Manual do K2 para Joomla!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do K2 para Joomla!"

Transcrição

1 Manual do K2 para Joomla!

2 Apresentação Versão Release 09/10/10. Colaborador: Júlio Coutinho webmaster@joomlabrasilia.org Colaborador: seu nome seu Twitter: seu twitter Este manual é um documento colaborativo criado a partir da demanda gerada por vários usuários das Comunidades SGC Joomla e Joomla Brasil do Orkut. Após assistir a excelente oficina ministrada pelo Ronildo e Daniel no Joomla! Day Brasil 2010, percebi que o K2 era muito mais do que eu havia explanado em um tutorial criado a algum tempo no Joomla! Brasília e resolvi estudar a fundo o componente. A melhor forma que encontrei foi apresentar um case e durante este case, testar as funcionalidades e descrever a utilização da ferramenta. Confesso que fiquei espantado com a potência da ferramenta. Todos estão convidados a participar da melhoria deste manual enviando suas ementas para o webmaster@joomlabrasilia.org cada ementa pertinente será adicionada ao manual, gerando uma nova versão, com os créditos devidamente colocados. Aguardo colaboração de todos que usam o K2 para melhorarmos o Manual. Bora colaborar galera? "Conhecimento sem compartilhamento não serve para nada!"

3 Case Colunistas O Case Iremos desenvolver um projeto voltado a colunistas que desejem postar tutoriais Joomla, divididos dentro de uma categoria pai e várias sub-categorias. As categorias Teremos 01 (uma) categoria pai e 03 (três) categorias filhos a saber: 1. Categoria Tutoriais Joomla...Webdesign e Joomla...Segurança e Joomla...Joomla for Dummies 2. Categoria Livros Os Colunistas Cada sub-categoria possuirá 01 (um) ou mais colunistas com os seguintes campos: 1. nome 2. curriculum 3. contato twitter Os Livros A categoria livros contará com indicações de bons livros que irão ajudá-lo(a) a tornar-se um profissional de sucesso. Publicação O projeto será publicado na Internet para servir de fonte de estudo por parte dos usuários interessados.

4 O que é K2 K2 é um poderoso e popular componente para gerenciamente de conteúdo no Joomla! com características de CCK-like desenvolvido pelo JoomlaWorks, fabricantes de várias extensões Joomla!, desde Ele fornece várias formas de integrar o conteúdo do website Joomla (pense em artigos com campos adicionais para as imagens do artigo, vídeos, galerias de imagens e anexos), o nível de subcategorias, tags, comentários, um sistema de aumentar o formulário de item de base com os campos adicionais (semelhante a CCK para aqueles familiarizados com Drupal), uma API e plugin poderoso para estender item, categoria e as formas de usuário, ACL, edição frontend, sub-modelos e muito mais! Usando o K2, você pode transformar seu website Joomla! para um site de notícias / revistas com autores de blogs, catálogos de produtos, a carteira de trabalho, conhecimentos, download / gestão de documentos, listagem de diretórios, listagem de eventos e muito mais, tudo isso empacotado em um único componente! K2 é extensível a outros itens de campos, você pode facilmente criar tipos de conteúdos específicos da categoria, por exemplo, artigo, post, a página do produto e listagem do diretório. K2 agrega comentários, integração com twitter, fotos e vídeos, opção de anexar arquivos, opção de personalizar o perfil do usuário, enfim um framework completo, dentro do Joomla! K2 possui vários addons para seu projeto e nem todos são gratuitos. Porém, devido ao baixo custo e as possibilidades de implementação no projeto, recomendo que você adquira cada uma delas e repasse o valor ao cliente. Nunca, jamais, sob hipótese alguma, use addons, extensões ou templates piratas.

5 Por quê usar K2? Por quê eu usaria o K2? Há um grande número de razões, você fala com alguém que usa ou desenvolve para K2 e você terá mais razões, nesta lista estão alguns dos pontos que eu encontrei. 1. Categorias aninhadas Joomla! 1.5 não permite a criação de subcategorias ou categorias aninhadas. Com o K2 é possível extender o CMS criando categorias aninhadas. 2. Micro Templates para K2 Cada categoria pode ser atribuída a seu próprio template K2, possibilitando renderizar páginas em layouts diferentes para outras categorias, ideal para websites multi-funcionais. 3. Uso de TAGS Com K2 você pode adicionar tags com itens que podem ser ligados para formar um catálogo de informações. 4. Flexibilidade no Design Uma vasta gama de elementos pode ser ativado / desativado por item ou categoria e, quando utilizado em conjunto com os micro templates do K2 você pode produzir desenhos exclusivos para seu website. 5. Extensão de Controle do Usuário Nativamente o K2 possui uma potente ACL, que permite dentre outras coisas a contribuição de artigos via frontend do seu site sem ter ser necessário o acesso via backend, além de controlar quem tem acesso ao conteúdo, através da criação de grupos com as suas próprias restrições. 6. Apoio O K2 possui um grupo ativo de seguidores para criar uma comunidade de apoio mútuo para oferecer ajuda, conselhos e experiências reais. 7. Extensão gratuita K2 é livre e gratuito e você dificilmente achará outra assim, sendo obrigado(a) a pagar alguns dólares por uma extensão similar ao K2.

6 O quê é preciso para rodar o K2? Para o perfeito funcionamento do K2 basta usar o Joomla! 1.5.x. Independente de usar K2 e por questões de segurança recomendo: 1) CMS Joomla! 1.5.x (sempre a última versão) 2) SGB MySql (sempre a última versão) 3) Web Server Apache (sempre a última versão) 4) PHP (sempre a última versão)

7 Obtendo o K2 Como obter o K2? Para baixar o K2 você deve visitar o website oficial do Projeto: Instalando o K2 no Joomla A instalação do componente é simples bastando acessar o Menu Superior -> Extensões -> Instalar/Desinstalar no backend do seu website Joomla. Traduzindo o Componente Após a instalação iremos aplicar o pacote de tradução do componente para o português do Brasil e para tal, baixe o pacote de tradução direto de nosso website se desejar pois já está adaptado ao encoding UTF-8. Para traduzir faça: 1) Baixe o pacote pt-br; 2) Descompacte na sua máquina; 3) Copie (ctrl+c) o arquivo pt-br.com_k2; e 4) Cole (ctrl+v) no diretório /administrator/language/pt-br. (*) o seu website deve ter sido traduzido para o português do Brasil antes.

8 Entendendo o K2 Antes de explorar o Painel de Controle do K2, vamos entender o componente K2 é um poderoso componente que incrementa a forma como o Joomla gerencia os conteúdos. É interessante que você instale o K2 antes de qualquer componente e siga no desenvolvimento do projeto. Via de regra, o K2 irá implementar a maioria das necessidades do seu projeto. Observe a imagem abaixo, que retrata a estrutura do K2. Esta imagem foi retirada do website do desenvolvedor. O Joomla não permite subcategorias e fica claro que com o K2 podemos ter várias categorias aninhadas.

9 O caminho lógico para criar e exibir o seu conteúdo no K2 seria: Criar categorias Instalação de campos com grupos Extra Campos de configuração extra Criar itens K2 Criar link Menu As etapas 2 e 3 podem ser ignoradas se você só quer testar o K2. Ela vai lhe poupar tempo, a longo prazo, mas você sempre pode criar os campos extras depois.

10 Painel de Controle Painel de Controle do K2 Barra de Ferramentas Importar conteúdo do Joomla Ao clicar neste botão, todo o conteúdo do Joomla será importado para o K2 e pode parecer estranho, mas é isso mesmo. Preferências A primeira coisa a definir são as preferências Globais, que irão gerenciar todo o funcionamento do K2. As opções são muitas indo desde a apresentação do nome do autor no frontend do website até a replicação de seus artigos em sua conta do twitter, assim distribuídos.

