WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC"

Transcrição

1 WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ

2 INTRODUÇÃO O termo wireless significa sem fio. Toda tecnologia de transmissão de dados que tem como característica a ausência de fios e cabos na transmissão da informação é considerada wireless. O meio físico das tecnologias de transmissão de dados sem fio é a atmosfera. Entre as diversas tecnologias sem fio existentes podemos destacar: rádio frequência, infravermelho, micro-ondas, laser e outros.

3 WI-FI Para comunicação de dados entre computadores, a tecnologia mais difundida é o Wi-Fi, que faz uso de rádio frequência. As redes Wi-Fi são classificadas como redes WLAN (Wireless LAN), ou seja, redes locais que usam tecnologias sem fio. Existem diversos padrões de redes sem-fio, todas elas agrupadas sob a definição IEEE Cada variação define frequência usada, taxa de transferência, entre outros.

4 BANDAS ISM As três faixas ISM (Industrial Scientific and Medical) são reservadas internacionalmente para o desenvolvimento Industrial, científico e médico. As três faixas podem ser usadas sem precisar de licenciamento de utilização de frequência.

5 WI-FI Na teoria é possível ter um número ilimitado de nós conectados ao Access Point (AP), semelhante ao que acontece com as redes cabeadas. Porém, quando mais equipamentos conectados a um AP, menor será o desempenho da rede. Devido a isso, é comum os fabricantes informarem quantos nós podem ser conectados a seus produtos. Nota: Hotspot é um outro nome usado para AP.

6 WI-FI E REDE CABEADA Vantagens: Não há a necessidade de passar cabos para cada nó. Maior mobilidade e flexibilidade para os usuários. Redução de custos. Facilidade de conexão entre diversos tipos de dispositivos: Computadores, notebooks, smartphones, TVs, videogames, etc. Desvantagens: O desempenho é inferior às redes cabeadas. A segurança é inferior, pois a transmissão é omnidirecional (todas as direções).

7 MODOS DE OPERAÇÃO AD-HOC Os nós comunicam-se sem um access point como intermediário. É um sistema mais simples. INFRA-ESTRUTURA Nesse modo, é necessário um access point como nó central para realizar as comunicações entre os nós que compõem a rede. REPETIDOR Podemos interligar access points para aumentar o alcance de uma rede sem fio. Para isto, basta usar o modo repetidor.

8 PADRÕES PARA WI-FI As redes sem fio usam o protocolo de acesso ao meio CSMA/CA. As transmissões acontecem em half-duplex. O padrão de acesso a rede através da tecnologia sem fio (WI-FI) é definida pela norma IEEE Esta norma conta com diversas variações. A seguir serão apresentadas as principais que foram implementadas no mercado ao longo da sua evolução tecnológica.

9 PADRÕES PARA WI-FI IEEE a: Frequência de 5 GHz, com taxa de transferência de até 54 Mbps. IEEE b: Frequência de 2,4 GHz, com taxa de transferência de até 11 Mbps. IEEE g: Frequência de 2,4 GHz, com taxa de transferência de até 54 Mbps. IEEE n: Frequência de 2,4 GHz e/ou 5 GHz, com taxa de transferência de 150 a 600 Mbps. IEEE ac: Frequência de 5 Ghz, com taxa de transferência acima de 1Gbps.

10 PADRÕES PARA WI-FI Em geral os padrões são compatíveis entre si. Logo, se houver um access point padrão n e um notebook no padrão g, será possível que eles se falem sem problemas. A taxa de transmissão depende de vários fatores, como a potência do sinal, distância das antenas do access point, obstáculos entre os nós e o AP, e a quantidade de nós conectados.

11 CANAIS PARA TRANSMISSÃO Dependendo do padrão, existem de 8 até 14 canais simultâneos para transmissão de dados - multiplexação. Um sinal de Wi-Fi ocupa cinco canais na faixa de 2,4 GHz. Quaisquer dois números de canais que diferem por cinco ou mais, tais como 2 e 7, não se sobrepõem.

12 CANAIS PARA TRANSMISSÃO Dependendo do padrão, existem até 14 canais simultâneos para transmissão - multiplexação. Um sinal de Wi-Fi ocupa 5 canais na faixa de 2,4 GHz. Quaisquer 2 números de canais que diferem por cinco ou mais,não se sobrepõem.

13 ALCANCE E OBSTÁCULOS Nos padrões a, b e g, o alcance é um círculo de até 100 metros de raio sem obstáculos. No padrão n, o alcance aumenta para até 300 metros. A potência decai no quadrado da distância. Obstáculos podem reduzir o alcance, por absorverem ou refletirem parte do sinal. Exemplos: Vidro, água, paredes de alvenaria, metal, madeira, etc.

