Professor: Thiago Leite. Agricultura Industrial e Alternativa. Agroecologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor: Thiago Leite. Agricultura Industrial e Alternativa. Agroecologia"

Transcrição

1 Professor: Thiago Leite Agricultura Industrial e Alternativa Agroecologia

2 Manipulação Genética Agroquímica Mecanização Agricultura Industrial (AI) Baseia-se nas idéias do positivismo-reducionista e tem origens ligadas a própria origem da ciência como método (Descartes, Bacon, Newton, Galilei, etc). A superespecialização em pequenas áreas do conhecimento, que raramente se comunicam, faz parte dessa abordagem positivista de Comte.

3 Insumos para controle de restrições ambientais, tanto na fertilidade do solo, como no controle de pragas, doenças e ervas invasoras. Agroquímica Liberou mão -de- obra para as industrias nas cidades, barateando os custos de produção, possibilitando cultivar áreas cada vez maiores. Manipulação Genética Mecanização Direcionando plantas e animais para uma alta resposta aos insumos químicos, aumento da uniformidade genética, diminuição da biodiversidade, ampliação das monoculturas, etc.

4 Os primeiros movimentos para uma Agricultura Alternativa (AA) datam do início do Século 20 quando as técnicas da AI já estavam sendo disseminadas nos países desenvolvidos, na Europa Ocidental e na América do Norte. No Brasil, só a partir de 1970 esse movimento se tornou mais amplo.

5 Agricultura Alternativa

6 Agricultura Industrial Agricultura Natural Permacultura Agricultura Orgânica Agricultura Ecológica Agricultura Regenerativa Agricultura Biodinâmica Agricultura Biológica Agricultura Sustentável

7 Agricultura Orgânica (AO) Nos anos 40, Sir Albert Howard, trabalho na Índia desde o início do século com pesquisa agrícola e escreveu um livro chamado Na Agricultural Testament (1943), criticando a AI. Soil Association, na inglaterra, é uma das mais importantes associações em AO, junto com a Organic Gardem, periódico Americano e a Ifoam (Federação Internacional do Movimentos de AO) na Alemanha.

8 Agricultura Biodinâmica (ABD) Esta ligada a figura de Rudolf Steiner, em 1920, fundador da Antroposofia ( Ciência Espiritual) que propunha diferentes abordagens para diversas áreas entre elas, a agricultura. A propriedade rural é vista como um organismo vivo. Se diferencia da AO por utilizar determinados preparados incorporados na compostagem ou pulverizados diretamente sobre as plantas. Influência cósmicas sobre as plantas. Ex: ritmos lunares no cultivo de orelícoras (Thun, 1969)

9 Agricultura Biológica (AB) Nome ligado a uma corrente francesa, Claude Aubert em 1977 lançou seu principal livro: L Agriculture Biologique. É muito difícil diferenciar AO de AB, não há diferenças relevantes e sim uma preferência por uma nomenclatura diferente. Países europeus de língua latina preferem AB e europeus de origem anglo-saxônica preferem AO.

10 Agricultura ecológica (AE) Surgiu com Harmut Vogtmann na Alemanha em No Brasil está ligado ao agrônomo José Lutzenberger, falecido em 1975, que lançou o Manifesto Ecológico Brasileiro. Menos restritiva a utilização de insumos. Problemas com nome de AO e AB, muitos passaram a defender que a AA se chamasse AE. É voltada também para médias e grandes propriedades.

11 Agricultura Natural (AN) Agri = campo, local de cultivo, cultura do campo Cultura é intrínseca ao homem, então não poderia ser chamada de natural, uma vez que algo cultivado pelo Homem não é natural. Não existe Agricultura sem intervenção humana. NA esta ligada aos trabalhos desenvolvidos no Japão por Mokiti Okada e Fukuoka.

12 Agricultura Natural (AN) Mokiti Okada Começou seus trabalhos em 1935 criando uma religião que tinha como uma de suas bases os métodos naturais de agricultura. Purificação do espírito e do corpo WSAA, esta em 36 países incluindo o Brasil. Diferença é a utilização de produtos especiais para preparação do composto orgânico, os chamados BYM ou Eokomit (microorganismos) Bayodo que é uma terra virgem e farelo de arroz que é colocada para fermentar com BYM.

13 Fukuoka Semelhante a Permacultura Agricultura Natural (AN) Não permite a aração do solo e nenhum tipo de composto orgânico nem adubo. Não tem caráter religioso, Fukuoka é um cientista, mas apresenta alguns princípios orientais do yin-yang.

14 Permacultura (PE) Desenvolvido por Bill Molison, na Austrália. Esta ligada a sistema de manejo permanente e é mais indicada a ecossistemas tropicais ou subtropicais, úmidos subumidos, semi-áridos ou mesmo áridos. Apresenta uma visão holística da agricultura, com uma ética muito forte, buscando a integração ente a propriedade agrícola e o ecossistema, através da sucessão de cultivos na intenção de maximizar a produção e conservando os recursos naturais.

15 Agricultura Regenerativa (AR) Termo cunhado por Robert Rodale. Visa a possibilidade de se produzir, recuperando os solos. Ex: Sistemas de agrossivicultura, como o desenvolvido pelo suiço Ernst Gotsch no Sul da Bahia.

16 Agricultura Sustentável (AS) Termo em disputa mundialmente. Ligado ao Desenvolvimento Sustentável que é a possibilidade de satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer as possibilidades de sobrevivência da futuras gerações A Agricultura tradicional pode garantir esse princípio? A AS é aquela ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa, culturalmente adaptada, que se desenvolve como um processo, numa condição democrática e participativa (Rio 92).

17 Agricultura Sustentável (AS) Estima-se que os EUA consuma cerca de 33% de toda a energia do mundo com uma população que representa apenas 4% da população mundial (EMBRAPA, 2005). 17% dessa energia é para a produção de alimento Sendo: 6% na produção, 6% no processamento e 5% na distribuição e na preparação. Esse modelo é a receita para todo o Planeta?

18 As chamadas AA hoje podem ser chamadas, principalmente pelo Governo brasileiro como AS, mas a verdade é que nenhuma delas sozinhas atendem as necessidades mundiais. A Agroecologia é uma ciência que surge para guiar a transição e uma modelo industrial, para um modelo sustentável. Norgaard (1987): a Agroecologia apresenta uma base epistemológica diferente da ciência ocidental. O paradigma agronômico tradicional considera o desenvolvimento da agricultura e dos agricultores a partir da difusão de tecnologias cientificamente produzidas. O paradigma agroecológico busca entender como os sistemas agrícolas tradicionais desenvolveram-se, em que bases ecológicas, para, a partir daí, buscar uma agricultura moderna mais sustentável.

19

AS PRINCIPAIS CORRENTES DO MOVIMENTO ORGÂNICO E SUAS PARTICULARIDADES

AS PRINCIPAIS CORRENTES DO MOVIMENTO ORGÂNICO E SUAS PARTICULARIDADES AS PRINCIPAIS CORRENTES DO MOVIMENTO ORGÂNICO E SUAS PARTICULARIDADES DAROLT, Moacir Roberto Engenheiro Agrônomo, Doutor em Meio Ambiente, Pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Ponta Grossa,

Leia mais

Resenha: A reconstrução ecológica da agricultura (cap. 1).

Resenha: A reconstrução ecológica da agricultura (cap. 1). Resenha: A reconstrução ecológica da agricultura (cap. 1). Por Rodrigo Asturian 1 O capítulo 1 do livro A reconstrução ecológica da agricultura fornece elementos fundamentais para a análise da evolução

Leia mais

Síntese da história ocidental

Síntese da história ocidental Síntese da história ocidental - Sorokin (1937/41): ascensão e queda de três sistemas fundamentais: Sensualista: Ideacional: Idealístico: ESCOLAS DO PENSAMENTO BIOLÓGICO: (Paul Erlich, 1974) Vitalistas

Leia mais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Deixai-nos amar as árvores As árvores nos querem bem Nos seus brotos verdes Corre o sangue eterno de Deus. Outrora a madeira quis endurecer Então Cristo nela se pendurou

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina FIT490 Agroecologia e Agricultura Orgânica

Programa Analítico de Disciplina FIT490 Agroecologia e Agricultura Orgânica 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Fitotecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMENTA GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISCIPLINA: Educação Ambiental EMENTA: Educação ambiental no contexto histórico do desenvolvimento da sociedade capitalista. História contemporânea da questão ambiental.

Leia mais

O que é Produção Orgânica? 2. Produzindo alimentos orgânicos Hoje, a maior parte da produção de alimentos é feita... 4

O que é Produção Orgânica? 2. Produzindo alimentos orgânicos Hoje, a maior parte da produção de alimentos é feita... 4 Esta cartilha que você acaba de receber oferece várias informações sobre produção orgânica de alimentos. Você verá que, trabalhando de forma saudável, produtores, consumidores e meio ambiente são os mais

Leia mais

134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura

134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura 134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura NASCIMENTO, Jaqueline Silva. UEMS, jaque24nascimento@hotmail.com; CONCEIÇÃO, Vanderlei. UEMS, Vander-deley@hotmail.com; FERREIRA, Fermino de Almeida.

Leia mais

eliminam o uso de tecnologias, pois seu objetivo é a preservação de espaços naturais.

eliminam o uso de tecnologias, pois seu objetivo é a preservação de espaços naturais. groeco V2 2 Ponto: 1. Nos últimos anos, o sistema de produção da agricultura convencional tem perdido espaço para os sistemas alternativos de produção de base agroecológica, os quais: eliminam o uso de

Leia mais

Conceitos básicos em Agroecologia. Profa. Dra. Alana Aguiar DEBIO/UFMA

Conceitos básicos em Agroecologia. Profa. Dra. Alana Aguiar DEBIO/UFMA Conceitos básicos em Agroecologia Profa. Dra. Alana Aguiar DEBIO/UFMA alana.aguiar@ufma.br Agricultura alternativa Agricultura orgânica-biológica Agricultura biodinâmica Agricultura natural Permacultura

Leia mais

Módulo: AGRICULTURA I

Módulo: AGRICULTURA I Módulo: AGRICULTURA I Aline Gomes Aguiar Engª Agrônoma M.Sc. em Fitotecnia Barra da Estiva-Ba Julho 2012 ORIGEM, HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA ORIGEM DA AGRICULTURA Do latim agru que significa "terra

Leia mais

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados Manejo, conservação e uso de recursos naturais Recuperação de Áreas Degradadas: Desenvolvimento de tecnologias para restauração ecológica e recuperação de áreas agrícolas com baixa capacidade produtiva.

Leia mais

Agroecologia. Professor: Thiago Leite. Agroecossitemas

Agroecologia. Professor: Thiago Leite. Agroecossitemas Agroecologia Professor: Thiago Leite Agroecossitemas Conceito São sistemas ecológicos alterados, manejados de forma a aumentar a produtividade de um grupo seleto de produtores e de consumidores. Plantas

Leia mais

Agricultura Biodinâmica

Agricultura Biodinâmica Sítio das Fontes Jaguariúna SP VII Curso de Agricultura Biodinâmica 2018 A agricultura biodinâmica é uma proposta que busca produzir alimentos com a qualidade necessária para serem a base da nutrição,

Leia mais

A ATIVIDADE AGRÍCOLA

A ATIVIDADE AGRÍCOLA A ATIVIDADE AGRÍCOLA AGRICULTURA Atividade que consiste no plantio de sementes e na colheita de vegetais. PECUÁRIA Atividade que consiste na criação de rebanhos. AGROPECUÁRIA Junção das atividades rurais:

Leia mais

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente Agricultura familiar, orgânica e agroecológica Semana do Meio Ambiente - 2017 Agricultura familiar uma entre muitas conceituações Conforme a legislação compreende os modos de vida e as formas de produzir

Leia mais

Circular. Técnica. Princípios Norteadores da Produção Orgânica de Hortaliças. A Agricultura Orgânica ISSN

Circular. Técnica. Princípios Norteadores da Produção Orgânica de Hortaliças. A Agricultura Orgânica ISSN ISSN 1415-3033 67 Princípios Norteadores da Produção Orgânica de Hortaliças Circular Técnica Julho, 2008 Autores Tereza Cristina O.Saminêz Eng. Agr., MSc em Agronomia Embrapa Hortaliças/MAPA tereza.cristina@agricultura.

Leia mais

Série Agroecologia. Cebola, milho verde, outros alimentos e produção de vegetais da agricultura sustentada. Bases da agroecologia

Série Agroecologia. Cebola, milho verde, outros alimentos e produção de vegetais da agricultura sustentada. Bases da agroecologia Por: José Maria Filho - Jornalista Série Agroecologia Parte I - Conceito e diferentes técnicas de cultivo A Cebola, milho verde, outros alimentos e produção de vegetais da agricultura sustentada A agroecologia

Leia mais

Nº de Créditos CH Pré-requisitos. Informática Aplicada 2 30 Sem pré-requisitos 30. Introdução à Agroecologia 5 75 Sem pré-requisitos 75

Nº de Créditos CH Pré-requisitos. Informática Aplicada 2 30 Sem pré-requisitos 30. Introdução à Agroecologia 5 75 Sem pré-requisitos 75 Quadro 06 - Matriz curricular do curso de Bacharelado da UERGS/AGEFA na unidade da UERGS em Santa Cruz do Sul, com os respectivos componentes curriculares por semestre, seu número de créditos, sua carga

Leia mais

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo;

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; A agricultura A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; Paisagem agrária: É a forma de cultivo e a divisão dos campos; É condicionada por

Leia mais

Professor: Thiago Leite. Conceitos e imnportância. Agroecologia

Professor: Thiago Leite. Conceitos e imnportância. Agroecologia Professor: Thiago Leite Conceitos e imnportância Agroecologia A agroecologia, enquanto ciência, surge como uma proposta alternativa ao modelo concentrador moderno, na década de 70, denominado Revolução

Leia mais

AGRICULTURA BIOLÓGICA Em Portugal e no Mundo Estratégia Nacional

AGRICULTURA BIOLÓGICA Em Portugal e no Mundo Estratégia Nacional AGRICULTURA BIOLÓGICA Em Portugal e no Mundo Estratégia Nacional AGROBIO Missão: Promover a agricultura biológica em Portugal, fornecendo meios que auxiliem o consumidor e o produtor a efetuarem as melhores

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Conselho Interdepartamental - CCA

Universidade Estadual de Maringá Conselho Interdepartamental - CCA R E S O L U Ç Ã O Nº 046/2014-CI/CCA CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro e disponibilizada na página: www.cca.uem.br, no dia 10/06/2014. Aprova a alteração

Leia mais

VISÃO, MISSÃO, PRINCÍPIOS E VALORES

VISÃO, MISSÃO, PRINCÍPIOS E VALORES 1 VISÃO, MISSÃO, PRINCÍPIOS E VALORES Agricultura para o futuro O futuro do Movimento Biodinâmico, inspirado por gente da agri-cultura, transformação e comércio, cientistas e consumidores, caracteriza-se

Leia mais

AGRICULTURA I AGROECOLOGIA

AGRICULTURA I AGROECOLOGIA AGRICULTURA I AGROECOLOGIA Prof. Wilson José Morandi Filho Eng. Agrônomo, M.Sc, Dr. Camboriú, SC Participação efetiva Liberado Perguntas e contribuições Participação efetiva Vetado Horário da aula

Leia mais

Agroecologia no Cirad. JL Battini

Agroecologia no Cirad. JL Battini Agroecologia no Cirad JL Battini CIRAD, 3 campos de investigação em 3 departamentos Sistemas biológicos (11 Unidades Pesquisa) Compreender os sistemas biológicos da molécula até o ecossistema. Sistemas

Leia mais

Alimentos orgânicos: processos de certificação ISABELLE PAES LEME DE CASTRO NUTRICIONISTA UNIRIO MESTRANDA EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN/UNIRIO

Alimentos orgânicos: processos de certificação ISABELLE PAES LEME DE CASTRO NUTRICIONISTA UNIRIO MESTRANDA EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN/UNIRIO Alimentos orgânicos: processos de certificação ISABELLE PAES LEME DE CASTRO NUTRICIONISTA UNIRIO MESTRANDA EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN/UNIRIO Produtos orgânicos Legislação Considera-se produto orgânico,

Leia mais

AGRICULTURA FAMILIAR

AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR A ABIOP ASSOCIAÇÃO BIODINÂMICA PORTUGAL organiza um curso de agricultura familiar (pequenos produtores) com o fim de dotar os participantes com uma experiência de trabalhar a terra,

Leia mais

AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional em Agricultura Biológica

AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional em Agricultura Biológica AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional AGROBIO Missão: Promover e divulgar a Agricultura Biológica em Portugal Desde 1985 7600 ASSOCIADOS (agricultores; empresas; consumidores)

Leia mais

ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA

ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA Marco Pavarino Coordenação Geral de Agroecologia e Produção Sustentável Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA A PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL

GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL ORIGENS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA Período Neolítico ( 12 mil anos antes de Cristo) foi o momento da constituição das primeiras técnicas e ferramentas utilizadas na domesticação e e cultivo

Leia mais

Agroecologia. Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade. Módulo 2 Agroecologia aspectos teóricos e conceituais

Agroecologia. Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade. Módulo 2 Agroecologia aspectos teóricos e conceituais Agroecologia Agroecologia Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade Módulo 2 Agroecologia aspectos teóricos e conceituais Agroecologia aspectos teóricos e conceituais Capítulo

Leia mais

Componente curricular: Fundamentos de Agroecologia. Curso: FIC -Produção de Alimentos Orgânicos Professor: Janice Regina Gmach Bortoli

Componente curricular: Fundamentos de Agroecologia. Curso: FIC -Produção de Alimentos Orgânicos Professor: Janice Regina Gmach Bortoli Componente curricular: Fundamentos de Agroecologia Curso: FIC -Produção de Alimentos Orgânicos Professor: Janice Regina Gmach Bortoli Fundamentos de Agroecologia 1. Agricultura orgânica no Mundo, Brasil

Leia mais

Alimentos Orgânicos, Naturais, Biológicos, Agroecológicos, Ecológicos, Biodinâmicos ou de Permacultura?

Alimentos Orgânicos, Naturais, Biológicos, Agroecológicos, Ecológicos, Biodinâmicos ou de Permacultura? Qual o termo correto para classificar alimentos sem agrotóxicos? Alimentos Orgânicos, Naturais, Biológicos, Agroecológicos, Ecológicos, Biodinâmicos ou de Permacultura? Lentamente o consumidor brasileiro

Leia mais

AGRICULTURA SINTRÓPICA CHEGA AO PARANÁ

AGRICULTURA SINTRÓPICA CHEGA AO PARANÁ Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, 2017. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 6 MMXVII Texto Grupo B AGRICULTURA SINTRÓPICA CHEGA AO PARANÁ A natureza como agente da

Leia mais

AGRICULTURA ORGÀNICA ATUAL. Evolução tecnológica na agricultura. orgânica convencional orgànica

AGRICULTURA ORGÀNICA ATUAL. Evolução tecnológica na agricultura. orgânica convencional orgànica AGRICULTURA ORGÀNICA ATUAL Evolução tecnológica na agricultura orgânica convencional orgànica O fato de ter aprendido a produzir o próprio alimento permitiu ao homem se fixar em um lugar e constituir um

Leia mais

BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS CONCENTRADO HABITAT RURAL DISPERSO A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO:

BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS CONCENTRADO HABITAT RURAL DISPERSO A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO: BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS HABITAT RURAL A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA CONCENTRADO DISPERSO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO: MÉTODOS/TÉCNICAS AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ISTO É: INVESTIMENTO DE CAPITAL

Leia mais

POLICULTIVO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CERRADO. Moacir José Sales Medrado Consultor da MCA Consultores Agroflorestais

POLICULTIVO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CERRADO. Moacir José Sales Medrado Consultor da MCA Consultores Agroflorestais POLICULTIVO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CERRADO Moacir José Sales Medrado Consultor da MCA Consultores Agroflorestais OBJETIVO O objetivo desta aula é repassar a você caro aluno informações

Leia mais

26/09/2017. Liberado. Vetado Horário da aula. Horário da aula. Horário da aula AGRICULTURA I AGROECOLOGIA. Segunda-feira (AA17) 15:45 17:45

26/09/2017. Liberado. Vetado Horário da aula. Horário da aula. Horário da aula AGRICULTURA I AGROECOLOGIA. Segunda-feira (AA17) 15:45 17:45 AGRICULTURA I AGROECOLOGIA Perguntas e contribuições Liberado Participação efetiva Prof. Wilson José Morandi Filho Eng. Agrônomo, M.Sc, Dr. Camboriú, SC Vetado Horário da aula Segunda-feira (AA17) 15:45

Leia mais

RIZICULTURA CONVENCIONAL E ALTERNATIVA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BANHADO GRANDE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SUA VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL

RIZICULTURA CONVENCIONAL E ALTERNATIVA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BANHADO GRANDE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SUA VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL Nome: Gilmara Vidal Solano RIZICULTURA CONVENCIONAL E ALTERNATIVA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BANHADO GRANDE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SUA VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL Introdução Figura 1: Localização

Leia mais

Proposta de lista positiva de insumos para a Regulamentação do Setor Orgânico Lei 10831

Proposta de lista positiva de insumos para a Regulamentação do Setor Orgânico Lei 10831 Proposta de lista positiva de insumos para a Regulamentação do Setor Orgânico Lei 10831 Coordenação de Agroecologia Jaguariúna, setembro 2007 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Agroecologia

Leia mais

RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO

RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO A agropecuária na América Anglo- Saxônica I- Os norte-americanos são os principais representantes da agropecuária comercial no mundo,com cultivos e criações intensamente

Leia mais

Dados da Estrutura Curricular

Dados da Estrutura Curricular Portal do Coordenador Universidade Federal do Ceará Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Emitido em 03/05/2016 14:07 Dados da Estrutura Curricular Código: 2008.1 Matriz Curricular: AGRONOMIA

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA ROTAÇÃO DE CULTURA PARA O CULTIVO DO ALGODOEIRO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO

IMPORTÂNCIA DA ROTAÇÃO DE CULTURA PARA O CULTIVO DO ALGODOEIRO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO IMPORTÂNCIA DA ROTAÇÃO DE CULTURA PARA O CULTIVO DO ALGODOEIRO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO Garibaldi Batista de Medeiros garibald@iapar.br INTRODUÇÃO A produtividade do algodoeiro guarda relação estreita

Leia mais

Contribuição dos Alimentos Orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional

Contribuição dos Alimentos Orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional Contribuição dos Alimentos Orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo Professora Associada (DN/CCS/UFPI) Alimentos Orgânicos e Qualidade de Vida Na

Leia mais

Biodiversidade e prosperidade económica

Biodiversidade e prosperidade económica Biodiversidade e prosperidade económica Helena Castro e Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Universidade de Coimbra O que é a biodiversidade? Biodiversidade é a variedade de seres vivos. Aqui se

Leia mais

Edital do Programa de Estágio Supervisionado - 1º semestre de 2017 Centro de Pesquisa Mokiti Okada CPMO

Edital do Programa de Estágio Supervisionado - 1º semestre de 2017 Centro de Pesquisa Mokiti Okada CPMO Edital do Programa de Estágio Supervisionado - 1º semestre de 2017 Centro de Pesquisa Mokiti Okada CPMO A instituição: O Centro de Pesquisa Mokiti Okada CPMO, localizado em Ipeúna/SP, tem como OBJETIVO

Leia mais

AGRICULTURA ORGÂNICA

AGRICULTURA ORGÂNICA Nº3/2009 O Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável IDEAS é uma organização não governamental que tem como finalidade promover a proteção da biodiversidade, a conservação do meio ambiente e ações

Leia mais

RELATO PARTICIPAÇÃO NA 17º CONFERENCIA MUNDIAL DA IFOAM NA COREIA DO SUL 26/9 A 5/10/11. Pedro Jovchelevich

RELATO PARTICIPAÇÃO NA 17º CONFERENCIA MUNDIAL DA IFOAM NA COREIA DO SUL 26/9 A 5/10/11. Pedro Jovchelevich RELATO PARTICIPAÇÃO NA 17º CONFERENCIA MUNDIAL DA IFOAM NA COREIA DO SUL 26/9 A 5/10/11. Pedro Jovchelevich A Associação Biodinâmica é membro da IFOAM desde 2009. Sentimos a importância de apoiar esta

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS. Danilo Prudêncio Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS. Danilo Prudêncio Silva POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS Danilo Prudêncio Silva Contatos E-mail: daniloprudencio2@gmail.com Telefone: (11) 997900617 Podem me escrever e me ligar! Alguém sabe? Diferença entre: Produto Orgânico

Leia mais

REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico. Altair Toledo Machado

REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico. Altair Toledo Machado REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico Altair Toledo Machado gestor.mp6@embrapa.br Desenvolvimento tecnológico em agricultura familiar 1. Panorama geral do MP 6; 2. Construindo

Leia mais

A produção orgânica com base nos dados do Censo Agropecuário do IBGE (2006)

A produção orgânica com base nos dados do Censo Agropecuário do IBGE (2006) A produção orgânica com base nos dados do Censo Agropecuário do IBGE (2006) Palestrante: Andréia Vigolo Lourenço Agricultura Orgânica no cenário global Contexto atual (FIBL & IFOAM, 2015): Dados coletados

Leia mais

Trilha de optativas 01 AGR Desenho Técnico - Ativa desde: 12/12/2017. Atividade Pedagógica. Teórica/Prática 50. Teórica/Prática 67

Trilha de optativas 01 AGR Desenho Técnico - Ativa desde: 12/12/2017. Atividade Pedagógica. Teórica/Prática 50. Teórica/Prática 67 1 de 10 01 AGR02101 - Desenho Técnico - Ativa AGR02102 - Fisica Geral - Ativa desde: AGR02104 - Introdução a Agronomia - Ativa AGR02107 - Morfologia Vegetal - Ativa Prática 16 AGR02108 - Cálculo I - Ativa

Leia mais

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas PROGRAMA RIO RURAL Núcleo de Pesquisa Participativa Pesagro-Rio / Rio Rural Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável em Microbacias Hidrográficas Facilitar a integração

Leia mais

Missão: Prover soluções de caráter agroecológico para o meio rural.

Missão: Prover soluções de caráter agroecológico para o meio rural. PROGRAMA DE AGROECOLOGIA PAG Missão: Prover soluções de caráter agroecológico para o meio rural. 1. Prover conceitos agroecológicos e capacitar pessoas. 2. Promover e difundir princípios e práticas agroecológicas

Leia mais

O SISTEMA BRASILEIRO DE SEMENTES E MUDAS

O SISTEMA BRASILEIRO DE SEMENTES E MUDAS O SISTEMA BRASILEIRO DE SEMENTES E MUDAS 69 SIMPAS Tangará da Serra-MT, 22 de novembro de 2016 Prof. ROGÉRIO DE A.COIMBRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATOGROSSO CÂMPUS DE A SEMENTE O QUE É? PL AN EJ AM EN

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 2 Princípios da agricultura biológica

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 2 Princípios da agricultura biológica Eco new farmers Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica Sessão 2 Princípios da agricultura biológica Módulo 1 Introdução à agricultura biológica Sessão 2 Princípios da agricultura biológica www.econewfarmers.eu

Leia mais

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle

Leia mais

Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I

Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I Milena Mendes Barra da Estiva Julho / 2015 AGRICULTURA I - Ementa Origem, histórico e evolução; Aspectos morfológicos e fisiológicos; Distribuição Geográfica;

Leia mais

RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS

RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS SUA IMPORTÂNCIA E IMPORTÂNCIA EDWARD WILSON (1992) DEFINIU A BIODIVERSIDADE COMO A VARIABILIDADE TOTAL ENCONTRADA EM TODOS OS ORGANISMOS VIVOS E RELACIONADA COM OS COMPLEXOS

Leia mais

Agroecologia e tecnologia social um caminho para a sustentabilidade

Agroecologia e tecnologia social um caminho para a sustentabilidade Agroecologia e tecnologia social um caminho para a sustentabilidade Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade Ministrantes da Rede CONSAGRO: Luiz Augusto Verona, Marcio

Leia mais

Marco Referencial em Agroecologia

Marco Referencial em Agroecologia Marco Referencial em Agroecologia Exemplares desta publicação podem ser adquiridos na: Embrapa Informação Tecnológica Parque Estação Biológica (PqEB), Av. W3 Norte (final) CEP: 70770-901 Brasília, DF Fone:

Leia mais

Crescimento vegetativo e incidência de cercosporiose em cafeeiros sob diferentes sistemas de manejo

Crescimento vegetativo e incidência de cercosporiose em cafeeiros sob diferentes sistemas de manejo Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Crescimento vegetativo e incidência de cercosporiose em cafeeiros sob diferentes sistemas de manejo Guilherme Conceição Gonçalves

Leia mais

AMBIENTE E TERRITÓRIO 9 ª aula

AMBIENTE E TERRITÓRIO 9 ª aula Licenciatura em Engenharia do Território 3º ano / 6º semestre AMBIENTE E TERRITÓRIO 9 ª aula Biodiversidade e serviços dos ecossistemas Convenção da Diversidade Biológica Nações Unidas Assinada no Rio

Leia mais

111 - Atividades experimentais com a produção e utilização de húmus de minhoca na Embrapa Agropecuária Oeste, em Mato Grosso do Sul

111 - Atividades experimentais com a produção e utilização de húmus de minhoca na Embrapa Agropecuária Oeste, em Mato Grosso do Sul 111 - Atividades experimentais com a produção e utilização de húmus de minhoca na Embrapa Agropecuária Oeste, em Mato Grosso do Sul MOTTA, Ivo de Sá. Embrapa Agropecuária Oeste, ivomotta@cpao.embrapa.br;

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental II 1 Trimestre/2019 Orientações de Estudo: Reveja os conceitos dados no caderno e no livro, destacando as ideias principais; Faça

Leia mais

Agroecologia. Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade. Módulo 2 Agroecologia aspectos teóricos e conceituais

Agroecologia. Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade. Módulo 2 Agroecologia aspectos teóricos e conceituais AGROECOLOGIA Agroecologia Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade Módulo 2 Agroecologia aspectos teóricos e conceituais Agroecologia aspectos teóricos e conceituais Capítulo

Leia mais

AGROECOLOGIA. Desenvolvimento sustentável na produção de bens, tendo como matrizes principais a ecologia, agricultura e a economia.

AGROECOLOGIA. Desenvolvimento sustentável na produção de bens, tendo como matrizes principais a ecologia, agricultura e a economia. AGROECOLOGIA Desenvolvimento sustentável na produção de bens, tendo como matrizes principais a ecologia, agricultura e a economia. Tratado de Roma (1957): início do desenvolvimento da agricultura orgânica

Leia mais

Uma abordagem etnopedológica sobre classificação, qualidade e fertilidade dos solos de Antonina e Morretes PR.

Uma abordagem etnopedológica sobre classificação, qualidade e fertilidade dos solos de Antonina e Morretes PR. Uma abordagem etnopedológica sobre classificação, qualidade e fertilidade dos solos de Antonina e Morretes PR. Andressa Kerecz Tavares Bolsista do CNPq Brasil Aspectos conceituais ETNOPEDOLOGIA Refere-se

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA 1º Semestre

GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA 1º Semestre GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA 1º Semestre Introdução à Agronomia 5 75 Sem pré-requisitos Matemática Aplicada 4 60 Sem pré-requisitos Química Agrícola 4 60 Sem pré-requisitos Biologia

Leia mais

Documentos ISSN Junho/

Documentos ISSN Junho/ Agrobiologia Documentos ISSN 1517-8498 Junho/2005196 Agricultura Orgânica e Agroecologia: Questões Conceituais e Processo de Conversão República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva Presidente

Leia mais

GEOGRAFIA. Agropecuária 2 Sistemas agrícolas. Prof. João Felipe

GEOGRAFIA. Agropecuária 2 Sistemas agrícolas. Prof. João Felipe GEOGRAFIA Agropecuária 2 Prof. João Felipe TIPOS DE AGRICULTURA 1- INTINERANTE DE SUBSISTÊNCIA É uma agricultura descapitalizada, realizada nos países periféricos, com utilização de mão - de -obra familiar

Leia mais

PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA

PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA Área Temática: Agricultura orgânica. Autores: Leonardo Zabot Anderle (PPCPO) 1, Thyron Cristovão Korobinski (PPCPO) 2, Mateus Wilhelm

Leia mais

Tema ou material a ser estudado

Tema ou material a ser estudado Temas das provas de monitoria 2015/1 Agronomia Disciplina Irrigação e Drenagem Morfologia e Classificação dos Solos Fertilidade do Solo Tema ou material a ser estudado Bernardo, S. Manual de Irrigação.

Leia mais

Escrito por Administrador Seg, 04 de Fevereiro de :55 - Última atualização Qua, 26 de Outubro de :59

Escrito por Administrador Seg, 04 de Fevereiro de :55 - Última atualização Qua, 26 de Outubro de :59 Habilitação: Engenheiro Agrônomo Turno: Integral (Diurno/Noturno) Duração: 10 semestres Dados da Autorização: Portaria MEC - Nº. do Documento: 278 de 19/12/2012 Coordenador de Curso: Prof. Dr. Leandro

Leia mais

Moacyr Bernardino Dias-Filho

Moacyr Bernardino Dias-Filho Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br 1 Evolução da pecuária bovina no Brasil Passado No início dos anos 1900, a pecuária bovina era obsoleta, incapaz de abastecer,

Leia mais

FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA

FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA Especialização Latu Sensu em Agroecologia 2017-1 FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA Professor: Roberto Akitoshi Komatsu roberto.komatsu@ifsc.edu.br (49) 9.9152-9081 FUNDAMENTOS EM AGROECOLOGIA - Transferência

Leia mais

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25)

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) 1) Observe o esquema: a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) b) Cite e explique 2 fatores que estão vinculados à mudança demonstrada

Leia mais

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores.

SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. 74 Fotos: Milton Parron Padovan SAF implantado em linhas e em média diversidade de arbustos e árvores. SAF de base pecuária com árvores nativas implantadas em linhas. SAF com arranjo de espécies vegetais

Leia mais

AGRICULTURA BIODINÂMICA

AGRICULTURA BIODINÂMICA Curso on-line de Agricultura Orgânica Prof. Silvio Penteado Aula 4 AGRICULTURA BIODINÂMICA Este é o 1º Módulo do curso completo sobre agricultura orgânica. Você vai ficar sabendo tudo sobre os conceitos

Leia mais

Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES. Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER. Eng. Agrônomo Max Ribas

Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES. Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER. Eng. Agrônomo Max Ribas Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER Eng. Agrônomo Max Ribas Identificação e acesso à políticas públicas Dados sobre a DAP PESSOA

Leia mais

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte PROJETO DE LEI Institui a Política Estadual de Incentivo a Produção Agroecológica pelos Agricultores Familiares. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: Faço saber que o Poder Legislativo aprovou

Leia mais

CATIANE FERMIANO DOS SANTOS AGRICULTURA AGROECOLÓGICA EM GOIOXIM

CATIANE FERMIANO DOS SANTOS AGRICULTURA AGROECOLÓGICA EM GOIOXIM CATIANE FERMIANO DOS SANTOS AGRICULTURA AGROECOLÓGICA EM GOIOXIM Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca do Curso de Especialização em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná. Como

Leia mais

AE074 Economia Rural 45 Total = 240 horas

AE074 Economia Rural 45 Total = 240 horas Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA DISTRIBUIÇÃO CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS POR DEPARTAMENTO Total de carga

Leia mais

ENSINO DE HOMEOPATIA AGRÍCOLA COMO TECNOLOGIA SOCIAL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: O EXEMPLO DA REGIÃO RURAL DE MURIAÉ-MG

ENSINO DE HOMEOPATIA AGRÍCOLA COMO TECNOLOGIA SOCIAL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: O EXEMPLO DA REGIÃO RURAL DE MURIAÉ-MG ENSINO DE HOMEOPATIA AGRÍCOLA COMO TECNOLOGIA SOCIAL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: O EXEMPLO DA REGIÃO RURAL DE MURIAÉ-MG Montcharles da Silva Pontes¹ ²; Geyse Santos³ ¹ Graduando no curso de Ciências

Leia mais

Agricultura Orgânica para a Conservação da Biodiversidade PROBIO II

Agricultura Orgânica para a Conservação da Biodiversidade PROBIO II Agricultura Orgânica para a Conservação da Biodiversidade PROBIO II Seminário de Integração e Missão de Supervisão DEZEMBRO-2010 COAGRE/DEPROS/SDC Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PROJETO:

Leia mais

05/05/2013. O que perdemos quando perdemos diversidade biológica? O VALOR DA BIODIVERSIDADE Quem notou que hoje há 150 espécies menos que ontem?

05/05/2013. O que perdemos quando perdemos diversidade biológica? O VALOR DA BIODIVERSIDADE Quem notou que hoje há 150 espécies menos que ontem? O VALOR DA BIODIVERSIDADE Quem notou que hoje há 150 espécies menos que ontem? O que perdemos quando perdemos diversidade biológica? - O valor da Biodiversidade Valor instrumental ou utilitário Valor intrínseco

Leia mais

PRODUÇÃO DE MORANGO ORGÂNICO EM PROPRIEDADES DE REFERÊNCIA

PRODUÇÃO DE MORANGO ORGÂNICO EM PROPRIEDADES DE REFERÊNCIA PRODUÇÃO DE MORANGO ORGÂNICO EM PROPRIEDADES DE REFERÊNCIA Área Temática: Ciências Agrárias, Agronomia, Extensão Rural André Gabriel 1 ; Juliano Tadeu Vilela de Resende 2 ; Julio José Nonato 3 ; Cristhiano

Leia mais

Formação de grupos de agricultores familiares para produção de hortaliças no sistema agroecológico no município de Reserva - PR

Formação de grupos de agricultores familiares para produção de hortaliças no sistema agroecológico no município de Reserva - PR 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO (X ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

Economia Rural: Agricultura

Economia Rural: Agricultura Economia Rural: Agricultura Desenvolvimento da Agricultura Período Neolítico surgimento da agricultura Crescente Fértil: uma das primeiras áreas agrícolas do mundo Primeiros cultivos ocorreram onde as

Leia mais

Fruticultura Geral. Prof a Railene Hérica Carlos Rocha (UFCG/CCTA/UAGRA) Unidade VI

Fruticultura Geral. Prof a Railene Hérica Carlos Rocha (UFCG/CCTA/UAGRA) Unidade VI Fruticultura Geral Prof a Railene Hérica Carlos Rocha (UFCG/CCTA/UAGRA) Unidade VI Histórico Criado na Europa na década de 70 Redução de uso de agroquímicos e de sustentabilidade da atividade frutícola

Leia mais

DEFINIÇÃO DO MARCO REFERENCIAL DA AGROECOLOGIA. CAPÍTULO 1 - BASES CONCEITUAIS DA AGROECOLOGIA Coordenador: João Carlos Canuto INTRODUÇÃO

DEFINIÇÃO DO MARCO REFERENCIAL DA AGROECOLOGIA. CAPÍTULO 1 - BASES CONCEITUAIS DA AGROECOLOGIA Coordenador: João Carlos Canuto INTRODUÇÃO G R U P O D E T R A B A L H O D E A G R O E C O L O G I A DEFINIÇÃO DO MARCO REFERENCIAL DA AGROECOLOGIA CAPÍTULO 1 - BASES CONCEITUAIS DA AGROECOLOGIA Coordenador: João Carlos Canuto INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

Capa Figuramundo. Agroecologia e Agropecuária. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Capa Figuramundo. Agroecologia e Agropecuária. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autores Igor Alyson Alencar Oliveira Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2005) e mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente

Leia mais

Principais problemas da pecuária na Amazônia

Principais problemas da pecuária na Amazônia 4ª ed. reimpresso em maio/2015, 215 páginas Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br www.diasfilho.com.br Principais problemas da pecuária na Amazônia 15,2 13,0 Baixo

Leia mais

Professor: Décio Cotrim Departamento de Ciências Sociais Agrárias Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia

Professor: Décio Cotrim Departamento de Ciências Sociais Agrárias Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia A Pesquisa em Agroecologia: Princípios, interações e desafios Professor: Décio Cotrim Departamento de Ciências Sociais Agrárias Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia O que é Agroecologia?

Leia mais

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO Sistema Famato Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso. Criada em 1965, é a representante máxima da estrutura que compõe o Sistema Sindical Rural do Estado

Leia mais

Irrigação Suplementar de Salvação na Produção de Frutíferas em Barragem Subterrânea

Irrigação Suplementar de Salvação na Produção de Frutíferas em Barragem Subterrânea Irrigação Suplementar de Salvação na Produção de Frutíferas em Barragem Subterrânea Salvation Supplementary Irrigation in the Production of Fruit in Underground Dam Mercia Luciana de Souza Santos 1 ; Roseli

Leia mais

FOLHA DE PROVA. b) Como poderá ser feito o processo de anamnese para plantas?

FOLHA DE PROVA. b) Como poderá ser feito o processo de anamnese para plantas? Tema 01: USO DA HOMEOPATIA NO MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS a) Diante do histórico da Homeopatia, explique, detalhadamente, baseando-se, ainda, nos princípios de Hahnemam, como podem ser desenvolvidos preparados

Leia mais