11 1) Configurações de CSS - habilitar ou desabilitar a opção de css do K2 2) Configurações de imagem - definir como o K2 irá se comportar em relação as imagens 3) Disposição e opções de exibição de páginas para o usuário (autor) - definir como o K2 irá se comportar em relação aos usuários com permissão de enviar artigos 4) Opções de Layout & listagem de exibição de Busca, Tag & Data - definir como o K2 irá implementar as tags de busca 5) Comentários - definir se será permitido comentários nos artigos publicados 6) Definições Social - traçe sua estratégia de marketing social 7) Configurações de Feed RSS - defina a configuração de seus feeds 8) Configurações para limpeza do conteúdo - defina como o K2 irá proceder na limpeza de conteúdo publicado 9) Campos de configurações extras - defina a altura e largura dos campos de configurações extra 10) Editando o Frontend - defina as opções de edição via frontend 11) Configurações avançadas - várias configurações avançadas 12) Configurações de Desempenho - defina configurações para melhorar o desempenho do K2 13) Configurações de SEO - defina as suas configurações de SEO. Você pode perceber que são muitas as opções de configuração e as mesmas dependerão do escopo do seu projeto. Faça testes e busque o seu melhor ajuste visando o seu público-alvo e seu projeto.

12 Categorias Gerenciamento de Categorias no K2 Se você estiver criando um novo site com o K2, o primeiro passo é criar a categoria e para tal você pode navegar pelo menu superior do componente -> Categorias ou clicar no ícone Categorias do Painel de Controle e depois no Novo na barra de ferramentas do Gerenciador de Categorias. Interessante observar o ícone Savar e Novo, que salva a categoria e abre a edição para a criação de uma nova. Existem vários parâmetros para as categorias e vamos explorar os mais importantes. * Título: Ajuda a identificar a categoria para o armazenamento de itens. * Título Alias: Isso pode ser deixado em branco, uma vez que será preenchido automaticamente ao salvar ou definir como necessário. * Categoria Pai: Se você estiver criando uma sub-categoria, então você pode especificar qual a categoria pai para criá-la dentro e herdar os parâmetros * Herdar Parâmetros: Há um monte de definições para as categorias, use esta opção para herdar de outra categoria. Isso é ótimo para usar em sub categorias, porque você só precisa configurar um deles, então, todo o resto irá herdar a partir dela. * Grupos de campo extra associados: Você pode selecionar, se houver, qual EFG você gostaria de usar. Se você estiver criando um catálogo, por exemplo, seria interessante criar Grupos e campos extras e desta forma seriam

13 importados. * Pubslihed: Auto-explicativo. * Nível de Acesso: Quem pode ver a categoria. Com as constantes, você pode clicar em Aplicar ou OK e agora terá criado sua primeira categoria. K2 tem uma série de opções de categorias e estes são tratados com maior profundidade no capítulo da categoria. lista de categorias Depois de ter produzido algumas categorias, então você olha um pouco como o below.area imagem. Depois de criar as categorias e subcategorias de nosso projeto, temos a imagem abaixo onde: (*) Tutoriais Joomla - é a categoria pai do nosso projeto Webdesign e Joomla - categoria para publicação de artigos referentes a webdesign e joomla Segurança e Joomla - categoria para publicação de artigos relacionados a segurança e joomla Joomla! for Dummies - categoria para publicação de artigos básicos relacionados a joomla

14 Grupos e campos extras de grupos Gerenciar/Criar Grupos de campos extras Para criar o Grupo Colunistas siga pelo menu superior Grupos de campos extras ou no ícone Preencha o nome do Grupo e clique em Salvar Agora, vamos acessar as categorias criadas e associar o Grupo Colunistas às mesmas. Volte aos Grupos e campos extras e perceberá que as categorias foram associadas

15 Campos extras Gerenciar/Criar Campos extras Agora iremos criar os campos extras para nossos grupos. Acesse o menu superior Campos extras ou clique no ícone Campos extras e depois em novo Nome - o nome do campo Publicado - dispensa comentários Grupo - escolha o grupo ou crie um novo Tipo - selecione o tipo do campo de formulário para o novo campo. Ficou confuso? Um pouquinho de html vai bem. Valor padrão - escolha o valor padrão do campo (*) campos criados em nosso Grupo (*) fica registrado aqui uma preocupação relativa a segurança: Quando criamos os campos estamos criando campos em um form, sem a opção de limitar o tamanho máximo e tipo de caracter permitido. Isto é preocupante e já entrei em contato com o desenvolvedor para saber o que ele pensa.

16 TAGS Gerenciar/Criar TAGS Uma tag é uma palavra-chave (relevante) ou termo associado com uma informação (ex: uma imagem, um artigo, um vídeo) que o descreve e permite uma classificação da informação baseada em palavras-chave. Tags são, usualmente, escolhidas informalmente e como escolha pessoal do autor ou criador do item de conteúdo - isto é, não é parte de um esquema formal de classificação. É um recurso encontrado em muitos sites de conteúdo colaborativo recentes e por essa razão, "tagging" associa-se com a onda Web 2.0. Fonte: wikipedia Para criarmos TAGS no K2 seguimos pelo menu superior TAGS ou clicamos no ícone Tags do Painel de Controle Observe as Tags que criamos para nosso projeto e perceba a sua relevância

17 Itens de conteúdo Criar/Editar ítem de conteúdo Chegou a hora da parte mais importante, criar conteúdo no k2 1) Configurações de cabeçalho Título - título do artigo Título curto - deixe em branco que o k2 completa Tags - digite o início da palavra e um combo será aberto com as tags cadastradas por você Publicado - dispensa comentários Isto é um destaque? - marque sim para apresentar na página inicial Categoria - selecione a categoria do artigo 2) Editor do artigo aba conteúdo Na aba conteúdo iremos digitar o texto relacionado ao artigo normalmente, com a opção de inserirmos uma imagem, quebrarmos o texto com o leia + e trocarmos o editor com o Toogle editor 3) Aba imagem

18 Na aba imagem temos a opção de inserir uma imagem de nossa máquina ou de um servidor remoto para publicarmos em nosso artigo 4) Aba Galeria de imagem Para utilizar esta funcionalidade você precisa adquirir o plugin Simple Image Gallery Pro. Olha lá, não vai usar um piratão! 5) Aba Vídeo Para embedar o vídeo, você precisará do plugin Allvideos. Ele é gratuito e basta baixar, instalar, publicar e usar.

19 Opções de gerenciamento do Vídeo. 6) Aba campos extras (*) Os campos que você criou aparecem para serem integrados ao artigo. 7) Aba Anexos Você pode anexar arquivos ao seu artigo.

20 (*) procure o arquivo em sua máquina e depois clique em salvar. 8) Opções de gerenciamento do ítem São vários os parâmetros para visualização e controle do ítem criado no k2 e vamos explorar os mais relevantes 1) Autor e status de publicação - analogicamente ao Joomla, você pode gerenciar quando o item será publicado e despublicado, seu nível de acesso e apelido do autor. 2) Informações de Metadata

21 Descrição - uma descrição curta para o artigo Keywords - muitos dizem que as palavras-chave são irrelevantes, porém tantos outros descordam. Então, eu uso e têm dado certo. Robôs - deixe em branco ou digite all (para todos os robôs); Noindex(para não ser indexado); Nofollow (para não alavancar os criadores de links para seu website) Autor - deixe em branco ou use o seu domínio (*) Uma boa dica para SEO é o livro GooleMarketing de Conrad Adolpho (*) Comigo têm dado muito certo usar as dicas dele, do blog do webmaster do google e da central do webmaster do Google (*) Duvida? Se liga no resultado! 4) Se quiser esconder os parâmetros basta clicar no

22 Itens de menu Gerenciar/Criar item de menu Para gerenciar/criar itens de menu devemos navegar pelo menu superior -> Menus -> Selecione o menu (Criei um chamado K2) -> e depois escolha K2 nas opções de itens de menu As opções são: (*) Item de menu para um item do K2 (*) Item de menu para Categorias do K2 (*) Item de menu para TAGS do K2 (*) Item de menu para uma página de um usuário em formato de blog (*) Item de menu para itens de um ou mais usuários ou categorias Vamos conhecer cada um deles separadamente.

23 Item de menu do tipo item K2 Item de menu do tipo item K2 Este tipo de item de menu cria um hiperlink para um determinado item do K2. Vamos criar o item de menu e publicar o módulo na posição left do template. Observe a imagem abaixo e vamos esclarecer cada parte apresentada.

24

25 1) Nós marcamos a matéria como destaque e por isso ela recebe a marca Featured 2) Quando estávamos criando o conteúdo nós escolhemos uma imagem que representasse o mesmo, ela fica em destaque nesta área do frontend 3) O conteúdo em si 4) Informações adicionais existentes nos campos extras 5) O avatar e nome do autor do conteúdo 6) O vídeo inserido junto com o artigo 7) A caixa de comentário para que o usuário possa comentar o artigo. (*) É importante frisar que todos os parâmetros são configurados em preferências. (*) Fiz um comentário para testar o funcionamento do componente

26 Item de menu do tipo categorias K2 Item de menu do tipo categorias K2 Exibe uma lista de itens de uma ou mais categorias. 1) A categoria pai Tutoriais Joomla 2) As sub-categorias Webdesign e Joomla, a categoria filho Segurança e Joomla e a categoria filho Joomla for Dummies 3) O conteúdo em destaque que faz parte da sub-categoria Joomla for Dummies da categoria Tutoriais Joomla

27 Item de menu do tipo Tag Item de menu do tipo Tag Cria hiperlink para a Tag selecionada permitindo a filtragem da tag por categoria/ sub-categoria. Serão exibidos itens que possuam a TAG selecionada. (*) eu criei tags e relacionei a todas as categorias. Quanto mais tags você criar, melhor.

28 Item de menu do tipo página de usuário Blog Item de menu do tipo página de usuário Blog Cria um hiperlink para a página do usuário selecionado no formato de Blog. (*) só temos um usuário e ainda não incrementamos a página dele. Ao longo do manual, iremos melhorando até termos completado a página do nosso usuário.

29 Item de menu para itens e usuários adicionados Item de menu para últimos itens ou usuários Podemos criar itens de menu para os últimos itens e usuários inseridos no website. Por enquanto temos pouca coisa, mas ao longo do projeto a tendência é aumentar e melhorar a visualização. É importante observar os parâmetros que fazem parte deste tipo de item de menu. Teste, explore cada um deles e veja o que melhor se aplica ao seu case. Resultado final no frontend de nosso website.

30

31 Produtos em destaque Produtos em destaque Através do ícone produtos em destaque podemos acessar os itens que estão marcados como destaque em nosso projeto. Barra de Ferramentas (*) Toggle featured state - muda o status do destaque (*) Publicar - publica o item (*) Despublicar - despublica o item (*) Mover - move o item para outra categoria (*) Copiar - copia o item para outra categoria (*) Editar - edita o item selecionado (*) Novo - cria um novo item (*) Lixeira - envia o item para a lixeira (*) Preferências - configura a forma como o K2 irá se comportar globalmente

32 Itens na Lixeira Itens na Lixeira Você pode gerenciar os itens na lixeira através do ícone Itens na lixeira. As opções são: Restaurar ou Remover

33 Categorias na lixeira Categorias na lixeira Você pode gerenciar as categorias que foram movidas para lixeira clicando no ícone Categorias na lixeira. As opções são: Restaurar e Remover

34 Comentários Comentários Você pode acessar os comentários efetuados clicando no ícone Comentários Os comentários serão listados. (*) chama a atenção a falta do IP e seu possível banimento, recurso muito utilizado em componentes de comentários.

35 Editar imagens Edição de imagens Você pode editar imagens clicando no ícone Editar imagens do painel de controle (*) será aberto um painel para que você proceda a edição de qualquer imagem.

36 Módulo - Login K2 Módulo de Login K2 Quando instalamos o K2 ele instala vários módulos e plugins embarcados e vamos conhecer o Módulo de Login. Para tal acesse Extensões-> Administrar Módulos-> K2 Login e habilite o mesmo. Os parâmetros do módulo estão abaixo: (*) chamo atenção para a url de redirecionamento do Login e Logout. Após instalar o módulo e mudar posições temos o nosso projeto com a aparência abaixo:

37 (*) Eu registrei um usuário novo e dei a ele permissão para enviar, editar e publicar artigos. Vamos visualizar o menu apresentado para o usuário cout45 quando o mesmo loga no frontend do website. Vamos interagir com ele? 1) Minha página - mostra a página do usuário 2) Minha conta - mostra os dados do usuário, vamos editar para organizar as coisas. O resultado da alteração pode ser visualizado abaixo:

38 3) Moderar comentários dos meus itens

39 Módulo - K2 Comments Módulo K2 Comments O próximo módulo que abordaremos é o K2 Comments que também é instalado nativamente com o K2. Para publicá-lo siga Extensões -> Administrar Módulos -> K2 Comments Configure os parâmetros e publique o módulo. (*) é um módulo que dispensa comentários, basta você escolher os parâmetros adequados ao seu projeto e os comentários estarão listados.

40 Módulo - K2Contents Módulo K2 Contents Este módulo irá listar o conteúdo de acordo com as configurações dos parâmetros escolhidas por você. (*) criei uma nova posição no template para melhor visualização do módulo K2contents. Aos poucos o projeto vai tomando corpo, usando exclusivamente o Componente K2.

41

42 Módulo - K2 Tools Módulo K2 Tools O módulo K2 Tools é um dos mais interessantes e versáteis possibilitando uma gama de funcionalidades ao website. Vamos explorar uma a uma, disponibilizando em nosso projeto de estudo. Para habilitar o módulo siga pelo menu Extensões -> Administrar Módulos -> K2 Tools -> configure os parâmetros, publique e salve. (*) são vários os parâmetros possíveis e vamos explorar os que julgamos mais importantes. No combo de funcionalidades escolhemos qual será a apresentação do módulo, que pode variar de Arquivo até Tag Cloud. No projeto, nós usamos cada tipo possível, para visualizarmos o seu efeito em um projeto. Arquivo Vamos escolher esta opção, configurar e publicar

43 (*) Perceba que ele lista os nossos artigos de acordo com os parâmetros que escolhemos nas configurações específicas deste tipo. Lista de autores Vamos escolher esta opção, configurar e publicar. (*) Perceba que ele lista os autores de acordo com os parâmetros que você determina e permite segmentar o que deve aparecer em cada local. Blog-style Calendar (no options) Vamos escolher esta opção configurar e publicar para termos um calendário em nosso website. (*) ao clicar no dia ele retorna artigos que foram publicados naquele dia, ou seja, uma busca baseada na data de publicação do artigo. Breadcrumbs O caminho de migalhas é um recurso previsto nas webstandards, faz parte da usabilidade e é facilmente implementado pelo módulo K2 Tools. (*) perceba o caminho publicado. Estranhei não ter sido traduzido para o português a Você está aqui. Categories List (Menu) Nesta opção temos uma lista das categorias do K2 em formato de Menu. No exemplo, eu usei a classe _menu do template.

44 Search Box A velha caixa de busca tão presente e necessária em websites. Lembre-se de colocá-la a direita e acima. Category Select Box A ideia é a mesma, simplesmente apresentamos as categorias em uma combo box e ganhamos espaço. Tag Cloud Habilitando esta opção teremos nossa nuvem de TAGS. Abaixo temos o resultado parcial de nosso projeto com a simples utilzação de todas as opções deste módulo. (*) Eu não sei quanto a você, mas estou impressionado com o K2. (*) Para conseguir replicar o módulo, eu apenas usei a opção de copiar módulos do Joomla!

45

46 Usuários Gerenciamento de Usuários Com o K2 podemos gerenciar amplamento os usuários de nosso website. As opções são: 1) Importar usuários do Joomla para as tabelas do K2 2) Criar Grupos de Usuários 3) Disitribuir os usuários dentro dos Grupos Criados Grupos de Usuários Barra de Ferramentas (*) Remover - remove um grupo de usuários (*) Editar - edita um grupo de usuários (*) Novo - criar um novo Grupo (*) Preferências - preferências globais do K2 Grupo Colaboradores do Manual Na imagem abaixo criamos um novo Grupo no K2. Usuários Vamos analisar o gerenciamento de usuários agora. Barra de Ferramentas

47 (*) Importar usuários Joomla! - importa todos os usuários da tabela #_users para o K2 (*) Mover - move os usuários dentro dos grupos disponíveis (*) Remover - remove um usuário (*) Habilitar - habilitar um usuário (*) Desabilitar - desabilita um usuário (*) Editar - edita os dados do usuário (*) Resetar detalhes do usuário - reseta os dados do usuário (*) Preferências - preferências globais do K2 Na imagem abaixo mudamos o grupo de um usuário, do grupo padrão registered para o grupo Colaboradores do Manual.

48 Ajuda Ajuda Você pode encontrar ajuda a respeito do K2 de várias formas, através de documentos oficiais. Fórum/Comunidade e no Portal oficial do desenvolvedor.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Técnicas Avançadas Desenvolvimento de SOFTWARES Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Tópicos Sistema de Gerenciamento de Conteúdo CMS. Fron-end Back-end Instalando Site e Lojas

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

Manual WebAdmin News

Manual WebAdmin News Manual WebAdmin News 20/12/2008 Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar conteúdo autor: Fábio Roberto Teodoro 25 de março de 2010 Sumário 1 Definições 3 2 Interface Administrativa 4 3 Conteúdo 6 3.1 Notícias............................................

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc

SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc Técnica SEO: Search engine Optimization "INDEXADOR" Web Software para Grandes Portais (Gera todo o conteúdo SEO - Otimizado nas buscas)

Leia mais

Quais são as novidades?

Quais são as novidades? e fizeram novamente uma parceria para criar uma Plataforma de Aprendizagem Social exclusiva para os corretores RE/MAX ao redor do mundo. Com esta Plataforma de Aprendizagem Social, nomeada de Global Training,

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

Navegue e utilize as ferramentas do Portal do Professor

Navegue e utilize as ferramentas do Portal do Professor Navegue e utilize as ferramentas do Portal do Professor Aa Índice Como se inscrever no Portal Problemas com Login e Senha Descrição do Portal do Professor Descubra se sua escola ou Secretaria de Educação

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede OpenCart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 vqmod 4 4.2 Instalação e ativação do

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Módulo e-rede VirtueMart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede VirtueMart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede VirtueMart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 Permissões 4 4.2 Instalação e ativação

Leia mais

Cadastrar Categorias e Produtos

Cadastrar Categorias e Produtos Cadastrar Categorias e Produtos 1- Introdução Bom, agora que você conseguiu configurar a sua loja com sucesso, incluindo as informações do PagSeguro, precisamos cadastrar o principal: Os Produtos, afinal,

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede OpenCart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados ÍNDICE 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 vqmod 4 4.2 Instalação e ativação

Leia mais

Tutorial para criação de blog

Tutorial para criação de blog Tutorial para criação de blog Profª Msc. Patricia da Silva Neubert Acesse www.blogspot.com.br. Na barra superior clique em Criar em Criar blog, preencha o cadastro e faça login. Repare, que abrirá uma

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br William Oyama www.evisionbrasil.com.br Índice do tutorial 1 Portal entrelace.obr.br 2- Painel Administrativo 3- Informações Restritas 4- Acervo 5- Notícias

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Footprints Service Core. Manual de uso do sistema

Footprints Service Core. Manual de uso do sistema Footprints Service Core Manual de uso do sistema Sumário Acessando o sistema... 3 Visão geral... 4 Criação de chamados... 5 Acompanhamento de chamados... 7 Compartilhamento de chamados... 8 Notificações...

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET. Ministério do Esporte

MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET. Ministério do Esporte MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET Ministério do Esporte SUMÁRIO 1.0 - Módulo Administração... 1 2.0 Banner randômico... 2 2.1 Adicionar novo slide... 2 2.2 Excluir slide... 6 3.0 Artigos... 7 3.1 Adicionar

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Módulo e-rede Prestashop v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede Prestashop v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede Prestashop v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados ÍNDICE 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 Instruções iniciais 4 4.2 Instalação

Leia mais

Criar Newsletters. Guia rápido sobre...

Criar Newsletters. Guia rápido sobre... Guia rápido sobre... Criar Newsletters Neste guia... Saiba como criar atrativas newsletters em texto simples ou HTML para captar a atenção de seus contatos e ir ao encontro de seus interesses e expectativas.

Leia mais

Manual de Uso. Intranet

Manual de Uso. Intranet Manual de Uso Intranet última atualização: setembro de 2013 1 2 Sumário 1- Acesso 04 2- Gerenciamento de páginas 04 3- Gerenciamento de layout e aparência das páginas 3.1- Layout 3.3- Aparência 07 07 08

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Portal Institucional do IFPB

Portal Institucional do IFPB Capacitação para utilização do Portal Institucional do IFPB Introdução O objetivo dessa treinamento é apresentar o site do IFPB, e capacitar os novos usuários para utilizar suas principais ferramentas

Leia mais

Apostila de criação de website

Apostila de criação de website Apostila de criação de website "Webnode" OBS: Informações e imagens retiradas do webnode O que é o WebNode : O WebNode é um sistema de criação de sites de fácil utilização. # Grátis. Sem burocracias, #

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Manual de criação de envios no BTG360

Manual de criação de envios no BTG360 Manual de criação de envios no BTG360 Série manuais da ferramenta ALL in Mail Introdução O BTG 360 utiliza a tecnologia do behavioral targert para que você alcance resultados ainda mais assertivos com

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Apostila Site Personalizado

Apostila Site Personalizado Apostila Site Personalizado Índice Para inserir informações sobre a empresa é utilizado o componente GERENCIADOR DE ARTIGOS. Através dele é possível inserir infomações como: - A EMPRESA - HISTÓRICO - ENDEREÇO

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Menus Personalizados

Menus Personalizados Menus Personalizados Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos O objetivo do módulo de Gerenciamento de Projetos é ajudar a empresa a gerenciar com mais eficiência os seus projetos. Controle dos prazos, das tarefas, dos eventos, da quantidade

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit Presskit Guia Rápido Release 2.0 Presskit 06/07/2009 Sumário 1 Login 2 Login e Senha...................................... 2 Esqueci minha senha.................................. 2 Fale Com o Suporte...................................

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Introdução. Olá! Seja bem-vindo ao emailmanager. O melhor sistema de email marketing do mercado.

Introdução. Olá! Seja bem-vindo ao emailmanager. O melhor sistema de email marketing do mercado. 1 Introdução Olá! Seja bem-vindo ao emailmanager. O melhor sistema de email marketing do mercado. Esta guia disponibiliza as principais etapas para sua iniciação ao uso do emailmanager. Nesta guia você

Leia mais

Instalando o Internet Information Services no Windows XP

Instalando o Internet Information Services no Windows XP Internet Information Services - IIS Se você migrou recentemente do Windows 95 ou 98 para o novo sitema operacional da Microsoft Windows XP, e utilizava antes o Personal Web Server, deve ter notado que

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Módulo e-rede Prestashop v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede Prestashop v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede Prestashop v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 Instruções iniciais 4 4.2 Instalação

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO Sandro da Silva Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NTIC - NÚCLEO

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

6 Aplicações Ricas para Internet

6 Aplicações Ricas para Internet 6 Aplicações Ricas para Internet DESENVOLVIMENTO WEB II - 7136 6.1. Evolução das aplicações para web O crescente número de pessoas que usufruem da informatização das tarefas cotidianas, viabilizadas na

Leia mais

Módulo 1 Configuração de Cursos. Robson Santos da Silva Ms.

Módulo 1 Configuração de Cursos. Robson Santos da Silva Ms. Módulo 1 Configuração de Cursos Robson Santos da Silva Ms. Olá! Estamos iniciando o Módulo 1. Nele, aprenderemos a configurar um novo curso no MOODLE. Além disso, identificaremos os dispositivos e ferramentas

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

Manual do IpêCMS. Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com

Manual do IpêCMS. Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com Manual do IpêCMS Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com INTRODUÇÃO Objetivo IpêCMS é um mini CMS open source distribuido atraves da licença GPL. É desenvolvido em linguagem

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais