Plataformas abertas e Wikipédia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plataformas abertas e Wikipédia"

Transcrição

1 Plataformas abertas e Wikipédia Escola de Comunicações e Artes Departamento de Biblioteconomia e Documentação Recursos Informacionais II Discentes: Beatriz Teixeira N USP: 6437 Marina Correia Dantas N USP: Docente: Profª Dra. Brasilina Passarelli

2 Introdução Plataformas O conceito de Plataforma de Software é um conceito que tem evoluído ao longo da história, proporcionando em cada momento uma abstração cada vez maior das capacidades sobre as quais qualquer aplicação de software se apóia, seja na área dos sistemas de informação ou na área dos serviços de telecomunicações.

3 Introdução Plataformas capacidade de processamento: a plataforma proporcionará um modelo que estabeleça quais entidades compõem uma aplicação e como se gerencia seu ciclo de vida (criação, início/ativação, execução, parada/desativação e destruição). capacidade de armazenamento: a plataforma proporcionará um modelo que estabeleça como guardar, recuperar e administrar dados que representem os estados das entidades da aplicação ou que estas entidades devam manipular.

4 Introdução Plataformas capacidade de conectividade: a plataforma proporcionará um modelo que estabeleça tanto a forma de localizar entidades da aplicação em um ambiente distribuído, como a forma em que estas entidades podem comunicar-se e cooperar com o objetivo de implementar a funcionalidade da aplicação. capacidade de interação com o usuário final: a plataforma proporcionará um modelo que estabeleça canais de acesso à funcionalidade da aplicação por parte do usuário através de distintos tipos de terminais

5 Plataforma Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. No contexto da informática, plataforma é o padrão de um processo operacional ou de um computador. É uma expressão utilizada para denominar a tecnologia empregada em determinada infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI) ou telecomunicações, garantindo facilidade de integração dos diversos elementos dessa infra-estrutura.

6 Plataformas abertas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre (em inglês) Uma plataforma aberta descreve um sistema de software que publica interfaces de programação externa, que permitem utilizar o software para funcionar em outras maneiras de o programador original destinase, sem necessidade de modificação do código-fonte. Usando estas interfaces, geralmente conhecido como Application Programming Interface (API), uma terceira parte pode integra-se com a plataforma para adicionar funcionalidade. Uma plataforma aberta não significa que é Open Source. Uma Plataforma Aberta pode ser composto por componentes de software ou módulos que são comerciais ou open source, ou ambos.

7 Plataformas abertas Uma plataforma aberta significa que o vendedor permite e, talvez, suporte, a capacidade de fazer isso. Usando uma plataforma aberta que um desenvolvedor pode adicionar recursos ou funcionalidades que a plataforma fornecedor não ter cumprido ou não tinham concebido. Uma plataforma aberta pode permitir que o desenvolvedor de mudar a funcionalidade existente.

8 Plataformas abertas: exemplos Comunidades virtuais: Stoa, Orkut, Facebook; Compartilhamento de vídeos: Youtube, Videolog, DotSub; Diretório Aberto: ODP ou Dmoz ( Directory Mozilla), Firefox, Open Office; Softwares livres: Linux, Firefox, Br Office; Sistemas Wiki: Wikipédia, Wikcionário, Wikiquote, Wikilivros, Wikisource,Wikimedia Commons, Wikispecies, Wikinews e Wikiversidade.

9 Linux

10 Linux Linux criação Primeiras versões Constantes Inovações Distribuição Segurança Site:

11 Interface do Linux 2.6

12 Windows x Linux O Windows é mais fácil de ser administrado, as extensões para um server Windows já estão presentes na maioria dos programas de edição de homepages e de aplicativos web, mas são mais propensos a ataques externos. Já um servidor Linux é mais difícil de ser configurado e administrado, mas aguenta mais o tranco do que o Windows, não é tão vulnerável a ataques (um server Linux mal configurado é 200 vezes mais seguro que um servidor Windows todo cheio de proteção).

