em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona política comercial comum entre seus membros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona política comercial comum entre seus membros"

Transcrição

1 Revisão -8º ano

2 Blocos econômicos Os blocos econômicos são formados pela união de países que possuem objetivos comuns relacionados ao crescimento econômico. A integração entre os países pode torná-los mais fortes e competitivos, gerando desenvolvimento financeiro. Atualmente existem diversos blocos econômicos no mundo, mas o primeiro deles foi a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), na Europa, em Depois deste, vários outros surgiram, e continuam surgindo.

3

4 Mercosul Mercado Comum do Sul, mais conhecido como Mercosul, é uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção de Estabelece uma integração, inicialmente, econômica configurada atualmente em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona e política comercial comum entre seus membros. Situados todos na América do Sul, são atualmente cinco membros plenos. Em sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; mais tarde, a ele aderiu a Venezuela. Encontra-se em fase de expansão, uma vez que a Bolívia aguarda a ratificação parlamentar de seu protocolo de adesão como membro pleno, documento que necessita ainda para sua vigência das aprovações legislativas na Bolívia, no Brasil e no Paraguai, os demais parlamentos já o aprovaram. _Sul

5 O Mercosul e suas relações com os EUA O interesse brasileiro é o de adiar a adesão à ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), para dar tempo aos setores produtivos de modernizarem-se para enfrentar a concorrência dos EUA. Os EUA querem apressar a adesão à ALCA, pois visam ter um mercado cativo na América do Sul, ao mesmo tempo em que restringiriam os interesses da União Européia na região. Entre os países membros não há nenhum polo gerador de tecnologias. Brasil e Argentina são as economias mais industrializadas, mas muito dependentes de capitais e equipamentos estrangeiros; dessa forma não há como conseguir auto-suficiência industrial no interior do Mercosul. O Brasil pretende transformar-se num "global trader" (país que comercializa com o mundo todo) e não pretende concentrar os negócios do Mercosul com poucos países, especialmente os EUA.

6 A redução das barreiras alfandegárias na área do MERCOSUL provocou mudanças na economia brasileira. Vantagem Ao mesmo tempo que fortalece a economia região frente aos EUA. A regionalização econômica pode ser uma experiência de autonomia comercial em relação às potências. Desvantagem A abertura das fronteiras pode prejudicar economia interna dos países mais pobres. Alguns setores podem ser prejudicados diante da concorrência com produtos importados.

7 Nafta O NAFTA é o North American Free Trade Agreement, ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio. O bloco econômico formado por Estados Unidos, México e Canadá (América do Norte) em 1992 tem como objetivo facilitar as transações econômicas entre esses países, assim como, abolir as taxações sobre a circulação de mercadorias e produtos. A criação de blocos como este que visa facilitar o intercâmbio econômico entre os países vem se tornando comum desde a década de 90. O NAFTA visa apenas à criação de uma área de livre comércio entre esses países o que restringiria a atuação do bloco ao setor comercial. Mesmo a criação dessa área de comércio livre ainda não foi concluída. Embora o NAFTA tenha posto fim às barreiras alfandegárias entre os três países e criado regras e proteção comerciais em comum, além de padrões e leis financeiras iguais para EUA, Canadá e México, ainda não são todas as mercadorias que receberam redução de tarifas. Isso se deve à insegurança que os três países ainda têm em relação a algumas consequências do tratado.

8 ALCA Criado pelos Estados Unidos, a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) foi um acordo proposto aos países latino-americanos com o propósito de eliminar todas as barreiras comerciais e incentivar o livre comércio nas Américas melhorando a importação e a exportação de produtos. São ao todo 34 países (exceto Cuba, que não faz parte do acordo por causa do bloqueio econômico imposto pelos EUA). A ALCA está prevista para ser um grande bloco econômico juntamente com a NAFTA e o Mercosul. Porém, existem alguns problemas. Alguns países temem a implantação desse acordo e muitos estudiosos acreditam que os EUA, controlariam a economia de toda a América Latina (seria uma espécie de dominação americana).

9 Pacto Andino O Pacto Andino, atualmente chamado de Comunidade Andina de Nações, é um bloco econômico da América do Sul composto por quatro nações. Foi fundado em 26 de maio de A sede deste bloco econômico fica na cidade de Lima (capital do Peru). Fazem parte deste bloco econômico os seguintes países: - Bolívia - Peru - Equador - Colômbia Observação: além dos países membros, existem cinco países associados (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai). Principais objetivos do Pacto Andino - Garantir a livre circulação de pessoas dos países membros sem a necessidade de apresentação de visto. Basta aos cidadãos apresentarem uma Carteira de Identidade do seu país.

10 América Latina e América Anglosaxônica

11

12

13 América Andina A América Andina é formada pelos países sul-americanos cujos territórios são atravessados pela Cordilheira dos Andes (maior cadeia de montanhas da América do Sul). Geografia Humana: - A população destes países é de, aproximadamente, 135 milhões de habitantes. - O espanhol é a língua predominante nos países da América Andina, pois todos os países foram colonizados pela Espanha. - População formada, na maioria, por descendentes de espanhóis, descendentes de indígenas, descendentes de sul-americanos e descendentes de africanos. - A religião católica é a mais seguida pelos habitantes destes países. Economia: - A economia destes países é baseada, principalmente, na agricultura (principalmente voltada para a exportação), no extrativismo (mineral e vegetal), pesca (principalmente Peru e Chile) e indústria (principalmente bens de consumo). - O PIB (Produto Interno Bruto) somado dos países da América Andina é de cerca de US$ 800 bilhões (estimativa 2011). - Grande parte das cidades mais populosas está localizada na região litorânea, vales andinos e altiplanos. As regiões metropolitanas de maior destaque são: Bogotá (Colômbia), Santiago do Chile (Chile) e Lima (Peru).

14 A região reúne os países que têm na cordilheira dos Andes o elemento principal de suas paisagens. A cordilheira dos Andes é um importante divisor de águas, sendo decisiva para a rede hidrográfica de toda a América do Sul. A região andina apresenta uma vegetação muito diversificada, com a presença de florestas, savanas, estepes e vegetação de altitude. Entre os principais produtos do extrativismo mineral da região andina estão o petróleo, o carvão, o cobre, o estanho, o ouro, a prata e o ferro. Entre os países dessa região, o que apresenta os melhores indicadores sociais é o Chile. A principal atividade econômica é a agricultura, base da economia andina.

15 Canal do Panamá O Canal do Panamá é um imenso canal construído pelos americanos com o intuito de ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Sua construção foi iniciada pelos franceses em Contudo, devido a uma série de problemas de engenharia e ao grande número de vítimas por conta de doenças tropicais, as obras foram paradas até que, em 1904, os EUA assumiram os trabalhos.

16

17 América Central A América Central pertence ao continente americano que é formado também pela América do Sul e a América do Norte. A América Central é um istmo, que se limita ao sul com a Colômbia, ao norte com a península de Iucatã, no México, a oeste com o oceano Pacífico e a leste com o mar do Caribe (oceano Atlântico). Apresenta a extensão de km2 e compreende sete países: Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Existem também os países insulares do mar do Caribe: Antigua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Porto Rico, Dominica, Santa Lucia, São Cristóvão e São Vicente. A economia da América Central baseia-se nas atividades agrícolas e turísticas. As belezas naturais dos países localizados nas ilhas do Caribe atraem milhões de turistas. O turismo tem se desenvolvido nas últimas décadas, sendo uma das principais fontes de receitas econômicas. Os produtos agrícolas com grandes cultivos e destinados à exportação são: banana, cana-de-açúcar, algodão e tabaco. Outros produtos de destaque são milho, café, feijão e frutas. A indústria é pouco desenvolvida, atuando nos segmentos de processamento de produtos agrícolas Curiosidade: localize Canal de Suez, Canal da Mancha, Estreito de Bering

18

19 A história dos Estados Unidos da América, hoje conhecida por nós, inicia-se a partir do século XVI, quando exploradores europeus aportaram no lado norte do continente americano. Até então, apenas nativos habitavam no local, a partir dessa conexão com o continente europeu, os Estados Unidos passaram a ser colônia da Inglaterra. Inicialmente estes colonizaram a parte leste do país, o que corresponde ao litoral que é banhado pelo oceano Atlântico. Logo depois a parte central foi colonizada pela França e a parte sudeste e sudoeste pela Espanha. Para a economia dos Estados Unidos a sua expansão territorial para o Oeste (a Marcha para o Oeste) representou a oportunidade de crescimento do mercado interno pela expansão do povoamento e das atividades econômicas nas novas regiões. Houve o desenvolvimento da indústria de diversos setores como a do carvão, ferro e aço, a abertura de novas frentes agrícolas e pecuária além de áreas de exploração mineral como ouro e petróleo.

20

21 Os conflitos no campo Exército Zapatista x Exercito Nacional ( página 125) A expansão de áreas agrícolas, industriais e de usinas hidrelétricas no estado de Chiapas, que possui grandes reservas de petróleo e de gás natural, resultou na expulsão de pequenos agricultores e indígenas das suas terras, os indígenas por sua vez, ocuparam os latifúndios causando a reação de fazendeiros, que organizaram grupos armados para tirá-los das suas terras, desses conflitos originou o Exército Zapatista de Libertação Nacional que dominou a região e começou a ser combatido pelo Exército Nacional.

22 As Guianas (verificar no atlas) As relações entre as guianas e os demais países americanos, sempre foram frágeis porque a maioria das nações da América do Sul foi colonizada pela Espanha ou por Portugal (o Brasil) e mantiveram contatos durante o período colonial. As Guianas, entretanto, foram colonizadas por outras nações europeias (França, Holanda e Reino Unido) e constituíram um mundo à parte no continente sul-americano. Mais de 50% da população da Guiana é constituída por descendentes de indianos que para lá migraram no século XIX, por causa da política britânica de incentivar a utilização de mão de obra barata da Ásia.

23 REVOLUÇÃO CUBANA Até Meados do século XX, a pobreza nas áreas rurais de Cuba contrastava com a riqueza dos grandes produtores de cana, de charutos e com os hotéis de luxo. O governo de Fulgêncio Batista (iniciado em 1934) apoiado pelos EUA, aumentou a insatisfação popular surgindo movimentos rebeldes, que tomaram o poder com a revolução de Fidel Castro, líder da revolução, assumiu o governo. Em represália, os Estados Unidos impuseram a Cuba, em 1962 um bloqueio econômico = Confisco de propriedades de estrangeiros, a reforma agrária e a nacionalização da indústria. Os EUA proibiu que empresas e cidadãos estadunidenses de manter relações com Cuba, impedia que o país obtivesse créditos internacionais e efetuasse operações com dólares, A partir de então a URSS supriu cuba dos produtos que não eram produzidos no país.

PROFESSOR CARLOS ALEX

PROFESSOR CARLOS ALEX PROFESSOR CARLOS ALEX América Andina Países: Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos

Leia mais

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS AMÉRICA ANDINA E GUIANAS América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas 1 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

CANAL DO PANAMÁ O Canal do Panamá é considerado uma das grandes maravilhas da engenharia do mundo. Estende-se 80km desde a Cidade do Panamá no

CANAL DO PANAMÁ O Canal do Panamá é considerado uma das grandes maravilhas da engenharia do mundo. Estende-se 80km desde a Cidade do Panamá no AMÉRICA CENTRAL A América Central pertence ao continente americano que é formado também pela América do Sul e a América do Norte. A América Central é um istmo, que se limita ao sul com a Colômbia, ao norte

Leia mais

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA INTRODUÇÃO Palco da Segunda Revolução Industrial EUA; Petróleo como a principal fonte de energia; Fordismo; EUA: ocupam o segundo lugar no

Leia mais

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /12/2014 Bimestre: 4 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Ao lado da agricultura moderna, com técnicas avançadas,

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva A Globalização não é um fenômeno novo. É só lembramos das Grande Navegações realizadas por portugueses e espanhóis e veremos que até mesmo a descoberta do Brasil já faz

Leia mais

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Para realizar as atividades, consulte os Slides sobre Continente Americano (Ativ. nº 25 - Site padogeo.com) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de junho de 2013 ORIGINAL: INGLÊS RESOLUÇÃO CE152.R17 CONTRIBUIÇÕES FIXAS

Leia mais

CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO

CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONHECENDO O CONTINENTE MAIOR EXTENSÃO NO SENTIDO NORTE/SUL SÃO CERCA DE 35 PAÍSES. VARIEDADE DE CULTURAS EM FUNÇÃO DA COLONIZAÇÃO ESTRANGEIRA. FORMAS DE

Leia mais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais Continente Americano Aspectos Gerais Módulo 19 frente 03 Livro 3 páginas 131 a 132 As diferenças culturais e linguísticas dos povos que colonizaram a América deram origem à divisão do continente americano

Leia mais

América: Localização e regionalização

América: Localização e regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades do polo Norte até a Antártida. É separado

Leia mais

A Localização AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA

A Localização AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA A Localização AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS Divide-se em Grandes e Pequenas Antilhas e o arquipélago das Bahamas AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA É a ponte que liga as Américas do Norte e Sul

Leia mais

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Disciplina: Geografia Professor: Juliano América Central Caracterização A América Central é um istmo (estreita faixa de terra que liga duas áreas de

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul Extensão: 17.850.568 km²; Situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich e em sua maior parte no hemisfério Sul; É formada politicamente por 12 países

Leia mais

América. Divisões: 35 países e 18 dependências. População total: habitantes.

América. Divisões: 35 países e 18 dependências. População total: habitantes. América Divisões: 35 países e 18 dependências. Área total: 42.189.120 km². População total: 902.892.047 habitantes. Densidade: 21 hab./km². Idiomas principais: espanhol, inglês, português, francês, holandês,

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Docente: Gustavo José Tri. 2º/2018 Ens. Fund. Lista: Turma: 8º ano Disciplina: Geografia Nº 1 - Assinale ( V ) verdadeiro ou ( F ) falso nas afirmativas: a) (

Leia mais

Para quê classificar?

Para quê classificar? Para quê classificar? Em geografia, a classificação que utilizamos é a regionalização, ou seja, a classificação dos países de acordo com alguma característica em comum. Regionalizamos para estudar em os

Leia mais

AMERICA DO SUL. Planícies sedimentares: Amazônica. Pampas. Planaltos Orientais: maciços. cristalinos antigos. Planalto da Patagônia

AMERICA DO SUL. Planícies sedimentares: Amazônica. Pampas. Planaltos Orientais: maciços. cristalinos antigos. Planalto da Patagônia AMERICA DO SUL Hidrografia relevo Planícies sedimentares: do mundo, sendo o amazonas o de Orenoco maior extensão e volume de água no Amazônica planeta, com 6.296km Platina Bacia Platina Chaco, É a segunda

Leia mais

AMÉRICA CENTRAL E CARIBE. O destaque da agricultura e do turismo

AMÉRICA CENTRAL E CARIBE. O destaque da agricultura e do turismo AMÉRICA CENTRAL E CARIBE O destaque da agricultura e do turismo AMÉRICA CENTRAL Istmo Insular Economia dependente dos EUA: exportam a maioria dos seus produtos. Províncias Unidas da América Central OS

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 Tema 4.3 da agenda provisória

Leia mais

Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro

Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro Aulas 04,05,06 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Bolsistas: Dayan Muniz e Marlúcio Neto Escola Estadual Imperial Marinheiro Turma 8º ano A Professor (a)/supervisor (a): Inês Pacheco

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de relações da América do Sul? R:

GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de relações da América do Sul? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de

Leia mais

A Eurafrásia A, Afro-Eurásia ou África-Eurásia é formada por: Europa, África e Ásia e estende-se por mais de 84 milhões de km² (quase 60% da superfície sólida da Terra) com uma população de cerca de 5.5

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO AMÉRICA CENTRAL LOCALIZAÇÃO TERRITORIAL CONTINENTE AMERICANO AMÉRICA CENTRAL Região formada por dois conjuntos de

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de setembro de 2012 Tema 5.1 da Agenda Provisória 2 de agosto de 2012

Leia mais

América Central Continental = 07 países. América Central Insular (Grandes Antilhas + Pequenas Antilhas + Bahamas) = 13 países

América Central Continental = 07 países. América Central Insular (Grandes Antilhas + Pequenas Antilhas + Bahamas) = 13 países 20 países com 82 milhões de habitantes/2011. América Central Continental = 07 países América Central Insular (Grandes Antilhas + Pequenas Antilhas + Bahamas) = 13 países (além de 11 dependências insulares

Leia mais

11/03/2013 BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais

11/03/2013 BLOCOS ECONÔMICOS. O Comércio multilateral e os blocos regionais BLOCOS ECONÔMICOS O Comércio multilateral e os blocos regionais 1 O comércio multilateral Bretton Wood (1944) FMI Banco Mundial (Bird) OIC GATT OMC 2 PRINCÍPIOS DA OMC Não discriminação dos países membros

Leia mais

Para quê classificar?

Para quê classificar? Para quê classificar? Em Geografia, a classificação que utilizamos é a regionalização, ou seja, a classificação dos países de acordo com alguma característica em comum. Regionalizamos para estudar os lugares

Leia mais

8º ano, Ensino Fundamental

8º ano, Ensino Fundamental REVISÃO PARA PO1 DE GEOGRAFIA 3º TRIM/2017 América Central (Países do istmo, Caribe e Antilhas) e seus aspectos físicos e socioeconômicos COC 7 pág 195 a 202. 8º ano, Ensino Fundamental COMO SE DIVIDE

Leia mais

BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA. GeoDANIEL Colégio Salesiano São José

BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA. GeoDANIEL Colégio Salesiano São José BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA GeoDANIEL Colégio Salesiano São José Índice 1.O que são blocos econômicos 2. União Europeia 3. MERCOSUL 4. NAFTA 5. O caso do México 6. ALCA

Leia mais

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Entender as relações políticas e econômicas entre países da

Leia mais

Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que:

Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que: Exercícios sobre blocos econômicos Exercícios 1. Se algum acordo de comércio tinha tudo para dar certo foi aquele firmado entre México, Estados Unidos e Canadá. Sancionado em 1994, o Acordo de Livre Comércio

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO 1. 2. 3. 4. Unidade 2 a) A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta. (V) b) O processo de

Leia mais

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la EXPLORANDO A AMÉRICA LATINA O QUE É A AMÉRICA LATINA? A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la Memorial da América Latina, São Paulo O QUE É A AMÉRICA LATINA? América Latina

Leia mais

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO Com a maior parte das terras localizadas no Hemisfério Norte, parte no Hemisfério Sul e totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich, esse continente é cortado pela Linha do Equador, na altura

Leia mais

América Central e do Sul

América Central e do Sul América Central e do Sul Insular Ístmica Coralígeo Vulcanismo Tropical Equatorial Tectonismo Cuba Anos 60 e 70: Investimentos soviéticos Melhora no padrão de vida Economia: agricultura Cana Dependência

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE

CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE ORIGEM DO MERCOSUL P. 30 e 31 Os blocos econômicos promovem uma maior integração econômica, social e cultural entre as

Leia mais

Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34

Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34 * Explorando a América do Sul Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34 *Caracterização geral da América do Sul * América do Sul abrange um território de 18 milhões

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 30/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

América Latina Caderno de atividades

América Latina Caderno de atividades TURMA: América Latina Caderno de atividades Grupo: IDH Integrantes do grupo: NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº Data de início da elaboração do mapa: / / Data de conclusão da elaboração do mapa:

Leia mais

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la EXPLORANDO A AMÉRICA LATINA O QUE É A AMÉRICA LATINA? A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la Eduardo Galeano Memorial da América Latina, São Paulo O QUE É A AMÉRICA LATINA?

Leia mais

A AMÉRICA LATINA INDUSTRIALIZADA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES

A AMÉRICA LATINA INDUSTRIALIZADA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES A AMÉRICA LATINA INDUSTRIALIZADA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES DURANTE O PÉRÍODO DAS GUERRAS MUNDIAIS, OS PAÍSES EUROPEUS PARARAM DE EXPORTAR ARTIGOS INDUSTRIALIZADOS

Leia mais

São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.

São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Blocos econômicos São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Classificação: Zona de livre comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; União Econômica e Monetária.

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

Início. Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Início. Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Início Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Tratado de Assunção fixa metas, prazos e instrumentos para a construção

Leia mais

50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, de 27 de setembro à 1º de outubro de 2010 Tema 5.1 da agenda

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS. INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS. INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França O Brasil e a América do Sul: Cenários Geopolíticos e os Desafios

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS

INDICADORES ECONÔMICOS Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC INDICADORES ECONÔMICOS Regiões Selecionadas: África, América Latina

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17.

9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17. 9. América Latina: lutas pela emancipação política Páginas 04 à 17. Mas por que essa parte da América é denominada latina? TROCA DE IDEIAS LEITURA DO TEXTO PÁGINA 04. QUESTÕES 1 e 2 PÁGINA 05. América

Leia mais

09/02/2014. Prévia. Quem comercializa com quem? O tamanho importa: o modelo de gravidade

09/02/2014. Prévia. Quem comercializa com quem? O tamanho importa: o modelo de gravidade Capítulo 2 Comércio mundial: uma visão geral Prévia Os maiores parceiros comerciais do Brasil e dos Estados Unidos Modelo de gravidade: a influência do tamanho de uma economia no comércio a distância e

Leia mais

Ana Clara Giulia Heloisa Julia Elena Julya Lacerda Nicole Hanin

Ana Clara Giulia Heloisa Julia Elena Julya Lacerda Nicole Hanin Ana Clara Giulia Heloisa Julia Elena Julya Lacerda Nicole Hanin Sua economia é considerada Subdesenvolvida Grande parte de sua população trabalha no setor primário; Alguns países possuem parcelas significativas

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO

BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO PAÍS CONTINENTE Área territorial -> 8,5 milhões de km² Suas fronteiras: Uruguai; Argentina; Paraguai; Bolívia; Peru; Colômbia; Venezuela; Guiana; Suriname; Guiana Francesa. Possui

Leia mais

Blocos econômicos ou Megamercados

Blocos econômicos ou Megamercados Blocos econômicos ou Megamercados Bloco Econômico é uma integração de países nos aspectos econômicos e sociais, visando seu. Os blocos econômicos constituem expressivos espaços integrados de livre comércio.

Leia mais

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017

V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB Brasília 17 a 19 de maio de 2017 V SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E VI WORKSHOP DE TRABALHO PAEC OEA-GCUB 2017 FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES COMO VETOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DAS AMÉRICAS Brasília 17 a 19 de

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.1 Conteúdos Aspectos gerais dos

Leia mais

Previdência Social Reformar para Preservar

Previdência Social Reformar para Preservar Previdência Social Reformar para Preservar 15 de Fevereiro de 2017 Ministro Eliseu Padilha Ministro-chefe da da Presidência da República Déficit da Previdência e a necessidade da Reforma para não estrangular

Leia mais

Trata-se aqui de uma interpretação gramatical do dispositivo invocado, uma vez que dispõe o art. 26: comprometem-se a adotar as providências

Trata-se aqui de uma interpretação gramatical do dispositivo invocado, uma vez que dispõe o art. 26: comprometem-se a adotar as providências Questão 16 Considere as seguintes assertivas: I - A Convenção Americana sobre Direitos Humanos, de 1969, não trata dos direitos econômicos, sócias e culturais, à exceção do artigo 26 que simplesmente determina

Leia mais

Zheng Bingwen, Professor & Director-General

Zheng Bingwen, Professor & Director-General ILAS CASS & IBRE FGV Seminar MIDDLE INCOME TRAP: PERSPECTIVES OF BRAZIL AND CHINA Ultrapassando a Armadilha da Renda Média : Vantagens e Desafios da China comparativo com América Latina (abertura 10 minutos)

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 14. O Brasil e o Mercosul. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 14. O Brasil e o Mercosul. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 14 O Brasil e o Mercosul O Mercado Comum do Sul MERCOSUL representa um bloco econômico de iniciativa dos governos do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina que,

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 41 ARGENTINA

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 41 ARGENTINA GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 41 ARGENTINA Como pode cair no enem (UERJ) A Copa do Mundo de futebol é um campeonato entre seleções de vários países, durante o qual se observa a exaltação de sentimentos nacionais.

Leia mais

ATIVIDADES 8º ANO. 1) Assembleia Geral da ONU exige fim de embargo contra Cuba

ATIVIDADES 8º ANO. 1) Assembleia Geral da ONU exige fim de embargo contra Cuba ATIVIDADES 8º ANO 1) Assembleia Geral da ONU exige fim de embargo contra Cuba A Assembleia Geral da ONU exigiu nesta terça-feira pelo vigésimo ano o fim do embargo americano imposto a Cuba há meio século,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ SOBRE A EMPRESA Fundada em 1985, a Zanardo atua no mercado de válvulas, atendendo as necessidades de seus clientes em diversos segmentos com qualidade e eficiência,

Leia mais

INDEPENDÊNCIA DO HAITI E DA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA

INDEPENDÊNCIA DO HAITI E DA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA CAPÍTULO 20 INDEPENDÊNCIA DO HAITI E DA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA O Haiti no século XVIII n São Domingos, que corresponde ao atual Haiti, era uma colônia francesa nas Antilhas. n Sua economia dependia

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre. Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos. Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto

Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre. Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos. Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto 2016 Percurso-15. Página 134. Estado Unidos: População e megalópoles 1. A distribuição

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100

Leia mais

América do Norte. Democracia Parlamentar sob Monarquia Constitucional Britânica

América do Norte. Democracia Parlamentar sob Monarquia Constitucional Britânica Continente Americano Bermudas América do Norte Autonomia administrativa Colônia Britânica 1968 1865-1968 Canadá Democracia Parlamentar sob Monarquia Constitucional Britânica Canadá Act/Constituição Independência/Estatuto

Leia mais

da região no mercado mundial entre países vizinhos não se faz sem uma integração física, que garanta o transporte

da região no mercado mundial entre países vizinhos não se faz sem uma integração física, que garanta o transporte #2 especial américa latina OS caminhos QUE NOS UNEM Embora a integração física entre países sul-americanos deixe a desejar, tanto o Brasil como outros países do continente estão fazendo investimentos em

Leia mais

Dobramentos Modernos. Obs: No Brasil não há dobramentos modernos, pois não há formação da era terciária.

Dobramentos Modernos. Obs: No Brasil não há dobramentos modernos, pois não há formação da era terciária. Dobramentos Modernos Popularmente dizendo são as regiões montanhosas do planeta, áreas de formação terciária e onde certamente terá a convergência de placas tectônicas. Veremos que os dobramentos modernos

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão PROFESSOR CLAUDIO F GALDINO - GEOGRAFIA Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio

Leia mais

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida Introdução às Relações Internacionais 2012 5 D. Freire e Almeida Mercosul Mediante a abertura de mercados o estímulo à complementariedade entre as economias nacionais e visando obter uma inserção mais

Leia mais

16º Jamboree Interamericano e 3º Camporee Interamericano MANUAL DA MARCA VERSÃO /03/2019

16º Jamboree Interamericano e 3º Camporee Interamericano MANUAL DA MARCA VERSÃO /03/2019 16º Jamboree Interamericano e 3º Camporee Interamericano MANUAL DA MARCA VERSÃO 1.0 13/03/2019 1 16º Jamboree Interamericano e 3º Camporee Interamericano MANUAL DA MARCA NOSSA HISTÓRIA A Região Escoteira

Leia mais

Assembleia Plenária que desejem oferecer seu país como anfitrião da 14ª Assembleia Plenária (2017) devem completar o Formulário D

Assembleia Plenária que desejem oferecer seu país como anfitrião da 14ª Assembleia Plenária (2017) devem completar o Formulário D Anúncio de eleições Cargo Conselho de Administração Presidente/a Vice-presidente/a Representante da América Central Representante do Caribe Representante do Caribe Representante da América do Sul Representante

Leia mais

Oescore referente à média de liberdade

Oescore referente à média de liberdade Capítulo 5 Liberdade Econômica nas Cinco Regiões James M. Roberts e Anthony B. Kim Oescore referente à média de liberdade econômica global é de 60,3, de acordo com o levantamento do nosso Índice de 2008.

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA Unidade I Os Estados Unidos da América 2 Aula 1.2 Conteúdo Os Estados Unidos da América 3 Habilidade Compreender os fatores que fazem dos Estados

Leia mais

EXPORTAÇÃO DE ARROZ POR NCM

EXPORTAÇÃO DE ARROZ POR NCM EXPORTAÇÃO DE ARROZ POR 10061010 Nigéria 347,90 480,00 480,00 10061010 Nigéria 1.123,59 1.550,20 1.550,20 10061010 Nigéria 695,81 960,00 960,00 10061010 Nigéria 695,96 960,00 960,00 10061010 Colômbia 0,60

Leia mais

povoamento da América. Mas também foi utilizada na África e na Ásia.

povoamento da América. Mas também foi utilizada na África e na Ásia. A Colonização da América Como foi feita a ocupação europeia nas Américas e quais os modelos de dominação implantados pelas grandes potencias do século XVI até o século XVIII. Por Jason J. Guedes Jr. continente

Leia mais

Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del

Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del Desafios dos Movimentos Sociais na América Latina e Caribe, Nordeste e no Brasil pós eleiçᾶo, um olhar desde a Educação Popular 28 de novembro del 2018 Recife, Brasil. O triunfo da Revolução Cubana em

Leia mais

Assembleia Plenária que desejem oferecer seu país como anfitrião da 14ª Assembleia Plenária (2017) devem completar o Formulário D

Assembleia Plenária que desejem oferecer seu país como anfitrião da 14ª Assembleia Plenária (2017) devem completar o Formulário D Anúncio de eleições Cargo Conselho de Administração Presidente/a Vice-presidente/a do Norte do Norte Central Representante do Caribe Representante do Caribe do Sul do Sul País Anfitrião da 13ª Assembleia

Leia mais

LAYOUT DO TÍTULO SUBTÍTULO

LAYOUT DO TÍTULO SUBTÍTULO LAYOUT DO TÍTULO SUBTÍTULO FORÇAS DO TURISMO BRASILEIRO 1 colocado na classificação de Recursos Naturais (Relatório de Competitividade em Viagem e Turismo 2017 Fórum Econômico Mundial) 8 colocado na classificação

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES DEZEMBRO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.2 Conteúdos A presença da economia

Leia mais

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 18 México Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 Regiões Naturais Localizado na América do Norte e na América Latina. É o terceiro maior país da América Latina e o quinto das Américas. É o terceiro

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS

GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS O mundo sofreu importantes transformações durante o século XX. O pós-segunda Guerra foi marcado pela bipolarização mundial. A crise do socialismo, a partir de 1980, mudou

Leia mais

A AMÉRICA CENTRAL E O CARIBE. Professora:Luiza de Marilac Geografia 8º Ano 2015

A AMÉRICA CENTRAL E O CARIBE. Professora:Luiza de Marilac Geografia 8º Ano 2015 A AMÉRICA CENTRAL E O CARIBE Professora:Luiza de Marilac Geografia 8º Ano 2015 Fragmentação política Sub regiões Ístmica Insular Composição étnica: Euroameríndios Indígenas Afrodescendentes AMÉRICA CENTRAL

Leia mais