Google Android. Uma abordagem prática e didática. Rafael Guimarães Sakurai, Diogo Carleto, erodrigo Cascarrolho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Google Android. Uma abordagem prática e didática. Rafael Guimarães Sakurai, Diogo Carleto, erodrigo Cascarrolho"

Transcrição

1

2 Google Android Uma abordagem prática e didática Rafael Guimarães Sakurai, Diogo Carleto, erodrigo Cascarrolho Esse livro está à venda em Essa versão foi publicada em This is a Leanpub book. Leanpub empowers authors and publishers with the Lean Publishing process. Lean Publishing is the act of publishing an in-progress ebook using lightweight tools and many iterations to get reader feedback, pivot until you have the right book and build traction once you do Rafael Guimarães Sakurai, Diogo Carleto, erodrigo Cascarrolho

3 Conteúdo 1. Olá Android! Criando um novo projeto no Android Studio Executando um aplicativo Android Personalizando o aplicativo OlaAndroid Resumo Exercícios

4 1. Olá Android! Vamos criar uma aplicativo inicial, no estilo Olá Mundo! para Android. O objetivo é apresentar como criar um projeto Android e utilizar uma Activity para controlar a tela e os componentes TextView, ImageView e Toast. O aplicativo terá um texto Olá Android!!! e a figura do logo do Android, também será adicionado uma ação na figura que ao clicar nela aparece uma mensagem Olá!. No final, o aplicativo ficará conforme a imagem a seguir: Figura Olá Android! Para desenvolvimento dos aplicativos Android utilizaremos a IDE Android Studio¹. 1.1 Criando um novo projeto no Android Studio Para criar um projeto no Android Studio selecione a primeira opção Start a new Android Studio project (Iniciar um novo projeto Android Studio). ¹

5 Olá Android! 2 Figura Android Studio. Na tela Create New Project vamos configurar as informações básicas do projeto como: Application name (Nome do aplicativo): OlaAndroid; Company Domain (Domínio da empresa): seudominio.com.br, exemplo: universidadejava.com.br ou se preferir livro.capitulo1; Project location (Localização do projeto): Caminho no seu computador;

6 Olá Android! 3 Figura Novo projeto Android. Continuando, precisamos escolher qual o foco do projeto, o Android Studio permite desenvolver para Celular e Tablet; Wear (como o relógio); TV; Auto (uso em automóveis); e para o óculos Google Glass. Escolha a opção Phone and Tablet, nesse exemplo será utilizado a API 18: Android 4.3 (Jelly Bean), mas o exemplo apresentado funciona em qualquer versão a partir da 2.3 do Android, então se você tiver uma versão mais recente como Lollipop, pode desenvolver para essa versão.

7 Olá Android! 4 Figura Novo projeto Android. Vamos marcar apenas a opção Phone and Tablet e clique em Next para continuar. Clicando em Next, vamos continuar a criação do projeto informando que ele deve criar uma Activity, de modo geral uma Activity é usada para realizar a ações de uma página. Neste capítulo abordaremos apenas o básico para criar e iniciar um projeto, nos demais capítulos abordaremos todos os exemplos de Activity apresentado nessa lista.

8 Olá Android! 5 Figura Novo projeto Android. Marque a opção Black Activity (Activity em branco) e clique em Next para prosseguir. Essa opção cria uma Activity e tela com um texto de exemplo, algo bem simples que a partir dele é possível continuar a implementação de diversos aplicativos. Agora, temos a opção de customizar os dados da Activity inicial que será criada no projeto. As informações que temos são: Activity Name (Nome da Activity): MainActivity Layout Name (Nome do layout): activity_main Title (Título): MainActivity Menu Resource Name (Nome do recurso do menu): menu_main A Activity representa o nome da classe que será criada para controlar as ações e atributos do layout da tela; o Layout é um arquivo XML que possui a estrutura e componentes da tela; o Título é o nome da tela; e o Recurso do menu é um arquivo XML com a estrutura do menu.

9 Olá Android! 6 Figura Novo projeto Android. Clique em Finish para terminar a criação do projeto. Após a criação do projeto, o Android Studio abre uma visualização completa da estrutura do projeto, clicando do item Project que está na barra do lado esquerdo.

