Bancos de Dados Orientados a Grafos. Mateus Lana e Thiago Santana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bancos de Dados Orientados a Grafos. Mateus Lana e Thiago Santana"

Transcrição

1 Bancos de Dados Orientados a Grafos Mateus Lana e Thiago Santana

2 Conteúdo Grafos Definição; Representação; Conceitos. Bancos de dados orientados a grafos Introdução; Representação; Modelagem; Conceitos; Aplicações.

3 1. Grafos

4 Definição Um grafo é uma estrutura de abstração muito útil na representação e solução de problemas computacionais, por representarem relações de interdependência entre elementos de um conjunto.

5 Representação Grafo G = (V,A) Conjunto V com n vértices; Conjunto A com m arestas ou arcos.

6 Facebook Graph Search

7 Conceitos A ordem de um grafo é determinada pela quantidade de vértices que ele possui V e o tamanho equivale ao número de arestas do grafo A ; O grau de um vértice é determinado pela quantidade de arestas conectadas ao mesmo e o caminho consiste de uma sequência de vértices conectados por arestas.

8 Conceitos - Grafo Não Direcionado Ligações expressas em Arestas; Se o vértice v1 está ligado a v2, a recíproca é verdadeira; Cada aresta é representada por um conjunto {v1,v2}, indicando os dois vértices envolvidos.

9 Conceitos - Grafo Direcionado Ligações expressas em Arcos Cada arco é representada por um par ordenado (v1,v2), indicando os dois vértices envolvidos.

10 2. GraphDB

11 Introdução Bancos de dados orientados a grafos são uma de muitas categorias de bancos de dados NoSQL propostas; A grande diferença para o modelo clássico está na representação explícita de relacionamentos entre os dados.

12 Introdução Os bancos de dados orientados as grafos começaram a ganhar espaço na década de 80 como uma alternativa aos bancos de dados relacionais, para dar suporte aos sistemas que possuem muita interconectividade, porém em decorrência da ascensão dos bancos de dados semi-estruturados (como XML - extensible Markup Language) acabou perdendo espaço.

13 Introdução Com o surgimento da web semântica e o crescimento e disseminação da utilização das redes sociais também houve o ressurgimento dos bancos de dados orientados a grafos.

14 Introdução Um exemplo de rede social é o Twitter, na qual sua base de dados é baseada em grafos, onde os usuários são vértices e as ligações entre eles são as arestas.

15 Representação Nesse tipo de estrutura, os dados são representados por nós, arestas e propriedades. Os nós representam as entidades, as arestas expressam as relações entre os nós e as propriedades apresentam características das entidades e relacionamentos.

16 Classificações Existem duas classificações para os bancos de dados orientados a grafos definidas conforme o mapeamento lógico-físico: Nativos: Os modelos nativos utilizam a estrutura de grafos no armazenamento físico dos dados e no processamento de consultas; Não-nativos: modelam a parte lógica dos dados como grafos e armazenam os dados através de outros modelos.

17 Modelagem Há diferentes formas de se modelar um banco de dados, sendo que a mais simples é o modelo simples-relacional, onde todos vértices são do mesmo tipo e as arestas são definidas com o mesmo tipo de relacionamento.

18 Grafo Simples

19 Modelagem A modelagem mais utilizada entre os SGBDGs atuais é o grafo de propriedades, na qual vértices e arestas contêm atributos para descrever suas propriedades; Este modelo é definido como um grafo multi-relacional com atributos e arestas direcionadas.

20 Grafo de propriedades

21 Manipulação de Dados A manipulação de dados é expressa através de operações orientadas a grafos; Identificar os nós mais próximos em um grafo é a peça-chave em um conjunto diversificado de aplicações. Exemplos: busca e sugestão de amigos em uma rede social, marketing viral na web, busca e análise inteligente de palavras-chave em uma base de dados, dentre outros.

22 Manipulação de Dados (Contexto) Redes sociais, como o Facebook, apresentam sugestões aos usuários de possíveis amigos até um determinado grau de profundidade, baseando-se nas relações entre os indivíduos da rede; A busca desse tipo de dados em Big Data não se trata de algo simples, pois, para encontrar os amigos de amigos de um usuário, é necessário consultar um grande número de informações no grafo social.

23 Consultas Há vários tipos de algoritmos que podem ser usados para consulta no banco de dados, alguns deles são: Consultas adjacentes; Consultas de acessibilidade; Consultas de combinação de padrões; Consultas de sumarização.

24 Consultas adjacentes (Travessia) É a forma mais utilizada, esta é baseada no princípio vértice-aresta, onde vértices adjacentes são ligados por uma aresta, e arestas são adjacentes se compartilham o mesmo vértice; Recuperar a informação a partir de um grafo requer algo que é conhecido como travessia, que envolve o conceito de caminhar ao longo dos vértices do grafo.

25 Conceitos Importantes Uma diferença importante entre uma travessia e uma consulta SQL é que travessia é uma operação localizada, na qual não há índice de adjacência global; Cada vértice e aresta no grafo armazenam um índice dos objetos conectados a ele, e, dessa maneira, o tamanho do grafo não ocasiona a perda de desempenho em uma travessia.

26 Manipulação de Dados No modelo de dados orientado a grafos, os usuários do grafo social são os nós e as relações de amizade estabelecidas na rede social são os relacionamentos entre os nós; Ao realizar a travessia, o banco de dados acessa um conjunto destes deslocando-se entre os nós através das arestas formadas pelos seus relacionamentos; Dessa maneira, a travessia só considera os dados necessários para a consulta, sem a necessidade de envolver o repositório inteiro de dados.

27 Migração Relacional - Modelo de Grafos

28 Modelo de Grafos (Representação Final)

29 Vantagens As bases de dados orientadas a grafos processam com eficiência densos conjuntos de dados e o seu design permite a construção de modelos preditivos e análise de correlações e padrões de dados; Este modelo de dados, onde todos os nós estão ligados por relações, permite travessias rápidas entre os vértices ao longo das arestas.

30 Vantagens Modelo de grafos garante facilidade de se alterar o esquema de dados incluindo novas entidades e relacionamentos sem a necessidade de reestruturar o esquema de dados.

31 Quando Usar? Dados conectados (redes sociais); Roteamento e Serviços baseados em localização; Mecanismos de recomendação.

32 Dados Conectados (Redes Sociais) Rede sociais são as que mais podem ser beneficiadas com o uso de banco de dados orientado a grafos; Não se trata apenas de identificar quem é amigo de quem em uma rede social. Um banco orientado a grafos também pode representar outras relações, conhecimentos, etc.

33 Roteamento e Localização Relações entre entidades podem possuir como propriedade as métricas de distância e localização, podendo ser utilizadas para questões de roteamento e entrega de informação de forma mais efetiva; Por exemplo, pode-se fazer a recomendação de um determinado restaurante ou um ponto de interesse baseado na localização do usuário dentro do grafo.

34 Mecanismos de Recomendação Como os nós possuem relações entre eles dentro de um sistema, os bancos orientados a grafos são muito úteis para fazer recomendações baseadas nos relacionamentos existentes; Um fato interessante é que a medida que os nós e as relações aumentam de tamanho, o sistema de recomendação se torna ainda mais poderoso. Além disso, pode-se usar essas relações para a detecção de padrões de comportamento dentro do sistema.

35 Aplicações Diversos outros tipos de sistemas podem ser adequados ao modelo de banco de dados orientado a grafos, como sistemas de compras em lojas virtuais, sistemas que detectam padrões em dados químicos e biológicos, e sistemas que analisam a importância dos sites analisando a quantidade de arestas incidentes em cada um.

36 GDBs Existentes

37 Breve Exemplo (Neo4J) A criação de vários nós é feita separando-os com uma vírgula

38 Breve Exemplo (Neo4J) Ao criar um novo nó com rótulos, você pode adicionar propriedades ao mesmo tempo.

39 Breve Exemplo (Neo4J) Para criar um relacionamento entre dois nós, primeiro obtemos os dois nós. Quando os nós são carregados, simplesmente criamos um relacionamento entre eles.

40 Breve Exemplo (Neo4J) A definição de propriedades em relacionamentos é feita de maneira semelhante a como é feito ao criar nós. Observe que os valores podem ser qualquer expressão.

41 Observação O Neo4j é mais rápido do que o PostgreSQL para consultas envolvendo os relacionamentos entre os dados e serve muito bem para evitar problemas de performance provenientes de muitos JOINs.

42 Obrigado! Perguntas?

AULA 11 PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS. Conceitos básicos e representação de grafos Karina Valdivia Delgado

AULA 11 PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS. Conceitos básicos e representação de grafos Karina Valdivia Delgado AULA 11 PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS Conceitos básicos e representação de grafos Karina Valdivia Delgado Roteiro Motivação Conceitos básicos Representação Motivação Um grafo é uma abstração que permite

Leia mais

SGBDs NoSQL Modelos e Sistemas de Colunas e Grafos. Aluno: Jorge Dias Disciplina: IN940

SGBDs NoSQL Modelos e Sistemas de Colunas e Grafos. Aluno: Jorge Dias Disciplina: IN940 SGBDs NoSQL Modelos e Sistemas de Colunas e Grafos Aluno: Jorge Dias Disciplina: IN940 Roteiro o Introdução o Motivação o NoSQL (Características) o Comparativo de SGBDs NoSQL x SGBDs Relacionais o Tipos

Leia mais

4 Testes e experimentos realizados 4.1. Implementação e banco de dados

4 Testes e experimentos realizados 4.1. Implementação e banco de dados 32 4 Testes e experimentos realizados 4.1. Implementação e banco de dados Devido à própria natureza dos sites de redes sociais, é normal que a maior parte deles possua uma grande quantidade de usuários

Leia mais

TGR BCC Representação Computacional de Grafos. Prof. Ricardo José Pfitscher

TGR BCC Representação Computacional de Grafos. Prof. Ricardo José Pfitscher TGR BCC Representação Computacional de Grafos Prof. Ricardo José Pfitscher Cronograma Representação Matriz de djacências Lista de djacências Matriz de Incidências Representação Como podemos representar

Leia mais

Modelagem de BDG. Modelagem de BDG

Modelagem de BDG. Modelagem de BDG Modelagem de BDG Modelagem de dados convencional abstração de entidades e relacionamentos do mundo real com propriedades alfanuméricas Modelagem de dados geográficos é mais complexa entidades com propriedades

Leia mais

Grafos: conceitos básicos e métricas

Grafos: conceitos básicos e métricas Grafos: conceitos básicos e métricas Principais Propriedades em Redes Complexas Definição de termos básicos em um grafo qualquer, nos quais as propriedades estruturais de redes complexas são baseadas Rede

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

Conteúdo. Integração de Dados, Web e Warehousing. Introdução. Introdução. BD Heterogêneos. Introdução. Introdução

Conteúdo. Integração de Dados, Web e Warehousing. Introdução. Introdução. BD Heterogêneos. Introdução. Introdução Conteúdo Integração de Dados, Web e Warehousing Integração de Informações Consultando a Web Arquiteturas de Integração Fernando Fonseca Ana Carolina 2 Motivação Web e BD Arquitetura na Web Evolução da

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 31 de julho de 2017 1/24 Apresentação

Leia mais

Grafos Orientados (digrafos)

Grafos Orientados (digrafos) Grafos Orientados (digrafos) Grafo Orientado ou digrafo Consiste em um grafo G = (V,A) onde V = {v 1,, v n } é um conjunto de vértices e A = {a 1,, a k } é um conjunto de arcos tais que a k, k=1,,m é representado

Leia mais

informação enviada (ex. Facebook) ou que a rede social utilize essa informação para sugerir locais de interesse próximos ao usuário (ex. Foursquare).

informação enviada (ex. Facebook) ou que a rede social utilize essa informação para sugerir locais de interesse próximos ao usuário (ex. Foursquare). 1 Introdução 1.1 Contextualização Recentemente, tem-se percebido um movimento de integração de comunidades físicas e comunidades virtuais. As pessoas utilizam cada vez mais a Internet para se comunicar

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 21 de fevereiro de 2018 1/24 Apresentação

Leia mais

Análise de Redes Sociais Introdução ao Gephi

Análise de Redes Sociais Introdução ao Gephi Análise de Redes Sociais Introdução ao Gephi Eduardo Silva easilva@gmail.com Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da Informação - UFG Análise de Redes Sociais? Ciências Sociais = avaliam-se

Leia mais

DATA MINING & MACHINE LEARNING (I) Thiago Marzagão

DATA MINING & MACHINE LEARNING (I) Thiago Marzagão DATA MINING & MACHINE LEARNING (I) Thiago Marzagão análise de grafos análise de grafos Exemplos de grafos: análise de grafos Exemplos de grafos:... redes sociais (fulano é amigo de beltrano, etc) análise

Leia mais

Árvores: Conceitos Básicos e Árvore Geradora

Árvores: Conceitos Básicos e Árvore Geradora Árvores: Conceitos Básicos e Árvore Geradora Grafos e Algoritmos Computacionais Prof. Flávio Humberto Cabral Nunes fhcnunes@yahoo.com.br 1 Introdução No dia a dia aparecem muitos problemas envolvendo árvores:

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 2

Teoria dos Grafos Aula 2 Teoria dos Grafos Aula 2 Aula passada Logística Objetivos Grafos, o que são? Formando pares Aula de hoje Mais problemas reais Definições importantes Algumas propriedades Objetivos da Disciplina Grafos

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 2

Teoria dos Grafos Aula 2 Teoria dos Grafos Aula 2 Aula passada Logística, regras Objetivos Grafos, o que são? Formando pares Encontrando caminhos Aula de hoje Outro problema real Definições importantes Algumas propriedades Grafo

Leia mais

Departamento de Engenharia de Produção UFPR 57

Departamento de Engenharia de Produção UFPR 57 Departamento de Engenharia de Produção UFPR 57 Introdução a Grafos Muitos problemas de otimização podem ser analisados utilizando-se uma estrutura denominada grafo ou rede. Problemas em redes aparecem

Leia mais

GRAFOS Conceitos Básicos (Parte 1)

GRAFOS Conceitos Básicos (Parte 1) ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II GRAFOS Conceitos Básicos (Parte 1) Gustavo Batista Profa. Elaine Parros Machado de Sousa alterações: Cris-na Dutra de Aguiar Ciferri Material baseado em aulas dos professores:

Leia mais

Facebook. Um grafo é uma rede. Estrutura de dados fundamental em Informática, tal como listas e árvores.

Facebook. Um grafo é uma rede. Estrutura de dados fundamental em Informática, tal como listas e árvores. Grafos Introdução Grafos Introdução Fernando Lobo Algoritmos e Estrutura de Dados II Estrutura de dados fundamental em Informática, tal como listas e árvores. Há muitos algoritmos interessantes sobre grafos.

Leia mais

GRAFOS Aula 03 Representações de Grafos Max Pereira

GRAFOS Aula 03 Representações de Grafos Max Pereira Ciência da Computação GRAFOS Aula 03 Representações de Grafos Max Pereira A maior vantagem de um grafo é a sua representação visual da informação. Mas para a manipulação e armazenamento em um computador,

Leia mais

Sistemas de Banco de Dados

Sistemas de Banco de Dados Sistemas de Banco de Dados Fundamentos em Bancos de Dados Relacionais Wladmir Cardoso Brandão www.wladmirbrandao.com Departamento de Ciência da Computação (DCC) Instituto de Ciências Exatas e Informática

Leia mais

Prof. Marco Antonio M. Carvalho

Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Marco Antonio M. Carvalho Lembretes! Lista de discussão! Endereço:! programaacao@googlegroups.com! Solicitem acesso:! http://groups.google.com/group/programaacao! Página com material dos treinamentos!

Leia mais

Volmir Eugênio Wilhelm Departamento de Engenharia de Produção UFPR 45

Volmir Eugênio Wilhelm Departamento de Engenharia de Produção UFPR 45 Volmir Eugênio Wilhelm Departamento de Engenharia de Produção UFPR 45 Introdução a Grafos Muitos problemas de otimização podem ser analisados utilizando-se uma estrutura denominada grafo ou rede. Problemas

Leia mais

Redes Complexas Aula 2

Redes Complexas Aula 2 Redes Complexas Aula 2 Aula passada Logística Redes e Grafos Exemplos Redes Complexas Aula de hoje Redes e classes Estrutura e características Grau, distância, clusterização Rede (ou Grafo) Abstração que

Leia mais

Introdução de XML. Dados da Web. Gerência de Dados da Web. A Web representa, nos dias de hoje, um repositório universal de dados, onde:

Introdução de XML. Dados da Web. Gerência de Dados da Web. A Web representa, nos dias de hoje, um repositório universal de dados, onde: Dados da Web Introdução de XML Banco de Dados II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM

Leia mais

Teoria dos Grafos. Motivação

Teoria dos Grafos. Motivação Teoria dos Grafos Aula 1 Primeiras Ideias Prof a. Alessandra Martins Coelho março/2013 Motivação Muitas aplicações em computação necessitam considerar conjunto de conexões entre pares de objetos: Existe

Leia mais

BIG DATA: UMA INTRODUÇÃO. Prof. Ronaldo R. Goldschmidt

BIG DATA: UMA INTRODUÇÃO. Prof. Ronaldo R. Goldschmidt BIG DATA: UMA INTRODUÇÃO Prof. Ronaldo R. Goldschmidt Instituto Militar de Engenharia Seção de Engenharia de Computação (SE/8) ronaldo.rgold@ime.eb.br / ronaldo.rgold@gmail.com 70% 60% 50% 40% 30% 20%

Leia mais

Módulo 2 OTIMIZAÇÃO DE REDES

Módulo 2 OTIMIZAÇÃO DE REDES Módulo 2 OTIMIZAÇÃO DE REDES Grafos e Redes Está contida na área de Pesquisa Operacional. Pode ser considerada como uma teoria baseada na interligação de pontos e linhas, utilizada principalmente na solução

Leia mais

Teoria dos Grafos. Teoria dos Grafos. Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG. agosto

Teoria dos Grafos. Teoria dos Grafos. Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG. agosto Teoria dos Grafos Introdução Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG agosto - 2017 O que é Grafo? Definição formal Um grafo G = (V (G), E(G)) é uma estrutura matemática que consiste de dois conjuntos:

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2 SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari Descrição de uma realidade com algum propósito Modelo MODELAR Termo geral para denotar o processo de construir representações

Leia mais

Grafos - Introdução. Pedro Ribeiro 2014/2015 DCC/FCUP. Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) Grafos - Introdução 2014/ / 32

Grafos - Introdução. Pedro Ribeiro 2014/2015 DCC/FCUP. Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) Grafos - Introdução 2014/ / 32 Grafos - Introdução Pedro Ribeiro DCC/FCUP 2014/2015 Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) Grafos - Introdução 2014/2015 1 / 32 Conceito Definição de Grafo Formalmente, um grafo é: Um conjunto de nós/vértices (V).

Leia mais

GRAFOS. Prof. André Backes. Como representar um conjunto de objetos e as suas relações?

GRAFOS. Prof. André Backes. Como representar um conjunto de objetos e as suas relações? 8/0/06 GRAFOS Prof. André Backes Definição Como representar um conjunto de objetos e as suas relações? Diversos tipos de aplicações necessitam disso Um grafo é um modelo matemático que representa as relações

Leia mais

INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas

INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas INF Estruturas de Dados Avançadas Grafos // DI, PUC-Rio Estruturas de Dados Avançadas. Aplicações de grafos grafo vértices arestas Cronograma tarefas restrições de preferência Malha viária interseções

Leia mais

Busca em Profundidade e em Largura

Busca em Profundidade e em Largura Busca em Profundidade e em Largura Grafos e Algoritmos Computacionais Prof. Flávio Humberto Cabral Nunes fhcnunes@yahoo.com.br 1 Mais sobre Caminhos TEOREMA: Se um grafo possui exatamente 2 vértices de

Leia mais

01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II

01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II 01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2011/1 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP) 01

Leia mais

Grafos representação e aplicações. Prof. Guilherme Tomaschewski Netto

Grafos representação e aplicações. Prof. Guilherme Tomaschewski Netto Grafos representação e aplicações Prof. Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@gmail.com Roteiro! Contextualização! Apresentação, um pouco de história! Conceitos Grafos! Principais aplicacões! Estruturas

Leia mais

Redes Complexas Aula 2

Redes Complexas Aula 2 Redes Complexas Aula 2 Aula passada Logística e regras Redes por todos os lados Redes Complexas Aula de hoje Representando redes Falando sobre redes Grau, distância, clusterização Rede Abstração que permite

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br O que é?? 2 A UML

Leia mais

Grafos COM11087-Tópicos Especiais em Programação II

Grafos COM11087-Tópicos Especiais em Programação II Grafos COM11087-Tópicos Especiais em Programação II edmar.kampke@ufes.br Introdução Grafos são estruturas muito estudadas na Ciência da Computação para modelagem de problemas Euler (1736) em Königsberg

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Tópicos Especiais Modelagem de Dados Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

6 Conclusão. 6.1 Contribuições

6 Conclusão. 6.1 Contribuições 91 6 Conclusão O uso dos padrões da Web Semântica, como o RDF e RDFa, na publicação de informações na Web vêm demonstrando ser a única forma viável de garantir a interoperabilidade [34][53][80-83] de dados

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 1 - Introdução

Teoria dos Grafos Aula 1 - Introdução Teoria dos Grafos Aula 1 - Introdução Profa. Sheila Morais de Almeida Mayara Omai Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa 2018 Sheila Almeida e Mayara Omai (UTFPR-PG) Teoria dos Grafos

Leia mais

Disciplina: Matemática Discreta Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Disciplina: Matemática Discreta Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa Disciplina: Matemática Discreta Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa Aula -Grafos Uma figura vale por mil palavras A representação de dados e ou informações utilizando de recursos visuais é, em muitos casos,

Leia mais

Teoria dos Grafos. Profa. Alessandra Martins Coelho

Teoria dos Grafos. Profa. Alessandra Martins Coelho Teoria dos Grafos Profa. Alessandra Martins Coelho fev/2014 Avaliação 2 Provas 30 pontos cada; 3 Implementações 10 pontos cada; 1 Seminário 10 pontos; Listas de exercícios Listas não valem nota, entretanto...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO Departamento de Ciências de Computação

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO Departamento de Ciências de Computação UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO Departamento de Ciências de Computação SCC-203 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II Prova - Gabarito Nome: Nro. USP ) O matemático

Leia mais

Introdução à Teoria dos Grafos

Introdução à Teoria dos Grafos Introdução à Teoria dos Grafos Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG junho - 2018 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Introdução à Teoria dos Grafos junho - 2018 1 / 38 Este material é preparado usando

Leia mais

Descritores de Imagem (introdução)

Descritores de Imagem (introdução) Descritores de Imagem (introdução) André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Roteiro da aula Definição de descritor de imagem Extração de Característica Tipos Geral x Específico Global (cor, textura,

Leia mais

Teoria dos Grafos. Aula 5 - Estruturas de Dados para Grafos. Profª. Alessandra Martins Coelho. março/2013

Teoria dos Grafos. Aula 5 - Estruturas de Dados para Grafos. Profª. Alessandra Martins Coelho. março/2013 Teoria dos Grafos Aula 5 - Estruturas de Dados para Grafos Profª. Alessandra Martins Coelho março/2013 Estrutura é o que caracteriza o próprio grafo e independe da forma como ele é representado. A representação

Leia mais

SGBD NoSQL. Débora Souza in940

SGBD NoSQL. Débora Souza in940 SGBD NoSQL Débora Souza in940 dsls@cin.ufpe.br Roteiro Introdução Motivação O que é NoSQL? Modelos de dados NoSQL Chave-valor Colunas Documentos Grafos Quem usa que modelo de dados? Como escolher um modelo?

Leia mais

Banco de Dados. Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação. Professor: Thiago Silva Prates

Banco de Dados. Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação. Professor: Thiago Silva Prates Banco de Dados Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Professor: Thiago Silva Prates Banco de dados Banco de dados é uma coleção de dados organizada; Fornece aos seus usuários informações

Leia mais

Estruturas de Dados Grafos

Estruturas de Dados Grafos Estruturas de Dados Grafos Prof. Eduardo Alchieri (introdução) Grafo é um conjunto de pontos e linhas que conectam vários pontos Formalmente, um grafo G(V,A) é definido pelo par de conjuntos V e A, onde:

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados

Banco de Dados. Banco de Dados Banco de Dados Banco de Dados Data Warehouse: banco de dados contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa, que foram selecionados e depurados, tendo sido otimizados para processamento de

Leia mais

Conteúdo. Histórico. Notas. Teoria dos Grafos BCC204. Notas. Notas. 1736: Euler e as Pontes de Königsberg

Conteúdo. Histórico. Notas. Teoria dos Grafos BCC204. Notas. Notas. 1736: Euler e as Pontes de Königsberg Teoria dos Grafos BCC204 Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 15 de março de 2011 1 / 31 Conteúdo 1 Introdução 2 Exemplos 3 4 Representação 2 / 31 Histórico 1736: Euler e as

Leia mais

Grafos. Fabio Gagliardi Cozman. PMR2300 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Grafos. Fabio Gagliardi Cozman. PMR2300 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PMR2300 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Um grafo é uma estrutura que generaliza árvores, sendo formado por nós e arestas. Cada nó em um grafo pode ser conectado a vários outros nós por

Leia mais

CES-11. Algoritmos e Estruturas de Dados. Carlos Alberto Alonso Sanches

CES-11. Algoritmos e Estruturas de Dados. Carlos Alberto Alonso Sanches CES-11 Algoritmos e Estruturas de Dados Carlos Alberto Alonso Sanches Juliana de Melo Bezerra CES-11 Grafos Conceitos gerais e representações Algoritmos em grafos Exploração sistemática em largura Caminhos

Leia mais

GRAFOS ORIENTADOS. PSfrag replacements. Figura 1: Exemplo de um grafo orientado.

GRAFOS ORIENTADOS. PSfrag replacements. Figura 1: Exemplo de um grafo orientado. Introdução à Teoria dos Grafos Bacharelado em Ciência da Computação UFMS, 2005 GRAFOS ORIENTAOS Resumo Existem ocasiões onde grafos não são apropriados para descrever certas situações. Por exemplo, um

Leia mais

Designing Data Intensive Applications

Designing Data Intensive Applications Designing Data Intensive Applications Capítulo 2: Modelos de Dados e Linguagens de Consulta Carmem Hara Modelos de Dados nas Aplicações Objetos e Relacionamentos nas Aplicações Projeto de Aplicações Modelo

Leia mais

Matemática Discreta 10

Matemática Discreta 10 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta 10 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br - www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti 1 Muitas

Leia mais

Conceitos e arquitetura do banco de dados. Andre Noel

Conceitos e arquitetura do banco de dados. Andre Noel Conceitos e arquitetura do banco de dados Andre Noel SGBD SGBD cliente/servidor SGBD SGBD cliente/servidor Módulo cliente SGBD SGBD cliente/servidor Módulo cliente Módulo servidor Abstração de dados Quais

Leia mais

Teoria dos Grafos AULA 1

Teoria dos Grafos AULA 1 Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Silvio A. de Araujo Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br, saraujo@ibilce.unesp.br AULA 1 Introdução,

Leia mais

INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas

INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas INF Estruturas de Dados Avançadas Grafos //8 DI, PUC-Rio Estruturas de Dados Avançadas. Primeiro uso conhecido 7 Euler: pontes de Königsberg //8 DI, PUC-Rio Estruturas de Dados Avançadas. Primeiro uso

Leia mais

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Banco de Dados Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Aula passada.. Apresentação do professor e disciplina Definição de Banco de Dados Sistema de BD vs Tradicional Principais características de BD Natureza

Leia mais

Algoritimos e Estruturas de Dados III CIC210

Algoritimos e Estruturas de Dados III CIC210 Algoritimos e Estruturas de Dados III CIC210 Algoritmos em Grafos - Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 28 de setembro de 2009 Haroldo Gambini Santos Algoritmos em Grafos 1/22

Leia mais

Modelos Conceituais de Dados

Modelos Conceituais de Dados Modelos Conceituais de Dados 2. Modelagem Conceitual de Dados Geográficos A partir de idéias conceituais de fenômenos geográficos é possível formalizar a representação do espaço e de propriedades espaciais.

Leia mais

Busca em Profundidade. Componentes Conexos. Grafos. Maria Adriana Vidigal de Lima. Fevereiro

Busca em Profundidade. Componentes Conexos. Grafos. Maria Adriana Vidigal de Lima. Fevereiro Fevereiro - 009 Definição de Grafo Listas de Adjacências de Técnicas da Classificação das Arestas Aplicação do de de 4 Grafo Transposto Definição de Grafo Listas de Adjacências de Exemplos de Aplicação

Leia mais

BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC.

BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC. BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC. Estrutura dos Módulos Conceitos; Componentes; ETL; Data Warehouse; Modelo Multidimensional; Mineração de Dados; Visualização e Análise Exploratória

Leia mais

TEORIA DOS GRAFOS TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATEMÁTICA DISCRETA II PROFº MARCOS NASCIMENTO

TEORIA DOS GRAFOS TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATEMÁTICA DISCRETA II PROFº MARCOS NASCIMENTO TEORIA DOS GRAFOS TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATEMÁTICA DISCRETA II PROFº MARCOS NASCIMENTO Por que estudar grafos? Importante ferramenta matemática com aplicação em diversas áreas

Leia mais

Professor: Anselmo Montenegro Conteúdo (aula 7): - Noções de estruturas de dados topológicas. Instituto de Computação - UFF

Professor: Anselmo Montenegro  Conteúdo (aula 7): - Noções de estruturas de dados topológicas. Instituto de Computação - UFF Geometria Computacional Professor: Anselmo Montenegro www.ic.uff.br/~anselmo Conteúdo (aula 7): - Noções de estruturas de dados topológicas 1 Roteiro Introdução Representação por grafos: grafo de incidências

Leia mais

Definição e Conceitos Básicos

Definição e Conceitos Básicos Definição e Conceitos Básicos Grafos e Algoritmos Computacionais Prof. Flávio Humberto Cabral Nunes fhcnunes@yahoo.com.br 1 Conceitos Básicos Em grafos ocorrem dois tipos de elementos: Vértices ou nós;

Leia mais

Fluxo em Redes -01. Prof. Gustavo Peixoto Silva 2 modelos

Fluxo em Redes -01. Prof. Gustavo Peixoto Silva 2 modelos Fluxo em Redes - Prof. Gustavo Peixoto Silva modelos . Otimização em Redes É um caso particular da Programação Linear, onde pretende-se minimizar uma função de custoque dependedofluxoque passa pelos arcosde

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

Redes Complexas. Renato Vicente. Complex Systems EACH USP

Redes Complexas. Renato Vicente. Complex Systems EACH USP Redes Complexas Renato Vicente Complex Systems EACH USP Grafos Grafos são definidos por seus vértices e arestas G=(V,E). Para o grafo G acima: V={u,v,w,x,y} e E={a,b,c,d,e,f,g,h}. As arestas conectam dois

Leia mais

MAPEAMENTO DE SÉRIES FINANCEIRAS EM REDES COMPLEXAS

MAPEAMENTO DE SÉRIES FINANCEIRAS EM REDES COMPLEXAS MAPEAMENTO DE SÉRIES FINANCEIRAS EM REDES COMPLEXAS Amanda Leite de Camargo Marcio Eisencraft Universidade Federal do ABC Universidade de São Paulo 27 de outubro de 2015 1 / 31 Sumário 1 Introdução 2 Redes

Leia mais

GRAFOS E ALGORITMOS ALGORITMOS E APLICAÇÕES

GRAFOS E ALGORITMOS ALGORITMOS E APLICAÇÕES GRAFOS E ALGORITMOS ALGORITMOS E APLICAÇÕES 1a. PARTE Prof. Ronaldo R. Goldschmidt rribeiro@univercidade.br ronaldo_goldschmidt@yahoo.com.br ROTEIRO 1. EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DE GRAFOS 2. IMPLEMENTAÇÕES

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 5

Teoria dos Grafos Aula 5 Teoria dos Grafos Aula Aula passada Explorando grafos Mecanismos genéricos Ideias sobre BFS, DFS Aula de hoje Busca em grafos Busca em largura (BFS Breadth First Search) Propriedades Busca em Grafos Problema

Leia mais

UNIP - Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Estrutura de Dados. AULA 8 Grafos. Estrutura de Dados 1

UNIP - Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Estrutura de Dados. AULA 8 Grafos. Estrutura de Dados 1 UNIP - Ciência da Computação e Sistemas de Informação Estrutura de Dados AULA 8 Grafos Estrutura de Dados 1 Grafos - Motivação Muitas aplicações em computação necessitam considerar conjunto de conexões

Leia mais

Fluxo em Redes -01. Prof. Gustavo Peixoto Silva 2 modelos

Fluxo em Redes -01. Prof. Gustavo Peixoto Silva 2 modelos Fluo em Redes - Prof. Gustavo Peioto Silva modelos . Otimização em Redes É um caso particular da Programação Linear, onde pretende-se minimizar uma função de custoque dependedofluoque passa pelos arcosde

Leia mais

Banco de Dados 08/08/2010

Banco de Dados 08/08/2010 Disciplina: Engenharia de Software / rof.: Raquel Silveira LANO DE AVALIAÇÕES Banco de Dados 1ª A: 30 de agosto 2ª A: 04 de outubro 3ª A: 29 de novembro NAF: 02 de dezembro Referência bibliográfica: SILBERSCHATZ,

Leia mais

Caminhos de Amizades pelo Facebook:

Caminhos de Amizades pelo Facebook: Caminhos de Amizades pelo Facebook: Dualidade Computacional entre Curto e Longo Introdução a ECI Aula 2 Daniel R. Figueiredo LAND PESC/COPPE/UFRJ Problemas da Computação Objetivo: como resolver problemas

Leia mais

5 Conclusão e trabalhos futuros

5 Conclusão e trabalhos futuros 5 Conclusão e trabalhos futuros Neste capítulo fazemos uma retrospectiva do trabalho realizado, uma avaliação da proposta de solução de integração de dados ou conhecimentos mostrada na dissertação e também

Leia mais

x y Grafo Euleriano Figura 1

x y Grafo Euleriano Figura 1 Grafo Euleriano Um caminho simples ou um circuito simples é dito euleriano se ele contém todas as arestas de um grafo. Um grafo que contém um circuito euleriano é um grafo euleriano. Um grafo que não contém

Leia mais

SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento

SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento Siglas, Símbolos, Abreviaturas DW - Data Warehouse KDD Knowledge Discovery in Database MD Mineração de Dados OLAP - On-line analytical processing SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

Bancos de Dados NoSQL

Bancos de Dados NoSQL Bancos de Dados NoSQL Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Banco de Dados NoSQL (Not Only SQL) Foco no armazenamento de gigantescos volumes de dados (big data)

Leia mais

Teoria dos Grafos. Edson Prestes

Teoria dos Grafos. Edson Prestes Edson Prestes Introdução Representação Mostre que todo passeio de u até v contém um caminho de u até v. Considere um passeio de comprimento l de u até v. Se l = 0 então temos um passeio sem nenhuma aresta.

Leia mais

Este capítulo aborda os fundamentos principais aplicados neste trabalho.

Este capítulo aborda os fundamentos principais aplicados neste trabalho. 2 Fundamentos Este capítulo aborda os fundamentos principais aplicados neste trabalho. 2.1 Linked Data Linked Data é um padrão de práticas a serem seguidas para a publicação e interligação de dados estruturados

Leia mais

Introdução a Grafos Letícia Rodrigues Bueno

Introdução a Grafos Letícia Rodrigues Bueno Introdução a Grafos Letícia Rodrigues Bueno UFABC Teoria dos Grafos - Motivação Objetivo: aprender a resolver problemas; Como: usando grafos para modelar os problemas; Grafos: ferramenta fundamental de

Leia mais

Caminhos de Amizades pelo Facebook: Dualidade Computacional entre Curto e Longo

Caminhos de Amizades pelo Facebook: Dualidade Computacional entre Curto e Longo Caminhos de Amizades pelo Facebook: Dualidade Computacional entre Curto e Longo ieci 2019 Daniel Ratton Figueiredo PESC/COPPE/UFRJ Problemas da Computação Objetivo: como resolver problemas ᴏ calcular zeros

Leia mais

SUMÁRIO. Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca

SUMÁRIO. Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca ÁRVORES SUMÁRIO Fundamentos Árvores Binárias Árvores Binárias de Busca 2 ÁRVORES Utilizadas em muitas aplicações Modelam uma hierarquia entre elementos árvore genealógica Diagrama hierárquico de uma organização

Leia mais

INE BDNC. Bancos de Dados XML

INE BDNC. Bancos de Dados XML INE 661300 - BDNC Bancos de Dados XML Formas de Gerência de Dados XML SGBDRs estendidos com suporte à XML adequados a dados XML fortemente estruturados ( documentos orientados a registros )

Leia mais

BCC204 - Teoria dos Grafos

BCC204 - Teoria dos Grafos BCC204 - Teoria dos Grafos Marco Antonio M. Carvalho (baseado nas notas de aula do prof. Haroldo Gambini Santos) Departamento de Computação Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal

Leia mais

Requisitos de sistemas

Requisitos de sistemas Requisitos de sistemas Unidade III - Casos de Uso Identificação de casos de uso Conceitos de orientação a objetos Modelagem do diagrama de classes e casos de uso 1 Casos de uso CONCEITO Especifica o comportamento

Leia mais

3 Sistema de recomendação proposto

3 Sistema de recomendação proposto 21 3 Sistema de recomendação proposto 3.1. Introdução A maior parte dos sistemas atuais armazena suas informações em bancos de dados relacionais. Apesar de apresentar inúmeros benefícios quando comparado

Leia mais

Sistema de Banco de Dados. UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage

Sistema de Banco de Dados. UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage Sistema de Banco de Dados UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage Resumo da Unidade Banco de dados BD SGBD Objetivo Visão Geral Abstração Modelo de Dados Entidade Relaciomento(ER)

Leia mais

AULA 3 Classificação dos Sistemas de Informação

AULA 3 Classificação dos Sistemas de Informação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 3 Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br SGBD Um Sistema de Gerenciamento de

Leia mais

Mineração de Grafos e Predição de Links. Antonio Pecli Ronaldo Goldschmidt

Mineração de Grafos e Predição de Links. Antonio Pecli Ronaldo Goldschmidt Mineração de Grafos e Predição de Links Antonio Pecli Ronaldo Goldschmidt CONTEXTO Crescimento de aplicações de modelos de grafos para resolução de problemas do mundo real (biologia, economia, sistemas

Leia mais

Modelagem Geométrica: Boundary Representation

Modelagem Geométrica: Boundary Representation Modelagem Geométrica: Boundary Representation Prof. Dr. André Tavares da Silva Gabriel Caixeta Silva caixetasilva@hotmail.com Prof. Dr. Marcelo da Silva Hounsell PPGCA UDESC 2017/01 Introdução Modelagem

Leia mais

Conceitos Básicos. Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri. Algoritmos e Estruturas de Dados II: Projeto

Conceitos Básicos. Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri. Algoritmos e Estruturas de Dados II: Projeto Conceitos Básicos Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Data Warehousing Engloba arquiteturas, algoritmos e ferramentas que possibilitam que dados selecionados de provedores de informação autônomos,

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Grafos Direcionados. > Grafos Direcionados Representações Computacionais 1/36

Grafos Direcionados. > Grafos Direcionados Representações Computacionais 1/36 Grafos Direcionados > Grafos Direcionados Representações Computacionais 1/36 Grafos Direcionados Em muitas aplicações, é importante ter direção nas arestas: Ruas de mão única Grafos modelando páginas da

Leia mais