Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1

2 Liberação em até 48 horas após a compra Suporte gratuito para auxiliar na utilização Backup automático Sem taxa de instalação Instalação por conexão remota em até 3 terminais (computador/notebook) Prescrição Farmacêutica personalizada com identificação do Farmacêutico e/ou Estabelecimento Pacientes e atendimentos ilimitados Assessoria para implantar Serviços Farmacêuticos Liberação de acesso para até 4 Farmacêuticos por Estabelecimento Nota Fiscal Eletrônica A atividade clínica realizada pela plataforma ifarmacêutico, segue as seguintes legislações: - RDC Nº 44, de 17 de agosto de 2009, ANVISA (Serviços Farmacêuticos). - RDC Nº 197, de 26 de dezembro de 2017, ANVISA (Serviços de Vacinação). - CFF nº586 de 29 de agosto de 2013 (Consulta, Anamnese e Prescrição). - Lei /2014 (Farmácia Estabelecimento de Saúde).

3 Funcionalidades Agenda de Consultas/Eventos Algoritmo de Naranjo Anamnese Corporal, Facial e Farmacêutica Aplicação de Brincos Aplicação de Injetáveis e Vacinas Avaliação de Saúde Avaliação de Dependência de Nicotina (Teste de Fagerström) Banco de dados com informações sobre medicamentos alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos e suplementos Banco de dados com prescrições e orientações farmacêuticas Banco de dados com patologias Cálculo Risco Cardíaco (Escore de Framingham) Circunferência abdominal Colesterol

4 Funcionalidades Consulta Farmacêutica Exame de bioimpedância Glicemia capilar Gráficos e Relatórios Monitorar TSH e T4 livre Monitorar emagrecimento Nebulização Peso, altura e IMC Prescrição Farmacêutica Pressão arterial Prontuário Farmacêutico (Método SOAP) Revisão da Farmacoterapia Temperatura corporal Triglicérides

5 Tela de acesso

6 Cadastro do paciente Além dos dados pessoais, permite a inclusão de dados de saúde, necessários para gerar gráficos e estabelecer o perfil dos paciente atendidos.

7 Cadastro de orientações A plataforma conta com dezenas de orientações e prescrições cadastradas para facilitar o atendimento clínico. O usuário pode incluir e/ou alterar as prescrições já existentes. Atenção: As orientações e prescrições cadastradas, são sugestões baseadas na literatura. A prescrição farmacêutica, deve ser realizada de acordo com a legislação vigente. Cada paciente deve ser avaliado individualmente, caso necessário, encaminhe o paciente para outro profissional da saúde.

8 Cadastro de patologias A plataforma conta com dezenas de patologias cadastradas. No momento do atendimento, o Farmacêutico pode consultar informações das patologias. O usuário pode incluir e/ou alterar informações no banco de dados.

9 Cadastro de princípio ativo A plataforma conta com dezenas de substâncias cadastradas, classificadas em Alopáticos, Fitoterápicos, Florais, Homeopáticos e Suplementos. O usuário pode incluir e/ou alterar as substâncias já existentes.

10 Algoritmo de Naranjo O algoritmo mais comumente utilizado para a determinação da causalidade de um evento adverso, composto por dez perguntas, cujas respostas são objetivas, com duas opções (sim ou não), e tem a finalidade de buscar informações sobre as reações adversas a medicamentos.

11 Anamnese Corporal

12 Anamnese Facial

13 Anamnese Farmacêutica Procedimento de coleta de dados sobre o paciente, realizada por meio de entrevista, com a finalidade de conhecer sua história de saúde, elaborar o perfil farmacoterapêutico e identificar suas necessidades relacionadas à saúde.

14 Aplicação de Brincos Regulamentada pela RDC nº44/2009. A perfuração do lóbulo auricular deverá ser feita com aparelho específico regulamentado pela ANVISA. Após o preenchimento dos campo, é gerada a declaração de Serviços Farmacêuticos, com os dados do Farmacêutico e Estabelecimento.

15 Aplicação de Injetáveis Regulamentada pela RDC nº44/2009. É possível incluir a receita digitalizada. Após o preenchimento dos campo, é gerada a declaração de Serviços Farmacêuticos, com os dados do Farmacêutico e Estabelecimento.

16 Aplicação de Vacinas Regulamentada pela RDC nº197/2017. Após o preenchimento dos campo, é gerada a declaração de Serviços Farmacêuticos, com os dados do Farmacêutico e Estabelecimento.

17 Avaliação de Saúde Permite avaliar diversos parâmetros relacionados ao sistema cardiovascular, e relacionar com os dados de saúde, e hábitos do paciente. Após o preenchimento, é gerada a declaração de Serviços Farmacêuticos.

18 Avaliação de Dependência de Nicotina Mede o grau de dependência à nicotina. Todo paciente deve ter aferido o seu grau de dependência à nicotina. Intervenção Farmacêutica: Estabelecer com o paciente o dia de parar de fumar e fazer o acompanhamento.

19 Calcular Risco Cardiovascular O Escore de Risco de Framingham é um método que avalia o risco de doença cardiovascular de acordo com a presença ou não de certos fatores de risco.

20 Monitorar Emagrecimento Acompanhar a evolução clínica do paciente. Avaliar diversos parâmetros, e relacionar com os dados de saúde, e hábitos do paciente.

21 Prescrição Farmacêutica No momento da prescrição, consulte patologias, substâncias e as orientações/prescrições previamente cadastradas. Após o preenchimento, o sistema gera a impressão da prescrição.

22 Prontuário Farmacêutico Utilizamos o método SOAP, sendo que cada letra refere-se a uma palavra que faz parte do processo do atendimento do paciente. S: para as informações Subjetivas do paciente (Queixas, Patologias, Reações adversas...). O: para dados que podem ser coletados e medidos. A: Avaliação dos dados coletados, possíveis PRM s e quais as intervenções farmacêuticas passíveis de serem adotadas. P: Plano de Atenção onde o farmacêutico registra o que foi realizado, qual seu plano de intervenções a serem acordadas com o paciente e a determinação dos objetivos terapêuticos.

23 Revisão da Farmacoterapia Organização dos medicamentos do paciente, baseado em suas receitas verificando a possibilidade de duplicidade, interações medicamentosas e interações com alimentos. O resultado deste serviço é a organização dos medicamentos na rotina diária do paciente, buscando desta forma a adesão farmacoterapêutica e a efetividade dos tratamentos. Destaca-se que este é um serviço que apresenta atualmente uma necessidade devido as diversas prescrições que os pacientes apresentam

24 Gráficos e Relatórios O sistema conta com diversos relatórios e gráficos para otimizar a Gestão da Atividade Clínica Farmacêutica. Além dos relatórios gerais, é possível extrair relatórios por paciente e por determinada patologia. Todos os dados podem ser exportados para planilhas do Excel.

25 Registro de Temperatura O sistema conta com o registro de temperatura ambiente, refrigerador e refrigerador de vacinas. O usuário verifica diariamente a temperatura, e registra os dados no software. Além garantir a qualidade dos produtos, o usuário pode emitir um relatório mensal com a temperatura mínima e máxima, para atender aos requisitos sanitários.

26 Assessoria para implantar Serviços Farmacêuticos Por onde começar? Qual estrutura necessária? Quais serviços devo ofertar? Quanto cobrar pelos serviços? Como divulgar os serviços farmacêuticos? Como fidelizar com o atendimento clínico? contato@ifarmaceutico.com.br (47)

27 Sobre nós Desde 2013, trabalhamos para prover as melhores soluções em consultoria e tecnologia na área da saúde. Hoje estamos atuando em 25 estados do Brasil, com ferramentas para proporcionar agilidade e praticidade na gestão da atividade Clínica Farmacêutica. Além de uma plataforma completa para o gerenciamento das informações dos pacientes, auxiliamos na implantação dos serviços farmacêuticos em diversos segmentos, como Farmácias, Drogarias, Farmácias de Manipulação, Laboratórios, Consultórios Farmacêuticos e na Atenção Farmacêutica Domiciliar. contato@ifarmaceutico.com.br (47)

Versão Online www.ifarmaceutico.com.br Sobre nós Desde 2013, trabalhamos para prover as melhores soluções em consultoria e tecnologia na área da saúde. Atualmente estamos em todos os estados do Brasil,

Leia mais

Software para Gestão Clínica Farmacêutica. Versão Windows. Versão Online

Software para Gestão Clínica Farmacêutica.  Versão Windows. Versão Online Software para Gestão Clínica Farmacêutica Versão Online www.ifarmaceutico.com.br Liberação em até 48 horas após a compra Suporte gratuito para auxiliar na utilização Backup automático Sem taxa de instalação

Leia mais

Software Farmacêutico Clínico

Software Farmacêutico Clínico Nosso software é uma ferramenta inovadora na atividade clínica do farmacêutico, sendo voltada para profissionais interessados em diferenciar sua atuação. Presente em 21 estados do Brasil Prescrição farmacêutica,

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS DA FARMÁCIA CLÍNICA E DA PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA S Ã O P A U L O, 2 8 D E J U L H O D E

ASPECTOS JURÍDICOS DA FARMÁCIA CLÍNICA E DA PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA S Ã O P A U L O, 2 8 D E J U L H O D E ASPECTOS JURÍDICOS DA FARMÁCIA CLÍNICA E DA PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA S Ã O P A U L O, 2 8 D E J U L H O D E 2 0 1 6 FARMÁCIA CLÍNICA Definição da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica: "uma especialidade

Leia mais

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA FARMÁCIA ESCOLA PROF. HORACIO DROPPA UEPG DE 2013 A 2015

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA FARMÁCIA ESCOLA PROF. HORACIO DROPPA UEPG DE 2013 A 2015 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2018.

PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2018. PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2018. Dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos permitidos às farmácias e drogarias no âmbito do Estado de Goiás e dá outras providências. A Assembleia Legislativa do

Leia mais

Dispõe sobre os serviços e procedimentos farmacêuticos permitidos às farmácias no âmbito do Estado de São Paulo e dá outras providências.

Dispõe sobre os serviços e procedimentos farmacêuticos permitidos às farmácias no âmbito do Estado de São Paulo e dá outras providências. SUBSTITUTIVO Dê-se ao Projeto de Lei nº 27, de 2017, a seguinte redação: Dispõe sobre os serviços e procedimentos farmacêuticos permitidos às farmácias no âmbito do Estado de São Paulo e dá outras providências.

Leia mais

Pesquisa Nacional de Serviços Farmacêuticos

Pesquisa Nacional de Serviços Farmacêuticos Pesquisa Nacional de Serviços Farmacêuticos A visão dos farmacêuticos sobre esta nova área de negócios da farmácia CASSYANO CORRER Coordenador Assistência Farmacêutica Avançada Abrafarma projetofarma@abrafarma.com.br

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS. Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF. T. I. n º: / 20 Profissional:

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS. Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF. T. I. n º: / 20 Profissional: FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF Ficha n º: / 20 N º de Processos: T. I. n º: / 20 Profissional: Estabelecimento: Nome

Leia mais

FERRAMENTAS PARA A CONSULTA FARMACÊUTICA OFICINA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO CLÍNICA E REGISTRO DO CUIDADO FARMACÊUTICO

FERRAMENTAS PARA A CONSULTA FARMACÊUTICA OFICINA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO CLÍNICA E REGISTRO DO CUIDADO FARMACÊUTICO FERRAMENTAS PARA A CONSULTA FARMACÊUTICA OFICINA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO CLÍNICA E REGISTRO DO CUIDADO FARMACÊUTICO INTRODUÇÃO A atenção farmacêutica, assim como outras práticas profissionais, propõe uma

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 499, DE 17 DE DEZEMBRO DE O Conselho Federal de Farmácia, no uso de suas atribuições legais e regimentais;

RESOLUÇÃO Nº 499, DE 17 DE DEZEMBRO DE O Conselho Federal de Farmácia, no uso de suas atribuições legais e regimentais; RESOLUÇÃO Nº 499, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008 Ementa: Dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos, em farmácias e drogarias, e dá outras providências. O Conselho Federal de Farmácia, no uso de suas

Leia mais

Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública*

Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública* Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública* FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA Este formulário tem a finalidade de identificar e orientar as contribuições para

Leia mais

PIONEIRISMO, INOVAÇÃO, REFERÊNCIA, GESTÃO E EXPERIÊNCIA EM PLANOS DE MEDICAMENTOS

PIONEIRISMO, INOVAÇÃO, REFERÊNCIA, GESTÃO E EXPERIÊNCIA EM PLANOS DE MEDICAMENTOS Implantação do Plano de Medicamentos PIONEIRISMO, INOVAÇÃO, REFERÊNCIA, GESTÃO E EXPERIÊNCIA EM PLANOS DE MEDICAMENTOS Consultoria e gestão em saúde, serviços de assistência farmacêutica e logística no

Leia mais

O Farmacêutico na Atenção Primária a Saúde Parte I. Pheandro Barreto Farmacêutico

O Farmacêutico na Atenção Primária a Saúde Parte I. Pheandro Barreto Farmacêutico apresentam O Farmacêutico na Atenção Primária a Saúde Parte I Pheandro Barreto Farmacêutico Atenção Primária em Saúde (APS) Estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder de forma

Leia mais

Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Vigilância à Saúde Vigilância Sanitária

Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Vigilância à Saúde Vigilância Sanitária LICENCIAMENTO DE ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM ARTIGOS DE CONVENIÊNCIA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS - "DRUGSTORE" Dispositivo legal: Lei Federal 5991/73 alterada pela Lei 9069/95,

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Define, regulamenta e estabelece atribuições e competências do farmacêutico na dispensação e aplicação de vacinas, em farmácias e drogarias. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) no

Leia mais

farmácias e drogarias

farmácias e drogarias O cuidado farmacêutico nas farmácias e drogarias comerciais André Schmidt Suaiden Possui graduação em Farmácia pela UNESP Especialista em Atenção Farmacêutica - Formação Farmácia Clinica Mestrado em Farmacologia

Leia mais

Prof. Cadri Awad Prof. Rodrigo Magalhães

Prof. Cadri Awad Prof. Rodrigo Magalhães Procedimentos Farmacêuticos Como Diferencial Competitivo e Alicerçados em Resultados Palpáveis para o Negócio Farma Prof. Cadri Awad Prof. Rodrigo Magalhães Serviços Farmacêuticos Como Diferencial Competitivo

Leia mais

ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO EM VISITAS DOMICILIARES COM A PRÁTICA DA FARMÁCIA CLÍNICA

ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO EM VISITAS DOMICILIARES COM A PRÁTICA DA FARMÁCIA CLÍNICA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Dr.ª Tatiana Ferrara Barros

Dr.ª Tatiana Ferrara Barros Qual a Importância para o Farmacêutico? O que o farmacêutico vende? C O N H E C I M E N T O Quem é o cliente do farmacêutico? P R O P R I E T Á R I O Forma de tangibilizar o serviço do farmacêutico Diferencial

Leia mais

1 Visão Geral O que é o SIFAR-2? Gestão de Demandas Boas Práticas de Utilização do Sistema...2

1 Visão Geral O que é o SIFAR-2? Gestão de Demandas Boas Práticas de Utilização do Sistema...2 SISTEMA SIFAR-2 Manual do Usuário Sumário 1 Visão Geral......2 1.1 O que é o SIFAR-2?......2 1.2 Gestão de Demandas......2 1.3 Boas Práticas de Utilização do Sistema....2 2 Iniciando Operações no SIFAR-2.....4

Leia mais

CAMPANHAS DE SAÚDE INSTRUÇÕES AO ASSOCIADO

CAMPANHAS DE SAÚDE INSTRUÇÕES AO ASSOCIADO Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) Programa Assistência Farmacêutica Avançada 10/02/2017 CAMPANHAS DE SAÚDE 2017 - INSTRUÇÕES AO ASSOCIADO Caro(a) Associado(a), A Abrafarma

Leia mais

Farmácia Clínica & Prescrição Farmacêutica

Farmácia Clínica & Prescrição Farmacêutica Farmácia Clínica & Prescrição Farmacêutica 1 O Uso Racional de Medicamentos (URM) no Contexto da Farmácia Clínica Maria Denise Ricetto Funchal Witzel Objetivo Expor e analisar os Benefícios da Farmácia

Leia mais

SERVIÇOS FARMACÊUTICOS NAS FARMÁCIAS

SERVIÇOS FARMACÊUTICOS NAS FARMÁCIAS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS NAS FARMÁCIAS CASSYANO CORRER Farmacêutico, MSc, PhD Professor da UFPR; Coordenador Programa Assistência Farmacêutica Avançada Abrafarma. OS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS SÃO A

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Homeopatia. Consumo. Práticas Alternativas.

PALAVRAS-CHAVE: Homeopatia. Consumo. Práticas Alternativas. 1 PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS - MG RESUMO Tássio Trindade Mazala 1 Ana Flávia Santos Almeida 2 Frequentemente a população brasileira procura a medicina

Leia mais

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED. Março 2018

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED. Março 2018 Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED Março 2018 1. Modelo de ajuste de preços Lei nº 10.742, de 6 de outubro de 2003 Define normas de regulação

Leia mais

O CUIDADO FARMACÊUTICO COM PACIENTES ASSISTIDOS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

O CUIDADO FARMACÊUTICO COM PACIENTES ASSISTIDOS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB O CUIDADO FARMACÊUTICO COM PACIENTES ASSISTIDOS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB Larissa Adélia Cirilo de Carvalho 1 Nayara Gabrielle Mendonça Correia 2 Paloma

Leia mais

Sistema In Access Doença de Gaucher. Manual do Sistema

Sistema In Access Doença de Gaucher. Manual do Sistema Sistema In Access Manual do Sistema Versão 1.0 Setembro/2013 Sumário 1. Iniciando o Software InAccess... 2 1.1. Cadastro de Médico... 2 1.2. Cadastro de Local de Atendimento... 3 2. Prescrição Médica...

Leia mais

VI CONGRESSO DE HIPERTENSÃO DA. HiperDia, desafios futuros e o que esperar?

VI CONGRESSO DE HIPERTENSÃO DA. HiperDia, desafios futuros e o que esperar? VI CONGRESSO DE HIPERTENSÃO DA SBC/DHA HiperDia, desafios futuros e o que esperar? MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção a Saúde - SAS Departamento de Atenção Básica - DAB Coordenação Nacional de Hipertensão

Leia mais

SINDNUT-PA Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Pará

SINDNUT-PA Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Pará ANEXO I APROVADO NA ATA DE ASSEMBLÉIA DE 28 DE OUTUBRO DE 2014 TABELA DE HORONÁRIOS PARA O ANO DE 2015/2016 DEFINIDA E APROVADA EM ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 28/10/2014. Unidade de Serviço em Nutrição (USN)

Leia mais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais FARMACOTÉCNICA INTRODUÇÃO À FARMACOTÉCNICA Tópicos abordados: Definições em Farmacotécnica. Classificação dos Medicamentos. Legislação vigente. POSIÇÃO DA FARMACOTÉCNICA ENTRE AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Leia mais

Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Ponta Grossa.

Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Ponta Grossa. 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROJETO EDUCAÇÃO EM

Leia mais

PORTARIA 1.918/2016 O CUIDADO FARMACÊUTICO NO ÂMBITO DA SMS SP

PORTARIA 1.918/2016 O CUIDADO FARMACÊUTICO NO ÂMBITO DA SMS SP PORTARIA 1.918/2016 O CUIDADO FARMACÊUTICO NO ÂMBITO DA SMS SP PORTARIA 1.918 / 2016 Art. 1º Instituir o Cuidado Farmacêutico na Rede de Atenção Básica e de Especialidades na SMS-SP. OBJETIVO Art.3º Melhorar

Leia mais

SUBEMENDA AGLUTINATIVA DE PLENÁRIO. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

SUBEMENDA AGLUTINATIVA DE PLENÁRIO. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SUBEMENDA AGLUTINATIVA DE PLENÁRIO Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas e dá outras providências. Autor: Senado Federal O Congresso Nacional decreta: Capítulo I DISPOSIÇÕES

Leia mais

1.1 Este desafio é exclusivo para empregados Vale, lotados no Trecho de Minas Gerais da EFVM.

1.1 Este desafio é exclusivo para empregados Vale, lotados no Trecho de Minas Gerais da EFVM. 1. Da inscrição 1.1 Este desafio é exclusivo para empregados Vale, lotados no Trecho de Minas Gerais da EFVM. 1.2 Os interessados em participar do desafio deverão realizar a inscrição no período de 25

Leia mais

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Março 2017 1. Modelo de ajuste de preços Lei nº 10.742, de 6 de outubro de 2003 Define normas de regulação para o setor farmacêutico, cria a Câmara de Regulação do

Leia mais

_Comentários Iniciais

_Comentários Iniciais _manualdousuário _Comentários Iniciais O presente Manual medbem foi desenvolvido para proporcionar o monitoramento domiciliar da glicemia à distância, visando ações preventivas para o gerenciamento de

Leia mais

Cartão Nacional de Saúde Ministério da Saúde

Cartão Nacional de Saúde Ministério da Saúde Cartão Nacional de Saúde Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS Coordenação Geral Tópicos Abordados: Cartão Nacional de Saúde CADSUS WEB Web Services CARTÃO SUS Digital

Leia mais

Registro Eletrônico de Saúde Unimed do Brasil

Registro Eletrônico de Saúde Unimed do Brasil Registro Eletrônico de Saúde Unimed do Brasil Números do Sistema 37 Prestadoras 297 Operadoras 15 Federações Institucionais 1 Confederação Nacional 1 Confederação Regional 1 Central Nacional 32 Federações

Leia mais

ADESÃO AO HÓRUS. Atenção: No final do formulário, ao preencher os campos, grave as informações. ADESÃO AO HÓRUS

ADESÃO AO HÓRUS. Atenção: No final do formulário, ao preencher os campos, grave as informações. ADESÃO AO HÓRUS ADESÃO AO HÓRUS DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS HORUS - SISTEMA NACIONAL DE GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA ADESÃO AO HÓRUS Atenção: No final do formulário, ao preencher

Leia mais

de Estudos em Saúde Coletiva, Mestrado profissional em Saúde Coletiva. Palavras-chave: Reações adversas, antidepressivos, idosos.

de Estudos em Saúde Coletiva, Mestrado profissional em Saúde Coletiva. Palavras-chave: Reações adversas, antidepressivos, idosos. ANÁLISE DAS REAÇÕES ADVERSAS OCORRIDAS DEVIDO AO USO DE ANTIDEPRESSIVOS EM IDOSOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA CRASPI DE GOIÂNIA Gislaine Rosa de SOUZA 1 ; Ana Elisa Bauer

Leia mais

PROBLEMAS RELACIONADOS À FARMACOTERAPIA E INTERVENÇÕES EM CONSULTAS FARMACÊUTICAS EM UNIDADES DE SAÚDE

PROBLEMAS RELACIONADOS À FARMACOTERAPIA E INTERVENÇÕES EM CONSULTAS FARMACÊUTICAS EM UNIDADES DE SAÚDE 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROBLEMAS RELACIONADOS À FARMACOTERAPIA E INTERVENÇÕES

Leia mais

1.1 Este desafio é exclusivo para empregados Vale, lotados no Complexo de Tubarão, no estado do Espírito Santo.

1.1 Este desafio é exclusivo para empregados Vale, lotados no Complexo de Tubarão, no estado do Espírito Santo. 1. Da inscrição 1.1 Este desafio é exclusivo para empregados Vale, lotados no Complexo de Tubarão, no estado do Espírito Santo. 1.2 Os interessados em participar do desafio deverão realizar a inscrição

Leia mais

Apresentação Talita Barbosa Gomes

Apresentação Talita Barbosa Gomes Apresentação Talita Barbosa Gomes - Diretora Tesoureira do CRF-RJ; - Graduação em Farmácia; - Mestre em Ensino de Ciências da Saúde; - Pós-graduada em Farmácia Clínica com ênfase em Prescrição Farmacêutica;

Leia mais

Consultório. Gestão de Consultórios Manual do Usuário. versão 1

Consultório. Gestão de Consultórios Manual do Usuário. versão 1 Consultório Gestão de Consultórios Manual do Usuário versão 1 Sumário Introdução 1 Operação básica do aplicativo 2 Formulários 2 Filtros de busca 2 Telas simples, consultas e relatórios 3 Parametrização

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ATENDIMENTO AO PACIENTE

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ATENDIMENTO AO PACIENTE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ATENDIMENTO AO PACIENTE CAMILA MELO RIBEIRO Atua na área de Farmácia Clínica, com ênfase em Assistência Farmacêutica; Membro da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do CRF/MG;

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM DIABETES

CAPACITAÇÃO EM DIABETES CAPACITAÇÃO EM DIABETES Conselho Regional de Farmácia MG Farmacêutico Alisson Brandão Ferreira Assessor da Diretoria É função do Farmacêutico? É função do Farmacêutico? A Lei Federal nº 5991/1973, definiu

Leia mais

Programa Remédio em Casa Avaliações do Projeto Piloto Inclusões de Pacientes pelo Profissional Farmacêutico

Programa Remédio em Casa Avaliações do Projeto Piloto Inclusões de Pacientes pelo Profissional Farmacêutico COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SPDM Programa Remédio em Casa Avaliações do Projeto Piloto Inclusões de Pacientes pelo Profissional Farmacêutico PRC - STS ITAQUERA Projeto Piloto UBS: Vila Itapema

Leia mais

APLICAÇÃO DA FARMACOVIGILÂNCIA EM FARMÁCIA COMO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE NOTIVISA

APLICAÇÃO DA FARMACOVIGILÂNCIA EM FARMÁCIA COMO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE NOTIVISA APLICAÇÃO DA FARMACOVIGILÂNCIA EM FARMÁCIA COMO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE NOTIVISA Dr. Israel Murakami Especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiologia pela UNAERP Especialista em Gestão da Assistência

Leia mais

COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE SÃO MATEUS RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE SÃO MATEUS RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE SÃO MATEUS RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA TEMA: Assistência Farmacêutica no Programa de Auto Monitoramento Glicêmico

Leia mais

ANEXO I DA DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.752, DE 03 DE JULHO DE FLUXOS DE ACESSO À TALIDOMIDA NO SUS/MG PROGRAMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

ANEXO I DA DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.752, DE 03 DE JULHO DE FLUXOS DE ACESSO À TALIDOMIDA NO SUS/MG PROGRAMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ANEXO I DA DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.752, DE 03 DE JULHO DE 2018. FLUXOS DE ACESSO À TALIDOMIDA NO SUS/MG PROGRAMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 1) A DMEST realizará Programação de talidomida e solicitará ao Ministério

Leia mais

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE CASO CLÍNICO

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE CASO CLÍNICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO CURSO DE NUTRIÇÃO E METABOLISMO ESTÁGIO EM DIETOTERAPIA AMBULATORIAL E ESTÁGIO EM DIETOTERAPIA AO PACIENTE HOSPITALIZADO ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO

Leia mais

O papel da Farmácia Escola como cenário de prática

O papel da Farmácia Escola como cenário de prática 8 Simpósio de Farmácia em Hematologia e Hemoterapia EDUCAÇÃO EM SAÚDE O papel da Farmácia Escola como cenário de prática Profa. Dra. Flávia Martinello Coordenadora do Curso de Farmácia da UFSC Declaração

Leia mais

ATENÇÃO FARMACÊUTICA

ATENÇÃO FARMACÊUTICA ATENÇÃO FARMACÊUTICA O QUE É ATENÇÃO FARMACÊUTICA? Em 1990, Hepler e Strand utilizaram pela primeira vez na literatura científica o termo Pharmaceutical Care, que foi traduzido em nosso país para Atenção

Leia mais

Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais; Estabelecer fluxo seguro de dispensação medicamentos/materiais.

Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais; Estabelecer fluxo seguro de dispensação medicamentos/materiais. 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial. CESC, LAS. 1 Objetivo Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais;

Leia mais

O SISTEMA DEFINITIVO PARA CLÍNICAS MÉDICAS

O SISTEMA DEFINITIVO PARA CLÍNICAS MÉDICAS O SISTEMA DEFINITIVO PARA CLÍNICAS MÉDICAS O MELHOR SISTEMA PARA CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS O doctorone é um software médico completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios, que reúne conceitos inovadores,

Leia mais

Software para gerenciamento de rotinas em saúde ocupacional e segurança do trabalho

Software para gerenciamento de rotinas em saúde ocupacional e segurança do trabalho Software para gerenciamento de rotinas em saúde ocupacional e segurança do trabalho Prazer, somos a EVAL SISTEMAS. Com um espírito jovem e comprometido, apresentamos a melhor e mais completa solução para

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA Especialização Lato Sensu em Farmácia Clínica 1.1 Área do Conhecimento: Ciências da Saúde Grande área: Farmácia Subárea: Farmácia Clínica 1.2 Unidade Responsável:

Leia mais

Prof. Claudia Witzel. Farmacovigilancia

Prof. Claudia Witzel. Farmacovigilancia Prof. Claudia Witzel Farmacovigilancia CONCEITO - Uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente com

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS

MANUAL DO SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS MANUAL DO SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49)

Leia mais

Memorial Descritivo. Funções e recursos do sistema de gestão laboratorial ilabor.net. Sistema de atendimento Portaria ilabor.net.

Memorial Descritivo. Funções e recursos do sistema de gestão laboratorial ilabor.net. Sistema de atendimento Portaria ilabor.net. Memorial Descritivo Funções e recursos do sistema de gestão laboratorial ilabor.net. Sistema de atendimento Portaria ilabor.net. (Recepção) Cadastro personalizado de informações do paciente com dados tais

Leia mais

e-sus Atenção Básica Junho, 2018

e-sus Atenção Básica Junho, 2018 e-sus Atenção Básica Junho, 2018 Estado da Arte da estratégia e-sus AB Panorama de Atendimentos Em 2017, foram registrados: Consultas médicas: 131,9 milhões Consulta odontológica: 48,9 milhões Procedimentos:

Leia mais

Farmácia Clínica Farmácia Clínica

Farmácia Clínica Farmácia Clínica Farmácia Clínica Farmácia Clínica A evolução da FH e o surgimento da FC: Final da década de 1950 FDA e American Medical Association conscientização dos farmacêuticos no sentido de controlar as reações

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Pelotas http://unasus.ufpel.edu.br Unidade 2 - Análise Estratégica Instrumentos Estrutura do Projeto Justificativa Objetivos Metodologia Ações (incluindo o detalhamento) Indicadores

Leia mais

Saber online. como é investido cada real do SUS na saúde do brasileiro

Saber online. como é investido cada real do SUS na saúde do brasileiro Saber online como é investido cada real do SUS na saúde do brasileiro Informatização é prioridade PRIORIDADE DE GESTÃO Integrar o controle das ações, permitindo o melhor atendimento ao cidadão, a correta

Leia mais

[EBOOK] Software médico: conheça todas as possibilidades para o seu consultório

[EBOOK] Software médico: conheça todas as possibilidades para o seu consultório HiDoctor [EBOOK] Software médico: conheça todas as possibilidades para o seu consultório Centralx [EBOOK] Software médico: conheça todas as possibilidades para o seu consultório 2 A tecnologia é hoje um

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

Manual de utilização do. SOC Software Integrado de Gestão Ocupacional

Manual de utilização do. SOC Software Integrado de Gestão Ocupacional Manual de utilização do SOC Software Integrado de Gestão Ocupacional Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 2. ACESSO AO SOC...4 3. AGENDAMENTO...5 4. VISUALIZAR HIERAQUIA...9 5. REMARCANDO O FUNCIONÁRIO... 10 6. CADASTRO

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Consultório farmacêutico. Doenças crônicas não transmissíveis. Farmácia clínica. Unidade Básica de Saúde.

PALAVRAS-CHAVE Consultório farmacêutico. Doenças crônicas não transmissíveis. Farmácia clínica. Unidade Básica de Saúde. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

PEREIRA E SILVA. A d v o g a d o s A s s o c i a d o s

PEREIRA E SILVA. A d v o g a d o s A s s o c i a d o s 1 PARECER JURÍDICO Nº 10/2016 Belém/PA, 11 de fevereiro de 2016. Interessado: Conselho Regional de Nutricionistas da 7 a Região - CRN7 Advogada: Flávia de Aguiar Corrêa Assunto: Responsabilidade por interação

Leia mais

15 de Julho Dia do Homem. INFORME SEMANA DA SAÚDE DO HOMEM (10 a 13 de julho de 2012)

15 de Julho Dia do Homem. INFORME SEMANA DA SAÚDE DO HOMEM (10 a 13 de julho de 2012) 1. Aferição de glicemia capilar 15 de Julho Dia do Homem INFORME SEMANA DA SAÚDE DO HOMEM (10 a 13 de julho de 2012) A aferição da glicemia capilar deve preferencialmente ser realizada no contexto da linha

Leia mais

Figura XX - Folha de Rosto com informações sumarizadas a partir de registros anteriores

Figura XX - Folha de Rosto com informações sumarizadas a partir de registros anteriores Figura XX - Folha de Rosto com informações sumarizadas a partir de registros anteriores 6.3.2 SOAP Fonte: SAS/MS. O SOAP, mais conhecido como nota de evolução, registra de forma objetiva e estruturada

Leia mais

Integração do SISPRENATAL e e-sus AB. Lisandra Santos de Souza Teleconsultora Telessaúde SC

Integração do SISPRENATAL e e-sus AB. Lisandra Santos de Souza Teleconsultora Telessaúde SC apresentam Integração do SISPRENATAL e e-sus AB Lisandra Santos de Souza Teleconsultora Telessaúde SC Março/2018 O Ministério da Saúde estabeleceu a Estratégia e- SUS AB com o intuito de reduzir o retrabalho

Leia mais

EDITAL - PRESCRIFAR UBERABA

EDITAL - PRESCRIFAR UBERABA EDITAL - PRESCRIFAR UBERABA OBJETIVO O PRESCRIFAR objetiva aprimorar os conhecimentos do profissional farmacêutico no atendimento ao paciente, apoiando e incentivando a prescrição de medicamentos. Ao final

Leia mais

PROJETO SEMINÁRIO PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA SEGURA E EFICAZ

PROJETO SEMINÁRIO PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA SEGURA E EFICAZ PROJETO SEMINÁRIO PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA SEGURA E EFICAZ JUSTIFICATIVA A prescrição farmacêutica é uma atribuição clínica do farmacêutico, em que este realiza recomendações ao paciente que vão desde a

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES HIPERTENSOS NA FARMÁCIA ESCOLA - UFPB

ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES HIPERTENSOS NA FARMÁCIA ESCOLA - UFPB ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES HIPERTENSOS NA FARMÁCIA ESCOLA - UFPB FERREIRA 1, Vinicius Lins LIMA 2, Maria Auri MELO 3, Maria Ladjane Sodré SANTOS 2, Clênia Maria Gólzio SOUZA 2, Socorro

Leia mais

Chamada de nº 16/2018

Chamada de nº 16/2018 Chamada de nº 16/2018 Processo Seletivo Simplificado Farmacêutico A FIOTEC, considerando o Contrato de Gestão firmado com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal

Leia mais

Principais mudanças PEC 2.0. Lisandra Santos de Souza

Principais mudanças PEC 2.0. Lisandra Santos de Souza Principais mudanças PEC 2.0 Lisandra Santos de Souza Principais novidades: - Acompanhamento da gestante durante o pré-natal; - Registros da saúde bucal com o odontograma eletrônico; - Ficha de marcadores

Leia mais

HOSPITAL UNIMED NOROESTE RS SERVIÇO DE QUIMIOTERAPIA

HOSPITAL UNIMED NOROESTE RS SERVIÇO DE QUIMIOTERAPIA HOSPITAL UNIMED NOROESTE RS SERVIÇO DE QUIMIOTERAPIA Serviço de Quimioterapia inaugurado em agosto de 2005 FATORES QUE LEVARAM A ABERTURA DO SERVIÇO Custo elevado dos medicamentos quimioterápicos; Aumento

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

PLATAFORMA SHARECARE Tecnologia a favor da gestão de saúde

PLATAFORMA SHARECARE Tecnologia a favor da gestão de saúde PLATAFORMA SHARECARE Tecnologia a favor da gestão de saúde A Plataforma Sharecare é uma ferramenta interativa projetada para criar perfis individuais de saúde e facilitar a experiência dos usuários na

Leia mais

FARMACOVIGILÂNCIA E TECNOVIGILÂNCIA. Estabelecer processo de Farmacovigilância e Tecnovigilância na instituição;

FARMACOVIGILÂNCIA E TECNOVIGILÂNCIA. Estabelecer processo de Farmacovigilância e Tecnovigilância na instituição; FARMPr04 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 14/11/2012 1.00 Proposta CESC, FA, LAS, RFC. 1.01 Revisão CAMS, MBJ 1 Objetivo Estabelecer processo de Farmacovigilância

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF Farmacovigilância. Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar.

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF Farmacovigilância. Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar. Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF-0436 Farmacovigilância Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Março de 2018 Meus contatos Farmacovigilância Farmacovigilância é a

Leia mais

SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO, USO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. Facilitadora: Enf. Daniella Honório

SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO, USO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. Facilitadora: Enf. Daniella Honório SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO, USO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS Facilitadora: Enf. Daniella Honório OBJETIVO Promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde. ABRANGÊNCIA O Protocolo

Leia mais

Possibilita a customização da tela de entrada e propostas comerciais com o logo da empresa.

Possibilita a customização da tela de entrada e propostas comerciais com o logo da empresa. PAI Gerencial Funcionalidades Características gerais Opera com banco de dados em núvem, em servidores de última geração e levando desta forma segurança máxima aos dados do cliente. Permite a utilização

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR. Versão 1.2

MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR. Versão 1.2 MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR Versão 1.2 1 SUMÁRIO 1. O Sistema Cidadão Eleitor...6 2. Primeiro acesso...7 2.1. Login...7 2.2.Editar conta...7 2.3.Dados adicionais...8 2.4.Trocar senha...9 3. Parametrização

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE FARMÁCIA 1 SEMESTRE/2018

PLANEJAMENTO DAS AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE FARMÁCIA 1 SEMESTRE/2018 PLANEJAMENTO DAS AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE FARMÁCIA 1 SEMESTRE/2018 1. DISCIPLINAS QUE REALIZAM AULAS PRÁTICAS: SEMESTRE DISCIPLINA Anatomia Humana Biologia Celular 1 SEMESTRE Metodologia Científica Química

Leia mais

BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0. Instruções de uso do Caixa Beta:

BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0. Instruções de uso do Caixa Beta: BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0 Sistema desenvolvido pela Peris Consultoria Empresarial Todos os direitos reservados Instruções de uso do Caixa Beta: O sistema foi desenvolvido para ter uma utilização bem

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA Especialização Lato Sensu em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica 1.1 Área do Conhecimento: Ciências da Saúde Grande área: Farmácia

Leia mais

Prática farmacêutica: saúde baseada em evidências

Prática farmacêutica: saúde baseada em evidências Prática farmacêutica: saúde baseada em evidências Comissão de Farmácia Comunitária do CRF-PR Nos últimos anos, os farmacêuticos que atuam em farmácias comunitárias ganharam novas ferramentas de trabalho,

Leia mais

Conceitos legais aplicados à prática farmacêutica

Conceitos legais aplicados à prática farmacêutica Conceitos legais aplicados à prática farmacêutica Conceitos legais LEI No 5.991, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1973: X - Farmácia - estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio

Leia mais

Profissional Farmacêutico

Profissional Farmacêutico 1 Profissional Farmacêutico Decreto nº 20.377 de 08/09/1931: Aprova a regulamentação do exercício da profissão farmacêutica no Brasil. Lei nº 3820 d2 11/11/1960: Cria o Conselho Federal e os Conselhos

Leia mais

ANÁLISE DOS CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA GT 8 - CONTABILIDADE E FINANÇAS

ANÁLISE DOS CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA GT 8 - CONTABILIDADE E FINANÇAS ANÁLISE DOS CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA GT 8 - CONTABILIDADE E FINANÇAS Samantha Silveira Dal Molin/ farmaciadalmolin@hotmail.com

Leia mais

O Apoio Matricial do Farmacêutico no NASF. Noemia Liege Maria da Cunha Bernardo

O Apoio Matricial do Farmacêutico no NASF. Noemia Liege Maria da Cunha Bernardo apresentam O Apoio Matricial do Farmacêutico no NASF Noemia Liege Maria da Cunha Bernardo Apresentação O Apoio Matricial do Farmacêutico no NASF 2010 2013 2015 Pesquisa Serviço Ensino Objetivo Compartilhar

Leia mais

Cadastro Nacional de Produtos - CNP

Cadastro Nacional de Produtos - CNP Cadastro Nacional de Produtos - CNP Webinar Benefícios, Funcionalidades, Dúvidas André Lullis Pacheco, Gerente de Projetos, GS1 Brasil Out/2015 Cadastro Nacional de Produtos - CNP Ferramenta online. Auxilia

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE INCONFORMIDADES NAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE GUIRICEMA, MG

IDENTIFICAÇÃO DE INCONFORMIDADES NAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE GUIRICEMA, MG IDENTIFICAÇÃO DE INCONFORMIDADES NAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE GUIRICEMA, MG Jéssika de Souza Miranda 1, Bruno Marcos Leite Fontes 2, Adriane Jane Franco 3 Resumo: A prescrição

Leia mais