10 Olá Android! 7 Figura Projeto aberto no Android Studio. 1.2 Executando um aplicativo Android Para executar um aplicativo Android podemos utilizar um hardware físico como celular, tablet, etc, ou um emulador que simula o comportamento do aplicativo no dispositivo. Nesse primeiro momento será apresentado com o uso do emulador e posteriormente será apresentado como usar o com celular e tablet. Na barra de tarefa do Android Studio temos a opção de executar o aplicativo através do botão verde de Play ou através do atalho CRTL + R. Uma tela será aberta para escolher se deve executar o aplicativo no dispositivo ou no emulador. Nesse exemplo está marcado a opção Launch emulator (Lançar emulador) para abrir um emulador, mas na primeira vez que executamos um aplicativo não temos emuladores criado, por isso para criar um novo emulador clique no botão com o sinal de reticências ( ) em frente a lista de seleção do Android Virtual Device (AVD) (Dispositivo virtual Android).

11 Olá Android! 8 Figura Escolhendo um dispositivo virtual - emulador. Na tela Android Virtual Device Manager (Gerenciador de dispositivos virtuais Android) temos uma lista com todos os emuladores já criado, para criar um novo emulador clique no botão + Create Virtual Device (Criar um dispositivo virtual) que está no lado inferior esquerdo da tela. Figura Lista dos dispositivos virtuais criado. Para facilitar a criação de um novo emulador na tela Virtual Device Configuration (Configuração virtual de dispositivos) temos as categorias do emulador como TV, Phone, Wear e Tablet, e para cada

12 Olá Android! 9 categoria temos a opção de usar as configurações de um hardware existente, como por exemplo: Nexus 5, Nexus One, etc, ou um formato de acordo com o tamanho da tela 5.4, 4, etc. Para escolher a configuração do emulador, precisamos ter em mente qual será o tipo de hardware (tamanho, resolução e densidade) que será o foco do aplicativo, mais adiante no livro será apresentado o que significa cada uma dessas características e como criar um aplicativo que funcione de modo agradável em várias resoluções. Por agora você pode criar um emulador com base no hardware do Nexus 5 ou criar um emulador com base no seu celular. Figura Escolhendo o hardware do novo dispositivo virtual. No segundo passo precisamos informar qual a Imagem do Sistema que utilizaremos no emulador, nesse caso a versão do Android. Note que por exemplo para a versão Jelly Bean - API Level 18 temos várias opções, basicamente o que muda é se usamos a versão Android ou versão do Google e o ABI que representa a arquitetura do hardware, o recomendado é usar uma versão com ABI x86 ou x84_64 se seu computador suportar porque é mais rápido que o armeabi-v7a, mas se o emulador não funcionar por falta de compatibilidade do seu computador, então crie o emulador usando a opção armeabi-v7a. No exemplo será usado o Jelly Bean - API Level 18, mas fique a vontade para escolher uma versão que você tenha no seu computador ou no seu celular.

13 Olá Android! 10 Figura Escolhendo a imagem (versão do Android) do dispositivo virtual. E, por fim, revisamos as configurações do emulador: O nome do AVD; > Sugestão: coloque no nome o modelo, versão da API e resolução, para ficar mais fácil de identificar; Dispositivo que será simulado; Versão do Android; Escala e orientação; Desempenho do emulador.

14 Olá Android! 11 Figura Revisando as configurações do dispositivo virtual. Clique em Finish para terminar a criação do emulador e pode fechar a tela do Android Virtual Device Manager. Escolha o emulador que será iniciado e clique em OK. Figura Iniciando um emulador. O emulador será iniciado, desbloqueie a tela e o aplicativo OlaAndroid será publicado e automaticamente iniciado.

15 Olá Android! 12 Figura Aplicativo iniciado no emulador. Dica: O emulador demora um pouco para iniciar, então enquanto estiver desenvolvendo mantenha o emulador ligado. 1.3 Personalizando o aplicativo OlaAndroid Voltando ao Android Studio, vamos alterar o aplicativo para ficar um pouco mais interessante. Na estrutura do projeto temos alguns pacotes que são de uso frequente como: app manifests - O arquivo AndroidManifest.xml contém a configuração do projeto; app java - Estrutura de pacotes com códigos fonte do aplicativo; app res - Pacote de recursos; app res drawable Pacote com as imagens de acordo com a resolução; app res layout Arquivos no formato.xml com a estrutura do layout das telas; app res values Pasta dimens.xml com configurações de dimensões e tamanho de fontes que podem ser reutilizados em todo projeto; o arquivo strings.xml com os textos strings; e o arquivo styles.xml com o estilo de páginas da aplicação. A figura a seguir mostra a estrutura atual do projeto.

16 Olá Android! 13 Figura Estrutura do projeto. Para editar e montar a tela do aplicativo, abra o arquivo app res layout activity_- main.xml. A edição de uma tela pode ser feita de modo design adicionando os componentes através da paleta e configurando pelas propriedades. Figura Edição da tela no modo Design. Também podemos alterar o código da tela editando o arquivo activity_main.xml no modo Text.

17 Olá Android! 14 Figura Edição da tela no modo Text. Note que em ambos modos também temos mais opções para configurar o layout que é renderizado, podemos escolher o tipo de aparelho, se o aparelho está na vertical ou horizontal, o tema do aplicativo, a classe associada com essa tela, a localização para trabalhar com internacionalização de textos e a versão do Android utilizada quando for renderizar a tela do layout. Figura Opções de preview do aplicativo. O modo mais comum é usando a versão Text e editando diretamente o XML. No activity_main.xml e altere apenas o código do TextView para: 1 <TextView 2 android:id="@+id/texto" 3 android:layout_width="match_parent" 4 android:layout_height="wrap_content" 5 android:layout_margintop="50dp" 6 android:gravity="center_horizontal" 7 android:text="@string/hello_world" 8 android:textsize="40sp" /> O TextView representa um texto na tela, como um label (rótulo), no qual pode ser definido o seu texto, como será o seu layout, tamanho do texto, cor do texto, entre outros. Esse TextView está utilizando uma string (texto) chamada hello_world, para alterar o conteúdo desse texto, na estrutura do projeto abra o arquivo ** app res values strings.xml** e altero

18 Olá Android! 15 o atributo value da string hello_world para Olá Android!!!. O arquivo strings.xml ficará com o seguinte conteúdo: 1 <resources> 2 <string name="app_name">olaandroid</string> 3 <string name="hello_world">olá Android!!!</string> 4 <string name="action_settings">settings</string> 5 </resources> Agora vamos adicionar uma imagem nessa tela, para isso você pode utilizar uma imagem que exista no seu computador ou usar alguma imagem disponível na Internet, nesse exemplo estou usando um logo do robô Android disponível em: png², esse logo pode ser usado, reproduzido e modificado gratuitamente. Salve a figura Android_Robot_100.png dentro da pasta app res drawable. Outro detalhe importante é que o nome das imagens pode ter apenas os caracteres [a-z0-9]**, portanto após adicionar a imagem **Android_Robot_100.png** aparece a seguinte **mensagem de erro no Console: res/drawable-hdpi/android_robot_100.png: Invalid file name: must contain only [a-z0-9.], porque no nome da figura tem caracteres maiúsculos. Para resolver isso clique em cima da figura Android_Robot_100.png e escolha no menu Refactor (Refatorar) a opção Rename (Renomear) ou clique na figura e pressione SHIFT + F6. Altere o nome do arquivo para android.png. No arquivo activity_main.xml após a declaração do TextView, adicione a declaração do ImageView que fará uso da imagem do android.png: 1 <ImageView 2 android:id="@+id/imagem" 3 android:src="@drawable/android" 4 android:layout_width="match_parent" 5 android:layout_height="250dp" 6 android:layout_below="@id/texto" 7 android:contentdescription="@string/hello_world" /> Após adicionar a figura na pasta drawable, o Android Studio gera automaticamente um registro Como queremos deixar a imagem em baixo do texto adicionamos a propriedade android:layout_below="@id/texto" e o Android também pede que descrevamos a imagem que está sendo apresentado para isso utilizamos a propriedade android:contentdescription= "@string/hello_world" que está utilizando a string hello_world, esse texto será utilizado apenas para acessibilidade ele não aparece visualmente na tela. ²

19 Olá Android! 16 Ficamos com a seguinte estrutura de código e aparência visual: Figura Preview do projeto OlaAndroid. Vamos adicionar uma mensagem Olá! quando a imagem do Android for clicada, para isso altere no arquivo activity_main.xml a código XML da declaração do ImageView adicionando as últimas duas linhas: 1 <ImageView 2 android:id="@+id/imagem" 3 android:src="@drawable/android" 4 android:layout_width="match_parent" 5 android:layout_height="250dp" 6 android:layout_below="@id/texto" 7 android:contentdescription="@string/hello_world" 8 android:clickable="true" 9 android:onclick="mostrarmensagem" /> Foi adicionado a propriedade android:clickable="true" informando que essa imagem pode ser clicada e também a propriedade android:onclick="mostrarmensagem" informando que ao clicar na imagem será chamado o método mostrarmensagem. Abra a classe MainActivity, essa é a Activity responsável pela tela inicial da aplicação, nela importe as classes:

20 Olá Android! 17 1 import android.view.view; 2 import android.widget.toast; E adicione o método mostrarmensagem: 1 public void mostrarmensagem(view view) { 2 Toast toast = Toast.makeText(this, "Olá!", Toast.LENGTH_SHORT); 3 toast.show(); 4 } O Toast é uma mensagem que aparece e desaparece da tela e o Toast.LENGTH_SHORT especifica que é uma mensagem que fica por um tempo curto na tela. O código completo da classe MainActivity ficará assim: 1 package br.com.universidadejava.olaandroid; 2 3 import android.support.v7.app.appcompatactivity; 4 import android.os.bundle; 5 import android.view.menu; 6 import android.view.menuitem; 7 import android.view.view; 8 import android.widget.toast; 9 10 public class MainActivity extends AppCompatActivity { protected void oncreate(bundle savedinstancestate) { 14 super.oncreate(savedinstancestate); 15 setcontentview(r.layout.activity_main); 16 } public boolean oncreateoptionsmenu(menu menu) { 20 // Inflate the menu; this adds items to the action bar if it is present. 21 getmenuinflater().inflate(r.menu.menu_main, menu); 22 return true; 23 } public boolean onoptionsitemselected(menuitem item) { 27 // Handle action bar item clicks here. The action bar will

21 Olá Android! // automatically handle clicks on the Home/Up button, so long 29 // as you specify a parent activity in AndroidManifest.xml. 30 int id = item.getitemid(); //noinspection SimplifiableIfStatement 33 if (id == R.id.action_settings) { 34 return true; 35 } return super.onoptionsitemselected(item); 38 } public void mostrarmensagem(view view) { 41 Toast toast = Toast.makeText(this, "Olá!", Toast.LENGTH_SHORT); 42 toast.show(); 43 } 44 } E o código completo do activity_main.xml ficará assim: 1 <RelativeLayout xmlns:android=" 2 xmlns:tools=" 3 android:layout_width="match_parent" 4 android:layout_height="match_parent" 5 android:paddingleft="@dimen/activity_horizontal_margin" 6 android:paddingright="@dimen/activity_horizontal_margin" 7 android:paddingtop="@dimen/activity_vertical_margin" 8 android:paddingbottom="@dimen/activity_vertical_margin" 9 tools:context=".mainactivity"> <TextView 12 android:id="@+id/texto" 13 android:layout_width="match_parent" 14 android:layout_height="wrap_content" 15 android:layout_margintop="50dp" 16 android:gravity="center_horizontal" 17 android:text="@string/hello_world" 18 android:textsize="40sp" /> <ImageView 21 android:id="@+id/imagem" 22 android:src="@drawable/android"

22 Olá Android! android:layout_width="match_parent" 24 android:layout_height="250dp" android:clickable="true" 28 android:onclick="mostrarmensagem" /> 29 </RelativeLayout> Execute novamente a aplicação no emulador do Android e clique sobre a figura para visualizar a mensagem: Figura Executando o projeto OlaAndroid no emulador. 1.4 Resumo Neste capítulo foi apresentado como criar um novo projeto Android usando o Android Studio, como criar e instalar uma aplicação no emulador. Vimos alguns componentes básicos como a Activity, e na tela os componentes TextView e ImageView, para terminar mostramos como um método da Activity pode ser chamado ao executar uma ação de click na figura. Esse conceito de chamada de método é o mesmo para botões e outras ações como veremos mais adiante. 1.5 Exercícios Exercício 1 - Crie um novo emulador para tablet, usando como base o hardware do Nexus 10, e execute a aplicação OlaAndroid nele.

23 Olá Android! 20 Exercício 2 - Altere o exemplo OlaAndroid para colocar em TexView com o seu nome logo embaixo da figura do logo do Android. Exercício 3 - Para alterar o título do aplicativo para Google Android devemos alterar em qual arquivo? Exercício 4 - O que é o componente Toast? E o que significa definir ele com a propriedade Toast.LENGTH_LONG? Exercício 5 - Para definir tamanho dos componentes usamos algumas propriedades do Android como match_parent e wrap_content, para que serve cada um deles?

Google Android. Uma abordagem prática e didática. Rafael Guimarães Sakurai. Esse livro está à venda em

Google Android. Uma abordagem prática e didática. Rafael Guimarães Sakurai. Esse livro está à venda em Google Android Uma abordagem prática e didática Rafael Guimarães Sakurai Esse livro está à venda em http://leanpub.com/google-android Essa versão foi publicada em 2018-03-02 Esse é um livro Leanpub. A

Leia mais

Introdução ao Android. SECAP 2014 Prof. Rone Ilídio - UFSJ

Introdução ao Android. SECAP 2014 Prof. Rone Ilídio - UFSJ Introdução ao Android SECAP 2014 Prof. Rone Ilídio - UFSJ O que é o Android? Sistema operacional móvel, baseado numa versão modificada do Linux. Código aberto: qualquer pessoa pode baixar e modificar Máquina

Leia mais

Desenvolvimento Android. http://www.larback.com.br

Desenvolvimento Android. http://www.larback.com.br Desenvolvimento Android http://www.larback.com.br Introdução ao Android O Android é a resposta da Google ao mercado crescente de dispositivos móveis. É uma nova plataforma de desenvolvimento baseado no

Leia mais

Introdução ao Android. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ

Introdução ao Android. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ Introdução ao Android Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ O que é o Android? Sistema operacional móvel, baseado numa versão modificada do Linux. Código aberto: qualquer pessoa pode

Leia mais

AULA 2. Minicurso PET-EE UFRN

AULA 2. Minicurso PET-EE UFRN AULA 2 Minicurso PET-EE UFRN Agora iremos mostrar o passo-a-passo de como criar um projeto no Android Studio. 1. No Android Studio, crie um New Project. 2. Em Configure your new project, você deve preencher

Leia mais

ANDROID APPLICATION PROJECT

ANDROID APPLICATION PROJECT Criando um programa Abrindo o programa Eclipse, clique na opção [FILE], depois em [NEW], selecione a opção [PROJECT], uma janela de opção do tipo de projeto irá se abrir, escolha [ANDROID] logo depois

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 2. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 2. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 2 Prof. Markus Endler Criando o primeiro projeto Android Com o ambiente de desenvolvimento preparado, vá em File - > New - > Project... Na janela que abrir, selecione

Leia mais

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática ( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Instalação

Leia mais

Desenvolvimento com Android Studio. Aula 02 Widgets, Manipulação de Dados e Programação de Eventos

Desenvolvimento com Android Studio. Aula 02 Widgets, Manipulação de Dados e Programação de Eventos Desenvolvimento com Android Studio Aula 02 Widgets, Manipulação de Dados e Programação de Eventos Widgets TextView O Widget TextView é utilizado para apresentar um texto não editável na tela. Qualquer

Leia mais

Introdução ao Android SDK. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução ao Android SDK. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução ao Android SDK Prof. Me. Hélio Esperidião Android SDK O Android SDK permite que os desenvolvedores elaborem as aplicações a partir de um dispositivo virtual para os aparelhos de celular e tablet,

Leia mais

Apresentação de um Processo Cria4vo de Desenvolvimento de uma App Android. Realização de Dinâmica Hands- On para Construção de uma App Android

Apresentação de um Processo Cria4vo de Desenvolvimento de uma App Android. Realização de Dinâmica Hands- On para Construção de uma App Android Apresentação de um Processo Cria4vo de Desenvolvimento de uma App Android Realização de Dinâmica Hands- On para Construção de uma App Android Dr. Eduardo Manuel de Freitas Jorge, PMP Realização de Dinâmica

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período ADS 6º Período Conceitos básicos do Android - Parte 2 Abra o Android Studio INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA Abra o Android Studio INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA Abra o Android Studio app build.grade

Leia mais

Programação para Android. Aula 06: Activity, menus e action bar

Programação para Android. Aula 06: Activity, menus e action bar Programação para Android Aula 06: Activity, menus e action bar Activity A classe Activity é quem gerencia a interface com o usuário. Ela quem recebe as requisições, as trata e processa. Na programação

Leia mais

Primeira Aplicação Android Olá Mundo. Prof. Fellipe Aleixo

Primeira Aplicação Android Olá Mundo. Prof. Fellipe Aleixo Primeira Aplicação Android Olá Mundo Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Conteúdo Passo- a- passo de um Projeto Android Conceitos Básicos de uma Aplicação Principais Arquivos Execução da

Leia mais

Dominando Action Script 3

Dominando Action Script 3 Dominando Action Script 3 Segunda Edição (2014) Daniel Schmitz Esse livro está à venda em http://leanpub.com/dominandoactionscript3 Essa versão foi publicada em 2014-05-02 This is a Leanpub book. Leanpub

Leia mais

Introdução ao Android

Introdução ao Android Introdução ao Android André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Parte 1 Conhecendo o Sistema e Primeiro Programa Roteiro Pré-requisitos Conceitos Básicos Configurando o Ambiente

Leia mais

Programação para Android. Aula 05: Estilos e temas; galeria de imagens

Programação para Android. Aula 05: Estilos e temas; galeria de imagens Programação para Android Aula 05: Estilos e temas; galeria de imagens Objetivos Aplicar estilos e temas Criar uma galeria de imagens com o widget Gallery Parte 01: Estilos e temas Interface de Usuários

Leia mais

Programa de Dispositivos Móveis

Programa de Dispositivos Móveis Aula 02 - Exercício Programa de Dispositivos Móveis PDM - Aula02 - Exercício- Ver 02-04/06/2014 08:56 Criando Aplicação Android (BasicView) Vamos continuar a criar interfaces gráficas (UI) básicas com

Leia mais

OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ.

OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ. Técnico em Informática Turma 10 Programação para Dispositivos Móveis Roteiro Parcial de Projeto Guilherme Cruz OBJETIVO Criação e execução de um projeto Android dentro da IDE IntelliJ. FERRAMENTA IntelliJ

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Internacionalização e Literais Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender as vantagens do uso de literais e da internacionalização em aplicativos Android.

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Trabalhando com Mensagens. File > New > New Project. Uso de mensagens (Toast) Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

Trabalhando com Mensagens. File > New > New Project. Uso de mensagens (Toast) Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Trabalhando com Mensagens File > New > New Project Alterando o Título da ActionBar Alterar strings.xml exemplo1 exemplo1 - Guarino

Leia mais

Programação para Android. Aula 10: Acesso a câmera, sms e recursos do aparelho

Programação para Android. Aula 10: Acesso a câmera, sms e recursos do aparelho Programação para Android Aula 10: Acesso a câmera, sms e recursos do aparelho Objetivos Nesta aula iremos aprender como invocar os recursos do aparelho: Fazer chamadas telefônicas Enviar SMS Utilizar a

Leia mais

Android Básico Hello World!

Android Básico Hello World! Android Básico Hello World! Instrutor Programador desde 2000 Aluno de doutorado Mestre em informática pelo ICOMP/UFAM Especialista em aplicações WEB FUCAPI marcio.palheta@gmail.com sites.google.com/site/marcio

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 05 Programando formularios, activities e intents. Dalton Martins dmartins@gmail.com São Paulo, Março, 2012

Leia mais

Programação para Android

Programação para Android Programação para Android Aula 02 Parte 01: Tipos de Layouts: RelativeLayout, LinearLayout, TableLayout Widgets: TextView, EditText, ImageView, Button Na aula anterior... Visão geral do Android Kit de desenvolvimento:

Leia mais

Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5

Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5 Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5 (Swing application framework e Beansbinding) Já faz algum tempo que escrevi uma agenda simples usando o Eclipse com o Visual Class Editor. Demorei em torno de

Leia mais

Módulo 4 - Interface Gráfica Gerenciadores de Layout. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ

Módulo 4 - Interface Gráfica Gerenciadores de Layout. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ Módulo 4 - Interface Gráfica Gerenciadores de Layout Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ Classe View Todos os componente gráficos são filhos de View Para se criar um novo componente

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

NetBeans. Conhecendo um pouco da IDE

NetBeans. Conhecendo um pouco da IDE NetBeans Conhecendo um pouco da IDE Professor: Edwar Saliba Júnior Sumário Apresentação:...1 Criando Um Novo Projeto de Software:...1 Depurando Um Código-fonte:...4 Entendendo o Código-fonte:...7 Dica

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Programa de Dispositivos Móveis

Programa de Dispositivos Móveis Aula 02 Programa de Dispositivos Móveis A Classe Activity A classe Actvity é similar a classe JFrame do Swing representa basicamente uma tela. Quase todas as atividades interagem com o usuário, então ela

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 03 Introdução ao ambiente de desenvolvimento: Eclipse e Android SDK Dalton Martins dmartins@gmail.com São

Leia mais

Android Core. Felipe Silveira felipesilveira.com.br. Aula 6

Android Core. Felipe Silveira felipesilveira.com.br. Aula 6 Android Core Felipe Silveira felipesilveira.com.br Aula 6 Aplicações I Desenvolvimento de Aplicações Android SDK SDK https://developer.android.com/sdk Android SDK Android SDK: Eclipse + ADT plugin + Android

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Android Android é um sistema operacional para dispositivos móveis Kernel Linux, drivers e bibliotecas do

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Programação para Android

Programação para Android Programação para Android Aula 01: Visão geral do android, instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento, estrutura básica de uma aplicação para Android Objetivos Configurar o ambiente de trabalho

Leia mais

Interfaces Gráficas parte 3

Interfaces Gráficas parte 3 parte 3 (Listview, AlertDialog e ActionBar) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android. Cristiano Costa

Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android. Cristiano Costa Minicurso introdutório de desenvolvimento para dispositivos Android Cristiano Costa Desenvolvimento da interface estática Sobre mim Graduando em Engenharia Eletrônica - UNIFEI Trabalhou em desenvolvimento

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS ADS 6º Período INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Interface gráfica - gerenciadores de layout No Android, existem diversos tipos de gerenciadores

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

Android Layout Manager. Ivan Nicoli

Android Layout Manager. Ivan Nicoli Android Layout Manager Ivan Nicoli Classe View A classe android.view.view é a classe mãe de todos os componentes visuais do Android. Qualquer desenvolvedor pode criar seu próprio componente herdando a

Leia mais

Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012).

Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012). Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012). Instalação do SQL 2005. - Primeiro baixo o instalador do SQL nesse link: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=184 - Execute o arquivo

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

MANUAL PARA INCLUSÃO DIGITAL- ANDRAGOGIA

MANUAL PARA INCLUSÃO DIGITAL- ANDRAGOGIA Inclusão Digital - Software - Sistema Operacional (SO) Introdução O objetivo dessa cartilha é informar o usuário das características básicas dos softwares, do Sistema Operacional utilizados em um computador.

Leia mais

Firebase. Acesse o site https://firebase.google.com/?hl=pt-br Acesse o menu Go to Console. Acesse com uma conta Google ou crie uma conta.

Firebase. Acesse o site https://firebase.google.com/?hl=pt-br Acesse o menu Go to Console. Acesse com uma conta Google ou crie uma conta. Firebase Acesse o site https://firebase.google.com/?hl=pt-br Acesse o menu Go to Console. Acesse com uma conta Google ou crie uma conta. Adicione um projeto. Crie um projeto Para usar o Firebase num projeto

Leia mais

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Trabalho de Programação para Dispositivos Móveis Turma: 1011 Camila Botelho camilacunhabotelho@gmail.com Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Introdução O Android é uma ferramenta

Leia mais

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved.

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved. b 1 Conteúdo Capítulo 1... 3 Instalando o Neonews... 3 Neonews no Linux... 6 Capítulo 2... 7 Configurando o NeoNews... 7 Capítulo 3... 13 Teclas de Atalho do NeoNews Player... 13 2 Capítulo 1 Instalando

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Tutorial de Computação Introdução a Programação Gráfica em Java para MEC1100 v2010.10

Tutorial de Computação Introdução a Programação Gráfica em Java para MEC1100 v2010.10 Tutorial de Computação Introdução a Programação Gráfica em Java para MEC1100 v2010.10 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina

Leia mais

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 A U T O R I Z A D O R W E B B I O M E T R I A GUIA DE INSTALAÇÃO Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 UTILIZANDO A BIOMETRIA... 4 INSTALAÇÃO... 5 CADASTRO DA DIGITAL...15

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Tutorial 1.0. Instalação

Tutorial 1.0. Instalação Tutorial 1.0 Instalação Índice Requisitos Instalando Android SDK Instalando Eclipse Instalando Plugin ADT no Eclipse Requisitos Para a instalação do SDK é necessário ter no minímo versão Java 6 (Standard

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Prof. Jhonatan Fernando

Prof. Jhonatan Fernando Prof. Jhonatan Fernando É uma classe gerenciadora de UI. É possível informar qual layout (arquivo xml) que será carregado para uma determinada activity. O método responsável por informar qual layout será

Leia mais

Programação de Dispositivos Móveis

Programação de Dispositivos Móveis Aula 07 Programação de Dispositivos Móveis Interface Gráfica ListView com ArrayAdapter Um elemento muito utilizado em aplicativos é a ListView, com ela pode-se criar uma lista de objetos. A partir dos

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Mensagens. Para conhecimento. Renomear arquivos. Botão Direito no arquivo > Rafactor > Rename Shift + F6

Mensagens. Para conhecimento. Renomear arquivos. Botão Direito no arquivo > Rafactor > Rename Shift + F6 Mensagens Qual a finalidade da mensagem que é exibida para o usuário? - Toasts não necessariamente serão lidas pelos usuários pois aparecem e somem rapidamente. - Alerts são mensagens críticas para o usuário.

Leia mais

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8 Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial INTRODUÇÃO O uso de máquinas virtuais pode ser adequado tanto

Leia mais

Programação de Dispositivos Móveis

Programação de Dispositivos Móveis Aula 04 Programação de Dispositivos Móveis A Classe Activity É obrigatório que cada activity do projeto esteja declarada no arquivo AndroidManisfest.xml, caso contrário não é possível utilizá-la. Para

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Configurar o Furbot no Eclipse

Configurar o Furbot no Eclipse Configurar o Furbot no Eclipse Primeiramente, precisamos abrir o Eclipse. Logo no início, deverá aparecer uma tela assim: Nela, você irá selecionar o local do seu workspace. Workspace é o local onde ficarão

Leia mais

O Novo Portal Etilux também foi criado para ser um facilitador para nossa Força de Vendas, abrangendo as seguintes características:

O Novo Portal Etilux também foi criado para ser um facilitador para nossa Força de Vendas, abrangendo as seguintes características: INTRODUÇÃO: O Novo Portal Etilux também foi criado para ser um facilitador para nossa Força de Vendas, abrangendo as seguintes características: Ser uma alternativa para substituição dos volumosos e pesados

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Guia de auxílio aos responsáveis

Guia de auxílio aos responsáveis Guia de auxílio aos responsáveis SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 PENDÊNCIA:... 5 EDIÇÃO DE DADOS PESSOAIS... 6 ALTERAÇÃO DE SENHA... 7 ESQUECEU SUA SENHA?... 7 AGENDA... 8 2 FEED

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET.

LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET. LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET. Clique na guia SEGURANÇA, NÍVEL PERSONALIZADO. Ir até os ActiveX ( desenho

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Manual Sistema Mó vel Msys Cómercial

Manual Sistema Mó vel Msys Cómercial Manual Sistema Mó vel Msys Cómercial Maravilha, 2014. 1 Sumário 1. REQUISITOS MÍNIMOS... 3 2. PRINCIPAIS TELAS E FUNCIONALIDADES... 4 2.1.1. Tela de acesso ao sistema.... 4 2.1.2. Tela Principal do Sistema....

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático Virtual Box Instalação do Virtual Box Instalação do Extension Pack Criando uma Máquina Virtual Instalando o Windows

Leia mais

ANDROID APRENDIZ. Um guia para iniciantes Crie seu primeiro aplicativo Android

ANDROID APRENDIZ. Um guia para iniciantes Crie seu primeiro aplicativo Android ANDROID APRENDIZ Um guia para iniciantes Crie seu primeiro aplicativo Android Fillipe Cordeiro Um guia para iniciantes Crie seu primeiro aplicativo Android Sumário #1 Passo: Introdução a Plataforma Android

Leia mais

ARDUINO UNO Guia de Instalação

ARDUINO UNO Guia de Instalação ARDUINO UNO Guia de Instalação Heco Mecatrônica Ltda. e-mail: vendas@hecomecatronica.com.br Visite nosso site: www.hecomecatronica.com.br Loja Virtual: shop.hecomecatronica.com.br Guia de Instalação -

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Tratamento de Eventos Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Apresentar os modelos mais comuns de tratamento de eventos da plataforma Android. Aprender a utilizar

Leia mais

Criação de Servlets Name Directory Build WAR JSP/Servlet frameworks Launch URL Package Class name Generate header comments

Criação de Servlets Name Directory Build WAR JSP/Servlet frameworks Launch URL Package Class name Generate header comments Criação de Servlets 1. Crie um novo projeto através do Menu File New Project. 2. Acesse o Menu File New. 3. Na janela Object Gallery que surgirá, selecione a guia Web. 4. Escolha o ícone que corresponde

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET Veja nesse tutorial vamos aprender como instalar o aplicativo gratuito Prey e como realizar o rastreamento de seu computador (netbook, notebook, desktop). Prey é uma aplicativo que você instala em sua

Leia mais

Módulo 2 - Novas Activities Android. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ

Módulo 2 - Novas Activities Android. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ Módulo 2 - Novas Activities Android Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ Inserindo a segunda activity Para inserir uma nova activity basta clicar com o botão direito sobre o pacote,

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Manual de utilização do Zimbra

Manual de utilização do Zimbra Manual de utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web ( Firefox, Chrome e Internet Explorer ) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário,

Leia mais