14 INTERFERÊNCIA Equipamentos que operem na mesma frequência podem gerar interferência, a ponto de impedir o funcionamento de um AP que seja de determinado padrão. Existem telefones domésticos sem fio que podem interferir com o funcionamento do AP que compartilha o mesmo espaço físico. Outros hotspots, que operem no mesmo canal de outro hotspot e na mesma área de alcance, vai gerar interferência e diminuir o alcance.

15 POTÊNCIA E DISTÂNCIA A potência total de transmissão é medida em dbm, e a potência do sinal é medida em miliwatt. Logo, 1 mw = 0 dbm, e conforme dobra o miliwatt, o dbm multiplica por três. Então, 18 dbm corresponde a 64 mw. A especificação europeia para transmissões de dados exige que a potência máxima seja de 64 mw, mas vários hotspots permitem que esse valor seja incrementado.

16 EQUIPAMENTOS Access Point Indoor Access Point Outdoor

17 EQUIPAMENTOS Placas wireless Adaptador wireless USB

18 EQUIPAMENTOS Antenas omnidirecionais Antenas direcionais

19 SEGURANÇA Como o sinal é transmitido pelo ar por um meio não-guiado (a antena omnidirecional), isto implica em um sério problema de segurança, já que qualquer um dentro do raio de alcance dessa rede Wi-Fi pode conectar-se a ela. Existem vários métodos para aumentar a segurança: WEP, WPA, WPA2 (uso de senhas), filtragem por MAC, ocultação do SSID, uso de autenticação por RADIUS e outros métodos podem ser usados, inclusive em conjunto.

20 OCULTAÇÃO DO SSID O SSID (Service Set ID) é o nome da rede sem fio. Através dele, os usuários poderão identificar a sua rede e realizar uma conexão. Ocultar o SSID, por sua vez, é uma maneira de impedir o acesso indiscriminado à sua rede sem fio. Logo, o usuário que conectar à sua rede, deverá saber o seu nome previamente.

21 CRIPTOGRAFIA Ocultar o SSID de uma rede Wi-Fi é um mecanismo de proteção muito fraco, uma vez que existem métodos para descobrir o nome da rede mesmo que ela não seja divulgada. Vale lembrar também que quem tem o SSID pode divulgá-lo para terceiros. Um segundo método pode ser a criptografia: Sempre que um usuário tentar conectar à rede em questão, será pedida uma senha (chave) para acessar a mesma. As chaves podem ser usadas com SSID disponível ou oculto.

22 CHAVE WEP As chaves WEP (Wired Equivalency Privacy), criptografam os dados transmitidos na rede. Existem dois tamanhos de chaves WEP: 64 e 128 bits. Foi um dos primeiros padrões de chaves de acesso criado. Sua criptografia é muito fraca, sendo facilmente quebrada. Portanto, hoje em dia ela é desaconselhada.

23 CHAVES WPA E WPA2 As chaves WPA e WPA2 (Wi-Fi Protected Access) funcionam semelhante ao WEP, ou seja, criptografando os pacotes de dados entre transmissor e receptor. O WPA e o WPA2 oferecem maior segurança do que o anterior. O WPA usa o algoritmo de criptografia TKIP, a versão WPA2 pode usar o TKIP ou o AES, o segundo é mais indicado.

24 CHAVES WPA E WPA2 Usam a princípio 256 bits na sua encriptação. Podem se integrar a um servidor de autenticação RADIUS maior segurança. O WPA2 é ainda mais seguro do que o WPA. É aconselhável definir chaves de acesso que sejam difíceis de serem descobertas, como palavras que misturem letras, números e caracteres especiais.

25 FILTRAGEM POR MAC Para aumentar mais um pouco a segurança, é possível limitar o acesso a apenas um conjunto de máquinas cujo endereço MAC seja conhecido da rede sem fio. Esse processo requer mais trabalho: Já que toda vez que alguém for adicionar um novo equipamento à rede, o administrador deverá cadastrar os endereços físicos dos equipamentos.

26 WPS O WPS (Wi-Fi Protected Setup) é um padrão de segurança de rede que permite que os usuários mantenham uma rede sem fios doméstica segura. A meta do protocolo é permitir que as pessoas configurem a parte de segurança do seu roteador sem muito trabalho, bem como tornar mais fácil o processo de adicionar novos dispositivos a uma rede existente sem digitar longas chaves secretas.

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com Redes Sem Fio Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br https://albertofelipeblog.wordpress.com Introdução Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a

Leia mais

Tecnologias e Componentes de Redes

Tecnologias e Componentes de Redes Tecnologias e Componentes de Redes Material de apoio Redes sem fio Cap.13 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica.