13 Mozilla Firefox

14 FIREFOX Origem: Do código do Nestcape, derivou o Mozilla Firefox, também desenvolvido pela Fundação Mozilla, que atualmente é o segundo navegador mais popular entre os usuários, após o Internet Explorer. História: Evolução, Nome Marca e identidade visual

15 FIREFOX - Curiosidade Existe uma extensão para o Mozilla Firefox que, após instalada, disponibiliza um menu de contexto orientado para a Wikipédia. A extensão chama-se "wikipédia" e pode ser obtida na página de extensões do Firefox. Existe, ainda, uma outra extensão. Ao acessar qualquer site da wikipédia após te-la instalado, aparece uma nova barra de ferramentas no Firefox, com diversas opções que facilitam os editores da Wikipédia.

16 Plataformas abertas: vantagens "...open technologies have a kind of secret weapon: the flexibility and power that comes from decentralization." (Lee, Timothy B. The Perpetual Peril of Open Platforms) Tem maior possibilidade de troca de informação num meio mais seguro no ambiente digital. Oferece a possibilidade de que o próprio usuario faça suas configurações e atenda suas necessidades de forma mais eficaz.

17 Wikipédia "Bem-vindo à Wikipédia, a enciclopédia livre, que qualquer um pode editar".

18 Wikipédia, uma Wiki Expressão "Wiki wiki": em idioma havaiano, significa "muito rápido". São documentos em hipertexto ou o software colaborativo que permite a edição coletiva usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Utiliza-se de convenções de formatação de texto que dispensam conhecimentos de HTML e que permitem a criação automática de links entre as páginas. O primeiro software Wiki foi inventado em 1995 por Ward Cunningham, um programador de computador, e chamava-se Portland Patter Repository.

19 Histórico da Wikipédia A Wikipédia foi fundada por Jimmy Wales em Wikipédia é um aperfeiçoamento do projeto criado em 2000, a Nupedia, cujo editor-chefe foi Larry Sanger, uma enciclopédia livre online de língua inglesa com os artigos escritos por especialistas e revistos em um processo formal. O pouco acesso levou tal minucioso projeto à extinção em Jimmy Wales Larry Sanger

20 Os bastidores da Wikipédia Para gerenciar a Wikipédia, o programador alemão Magnus Manske desenvolveu o MediaWiki, um software em PHP licenciado sob GPL (General Public License), uma licença para software livre. A Wikipedia é um dos projetos colaborativos operados pela Wikimedia Foundation, Inc. Jimmy Wales anunciou em 2003 que se tratava de uma organização beneficente, sem fins lucrativos, dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue e a disponibilizar ao público, integralmente, esses projetos baseados em wiki de forma totalmente livre.

21 Wikimedia Foundation Os exemplos mais famosos de wikis são os projetos da Wikimedia Foundation: * Wikisource: a biblioteca livre - é um acervo virtual de textos originais que estejam em domínio público ou possam ser usados livremente. Há traduções em andamento. * Wikiversidade: criação e uso de materiais de aprendizagem. * Wikilivros: livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. * Wikinotícias: fonte de notícias editável. * Wikiquote: provérbios, citações, falas de filmes, personagens imaginários ou históricos. * Wikicionário: dicionário poliglota com significados, etimologias e pronúncia. * Commons: mídias (som, imagem, vídeo) livres. * Wikispecies: diretório de espécies baseado na taxonomia.

22 Wikipédia Enciclopédia online: reúne artigos e disponibiliza as fontes dos conteúdos, tais como hiperlinks de outros artigos da própria Wikipédia ou de sites externos. Web 2.0: edição livre e colaborativa. É o 6º site mais visitado mundialmente, sendo o 5º mais visitado dos EUA e o 14º mais visitado do Brasi. FONTE: Alexa Traffic Rank. Disponível em: Acesso em: 11.maio.2010.

23 Wikipédia é o 6º site mais visitado do mundo, segundo o Alexa Traffic Rank

24 wikipedia.org

25 Wikipédia em números A Wikipédia está disponível em 260 de idiomas ou dialetos. Possui mais de 14 milhões de artigos, dos quais mais de 3 milhões estão em língua inglesa e aproximadamente 600 mil artigos estão em língua portuguesa.

26 Página inicial da Wikipédia em português

27 Página inicial da Wikipédia "Artigos em destaque": são artigos que a comunidade da Wikipédia lusófona avaliou e identificou como artigos de excelente qualidade. "Sabia que...": curiosidades como recordes de tamanho, velocidade, entre outros. "Neste dia...": eventos como nascimento e falecimento de personagens históricos, inaugurações, entre outros. "Imagem do dia": imagens escolhidas pelo Wikimedia Commons, um repositório de mídia que aceita as licenças GNU Free Documentation License, domínio público, Creative Commons Attribution e ShareAlike. "Eventos recentes": artigos listados como eventos atuais pelos usuários e/ou pelos colaboradores.

28 Confiabilidade A revista britânica Nature realizou uma pesquisa comparativa, de 50 artigos na área de Ciências, entre a Wikipédia (W) e a Enciclopédia Britannica (B). Do total de artigos, 42 foram analisados por especialistas, e o resultado surpreeendeu uma vez que a comparação obteve pontos semelhantes entre as duas. Média de inconsistências por verbete: W = 4; B = 3; Erros graves: W = 4; B = 4; Incorreções factuais, omissões e afirmações falsas: W = 162; B = 123.

29 Confiabilidade Há uma estrutura formada por editores, voluntários promovidos por suas boas contribuições à rede, que controla a qualidade das informações do site. Os erros costumam desaparecer em menos de 24 horas. Podem banir usuários (o endereço IP do computador fica gravado), marcar um texto para ser melhorado, abrir debates sobre temas controversos para buscar um consenso, participar da escolha dos melhores artigos. Também trancam verbetes suscetíveis a ataques, para que sejam editados apenas por administradores. Artigos considerados completos e confiáveis ganham status de "artigos destacados".

30 Wikipédia e as outras enciclopédias Wikipédia Britânica Encarta Início Artigos 14 milhões 120 mil 45 mil Idiomas Versões 260 (idiomas e dialetos) Online e DVD-Rom (em alemão) 1 (inglês) 8 Impressa e online CD-Rom e Online Acesso Gratuito Pago Pago Revisão Internautas especialistas ou não no assunto Editores especializados Editores especializados

31 Políticas da Wikipédia Para colaborar com a Wikipédia não é necessário ter uma conta, embora ser um usuário cadastrado traga algumas vantagens como poder editar páginas semiprotegidas ou mudar o nome de artigos. Chama-se de wikipedista cada editor ativo da Wikipédia. A Wikipédia possui normas de conduta para seus colaboradores e políticas oficiais elaboradas pela própria comunidade.

32 Os 5 princípios fundadores 1. A Wikipédia é uma enciclopédia 2. A Wikipédia é uma enciclopédia de conteúdo livre. Todos os textos estão disponíveis nos termos da Atribuição- Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA 3.0) e GNU Free Documentation License (GFDL). Esta licença autoriza qualquer um a criar, copiar, modificar e distribuir o conteúdo da Wikipédia, à condição de conservar esta mesma licença em usos posteriores, assim como creditar os autores originais. 3. A Wikipédia possui normas de conduta 4. A Wikipédia não possui regras fixas 5. A Wikipédia rege-se pela imparcialidade Todas as versões dos artigos são preservadas num histórico, de modo que não é possível danificar definitivamente a Wikipédia ou destruir irremediavelmente a informação.

33 Publicar na Wikipédia Um colaborador pode assumir vários níveis de colaboração, em atividades tais como: escrever, revisar artigos, corrigir falhas de conteúdo ou erros ortográficos, colaborar esporadicamente com o projeto também noutras atividades, como produzir softwares, traduzir artigos, e igualmente divulgar idéias ou participar de discussões.

