Tecnologias Atuais de Redes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologias Atuais de Redes"

Transcrição

1 GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS Tecnologias Atuais de Redes Redes Wireless Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Módulo II Capítulo 01

2 Redes Wireless O que é mesmo uma Rede Wireless?

3 Redes Wireless São sistemas de comunicação que permitem a troca de informações entre dois ou mais dispositivos sem que haja uma conexão física entre os mesmos. O que é mesmo uma Rede Wireless?

4 Redes Wireless A comunicação ocorre através de ondas eletromagnéticas, que transmitem o sinal através ar. Ex: Rádio, televisão, infra-vermelho, bluetooth, Wi-Fi, Celular e etc.

5 Tipos de Redes Wireless Existem diversos tipos de redes wireless O que é mesmo uma Rede Wireless?

6 Tipos de Redes Wireless As redes wireless classificam-se em: Wpan Wlan Wman Wwan Wimax O que é mesmo uma Rede Wireless?

7 Tipos de Redes Wireless - WPAN

8 Tipos de Redes Wireless - WPAN Rede pessoal sem fio (doméstica), é uma rede de fraco alcance aproximadamente 10 metros. Este tipo de rede serve geralmente para interligar periféricos, (pda, celular, telefone portátil, aparelhos domésticos, ). Bluetooth - A principal tecnologia WPAN, lançada pela Ericsson em 1994 conhecido também sob o nome IEEE , possui a vantagem de consumir pouca energia. Infravermelhos Que permite criar ligações sem fios de alguns metros com taxas de transferências que podem chegar a alguns megabits por segundo.

9 Tipos de Redes Wireless - WLAN

10 Tipos de Redes Wireless - WLAN Redes domésticas, usadas em escritórios, em casas e lan houses. É uma rede de curto alcance, aproximadamente 40m 2 em áreas internas e de 100m 2 em áreas externas, isso depende da potência do equipamento utilizado.

11 Tipos de Redes Wireless - WLAN

12 Tipos de Redes Wireless - WMAN

13 Tipos de Redes Wireless - WMAN São redes metropolitanas de médio alcance, podendo alcançar aproximadamente até 15 km de distancia dependendo da potência do equipamento utilizado. Geralmente são usadas por provedores de internet para interligar bairros, cidades e outros além de empresas.

14 Tipos de Redes Wireless - WMAN

15 Tipos de Redes Wireless - WWAN

16 Tipos de Redes Wireless - WWAN Redes criadas para a comunicação entres cidade distantes, estados e países. É uma rede de longa distancia, em média 60 km (dependendo da potência do equipamento utilizado), normalmente funciona com a comunicação ponto a ponto.

17 Tipos de Redes Wireless - WWAN

18 Tipos de Redes Wireless - WIMAX

19 Tipos de Redes Wireless - WIMAX É a próxima geração da tecnologia de comunicações de redes sem fio. É semelhante ao Wi-Fi com a exceção de que oferece acesso de alta velocidade, banda larga numa área muito mais ampla. As redes WiMAX oferecem também menos interferência que o Wi-Fi. Os computadores notebook e os dispositivos portáteis de Internet habilitados para o WiMAX podem acessar a Internet em qualquer lugar dentro da grande área de cobertura e em locais onde não há pontos de conexão Wi-Fi disponíveis.

20 Tipos de Redes Wireless - WIMAX O WiMAX habilita o acesso portátil à Internet. Por exemplo, você pode viajar de ônibus de um ponto ao outro dentro de uma cidade e ainda permanecer conectado de forma contínua à Internet. Para estações WiMAX fixas, caracterizadas por modem e antena externa de assinante doméstico ou de escritório, a faixa de alcance pode abranger vários quilômetros quadrados.

21 Tipos de Redes Wireless - WIMAX Benefícios O WiMAX fornece acesso à Internet em muito mais lugares do que os pontos de conexão Wi-Fi atuais. Serve os usuários móveis com uma maior cobertura sem fio. Suas conexões de alta velocidade fornecem acesso a conteúdo e mídia mais complexos e experiências de jogos mais interessantes. O WiMAX fornece conectividade de banda larga em uma quantidade maior dos lugares onde você vive, trabalha e se diverte. Imagine a banda larga disponível em qualquer lugar, mesmo quando você está em trânsito.

22 Tipos de Redes Wireless - WIMAX É uma rede de grande porte usada para trafegar grandes volumes de dados, pode-se alcançar 4 Gbps de taxa de transferência e em grandes distancias. Outra vantagem é a frequência limpa de 3,5 GHz. A desvantagem é o custo que é muito alto, por isso é mais utilizada em empresas multinacionais.

23 Tipos de Redes Wireless - WIMAX Informações técnicas: WiMAX é um sistema digital de telecomunicações de banda larga sem fio destinado à cobertura de grandes áreas. As estações fixas de acesso podem cobrir em média até 70 km, enquanto as estações de celulares cobrem de 5 a 15 km. Esta tecnologia se baseia no protocolo IEEE * para WMANs (Wireless Metropolitan Area Networks - Redes sem fio para áreas metropolitanas).

24 Tipos de Redes Wireless - WIMAX

25 Tipos de Redes Wireless - WIMAX

26 Tipos de Redes Wireless - WIMAX Vamos ver um vídeo para entender melhor!

27 Tipos de Redes Wireless HOTSPOT WIFI

28 Tipos de Redes Wireless HOTSPOT WIFI O que é Hotspot WiFi? Hotspot WiFi indica um lugar onde é possível ter acesso à internet, ou seja, estabelecimentos comerciais onde se pode utilizar a internet sem a necessidade de fios ou cabos.

29 Tipos de Redes Wireless HOTSPOT WIFI Os Hotspot WiFi são normalmente encontrados em locais públicos, como shoppings, bares, hotéis, restaurantes, aeroportos, universidades e etc., que dão a possibilidade do cliente navegar na internet enquanto espera por um serviço. A maioria dos locais com Hotspot WiFi exige que o indivíduo pague para utilizá-lo, ou no caso de estabelecimentos comerciais, compre um produto ou algo em valor mínimo, para poder usufruir do benefício.

30 Tipos de Redes Wireless HOTSPOT WIFI Conceito básico da rede Hotspot WiFi Uma rede Hotspot Wifi deve ser por segurança uma rede gerenciável através de 3 fatores básicos: Senhas de acesso; Cadastros dos usuários; Controle de banda.

31 Estrutura de rede wireless A estrutura de rede wireless é como será realizada a comunicação, a montagem da rede, ou seja, seria tipo uma topologia de rede wireless.

32 Estrutura de rede wireless Topologia sempre se refere ao nível físico e ao meio de conexão entre os dispositivos. A topologia de uma rede é parte de um projeto, que acarretará na confiabilidade e no seu custo de manutenção. Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados.

33 Estrutura de rede wireless Existem dois tipos: Infraestrutura Ponto a ponto

34 Estrutura de rede wireless - INFRAESTRUTURA Conexões de rede Infraestrutura ou Ponto a multiponto são aquelas nas quais mais de dois dispositivos são interligados usando apenas uma conexão. De modo a permitir que todos os dispositivos conversem entre si.

35 Estrutura de rede wireless - INFRAESTRUTURA Infraestrutura ou Ponto a multiponto Ex: É quando existe um provedor ou AP(ponto de acesso) que distribui para mais de um cliente.

36 Estrutura de rede wireless PONTO A PONTO Uma conexão Ponto a ponto é quando conecta-se diretamente dois equipamentos sem passar por um intermediário.

37 Estrutura de rede wireless PONTO A PONTO Ponto a ponto Ex: É quando existe uma comunicação fechada entre um AP (cliente) e um AP (servidor).

38 Arquitetura do Protocolo IEEE IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) é o protocolo responsável por definir normas de comunicação para o uso das redes sem fio, chamadas de redes Wireless.

39 Arquitetura do Protocolo IEEE O padrão IEEE opera em duas frequências: 2.4 GHz (Gigahertz) 5 GHz (Gigahertz)

40 Arquitetura do Protocolo IEEE b a g n ac

41 Arquitetura do Protocolo IEEE Criado em 1997, a primeira versão do padrão foi lançada após 7 anos de estudos e opera na faixa de frequência dos 2.4 GHz e permitia uma taxa de transferências de dados de até 1 Mbps ou 2 Mbps (megabits por segundo). A desvantagem é o fato de sofrer interferências por conta da frequência utilizada.

42 Arquitetura do Protocolo IEEE B Criado e aprovado em 1999 o b foi atualização do padrão , opera na mesma frequência 2.4 GHz e nesse caso permite a transferência de dados de até 11 Mbps (megabits por segundo). As sua vantagem são: O baixo preço dos seus dispositivos; Largura de banda gratuita Confiabilidade na entrega dos pacotes. A desvantagem: Alta interferência tanto na transmissão como na recepção de sinais.

43 Arquitetura do Protocolo IEEE A Introduzido entre o final de 1999 a 2003, o a opera na frequência de 5 GHz, isso permite a transferência de dados a uma velocidade de até 54 Mbps (megabits por segundo). As suas vantagens são: A velocidade que é quase 5 vezes maior que o b; A gratuidade da frequência; Ausência de interferências por ser uma faixa mais limpa. A desvantagem: É a incompatibilidade g); E o custo que é mais elevado. com os outros padrões(802.11b e

44 Arquitetura do Protocolo IEEE G Introduzido em 2003 chegou como sucessor do padrão B, o g opera na frequência de 2,4 GHz, e permite a transferência de dados de até 54 Mbps (megabits por segundo). As suas vantagens são a velocidade que é 4 vezes maior que o b, a gratuidade da frequência e compatibilidade com o b. A desvantagem é a alta interferência tanto na transmissão como na recepção de sinais e a não garantia da entrega dos pacotes (perca de pacotes).

45 Arquitetura do Protocolo IEEE N Introduzido em outubro de 2009 o n tem como principal característica o uso de um esquema chamado Multiple-Input Multiple-Output (MIMO), capaz de aumentar consideravelmente as taxas de transferência de dados por meio da combinação de várias vias de transmissão e canais mais largos. O Mimo utiliza várias frequências de rádio e antenas em um único roteador wireless, para otimizar a velocidade de processamento de dados e o alcance da rede. Opera com duas opções de faixas de frequência 2,4 GHz e 5 GHz, compatível com os padrões anteriores, inclusive com o a. Atingi velocidade na transmissão de 300 a 600 megabits.

46 Arquitetura do Protocolo IEEE AC Sucessor do padrão n o padrão ac foi lançado entre os anos de 2011 e O padrão ac tem como principal característica o uso de um esquema chamado MU-MIMO (Multi-User Multiple-Input Multiple-Output

47 Arquitetura do Protocolo IEEE AC Essa nova tecnologia é capaz de superar os 6 Gb/s (gigabits por segundo) em um modo mais avançado que utiliza múltiplas vias de transmissão (antenas), no máximo oito e ainda maior largura de banda. Opera na frequência de 5 GHz. A tendência é que a indústria priorize equipamentos com uso de até três antenas, fazendo a velocidade máxima ser de aproximadamente 1,3 Gb/s.

48 Arquitetura do Protocolo IEEE AC Vamos ver um vídeo para entender melhor!

49 Interferências de redes wireless Interferências De Redes Wireless

50 Interferências de redes wireless As interferências são as principais responsáveis pelo enfraquecimento e até queda do sinal de rede wireless. Esse é um problema que cresce a cada dia, pelo fato do grande consumo de produtos eletrônicos, que emitem sinais elétricos (ondas eletromagnéticas) na mesma frequência dos equipamentos wireless.

51 Interferências de redes wireless Existem dois tipos de interferência de rede wireless: Interferência Natural Interferência Artificial

52 Interferências de redes wireless Vamos ver um vídeo para entender melhor!

53 Interferências de redes wireless Interferência Natural Chuvas de grande porte

54 Interferências de redes wireless Interferência Natural Árvores de grande porte

55 Interferências de redes wireless Interferência Natural Neblina

56 Interferências de redes wireless Interferência Natural Montanhas

57 Interferências de redes wireless Interferência Artificial Edifícios

58 Interferências de redes wireless Interferência Artificial Caixas d água e aquários

59 Interferências de redes wireless Interferência Artificial Forno micro-ondas

60 Interferências de redes wireless Interferência Artificial Telefones sem fio e aparelhos celular

61 Interferências de redes wireless Interferência Artificial Antenas parabólicas e de televisão

62 Interferências de redes wireless Interferência Artificial Espelhos, vidros refletivos e ferragens

63 Interferências de redes wireless Interferência Artificial Redes wireless

64 Dúvidas

65 GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS Tecnologias Atuais de Redes Redes Wireless Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Módulo II Capítulo 01

Informática. Rede Wireless. Professor Márico Hunecke.

Informática. Rede Wireless. Professor Márico Hunecke. Informática Rede Wireless Professor Márico Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática REDES WIRELESS A tecnologia Wireless (sem fio) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes. Personal Area Networks)

Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes. Personal Area Networks) Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.2 Camada Física Tecnologias Alternativas de Meios Físicos * WPANs (Wireless( Personal Area Networks) Curso Técnico Integrado

Leia mais

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO O termo wireless significa sem fio. Toda tecnologia de transmissão de dados que tem como característica a ausência de fios e cabos na transmissão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI- UFPI COLEGIO TÉCNICO DE TERESINA- CTT CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA REDES DE COMPUTADORES PROFº VALDEMIR REIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI- UFPI COLEGIO TÉCNICO DE TERESINA- CTT CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA REDES DE COMPUTADORES PROFº VALDEMIR REIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI- UFPI COLEGIO TÉCNICO DE TERESINA- CTT CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA REDES DE COMPUTADORES PROFº VALDEMIR REIS REDES WIMAX ALUNAS: BRUNA BONIFÁCIO PATRICIA SOUSA FRANCISCA

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Conceitos de Rede Sem Fio A comunicação sem fios é uma das tecnologias que mais tem crescido nos últimos anos. Atualmente, as LANs

Leia mais

Camada Física. Felipe S. Dantas da Silva

Camada Física. Felipe S. Dantas da Silva Camada Física Felipe S. Dantas da Silva felipe.dsilva@ifrn.edu.br Conteúdo Conceitos Padrões da camada Física Tipos de meio físico Meio físico de cobre Padrões de cabeamento Conectores e ferramentas Meio

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Conceitos de Rede Sem Fio A comunicação sem fios é uma das tecnologias que mais tem crescido nos últimos anos. Atualmente, as LANs

Leia mais

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com Redes Sem Fio Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br https://albertofelipeblog.wordpress.com Introdução Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a

Leia mais

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke. Informática Transferência de Arquivos e Dados Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS E DADOS Upload e Download Em tecnologia, os termos download e

Leia mais

INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt

INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt Santo André, março de 2016 Roteiro WMAN WiMAX Arquitetura Sistemas de Telefonia Celular Evolução dos Sistemas Celulares

Leia mais

Classificação das redes sem fio

Classificação das redes sem fio Classificação das redes sem fio Introdução As redes são classificadas de acordo com sua abrangência geográfica, isto é, pela distância em que podem operar. As redes cabeadas já possuem essa classificação

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

Redes sem Fio WPANs (IEEE ) Wireless Personal Area Networks. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio WPANs (IEEE ) Wireless Personal Area Networks. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 WPANs (IEEE 802.15) Wireless Personal Area Networks Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Onde Estamos? Sistemas de comunicação wireless

Leia mais

Curso de Redes sem Fio e dispositivos Móveis

Curso de Redes sem Fio e dispositivos Móveis Curso de Redes sem Fio e dispositivos Móveis Redes Wireless Wire = fio Less=sem É o tipo de comunicação entre computadores feita sem a necessidade de fios ou cabos. Em 1896 Guglielmo Marconi, demostrou

Leia mais

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores Aula 5 Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede Estratégias de Processamento em Rede Tipos de Redes de computadores Sistemas de Telecomunicação

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg Bruno Lucena Raissa Monego Histórico O primeiro sistema de computadores que empregou as técnicas de radiodifusão em vez de cabos ponto a ponto foi

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

Objetivo: Destacar principais fundamentos das redes Wireless

Objetivo: Destacar principais fundamentos das redes Wireless Objetivo: Destacar principais fundamentos das redes Wireless Os sistemas Wireless - sem fio - foram conhecidos publicamente através do Rádio no entorno de 1900. Os sistemas móveis celulares completaram

Leia mais

Sistemas de Comunicações sem Fio. Redes sem Fio

Sistemas de Comunicações sem Fio. Redes sem Fio Sistemas de Comunicações sem Fio Redes sem Fio Histórico Comunicação entre computadores sem fio teve inicio no fim da década de 70 Laboratórios da IBM na Suíça: uso de infravermelho para não ter interferência

Leia mais

Computadores Digitais II

Computadores Digitais II Computadores Digitais II Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Departamento de Eletrônica e Telecomunicações Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de Computadores

Leia mais

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO Prof. Esp. Patricia Peixoto 2 Bimestre WIRELESS O termo wireless, significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: Rede sem fio Comunicação

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução às Redes de Computadores www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Com os computadores conectados através da Internet a informação é disseminada

Leia mais

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos)

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA.

Leia mais

Redes Wireless. Panorama atual das redes de acesso:

Redes Wireless. Panorama atual das redes de acesso: Redes Wireless Panorama atual das redes de acesso: Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior Faculdade de Talentos Humanos Curso Sistemas de Informação acjunior@facthus.edu.br Computação do passado: Computadores

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

Tecnologias e Componentes de Redes

Tecnologias e Componentes de Redes Tecnologias e Componentes de Redes Material de apoio Redes sem fio Cap.13 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica.

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Sistemas Autônomos, Roteamento e WiFi

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Sistemas Autônomos, Roteamento e WiFi Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Sistemas Autônomos, Roteamento e WiFi Exercício 1: Relacione - Protocolos de Roteamento Característica ( ) Protocolo de Estado de Enlace ( ) Protocolo

Leia mais

Redes de Alta Velocidade

Redes de Alta Velocidade Redes de Alta Velocidade Fundamentos de Redes sem Fio Vantagens: Mobilidade + Conectividade Dispositivos móveis PDAs, notebooks, telefones celulares Aplicações móveis Escritório portátil, serviços de emergência,

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Ementa REDES WIRELES. Bibliografia. Ementa. Critérios de avaliação. Plano de aula 31/07/2014. Tecnologias: infravermelho, rádio, laser.

Ementa REDES WIRELES. Bibliografia. Ementa. Critérios de avaliação. Plano de aula 31/07/2014. Tecnologias: infravermelho, rádio, laser. REDES WIRELES Ementa Tecnologias: infravermelho, rádio, laser. Topologias, protocolos. Prof. Marcel Santos Silva Padrões IEEE 802.11 (Wi-Fi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.15.4 (ZigBee), IEEE 802.11s (Mesh),

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 2 Internet Internet Hoje é raro vermos uma LAN, MAN ou WAN isoladas, elas geralmente estão conectadas entre si. A Internet é formada por mais de

Leia mais

TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Módulo II Fundamentos de Redes

TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Módulo II Fundamentos de Redes TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo II Fundamentos de Redes 2 FUNDAMENTOS DE REDES Parte - II TIPOS DE REDES Estudo dos tipos de redes de computadores FUNDAMENTOS DE REDES TIPOS DE REDES Nem sempre a vida do

Leia mais

Palestra sobre Wireless

Palestra sobre Wireless Palestra sobre Wireless LUIZ HENRIQUE COLETTO e-mail: henrique@cirp.usp.br Seção Técnica de Manutenção Apresentação Os avanços da comunicação nos últimos anos, possibilitaram o surgimento de várias tecnologias,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE REDES-

CLASSIFICAÇÃO DE REDES- CLASSIFICAÇÃO DE REDES- EXTENSÃO GEOGRÁFICA Prof. Me. Hélio Esperidião SEGUNDO A EXTENSÃO GEOGRÁFICA: PAN (Personal Area Network) WPAN SAN (Storage Area Network) LAN (Local Area Network) CAN(Campus Area

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Capítulo 1 Introdução

Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 Introdução 1.1. Acesso sem fio Existem diversos tipos de acesso sem fio [1], dependendo do tipo de aplicação implementada. Sistemas sem fios podem ser usados de forma a permitir mobilidade ao

Leia mais

Taxas de transferência de dados

Taxas de transferência de dados S e você já comprou um modem ou roteador e utiliza em sua residência conexão Wi-Fi, certamente já deve ter notado nas especificações do equipamento um protocolo numérico relativo ao tipo de Wi-Fi com a

Leia mais

DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS E ABRANGÊNCIAS DE REDES

DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS E ABRANGÊNCIAS DE REDES Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática RAFAEL DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS

Leia mais

Rede de computadores Rede sem fio. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Rede sem fio. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Rede sem fio Professor Carlos Muniz Rede sem fio O QUE É UMA REDE SEM FIO? Uma rede sem fio se refere a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos sejam eles telefônicos,

Leia mais

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal.

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal. Redes sem fio Capítulo 8 Aplicações das redes sem fio Redes sem fio (wireless) utilizam ondas de rádio, luz infravermelha ou a laser para transmitir dados pelo ar. É difícil dizer com certeza absoluta

Leia mais

Topologias e abrangência de redes de computadores

Topologias e abrangência de redes de computadores Topologias e abrangência de redes de computadores Aula 10 1º semestre Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os estudantes capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes

Leia mais

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 Redes Locais Wireless (WLANs) 802.11 Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Conteúdo Programático Sistemas de comunicação wireless Redes

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Qual o melhor canal wireless nos 5GHz para o meu router?

Qual o melhor canal wireless nos 5GHz para o meu router? Qual o melhor canal wireless nos 5GHz para o meu router? Date : 6 de Julho de 2017 Já reparou que o seu novo router permite que tenha uma rede wireless a operar na banda dos 2,4GHz e outra nos 5GHz? A

Leia mais

Claudivan C. Lopes

Claudivan C. Lopes Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Padrão IEEE 802.11 Camadas do padrão IEEE 802.11 Outras tecnologias sem fio IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 É o padrão mais usado para redes locais sem fio (também

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com O que é rede de computadores e para que Serve? Como surgiu? Como era antes das redes? Componentes de uma rede Tipos de rede O que é rede de computadores?

Leia mais

Redes de Computadores I REDES AD HOC. Seminário Novas Tecnologias em Redes. Katharine Schaeffer Fertig Kristhine Schaeffer Fertig

Redes de Computadores I REDES AD HOC. Seminário Novas Tecnologias em Redes. Katharine Schaeffer Fertig Kristhine Schaeffer Fertig Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes REDES AD HOC Katharine Schaeffer Fertig Kristhine Schaeffer Fertig Introdução Ad Hoc: como o conceito é possível? Equipamentos poderosos, maior

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 www.marcelomachado.com As redes de computadores se classificam conforme a forma de ligação entre as estações nas seguintes categorias: Linear ou Barramento Estrela Anel

Leia mais

REDES SEM FIO INTRODUÇÃO HISTÓRIA DAS REDES SEM FIO. unidade

REDES SEM FIO INTRODUÇÃO HISTÓRIA DAS REDES SEM FIO. unidade unidade M Tecnologias de Redes de Computadores REDES SEM FIO Olá! Nesta aula, você irá aprender os conceitos e as técnicas envolvidas na implementação das redes sem fio. Em disciplinas passadas já estudamos

Leia mais

Wi-Fi: LANs ou WLANs

Wi-Fi: LANs ou WLANs Wi-Fi: LANs ou WLANs Introdução O desenvolvimento de padrões (protocolos) é um método para garantir que todos os dispositivos se comuniquem entre si por uma mesma tecnologia. No caso das redes Wi-Fi, isso

Leia mais

NATHAN XAVIER BORGES RELATÓRIO TÉCNICO. MEIO FÍSICO SEM FIO PADRÃO IEEE (vantagens e desvantagens)

NATHAN XAVIER BORGES RELATÓRIO TÉCNICO. MEIO FÍSICO SEM FIO PADRÃO IEEE (vantagens e desvantagens) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática NATHAN XAVIER BORGES RELATÓRIO TÉCNICO

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Aulas 16 / 17 / 18 REDES DE COMPUTADORES Por: André 1 Aparecido da Silva Qual a maior rede de computadores do mundo? 2 2 OBJETIVO GERAL COMPARTILHAR RECURSOS: Conexão com a internet; Impressoras; Scanner;

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores J. F. de REZENDE COPPE/UFRJ rezende@land.ufrj.br http://www.land.ufrj.br Redes de Computadores: Definição conjunto de módulos processadores, capazes de trocar informações e compartilhar

Leia mais

Histórico e definição

Histórico e definição Histórico e definição Introdução Qualquer empresa que tenha uma infraestrutura de computadores utiliza a interconexão por meio de redes para compartilhamento e segurança das informações. Já pensou ter

Leia mais

Informática. Acesso à Distância a Computadores, Transferência de Informação e Arquivos. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Acesso à Distância a Computadores, Transferência de Informação e Arquivos. Professor Márcio Hunecke. Informática Acesso à Distância a Computadores, Transferência de Informação e Arquivos. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática ACESSO À DISTÂNCIA A COMPUTADORES, TRANSFERÊNCIA

Leia mais

Como usar o Apple Watch numa rede WiFi a 5GHz

Como usar o Apple Watch numa rede WiFi a 5GHz Como usar o Apple Watch numa rede WiFi a 5GHz Date : 6 de Setembro de 2016 O Apple Watch ainda é um dispositivo pouco explorado. Mesmo olhando para o equipamento, e tendo a noção de que é "limitado" face

Leia mais

Redes Domésticas. Adrian C. Ferreira 07/08/2017

Redes Domésticas. Adrian C. Ferreira 07/08/2017 Redes Domésticas Adrian C. Ferreira 07/08/2017 Roteiro Nossa Conexão (Brasil) O que é uma rede doméstica Redes Locais - LAN Home Area Network - HAN Tecnologias Ethernet e Wifi WiFi x Wired Contratação

Leia mais

Comunicação sem fios (somente em alguns modelos)

Comunicação sem fios (somente em alguns modelos) Comunicação sem fios (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA.

Leia mais

Bluetooth e IEEE Alunos: Elmano R. P. Filho Rossini A. M. Bezerra Sérgio França de Pinho

Bluetooth e IEEE Alunos: Elmano R. P. Filho Rossini A. M. Bezerra Sérgio França de Pinho Bluetooth e IEEE 802.15 Alunos: Elmano R. P. Filho Rossini A. M. Bezerra Sérgio França de Pinho Rio, 2 de Julho de 2003 Tópicos Abordados Tecnologias Sem-fio IEEE 802.15 e Bluetooth Funcionamento do Bluetooth

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE DESEMPENHO DA REDE SEM FIO ONT ZHONE 2426X

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE DESEMPENHO DA REDE SEM FIO ONT ZHONE 2426X MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE DESEMPENHO DA REDE SEM FIO ONT ZHONE 2426X Tópicos Considerações técnicas...2 Acessar a página de configuração da ONT...3 Configurações de rede sem fio...4 Apêndice I Sugestões...5

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Prof. Claudemir Santos Pinto

Fundamentos de Redes de Computadores. Prof. Claudemir Santos Pinto Fundamentos de Redes de Computadores MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO Prof. Claudemir Santos Pinto profdemir@yahoo.com.br Meios Físicos de Transmissão Com cabeamento: Cabo coaxial Cabo par trançado Fibra ótica

Leia mais

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática SANDI MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

Leia mais

Conceitos computacionais

Conceitos computacionais Conceitos computacionais Conceitos computacionais Informática Médica Prof. Jean D. H. M. Andreazza Fatec - Bauru Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações

Leia mais

Redes de Comunicação. Duarte Mendes Número 16, turma 10/ /2014

Redes de Comunicação. Duarte Mendes Número 16, turma 10/ /2014 Redes de Comunicação Duarte Mendes Número 16, turma 10/13 2013/2014 Introdução Neste trabalho vamos falar sobre o hardware específico para redes de computadores, ver os diferentes tipos de hardware e os

Leia mais

Aula 3 Redes de Interconexão

Aula 3 Redes de Interconexão Aula 3 Redes de Interconexão As redes de interconexão são de fundamental importância nas arquiteturas paralelas Não importa o tipo da arquitetura, todo computador paralelo necessita de uma rede de interconexão

Leia mais

Tecnologias Atuais de Redes

Tecnologias Atuais de Redes Tecnologias Atuais de Redes Aula 2 Redes Sem Fio Tecnologias Atuais de Redes - Redes Sem Fio 1 Conteúdo Conceitos e Terminologias Alcance Interferência Padrões Segurança Tecnologias Atuais de Redes - Redes

Leia mais

Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações. Prof. Patrícia Lucas

Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações. Prof. Patrícia Lucas Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações Prof. Patrícia Lucas Exemplos O serviço de combate a incêndio e resgate no Reino Unido adotou uma solução de comunicação unificada

Leia mais

Computadores Digitais 2. Prof. Rodrigo de Souza Couto

Computadores Digitais 2. Prof. Rodrigo de Souza Couto Computadores Digitais 2 Linguagens de Programação DEL-Poli/UFRJ Prof. Miguel Campista ATENÇÃO Esta apresentação foi retirada e adaptada dos seguintes trabalhos: Notas de aula do Prof. Miguel Campista da

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Acesso Remoto Meios de Comunicação de Dados Introdução A necessidade da troca de informações sigilosas de forma segura e com baixos custos tornou-se um

Leia mais

Comunicação sem fios (somente em alguns modelos) Manual do utilizador

Comunicação sem fios (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Comunicação sem fios (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. Bluetooth

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

Li-Fi Light Fidelity

Li-Fi Light Fidelity INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES CAMPUS SÃO JOSÉ Li-Fi Light Fidelity Membros da equipe: Gabriel Santos de Souza São José, Junho de 2018

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura II Rede Wireless

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura II Rede Wireless Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Infraestrutura II Rede Wireless Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Site da disciplina http://echaia.com Ementa: Estudo dos padrões para Redes

Leia mais

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes de computadores Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 23/02/2017 Introdução contextualização Como conectar dois equipamentos fisicamente

Leia mais

Comunicação sem fios (somente em alguns modelos)

Comunicação sem fios (somente em alguns modelos) Comunicação sem fios (somente em alguns modelos) Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos EUA.

Leia mais

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros Classificações Alberto Felipe Friderichs Barros Década de 1950 Surgimento dos primeiros computadores comerciais; Maneira com que estes computadores eram utilizados obrigava que os usuários submetessem

Leia mais

6. Redes sem fios. Redes de Computadores

6. Redes sem fios. Redes de Computadores 6. Redes sem fios Redes de Computadores Objetivos Estudar os desafios das redes sem fios, de forma a entender que o problema de comunicação é distinto das redes com fios Examinar com algum detalhe a camada

Leia mais

Introdução às Redes de Computadores. Prof. M.e Helber Wagner da Silva

Introdução às Redes de Computadores. Prof. M.e Helber Wagner da Silva Introdução às Redes de Computadores Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br 1 O que é uma rede? Rede de computadores é a interconexão de computadores e equipamentos que usa fios ou ondas

Leia mais

Configurar os ajustes wireless avançados no roteador RV340W

Configurar os ajustes wireless avançados no roteador RV340W Configurar os ajustes wireless avançados no roteador RV340W Objetivo As configurações de rádio são usadas para configurar a antena de rádio wireless e suas propriedades no roteador de modo que as comunicações

Leia mais

Tecnologias de Rede Equipamentos NIC Switch Hub Router WiFi Outros Classificação e Arquiteturas LAN WLAN

Tecnologias de Rede Equipamentos NIC Switch Hub Router WiFi Outros Classificação e Arquiteturas LAN WLAN Tecnologias de Rede Equipamentos NIC Switch Hub Router WiFi Outros Classificação e Arquiteturas LAN WLAN Professor Airton Ribeiro www.lanwan.com.br 2016-2 LAN Local Área Network Mais conhecida como REDE

Leia mais

A Internet no Park Way. Francisco Alves Molina Jorg Neves Bliesener Fabio Montoro

A Internet no Park Way. Francisco Alves Molina Jorg Neves Bliesener Fabio Montoro A Internet no Park Way Francisco Alves Molina Jorg Neves Bliesener Fabio Montoro Conteúdo 1. Demanda de Internet no Park Way 2. Conceitos tecnológicos 3. Ofertas recebidas Definições Velocidade ( Banda

Leia mais

Como a Internet funciona:

Como a Internet funciona: navegação Ana acessa news.com usando VPN. Ela entra na sua própria sua conta. Esse diagrama apresenta o que pode ser coletado ao longo do caminho considerando se ela conecta-se ao site usando http ou https

Leia mais

12/08/2014. Prof. Marcel Santos Silva. Redes Wireless 3. Redes Wireless 4. Redes Wireless 5. Redes Wireless 6

12/08/2014. Prof. Marcel Santos Silva. Redes Wireless 3. Redes Wireless 4. Redes Wireless 5. Redes Wireless 6 Prof. Marcel Santos Silva A distância de comunicação entre estações de rede sem fio está diretamente relacionada com a potência de transmissão, a sensibilidade do receptor e o caminho por onde a onda se

Leia mais

MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO É a conexão física entre os nós. Pode ser através de cabos ou por ondas de rádio, como no caso do wireless. Influencia diretamente no custo

Leia mais

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista Redes de Computadores Aula 03 Topologias Definição É a forma como os MP s e os caminhos físicos do meio físico (enlace) de comunicação estão organizados. Estrela Anel Híbrida/Mista 1 Barramento Todos os

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão Prof. Luiz Leão Conteúdo Desta Aula SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO CABEAMENTO DE COBRE ORGANIZAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO 1 2 3 4 5 CAMADA FÍSICA REDES SEM FIO PRÓXIMOS PASSOS Sistema de Comunicações Tarefa de Comunicações

Leia mais

Sem fios Manual do utilizador

Sem fios Manual do utilizador Sem fios Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. Bluetooth é uma marca comercial dos respectivos

Leia mais

PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG

PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG PROJETO DE RENOVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DA UEG OBJETIVO: Elaborar o projeto de aquisição e implementação de equipamentos de infraestrutura tecnológica,

Leia mais

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador. Roteador sem fio DIR-608 N150

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador.  Roteador sem fio DIR-608 N150 DIR-608 D-link Conteúdo de pacote Roteador sem fio DIR-608 N150 Adaptador de carregador Cabo Ethernet Manual Nota: Usando um adaptador de carregador com uma voltagem diferente do que aquele incluso no

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

ASSINE AGORA, A INTERNET DOS SEUS SONHOS. Manual do usuário

ASSINE AGORA, A INTERNET DOS SEUS SONHOS. Manual do usuário ASSINE AGORA, A INTERNET DOS SEUS SONHOS Manual do usuário Bem vindo a gb online Ficamos felizes por ter escolhido a gb online como seu provedor de internet. Queremos cumprimentá-lo, e agradecer pela preferência

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais