Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações. Prof. Patrícia Lucas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações. Prof. Patrícia Lucas"

Transcrição

1 Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações Prof. Patrícia Lucas

2 Exemplos O serviço de combate a incêndio e resgate no Reino Unido adotou uma solução de comunicação unificada que permite aos bombeiros e ao pessoal de apoio utilizar um dispositivo para receber chamadas, mensagens de voz e áudio, videoconferência e mensagens instantâneas e de . Capacitação de médicos a distância para monitorar e cuidar de pacientes.

3 Núcleo da Rede Universitária de Telemedicina(Rute) Para a coordenadora da Rute, o núcleo abre uma gama variada de mecanismos e ações em telessaúde para a instituição. Vamos poder intensificar o intercâmbio de informações e conhecimentos com os integrantes da rede, com segunda opinião em tratamento de pacientes e discussão de casos clínicos, afirma. Além disso, segundo Rita, o núcleo vai permitir avanço no desenvolvimento de pesquisas colaborativas com outros centros e ainda no ensino e capacitação à distância.

4 O que ételecomunicação? Refere-se à transmissão eletrônica de sinais para comunicações através de meios como telefone, rádio, televisão e transmissão de dados por computador. Permitem: Reduzir barreiras de tempo e distância; Comunicação rápida; Transmissão de informações; Mudar a natureza do negócio.

5 Elementos de um sistema de telecomunicações

6 Medida para velocidade de transmissão: bits por segundo. Kbps milhares de bits por segundo; Mbps milhões de bits por segundo; Gbps bilhões de bits por segundo;

7 Protocolos de rede: conjunto de regras, algoritmos, mensagens e outros mecanismos que permitem que softwares e hardware conectados em rede se comuniquem de forma eficaz. Objetivo: assegurar comunicação rápida, eficiente e livre de erros e permite que produtos de hardware, software e equipamentos e fornecedores de serviços criem produtos que operem entre si de maneira eficiente.

8 O Instituto de engenharia eletroeletrônica IEEEéuma organização líder no estabelecimento de padrões. O padrão 802 são a base para muitos equipamentos e serviços de telecomunicação. Ex: site oficial IEEE. União internacional de telecomunicações (ITU):dedicada a temas relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Ao longo dos seus 145 anos de existência, a UIT tem coordenado o uso global compartilhado do espectro de radiofrequência, promovido a cooperação internacional na área de satélites orbitais, trabalhado na melhoria da infraestrutura de telecomunicações junto a países em desenvolvimento, estabelecido normas mundiais para prover interconexão entre vários sistemas de comunicação, além de dedicar especial atenção a temas emergentes mundiais tais como mudanças climáticas, acessibilidade e fortalecimento da segurança cibernética.

9 Protocolo de rede O Instituto de engenharia eletroeletrônica IEEE é uma organização líder no estabelecimento de padrões. O padrão 802 são a base para muitos equipamentos e serviços de telecomunicação. Ex: site oficial IEEE. IEEE802.

10 Comunicação síncrona: o receptor recebe a mensagem instantaneamente quando enviada. Ex: telefone. Comunicação assíncrona: o receptor recebe a mensagem após algum tempo. Ex: . Educação a distância: aulas em tempo real ou quando for conveniente para o aluno.

11 Meios de transmissão: Équalquer substância material que carrega uma sinal eletrônico para apoiar a comunicação entre um dispositivo emissor e receptor. Pode ser dividido em um ou mais canais de comunicação. Canal de telecomunicação ão: Canal simplex: transmite dados em apenas uma direção. Ex: rádio. Canal half-duplex: transmite em ambas as direções, mas não simultaneamente. Ex: walkie- talkie. Canal full-duplex: transmite em ambas as direções e ao mesmo tempo. Ex: telefone.

12 Largura de banda do canal: refere-se à velocidade em que os dados são trocados. Medida: bps. Quanto mais larga é a banda, mais informações podem ser trocadas ao mesmo tempo. O termo banda larga significa a troca de dados rapidamente.

