Rexroth Sytronix. Eficiência Energética na Hidráulica. Veja o vídeo

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rexroth Sytronix. Eficiência Energética na Hidráulica. Veja o vídeo"

Transcrição

1 Rexroth Sytronix Eficiência Energética na Hidráulica Veja o vídeo

2 2 Sytronix Eficiência energética na hidráulica Rexroth Sytronix Potência com eficiência energética e redução de custos Investindo agora no futuro. Como resultado do aumento constante dos custos de energia e da melhoria na relação custo-benefício dos acionamentos elétricos com controle de velocidade, as soluções com variação de rotação da bomba assumem a dianteira.

3 Sytronix Eficiência energética na hidráulica 3 Custo dos acionamentos de velocidade variável Custo 1995 até % Custo de energia Custo de acionamentos de velocidade variável Com os acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix, a Rexroth corta os custos operacionais dos sistemas hidráulicos desde que haja flutuação na vazão. Empregando servoacionamentos inteligentes, o Rexroth Sytronix regula a velocidade e portanto o consumo de potência de motores elétricos de acordo com a demanda. Quanto maior o percentual de operação com carga parcial, maior o potencial de economia. Desse modo, o consumo de energia pode ser reduzido em até 80%. Ao mesmo tempo, a emissão de ruído é reduzida em até 20 db (A). Os gastos com medidas secundárias de redução de ruído diminuem proporcionalmente. O investimento, portanto, é amortizado em poucos anos. Em muitos casos é possível dispensar a refrigeração da unidade hidráulica, pois, devido à redução no consumo de energia, o fluido hidráulico não se aquece excessivamente. Consequentemente, é possível utilizar um design mais compacto, que reduz a complexidade e os custos de aquisição. Além disso, uma vez que nossos acionamentos de bombas atingem uma redução de ruído sustentável, o investimento em medidas secundárias de proteção pessoal é reduzido. A integração nos requisitos de automação torna-se mais fácil e o tempo de comissionamento é menor. 02 Rexroth Sytronix Potência com eficiência energética e redução de custos 04 Maior eficiência energética Menor custo unitário 05 Escalonável em potência e função 06 Acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix FcP 5000 e SvP Bombas para FcP 5000 e SvP Sistema de comando de velocidade variável de pressão e vazão DFEn Vantagens específicas para cada segmento 10 Máquinas operatrizes Eficiente preservação de energia 11 Máquinas transformadoras de plástico Dinâmicas mais altas com consumo reduzido de energia 12 Máquinas de fundição em molde 80 % mais eficiência energética 13 Prensas Sempre a solução mais efetiva 14 Máquinas de processamento de madeira e de fabricação de papel 15 Modernização Rápido aumento de eficiência na produção

4 4 Sytronix Eficiência energética na hidráulica Maior eficiência energética Menor custo unitário O consumo de energia tem um efeito significativo no custo total de propriedade (TCO Total Cost of Ownership) da empresa e do equipamento. Mesmo em máquinas padronizadas, o consumo de energia representa de 20 a 30 % do custo total, sendo que, em aplicações de consumo intenso, este percentual é consideravelmente maior. Com uma economia de energia de 30 a 80%, o investimento em eficiência energética se paga rapidamente. Ao mesmo tempo, o baixo consumo de energia reduz as emissões de CO2, tão prejudiciais ao meio ambiente. Desse modo, ajudamos inúmeras empresas a reduzirem significativamente suas emissões de carbono. Os acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix da Rexroth também contribuem para a redução dos custos operacionais. Além disso, baixam o nível de emissão de ruído das unidades de potência hidráulica em até 20 db (A). Com isso, as complexas e caras medidas de isolação acústica das unidades de potência tornam-se desnecessárias. O Sytronix baseia-se em componentes que são produzidos em massa e que se harmonizam perfeitamente, com alta disponibilidade. As opções de diagnóstico ampliadas destes acionamentos controlados em malha fechada, oferecem opções adicionais para prevenir as custosas paradas de máquina, graças ao monitoramento. Um cálculo que vale a pena: maior eficiência energética - menor custo unitário. Vantagens: Alto potencial de economia de energia Significativa redução dos custos operacionais. Notável redução de ruído De acordo com as diretrizes da UE. Menos medidas secundárias. Esforços de refrigeração claramente reduzidos Menor investimento. Menor necessidade de espaço. Redução do espaço requerido Menor investimento. Menor necessidade de espaço. Componentes hidráulicos e elétricos padronizados Confiabilidade operacional. Alta disponibilidade. Segurança do sistema De acordo com as diretrizes de máquinas. Tecnologia orientada no futuro De acordo com as diretrizes da UE. Facilidade na integração de funções de verificação flexíveis Redução das custosas paradas de máquina.

5 Sytronix Eficiência energética na hidráulica 5 Escalonável em potência e função Os acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix consistem em um amplo kit construtivo com bombas, dispositivos de comando, motores e software, que atendem a uma grande variedade de requisitos. Dependendo das características e dos valores do ciclo, os acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix alcançam em muitas aplicações uma economia de energia de até 80%. Sytronix FcP 5000 Desempenho básico DFEn 5000 Desempenho avançado Dinâmica básica Precisão básica Eficiência energética Dinâmica avançada Desde o estágio de engenharia, a Rexroth dá suporte aos fabricantes de máquinas, no dimensionamento e na seleção do sistema mais adequado, através de modelos de simulação. A fina escalabilidade em potência e função sempre resulta em soluções otimizadas. Utilize apenas a quantidade de energia realmente exigida pelo processo. Ao contrário dos acionamentos de bombas que não são controlados em malha fechada, o Sytronix opera estritamente em função da demanda. No modo de sustentação de pressão ou na operação em carga parcial, o dispositivo de comando reduz a velocidade para poupar energia. Com as bombas de engrenamento interno desenvolvidas especialmente para operação variável com SvP 7000 e FcP 5000, as velocidades podem ser reduzidas para representativos 200 rpm, sem perdas na pressão da operação. SvP 7000 Alto desempenho Precisão avançada Eficiência energética Alta dinâmica Alta precisão Eficiência energética Com o FcP 5000, motores convencionais assíncronos comandam as bombas de engrenamento interno ou externo. São indicados como sistema de pressão constante para inúmeras unidades hidráulicas padrão, por exemplo, em máquinas operatrizes. O sistema DFEn 5000 consiste de uma bomba de pistões axiais de deslocamento variável, comandada por um motor assíncrono convencional com inversor de frequência. Esta combinação garante uma boa relação de custo e desempenho, especialmente no caso de grandes potências. Os servoacionamentos de bombas variáveis SvP 7000 utilizam a alta dinâmica dos motores síncronos e, portanto, atingem substancial economia de energia, por exemplo, em máquinas de processamento de plástico e prensas.