34

35 Wikipedia Scanner O Wikipedia Scanner foi criado em 2007 pelo Virgil Griffith, estudante do Instituto de Tecnologia da Califórnia, com o objetivo de evitar que indivíduos ou grupos editem páginas que não deveriam. É uma ferramenta de busca que faz o cruzamento de informações em um banco de dados de IP, com a lista das modificações das páginas.

36 Wikipedia Scanner O Wikipedia Scanner revela que usuários de computadores da CIA, do FBI, do Vaticano, do Partido Trabalhista Britânico, das Nações Unidas, da Dell Computers, do Wal-Mart, da Microsoft, e da Apple, dentre muitos outros, são responsáveis por edições nos textos da Wikipedia.

37 Outras Wiki Conservapedia: conservadores americanos que consideram a Wikipedia anticristã e muito liberal criaram sua própria versão com 33,668 artigos e 35,951 usuários cadastrados. Desciclopédia: "a enciclopédia livre de conteúdo". Lançado em 2005 pelo americano Jonathan Huang, possui mais de artigos em português com conteúdo humorístico.

38 Citizendium Larry Sanger (foi editor-chefe da Nupedia) lançou seu projeto em 2007, cujo objetivo é reunir editores especialistas e não especialistas para trabalharem em conjunto numa enciclopédia em que todos usam os seus nomes verdadeiros e forma-se uma universidade aberta. The international symposium on wikis and open collaboration WikiSym é um simpósio dedicado à discussão sobre a pesquisa e a prática dos wikis. A 6ª edição será realizada em julho de Pautas a serem debatidas: a importância das wikis para o progresso da sociedade, para o comércio e para as empresas.

Projeto Wikipédia na Universidade. Porto Alegre 28 e 29 de setembro

Projeto Wikipédia na Universidade. Porto Alegre 28 e 29 de setembro Porto Alegre 28 e 29 de setembro 1. Programa Wikipédia no Ensino a. Wikimedia Foundation e Movimento Wikimedia b. A Wikipédia c. Movimento Wikimedia nas Universidades 2. Programa Piloto de Educação no

Leia mais

Wikipédia e Medicina. Marília Reinato Carrera CEPID NeuroMat

Wikipédia e Medicina. Marília Reinato Carrera CEPID NeuroMat Wikipédia e Medicina Marília Reinato Carrera CEPID NeuroMat Contexto Web 2.0 É a segunda geração de serviços online caracterizada por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização

Leia mais

Introdução à Wikipédia

Introdução à Wikipédia Introdução à Wikipédia Marília Reinato Carrera CEPID NeuroMat Web 2.0 É a segunda geração de serviços online caracterizada por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações

Leia mais

Esse material busca fazer uma introdução. Este material está disponível para dowload. C ontatos: Outras formas de contato vide:

Esse material busca fazer uma introdução. Este material está disponível para dowload. C ontatos: Outras formas de contato vide: Conteúdo deste material -Introdução ao Programa Wikimedia Brasil nas escolas -Introdução ao Movimento Wikimedia -Introdução á Wikimedia Foundation e à Wikimedia Brasil; -Licenciamentos e aporte técnico

Leia mais

Inteligência colaborativa [wiki X freak] Pietro Fornitano

Inteligência colaborativa [wiki X freak] Pietro Fornitano Inteligência colaborativa [wiki X freak] Pietro Fornitano Roveri pietro@usp.br @pietror Roteiro Ø Pierre Lévy Ciberespaço Cibercultura Ø Ø Ø Inteligência coletiva Manuel Castells Informacionalismo Externalização

Leia mais

O outro lado da moeda na autoria textual coletiva: o perfil dos construtores da Wikipédia

O outro lado da moeda na autoria textual coletiva: o perfil dos construtores da Wikipédia O outro lado da moeda na autoria textual coletiva: o perfil dos construtores da Wikipédia Luiz Alexandre da Silva Rosado Apresentação de artigo XI Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação Porto

Leia mais

Iniciativa Wikipédia. Marília Reinato Carrera CEPID NeuroMat

Iniciativa Wikipédia. Marília Reinato Carrera CEPID NeuroMat Iniciativa Wikipédia Marília Reinato Carrera CEPID NeuroMat Web 2.0 É a segunda geração de serviços online caracterizada por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO 1. É uma técnica de fraude online usada por criminosos para persuadi-lo

Leia mais

Licenças Creative Commons e o mundo wiki

Licenças Creative Commons e o mundo wiki Licenças Creative Commons e o mundo wiki Clara Parente Boavida, cpb@fct.unl.pt Academia Wikipédia, 16 de Abril 10 Exponor, Porto Outline Creative Commons Licenças CC CC e GNU GPL Wikimedia Foundation e

Leia mais

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher?

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher? INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 SO Conceitos Básicos UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: SISTEMA OPERACIONAL USO E OPERAÇÃO Em torno do computador

Leia mais

Aula 17 Introdução ao jquery

Aula 17 Introdução ao jquery Aula 17 Introdução ao jquery jquery é uma biblioteca JavaScript criada por John Resig e disponibilizada como software livre e aberto, ou seja, de emprego e uso regido segundo licença conforme as regras

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 44/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 2017/2018

Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 2017/2018 Subdomínios de desenvolvimento Dados e estatísticas 1. Utilizar, de forma simples, as funcionalidades de uma folha de cálculo: Introduzir e manipular dados numa folha de cálculo; Editar e formatar adequadamente

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. A Wikipédia 1MIEEC03_7:

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. A Wikipédia 1MIEEC03_7: 2014/2015 Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores A Wikipédia 1MIEEC03_7: Bruno Rafael Henrique Correia Luís Saraiva Rui Moura

Leia mais

Administrando site em WordPress. Lucia Costa

Administrando site em WordPress. Lucia Costa Administrando site em WordPress Lucia Costa OWordPress é utilizado como plataforma de desenvolvimento de sites, loja virtual, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi SOFTWARES

Prof. Esp. Fabiano Taguchi  SOFTWARES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SOFTWARES 2 2 SOFTWARES CONCEITO Conjunto alterável de instruções ordenadas e lógicas

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho,

Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho, Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho, Robson de Roma, Rodrigo Lopes WordPress é um sistema de

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais Livres Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um

Leia mais

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede Objetivos Parte 1: Usar ferramentas de colaboração Identificar a percepção atual das ferramentas de colaboração. Identificar as principais razões para usar as ferramentas de colaboração. Parte 2: Compartilhar

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Software Livre. Escolha ética, política e técnica. Uma evolução constante.

Software Livre. Escolha ética, política e técnica. Uma evolução constante. Software Livre Escolha ética, política e técnica. Uma evolução constante. Éder Saraiva Grigório DIA DA COMPUTAÇÃO INFES UFF 2013 Quem sou eu? - Éder Saraiva Grigório - 31 anos - Desde os 17 anos utilizando

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Introdução a Informática PROF. DANIEL BRANDÃO www.danielbrandao.com.br Me apresentando Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Na informática desde

Leia mais

Conhecendo um pouco mais sobre WordPress. Equipe de tecnologia da coordenação de Cultura Digital do Ministério da Cultura.

Conhecendo um pouco mais sobre WordPress. Equipe de tecnologia da coordenação de Cultura Digital do Ministério da Cultura. Conhecendo um pouco mais sobre WordPress Equipe de tecnologia da coordenação de Cultura Digital do Ministério da Cultura. Índice - O que é Wordpress; - Como surgiu; - Vantagens; - Criando um blog no wordpress.com;

Leia mais

Assunto 2 - Software. Prof. Miguel Damasco

Assunto 2 - Software. Prof. Miguel Damasco Assunto 2 - Software UD 1 - FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA Prof. Miguel Damasco a. Gerações dos Softwares 1ª Geração: Linguagem de máquina notação numérica binária ou hexadecimal, linguagem de baixo nível,

Leia mais

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo Curso online de Fundamentos em Android Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android ensina como usar as ferramentas necessárias para projetar e implantar aplicativos Android para dispositivos

Leia mais

Informática I. Aula Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson

Informática I. Aula Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson Informática I Aula 23 Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 23-14/11/07 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware,

Leia mais

LiveGeek.Me DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5

LiveGeek.Me DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5 DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5 APRESENTAÇÃO www.soualuno.livegeek.me andresimonelli@livegeek.me Inscreva-se no curso: livegeek.me/cursos.html - História da internet; - Linha do tempo da linguagem

Leia mais

Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser)

Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser) Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser) O Internet Explorer 8 foi projetado para facilitar a navegação e a interação com sites na Internet ou na intranet. Sempre que você usa a Internet, ou um software

Leia mais

objetivo geral justificativa

objetivo geral justificativa introdução O Moodle é uma plataforma e-learning, na qual o aluno tem a possibilidade de interagir e acompanhar as atividades do Colégio via internet. É uma ferramenta de ensino e aprendizagem on-line com

Leia mais

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri FERRAMENTA VISUAL PARA GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri ROTEIRO Introdução Objetivos Motivação Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

Portal Educacional FEAPA

Portal Educacional FEAPA Portal Educacional FEAPA Faculdade de Estudos Avançados do Pará Manual de Utilização do Professor Departamento de Informática Março de 2006 1. Introdução. Este documento tem o objetivo de instruir à utilização

Leia mais

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços.

INTERNET. Definição. Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. INTERNET Prof. Luiz A. Nascimento Definição 2 Rede internacional de computadores que permite comunicação e transferência de dados entre outros serviços. Utiliza o protocolo TCP/IP É a rede das redes. Normalmente

Leia mais

Estratégias Móveis. O que toda empresa precisa saber

Estratégias Móveis. O que toda empresa precisa saber Estratégias Móveis O que toda empresa precisa saber Hoje em dia, a mobilidade é tudo. Mas, com tantas maneiras diferentes de fornecer informações e serviços por meio de dispositivos móveis, como saber

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL

CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL Florianópolis, 2017 CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL Projeto de Revista Científica apresentada na

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

O Manual do Kaffeine. Jürgen Kofler Christophe Thommeret Mauro Carvalho Chehab

O Manual do Kaffeine. Jürgen Kofler Christophe Thommeret Mauro Carvalho Chehab Jürgen Kofler Christophe Thommeret Mauro Carvalho Chehab 2 Conteúdo 1 Leitor do Kaffeine 5 1.1 A Janela Inicial........................................ 5 1.2 Reproduzir um Ficheiro..................................

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

TWiki,, uma ferramenta de co-autoria livre

TWiki,, uma ferramenta de co-autoria livre UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE DOUTORADO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO TWiki,, uma ferramenta de co-autoria livre Daniela Haetinger, Fabricia Santos, Ilse Abegg, Janete Costa, Liane

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

INTRODUÇÃO À WIKIPÉDIA. Vinicius Siqueira [[Usuário:Vini 175]]

INTRODUÇÃO À WIKIPÉDIA. Vinicius Siqueira [[Usuário:Vini 175]] INTRODUÇÃO À WIKIPÉDIA Vinicius Siqueira [[Usuário:Vini 175]] Inspiração IMAGINE UM MUNDO EM QUE CADA PESSOA NO PLANETA TENHA LIVRE ACESSO À SOMA DE TODO O CONHECIMENTO HUMANO Jimmy Wales O que é Wikipédia?

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense September 2017 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense September 2017 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense September 2017 Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense February 2018 Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PLANIFICAÇÃO ANUAL 8º ANO ANO LETIVO 2013/2014

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PLANIFICAÇÃO ANUAL 8º ANO ANO LETIVO 2013/2014 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PLANIFICAÇÃO ANUAL 8º ANO ANO LETIVO 2013/2014 Previsão de aulas 8º B Aulas previstas 33 1º Período 14 2º Período 12 3º Período 7 Planificação anual resumida

Leia mais

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Sobre este Leia-me Recursos não mais suportados no Veritas System Recovery 16 Monitor Sobre o Veritas System Recovery 16 Monitor Requisitos do sistema Pré-requisitos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 58/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 58/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 58/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 Módulo 1 Folha de Cálculo Conceitos básicos o Introdução o O que podemos fazer com o Microsoft Excel o Estrutura geral de uma folha de cálculo o Iniciar o Microsoft

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Guia do Usuario CONTEÚDO

Guia do Usuario CONTEÚDO CONTEÚDO Direitos autorais 2014 Samsung Electronics Co., Ltd. Todos os direitos reservados. Este manual destina-se somente a fins informativos. Todas as informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Wikipedia, a Enciclopédia Improvável: Características e Análise

Wikipedia, a Enciclopédia Improvável: Características e Análise Wikipedia, a Enciclopédia Improvável: Características e Análise Imre Simon Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil http://www.ime.usp.br/is/ Imre Simon, USP MAC-339, 30ago05 1 Wikipedia:

Leia mais

Wikipedia: a Enciclopédia Improvável. Características e Análise. Quais os nossos interresses? Sobre Enciclopédias

Wikipedia: a Enciclopédia Improvável. Características e Análise. Quais os nossos interresses? Sobre Enciclopédias Wikipedia, a Enciclopédia Improvável: Características e Análise Imre Simon Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil http://www.ime.usp.br/is/ Wikipedia: a Enciclopédia Improvável Uma

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 98/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual Atividades e Recursos Escola Médica Virtual Atividades Escola Médica Virtual Chat O módulo de atividade Chat permite que participantes tenham discussões síncronas, ou seja, discussões que acontecem durante

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Secretaria de Governança da Informação MANUAL DE USO DO SISTEMA GLPI PERFIL DE ACESSO: USUÁRIO FINAL. Versão 1.3

Secretaria de Governança da Informação MANUAL DE USO DO SISTEMA GLPI PERFIL DE ACESSO: USUÁRIO FINAL. Versão 1.3 Secretaria de Governança da Informação MANUAL DE USO DO SISTEMA GLPI PERFIL DE ACESSO: USUÁRIO FINAL Versão Fevereiro 2019 2/8 Data da 1 INTRODUÇÃO Este manual foi elaborado pela Secretaria de Governança

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Revisão de SO Linux Prof. Gleison Batista de Sousa Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um sistema operacional

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

CrossRef / DOI nas Revistas Científicas. Maria Cristina Bürger / Biblioteca Central Sônia Caregnato / FABICO/PPG/CI

CrossRef / DOI nas Revistas Científicas. Maria Cristina Bürger / Biblioteca Central Sônia Caregnato / FABICO/PPG/CI CrossRef / DOI nas Revistas Científicas Maria Cristina Bürger / Biblioteca Central Sônia Caregnato / FABICO/PPG/CI Julho 2009 DOI - Digital Object Identifier O DOI (http://www.doi.org/) é um sistema de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Rede São Paulo de Formação Docente Guia de Utilização do Cursista Ambiente Virtual de Aprendizagem - Sistema Moodle São Paulo-2010 Sumário Introdução 4 Material RedeFor Apresentação

Leia mais

Software Livre e Cultura Livre

Software Livre e Cultura Livre Software Livre e Cultura Livre MAT115 Introdução ao Processamento de Dados Instrutor: Ibirisol Fontes Ferreira DCC: Departamento de Ciência da Computação Todo o material aqui disponível

Leia mais

Wikipédia. Fiabilidade, Controlo e Referenciação da Informação

Wikipédia. Fiabilidade, Controlo e Referenciação da Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Wikipédia Fiabilidade, Controlo e Referenciação da Informação Equipa: 1MIEEC03_8 Carlos

Leia mais

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB

INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB INTRODUÇÃO À INTERNET E À WORLD WIDE WEB CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA MODALIDADE SUBSEQÜENTE DESENVOLVIMENTO WEB I PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 1 SUMÁRIO Conceitos básicos Histórico Principais modelos

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Google Chrome a) Navegadores (Browsers) Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador

Leia mais

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática

Internet. Geanderson Esteves dos Santos IC (2018/02) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Crescimento dos computadores host: 72 milhões em 2000 162 milhões em 2002 2 bilhões em

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense 3.2 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense 3.2 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense 3.2 Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Leia mais

O que é um CMS; O que é hospedagem; Recursos necessários para hospedar um CMS; Sobre o WordPress; Instalação XampServer no Windows 7: Criação do

O que é um CMS; O que é hospedagem; Recursos necessários para hospedar um CMS; Sobre o WordPress; Instalação XampServer no Windows 7: Criação do O que é um CMS; O que é hospedagem; Recursos necessários para hospedar um CMS; Sobre o WordPress; Instalação XampServer no Windows 7: Criação do banco de dados local; Vínculo do banco de dados local com

Leia mais

REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS Carla Barros Amaral Irene Mari Pereira João José Bignetti Bechara EDM 5053 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem Apoiados por recursos da Web. Novos Desafios. Novas Competências

Leia mais

O que é o PostgreSQL?

O que é o PostgreSQL? O que é o PostgreSQL? É um Sistema Gerenciador de Banco de Dados relacional (SGBDR) utilizado para armazenar informações de soluções de informática em todas as áreas de negócios existentes, bem como administrar

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede

Leia mais

Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos

Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos JUNV 29 Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos Sumário 1 - Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos 1.1 - Atividades e Recursos 2 - Atividades 2.1 - Base de Dados 2.2 - Base de Dados - vídeo

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. LibreOffice versão 4.4.7 O essencial para sua prova WRITER O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. (Alberto Einsten) COMO BAIXAR E INSTALAR O LIBREOFFICE VERSÃO 4? 1-Acesse

Leia mais

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA Descrição da plataforma A epromove é uma plataforma de aprendizagem a distância, desenvolvida por profissionais brasileiros com o intuito de atender às necessidades de nossas universidades

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA JUAN CASSIUS CARNEIRO PEREIRA PEDRO M. NETO GOOGLE CLOUD PONTA GROSSA 2017 2 JUAN CASSIUS

Leia mais

Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware

Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware Diferenças entre antivírus, antispyware e firewall Antivírus Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS Basicamente, são formados por Programas de controle (de equipamentos e de trabalhos) Programas utilitários Características Trabalha com a CPU e gerencia

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Mozilla Thunderbird a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Professor Alexsander Pacheco INTERNET - parte I INTERNET Parte 1 Professor Alexsander Pacheco Autor do livro Informática Um manual prático para concursos da Editora Fortium (Brasília - DF) E-mail: prof_alx@yahoo.com.br

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE APLICATIVOS APLICATIVOS DEFINIÇÃO: Programas que executam tarefas específicas Ex: - Editores de texto - Planilhas eletrônicas - Programas gráficos - Players de áudio e vídeo

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Treinamento em Alfresco Open Source Enterprise Content Management ( ECM ) - GED Gestão Eletrônica de Documentos

Treinamento em Alfresco Open Source Enterprise Content Management ( ECM ) - GED Gestão Eletrônica de Documentos Treinamento em Alfresco Open Source Enterprise Content Management ( ECM ) - GED Gestão Eletrônica de Documentos Sobre o treinamento Curso destinado há para quem precisa conhecer o fundamental do produto

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS... 3 2.1 Requisitos mínimos para utilização do instalador... 3 2.2 Requisitos mínimos para instalação

Leia mais

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA ebook 30 RECURSOS + PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA OTÁVIO BRETAS OBRIGADO! SEU DOWNLOAD É MUITO IMPORTANTE. Agora você tem disponível um poderoso guia de recursos para aprender idiomas sozinho. São mais

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet.

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet. INFORMÁTICA Acerca de serviços e ferramentas da Internet, julgue os itens a seguir: 01. Atualmente, para que softwares de correios eletrônicos possam funcionar adequadamente, uma versão de um software

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais