Experimentos de alcance máximo de transmissão do Zigbee em ambiente urbano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Experimentos de alcance máximo de transmissão do Zigbee em ambiente urbano"

Transcrição

1 Experimentos de alcance máximo de transmissão do Zigbee em ambiente urbano Daniel A. R. L. de Souza 1, Jose A. M. Rabello 1, Carlos M. S. Figueiredo 1 1 Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica - FUCAPI Av. Gov. Danilo de Mattos Areosa, Distrito Industrial - CEP: Manaus AM Brazil {danguto, alberto.rabello}@gmail.com, mauricio.figueiredo@fucapi.br Resumo. Este artigo tem o propósito de mostrar resultados de experimentos de alcance máximo de uma Rede de Sensores sem Fio utilizando Zigbee em ambiente urbano a fim de subsidiar pesquisas de implantação de uma RSSF e assim descobrir o melhor cenário para transmissão de dados com a menor perda de informação devido a interferências e distúrbios gerados neste. Abstract. This paper has the intents to show maximum range experiments in a Wireless Sensors Network using Zigbee in an urban environment to support implementation researches of a WSN and so discover the best scenario for transmitting data with the minimal losses of information due to interferences and disorders produced on this environment. 1. Introdução Muito tem se falado em Redes de Sensores sem Fio (RSSF) [Loureiro 2003] para monitoramento de áreas devido às características inerentes da tecnologia em ser uma alternativa que apresente baixo consumo energético, possui grande autonomia, é confiável e de fácil implementação. Sendo o Zigbee [ZigBee Alliance 2013] hoje uma tecnologia que está em grande expansão, principalmente devido à facilidade de acesso a esta, e que possui os princípios básicos de uma RSSF, resolvemos, a partir de uma demanda, realizar experimentos para verificar o alcance máximo de comunicação em área urbana para verificar, na prática, os limites da tecnologia e sua possível aplicação em áreas que possuam muitos ruídos externos que geram interferências nos sinais de radio. Áreas urbanas são um dos grandes desafios para as redes de sensores sem fio por possuir grandes objetos que podem atenuar ou inserir ruídos na comunicação e por vários tipos de ondas eletromagnéticas que podem interferir no sinal. O Zigbee utiliza a banda de radio chamada ISM [Gomes 2010], ou Industrial, Scientific and Medical band, cujo objetivo é reservar frequências para que aplicações com esse propósito possam trabalhar sem que interfira em outros serviços de comunicação essenciais e não necessitam de concessão especial para serem utilizadas. Por ser uma banda altamente utilizada por diversas tecnologias, como por exemplo, bluetooh, Wi-fi e etc, e devido à natureza das ondas eletromagnéticas acaba havendo interferência entre essas, o que diminui a eficiência da comunicação. Utilizamos em nossos experimentos equipamentos da Digi Internacional modelo Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

2 Xbee Pro que utiliza a faixa de 2,4 GHz que possui alcance máximo teórico de 1,6 Km [DIGI 2013] com linha de visada. Desse modo, queríamos testar a influencia das interferências geradas em várias situações em uma área industrial de modo a determinar o verdadeiro alcance máximo de operação para que seja feita uma comunicação eficaz. 2. Fundamentação 2.1. Redes de sensores sem Fio As RSSF [Alkyldiz 2002] podem ser aplicadas nos mais diversos segmentos para monitoramento de ambientes e tem se tornado uma grande ferramenta para verificações de fenômenos em áreas remotas e de difícil acesso. Esse tipo de rede de sensores tem uma grande vantagem em relação aos sensores comuns já que podem simplesmente ser jogados onde o fenômeno a ser medido está localizado que, pelas suas próprias características, a medição é realizada sem colocar em risco a vida de pessoas e equipamentos. Muitos pesquisadores têm olhado para está tecnologia, pois a mesma tem um grande potencial de aplicação em várias áreas de conhecimento e podem ser uma ferramenta importante para monitoramento de informações, já que seus sensores possuem a capacidade de medir vários fenômenos e condições ambientais como temperatura, humidade, condições de luz, pressão, níveis de ruído, movimentação de veículos, e etc., e sua capacidade de aplicação é praticamente infinita podendo ser usadas em aplicações militares, ambientais, de saúde, domesticas, além de outras áreas comerciais, da indústria, medicina e até na fabricação de brinquedos, o que a torna uma tecnologia muito promissora para o futuro. Segundo Figueiredo [2009] todos os esforços nesses últimos anos foram despendidos para criação de modelos conceituais e avaliação de simulações e como consequência nem todas as suposições podem ser verificadas na prática, o que tem gerado uma falta de realismo em estudos práticos e isso tem gerado algumas divergências entre os modelos simulados e os estudos práticos sobre essas redes, por isso se faz necessário experimentações em ambientes reais principalmente na implantação de uma RSSF em grandes áreas. Devemos considerar também os modelos de propagação de ondas para que possamos, através de modelos matemáticos, tentar prever o comportamento das ondas de radio envolvidas nessa comunicação. Podemos utilizar os modelos de propagação indoor no primeiro experimento deste trabalho assim como os modelos de propagação por terra no segundo e terceiro, que é o mais utilizado para este tipo de modelagem. Como o objetivo deste trabalho é apenas demostrar os dados coletados através de experimentos, não se fazem necessários à modelagem dos modelos citados, pois necessitam de inúmeras informações que podem variar no decorrer das experimentações Zigbee A tecnologia Zigbee [Couto e Figueredo 2008] foi desenvolvida por um consorcio de empresas, denominado Zigbee Alliance, que desenvolveu junto ao IEEE esta tecnologia para ser utilizado em aplicações de sensoriamento, controle e Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

3 acionamento de dispositivos remotamente. É um padrão aberto que trabalha na frequência ISM (Industrial, Scientific, na Médical) de 2,4 GHz que não necessita de licença para o uso. A tecnologia Zigbee tem, hoje em dia, despontado como a que mais é utilizada quando se fala em RSSF por sua versatilidade, baixos requisitos energéticos e a possibilidade de se trabalhar com várias topologias de rede, como por exemplo, malha, estrela e arvore, conforme figura 1. Segundo Baumann [2006], os módulos que utilizam o padrão Zigbee devem possuir necessariamente um radio transmissor/receptor IEEE que provê a definição da camada física e da camada de acesso MAC, enquanto o Zigbee define as outras camadas do modelo OSI, a pilha do Zigbee e a camada de aplicação. Sendo essas pensadas para alta eficiência energética e segurança com a utilização de criptografia. Figura 1 Topologias de Rede Zigbee. Fonte: Site Rogercomm. 3. Configuração dos dispositivos Utilizamos para os experimentos dois dispositivos XBee Pro configurados como coordenador (coordinator) e dispositivo final (end device) de forma a simular uma comunicação ponto a ponto entre os dois dispositivos e assim monitorar os parâmetros da comunicação sem interferência dos algoritmos de roteamento que o mesmo possui. Os dois dispositivos foram configurados utilizando-se o software disponibilizado pela Digi, o X-CTU, onde podemos setar todos os parâmetros necessários para o funcionamento, evitando assim o uso dos comandos de configuração via terminal do Zigbee, assim também como o modo de operação dos dispositivos. No dispositivo coordenador foi setado o modo de operação API [DIGI 2013] e o dispositivo final (end device) como modo AT para que a troca de informações possa ser feita de forma mais simples possível. No coordenador foi selecionado o conjunto de funções ZIGBEE COORDINATOR API onde foram carregadas as opções default através do botão Show Defauts para o funcionamento básico do mesmo e gravado no firmware. No end device, utilizamos o mesmo procedimento sendo a única diferença o conjunto de funções onde foi escolhido ZNET 2.5 ROUTER/END DEVICE AT e após o carregamento das configurações default foi gravado no mesmo. Depois de configurados, utilizamos um computador ligado a cada dispositivo e a partir do teste de alcance, Range Test no programa X-CTU, enviamos, através do end Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

4 device, um pacote de 32 bytes contendo caracteres MNO, padrões para este tipo de teste, para que desse modo pudéssemos monitorar os parâmetros de perda de pacotes e RSSI do Zigbee, onde o Coordenador e o end device foram colocados em posições estratégicas para realizar os experimentos de acordo com suas necessidades. 4. Resultados Depois de configurar os dispositivos, a fim de criar uma RSSF ponto a ponto, procedemos com os experimentos em três situações diferentes: Entre prédios, em mata fechada e em campo aberto. No primeiro experimento queríamos saber a influencia que edifícios e paredes poderiam ter no sinal e esse se mostrou o ambiente mais hostil à transmissão dos dados, pois além das paredes de alvenaria existem também no local, várias fontes de interferência como, por exemplo, uma rede Wi-fi que possui o mesmo espectro de frequência do Zigbee. No segundo experimentos, queríamos verificar o comportamento da transmissão em um ambiente de floresta fechada dentro de uma área urbana, pois dessa forma, poderíamos retirar qualquer influencia dos obstáculos de alvenaria entre os dispositivos, mas ainda com vários obstáculos entre o caminho. Este cenário se mostrou o segundo mais favorável à transmissão. Na terceira e ultima experiência, realizamos um teste com campo de visada direta e esse foi o cenário em conseguimos maior alcance de transmissão. Cada experimento teve um tempo de operação de 2 minutos para que pudéssemos realizar a coleta dos dados sem mais problemas. Apesar dos esforços não conseguimos chegar ao alcance máximo informado no datasheet [DIGI 2013] do dispositivo cujo valor máximo em linha de visada é de 1,6 Km, mas chegamos próximo deste valor considerando que no ultimo experimento o ambiente não era de todo livre de interferências, pois estávamos em ambiente urbano. Abaixo mais detalhes dos experimentos Experimento 1 Entre Prédios O ambiente de coleta de dados para o experimento escolhido para realização deste foi nas dependências da Fundação Centro de Analise, Pesquisa e inovação Tecnológica - FUCAPI, no horário entre 9h e as 12h, conforme mostrado na figura 2, para dessa forma simular um cenário onde pudéssemos encontrar interferências externas suficientes para ocasionar a limitação da comunicação dos mesmos tais como: paredes, equipamentos eletrônicos, ruído e etc. Os dados obtidos do experimento foram condensados na tabela 1 que possuem os dados compilados, onde os parâmetros do mesmo são: Distancia: É a distancia relativa dos dispositivos em metros; enviados com sucesso: Se refere ao numero de pacotes que conseguiram chegar ao seu destino; perdidos: É a quantidade de pacotes perdidos durante a transmissão; Percent: É o percentual de pacotes enviados com sucesso em relação ao total de pacotes; Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

5 RSSI: Significa Received Signal Strength Indicator, ou seja, é a sensibilidade de sinal de cada pacote recebido; Posição: Posicionamento dos dispositivos, conforme o mapa da figura 2. Figura 2 Mapa da FUCAPI com os pontos de teste Distancia (m) Fonte: Google Maps Tabela 1 Resultados do Experimento 1 Enviados com sucesso Perdidos Percent RSSI (dbi) Posição ,7-50 A-B A-C D-E ,7-73 D-F ,8-58 G-H ,9-66 F-G Fizemos este experimento ao redor do bloco G da Faculdade FUCAPI por ser uma área onde há maior espaço vazio com linha de visada direta sem grandes alterações na altura dos dispositivos. No primeiro e segundo experimentos, utilizamos o corredor do bloco G a fim de determinar o impacto gerado pela interferência que o mesmo possui já que se trata de um local onde existem muito equipamentos de laboratório. No terceiro e quarto experimentos resolvemos verificar a influencia do prédio inteiro no sinal sendo o terceiro onde o prédio está no meio dos transmissores e o quarto sem o prédio mais ainda nas proximidades do mesmo. No quinto e sexto experimentos, queríamos verificar o impacto que teria a transmissão entre dois prédios, o bloco G e o bloco D. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

6 Neste experimento podemos verificar a grande influencia que paredes de alvenaria causam no sinal, onde o pior resultado encontrado foi no terceiro teste por possuir uma grande quantidade delas entre os dois dispositivos e o melhor resultado foi encontrado no segundo teste que mesmo sendo dentro de um prédio não existiam obstáculos entre os dois dispositivos Experimento 2 Mata fechada Para este experimento utilizamos um ambiente de mata fechada, conforme figura 3, e foi realizado no Bosque da Ciência no horário de 14h as 17h de modo a encontrar um ambiente com uma densidade grande de arvores de forma a ocasionar uma limitação na comunicação dos dispositivos XBee Pro. Figura 3 Ambiente da simulação 2. Distancia (m) Tabela 2 Resultados do Experimento 2 Enviados com sucesso Perdidos Percent RSSI (dbi) , , , , , ,7-66 Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

