MANUAL COMPLETO DA AMAMENTAÇÃO EFICAZ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL COMPLETO DA AMAMENTAÇÃO EFICAZ"

Transcrição

1 MANUAL COMPLETO DA AMAMENTAÇÃO EFICAZ

2 03 Introdução 05 Importância da amamentação 10 Como amamentar da maneira correta 19 Problemas comuns na amamentação 24 Conclusão 27 Sobre a Dica de Lingerie

3 INTRODUÇÃO

4 INTRODUÇÃO Para muitas das mães de primeira viagem, os desafios de ter um filho começam na gravidez e se intensificam logo após o nascimento da criança. E isso já se inicia logo quando a família vai para casa e precisa aprender como cuidar do bebê e, principalmente, como amamentar essa nova vida com cuidado e sem passar por situações difíceis. Algumas das mães ficam aterrorizadas, com medo de não darem conta ou de sentirem muita dor, sem perceberem os grandes benefícios que a amamentação pode trazer para toda a família. 4 Com isso em mente, nós montamos este manual completo sobre como ter uma amamentação eficaz. Aqui, você verá a importância de dar de mamar, um passo a passo completo de como fazêlo e vai entender melhor sobre alguns problemas que podem aparecer ao longo do caminho. Vamos lá?

5 IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

6 IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Ao contrário do que muitas pessoas pensam, amamentar não diz respeito apenas a uma boa nutrição para o bebê. A amamentação vai muito além disso, pois ela traz benefícios às vezes imensuráveis para a mãe e para a criança. Listamos alguns deles logo abaixo. PARA A MÃE Entre os benefícios para as mães, Marina F. Rea Doutora do Instituto de Saúde e Coordenadora dos Institutos de Pesquisa, SES de São Paulo afirma que uma amamentação adequada, exclusiva e em livre demanda previne: 6

7 IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de ovário e o de mama que acontece antes da menopausa; fraturas por osteoporose; artrite reumatoide; amenorreia lactacional; evita nova gravidez. Além do mais: é mais barata; ajuda na construção do vínculo mãe e filho; 7 ajuda na recuperação do peso pré-gestacional.

8 IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA O BEBÊ Para o bebê, podemos enumerar ainda mais benefícios, já que o leite materno é o principal alimento que ele vai ter por, pelo menos, 6 meses de vida. Entre os benefícios, podemos dizer que a amamentação: 8

9 IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO evita diarreia, mortes infantis, infecção respiratória; diminui o risco de alergias, de hipertensão, colesterol alto e diabetes; reduz as chances de obesidade; é o melhor tipo de nutrição para o bebê, por ser um alimento vindo de um ser da mesma espécie que ele; tem efeito positivo na inteligência da criança; melhora o desenvolvimento da cavidade bucal, devido aos movimentos de sucção e ao formato perfeito do bico do peito da mãe. 9 Ainda, é preciso lembrar que o ser humano não é um robô e que cada corpo funciona de maneira diferente. Assim, todos esses benefícios, seja para a mãe, seja para o bebê, têm boa chance de acontecer, mas não total garantia.

10 COMO AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA

11 COMO AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA 11 Agora que a gente já sabe todos esses benefícios que a amamentação traz para a mãe e para o bebê, nós vamos descrever um pequeno passo a passo para que as mamães de primeira viagem sintam-se mais seguras na hora de alimentar seus filhos. Acompanhe: AS POSIÇÕES DA MÃE Vamos começar descrevendo as melhores posições para que você se sinta confortável na hora de amamentar. Primeiramente, a escolha de qual posição é melhor para aquele momento é sua. Você pode ficar deitada, sentada e até de pé, pois o mais importante aqui é que você e seu bebê se sintam confortáveis.

12 COMO AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA 12 Também existe a opção de dar de mamar recostada. Nesse caso, você vai apoiar o tronco e o pescocinho do neném com uma das mãos, ajudando-o a se aconchegar em seu corpo, com a outra, vai aproximar o bebê do mamilo o ato é tão mágico que você não precisa se preocupar em colocar o bico na boca do nenê, pois ele mesmo vai procurar. Caso você opte por dar de mamar sentada, cruzar as pernas para ter um apoio, ou usar um travesseiro sobre as coxas é uma boa escolha. Com essa base, fica mais fácil posicionar o bebê para mais perto de seu mamilo.

13 COMO AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA A POSIÇÃO DO BEBÊ Depois que você encontrou uma posição legal para você ficar, é hora de colocar o bebê para mamar. Quando oferecer o peito, tenha certeza de que o corpinho do neném está completamente alinhado cabecinha e coluna em linha reta e que ele se encontra inteiramente de frente para o seu corpo. 13 A boca do bebê precisa estar de frente para o mamilo e seu queixo deve tocar o peito da mãe. Com os braços, você vai segurá-lo, apoiando o seu bumbum e corpinho.

14 COMO AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA A HORA DE DAR O PEITO Logo quando o nenê nasce já é hora dar a primeira mamada, seja de parto normal, seja cesárea, pois isso vai ajudar na produção e descida do leite. Depois, em casa, ofereça o peito sempre que o neném quiser, tanto durante o dia quanto durante a noite, pois, quanto mais mamadas acontecerem, mais leite você vai produzir. Durante a mamada, ofereça um peito até seu filho soltar e depois dê o outro. É importante que você não interrompa a ação e deixe que o bebê sugue até finalzinho, pois esse resto de leite é mais rico em gorduras e ajuda no ganho de peso. 14 Depois de satisfeito, o nenê vai soltar o peito e, daí, na próxima mamada, ofereça aquele que ele sugou por último ou que nem chegou a ser mamado, porque é importante que ele o esvazie, para estimular mais produção.

15 COMO AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA 15 O que muitas das mães têm dúvida é sobre a hora de oferecer o peito. Como saber que o neném quer? Espera chorar? Qual é o sinal? Bom, uma comparação interessante para fazer é quando nós vamos a um restaurante. Estimulados pelo cheiro, pela fome e por saber que logo vamos comer, nós começamos a salivar, a levar a mão à boca e a prestar atenção à movimentação do restaurante. Da mesma forma acontece com o bebê. Ele sabe que vai se alimentar a qualquer momento, então esse comportamento também pode ser visto nele. Ele vai levar as mãos à boca e vai ficar com os olhinhos atentos aos movimentos ao seu redor. Assim como acontece com a gente, se a comida demora, nós começamos a murmurar e, não vendo resultado, abrimos a boca para reclamar de fato e podemos até esquecer a fome. Com o neném também é assim, então, não espere que o choro chegue para oferecer o peito, pois seu filho pode estar tão frustrado que nem queira mais o alimento. Isso vai forçar que você primeiro acalme o neném para, daí, oferecer o peito novamente.

16 COMO AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA 16 A HORA DE PARAR Como dissemos, normalmente, o bebê solta o peito sozinho quando satisfeito. Caso você precise interromper a mamada, coloque a ponta do dedo mindinho no canto da boca do nenê para que ele vá soltando sem machucar. Para fazer com que o bebê arrote, a recomendação do Ministério da Saúde é que o membro da família deve apoiar a cabecinha do neném em um dos ombros e massagear as costas bem levemente. Você também pode tentar outra posição ao colocar seu filho sentado em seu colo, inclinando-o para a frente, apoiado no seu braço.

17 COMO AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA ALGUMAS DICAS DE AMAMENTAÇÃO Por último, neste tópico, vamos dar algumas dicas de como colocar o neném no peito e de como saber se a pega está correta. Para colocar o bebê no peito: esteja calma e não apresse o bebê; se o peito estiver muito cheio antes de amamentar, faça uma ordenha manual para amaciar os mamilos; encoste o bico do peito no nenê e deixe que ele se guie; leve o bebê ao peito, não o contrário; evite rachaduras ao deixar que o bebê abocanhe a maior parte da auréola; evite fazer limpezas antes ou depois da amamentação, pois o banho diário já é suficiente; 17 ouça o ritmo de sucção, deglutição e pausa.

18 COMO AMAMENTAR DA MANEIRA CORRETA Para saber se a pega está certinha: a boquinha do neném está bem aberta; os lábios estão viradinhos para fora; como dito, o queixo está encostado no peito da mãe; aréola mais visível em cima que embaixo; 18 a língua do bebê abraça o bico do peito.

19 PROBLEMAS COMUNS NA AMAMENTAÇÃO

20 PROBLEMAS COMUNS NA AMAMENTAÇÃO 20 Até agora, o ato de amamentar está parecendo algo bem fácil. E, para falar a verdade, a dificuldade maior acontece no começo mesmo, quando tudo é muito novo. Depois de pegar o jeito, dar de mamar se torna uma coisa muito natural, porém, existem algumas condições não tão raras que podem dificultar o processo. Veja algumas delas: DOR ENQUANTO AMAMENTA Primeiramente, é preciso diferenciar dor de incômodo. Como o ato de amamentar é um ato novo para você, é muito comum que você sinta que algo diferente está acontecendo, causando um certo desconforto no princípio. Esse é o incômodo. Já a dor é algo maior, que vai fazer você pensar em parar de amamentar se continuar como está e que não é o padrão da amamentação.

21 PROBLEMAS COMUNS NA AMAMENTAÇÃO 21 Se você está sentindo dor ao amamentar, significa que algo está errado (MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2009). Muitas vezes, isso se resolve checando a pega correta do neném. Vendo que tudo está certinho, é hora de começar a investigar outras razões. Disfunções orais do bebê, mamada muito longa e sem fim nutritivo quando o neném começa a apenas brincar com o mamilo, freio de língua curto demais, uso de cosméticos que podem dar alergia, uso de protetor de mamilo, deixar uma superfície úmida durante muito tempo em contato com o peito e uso inadequado de bombas. Tudo isso pode contribuir para que haja dor na hora da mamada. Para evitar que a dor apareça ou caso já possa ser sentida seja sanada, é fundamental que esses fatores sejam trabalhados. Evite os cosméticos, deixe a superfície sempre bem sequinha, evite o uso de protetores e leve seu filho ao pediatra caso note alguma disfunção oral.

22 PROBLEMAS COMUNS NA AMAMENTAÇÃO 22 MASTITE Esse é, provavelmente, um dos maiores medos da lactante. Isso porque a mastite é um tipo de inflamação de um ou mais quadrantes do seio que pode evoluir para uma infecção bacteriana (MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2009). Ela é mais fácil de acontecer durante a segunda e terceira semanas após o parto e normalmente se dá por causa de leite acumulado. Para distinguir a mastite infecciosa da nãoinfecciosa preste atenção se há febre alta, calafrios e mal-estar (sinais de infecção), além dos sintomas comuns como peito dolorido, vermelho e quente. Para evitar que a mastite aconteça, você deve seguir as mesmas recomendações para o leite empedrado, que falaremos sobre no próximo ponto.

23 PROBLEMAS COMUNS NA AMAMENTAÇÃO LEITE EMPEDRADO Ter o leite empedrado é outra preocupação das lactantes, já que, como dito acima, ele pode, em alguns casos, causar a mastite. O leite empedrado acontece também em razão de leite acumulado e esse acúmulo pode acontecer quando não há uma frequência correta na amamentação ou quando o bebê não suga o líquido suficientemente (MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2009). Existem também algumas causas externas, como sutiã apertado e até uso de cremes que entopem alguns poros de saída de leite. 23 Assim, para evitar que isso aconteça, é muito importante que se tenha mamadas frequentes, que se massageie suavemente a região, que se faça ordenha manual ou com bomba elétrica se o neném já não estiver mamando com a frequência costumeira e não use cremes que são próprios para amamentação.

24 CONCLUSÃO

25 CONCLUSÃO Amamentar pode parecer algo difícil quando se olha de fora, pois é um ato que requer, sim, atenção e disposição de toda a família. É legal conhecer seu corpo para identificar qualquer coisa diferente que você sinta, para solucionar eventuais problemas. Pode ser uma coisa muito cansativa no começo, com a livre demanda, mas os benefícios como vimos são tantos, que todo o cansaço vale a pena. 25

26 CONCLUSÃO Após um pouco de tempo, você vai ver que dar o peito não é nada tão assustador e se torna algo muito natural como deve ser depois que se pega o jeito. Você tem total autonomia sobre qual posição é melhor para você e para seu neném, tem a oportunidade de se conhecer melhor, saber a força que você tem. Com isso, não vai ser muito difícil ver que algumas dificuldades são pequenas e passageiras, como tudo na vida. A amamentação é um ato de amor puro, afinal, você vai ser a única fonte de alimento de seu filho durante os primeiros meses de vida e a ligação que se faz com ele durante esse momento é para o resto das suas vidas.

27 rockcontent.com INTRODUÇÃO SOBRE SUA EMPRESA A Dica de Lingerie é uma das especialistas na produção de roupas íntimas exclusivas com foco no público gestante, como é o caso da Camisete e do Body Amamentar ambos sucesso de vendas. Acreditamos que a lingerie é tão importante quanto a roupa que você vestirá, por isso trabalhamos com primazia para melhor atender nossos clientes.

É o fornecimento do leite materno ao recém-nascido diretamente das mamas.

É o fornecimento do leite materno ao recém-nascido diretamente das mamas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Amamentação Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 80 Área de Aplicação: Materno-Infantil Setor: Centro Obstétrico,

Leia mais

Dicas para amamentação Material impresso e distribuído em abril/2011. Código: 7004281. lanolina anidra pura Oferecer o melhor para quem mais merece

Dicas para amamentação Material impresso e distribuído em abril/2011. Código: 7004281. lanolina anidra pura Oferecer o melhor para quem mais merece s para amamentação Material impresso e distribuído em abril/2011. Código: 7004281. lanolina anidra pura Oferecer o melhor para quem mais merece Para o bebê O leite materno é um alimento único, exclusivo

Leia mais

Aleitamento Materno. Profa Fernanda Barboza

Aleitamento Materno. Profa Fernanda Barboza Aleitamento Materno Profa Fernanda Barboza Mama e Produção do Leite Materno 1. Anatomia 2. Prolactina produção do leite 3. Ocitocina ejeção do leite Orientações Aleitamento materno exclusivo seis meses

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO. Amanda Forster Lopes

ALEITAMENTO MATERNO. Amanda Forster Lopes ALEITAMENTO MATERNO Amanda Forster Lopes amanda.flopes@yahoo.com.br Tipos de aleitamento materno Aleitamento materno exclusivo somente LM, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem

Leia mais

Guia Completo Sobre Alimentação Infantil

Guia Completo Sobre Alimentação Infantil Guia Completo Sobre Alimentação Infantil O Segredo para Filhos mais Saudáveis e Felizes Dicas, Mitos e Recomendações Para Crianças de 0 a 5 Anos KARLA ARAÚJO Introdução Mãe, você já se sentiu insegura

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DO ALEITAMENTO MATERNO. Profª Leticia Pedroso

CONCEITOS BÁSICOS DO ALEITAMENTO MATERNO. Profª Leticia Pedroso CONCEITOS BÁSICOS DO ALEITAMENTO MATERNO Profª Leticia Pedroso A amamentação é um ato individual, é uma habilidade que precisa ser aprendida e uma cultura que precisa ser recuperada Os profissionais devem

Leia mais

DESCRIÇÃO DA ESTAÇÃO: AMAMENTAÇÃO

DESCRIÇÃO DA ESTAÇÃO: AMAMENTAÇÃO DESCRIÇÃO DA ESTAÇÃO: AMAMENTAÇÃO Esta estação foi elaborada para avaliar a habilidade do examinado de realizar a ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO do paciente. Situação: mãe de recém nascido de 20 dias vem ao consultório

Leia mais

Aleitamento Materno. Mais benefícios para mamãe e bebê.

Aleitamento Materno. Mais benefícios para mamãe e bebê. Aleitamento Materno Mais benefícios para mamãe e bebê. aleitamento materno O leite materno é o melhor e o mais indicado alimento para o bebê. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde

Leia mais

Recomendações Para Gestantes e Recém-natos

Recomendações Para Gestantes e Recém-natos Recomendações Para Gestantes e Recém-natos Amamentar é um ato de amor e carinho Protege o bebê contra infecções, tanto por ser rico em fatores de defesa, como por não necessitar de bicos artificiais que

Leia mais

Aleitamento Materno. Como tem sido a prática do aleitamento materno em Portugal?

Aleitamento Materno. Como tem sido a prática do aleitamento materno em Portugal? Aleitamento Materno Como tem sido a prática do aleitamento materno em Portugal? Em Portugal o aleitamento materno teve uma evolução semelhante à de outros países europeus. A industrialização, a II Guerra

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem. Título. Assistência de Enfermagem no Manejo da Mastite

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem. Título. Assistência de Enfermagem no Manejo da Mastite Procedimento Operacional Padrão (POP) POP NEPEN/DE/HU Assistência de Enfermagem Título Assistência de Enfermagem no Manejo da Mastite Versão: 01 Próxima revisão: 2017 Elaborado por: Luciana Bueno Xavier

Leia mais

FALANDO EM AMAMENTAÇÃO

FALANDO EM AMAMENTAÇÃO 988 FALANDO EM AMAMENTAÇÃO Área temática: Saúde Coordenador da Ação: Sheila Tamanini de Almeida 1 Autores: Alexia D. F. da Rocha², Amanda Faleiro², Gabriele A. F. de Elly 2, Julia S. de Oliveira², Liandra

Leia mais

Para que o seu bebê receba alta é necessário avaliar alguns critérios como:

Para que o seu bebê receba alta é necessário avaliar alguns critérios como: 1 Apresentação A alta hospitalar após o parto é um momento que costuma gerar insegurança nos pais, inclusive aqueles que já tiveram outros filhos. Tirar o bebê do ambiente controlado do hospital, onde

Leia mais

Aleitamento materno. Amamentação o melhor começo...

Aleitamento materno. Amamentação o melhor começo... Aleitamento materno Amamentação o melhor começo... Profª Sandra Teles Enfª Obstetra Consultora Internacional em Amamentação IBCLC Whatsapp: (11) 96433-5200 Email: proalactacao@gmail.com Site: casadaamamentacao.com

Leia mais

Ebook. Guia de. Amamentação parte I.

Ebook. Guia de. Amamentação parte I. Ebook www.gerandosaude.com.br Mais que gerar um vínculo muito forte de amor e confiança, a amamentação tem um impacto direto e altamente positivo na saúde do bebê. Por saber dos inúmeros benefícios dessa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E LICENCIATURA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E LICENCIATURA HARA ALMEIDA COSTA KARINA MEDEIROS DE DEUS HENRIQUES RODRIGO PERNAS CUNHA BENEFÍCIOS

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Como cuidar do sorriso de seus filhos A criança que aprende a tratar dos dentes (e da boca) desde cedo, vai manter este hábito por toda a vida. Para fazer o jovem levar

Leia mais

Materno. Guia de Aleitamento. Operadora Rua Osvaldo Aranha, Montenegro Fone:

Materno. Guia de Aleitamento. Operadora Rua Osvaldo Aranha, Montenegro Fone: Guia de Aleitamento Materno Operadora Rua Osvaldo Aranha, 1315 - Montenegro Fone: 3649.8900 Hospital Unimed Vale do Caí Av. Júlio Renner, 450 Montenegro Fone: 3632.0900 SOS Unimed 0800 541 0900 Mod 136

Leia mais

0 0

0 0 0 0 1 7 FORMAS DE CUIDAR DA SUA MÃE MESMO ESTANDO DISTANTE Muitas vezes em nosso cotidiano sempre corrido e cheio de afazeres, fica complicado, dar atenção a amigos ou conhecidos, sobretudo à família,

Leia mais

0

0 0 1 7 FORMAS DE CUIDAR DA SUA MÃE MESMO ESTANDO DISTANTE Muitas vezes em nosso cotidiano sempre corrido e cheio de afazeres, fica complicado, dar atenção a amigos ou conhecidos, sobretudo à família, muitas

Leia mais

PLANO DE MATERNIDADE

PLANO DE MATERNIDADE PLANO DE MATERNIDADE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO INSTRUÇÕES GERAIS Este Plano deverá ser preenchido no momento da decisão de ser tornar mãe. Ele é irrevogável. Responda com mente e coração bem abertos. Responda

Leia mais

15 CUIDADOS EXTREMAMENTE IMPORTANTES QUE O SEU BEBÊ NECESSITA

15 CUIDADOS EXTREMAMENTE IMPORTANTES QUE O SEU BEBÊ NECESSITA 15 CUIDADOS EXTREMAMENTE IMPORTANTES QUE O SEU BEBÊ NECESSITA SUMÁRIO Texto sobre 01 15 cuidados extremamente importantes que seu bebê necessita 02 Amamentação: importantíssima para o bebe 03 Cólicas:

Leia mais

Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento www.young-dementia-guide.pt Cuidar de Si Técnicas de Relaxamento Portugal 2017 2/6 Indíce 1 -...3 2 - Exercícios para os ombros e pescoço...3 3 - Viagem imaginária para um lugar de relaxamento...4 3/6

Leia mais

Marcas que a gravidez nos dá : Estrias

Marcas que a gravidez nos dá : Estrias Marcas que a gravidez nos dá : Estrias Nesta e-book, de 5 textos, falaremos das tão temidas estrias, da flacidez nos seios e a cicatriz da cesárea, todas as transformações que acontecem no corpo das mamães

Leia mais

ODONTOLOGIA I. Projeto Sorriso - Higiene bucal

ODONTOLOGIA I. Projeto Sorriso - Higiene bucal ODONTOLOGIA I Projeto Sorriso - Higiene bucal ÍNDICE Apresentação... 04 Conhecendo o dente... 06 Placa Bacteriana... 06 Tártaro... 07 Cáries... 07 Canal... 08 Extração... 08 Cuidados com a saúde bucal

Leia mais

INTERCORRÊNCIAS NA AMAMENTAÇÃO E DEPRESSÃO PÓS -PARTO ANA PAULA ALMEIDA BRITO

INTERCORRÊNCIAS NA AMAMENTAÇÃO E DEPRESSÃO PÓS -PARTO ANA PAULA ALMEIDA BRITO INTERCORRÊNCIAS NA AMAMENTAÇÃO E DEPRESSÃO PÓS -PARTO ANA PAULA ALMEIDA BRITO Aleitamento materno Preconizado mundialmente como uma forma ótima de proporcionar nutrição adequada à criança, para o seu crescimento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO. Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê!

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO. Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê! A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê! IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Sabemos que o começo do processo de amamentação nem sempre é fácil. Ele ocorre em um momento

Leia mais

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Dica: Para que a massagem seja eficaz tudo vai depender da pressão dos dedos e dos movimentos feitos de forma correta. Primeiro vamos falar

Leia mais

Desenvolvimento - 0 a 6 meses

Desenvolvimento - 0 a 6 meses Desenvolvimento - 0 a 6 meses 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Os pais sempre tem curiosidade em saber quando o seu filho vai sentar, andar, falar, brincar e pular, isso porque ficamos felizes e tranquilos

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM. Prof. Rivaldo lira

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM. Prof. Rivaldo lira ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM Prof. Rivaldo lira ALEITAMENTO MATERNO AM Exclusivo: só leite materno AM Predominante: leite materno + água, chás, sucos AM Complementado: leite materno + outros alimentos sólidos

Leia mais

OdontoPrev. Sorria: você está sendo bem cuidado.

OdontoPrev. Sorria: você está sendo bem cuidado. OdontoPrev Sorria: você está sendo bem cuidado. Dicas OdontoPrev para um sorriso perfeito INTRODUÇÃO Por um sorriso mais saudável e bonito! É A OdontoPrev quer ver você saindo por aí com um sorrisão estampado

Leia mais

PAULO doenc ' a. de pompe

PAULO doenc ' a. de pompe PAULO doenc ' a e a de pompe Olá, o meu nome é PAULO e tenho 8 anos! Vivo nesta quinta com os meus pais e o meu irmão mais novo, o PeDRO. Temos muitas vacas e galinhas e outros animais Nas férias de verão,

Leia mais

Parceria de Pai: Dicas e orientações para você aproveitar a paternidade por completo

Parceria de Pai: Dicas e orientações para você aproveitar a paternidade por completo PAPAI CONSCIENTE Parceria de Pai: Dicas e orientações para você aproveitar a paternidade por completo SUMÁRIO Carinho: a palavra da vez!...03 Se mostre interessado...04 Abandone antigos hábitos...04 É

Leia mais

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama,

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, CAPÍTULO UM Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, aconchegar-se debaixo das suas cobertas, fechar os olhos e adormecer sem nenhuma agitação ou medo? Sem ouvir barulhos ou pensar

Leia mais

PROMOVENDO O ALEITAMENTO MATERNO

PROMOVENDO O ALEITAMENTO MATERNO VANTAGENS PARA O BEBÊ ALBUM SERIADO: PROMOVENDO O ALEITAMENTO MATERNO Társia Araújo Nutricionista/CRN 36669 Alimento completo; Proteção contra doenças infectocontagiosas e alergias; Limpo e pronto; Amor

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

Vínculo entre mãe e bebê

Vínculo entre mãe e bebê Vínculo mãe/bebê Vínculo entre mãe e bebê Tenha uma idéia audaciosa hoje. Amanhã ela já não será nova. O bebê precisa reconhecer quem cuida dele, por isso, precisa ser cuidado sempre pela mesma pessoa.

Leia mais

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Semana Mundial do Aleitamento Materno EXPOSIÇÃO PROMOÇÃO, PROTECÇÃO E APOIO DO ALEITAMENTO MATERNO Semana Mundial do Aleitamento Materno (3 a 9 de Outubro) Visite a exposição nos dias 3, 4, 6 e 7 de Outubro de 2011 A Equipa de Enfermagem Materno

Leia mais

ANEXO nº 05 - Protocolo de Aleitamento Materno

ANEXO nº 05 - Protocolo de Aleitamento Materno ANEXO nº 05 - Protocolo de Aleitamento Materno Dra. Claudia Maria Monteiro Sampaio 6 I - Introdução O leite materno é o melhor alimento para o bebê tanto do ponto de vista nutricional como na prevenção

Leia mais

COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE

COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE Técnicas faceis de executar para queimar gordura localizadae Como queimar gordura localizada facilmente O SEGREDO FOI REVELADO: Aprenda a queimar aquela gordura

Leia mais

Roupas para gestantes. Quais são as roupas certas para usar durante a gravidez? Pag 3. Escolha roupas leves e confortáveis. Pag4

Roupas para gestantes. Quais são as roupas certas para usar durante a gravidez? Pag 3. Escolha roupas leves e confortáveis. Pag4 Índice Quais são as roupas certas para usar durante a gravidez? Pag 3 Escolha roupas leves e confortáveis. Pag4 Comprar roupas? Pág 6 Itens que não podem faltar Pág 10 Resumindo... Pág 11 somamaefaz.com.br

Leia mais

A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao tamanho origina: Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao tamanho origina: Albert Einstein A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao tamanho origina: Albert Einstein Vantagens do leite materno. Para o bebê: Dicas sobre aleitamento materno exclusivo. O leite materno é o alimento

Leia mais

CURSO DE(D)EPILAÇÃO TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING PARA OS CLIENTES M Y W A X I N G S E C R E T S

CURSO DE(D)EPILAÇÃO TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING PARA OS CLIENTES M Y W A X I N G S E C R E T S CURSO DE(D)EPILAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO BRAZILIAN WAXING M Y W A X I N G S E C R E T S TEORIA AULA 12 GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA OS CLIENTES CUIDADOS PRÉ E PÓS (D)EPILAÇÃO Também deve ser parte da depilação profissional

Leia mais

9 a 12 MESES de idade

9 a 12 MESES de idade Dr(a) Para 9 a 12 MESES de idade ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DO SEU BEBÊ LINGUAGEM Presta mais atenção ao que se fala. Balbucia com inflexão (como se quizesse falar). Tenta imitar palavras. Entende o não,

Leia mais

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER MEU TEMPO É PRECIOSO ROTINA INSANA CAOS COMIDA PARA FAZER CASA PARA LIMPAR FILHOS PARA CUIDAR TRABALHO COMO SER ORGANIZADA? Processo que

Leia mais

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula

Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula Bem-estar do professor Oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula A rotina de quem ensina exige cuidados com a coluna e com a musculatura corporal. Veja como implementar estes cuidados

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

Bebês que dormem pouco podem sofrer com sobrepeso no futuro, diz estudo Veja dicas para ajudar seu filho a dormir melhor

Bebês que dormem pouco podem sofrer com sobrepeso no futuro, diz estudo Veja dicas para ajudar seu filho a dormir melhor Bebês que dormem pouco podem sofrer com sobrepeso no futuro, diz estudo Veja dicas para ajudar seu filho a dormir melhor Matéria publicada em 07 de Junho de 2014 Tem coisa melhor que uma noite bem dormida?

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ENGASGAMENTO Engasgamento Engasgamento é a obstrução das vias aéreas por corpo estranho sólido ou líquido: Leite; Vômito; Sangue; Resto de alimento; Outros fluidos. Técnicas

Leia mais

01/02/2013 ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM. Recomendação Internacional SEQÜÊNCIA DE UMA PEGA CORRETA. ALEITAMENTO MATERNO AM Exclusivo: só leite materno

01/02/2013 ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM. Recomendação Internacional SEQÜÊNCIA DE UMA PEGA CORRETA. ALEITAMENTO MATERNO AM Exclusivo: só leite materno ALEITAMENTO MATERNO AM Exclusivo: só leite materno AM Predominante: leite materno + água, chás, sucos AM Complementado: leite materno + outros alimentos sólidos ou líquidos ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM Prof.

Leia mais

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO Conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

Forte para a vida. Encontro Educacional 5. Atividade física de fortalecimento muscular Confira os benefícios a saúde

Forte para a vida. Encontro Educacional 5. Atividade física de fortalecimento muscular Confira os benefícios a saúde Forte para a vida Encontro Educacional 5 Este encontro apresenta Atividade física de fortalecimento muscular Confira os benefícios a saúde Sugestão de exercícios para trabalhar todas as partes do corpo

Leia mais

A Revista MedABC é um informativo mensal da Fundação do ABC/Faculdade de Medicina do ABC, de distribuição gratuita e tiragem de exemplares.

A Revista MedABC é um informativo mensal da Fundação do ABC/Faculdade de Medicina do ABC, de distribuição gratuita e tiragem de exemplares. Informativo Mensal da Faculdade de Medicina do ABC Ano II - Nº 14 - AGOSTO DE 2016 Aleitamento materno, um ato de amor. Sob essa temática, a Revista Med- ABC traz neste mês de agosto um número especial

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Capítulo 2 Alimentação consciente e alimentação intuitiva Você vai saber mais sobre: 1. Por que a alimentação consciente e intuitiva pode ajudar a administrar o diabetes 2. Alimentação consciente a. O

Leia mais

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê.

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. O preparo da mama durante a gestação pode ser feito a partir do 6º mês, com banho de sol que fortalece os mamilos e

Leia mais

COMO MELHORAR A SUA CALIGRAFIA

COMO MELHORAR A SUA CALIGRAFIA CALIGRAFIA COMO MELHORAR A SUA CALIGRAFIA Uma caligrafia ruim pode ser constrangedora e chegar a afetar a sua vida acadêmica e profissional. Vamos conhecer algumas dicas para melhor sua caligrafia? Boa

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES COM BEBÊS OU CRIANÇAS DE COLO BEBÊS, CRIANÇAS de COLO e em fase de ENGATI- NHAMENTO requerem cuidados especiais por parte dos pais e babás. Apesar do desenvolvimento

Leia mais

Travesseiro e comer demais a noite influenciam no sono Sáb, 09 de Junho de :19 - Última atualização Sáb, 09 de Junho de :36

Travesseiro e comer demais a noite influenciam no sono Sáb, 09 de Junho de :19 - Última atualização Sáb, 09 de Junho de :36 Dormir bem é fundamental para realizar as atividades do dia a dia com mais ânimo e prazer. Mas ter uma boa noite de sono não depende só da gente, principalmente quando se trata de mulheres grávidas ou

Leia mais

A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal

A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal A Gravidez e a Doença Inflamatória Intestinal Índice Introdução...03 À espera da cegonha...04 Peito ou mamadeira?...05 Alimentação na gestação...08 Introdução A gravidez não é uma fase fácil. Durante este

Leia mais

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR!

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! Manual do Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! O laboratório Labovet trabalha desde 1991 na produção de medicamentos e produtos de higiene para animais pet,

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

Processo de desmame é natural e deve ser escolha do bebê

Processo de desmame é natural e deve ser escolha do bebê Processo de desmame é natural e deve ser escolha do bebê O desmame natural propicia uma transição mais tranquila, menos estressante para mãe e filho. Fique atento aos sinais da criança O leite materno

Leia mais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Habilidades de cuidados pessoais são tarefas diárias realizadas para se preparar para participar de atividades

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA PROMOÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO

CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA PROMOÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA PROMOÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO Thaila Carla Freire de Oliveira; Vanessa Pereira Marques; Juliana Araújo do Nascimento; Bruno César Gomes Fernandes;

Leia mais

Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico

Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico 1 - O que é Refluxo Gastroesofágico (RGE)? R: Refluxo Gastroesofágico é a volta do conteúdo do estômago para o esôfago devido ao mau funcionamento de

Leia mais

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Preparativos Para a massagem você vai precisar de: - um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado pode ser óleo

Leia mais

VIVÊNCIAS DA AMAMENTAÇÃO NUM GRUPO DE MÃES ADOLESCENTES. Ana Flores Goreti Pereira Isabel Teixeira

VIVÊNCIAS DA AMAMENTAÇÃO NUM GRUPO DE MÃES ADOLESCENTES. Ana Flores Goreti Pereira Isabel Teixeira VIVÊNCIAS DA AMAMENTAÇÃO NUM GRUPO DE MÃES ADOLESCENTES Ana Flores Goreti Pereira Isabel Teixeira Fundamentação Teórica A amamentação. A adolescente e a amamentação. Promoção da amamentação na adolescência.

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física Atividade física Uma vida mais ativa faz você se sentir melhor e mais saudável em qualquer idade. O segredo para isso é encontrar

Leia mais

CARTILHA DE AMAMENTAÇÃO

CARTILHA DE AMAMENTAÇÃO CARTILHA DE AMAMENTAÇÃO ÍNDICE Introdução... 3 Leite materno - o alimento ideal para o bebê... 4 Vantagens da amamentação para mamãe e bebê... 5 O que há no leite materno?... 6 O recém-nascido também deve

Leia mais

ALGUMAS ALTERAÇÕES. As mamas aumentam e podem causar dores a região escapular. cardíaco tem o pico nesse período. A respiração fica mais acelerada.

ALGUMAS ALTERAÇÕES. As mamas aumentam e podem causar dores a região escapular. cardíaco tem o pico nesse período. A respiração fica mais acelerada. PILATES NA GRAVIDEZ ALGUMAS ALTERAÇÕES 1º trimestre: as mulheres podem sentir os mesmos sintomas da TPM, mas de uma maneira mais forte. As mamas começam a crescer, a vontade de urinar fica mais constante

Leia mais

Aleitamento Materno. M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia

Aleitamento Materno. M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Aleitamento Materno M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Profª Viviane Marques Preparação da Mama Exposição da pele da mama ao sol é uma recomendação

Leia mais

Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige.

Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige. COMO TOCAR SANFONA COMO TOCAR SANFONA Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige. Portanto, se você for iniciante e quiser

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS www.mulheres.fitness AGACHAMENTO COM MOVIMENTO CURTO EMBAIXO 1 - Fique em pé com os pés posicionados

Leia mais

MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA

MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA ÍNDICE MÓDULO 6 Aula 6.0 - Bem Vindo...02 Aula 6.1 - Arranjos de Mesa com Cachepô...03 Aula 6.2 - Arranjos de Mesa com Base em Acetato...05 Aula 6.3 - Arranjos de Mesa com Balão

Leia mais

Dicas para o Desfralde

Dicas para o Desfralde Dicas para o Desfralde sem bicho de 7 cabeças Autor Escola 14 Bis Capa e Diagramação Patrícia Kerr Todos os direitos reservados à Escola 14 Bis Rua Francisco Otaviano, 329 - Jd. Chapadão Campinas - SP

Leia mais

PREENCHEDOR DE RUGAS VOLU-FILL TIMEWISE REPAIR

PREENCHEDOR DE RUGAS VOLU-FILL TIMEWISE REPAIR PREENCHEDOR DE RUGAS VOLU-FILL TIMEWISE REPAIR BENEFÍCIOS DO PRODUTO Preocupada com as rugas? Não mais! Preenche imediatamente as rugas profundas e melhora a aparência destas com uso continuo do produto

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

Ensinamentos de Bruce Lee aos baixistas

Ensinamentos de Bruce Lee aos baixistas Ensinamentos de Bruce Lee aos baixistas 10 Insights do livro O Tao do Jeet Kune Do adaptados ao universo do contrabaixo Sempre fui fã de artes marciais mesmo não tendo me ingressado pra valer em nenhuma

Leia mais

Manual desenvolvido pelas seguintes autoras:

Manual desenvolvido pelas seguintes autoras: Manual desenvolvido pelas seguintes autoras: Rosana Prado-Oliveira Jeniffer Dutka Ilza Lazarini Marques Desenhos de Tarcila Lima da Costa Diagramação e adaptação das figuras por Douglas Casoto e Lucas

Leia mais

Amamentação: sobrevivência infantil e. qualidade de. vida. 2 Nutricionista Materno Infantil Rejane Radunz

Amamentação: sobrevivência infantil e. qualidade de. vida. 2 Nutricionista Materno Infantil Rejane Radunz Amamentação: sobrevivência infantil e qualidade de vida 1 2 Nutricionista Materno Infantil Rejane Radunz PROMOVENDO O ALEITAMENTO MATERNO POR QUE A AMAMENTAÇÃO É IMPORTANTE? A Organização Mundial da Saúde

Leia mais

Parto Normal. A importância de conhecer as vantagens.

Parto Normal. A importância de conhecer as vantagens. Parto Normal A importância de conhecer as vantagens. PARTO NORMAL Ser mãe é ter o prazer de se sentir especial não só durante os nove meses de gestação, mas pelo resto da vida. O momento do nascimento

Leia mais

Cuidados pós alta hospitalar no AVC

Cuidados pós alta hospitalar no AVC Educação em Saúde VOL. 67 Cuidados pós alta hospitalar no AVC Orientações para trocas de postura e posicionamento Cuidados pós alta hospitalar no AVC Orientações para trocas de postura e posicionamento

Leia mais

Boas vindas a você que busca a realização dos seus sonhos! NSD Andrea Ponte Rocha

Boas vindas a você que busca a realização dos seus sonhos! NSD Andrea Ponte Rocha Boas vindas a você que busca a realização dos seus sonhos! NSD Andrea Ponte Rocha A Nossa Companhia Em 13 de setembro de 1963, Mary Kay Ash funda a Mary Kay Inc. na cidade de Dallas - Texas, Estados Unidos.

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS VEJA O VÍDEO ORIGINAL Ter um bumbum bem grande, torneado e redondinho faz com que qualquer roupa

Leia mais

Para pensares em grande.

Para pensares em grande. PEQUENO LIVRO SAÚDE 24 Para pensares em grande. Conselhos de Saúde Telefones úteis Livro 12x17,5cm.indd 1 09/02/20 17:14:21 Autocolantes Saúde 24 Vais encontrar dentro do livro uma folha com autocolantes.

Leia mais

Orientações sobre Aleitamento Materno e Pós-Parto

Orientações sobre Aleitamento Materno e Pós-Parto Orientações sobre Aleitamento Materno e Pós-Parto Realização: Índice Cuidados com o bebê... Saúde da mulher... 4 Aspectos emocionais do período pós-parto... 5 Porque o leite materno é bom... 6 Quais as

Leia mais

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL Luciana Justino A Música Litúrgica na Santa Missa www.lucianajustino.com.br Acesse o artigo sobre aquecimento vocal aqui. PRIMEIRA FASE: AQUECIMENTO CORPORAL AQUECIMENTO GERAL

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO: desmame precoce

ALEITAMENTO MATERNO: desmame precoce ALEITAMENTO MATERNO: desmame precoce Joyce Lorrany Lacerda de Mesquita 1 Frederico Witier Mazzonetto 2 Giselda Martins Romero 3 RESUMO O aleitamento materno constitui um dos pilares fundamentais para a

Leia mais

O LEITE IDEAL PARA O RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO E A TRANSIÇÃO DA SONDA PARA O PEITO

O LEITE IDEAL PARA O RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO E A TRANSIÇÃO DA SONDA PARA O PEITO ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO Da sonda para o peito e do peito para a vida inteira Introdução O avanço da neonatologia e o advento das unidades neonatais tem aumentado significativamente a sobrevida de recém-nascidos

Leia mais

Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho?

Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho? Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho? A motricidade A alimentação Os cuidados de higiene e a autonomia A comunicação e linguagem A educação e o desenvolvimento da criança A Motricidade A colaboração

Leia mais

COMO AMAMENTAR SEU FILHO

COMO AMAMENTAR SEU FILHO COMO AMAMENTAR SEU FILHO Cabeça e corpinho do bebê ficam alinhados em uma mesma reta. Barriga do bebê fica encostada na barriga da mãe. Apoiar o bumbum do bebê. Mãe segura a mama com seu dedão acima da

Leia mais

ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO

ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO ARTE DE CAPA: LUK CRISTÓVÃO INSTRUMENTOS DE SOPRO AMARILDO NASCIMENTO Sumário INTRODUÇÃO... 2 RESPIRAÇÃO... 3 EXERCÍCIOS... 7 CONCLUSÃO... 11 BIBLIOGRAFIA... 12 1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM CRIANÇAS MITOS E VERDADES

REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM CRIANÇAS MITOS E VERDADES REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM CRIANÇAS MITOS E VERDADES 1 O QUE É REFLUXO GASTROESOFÁGICO? O refluxo gastroesofágico (RGE) é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, órgão que funciona como um tubo

Leia mais

Alimentação no primeiro ano de vida

Alimentação no primeiro ano de vida Alimentação no primeiro ano de vida Dedico este e-book ao meu filho Lucas Cassiano, que trouxe uma incrível luz para os meus dias, revelando o melhor de mim. Capítulo 1: Gestação A gestação é a etapa da

Leia mais