GABRITO IBD03. Obs: No caso do vetor 8 7, como só contém dois valores, faz-se a otimização de ordená-los diretamente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GABRITO IBD03. Obs: No caso do vetor 8 7, como só contém dois valores, faz-se a otimização de ordená-los diretamente."

Transcrição

1 GABRITO IBD03 Questão 1 Este algoritmo começa por escolher um elemento do vetor, chamado pivot. Normalmente o pivot é o primeiro elemento do vetor. Em cada etapa, este pivot é comparado com todos os elementos do vetor e cada elemento menor que o pivot é deslocado para o começo do vetor. Após cada passada, todos os elementos menores se encontrarão no começo do vetor, e os elementos maiores ficam no fim do vetor. O pivot é então trocado com o último elemento menor que este; suponha que esta seja a posição i do vetor. Recursivamente, passamos a ordenar da posição zero até a i, e da posição i+1 até n. A recursão avança até que a chamada tenha apenas que ordenar um elemento, que por si só, já está ordenado. No entanto, se pegarmos o pivot sempre do primeiro elemento e o vetor já estiver ordenado em ordem crescente ou decrescente, este algoritmo apresentará custo quadrático O(n 2 ). Para evitar este custo, devemos escolher o pivot de uma posição aleatória do vetor e deslocá-lo para a primeira posição. Desta forma o custo passa a ser O(nlogn), já que na maioria das vezes o valor pego como pivot vai separar o vetor, em cada passo, mais ou menos ao meio. Como exemplo, considere o vetor: Separando o vetor segundo o pivot Troque o pivot com o 4 que é o ultimo numero menor Executa-se a separação dos subvetores e 8 7, uma vez que o número 6 já está em seu lugar. Todos à esquerda são menores e todos à direita são maiores que ele. Seguindo este esquema de recursão, ao fim o vetor estará organizado em ordem crescente. Obs: No caso do vetor 8 7, como só contém dois valores, faz-se a otimização de ordená-los diretamente. O custo computacional pode ser visto da seguinte forma: considerando-se n elementos no vetor original, cada subdivisão o separa em uma potência de 2, ou seja: n n/2 + n/2 n/4 + n/4 + n/4 + n/4 n/2 k + n/2 k + (2 k vezes) + n/2 k Perceba que n/2 k = 1, o que leva a n = 2 k ; ou k = log(n). Este valor equivale à altura da árvore. Como o custo para juntar cada etapa no retorno da recursão tem custo n (o número de elementos do vetor), o que nos leva a um custo de ordenação de O(nlogn).

2 Questão 2 Programa em C. Os outros serão equivalentes: Nota: Não inclui os #includes necessários, pois isso o compilador pode indicar os headers necessários. void calculeprodinterno( int n, int *v, int *u, int *resp ) { for( int i = 0 ; i < n ; i++ ) resp[i] = v[i]*u[i]; int calculemodulo( n, resp ) { int sum = 0; for( int i = 0 ; i < n ; i++ ) sum += resp[i]*resp[i]; return (int)sqrt( sum ); void main( int argc, char **argv ) { int n, *v, *u, *resp; n = atoi( argv[1] ); // Pegue o tamanho dos vetores v = (int *)malloc( n*sizeof( int ) ); u = (int *)malloc( n*sizeof( int ) ); resp = (int *)malloc( n*sizeof( int ) ); for( int i = 0 ; i < n ; i++ ) { v[i] = atoi( argv[i+2] ); u[i] = atoi( argv[i+n+2] ); calculeprodinterno( n, v, u, resp ); int k = calculemodulo( n, resp ); for( int i = 0 ; i < n ; i++ ) printf( resp*%d+ = %d, i, resp*i+ ); printf( \nvalor do Modulo e' igual a %d\n, k );

3 Questão 3 Esta arquitetura é dividida em três partes, a saber: nível externo, nível interno e nível conceitual, sendo este último um nível de interface entre os dois primeiros. Nível Externo: Este nível é mais perto do usuário. Em termos de utilidade, este nível pode ser um usuário ou um programa de usuário ou um administrador, sendo que este último estará também interessado nos níveis conceitual e interno. Um usuário terá a sua disposição uma linguagem de programação, podendo ser uma API SQL, ou uma linguagem de alto nível como Cobol, PL1, C. Sendo a linguagem de alto nível, ressaltamos que ou ela contém um subconjunto de SQL, ou ela tem à disposição uma API que permite acessar uma sublinguagem SQL para fazer o acesso aos bancos de dados. Em princípio, toda sublinguagem SQL contém pelo menos duas partes bem distintas, Data Definition Language (DDL), que permite a declaração de objetos para os bancos de dados, e a Data Manipulation Language (DML), que permite a manipulação destes objetos. Nível Interno: Esta é uma camada de baixo nível, responsável por cuidar da gravação dos registros criados e salvos pelo nível do usuário. No entanto, esta camada da arquitetura não lida diretamente com paginação entre a memória secundária e a memória principal. Ele define o esquema interno de representação dos registros, especifica os índices necessários, como os registros gravados serão representados, a sequência física dos registros. Esta camada da arquitetura é escrita em uma data definition language própria, que não precisa ter correlação com a DDL utilizada pelo usuário no nível externo. Nível Conceitual: Esta camada intermediária faz com que os dados entrados pelo usuário sejam representados em um formato que permitirá, ao nível interno, gerenciá-los de modo adequado. Esta camada é escrita em outra data definition Language. Para garantir independência entre a representação e os dados, as definições DDL neste nível, não devem ser baseadas em nenhuma consideração a respeito das estruturas dos registros a serem gravados, nem às técnicas de acessos a esses registros. Por fim, é importante mencionar que o nível conceitual não inclui apenas a representação intermediária dos dados entre os níveis externo e interno. Esta camada é responsável por importantes tarefas, tais como, segurança e regras de integridade dos dados.

4 Questão 4 Exemplo de como criar uma tabela simples para guardar o nome, sobrenome e idade dos parentes: Criando um database create database familia; Abrindo o database: use familia; Criando uma tabela: create table silva ( nome varchar(20), sobrenome varchar(20), idade numeric(3), ); Ou number em sql. Averiguando a tabela: Show tables; describe silva; Inserindo os dados de dois parentes: insert into silva (nome, sobrenome, idade) values ('Geraldo', 'Silva', 22 ); insert into silva (nome, sobrenome, idade) values ('Mario', 'Silva', 26 ); Listando os dados do bando de dados família: select * from silva; select * from silva where idade > 24; Saindo do sql: quit;

5 Questão 5 O propósito de um sistema cliente/servidor de bancos de dados é fornecer, do lado dos aplicativos ou usuários, uma interface de alto nível de acesso aos registros de dados. De um modo simplificado, tal arquitetura pode ser formada por apenas duas camadas, de um lado um servidor (também chamado de backend ) e do outro lado por vários clientes (também chamados de frontends ). O Servidor é um Data Base Manegement System (DBMS). O DBMS é responsável por três tarefas principais: 1) Interceptar os pedidos dos usuários e analisá-los; 2) Inspecionar o esquema externo para o usuário, gerenciar o mapeamento entre as camadas externas e conceitual, gerenciar a representação conceitual, gerenciar o mapeamento entre as camadas conceitual e interna, e gerenciar as definições das estruturas de armazenamento; 3) Por fim, executar as operações necessárias sobre o banco de dados. Os Clientes são os vários aplicativos que rodam se comunicando com o DBMS, pedindo acessos aos dados. Um cliente pode ser também um usuário que, por via de comandos diretos, lança comandos de acessos ao servidor. Para o servidor, não faz diferença se o pedido vem de um aplicativo ou de um usuário direto, uma vez que ambos estarão usando o mesmo conjunto de funções de pedido de acesso aos dados. Já os aplicativos podem ser separados em duas categorias. Aplicativos implementados por usuários, normalmente escritos em C ou Cobol, ou aplicativos fornecidos por empresas, também conhecidos como ferramentas. Estas ferramentas podem se encaixar nas seguintes categorias: planilhas, pacotes estatísticos, ferramentas de gerenciamento de copias, entre outas. Se o servidor for executado em uma máquina e os clientes executarem em máquinas diferentes, essa configuração é conhecida por processamento distribuído. As diferentes máquinas são conectadas via rede. Entre as características de um sistema distribuído estão: 1) A resposta aos pedidos dos clientes já são feitos em paralelos, visto que hoje em dia, praticamente todos os computadores já são produzidos com multiprocessadores, o que aumenta a eficiência nas respostas; 2) As máquinas que executam o DBMS podem ser montadas de modo a melhorar ainda mais a performance do DBMS. 3) A máquina do cliente também pode ser personalizada de modo a oferecer melhores interfaces para query ao DBMS e facilitar sobremaneira a utilização do lado do cliente; 4) Vários clientes podem acessar um único servidor DBMS, diminuindo o custo de montagem de um sistema cliente/servidor.

6 Questão 6 <html> <head> <meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=iso " /> <meta name="description" content="3rd Workshop on Applications for Multi Core Architectures" /> <meta name="keywords" content="multicore, manycore, applications" /> <script type="text/javascript" src="mdcr.js"></script> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="template.css" media="screen,projection" /> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="print.css" media="print" /> <title>concurso Cepel 2014</title> </head> <body> <!-- Header --> <center> <tr><td colspan="2" class="header"> <br> <h2> <p style="font-family:times;color:#1919a0"> Ficticia S.A.<br></p> </h2> </td></tr> </center> <!-- ===================================================== --> <table border="1" width="50%" summary="this table gives some statistics about fruit flies: average height and weight, and percentage with red eyes (for both males and females)."> <caption><em>tabela Teste Para a Prova do Cepel</em></caption> <tr><th><center>nome</center><td><center>idade</center><td><center> Salário </center> <tr><th>rodrigo Maia Silva <td><center> 32 </center><td><center> 1.200,00 </center> <tr><th>regina Amaro Santos <td><center> 35 </center><td><center> 1.350,00 </center> <tr><th>laura Souza <td><center> 30 </center><td><center> 1.150,00 </center> </table> <!-- ==================================================== --> </body> </html>

7 Questão 7 Listas encadeadas são estruturas que permitem a alocação dinâmica de elementos que guardam dados de interesse, sendo que estes elementos contem além dos dados, um ponteiro que aponta para o próximo elemento da lista. Como exemplo mostramos abaixo uma estrutura em C que guarda um inteiro, a função principal que permite inserir elementos diferentes de zero, e ao lado a função de inserção na lista: struct _elem { int v; struct *_elem prox; elem; Void main() { elem *primeiro = NULL; int v = 1; while( v!= 0 ) { scanf( %d, &v ); if( v!= 0 ) insere( &primeiro, v ); imprime( primeiro ); Insere( elem **no, int v ) { if( *no == NULL ) { *no = malloc( sizeof(elem) ); (*no)->v = v; (*no)->prox = NULL); eles { insere( &(*no), v ) imprime( elem *no ) { if( no!= NULL ) { printf( %d, no->v ); imprime( no->prox ); Do jeito implementado, o custo de inserção será de O(n). Para que a inserção tenha custo constante, um ponteiro para o ultimo elemento da lista tem que ser mantido e atualizado a cada nova inserção. Desta forma não seria necessário percorrermos a lista toda a cada nova inserção.

8 Questão 8 Árvores binárias de busca são estruturas que permitem o armazenamento organizado de dados. Este tipo de árvore exige que se considere uma regra no momento da inserção de elementos. O mais usual é que cada novo elemento é comparado com cada elemento existente na árvore, e começando pela raiz, se o novo elemento for menor, será inserido à esquerda do elemento atual. Se for maior, será inserido à direita do elemento atual. Como exemplo suponha a árvore abaixo: O elemento 10 é a raiz da arvore. Se tentarmos inserir o número 8, ele será comparado com a raiz; como é menor e existe um nó da árvore à esquerda, vamos compará-lo com esse elemento à esquerda, ou seja, o número 6. Por ser maior, e como o 6 não tem elemento à direita, o número 8 pode ser inserido neste local, resultando em: O pior caso acontece na situação em que os valores são inseridos em ordem crescente ou decrescente. No caso de um conjunto de números em ordem crescente teríamos uma árvore completamente desbalanceada ocasionando um custo de inserção quadrático: O(n 2 ) O melhor caso, que já foi mostrado no exemplo anterior, ocorre quando a inserção acompanha uma ordem em que não haja muita diferença de profundida entre o ramo mais alto e o mais baixo da árvore. Neste caso se diz que a árvore encontra-se balanceada.

9 Questão 9 Árvores rubro-negras são regidas por quatro regras que garantem seu balanceamento, ao contrário das árvores binarias de busca comuns. Essas regras consistem em se impor as seguintes restrições aos nós da árvore: 1. Todo nó é colorido de preto ou vermelho. 2. A raiz da árvore e' preta. 3. Todas as folhas da árvore são pretas. 4. Todo nó vermelho tem filhos pretos. 5. Qualquer caminho entre um nó da árvore e suas folhas descendentes tem o mesmo número de nós negros. Como exemplo, considere a árvore a seguir: A argumentação sobre o balanceamento pode ser feita de uma forma sucinta, pensando-se que, se a partir da raiz, o ramo esquerdo tem k filhos pretos, o ramo direito poderá ter no máximo 2k filhos vermelhos, o que significa que esse ramo da árvore terá uma altura de no máximo o dobro da do outro ramo. Esta diferença, por ser linear, é considerada um balanceamento em termos de custo computacional.

10 Questão 10 Classes são extensões dos tipos de dados abstratos structure que incluem, além da possibilidade de armazenar dados em variáveis, funções que permitem que o tratamento dos dados seja feito de forma transparente para o programador que utiliza essa classe. Essa característica traz vários benefícios. Pode se criar funções criadoras e destruturas que se encarregam de inicializar e limpar qualquer alocação de memoria, por exemplo. Além disso, as funções membro das classes, como são chamadas em programação orientada a objetos, fazem com que a manipulação dos dados de uma classe independa de o programador saber ou não o nome das variáveis. Isto permite a um grupo que mantenha um conjunto de classes, ao manter o nome das funções membro, alterar o interior das classes, sem que isso atrapalhe a reutilização de códigos e organizações externas dessas classes. Comparando com a programação procedural, na qual variáveis são criadas ao longo dos códigos, se o programador precisa mudar o nome de uma variável, todas as funções que utilizem essa variável terão que ser alteradas por todos os programadores que já a usaram.

11 Questão 11 O merge sort funciona em uma primeira etapa dividindo o vetor de n elementos ao meio; em seguida, ele divide cada subvetor ao meio, e assim por diante, até que reste apenas um elemento em cada subvetor. Quando chega nessa etapa, por conter apenas um elemento, este subvetor está ordenado. Então começa a segunda etapa, na qual a cada dupla vizinha de subvetores, estes são juntados de forma que, ao fim dessa fusão, os elementos estarão em ordem. Isto é feito escolhendo-se o menor elemento entre os dois subvetores; o escolhido é transportado para um vetor auxiliar e, repetindo-se o procedimento para todos os elementos dos sub-vetores, garantimos que esse subconjunto do vetor original estará ordenado. Agora repete-se o mesmo procedimento para todos os subvetores criados na primeira etapa. Ao fim, o vetor original estará ordenado. Apresentamos um exemplo a eguir, no qual representamos a separação, em cada etapa, por dois pontos: : : 3 1 :: 8 7 : : 5 :: 3 : 1 ::: 8 : 7 :: 2 : 4 Agora que temos todos os subvetores com apenas um elemento, executamos o retorno da recursão, juntos cada dupla de subvetores em ordem crescente: 5 6 : 1 3 :: 7 8 : : Pronto... O custo computacional pode ser visto da seguinte forma: considerando-se n elementos no vetor original, cada subdivisão o separa em uma potência de 2, ou seja: n n/2 + n/2 n/4 + n/4 + n/4 + n/4 n/2 k + n/2 k + (2 k vezes) + n/2 k Perceba que n/2 k =1, o que leva a n = 2, ou k = log(n). Esse valor equivale à altura da árvore. Como o custo para juntar cada etapa no retorno da recursão é n (o número de elementos do vetor), segue-se que o custo de ordenação é de O(nlogn).

12 Questão 12 Espera-se que o candidato tenha algum conhecimento de JDBC para interfacear com um DBMS. Consideremos Oracle como o servidor. Entre os principais comandos para se iniciar uma comunicação JDBC, esperamos do candidato a menção dos seguintes: 1. Estabelecer a comunicação com o servidor: a- Carregar o driver do servidor Class.forName( oracle.jdbc.driver.oracledriver ); b- Estabelecer a comunicação em si: Connection con = DriverManager.getConnection( jdbc:oracle:thin:@servername:1544:serverinstance, username, password ); em que se espera que o candidato identifique os campos da string como: protocolo (jdbc), o vendedor (oracle), driver (thin), o servidor (servername), a porta de acesso (1544), e a instância do servidor (SERVERINSTANCE). O usuário e senha como os dados de acesso deste usuário no servidor de arquivos. 2. Criar um Statement JDBC, inserir e atulizar produtos na tabela: Statement stmt = com.createstatement(); stmt.executeupdate( CREATE TABEL Vendas + (prod varchar(20), preco real, qtdestoque real) ); stmt.executeupdate( INSERT INTO Vendas + VALUES ( 'Coca Cola', 3.5, 100 ) ); stmt.executeupdate( INSERT INTO Vendas + VALUES ( 'Cocada', 2.2, 50 ) ); 3. Ou criar um PreparedStatement JDBC: A vantagem de se usar um PreparedStatement, é que ele automatiza a atualização constante de certos dados na tabela, mas antes de usá-lo temos que indicar a chave e os valores a serem atualizados: PreparedStatement updateprice = com.preparestatement( UPDATE Vendas SET preco =? WHERE prod =? ); updateprice.setint( 1, 10 ); updateprice.setstring( 2, Coca Cola ); Indica que cada vez que rodarmos updateprice, o produto Coca Cola terá seu preço atualizado. 4. Comando SELECT Este comando retorna um conjunto de soluções que tem que se mostradas uma a uma: String prod; float preco, qtdestoque; ResultSet rs = stmt.executequery( SELECT * FROM Vendas ); while( rs.next() ) { prod = rs.getstring( prod ); preco = rs.getfloat( preco ); qtdestoque = rs.getfloat( qtdestoque ); ==========================================

Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br

Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Programação com acesso a BD Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br 1 Modelos de Dados, Esquemas e Instâncias 2 Modelos de Dados, Esquemas e Instâncias Modelo de dados: Conjunto de conceitos

Leia mais

Acesso a Bancos de Dados em Java (JDBC)

Acesso a Bancos de Dados em Java (JDBC) Acesso a Bancos de Dados em Java (JDBC) Jomi Fred Hübner Universidade Regional de Blumenau Departamento de Sistemas e Computação Roteiro Introdução Objetivo da JDBC Vantagens Visão geral do acesso a SGBDs

Leia mais

Busca. Pesquisa sequencial

Busca. Pesquisa sequencial Busca Banco de dados existem para que, de tempos em tempos, um usuário possa localizar o dado de um registro, simplesmente digitando sua chave. Uma tabela ou um arquivo é um grupo de elementos, cada um

Leia mais

Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015

Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015 Manipulação de Banco de Dados com Java Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015 Acesso a um SGBD Em sistemas mais simples o uso de arquivos pode ser usado mas para aplicações

Leia mais

JDBC Java Database Connectivity

JDBC Java Database Connectivity 5 JDBC Java Database Connectivity Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Trabalhar com bancos de dados em aplicações web em JSP através das classes

Leia mais

Aula 1 Acesso a Banco de Dados

Aula 1 Acesso a Banco de Dados Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Introdução O JDBC (Java Database Connectivity) foi criado com o intuito de fornecer aos programadores

Leia mais

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL.

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2012 Edição 7 Listando e Gravando Listando itens em ComboBox e gravando os dados no

Leia mais

Estruturas de Dados. Prof. Gustavo Willam Pereira Créditos: Profa. Juliana Pinheiro Campos

Estruturas de Dados. Prof. Gustavo Willam Pereira Créditos: Profa. Juliana Pinheiro Campos Estruturas de Dados Prof. Gustavo Willam Pereira Créditos: Profa. Juliana Pinheiro Campos Árvores Conceitos Árvores binárias Árvores binárias de pesquisa Árvores binárias balanceadas Árvores ESTRUTURAS

Leia mais

Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063)

Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Aula 9 JDBC (Java Database Connectivity) Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Superior de Tecnologia em Sistemas

Leia mais

Programação com Acesso a Banco de Dados

Programação com Acesso a Banco de Dados Campus Ipanguaçu Curso: Técnico em Informática Programação com Acesso a Banco de Dados AULA 17 ACESSO A BANCO DE DADOS COM JDBC PROF.: CLAYTON M. COSTA 2 011.2 Introdução Aplicação + Banco de Dados: Funcionalidade

Leia mais

Java & Bancos de Dados Adaptado de Slides da Universidade Salgado de Oliveira Goiânia

Java & Bancos de Dados Adaptado de Slides da Universidade Salgado de Oliveira Goiânia Java & Bancos de Dados Adaptado de Slides da Universidade Salgado de Oliveira Goiânia Sistemas de Informação Ling.Prog.V Prof. Roberto Couto Lima Fonte: Curso Java Prof. Fabricio Leonard Leopoldino (Universo)

Leia mais

Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados. Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br

Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados. Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Introdução O JDBC (Java Database Connectivity) foi criado com o intuito de fornecer aos programadores

Leia mais

Persistência de Dados

Persistência de Dados Persistência de s Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Departamento de Ciência da Computação Tecnologia de Sistemas de Informação Estrutura de s II - DAD

Leia mais

Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos

Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos Demonstrar os fundamentos básicos para a manipulação de banco de dados com Java; Apresentar a sintaxe de comandos SQL usados em Java. 2. Definições A

Leia mais

INF1007 - PROGRAMAÇÃO II LISTA DE EXERCÍCIOS 15

INF1007 - PROGRAMAÇÃO II LISTA DE EXERCÍCIOS 15 INF1007 - PROGRAMAÇÃO II LISTA DE EXERCÍCIOS 15 1. Um número racional é expresso por dois inteiros: um numerador e um denominador (este último diferente de zero!). Implemente um TAD para representar números

Leia mais

Tipos de Dados, Tipos Abstratos de Dados Estruturas de Dados

Tipos de Dados, Tipos Abstratos de Dados Estruturas de Dados Tipos de Dados, Tipos Abstratos de Dados Estruturas de Dados Tipo de dados, tipo abstrato de dados, estruturas de dados Termos parecidos, mas com significados diferentes Tipo de dado Em linguagens de programação

Leia mais

Prof. Yandre Maldonado - 1 PONTEIROS. Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa

Prof. Yandre Maldonado - 1 PONTEIROS. Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa Prof. Yandre Maldonado - 1 PONTEIROS Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa PONTEIROS Prof. Yandre Maldonado - 2 Ponteiro é uma variável que possui o endereço de outra variável; É um poderoso recurso

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia. Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística. Versao 1.

Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia. Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística. Versao 1. Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística Prof. Andre Zanki Cordenonsi Versao 1.0 Março de 2008 Tópicos Abordados Conceitos sobre Banco

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA INFORMÁTICA APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA INFORMÁTICA APLICADA Responda 1) Quem desenvolveu a linguagem C? Quando? 2) Existe alguma norma sobre a sintaxe da linguagem C? 3) Quais são os tipos básicos de dados disponíveis na linguagem C? 4) Quais são as principais

Leia mais

PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 1

PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 1 INTRODUÇÃO PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 1 Leonardo Pereira leonardo@estudandoti.com.br Facebook: leongamerti http://www.estudandoti.com.br Informações que precisam ser manipuladas com mais segurança

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados. Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com. Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010

Banco de Dados. Banco de Dados. Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com. Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010 Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010 Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com Tópicos API JDBC Utilizando JDBC Statement PreparedStatement Mapeamento Objeto-Relacional 2 API JDBC 3 API

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

DSS 09/10. DSS 09/10 Que métodos é que fazem parte de cada camada? Aplicações Multi-camada JDBC. Aula 3 DSS 09/10

DSS 09/10. DSS 09/10 Que métodos é que fazem parte de cada camada? Aplicações Multi-camada JDBC. Aula 3 DSS 09/10 Universidade do Minho Departamento de Informática Aplicações Multi-camada JDBC Aula 3 António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,jose.campos@di.uminho.pt 2 Programação

Leia mais

Árvores Binárias de Busca

Árvores Binárias de Busca Árvores Binárias de Busca Uma Árvore Binária de Busca T (ABB) ou Árvore Binária de Pesquisa é tal que ou T = 0 e a árvore é dita vazia ou seu nó contém uma chave e: 1. Todas as chaves da sub-árvore esquerda

Leia mais

SQL APOSTILA INTRODUÇÃO A LINGUAGEM SQL

SQL APOSTILA INTRODUÇÃO A LINGUAGEM SQL SQL APOSTILA INTRODUÇÃO Uma linguagem de consulta é a linguagem por meio da qual os usuários obtêm informações do banco de dados. Essas linguagens são, tipicamente, de nível mais alto que as linguagens

Leia mais

JavaScript. JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos.

JavaScript. JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos. JavaScript JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos. Pode ser usada dentro do próprio arquivo HTML ou estruturada em um

Leia mais

UFSM COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET. Programação para Internet I

UFSM COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET. Programação para Internet I UFSM COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Programação para Internet I Aula 10 PHP: Trabalhando com Banco de Dados leticia@cafw.ufsm.br Acessando

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. CC 2º Período

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. CC 2º Período PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA CC 2º Período PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA Aula 07: Funções O comando return Protótipo de funções O tipo void Arquivos-cabeçalho Escopo de variáveis Passagem de parâmetros por valor

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

BUSCA EM LISTAS LISTAS SEQÜENCIAIS, LISTAS SIMPLESMENTE E DUPLAMENTE ENCADEADAS E LISTAS CIRCULARES

BUSCA EM LISTAS LISTAS SEQÜENCIAIS, LISTAS SIMPLESMENTE E DUPLAMENTE ENCADEADAS E LISTAS CIRCULARES BUSCA EM LISTAS LISTAS SEQÜENCIAIS, LISTAS SIMPLESMENTE E DUPLAMENTE ENCADEADAS E LISTAS CIRCULARES ALGORITMOS DE BUSCA EM LISTAS COM ALOCAÇÃO SEQÜENCIAL Busca em Listas Lineares A operação de busca é

Leia mais

SQL. Curso Prático. Celso Henrique Poderoso de Oliveira. Novatec

SQL. Curso Prático. Celso Henrique Poderoso de Oliveira. Novatec SQL Curso Prático Celso Henrique Poderoso de Oliveira Novatec 1 Introdução Desde o início da utilização dos computadores, sabemos que um sistema é feito para aceitar entrada de dados, realizar processamentos

Leia mais

O que são Bancos de Dados?

O que são Bancos de Dados? SQL Básico Liojes de Oliveira Carneiro professor.liojes@gmail.com www.professor-liojes.blogspot.com O que são Bancos de Dados? É o software que armazena, organiza, controla, trata e distribui os dados

Leia mais

BANCO DE DADOS II Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

BANCO DE DADOS II Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 11-1. INTRODUÇÃO TRIGGERS (GATILHOS OU AUTOMATISMOS) Desenvolver uma aplicação para gerenciar os dados significa criar uma aplicação que faça o controle sobre todo ambiente desde a interface, passando

Leia mais

Roteiro. Arquitetura. Tipos de Arquitetura. Questionário. Centralizado Descentralizado Hibrido

Roteiro. Arquitetura. Tipos de Arquitetura. Questionário. Centralizado Descentralizado Hibrido Arquitetura Roteiro Arquitetura Tipos de Arquitetura Centralizado Descentralizado Hibrido Questionário 2 Arquitetura Figura 1: Planta baixa de uma casa 3 Arquitetura Engenharia de Software A arquitetura

Leia mais

Introdução à Engenharia da Computação. Banco de Dados Professor Machado

Introdução à Engenharia da Computação. Banco de Dados Professor Machado Introdução à Engenharia da Computação Banco de Dados Professor Machado 1 Sistemas isolados Produção Vendas Compras Banco de Dados Produtos... Banco de Dados Produtos... Banco de Dados Produtos... Desvantagens:

Leia mais

Java na Web. Aplicações Web

Java na Web. Aplicações Web Montando o ambiente com HSQLDB JSP com um conteúdo de banco de dados: JDBC Integre JSPs com servlets aplicando o Modelo-Visualização- Controle Montando o ambiente com HSQLDB Faça a transferênci da página

Leia mais

Fernando Freitas Costa. Pós-Graduando em Gestão e Docência Universitária. blog.fimes.edu.br/fernando nando@fimes.edu.br

Fernando Freitas Costa. Pós-Graduando em Gestão e Docência Universitária. blog.fimes.edu.br/fernando nando@fimes.edu.br JavaServerFaces JSF Fernando Freitas Costa Bacharel em Sistemas de Informação Pós-Graduando em Gestão e Docência Universitária blog.fimes.edu.br/fernando nando@fimes.edu.br JavaServerFaces e Banco de Dados

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

INTRODUÇÃO. No entanto, o que pode ser considerado um produto (resultado) da criação de BDs?

INTRODUÇÃO. No entanto, o que pode ser considerado um produto (resultado) da criação de BDs? BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br INTRODUÇÃO Um Banco

Leia mais

IFPE. Disciplina: Sistemas Operacionais. Prof. Anderson Luiz Moreira

IFPE. Disciplina: Sistemas Operacionais. Prof. Anderson Luiz Moreira IFPE Disciplina: Sistemas Operacionais Prof. Anderson Luiz Moreira SERVIÇOS OFERECIDOS PELOS SOS 1 Introdução O SO é formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem serviços aos usuários

Leia mais

Principais Comandos SQL Usados no MySql

Principais Comandos SQL Usados no MySql Principais Comandos SQL Usados no MySql O que é um SGBD? Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (como no Brasil) ou Sistema Gestor de Base de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares)

Leia mais

Sistema de Arquivos. Ambientes Operacionais. Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani

Sistema de Arquivos. Ambientes Operacionais. Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani Sistema de Arquivos Ambientes Operacionais Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani Gerência de Arquivos É um dos serviços mais visíveis do SO. Arquivos são normalmente

Leia mais

CT-234. Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural. Carlos Alberto Alonso Sanches

CT-234. Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural. Carlos Alberto Alonso Sanches CT-234 Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural Carlos Alberto Alonso Sanches CT-234 4) Árvores balanceadas AVL, Rubro-Negras, B-Trees Operações em árvores binárias de busca

Leia mais

PadrãoIX. Módulo II JAVA. Marcio de Carvalho Victorino. JDBC - Java Database Connectivity A,L,F,M

PadrãoIX. Módulo II JAVA. Marcio de Carvalho Victorino. JDBC - Java Database Connectivity A,L,F,M JAVA Marcio de Carvalho Victorino 1 JDBC - Java Database Connectivity 2 1 JDBC conceito JDBC é uma API (Application Program Interface) para acesso a SGBD s (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados) relacionais

Leia mais

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Projeto e Análise de Algoritmos II Lista de Exercícios 2

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Projeto e Análise de Algoritmos II Lista de Exercícios 2 FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Projeto e Análise de Algoritmos II Lista de Exercícios 2 Prof. Osvaldo. 1. Desenvolva algoritmos para as operações abaixo e calcule a complexidade

Leia mais

LP II Estrutura de Dados. Introdução e Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br

LP II Estrutura de Dados. Introdução e Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br LP II Estrutura de Dados Introdução e Linguagem C Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br Resumo da aula Considerações Gerais Introdução a Linguagem C Variáveis e C Tipos de

Leia mais

2ª Lista de Exercícios

2ª Lista de Exercícios Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados II (Turmas M, N, W, F) 1º Semestre de 2012 Profs. Camilo Oliveira, Gisele Pappa, Ítalo Cunha,

Leia mais

JDBC. Prof. Márcio Bueno (poonoite@marciobueno.com)

JDBC. Prof. Márcio Bueno (poonoite@marciobueno.com) JDBC Prof. Márcio Bueno (poonoite@marciobueno.com) JBDC Java Database Connectivity ou JDBC é um conjunto de classes e interfaces (API) escritas em Java que faz o envio de instruções SQL para qualquer banco

Leia mais

JDBC. Java DataBase Connectivity

JDBC. Java DataBase Connectivity JDBC Java DataBase Connectivity JDBC??? Uma API que permite o acesso a virtualmente qualquer fonte de dado tabular a partir de um programa escrito em Java O que é uma uma fonte de dados tabular? acesso

Leia mais

Árvores Binárias de Busca

Árvores Binárias de Busca Árvores Binárias de Busca Definição Uma Árvore Binária de Busca possui as mesmas propriedades de uma AB, acrescida da seguinte propriedade: Para todo nó da árvore, se seu valor é X, então: Os nós pertencentes

Leia mais

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE 1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

DAS5102 Fundamentos da Estrutura da Informação

DAS5102 Fundamentos da Estrutura da Informação Pilhas A estrutura de dados Pilha emula a forma de organização de objetos intuitiva que é utilizada diariamente nos mais diversos contextos da vida humana. Containeres são empilhados e desempilhados diariamente

Leia mais

Modelos de Dados e Arquitetura de um SGBD. Introdução 1º Bimestre Prof. Patrícia Lucas

Modelos de Dados e Arquitetura de um SGBD. Introdução 1º Bimestre Prof. Patrícia Lucas Modelos de Dados e Arquitetura de um SGBD Introdução 1º Bimestre Prof. Patrícia Lucas Abstração Modelo de Dados Conjunto de conceitos que podem ser utilizados para descrever a estrutura lógica e física

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. CC 2º Período

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. CC 2º Período PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA CC 2º Período PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA Aula 06: Ponteiros Declarando e utilizando ponteiros Ponteiros e vetores Inicializando ponteiros Ponteiros para Ponteiros Cuidados a serem

Leia mais

Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO

Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO Conceitos básicos e serviços do Sistema Operacional Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO Tipos de serviço do S.O. O S.O.

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

DSS 08/09. Camada de Dados - JDBC. Aula 1. António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,jfc}@di.uminho.

DSS 08/09. Camada de Dados - JDBC. Aula 1. António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,jfc}@di.uminho. Universidade do Minho Departamento de Informática Camada de Dados - JDBC Aula 1 António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,jfc}@di.uminho.pt 2 Camada de Dados A camada

Leia mais

Aula 1 Tipo Abstrato de Dados

Aula 1 Tipo Abstrato de Dados Aula 1 Tipo Abstrato de Dados Luiz Chaimowicz e Raquel O. Prates Livro Projeto de Algoritmos Capítulo 1 2009-1 O que é um algoritmo? O que é um programa? Algoritmos Sequência de ações executáveis para

Leia mais

JDBC Acessando Banco de Dados

JDBC Acessando Banco de Dados Acessando Banco de Dados Objetivos Entender o que são Drivers. Diferenciar ODBC, JDBC e DRIVERMANAGER. Desenvolver uma aplicação Java para conexão com Banco de Dados. Criar um objeto a partir da classe

Leia mais

Integrando Java com Banco de Dados

Integrando Java com Banco de Dados Especialização em Engenharia de Software Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity Sérgio Soares scbs@cin.ufpe.br Objetivos Apresentar os conceitos básicos da especificação de Java

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

Conceitos básicos da linguagem C

Conceitos básicos da linguagem C Conceitos básicos da linguagem C 2 Em 1969 Ken Thompson cria o Unix. O C nasceu logo depois, na década de 70. Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando o sistema operacional UNIX criado por

Leia mais

ATRIBUTOS PRIVADOS 6. ENCAPSULAMENTO MÉTODOS PRIVADOS MÉTODOS PRIVADOS

ATRIBUTOS PRIVADOS 6. ENCAPSULAMENTO MÉTODOS PRIVADOS MÉTODOS PRIVADOS ATRIBUTOS PRIVADOS Podemos usar o modificador private, para tornar um atributo privado, obtendo um controle centralizado Definimos métodos para implementar todas as lógicas que utilizam ou modificam o

Leia mais

Estrutura da linguagem de programação C Prof. Tiago Eugenio de Melo tiago@comunidadesol.org

Estrutura da linguagem de programação C Prof. Tiago Eugenio de Melo tiago@comunidadesol.org Estrutura da linguagem de programação C Prof. Tiago Eugenio de Melo tiago@comunidadesol.org Breve Histórico A linguagem de programação C foi criada na década de 70, por Dennis Ritchie, que a implementou,

Leia mais

Projeto de Banco de Dados

Projeto de Banco de Dados Projeto de Banco de Dados Prof. Marcelo Siedler Objetivos do documento: Apresentar os conceitos de stored procedutes e funções. Exercícios. Referência: http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/stored-procedures.html

Leia mais

Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@gmail.com

Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@gmail.com Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@gmail.com O Que é JDBC? API de acesso a banco de dados relacional do Java Faz uso do driver provido pelo banco de dados Roda SQL (create, insert, update, etc.) no

Leia mais

Resumo da Matéria de Linguagem de Programação. Linguagem C

Resumo da Matéria de Linguagem de Programação. Linguagem C Resumo da Matéria de Linguagem de Programação Linguagem C Vitor H. Migoto de Gouvêa 2011 Sumário Como instalar um programa para executar o C...3 Sintaxe inicial da Linguagem de Programação C...4 Variáveis

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

Dado: Fatos conhecidos que podem ser registrados e têm um significado implícito. Banco de Dados:

Dado: Fatos conhecidos que podem ser registrados e têm um significado implícito. Banco de Dados: MC536 Introdução Sumário Conceitos preliminares Funcionalidades Características principais Usuários Vantagens do uso de BDs Tendências mais recentes em SGBDs Algumas desvantagens Modelos de dados Classificação

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais

Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais Persistência e Banco de Dados em Jogos Digitais Prof. Marcos Francisco Pereira da Silva Especialista em Engenharia de Software Jogos Digitais - Computação Gráfica 1 Agenda Vantagens de usar a abordagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN BANCO DE DADOS II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN BANCO DE DADOS II UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN BANCO DE DADOS II BANCO DE DADOS II AULA 3 Linguagem SQL Linguagem de manipulação de dados (DML) DISCIPLINA: Banco de

Leia mais

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP)

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP) Hardware (Nível 0) Organização O AS/400 isola os usuários das características do hardware através de uma arquitetura de camadas. Vários modelos da família AS/400 de computadores de médio porte estão disponíveis,

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados III. Árvores

Algoritmos e Estrutura de Dados III. Árvores Algoritmos e Estrutura de Dados III Árvores Uma das mais importantes classes de estruturas de dados em computação são as árvores. Aproveitando-se de sua organização hierárquica, muitas aplicações são realizadas

Leia mais

Introdução. Banco de dados. Por que usar BD? Por que estudar BD? Exemplo de um BD. Conceitos básicos

Introdução. Banco de dados. Por que usar BD? Por que estudar BD? Exemplo de um BD. Conceitos básicos Introdução Banco de Dados Por que usar BD? Vitor Valerio de Souza Campos Adaptado de Vania Bogorny 4 Por que estudar BD? Exemplo de um BD Os Bancos de Dados fazem parte do nosso dia-a-dia: operação bancária

Leia mais

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos II Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Modelo Cliente- Servidor Modelo de Aplicação Cliente-servidor Os

Leia mais

Conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados

Conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados CONCEITOS Modelo de Dados Conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados Tipos de dados, relacionamentos e restrições Operações dinâmicas alto nível: ou modelo

Leia mais

Usando PostgreSQL na Regra de Negócio de um ERP. Fabiano Machado Dias Eduardo Wolak

Usando PostgreSQL na Regra de Negócio de um ERP. Fabiano Machado Dias Eduardo Wolak Usando PostgreSQL na Regra de Negócio de um ERP Fabiano Machado Dias Eduardo Wolak Regra de negócio? São todas as regras existentes num sistema de informação, que ditam seu comportamento, suas restrições

Leia mais

Banco de Dados. Prof. Antonio

Banco de Dados. Prof. Antonio Banco de Dados Prof. Antonio SQL - Structured Query Language O que é SQL? A linguagem SQL (Structure query Language - Linguagem de Consulta Estruturada) é a linguagem padrão ANSI (American National Standards

Leia mais

Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Codd.

Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Codd. Apresentação Este curso tem como objetivo, oferecer uma noção geral sobre a construção de sistemas de banco de dados. Para isto, é necessário estudar modelos para a construção de projetos lógicos de bancos

Leia mais

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração.

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração. O software de tarifação é uma solução destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema é dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Este

Leia mais

Listas (Parte 2) Túlio Toffolo tulio@toffolo.com.br www.toffolo.com.br. BCC202 Aula 10 Algoritmos e Estruturas de Dados I

Listas (Parte 2) Túlio Toffolo tulio@toffolo.com.br www.toffolo.com.br. BCC202 Aula 10 Algoritmos e Estruturas de Dados I Listas (Parte 2) Túlio Toffolo tulio@toffolo.com.br www.toffolo.com.br BCC202 Aula 10 Algoritmos e Estruturas de Dados I Listas Encadeadas Características: Tamanho da lista não é pré-definido Cada elemento

Leia mais

Banco de Dados Oracle. Faculdade Pernambucana - FAPE

Banco de Dados Oracle. Faculdade Pernambucana - FAPE Faculdade Pernambucana - FAPE Visão Geral dos Componentes Principais da Arquitetura Oracle Servidor Oracle É o nome que a Oracle deu ao seu SGBD. Ele consiste de uma Instância e um Banco de Dados Oracle.

Leia mais

Banco de Dados. Aula 1 - Prof. Bruno Moreno 16/08/2011

Banco de Dados. Aula 1 - Prof. Bruno Moreno 16/08/2011 Banco de Dados Aula 1 - Prof. Bruno Moreno 16/08/2011 Roteiro Apresentação do professor e disciplina Definição de Banco de Dados Sistema de BD vs Tradicional Principais características de BD Natureza autodescritiva

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity

Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity Especialização em Engenharia de Software Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity Sérgio Soares scbs@cin.ufpe.br Objetivos Apresentar os conceitos básicos da especificação de Java

Leia mais

Introdução a Java. Hélder Nunes

Introdução a Java. Hélder Nunes Introdução a Java Hélder Nunes 2 Exercício de Fixação Os 4 elementos básicos da OO são os objetos, as classes, os atributos e os métodos. A orientação a objetos consiste em considerar os sistemas computacionais

Leia mais

Banco de Dados. Conceitos e Arquitetura de Sistemas de Banco de Dados. Profa. Flávia Cristina Bernardini

Banco de Dados. Conceitos e Arquitetura de Sistemas de Banco de Dados. Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Conceitos e Arquitetura de Sistemas de Banco de Dados Profa. Flávia Cristina Bernardini Relembrando... Vantagens da Utilização de SGBD Redundância controlada Consistência dos dados armazenados

Leia mais

5 Mecanismo de seleção de componentes

5 Mecanismo de seleção de componentes Mecanismo de seleção de componentes 50 5 Mecanismo de seleção de componentes O Kaluana Original, apresentado em detalhes no capítulo 3 deste trabalho, é um middleware que facilita a construção de aplicações

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Planejando o aplicativo

Planejando o aplicativo Um aplicativo do Visual FoxPro geralmente inclui um ou mais bancos de dados, um programa principal que configura o ambiente de sistema do aplicativo, além de uma interface com os usuários composta por

Leia mais

Roteiro 2 Conceitos Gerais

Roteiro 2 Conceitos Gerais Roteiro 2 Conceitos Gerais Objetivos: UC Projeto de Banco de Dados Explorar conceitos gerais de bancos de dados; o Arquitetura de bancos de dados: esquemas, categorias de modelos de dados, linguagens e

Leia mais

Árvores Binárias Balanceadas

Árvores Binárias Balanceadas Árvores Binárias Balanceadas Elisa Maria Pivetta Cantarelli Árvores Balanceadas Uma árvore é dita balanceada quando as suas subárvores à esquerda e à direita possuem a mesma altura. Todos os links vazios

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais