Aula 06: Câncer de colo do útero (CCU)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 06: Câncer de colo do útero (CCU)"

Transcrição

1 Instituto Politécnico de Educação Profissional do Ceará Disciplina Enfermagem em Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher Aula 06: Câncer de colo do útero (CCU) Profa. Karine Moreira de Melo

2 Objetivos da aula Apresentar aspectos relacionados ao câncer de colo uterino (CCU); Ensinar a técnica de coleta do exame citopatológico na paciente;

3

4

5

6 Colo uterino normal Fio do DIU Tem aspecto róseo com superfície lisa; A superfície do colo uterino é formada por 02 tipos de epitélio: 1. Epitélio colunar (endocérvice). 2. Epitélio escamoso (ectocérvice). Ectocérvice Ponto de encontro entre os dois epitélios: -Junção escamocolumar Exame citopatológico é colher células dessa região. Endocérvice

7 Colo uterino normal X Colo uterino com câncer

8 Colo uterino com ectopia Ectopia Ectrópico: - Corresponde à eversão da endocérvice sobre a ectocérvice. Mais frequente após a menarca e gravidez; - Apresenta-se como uma grande área avermelhada na ectocérvice ao redor do orifício cervical externo; - A ectropia torna-se muito mais pronunciada durante a gravidez.

9 Câncer de colo do útero (CCU) Doença causada pela multiplicação anormal de células do colo uterino; O desenvolvimento do CCU é geralmente muito lento; Começa como uma doença pré-cancerosa chamada de displasia. Essa doença pode ser detectada exame ginecológico (Papanicolau) e é completamente tratável; As alterações pré-cancerosas não detectadas podem se transformar em CCU e se espalhar para a bexiga, intestino, pulmões e fígado; Pode demorar anos até que as alterações pré-cancerosas se transformem em câncer cervical (CCU); Os pacientes com câncer cervical geralmente não apresentam problemas até o câncer estar avançado e ter se espalhado.

10 Câncer de colo do útero (CCU) Quase todos os casos de CCU são causados pelo HPV (vírus do papiloma humano); O HPV é um vírus comum transmitido nas relações sexuais; Existem muitos tipos diferentes de HPV. Algumas cepas causam o CCU. Outras cepas podem causar verrugas genitais (condilomas) e existem aquelas cepas que não causam nenhum problema.

11 Para entender o que é Câncer de Colo Uterino é preciso saber

12 HPV- Papiloma Vírus Humano O que é o HPV? É o vírus que causa papiloma ou vírus no ser humano; Pode acometer o homem, a mulher, a criança, o adolescente; Pode ocorrer em qualquer região do corpo. Exemplo: na língua, na região genital feminina e masculina, região da orofaringe.

13 HPV- Papiloma Vírus Humano

14 HPV- Papiloma Vírus Humano

15 Transmissão do HPV O HPV é transmitido na relação sexual e pelo contato com áreas lesionadas (ex.: região inguinal). Pode causar lesões e verrugas na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Não precisa ser necessariamente pelo sexo vaginal; Pode ser pelo sexo anal, sexo oral. Contudo, dos 100 tipo de HPV, 35 infectam a mucosa anogenital; Importância do uso do preservativo. Entretanto, pode ser transmitido mesmo fazendo uso do preservativo (se tiver lesão em alguma região da bolsa escrotal, inguinal, base do pênis, ou outra parte, a pessoa pode ser contaminada);

16 Transmissão do HPV Pode aparecer no ser humano como: Lesões clínicas: São visíveis a olho nu. Exemplo: verrugas, condilomas. Lesões subclínicas: Não são visíveis a olho nu. São diagnosticadas por exame (lesões microscópicas). Exemplo: genitoscospia. No homem: peniscopia. Na mulher: colposcopia.

17 Peniscopia

18 Colposcopia

19 Fatores de risco para CCU Baixa condição socioeconômica Praticar sexo muito cedo Vários parceiros sexuais Tabagismo Sistema imunológico enfraquecido Uso prolongada de contraceptivos hormonais Infeção pelo papiloma vírus humano (HPV-16 e HPV-18)

20 Rastreamento Diagnostico das lesões antes de se tomarem invasivas, a partir de técnicas de rastreamento: 1. Colpocitologia oncológica ou teste de Papanicolau: 2. Colposcopia: 3. Cervicografia: 4. Teste de detecção do DNA do HPV:

21 Sintomas Na maioria das vezes, o CCU em estágio inicial não apresenta sintomas (assintomático); Pode permanecer silencioso por semanas ou décadas sem causar qualquer tipo de sintoma que alerte sobre sua presença, ser eliminado pelo sistema imunológico de defesa (anticorpos) ou provocar tumores benignos e malignos. Possíveis sintomas: Corrimento vaginal contínuo, que pode ser claro, aquoso, rosado, marrom, apresentar sangue ou ter cheiro ruim; Sangramento vaginal anormal entre as menstruações, após as relações sexuais ou após a menopausa; As menstruações ficam mais intensas e ocorrem por mais tempo que o normal; Qualquer sangramento após a menopausa.

22 Sintomas Possíveis sintomas do câncer de colo do útero avançado: Perda de apetite; Perda de peso; Fadiga; Dor pélvica; Dor nas costas; Dor nas pernas; Inchaço em apenas uma das pernas; Sangramento intenso na vagina; Saída de urina ou fezes pela vagina; Fraturas ósseas.

23 Exames e testes As alterações pré-cancerosas no colo do útero e o CCU não podem ser vistos a olho nu; Exames e ferramentas especiais são necessários para identificar essas condições.

24 Etapas do rastreamento do CCU Representa um processo complexo em múltiplas etapas: Realização do exame de rastreamento Identificação dos casos positivos (suspeita de lesões précancerígenas ou câncer) Confirmação diagnóstica Tratamento

25 Início do Papanicolau Deve ser aos 25 anos de idade para mulheres que já tiveram atividade sexual; Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos 2 exames negativos consecutivos nos últimos 5 anos.

26

27

28 Consulta de enfermagem em genecologia Orientações para a realização de exame ginecológico? Tomar banho antes do exame; Não fazer uso de medicamentos com cremes vaginais ou duchas intravaginais durante 24h antes da consulta; Evitar relações sexuais 24h antes da consulta; Não estar em período menstrual; Certificar que a paciente esvaziou a bexiga.

29 Exame de Papanicolau Papanicolau, também conhecido como Colpocitologia Oncológica, é um exame de prevenção ao CCU; Seu principal objetivo detectar células cancerosas no colo do útero que causam câncer; Deve ser realizado em todas as mulheres de 21 a 65 anos, pelo menos uma vez no ano; Além do CCU, o exame pode também diagnosticar inflamações ou infecções vaginais e infecções sexualmente transmissíveis (IST s) como HPV, candidíase, gonorréia entre outras; Os exames de Papanicolau identificam pré-câncer e câncer, mas não fornecem o diagnóstico final. Se alterações anormais forem identificadas, o colo do útero geralmente é examinado com ampliação de imagem. Isso é chamado de colposcopia.

30 Etapas prévias a coleta citológica Cervical 1. Identificação da paciente: nome, idade, estado civil, naturalidade, profissão, telefone e endereço. 2. Antecedentes: doenças da infância, cirurgias prévias, obesidade, uso de álcool, cigarro, drogas ou outros medicamentos, hipertensão, diabetes. 3. Antecedentes familiares: história de CCU, CA de mama, outras neoplasias, diabetes, hipertensão, patologias de tireoide, osteoporose.

31 Etapas prévias a coleta citológica Cervical 4. Antecedentes gineco-obstétricos: Inicio das relações sexuais; Menopausa; Data da última menstruação (DUM); Regularidades dos ciclos menstruais.; Número média de dias; História obstétrica; Vida sexual; Dispareunia; Sangramentos pós-coital; Queixas mamárias e urinárias; Tratamentos ginecológicos prévios.

32 Etapas prévias a coleta citológica Cervical - Exame físico: 1. Completo, com especial atenção ao abdome, à PA, ao peso e altura e impressões gerais. 2. Exame de mamas 3. Exame pélvico 4. Posição: litotómica/ginecológica. Paciente despida, coberta com avental de abertura posterior e lençol para cobrir parcialmente o abdome e membros inferiores.

33 Coleta Citológica Cervical Materiais necessários: - Espéculo -Tubetes - Lâmina com extremidade fosca - Gaze - Espátula de Ayre - Formulário de requisição do exame - Escova endocervical - Lápis preto nº2 - Par de luvas de procedimento - Recipiente para acondicionamento dos tubetes, - Pinça de Cheron sendo preferível caixa de madeira ou plástico - Fixador apropriado - Lençol para cobrir a paciente

34

35

36

37 Coleta Citológica Cervical Materiais necessários:

38 Coleta Citológica Cervical

39 Coleta Citológica Cervical Consultório: Mesa ginecológica Escada de dois degraus; Mesa auxiliar; Foco de luz com cabo flexível; Biombo ou local reservado para troca de roupa Cesto de lixo. Importante! Equipe de enfermagem cuidado na Organização do consultório ginecológico!

40 Coleta Citológica Cervical 1.Exame da vulva e do períneo: Inspeção: - Distribuição e características dos pelos; - Secreção exteriorizada; - Condiloma e outras lesões cutâneas; - Integralidade ou não do hímen; - Tamanho dos pequenos lábios e clitóris; - Região anal.

41 Coleta Citológica Cervical Avisar à paciente. Introduz-se o espéculo na vagina (introito vaginal) em sentido oblíquo, e gira para o sentido transversal. Não se deve lubrificar; Abrir o espéculo e procura-se individualizar o colo uterino e avaliar o trofismo e pregueamento da mucosa vaginal, as secreções, as lesões da mucosa, condilomas, pólipos, cistos de retenção e ectopia. Espéculo vaginal

42 Tamanhos variados de espéculos (P, M, G) e de modelos

43

44 Coleta Citológica Cervical Avaliação do conteúdo vaginal Cor Transparente, esbranquiçado, branco, cinza, verde, amarelo Consistência elástico, leitoso, grumoso, bolhoso Qualidade Escasso, moderado, abundante

45 Coleta Citológica Cervical Em mulheres grávidas: A coleta do exame citopalológico é realizada somente com a espátula de Ayres (coleta da ectocérvice); Não precisa usar a escola Campos da Paz;

46 Coleta Citológica Cervical Lâmina de vidro previamente identificada; Esfoliação da superfície externa colo (ectocérvice) com a espátula de Ayre. Introduzir o braço alongado da espátula no canal endocervical e a parte côncava raspa a mucosa da ectocérvice e faz rotação completa (360º); Esfregaço é disposto com fina espessura na lâmina; Fazer a rotação com a escovinha endocervival tipo campos da paz na endocérvice; Esfregaço também é disposto com fina espessura na lâmina. espátula de Ayre Escovinha endocervical

47

48

49 Preguntas sobre Papanicolau Perguntas frequentes: 1. O meu exame de Papanicolau deu normal, mesmo assim posso ter HPV? Resposta: Pode sim. O Papanicolau é um material colhido do colo do útero, afim de saber se a mulher tem células que se predispõem a evoluir para câncer de colo uterino. O exame não pesquisa por HPV. É ideal para a prevenção de câncer do colo uterino. 2. Tenho HPC é meu parceiro não tem, como me contaminei? Isso é possível? Resposta: Sim, é possível. Comum um dos parceiros ter HPV e outro não. Por que dependerá da imunidade de cada pessoa. Ao entrar em contato com uma pessoa, o HPV desenvolve em umas pessoas e outras não. Não dar para saber a quanto tempo a pessoa tem o HPV e de quem contraiu.

50 Preguntas sobre Papanicolau Perguntas frequentes: 3. Como sei se eu e meu parceiro estamos com HPV? Existe exame de sangue para o HPV? Resposta: Não tem exame de sangue. O HPV vai aparecer por meio de lesões visíveis ou através de lesões microscópicas (não são visíveis a olho nu); É preciso fazer o exame de videogenitoscopia. Em seguida, exame de histologia e DNA. Conformará se tem ou não HPV. 4. HPV tem cura? Resposta: A pessoa não fica livre do HPV, mas sim das doenças caso seja diagnosticada de maneira precoce. As doenças causadas pelo HPV tem cura. A pessoa pode ficar com o HPV de maneira latente sem ter doença.

51

52 Inspeção visual do colo uterino com ácido acético Após a Coleta Citológica Cervical, teremos o Exame Especular, com inspeção visual do colo uterino com ácido acético Procedimento: 1. Limpar o colo uterino com algodão seco; 2. Pincelar o colo uterino e fundo do saco vaginal com solução de ácido acético a 5%; 3. Esperar 2 minutos e pesquisar atentamente a presença de lesões acetobrancas.

53 Inspeção visual do colo uterino com ácido acético

54 Realização do Teste de Schiller Após a inspeção visual do colo uterino com ácido acético, tem-se o Exame Especular, agora com a realização do Teste de Schiller Teste de Schiller um exame de diagnóstico que consiste em colorir a região interna da vagina e do colo do útero com uma solução iodada, a fim de observar a integridade do epitélio desta região; Serve para delimitar o local da vagina e do colo uterino doente. Procedimento: Embebe-se um bolo de algodão com solução de lugol (solução iodada) e molha toda região interna da vagina e o colo uterino. Verifica-se as alterações da mucosa do colo uterino devido ao grau de impregnação das células com a solução de lugol.

55 Realização do Teste de Schiller Resultados: 1. Schiller positivo (iodo negativo)- Área não captou a substância lugol (Resultado anormal). 1. Schiller negativo (iodo positivo)- Área captou a substância lugol (Resultado normal). Cuidado com os falso-positivo e falso-negativos!!!

56 Teste de Schiller Resultados: 1. Schiller positivo (iodo negativo)- Área não captou a substância lugol. Explicação: Colo uterino anormal - O teste de Schiller positivo significa que foram encontradas alterações celulares na região interna da vagina, podendo sugerir a presença de um câncer. Nem sempre o resultado significa que a paciente tem um câncer. Outras lesões que podem gerar um teste de Schiller positivo são alterações benignas, como um DIU mal colocado ou alguma inflamação. - O médico deverá solicitar outros exames complementares, como a colposcopia e biópsia das células não coradas, a fim de determinar com exatidão qual é a lesão e qual a sua gravidade.

57 Teste de Schiller Resultados: 2. Schiller negativo (iodo positivo)- Captou a substância lugol. Explicação: Colo uterino normal - Nos casos em que a solução consegue colorir algumas áreas específicas, significa que não há alguma alteração nestas áreas.

58 Tratamento para CCU O tratamento do CCU depende do estágio do câncer, do tamanho e formato do tumor, da idade e do estado de saúde geral da mulher e da sua vontade de ter filhos no futuro. O CCU inicial pode ser curado com remoção ou destruição do tecido canceroso ou pré-canceroso; Existem diversas formas cirúrgicas de fazer isso sem remover o útero ou danificar o colo do útero, para que a mulher ainda possa ter filhos no futuro; Quanto mais precoce o diagnóstico e o estadiamento maiores as chances de cura da doença.

59 Tipo de cirurgias para o CCU inicial Histerectomia radical (ou parcial) que remove o útero e grande parte do tecido ao redor, incluindo os linfonodos internos e a parte superior da vagina; Exenteração pélvica, um tipo de cirurgia radical na qual todos os órgãos da pélvis, incluindo a bexiga e o reto, são removidos. A radiação pode ser usada para tratar o câncer que se espalhou além da pélvis ou para um câncer que reincidiu. A radioterapia pode ser interna ou externa. A radioterapia externa emite radiação a partir de um grande equipamento para o local do corpo em que o câncer está localizado. É um processo semelhante ao raio X. A quimioterapia utiliza medicamentos para eliminar o câncer. Alguns dos medicamentos usados naquimioterapia do câncer de colo do útero são 5-FU, cisplatina, carboplatina, ifosfamida, paclitaxel e ciclofosfamida. Algumas vezes, a radioterapia e a quimioterapia são usadas antes ou depois da cirurgia.

60 Evolução (prognóstico) Muitos fatores influenciam o resultado de um câncer de colo do útero. São eles: 1. O tipo de câncer 2. O estágio da doença 3. A idade e condição física geral da mulher As doenças pré-câncer são totalmente curáveis quando acompanhadas e tratadas adequadamente; A chance de uma pessoa estar viva em cinco anos (taxa de sobrevivência de cinco anos) no caso de um câncer que se espalhou para dentro das paredes do colo do útero, mas não para fora da região do colo do útero é de 92%. Entretanto, a taxa de sobrevivência de cinco anos diminui continuamente quando o câncer se espalha para outras regiões do corpo.

61 Complicações Alguns tipos de câncer de colo do útero não respondem bem ao tratamento; O câncer pode voltar (reincidir) após o tratamento; As mulheres que fizeram tratamento para salvar o útero apresentam alto risco de volta do câncer (reincidência); A cirurgia e a radiação podem causar problemas nas funções sexual, intestinal e urinária

62 Prevenção Praticar sexo seguro (com camisinha) também diminui o risco de contrair HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis. A infecção por HPV causa verrugas genitais. Elas podem ser muito difíceis de enxergar ou ter vários centímetros. Se uma mulher achar verrugas nos genitais do seu parceiro, ela deve evitar relação sexual com essa pessoa; Para diminuir ainda mais o risco de câncer de colo do útero, as mulheres devem limitar a quantidade de parceiros sexuais e evitar parceiros que participam de atividades sexuais de alto risco;

63 Prevenção Realizar exames de Papanicolau periodicamente ajuda a detectar as alterações pré-cancerosas que podem ser tratadas antes de se transformarem em um câncer de colo do útero. Os exames de Papanicolau são eficazes em detectar essas alterações, mas eles devem ser feitos com frequência. Exames pélvicos anuais, incluindo o Papanicolau, devem começar a ser feitos quando a mulher se torna sexualmente ativa ou a partir dos 20 anos em mulheres que não são sexualmente ativas. Se alterações anormais forem constatadas, uma colposcopia com biópsia deve ser realizada.

64

65 Vacina HPV

66 Vacina HPV

67 Vacina HPV Previne contra infecções provocadas pelo vírus do papiloma humano, causador de verruga genital e de vários tipos de câncer, como o câncer cervical, mais conhecido como câncer de colo do útero; Não protege contra todos os subtipos de HPV; Papilomavírus 6 e 11 (verrugas genitais) e 16 e 18 (oncogênicos); É uma vacina quadrivalente (formada por 4 subtipos do vírus HPV): Aplicação: IM (intramuscular)- Região deltóide; É apresentada na forma de suspensão injetável em frasco- ampola unidose de 0,5 ml.

68 Vacina HPV

69 Vacina HPV Importância da: 1. Caderneta de vacina 2. Autorização prévia dos pais ou responsáveis

70 Vacina HPV Indicação: 1. Meninas: Prevenir contra o câncer de colo uterino, vulvar, vaginal e anal, lesões pré-cancerosas ou displásicas, verrugas genitais e infecções causadas pelo HPV. 2. Meninos: Prevenir os cânceres de pênis, as lesões ano-genitais précancerosas e as verrugas genitais, colaborar com a diminuição da incidência do câncer de colo uterino e vulvar nas mulheres, prevenir cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos.

71 Vacina HPV Esquema vacinal: meninas e meninos. Quantidade de doses: 2 doses. 1ª dose: 0 meses. 2ª dose: 6 meses após a 1ª dose. - Meninas: 9 anos de idade a 14 anos 11 meses 29 dias de idade. - Meninos: 11 anos de idade a 14 anos 11 meses 29 dias de idade.

72 Vacina HPV em grupo de risco - Pessoas com HIV/AIDS e imunodeprimidas podem receber a vacina. - Idade: 9 a 26 anos de idade. Aplicação: IM (intramuscular). Região deltoide. Doses: 3 doses. 1ª dose: 0 meses. 2ª dose: 2 meses após a 1ª dose. 3ª dose: 6 meses após a 1ª dose.

73 Mito ou Verdade?

74 Somente mulheres podem ser contaminadas pelo HPV?

75 Mito. Tanto homem como mulher podem ser contaminados pelo HPV.

76 Toda mulher contaminada por HPV terá Câncer de Colo Uterino (CCU)?

77 Mito. A mulher contaminada por HPV terá maior chance de desenvolver Câncer de Colo Uterino.

78 A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual?

79 Verdade. A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. O HPV é um tipo de Infecção Sexualmente Transmissível (IST s).

80 A mulher contaminada por HPV pode transmitir o vírus do HPV para seu bebê durante o trabalho de parto normal?

81 Verdade. A mulher pode transferir o vírus do HPV ao para seu bebê durante o trabalho de parto normal, por meio da transmissão vertical.

82 O aumento do número de casos de mulheres contaminadas pelo HPV é preocupante por ser uma IST relacionada diretamente com o surgimento de câncer de colo uterino?

83 Verdade. A infecção pelo HPV é causa necessária para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.

84 Uma situação que contraindica a realização do exame de Papanicolau na mulher é a menstruação?

85 Verdade. O exame do Papanicolau não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citopatológico. Deve-se aguardar o quinto dia após o término da menstruação.

86 A vacina contra o HPV combate todos os tipos de HPV?

87 Mito. Combate os vírus do HPV relacionados aos câncer de colo uterino (6, 11, 16 e 18).

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem. Profª Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem. Profª Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem Profª Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro 2017 Enfermagem e a Prevenção do Câncer de Colo Uterino 2

Leia mais

Curso Técnico em Enfermagem

Curso Técnico em Enfermagem AULA 07 CÂNCER DE COLO DO ÚTERO Sinônimos: Câncer de Cérvice Uterina, Câncer do colo uterino O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

Orientações sobre a Colheita do Material para Unidade Básica de Saúde

Orientações sobre a Colheita do Material para Unidade Básica de Saúde 1 INTRODUÇÃO O Centro de Diagnóstico Santa Clara elaborou este manual com o propósito de fornecer todas as informações necessárias para correta obtenção e preservação do material a ser examinado. Este

Leia mais

A PREVENÇÃO. faz a diferença CANCRO DO COLO DO ÚTERO. #4 Junho de 2016 Serviços Sociais da CGD

A PREVENÇÃO. faz a diferença CANCRO DO COLO DO ÚTERO. #4 Junho de 2016 Serviços Sociais da CGD Todas as mulheres que alguma vez tenham tido relações sexuais estão em risco de ter cancro do colo do útero. É causado pelo Papilomavírus Humano (HPV). É mais frequente a partir dos 30 anos O Cancro do

Leia mais

Tumores Ginecológicos. Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein

Tumores Ginecológicos. Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein Tumores Ginecológicos Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein Tumores Ginecológicos Colo de útero Endométrio Ovário Sarcomas do corpo uterino Câncer de

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 12. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 12. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 12 Profª. Lívia Bahia Controle do câncer do colo do útero e de mama na Atenção Básica Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2008, ocorreram 1.384.155

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Ser Humano e Saúde 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.2 Conteúdo Doenças Sexualmente Transmissíveis

Leia mais

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se!

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! O que é AIDS? Existem várias doenças que são transmissíveis através das relações sexuais e por isso são chamadas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). As mais conhecidas

Leia mais

Vírus do Papiloma Humanos (HPV) DSR-

Vírus do Papiloma Humanos (HPV) DSR- Vírus do Papiloma Humanos (HPV) O que é o HPV? O HPV é um vírus frequente nos humanos, responsável pela formação de lesões chamadas papilomas. Existem diferentes tipos de HPV Alguns podem infectar a zona

Leia mais

CÂNCER CÉRVICO-UTERINO

CÂNCER CÉRVICO-UTERINO FACULDADE NOVO MILÊNIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CÂNCER CÉRVICO-UTERINO Alexandre L. P. da Costa Edgard Souto Silva Juliana Merlo Marcélia Alves Marcos Renan Marotto Marques Renato Rosalem Samara

Leia mais

Tratamento (Coquetel Anti- HIV)

Tratamento (Coquetel Anti- HIV) VIROSES 1 2 Tratamento (Coquetel Anti- HIV) inibidores da transcriptase reversa inibidores de protease inibidores de fusão OBS.: Apesar de agirem de formas diferentes, todos os medicamentos impedem a reprodução

Leia mais

CA Colo uterino PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO. Enfa Dayse Amarílio. 3º Tipo de CA mais comum nas Mulheres

CA Colo uterino PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO. Enfa Dayse Amarílio. 3º Tipo de CA mais comum nas Mulheres PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO Enfa Dayse Amarílio CA Colo uterino 3º Tipo de CA mais comum nas Mulheres Tem início com displasias de leve a acentuada. É classificado como

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico O QUE É? HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano. É um vírus de grande relevância médica pelo fato de estar relacionado a praticamente 100% dos casos de câncer de colo do útero (um dos tipos

Leia mais

folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BEM ADRIANA JUSSARA EM A MULHER QUE VALIA POR MUITAS CMY SAÚDE DA MULHER

folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BEM ADRIANA JUSSARA EM A MULHER QUE VALIA POR MUITAS CMY SAÚDE DA MULHER folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BE ADRIANA JUSSARA E A ULHER QUE VALIA POR UITAS SAÚDE DA ULHER folder_saude_da_mulher.pdf 2 19/07/16 16:48 Leia o código e assista a história de Adriana

Leia mais

DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS. Vera Lucia Vaccari

DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS. Vera Lucia Vaccari DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS Vera Lucia Vaccari (veravaccari@uol.com.br) A nomenclatura Doença venérea Vênus (Roma) deusa do amor carnal século XIX até década 1970/1980) DST doença sexualmente

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Saber se proteger ou identificar quando o corpo apresenta sinais de anormalidade pode evitar a transmissão ou complicação das doenças. O procedimento mais indicado para

Leia mais

Coleta de Material para Exame de Citologia Oncótica

Coleta de Material para Exame de Citologia Oncótica Coleta de Material para Exame de Citologia Oncótica Tatiana da Silva Vaz Paterra Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família - ESF II Batatais/SP Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem em

Leia mais

IV CONCURSO DE REDAÇÃO. HPV e Câncer e EU com isso? Agosto, 2016.

IV CONCURSO DE REDAÇÃO. HPV e Câncer e EU com isso? Agosto, 2016. IV CONCURSO DE REDAÇÃO HPV e Câncer e EU com isso? Agosto, 2016. TEMA OBJETIVO PÚBLICO ALVO HPV e câncer, e eu com isso? Auxiliar os professores das escolas participantes a sensibilizar e educar seus alunos

Leia mais

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o site Coração & Vida faz

Leia mais

HPV PAPILOMA VÍRUS HUMANO A Conscientização, Prevenção e as Dificuldades do Diagnóstico

HPV PAPILOMA VÍRUS HUMANO A Conscientização, Prevenção e as Dificuldades do Diagnóstico HPV PAPILOMA VÍRUS HUMANO A Conscientização, Prevenção e as Dificuldades do Diagnóstico Letícia Mariana de Santana 1, Francis Widman H. Roito Obara 2, Renato Nogueira Pérez Avila 3. RESUMO Será abordado

Leia mais

HPV - Perguntas e respostas mais freqüentes Sáb, 01 de Janeiro de :16 - Última atualização Qui, 13 de Janeiro de :02

HPV - Perguntas e respostas mais freqüentes Sáb, 01 de Janeiro de :16 - Última atualização Qui, 13 de Janeiro de :02 Autor: Inca - Instituto Nacional do Câncer. Veiculação: www.inca.gov.br O que é HPV? Os papilomavírus humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais

Leia mais

Câncer de Colo Uterino

Câncer de Colo Uterino Câncer de Colo Uterino Câncer de Colo Uterino Aspectos conceituais Câncer é o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões

Leia mais

Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST

Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST Fotos Cancro duro (Sífilis) - causada pela bactéria Treponema pallidum. Lesão localizada no pênis (glande) Lesão localizada na vulva (grandes lábios) Pode ser transmitida pela placenta materna e por transfusão

Leia mais

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E HPV

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E HPV CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E HPV 1: Definição O que significa "HPV"? É a sigla em inglês para papilomavírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes

Leia mais

ROTINAS DE PATOLOGIA CERVICAL

ROTINAS DE PATOLOGIA CERVICAL ROTINAS DE PATOLOGIA CERVICAL INTRODUÇÃO O câncer de colo uterino é o 2º mais incidente entre as mulheres no mundo e no Brasil, tornandose um grave problema de saúde pública. Os fatores de risco incluem

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 17. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 17. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 17 Profª. Tatianeda Silva Campos Vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (HPV) apresentada na forma de suspensão injetável em frascoampola unidose de 0,5

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade II Ser Humano e Saúde 2 REVISÃO DOS CONTEÚDOS Aula 13 Revisão e Avaliação 3 REVISÃO 1 O sistema reprodutor

Leia mais

Aula 07: Câncer de mama

Aula 07: Câncer de mama Instituto Politécnico de Educação Profissional do Ceará Disciplina Enfermagem em Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher Aula 07: Câncer de mama Profa. Karine Moreira de Melo Objetivos da aula Apresentar

Leia mais

Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico.

Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico. NÃ Diga não ao cancro do colo do utéro. Pense em se vacinar. Fale com o seu médico. Qual é a frequência do cancro do colo do útero? - A nível mundial, o cancro do colo do útero é muito frequente nas mulheres;

Leia mais

Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana

Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana Organização do material genético no núcleo Organização do material genético no núcleo Organização do material genético no núcleo 1.Gametogênese É o processo

Leia mais

AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO

AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO O QUE SÃO DOENÇAS DSTs SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS? SÃO DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS, FUNGOS, PROTOZOÁRIOS E BACTÉRIAS TRANSMITIDOS DURANTE O ATO

Leia mais

PREVALÊNCIA DE GESTANTES INFECTADAS POR HPV EM UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

PREVALÊNCIA DE GESTANTES INFECTADAS POR HPV EM UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ PREVALÊNCIA DE GESTANTES INFECTADAS POR HPV EM UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ Havena Alves Nobre¹; Carla Patrícia de Almeida Oliveira²; Karla Bruna Nogueira Torres Barros³;

Leia mais

Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias

Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE PA Prova: Auditor de Controle Externo Área Administrativa Enfermagem Comrelaçãoàassistênciadeenfermagemnaatençãobásicaàgestantenoprénatal

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: REVISÃO DE CONCEITO CITOMORFOLÓGICO PARA DIAGNÓSTICO DE ADENOCARCINOMA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES

Leia mais

Sobre doenças sexualmente transmissíveis

Sobre doenças sexualmente transmissíveis FICHA DE INFORMAÇÃO Sobre doenças sexualmente transmissíveis As infecções sexualmente transmissíveis (STI s, abreviatura em inglês para Sexually Transmitted Infections (Infecções Sexualmente Transmissíveis)

Leia mais

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau Câncer O que é câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase)

Leia mais

INTRODUÇÃO BOA LEITURA!

INTRODUÇÃO BOA LEITURA! INTRODUÇÃO A mulher é, sabidamente, a que mais procura manter a saúde em dia. Esse cuidado tem início logo na adolescência, com a primeira menstruação. É quando o ginecologista passa a fazer parte da rotina

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Colo do Útero, Anticoncepcionais, Teste de Papanicolaou.

PALAVRAS-CHAVE Colo do Útero, Anticoncepcionais, Teste de Papanicolaou. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

DST - Proteja Sua Saúde

DST - Proteja Sua Saúde DST - Proteja Sua Saúde Adsense1 O sexo é importante na nossa vida. Ele nos dá prazer e, às vezes, filhos. Sexo é sinal de saúde, permite demonstrar carinho e confiança. Existem, entretanto, inimigos de

Leia mais

ATUAÇÃO DE PROJETO EXTENSÃO NA PREVENÇÃO NO CÂNCER DO COLO UTERINO EM PONTA GROSSA

ATUAÇÃO DE PROJETO EXTENSÃO NA PREVENÇÃO NO CÂNCER DO COLO UTERINO EM PONTA GROSSA 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ATUAÇÃO DE PROJETO

Leia mais

PREVENÇÃO E TRANSMISSÃO DA INFECÇÃO POR HPV. UNITAU-SP SETOR DE GENITOSCOPIA Prof. Dr André Luis F Santos

PREVENÇÃO E TRANSMISSÃO DA INFECÇÃO POR HPV. UNITAU-SP SETOR DE GENITOSCOPIA Prof. Dr André Luis F Santos PREVENÇÃO E TRANSMISSÃO DA INFECÇÃO POR HPV UNITAU-SP SETOR DE GENITOSCOPIA Prof. Dr André Luis F Santos 2010 DÚVIDAS MAIS FREQUENTES A transmissão pelo HPV é só sexual? Peguei do meu parceiro? Quando?

Leia mais

NEWS artigos CETRUS Ano 2 - Edição 16 - Dezembro/2010

NEWS artigos CETRUS Ano 2 - Edição 16 - Dezembro/2010 NEWS artigos CETRUS Ano 2 - Edição 16 - Dezembro/2010 Atualização em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia - Capítulo II - Infecção por HPV e Lesões HHV-Induzidas Prof. Dr. Flávio Zucchi -

Leia mais

Guia de Saúde da Reprodução

Guia de Saúde da Reprodução Guia de Saúde da Reprodução Este Guia vai fornecer-te informação acerca de dois assuntos: (a) Controlo de Natalidade / Contracepção (b) VIH e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) Nota: Este

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 1. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 1. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 1 Profª. Lívia Bahia pública; Doenças Sexualmente Transmissíveis Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino As Doenças Sexualmente

Leia mais

Introdução. Parte do Trabalho de Conclusão de Curso do Primeiro Autor. 2

Introdução. Parte do Trabalho de Conclusão de Curso do Primeiro Autor. 2 399 IMPLANTAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) NA POPULAÇÃO FEMININA EM IDADE FÉRTIL: PERSPECTIVAS DE DIMINUIÇÃO DA INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO 1 Kelen Lopes Da Silva

Leia mais

A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem

A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem medo sobre o assunto com amigas, colegas de trabalho e familiares para que todas possam ter a oportunidade

Leia mais

Vírus DNA tumorais: PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) Testes inespecíficos:

Vírus DNA tumorais: PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) Testes inespecíficos: Vírus DNA tumorais: PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) Os vírus do papiloma humano são classificados na família Papillomaviridae, gênero Papilomavírus. São vírus envelopados, de simetria icosaédrica, com 72 capsômeros

Leia mais

TÍTULO: FATORES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DO DIAGNÓSTICO CITOPATOLÓGICO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: FATORES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DO DIAGNÓSTICO CITOPATOLÓGICO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: FATORES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DO DIAGNÓSTICO CITOPATOLÓGICO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES

Leia mais

Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling

Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling O que é Câncer Como isso acontece Por que é tão perigoso A proliferação do Câncer O Câncer pode

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia de Saúde da Família, Câncer de colo uterino, Saúde da Família, Exame de prevenção e Colpocitologia.

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia de Saúde da Família, Câncer de colo uterino, Saúde da Família, Exame de prevenção e Colpocitologia. Câncer de colo uterino: análise de exames colpocitopatológicos realizados no ano de 2009 em uma Unidade Básica de Atenção à Saúde da Família, em Goiânia, Goiás, Brasil. MARTINS, Ana Carolina Sulino¹; ARRAIS,

Leia mais

O FUTURO SEM CÂNCER 2018

O FUTURO SEM CÂNCER 2018 O FUTURO SEM CÂNCER 2018 FUTURO SEM CÂNCER Fundação Dr. Amaral Carvalho Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico Prefeitura Municipal de Jaú Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Educação

Leia mais

Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da. mulher são causados pelo HPV, que atinge mais de 630 milhões de pessoas

Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da. mulher são causados pelo HPV, que atinge mais de 630 milhões de pessoas Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV Última atualização: Dez/2017 1) O HPV é perigoso? A vacina é mesmo necessária? Atualmente, cerca de 5% de todos os cânceres do homem e 10% dos da mulher

Leia mais

CÂNCER DE COLO ÚTERINO: DIAGNÓSTICOS E PREVENÇÃO, TRATAMENTO.

CÂNCER DE COLO ÚTERINO: DIAGNÓSTICOS E PREVENÇÃO, TRATAMENTO. CÂNCER DE COLO ÚTERINO: DIAGNÓSTICOS E PREVENÇÃO, TRATAMENTO. Allef Ravely Dias Gonzaga¹ Neilma Santos Cavalcanti De Andrade¹, Rúbia De Souza Porto¹, Simone De Carvalho Rocha¹ Giovanni Tavares De Sousa²

Leia mais

DST/ PAPILLOMAVIRUS HUMANO- HPV: Retomando um tema importante.

DST/ PAPILLOMAVIRUS HUMANO- HPV: Retomando um tema importante. DST/ PAPILLOMAVIRUS HUMANO- HPV: Retomando um tema importante. FERNANDO DA ROCHA CAMARA/prof.dr./MEDICO UROLOGISTA INTRODUÇÃO: Como prevenir? Camisinhas, seleção e restrição numérica e individual de parcerias;

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 2. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 2. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Parte 2 Prof. Daniele Duó Preservativo masculino É o único método contraceptivo que evita o contágio das DST s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Doenças

Leia mais

MÉDICO (A) GINECO-OBSTETRA

MÉDICO (A) GINECO-OBSTETRA CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de

Leia mais

Perfil das mulheres que realizaram a coleta de citologia oncótica no 1ºsem na Clínica da Unaerp.

Perfil das mulheres que realizaram a coleta de citologia oncótica no 1ºsem na Clínica da Unaerp. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Perfil das mulheres que realizaram a coleta de citologia oncótica no 1ºsem. 2011 na Clínica da Unaerp. Kelly Cristina do Nascimento

Leia mais

Vida Você Mulher. O que é. Proteção. Público Alvo

Vida Você Mulher. O que é. Proteção. Público Alvo VIDA VOCÊ MULHER Vida Você Mulher O que é É um Seguro de Vida desenvolvido especialmente para o público feminino, com coberturas e serviços diferenciados. Proteção A segurada conta com coberturas diferenciadas,

Leia mais

CÂNCER DE COLO DO UTERO: O Mérito da Prevenção

CÂNCER DE COLO DO UTERO: O Mérito da Prevenção CÂNCER DE COLO DO UTERO: O Mérito da Prevenção Franciellen Almeida Fialho Graduanda em Fisioterapia, Faculdades Integradas de Três Lagoas - FITL/AEMS Deigilam Cestari Esteves Biomédica, Mestre em Meio

Leia mais

Redações vencedoras IV Concurso de Redação. Finalistas. HPV: É possível escapar?

Redações vencedoras IV Concurso de Redação. Finalistas. HPV: É possível escapar? Redações vencedoras IV Concurso de Redação Finalistas 1º Lugar Aluno: Fábio Eduardo Belavenuto Silva Professora: Maria Rita Rodrigues de Souza Unidade Escolar: Escola Estadual Salustiano Lemos Cidade:

Leia mais

TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO

TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO AUTOR(ES): ISABELLA

Leia mais

Abordagem Sindrômica das DSTs. Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela

Abordagem Sindrômica das DSTs. Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela Abordagem Sindrômica das DSTs Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela Abordagem Sindrômica das DSTs Abordagem Sindrômica das DSTs Atendendo DSTs AIDS DSTs Abordagem Sindrômica: Úlceras genitais (sífilis, cancro

Leia mais

TÍTULO: PREVENÇÃO E COMBATE AO PAPILOMAVÍRUS HUMANO RELACIONADO AO CÂNCER UTERINO

TÍTULO: PREVENÇÃO E COMBATE AO PAPILOMAVÍRUS HUMANO RELACIONADO AO CÂNCER UTERINO TÍTULO: PREVENÇÃO E COMBATE AO PAPILOMAVÍRUS HUMANO RELACIONADO AO CÂNCER UTERINO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): Faculdade de Educação em Ciências

Leia mais

COLETA DE PAPANICOLAOU Manual de procedimentos técnicos e administrativos

COLETA DE PAPANICOLAOU Manual de procedimentos técnicos e administrativos COLETA DE PAPANICOLAOU Manual de procedimentos técnicos e administrativos Prof. Me. Leonardo Izidório Cardoso Filho CRBM-3 1112* INTRODUÇÃO O câncer do colo do útero constitui um grave problema de saúde,

Leia mais

Elaboração da Cartilha Aurivania C. Pinheiro. Criação de Artes e Imagens Cristiano Contreiras. Fotografias Tony Santana. Desenhos Donny Santos

Elaboração da Cartilha Aurivania C. Pinheiro. Criação de Artes e Imagens Cristiano Contreiras. Fotografias Tony Santana. Desenhos Donny Santos FICHA TÉCNICA Elaboração da Cartilha Aurivania C. Pinheiro Criação de Artes e Imagens Cristiano Contreiras Fotografias Tony Santana Desenhos Donny Santos Edição / impressão Gráfica Nova Civilização Colaboração

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO 2017 Seis vacinas terão seu público-alvo ampliado em 2017 Hepatite A: crianças Tetra Viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela): crianças Meningocócica C: crianças

Leia mais

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende HPV Vírus Papiloma Humano Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende O HPV (papiloma vírus humano) é o agente causador de uma doença sexualmente transmissível (DST). Condiloma Acuminado vulgarmente conhecida

Leia mais

18/04/2017. a) Treponema pallidum. b) Chlamydia trachomatis. c) Trichomonas Donne. d) Neisseria gonorrheae.

18/04/2017. a) Treponema pallidum. b) Chlamydia trachomatis. c) Trichomonas Donne. d) Neisseria gonorrheae. 1 (2017 - CS-UFG UFG) No Brasil, a prevalência de sífilis em gestantes é de 1,6%. É uma doença de transmissão sexual ou materno-fetal com caráter sistêmico e de evolução crônica. Em mulheres grávidas,

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 21. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 21. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 21 Profª. Lívia Bahia Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no âmbito da Atenção Básica Paciente com queixa de corrimento uretral Atenção Básica e

Leia mais

Dr. Francisco Carlos Cirurgião Oncológico

Dr. Francisco Carlos Cirurgião Oncológico Dr. Carlos Bulcão Cirurgião Oncológico Dr. Igor Neiva Cirurgião Oncológico CIRURGIÃO ONCOLÓGICO NA LUTA CONTRA O CÂNCER pg. 05 COMO LIDAR COM O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER pg. 08 Dr. Francisco Carlos Cirurgião

Leia mais

Abril IST INFERTILIDADE HUMANA

Abril IST INFERTILIDADE HUMANA VEST Abril @vestmapamental B I O L O G I A IST INFERTILIDADE HUMANA A infertilidade para a espécie humana pode ser definida como o insucesso em conseguir uma gravidez viável após 1 ano (12 ciclos menstruais)

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 9. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 9. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 9 Profª. Lívia Bahia Rastreio de Câncer Cérvico-uterino em mulheres que têm ou tiveram DST Mulheres com história ou portadoras de DST

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER

EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER Felipe Trevisan Radioterapia HCFMRP USP Fevereiro / 2012 Epidemiologia Descritiva Incidência Mortalidade Analítica Estudo das causas das doenças Epidemiologia

Leia mais

Atendimento ginecológico de mulheres submetidas a transplante de células tronco hematopoéticas

Atendimento ginecológico de mulheres submetidas a transplante de células tronco hematopoéticas Atendimento ginecológico de mulheres submetidas a transplante de células tronco hematopoéticas INTRODUÇÃO O transplante de células tronco hematopoéticas (TCTH) é indicado para tratamento de doenças hematológicas

Leia mais

O que é e para que serve a Próstata

O que é e para que serve a Próstata O que é e para que serve a Próstata A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Está localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra. Seu tamanho e forma correspondem a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA 1 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE CLÍNICA CIRÚRGICA II CÓDIGO : CIR 02425 CARGA HORÁRIA SEMANAL : Teoria ( 04 h.), Exercício ( 04 h.) CARGA HORÁRIA SEMESTRAL : 120 horas CRÉDITOS : 05 NÚMERO DE SEMANAS : 20

Leia mais

A HISTÓRIA SE REPETE CASO

A HISTÓRIA SE REPETE CASO A HISTÓRIA SE REPETE CASO PARTE 1 Nelson, 17 anos, estudante, está interessado em Verônica, 16 anos, que resiste a "ficar" com ele porque quer um relacionamento mais sério. O comentário na escola é que

Leia mais

Tumores Malignos do Endométrio

Tumores Malignos do Endométrio Tumores Malignos do Endométrio Francisco José Candido dos Reis Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da F.M.R.P.U.S.P. Conteúdo Estrutura e fisiologia do endométrio Carcinogênese do endométrio Epidemiologia

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO FÍGADO

IMPORTÂNCIA DO FÍGADO HEPATITES VIRAIS PROGRAMA MUNICIPAL DE HEPATITES VIRAIS CENTRO DE CONTROLE DE DOENÇAS (CCD) COORDENADORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (COVISA) SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE IMPORTÂNCIA DO FÍGADO O fígado é

Leia mais

Prevenção do cancro do colo do útero

Prevenção do cancro do colo do útero Prevenção do cancro do colo do útero http:// Iechyd Cyhoeddus Cymru Public Health Wales Este folheto pretende dar informações que podem ajudar na prevenção do cancro do colo do útero. Ao realizar testes

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA O PÚBLICO

INFORMAÇÃO PARA O PÚBLICO INFORMAÇÃO PARA O PÚBLICO O TESTE PSA e o carcinoma da próstata Esta INFORMAÇÃO é sobre o teste de antígeno específico da próstata, ou "PSA". O teste de PSA é um exame de sangue para ajudar a detectar

Leia mais

CONCEPÇÃO DA MULHER A RESPEOTO DO EXAME PAPANICOLAU: IMPORTÂNCIA E CONHECIMENTO

CONCEPÇÃO DA MULHER A RESPEOTO DO EXAME PAPANICOLAU: IMPORTÂNCIA E CONHECIMENTO CONCEPÇÃO DA MULHER A RESPEOTO DO EXAME PAPANICOLAU: IMPORTÂNCIA E CONHECIMENTO Autor: Francicleia Bezerra de Morais Costa. Graduanda em Enfermagem pelas Faculdades Mauricio de Nassau- Campus Campina Grande

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE

Leia mais

SAÚDE DA MULHER TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UMA VIDA COM MAIS QUALIDADE E BEM-ESTAR

SAÚDE DA MULHER TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UMA VIDA COM MAIS QUALIDADE E BEM-ESTAR SAÚDE DA MULHER TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UMA VIDA COM MAIS QUALIDADE E BEM-ESTAR a média da expectativa de vida da mulher brasileira é de PARA TE AJUDAR, SEPARAMOS ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 7 Profª. Tatiane da Silva Campos HPV lesões múltiplas ou única, localizadas ou difusas, e de tamanho variável.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Obesidade, Colo do Útero, Teste de Papanicolaou.

PALAVRAS-CHAVE Obesidade, Colo do Útero, Teste de Papanicolaou. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

SEXUALIDADE. SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano

SEXUALIDADE. SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano SEXUALIDADE SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano SISTEMA GENITAL MASCULINO SISTEMA GENITAL MASCULINO Testículos: Espermatozóides Nos testículos existem os túbulos seminíferos, onde são

Leia mais

Ectrópio cervical Módulo III Ginecologia Direto ao assunto Condutas Luiz Carlos Zeferino Professor Titular de Ginecologia Unicamp Março de 2013

Ectrópio cervical Módulo III Ginecologia Direto ao assunto Condutas Luiz Carlos Zeferino Professor Titular de Ginecologia Unicamp Março de 2013 Ectrópio cervical Módulo III Ginecologia Direto ao assunto Condutas Luiz Carlos Zeferino Professor Titular de Ginecologia Unicamp Março de 2013 Ectrópio é a exteriorização do epitélio glandular através

Leia mais

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. CÂNCER DE MAMA O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Também acomete homens,

Leia mais

CENÁRIO DO CÂNCER DE MAMA

CENÁRIO DO CÂNCER DE MAMA OUTUBRO ROSA Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Leia mais

Graduação em Biologia (PUC/MG).

Graduação em Biologia (PUC/MG). Pós graduação em Ciências Ambientais (PUC/MG). Graduação em Biologia (PUC/MG). Professor de biologia, ambientalista e orientador de cursos no SENAC/MG DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DSTs. AGENDA 2

Leia mais

AIDS& Na folia. //// Saúde corporativa. Paraná. o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria.

AIDS& Na folia. //// Saúde corporativa. Paraná. o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria. ////////////////////////////////// AIDS& hepatites //// Saúde corporativa Especial Carnaval // Na folia ou na calmaria o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria. Paraná AIDS/

Leia mais

PREVALÊNCIA CITOPATOLÓGICA DE ALTERAÇÕES COLO UTERINAS EM RESIDENTES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, ENTRE 2006 A

PREVALÊNCIA CITOPATOLÓGICA DE ALTERAÇÕES COLO UTERINAS EM RESIDENTES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, ENTRE 2006 A PREVALÊNCIA CITOPATOLÓGICA DE ALTERAÇÕES COLO UTERINAS EM RESIDENTES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, ENTRE 2006 A 2014 1 Douglas Vinícius Pires De Menezes 2, Matias Nunes Frizzo 3, Bruna Lanielle Roratto

Leia mais

Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença

Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença Enviado por Link Comunicação 03-Abr-2014 PQN - O Portal da Comunicação Link Comunicação É mito ou verdade? Câncer tem cura?

Leia mais

TROCANDO IDÉIAS XIV A abordagem da Neoplasia Intraepitelial Vaginal A importância do exame da vagina

TROCANDO IDÉIAS XIV A abordagem da Neoplasia Intraepitelial Vaginal A importância do exame da vagina TROCANDO IDÉIAS XIV A abordagem da Neoplasia Intraepitelial Vaginal A importância do exame da vagina Neide Aparecida Tosato Boldrini Médica do ambulatório de Colposcopia da UFES HISTOFISIOLOGIA DA VAGINA

Leia mais

Tumores renais. 17/08/ Dra. Marcela Noronha.

Tumores renais. 17/08/ Dra. Marcela Noronha. Tumores renais 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha As neoplasias do trato urinário em crianças quase sempre são malignas e localizam-se, em sua maioria, no rim. Os tumores de bexiga e uretra são bastante

Leia mais

CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE

CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE P R O F. D R A. S I L V I A R E G I N A S E C O L I P R O F. D R A. M A R I N A S A L V E T T I Escola de Enfermagem da USP Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Leia mais