13 Tipos de meios de comunicação: Para projetar um sistema de telecomunicação, o meio de transmissão selecionado depende da quantidade de informações a ser trocada, a velocidade com que os dados devem ser trocados, o nível de preocupação com a privacidade dos dados, se os usuários permanecem fixos ou são móveis. São selecionados para apoiar os objetivos do sistema de informação e da organização.

14 Tipos de meios de comunicação: Para projetar um sistema de telecomunicação, o meio de transmissão selecionado depende da quantidade de informações a ser trocada, a velocidade com que os dados devem ser trocados, o nível de preocupação com a privacidade dos dados, se os usuários permanecem fixos ou são móveis. São selecionados para apoiar os objetivos do sistema de informação e da organização. Tipos: guiado e wireless

15 Tipos de meios de comunicação: Guiado: sinais são guiados ao longo de um meio sólido. Ex: cabo de par trançado, cabo coaxial, cabo de fibra ótica.

16 Tipo de meio Descrição Vantagens Desvantagens Cabo par trançado Pares de trançados de fios de cobre blindados ou não Utilizado para serviço telefônico, amplamente disponível Limitações na velocidade de transmissão e na distância Cabo coaxial Fio condutor interno cercado de isolamento Transmissão mais limpa e rápida de dados do que com pares de fios trançados Custo maior que o par trançado Cabo de fibra ótica Muitos fios extremamente finos de vidro amarrados dentro de uma capa; utiliza feixes de luz para transmitir sinais O diâmetro do cabo émuito menor do que o cabo coaxial, menos distorção de sinal, capacidade de alta velocidade de transmissão Elevado custo, tanto para aquisição como para instalação

17 Wireless: sinais transmitidos através de ondas. Tecnologia Descrição Vantagens Desvantagens Faixa da frequência de rádio Opera em uma faixa de 3KHz a 300MHz Apoiaos usuários móveis: os custos caem Sinal altamente suscetível à intercepção Micro-ondas faixa de frequência terrestre e por satélite Sinal de rádio de alta frequência (de 300 MHz a 300 GHz) enviado através da atmosfera e do espaço (frequentementeenvolve satélites de comunicação) Evita custos e esforço na colocação de cabos ou fios; capaz de transmissão de alta velocidade Deve ter linha de visão desobstruída entre o emissor e o receptor; sinal altamente suscetível à intercepção Faixa de frequência de infravermelho Sinais em faixa de frequência de 300 GHz a 400 THz enviados pelo ar como ondas de luz Permite movimentação, remoção e instalação de dispositivos sem fiação dispendiosa Deve ter linha de visão desobstruída entre o emissor e o receptor; transmissão eficaz apenas para curtas distâncias

18 Opções de comunicação sem fio de curta distância NFC: comunicação de campo próximo é uma tecnologia de conectividade de curtíssima distância projetados para celulares e cartões de crédito. A comunicação tem participação de apenas dois dispositivos. Ex: pagamento sem contato, abertura de portas. Bluetooth: é uma especificação de comunicação sem fio que descreve como equipamentos eletrônicos podem ser interconectados a distâncias de 3 a 9 metros a uma taxa de transferência de cerca de 2Mbps.

19 Opções de comunicação sem fio de curta distância Banda ultralarga (UWB): envolve transmissão de pulsos eletromagnéticos extremamente curtos, que duram apenas de 50 a 1000 picossegundos. São capazes de suportar taxas de transmissão de dados de 480 a 1320 Mbps ao longo de um campo de 10 a 50 metros. É indetectável e imune à interceptação ou interrupção e interferência.

20 Opções de comunicação sem fio de curta distância Transmissão infravermelho: envia sinais a uma frequência de 300 GHz e acima e demanda linhas transmissão com distâncias curtas. ZigBee: forma de comunicação sem fio de baixo custo, bastante usada em sistemas de segurança e para sensoriamento e controle de dispositivos consumidores de energia.

