FAZENDA NACIONAL MPF : MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS

1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS 1. DIREITOS POLÍTICOS (art. 1o, II; artigos 14 a 17, da CF) ESPÉCIES: DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS DIREITOS POLÍTICOS NEGATIVOS DIREITOS POLÍTICOS e REGIME DEMOCRÁTICO O REGIME DEMOCRÁTICO como princípio:

Leia mais

O que é orçamento público?

O que é orçamento público? O que é orçamento público? É a previsão de arrecadação de receitas e a fixação de despesas para um período determinado. É computar, avaliar, calcular a previsão da arrecadação de tributos e o gasto de

Leia mais

Atos Adminsitrativos Mariano Borges

Atos Adminsitrativos Mariano Borges Atos Adminsitrativos Mariano Borges 1. No tocante aos atos administrativos, assinale a alternativa correta. a) O ato administrativo válido, revogado pela administração pública, produz efeitos ex tunc.

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Princípios. Princípio democrático e Princípio da informação Parte 2. Professora Eliana Khader

DIREITO AMBIENTAL. Princípios. Princípio democrático e Princípio da informação Parte 2. Professora Eliana Khader DIREITO AMBIENTAL Princípios Princípio democrático e Princípio da informação Parte 2 Professora Eliana Khader Conceito de Princípio da informação O Princípio da informação é corolário do Princípio Democrático,

Leia mais

O DIREITO AO MEIO AMBIENTE COMO DIREITO FUNDAMENTAL 1

O DIREITO AO MEIO AMBIENTE COMO DIREITO FUNDAMENTAL 1 O DIREITO AO MEIO AMBIENTE COMO DIREITO FUNDAMENTAL 1 Daniela Cristien S. M. Coelho 2 Vanessa da Silva Pontes 3 Waleska Cardoso 4 RESUMO Apenas recentemente, com o surgimento e agravamento de problemas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DIREITOS FUNDAMENTAIS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES EMENTA ADMINISTRATIVO. PODER DE POLÍCIA. LOJA DE DEPARTAMENTO. VIGILÂNCIA NÃO OSTENSIVA. ART. 10, 4º, DA LEI N. 7.102/83. INAPLICABILIDADE. 1. Pacífico o entendimento

Leia mais

Art. XX. A Lei nº 4.717, de 29 de junho de 1965, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. XX. A Lei nº 4.717, de 29 de junho de 1965, passa a vigorar com as seguintes alterações: PL 4.850/16 ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELA OAB (AÇÃO POPULAR E ESTATUTO) Art. XX. A Lei nº 4.717, de 29 de junho de 1965, passa a vigorar com as seguintes alterações: Art. 1º Qualquer cidadão é parte legítima

Leia mais

NACIONALIDADE. Questões CESPE

NACIONALIDADE. Questões CESPE NACIONALIDADE Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: MPOGProva: Analista Técnico Administrativo - Cargo 2 Acerca dos princípios fundamentais e dos direitos e deveres individuais e coletivos, julgue o item a seguir.

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 1: para ser juntada na pág. 736 do Livro Principais Julgados de 2016 Depois da conclusão do julgado "STJ. 4ª Turma. REsp 1.261.856/DF, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.424.926 - CE (2013/0367891-7) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : COMPANHIA ENERGÉTICA DO CEARÁ - COELCE AGRAVADO : EMAPE INTEGRAÇÃO AVÍCOLA INDÚSTRIA E

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - HISTÓRICO MUNDIAL -SÉCULO XIX

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - HISTÓRICO MUNDIAL -SÉCULO XIX POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - HISTÓRICO MUNDIAL -SÉCULO XIX 1869 Ernst Haeckel, propõe o vocábulo ecologia para os estudos das relações entre as espécies e seu ambiente. 1872 Criação do primeiro parque

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. A respeito dos direitos e garantias individuais, assinale a opção correta. a) O habeas data é o instrumento processual adequado para o controle judicial de eventuais ilegalidades

Leia mais

ACÓRDÃO , da Comarca de Barueri, em que é agravante. MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, é agravado MUNICÍPIO

ACÓRDÃO , da Comarca de Barueri, em que é agravante. MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, é agravado MUNICÍPIO Registro: 2014.0000550359 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 2041640-61.2014.8.26.0000, da Comarca de Barueri, em que é agravante MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 15 dias, nos termos do art , parágrafo quinto do Novo Código de Processo Civil.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 15 dias, nos termos do art , parágrafo quinto do Novo Código de Processo Civil. 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Recurso de Apelação: a) Prazo: 15 dias, nos termos do art. 1.003, parágrafo quinto do Novo Código

Leia mais

O MP impugnou a contestação, ratificando a inicial em todos os seus

O MP impugnou a contestação, ratificando a inicial em todos os seus fls. 527 Autos 0801157-39.2014.8.12.0045 - Ação Civil Pública Autor(es): Ministerio Publico Estadual Réu(s) Camara Municipal de SENTENÇA O Ministerio Publico Estadual propôs a presente ação civil pública

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.548.171 - RS (2015/0193700-5) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : COOPERATIVA VITIVINÍCOLA FORQUETA LTDA AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL EMENTA AGRAVO REGIMENTAL

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Linhas preliminares sobre os remédios constitucionais Alencar Frederico* Introdução Com o intuito de facilitar a vida dos colegas estudantes é que pensamos nessas linhas. Aqui o

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 15: para ser juntada na pág. 1.098-1.100 do Livro de 2013 9.2 NECESSIDADE DE PRÉVIO REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO PARA AJUIZAMENTO DE AÇÃO PREVIDENCIÁRIA O STF decidiu

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg nos EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.346.852 - PR (2012/0205691-9) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : LUZIA APARECIDA DE OLIVEIRA ADVOGADOS : ARIELTON TADEU ABIA DE OLIVEIRA E OUTRO(S) THAIS

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 1.158.805 - SC (2009/0032560-5) RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON : INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA EMENTA PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.524.626 - SP (2015/0045920-0) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADOR : ROMUALDO BAPTISTA DOS SANTOS E OUTRO(S) RECORRIDO : SIDINEI

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA PROCESSO Nº 0010220-86.2014.4.01.3400 EMBARGANTE: TERRACAP EMBARGADO: ANA FAGUNDES ALVES E OUTROS DECISÃO INTEGRATIVA TERRACAP opôs embargos de declaração às fls.4698/4700 em face da decisão de fls.4638/4639

Leia mais

PROPEDÊUTICA DO DIREITO AMBIENTAL

PROPEDÊUTICA DO DIREITO AMBIENTAL SUMÁRIO Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 PROPEDÊUTICA DO DIREITO AMBIENTAL... 17 1. Conceito de Direito Ambiental... 17 2. Objetivo do direito ambiental...

Leia mais

: MIN. CÁRMEN LÚCIA. Relatório

: MIN. CÁRMEN LÚCIA. Relatório ARGÜIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL 343 RIO DE JANEIRO RELATORA REQTE.(S) INTDO.(A/S) INTDO.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :PARTIDO DOS TRABALHADORES :JOÃO DARC COSTA DE SOUZA MORAES :PREFEITO

Leia mais

Excelentíssimo Sr.Dr. Juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública de Cuiabá/MT AÇÃO POPULAR COM PEDIDO LIMINAR

Excelentíssimo Sr.Dr. Juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública de Cuiabá/MT AÇÃO POPULAR COM PEDIDO LIMINAR Excelentíssimo Sr.Dr. Juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública de Cuiabá/MT AÇÃO POPULAR COM PEDIDO LIMINAR FERNANDO ROBERTO SOUZA SANTOS, já devidamente qualificados no instrumento de procuração anexo,

Leia mais

Conferências ambientais e Sustentabilidade

Conferências ambientais e Sustentabilidade Conferências ambientais e Sustentabilidade 1. (UNIRIO) A ideia de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSO TRIBUTÁRIO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSO TRIBUTÁRIO QUESTÃO Nº 51 Protocolo: 11913003323-3 Segundo o recorrente, a alternativa D deve ser considerada

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANTONIO CELSO AGUILAR CORTEZ (Presidente) e TORRES DE CARVALHO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANTONIO CELSO AGUILAR CORTEZ (Presidente) e TORRES DE CARVALHO. Registro: 2013.0000068743 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0139386-42.2007.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO, é apelado

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL

PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL O Estado KWY editou norma determinando a gratuidade dos estacionamentos privados vinculados a estabelecimentos comerciais, como supermercados, hipermercados, shopping centers,

Leia mais

PARECER JURÍDICO. Tal medida provisória foi transformada na lei 9.649/1998 que manteve a nova natureza jurídica dos referidos Conselhos.

PARECER JURÍDICO. Tal medida provisória foi transformada na lei 9.649/1998 que manteve a nova natureza jurídica dos referidos Conselhos. PARECER JURÍDICO ASJUR/CRP-16 n 38-2007 INTERESSADO: Andréia Tomaz GERÊNCIA. NATUREZA: NATUREZA JURÍDICA DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS E DECORRÊNCIA LEGAL PARECER JURÍDICO. Trata-se de consulta feita pelo

Leia mais

No que se refere aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como às funções essenciais à justiça, julgue os seguintes itens.

No que se refere aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como às funções essenciais à justiça, julgue os seguintes itens. 01 Q360921 Direito Constitucional Direitos Sociais Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: MDICProva: Agente Administrativo BETA Com referência à CF, aos direitos e garantias fundamentais, à organização político

Leia mais