7 Na tabela 2 foram condensadas as informações do experimento segundo os parâmetros apurados no experimento anterior. Infelizmente não pudemos fazer mais simulações com maiores distancias devido ao horário e ao tipo de mata que estávamos enfrentando o que torna difícil a localização e a comunicação neste ambiente. Como pudemos verificar nestes testes a qualidade do sinal cai de forma gradativa e apesar de não termos uma queda muito acentuada nos resultados podemos afirmar que, como será visto no próximo experimento, a mata influencia bastante na qualidade do sinal Experimento 3 Linha de Visada Direta Resolvemos fazer este experimento para verificar a influencia das interferências na qualidade do sinal, sendo este o único impedimento gerado, ou seja, a única dificuldade encontrada para o sinal seria a interferência natural que existe em ambiente urbano. Neste experimento utilizamos uma rua nas proximidades da FUCAPI e a rua mais longa que encontramos em linha reta foi a R. Nova, mostrada na figura 4, que segundo o Google Maps possui extensão de 1.4 km, mas com a ajuda de um Smartphone e o aplicativo SpeedView, gratuito para Android, e o auxilio do gps do mesmo, conseguimos calcular a distancia de 1.6 km, o que seria suficiente para pelo menos verificar a distancia que se encontra especificada no Datasheet do Xbee Pro. Figura 4 Mapa da rota do experimento 3. Fonte: Google Maps Utilizando o mesmo sistema dos experimentos anteriores nos dividimos em dois carros, um fixo, onde ficou o Coordenador, e um móvel, com o end device. Dessa forma fizemos a simulação dos cenários durante dois minutos cada com distancia de 10 metros inicialmente de um ponto de medição ao outro até alcançarmos a marca de 100m e a partir dai achamos mais produtivo se as medições fossem realizadas a cada cem metros. Os resultados obtidos no experimento foram compilados na tabela 3 contendo os dados coletados. Dessa forma podemos utilizar estes dados como referencia, já que este comportamento é esperado pela própria natureza das ondas de rádio frequência, e conseguimos verificar que mesmo conseguindo chegar perto das informações fornecidas Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

8 pelo fabricante ainda tivemos problemas em alcançar os valores máximos do datasheet dos dispositivos. Distancia (m) Tabela 3 Resultados Experimento 3 Enviados com sucesso Perdidos Percent RSSI (dbi) , , , , , , , , , , , , , , , , , Conclusão Como pudemos verificar nesta simulação, as interferências e obstáculos prejudicam bastante a qualidade da transmissão do Zigbee. O pior cenário encontrado foi entre prédios e o melhor cenário foi com campo de visada em linha reta que ainda assim ficou Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

9 prejudicado pelos distúrbios gerados dentro de uma área urbana, sejam pessoas, carros e outras tecnologias que utilizam a mesma faixa de frequência ISM. Apesar dos problemas na frequência, as informações transmitidas chegaram de forma satisfatória a seu destino dentro do campo de ação mostrando a robustez de uma RSSF mesmo com inúmeras interferências citadas. 6. Referencias LOUREIRO, Antonio A. F. at al (2003). Redes de Sensores Sem Fio. In XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2003, Natal. Anais... Natal: SBC, 2003, 48 p. ZigBee Alliance (2013). Sobre o Zigbee. Disponível em: Acesso em 05/03/2013. ROGERCOM (2013). XBee/ZigBee - IEEE Disponível em: Acesso em: 05/03/2013. AKYLDIZ, Ian. F. et al. (2002). A Survey on Sensor Networks. IEEE Communications Magazine, Vol.40 (8), p GOMES, Ruan D. ; SPOHN, Marco A. (2010). Estudo Experimental da Utilização Espectral na Banda ISM de 2.4 GHz. In: The 9th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, Rio de Janeiro. UNIRIO, FIGUEIREDO, Carlos M. S. et al. (2009). Assessing the Communication Performance of Wireless Sensor Networks in Rainforests. Wireless Days (WD), nd IFIP. COUTO, Fillipe L. ; FIGUEREDO, Luis Felipe C. (2008) Medição Móvel de Conforto Térmico para Rede de Automação Predial Wireless, Trabalho de Conclusão de curso. UnB Universidade de Brasilia, BAUMANN, Chris (2006). Tips for selecting a Media Access Controller for ZigBee. Industrial Control Designline: TechOnline Community. 28 ago DIGI International (2012). Product Manual - XBee/XBee-PRO OEM RF Modules, RF Module Operation, RF Module Configuration and Appendices Google Maps (2013). Maps by Google. Disponível em: Acesso em: 05/03/2013. Manaus, 25 a 27 de abril de ISSN (CDR)

Uma abordagem às Camadas Físicas e de Rede das Bandas ISM 915MHz e 2.4GHz: Um Estudo de Qualidade para sua Aplicação Numa Rede de Sensores Sem Fio.

Uma abordagem às Camadas Físicas e de Rede das Bandas ISM 915MHz e 2.4GHz: Um Estudo de Qualidade para sua Aplicação Numa Rede de Sensores Sem Fio. Uma abordagem às Camadas Físicas e de Rede das Bandas ISM 915MHz e 2.4GHz: Um Estudo de Qualidade para sua Aplicação Numa Rede de Sensores Sem Fio. Jorge R. Beingolea Garay Laboratório de Sistemas Integráveis

Leia mais

PROTO-BEE Versão 1.0 Março/2010 Copyright, ROGERCOM Fones: / Cel Brasil

PROTO-BEE Versão 1.0 Março/2010  Copyright, ROGERCOM Fones: / Cel Brasil PROTO-BEE Versão 1.0 Março/2010 www.rogercom.com Copyright, 1999-2010 ROGERCOM Fones: +55 82 3277-1185 / Cel. +55 82 9945-4854 Brasil Manual da Placa PROTO-BEE - Pág 2 A placa PROTO-BEE Descrição A PROTO-BEE

Leia mais

Camada física. Responsável por. Sugestão de uso da banda ISM na faixa de 915 MHz

Camada física. Responsável por. Sugestão de uso da banda ISM na faixa de 915 MHz Camada física Responsável por Seleção de frequência Geração de portadora Detecção de sinal Modulação Criptografia Sugestão de uso da banda ISM na faixa de 915 MHz Industrial, Scientific, and Medical WINS

