Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo"

Transcrição

1 Data: /12/2014 Bimestre: 4 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Ao lado da agricultura moderna, com técnicas avançadas, que teve início a partir dos anos 1960, existem as roças ou milpas. Responda. a) Cite uma característica das milpas. b) Qual o principal produto cultivado nas milpas? 2- (0,5) A disputa pela terra serviu para criar, no país, um grave problema agrário que remonta ao período colonial e até hoje se mantém na base dos principais conflitos sociais e políticos do México. No México existiram três formas de domínio da terra. Quais são elas? 3- (0,5) Em 1848, os governos do México e dos EUA, fizeram um tratado permitindo a anexação do Novo México, área que inclui os atuais estados do Texas, da Califórnia, de Nevada, de Utah, do Colorado e de Wyoming. Em troca, o México recebeu quanto em dinheiro? 4- (0,5) Depois da independência, com o declínio da mineração, passaram a fazer parte das exportações mexicanas 4 produtos agrícolas. Quais são esses produtos? 5- (1,0) Sobre o norte do México, responda: a) Qual é o clima predominante dessa região? b) Qual a principal forma de ocupação dessa área?

2 6- (0,5) A concentração de terra, a falta de circulação de dinheiro e a falta de investimento produtivo na terra geraram uma revolta de caráter popular, em 1810, no México. Essa revolta foi logo esmagada pela elite, mas algumas medidas puderam ser tomadas. Cite uma dessas medidas. 7- (1,0) Sobre a zona franca do México, responda ao que se pede. a) Onde está localizada? b) Cite uma das vantagens que os estadunidenses viam nessa zona franca. 8- (0,5) Explique como o Estado (governo) participou do processo de industrialização do México. 9- (1,0) Observe o mapa a seguir e identifique os limites territoriais do México nas direções norte, sul, leste e oeste. Norte: Sul: Leste: Oeste:

3 10- (0,5) O clima do norte do México é o: a) semi-árido b) equatorial c) tropical d) subtropical e) temperado 11- (0,5) Um produto agrícola que ocupa lugar de destaque nas exportações mexicanas é: a) o açúcar b) o algodão c) o sisal d) o café e) o petróleo 12- (0,5) Na América Latina, o principal parceiro comercial do México é: a) os EUA b) a Argentina c) o Paraguai d) o Brasil e) a Venezuela 13- (0,5) Brasil, México, Argentina e Chile têm em comum: a) o fato de serem países sul-americanos. b) o fato de possuírem climas semelhantes. c) o fato de serem países latino-americanos industrializados. d) o fato de a maioria de sua população viver no campo. e) o fato de localizarem-se no hemisfério sul. GRUPO (1,0) Grande parte da população dos países andinos concentra-se na faixa litorânea. Qual o único país andino que a maioria da população não se concentra no litoral? Por quê? 2- (0,5) Os países andinos possuem características semelhantes, tanto pela presença da Cordilheira dos Andes quanto pelos traços humanos e culturais da população. Cite o nome dos seis países andinos. 3- (0,5) A América Andina, de maneira geral, divide-se em três paisagens principais, de acordo com seus aspectos físicos (relevo, clima, etc.). Quais são essas três paisagens? 4- (0,5) Com o objetivo de intensificar o combate às guerrilhas, o governo colombiano fechou um acordo com os EUA para a implantação do Plano Colômbia. O que foi o Plano Colômbia?

4 5- (1,0) Desde o final dos anos 1980, o não restabelecimento da economia venezuelana é motivo de tensões constantes na política interna. A partir de 1991, iniciaram-se as privatizações no país. Cite dois setores que foram privatizados na Venezuela. 6- (0,5) A Venezuela faz parte da OPEP. Qual o significado da sigla OPEP? _ 7- (0,5) A Colômbia, com uma área territorial de aproximadamente km² e cerca de 46,3 milhões de habitantes (2010), é o único país da América do Sul que possui localização privilegiada. Por que a Colômbia possui localização privilegiada com relação aos oceanos? 8- (0,5) O petróleo e a indústria petroquímica são as grandes riquezas da Venezuela, responsáveis por cerca de : a) 95% das exportações b) 50% das exportações c) 65% das exportações d) 85% das exportações e) 35% das exportações 9- (0,5) A nação mais populosa da América Andina é: a) A Colômbia b) A Argentina c) A Venezuela d) O Brasil e) A Bolívia 10- (0,5) As principais cidades do Chile estão localizadas: a) no norte b) no centro c) no leste d) no sul e) no oeste 11- (0,5) O país andino que mais exporta minério de cobre é: a) o Paraguai b) o Chile c) a Argentina d) a Venezuela e) o Equador 12- (0,5) O principal cultivo de subsistência do Equador é: a) o arroz b) o trigo c) o milho d) o café e) a soja

5 13- (0,5) O menor país da América Andina é: a) o Uruguai b) o Suriname c) o Equador d) a Bolívia e) o Peru 14- (0,5) A economia equatoriana é muito frágil e atrasada. O principal produto de exportação é: a) O cobre b) O ferro c) A cana-de-açúcar d) O petróleo e) O cacau 15- (0,5) A área de exploração de petróleo e gás natural na Bolívia concentra-se: a) na região andina b) nos arredores de La Paz c) nas regiões norte-nordeste d) na região sudoeste e) na região sudeste 16- (0,5) A principal riqueza da América espanhola foi: a) a prata b) o cobre c) o petróleo d) o ouro e) o açúcar 17- (0,5) A maior parte da população dos países andinos é composta de: a) mestiços e indígenas b) indígenas e brancos c) brancos e negros d) mestiços e negros e) negros e indígenas GRUPO (0,5) A Argentina é uma das três nações mais industrializadas da América Latina. Quais são as outras duas nações? 2- (0,5) O Paraguai (em espanhol Paraguay; em guarani Paraguái), oficialmente República do Paraguai (República del Paraguay; Tetã Paraguái), é um país do centro da América do Sul, limitado a norte e oeste pela Bolívia, a nordeste e leste pelo Brasil e a sul e oeste pela Argentina. Sua capital é a cidade de Assunção. O Paraguai é um dos dois países da América do Sul que não possuem uma saída para o mar, o segundo sendo a Bolívia. O nome do país é derivado da palavra guarani paraguái, que significa "de um grande rio". O "grande rio" é o rio Paraguai, que divide o pais em duas regiões. Quais são essas regiões?

6 3- (0,5) Nas últimas décadas, a população Argentina tem sofrido uma queda no seu padrão de vida, que já foi bastante elevado. Dentre os fatores que contribuíram para essa queda, podemos citar dois mais importantes. Cite um desses fatores? 4- (0,5) A Argentina, do ponto de vista Geográfico, pode ser dividida em cinco regiões. Cite o nome dessas regiões? 5- (1,0) Em 1990, em função da crise, o governo brasileiro promoveu a desvalorização do real em relação ao dólar e o governo argentino não, mantendo o valor do peso atrelado ao dólar até o ano Com isso, qual dos dois países teve um relativo equilíbrio na balança comercial? Por quê? 6- (1,0) Explique um fator que justifique o fato de o Paraguai apresentar os mais baixos índices de população urbana das Américas, 62% do total da população, que é de aproximadamente habitantes (2012). 7- (0,5) O Paraguai de hoje é uma sucessão de perdas e conquistas territoriais. As primeiras perdas territoriais começaram com a derrota do país na Guerra do Paraguai (século XIX), e o resultado do conflito foi a quase completa destruição do país. Com a guerra a população adulta masculina foi dizimada. Quais as consequências desse desfalque na população masculina do país? _ 8- (0,5) A organização espacial do Paraguai durante a ocupação espanhola foi marcada basicamente por três fatores. Cite dois desses fatores? 9- (0,5) O Uruguai possui três formas de ocupação de seu território. Cite uma delas.