Leia mais

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg Bruno Lucena Raissa Monego Histórico O primeiro sistema de computadores que empregou as técnicas de radiodifusão em vez de cabos ponto a ponto foi

Leia mais

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO Prof. Esp. Patricia Peixoto 2 Bimestre WIRELESS O termo wireless, significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: Rede sem fio Comunicação

Leia mais

Claudivan C. Lopes

Claudivan C. Lopes Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Padrão IEEE 802.11 Camadas do padrão IEEE 802.11 Outras tecnologias sem fio IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 É o padrão mais usado para redes locais sem fio (também

Leia mais

REDE SEM FIO (WIRELESS)

REDE SEM FIO (WIRELESS) REDE SEM FIO (WIRELESS) Palavra Wireless, provém do inglês: wire (fio, cabo); less (sem); ou seja: sem fios. Wireless então caracteriza qualquer tipo de conexão para transmissão de informação sem a utilização

Leia mais

Redes Domésticas. Adrian C. Ferreira 07/08/2017

Redes Domésticas. Adrian C. Ferreira 07/08/2017 Redes Domésticas Adrian C. Ferreira 07/08/2017 Roteiro Nossa Conexão (Brasil) O que é uma rede doméstica Redes Locais - LAN Home Area Network - HAN Tecnologias Ethernet e Wifi WiFi x Wired Contratação

Leia mais

Configuração sem fio em RV180W

Configuração sem fio em RV180W Configuração sem fio em RV180W Objetivo Com o utilitário de configuração da Web, um usuário pode mudar vários ajustes sem fio no RV180W de modo que o roteador seja executado em seu desempenho ideal. Este

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Conceitos de Rede Sem Fio A comunicação sem fios é uma das tecnologias que mais tem crescido nos últimos anos. Atualmente, as LANs

Leia mais

Aplicação de Sistemas Wireless em Sistemas de Supervisão e Controle de Subestações

Aplicação de Sistemas Wireless em Sistemas de Supervisão e Controle de Subestações Aplicação de Sistemas Wireless em Sistemas de Supervisão e Controle de Subestações Mario Nakashima Sandro do Prado Gambini Luiz Carlos Magrini Alci Ruiz Figueiredo César Bravo Pariente CTEEP USP Roteiro

Leia mais

Redes Sem Fio. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Redes Sem Fio. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Redes Sem Fio Prof. Marciano dos Santos Dionizio Redes Sem Fio Um roteador wireless é um dispositivo de redes que executa a função de um roteador mas também inclui as funções de um access point. Ele é

Leia mais

Ajustes da tecnologia Wireless básica no VPN Router CVR100W

Ajustes da tecnologia Wireless básica no VPN Router CVR100W Ajustes da tecnologia Wireless básica no VPN Router CVR100W Objetivo Um Wireless Local Area Network (WLAN) utiliza a radiocomunicação para conectar dispositivos Wireless a um LAN. Um exemplo é um ponto

Leia mais

Wi-Fi: LANs ou WLANs

Wi-Fi: LANs ou WLANs Wi-Fi: LANs ou WLANs Introdução O desenvolvimento de padrões (protocolos) é um método para garantir que todos os dispositivos se comuniquem entre si por uma mesma tecnologia. No caso das redes Wi-Fi, isso

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Aula 13 Segurança de Redes Sem Fio Prof. Ricardo M. Marcacini ricardo.marcacini@ufms.br Curso: Sistemas de Informação 1º Semestre / 2015 http://moodle.lives.net.br/ Elementos de uma

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Sistemas Autônomos, Roteamento e WiFi

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Sistemas Autônomos, Roteamento e WiFi Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Sistemas Autônomos, Roteamento e WiFi Exercício 1: Relacione - Protocolos de Roteamento Característica ( ) Protocolo de Estado de Enlace ( ) Protocolo

Leia mais

Configurar ajustes da segurança Wireless em um WAP

Configurar ajustes da segurança Wireless em um WAP Configurar ajustes da segurança Wireless em um WAP Introdução Configurar a segurança Wireless em seu ponto de acesso Wireless (WAP) é alto-essencial proteger sua rede Wireless dos intrusos que podem comprometer

Leia mais

Informática. Rede Wireless. Professor Márico Hunecke.

Informática. Rede Wireless. Professor Márico Hunecke. Informática Rede Wireless Professor Márico Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática REDES WIRELESS A tecnologia Wireless (sem fio) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Conceitos de Rede Sem Fio A comunicação sem fios é uma das tecnologias que mais tem crescido nos últimos anos. Atualmente, as LANs

Leia mais

Administração de redes

Administração de redes Administração de redes Redes Wireless (sem fio) Conceitos Teóricos sobre a tecnologia Wireless A tecnologia "Wireless", que traduzindo do Inglês para o Português significa "sem fio", é desenvolvida a partir

Leia mais

Tecnologias Atuais de Redes

Tecnologias Atuais de Redes GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS Tecnologias Atuais de Redes Redes Wireless Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Módulo II