6 6 Sytronix Eficiência energética na hidráulica Acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix FcP 5000 e SvP 7000 Com os sistemas hidráulicos convencionais, uma bomba de deslocamento variável trabalha em conjunto com um motor elétrico a uma rotação nominal de 1750 rpm. A necessidade variável de óleo do sistema hidráulico é regulada através dos mecanismos de ajustes internos da bomba. Em contrapartida, com o FcP 5000 e o SvP 7000, a demanda de vazão do sistema hidráulico é atendida por meio de uma bomba fixa e ajuste de velocidade de um motor elétrico. O sistema SvP 7000 consiste de uma bomba fixa otimizada para operação com velocidade variável, um servomotor síncrono, um servo-conversor apropriado e acessórios. Para aplicações com exigências de dinâmica menos rigorosas, é usado um motor assíncrono convencional com o sistema FcP Em ambos os sistemas, a vazão resulta da velocidade e do deslocamento da bomba de engrenamento interno. Um transdutor de pressão mede a pressão hidráulica, que é controlada de forma descentralizada por um software especial do servo-conversor. Aqui, o controlador de pressão tem um efeito limitador sobre a velocidade da bomba. A bomba de engrenamento interno é otimizada especificamente para operação com velocidade variável, com baixos índices de vazamento, apresentando alta eficiência geral e baixa emissão de ruído. O comando exigido e os valores reais de pressão e fluxo podem ser intercambiados com o comando de nível superior da máquina via sinais analógicos (0-10V) ou via fieldbus. ee Sistema SvP 7000 cc Sistema FcP 5000

7 Sytronix Eficiência energética na hidráulica 7 Bombas para FcP 5000 e SvP 7000 Nas aplicações em circuito aberto, a combinação de um motor convencional e um inversor de frequência com bombas de engrenamento interno ou externo atende inúmeras aplicações. A família de bombas PGH, PGF e AZPF, desenvolvida especificamente para operações variáveis, sempre fornece a potência hidráulica requerida. Em conjunto com bombas de pistões axiais ou bombas de engrenamento externo, o SvP 7000 realiza uma operação de 4 quadrantes em malha fechada, oferecendo uma variedade grande de funções de comando elétrico e eletrohidráulico. Os sistemas SvP 7000 também são apropriados para comandar eixos diretamente e, portanto, substituem as válvulas que costumavam ser necessárias no passado. Mesmo para valores de potência elevados no campo da construção civil, a Rexroth oferece soluções sob medida para uma eficiência energética ainda maior. Em sistemas de cascata, diversos sistemas Sytronix juntos geram o deslocamento necessário de acordo com a demanda. Desse modo, a Rexroth garante alta eficiência de desempenho geral.

8 8 Sytronix Eficiência energética na hidráulica Sistema de comando de velocidade variável de pressão e vazão DFEn 5000 O acionamento de bomba de velocidade variável DFEn 5000 baseia-se no sistema de comando de pressão e vazão DFE, de eficiência comprovada. Uma bomba de pistões axiais com comando eletrohidráulico é controlada por um acionamento de velocidade variável. Devido ao uso de motores padrão, este sistema de comando oferece uma excelente relação entre preço e desempenho. A eletrônica digital integrada computa a velocidade ideal para todo o sistema de acionamento. Trazendo a bomba de deslocamento variável de volta ao modo de sustentação de pressão, o deslocamento e as cargas que atuam sobre o motor são reduzidos. A velocidade ideal de sustentação de pressão situa-se entre 300 e 400 rpm, dependendo da pressão. Em máquinas de operação cíclica, pode-se aplicar um processo de troca de informações para que o sistema seja acelerado em tempo hábil, antes que a demanda de vazão aumente. Em máquinas não cíclicas, pouco antes de ser necessária uma vazão maior (ex.: troca de lotes), pode-se fechar um contato para acelerar a uma velocidade mínima, para que a dinâmica total da bomba esteja disponível quando necessário. Interfaces mecânicas idênticas permitem que o DFEn 500 seja modernizado como substituto de um DFEE. O sistema de comando está disponível para bombas da família A10, podendo, portanto, ser utilizado em muitas aplicações.

9 Sytronix Eficiência energética na hidráulica 9 Vantagens específicas para cada segmento O Sytronix muda as condições gerais dos sistemas hidráulicos e abre novas opções de design para soluções eficientes. Um fator importante são os componentes perfeitamente harmonizados e o profundo know-how da Rexroth.

10 10 Sytronix Eficiência energética na hidráulica Máquinas operatrizes Eficiente preservação de energia Fornecendo somente a potência exigida pelo processo a geração de pressão conforme necessidade com os acionamentos de bombas de velocidade variável reduz a solicitação de energia da hidráulica em máquinas operatrizes, em até 70%. Mais ainda, o booster KST, desenvolvido exclusivamente pela Rexroth, transfere estas vantagens ao sistema de alimentação de lubrificante refrigerante de alta pressão. Potência inovadora Principalmente nas funções de fixação, a hidráulica oferece uma vantagem única, pois não necessita de potência adicional para a função de sustentação de pressão. Nessa fase, os acionamentos de bomba de velocidade variável Sytronix reduzem significativamente a solicitação de energia. O FcP 5000, que consiste na combinação de um motor padrão e um inversor de frequência é particularmente eficiente para reduzir o consumo de energia da hidráulica entre 30 e 70%, dependendo das características do ciclo. Ao mesmo tempo, com um deslocamento inalterado, as bombas com um volume de fluxo menor e capacidade de refrigeração reduzida são suficientes. Além disso, a combinação de um booster KST da Rexroth para alimentação do lubrificante refrigerante de alta pressão de acordo com a demanda, baixa a necessidade de energia desta função em quase 90%. Nesse caso, o Sytronix gera o fluxo do circuito de lubrificante refrigerante de alta pressão através de uma bomba de cilindro adicional. A bomba convencional de parafuso e o motor elétrico são, portanto, desnecessários. Inversor de frequência Redução de ruído Acionamentos de bomba de velocidade variável Sytronix Booster para instalação na linha Eficiência energética

11 Sytronix Eficiência energética na hidráulica 11 Máquinas transformadoras de plástico Dinâmicas mais altas com consumo reduzido de energia Automação consistente, maior dinâmica e alta precisão os acionamentos de servobombas variáveis combinam a mais alta eficiência com consumo de energia e emissão de ruído consideravelmente mais baixos em máquinas de transformação de plástico. O DFEn 5000 baseia-se no sistema de comando DFE, de eficiência comprovada, reduzindo as perdas na sustentação de pressão durante as pausas e na operação com carga parcial. Comparação do consumo de energia de máquinas de plástico 50 t, 30 s IMM 160 t, tempo de ciclo 15 s kwh/a kwh/a 41,4 % 1.3 kw 33,1 % 5.6 kw 2.2 kw 8.4 kw 50 t 160 t Acionamento de bomba de velocidade variável Sytronix Bomba eletrohidráulica de deslocamento variável com velocidade constante Economia de energia Acionamento de bomba de velocidade variável Sytronix Bomba eletrohidráulica de deslocamento variável com velocidade constante Economia de energia Graças à sua aceleração, que é duas vezes mais rápida, comparada às das bombas de deslocamento variável, o SvP 7000 aumenta a dinâmica das máquinas de processamento de plástico, reduzindo os tempos de ciclo para uma maior produtividade. O comando digital de velocidade garante alta repetibilidade e um ponto zero estável. As perdas por vazamento relacionadas à pressão são compensadas. Com o comando de pressão em uma malha fechada, são possíveis tempos de comutação de pressão muito curtos. Uma dinâmica elevada e o sofisticado sistema de comando permitem a implementação de controles precisos, que minimizam os picos e oscilações. Além disso, uma função especial evita a cavitação nas comutações para baixas pressões. Além do SvP 7000, também pode-se usar um DFEn 5000 para máquinas processadoras de plásticos com média dinâmica. Ele oferece uma boa relação custo-benefício, especialmente para potências mais altas e longos tempos de sustentação de pressão. O SvP 7000 e o DFEn 5000 são opções ideais para economizar energia em máquinas equipadas com DFEE. Além disso, reduzem a introdução de calor no óleo e baixam significativamente as emissões de ruído. Isto minimiza os esforços de uma isolação acústica secundária. Devido à economia de energia de até 70% e a uma maior produtividade, os acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix são rapidamente amortizados.

12 12 Sytronix Eficiência energética na hidráulica Máquinas de fundição em molde 80 % mais eficiência energética Acionamentos de servobombas variáveis abrem potenciais extremamente elevados de economia de energia também em máquinas de fundição em molde em câmaras quentes e, ao mesmo tempo, simplificam o circuito hidráulico. A hidráulica robusta com sua alta densidade de potência e capacidade de sustentação de carga, mostrou-se bem sucedida nas severas condições ambientais das máquinas de fundição em molde. A experiência prática obtida com as máquinas de série mostra o uso do SvP 7000 com servomotor síncrono, servoacionamento inteligente, bomba de engrenamento interno, assim como todas as funcionalidades de software necessárias, cortam o consumo de energia da hidráulica em câmaras quentes de máquinas de fundição em molde em mais de 80%. Comparação de consumo de energia de máquinas de fundição em molde. Máquina de fundição em molde 50 t, tempo de ciclo 7,5 s kwh/a 83,2 % 1,7 kw 10,1 kw 50 t Acionamento de bomba de velocidade variável Sytronix Bomba de deslocamento fixo com velocidade constante (motor 11 kw) Economia de energia Em um circuito de comando fechado, o SvP 7000 compara os valores de comando com os valores reais de pressão e velocidade e corrige os desvios. Além disso, o software dispõe de outras funcionalidades específicas da hidráulica como calibração de desvio do sensor de pressão, compensação de vazamentos e opções de sistemas de bombas múltiplas. Além disso, nas modernas máquinas de fundição em molde, o SvP 7000 também simplifica os circuitos hidráulicos, quando comparado com as versões anteriores. No passado eram necessárias duas bombas comandadas em circuito aberto para alta e para baixa pressão, sendo que agora um sistema SvP 7000 é suficiente, pois graças à sua funcionalidade, o mesmo pode substituir até algumas válvulas de resposta rápida e ainda alimentar um circuito de carga de acumulador para o cilindro de fundição.

13 Sytronix Eficiência energética na hidráulica 13 Prensas Sempre a solução mais efetiva Seja pela eficiência energética na geração de pressão ou como elemento de comando na operação em dois ou quatro quadrantes, nosso sistema ampliável oferece uma eficiência energética significativamente maior e uma consistente automação de prensas. Comparação de consumo de energia de uma prensa 17,6 kw: potência elétrica 0,019 kwh ca. 44 % 0,034 kwh Acionamento de bomba de velocidade variável Sytronix Sistema convencional Economia de energia 0,000 0,005 0,010 0,015 0,020 0,025 0,030 0,035 kwh Devido as interfaces abertas a todos os fieldbuses comuns e aos protocolos Ethernet em tempo real, os acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix integram-se perfeitamente nos projetos de automação de prensas. Na variante simples, um FcP 5000 produz a vazão necessária com total eficiência. Esta opção também atende todos os circuitos de segurança hidráulica. No estágio de média extensão, o acionamento de bomba realiza adicionalmente funções inteligentes de eixo. No estágio de extensão mais alta, o SvP 7000 atinge dinâmicas e precisão extremamente altas. O conceito inovador de acionamento combina as propriedades positivas da tecnologia de acionamento elétrico e hidráulico. Graças à integração funcional do fluxo dinâmico e do controle de pressão, assim como o controle de processos dinâmicos, de posições e de pressões, obtém-se um alto grau de liberdade para soluções flexíveis e eficazes. Além da economia de energia proporcionada pelo comando de velocidade, os acionamentos de bombas de velocidade variável melhoram a eficiência, uma vez que as perdas por estrangulamento nos setores de comando são coisa do passado, a vazão necessária de óleo pode ser dosada com precisão e o motor elétrico é desligado quando a prensa não solicita fluxo ou pressão. Especialmente em caso de modernização de prensas existentes, a utilização do Sytronix pode claramente melhorar o uso da capacidade da máquina, ao mesmo tempo que reduz consideravelmente os custos de energia e o nível de ruído.

14 14 Sytronix Eficiência energética na hidráulica Máquinas de processamento de madeira e de fabricação de papel Da linha de corte totalmente automatizada até o bobinamento do papel pronto, os acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix também são apropriados para condições ambientais severas e processos contínuos. Especialmente nos processos contínuos de fabricação de papel, o Sytronix oferece grandes vantagens em particular em relação à eficiência energética. Por exemplo, no bobinamento as funções de sustentação de pressão são fundamentais. Aqui, uma velocidade reduzida de modo inteligente economiza diretamente até 60% de eletricidade em comparação com unidades de potência com motores de deslocamento fixo não controlados. Ao mesmo tempo, os acionamentos de bomba de velocidade variável Sytronix alcançam velocidades mais altas com um tamanho construtivo menor, reduzindo a solicitação por capacidade de refrigeração. O resultado: custos de operação significativamente reduzidos e menor ocupação de espaço no pavilhão. Também em aplicações não cíclicas do processamento de madeira, o usuário pode obter uma economia significante. Nenhuma árvore é igual à outra e uma grande variedade de acionamentos nas linhas inteiramente automatizadas adapta-se flexivelmente às dimensões individuais. Com uma pressão inalterada, o processo requer uma vazão constantemente variada, que os acionamentos de velocidade variável Sytronix podem fornecer com flexibilidade. Durante os intervalos de produção, o software integrado reduz a velocidade a zero, sem afetar a pressão da operação. O Sytronix mantém a robustez e a densidade da potência hidráulica e a combina com a flexibilidade dos acionamentos elétricos.

15 Sytronix Eficiência energética na hidráulica 15 Modernização Rápido aumento de eficiência na produção A alta modularidade da hidráulica também oferece opções econômicas às instalações e máquinas existentes, substituindo, com pouco esforço, as unidades de potência de deslocamento fixo por acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix. Reduzir o consumo de energia na produção de forma rápida e duradoura, sem ter que investir diretamente em novas máquinas. Os acionamentos de bombas de velocidade variável Sytronix, que são finamente escaláveis em função e potência, permitem soluções de modernização com eficiência energética sem muito esforço, uma vez que os circuitos hidráulicos existentes em muitos casos podem permanecer inalterados. A Rexroth dá suporte a operadores de máquinas durante todo o processo de modernização. Programas de simulação desenvolvidos especificamente determinam antecipadamente as possíveis economias da aplicação concreta. Após um planejamento baseado em uma abrangente experiência, os especialistas da rede mundial de assistência ao cliente da Rexroth executam a instalação e o comissionamento diretamente no local. Interfaces abertas a todos os fieldbuses comuns e aos protocolos Ethernet simplificam a integração. E, mais ainda, além de uma modernização sob medida e planejada, a Rexroth une forças com um fabricante de máquinas de liderança mundial para desenvolver um kit de modernização padrão para máquinas de série. Isto reduz um esforço adicional e garante rápido aumento de eficiência e produção.

16 Bosch Rexroth Ltda. Av. Tégula, Atibaia - SP - Brasil Tel.: Fax: Distribuidor Autorizado Rexroth RP08041/05.12

Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética

Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética Procurando reduzir gastos com energia? Por que não aumentar a produtividade ao mesmo tempo? Reduzir os custos operacionais usando a energia com eficiência

Leia mais

HYDAC KineSys Sistemas de acionamento

HYDAC KineSys Sistemas de acionamento HYDAC KineSys Sistemas de acionamento Veículos de manuseio de materiais Usinas termelétricas Máquinas injetoras de plástico Seu parceiro profissional para soluções de acionamento Todas as condições para

Leia mais

Suporte de engenharia para o dimensionamento de sistemas de acionamento eletro-hidráulicos.

Suporte de engenharia para o dimensionamento de sistemas de acionamento eletro-hidráulicos. Suporte de engenharia para o dimensionamento de sistemas de acionamento eletro-hidráulicos. Suporte de engenharia. Elaborar um projeto de sistemas de acionamento eletro-hidráulico exige uma perfeita sintonia

Leia mais

Experiência Sólida e Orientada para o Futuro: Soluções em acionamentos de Média Tensão. média tensão

Experiência Sólida e Orientada para o Futuro: Soluções em acionamentos de Média Tensão. média tensão Experiência Sólida e Orientada para o Futuro: Soluções em acionamentos de Média Tensão média tensão s Conhecimento em evolução há décadas: Conhecimento com o qual você pode contar. Ter mais de 35 anos

Leia mais

inversores de frequência vacon para todas as necessidades de papel e celulose

inversores de frequência vacon para todas as necessidades de papel e celulose inversores de frequência vacon para todas as necessidades de papel e celulose 1 Depósito de madeira Pasta de celulose Descascador de madeira Picador Caldeira de biomassa Limpadores Refinadores Máquina

Leia mais

Tecnologia de sistemas.

Tecnologia de sistemas. Tecnologia de sistemas. HYDAC Dinamarca HYDAC Polônia HYDAC Brasil HYDAC Índia HYDAC China HYDAC França HYDAC Alemanha Seu parceiro profissional para a tecnologia de sistemas. Com mais de 7.500 colaboradores

Leia mais

Segurança em Máquinas Soluções Rexroth

Segurança em Máquinas Soluções Rexroth Segurança em Máquinas Soluções Rexroth 2 Produtividade necessita de segurança Sistema ABS de antibloqueio de frenagem, controle eletrônico do chassis e sensores de aviso de distância são características

Leia mais

Amboretto Skids. Soluções e manuseio de fluidos para indústria de óleo, gás, papel e água

Amboretto Skids. Soluções e manuseio de fluidos para indústria de óleo, gás, papel e água Soluções e manuseio de fluidos para indústria de óleo, gás, celulose e água 1 Disponível para Locação, Leasing e Cartão Amboretto Skids Soluções e manuseio de fluidos para indústria de óleo, gás, papel

Leia mais

Família PS 6000 A perfeição da engenharia em solda por resistência

Família PS 6000 A perfeição da engenharia em solda por resistência Família PS 6000 A perfeição da engenharia em solda por resistência 2 Família PS 6000 A perfeição da engenharia em solda por resistência A Família PS 6000 é o mais recente sistema de solda por resistência

Leia mais

Sistema de Tensionamento de Correias SKF. A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo

Sistema de Tensionamento de Correias SKF. A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo Sistema de Tensionamento de Correias SKF A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo Sistema de Tensionamento de Correias SKF Uma solução inovadora para as transmissões por correias É sabido

Leia mais

Menos emissões, menor custo. Acionamentos hidrostáticos Fan Drive

Menos emissões, menor custo. Acionamentos hidrostáticos Fan Drive Menos emissões, menor custo. Acionamentos hidrostáticos Fan Drive 2 Padrões legais Menos emissões Temperatura de combustão otimizada para um ambiente mais limpo As normas que regulamentam as emissões de

Leia mais

Material de Apoio INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH. Programa Especial - Injeção Eletrônica LE-Jetronic

Material de Apoio INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH. Programa Especial - Injeção Eletrônica LE-Jetronic INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH A necessidade de se reduzir o consumo de combustível dos automóveis, bem como de se manter a emissão de poluentes pelos gases de escape dentro de limites, colocou

Leia mais

Seleção de acionamentos

Seleção de acionamentos ESPECIAL Seleção de acionamentos Augusto Ottoboni Os servo-acionamentos ainda são uma incógnita para muitos profissionais de diferentes segmentos do mercado, trazendo a estes profissionais que se deparam

Leia mais

Acumuladores hidráulicos na tecnologia híbrida.

Acumuladores hidráulicos na tecnologia híbrida. Acumuladores hidráulicos na tecnologia híbrida. HYDAC Matriz na Alemanha Seu parceiro competente para acumuladores hidráulicos inovadores e sistemas híbridos. Todos os requerimentos para eficientes soluções

Leia mais

Atuando desde 1981 (mil novecentos e oitenta e um), a Henfel fabrica caixas para

Atuando desde 1981 (mil novecentos e oitenta e um), a Henfel fabrica caixas para Atuando desde 1981 (mil novecentos e oitenta e um), a Henfel fabrica caixas para rolamentos, acoplamentos hidrodinâmicos e flexíveis, e hidrovariadores de velocidade, produtos destinados a atender os mais

Leia mais

BrikStar CM. Prensa hidráulica de briquetagem D GB. Sempre uma idéia a frente

BrikStar CM. Prensa hidráulica de briquetagem D GB. Sempre uma idéia a frente BrikStar CM Prensa hidráulica de briquetagem Sempre uma idéia a frente D GB BrikStar Prensa hidráulica de briquetagem BrikStar CM BrikStar CM de 4 até 11 kw As prensas de briquetagem da série BrikStar

Leia mais

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial ersores de Freqüência na Refrigeração Industrial Os inversores de freqüência possuem um vasto campo de aplicações dentro da área de refrigeração industrial. São utilizados nas bombas de pressurização,

Leia mais

Automação Hidráulica

Automação Hidráulica Automação Hidráulica Definição de Sistema hidráulico Conjunto de elementos físicos associados que, utilizando um fluido como meio de transferência de energia, permite a transmissão e o controle de força

Leia mais

Programa de Treinamentos 2015

Programa de Treinamentos 2015 Programa de Treinamentos 2015 Introdução A Bosch Rexroth tem compromisso com a qualidade de seus treinamentos. Baseado nesse compromisso, a área de Didática da Bosch Rexroth desenvolveu uma série de cursos

Leia mais

SafeLogic compact A solução compacta para a segurança

SafeLogic compact A solução compacta para a segurança A solução a para a segurança 2 Safety on Board Segurança a bordo: integrada, certificada e completa Safety on Board, ou seja, segurança a bordo, significa soluções de segurança inteligentes desenvolvidas

Leia mais

Instalação Fixa. Sistema UV DURON

Instalação Fixa. Sistema UV DURON Instalação Fixa Sistema UV DURON Mais ecológico, mais eficiente... Simplesmente melhor Novas luzes sobre nossas ideias originais A WEDECO é conhecida há quase 40 anos por fornecer soluções eficientes de

Leia mais

Curso Automação Industrial Aula 3 Robôs e Seus Periféricos. Prof. Giuliano Gozzi Disciplina: CNC - Robótica

Curso Automação Industrial Aula 3 Robôs e Seus Periféricos. Prof. Giuliano Gozzi Disciplina: CNC - Robótica Curso Automação Industrial Aula 3 Robôs e Seus Periféricos Prof. Giuliano Gozzi Disciplina: CNC - Robótica Cronograma Introdução a Robótica Estrutura e Características Gerais dos Robôs Robôs e seus Periféricos

Leia mais

Soluções. Resfriamento dedicado Uma ou Dupla Zona 0 a 90º C. Controle dedicado Precisão ± 0,1 C

Soluções. Resfriamento dedicado Uma ou Dupla Zona 0 a 90º C. Controle dedicado Precisão ± 0,1 C Micro Turbo Alto desempenho de resfriamento para o seu processo Este equipamento nos permite reduzir tempo de ciclo, melhorando nossa eficiência e nos possibilitando novas oportunidades que melhoram o

Leia mais

Sistema de Aquecimento Therm 8000 S Com inovadora tecnologia de condensação. Mais água quente, mais eficiência.

Sistema de Aquecimento Therm 8000 S Com inovadora tecnologia de condensação. Mais água quente, mais eficiência. Sistema de Aquecimento Therm 8000 S Com inovadora tecnologia de condensação. Mais água quente, mais eficiência. 2 Sistema de Aquecimento Therm 8000 S Therm 8000 S Soluções de aquecimento de água para altas

Leia mais

Eficiência Energética

Eficiência Energética www.siemens.com.br/eficiencia-energetica Siemens Ltda. Av. Mutinga, 3800 05110-902 Pirituba São Paulo - SP Eficiência Energética www.siemens.com.br/eficiencia-energetica Sustentabilidade e Eficiência Energética

Leia mais

Programa de Treinamentos 2014

Programa de Treinamentos 2014 Programa de Treinamentos 2014 Introdução A Bosch Rexroth tem compromisso com a qualidade de seus treinamentos. Baseado nesse compromisso, a Divisão Service - Didática da Bosch Rexroth desenvolveu uma série

Leia mais

www.keelautomacao.com.br Linha KSDX Solução em processamento CNC

www.keelautomacao.com.br Linha KSDX Solução em processamento CNC Linha KSDX Solução em processamento CNC Automatize a produção de sua empresa Instalada em Tubarão, SC, a KEEL atua na fabricação de equipamentos para Corte, Solda e Sistemas (CNC). Fundada em 2002, a empresa

Leia mais

PRESSEINFORMATION COMUNICADO DE IMPRENSA

PRESSEINFORMATION COMUNICADO DE IMPRENSA PRESSEINFORMATION COMUNICADO DE EcoCWave da Dürr Ecoclean: Qualidade superior, eficiência de custos e confiabilidade de processo na lavagem à base de água Filderstadt/Germany, junho 2014 com sua EcoCWave,

Leia mais

Tecnologia de controle para máquinas operatrizes móbil.

Tecnologia de controle para máquinas operatrizes móbil. Tecnologia de controle para máquinas operatrizes móbil. HYDAC Matriz na Alemanha Seu parceiro competente para máquinas operatrizes móbil. HYDAC Itália HYDAC Holanda HYDAC França HYDAC Coréia HYDAC China

Leia mais

Motores em miniatura proporcionam um grande desempenho para analisadores médicos

Motores em miniatura proporcionam um grande desempenho para analisadores médicos thinkmotion Motores em miniatura proporcionam um grande desempenho para analisadores médicos Os analisadores médicos são elementos fundamentais do setor de diagnósticos médicos. São ferramentas versáteis

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS O que é um Servomotor? O servomotor é uma máquina síncrona composta por uma parte fixa (o estator) e outra móvel (o rotor). O estator é bombinado como no motor elétrico convencional, porém, apesar de utilizar

Leia mais

Motores de tração em corrente alternada: Estudo do desempenho na CPTM. Introdução

Motores de tração em corrente alternada: Estudo do desempenho na CPTM. Introdução Motores de tração em corrente alternada: Estudo do desempenho na CPTM Introdução Os motores de tração são os equipamentos responsáveis pela propulsão dos trens. Sua falha implica na diminuição do desempenho

Leia mais

Partidas para motores ultra-compactas SIRIUS 3RM1

Partidas para motores ultra-compactas SIRIUS 3RM1 Partidas para motores ultra-compactas SIRIUS 3RM1 Partidas para motores SIRIUS 3RM1 Multifuncionais e com apenas 22,5 mm de largura siemens.com/motorstarter/3rm1 Answers for industry. Acionamento de motores

Leia mais

The experts in rubber and silicone moulding» BENCHMARK S3 Incomparável»

The experts in rubber and silicone moulding» BENCHMARK S3 Incomparável» The experts in rubber and silicone moulding» BENCHMARK S3 Incomparável» A BENCHMARK S3 Novos padrões Para os olhos e ouvidos A BENCHMARK S3 DESMA é uma máquina vertical com um design totalmente novo. Um

Leia mais

Conjunto de motor de relutância síncrono de potência aumentada e conversor de frequência Custo de propriedade otimizado para aplicações de bombagem e

Conjunto de motor de relutância síncrono de potência aumentada e conversor de frequência Custo de propriedade otimizado para aplicações de bombagem e Conjunto de de relutância síncrono de potência aumentada e conversor de frequência Custo de propriedade otimizado para aplicações de bombagem e ventilação Po Novo conjunto de de relutância síncrono e conversor

Leia mais

ANDRITZ Atro Turbinas helicoidais

ANDRITZ Atro Turbinas helicoidais ANDRITZ Atro Turbinas helicoidais www.andritz.com ANDRITZ Atro Turbinas Helicoidais Efi cientes, robustas e ambientalmente sustentáveis Você pessoa física ou jurídica ou alguma autoridade local é detentor

Leia mais

Eletrônicos PAE. Componente Curricular: Práticas de Acionamentos. 5.ª Prática Inversor de Frequência Vetorial da WEG CFW-08

Eletrônicos PAE. Componente Curricular: Práticas de Acionamentos. 5.ª Prática Inversor de Frequência Vetorial da WEG CFW-08 1 Componente Curricular: Práticas de Acionamentos Eletrônicos PAE 5.ª Prática Inversor de Frequência Vetorial da WEG CFW-08 OBJETIVO: 1) Efetuar a programação por meio de comandos de parametrização para

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Robótica Industrial

Prof. Daniel Hasse. Robótica Industrial Prof. Daniel Hasse Robótica Industrial Aula 02 - Robôs e seus Periféricos Tipos de Sistemas de Controle Volume de Trabalho Dinâmica e Precisão dos Movimentos Sistemas de Acionamentos Garras Tipos de Sistemas

Leia mais

Desempenho ao longo da linha. Sistemas Schuler de automação. Forming the Future

Desempenho ao longo da linha. Sistemas Schuler de automação. Forming the Future Desempenho ao longo da linha. Sistemas Schuler de automação. Forming the Future Desempenho ao longo da linha Sistemas Schuler de automação Automaticamente mais Know-how. Bem-vindo à Schuler. Como líder

Leia mais

Relés de Proteção Térmica Simotemp

Relés de Proteção Térmica Simotemp Relés de Proteção Térmica Simotemp Confiabilidade e precisão para controle e proteção de transformadores Answers for energy. A temperatura é o principal fator de envelhecimento do transformador Os relés

Leia mais

Experiência e confiabilidade são fundamentais. corrente contínua. Conversores CA/CC e Motores CC

Experiência e confiabilidade são fundamentais. corrente contínua. Conversores CA/CC e Motores CC Experiência e confiabilidade são fundamentais corrente contínua Conversores CA/CC e Motores CC 1 04 Introdução 06 Motores de Corrente Contínua 08 Simoreg DC Master 10 Simoreg CM 11 Atenção ao Cliente Acionamento

Leia mais

FAdC Frauscher Advanced Counter

FAdC Frauscher Advanced Counter FAdC Frauscher Advanced Counter PT FAdC FRAUSCHER Advanced Counter A detecção de via livre do futuro O Frauscher Advanced Counter (FAdC) é a mais nova geração de sistemas de contagem de eixos com base

Leia mais

Turbocompressor modelo ABS HST 20

Turbocompressor modelo ABS HST 20 Turbocompressor modelo ABS HST 20 Principais Aplicações O turbocompressor modelo ABS HST 20 é altamente adequado para as seguintes áreas de aplicação: Aeração de água, efluentes ou outros líquidos Flotação

Leia mais

Família CJ2. Novos CLPs com alta qualidade comprovada. Controladores Programáveis

Família CJ2. Novos CLPs com alta qualidade comprovada. Controladores Programáveis Controladores Programáveis Família CJ2 Novos CLPs com alta qualidade comprovada. >> Flexibilidade em comunicação >> Desenvolvimento mais rápido de máquinas >> Inovação através da evolução Inovação sem

Leia mais

Sensores e Atuadores (2)

Sensores e Atuadores (2) (2) 4º Engenharia de Controle e Automação FACIT / 2009 Prof. Maurílio J. Inácio Atuadores São componentes que convertem energia elétrica, hidráulica ou pneumática em energia mecânica. Através dos sistemas

Leia mais

construímos a inovação POR

construímos a inovação POR construímos a inovação POR construímos a inovação 2 3 Compact Habit, uma iniciativa da empresa de Manresa, Constructora d Aro S.A., foi criada em 2004 para atender à necessidade de inovação na construção.

Leia mais

Ecopaint Oven. www.durr.com

Ecopaint Oven. www.durr.com Ecopaint Oven Sistemas de ESTUFA de última geração www.durr.com Ecopaint Ecopaint Oven Oven Ecopaint Oven Sistemas de estufa para superfícies perfeitas A chave para a reticulação ideal da superfície A

Leia mais

Fundamentos de Automação. Pneumática 01/06/2015. Pneumática. Pneumática. Pneumática. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Fundamentos de Automação. Pneumática 01/06/2015. Pneumática. Pneumática. Pneumática. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Considerações Iniciais "PNEUMÁTICA

Leia mais

MICROMASTER MM4. Usando o Controle de Malha Fechada (PID) Edição 08.2002. IND 1 Drives technology Suporte Técnico Drives Hotline

MICROMASTER MM4. Usando o Controle de Malha Fechada (PID) Edição 08.2002. IND 1 Drives technology Suporte Técnico Drives Hotline s MICROMASTER MM4 Usando o Controle de Malha Fechada (PID) Edição 08.2002 IND 1 Drives technology Suporte Técnico Drives Hotline USANDO O CONTROLE DE MALHA FECHADA NO MM4 O que é controle de malha fechada

Leia mais

BI 1-7. Sistemas de aceleração (testes de disparo)

BI 1-7. Sistemas de aceleração (testes de disparo) Testes de aceleração de componentes rotativos até seu ponto de explosão Cobertura de proteção a prova de explosão de alto grau de proteção Acionamento através de motor de corrente contínua com frenagem

Leia mais

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Automação Industrial Porto Alegre, Novembro de 2014 Revisão: A Prof Vander Campos Conhecer os principais conceitos e aplicações dos Servoacionamentos;

Leia mais

PT SOLUÇÕES EM ACIONAMENTOS PARA TRANSPORTADORES DE BAGAGENS

PT SOLUÇÕES EM ACIONAMENTOS PARA TRANSPORTADORES DE BAGAGENS INTELLIGENT DRIVESYSTEMS, WORLDWIDE SERVICES BR PT SOLUÇÕES EM ACIONAMENTOS PARA TRANSPORTADORES DE BAGAGENS NORD DRIVESYSTEMS Intelligent Drivesystems, Worldwide Services SOLUÇÕES EM ACIONAMENTOS NORD

Leia mais

MANUTENÇÃO PREDITIVA : BENEFÍCIOS E LUCRATIVIDADE.

MANUTENÇÃO PREDITIVA : BENEFÍCIOS E LUCRATIVIDADE. 1 MANUTENÇÃO PREDITIVA : BENEFÍCIOS E LUCRATIVIDADE. Márcio Tadeu de Almeida. D.Eng. Professor da Escola Federal de Engenharia de Itajubá. Consultor em Monitoramento de Máquinas pela MTA. Itajubá - MG

Leia mais

BOOSTER BOOSTER? Benefícios e vantagens PORQUE COMPRAR UM

BOOSTER BOOSTER? Benefícios e vantagens PORQUE COMPRAR UM Linha BOOSTER Agilidade, confiabilidade e eficiência BOOSTER Os compressores Schulz modelo SB, possuem como função principal elevar a pressão da rede de baixa pressão para até 40 bar (580 psi). Benefícios

Leia mais

Sistemas de filtração estacionários

Sistemas de filtração estacionários Sistemas de filtração estacionários Situações de problemas ligados a aplicações específicas Aplicação Máquinas de produção Situações de problemas Tempos operacionais muito longos Manutenção deficiente

Leia mais

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES VecTOR atinge excelência operacional. Com 30 anos de experiência e inovação contínua em corte automatizado, a Lectra segue na liderança com a nova geração VecTOR, reunindo

Leia mais

Tecnologia GreenTech EC

Tecnologia GreenTech EC Tecnologia GreenTech EC Benefícios econômicos alcançados pela comutação eletrônica A escolha dos Engenheiros Não desligue o seu ventilador, controle-o de forma inteligente! Aqui está um exemplo prático

Leia mais

Tecnologia de Redutores para Betoneiras. Inovações de Grande Valor.

Tecnologia de Redutores para Betoneiras. Inovações de Grande Valor. Tecnologia de Redutores para Betoneiras Inovações de Grande Valor. ECOMIX II: A nova geração de transmissões ZF para Betoneiras A ZF está estendendo sua liderança no mercado mundial na tecnologia de redutores

Leia mais

Sistemas de esteiras transportadoras de caixas, bolsas e embalagens plásticas

Sistemas de esteiras transportadoras de caixas, bolsas e embalagens plásticas Sistemas de esteiras transportadoras de caixas, bolsas e embalagens plásticas Sistemas de esteiras transportadoras de caixas, bolsas e embalagens plásticas As soluções em esteiras transportadoras da Intelligrated

Leia mais

das válvulas de vazão de líquidos e gases

das válvulas de vazão de líquidos e gases Válvulas de Vazão de Líquidos e Gases Wagner Britto Vaz de Oliveira 00/16144 Pedro Kouri Paim 00/16063 9 de Junho de 2005 1 Introdução No contexto de automação industrial, válvulas de comando são elementos

Leia mais

MANUSEIO DE SUCATA MEMBRO DA BIR

MANUSEIO DE SUCATA MEMBRO DA BIR MANUSEIO DE SUCATA MEMBRO DA BIR MENOR CUSTO OPERACIONAL, CICLOS DE TRABALHO MAIS CURTOS, MAIS FÁCIL DE OPERAR... O E do E-Crane não significa apenas EQUILÍBRIO ele também representa: Operação Elétrica

Leia mais

Ingersoll Rand. Sistema de Automação Série-X

Ingersoll Rand. Sistema de Automação Série-X Ingersoll Rand Sistema de Automação Série- Economia de Energia Por Encomenda! Ingersoll Rand 20% a 60% da energia utilizada para operar os sistemas de ar comprimido são desperdiçados. Isso ocorre principalmente

Leia mais

Serviços Scania. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar.

Serviços Scania. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. Serviços Scania Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. SERVIÇOS SCANIA Serviços Scania. Máxima disponibilidade do seu veículo para o melhor desempenho

Leia mais

Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos

Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos Descrição A bomba dosadora de LGE FIRE DOS é o mais versátil sistema de proporcionamento existente no mercado. Este revolucionário sistema de

Leia mais

Ferramentas Industriais Bosch www.boschproductiontools.com

Ferramentas Industriais Bosch www.boschproductiontools.com Ferramentas Industriais Bosch www.boschproductiontools.com Tecnologia para a vida EXACT Parafusadeiras a Bateria / Elétricas Nossa embreagem de desligamento foi desenvolvida para minimizar a influência

Leia mais

CO Miconic BX VVVF A Modernização definitiva à sua disposição. Modernização Schindler

CO Miconic BX VVVF A Modernização definitiva à sua disposição. Modernização Schindler CO Miconic BX VVVF A Modernização definitiva à sua disposição. Modernização Schindler A solução mais completa do mercado. Os elevadores projetados há alguns anos não contavam com dispositivos para evitar

Leia mais

COMPRESSORES PARAFUSO

COMPRESSORES PARAFUSO COMPRESSORES PARAFUSO PARTE 1 Tradução e adaptação da Engenharia de Aplicação da Divisão de Contratos YORK REFRIGERAÇÃO. Introdução Os compressores parafuso são hoje largamente usados em refrigeração industrial

Leia mais

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas *

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas * Aproveitamento de potência de tratores agrícolas * 1. Introdução Uma das principais fontes de potência, responsáveis pela alta produção agrícola com significante economia de mão-de-obra, é o trator agrícola.

Leia mais

FlowGrid para Ventiladores Axiais e Centrífugos

FlowGrid para Ventiladores Axiais e Centrífugos FlowGrid para Ventiladores Axiais e Centrífugos Menos ruído - mais qualidade de vida A Escolha do Engenheiros Inovando para as pessoas. O FlowGrid foi desenvolvido para proteção eficiente contra o ruído

Leia mais

MOTOR SISTEMA ELÉTRICO TRANSMISSÃO SISTEMA HIDRÁULICO SISTEMA DE GIRO PARTE RODANTE CABINE E COMANDOS CAPACIDADES DE ABASTECIMENTO

MOTOR SISTEMA ELÉTRICO TRANSMISSÃO SISTEMA HIDRÁULICO SISTEMA DE GIRO PARTE RODANTE CABINE E COMANDOS CAPACIDADES DE ABASTECIMENTO MOTOR Tier II Modelo F4GE0684B*D600 Marca New Holland Fabricante FPT Tipo diesel, de injeção direta, 4 tempos, turboalimentado, intercooler Bomba Injetora Rotativa Potência líquida (SAE J1349) 170 hp (120

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração. Granulação

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração. Granulação PT Customers. The core of our innovation Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação Tecnologias Piovan para Refrigeração: Chillers com compressores scroll

Leia mais

Programa de Serviços

Programa de Serviços Programa de Serviços Um Parceiro da Heidelberg Sucesso e segurança para o convertedor de rótulos A maior diversidade de substrato. Um marca de qualidade emerge: um sistema de máquina Gallus garante a mais

Leia mais

Válvula Proporcional Limitadora de Pressão Pilotada Tipo DRE e ZDRE

Válvula Proporcional Limitadora de Pressão Pilotada Tipo DRE e ZDRE RP 29 175/11.2 Substitui: 1.99 Válvula Proporcional Limitadora de Pressão Pilotada Tipo DRE e ZDRE Tamanho Nominal 6 Série 1X Pressão máxima de operação 21 bar Vazão máxima L/min H/A 26/98 Tipo DRE 6-1X/...G2K...com

Leia mais

Comunicado à Imprensa

Comunicado à Imprensa Industry 4.0 Página 1 de 6 Beckhoff na Hanover Messe: Hall 9 Stand F06 Indústria 4.0 Fórum: Controle baseado em PC como base tecnológica para aplicações em fabricas inteligentes Com o Indústria Integrada

Leia mais

Gas-Lift - Vantagens

Gas-Lift - Vantagens Gas-Lift - Vantagens Método relativamente simples para operar O equipamento necessário é relativamente barato e é flexível Podem ser produzidos baixos ou altos volumes É efetivo sob condições adversas

Leia mais

DRD. Secador de ar comprimido por refrigeração 5-6000 pcm

DRD. Secador de ar comprimido por refrigeração 5-6000 pcm DRD Secador de ar comprimido por refrigeração 5-6000 pcm DRD Secador de ar por refrigeração A importância do ar comprimido como um gerador de energia para os processos industriais modernos é largamente

Leia mais

A pista de fórmula 1 para recipientes

A pista de fórmula 1 para recipientes A pista de fórmula 1 para recipientes Ele alcança altas velocidades e é impressionante devido a sua alta performance e eficiência: o sistema para transporte de recipientes HEUFT conveyor é uma verdadeira

Leia mais

BOLETIM de ENGENHARIA Nº 001/15

BOLETIM de ENGENHARIA Nº 001/15 BOLETIM de ENGENHARIA Nº 001/15 Este boletim de engenharia busca apresentar informações importantes para conhecimento de SISTEMAS de RECUPERAÇÃO de ENERGIA TÉRMICA - ENERGY RECOVERY aplicados a CENTRAIS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE FELIPE GUILHERME STEIN APLICAÇÃO INDUSTRIAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ESTUDO DE

Leia mais

Vantagens em Todo o Trajecto. Pacote de Efi ciência DIWA

Vantagens em Todo o Trajecto. Pacote de Efi ciência DIWA Vantagens em Todo o Trajecto. Pacote de Efi ciência DIWA 1 Poupando combustível. Reduzindo Emissões. Aumentando a Disponibilidade. Menor consumo de combustível, menor complexidade, maior conforto de condução,

Leia mais

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Automação Industrial Porto Alegre, Maio de 2014 Revisão: A Prof Vander Campos Conhecer os princípios básicos do inversor de frequência; Saber interpretar

Leia mais

Série Quasar. Quadro Geral de Baixa Tensão Quadro de Distribuição Centro de Controle de Motores Inteligente. www.altus.com.br

Série Quasar. Quadro Geral de Baixa Tensão Quadro de Distribuição Centro de Controle de Motores Inteligente. www.altus.com.br Série Quasar Quadro Geral de Baixa Tensão Quadro de Distribuição Centro de Controle de Motores Inteligente www.altus.com.br Na medida exata para seu negócio Modular: ampla variedade de configurações para

Leia mais

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A MÁQUINA DE CORTE VECTOR É O PARADIGMA DA EXCELÊNCIA OPERACIONAL. USUFRUINDO DE 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA E INOVAÇÃO CONTÍNUA NO CORTE AUTOMÁTICO, A LECTRA MANTÉM-SE NA LIDERANÇA,

Leia mais

NOVO MODELO DE PRODUÇÃO

NOVO MODELO DE PRODUÇÃO NOVO MODELO DE PRODUÇÃO UM AVANÇO NO CORTE DE COURO A tecnologia avançada é a chave para superar os desafios da indústria presentes em todos os níveis da cadeia de produção. A VersalisFurniture, VersalisAuto

Leia mais

Programa de Cursos 2010

Programa de Cursos 2010 Programa de Cursos Introdução A Bosch Rexroth tem um compromisso com a qualidade de seus treinamentos. Baseado nesse compromisso, a Divisão Service - Didática da Bosch Rexroth desenvolveu uma série de

Leia mais

Ventiladores RadiCal 11-BR. A escolha dos Engenheiros

Ventiladores RadiCal 11-BR. A escolha dos Engenheiros Ventiladores RadiCal 11-BR A escolha dos Engenheiros Ventiladores Radiais ebm-papst Características Principais - Silencioso; - Fácil de controlar; - Baixo consumo de energia; - Não necessita de caracol

Leia mais

Goulds 3640. API-610 10ª edição/iso 13709 API BB2 de dois estágios dividida radialmente entre rolamentos

Goulds 3640. API-610 10ª edição/iso 13709 API BB2 de dois estágios dividida radialmente entre rolamentos API-610 10ª edição/iso 13709 API BB2 de dois estágios dividida radialmente entre rolamentos Goulds Pumps Uma empresa líder em soluções de pacotes de bombas projetadas segundo normas do API Liderança comprovada

Leia mais

Ferramentas SIMARIS. Fácil, rápido e seguro planejamento de Distribuição de Energia Elétrica. Totally Integrated Power

Ferramentas SIMARIS. Fácil, rápido e seguro planejamento de Distribuição de Energia Elétrica. Totally Integrated Power s Totally Integrated Power Ferramentas SIMARIS Fácil, rápido e seguro planejamento de Distribuição de Energia Elétrica. Answers for infrastructure and cities. Planejamento de distribuição de energia mais

Leia mais

Compressor Portátil MOBILAIR M 135

Compressor Portátil MOBILAIR M 135 www.kaeser.com Compressor Portátil MOBILAIR M 135 Com o mundialmente renomado PERFIL SIGMA Vazão 10,5 a 13,0 m³/min Feito na Alemanha A renomada linha de compressores portáteis MOBILAIR da KAESER é fabricada

Leia mais

Scania Serviços. Serviços Scania.

Scania Serviços. Serviços Scania. Serviços Scania Scania Serviços. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar Tudo bem do o que seu o Scania, você precisa em um para só lugar. cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. SERVIÇOS

Leia mais

Décima segunda aula de teoria de ME5330. Maio de 2011

Décima segunda aula de teoria de ME5330. Maio de 2011 Décima segunda aula de teoria de ME5330 Maio de 011 Vamos iniciar o estudo do inversor de frequência. Conceito dispositivo eletrônico que transforma energia elétrica CA fixa ( tensão e frequência ) em

Leia mais

www.siemens.com.br/acionamentos SINAMICS V60 A solução perfeita para aplicações básicas de servo.

www.siemens.com.br/acionamentos SINAMICS V60 A solução perfeita para aplicações básicas de servo. www.siemens.com.br/acionamentos SINAMICS V60 A solução perfeita para aplicações básicas de servo. SINAMICS V60 com servomotores 1FL5 A solução para aplicações básicas de servo A tecnologia servo-drive

Leia mais

Sistemas de esteiras transportadoras de paletes

Sistemas de esteiras transportadoras de paletes Sistemas de esteiras transportadoras de paletes Sistemas de esteiras transportadoras de paletes Intelligrated A Intelligrated oferece uma linha completa de sistemas de esteiras transportadoras de paletes

Leia mais

Comunicado à Imprensa

Comunicado à Imprensa Interpack 2014 Página 1 de 6 Beckhoff na feira Interpack 2014, em Düsseldorf: ao ar livre FG 15-1 Fórum de Soluções Beckhoff: embalagem com economia de recursos com controle baseado em PC A Beckhoff está

Leia mais

Didática Bosch Rexroth

Didática Bosch Rexroth Didática Bosch Rexroth 2 Introdução A Divisão Service da Bosch Rexroth oferece ao mercado a sua linha didática. Sempre preocupada com a qualificação técnica do profissional brasileiro, oferece à indústria

Leia mais

Industrial. CVI3 Sistema de montagem avançado. More Than Productivity. Soluções integradas Controle avançado do processo Flexibilidade incomparável

Industrial. CVI3 Sistema de montagem avançado. More Than Productivity. Soluções integradas Controle avançado do processo Flexibilidade incomparável Industrial Tools 3 Sistema de montagem avançado Soluções integradas Controle avançado do processo Flexibilidade incomparável More Than Productivity Soluções totalmente integradas para aplicações delicadas

Leia mais

ENERGIA SOLAR. Energia limpa, nosso compromisso com o meio ambiente.

ENERGIA SOLAR. Energia limpa, nosso compromisso com o meio ambiente. ENERGIA SOLAR Energia limpa, nosso compromisso com o meio ambiente. Energy Team - experiência Vem analisando o mercado brasileiro desde 2006 e em 2008 participou da primeira feira de fonte de energias

Leia mais

TÍTULO: EMBALADORA DE TABULEIROS DE DAMAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: EMBALADORA DE TABULEIROS DE DAMAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EMBALADORA DE TABULEIROS DE DAMAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA:

Leia mais

Bomba como bomba de água potável altamente eficiente. Calio-Therm S. Folheto do modelo

Bomba como bomba de água potável altamente eficiente. Calio-Therm S. Folheto do modelo Bomba como bomba de água potável altamente eficiente Calio-Therm S Folheto do modelo Ficha técnica Folheto do modelo Calio-Therm S Todos os direitos reservados. Os conteúdos aqui disponibilizados não podem

Leia mais