21 Opções de comunicação sem fio de médio alcance Wi-Fi Com uma rede Wi-Fi, o computador, o smartphone ou telefone celular do usuário possui um adapatador sem fio que traduz os dados em um sinal de rádio e o transmite através de uma antena. Um ponto de acesso sem fio, que consistem em um transmissor com uma antena, recebe o sinal e o decodifica. O ponto de acesso, então, envia as informações pela internet por meio de uma conexão com fio. Possuem alcance médio de 90 metros.

22 Opções de comunicação sem fio de área ampla Micro-ondas: ondas: é um sinal de alta frequência enviado através da atmosfera. As estações são colocadas em série, uma estação recebe o sinal, amplia-o e o retransmite para a próxima torre de transmissão. Intervalo entre as estações são de 48 quilômetros. Satélites operam na frequência de micro-ondas, sendo uma vantagem, pois pode receber e transmitir sobre grandes regiões geográficas. Exemplo de uso: Previsão do tempo.

23 Opções de comunicação sem fio de área ampla Malha sem fio: utiliza múltiplos pontos de acesso Wi-Fi para ligar uma série de redes de área local interconectados para formar ampla rede de área capaz de abranger um vasto campus ou uma cidade inteira. 3G: suportam comunicações de voz sem fio e a de dados em velocidade de banda larga em um ambiente móvel a velocidade de 2 a 4 Mbps. 4G: com velocidade na faixa de 5 a 20 Mbps.

24 Rede de computadores: consiste em mídia, dispositivos e software necessários para conectar dois ou mais sistemas de computadores ou dispositivos. Os dispositivos e computadores na rede são também chamados nós de rede e podem compartilhar dados, informações e trabalhos de processamento. As redes podem transmitir e receber informações, hardware, software e banco de dados para aumentar a eficiência e a eficácia organizacional.

25 Tipos de redes: dependendo da distância física entre os nós em uma rede e a comunicação e os serviços que ela oferece, as redes podem ser classificadas como: Redes de área pessoal (PAN): é uma rede sem fio que conecta equipamentos de tecnologia da informação em locais mais próximos de uma pessoa. É especificado pelo IEEE Ex: conectar um sensor instalado no corpo em um smartphone para controlara calorias, monitorar o coração, a glicose, etc.

26 Redes de área local (LAN): é uma rede que conecta sistemas de computador e dispositivos em uma pequena área, como escritório, uma residência ou vários andares de um prédio. É especificada pelo IEEE e (sem fio). Redes de área metropolitana (MAN): é uma rede que conecta usuários e computadores em uma área geográfica que abarca um campus ou uma cidade. É especificada pelo IEEE 802.7

27 Redes de área expandida (WAN): é uma rede que conecta grandes regiões geográficas. É especificada pelo IEEE 802.

28 Alternativas de processamento: Centralizado: todo processamento é ocorre em um único lugar. Descentralizado: o processamento é isolado e não se comunica com qualquer outro. Distribuído: os dispositivos são dispostos em locais remotos, mas são conectados por meio de uma rede.

29 Sistemas cliente/servidor Servidor: plataformas de computador que são projetadas para funções especiais, como gerenciamento de banco de dados, impressão, comunicação e execução de programas. Os servidores são acessíveis por todos os computadores da rede. Cliente: é qualquer computador que envia mensagens solicitando serviços dos servidores da rede.

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

Camada Física. Felipe S. Dantas da Silva

Camada Física. Felipe S. Dantas da Silva Camada Física Felipe S. Dantas da Silva felipe.dsilva@ifrn.edu.br Conteúdo Conceitos Padrões da camada Física Tipos de meio físico Meio físico de cobre Padrões de cabeamento Conectores e ferramentas Meio

Leia mais

Meios de Transmissão de Dados

Meios de Transmissão de Dados MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Meios de Transmissão de Dados Aluna: Melissa Bonfim Alcantud Prof.: Alexandre Cassimiro

Leia mais

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores Aula 5 Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede Estratégias de Processamento em Rede Tipos de Redes de computadores Sistemas de Telecomunicação

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Meios Físicos de Transmissão

Meios Físicos de Transmissão Meios Físicos de Transmissão Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução aos Meios Físicos de Transmissão Meios Físicos Guiados Conclusão 2 Introdução Nível

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução às Redes de Computadores www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Com os computadores conectados através da Internet a informação é disseminada

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 2 Internet Internet Hoje é raro vermos uma LAN, MAN ou WAN isoladas, elas geralmente estão conectadas entre si. A Internet é formada por mais de

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz inara.ortiz@ifms.edu.br Aula 1 Plano de Ensino Plano de Ensino Plano de Ensino Média Final: MF = M1 + M2 2 M1 = NA + N1 M2 = NA + N2 Onde: MF = Média

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores REDES DE COMPUTADORES E INTERNET Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Comunicação de Dados Conceito: é a troca de informação entre dois dispositivos através de algum

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

Curso: Redes de Computadores I capítulo 2. Prof. Rubens Freire Rosa

Curso: Redes de Computadores I capítulo 2. Prof. Rubens Freire Rosa Curso: Redes de Computadores I capítulo 2 Prof. Rubens Freire Rosa 1 Sumário Formas de utilização do meio físico Tipos de Ligação no meio físico Arquitetura de redes, conceito de redes Classificação de

Leia mais

Introdução à Informática Aulas 35 e 36

Introdução à Informática Aulas 35 e 36 Introdução à Informática Aulas 35 e 36 FAPAN SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI Prof. Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres, 9 de maio de 2011. Comunicação e Redes de Computadores COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO pode

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 7

Prof. Marcelo Cunha Parte 7 Prof. Marcelo Cunha Parte 7 www.marcelomachado.com Cabos Elétricos Coaxiais Pares trançados Ópticos Fibras ópticas Um dos primeiros tipos de cabo a ser utilizado em redes; Características: Núcleo de cobre

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Rede O que é?? 1 O que é uma rede É a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Recursos Podem ser físicos ou

Leia mais

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO Aluna: Pamela Nascimento da Silva 2º Semestre ADS Presidente Epitácio

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO O termo wireless significa sem fio. Toda tecnologia de transmissão de dados que tem como característica a ausência de fios e cabos na transmissão

Leia mais

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com Redes Sem Fio Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br https://albertofelipeblog.wordpress.com Introdução Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a

Leia mais

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros Classificações Alberto Felipe Friderichs Barros Década de 1950 Surgimento dos primeiros computadores comerciais; Maneira com que estes computadores eram utilizados obrigava que os usuários submetessem

Leia mais

Introdução as Redes de Computadores

Introdução as Redes de Computadores Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS E ABRANGÊNCIAS DE REDES

DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS E ABRANGÊNCIAS DE REDES Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática RAFAEL DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS

Leia mais

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista Redes de Computadores Aula 03 Topologias Definição É a forma como os MP s e os caminhos físicos do meio físico (enlace) de comunicação estão organizados. Estrela Anel Híbrida/Mista 1 Barramento Todos os

Leia mais

Introdução as Redes de Computadores

Introdução as Redes de Computadores Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco https://garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br

Leia mais

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg Bruno Lucena Raissa Monego Histórico O primeiro sistema de computadores que empregou as técnicas de radiodifusão em vez de cabos ponto a ponto foi

Leia mais

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Transmissão de dados Aluno: Bruno Oliveira Turma: 10º 13ª Disciplina: Redes de Comunicação 2013/2014 Introdução A transmissão

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE OLIVEIRA LUCAS HENRIQUE LIMA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO ARDUINO E MÓDULO RF 433 MHz BRASÍLIA 2017 MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Tecnologias Atuais de Redes

Tecnologias Atuais de Redes GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS Tecnologias Atuais de Redes Redes Wireless Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Módulo II

Leia mais

Topologias e abrangência de redes de computadores

Topologias e abrangência de redes de computadores Topologias e abrangência de redes de computadores Aula 10 1º semestre Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os estudantes capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Aulas 03 e 04 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE) 1 1 Elementos

Leia mais

Histórico e definição

Histórico e definição Histórico e definição Introdução Qualquer empresa que tenha uma infraestrutura de computadores utiliza a interconexão por meio de redes para compartilhamento e segurança das informações. Já pensou ter

Leia mais

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES 1 LISTA DE EXERCÍCIOS EXERCÍCIO SOBRE COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: 1. Quais são as vantagens e limitações das

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul brivaldo@facom.ufms.br 17 de abril de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Componentes de Rede Serviços de Rede Protocolo 3 Acesso Residencial O que é uma Rede?

Leia mais

Visão Geral de Meios de Transmissão

Visão Geral de Meios de Transmissão Visão Geral de Meios de Transmissão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/33 2/33 Meios de Transmissão Os meios de transmissão

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão Prof. Luiz Leão Conteúdo Desta Aula SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO CABEAMENTO DE COBRE ORGANIZAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO 1 2 3 4 5 CAMADA FÍSICA REDES SEM FIO PRÓXIMOS PASSOS Sistema de Comunicações Tarefa de Comunicações

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Redes de Telecomunicações Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 TELECOMUNICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES CONCEITOS BÁSICOS Telecomunicações Reúne toda infraestrutura

Leia mais

Introdução às Redes de Computadores. Prof. M.e Helber Wagner da Silva

Introdução às Redes de Computadores. Prof. M.e Helber Wagner da Silva Introdução às Redes de Computadores Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br 1 O que é uma rede? Rede de computadores é a interconexão de computadores e equipamentos que usa fios ou ondas

Leia mais

Morgana Brandão. Relatório Técnico. Cabos Coaxiais

Morgana Brandão. Relatório Técnico. Cabos Coaxiais Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática Morgana Brandão Relatório Técnico Cabos

Leia mais

Redes de Computadores. Topologias

Redes de Computadores. Topologias Redes de Computadores Topologias Sumário! Topologia Tipo de topologias 2 Topologia Configuração dos cabos, computadores e outros equipamentos 3 Topologia de cablagem! Topologia física Localização real

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Prof. Claudemir Santos Pinto

Fundamentos de Redes de Computadores. Prof. Claudemir Santos Pinto Fundamentos de Redes de Computadores MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO Prof. Claudemir Santos Pinto profdemir@yahoo.com.br Meios Físicos de Transmissão Com cabeamento: Cabo coaxial Cabo par trançado Fibra ótica

Leia mais

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes de computadores Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 23/02/2017 Introdução contextualização Como conectar dois equipamentos fisicamente

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 5: Redes e Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Chapter Objetivos Objectives do Capítulo 1. Identificar os principais tipos de aplicações

Leia mais

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke. Informática Transferência de Arquivos e Dados Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS E DADOS Upload e Download Em tecnologia, os termos download e

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I 1- Um dos componentes de um a Rede de Teleprocessamento que tem a função de compatibilizar o sinal digital de dados ao sinal analógico para uso da Rede Pública de Telefonia é: a) UNIDADE CONTROLADORA DE

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Meios físicos. Par Trançado (TP) dois fios de cobre isolados

Meios físicos. Par Trançado (TP) dois fios de cobre isolados Meios físicos bit: propaga entre pares de transmissor/receptor enlace físico: o que fica entre transmissor e receptor meio guiado: sinais se propagam em meio sólido: cobre, fibra, coaxial meio não guiado:

Leia mais

Rede Corporativa INTRODUÇÃO. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro

Rede Corporativa INTRODUÇÃO. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa INTRODUÇÃO Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 www.marcelomachado.com As redes de computadores se classificam conforme a forma de ligação entre as estações nas seguintes categorias: Linear ou Barramento Estrela Anel

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com O que é rede de computadores e para que Serve? Como surgiu? Como era antes das redes? Componentes de uma rede Tipos de rede O que é rede de computadores?

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Parte II: Camada Física Dezembro, 2012 Professor: Reinaldo Gomes reinaldo@computacao.ufcg.edu.br Espectro eletromagnético Terminologia A transmissão de dados ocorre entre um transmissor

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda n Fundamentos n Linhas de comunicação n Modos de Transmissão n Topologias n Protocolos

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

Par Trançado e Cabo Coaxial

Par Trançado e Cabo Coaxial UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 DOU de 11/12/89 Campus Torres Par Trançado e Cabo Coaxial Redes 1 Vitor

Leia mais

A Função da camada física (Meios de Comunicação)

A Função da camada física (Meios de Comunicação) A Função da camada física (Meios de Comunicação) A camada física trata da transmissão de bits através de um canal de comunicação. Por ser a única camada que tem acesso físico ao meio de transmissão, é

Leia mais

Mídias Físicas Utilizadas Cabo Coaxial e Par Trançado. Prof. Alexandre Beletti Ferreira. Cabo Coaxial

Mídias Físicas Utilizadas Cabo Coaxial e Par Trançado. Prof. Alexandre Beletti Ferreira. Cabo Coaxial Mídias Físicas Utilizadas Cabo Coaxial e Par Trançado Prof. Alexandre Beletti Ferreira COMPOSTO POR: Cabo Coaxial Fio de cobre rígido que forma o núcleo Envolto por um material isolante, O isolante, por

Leia mais

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Redes de Computadores Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Internet: aplicações diversas tostadeira Porta-retratos TV a cabo Refrigerador telefones Visão geral da Internet: PC servidor

Leia mais

A camada Física. Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG. Referência: -Redes de Computadores. A. S. Tanenbaum. Campus/Elsevier, Capítulo 2

A camada Física. Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG. Referência: -Redes de Computadores. A. S. Tanenbaum. Campus/Elsevier, Capítulo 2 Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG A camada Física Referência: -Redes de Computadores. A. S. Tanenbaum. Campus/Elsevier, 2003 - Capítulo 2 Camada Física Camada mais baixa da hierarquia do modelo

Leia mais

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios Meios de comunicação sem fios Características da ligação! Largura de banda de um meio de transmissão, W, é a diferença entre a maior e a menor frequência comportadas, ou seja, é a amplitude da sua gama

Leia mais

Transmissão de Dados. Largura de Banda. Prof. Edwar Saliba Júnior Janeiro de 2011

Transmissão de Dados. Largura de Banda. Prof. Edwar Saliba Júnior Janeiro de 2011 Largura de Banda Prof. Edwar Saliba Júnior Janeiro de 2011 1 Definição: Importância É definida como a quantidade de informações que flui através da conexão de rede durante um certo período de tempo. 2

Leia mais

MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO É a conexão física entre os nós. Pode ser através de cabos ou por ondas de rádio, como no caso do wireless. Influencia diretamente no custo

Leia mais

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro 1.3 Noções básicas de sistemas operacionais Sistemas Operacionais Conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória,

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Introdução a Redes de Computadores. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Introdução a Redes de Computadores Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Sumário Introdução Evolução dos Sistemas Redes de Computadores

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Fundamentos de Transmissão de Dados. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Fundamentos de Transmissão de Dados. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Fundamentos de Transmissão de Dados Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Fundamentos da Transmissão de Dados Tipos de Transmissão Analógica

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 21 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 21-30/11/2007 1 Sistemas de Comunicação de Dados Sistemas computadorizados que transmitem dados por meio de linhas de comunicação,

Leia mais

PTC Aula A periferia da Internet 1.3 O núcleo da rede. (Kurose, p. 9-23) (Peterson, p ) 18/02/2016

PTC Aula A periferia da Internet 1.3 O núcleo da rede. (Kurose, p. 9-23) (Peterson, p ) 18/02/2016 PTC 3450 - Aula 02 1.2 A periferia da Internet 1.3 O núcleo da rede (Kurose, p. 9-23) (Peterson, p. 15-35) 18/02/2016 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross, All Rights Reserved

Leia mais

LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO CABO COAXIAL

LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO CABO COAXIAL Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

Leia mais

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais.

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais. Enterprise Networks As redes empresariais estão passando por uma série de transformações como consequência dos avanços tecnológicos e da mudança de enfoque da TI, que as aproxima cada vez mais de serem

Leia mais

MICRO-ONDAS NOMES: ADRIEL GOULART IAGO BIANQUINI OSMAR HOFMAN

MICRO-ONDAS NOMES: ADRIEL GOULART IAGO BIANQUINI OSMAR HOFMAN MICRO-ONDAS NOMES: ADRIEL GOULART IAGO BIANQUINI OSMAR HOFMAN MICRO-ONDAS: CONCEITOS INICIAIS As micro-ondas funcionam acima de 100 MHz, as ondas viajam em linhas retas e podem ser estreitamente focadas

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Ementa REDES WIRELES. Bibliografia. Ementa. Critérios de avaliação. Plano de aula 31/07/2014. Tecnologias: infravermelho, rádio, laser.

Ementa REDES WIRELES. Bibliografia. Ementa. Critérios de avaliação. Plano de aula 31/07/2014. Tecnologias: infravermelho, rádio, laser. REDES WIRELES Ementa Tecnologias: infravermelho, rádio, laser. Topologias, protocolos. Prof. Marcel Santos Silva Padrões IEEE 802.11 (Wi-Fi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.15.4 (ZigBee), IEEE 802.11s (Mesh),

Leia mais

Meios físicos de transmissão

Meios físicos de transmissão Meios físicos de transmissão Conexão lógica tipo barramento Meios físicos utilizados pelo padrão Ethernet (semelhante ao padrão IEEE 802.3) IEEE (Institute of Electrical an Electronic Engineers) 10Base2

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores

Introdução a Redes de Computadores Introdução a Redes de Computadores Sumário Introdução Evolução dos Sistemas Redes de Computadores Histórico Endereçamento Pacotes Compartilhamento Detecção de Erros Protocolo Categoria de Redes E a Internet?

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

Meios de Transmissão 1

Meios de Transmissão 1 Meios de Transmissão Meios de Transmissão Transmissão de bits entre sistemas via terrestre cabos metálicos fibra ótica via aérea transmissão de superfície transmissão via satélite Meios de Transmissão

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud Melissa Bonfim Alcantud Projeto de Cabeamento Estruturado para Imobiliária Presidente Epitácio SP Setembro/2015 Sumário 1. Introdução... 1 2. Objetivo... 1 3. Definições... 1 4. Materiais utilizados...

Leia mais

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e Ambiente Moderno O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e recuperados. Exemplos: Dataflex, Unify,DB2, Paradox Firebird,CA-OpenIngres,

Leia mais

Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes. Personal Area Networks)

Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes. Personal Area Networks) Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.2 Camada Física Tecnologias Alternativas de Meios Físicos * WPANs (Wireless( Personal Area Networks) Curso Técnico Integrado

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Conceitos de Redes de Computadores Prof. Jeime Nunes p O conceito de centro de computação, onde os usuários levam o trabalho para processamento está obsoleto; p O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI- UFPI COLEGIO TÉCNICO DE TERESINA- CTT CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA REDES DE COMPUTADORES PROFº VALDEMIR REIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI- UFPI COLEGIO TÉCNICO DE TERESINA- CTT CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA REDES DE COMPUTADORES PROFº VALDEMIR REIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI- UFPI COLEGIO TÉCNICO DE TERESINA- CTT CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA REDES DE COMPUTADORES PROFº VALDEMIR REIS REDES WIMAX ALUNAS: BRUNA BONIFÁCIO PATRICIA SOUSA FRANCISCA

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins. Informática Básica

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins. Informática Básica INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Paraíso do Tocantins Informática Básica Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Aula 05 2015/2 Thatiane de Oliveira Rosa

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Aulas 05 e 06 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE) 1 Fonte de informação

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Computador Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO A multiplexação é uma operação que consiste em agrupar

Leia mais

Camada Física. Camada Física

Camada Física. Camada Física Camada Física Camada Física lida com a transmissão pura de bits definição do meio físico, níveis de tensão, duração de um bit, taxa de transmissão,comprimento máximo, construção dos conectores Camada Física

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 1 Conceitos básicos de comunicação Sumário Técnicas de transmissão

Leia mais