Manual de Instruções. Orçamentos, Autos de medição, Cadernos de Encargos e Controlo de Tempos. Controlo de Custos de Obra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Instruções. Orçamentos, Autos de medição, Cadernos de Encargos e Controlo de Tempos. Controlo de Custos de Obra"

Transcrição

1 Manual de Instruções Orçamentos, Autos de medição, Cadernos de Encargos e Controlo de Tempos Controlo de Custos de Obra Estudos e Planos de Segurança e Saúde Contabilidade Analítica e Financeira Diferenças entre as versões 12.0 e 13.0

2 Índice BOTÃO CONSTRUCTO : O MENU FICHEIRO... 4 Importar ficheiros... 4 Importação de células do Excel com mais de 256 caracteres... 4 Exportar ficheiros... 4 Exportação de um orçamento sem preços unitários... 4 Exportação para o formato DOCX... 5 Relação de orçamentos... 6 Opções... 6 Configuração internacional... 6 BASES DE PREÇOS... 7 Função Vários... 7 Tipos de preços simples... 7 PROJETOS... 8 Orçamento simplificado... 8 Trabalhar com o modelo BIM 3D... 8 Medições Códigos BIM Trabalho com o modelo BIM 3D Árvore de um projecto A janela Árvore projecto Trabalho com o modelo BIM 3D Ligação directbim com Autodesk Revit Instalação de directbim para Autodesk Revit Comprovação da ligação directbim com Autodesk Revit Mostrar os elementos do Constructo-Gest no Autodesk Revit Função diagramas Diagrama de Gantt Trabalho com o modelo BIM 3D AUTO DE MEDIÇÃO Criação de um auto de medição Ordem de alteração negativa Trabalho com o modelo BIM 3D CADERNOS DE CONDIÇÕES TÉCNICAS Tipos de cadernos de condições técnicas Caderno de condições técnicas no formato DOCX Impresssão do caderno de condições técnicas no formato DOCX CONTROLO DE CUSTOS Funções do grupo Criar e modificar Entradas de material Do controlo de custos para a contabilidade... 21

3 IMPRESSÃO DE LISTAGENS Listagens de projetos... 21

4 Botão Constructo : O menu Ficheiro Importar ficheiros Importação de células do Excel com mais de 256 caracteres Desde esta versão, quando se importa um ficheiro do Microsoft Excel, importam-se os textos completos, inclusive aqueles que tenham mais de 256 caracteres em cada célula. Exportar ficheiros Exportação de um orçamento sem preços unitários Uma nova opção permite selecionar, quando se exporta um orçamento para o Microsoft Excel ou para FIEBDC-3 (BC3), se pretendemos incluir no ficheiro os preços unitários ou não. Esta opção é especialmente útil quando o ficheiro é enviado para solicitar preços a um fornecedor ou empreiteiro. Será o fornecedor quem irá preencher os preços unitários, para que posteriormente sejam importados no programa.

5 Exportação para o formato DOCX Inclui-se a exportação para o formato DOCX, utilizado pelas últimas versões do Microsoft Word. Esta opção pressupõe uma melhoria considerável relativamente ao formato RTF, uma vez que inclui a possibilidade de exportar a informação mediante tabelas, o que facilita enormemente as modificações posteriores no processador de textos. Para gerar ficheiros em formato DOCX, executa-se a função Exportar do menu de gestão de ficheiros e, na lista Tipo, seleciona-se Documento de Microsoft Office Word (*.docx).

6 Relação de orçamentos A primeira vez que se executa o programa, mostra-se a relação de orçamentos existentes na pasta selecionada, com os seus dados numéricos e o gráfico dos seus valores. A opção Mostrar sempre ao início permite selecionar se pretende mostrar ou não esta janela sempre que se inicie o programa. O ícone Opções permite selecionar outra pasta e o ícone Atualizar permite atualizar os valores. Caso não se mostre no início, é possível abrir esta janela pressionando o botão redondo situado na esquina superior esquerda e executando a função Opções ficheiro>relação de orçamentos Opções Configuração internacional Dentro das opções de configuração internacional, adiciona-se o quadro Denominações locais, que permite modificar as denominações de determinados parâmetros que utiliza o programa. Isto permite alterar, por exemplo, a denominação IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) por IGIC (Imposto Geral das Ilhas Canárias) ou NIF (Número de Identificação Fiscal) por RTN (Registro Tributário Nacional).

7 Bases de Preços Função Vários Tipos de preços simples No menu Projeto, na zona da Base, por baixo da função Gerar palavra chave, adiciona-se a nova função Tipos de preços simples, que permite atribuir a cada preço simples uma classificação do tipo Mão de obra, Equipamento ou Material, independente do seu código. A função mostra uma tabela como a seguinte, na qual se pode modificar o tipo de preço simples manualmente, ativando as opções das colunas da direita.

8 Os ícones disponíveis são os seguintes: Atribuir por códigos.- Permite selecionar o tipo de preço em função dos códigos, através da seguinte caixa de diálogo: Ao pressionar-se Aceitar, as últimas colunas da tabela atualizam-se em função dos códigos. Atribuir por unidade de medida.- Mostrará uma caixa de diálogo com: Ao pressionar Aceitar, as três últimas colunas atualizam-se em função da unidade de medida. Mão de obra.- Ao pressionar este ícone, todas as linhas selecionadas na tabela são modificadas para o tipo mão de obra. Para aplicação desta função o programa permite a seleção múltipla de linhas, através das teclas Ctrl e Shift. Equipamento.- Ao pressionar este ícone, todas as linhas selecionadas na tabela modificam-se para o tipo equipamento. Material.- Ao pressionar este ícone, todas as linhas selecionadas na tabela modificam-se para material. Projetos Orçamento simplificado Trabalhar com o modelo BIM 3D O ícone da janela Orçamento simplificado permite abrir o modelo BIM 3D em formato IFC, o que permite visualizar simultaneamente os artigos do orçamento e o modelo tridimensional do projeto. Ao pressionar-se este ícone, mostra-se uma caixa de diálogo para selecionar o ficheiro IFC e, uma vez selecionado, cria-se automaticamente uma nova janela na zona direita, onde se exibe o modelo BIM. Esta funcionalidade não está disponível no Gest Básico (LT). Esta nova janela pode manter-se aberta enquanto se trabalha com as outras janelas do programa (orçamento rápido, árvore do projeto, autos de medição, diagrama de Gantt, etc.).

9 O ícone pode ativar-se ou desativar-se. Quando se encontra ativo, os artigos ou capítulos que se selecionem na janela de orçamento rápido serão assinalados no modelo BIM 3D. Esta relação entre os artigos ou capítulos e os elementos do modelo BIM 3D realiza-se graças ao código GUID existente na coluna BIM das linhas de medição e em cada artigo. Este código pode importar-se através de ficheiros en formato BC3, ou lido diretamente dos ficheiros de GestCon com extensão G13 criados pelo programa MidePlan da Arktec. Os ícones disponíveis na janela BIM 3D são os seguintes: Vistas.- Permite selecionar o ponto de vista do modelo 3D de um modo numérico. Para ese efeito, mostra-se uma caixa de diálogo que permite selecionar o ângulo de azimute e elevação; a planta e os quatro alçados X+, X-, Z+ e Z-; e a possibilidade de ver o modelo em vista axonométrica ou cónica. Neste último caso, podem selecionar-se as coordenadas do ponto ao para o qual se mira, o ângulo de balanço, o ângulo de vista e a distância do observador ao ponto de mira. Autocentrar a imagem.- Permite mostrar o modelo 3D no maior tamanho que se possa, ocupando toda a janela. Zoom com janela.- Permite ampliar uma determinada zona do modelo 3D. Para esse efeito, pressionamos o ícone e seguidamente, sobre o modelo 3D, abrimos uma janela de seleção com o botão direito do rato pressionado. Zoom 1/2.- Permite afastar a imagem, reduzindo a escala de representação para metade. Existe um outro modo, mais prático, de ampliar ou reduzir a imagem sem utilizar os ícones, girando a roda do rato. Também é possível deslocar a imagem caso se pressione a roda e se desloque o rato com a roda pressionada. Regenerar imagem.- Permite atualizar a imagem do modelo 3D. Janela de render.- Permite ativar ou desativar a vista render.

10 Opções de render.- Permite definir as opções de representação do modelo render. O reenquadro Imagem permite selecionar se pretende representar o modelo numa determinada cor, que pode ser selecionada clicando sobre o retângulo de cor situado à direita, ou se o pretende representar unicamente através de linhas vistas e ocultas, a preto e branco. A opção Desenhar arestas permite mostrar/ocultar as arestas dos elementos, em cor negra. A casa Fator de transparência permite selecionar se os elementos se representam opacos (fator 1), transparentes (fator 0) ou translúcidos (fatores intermédios). A opção Desenhar os elementos com cor da classe selecionada permite utilizar, em vez da cor que se mostra na zona superior, cores diferentes para cada classe. Estas cores definem-se na caixa de diálogo em que se define cada uma das classes, através da função Medição:IFC>Classes de elementos. Orbitar.- Quando este ícono está ativado, é possível girar o modelo 3D do seguinte modo: prime-se num ponto do modelo 3D e desloca-se o rato com o botão pressionado. O modelo deslocar-se-á para a direita ou esquerda (altera-se o ângulo do azimute) e para cima e para baixo (altera-se o ângulo de elevação). Existe outro modo de girar o modelo sem ter este ícone ativado: pressiona-se a tecla Ctrl e roda-se a roda do rato (altera-se o ângulo do azimute); pressiona-se a tecla Shift e roda-se a roda do rato (altera-se a elevação). Ver linha de medição- Quando se ativa este ícone, desativa-se o ícone Orbitar e vice-versa. Este ícone permite selecionar elementos do modelo 3D, de modo que, ao pressionar sobre um deles, seleciona-se na tabela de dados do artigo ou artigos que lhe correspondem, ou as suas linhas de medição.

11 Junto do modelo BIM 3D, encontra-se uma árvore com a estrutura hierárquica que se tenham definido no programa BIM de origem (Allplan, Archicad, Revit, etc.). Os ícones e permitem ativar ou desativar a visualização de qualquer dos níveis. Medições Códigos BIM Cada linha de medição tem agora a possibilidade de incluir um código BIM, que permite relacioná-lo com os códigos utilizados nos programas BIM de modelação 3D do edifício (Allplan, Archicad, Revit, etc.). Este código pode introduzir-se manualmente, ou utilizar o código lido diretamente desde o modelo 3D, através do programa MidePlan. O código BIM é suportado pela última versão do Formato de Intercâmbio Standard FIEBDC-3, para que se possa importar e exportar nesse formato, através de ficheiros com extensão BC3. Trabalho com o modelo BIM 3D Os ícones e permitem utilizar o modelo BIM 3D no formato IFC, para visualizar simultaneamente as linhas de medição do orçamento e o modelo tridimensional do preço. Esta funcionalidade não está disponível e Gest Básico (LT). Esta nova janela pode estar aberta e visível enquanto se trabalha com o resto das janelas do programa (orçamento rápido, árvore do projeto, autos de medição, diagrama de Gantt, etc.). O funcionamento da janela BIM 3D está exposto com mais detalhe no apartado Orçamento rápido.

12 Árvore de um projecto A janela Árvore projecto Trabalho com o modelo BIM 3D Os ícones e permitem utilizar o modelo BIM 3D no formato IFC, para visualizar simultaneamente as linhas de medição do orçamento e o modelo tridimensional do preço. Esta funcionalidade não está disponível e Gest Básico (LT). Esta nova janela pode estar aberta e visível enquanto se trabalha com o resto das janelas do programa (orçamento rápido, árvore do projeto, autos de medição, diagrama de Gantt, etc.). O funcionamento da janela BIM 3D está exposto com mais detalhe no apartado Orçamento rápido.

13 Ligação directbim com Autodesk Revit 2015 Desde esta revisão, Arktec passa a dispor duma nova tecnologia denominada directbim : um complemento ao Autodesk Revit 2015 que permite uma comunicação interativa e em tempo real entre Constructo-Gest e Autodesk Revit O directbim também permite a comunicação entre Autodesk Revit 2015 e outros programas da Arktec, como o MidePlan e o Tricalc. Para que a comunicação seja possível, é necessário instalar este complemento após ter realizado a instalação do Autodesk Revit 2015 como se indica no apartado Instalação do directbim para Autodesk Revit 2015, e que o Constructo-Gest como o Autodesk Revit 2015 estejam a ser executados no mesmo computador. Instalação de directbim para Autodesk Revit 2015 Ter em consideração que o Autodesk Revit 2015 possui requisitos do sistema bastantes mais exigentes que Constructo-Gest e que devem ser cumpridos para poder instalar e utilizar este complemento. Salvo modificação por parte da Autodesk, os requisitos mínimos e recomendados para este programa, de forma resumida, são: Tipo Mínimo Recomendado Sistema operativo Microsoft Windows 7 SP1 Home Premium de 64 bits Microsoft Windows 7 SP1 Home Premium de 64 bits Navegador Microsoft Internet Explorer 7 Microsoft Internet Explorer 7 Procesador Intel Pentium com tecnologia SSE2 Intel i-series de vários núcleos com tecnologia SSE2 Memória 4 GB de RAM 8 GB de RAM Monitor 1280 x 1024 com true color 1680 x 1050 com true color Placa gráfica Profundidade de cor de 24 bits Compatível com DirectX 11 com Shader Model 3 Este complemento auto instala-se na sua primeira utilização, por exemplo, através do ícone Mostrar em Revit as selecionadas da janela de medições. Para esse efeito é necessário que na pasta do programa Constructo-Gest exista o ficheiro ArktRevit.Cab que se fornece com esta revisão. Comprovação da ligação directbim com Autodesk Revit Quando se utiliza o ícone Mostrar em Revit as selecionadas da janela de medições, Constructo-Gest verifica em primeiro lugar se a ligação é possível. Se não for, aparecerá uma mensagem de erro indicando a causa, por exemplo: As causas possíveis são:

14 Não se está a executar o Autodesk Revit 2015 nesse momento. Abra Autodesk Revit 2015 e volte a tentar. É a primeira vez que se tenta a comunicação, pelo que o complemento directbim acaba de auto instalar-se. Espere alguns segundos para que o Autodesk Revit 2015 carregue o complemento e volte a tentar. O complemento directbim da Arktec para o Autodesk Revit 2015 não se instalado correctamente. A mensagem que aparece indicará a causa concreta. Entre elas está a possibilidade do seu sistema operativo não ser compatível com o Autodesk Revit 2015, que não se tenha encontrado uma instalação do Autodesk Revit 2015 ou que não se encontraram os ficheiros necessários para a instalação. Também se pode verificar a instalação e comunicação desde o programa Autodesk Revit Para esse efeito, deve selecionar o separador Complementos (Add-Ins, se dispõe de uma versão em inglês). Deverá aparecer no friso o complemento directbim da Arktec: Se não aparecer, significa que o complemento não está corretamente instalado. Ao pressionar no botão e selecionar o comando Verificar a ligação com os programas da Arktec, deveria aparecer a seguinte mensagem: Se não aparece esta mensagem, comprovar que Constructo-Gest está a ser executado e é da revisão ou posterior. O idioma do complemento directbim da Arktec será o mesmo que o do programa Autodesk Revit instalado caso este esteja em inglês (EE.UU.), espanhol, francês ou português (Brasil). Caso contrário, o idioma utilizado será o espanhol. Nota: atualmente o Autodesk Revit não está disponível em português (Portugal) ou catalão, por exemplo. Mostrar os elementos do Constructo-Gest no Autodesk Revit Através do ícone Mostrar em Revit as selecionadas da janela de medições, é possível selecionar uma ou várias linhas de medição no orçamento do Gest, para que apareçam salientes e seleccionados Autodesk Revit. Para esse efeito, é necessário que os elementos tenham sido definidos no projeto atualmente aberto no Autodesk Revit e exportado para o Constructo-Gest através do formato IFC e do programa MidePlan.

15 Para selecionar várias linhas de medição, pressionar no bordo esquerdo de cada linha, onde está colocado o seu número de ordem. Também é possível selecionar várias linhas de cada vez (selecciona-se a primeira e, mantendo pressionada a tecla Shift, selecciona a última linha. Seguidamente, pressionar o ícone Mostra em Revit as selecionadas para que apareçam assinalados no Autodesk Revit esses elementos. Também é possível pressionar o ícone Mostrar em Revit Todas para assinalar e selecionar em Autodesk Revit os elementos correspondentes a todas as linhas de medição do artigo. Os elementos armazenam-se num filtro do Autodesk Revit denominado Elementos da Arktec, e destacam-se por serem desenhados com linha grossa de cor vermelha. Os elementos armazenm-se ainda nos elementos selecionados do Autodesk Revit. As funções Orçamento rápido e Árvore projecto também incluem os ícones Mostrar em Revit as selecionadas e Mostrar em Revit todas, o que permite mostrar e seleccionar en Autodesk Revit los elementos incluidos em todos os artigos ou capítulos seleccionados.

16 Função diagramas Diagrama de Gantt Trabalho com o modelo BIM 3D Os ícones e permitem utilizar o modelo BIM 3D no formato IFC, para visualizar simultaneamente as linhas de medição do orçamento e o modelo tridimensional do preço. Esta funcionalidade não está disponível e Gest Básico (LT). É possível selecionar no cabeçalho um determinado dia, para que o modelo BIM 3D represente só o que foi previsto construir até essa data. O ícone permite mostrar, a partir do dia selecionado no cabeçalho, uma sucessão de imagens que mostram o processo de construção ao longo de dias sucessivos. Uma caixa de diálogo permite selecionar o tempo que se mostrará em ecrã cada fotograma. O ícone planificado. permite gerar um ficheiro de vídeo no formato AVI com o processo de construção Esta nova janela pode manter-se aberta enquanto se trabalha com o resto das janelas do programa (orçamento rápido, árvore do projecto, autos de medição, diagrama de Gantt, etc.). O funcionamento da janela BIM 3D está exposto com mais detalhe no apartado Orçamento simplificado.

17 Auto de medição Criação de um auto de medição Ordem de alteração negativa Na janela da função Autos, adiciona-se o ícone Ordem de alteração negativa, que permite criar, num determinado auto, um artigo igual a outro dos previstos no orçamento, porém com as suas medições negativas. Estas medições podem modificar-se livremente para descontar alguma parte desse artigo que se tenha decidido não construir. As ordens de alteração negativas adicionam-se como um artigo mais, porém com o seu código terminado em (N) (negativa). Exibe-se com texto em cor verde e o seu valor desconta-se do auto. Trabalho com o modelo BIM 3D Os ícones e permitem utilizar o modelo BIM 3D em formato IFC, para visualizar simultaneamente os autos de medição o modelo tridimensional do projeto. Esta funcionalidade não está disponível no Gest Básico (LT). Se o ícone está ativado, é possível selecionar a coluna correspondente a cada auto, para que se assinale no modelo BIM 3D. Também é possível selecionar um artigo em particular, do orçamento ou do auto, para que se assinalem os elementos incluídos numa ou noutra. Esta nova janela pode manter-se aberta enquanto se trabalha com o resto das janelas do programa (orçamento rápido, árvore do projeto, autos de medição, diagrama de Gantt, etc.). O funcionamento da janela BIM 3D está exposto com mais detalhe no apartado Orçamento rápido.

18 Cadernos de Condições Técnicas Tipos de cadernos de condições técnicas Caderno de condições técnicas no formato DOCX Nesta revisão adiciona-se ao programa a possibilidade de gerar cadernos de condições técnicas a partir de parágrafos com formato de texto enriquecido no formato DOCX. Em todas as funções que permitem editar texto dos parágrafos do caderno de condições técnicas, adiciona-se o ícone que permite criar ou modificar o texto do caderno, através do programa MS- Word. Esta situação permite incluir no texto distintos tipos de letra, imagens, tabelas, etc.

19 A título de exemplo, as duas imagens anteriores incluem o mesmo texto, porém um está definido na própria janela do Gest, enquanto o outro, com mais formatação, definiu-se pressionando o ícone dá acesso ao MS-Word. que Ao pressionar o ícone, o programa procura a pasta indicada nas opções gerais do programa, dentro da ficha Variáveis de ambiente, na opção Pasta de Cadernos em formato docx. Dentro dela, procura-se uma subpasta cujo nome sejam os dois primeiros caracteres do código do artigo (no exemplo da imagen, EA ). Se não existe a subpasta, esta é criada no momento. Dentro dela, o programa procura o documento cujo nome esteja formado pelos restantes caracteres do código e a extensão DOCX (no exemplo da imagem, D 4.docx. Se o documento existe, mostra-se a informação aí contida; se não existe, cria-se e abre-se para poder introduzir o texto. Este procedimento permite agrupar os documentos em distintas pastas, consoante os capítulos de dois caracteres. O ícone encontra-se nas funções: Projeto>Caderno>Artigos Base>Preços, dentro da caixa de diálogo do ícone Caderno associado Base>Árvore base, dentro da caixa de diálogo do ícone Mostra os artigos do caderno de encargos associados a este preço Base>Árvore projeto, dentro da caixa de diálogo do ícone Mostra os artigos do caderno associados a este preço Impresssão do caderno de condições técnicas no formato DOCX Inclui-se o novo tipo de listagem do caderno de condições denominado Caderno a partir de artigos docx que permitem gerar caderno de condições com os textos definidos através do MS-Word, de acordo com o procedimento descrito no apartado anterior.

20 Ao selecionar-se este tipo de listagem, os botões Imprimir e Vista preliminar ficam sem efeito, estando unicamente disponível o botão Para Fim de ficheiro, que gera um novo documento, em formato DOCX que inclui todos os parágrafos do caderno correspondentes aos artigos incluídos no orçamento. Para cada artigo incluído, incluem-se também os artigos de nível superior que lhe correspondam. Por exemplo, caso se inclua o artigo ED docx (que poderia corresponder às condições que deve cumprir a execução das sapatas), incluem-se também, diante dele, os artigos: ED.docx (edificação) ED03.docx (fundações) ED0307.docx (fundações superficiais) Também se inclui, detrás de cada artigo, a relação das unidades de obra do orçamento às que faz referência o artigo do caderno.

21 Controlo de Custos Funções do grupo Criar e modificar Entradas de material Do controlo de custos para a contabilidade O ícone Do controlo de custos para a contabilidade das funções Custos>Entradas de material ou Contabilidade>Diário permite contabilizar uma fatura. A nova opção Impostos desdobrados permite selecionar se pretende criar no diário um assento com três linhas (com base imponível, IVA e total) ou só com duas linhas, com o valor total na subconta de gastos e do fornecedor). Esta situação permite adaptar-se às normas de cada país, ou às necessidades concretas de cada fatura. Impressão de Listagens Listagens de projetos Na caixa de diálogo da função Imprimir>Listagens, dentro da ficha de listagens de Projeto, é possível selecionar várias listagens simultaneamente, de modo a que se imprimam consecutivamente. Esta situação permite, por exemplo, incluir num documento único o resumo do orçamento, a listagem de medição e o orçamento e quadro de preços compostos. Quando se selecionam várias listagens e se pressiona o ícone Imprimir, Vista preliminar ou Para ficheiro, uma caixa de diálogo permite selecionar a ordem na qual se pretendem colocar.

22

Modificações incorporadas em Gest-Constructo 12.0 após a edição do manual

Modificações incorporadas em Gest-Constructo 12.0 após a edição do manual Modificações incorporadas em Gest-Constructo 12.0 após a edição do manual Revisão 12.0.01 Cadernos de Condições Técnicas Nesta revisão adiciona-se ao programa a possibilidade de gerar cadernos de condições

Leia mais

Modificações incorporadas a e 13.2 após a edição do manual

Modificações incorporadas a e 13.2 após a edição do manual Revisão 13.2.02 Modificações incorporadas a e 13.2 após a edição do manual Grupos e novas colunas em ficheiros de SQL Server Quando se selecionar na função Ficheiro>Configurar bases de dados a opção SQL

Leia mais

Constructo. Manual de Instruções. Orçamentos, Autos, Cadernos de Encargos e Controlo de Tempos. Controlo de Custos de Obra

Constructo. Manual de Instruções. Orçamentos, Autos, Cadernos de Encargos e Controlo de Tempos. Controlo de Custos de Obra Manual de Instruções Orçamentos, Autos, Cadernos de Encargos e Controlo de Tempos Controlo de Custos de Obra Estudos e Planos de Segurança e Saúde Estudos de Gestão de Resíduos da Construção Constructo

Leia mais

Modificações incorporadas em após a edição do manual

Modificações incorporadas em após a edição do manual Modificações incorporadas em após a edição do manual Projetos Tabela de comparações A função Projeto>Tabela de comparações permite mostrar simultaneamente todos os dados que se pretendem do projeto, em

Leia mais

Manual de Instruções Medição Gráfica de Desenhos em DWG e JPG Medição de Projetos desde modelos IFC-BIM

Manual de Instruções Medição Gráfica de Desenhos em DWG e JPG Medição de Projetos desde modelos IFC-BIM Manual de Instruções Medição Gráfica de Desenhos em DWG e JPG Medição de Projetos desde modelos IFC-BIM Diferenças entre as versões 13.0 e 13.1. Índice CAPÍTULO 1... 5 O MENU IFC... 5 Classes de elementos...

Leia mais

Manual de Instruções Medição Gráfica de Desenhos em DWG e JPG Medição de Projetos desde modelos IFC-BIM

Manual de Instruções Medição Gráfica de Desenhos em DWG e JPG Medição de Projetos desde modelos IFC-BIM Manual de Instruções Medição Gráfica de Desenhos em DWG e JPG Medição de Projetos desde modelos IFC-BIM Diferenças entre as versões 13.1 e 13.2. Índice CAPÍTULO 1... 5 O MENU IFC... 5 Classes de elementos...

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

INICIAÇÃO AO EXCEL Renato Albuquerque abril de 2016

INICIAÇÃO AO EXCEL Renato Albuquerque abril de 2016 Noções básicas Vamos trabalhar com o Microsoft Office EXCEL 2010, software que está instalado em todos os computadores da escola. O EXCEL é uma folha de cálculo eletrónica, isto é, um programa que permite

Leia mais

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009 Ficha de Trabalho: Aula 05 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Como já sabes o SOFTWARE pode ser de sistema ou de aplicação, conforme seja um conjunto de programas responsáveis pelo funcionamento do

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2 Atividade 2 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la no Moodle. 1. A primeira tarefa a efectuar depois de abrir um novo livro

Leia mais

Modificações incorporadas ao Constructo 11.0 depois da edição do manual

Modificações incorporadas ao Constructo 11.0 depois da edição do manual Modificações incorporadas ao Constructo 11.0 depois da edição do manual Controlo de custos v. 11.0.05 Solicitação de propostas por contratos O ícone Pedido automático apresenta uma caixa de diálogo como

Leia mais

PACWIN Módulo de Pesquisa MANUAL DO UTILIZADOR

PACWIN Módulo de Pesquisa MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.2 INDÍCE 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 2 3. JANELA PRINCIPAL PESQUISAR... 3 3.1. BASES DE DADOS DE BIBLIOGRAFIA E AUTORIDADES... 3 3.2. MENU... 4 3.2.1. Base

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Pórtico: Três Pisos com consolas

Pórtico: Três Pisos com consolas Nível básico - Exemplo 12 Pórtico: Três Pisos com consolas O EXEMPLO 12 dá início a um conjunto de exercícios centrado em estruturas porticadas. Ao longo deste exemplo vamos modelar um pórtico bidimensional

Leia mais

Viga contínua de 5 tramos. Esforços

Viga contínua de 5 tramos. Esforços Nível iniciação - Exemplo 07 Viga contínua de 5 tramos. Esforços Neste exercício realiza-se a modelação de uma viga contínua de 5 tramos com vários tipos de cargas e com a definição do tipo de secão. Após

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 Para criar um

Leia mais

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD Prof. Filipe Melo 13) A barra de ferramentas de acesso rápido do Word 2007 pode ser personalizada. Considere a figura abaixo e indique a ordem (da esquerda para a direita)

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Iniciação à Informática Dr. Manuel Monteiro Conteúdo 5 Folha de Cálculo Conceitos básicos Os programas denominados de folhas de cálculo permitem aos seus utilizadores elaborar documentos com cálculos,

Leia mais

Pórtico: Lados inclinados e esforço axial

Pórtico: Lados inclinados e esforço axial Nível básico - Exemplo 13 Pórtico: Lados inclinados e esforço axial No EXEMPLO 13 vamos modelar um pórtico bidimensional com barras inclinadas, cargas pontuais e contínuas. Após o cálculo iremos ver como

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

777 Processador de Texto

777 Processador de Texto Word 2007 777 Processador de Texto Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office 2007 Processador de texto Formadora: Sónia Rodrigues 1 Formadora: Sónia Rodrigues 2 Introdução Microsoft Office Word 2007,

Leia mais

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. LibreOffice versão 4.4.7 O essencial para sua prova WRITER O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. (Alberto Einsten) COMO BAIXAR E INSTALAR O LIBREOFFICE VERSÃO 4? 1-Acesse

Leia mais

APLICAÇÃO RESULTADOS DO MERCADO MANUAL DO UTILIZADOR. Data: 12/04/2016. Versão: 3.0 MERCADO IBÉRICO DEL GAS

APLICAÇÃO RESULTADOS DO MERCADO MANUAL DO UTILIZADOR. Data: 12/04/2016. Versão: 3.0 MERCADO IBÉRICO DEL GAS APLICAÇÃO RESULTADOS DO MERCADO MANUAL DO UTILIZADOR Data: 12/04/2016 Versão: 3.0 Alfonso XI, 6. 28014 Madrid (España) www.mibgas.es T (+34) 91 268 26 01 ÍNDICE 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO 2 2. APLICAÇÃO

Leia mais

Geradores de orçamentos

Geradores de orçamentos Geradores de orçamentos Geradores de orçamentos Exemplo prático Software para Arquitetura, Engenharia e Construção 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste

Leia mais

Viga de 1 tramo mais consola: Temperatura

Viga de 1 tramo mais consola: Temperatura Nível iniciação - Exemplo 11 Viga de 1 tramo mais consola: Temperatura O EXEMPLO 11 ilustra o tratamento da ação da temperatura em barras. Modela-se um tramo de uma viga e uma consola com diferentes tipos

Leia mais

Domine o Word Professor: Rafael Henriques

Domine o Word Professor: Rafael Henriques Domine o Word 2010 Professor: 1 08-03-2016 Rafael Henriques Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2010 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2010; Realização e correcção

Leia mais

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento Inserir linhas e colunas O Excel trabalha à esquerda da coluna selecionada e acima da linha selecionada. Depois de selecionares uma linha ou uma coluna, coloca o cursor do rato sobre a mesma, clica no

Leia mais

Modulo 2 Gestão de Base

Modulo 2 Gestão de Base Didáxis - Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Modulo 2 Gestão de Base de Dados Aula Nº 55 / 56 09-01-2008 Sumário: Programa de gestão de bases de dados. Introdução ao estudo das tabelas. 2 Gestão de Base

Leia mais

Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício

Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício Software para Arquitetura, Engenharia e Construção 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO

Leia mais

Instalar o VHOPE e os ficheiros da biblioteca VHOPE

Instalar o VHOPE e os ficheiros da biblioteca VHOPE Instalar o VHOPE e os ficheiros da biblioteca VHOPE Passo 1, instalar o VHOPE A aplicação VHOPE tem de ser instalada no PC para começar a utilizar o material de nesta unidade USB. Para utilizadores ligados

Leia mais

VISU-schéma Ajuda em linha Junho de AJUDA VISU-Schéma

VISU-schéma Ajuda em linha Junho de AJUDA VISU-Schéma AJUDA VISU-Schéma Um CD-ROM VISU-schéma corresponde a uma Nota Técnica de esquemas eléctricos de papel (NTxxxx). Tal como as Notas Técnicas de esquemas eléctricos de papel, um CD-ROM VISU- Schéma contém

Leia mais

Criação e modificação de um modelo geológico

Criação e modificação de um modelo geológico Manual de engenharia No. 39 Atualização: 04/2019 Criação e modificação de um modelo geológico Programa: Arquivo: Introdução Estratigrafia Demo_manual_39.gsg O objetivo deste Manual de Engenharia é explicar

Leia mais

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão 2.0 2016 Eleusmário Mariano Rabelo O Alfa-Cont é um sistema contábil multi-usuário e multi-empresa para escritórios de contabilidade, contadores e empresas, com

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR MANUAL DE INSTRUÇÕES Editor de bases de dados NSS EDITOR Manual de Instruções Editor de bases de dados NSS Editor 1. Introdução Este manual aplica-se ao software de edição de bases de dados para indicadores

Leia mais

Para retirar o nosso Modelo de Importação de Clientes vá ao menu Relatórios e Utilitários -» Utilitários -» Importação de Entidades.

Para retirar o nosso Modelo de Importação de Clientes vá ao menu Relatórios e Utilitários -» Utilitários -» Importação de Entidades. Manual Importações Como posso importar dados para o KeyInvoice? Atualmente tem possibilidade de importar os dados relativos aos Clientes, Fornecedores, Contatos e Artigos para o KeyInvoice. Para o conseguir

Leia mais

Relatório único. (Versão 2.5c)

Relatório único. (Versão 2.5c) Relatório único (Versão 2.5c) Funcionalidades Envio e edição do Anexo D e do Anexo C Exportação do XML Disponibilização dos dados, quer via formulário quer em formato XML, no portal do cliente Confirmação

Leia mais

Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar

Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar MUITO IMPORTANTE Todo o processo de aprovar e instalar o certificado pessoal deve realizar-se numa máquina controlada pelo requerente e a que outros não tenham acesso. Caso a máquina usada para a aprovação

Leia mais

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário Requisitos do sistema o Processador Intel ou AMD com 600 MHz (1 GHz ou mais recomendado) o 256 MB RAM (256 MB ou mais de RAM disponível recomendado) o Disco

Leia mais

ZS POS MOBILE manual de utilização

ZS POS MOBILE manual de utilização ZS POS MOBILE manual de utilização Índice Introdução... 2 Inicialização... 3 Configurações... 8 Introdução Este manual foi desenvolvido para o apoio na configuração e utilização da aplicação ZS Pos Mobile.

Leia mais

Guia de utilizador rápido. 1. Requisitos do sistema. 2. Instalação e ativação. Instalação. Ativação

Guia de utilizador rápido. 1. Requisitos do sistema. 2. Instalação e ativação. Instalação. Ativação Guia de utilizador rápido Este Guia de utilizador rápido ajuda-o a instalar e a dar os primeiros passos com o Readiris TM 15. Para informações detalhadas sobre todas as funcionalidades do Readiris TM,

Leia mais

... 3... 3... 3... 4... 5... 8... 8... 10... 11... 12... 14... 16... 17... 19... 19... 20 2 O PowerPoint 2019 é um do programa para produção de apresentações incluído no conjunto de programas do Microsoft

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 2 Processador de texto Microsoft Word 2007 2008 Unicenter. Todos os direitos reservados Sobre o Word 2007 O Microsoft Word é um programa que faz parte das

Leia mais

ConvertProfissões 2011

ConvertProfissões 2011 ConvertProfissões 2011 Alteração face à nova Classificação Portuguesa das Profissões Portugal Versão 1.0 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Motivação... 3 Requisitos... 4 Instalação... 4 Licenciamento...

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA 20 QUESTÕES DE PROVAS DA VUNESP SOLDADO 2ª CLASSE PM-SP POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição março 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica PAPER FOLDING 3D Manual e Guia de exploração do Paper Folding 3D para utilização em contexto

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Solutio com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Solutio com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 2.6 o o o o o o Data de vencimento das faturas Listagem de controlo de vencimento de faturas Otimização conta corrente Regularização com documentos em conta corrente Importação e exportação

Leia mais

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão. Sessão nº 7 Mais opções de formatação e impressão Objectivos: Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Leia mais

Manual do administrador

Manual do administrador Janeiro de 2012. Índice Introdução 2 1. Acesso à zona de administração do adapro 3 2. Gestão do adapro 4 2.1 Gestão de utilizadores. 5 2.1.1 Alteração da configuração do utilizador. 5 2.1.2 Documentos

Leia mais

OTOsuite. Manual de instalação. Português

OTOsuite. Manual de instalação. Português OTOsuite Manual de instalação Português Este documento descreve como instalar o software OTOsuite a partir de um DVD, de uma pen USB ou de um ficheiro zipado. Requisitos do sistema Processador de 1,5 GHz

Leia mais

Windows 95/98/Me/2000

Windows 95/98/Me/2000 Windows 95/98/Me/2000 Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização

Leia mais

Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno. Microsoft Word 2010

Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno. Microsoft Word 2010 Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno Microsoft Word 2010 1. Ambiente de Trabalho 2. Utilização do Teclado 3. Configuração das Páginas 4. Formatação de um Documento Disciplina TIC 2 1.

Leia mais

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Técnico Judiciário Área Administrativa Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Informática Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Edital INFORMÁTICA: Sistemas operacionais: Windows XP/7.

Leia mais

Manual do Usuário Webmail SoftSul

Manual do Usuário Webmail SoftSul Manual do Usuário Webmail SoftSul 2 Índice Interface Geral do Webmail 03 Caixa de entrada 04 Opções de apresentação e filtro 05 Os e-mails nos seus estados 06 Marcar um e-mail 07 Acesso a Configurações

Leia mais

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE Manual do Módulo Municipal do aplicativo com os Resultados finais 2013, 2014, 2015 e 2016 e Resultados

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem.

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Guia de Introdução O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Adicione

Leia mais

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL 1 o º ciclo Índice ABRIR O EXCEL 2 O ambiente de trabalho do Excel.3 O botão do Office 4 OPERAÇÕES COM FOLHAS DE CÁLCULO.. 4 Criar um documento novo 4 Colunas, linhas e células. 5 Inserir Fórmulas 6 TUTORIAL

Leia mais

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader Pontos de Orientação 1. Email da digicert para aprovar e instalar o certificado Paulo Cesar Reis Crispim Assinado de forma digital por Paulo Cesar Reis Crispim Dados: 2016.11.16 14:50:46 Z 2. Usar o certificado

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Iniciação à Informática Dr. Manuel Monteiro Conteúdo 4 Processamento de Texto Conceitos básicos Os programas denominados de processador de texto oferecem um conjunto de meios que facilitam a elaboração

Leia mais

Interpretação de um ensaio de campo e criação de um modelo geológico

Interpretação de um ensaio de campo e criação de um modelo geológico Manual de Engenharia No. 38 Atualização: 11/2018 Interpretação de um ensaio de campo e criação de um modelo geológico Programa: Arquivo: Introdução Estratigrafia Demo_manual_38.gsg O objetivo deste manual

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Criar um recurso para QIM com ActivInspire - Studio

Criar um recurso para QIM com ActivInspire - Studio Como criar um recurso com o Software ActivInspire Studio Depois de abrir o Software ActivInspire deve criar uma nova página, ficheiro Novo e de seguida escolher o formato desejado. Nota: De forma a este

Leia mais

Migrar para o Outlook 2010

Migrar para o Outlook 2010 Neste Guia O aspecto do Microsoft Outlook 2010 é muito diferente do Outlook 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes essenciais

Leia mais

Ligação à Contabilidade

Ligação à Contabilidade Ligação à Contabilidade Página 1 de 5 Para poder utilizar o módulo de ligação à contabilidade, antes de mais terá que configurar a forma como o GesPOS vai interligar com a contabilidade. Essa parametrização

Leia mais

Manual de Ajuda do Software PRO. Software de Aquisição de Dados

Manual de Ajuda do Software PRO. Software de Aquisição de Dados Manual de Ajuda do Software 407001-PRO Software de Aquisição de Dados Introdução ao Software O programa de software 407001-PRO fornece um meio para coletar dados de medidores compatíveis para um computador/laptop

Leia mais

Guião básico do Tracker

Guião básico do Tracker Guião básico do Tracker O Tracker é um software de distribuição gratuita, de aquisição, análise de vídeo e modelação de dados experimentais, da autoria de Douglas Brown e inserido no Projeto Open Source

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 APRESENTAÇÃO:

Leia mais

Gestão de Base de dados Formulários

Gestão de Base de dados Formulários Gestão de Base de dados Formulários Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Formulários Os Formulários constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados

Leia mais

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO FICHA 1 Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos, onde

Leia mais

Documentos MS Word acessíveis

Documentos MS Word acessíveis Documentos MS Word acessíveis Este guia pretende ajudar na produção de documentos acessíveis em Microsoft Word de âmbito académico, para serem distribuidos em formato eletrónico ou impressos. As boas práticas

Leia mais

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on CURRENT CONTENTS Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização.

Leia mais

Criação e modificação de um modelo geológico Program: Estratigrafia

Criação e modificação de um modelo geológico Program: Estratigrafia Engineering manual No. 39 Updated: 11/2017 Criação e modificação de um modelo geológico Program: Estratigrafia File: Demo_manual_39.gsg Introdução O objetivo deste Manual de Engenharia é explicar como

Leia mais

Guia da Definição de Wi-Fi

Guia da Definição de Wi-Fi Guia da Definição de Wi-Fi Ligações Wi-Fi com a impressora Ligação a um computador através de um encaminhador (router) Wi-Fi Ligação direta a um computador Ligação a um dispositivo inteligente através

Leia mais

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA Prof. Paulo França CÂMARA DOS DEPUTADOS 1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 2. EDITORES DE TEXTO 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INTERNET

Leia mais

Informática. BrOffice Impress Resumido. Professor Márcio Hunecke.

Informática. BrOffice Impress Resumido. Professor Márcio Hunecke. Informática BrOffice Impress Resumido Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BROFFICE IMPRESS RESUMIDO Informações do Produto O BrOffice é um conjunto de aplicativos para escritório

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Deep Paint 3D

Leia mais

Informática para Concursos 1

Informática para Concursos 1 QUESTÕES CESPE POWER POINT QUESTÕES POWER POINT - CESPE CEF-CAIXA ECONÔMICA EDERAL TÉCNICO BANCÁRIO - 30/04/2006 - A janela do PowerPoint 2003 a seguir apresenta, no slide em edição, outras informações

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA UTILIZAÇÃO PLATAFORMA COOPERA2020

CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA UTILIZAÇÃO PLATAFORMA COOPERA2020 CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA UTILIZAÇÃO PLATAFORMA COOPERA2020 Passos para uma configuração correta: 1)VERIFICAÇÃO SISTEMA OPERATIVO 2)VERIFICAÇÃO BROWSER 3)INSTALAÇÃO DO JAVA SOMENTE O DE 32 bits.

Leia mais

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas Unidade 8: Edição 8.0 Introdução Grande parte da edição no Excel é semelhante à edição em outros aplicativos do Microsoft Office. Portanto, se você sabe como copiar e colar texto no Word, você saberá como

Leia mais

Praça do Município Braga Tel Fax

Praça do Município Braga Tel Fax GeoPortal WebSIG Público Manual de Utilização Índice ÍNDICE... 1 1. ACESSO AO GEOPORTAL... 2 2. COMPOSIÇÃO DO GEOPORTAL... 3 3. FUNCIONALIDADES DO GEOPORTAL... 3 3.1. FERRAMENTAS DE ZOOM... 4 3.2. PESQUISA

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de selecção

Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de selecção Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de selecção João Manuel R. S. Tavares de selecção 2 Objectivos Aumentar e diminuir a ampliação de um desenho por diferentes métodos; Aplicar

Leia mais

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Novembro Novembro2016 2016 1 Sumário 1 Ações...3 1.1 Sinalizador de importância das ações...3 1.2 Reaver ação de um processo finalizado...5 2 Layout...6

Leia mais

O Microsoft PowerPoint PASSO Botão do Office: 2. Barra de ferramentas de acesso rápido: 3. Barra de título: 4. Friso: 5.

O Microsoft PowerPoint PASSO Botão do Office: 2. Barra de ferramentas de acesso rápido: 3. Barra de título: 4. Friso: 5. O Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criar, editar e exibir apresentações gráficas dinâmicas, cujo objetivo pode ser apresentar uma ideia, informar sobre um determinado tema, apoiar a apresentação

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais