OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê."

Transcrição

1

2 OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê.

3 O preparo da mama durante a gestação pode ser feito a partir do 6º mês, com banho de sol que fortalece os mamilos e pode ser tomado no início da manhã e fim da tarde, 15 min. A mulher deve pegar um sutiã e abrir buracos que dêem para passar auréolas e todo o bico, usando durante a gravidez e no período de amamentação, ele evita que os seios fiquem flácidos (mas ele não deve ser apertado); o bico fica roçando na roupa, isto fortalece a pele o que é um bom exercício.

4 CONHECENDO O PRÓPRIO PEITO O peito por fora é formado do bico e da aréola (parte escura). Por dentro o peito pode ser imaginado como um conjunto de 18 a 20 cachos de uva pequenos. Estas uvas que fabricam o leite, estão ligados a canais (canudos) por onde o leite passa até chegar aos depósitos que se encontram sob a aréola. Este leite sai do depósito por furinhos do bico (18 a 20 em cada peito).

5 TIPOS DE BICO normal plano invertido

6 As mulheres com bico plano ou invertido devem fazer exercícios para formar o bico.

7 COMO SE PRODUZ O LEITE? O leite é produzido porque o bebê suga. Quando o bebê suga, as terminações nervosas do peito são estimuladas e a mensagem é recebida pelo cérebro como se o bebê estivesse com fome, ou seja, pedindo leite; assim a ordem é mandada para as glândulas produtoras de leite fazerem seu trabalho. Ao mesmo tempo, o útero também recebe ordem e contrair.

8 Toda mulher pode produzir leite, independente do tamanho das mamas. Não existe leite fraco, cada mãe produz o melhor leite para as necessidades específicas de seu filho.

9 O leite não seca, para aumentar a produção a mãe deve: a) Beber muita água b) Colocar a criança para mamar (livre demanda)

10 c) Fazer massagens em círculos, passando os 4 dedos de cima para baixo e balançando as mamas.

11 COMO É O LEITE? O colostro é o leite dos primeiros dias após o parto, apresenta se amarelado e em menor quantidade mas o suficiente para proteger o bebê contra as doenças (vacina) e nutrí lo, também ajuda a amadurecer o intestino e eliminar mais rápido as primeiras fezes do bebê (mecônio) QUANDO AMAMENTAR? Assim que o bebê nasce deve mamar na sala de parto isto estimulará a produção de leite e o bebê se sentirá mais seguro em contato com a mãe.

12 O IDEAL É QUE A MÃE E O BEBÊ FIQUEM JUNTOS (ALOJAMENTO CONJUNTO). VANTAGENS: 1 menor risco de infecções 2 aumenta o elo entre mãe e filho 3 bebê mais tranqüilo e seguro 4 a mãe recebe orientações e treinamento quanto aos cuidados com o seu bebê, o que facilitará sua ida para casa com segurança.

13 COMO AMAMENTAR? O banho deve ser diário e a lavagem das mãos com água e sabão, os peitos devem ser lavados com água corrente, para não retirar a lubrificação natural dos mamilos que protege contra fissuras (rachaduras) A limpeza do peito antes e após as mamadas deve ser feita com o próprio leite materno. Não use cremes, óleos, álcool, sabonetes ou pomadas.

14 POR QUE AMAMENTAR? a Vantagens para o bebê: o bebê cresce mais saudável, seguro e forte. o leite protege contra diarréias, gripe, infecções e alergias. o bebê tem menos cólicas, diarréias e constipações.

15 É PROIBIDO À MÃE... a Fazer uso de medicamentos sem orientação médica b Fazer uso de : cigarros, bebida alcoólica, drogas... DURANTE A AMAMENTAÇÃO.

16 Nunca ofereça mamadeira ao bebê já que ele fica satisfeito mamando no peito. Em situações especiais em que a mãe não possa amamentar utilize uma xícara ou colher para oferecer o leite tirado, congelado e aquecido em banho maria, com isso não corre o risco do bebê recusar o peito.

17 A mãe deve oferecer os dois peitos numa mesma mamada, iniciando pelo peito sugado por último na mamada anterior. Isto estimula a produção por igual dos dois lados e permite que o leite posterior (rico em gorduras) seja bem aproveitado pelo bebê e tenha um bom ganho de peso. A cor do leite pode variar do branco mais aguado ao branco mais leitoso ; tanto um quanto o outro é bom para a criança. O leite mais aguado é fabricado entre as mamadas e o leitoso no ato da sucção. Depois da mamada a mãe deve colocar o bebê na posição vertical no ombro para ele arrotar.

18 O bebê deve ficar de frente com a barriguinha encostada na barriga da mãe. A pega do bebê é importante para que a sucção ocorra de forma eficiente e não cause fissuras (rachaduras) do peito da mãe, para isso o bebê deve abocanhar parte da aréola e não somente o bico. Quando ocorre a pega correta o bebê não larga facilmente (forma se um vácuo); para interromper a mamada, deve se introduzir o dedo mínimo no céu da boca e assim se soltará facilmente.

19 A boa posição da mãe ajuda a evitar problemas no peito, mantém uma boa produção de leite e diminui as cólicas do bebê. A mãe pode amamentar: encostada sentada

20 O leite materno é um estímulo para os sentidos: olfato, tato, visão e audição; permitindo um desenvolvimento pleno das capacidades do bebê. O leite materno ajuda num melhor desenvolvimento do cérebro e dos nervos, porque contém substâncias especiais que os outros leites não contêm. O leite da mãe é para o bebê, o leite de vaca é para o bezerro.

21 b) Vantagens para a mãe A mãe que dá de mamar economiza: trabalho tempo dinheiro

22 O útero da mãe volta mais rápido ao tamanho normal depois do parto. A mãe tem menos hemorragia menos anemia. Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer: peito e ovários A mãe que dá peito aprende a conhecer mais facilmente as necessidades de seu bebê como: fome, frio, calor, dor e necessidade de carinho.

23 c) Vantagens para família A família se sente mais feliz e mais unida porque tem: menos choro menos doenças menos gastos

24 PROCURE SEMPRE OS AMIGOS DO BEBÊ