Centro Educacional Colúmbia 2000

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Centro Educacional Colúmbia 2000"

Transcrição

1 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Docente: Gustavo José Tri. 2º/2018 Ens. Fund. Lista: Turma: 8º ano Disciplina: Geografia Nº 1 - Assinale ( V ) verdadeiro ou ( F ) falso nas afirmativas: a) ( ) Os países de colonização ibérica da América Latina transformaram-se numa única e extensa nação de influência portuguesa e inúmeros países de língua espanhola. b) ( ) A corrente de Humboldt favoreceu a pesca na Argentina, Bolívia e Peru. c) ( ) A formação geográfica ístmico e insular da América Central também dificultou o seu processo de desenvolvimento econômico. d) ( ) O Uruguai apresenta dificuldades em seu desenvolvimento econômico devido à sua localização distante do litoral. e) ( ) As carências sociais somadas ao endividamento externo e à forte dependência do capital internacional explicam a falta de autonomia e estabilidade política latino-americana. f) ( ) O modo de vida americano é divulgado e valorizado pelos países latino-americanos em função da influência dos meios de comunicação e em especial pela indústria cinematográfica dos Estados Unidos. 2 - Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: I - Os objetivos da colonização na América Anglo-Saxônica e Latina foram diferentes. II - A dominação econômica e tecnológica Anglo-Saxônica conduziu à dominação cultural da América Latina. III - A América Latina caracterizou-se por ser uma área fornecedora de matéria-prima. IV - A América do Norte é formada por três países, porém um deles não pertence à América Anglo- Saxônica. a) todas as afirmativas são verdadeiras. b) apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. c) apenas ao afirmativas I, II e III são verdadeiras. d) apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. e) apenas a afirmativa I é verdadeira. 3 - Os países que estão no istmo que liga a América do Norte com a América do Sul são: a) Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. b) Venezuela, Colômbia, Panamá, Cuba, Honduras e Haiti. c) México, Guatemala, Equador, El Salvador, Costa Rica. d) Panamá, Nicarágua, Honduras, Porto Rico, Belize e Guatemala. e) Nicarágua, Cuba, Jamaica, Panamá, México e Chile.

2 4 - Apresente a atividade econômica dos países a partir das descrições: a) Fez com que os países do Caribe fossem apelidados de "ilhas doces": b) Durante muitos anos dificultou as relações econômicas entre Brasil e Paraguai: c) Principal produto de exploração da Venezuela: 5 - Podemos analisar a situação social de um país, apenas analisando a sua renda per capita? Justifique sua resposta. 6 - Qual a diferença entre divisão cultural e física das Américas? 7 - O novo rearranjo, ou a nova ordem mundial, tem imprimido uma série de modificações ao mundo contemporâneo. Uma dessas mudanças é a aglomeração de alguns países em blocos. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar: a) ALCA significa Área de Livre Comércio das Américas, e envolve somente os países do MERCOSUL. b) A ALCA é a união do Nafta com o MERCOSUL, para fazer frente aos avanços da Comunidade Europeia. c) Fazem parte do Tratado de Livre Comércio da América do Norte NAFTA o Canadá, o México e os Estados Unidos. d) Os EUA recusaram-se a fazer parte do MERCOSUL, pois amargam o maior déficit da balança comercial de sua história, algo em torno de US$ 200 bilhões. e) A ALCA é uma proposta de Fidel Castro no sentido de criar uma área de livre comércio do Alasca à Terra do Fogo. 8 - Ao longo da História, a situação econômica dos países subdesenvolvidos sempre foi altamente desvantajosa em comparação com os países desenvolvidos e o resultado direto disso é o endividamento crescente dos países mais pobres, sendo causas determinantes para o agravamento desse problema: I - Uma balança comercial de um modo geral mais favorável aos países ricos, em função da diversidade de produtos que têm a oferecer. II - A tendência de queda nos preços internacionais dos produtos primários, oferecidos ao mercado pelos países subdesenvolvidos.

3 III - A não participação dos países subdesenvolvidos em órgãos internacionais como a ONU, que, em tese, poderiam defender melhor a aplicação de políticas de preço mais justas. Assinale: a) Se apenas a afirmativa I for correta. b) Se apenas a afirmativa II for correta. c) Se apenas a afirmativa III for correta. d) Se as afirmativas I e II forem corretas. e) Se todas as afirmativas forem corretas. 9 - "Desde 1992, quando assinou o acordo de livre comércio que deu origem ao Nafta, o México tem experimentado avanços impressionantes. As exportações triplicaram e o país acumula grande superávit no seu comércio com os EUA. O PIB nacional atingiu a marca de US$ 600 bilhões em 2001, ultrapassando o PIB brasileiro. Graças ao crescimento econômico impulsionado pelas exportações industriais, o México apresenta hoje uma taxa de desemprego de 2,5% (uma das menores do mundo) e inflação anual de apenas 4,4%." (Adaptado de: STEFANO, F.; ATTUCH, L. Negócios na ALCA: a nova fronteira do lucro. "Isto É Dinheiro", p , 08 maio 2002.) Sobre o texto anterior são feitas as seguintes afirmativas: 1. Ao aceitar o convite norte-americano para integrar o Nafta, o governo do México desarticulou a estratégia brasileira de integração econômica do continente sul-americano, que consistia em fortalecer o Pacto Andino, do qual o México era signatário até então. 2. A participação dos Estados Unidos no Nafta vão além da questão meramente econômica, já que um de seus objetivos é a criação de um número maior de empregos no México com a finalidade de conter a entrada de imigrantes ilegais mexicanos nos Estados Unidos. 3. Liderando o Nafta, os norte-americanos também vislumbram a ampliação de suas vendas para o México, levando em conta o tamanho do mercado consumidor mexicano. Assinale: a) Se apenas a afirmativa 1 for correta. b) Se apenas a afirmativa 2 for correta. c) Se apenas a afirmativa 3 for correta. d) Se as afirmativas 1 e 2 forem corretas. e) Se as afirmativas 2 e 3 forem corretas Explique o processo de colonização da América Latina e suas conseqüências? 11 - O sistema colonial teve como elemento fundamental o regime de comercio instaurado entre metrópole e colônia. Esse sistema se baseava: a) na livre concorrência. b) na produção realizada por pequenos proprietários autônomos. c) no trabalho não compulsório. d) na policultura. e) no monopólio colonial.

4 12 - O mapa abaixo expressa o desempenho comercial dos países latino-americanos. (Le Monde Diplomatique, 2003) De sua leitura, podemos concluir que: a) Os Estados Unidos orientam a pauta comercial da América Latina b) As relações Brasil-África tiveram forte incremento. c) A América Latina apresenta largo superávit comercial em relação à Europa. d) As trocas comerciais entre os países latino-americanos ocorrem no âmbito exclusivo das commodities. e) Nos últimos anos, diminuíram substancialmente as exportações para os países asiáticos Explique com suas palavras por que e revolução Iraniana de 1979 prejudicou a economia mundial?

5 14 - Observe o gráfico. Explique como se dá a divisão do PIB do MERCOSUL e por que a diferença entre os países? 15 - Observe o mapa. A regionalização do mundo adotada nesse mapa corresponde a: a) um espaço descontínuo baseado inteiramente nos fluxos econômicos e político-militares. b) um espaço contínuo baseado nos traços fisiográficos de cada área (relevo e clima, principalmente). c) um espaço descontínuo fundamentado nas relações de poder entre Estados. d) um espaço contínuo fundamentado em traços histórico-culturais e econômicos comuns a cada área. e) um espaço contínuo-descontínuo alicerçado na inovação tecnológica e nos recursos humanos de cada área.

6 16 - Observe a charge abaixo. A sua leitura nos mostra a crítica que o cartunista francês Plantum faz em relação Fonte: VESENTINI. J. William. Geografia Crítica. Volume 3. São Paulo: Ática, a) ao aquecimento global provocado pelos países industrializados, que se recusam a diminuir a emissão de gases para a atmosfera. b) à divisão internacional do trabalho entre Norte e Sul, que se processa com base nas relações desiguais de troca, visto que os produtos comercializados pelo terceiro mundo têm pouco valor agregado. c) à recessão que atingiu as economias dos Estados Unidos, Japão e União Européia com forte repercussão em toda a economia global. d) ao primeiro choque do petróleo ocorrido em 1973, quando os países produtores do Oriente Médio reduziram sua produção, elevaram o preço do barril e embargaram as vendas para os EUA e a Europa. e) à Revolução Verde, que disseminou novas sementes e práticas agrícolas para aumentar a produção em países subdesenvolvidos durante as décadas de 1960/70, mas criou a dependência tecnológica em tais nações agrícolas.

Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 8º Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

América: Localização e regionalização

América: Localização e regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades do polo Norte até a Antártida. É separado

Leia mais

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Para realizar as atividades, consulte os Slides sobre Continente Americano (Ativ. nº 25 - Site padogeo.com) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro

Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro Turma 8º ano A Professor (a)/supervisor (a): Inês Pacheco

Leia mais

Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que:

Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que: Exercícios sobre blocos econômicos Exercícios 1. Se algum acordo de comércio tinha tudo para dar certo foi aquele firmado entre México, Estados Unidos e Canadá. Sancionado em 1994, o Acordo de Livre Comércio

Leia mais

CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO

CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONHECENDO O CONTINENTE MAIOR EXTENSÃO NO SENTIDO NORTE/SUL SÃO CERCA DE 35 PAÍSES. VARIEDADE DE CULTURAS EM FUNÇÃO DA COLONIZAÇÃO ESTRANGEIRA. FORMAS DE

Leia mais

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Entender as relações políticas e econômicas entre países da

Leia mais

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA INTRODUÇÃO Palco da Segunda Revolução Industrial EUA; Petróleo como a principal fonte de energia; Fordismo; EUA: ocupam o segundo lugar no

Leia mais

Para quê classificar?

Para quê classificar? Para quê classificar? Em geografia, a classificação que utilizamos é a regionalização, ou seja, a classificação dos países de acordo com alguma característica em comum. Regionalizamos para estudar em os

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva A Globalização não é um fenômeno novo. É só lembramos das Grande Navegações realizadas por portugueses e espanhóis e veremos que até mesmo a descoberta do Brasil já faz

Leia mais

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de junho de 2013 ORIGINAL: INGLÊS RESOLUÇÃO CE152.R17 CONTRIBUIÇÕES FIXAS

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO 1. 2. 3. 4. Unidade 2 a) A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta. (V) b) O processo de

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS

GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS O mundo sofreu importantes transformações durante o século XX. O pós-segunda Guerra foi marcado pela bipolarização mundial. A crise do socialismo, a partir de 1980, mudou

Leia mais

Para quê classificar?

Para quê classificar? Para quê classificar? Em Geografia, a classificação que utilizamos é a regionalização, ou seja, a classificação dos países de acordo com alguma característica em comum. Regionalizamos para estudar os lugares

Leia mais

MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio. Camila Sande Especialista em Negociações CNA

MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio. Camila Sande Especialista em Negociações CNA MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio Camila Sande Especialista em Negociações CNA 16 de junho de 2016 Agronegócio consumo doméstico e exportação Exportação Consumo Doméstico

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

I Cenário Mundial. II Contexto Internacional e o Brasil. III Brasil: Situação Externa e Interna. Tendências. IV Paraná em Destaque V Brasil:

I Cenário Mundial. II Contexto Internacional e o Brasil. III Brasil: Situação Externa e Interna. Tendências. IV Paraná em Destaque V Brasil: I Cenário Mundial. II Contexto Internacional e o Brasil. III Brasil: Situação Externa e Interna. Tendências. IV Paraná em Destaque V Brasil: Projeções e Reflexões Fonte: FMI G7: EUA. Alemanha, Japão,

Leia mais

América Latina em retrospectiva. internacional e IED. Bianca Maciel e Marwil Dávila. 30 de Novembro de PET-Economia: Conjuntura

América Latina em retrospectiva. internacional e IED. Bianca Maciel e Marwil Dávila. 30 de Novembro de PET-Economia: Conjuntura : Inserção internacional e Bianca Maciel e Marwil Dávila PET-Economia: Conjuntura 30 de Novembro de 2012 1 Rápida recuperação do crescimento econômico regional no póscrise; 2 Maior integração nos fluxos

Leia mais

Zheng Bingwen, Professor & Director-General

Zheng Bingwen, Professor & Director-General ILAS CASS & IBRE FGV Seminar MIDDLE INCOME TRAP: PERSPECTIVES OF BRAZIL AND CHINA Ultrapassando a Armadilha da Renda Média : Vantagens e Desafios da China comparativo com América Latina (abertura 10 minutos)

Leia mais

A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL. Eugenio Stefanelo

A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL. Eugenio Stefanelo A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL Eugenio Stefanelo ECONOMIA MUNDIAL PIB em % ao ano: Média de 50 anos: 3,5% 2004 a 2007: 5% 2008 e 2009: 3,1%

Leia mais

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017 V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB 2017 FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES COMO VETOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DAS AMÉRICAS Brasília 17 a 19 de

Leia mais

A Localização AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA

A Localização AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA A Localização AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS Divide-se em Grandes e Pequenas Antilhas e o arquipélago das Bahamas AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA É a ponte que liga as Américas do Norte e Sul

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO 2018 - GEOGRAFIA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DEMOGRAFIA Conceitos inerentes ao estudo demográfico e palavras que os alunos ainda não estão familiarizados; Distribuição

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de relações da América do Sul? R:

GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de relações da América do Sul? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de

Leia mais

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de setembro de 2012 Tema 5.1 da Agenda Provisória 2 de agosto de 2012

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa INTRODUÇÃO (p. 161) Países do Norte Canadá, EUA, a maior parte da Europa Ocidental, Japão e Austrália. Concentra 15% da população. Países do Sul Mundo subdesenvolvido. Concentra 85% da população ORIGENS

Leia mais

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PRINCIPAIS PAÍSES DE DESTINO DA EXPORTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA - 2005 2005 Estados Unidos 421.693.481 25,29 México 124.421.946 7,46 Argentina 73.091.226 4,38 Federação da Rússia 59.379.834 3,56

Leia mais

Cautela na indústria latino-americana do aço, queda no consumo e na produção

Cautela na indústria latino-americana do aço, queda no consumo e na produção Comunicado de imprensa N 219_5 Produção - Comércio Cautela na indústria latino-americana do aço, queda no consumo e na produção Indicadores da América Latina em janeiro de 219 5,3 milhões de toneladas

Leia mais

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre PRECEDENTES Início do século XX: - Muitas diferenças culturais, econômicas, políticas, religiosas etc. entre os países. - Muitos conflitos,

Leia mais

BRASIL COMÉRCIO EXTERIOR GLOBAL: JANEIRO-JUNHO

BRASIL COMÉRCIO EXTERIOR GLOBAL: JANEIRO-JUNHO Secretaria-Geral ALADI/SEC/di 1775 18 de agosto de 2003 BRASIL COMÉRCIO EXTERIOR GLOBAL: JANEIRO-JUNHO 2002-2003 Comparando o primeiro semestre de 2003 com o mesmo período do ano anterior, o comércio exterior

Leia mais

EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E PAÍSES DE DESTINO Julho / 2004

EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E PAÍSES DE DESTINO Julho / 2004 EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E PAÍSES DE DESTINO 2002-2004 Julho / 2004 EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS COMENTÁRIOS A - EVOLUÇÃO DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 Tema 4.3 da agenda provisória

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 12/09/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona política comercial comum entre seus membros

em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona política comercial comum entre seus membros Revisão -8º ano Blocos econômicos Os blocos econômicos são formados pela união de países que possuem objetivos comuns relacionados ao crescimento econômico. A integração entre os países pode torná-los

Leia mais

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /12/2014 Bimestre: 4 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Ao lado da agricultura moderna, com técnicas avançadas,

Leia mais

América Latina Caderno de atividades

América Latina Caderno de atividades TURMA: América Latina Caderno de atividades Grupo: IDH Integrantes do grupo: NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº Data de início da elaboração do mapa: / / Data de conclusão da elaboração do mapa:

Leia mais

A Eurafrásia A, Afro-Eurásia ou África-Eurásia é formada por: Europa, África e Ásia e estende-se por mais de 84 milhões de km² (quase 60% da superfície sólida da Terra) com uma população de cerca de 5.5

Leia mais

- Exportação: US$ 13,7 bi, em valor, e média diária de US$ 652,6 milhões; sobre jan-14 (US$ 728,5 bilhões),

- Exportação: US$ 13,7 bi, em valor, e média diária de US$ 652,6 milhões; sobre jan-14 (US$ 728,5 bilhões), Janeiro / 2015 Resultados de Janeiro de 2015 - Exportação: US$ 13,7 bi, em valor, e média diária de US$ 652,6 milhões; sobre jan-14 (US$ 728,5 bilhões), redução de 10,4%, pela média diária; - Importação:

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida INDUSTRIALIZAÇÃO O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO Agricultura Pecuária extrativismo Indústria Comércio Serviços

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III Referências ( Livros): BibliEx e PNLD DIFERENTES MODOS DE VER O MUNDO Regionalização do Mundo (outro critério) Critério utilizado Econômico A regionalização

Leia mais

Regionalização 8º ano PROF. FRANCO AUGUSTO

Regionalização 8º ano PROF. FRANCO AUGUSTO Regionalização 8º ano PROF. FRANCO AUGUSTO Regionalização As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e

Leia mais

América do Norte. Democracia Parlamentar sob Monarquia Constitucional Britânica

América do Norte. Democracia Parlamentar sob Monarquia Constitucional Britânica Continente Americano Bermudas América do Norte Autonomia administrativa Colônia Britânica 1968 1865-1968 Canadá Democracia Parlamentar sob Monarquia Constitucional Britânica Canadá Act/Constituição Independência/Estatuto

Leia mais

COMÉRCIO 1. (UFRGS 2016)

COMÉRCIO 1. (UFRGS 2016) 1. (UFRGS 2016) COMÉRCIO Considere as afirmações abaixo, sobre o mapa. I. Os países industrializados costumam exportar grandes volumes de produtos agrícolas e alimentícios. II. As trocas comerciais intrarregionais

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense Desempenho da Indústria Catarinense Produção Industrial Desempenho por UF - Jan-Fev 2009/Jan-Fev 2008 % PR CE PA GO PE -3,5-7,7 RJ BA SC BR SP RS AM MG ES -8,8-9,2-12,2-13,1-13,8-16,2-17,2-17,7-20,6-22,0-27,6-31,4

Leia mais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais Continente Americano Aspectos Gerais Módulo 19 frente 03 Livro 3 páginas 131 a 132 As diferenças culturais e linguísticas dos povos que colonizaram a América deram origem à divisão do continente americano

Leia mais

Indústria siderúrgica latino-americana prevê cenário positivo, mas com pontos de atenção

Indústria siderúrgica latino-americana prevê cenário positivo, mas com pontos de atenção Press Release N 219_4 Produção - Comércio Indústria siderúrgica latino-americana prevê cenário positivo, mas com pontos de atenção Destaques da América Latina em 218: 65,1 milhões de toneladas de produção

Leia mais

TREINAMENTO PREPARATÓRIO PARA A ECEME

TREINAMENTO PREPARATÓRIO PARA A ECEME 1 2001 2002 2003 2004 Transportes da Comunida Andina e interligações com o Brasil Educação justificativas Ciência e Tecnologia ações governamentais EU e NAFTA comparados ao Brasil Energia no Brasil Estágio

Leia mais

cesop OPINIÂO PÚBLICA, Campinas, Vol. VI, nº1, 2000, Encarte Tendências. pp

cesop OPINIÂO PÚBLICA, Campinas, Vol. VI, nº1, 2000, Encarte Tendências. pp cesop OPINIÂO PÚBLICA, Campinas, Vol. VI, nº1, 00, Encarte Tendências. pp. 138-166 Tendências reúne dados da pesquisa Latinobarômetro, um estudo de opinião pública comparativo de 17 países latino-americanos,

Leia mais

DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO:

DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina Monteiro e Fábio Luiz DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto E Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série: 8º Ano Apresentação da disciplina A disciplina de geografia para o 8º ano contempla o estudo

Leia mais

PROFESSOR CARLOS ALEX

PROFESSOR CARLOS ALEX PROFESSOR CARLOS ALEX América Andina Países: Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos

Leia mais

América. Divisões: 35 países e 18 dependências. População total: habitantes.

América. Divisões: 35 países e 18 dependências. População total: habitantes. América Divisões: 35 países e 18 dependências. Área total: 42.189.120 km². População total: 902.892.047 habitantes. Densidade: 21 hab./km². Idiomas principais: espanhol, inglês, português, francês, holandês,

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS AMÉRICA ANDINA E GUIANAS América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas 1 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 : (Ensino fundamental) Professor: Yuri Disciplina: Geografia No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Resultados de Junho de 2014

Resultados de Junho de 2014 Junho / 2014 Resultados de Junho de 2014 - Exportação: US$ 20,5 bi, em valor, e média diária de US$ 1,023 bilhão; sobre mai-14, aumento de 3,6%, pela média diária; sobre jun-13, redução de 3,5%, pela média

Leia mais

VII Seminário Ibérico de Economistas. O MUNDO PANIBÉRICO Um novo actor no contexto da globalização. Leonor Aires Madrid, 14 Junho 2019

VII Seminário Ibérico de Economistas. O MUNDO PANIBÉRICO Um novo actor no contexto da globalização. Leonor Aires Madrid, 14 Junho 2019 VII Seminário Ibérico de Economistas O MUNDO PANIBÉRICO Um novo actor no contexto da globalização Leonor Aires Madrid, 14 Junho 2019 Ordem dos Economistas i. Conceito Panibérico ii. Contexto Cultural Panibérico

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.2 Conteúdos A presença da economia

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Clima econômico da América Latina melhora um pouco apesar de piora no Brasil

Clima econômico da América Latina melhora um pouco apesar de piora no Brasil jul/00 jul/01 jul/02 jul/03 jul/04 jul/05 jul/06 jul/07 jul/08 jul/09 jul/10 jul/11 jul/12 jul/13 jul/14 jul/15 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina Abril/2014 Julho/2015

Leia mais

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 9ª Ano

Leia mais

Panorama do Setor de Tissue. Carlos H. S. Magalhães

Panorama do Setor de Tissue. Carlos H. S. Magalhães Panorama do Setor de Tissue Carlos H. S. Magalhães Panorama do Setor de Tissue CONTEÚDO Produção e Consumo de Tissue no Mundo, na América Latina e no Brasil nos últimos 10 anos; Principais players ; Atual

Leia mais

Oescore referente à média de liberdade

Oescore referente à média de liberdade Capítulo 5 Liberdade Econômica nas Cinco Regiões James M. Roberts e Anthony B. Kim Oescore referente à média de liberdade econômica global é de 60,3, de acordo com o levantamento do nosso Índice de 2008.

Leia mais

De acordo com o texto e seus conhecimentos, aponte elementos que estão influenciando as condições de trabalho na atualidade.

De acordo com o texto e seus conhecimentos, aponte elementos que estão influenciando as condições de trabalho na atualidade. ROTEIRO DE ESTUDOS E EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO: GEOGRAFIA GILSON Caderno 1 - Editora anglo Cap 2 - Um mundo desigual Cap 3 - Mundo desenvolvido: aspectos econômicos Cap 4 - Mundo desenvolvido: aspectos

Leia mais

Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del

Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del 2018 Recife, Brasil. O triunfo da Revolução Cubana em

Leia mais

C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE

C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE - 13 - Anexo C C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE Introdução 39. A finalidade deste documento é informar aos Órgãos Diretivos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ SOBRE A EMPRESA Fundada em 1985, a Zanardo atua no mercado de válvulas, atendendo as necessidades de seus clientes em diversos segmentos com qualidade e eficiência,

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

Tributação dos Salários Transfiguração (do emprego em capital) Vilma da Conceição Pinto José Roberto Afonso

Tributação dos Salários Transfiguração (do emprego em capital) Vilma da Conceição Pinto José Roberto Afonso Tributação dos Salários Transfiguração (do emprego em capital) Vilma da Conceição Pinto José Roberto Afonso 10 de Outubro de 2017 Sumário Diagnóstico Carga sobre salários é muito elevada e complexa Empresas

Leia mais

Conhecer o panorama urbano industrial dos Estados Unidos. Questão 1 Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afirmar que:

Conhecer o panorama urbano industrial dos Estados Unidos. Questão 1 Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afirmar que: 4º BIM P2 HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

Competitividade na indústria brasileira e momento econômico. Ricardo L. C. Amorim Especialista em Análise Econômica da ABDI

Competitividade na indústria brasileira e momento econômico. Ricardo L. C. Amorim Especialista em Análise Econômica da ABDI Competitividade na indústria brasileira e momento econômico Ricardo L. C. Amorim Especialista em Análise Econômica da ABDI Julho/2016 Evolução do PIB a preços de mercado (em US$ correntes) Fonte: World

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 8º Ano Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 2 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 06/08/2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Estado e políticas sociais na América Latina. Aula 10 Regimes de Bem-Estar na América Latina. Prof.: Rodrigo Cantu

Estado e políticas sociais na América Latina. Aula 10 Regimes de Bem-Estar na América Latina. Prof.: Rodrigo Cantu Estado e políticas sociais na América Latina Aula 10 Regimes de Bem-Estar na América Latina Prof.: Rodrigo Cantu Europa e Países Anglo-Saxões: Maior parte da política social iniciada entre 1890 e o fim

Leia mais

INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO

INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO PANORAMA INSTITUCIONAL UNILA ENSINO NA UNILA: Criada pela Lei.89, de de janeiro de 00, a Universidade

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 47 CANADÁ

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 47 CANADÁ GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 47 CANADÁ Como pode cair no enem (UFPE) O Canadá teve forjadas a Geografia e a História, basicamente, ao longo dos 570 km do vale do rio São Lourenço, onde se situam algumas

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Conteúdo 8º Ano Cap.1, 2, 3, 4 e 5 Apostila 1 e Cap. 6 e 7 Apostila 2 Projeções Cartográficas Origens do Subdesenvolvimento

Leia mais

O que você deve saber sobre GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS

O que você deve saber sobre GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS O que você deve saber sobre GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS O mundo sofreu importantes transformações durante o século XX. O pós-segunda Guerra foi marcado pela bipolarização mundial. A crise do socialismo,

Leia mais

Desobstruindo as Artérias O Impacto dos Custos de Transporte sobre o Comércio da América Latina e Caribe

Desobstruindo as Artérias O Impacto dos Custos de Transporte sobre o Comércio da América Latina e Caribe Desobstruindo as Artérias O Impacto dos Custos de Transporte sobre o Comércio da América Latina e Caribe Mauricio Mesquita Moreira Economista Principal 7 Seminario Internacional em Logística Agroindustrial.

Leia mais

GABARITO A B C D E

GABARITO A B C D E ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 2º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Após a 2ª Guerra Mundial, os países foram divididos em 3 grandes blocos, segundo suas características socioeconômicas.

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS

INDICADORES ECONÔMICOS Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC INDICADORES ECONÔMICOS Regiões Selecionadas: África, América Latina

Leia mais

AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO

AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO 1. A TEORIA LIBERAL Os Países pobres são pobres porque não atingiram ainda a eficiência produtiva e o equilíbrio econômico necessário à manutenção de um ciclo de prosperidade

Leia mais

AMÉRICA ESPANHOLA COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA

AMÉRICA ESPANHOLA COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA AMÉRICA ESPANHOLA COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA A CONQUISTA ESPANHOLA NA AMÉRICA Justificativa: evangelização dos indígenas Domínio inicial de S.Domingos e Cuba 1519 conquista do Império Asteca por Hernan

Leia mais

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO AMÉRICA CENTRAL LOCALIZAÇÃO TERRITORIAL CONTINENTE AMERICANO AMÉRICA CENTRAL Região formada por dois conjuntos de países: PORÇÃO ÍSTMICA OU CONTINENTAL PORÇÃO

Leia mais

Cinema, Soft Power e os BRICS

Cinema, Soft Power e os BRICS Seminário Cinema, Soft Power e os BRICS Mostra Internacional de Cinema de São Paulo Debora Ivanov 27/10/2016 Diretrizes Diretrizes das ações internacionais realizadas pela ANCINE 1. Estímulo à realização

Leia mais

Início. Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Início. Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Início Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Tratado de Assunção fixa metas, prazos e instrumentos para a construção

Leia mais

50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, de 27 de setembro à 1º de outubro de 2010 Tema 5.1 da agenda

Leia mais

O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina recua em julho

O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina recua em julho jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 jul/14 jan/15 jul/15 jan/16 jul/16 jan/17 jul/17 Agosto de 2017 O Indicador

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

AS OBRAS CARITATIVAS DE JOÃO PAULO II EM 2004

AS OBRAS CARITATIVAS DE JOÃO PAULO II EM 2004 "Brilhe a vossa luz!" PERGUNTE E RESPONDEREMOS 518 agosto 2005 AS OBRAS CARITATIVAS DE JOÃO PAULO II EM 2004 Em síntese: Anualmente a Santa Sé publica o relatório da aplicação do dinheiro que o Papa recebe

Leia mais