JOSÉ VIEIRA CABRAL. Consertos, Reformas e montagens de bicicletas (Bikes).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JOSÉ VIEIRA CABRAL. Consertos, Reformas e montagens de bicicletas (Bikes)."

Transcrição

1 JOSÉ VIEIRA CABRAL Consertos, Reformas e montagens de bicicletas (Bikes).

2 Biobibliografia José vieira Cabral nasceu no dia 25 de agosto de em Xambrê, Paraná. Viveu ali até os seus oito anos de idade e depois os seus pais se mudaram para Maringá, no mesmo Estado. E aos 19 anos mudou-se para são Caetano do sul, região do grande abc, são Paulo, onde permanece até o presente momento. O autor foi comerciante a maior parte de sua vida, mas também atuou como funcionário em algumas empresas, como: administrativo e encarregado de obras civis, tendo como formação (mestria em construção civil): inscrito pela a empresa SINDOSCON Sindicato da indústria de construção civil do estado de São Paulo, região abc, Santo André, 16 de Outubro de 2.001, sob o nº / / (Também concluiu mais de 100 cursos de diversas áreas)... O Editor/autor já escreveu diversas obras: profissionalizantes, literária e didáticas, e mantém o seu escritório editorial em sua residência, onde produz e disponibiliza os seus livros e cursos, online e digitais: Livraria/Editora Virtual Cabral Veríssimo CNPJ: / , São Caetano do Sul São Paulo Brasil. CEP: (Tel.: ).

3 Certificado de Registro (Averbação) DESCRIÇÃO: 1. ANATOMIA DA BICICLETA 2. CONSERTO DE PNEU: FERRAMENTAS ADEQUADAS PARA QUANDO O PNEU FURAR. 3. CONSERTOS DE BIKE. 4. REFORMAS DE BIKE. 5. ACESSÓRIOS E FERRAMENTAS. Fundaçăo BIBLIOTECA NACIONAL MINISTÉRIO DA CULTURA BICICLETEIROS DO BRASIL Educação de Inclusão Social Todos os direitos Reservados do Autor José Vieira Cabral, CABRAL VERÍSSIMO, Autoria. Livraria e Editora Virtual Cabral Veríssimo i-ltda. São Caetano do sul SP CNPJ: / cabralverissimo@yahoo.com.br

4 É com imensa satisfação que apresento a você Caro aluno, este Curso: Bicicleteiros do Brasil. Pois há uma grande necessidade de formar profissionais nessa área de mecânica ciclística para manter uma boa dinâmica ao veiculo de transporte de duas rodas. A bicicleta é um veiculo usadíssimo na China e outros Países e inclusive soma-se também o Brasil e, mormente nas pequenas cidades onde o solo é plano, favorecendo assim esse tipo de transporte de atração física. A necessidade de locomoção para o trabalho, escola e etc., estimula as pessoas a optar pela a bicicleta, porque de um lado: são trabalhadores de baixa renda e, por outro lado nem sempre tem linhas de ônibus a preencher a extensão da distancia que perfaça o trajeto de sua casa ao local que precisam trabalhar ou estudar.

5 A bicicleta é também um veiculo satisfatório ao lazer de muitas pessoas que o tem por Hobby ou então, para exercícios físicos, necessários! A cada dia mais, cresce o número de ciclistas no Brasil! E por essa razão é necessário que cresça também o número de Bicicleteiros para suprir as necessidades da Sociedade e, particularmente a do profissional que dependa de seu oficio.

6

7

8 1 Selim 2 Canote de selim 3 Guidão 4 Mesa 5 Manetes de freio 6 Cabos de aço 7 Freio dianteiro 8 Pneu 9 Roda dianteira 10 Garfo 11 Pedal 12 Pedivela e engrenagem 13 Corrente 14 Roda livre e engrenagem 15 Freio traseiro 16 Quadro

9 2. CONSERTO DE PNEU: FERRAMENTAS ADEQUADAS PARA QUANDO O PNEU FURAR. 1. Alicate / Chave inglesa 2. Chave Phillips 3. Chave de fenda 4. Uma chave de boca regulável 5. Chaves fixas de 8 e 10 mm 6. Chaves Allen de 4, 5 e 6 mm. 7. Espátulas de tirar pneus 8. Chave de raios 9. Bomba de encher. 10. Kit: cola remendos e lixa.

10 FERRAMENTAS ADEQUADAS. 1. Alicate / Chave inglesa 2. Chave Phillips 3. Chave de fenda 4. Uma chave de boca regulável 5. Chaves fixas de 8 e 10 mm

11 6. Chaves Allen de 4, 5 e 6 mm. 7. Espátulas de tirar pneus 8. Chave de raios 9. Bomba de encher.

12 10. Kit: cola remendos e lixa.

13 1. Solte o cabo dos freios, 2. Solte os freios, 3. Solte a roda 4. Coloque a corrente na menor engrenagem 5. Tire a roda 6. Use espátulas especiais e tire um dos lados do pneu para fora da roda. 7. Cuidado para não machucar a câmara de ar 8. Cuidadosamente tire-a 9. Depois de enchê-la com a bomba de ar, localize o furo. 10.Localizado o furo, usando uma lixa fina, lixe o local. 11.Isto tira a sujeira, preparando o local para o melhor contato com a cola. 12.Coloque a cola 13.Assim que a cola começar a secar, aplique o remendo de borracha e aperte firmemente. 14.Espere secar, recoloque a câmara de ar, reponha o pneu, monte a roda e as marchas. 15.Encha a câmara de ar e siga o caminho pedalando gostoso.

14 Instrução: Para ter acesso ao pneu danificado, remova a roda da bicicleta, usando uma chave de boca ajustável, afrouxe as porcas que mantém a roda no lugar. Para o pneu traseiro de uma bicicleta sem troca de marcha ou com 3 ou 5 marchas, remova o anel de freio fixado no quadro inferior da bicicleta; desparafuse o parafuso que prende o anel metálico e remova-o. Retire a roda do quadro da bicicleta. Examine cuidadosamente a roda quanto a pregos, vidro ou outros objetos cortantes; remova qualquer objeto cortante inserido na trama e marque o ponto danificado com giz. Depois remova o pneu da roda. Retire o pneu da roda manualmente, se possível; aperte firmemente com os seus polegares para empurrar o pneu sobre o aro. Se não conseguir remover o pneu com as mãos, use alavancas de remoção de pneus de bicicleta. Não use chaves de fenda ou outra ferramenta afiada; você pode danificar os seus pneus.

15 Começando por um raio, insira cuidadosamente a extremidade reta de uma alavanca de remoção de pneus entre o aro e o pneu. Certifique-se de que esteja firmemente preso pela extremidade do pneu. Mantendo essa extremidade da alavanca de remoção de pneus no lugar, puxe a extremidade com a fenda para baixo e por trás do raio, e encaixe a fenda sobre o raio e enganche-a sobre o raio para manter toda a alavanca firmemente no lugar. Insira uma segunda alavanca no raio seguinte e repita o processo para remover mais pneu do aro. Repita, movendo as alavancas de remoção de pneu alternadamente ao redor do raio, até que consiga retirar todo o pneu do aro manualmente. Depois remova cuidadosamente a câmara do pneu, empurrando a válvula da câmara através do orifício no aro da roda e puxando Retire o pneu do aro da roda com alavancas de Remoção de pneus, a partir de um raio inicial ao redor da roda. devagar a câmara para fora da roda.