Leia mais

Rede de Sensores sem Fio. ZigBee aplicada em uma estação de Tratamento de Esgoto

Rede de Sensores sem Fio. ZigBee aplicada em uma estação de Tratamento de Esgoto 1 Rede de Sensores sem Fio 2 ZigBee aplicada em uma estação de Tratamento de Esgoto Thobias Tose Arlindo Ferreira Filipe Carvalho Sérgio Bernardi M-DME Agenda 3 Características da ETE Camburi Comparativo

Leia mais

Projeto de redes sem fio

Projeto de redes sem fio Projeto de redes sem fio Introdução Nesta aula, veremos que suprir a necessidade de configurar uma rede sem fio de boa qualidade e funcionamento vai além de se ter um bom equipamento. É fundamental planejamento,

Leia mais

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg Bruno Lucena Raissa Monego Histórico O primeiro sistema de computadores que empregou as técnicas de radiodifusão em vez de cabos ponto a ponto foi

Leia mais

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com Redes Sem Fio Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br https://albertofelipeblog.wordpress.com Introdução Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e Supervisório. Utilização de sistemas Wireless em redes industriais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e Supervisório. Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Nos últimos anos, a tecnologia de redes sem fio vem sofrendo grandes avanços tecnológicos, o que

Leia mais

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática SANDI MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

Leia mais

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO O termo wireless significa sem fio. Toda tecnologia de transmissão de dados que tem como característica a ausência de fios e cabos na transmissão

Leia mais

Aplicação de Sistemas Wireless em Sistemas de Supervisão e Controle de Subestações

Aplicação de Sistemas Wireless em Sistemas de Supervisão e Controle de Subestações Aplicação de Sistemas Wireless em Sistemas de Supervisão e Controle de Subestações Mario Nakashima Sandro do Prado Gambini Luiz Carlos Magrini Alci Ruiz Figueiredo César Bravo Pariente CTEEP USP Roteiro

Leia mais

2 Padrão Histórico

2 Padrão Histórico 2 Padrão 802.11 2.1. Histórico As primeiras tecnologias sem fio surgiram em 1990 utilizando a frequência de 900 Mhz e oferecendo uma taxa de transmissão de 1 Mb/s. Posteriormente, em 1992 vieram implementações

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

TE155-Redes de Acesso sem Fios Outras Iniciativas para o Acesso sem Fios. TE155-Redes de Acesso sem Fios Outras Iniciativas para o Acesso sem Fios

TE155-Redes de Acesso sem Fios Outras Iniciativas para o Acesso sem Fios. TE155-Redes de Acesso sem Fios Outras Iniciativas para o Acesso sem Fios Outras Iniciativas para o Acesso sem Fios Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@eletrica.ufpr.br Outras Iniciativas para o Acesso sem Fios WiBro

Leia mais

12/08/2014. Prof. Marcel Santos Silva. Redes Wireless 3. Redes Wireless 4. Redes Wireless 5. Redes Wireless 6

12/08/2014. Prof. Marcel Santos Silva. Redes Wireless 3. Redes Wireless 4. Redes Wireless 5. Redes Wireless 6 Prof. Marcel Santos Silva A distância de comunicação entre estações de rede sem fio está diretamente relacionada com a potência de transmissão, a sensibilidade do receptor e o caminho por onde a onda se

Leia mais

CEFET/RJ UnED Petrópolis. Relatório de Estágio Supervisionado

CEFET/RJ UnED Petrópolis. Relatório de Estágio Supervisionado CEFET/RJ UnED Petrópolis Relatório de Estágio Supervisionado Empresa: CEFET/RJ UnED Petrópolis Curso: Técnico em Telecomunicações/TV Digital Estagiária: Elisa de Freitas Carneiro Telefones: (24) 2257-2876

Leia mais

Análise da capacidade de comunicação dos sensores Radiuino

Análise da capacidade de comunicação dos sensores Radiuino V Escola Regional de Informática de Mato Grosso - 2014 p. 99 Análise da capacidade de comunicação dos sensores Radiuino Franco Magri Lupo 1, Ivairton Monteiro Santos 1 1 Instituto de Ciências Exatas e

Leia mais

Modbus Wireless. Site: - V 1.0 IEEE REV

Modbus Wireless. Site:  -   V 1.0 IEEE REV Modbus Wireless V 1.0 IEEE 802.15.4 REV 01-02082016 Fractum Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA - Av. Antônio Américo Junqueira 335 Pôr do Sol - Santa Rita do Sapucaí-MG - CEP 37540-000

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº RTLS - Sistemas de Localização em Tempo Real. Matheus Jacon Pereira

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº RTLS - Sistemas de Localização em Tempo Real. Matheus Jacon Pereira COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 176056 RTLS - Sistemas de Localização em Tempo Real Matheus Jacon Pereira Palestra apresentada no INOVAE FEIRA DE INOVAÇÕES EM ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

PROJETO DE UMA REDE SENSOR SEM FIO PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL UTILIZANDO PROTOCOLO ZIGBEE

PROJETO DE UMA REDE SENSOR SEM FIO PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL UTILIZANDO PROTOCOLO ZIGBEE UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA André Gomes PROJETO DE UMA REDE SENSOR SEM FIO PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL UTILIZANDO PROTOCOLO

Leia mais

APRESENTAÇÃO. opcional para acionamentos digitais (controle de bombas)

APRESENTAÇÃO. opcional para acionamentos digitais (controle de bombas) SIISTEMA DE MONIITORAMENTO E CONTROLE 900 MHZ APRESENTAÇÃO A linha de equipamentos RD900 é composta de um rádio Spread Spectrum na faixa dos 900 MHz e opcionais que permitem atuar na área de telecomando

Leia mais

AULA 9 - IEEE Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 9 - IEEE Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 9 - IEEE 802.15.4 Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da aula anterior Bluetooth IEEE 802.15.1 Piconets Scatternets Sistema mestre-escravo 1 mestre e até 7 escravos ativos Comunicação controlada

Leia mais

Guia para perda de pacotes de dados

Guia para perda de pacotes de dados Guia para perda de pacotes de dados Guia perda de pacotes de dados em rede de computadores. KAULING, Aliffe; BAGGIO, Patrícia; DAUFENBACH,Vitor.Guia para perda de pacotes de dados.joinvlle.2015 Mesmo com

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento Capítulo 9 - Princípios Básicos de Solução de ProblemasP com Roteadores 1 Objetivos do Capítulo Aplicar e compreender os comandos: ping, telnet, show

Leia mais

Redes Wireless. Carga Horária: 32 Horas.

Redes Wireless. Carga Horária: 32 Horas. Redes Wireless Objetivo: Em uma abordagem intuitiva, teórica, prática e ilustrativa o curso aborda os conceitos mais importantes dos sistemas wireless, o comportamento das ondas de radiofrequência, independente

Leia mais

GERÊNCIA DE RSSF PARA CONTROLE DE TEMPERATURA E LUMINOSIDADE EM AMBIENTES DE SAÚDE

GERÊNCIA DE RSSF PARA CONTROLE DE TEMPERATURA E LUMINOSIDADE EM AMBIENTES DE SAÚDE GERÊNCIA DE RSSF PARA CONTROLE DE TEMPERATURA E LUMINOSIDADE EM AMBIENTES DE SAÚDE Silvio C. P. CARVALHO 1 ; João Paulo de T. GOMES 2 RESUMO Desenvolvimento de uma aplicação em C++ para monitorar uma RSSF

Leia mais

Planejamento para Implantação de Rede de Sensores Sem Fio Considerando Ações de Cross-Layer

Planejamento para Implantação de Rede de Sensores Sem Fio Considerando Ações de Cross-Layer Planejamento para Implantação de Rede de Sensores Sem Fio Considerando Ações de Cross-Layer Augusto Oliani Faculdade: Engenharia Elétrica Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias augusto.o@puccamp.edu.br

Leia mais

Redes de Computadores I REDES AD HOC. Seminário Novas Tecnologias em Redes. Katharine Schaeffer Fertig Kristhine Schaeffer Fertig

Redes de Computadores I REDES AD HOC. Seminário Novas Tecnologias em Redes. Katharine Schaeffer Fertig Kristhine Schaeffer Fertig Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes REDES AD HOC Katharine Schaeffer Fertig Kristhine Schaeffer Fertig Introdução Ad Hoc: como o conceito é possível? Equipamentos poderosos, maior

Leia mais

Aluno: Bernardo Rodrigues Santos Professores: Luís Henrique Maciel Kosmalski Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes de Computadores II

Aluno: Bernardo Rodrigues Santos Professores: Luís Henrique Maciel Kosmalski Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes de Computadores II Aluno: Bernardo Rodrigues Santos Professores: Luís Henrique Maciel Kosmalski Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes de Computadores II Sumário Introdução Aplicações MANET vs. VANET Protocolos Segurança

Leia mais

SISTEMA PARA PREVER A CHEGADA DE ÔNIBUS NOS PONTOS DE PARADA Felipe Saraiva da Costa¹, André Castelo Branco Soares².

SISTEMA PARA PREVER A CHEGADA DE ÔNIBUS NOS PONTOS DE PARADA Felipe Saraiva da Costa¹, André Castelo Branco Soares². SISTEMA PARA PREVER A CHEGADA DE ÔNIBUS NOS PONTOS DE PARADA Felipe Saraiva da Costa¹, André Castelo Branco Soares². Resumo Visto o aumento na quantidade de veículos em circulação e dos congestionamentos

Leia mais

Atualmente trabalha como Engenheiro de Aplicação na Freescale Semicondutores.

Atualmente trabalha como Engenheiro de Aplicação na Freescale Semicondutores. ZigBee Este tutorial apresenta o protocolo ZigBee, desenvolvido para para permitir comunicação sem fio confiável, com baixo consumo de energia e baixas taxas de transmissão para aplicações de monitoramento

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE SENSORES SEM FIO PARA ANÁLISE DA QUALIDADE DE ÁGUA A WIRELESS SENSOR NETWORK FOR WATER QUALITY ANALYSIS

CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE SENSORES SEM FIO PARA ANÁLISE DA QUALIDADE DE ÁGUA A WIRELESS SENSOR NETWORK FOR WATER QUALITY ANALYSIS CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE SENSORES SEM FIO PARA ANÁLISE DA QUALIDADE DE ÁGUA A WIRELESS SENSOR NETWORK FOR WATER QUALITY ANALYSIS Matheus Nunes Ferreira, Marilza Antunes de Lemos, Mateus Stoppa Ferreira

Leia mais

EVALUATION OF A SIGNAL RECEIVED BY MOBILE PHONE ON DIFFERENT FLOORS OF A BUILDING

EVALUATION OF A SIGNAL RECEIVED BY MOBILE PHONE ON DIFFERENT FLOORS OF A BUILDING AVALIAÇÃO DO SINAL RECEBIDO POR UMA UNIDADE MÓVEL EM DIFERENTES ANDARES DE UM EDIFÍCIO Yago Gomes dos Santos, Diego de Brito Piau, Rafael Resende Morais Dias, Caio Matheus Pereira Braga, Heitor Ferreira

Leia mais

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 Redes Locais Wireless (WLANs) 802.11 Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Conteúdo Programático Sistemas de comunicação wireless Redes

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE OLIVEIRA LUCAS HENRIQUE LIMA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO ARDUINO E MÓDULO RF 433 MHz BRASÍLIA 2017 MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE

Leia mais

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO Prof. Esp. Patricia Peixoto 2 Bimestre WIRELESS O termo wireless, significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: Rede sem fio Comunicação

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROTOCOLO HWMP EM CENÁRIOS REAIS DE REDES MESH COM MÚLTIPLAS INTERFACES E MÚLTIPLOS CANAIS

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROTOCOLO HWMP EM CENÁRIOS REAIS DE REDES MESH COM MÚLTIPLAS INTERFACES E MÚLTIPLOS CANAIS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROTOCOLO HWMP EM CENÁRIOS REAIS DE REDES MESH COM MÚLTIPLAS INTERFACES E MÚLTIPLOS CANAIS Matheus Gurgel Ribeiro (1) ; Marcos Antônio da Costa da Silva Filho (1) ; Carina Teixeira

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO: Aplicação de redes Zigbee em aplicações industriais. Área do Conhecimento (Tabela do CNPq):

TÍTULO DO PROJETO: Aplicação de redes Zigbee em aplicações industriais. Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: Aplicação de redes Zigbee em aplicações industriais. Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): 3. 0 4. 0 5. 0 3-3 1. RESUMO A complexidade dos sistemas

Leia mais

28. COMUNICAÇÃO WIRELESS

28. COMUNICAÇÃO WIRELESS 28. COMUNICAÇÃO WIRELESS Nos chips das famílias 1, 2, 3 e 4, a comunicação wireless é feita através dos tranceivers da Chipcom. As famílias CC tem diversos dispositivos, com freqüências de atuação desde

Leia mais

Desenvolvimento de Dispositivos de Recolha de Energia Electromagnética Integrados em Vestuário e Aplicados a Redes sem Fios de Área Corporal

Desenvolvimento de Dispositivos de Recolha de Energia Electromagnética Integrados em Vestuário e Aplicados a Redes sem Fios de Área Corporal Segunda-feira, 18 de novembro de 2013 Desenvolvimento de Dispositivos de Recolha de Energia Electromagnética Integrados em Vestuário e Aplicados a Redes sem Fios de Área Corporal Henrique Morais Saraiva

Leia mais

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 Redes Locais Wireless (WLANs) 802.11 Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Conteúdo Programático Sistemas de comunicação wireless Redes

Leia mais

ROUTER. Alberto Felipe Friderichs Barros

ROUTER. Alberto Felipe Friderichs Barros ROUTER Alberto Felipe Friderichs Barros Router Um roteador é um dispositivo que provê a comunicação entre duas ou mais LAN s, gerencia o tráfego de uma rede local e controla o acesso aos seus dados, de

Leia mais

Nó Flutuante de Rede Sem Fio Para Monitoramento Aquático

Nó Flutuante de Rede Sem Fio Para Monitoramento Aquático Centro Universitário Do Norte Escola de Exatas Nó Flutuante de Rede Sem Fio Para Monitoramento Aquático Walter Charles Sousa Seiffert Simões Rikson Pereira de Oliveira Roteiro Introdução Trabalhos Relacionados

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Redes Wireless. Conceitos

Fundamentos de Redes de Computadores. Redes Wireless. Conceitos Redes Wireless Conceitos Prof. Airton Ribeiro de Sousa airton.ribeiro@faciplac.edu.br 2016-2 1 O termo WIRELESS significa SEM FIO. Alguns sinônimos foram atribuídos à forma de comunicação que se dá por

Leia mais

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs A subcamada de controle de acesso ao meio LANs sem fios Pontes entre LANs LANs sem fios Tipo de rede que mais se populariza Pode operar de duas formas: com ponto de acesso e sem ponto de acesso Descrita

Leia mais

Métricas de Roteamento para Redes em Malha Sem Fio

Métricas de Roteamento para Redes em Malha Sem Fio 1 / 42 Métricas de Roteamento para Redes em Malha Sem Fio Diego Passos Orientador: Prof. Célio Vinicius Neves de Albuquerque Departamento de Ciência da Computação Instituto de Computação Universidade Federal

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Viviane Olive Leonardo Souza SYNAPSIS BRASIL LTDA SYNAPSIS BRASIL LTDA volive@synapsis-it.com

Leia mais

7 Experimentos. Figura 2 Sensor Inercial (Xsens) Figura 3 Sensor GPS (Garmin) Figura 1 Robô Ambiental Híbrido

7 Experimentos. Figura 2 Sensor Inercial (Xsens) Figura 3 Sensor GPS (Garmin) Figura 1 Robô Ambiental Híbrido 7 Experimentos Foram realizados dois experimentos distintos com o sensor GPS da marca Garmin e o sensor inercial da marca Xsens, Fig. 83 e 84 respectivamente: Na floresta amazônica, onde os sensores foram

Leia mais

USO DE REDES DE SENSORES SEM FIO PARA MONITORAMENTO DE ESTUFAS

USO DE REDES DE SENSORES SEM FIO PARA MONITORAMENTO DE ESTUFAS 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG USO DE REDES DE SENSORES SEM FIO PARA MONITORAMENTO DE ESTUFAS Mauro L.

Leia mais

Visão geral das redes sem fio

Visão geral das redes sem fio Visão geral das redes sem fio 1 - Introdução O termo redes de dados sem fio pode ser utilizado para referenciar desde dispositivos de curto alcance como o Bluetooth à sistemas de altas taxas de transmissão

Leia mais

4 Simulações LTE e SBTVD na faixa de frequência de 700 MHz

4 Simulações LTE e SBTVD na faixa de frequência de 700 MHz 4 Simulações LTE e SBTVD na faixa de frequência de 700 MHz 4.1. Introdução Neste capítulo é descrito o cenário de coexistência entre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) e o Sistema Móvel

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Aluno: Larissa Lages de Oliveira (llo@cin.ufpe.br) Orientador: Daniel Carvalho da Cunha (dcunha@cin.ufpe.br)

Leia mais

PIBIC / PIBITI / ICJr

PIBIC / PIBITI / ICJr ATIVIDADES EXECUTADAS PELO BOLSISTA / VOLUNTÁRIO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Do bolsista: Nome: Ian Henriques de Andrade Curso: Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Eletrônicos Período de vigência da

Leia mais

Informática. Rede Wireless. Professor Márico Hunecke.

Informática. Rede Wireless. Professor Márico Hunecke. Informática Rede Wireless Professor Márico Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática REDES WIRELESS A tecnologia Wireless (sem fio) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade

Leia mais

Sistema Distríbuído de Medição de Grandezas

Sistema Distríbuído de Medição de Grandezas Engenharia Electrotécnica e Ramo Electrónica e Sistema Distribuído de Medição de Grandezas Realizado por: Nuno Camilo nº 99 216 3509 Isaac Correia nº02 216 4971 Com a orientação do: Professor António Abreu

Leia mais

Complexidade Computacional do Algoritmo de Detecção de Energia

Complexidade Computacional do Algoritmo de Detecção de Energia 4 Simulações Este capítulo apresenta a comparação e avaliação dos algoritmos que foram apresentados no capítulo anterior. O primeiro resultado apresentado é a comparação da complexidade computacional dos

Leia mais

Evoluindo para uma Rede em Malha Sem Fio

Evoluindo para uma Rede em Malha Sem Fio Evoluindo para uma Rede em Malha Sem Fio Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, UFMG Linnyer Beatrys Ruiz linnyer@dcc.ufmg.br Departamento de Engenharia Elétrica, UFMG IEEE 802.11: Wi-Fi Popularização

Leia mais

Aula 13 Arquiteruras Elétricas

Aula 13 Arquiteruras Elétricas Introdução Aula 13 Arquiteruras Elétricas 1 Observa-se nos veículos atualmente comercializados que grande parte dos sistemas eletrônicos de controle foi desenvolvida de forma independente, cada qual responsável

Leia mais

4 Simulação e Resultados

4 Simulação e Resultados 4 Simulação e Resultados Conforme anteriormente dito, o simulador GloMoSim foi utilizado para implementar os métodos de simulação para os testes propostos no capítulo anterior. Os parâmetros de simulação

Leia mais

PROJETO EM REDES DE SENSORES (TET 0020) ROTEIRO PARA CONFIGURAÇÃO DOS MÓDULOS XBEE

PROJETO EM REDES DE SENSORES (TET 0020) ROTEIRO PARA CONFIGURAÇÃO DOS MÓDULOS XBEE Universidade Federal Fluminense UFF Escola de Engenharia TCE Departamento de Engenharia de Telecomunicações TET PROJETO EM REDES DE SENSORES (TET 0020) ROTEIRO PARA CONFIGURAÇÃO DOS MÓDULOS XBEE Alunas:

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

4 Equipamento Experimental e Medições

4 Equipamento Experimental e Medições 4 Equipamento Experimental e Medições 4.1 Transceptor em 60 GHz A base do equipamento de medições é constituída de dois transceptores, componentes de um sistema ponto, a ponto, utilizado para conexão de

Leia mais

CoROA: Algoritmo para Coleta de Dados em Redes de Sensores Aquáticas Óptico-Acústicas

CoROA: Algoritmo para Coleta de Dados em Redes de Sensores Aquáticas Óptico-Acústicas 6 a 10 de Maio CoROA: Algoritmo para Coleta de Dados em Redes de Sensores Aquáticas Óptico-Acústicas Eduardo P. M. Câmara Júnior, Luiz Filipe M. Vieira, Marcos A. M. Vieira {epmcj, lfvieira, mmvieira}@dcc.ufmg.br

Leia mais

Protocolo Híbrido de comunicação em RSSF móvel com coordenação baseada em enxame de robôs com comunicação contínua com a base

Protocolo Híbrido de comunicação em RSSF móvel com coordenação baseada em enxame de robôs com comunicação contínua com a base Protocolo Híbrido de comunicação em RSSF móvel com coordenação baseada em enxame de robôs com comunicação contínua com a base Gutierre Andrade Duarte Roteiro 1. Introdução 2. Revisão de Protocolos Existentes

Leia mais

MAGIS COLETA. Fig1) Escolha do Tanque Fig2) Registrando Coleta Fig3) Distribuindo na boca

MAGIS COLETA. Fig1) Escolha do Tanque Fig2) Registrando Coleta Fig3) Distribuindo na boca MAGIS COLETA 1. A Solução: MAGIS COLETA A solução Magis Coleta consiste em um aplicativo móvel, para realizar o registro de dados na captação de leite, que funciona em smartphone com sistema operacional

Leia mais

Configurar ajustes da segurança Wireless em um WAP

Configurar ajustes da segurança Wireless em um WAP Configurar ajustes da segurança Wireless em um WAP Introdução Configurar a segurança Wireless em seu ponto de acesso Wireless (WAP) é alto-essencial proteger sua rede Wireless dos intrusos que podem comprometer

Leia mais

Classificação das redes sem fio

Classificação das redes sem fio Classificação das redes sem fio Introdução As redes são classificadas de acordo com sua abrangência geográfica, isto é, pela distância em que podem operar. As redes cabeadas já possuem essa classificação

Leia mais

Análise dos Meios de Comunicação em Redes de Computadores com foco no PLC

Análise dos Meios de Comunicação em Redes de Computadores com foco no PLC Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação [RInTE] CNPq ARC 2015 ISSN 2447-5955 01 a 03 de junho de 2016 IFSP Câmpus Boituva - Capital Nacional do Paraquedismo Análise dos Meios de Comunicação

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless SISTEMAS DE SEGURANÇA

CATÁLOGO DE PRODUTOS. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless SISTEMAS DE SEGURANÇA CATÁLOGO DE PRODUTOS Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless SISTEMAS DE SEGURANÇA Deltafire Ltda. R. Pinheiro Machado, 3271 Caxias do Sul, RS Tel. 54 3204-4000 CEP 95020-172 www.deltafire.com.br Central

Leia mais

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais.

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais. Enterprise Networks As redes empresariais estão passando por uma série de transformações como consequência dos avanços tecnológicos e da mudança de enfoque da TI, que as aproxima cada vez mais de serem

Leia mais

informação enviada (ex. Facebook) ou que a rede social utilize essa informação para sugerir locais de interesse próximos ao usuário (ex. Foursquare).

informação enviada (ex. Facebook) ou que a rede social utilize essa informação para sugerir locais de interesse próximos ao usuário (ex. Foursquare). 1 Introdução 1.1 Contextualização Recentemente, tem-se percebido um movimento de integração de comunidades físicas e comunidades virtuais. As pessoas utilizam cada vez mais a Internet para se comunicar

Leia mais

Palestra sobre Wireless

Palestra sobre Wireless Palestra sobre Wireless LUIZ HENRIQUE COLETTO e-mail: henrique@cirp.usp.br Seção Técnica de Manutenção Apresentação Os avanços da comunicação nos últimos anos, possibilitaram o surgimento de várias tecnologias,

Leia mais

Sistema de Violência Doméstica GPS por Proximidade 3M - DV GPS Data Sheet

Sistema de Violência Doméstica GPS por Proximidade 3M - DV GPS Data Sheet Sistema de Violência Doméstica GPS por Proximidade 3M - DV GPS Data Sheet 1 Introdução A 3M Monitoramento Eletrônico desenvolveu uma solução pioneira para prevenção de violência doméstica que consiste

Leia mais

Curso de Redes sem Fio e dispositivos Móveis

Curso de Redes sem Fio e dispositivos Móveis Curso de Redes sem Fio e dispositivos Móveis Redes Wireless Wire = fio Less=sem É o tipo de comunicação entre computadores feita sem a necessidade de fios ou cabos. Em 1896 Guglielmo Marconi, demostrou

Leia mais

CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA APLICAÇÕES

CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA APLICAÇÕES CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA APLICAÇÕES CONTEÚDO 03 VISÃO GERAL TECNOLOGIA: COMUNICADOR MANUTENÇÃO MONITORAMENTO 04 ROTEADOR 10 PREDITIVA 11 DE VARIÁVEIS 12 EMS - ENERGY MANAGEMENT SYSTEMS 02 VISÃO GERAL

Leia mais

Desafios em redes para uma sociedade massivamente conectada

Desafios em redes para uma sociedade massivamente conectada Desafios em redes para uma sociedade massivamente conectada Luiz Filipe M. Vieira, PhD lfvieira@dcc.ufmg.br Escola de Verão DCC UFMG - 2017 1 Sociedade massivamente conectada De quantas redes você participa?

Leia mais

Medição Móvel de Conforto Térmico para Rede de Automação Predial Wireless

Medição Móvel de Conforto Térmico para Rede de Automação Predial Wireless PROJETO DE GRADUAÇÃO Medição Móvel de Conforto Térmico para Rede de Automação Predial Wireless Fillipe Lopes do Couto Luis Felipe da Cruz Figueredo Brasília, Julho de 2008 UNIVERSIDADE DE BRASILIA FACULDADE

Leia mais

Nildo dos Santos Ribeiro Júnior Advisor: Marcos A. M. Vieira Co-advisor: Luiz F. M. Vieira

Nildo dos Santos Ribeiro Júnior Advisor: Marcos A. M. Vieira Co-advisor: Luiz F. M. Vieira Nildo dos Santos Ribeiro Júnior Advisor: Marcos A. M. Vieira Co-advisor: Luiz F. M. Vieira Requisitos: Baixo custo Baixo consumo de energia Baixo uso de memória Compromisso: Baixa vazão Requisitos: Alta

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução às Redes de Computadores www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Com os computadores conectados através da Internet a informação é disseminada

Leia mais

TRANSMISSÃO DE SINAIS BIOMÉDICOS UTILIZANDO A TECNOLOGIA ZIGBEE

TRANSMISSÃO DE SINAIS BIOMÉDICOS UTILIZANDO A TECNOLOGIA ZIGBEE TRANSMISSÃO DE SINAIS BIOMÉDICOS UTILIZANDO A TECNOLOGIA ZIGBEE Sérgio R. J. Oliveira, Alcimar B. Soares, Catherine Pancotto Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT)

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

Mestrado em Telecomunicações. TP 525 Redes Convergentes

Mestrado em Telecomunicações. TP 525 Redes Convergentes Mestrado em Telecomunicações TP 525 Redes Convergentes Carlos Emílio Cordeiro carlos_facet@hotmail.com José Carlos Basílio dos Santos jose.basilio@inasp.edu.br SENDORA O PROJETO SENDORA - SEnsor Network

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

Aula 3 Sistemas de Rádio Frequência

Aula 3 Sistemas de Rádio Frequência Comunicação Sem Fio (Wireless) Aula 3 Sistemas de Rádio Frequência Prof. Fred Sauer email: fsauer@gmail.com http://www.fredsauer.com.br 1/21 Componentes do sistema de RF EIRP - Equivalent Isotropic Radiated

Leia mais

Configurar o ar puro de Cisco na mobilidade AP expressos

Configurar o ar puro de Cisco na mobilidade AP expressos Configurar o ar puro de Cisco na mobilidade AP expressos Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Permita o ar puro Especifique os dispositivos

Leia mais

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes de computadores Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 23/02/2017 Introdução contextualização Como conectar dois equipamentos fisicamente

Leia mais

6. Metodologia de projeto

6. Metodologia de projeto Metodologia de projeto 89 6. Metodologia de projeto Para um bom dimensionamento de uma rede wireless é necessária uma série de estudos com relação ao ambiente de implantação, perfil de seus usuários e

Leia mais

APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TELEMETRIA À ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS

APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TELEMETRIA À ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TELEMETRIA À ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS Hans R. ZIMERMANN, Débora R. ROBERTI, Josué M. SEHNEM. 1 Introdução A telemetria é uma técnica na qual uma medição realizada

Leia mais

Proposal of Improvement of Propagation Models to 5G by Calculating Optimal Value of Their Propagation Loss Coefficients

Proposal of Improvement of Propagation Models to 5G by Calculating Optimal Value of Their Propagation Loss Coefficients Proposal of Improvement of Propagation Models to 5G by Calculating Optimal Value of Their Propagation Loss Coefficients Andréia Lopes, Iury Batalha, Gervásio Cavalcante, Cristiane Gomes Universidade Federal

Leia mais

Eleição de Clusters Heads em Roteamento Hierárquico para Redes de Sensores sem Fio

Eleição de Clusters Heads em Roteamento Hierárquico para Redes de Sensores sem Fio Eleição de Clusters Heads em Roteamento Hierárquico para Redes de Sensores sem Fio INF2056 - Algoritmos Distribuídos Juliana França Santos Aquino juliana@lac.inf.puc-rio.br 18 de junho de 2007 1 Roteiro

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

INFORMAÇÕES IMPORTANTES Ficamos felizes por ter escolhido a Tw Telecom como seu provedor de internet. Queremos cumprimentá-lo, e agradecer pela preferência em nossos serviços. Este manual foi elaborado com o intuito de orientar

Leia mais

Análise do Espectro do Campus Universitário e Construção de uma Base de Dados Geolocalizada PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Análise do Espectro do Campus Universitário e Construção de uma Base de Dados Geolocalizada PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Análise do Espectro do Campus Universitário e Construção de uma Base de Dados Geolocalizada PROPOSTA DE TRABALHO

Leia mais

Indoor Localization without the Pain

Indoor Localization without the Pain Indoor Localization without the Pain Chintalapudi et al. (Microsoft Research India) Henrique Stagni 1 de junho de 2012 1 / 78 Objetivo Dado um ambiente fechado, construir um sistema que obtém a localização

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores J. F. de REZENDE COPPE/UFRJ rezende@land.ufrj.br http://www.land.ufrj.br Redes de Computadores: Definição conjunto de módulos processadores, capazes de trocar informações e compartilhar

Leia mais

necessárias [28]. Ao conhecimento conjunto destes novos parâmetros do

necessárias [28]. Ao conhecimento conjunto destes novos parâmetros do 1 Introdução O mundo colhe hoje os primeiros frutos de uma revolução das comunicações. As possibilidades de acesso à informação têm modificado dinâmicas sociais e implantado novas regras de trabalho, comércio

Leia mais