Leia mais

Configuração dos ajustes da tecnologia Wireless básica em RV215W

Configuração dos ajustes da tecnologia Wireless básica em RV215W Configuração dos ajustes da tecnologia Wireless básica em RV215W Objetivo As redes Wireless são as redes de computador que não são conectadas por cabos. Um Wireless Local Area Network (WLAN) é um tipo

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 Redes Locais Wireless (WLANs) 802.11 Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Conteúdo Programático Sistemas de comunicação wireless Redes

Leia mais

Universidade do Contestado Campus Concórdia. Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry. Ciclo de Palestras e Minicursos

Universidade do Contestado Campus Concórdia. Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry. Ciclo de Palestras e Minicursos Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry REDES SEM FIO Ciclo de Palestras e Minicursos Sem fio, Wireless, Wi-Fi As redes sem fio (wireless) eliminam

Leia mais

CCNA 1 Meios de Comunicação. Kraemer

CCNA 1 Meios de Comunicação. Kraemer CCNA 1 Meios de Comunicação Meios de comunicação Meios de cobres Meios ópticos Meios sem fio Meios de cobre Meios de cobre fecham circuitos para que a corrente elétrica flua de um lado ao outro Meios de

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 15 802.11 Parte II Prof. Diego Pereira

Leia mais

Mecanismos de segurança

Mecanismos de segurança Mecanismos de segurança Introdução Neste tema, o enfoque principal são os mecanismos de segurança no meio de transmissão sem fio. Os conceitos de segurança e criptografia até aqui aprendidos servirão de

Leia mais

Ementa REDES WIRELES. Bibliografia. Ementa. Critérios de avaliação. Plano de aula 31/07/2014. Tecnologias: infravermelho, rádio, laser.

Ementa REDES WIRELES. Bibliografia. Ementa. Critérios de avaliação. Plano de aula 31/07/2014. Tecnologias: infravermelho, rádio, laser. REDES WIRELES Ementa Tecnologias: infravermelho, rádio, laser. Topologias, protocolos. Prof. Marcel Santos Silva Padrões IEEE 802.11 (Wi-Fi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.15.4 (ZigBee), IEEE 802.11s (Mesh),

Leia mais

Rede de computadores Wi-Fi. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Wi-Fi. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz O QUE É WI-FI? foi uma marca licenciada originalmente pela Alliance para descrever a tecnologia de redes sem fios embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11.

Leia mais

12/08/2014. Prof. Marcel Santos Silva. Redes Wireless 3. Redes Wireless 4. Redes Wireless 5. Redes Wireless 6

12/08/2014. Prof. Marcel Santos Silva. Redes Wireless 3. Redes Wireless 4. Redes Wireless 5. Redes Wireless 6 Prof. Marcel Santos Silva A distância de comunicação entre estações de rede sem fio está diretamente relacionada com a potência de transmissão, a sensibilidade do receptor e o caminho por onde a onda se

Leia mais

ROUTER WIFI 1 ANTENA B/G/N 150MBPS 2 PORT WPS LB-LINK

ROUTER WIFI 1 ANTENA B/G/N 150MBPS 2 PORT WPS LB-LINK ROUTER WIFI 1 ANTENA 802.11B/G/N 150MBPS 2 PORT WPS - Router Wi-Fi 11N c/ 1 antena omnidireccional - Normas: IEEE 802.11b/g/n, 802.3 e 802.3u - 2 Portas LAN 10/100Mbps, 1 WAN 10/100Mbps - Configuração

Leia mais

15/08/2018 H I S T Ó R I C O. Histórico Funcionamento Padrões Equipamentos Wimax PLC. Redes de Computadores Fabricio Alessi Steinmacher

15/08/2018 H I S T Ó R I C O. Histórico Funcionamento Padrões Equipamentos Wimax PLC. Redes de Computadores Fabricio Alessi Steinmacher Redes de Computadores Fabricio Alessi Steinmacher Histórico Funcionamento Padrões Equipamentos Wimax PLC H I S T Ó R I C O Wire (cabo, fio) + Less (sem) 1 IEEE 802.11a IEEE 802.11b IEEE 802.11g IEEE 802.11n

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Enlace Parte III Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Enlace n Introdução ndetecção e Correção de Erros n Protocolos de Acesso Múltiplo n Endereçamento

Leia mais

Guia de Instalação. Roteador Greatek

Guia de Instalação. Roteador Greatek Guia de Instalação Roteador Greatek WR-2500HP Por favor leia o Manual do Usuário cuidadosamente garantindo uma utilização correta deste produto e guarde este manual para uma referencia futura. 1- Visão

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação INF-108 Segurança da Informação Segurança em Redes Sem Fio Prof. João Henrique Kleinschmidt Redes sem fio modo de infraestrutura estação-base conecta hospedeiros móveis à rede com fio infraestrutura de

Leia mais

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal.

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal. Redes sem fio Capítulo 8 Aplicações das redes sem fio Redes sem fio (wireless) utilizam ondas de rádio, luz infravermelha ou a laser para transmitir dados pelo ar. É difícil dizer com certeza absoluta

Leia mais

Palestra sobre Wireless

Palestra sobre Wireless Palestra sobre Wireless LUIZ HENRIQUE COLETTO e-mail: henrique@cirp.usp.br Seção Técnica de Manutenção Apresentação Os avanços da comunicação nos últimos anos, possibilitaram o surgimento de várias tecnologias,

Leia mais

HTTP, SMTP, FTP, SSH, DNS,... Domínios: TCP, UDP. porta: :80, : Endereço de IP: IP, ICMP,...

HTTP, SMTP, FTP, SSH, DNS,... Domínios:   TCP, UDP. porta: :80, : Endereço de IP: IP, ICMP,... Palestra 3-09/05 O que é o Wi-Fi? Domínios: www.google.com HTTP, SMTP, FTP, SSH, DNS,... porta: :80, :443... Endereço de IP: 103.204.80.23 TCP, UDP IP, ICMP,... Ethernet, 802.11 (Wi-Fi)... Propriedades

Leia mais

Conectar a uma LAN sem fio utilizando a configuração manual

Conectar a uma LAN sem fio utilizando a configuração manual Observe que neste documento são mencionadas páginas do manual sobre função Wi-Fi. Consulte o site da Canon do Brasil para baixar o documento completo em formato PDF. Selecionar a Rede Sem Fio Quando [Encontrar

Leia mais

Câmera DS2CD2120FI Configuração Wi-Fi Ao se conectar à rede sem fio, você não precisa usar cabo de qualquer tipo para a conexão de rede, o que é muito bom para o aplicativo de vigilância real. Configurando

Leia mais

Classificação das redes sem fio

Classificação das redes sem fio Classificação das redes sem fio Introdução As redes são classificadas de acordo com sua abrangência geográfica, isto é, pela distância em que podem operar. As redes cabeadas já possuem essa classificação

Leia mais

Correção da prova AV1 de Redes Sem-fio Prof. Dr. Eng. Fred Sauer

Correção da prova AV1 de Redes Sem-fio Prof. Dr. Eng. Fred Sauer Correção da prova AV1 de Redes Sem-fio 2018-2 Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com 1ª questão (1 ponto) São vantagens do uso de soluções sem-fio, EXCETO: a) Padronização

Leia mais

Configuração Avançada de Rede Wireless com Segurança no Evo-W54ARv2

Configuração Avançada de Rede Wireless com Segurança no Evo-W54ARv2 Configuração Avançada de Rede Wireless com Segurança no Evo-W54ARv2 Este manual vai orientá-lo a configurar a rede wireless (sem fio) no Evo-W54ARv2 e a configurar a segurança da rede. 1 Abra o navegador

Leia mais

Análise PowerLine dlan 200 AV Wirerless N Parte I

Análise PowerLine dlan 200 AV Wirerless N Parte I Análise PowerLine dlan 200 AV Wirerless N Parte I Date : 15 de Fevereiro de 2011 Taxas de transferência de 200 Mbps em qualquer lugar Este artigo tem como objectivo a análise do Kit dlan 200 AVsmart+ Powerline

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 14 Introdução aopadrão

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 14 Introdução aopadrão Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 14 Introdução aopadrão

Leia mais

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática SANDI MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

Leia mais

Configuração do bridge de grupo de trabalho nos Access point WAP551 e WAP561

Configuração do bridge de grupo de trabalho nos Access point WAP551 e WAP561 Configuração do bridge de grupo de trabalho nos Access point WAP551 e WAP561 Objetivo Este artigo explica como configurar o bridge de grupo de trabalho nos Access point WAP551 e WAP561. A característica

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Prof. Claudemir Santos Pinto

Fundamentos de Redes de Computadores. Prof. Claudemir Santos Pinto Fundamentos de Redes de Computadores MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO Prof. Claudemir Santos Pinto profdemir@yahoo.com.br Meios Físicos de Transmissão Com cabeamento: Cabo coaxial Cabo par trançado Fibra ótica

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos)

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA.

Leia mais

Índice. Introdução...3

Índice. Introdução...3 Índice Introdução...3 1.1 Observações...3 1.2 Recursos...3 1.3 Especificações...4 2. Instalação...4 2.1 LED Indicador...5 2.2.1 Instalações e configuração do Driver...5 2.3 Configurações das propriedades

Leia mais

Guia Rápido de Instalação do Roteador de Banda Larga em Rede Sem Fio Modelo WA2204B.

Guia Rápido de Instalação do Roteador de Banda Larga em Rede Sem Fio Modelo WA2204B. A fim de evitar acesso direto ao seu Roteador de Banda Larga em Rede Sem Fio, sugerimos que utilize um mecanismo de segurança, como WEP, WPA ou defina uma Identificação/Senha para login de configuração

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Manual do Usuário OIW-2442EX b/g/n 300Mbps Wireless Extender Versão 1.0 Última atualização Janeiro de 2015.

Manual do Usuário OIW-2442EX b/g/n 300Mbps Wireless Extender Versão 1.0 Última atualização Janeiro de 2015. Manual do Usuário OIW-2442EX 802.11b/g/n 300Mbps Wireless Extender Versão 1.0 Última atualização Janeiro de 2015. 1 Introdução Obrigado por adquirir o OIW-2442 802.11b/g/n 300Mbps Wireless Extender. Esse

Leia mais

Velocidade, Performance e Estabilidade do cabo de rede com a Flexibilidade do Wireless!

Velocidade, Performance e Estabilidade do cabo de rede com a Flexibilidade do Wireless! Velocidade, Performance e Estabilidade do cabo de rede com a Flexibilidade do Wireless! AirWIRE é um dispositivo versátil para interconexão de equipamentos através de uma rede wireless de alta velocidade

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE DESEMPENHO DA REDE SEM FIO ONT ZHONE 2426X

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE DESEMPENHO DA REDE SEM FIO ONT ZHONE 2426X MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE DESEMPENHO DA REDE SEM FIO ONT ZHONE 2426X Tópicos Considerações técnicas...2 Acessar a página de configuração da ONT...3 Configurações de rede sem fio...4 Apêndice I Sugestões...5

Leia mais

Aula 06. Tecnologias para Wireles LAN - IEEE Prof. Roitier Campos

Aula 06. Tecnologias para Wireles LAN - IEEE Prof. Roitier Campos Aula 06 Tecnologias para Wireles LAN - IEEE 802.11 Prof. Roitier Campos Formato dos Frames O formato do frame consiste de um conjunto de campos em uma ordem específica em todos os frames. Alguns campos

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Redes Locais Sem Fio (WiFi) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução À medida que os eletrônicos dispuseram de chipset WiFi embarcado para suporte à

Leia mais

Ponto de Acesso Sem Fio

Ponto de Acesso Sem Fio Ponto de Acesso Sem Fio Guia do Usuário Versão: 1.1.0 Obrigado por escolher o Ponto de Acesso (AP) sem fio 54M. Como um produto rentável, este Ponto de Acesso sem fio fornece solução dedicada para pequenos

Leia mais

Criptografia em redes de computadores. Gabriel Stefen e Thiago Stefen

Criptografia em redes de computadores. Gabriel Stefen e Thiago Stefen Criptografia em redes de computadores Gabriel Stefen e Thiago Stefen O que é criptografia? Criptografia é técnica pela qual a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível,

Leia mais

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador. Roteador sem fio DIR-608 N150

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador.  Roteador sem fio DIR-608 N150 DIR-608 D-link Conteúdo de pacote Roteador sem fio DIR-608 N150 Adaptador de carregador Cabo Ethernet Manual Nota: Usando um adaptador de carregador com uma voltagem diferente do que aquele incluso no

Leia mais

Conectando-se a uma LAN sem fio através de configuração manual

Conectando-se a uma LAN sem fio através de configuração manual Observe que, neste documento, as páginas no manual Wi-Fi do produto são referenciadas. Consulte o site da Canon para baixar o PDF completo. Selecionar a rede sem fio Quando [Find network (Encontrar rede)]

Leia mais

Dispositivos da rede sem fio

Dispositivos da rede sem fio Dispositivos da rede sem fio Introdução Tudo na área da informática envolve entender que os softwares operam de modo colaborativo com os hardwares. Uma infraestrutura de rede de computadores precisa de

Leia mais

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs A subcamada de controle de acesso ao meio LANs sem fios Pontes entre LANs LANs sem fios Tipo de rede que mais se populariza Pode operar de duas formas: com ponto de acesso e sem ponto de acesso Descrita

Leia mais

APENSO IX. 1 Rua Dr. Salles Oliveira, nº 1028 Vila Industrial CEP Campinas/SP Fone: (19) Site:

APENSO IX. 1 Rua Dr. Salles Oliveira, nº 1028 Vila Industrial CEP Campinas/SP Fone: (19) Site: APENSO IX 1. ACCESS POINT DE ALTO DESEMPENHO 1.1. Especificações Padrão IEEE Wi-fi 802.11 a, b, g, n, ac; Padrão IEEE Wi-fi 802.11 d, h, r; Operar em modo Dual (2.4GHz e 5.0GHz); Taxa de transmissão máxima

Leia mais

MANUAL DO USUARIO NX WIFI

MANUAL DO USUARIO NX WIFI O NXWiFi é um conversor de Serial e Ethernet para WiFi, com isso eliminando o cabeamento em algumas instalações e deixando alguns equipamentos com mais mobilidade. Manual NXWiFi Existem dois modos de utilização

Leia mais

10 maneiras para melhorar o sinal de wifi em sua casa

10 maneiras para melhorar o sinal de wifi em sua casa 10 maneiras para melhorar o sinal de wifi em sua casa wifi O órgão fiscalizador das comunicações no Reino Unido afirma que redes de internet wifi em casas e escritórios muitas vezes são instaladas de forma

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação 2 Prof. Luís Fernando GARCIA luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br Aula 5 Redes e Etc... 4 5 6 7 8 9 10 Redes de Computadores Uma Rede de computadores ou Network é a maneira de conectar

Leia mais

PTC Aula Introdução 3.2 Enlaces sem fio, características 3.3 WiFi: LANs Sem fio (Kurose, p ) (Peterson, p.

PTC Aula Introdução 3.2 Enlaces sem fio, características 3.3 WiFi: LANs Sem fio (Kurose, p ) (Peterson, p. PTC 2550 - Aula 11 3.1 Introdução 3.2 Enlaces sem fio, características 3.3 WiFi: LANs Sem fio 802.11 (Kurose, p. 362-389) (Peterson, p. 79-91) 03/05/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F

Leia mais

Atualizando sua Smart TV. Via Pen Drive. Conectando sua Smart TV. Rede Wi-Fi. Conectando sua Smart TV. Via Cabo. 04 Dúvidas? Perguntas Frequentes

Atualizando sua Smart TV. Via Pen Drive. Conectando sua Smart TV. Rede Wi-Fi. Conectando sua Smart TV. Via Cabo. 04 Dúvidas? Perguntas Frequentes 01 02 03 Atualizando sua Smart TV Via Pen Drive Rede Wi-Fi Via Cabo 04 Dúvidas? Perguntas Frequentes 01 Atualizando sua Smart TV Via Pen Drive Etapa 1 - Separe um Pen Drive vazio para o processo. Etapa

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE REDES-

CLASSIFICAÇÃO DE REDES- CLASSIFICAÇÃO DE REDES- MEIO DE TRANSMISSÃO PARTE 2 Prof. Msc. Hélio Esperidião CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO O MEIO DE TRANSMISSÃO: Rede por cabo Serial db15 db 25. FireWire. USB. Por ondas eletromagnéticas.

Leia mais

Configurar ajustes da segurança Wireless no WAP125 e no WAP581

Configurar ajustes da segurança Wireless no WAP125 e no WAP581 Configurar ajustes da segurança Wireless no WAP125 e no WAP581 Objetivo A segurança Wireless permite que você proteja a rede Wireless do acesso não autorizado. O WAP125 e o WAP 581 Access point da estática

Leia mais

Redes wireless PRO. WiseFi. Software de gerenciamento centralizado. Características

Redes wireless PRO. WiseFi. Software de gerenciamento centralizado. Características Redes wireless PRO Software de gerenciamento centralizado WiseFi DOWNLOAD GRATUITO O WiseFi é um software de gerenciamento de Access Points Intelbras, desenvolvido para sistemas de redes corporativas em

Leia mais

Aula 4 Hardware de Comunicação sem-fio

Aula 4 Hardware de Comunicação sem-fio Comunicação Sem Fio (Wireless) Aula 4 Hardware de Comunicação sem-fio Prof. Fred Sauer email: fsauer@gmail.com http://www.fredsauer.com.br 1/22 Estações (Stations STA): Componentes de Hardware são as estações

Leia mais

802.11. Diversos fatores podem impactar na comunicação, tanto cabeado como sem fio, porém os riscos são maiores na sem fio.

802.11. Diversos fatores podem impactar na comunicação, tanto cabeado como sem fio, porém os riscos são maiores na sem fio. Redes Sem Fio O camada envolvida na troca de uma rede cabeada (wired) por uma rede sem fio (wireless) é a camada de enlace. As camadas superiores, (IP e TCP ) não se alteram no caso de LAN ou WLAN. Diversos

Leia mais

Qual o melhor canal wireless nos 5GHz para o meu router?

Qual o melhor canal wireless nos 5GHz para o meu router? Qual o melhor canal wireless nos 5GHz para o meu router? Date : 6 de Julho de 2017 Já reparou que o seu novo router permite que tenha uma rede wireless a operar na banda dos 2,4GHz e outra nos 5GHz? A

Leia mais

Escola de Educação Profissional Senac Pelotas - Centro histórico. Curso de técnico em informática- Turma 2. Implantação de redes

Escola de Educação Profissional Senac Pelotas - Centro histórico. Curso de técnico em informática- Turma 2. Implantação de redes Escola de Educação Profissional Senac Pelotas - Centro histórico Curso de técnico em informática- Turma 2 Implantação de redes Caroline Soares, Gilmar Filho, Lennon Pinheiro, Thamires Mancílio Relatório

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Guia de configuração

Guia de configuração Guia de configuração Este guia fornece informações para configurar uma conexão de rede para a impressora. Conexão sem fio Preparação para a conexão Configuração da impressora Seleção do procedimento de

Leia mais

Adaptador USB Wireless N Intelbras Modelo WBN 301. Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras.

Adaptador USB Wireless N Intelbras Modelo WBN 301. Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. GUIA DE INSTALAÇÃO Adaptador USB Wireless N Intelbras Modelo WBN 301 Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. O adaptador USB Wireless N WBN 301 é um dispositivo

Leia mais

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede Disciplina: Dispositivos de Rede II Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede 2014/2 Roteiro Introdução Adaptadores de Rede Reptidor Hub Bridge Introdução O

Leia mais

Configurar ajustes do bridge de grupo de trabalho nos Access point WAP125 ou WAP581

Configurar ajustes do bridge de grupo de trabalho nos Access point WAP125 ou WAP581 Configurar ajustes do bridge de grupo de trabalho nos Access point WAP125 ou WAP581 Objetivo A característica do bridge de grupo de trabalho permite o ponto de acesso Wireless (WAP) de construir uma ponte

Leia mais

A rede wireless do vizinho interfere com a minha?

A rede wireless do vizinho interfere com a minha? A rede wireless do vizinho interfere com a minha? Date : 30 de Outubro de 2013 Com a massificação da tecnologia associada às redes wireless, hoje em dia é normal, cada vez que ligamos um PC ou dispositivo

Leia mais

Curso de Redes sem Fio e dispositivos Móveis

Curso de Redes sem Fio e dispositivos Móveis Curso de Redes sem Fio e dispositivos Móveis Redes Wireless Wire = fio Less=sem É o tipo de comunicação entre computadores feita sem a necessidade de fios ou cabos. Em 1896 Guglielmo Marconi, demostrou

Leia mais

Wi-Fi: LANs sem Fio

Wi-Fi: LANs sem Fio Wi-Fi: LANs sem Fio 802.11 Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/site/leonardobcampos 1/43 Sumário Introdução Características dos padrões 802.11 Arquitetura 802.11 Protocolo MAC 802.11

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:6810-6

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:6810-6 GWR -130 Repetidor Wireless 300Mpbs GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:6810-6 Repetidor Wireless 300 Mbps GWR -130 Guia de Instalação Rápida REV.1.0 1. INTRODUÇÃO O Repetidor Wireless 300Mbps (2T2R), modelo

Leia mais

INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt

INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt Santo André, março de 2016 Roteiro WMAN WiMAX Arquitetura Sistemas de Telefonia Celular Evolução dos Sistemas Celulares

Leia mais

Power Line Communication (PLC)

Power Line Communication (PLC) Power Line Communication (PLC) IFRS - Campus POA Eletricidade Aplicada Eduardo Bica, Jair Konrad, João Barbosa O que é Power Line Communication? 1. Power Line Communication ou ("comunicação via rede elétrica")

Leia mais

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 Redes Locais Wireless (WLANs) 802.11 Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Conteúdo Programático Sistemas de comunicação wireless Redes

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

Meios de Transmissão de Dados

Meios de Transmissão de Dados MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Meios de Transmissão de Dados Aluna: Melissa Bonfim Alcantud Prof.: Alexandre Cassimiro

Leia mais

Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações. Prof. Patrícia Lucas

Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações. Prof. Patrícia Lucas Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações Prof. Patrícia Lucas Exemplos O serviço de combate a incêndio e resgate no Reino Unido adotou uma solução de comunicação unificada

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point 1 Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point No modo Access Point o DWL-G700AP se conecta a várias máquinas, sejam elas notebooks ou desktops com adaptador wireless. Nesse Manual

Leia mais

Adaptador para Rede Sem Fio PCI. Padrão IEEE b/g/n. Modelo: W-P2200nL V1.0 C3 Tech

Adaptador para Rede Sem Fio PCI. Padrão IEEE b/g/n. Modelo: W-P2200nL V1.0 C3 Tech Adaptador para Rede Sem Fio PCI Padrão IEEE 802.11b/g/n Modelo: W-P2200nL V1.0 C3 Tech Introdução Obrigado por adquirir o adaptador para rede sem fio C3 Tech. Apresentando o que há de melhor em Tecnologia

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇO FEDERAL WIRELESS

ATA DE REGISTRO DE PREÇO FEDERAL WIRELESS ATA DE REGISTRO DE PREÇO FEDERAL WIRELESS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: Órgão: Conselho Regional de Medicina - MG Pregão n 14/2016 ATA: n : 001/2017 Válida até: 01/03/2018 Empresa: ALTAS NETWORKS E TELECOM

Leia mais