16 Use uma bomba de bicicleta para encher a câmara até ficar firme. Depois, com uma bacia de água, procure o vazamento na câmara. Segure uma parte da câmara inflada submersa e procure por bolhas de ar; vire a câmara dentro da água até localizar o vazamento. Confira a câmara toda, pode haver mais de um vazamento. Remova a câmara da água, passe um pano para secá-la e marque os pontos dos vazamentos com giz. Kits de remendar pneus de bicicleta normalmente incluem uma lixa. Então, lixe a área danificada da câmara para limpá-la e criar uma superfície áspera para unir o remendo. Aplique uma camada de adesivo à área lixada da câmara, conforme as orientações das instruções do kit de remendar. Deixe o adesivo secar conforme as instruções. Escolha um remendo com o tamanho adequado e retire a sua película protetora; coloque-o devagar no lugar sobre a área com cola. Pressione firmemente para selar o remendo, certificando-se que as extremidades estão totalmente unidas. Deixe o remendo secar por 5 minutos e depois salpique talco sobre ele para não aderir à parte interna do pneu.

17 Verifique o pneu mais uma vez, por dentro e por fora, para se certificar que nada pontiagudo ainda esteja preso nele; remova qualquer coisa que esteja presa na borracha. Pressione a câmara vazia no seu local dentro do pneu. Cuidadosamente insira o bico da válvula no orifício do aro e empurre o pneu no lugar sobre o aro com os seus polegares. Quando ficar difícil demais recolocar o pneu com as mãos, insira cuidadosamente a extremidade reta de uma alavanca de pneus e enfie o pneu no lugar ao redor do aro. Faça devagar, tomando cuidado para não beliscar a câmara entre o pneu e o aro ou o aro e a alavanca de pneus. Use as alavancas de pneus somente quando necessário. Finalmente, com o pneu no lugar, encha-o até a pressão correta com a bomba de bicicleta, conforme marcado na lateral do pneu. Aguarde alguns minutos para se certificar que o pneu está segurando o ar. Depois, recoloque a roda no quadro da bicicleta e aperte as porcas que a mantém no lugar. Se necessário, substitua o anel do freio.

18 Os pneus não são a única parte da bicicleta que sofrem desgaste. Correntes de bicicleta frequentemente se danificam também. Na próxima seção falaremos sobre como cuidar, limpar e substituir uma corrente de bicicleta. Lixe a área danificada, depois aplique. Adesivo e faça pressão sobre o remendo

19 COMO LIMPAR E SUBSTITUIR UMA CORRENTE DE BICICLETA Como está exposta à sujeira e esforço constante, uma corrente de bicicleta precisa de cuidados. Faça um check-up periódico nela para mantê-la funcionando adequadamente. Ferramentas: alicates de ponta ou chave extratora de elos de corrente, panela rasa, pequena escova ou escova de dente rígida, giz. Materiais: querosene, óleo de motor, panos, elo mestre sobressalente ou corrente sobressalente de bicicleta de 1/8 ou 3/32 de polegada. Tempo: cerca de meia hora à 1 hora, mais o tempo de secagem.

20 Limpeza Bicicletas sem troca de marcha e com 3 marchas usam uma corrente de 1/8 de polegada com um elo mestre; bicicletas com 5 e 10 marchas usam uma corrente contínua de 3/32 de polegada. Ambos os tipos devem ser limpos regularmente. Examine como a corrente está instalada na bicicleta e desenhe-a se não estiver seguro de lembrar-se disso. Você deverá recolocar a corrente exatamente da mesma maneira após tê-la limpado. Para abrir um elo mestre de uma corrente de 1/8 de polegada, puxe para fora o clipe retentor e remova a placa lateral plana

21 Remova a corrente da bicicleta. O elo mestre de uma corrente de 1/8 de polegada possui placas laterais planas. Para abrir o elo mestre, puxe o clipe retentor com um alicate de bico; depois remova a placa lateral. Puxe o elo para fora da corrente para liberar as extremidades. Para remover uma corrente de 3/32 de polegada, empurre para fora um rebite de pino de corrente em qualquer parte ao longo da corrente. Alinhe um extrator de corrente com seu pino de rosca sobre um rebite; aperte o parafuso do extrator apenas o suficiente para empurrar o rebite através do centro da corrente mas deixe-o pendurado no lado oposto. A corrente se separará quando o rebite for afrouxado. Mergulhe a corrente em querosene em uma panela rasa. Esfregue-a firmemente com uma pequena escova rígida ou, escova de dentes para remover toda a sujeira e óleo velho, e pendure-a para secar por cerca de 1 hora..

22 Mergulhe a corrente limpa em óleo de motor, remova-a e limpe o excesso de óleo com um pano. Deixe a corrente secar até que pare de pingar. Para reinstalar a corrente, recoloque-a ao redor da roda dentada traseira e dianteira, exatamente como estava antes de tê-la removido. Recoloque o elo mestre nas extremidades soltas de uma corrente de 1/8 de polegada; recoloque a placa lateral e o clipe retentor. Reconecte as extremidades de uma corrente de 3/32 de polegada com um extrator de corrente, afrouxe o pino de rosca, alinhe-o sobre o rebite frouxo onde se encontram as extremidades da corrente e aperte o pino de rosca. Ajuste cuidadosamente o rebite para alinhar-se exatamente a ambos os lados da corrente. Verifique a tensão da corrente para certificar-se se está correta; uma tensão incorreta pode ser perigosa. Em uma bicicleta com troca de marchas, a tensão da corrente é ajustada automaticamente; se você achar que a tensão está incorreta, leve a bicicleta a uma oficina. Bicicletas sem troca de marcha e com 3 marchas no cubo podem ser ajustadas manualmente

23 Coloque um gabarito plano sobre as partes superiores das rodas dentadas traseira e dianteira. No ponto médio da corrente entre as duas rodas dentadas, a parte superior da extensão da corrente deve apresentar uma curvatura de cerca de 1/2 polegada abaixo da parte inferior do gabarito. Ajuste a tensão da corrente conforme o necessário. Afrouxe as porcas do eixo da roda traseira e mova a roda para frente ou para trás até que a curvatura esteja correta; depois aperte as porcas do eixo. Abra uma corrente de 3/32 de polegada em qualquer elo; empurre para fora um rebite de pino de corrente com o pino de um extrator de corrente.

24 Correntes danificadas ou quebradas Se uma corrente de 1/8 de polegada se romper no elo mestre, substitua-o. Ajuste a corrente para posicioná-la corretamente, enganche o novo elo mestre através das extremidades soltas e aperte o elo. Uma corrente que esteja danificada ou rompida no meio, ou uma corrente de 3/32 de polegada danificada ou rompida deve ser substituída. Remova a corrente conforme explicado acima e levea até uma oficina; compre uma nova corrente do mesmo tipo. Para ajustar uma corrente nova à bicicleta, remova os elos conforme o necessário para ajustar a corrente ao comprimento adequado. Se a corrente antiga ainda estiver inteira, meça a nova corrente com o mesmo comprimento e marque-a com um giz. Se você não puder medir pela corrente antiga, confira o comprimento da corrente esticando-a no lugar ao redor das rodas dentadas traseira e dianteira, exatamente da mesma maneira que a corrente antiga estava instalada, com ambas as extremidades encontrando-se na roda dentada dianteira.

25 Ajuste a corrente com a tensão adequada conforme explicado acima e encaixe as extremidades sobre as rodas dentadas para combiná-las com exatidão; marque o elo exato onde o elo de uma extremidade se encontra com a outra extremidade da corrente. Remova quaisquer elos excedentes da extremidade da nova corrente com um extrator de corrente. Substitua a corrente ao redor da roda dentada traseira e dianteira e una as extremidades com o elo mestre ou o extrator de rebites de corrente. Certifique-se de que o rebite de conexão esteja alinhado com ambos os lados da nova corrente.

26 Confira a tensão da corrente colocando um gabarito reto sobre as rodas dentadas traseira e dianteira; no ponto médio, a extensão superior da corrente deve apresentar uma curvatura de 1/2 polegada abaixo do gabarito. Ajuste a corrente para essa tensão conforme o necessário. Raios quebrados, é outra parte da bicicleta que você poderá ter de substituir periodicamente. Saiba como fazer esse fácil reparo na próxima página.

27 Como substituir um raio de bicicleta Um raio de roda quebrado ou torto pode causar mais problemas à sua bicicleta, mas é fácil substituí-lo. Ferramentas: chave de boca ajustável, duas alavancas de desmontagem de pneus, cortador de fios, chave de raio de bicicleta, bomba de encher pneu de bicicleta.

28 Materiais: raio sobressalente. Tempo: cerca de 1/2 hora. Vire a bicicleta com as rodas para cima e prenda-a firmemente. Usando uma chave de boca ajustável, afrouxe as porcas que mantêm a roda no lugar; remova a roda. Deixe que o ar saia do pneu. Remova o pneu da roda com as mãos, se possível; ou use alavancas de remoção de pneus para passar o pneu sobre o aro. Começando por um raio, insira cuidadosamente a extremidade reta de uma alavanca de remoção de pneus entre o aro e o pneu. Mantendo essa extremidade no lugar, puxe a extremidade com fenda para baixo e por trás do raio, e encaixe a fenda sobre o raio. Insira uma segunda alavanca no raio seguinte; repita, movendo as alavancas alternadamente ao redor do aro até que consiga retirar o pneu manualmente. Depois remova o pneu e a câmara.

29 Assim que o pneu tiver sido removido, você estará pronto para substituir o raio danificado. Na maioria das bicicletas, as cabeças dos bicos que mantêm os raios da roda no lugar são cobertas por um grande aro de borracha. Puxe esse aro e remova-o. Se o raio quebrado tiver caído da roda, examine-a para encontrar o orifício vazio onde será inserido o novo raio. Se o raio antigo ainda estiver na roda, corte-o em ambas as extremidades com cortadores de arame. Remova as partes do raio antigo deixadas no aro da roda ou no cubo. O novo raio deve ser exatamente do mesmo comprimento e diâmetro do antigo. Para se certificar de obter o tamanho correto, leve a roda inteira à bicicletaria ou remova um raio intacto do mesmo lado para comparação. Não aceite nenhuma diferença no comprimento ou diâmetro. Para fazer o reparo, insira a cabeça do raio e a extremidade sem o bico no orifício vazio do cubo. A cabeça do raio deve se curvar para fora do cubo. Você pode ter de dobrar ligeiramente o raio para posicioná-lo, mas não dobre demais. Quando o raio estiver posicionado, insira o bico através do orifício no aro da roda e passe-o cuidadosamente até a extremidade do raio. Aperte manualmente o bico; não use a chave de raio ainda.

30 Insira a cabeça do raio no cubo; insira a extremidade com rosca através do aro da roda e parafuse a ponta do raio

31 Recoloque o aro da roda no garfo do quadro da bicicleta; aperte as porcas da roda. Gire o aro firmemente com a mão. Veja se a roda não oscila ao girar. A roda provavelmente estará entortada para fora no lado onde o novo raio foi instalado. Pare a roda e aperte ligeiramente o novo raio com a chave de raio, depois gire novamente a roda e confira novamente o alinhamento. Repita, apertando o bico do novo raio, até que a roda gire livremente sem oscilar. Se a oscilação persistir após ter apertado o bico do novo raio duas ou três voltas completas, afrouxe os raios do lado oposto do novo raio para corrigir o alinhamento. Aperte ou afrouxe o novo raio para alinhar a roda adequadamente; ela deve girar livremente sem oscilar

32 Após alinhar o pneu, confira se o novo raio não apresenta uma protuberância no bico na extremidade do aro. Se necessário, limpe-o. Finalmente, recoloque o anel de borracha sobre os bicos dos raios, recoloque a câmara e o pneu, e encha o pneu com a bomba. Andar de bicicleta com um raio quebrado não é perigoso, mas andar com freios não confiáveis é. Mantenha os seus freios em excelentes condições, ajustando-os regularmente.

33 Como ajustar os freios de uma bicicleta Os freios tipo ferradura em bicicletas de 3, 5 e 10 marchas são fáceis de ajustar quando não funcionam adequadamente. Para que você mesmo faça este ajuste, aqui está o que você vai precisar. Freios de acionamento lateral são fixados por uma abraçadeira de cabo; afrouxe a porca e puxe o cabo pela abraçadeira Ferramentas: terceira mão, chave de boca ajustável, alicate. Materiais: lubrificante de bicicleta em spray, pastilhas ou sapatas de freio de borracha. Freios de acionamento lateral são fixados por uma abraçadeira de cabo; afrouxe a porca e puxe o cabo pela abraçadeira

34 Tempo: cerca de meia hora. Uma frenagem inadequada é frequentemente causada por um cabo de freio frouxo em uma ou ambas as rodas da bicicleta. Coloque uma terceira mão (ferramenta especial disponível em lojas de bicicleta) sobre as sapatas do freio; utilize-a para colocar as sapatas do freio em contato com o aro da roda. Com uma chave de boca ajustável, afrouxe a porca da abraçadeira que prende os freios de acionamento lateral ou o parafuso de ancoragem de cabo que prende os freios de acionamento central. Prenda a extremidade do cabo com um alicate e puxe o cabo através da abraçadeira ou ancoragem até que fique esticado; prendendo o cabo esticado com uma mão, aperte a porca da abraçadeira ou âncora do cabo. Solte o freio. Teste o freio apertando a manete do freio; o freio deve pegar quando a manete tiver sido apertada cerca de 1/2 polegada. Se isso não acontecer, o cabo pode ainda estar frouxo demais; repita o procedimento de aperto. Erga a bicicleta até que a roda da frente saia do chão e gire a roda. Se a roda estiver pegando, afrouxe um pouco o cabo.

35 Siga o mesmo procedimento para esticar o cabo do freio da roda traseira da bicicleta. Teste o freio apertando a manete do freio e girando a roda; ajuste a tensão do cabo conforme o necessário. Finalmente, após ter ajustado a tensão do cabo do freio, verifique as manetes do freio no guidom. Se estiverem rígidas ou barulhentas, aplique lubrificante em spray nos pontos dos pivôs. Se os cabos do freio estiverem rígidos, pode ocorrer uma frenagem defeituosa devido ao desgaste das sapatas do freio, os blocos de borracha que pressionam os aros da roda quando os manetes do freio são apertados. Examine as sapatas dos freios cuidadosamente Freios de acionamento central são fixados por um parafuso de fixação; estique o cabo puxando-o através do fixador

36 . A borracha deve ser flexível; se uma sapata estiver endurecida ou rachada, ou se tiver uma espessura menor que 1/2 polegada acima da placa de metal onde está montada, ela deve ser substituída. Compre quatro sapatas de freio novas do mesmo tipo; leve a sapata velha com você até a loja de bicicletas para ter certeza de obter o tipo correto. Troque as quatro sapatas velhas. Para substituir as sapatas do freio, use uma chave de boca ajustável para remover os parafusos onde estão fixadas nos encaixes nos braços do freio em forma de "U" em cada roda. Remova as sapatas de freio velhas. Coloque as sapatas novas no lugar dos encaixes de ajuste, alinhadas da mesma maneira que estavam as velhas. As sapatas devem tocar apenas o aro da roda quando o freio é aplicado; tenha cuidado para posicionálas corretamente. Recoloque os parafusos sobre as sapatas do freio e aperte-os com uma chave de boca. Manter a sua bicicleta em boas condições permite que você passe mais tempo pedalando e menos tempo consertando. Use os conselhos deste artigo para aproveitar ao máximo as suas aventuras andando de bicicleta.

37 COMO TROCAR O CABO DE FREIO DA BICICLETA Aprenda como trocar o cabo do freio sozinho. Este guia funciona para bicicletas com guidom reto. 1º Passo: Inspecione o cabo. Troque o cabo se ele estiver muito duro ou com dentes. Se um destes indicadores estiver presente, podem haver danos na alma do cabo, ou até no cabo de fora. A fricção no cabo vai impedir que seus freios funcionem apropriadamente. Verifique por danos na capa externa, nas presilhas e principalmente nas dobras. Você vai ter que trocar ambos os cabos se a capa externa estiver danificada.

38 2º Passo: Compre o cabo correto. É importante ter certeza de ter o cabo correto. Verifique a ponta do mesmo e veja se é igual ao cabo que será substituído. Cabos de freio são diferentes para guidom reto e abaixado. 3º Passo: Solte a porca da presilha do cabo. Encontre a porca que prende o cabo e soltea com uma chave allen. Não perca a borrachinha ou a peça de metal, pois você vai ter que colocá-los de volta depois. 4º Passo: Desparafuse o ajuste do freio. Encontre o ajuste próximo ao manete de freio no guidom. É um pequeno barril que pode ser girado. Solte com os dedos para afrouxar o cabo.

39 5º Passo: Remova o cabo. Alinhe as duas fendas no ajuste onde o cabo passa sobre o manete de freio. O cabo vai sair gentilmente se você o afrouxar. 6º Passo: Substitua a capa externa, segurando a nova capa ao lado da antiga, para que saiba o comprimento certo do cabo. Use um cortador para fazer um corte reto. Verifique se há um furo reto no corte para o cabo passar. Passe então um ferrolho pequeno. Continuação do passo 6º: Passe o cabo pelo furo, verificando em seguida se ele está passando bem. Passe o resto do cabo para dentro da capa.

40 7º Passo: Prenda o cabo de novo. Passe a ponta por dentro do manete de freio e as duas fendas no ajustador. Do outro lado, passe o cabo através do disco de metal e empurre a capa externa por ele. Recoloque a borracha (o lado maior primeiro). Isto impede que a sujeira entre dentro do cabo. Passe por dentro da presilha. Aperte um pouco usando a chave Allen. Recoloque o freio puxando-o e prendendo no buraco. Tenha certeza de que o cilindro de metal está firme no lugar.

41

Estrada do Engenho D água 1295, Anil. Rio de Janeiro, RJ, Cep: 22765-240. Contato via telefone: Rio de Janeiro: (21) 3072-3333

Estrada do Engenho D água 1295, Anil. Rio de Janeiro, RJ, Cep: 22765-240. Contato via telefone: Rio de Janeiro: (21) 3072-3333 Estrada do Engenho D água 1295, Anil Rio de Janeiro, RJ, Cep: 22765-240 Contato via telefone: Rio de Janeiro: (21) 3072-3333 São Paulo: (11) 3522-4773 Vitória: (27) 4062-8307 Belo Horizonte: (31) 4063-8307

Leia mais

Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS

Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS Índice da seção Página Bielas Montagem da biela no pistão... 4 Verificação Instalação... 7 Remoção Torque... 8 Pistões Montagem do pistão na biela... 4 Verificação do desgaste

Leia mais

SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L)

SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) INSTRUÇÕES DE REMANUFATURA DO CARTUCHO DE TONER SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) CARTUCHO SAMSUNG MLT-D305L TONER REMANUFATURANDO CARTUCHOS DE TONER SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) Por Javier González e a equipe

Leia mais

ZJ20U93 Montagem e Operacional

ZJ20U93 Montagem e Operacional www.zoje.com.br ZJ20U93 Montagem e Operacional ÍNDICE 1. Aplicação...2 2. Operação segura...2 3. Cuidados antes da operação...2 4. Lubrificação...2 5. Seleção da agulha e do fio...3 6. A Inserção da agulha...3

Leia mais

AJUSTADORES AUTOMÁTICOS DE FREIO JUNHO 2012

AJUSTADORES AUTOMÁTICOS DE FREIO JUNHO 2012 AJUSTADORES AUTOMÁTICOS DE FREIO JUNHO 2012 Conheça o funcionamento, diagnóstico e reparo do ajustador de freio automático, um componente primordial para segurança, aplicado em veículos pesados. Que a

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE Este manual serve apenas como orientação dos procedimentos para instalar um pneu largo na traseira da moto Vblade 250cc da Sundown e deve ser feito por especialista

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

Componentes do Ponto de Distribuição

Componentes do Ponto de Distribuição Componentes do Ponto de Distribuição Ferramenta(s) Especial(ais) Placa de Alinhamento, Árvore de Comando de Válvulas 303-D039 ou similar Remoção CUIDADO: durante os procedimentos de reparo, a limpeza é

Leia mais

Seção 9 Cilindros e protetores/reservatórios do cárter

Seção 9 Cilindros e protetores/reservatórios do cárter Seção 9 Cilindros e protetores/reservatórios do cárter Página CILINDROS... 150 Inspeção e medição... 150 Retificação de cilindros... 150 Acabamento... 151 Limpeza... 151 MANCAIS DE MOTOR... 152 Mancal

Leia mais

ROMPEDOR DE CORRENTE HEAVY DUTY DE BANCADA

ROMPEDOR DE CORRENTE HEAVY DUTY DE BANCADA ROMPEDOR DE CORRENTE HEAVY DUTY DE BANCADA INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA Ao manusear correntes de motosserra, sempre há o risco de acontecer pequenos cortes nos dedos e na própria mão. Ao romper uma corrente,

Leia mais

A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva:

A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva: Manutenção Preventiva e Corretiva de Rosqueadeiras Manual de Manutenção: Preventivo / Corretivo Preventivo: Toda máquina exige cuidados e manutenção preventiva. Sugerimos aos nossos clientes que treinem

Leia mais

Conheça o seu Pureit. 14. Reservatório de Repouso 15. Bomba de Retrolavagem. 1. Visor Transparente

Conheça o seu Pureit. 14. Reservatório de Repouso 15. Bomba de Retrolavagem. 1. Visor Transparente Conheça o seu Pureit Veja na ilustração os diferentes componentes do purificador Pureit. Isso vai ajudá-lo a entender melhor a descrição do produto e este manual. 1. Visor Transparente 2. Tampa do Filtro

Leia mais

Sistema de Esteira Porta Cabos igus Guia de Instalação

Sistema de Esteira Porta Cabos igus Guia de Instalação Sistema de Esteira Porta Cabos igus Guia de Instalação Cursos Longos (Deslizantes) Horizontais Atenção: Não seguir as instruções instalação pode resultar em falha séria Antes de iniciar o processo de instalação,

Leia mais

www.freeagentbmx.com.br

www.freeagentbmx.com.br www.freeagentbmx.com.br Caro Revendedor: As garantias das bicicletas KHS, FREEAGENT e MANHATTAN só serão validadas após o recebimento do REGISTRO DE DISTRIBUIDOR pela FEPASE, com todos os dados do cliente

Leia mais

MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO

MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO MANUAL DE INSTRUÇÃO MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO MODELO: SS-26-1W - 1 - MÁQUINA PARA COSTURAR BOCA DE SACO Leia atentamente as instruções antes de iniciar o uso: a) Verificar se a voltagem está correta

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB ÍNDICE DETALHES TÉCNICOS, INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA... 01 MONTAGEM MOTOR E ROTAÇÃO DA MÁQUINA... 02 LUBRIFICAÇÃO...

Leia mais

Instruções de Instalação do Rack

Instruções de Instalação do Rack Instruções de Instalação do Rack Revise a documentação fornecida com o gabinete do rack para obter informações de segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um gabinete do rack, revise as

Leia mais

5Manutenções no Sistema de

5Manutenções no Sistema de Manutenção Preventiva dos Filtros do Ar A manutenção adequada deve incluir, também, uma inspeção completa dos sistemas. Todas as conexões, as tubulações ou dutos entre o filtro e o motor devem ser mantidos

Leia mais

Instruções de Instalação do Rack

Instruções de Instalação do Rack Instruções de Instalação do Rack Revise a documentação fornecida com o gabinete do rack para obter informações de segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um gabinete do rack, revise as

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED. Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS

GUIA DO USUÁRIO. Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED. Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS GUIA DO USUÁRIO Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS Medidas de segurança Leia com atenção este guia de instalação até o final antes de instalar o produto. Guarde o guia

Leia mais

Manual de Instalação do Encoder

Manual de Instalação do Encoder Status do Documento: Código de Referência do LS-CS-M-028 Documento Versão: 1 Liberado em: 16-03-2010 Histórico de Revisão do Documento Data Versão Resumo da Alteração 16-03-2010 1 Manual Novo Informação

Leia mais

www.cpsol.com.br (11) 4106-3883

www.cpsol.com.br (11) 4106-3883 REGULAGEM DA CORRENTE A tensão da corrente estará correta, quando em temperatura ambiente, a corrente encostar na parte inferior do sabre e ainda puder ser puxada com a mão sobre o mesmo. CORTE DE TORAS

Leia mais

Relê. Suporte A. Suporte B. Suporte C do Farol de Neblina Esquerdo. Suporte C do Farol de Neblina Direito. 23 Abraçadeiras de Fixação

Relê. Suporte A. Suporte B. Suporte C do Farol de Neblina Esquerdo. Suporte C do Farol de Neblina Direito. 23 Abraçadeiras de Fixação MANUAL DE INSTALAÇÃO Acessório FAROL DE NEBLINA Modelo Aplicável HONDA FIT 2007 No. da publicação Data de emissão fev/06 Moldura Farol de Neblina Esquerdo Relê Moldura Farol de Neblina Direito Suporte

Leia mais

Circular N.º 06-12 Responsável : Pós-Venda Sense Data 02/02/2012 Revisão: 0001

Circular N.º 06-12 Responsável : Pós-Venda Sense Data 02/02/2012 Revisão: 0001 Circular N.º 06-12 Responsável : Pós-Venda Sense Data 02/02/2012 Revisão: 0001 Para: Rede autorizada Sense. Assunto: Revisão antes da entrega da Sense Elétrica. Prezados senhores: Este informativo tem

Leia mais

Tutorial - Limpeza de Carburador

Tutorial - Limpeza de Carburador Tutorial - Limpeza de Carburador Retirado do Site Pequenas Notáveis (http://www.pequenasnotaveis.com.br) Autor = bravo18br 10 de Julho de 2005 Bem detalhado como o pessoal gosta. Esse tutorial foi feito

Leia mais

STOL CH 701. 7R3-1 Rear Skin. Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal.

STOL CH 701. 7R3-1 Rear Skin. Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal. 7R3-1 Rear Skin Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal. Manuseia o revestimento Com muita atenção e delicadeza. desta forma você evitará

Leia mais

E7 Bike de Spinning Manual do Proprietário

E7 Bike de Spinning Manual do Proprietário E7 Bike de Spinning Manual do Proprietário Visão Lista de expandida Peças Nº Nome Tamanho Quant. Nº Nome Tamanho Quant. PORCA SEXTAVADA 34 M2 2 PORCA SEXTAVADA M8 M8 4 M 2 BUCHA PLASTICA 2 ARRUELA M8 35

Leia mais

Seção 12 Conjunto do motor

Seção 12 Conjunto do motor Seção 12 Conjunto do motor Página CONJUNTO DO MOTOR... 164 Instalação do virabrequim... 164 Instale o pistão e a biela... 164 Instalação do eixo de cames... 164 Instalação da bomba de óleo... 165 Instalação

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

Corrente(11-velocidades)

Corrente(11-velocidades) (Portuguese) DM-CN0001-03 Manual do Revendedor Corrente(11-velocidades) CN-9000 CN-6800 CN-HG900-11 CN-HG701-11 CN-HG700-11 CN-HG600-11 AVISO IMPORTANTE Este manual de revendedor tem como objetivo principal

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

Aros e Rodas Manual de Segurança e Serviços

Aros e Rodas Manual de Segurança e Serviços Aros e Rodas Manual de Segurança e Serviços ÍNDICE SEÇÃO PÁGINAS I Apresentação 1 II Nota Especial aos Clientes / Alertas e Cuidados 2 III Procedimentos de Segurança para Manusear Aros e Rodas 3 IV Nomes

Leia mais

Relatório de serviço - Sr Fix. Revisão Prata

Relatório de serviço - Sr Fix. Revisão Prata Relatório de serviço - Sr Fix Revisão Prata Sr. Fix www.facebook.com/senhorfix contato@idefix.com.br (21) 2709-0035 1/12 Identificação Geral da Bicicleta e Serviço Solicitado: Proprietário: Bike: Data

Leia mais

Instruções de Instalação em Rack

Instruções de Instalação em Rack Instruções de Instalação em Rack Releia a documentação fornecida com seu gabinete de rack, para obter informações sobre cabeamento e segurança. Ao instalar seu servidor em um gabinete de rack, considere

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

Manual de Instruções DUAL ACTION 0800-6458300 CORTADOR DE CABELOS BLUE ACTION 11/07 297-05/00 072469 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO

Manual de Instruções DUAL ACTION 0800-6458300 CORTADOR DE CABELOS BLUE ACTION 11/07 297-05/00 072469 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO 11/07 297-05/00 072469 REV.1 CORTADOR DE CABELOS BLUE ACTION SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO DUAL ACTION ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 0800-6458300 Manual de Instruções Cortes curtos 1.Usando o pente de 12 mm (05)

Leia mais

-DJ MOTOR DIRECT-DRIVE

-DJ MOTOR DIRECT-DRIVE -DJ MOTOR DIRECT-DRIVE Manual de operação e manutenção- motor direct-drive...11~14 Encaixe o cabeçote na base e instale os cabos corretamente na caixa de controle MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO-

Leia mais

Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos

Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos Adesivação de frota Confira todas as etapas detalhadas do processo de adesivação de veículos Introdução Por: Elizabete Rocha Reedição Por: Luiz Ricardo Emanueli Revisão Técnica Por: Marcos Rogério do Nascimento,

Leia mais

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 07/11 719-09-05 775788 REV.2 Vapor Tapete Clean 719-09-05 2 Parabéns

Leia mais

Eggy. Ref. IXCI6044. MAX 22Kg. Em conformidade com a norma Européia EN 14344

Eggy. Ref. IXCI6044. MAX 22Kg. Em conformidade com a norma Européia EN 14344 Eggy Ref. IXCI6044 Em conformidade com a norma Européia EN 14344 MAX 22Kg Assento traseiro de bicicleta Eggy 2 1 B 2 3D E 4 5 3 6 7G 8 9 I M 10 N 11 12 NN 4 O O P P Q 13 14 Q 15 16 5 PT Assento traseiro

Leia mais

12 DICAS IMPORTANTES PARA MELHORAR O DESEMPENHO DOS PNEUS DO SEU CAMINHÃO

12 DICAS IMPORTANTES PARA MELHORAR O DESEMPENHO DOS PNEUS DO SEU CAMINHÃO 12 DICAS IMPORTANTES PARA MELHORAR O DESEMPENHO DOS PNEUS DO SEU CAMINHÃO COMEÇANDO PELOS JÁ FAMOSOS 5 LADRÕES DE KM O custo com pneus é um dos itens mais pesados na planilha de custo de um transportador,

Leia mais

MANUAL BICICLETAS. Número do quadro: ... Nome do Proprietário: ... Data da compra:. ...

MANUAL BICICLETAS. Número do quadro: ... Nome do Proprietário: ... Data da compra:. ... MANUAL BICICLETAS Número do quadro:... Nome do Proprietário:... Data da compra:.... 1 MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL LINHA CONVENCIONAL: ADULTOS E JUVENIL ÍNDICE: INTRODUÇÃO Introdução 03 Manual Linha Convencional

Leia mais

Inspiron 23 Manual do proprietário

Inspiron 23 Manual do proprietário Inspiron 23 Manual do proprietário Modelo do computador: Inspiron 23 Modelo 5348 Modelo normativo: W10C Tipo normativo: W10C001 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes

Leia mais

Instruções de Operação. Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos:

Instruções de Operação. Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos: 1 Instruções de Operação Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos: Antes de começar a trabalhar, leia o manual de instruções da máquina. Trabalhe

Leia mais

Para proteção completa contra chuva, está disponível em lojas de varejo uma capa de chuva ABC Design.

Para proteção completa contra chuva, está disponível em lojas de varejo uma capa de chuva ABC Design. MANUAL DE INSTRUÇÕES MODELO ABC DESIGN PRIMO Moldura de Alumínio leve Alças giratórias em 360 graus 4 posições de regulagem de encosto Rodas dianteiras giratórias e bloqueáveis. toldo removível Testado

Leia mais

Manutenção Preventiva do MIX RACK

Manutenção Preventiva do MIX RACK Manutenção Preventiva do MIX RACK a. Introdução Neste guia iremos demonstrar os processos para manutenção preventiva do módulo MIX RACK da linha Venue. Este sistema é composto basicamente de um Rack central

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Corte Circular de Tecido 950C 104A 104B Singer é uma marca registrada da The Singer Company Limited ou suas afiliadas. 2009 Copyright The Singer Company

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT

MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT WO-50DBR INFORMAÇÕES IMPORTANTES Ao usar aparelhos elétricos, seguir sempre precauções básicas de segurança, incluindo o seguinte: AVISO 1.

Leia mais

Unidade Hidráulica de Pré-Crimpagem com Múltiplas Cabeças (MHSU) Instruções de Instalação e Operação

Unidade Hidráulica de Pré-Crimpagem com Múltiplas Cabeças (MHSU) Instruções de Instalação e Operação www.swagelok.com Unidade Hidráulica de Pré-Crimpagem com Múltiplas Cabeças (MHSU) Instruções de Instalação e Operação MHSU para tubos de até 1"/25 mm com base MHSU para tubos maiores do que 1"/25 mm com

Leia mais

Identificando áreas de atolamento de papel

Identificando áreas de atolamento de papel Selecionando cuidadosamente os materiais de impressão e carregando-os adequadamente, será possível evitar atolamento de papel na maioria das vezes. (Veja as sugestões em Dicas para evitar atolamentos de

Leia mais

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Página 1 de 9 Informativo nº 9 VENTILADOR DE MESA 30cm VENTNK1200 ASSUNTO: Lançamento. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Alimentação: Cor: Potência do aparelho: Consumo de energia: Característica diferencial: Período

Leia mais

Manual de Instruções Carrinho - Twin

Manual de Instruções Carrinho - Twin Manual de Instruções Carrinho - Twin (Ref. 1350) Página 1 de 8 Remova o carrinho da caixa. As rodas dianteiras, rodas traseiras, bandeja frontal, pedana e capota dianteira devem ser instaladas antes de

Leia mais

WWW.FSMODELSPORT.COM

WWW.FSMODELSPORT.COM SOLUCIONANDO OS PROBLEMAS DO NT1 Esta semana entrei em contato com algumas pessoas que sempre me ajudaram a solucionar problemas e achar soluções para alguns detalhes de carros elétricos e nitro. Neste

Leia mais

Sumário Serra Fita FAM

Sumário Serra Fita FAM Sumário Serra Fita FAM 1 Componentes... 1 Painel de controle... 1 Sensores de segurança... 2 Especificações... 2 Instalação... 3 Condições Gerais do Local... 3 Rede Elétrica... 3 Instalação da Tomada...

Leia mais

O kit da discadora MED CALL contém: 1 discadora 1 controle remoto 1 adaptador bivolt 1 antena 1 cabo para linha telefônica 1 chave de fenda

O kit da discadora MED CALL contém: 1 discadora 1 controle remoto 1 adaptador bivolt 1 antena 1 cabo para linha telefônica 1 chave de fenda Introdução A discadora MED CALL tem diversas aplicações, como emergências médicas, coação em caso de assalto, crianças sozinhas em casa, ou qualquer outra aplicação que necessite de uma discagem automática

Leia mais

dicas DA volvo Cuidados na troca de filtros Tomar certos cuidados ao trocar os filtros pode ser mais importante do que você pensa! Confira!

dicas DA volvo Cuidados na troca de filtros Tomar certos cuidados ao trocar os filtros pode ser mais importante do que você pensa! Confira! 21 dicas DA volvo Cuidados na troca de filtros Tomar certos cuidados ao trocar os filtros pode ser mais importante do que você pensa! Confira! 16 Não descarte os filtros usados em qualquer lugar Cuide

Leia mais

Guia de Instalação Pinhão de 18 dentes

Guia de Instalação Pinhão de 18 dentes 1 Guia de Instalação Pinhão de 18 dentes por d Avila, Edson. 2004, versão 1.0. Autorizada reprodução se mantido os créditos do autor 2 O autor acredita que todas as informações aqui apresentadas estão

Leia mais

6 Manutenção de Tratores Agrícolas

6 Manutenção de Tratores Agrícolas 6 Manutenção de Tratores Agrícolas 6.1 Introdução Desenvolvimento tecnológico do país Modernização da agricultura Abertura de novas fronteiras agrícolas Aumento no uso de MIA Aumento da produtividade Maiores

Leia mais

Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros

Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros Os materiais ideais para a instalação da película Titanium são: uma bombinha sprayer; um rodo de borracha

Leia mais

Rosqueadeiras. Manual de Instruções

Rosqueadeiras. Manual de Instruções Manual de Instruções 2 NOMAQ Roscar/Cortar/Escarear Modelos para tubos de ½ a 6 Modelo NQ-R2 NQ-R2A NQ-R4 NQ-R6 Roscas Tubos 1/2, 3/4, 1, 2 1/2, 3/4, 1, 2 1/2, 3/4, 1, 2, 2.1/2, 4 2.1/2, 4, 5, 6 Roscas

Leia mais

MONTAGEM E REVISÃO OBRIGATÓRIO E GRATUITO NO SERVIÇO AUTORIZADO MORMAII

MONTAGEM E REVISÃO OBRIGATÓRIO E GRATUITO NO SERVIÇO AUTORIZADO MORMAII MONTAGEM E REVISÃO OBRIGATÓRIO E GRATUITO NO SERVIÇO AUTORIZADO MORMAII ÍNDICE INTRODUÇÃO...2 1. VISÃO GERAL...3 e 4 2. GARANTIA...5 e 6 3. UTILIZAÇÃO...7 4. MANUTENÇÃO...7 e 8 5. SEGURANÇA...8 6. MONTAGEM

Leia mais

Recline MANUAL DE INSTRUÇÕES. Dispositivo de Retenção Infantil Grupos 0 1 2 do nascimento aos 25 kg LM216

Recline MANUAL DE INSTRUÇÕES. Dispositivo de Retenção Infantil Grupos 0 1 2 do nascimento aos 25 kg LM216 Infantil Grupos 0 1 2 do nascimento aos 25 kg LM216 MANUAL DE INSTRUÇÕES LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INSTRUÇÕES DESTE MANUAL ANTES DE MONTAR E USAR O PRODUTO E GUARDE-AS PARA FUTURAS CONSULTAS. IMPORTANTE

Leia mais

REMANUFATURA OKIDATA C 3400 TONER E CILINDRO

REMANUFATURA OKIDATA C 3400 TONER E CILINDRO REMANUFATURA OKIDATA C 3400 TONER E CILINDRO 1. Identifique se você tem um cartucho starter (cartucho inicial que acompanha a impressora) ou cartucho de reposição. Verifique a seção de resíduos e o compartimento

Leia mais

Manual de Instruções BM 86NR. Parabéns você acaba de adquirir um produto de excelente qualidade. Processador de alimentos. Modelo

Manual de Instruções BM 86NR. Parabéns você acaba de adquirir um produto de excelente qualidade. Processador de alimentos. Modelo Manual de Instruções Processador de alimentos TERMO DE GARANTIA TODOS OS PRODUTOS BERMAR TÊM A GARANTIA TOTAL DURANTE 6 MESES DATA DA VENDA / / NOTA FISCAL Nº APARELHO Nº Modelo BM 86NR OS APARELHOS PERDERÃO

Leia mais

STAR. Modelo N106 Grupos I, II e III. SAC: (11) 4072 4000 www.infanti.com.br

STAR. Modelo N106 Grupos I, II e III. SAC: (11) 4072 4000 www.infanti.com.br STAR Modelo N106 Grupos I, II e III SAC: (11) 4072 4000 www.infanti.com.br Conheça seu Assento de Segurança Cuidados e Manutenção A B C Encosto Guia lateral do cinto de segurança Braçadeiras do cinto (pres.

Leia mais

Instalação do Sistema de Cabos para Distribuição de Dados

Instalação do Sistema de Cabos para Distribuição de Dados Instalação do Sistema de Cabos para Distribuição de Dados Visão geral O Sistema de Cabos de Distribuição de Dados proporciona um sistema de conexão de alta densidade entre racks para equipamentos de telecomunicação

Leia mais

Kit de Montagem de Mastro

Kit de Montagem de Mastro Parabéns pela aquisição do seu novo kit de montagem de mastro! Kit de Montagem de Mastro Manual de Instalação Este kit de montagem de mastro foi concebido para postes com 48 milímetros de diâmetro externo

Leia mais

DIAGNÓSTICOS E CORREÇÕES DE SISTEMA DE FREIOS HIDRÁULICOS. 9ª Edição

DIAGNÓSTICOS E CORREÇÕES DE SISTEMA DE FREIOS HIDRÁULICOS. 9ª Edição DIAGNÓSTICOS E CORREÇÕES DE SISTEMA DE FREIOS HIDRÁULICOS 9ª Edição POLÍTICA DE QUALIDADE Nosso compromisso é melhorar continuamente a qualidade de nossos produtos e serviços, atendendo ou superando os

Leia mais

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO Carrinho SONHO Manual Carrinho Sonho- Dardara - 2 as ilustrações são apenas representações. o design e o estilo podem variar. Antes de usar o carrinho,

Leia mais

Manual do Usuário BICICLETAS DOBRÁVEIS 20

Manual do Usuário BICICLETAS DOBRÁVEIS 20 Manual do Usuário BICICLETAS DOBRÁVEIS 20 ÍNDICE Registro da Bicicleta 3 Garantia RioSouth 4 Instruções 6 Atenção ao Usar 7 Partes da Bicicleta 8 Dobrando e Desdobrando a Bicicleta 9 Ajustes da Bicicleta

Leia mais

Máquina de Costura Industrial Reta ZJ-9600. Manual de Montagem

Máquina de Costura Industrial Reta ZJ-9600. Manual de Montagem Máquina de Costura Industrial Reta ZJ-9600 Manual de Montagem ÍNDICE . Instalação do Reservatório de Óleo Primeiramente fixe as duas borrachas diretamente na mesa usando os pregos, conforme a figura. Em

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MODELO ABC DESIGN 3 TEC

MANUAL DE INSTRUÇÕES MODELO ABC DESIGN 3 TEC MANUAL DE INSTRUÇÕES MODELO ABC DESIGN 3 TEC Utilização 3 em 1 (sistema travel system) bebê conforto adaptável ao carrinho Altura regulável das alças para empurrar o carrinho 3 posições de regulagem de

Leia mais

Manual de instruções. Máquina de desmontar e montar pneus MDE-600

Manual de instruções. Máquina de desmontar e montar pneus MDE-600 Manual de instruções Máquina de desmontar e montar pneus MDE-600 Apresentação Primeiramente queremos lhe dar os parabéns pela escolha de um equipamento com nossa marca. Somos uma empresa instalada no ramo

Leia mais

Pulverizador Agrícola Manual - PR 20

Pulverizador Agrícola Manual - PR 20 R Pulverizador Agrícola Manual - PR 20 Indústria Mecânica Knapik Ltda. EPP CNPJ: 01.744.271/0001-14 Rua Prefeito Alfredo Metzler, 480 - CEP 89400-000 - Porto União - SC Site: www.knapik.com.br vendas@knapik.com.br

Leia mais

Manual do Proprietário Carrinho Naruh - J30

Manual do Proprietário Carrinho Naruh - J30 Manual do Proprietário Carrinho Naruh - J30 SAC: (11) 4072 4000 - www.infanti.com.br Manual de Instruções do Carrinho J30 IMPORTANTE LER COM ATENÇÃO E GUARDAR PARA EVENTUAIS CONSULTAS. As imagens con das

Leia mais

Sinalizador para bicicletas Paloma Oliveira Mateus Knelsen

Sinalizador para bicicletas Paloma Oliveira Mateus Knelsen Sinalizador para bicicletas Paloma Oliveira Mateus Knelsen Como funciona O sinalizador para bicicletas é uma proposta de acessório que pode auxiliar na visibilidade do ciclista e dos seus movimentos no

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO AGA-TEC Indústria, Comércio e Manutenção Ltda. R: Danilo Valbuza, 703 - Laranjeiras 07700-000 Caieiras / SP - Brasil Tels /Fax: (11) 4441 8353 / 8309 / 8247 / 8502 E-mail: agatecvendas@terra.com.br MANUAL

Leia mais

Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador, vamos listar as coisas utilizadas mais importantes:

Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador, vamos listar as coisas utilizadas mais importantes: Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para sua confecção, vamos listar as coisas mais importantes que foram utilizadas: Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador,

Leia mais

Manual de Instalação, Operação e Manutenção Válvulas Gaveta, Globo e Retenção Informações Gerais Precauções e Recomendações Manuseio e Armazenamento

Manual de Instalação, Operação e Manutenção Válvulas Gaveta, Globo e Retenção Informações Gerais Precauções e Recomendações Manuseio e Armazenamento Informações Gerais Para garantir a qualidade e a vida útil de uma válvula é necessário verificar a instalação, aplicação, bem como o seu material de acordo com o fluido que será utilizado e uma manutenção

Leia mais

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 bandeja de metal que fica na 1ª prateleira. Os Móveis Make-up estão passando por uma atualização. Ganharam um novo display e uma nova iluminação.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR ZV1000A (127V) ZV1000B (220V) Leia atentamente este Manual, antes de usar sua Enceradeira. Guarde-o em local seguro, para futuras consultas. SAC: (11) 5660.2600

Leia mais

BICICLETA VERTICAL MAGNÉTICA DELUXE

BICICLETA VERTICAL MAGNÉTICA DELUXE BICICLETA VERTICAL MAGNÉTICA DELUXE MANUAL DO USUÁRIO IMPORTANTE! Por favor, leia todas as instruções cuidadosamente antes de usar este produto. Guarde este manual para referência futura. As especificações

Leia mais

Manual de instalação. Centralizador para molas a gás para BAM B19/18 e CBC B19

Manual de instalação. Centralizador para molas a gás para BAM B19/18 e CBC B19 Manual de instalação Centralizador para molas a gás para BAM B19/18 e CBC B19 Índice Segurança 3 Removendo a mecânica da coronha 4 Ajustando a mecânica no compressor de molas 6 Removendo a mola helicoidal

Leia mais

Manual Técnico e Certificado de Garantia

Manual Técnico e Certificado de Garantia Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes. Com design diferenciado o Efyx Nauta é pré-montado. Siga todas

Leia mais

Galoneira Industrial série ZJ-W562

Galoneira Industrial série ZJ-W562 Galoneira Industrial série ZJ-W562 Instruções de Segurança IMPORTANTE Antes de utilizar sua máquina, leia atentamente todas as instruções desse manual. Ao utilizar a máquina, todos os procedimentos de

Leia mais

PREZADO CLIENTE SOBRE OS CARROS FECHADOS INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. Encaixe a divisória como mostram as figuras abaixo.

PREZADO CLIENTE SOBRE OS CARROS FECHADOS INSTRUÇÕES DE MONTAGEM. Encaixe a divisória como mostram as figuras abaixo. CHECK-LIST ( X ) QTDE DESCRIÇÃO SUPORTE DE RODA PUXADOR SUPORTE PARA O TUBO DE PAPEL TUBO PARA PAPEL ROLO DE PAPEL PONTEIRA BANDEJA CAIXA LATERAL SUPORTE PARA MORSA TRAVA DO SUPORTE PARA MORSA BASE DE

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218 MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218 POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Você acabou de adquirir um produto ETERNY, da mais alta qualidade. Agradecemos a sua

Leia mais

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto Philco. Para garantir o melhor desempenho deste produto, ler atentamente as instruções

Leia mais

Inspiron 14. Manual de serviço. 5000 Series. Modelo do computador: Inspiron 5448 Modelo normativo: P49G Tipo normativo: P49G001

Inspiron 14. Manual de serviço. 5000 Series. Modelo do computador: Inspiron 5448 Modelo normativo: P49G Tipo normativo: P49G001 Inspiron 14 5000 Series Manual de serviço Modelo do computador: Inspiron 5448 Modelo normativo: P49G Tipo normativo: P49G001 Notas, avisos e advertências NOTA: uma NOTA indica informações importantes que

Leia mais

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelo Modelle Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este manual de

Leia mais

CÉLULA / SENSOR ION-SELETIVO CLORO LIVRE INORGÂNICO

CÉLULA / SENSOR ION-SELETIVO CLORO LIVRE INORGÂNICO Head office: Via Catania 4, 00040 Pavona di Albano Laziale (Roma) Italy, Tel. +39 06 9349891 (8 lines) Fax +39 06 9343924 CÉLULA / SENSOR ION-SELETIVO CLORO LIVRE INORGÂNICO GUIA DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

Leia mais

Conexão da mangueira de tinta. Manômetro. Chave seletora de dreno na posição pintar. Mangueira de sucção e dreno. Tubo de sucção

Conexão da mangueira de tinta. Manômetro. Chave seletora de dreno na posição pintar. Mangueira de sucção e dreno. Tubo de sucção Manual de funcionamento e limpeza da DP-6840 Equipamento para pintura sem ar para látex, tintas a óleo, esmalte sintético, ou qualquer outra tinta com viscosidade semelhante Acionamento do equipamento

Leia mais

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO Pág.:1 MÁQUINA: MODELO: NÚMERO DE SÉRIE: ANO DE FABRICAÇÃO: O presente manual contém instruções para instalação e operação. Todas as instruções nele contidas devem ser rigorosamente seguidas do que dependem

Leia mais

Guia de ajuste do corpo clínico e do paciente

Guia de ajuste do corpo clínico e do paciente Page 1 Instalação do fixador da máscara Remoção da parte almofadada Uma vez completa e adequadamente Guia de ajuste do corpo clínico e do paciente Segure pela parte superior da parte almofadada da máscara

Leia mais

Manual de Instruções e Termo de Garantia

Manual de Instruções e Termo de Garantia Manual de Instruções e Termo de Garantia 1.Identificação dos itens. 2.Marque na porta a altura do centro da maçaneta (sugestão: 1,10m em relação ao piso). 4.Com auxílio de ferramentas (formão, furadeira,

Leia mais

AKAD COMPUTAÇÃO GRÁFICA PROCEDIMENTOS

AKAD COMPUTAÇÃO GRÁFICA PROCEDIMENTOS 2. Instalação 2.1 Precauções Leias as informações abaixo antes de começar a instalação Observação 1 Certifique-se que o interruptor de energia está desligado antes de começar a instalação. Prenda cuidadosamente

Leia mais

TRILHADEIRA. www.vencedoramaqtron.com.br. Manual de Instrução

TRILHADEIRA. www.vencedoramaqtron.com.br. Manual de Instrução TRILHADEIRA R www.vencedoramaqtron.com.br Manual de Instrução Manual de Instrução - Trilhadeira Componentes Externos Legenda 1 - Correia do alimentador 2 - Polia mestre 3 - Braço do movimento e Tampa de

Leia mais