7 10- (0,5) Analise as afirmações respectivamente e assinale a alternativa correta. É o maior produtor de trigo da América do Sul. A pecuária é uma das mais importantes atividades. É o maior exportador de energia elétrica da América do Sul. a) Uruguai, Paraguai e Argentina. b) Paraguai, Argentina e Uruguai. c) Argentina, Paraguai e Uruguai. d) Uruguai, Argentina e Paraguai. e) Argentina, Uruguai e Paraguai. 11- (0,5) O território do Paraguai faz parte da rota do tráfico internacional de drogas e do comércio ilegal, mas sua base econômica oficial é a agricultura, principalmente: a) do algodão b) do café c) do trigo d) do arroz e) da soja 12- (0,5) Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo sobre o Uruguai. 61% da população economicamente ativa atua no setor...; apenas 13% no setor...e 26% no setor.... a) terciário / primário / secundário b) secundário / primário / terciário c) primário/ terciário / secundário d) secundário / terciário / primário e) terciário / secundário / primário 13- (0,5) Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo sobre o Paraguai. Na região do Chaco, a atividade econômica predominante é o..., pratica-se também a pecuária... extensiva em... propriedades e cultiva-se o.... a) extrativismo vegetal / bovina / grandes / café b) extrativismo mineral / ovina / médias / trigo c) extrativismo vegetal / caprina / pequenas / arroz d) extrativismo mineral / ovina / médias / quebracho e) extrativismo vegetal / bovina / grandes / algodão 14- (0,5) A região que produz 75% do petróleo da Argentina e também boa parte do gás natural é: a) O Chaco. b) A Patagônia. c) A Mesopatâmia. d) O Puna. e) O Pampa. 15- (0,5) Região da Argentina fronteiriça com o Paraguai onde se desenvolve a pecuária extensiva de bovinos: a) Mesopotâmia. b) Puna. c) Chaco. d) Patagônia. e) Pampas.

PROFESSOR CARLOS ALEX

PROFESSOR CARLOS ALEX PROFESSOR CARLOS ALEX América Andina Países: Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos

Leia mais

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS AMÉRICA ANDINA E GUIANAS América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas 1 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 : (Ensino fundamental) Professor: Yuri Disciplina: Geografia No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34

Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34 * Explorando a América do Sul Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34 *Caracterização geral da América do Sul * América do Sul abrange um território de 18 milhões

Leia mais

AMERICA DO SUL. Planícies sedimentares: Amazônica. Pampas. Planaltos Orientais: maciços. cristalinos antigos. Planalto da Patagônia

AMERICA DO SUL. Planícies sedimentares: Amazônica. Pampas. Planaltos Orientais: maciços. cristalinos antigos. Planalto da Patagônia AMERICA DO SUL Hidrografia relevo Planícies sedimentares: do mundo, sendo o amazonas o de Orenoco maior extensão e volume de água no Amazônica planeta, com 6.296km Platina Bacia Platina Chaco, É a segunda

Leia mais

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul Extensão: 17.850.568 km²; Situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich e em sua maior parte no hemisfério Sul; É formada politicamente por 12 países

Leia mais

Ana Clara Giulia Heloisa Julia Elena Julya Lacerda Nicole Hanin

Ana Clara Giulia Heloisa Julia Elena Julya Lacerda Nicole Hanin Ana Clara Giulia Heloisa Julia Elena Julya Lacerda Nicole Hanin Sua economia é considerada Subdesenvolvida Grande parte de sua população trabalha no setor primário; Alguns países possuem parcelas significativas

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

América Central e do Sul

América Central e do Sul América Central e do Sul Insular Ístmica Coralígeo Vulcanismo Tropical Equatorial Tectonismo Cuba Anos 60 e 70: Investimentos soviéticos Melhora no padrão de vida Economia: agricultura Cana Dependência

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 7 5 Unidade 7 Nome: Data: 1. Por que Argentina, Paraguai e Uruguai são chamados de países platinos? 2. Sobre a história da ocupação desses territórios,

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 41 ARGENTINA

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 41 ARGENTINA GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 41 ARGENTINA Como pode cair no enem (UERJ) A Copa do Mundo de futebol é um campeonato entre seleções de vários países, durante o qual se observa a exaltação de sentimentos nacionais.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Os assuntos trabalhados nestes Estudos

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 30/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA PB1. Data: / / 2019 Aluno(a):

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA PB1. Data: / / 2019 Aluno(a): 2002 COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. Deliberação CEE/MS Nº 11.179, de 05 de dezembro de 2017. Educ. Infantil Aut. Del. CEE/MS Nº 1.872, de 04 de

Leia mais

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA INTRODUÇÃO Palco da Segunda Revolução Industrial EUA; Petróleo como a principal fonte de energia; Fordismo; EUA: ocupam o segundo lugar no

Leia mais

Atividade de Revisão Prova 1 cap. 01 Questões Objetivas. Utilize o mapa a seguir para auxiliar na resolução das questões de 1 a 4:

Atividade de Revisão Prova 1 cap. 01 Questões Objetivas. Utilize o mapa a seguir para auxiliar na resolução das questões de 1 a 4: Atividade de Revisão Prova 1 cap. 01 Questões Objetivas Utilize o mapa a seguir para auxiliar na resolução das questões de 1 a 4: Fonte: Adaptado de http://image.slidesharecdn.com/profdemetriomelo-brasilregionalizao

Leia mais

Geografia Divisão regional do Brasil

Geografia Divisão regional do Brasil Geografia Divisão regional do Brasil Grupo 04 Progressões 213 Atividade 19 O conceito de região Exercícios de Aplicação Reinaldo tronto Reinaldo tronto O que é necessário para a melhor compreensão desse

Leia mais

A Formação Territorial do BRASIL

A Formação Territorial do BRASIL A Formação Territorial do BRASIL Descobrimento da América O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Marítimo Comercial europeia, desencadeado

Leia mais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais Continente Americano Aspectos Gerais Módulo 19 frente 03 Livro 3 páginas 131 a 132 As diferenças culturais e linguísticas dos povos que colonizaram a América deram origem à divisão do continente americano

Leia mais

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO

BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO PAÍS CONTINENTE Área territorial -> 8,5 milhões de km² Suas fronteiras: Uruguai; Argentina; Paraguai; Bolívia; Peru; Colômbia; Venezuela; Guiana; Suriname; Guiana Francesa. Possui

Leia mais

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A Formação do Território Brasileiro O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Mercantil europeia, desencadeado

Leia mais

A AMÉRICA LATINA INDUSTRIALIZADA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES

A AMÉRICA LATINA INDUSTRIALIZADA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES A AMÉRICA LATINA INDUSTRIALIZADA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES DURANTE O PÉRÍODO DAS GUERRAS MUNDIAIS, OS PAÍSES EUROPEUS PARARAM DE EXPORTAR ARTIGOS INDUSTRIALIZADOS

Leia mais

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A AÇÃO HUMANA É o espaço onde os homens vivem e fazem modificações, sendo o resultado do trabalho do homem sobre a natureza.

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação Final 35 pts 7º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.1 Conteúdos Aspectos gerais dos

Leia mais

Início. Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Início. Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Início Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Tratado de Assunção fixa metas, prazos e instrumentos para a construção

Leia mais

* Aspectos polêmicos!

* Aspectos polêmicos! * Aspectos polêmicos! *Economia baseada principalmente na agricultura e na extração mineral; *População composta de mestiços de indígenas com brancos e imigrantes. *O Chile é o país que vem se destacando

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

Brasil: diversidades regionais. Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE

Brasil: diversidades regionais. Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE REGIÃO SUDESTE Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE A REGIÃO SUDESTE 10,8% do território nacional 80,3 milhões de habitantes 42,1% da população brasileira Concentra a maior parte da

Leia mais

A Eurafrásia A, Afro-Eurásia ou África-Eurásia é formada por: Europa, África e Ásia e estende-se por mais de 84 milhões de km² (quase 60% da superfície sólida da Terra) com uma população de cerca de 5.5

Leia mais

Com extensão territorial de quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sulamericano.

Com extensão territorial de quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sulamericano. QUESTÕES Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sulamericano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras

Leia mais

GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de relações da América do Sul? R:

GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de relações da América do Sul? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de

Leia mais

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la EXPLORANDO A AMÉRICA LATINA O QUE É A AMÉRICA LATINA? A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la Eduardo Galeano Memorial da América Latina, São Paulo O QUE É A AMÉRICA LATINA?

Leia mais

A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA A RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS LISTADOS NO TRABALHO.

A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA A RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS LISTADOS NO TRABALHO. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina Monteiro Vasconcelos e Felipe Marçal DATA: 17 / 12 / 2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º TURMA: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

PERSPECTIVAS DO PARAGUAI NO SEU RELACIONAMENTO COMERCIAL COM O BRASIL

PERSPECTIVAS DO PARAGUAI NO SEU RELACIONAMENTO COMERCIAL COM O BRASIL PERSPECTIVAS DO PARAGUAI NO SEU RELACIONAMENTO COMERCIAL COM O BRASIL EIXOS DO GOVERNO REFORMA JUDICIAL CONSOLIDAR SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL TRANSFORMAÇÃO EDUCATIVA E JOVENS OPERATIVOS CONTRA O TRÁFICO

Leia mais

CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO

CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONHECENDO O CONTINENTE MAIOR EXTENSÃO NO SENTIDO NORTE/SUL SÃO CERCA DE 35 PAÍSES. VARIEDADE DE CULTURAS EM FUNÇÃO DA COLONIZAÇÃO ESTRANGEIRA. FORMAS DE

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA GEOGRAFIA

Leia mais

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o legado das plantation Atender as necessidades das metrópoles europeias durante o período colonial. Foi implementado nas colônias de

Leia mais

COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: CARLOS E EMERSON. ASSUNTO: América do Sul: América Andina e Guianas

COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: CARLOS E EMERSON. ASSUNTO: América do Sul: América Andina e Guianas COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: CARLOS E EMERSON ASSUNTO: América do Sul: América Andina e Guianas Características gerais da América do Sul A América do Sul compreende a área que se estende do sul do istmo

Leia mais

Aspectos físicos da região Nordeste

Aspectos físicos da região Nordeste Região Nordeste Aspectos físicos da região Nordeste Formada por 9 estados; Área 1 558 196 km² População 53 591 197 hab IBGE/2009 Área 18,25% do território nacional; Diferentes paisagens; Temperaturas elevadas;

Leia mais

GEOGRAFIA REGIONAL. Aula 3: Localização e extensão do território brasileiro e sulmatogrossense. Professor Thiago Melo

GEOGRAFIA REGIONAL. Aula 3: Localização e extensão do território brasileiro e sulmatogrossense. Professor Thiago Melo GEOGRAFIA REGIONAL Aula 3: Localização e extensão do território brasileiro e sulmatogrossense Professor Thiago Melo LOCALIZAÇÃO DO BRASIL Brasil: País de dimensões continentais? Localização do Brasil

Leia mais

GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY

GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY AULA 6: EUA DADOS Área: 9.372.614 km² Capital: Washington D.C População: 320 milhões (2016) Moeda: dólar norte-americano ( USD ) Divisão Administrativa: 50 estados MAPA

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte AGRICULTURA BRASILEIRA Concentração fundiária Relações de trabalho no campo A fronteira agrícola Principais produtos agrícolas Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras

Leia mais

Uso de potassio nos sistemas agrícolas de Latino America. Dr Ricardo Melgar Exp. St. Pergamino INTA - Argentina

Uso de potassio nos sistemas agrícolas de Latino America. Dr Ricardo Melgar Exp. St. Pergamino INTA - Argentina Uso de potassio nos sistemas agrícolas de Latino America Dr Ricardo Melgar Exp. St. Pergamino INTA - Argentina Latino América no mercado mundial de potassio Oeste Europa 9% Sur Asia 13% Europa E. & Asia

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 12/09/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Sobre a distribuição da população pelo continente americano, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Em seguida,

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

Idiomas oficiais: inglês e francês. Baixa natalidade, baixo crescimento vegetativo. Escassez de mão de obra

Idiomas oficiais: inglês e francês. Baixa natalidade, baixo crescimento vegetativo. Escassez de mão de obra Canadá e México Canadá Uma das características marcantes do Canadá é a desproporção entre sua população, cerca de 34 milhões de habitantes (dado de 2010), e o tamanho de seu território, 9.970.610 km2.

Leia mais

a) b) c) d) e) 3 2 1

a) b) c) d) e) 3 2 1 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7 ª TURMA(S):

Leia mais

Data: / /2014 Bimestre: 3. Nome: 7 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: / /2014 Bimestre: 3. Nome: 7 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 7 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 6 1- (0,5) Qual foi a primeira atividade econômica que provocou grande

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

5. (Ueg 2012) Observe a figura a seguir, que representa alguns dos fusos horários.

5. (Ueg 2012) Observe a figura a seguir, que representa alguns dos fusos horários. UECEVEST TD DE GEOGRAFIA (26.08.17) Prof. Robson Almeida 1ª Aula (15h às 15h50) 1. (Upf 2017) Por causa do movimento de rotação da Terra, diferentes pontos longitudinais da superfície terrestre têm horários

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 6 / 2018 1) LEIA, com atenção: O TRABALHO NO CAMPO O campo, também chamado de zona rural, é utilizado

Leia mais

Lista de Recuperação de Geografia 2013

Lista de Recuperação de Geografia 2013 1 Nome: nº 7ºano Manhã e Tarde Prof: Francisco Castilho Lista de Recuperação de Geografia 2013 Conteúdo da recuperação: Divisão regional do Brasil,população brasileira urbanização brasileira, formas de

Leia mais

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como... GOIÂNIA, / / 2015 No Anhanguera você é Prof.: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:7º ALUNO (a): + Enem Lista de atividades P2 Bimestre:2 01 - O Nordeste é a região que possui a maior quantidade

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I APRENDER A APRENDER APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA. Aula 10.2 Conteúdo: Guianas.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I APRENDER A APRENDER APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA. Aula 10.2 Conteúdo: Guianas. Aula 10.2 Conteúdo: Guianas. 2 Habilidades: Observar as limitações das Guianas e suas ligações com o Brasil. 3 Colômbia 4 Maior população da América Andina. Possui duas saídas marítimas: Para o Atlântico

Leia mais

ATIVIDADE: Orientação Trabalho Atualidades- 2ª etapa/2012 Disciplina: GEOGRAFIA Série: Turma: Professor (a): GISELE Aluno (a): N

ATIVIDADE: Orientação Trabalho Atualidades- 2ª etapa/2012 Disciplina: GEOGRAFIA Série: Turma: Professor (a): GISELE Aluno (a): N ATIVIDADE: Orientação Trabalho - 2ª etapa/2012 Disciplina: GEOGRAFIA Série: Turma: Professor (a): GISELE Data: / / Aluno (a): N TRABALHO ATUALIDADES CDC- ENSINO MÉDIO Caros alunos, O trabalho da 2ª etapa

Leia mais

Estudo dirigido. Arroio Chuí Serra Contamana Monte Caburaí Ponta do Seixas

Estudo dirigido. Arroio Chuí Serra Contamana Monte Caburaí Ponta do Seixas Estudante: Educador: Franco Augusto e Abílio José 7º Ano/Turma: C. Curricular: Geografia Estudo dirigido Questão 01 De acordo com o mapa do Brasil, utilizando as palavras abaixo, escreva o nome dos respectivos

Leia mais

A ATIVIDADE AGRÍCOLA

A ATIVIDADE AGRÍCOLA A ATIVIDADE AGRÍCOLA AGRICULTURA Atividade que consiste no plantio de sementes e na colheita de vegetais. PECUÁRIA Atividade que consiste na criação de rebanhos. AGROPECUÁRIA Junção das atividades rurais:

Leia mais

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Disciplina: Geografia Professor: Juliano América Central Caracterização A América Central é um istmo (estreita faixa de terra que liga duas áreas de

Leia mais

RECUPERAÇÃO FINAL - 2ª SÉRIE Geografia MATÉRIA A SER ESTUDADA LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR. Apostila Aulas Exercícios Conteúdo

RECUPERAÇÃO FINAL - 2ª SÉRIE Geografia MATÉRIA A SER ESTUDADA LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR. Apostila Aulas Exercícios Conteúdo RECUPERAÇÃO FINAL - 2ª SÉRIE 2013 Geografia MATÉRIA A SER ESTUDADA Apostila Aulas Exercícios Conteúdo 3 34 a 44 Classe - aulas 34 a 38: América do Sul (Países Andinos e Platinos) - aulas 39 e 40: Divisão

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL O termo região é extremamente utilizado, principalmente na ciência geográfica que representa uma das categorias da Geografia. A palavra região pode ser utilizada

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin.

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin. GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD Professor Rodolfo Visentin. QUE É GEOGRAFIA AGRÁRIA A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras,

Leia mais

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25)

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) 1) Observe o esquema: a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) b) Cite e explique 2 fatores que estão vinculados à mudança demonstrada

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

América. Divisões: 35 países e 18 dependências. População total: habitantes.

América. Divisões: 35 países e 18 dependências. População total: habitantes. América Divisões: 35 países e 18 dependências. Área total: 42.189.120 km². População total: 902.892.047 habitantes. Densidade: 21 hab./km². Idiomas principais: espanhol, inglês, português, francês, holandês,

Leia mais

DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

Data: /11/2014 Bimestre: 4. Nome: 6 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /11/2014 Bimestre: 4. Nome: 6 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /11/2014 Bimestre: 4 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) A agricultura é uma atividade econômica relacionada às condições

Leia mais

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia O Comércio Exterior do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia O BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre

Leia mais

Módulo Discursivo. Vestibular Ciências Sociais Direito

Módulo Discursivo. Vestibular Ciências Sociais Direito História e Geografia Módulo Discursivo Vestibular 2008 Ciências Sociais Direito 1 A crise econômico-financeira dos anos 1920 é considerada pelos estudiosos como um divisor de águas entre duas fases distintas

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 7ºANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7 o - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a):

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE 18,8% do território nacional

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 47 CANADÁ

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 47 CANADÁ GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 47 CANADÁ Como pode cair no enem (UFPE) O Canadá teve forjadas a Geografia e a História, basicamente, ao longo dos 570 km do vale do rio São Lourenço, onde se situam algumas

Leia mais

A OCEANIA. A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome;

A OCEANIA. A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome; A OCEANIA A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome; é um grande ARQUIPÉLAGO formado por ilhas de origem vulcânica ( Ilhas Altas ) e coralígenas (

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Para realizar as atividades, consulte os Slides sobre Continente Americano (Ativ. nº 25 - Site padogeo.com) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX. Prof. Lincoln Marques

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX. Prof. Lincoln Marques ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX Prof. Lincoln Marques ORIGENS COLONIAIS INTRODUÇÃO A primeira metade do século XIX para os EUA foi marcada: pela conquista de territórios em direção ao Oceano Pacífico,

Leia mais

Para quê classificar?

Para quê classificar? Para quê classificar? Em Geografia, a classificação que utilizamos é a regionalização, ou seja, a classificação dos países de acordo com alguma característica em comum. Regionalizamos para estudar os lugares

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE NORDESTE: BREVE HISTÓRICO Compreende uma área que equivale a 18,3% do território nacional, onde vivem mais de 55 milhões de habitantes

Leia mais

Divisão Geoeconômica

Divisão Geoeconômica Divisão Geoeconômica Essa divisão (ou regionalização) foi proposta pelo geógrafo em 1967 (a do IBGE atual se baseia na de 1969). Nela o Brasil é dividido em três regiões econômicas: Amazônia, Nordeste

Leia mais

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS Profº Gustavo Silva de Souza Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE

CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE ORIGEM DO MERCOSUL P. 30 e 31 Os blocos econômicos promovem uma maior integração econômica, social e cultural entre as

Leia mais

P E R U DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital: Cidades principais: Idioma: Religião:

P E R U DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital: Cidades principais: Idioma: Religião: P E R U DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: República do Peru (República del Perú). Coordenadas geográficas: 10º 00' S, 76º 00' W. Nacionalidade: Peruana. Data nacional:- 28 de julho de 1821 (Independência

Leia mais

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 /

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / 2 0 1 5 Sistemas Agrícolas Intensivo: Maior importância à mecanização e/ou trabalho Altos índices de produtividade Natureza deixada em segundo plano Extensivo: Elementos

Leia mais

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Prof ª Gustavo Silva de Souza O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de

Leia mais

2. Faça um comentário sobre a participação dos imigrantes no povoamento da região Sul.

2. Faça um comentário sobre a participação dos imigrantes no povoamento da região Sul. 1. Utilizando o mapa abaixo, faça o que se pede: a) Identifique os estados e capitais da região. b) Trace no mapa a linha do Trópico de Capricórnio. c) Destaque no mapa as principais cidades de cada estado.

Leia mais

A AMÉRICA NO SÉCULO XIX

A AMÉRICA NO SÉCULO XIX A AMÉRICA NO SÉCULO XIX 1 - Independências das nações latino-americanas: Processo de libertação das colônias espanholas. Quando: Aproximadamente entre 1810 e 1830. Fatores externos: Crise geral do Antigo

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE GEOGRAFIA 6º ANO. Com base na tabela e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir.

EXERCÍCIOS ON LINE GEOGRAFIA 6º ANO. Com base na tabela e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. EXERCÍCIOS ON LINE GEOGRAFIA 6º ANO Questão 1 Com base na tabela e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. Participação da população economicamente ativa por setor

Leia mais

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS 5º ano - Ensino Fundamental I Disciplina: Geografia Profª s Ana Paula, Sylvia e Vanessa (1º bimestre) Para responder às questões, consulte seu livro didático. 1) Vimos

Leia mais

Para quê classificar?

Para quê classificar? Para quê classificar? Em geografia, a classificação que utilizamos é a regionalização, ou seja, a classificação dos países de acordo com alguma característica em comum. Regionalizamos para estudar em os

Leia mais

Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre. Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos. Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto

Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre. Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos. Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto Revisão para Prova Dissertativa P-4. 3 Bimestre Prof.Ms: Heleno Ferreira dos Santos Instituto Santa Úrsula Ribeirão Preto 2016 Percurso-15. Página 134. Estado Unidos: População e megalópoles 1. A distribuição

Leia mais