Potencial e trabalho da força elétrica Módulo FE.03 (página 62 à 65) Apostila 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Potencial e trabalho da força elétrica Módulo FE.03 (página 62 à 65) Apostila 1"

Transcrição

1 Aula 03

2 Potencial e trabalho da força elétrica Módulo FE.03 (página 62 à 65) Apostila 1 Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico Diferença de Potencial Trabalho da força elétrica Relação entre potencial e campo elétrico uniforme Condutores esféricos e pontiagudos

3 1 Energia Potencial Elétrica Para analisarmos as grandezas escalares e sua relação com o vetor campo elétrico precisamos definir: Energia Potencial Elétrica Potencial elétrico Trabalho da força elétrica

4 1 Energia Potencial Elétrica Q Carga puntiforme e fixa. q Carga de prova, uma carga solta que será abandonada na região do campo elétrico gerado pela carga Q.

5 1 Energia Potencial Elétrica Pergunta: O que acontecerá se as cargas q e Q forem de sinais iguais? Porque esse efeito vai acontecer? Resposta: Ocorrerá uma repulsão elétrica, e a carga q se afastará da carga Q por causa da ação da força elétrica* *visto na última aula

6 1 Energia Potencial Elétrica Se a carga q tem condições de se mover sem que haja uma força externa ao sistema, dizemos que as cargas apresentam energia, a qual se denomina energia potencial elétrica: O que há de diferente em relação as outras equações (campo e força elétrica)?

7 1 Energia Potencial Elétrica A energia é uma grandeza escalar (diferente do campo e força elétrica), portanto é expressa por uma medida e uma unidade. As cargas elétricas devem ser lançadas, com seus respectivos sinais, na equação dada. A energia potencial de um sistema de cargas pode ser positiva, negativa ou nula.

8 2 Potencial Elétrico (V) O potencial elétrico mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. V = E pot. / q V Potencial elétrico (Volt) E pot. - Energia Potencial (Joule) q carga de prova (Coulomb)

9 2 Potencial Elétrico (V) Uma forma mais fácil de entender o potencial elétrico, é dizer que é uma outra forma de representar o mesmo fenômeno, demonstrado pelo campo elétrico, só que dessa vez em uma grandeza escalar, mais fácil de ser obtida, que facilita os cálculos. Prova disso é que podemos encontrar o campo elétrico a partir do potencial elétrico em determinado ponto através do cálculo diferencial e integral.

10 2 Potencial Elétrico (V)

11 2 Potencial Elétrico (V) Para definir o potencial elétrico em um ponto determinado (onde está q):

12 2 Potencial Elétrico (V) O potencial elétrico é uma grandeza escalar. As cargas elétricas devem ser lançadas na equação com seus respectivos sinais. O potencial elétrico pode ser positivo, negativo ou nulo. O potencial elétrico da Terra é o de referência, convencionado como zero. O potencial elétrico não depende de q, mas sim de k, Q e r. Não há necessidade de q para que haja V.

13 2 Potencial Elétrico (V) Distribuição de cargas elétricas O potencial elétrico no ponto é determinado pela soma dos potenciais elétricos gerados:

14 3 Diferença de Potencial (U) Em um campo elétrico podem existir diferença de potencial (ddp), usada na eletrodinâmica.

15 3 Diferença de Potencial (U) Superfície Equipotencial *Cargas puntiformes superfície equipotencial concêntrica e esféricas e força no sentido normal.

16 3 Diferença de Potencial (U) Campo elétrico uniforme

17 4 Trabalho da Força Elétrica A força elétrica pode fazer com que uma partícula eletricamente carregada se movimente em uma região do campo elétrico, realizando assim trabalho.

18 4 Trabalho da Força Elétrica t ab > 0 o movimento das cargas é espontâneo (motor) t ab < 0 o movimento das cargas é forçado (resistivo)

19 4 Trabalho da Força Elétrica Concluimos que: Cargas negativas tendem a se movimentar espontaneamente para regiões de maior potencial (V B > V A ), percorrendo trajetória contrária as linhas de força. Cargas positivas tendem a se movimentar espontaneamente para regiões de menor potencial (V B < V A ), percorrendo a trajetória a favor das linhas de força.

20

21 5 Relação entre Potencial e Campo elétrico Uniforme

22 5 Relação entre Potencial e Campo elétrico Uniforme

23 6 Condutores esféricos e pontiagudos Até o momento analisamos cargas fixas e puntiformes, seu campo e potencial elétrico:

24 6 Condutores esféricos e pontiagudos Há dois tipos de corpos onde as dimensões do corpo não podem ser desconsideradas (como na carga puntiforme), são eles: Condutor esférico Condutor pontiagudo

25 6 Condutores esféricos e pontiagudos Condutor esférico Uma esfera condutora de eletricidade, inicialmente neutra é eletrizada, adquirindo carga elétrica positiva: *No equilíbrio, as cargas se distribuem uniformemente, por causa da repulsão elétrica.

26 6 Condutores esféricos e pontiagudos R Raio da esfera r Distância que quer determinar o campo (E) e o potencial elétrico (V)

27 6 Condutores esféricos e pontiagudos Para pontos externos à esfera Para pontos externos à esfera (r > R), considerase a carga puntiforme no centro da esfera. Neste caso:

28 6 Condutores esféricos e pontiagudos Na superfície da esfera Para a superfície da esfera (r = R), há uma descontinuidade do vetor do campo elétrico. Neste caso:

29 6 Condutores esféricos e pontiagudos No interior da esfera Para a superfície da esfera (r < R), cada ponto recebe a ação de infinitos vetores de campo elétrico, cuja soma vetorial resulta num campo elétrico nulo. O potencial elétrico é constante e o mesmo da superfície. Neste caso:

30 6 Condutores esféricos e pontiagudos Condutor Pontiagudo No condutor pontiagudo as cargas também entram em equilíbrio eletrostático, da mesma maneira dos condutores esféricos, mas desta vez as cargas se concentram mais fortemente nas regiões pontiagudas do condutor. No interior a intensidade do vetor do campo elétrico é nula, e o potencial é constante e diferente de zero.

31 6 Condutores esféricos e pontiagudos Condutor Pontiagudo Esse fenômeno é conhecido como poder das pontas.

32 6 Condutores esféricos e pontiagudos Condutor Pontiagudo

Campo Elétrico. Campo elétrico de uma carga puntiforme: O campo elétrico em cargas com dimensões desprezíveis em relação à distância.

Campo Elétrico. Campo elétrico de uma carga puntiforme: O campo elétrico em cargas com dimensões desprezíveis em relação à distância. Campo Elétrico Campo elétrico: O campo elétrico desempenha o papel de transmissor de interações entre cargas elétrica, ou seja, é o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma

Leia mais

1 Definição. 2 Energia potencial elétrica. 3 Relações matemáticas. 4 Legenda. 5 Gráfico do potencial elétrico. 7 Diferença de potencial (ddp)

1 Definição. 2 Energia potencial elétrica. 3 Relações matemáticas. 4 Legenda. 5 Gráfico do potencial elétrico. 7 Diferença de potencial (ddp) 1 Definição 2 Energia potencial elétrica 3 Relações matemáticas 4 Legenda 5 Gráfico do potencial elétrico 6 Potencial criado por várias partículas 7 Diferença de potencial (ddp) 8 Superfície equipotencial

Leia mais

corpos eletrizados cargas campo elétrico

corpos eletrizados cargas campo elétrico Introdução A princípio vimos que corpos eletrizados ficam sujeitos a forças de atração ou de repulsão, dependendo dos tipos de cargas que possuem. Um corpo eletrizado é capaz de repelir e de ser repelido

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

Física. Eletrostática. Professor Alexei Muller.

Física. Eletrostática. Professor Alexei Muller. Física Eletrostática Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB F = k.q.q 9 2 2 k 0 = 9.10 N.m / C d 2 www.acasadoconcurseiro.com.br 3 Variando somente as

Leia mais

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Potencial elétrico Se uma carga de prova q for colocada em um campo elétrico, ficará sujeita a uma

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges O Potencial Elétrico Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://cursos.if.uff.br/!fisica2-0117/doku.php

Leia mais

Potencial Elétrico 1

Potencial Elétrico 1 Potencial Elétrico 1 Vamos começar com uma revisão: Quando uma força atua sobre uma partícula que se move de um ponto a até um ponto b, o trabalho W realizado pela força é dado pela integral de linha:

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO LEONARDO PASSOS SALVATTI

CAMPO ELÉTRICO LEONARDO PASSOS SALVATTI CAMPO ELÉTRICO LEONARDO PASSOS SALVATTI CAMPO ELÉTRICO Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido. É uma propriedade física estabelecida em todos os pontos do espaço que estão

Leia mais

corpos eletrizados carg r a g s campo elétrico

corpos eletrizados carg r a g s campo elétrico Introdução A princípio vimos que corpos eletrizados ficam sujeitos a forças de atração ou de repulsão, dependendo dos tipos de cargas que possuem. Um corpo eletrizado é capaz de repelir e de ser repelido

Leia mais

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho ENERGIA POTENCIAL Prof. Márcio Marinho Energia potencial gravitacional (Energia armazenada) Energia potencial elástica (Energia armazenada) Energia potencial elétrica (Energia armazenada) q E p = K Q q

Leia mais

Campo elétrico e sua relação com a força elétrica

Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Relembrando... A LEI DE COULOMB PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃO A força com a qual duas cargas interagem não é modificada pela presença de uma terceira. Em outras

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE 2º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE 2º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A 1. Conteúdo: ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE 2º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A Aula 37 (Campo elétrico uniforme) Aula 38 e 39 (Energia potencial e diferença de potencial

Leia mais

Conceito de campo. É uma alteração produzida no espaço em torno de uma massa, um imã ou uma carga elétrica. Campo Elétrico

Conceito de campo. É uma alteração produzida no espaço em torno de uma massa, um imã ou uma carga elétrica. Campo Elétrico Conceito de campo É uma alteração produzida no espaço em torno de uma massa, um imã ou uma carga elétrica. Campo Gravitacional Campo Magnético Campo Elétrico Campo Elétrico Campo Elétrico Uma carga elétrica

Leia mais

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho Eletromagnetismo aula 02 Maria Inês Castilho Campo Elétrico (E) Chama-se de campo elétrico de uma carga elétrica Q, a região que envolve esta carga e dentro da qual a carga consegue exercer ações elétricas.

Leia mais

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio.

[02] Incorreta. Mesmo neutro, o tanque possui cargas elétricas, porém, em equilíbrio. TD DE FÍSICA Resolucões das Questões de Campo elétrico Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [I] Verdadeira. Carga elétrica positiva gera campo elétrico de afastamento e carga elétrica negativa gera campo

Leia mais

Tipos de forças. - As forças em físicas podem ser divididas em dois grandes grupos que são:

Tipos de forças. - As forças em físicas podem ser divididas em dois grandes grupos que são: Tipos de forças - As forças em físicas podem ser divididas em dois grandes grupos que são: - a) forças conservativas: são forças cujo trabalho não depende da trajetória. Exemplo: força gravitacional, elástica,

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE º EM A e B Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE º EM A e B Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A 1. Conteúdo: ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 3º TRIMESTRE - 2018 2º EM A e B Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A Aula 37 (Campo elétrico uniforme) Aulas 38 e 39 (Energia potencial e diferença

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO. Prof. Bruno Farias

POTENCIAL ELÉTRICO. Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias Introdução Um dos objetivos da Física é determinar

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO

CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO AULA 24 1- CAMPO ELÉRTRICO CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO Campo elétrico é uma região do espaço modificada (perturbação eletrostática) pela presença de um corpo eletrizado (carga fonte). Considere

Leia mais

Eletrostática. O átomo, o elétron, o próton e o neutron. Carga elétrica

Eletrostática. O átomo, o elétron, o próton e o neutron. Carga elétrica Eletrostática O átomo, o elétron, o próton e o neutron O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico. Ele consiste em um núcleo central que contém uma carga convencionada de positiva

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 Fixação 1) A figura abaixo representa as linhas de força e as equipotenciais (tracejadas) de campo elétrico uniforme. 5 cm 5 cm 5 cm 70 V

Leia mais

Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano.

Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano. Valor do trabalho: 10 pontos NOTA: Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano. Trabalho de recuperação paralela de Física Setor A Prof. Douglas Rizzi Data: / / INSTRUÇÕES GERAIS: Responda os testes com atenção

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO. onde. é o potencial elétrico, a energia potencial e a carga. A unidade no S.I.

POTENCIAL ELÉTRICO. onde. é o potencial elétrico, a energia potencial e a carga. A unidade no S.I. POTENCIAL ELÉTRICO Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Ao tomarmos uma carga de prova q e a colocarmos

Leia mais

Fluxo do campo elétrico

Fluxo do campo elétrico Fluxo do campo elétrico Definição: - É uma grandeza escalar que caracteriza uma medida do número de linhas de campo que atravessam uma determinada superfície. a) Linhas de um campo uniforme em magnitude

Leia mais

Aula 2 Lei de Coulomb

Aula 2 Lei de Coulomb Aula Lei de Coulomb Introdução Vimos na aula anterior que corpos carregados com carga sofrem interação mutua podendo ser atraídos ou repelidos entre si. Nessa aula e na próxima trataremos esses corpos

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 10 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 10 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 1 CAMPO ELÉTRICO REVISÃO Fixação 1) Qual dos seguintes gráficos melhor representa a intensidade (E) do campo elétrico de uma carga pontual em função da distância (d) entre a carga

Leia mais

estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química Orientação de estudos

estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química Orientação de estudos estudos 3º trimestre. Roteiro de Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof.

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. Aloísio Elói Dizemos que existe um campo elétrico E em certa região do espaço se uma

Leia mais

1 a PROVA Gabarito. Solução:

1 a PROVA Gabarito. Solução: INSTITUTO DE FÍSICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III FIS 123) TURMA: T02 SEMESTRE: 2 o /2012 1 a PROVA Gabarito 1. Três partículas carregadas

Leia mais

Ou seja, a massa dos elétrons é aproximadamente 2 mil vezes menor que a massa dos prótons. Podemos representar um átomo, embora fora de escala, por:

Ou seja, a massa dos elétrons é aproximadamente 2 mil vezes menor que a massa dos prótons. Podemos representar um átomo, embora fora de escala, por: ELETROSTÁTICA Cargas Elétricas Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA + - + + + + + A B + d + q q - - - - - Q q P d 6.V 5.V V -V c 2.d3.d 4.d 5.d 6.d d 4.V 3.V 2.V Q>0-2.V -3.V -4.V Q

Leia mais

Aula 4: O Potencial Elétrico. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Ana Barros

Aula 4: O Potencial Elétrico. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Ana Barros Aula 4: O Potencial Elétrico Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Ana Barros Potencial elétrico Como podemos relacionar a noção de força elétrica com os conceitos de energia e trabalho? Definindo

Leia mais

a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante.

a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante. Dione Dom Lista de Recuperação - 3a série- Física 2 1) A lei de conservação da carga elétrica pode ser enunciada como segue: (0,1) a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa 2013

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa 2013 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina:Física Ano: 2º Professor (a): Marcos Vinicius Turma: 2º FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

ELETROSTÁTICA. Conceitos Básicos de eletricidade. Professor: Alvaro Siguiné

ELETROSTÁTICA. Conceitos Básicos de eletricidade. Professor: Alvaro Siguiné ELETROSTÁTICA Conceitos Básicos de eletricidade. Professor: Alvaro Siguiné Noção de Carga Elétrica A carga elétrica de um corpo é quantizada, isto é, ela sempre é um múltiplo inteiro da carga elementar.

Leia mais

Potencial Elétrico. Energia. Energia pode ser vista como trabalho armazenado, ou capacidade de realizar trabalho.

Potencial Elétrico. Energia. Energia pode ser vista como trabalho armazenado, ou capacidade de realizar trabalho. Eletricidade e Magnetismo - IME Potencial Elétrico Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Energia Energia pode ser vista como trabalho armazenado, ou capacidade de realizar trabalho. Equipamentos

Leia mais

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes Lei de Coulomb Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes A intensidade F da força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas puntiformes q 1 e q 2, é diretamente proporcional ao produto

Leia mais

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como Lei de Gauss REVISÃO DE PRODUTO ESCALAR Antes de iniciarmos o estudo do nosso próximo assunto (lei de Gauss), consideramos importante uma revisão sobre o produto escalar entre dois vetores. O produto escalar

Leia mais

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ 1) O gráfico mostra como varia a força de repulsão entre duas cargas elétricas, idênticas e puntiformes, em função da distância entre elas. 9 Considerando a constante eletrostática do meio como k 910 Nm

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET7F Profª Elisabete N Moraes LEI DE GAUSS Lei de Gauss - apresentação Método alternativo

Leia mais

ELETROSTÁTICA ELETRIZAÇÃO DE CORPOS

ELETROSTÁTICA ELETRIZAÇÃO DE CORPOS ELETROSTÁTICA ELETRIZAÇÃO DE CORPOS Iniciaremos o estudo sobre cargas elétricas com um experimento. Se atritarmos vigorosamente um canudo de plástico (canudo A na figura 1) com um pedaço de papel e logo

Leia mais

Tópico 4 ELETROSTÁTICA

Tópico 4 ELETROSTÁTICA 1 CADERNO DE ATIVIDADES Tópico 4 ELETROSTÁTICA Estas atividades constituem-se no foco das atividades presenciais quando dúvidas serão dirimidas e os conceitos envolvidos, aprofundados. Por isso, sugerimos

Leia mais

Eletrização por atrito

Eletrização por atrito Eletrização por atrito Quando do atrito entre dois corpos, a energia aplicada é suficiente para que um corpo transfira elétrons para o outro, tornando um corpo carregado positivamente e o outro negativamente.

Leia mais

Lei de Gauss Φ = A (1) E da = q int

Lei de Gauss Φ = A (1) E da = q int Lei de Gauss Lei de Gauss: A lei de Gauss nos diz que o fluxo total do campo elétrico através de uma superfície fechada A é proporcional à carga elétrica contida no interior do volume delimitado por essa

Leia mais

Energia potencial elétrica

Energia potencial elétrica Energia potencial elétrica Foi descoberto empiricamente que a força elétrica é uma força conservativa, portanto é possível associar a ela uma energia potencial. Quando uma força eletrostática age sobre

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 TRIM

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 TRIM LISTA DE EXERCÍCIOS Recuperação 3 TRIM 2018 1.Na figura a seguir, Q=20μC e q =1,5μC são cargas puntiformes no vácuo. O trabalho realizado pela forca elétrica em levar à carga q do ponto A ao o ponto B

Leia mais

Eletricidade lista de exercícios

Eletricidade lista de exercícios Eletricidade lista de exercícios Requisito: leitura da seção 9.6 do livro B. Alvarenga (além do conhecimento da última lição: linhas de força e superfícies equipotenciais.) 1. (BA) Uma carga positiva Q

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO 1. (Ufpe 96) Duas cargas elétricas - Q e + q são mantidas nos pontos A e B, que distam 82 cm um do outro (ver figura). Ao se medir o potencial elétrico no ponto C, à direta de B e situado sobre a reta

Leia mais

Apostila de Física 24 Condutores em Equilíbrio Eletrostático

Apostila de Física 24 Condutores em Equilíbrio Eletrostático Apostila de Física 24 Condutores em Equilíbrio Eletrostático 1.0 Condutor em Equilíbrio Eletrostático Não ocorre movimento ordenado de cargas elétricas em relação a um referencial fixo no condutor. O campo

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 4. Potencial Elétrico I. Professor Sérgio Gouveia

FÍSICA MÓDULO 4. Potencial Elétrico I. Professor Sérgio Gouveia FÍSIC Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 4 Potencial Elétrico I 1. DIFERENÇ DE ENERGI POTENCIL ELÉTRIC ENTRE DOIS PONTOS Considere dois pontos e B no interior de um campo elétrico. Suponhamos que uma partícula

Leia mais

1 - Na eletrosfera de um átomo de magnésio temos 12 elétrons. Qual a carga elétrica de sua eletrosfera?

1 - Na eletrosfera de um átomo de magnésio temos 12 elétrons. Qual a carga elétrica de sua eletrosfera? 1 - Na eletrosfera de um átomo de magnésio temos 12 elétrons. Qual a carga elétrica de sua eletrosfera? 2 - Na eletrosfera de um átomo de carbono temos 6 elétrons. Qual a carga elétrica de sua eletrosfera?

Leia mais

7. Potencial eletrostático

7. Potencial eletrostático 7. Potencial eletrostático Em 1989 Wolfgang Paul recebeu o prémio Nobel da física pela sua invenção da armadilha de iões que permite isolar um ião. Com essa invenção tornou-se possível estudar um átomo

Leia mais

FORÇA ELÉTRICA. 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F.

FORÇA ELÉTRICA. 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. FORÇA ELÉTRICA 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. Se dobrarmos as cargas das duas partículas e aumentarmos a separação

Leia mais

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho

Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza. Eletromagnetismo I. Prof. Daniel Orquiza de Carvalho de Carvalho - Eletrostática Energia e Potencial Elétrico (Capítulo 4 - Páginas 75 a 84no livro texto) Energia despendida no movimento de uma carga imersa num campo Elétrico. Diferença de potencial e potencial.

Leia mais

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 POTENCIAL ELÉTRICO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( )

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 POTENCIAL ELÉTRICO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( ) LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Jean Jaspion Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: QUESTÃO 01 (FAMERP SP/2015) A figura mostra esquematicamente um tubo de raios catódicos, no

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS I Laboratório de Física OBJETIVOS Identificar e descrever linhas de força a partir de superfícies euipotenciais. Medir a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Comparar

Leia mais

Aula 2 Eletrostática Prof. Marcio Kimpara

Aula 2 Eletrostática Prof. Marcio Kimpara ELETRICIDADE Aula 2 Eletrostática Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Prof. Marcio Kimpara 2 Eletricidade Os primeiros relatos sobre a eletricidade datam desde antes de Cristo.

Leia mais

Lista 01 Parte II. Capítulo 28

Lista 01 Parte II. Capítulo 28 Lista 01 Parte II Capítulo 28 01) Qual é o fluxo elétrico através de cada uma das superfícies (a), (b), (c) e (d) presentes na figura abaixo? 02) Uma carga positiva Q está localizada no centro de um cilindro

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges A lei de Gauss Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil http://cursos.if.uff.br/fisica2-2015/ Fluxo de um campo

Leia mais

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF.

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF. D Física Teórica II Primeira Prova 2. semestre de 2013 19/10/2013 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine todas as folhas das questões antes de começar a prova. 2 - Os professores

Leia mais

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1 Cap. 24 Potencial Elétrico Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Potencial elétrico 1 Energia Potencial Elétrica... O U x x f i F( x) dx F(x) x i x x f x Na Mecânica, nós definimos

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. "Foco, Força e Fé

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. Foco, Força e Fé 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral Data: /08/2019 Valor: Nota: "Foco, Força e Fé 1 - (Unifesp) Duas

Leia mais

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0.

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0. QUESTÃO 1 Uma partícula carregada positivamente é abandonada do ponto A da figura, presa a um fio isolante, em uma região de campo elétrico uniforme, como mostra a figura. Desprezando a ação gravitacional,

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO. Carga de teste. Carga central. Campo elétrico

CAMPO ELÉTRICO. Carga de teste. Carga central. Campo elétrico CAMPO ELÉTRICO O primeiro a propor o conceito de campo elétrico foi Michael Faraday. Foi a necessidade de explicar a ação de forças a distância que fez com que surgisse a necessidade de conceituá-lo. Podemos

Leia mais

2 Diferença de Potencial e Potencial Eletrostático

2 Diferença de Potencial e Potencial Eletrostático Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 2014/2 Cap. 3 - Potencial Eletrostático Prof. Elvis Soares Nesse capítulo, estudaremos o potencial eletrostático criado por cargas

Leia mais

NESSE TRABALHO ADOTE AS COSNTANTES: e = 1, C K = Nm 2 /C 2

NESSE TRABALHO ADOTE AS COSNTANTES: e = 1, C K = Nm 2 /C 2 TRABALHO DE FISICA - 3º ano BLOCO B ORIENTAÇÕES: Não é necessário copiar as questões. Basta colocar o número da questão e responder. Não se esqueça de colocar o nome, o número de chamada e a série. O trabalho

Leia mais

Física Básica II Eletricidade e Magnetismo

Física Básica II Eletricidade e Magnetismo Física Básica II-5910196 Eletricidade e Magnetismo Prof. Eder Rezende Moraes Estagiário PAE: Daniel Luis Franzé. Monitora: Bianca da Silva Carvalho Técnico Sergio Oliveira Bueno da Silva LEI DE GAUSS Johann

Leia mais

Potencial Elétrico. JUSTIFIQUE sua resposta. A) 3 K0qQ B) 3 K0qQ/10 C) 21 K0qQ D) 21 K0qQ/100

Potencial Elétrico. JUSTIFIQUE sua resposta. A) 3 K0qQ B) 3 K0qQ/10 C) 21 K0qQ D) 21 K0qQ/100 QUESTÃO 1 Uma partícula de carga elétrica puntiforme q = 1,0 ηc é abandonada num ponto de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 2,0 N/C. Após se movimentar espontaneamente sobre uma linha de força,

Leia mais

Princípios de Eletricidade Magnetismo

Princípios de Eletricidade Magnetismo Princípios de Eletricidade Magnetismo Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua Professor: Cristiano Faria Corrente e Movimento de Cargas Elétricas Embora uma corrente seja um movimento de partícula

Leia mais

Professora Florence. 1,0 C e q3

Professora Florence. 1,0 C e q3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3 Densidade do mercúrio: 13,6 g/cm Pressão atmosférica: 5 1,0 10 N/m Constante eletrostática: k 1 4,0 10 N m C 0 0 1. (Ufpe 01) Três

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO I) RESUMO DE FÓRMULAS DE POTENCIAL ELÉTRICO O potencial elétrico é função da carga que cria o campo elétrico, e assim como o próprio campo elétrico, ele existe independente da existencia

Leia mais

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto.

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto. Eletrostática e Eletromagnetismo Lista de Orientação Valendo 1 ponto. 1) Uma das aplicações tecnológicas modernas da eletrostática foi a invenção da impressora a jato de tinta. Esse tipo de impressora

Leia mais

Potencial Elétrico. (Observação: essa questão está na lista 2, resolvida utilizando cinemática, você deve resolvê-la utilizando Potencial Elétrico)

Potencial Elétrico. (Observação: essa questão está na lista 2, resolvida utilizando cinemática, você deve resolvê-la utilizando Potencial Elétrico) QUESTÃO 1 Uma partícula de carga elétrica puntiforme q = 1,0 ηc é abandonada num ponto de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 2,0 N/C. Após se movimentar espontaneamente sobre uma linha de força,

Leia mais

FÍSICA E ELETROMAGNETISMO

FÍSICA E ELETROMAGNETISMO FÍSICA E ELETROMAGNETISMO As ciências em geral, e a física em particular pretendem descrever o universo material. Um dos bem sucedidos objetivos da física tem sido a descrição dos constituintes deste universo

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Pucrj 013) Duas cargas pontuais q1 = 3,0μC e q = 6,0μC são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si. Calcule a distância, em metros, entre a carga q 1 e a posição, situada entre as cargas, onde

Leia mais

Lista 2. Física III Prof. Lucas Simões

Lista 2. Física III Prof. Lucas Simões Lista 2 Física III Prof. Lucas Simões (A) Exercícios Energia Potencial Elétrostática e Potencial Elétrico Questão. Uma carga puntiforme q = 2,4 µc é mantida em repouso na origem. Uma segunda carga puntiforme

Leia mais

Lei de Gauss. Evandro Bastos dos Santos. 21 de Maio de 2017

Lei de Gauss. Evandro Bastos dos Santos. 21 de Maio de 2017 Lei de Gauss Evandro Bastos dos antos 21 de Maio de 2017 1 Fluxo de Campo Elétrico Com a lei de Coulomb calculamos o campo elétrico utilizando uma distribuição de cargas. E a soma vetorial do campo elétrico

Leia mais

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) LEI DE GAUSS

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) LEI DE GAUSS FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) LEI DE GAUSS Carl Friedrich Gauss (1777 1855) foi um matemático, astrônomo e físico alemão que contribuiu significativamente em vários campos da ciência, incluindo a teoria dos

Leia mais

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q.

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q. Campo Elétrico Conceito Campo Elétrico 1) Num ponto de um campo elétrico, o vetor campo elétrico tem direção horizontal, sentido da direita para a esquerda e intensidade 10 N/C. Coloca-se, nesse ponto,

Leia mais

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO

TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO TRABALHO E POTENCIAL ELÉTRICO 1. (Ufsm 2014) A tecnologia dos aparelhos eletroeletrônicos está baseada nos fenômenos de interação das partículas carregadas com campos elétricos e magnéticos. A figura representa

Leia mais

Colégio Planeta. Prof.: Pedrão FÍSICA Data: 06 / 06 / Aluno(a): 2ª Série Turma: Turno:

Colégio Planeta. Prof.: Pedrão FÍSICA Data: 06 / 06 / Aluno(a): 2ª Série Turma: Turno: Colégio Planeta Prof.: Pedrão FÍSICA Data: 06 / 06 / 018 04 Aluno(a): ª Série Turma: Turno: 01 - (UEG GO/015) Uma carga Q está fixa no espaço, a uma distância d dela existe um ponto P, no qual é colocada

Leia mais

Lei de Coulomb. Página 1 de 9

Lei de Coulomb. Página 1 de 9 1. (Unesp 2015) Em um experimento de eletrostática, um estudante dispunha de três esferas metálicas idênticas, A, B e C, eletrizadas, no ar, com cargas elétricas 5Q, 3Q e 2Q, respectivamente. Utilizando

Leia mais

Segunda aula de Fundamentos de Eletromagnetismo

Segunda aula de Fundamentos de Eletromagnetismo Segunda aula de Fundamentos de Eletromagnetismo Prof. Vicente Barros 1- Revisão de vetores. 2- Revisão sobre carga elétrica. 3- Revisão condutores e isolantes 4- Revisão sobre Lei de Coulomb. Revisão de

Leia mais

Eletromagnetismo I - Eletrostática

Eletromagnetismo I - Eletrostática - Eletrostática Potencial de distribuições de cargas e campos conservativos (Capítulo 4 - Páginas 86 a 95) Potencial Elétrico de distribuições contínuas de cargas Gradiente do Campo Elétrico Campos conservativos

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2019/1 Data: 24/04/2019 Seção 1: Múltipla Escolha (6 0,8 = 4,8 pontos) 1. Um grão de poeira

Leia mais

superfície que envolve a distribuição de cargas superfície gaussiana

superfície que envolve a distribuição de cargas superfície gaussiana Para a determinação do campo elétrico produzido por um corpo, é possível considerar um elemento de carga dq e assim calcular o campo infinitesimal de gerado. A partir desse princípio, o campo total em

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias Campo Elétrico A força elétrica exercida por uma carga

Leia mais

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura.

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Eletrostática Prof: Diler Lanza TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Um dos anéis é de

Leia mais

Força elétrica e Campo Elétrico

Força elétrica e Campo Elétrico Força elétrica e Campo Elétrico 1 Antes de Física III, um pouco de Física I... Massas e Campo Gravitacional 2 Força Gravitacional: Força radial agindo entre duas massas, m 1 e m 2. : vetor unitário (versor)

Leia mais

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA:

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: Lista de exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: NOME: Nº.: 01) (UFF) Três esferas condutoras idênticas I, II e II têm,

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 4 Revisão - Eletrostática

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 4 Revisão - Eletrostática Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: ísica I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 4 Revisão - Eletrostática N2 Nota 01 - (UVEST SP) A lei de conservação da carga elétrica pode

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

ALUNO(A): Nº NAZARÉ DA MATA, DE DE 20

ALUNO(A): Nº NAZARÉ DA MATA, DE DE 20 GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES ENERGIA POTENCIAL E POTENCIAL ELÉTRICO ALUNO(A): Nº NAZARÉ DA MATA, DE DE

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias Introdução Na Física, uma ferramenta importante para a

Leia mais

Apostila de Física 36 Capacitores

Apostila de Física 36 Capacitores Apostila de Física 36 Capacitores 1.0 Definições Na presença de um condutor neutro, um condutor eletrizado pode armazenar mais cargas elétricas com o mesmo potencial elétrico. Capacitor ou condensador

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova PUC-RIO CB-CTC FIS05 P DE ELETROMAGNETISMO 5.03.4 terça-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas

Leia mais

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 -

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 - EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD 1. Duas cargas iguais de 54.10-8 C, se repelem no vácuo e estão separadas por uma distância de 30cm. Sabendo-se que a constante elétrica do vácuo é 9.10 9 Nm 2 /C 2,

Leia mais

Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano?

Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano? 2ª Série do Ensino Médio 01. No sistema a seguir, A e B têm massa m = 10 kg e a = 45 0. A aceleração da gravidade é de 10 m/s 2 e o peso da corda, o atrito no eixo da roldana e a massa da roldana são desprezíveis:

Leia mais

Força Elétrica. Agora, atrair ou repelir significa uma carga exercer sobre a outra uma força. Assim,

Força Elétrica. Agora, atrair ou repelir significa uma carga exercer sobre a outra uma força. Assim, Bertolo Capítulo II 1 Força Elétrica V imos no capítulo anterior que a 1ª propriedades das cargas elétricas estabelecia que: corpos carregados com cargas de mesmo sinais (mesmo tipos) se repelem e corpos

Leia mais