Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber"

Transcrição

1 Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M

2 Redes sem Fio Conteúdo Programático Sistemas de comunicação wireless Redes locais wireless Padrão a Padrão b Padrão g Padrão n Padrão Bluetooth Padrão WIMAX Sistemas de telefonia celular Sistema GSM Sistema GPRS Sistema WCDMA Telefonia celular 2,5G, 3G e 4G. Televisão Digital Estudos de caso em configuração de serviços Atividades em laboratórios

3 Características Conceitos Importantes O é um conjunto de padrões criados pelo IEEE para o uso em redes wireless; O padrão original, hoje chamado de ou legacy foi publicado em 1997 e previa taxas de transmissão de 1 e 2 Mbps, usando a faixa dos 2.4 GHz; Essa banda foi escolhida por ser uma banda não licenciada; Os padrões 802 tratam das camadas física e enlace.

4 Características Conceitos Importantes O IEEE divide a camada de enlace de dados do modelo de referência OSI nas subcamadas: Controle de acesso ao meio (MAC); Controle de enlace lógico (LLC). A subcamada MAC se comunica com a camada física (PHY) e com a subcamada LLC; A subcamada LLC se comunica com as camadas superiores.

5 Padrões Conceitos Importantes Projeto Desenvolver uma especificação para conectividade sem fio para estações fixas, portáteis e móveis dentro de uma área local b Publicado em outubro de 1999; Primeiro padrão wireless usado em grande escala; b atribui a faixa de freqüência de 2,4 GHz a 2,4835 GHz, para Brasil, China, Estados Unidos e Europa; A faixa de 2,471 GHz a 2,497 GHz é para o Japão.

6 Padrões b Permite obter uma taxa de transmissão (teórica) de 11 Mbps; Alcance de cerca de cinquenta metros em propagação indoor e até 200 metros para propagação outdoor; Estas distâncias podem ser aumentadas com o uso de antenas direcionais externas.

7 Padrões a Opera a 5 GHz; A taxa máxima é de 54 Mbps por canal; Alcance (médio) de cerca de trinta de metros (com essa taxa); Utiliza Multiplexação por Divisão de Frequências Ortogonais (OFDM); Opera em duas bandas de frequências. Banda Inferior opera de 5,15 GHz a 5,35 GHz utilizando 8 canais com 20 MHz de banda; Banda superior opera de 5,725 GHz a 5,825 GHz, operando com 5 canais de 20 MHz. Os equipamentos a não são compatíveis (por padrão) com os equipamentos b/g.

8 Padrões g Utiliza a mesma faixa de freqüência do b (2,4GHz), fazendo com que os dois padrões sejam compatíveis; A taxa máxima é de 54Mbps por canal, mas na prática é possível atingir taxas de transmissão reais em torno de 25Mbps; Opera nos mesmos canais de frequência que os da b; É compatível com o b, (exceto equipamentos antigos).

9 Padrões n O IEEE aprovou oficialmente a versão final do padrão para redes sem fio n em 2009; Vários produtos n foram lançados no mercado antes de o padrão IEEE n ser oficialmente lançado; Estes produtos foram projetados com base em um rascunho (draft) do padrão (podem apresentar incompatibilidade); Taxas de transferências disponíveis de 65 Mbps a 600 Mbps; Faixa de frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz.

10 Padrões n Método de transmissão MIMO-OFDM: MIMO permite que a placa utilize diversos fluxos de transmissão, com vários conjuntos transmissores, receptores e antenas; A transmissão ocorre de forma paralela = possibilidade de maior velocidade!!! Utilização de múltiplos APs (emissores) e receptores (com múltiplas antenas).

11 Localização de WLANs Quando instalamos, configuramos e iniciamos um cliente WLAN, o primeiro passo executado será verificar a existência de alguma WLAN dentro do seu alcance; Se houver, ele passará a descobrir também se haverá alguma possibilidade de associação com a WLAN em questão; Este processo é chamado de scanning, e ocorre antes de qualquer outro, uma vez que é modo como o cliente encontra a rede.

12 Scanning Passivo No scanning passivo são os APs que iniciam o processo, através do envio de beacons.

13 Scanning Passivo Os APs enviam beacons em broadcast na expectativa de atingir estações que desejam se conectar; As estações procuram por beacons em cada canal por um determinado período de tempo, tão logo a estação tenha sido inicializada; Os beacons são enviados pelo AP e as estações procuram nesses beacons se o SSID da rede que eles desejam entrar está listado; Se estiver, a estação então tenta entrar na rede através do AP que enviou o beacon.

14 Scanning Passivo Em configurações em que há vários APs, vários beacons serão enviados, a estação tenta entrar na rede através do AP que tiver o sinal mais forte; O processo de scanning continua mesmo depois da estação ter entrado na rede; Isso economiza tempo na reconexão a rede, caso a estação tenha perdido a conexão por algum motivo.

15 Scanning Passivo Esse processo só é possível, porque é através do uso de beacons que as estações mantém uma lista de APs disponíveis e catalogam informações sobre os APs, tais como: Canal; Nível de sinal; SSID; Informações complementares (pode variar entre equipamentos e WLANs).

16 Scanning Ativo Diferentemente do processo anterior, no scanning ativo, são as estações que iniciam o processo, tornando-se portanto parte ativa do mesmo.

17 Scanning Ativo Quando a estação está procurando por uma rede, ela envia um frame chamado probe request, contendo o SSID da rede que ela procura; O AP que tiver o SSID em questão, envia um probe response. Se a estação enviar a informação "qualquer rede", no probe request, todos os APs enviarão um probe response. Uma vez que o AP com o SSID específico tenha sido encontrado, a estação inicia os passos de autenticação e associação para entrar na rede através daquele AP.

18 Scanning Ativo A informação passada nos probes responses pelos APs é idêntica aos beacons, com exceção do TIM; O nível de sinal informado nos probes responses ajuda ao cliente determinar qual AP ela tentará se associar; Geralmente a estação escolhe o AP com o melhor nível de sinal e menor taxa de erro (BER); A BER é basicamente uma comparação de pacotes corrompidos em comparação a pacotes bons, tipicamente determinada pela relação sinal- ruído.

19 SSID O SSID é um valor único, alfa-numérico, sensível a maiúsculas e minúsculas; Tem comprimento que varia de 2 até 32 caracteres, que é usado em WLANs como um nome da rede; Esta medida tem basicamente duas finalidades: Segmentar as redes como uma maneira de segurança rudimentar; Facilitar a associação com a rede.

20 SSID O SSID é enviado em vários tipos de frames, tais como: Beacons; Pedidos e respostas de probe. Um cliente deve estar configurado com o SSID correto para conseguir se associar a uma determinada rede; O mesmo deve ser feito no AP; Caso clientes estejam participando de várias redes, todos os referidos SSID devem estar configurados no cliente.

21 Beacons São frames curtos enviados pelos APs a uma estação ou de uma estação a outra; Têm o propósito de sincronizar e controlar a comunicação em uma WLAN; Entre as funções de um beacon, pode-se destacar: Sincronização do tempo; Informação de SSID; Mapa de indicação de tráfego (TIM); Taxas suportadas.

22 Beacons Sincronização do tempo: Quando um cliente recebe o beacon, ele muda seu clock de modo a refletir o clock do AP; Uma vez feita a mudança, os clocks estão sincronizados; Sincronização de clocks em unidades de comunicação, garante que funções dependentes do tempo serão executadas sem erros; Exemplo: Saltos da freqüência em sistemas FHSS.

23 Beacons Mapa de indicação de tráfego (TIM) O TIM nada mais é que uma indicação de quais estações tem pacotes a serem processados, que estão na fila do AP; Esta informação é passada em cada beacon para todas as estações associadas; Quando estão no estado de sleeping, as estações ouvem os beacons e checam o TIM para ver se elas estão presentes na lista; Caso não estejam voltam ao estado de sleeping.

24 Controle de Colisão Como a freqüência de rádio é um meio compartilhado, WLANs tem que lidar com a possibilidade de colisões da mesma forma que as LANs fazem; Não há meios de uma estação WLAN que esteja transmitindo reconheça que está ocorrendo uma colisão; WLANs utilizam um protocolo conhecido como CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access / Colision Avoidance); WLANs atuam evitando que as colisões ocorram diferentemente do CSMA/CD das redes LAN.

25 Controle de Colisão O CSMA/CA utiliza sinais de reconhecimento conhecidos como ACK; Quando uma estação transmite um pacote para uma outra estação, a estação receptora envia um ACK, tão logo receba este pacote; Assim, a estação transmissora sabe que o pacote foi recebido; Se a estação transmissora não receber o ACK do destino, ela conclui que houve uma colisão e retransmite o pacote; Esse mecanismo juntamente com outros mecanismos utilizados para evitar colisões, causa um overhead.

26 Ajuste de Velocidade = DRS (Dynamic Rate Switching) WLANs utilizam o ajuste automático de velocidade em função do aumento da distância entre o cliente e o ponto de acesso; Esse ajuste é feito em "pulos discretos"; Na medida em que o cliente se distancia do ponto de acesso e portanto a distância aumenta, a velocidade cai proporcionalmente; Por exemplo, o padrão , especifica as velocidades de 1, 2, 5.5 e 11Mbps para uma rede b; Quando a amplitude do sinal diminui, a unidade de transmissão sofrerá uma redução na sua taxa nominal para o valor imediatamente mais baixo dentro dessa escala de valores.

27 Redes sem Fio Conteúdo Programático Sistemas de comunicação wireless Redes locais wireless Padrão a Padrão b Padrão g Padrão n Padrão Bluetooth Padrão WIMAX Sistemas de telefonia celular Sistema GSM Sistema GPRS Sistema WCDMA Telefonia celular 2,5G, 3G e 4G. Televisão Digital Estudos de caso em configuração de serviços Atividades em laboratórios

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio Redes Locais Wireless (WLANs) Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 Redes Locais Wireless (WLANs) 802.11 Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Conteúdo Programático Sistemas de comunicação wireless Redes

Leia mais

Redes sem Fio WPANs (IEEE ) Wireless Personal Area Networks. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio WPANs (IEEE ) Wireless Personal Area Networks. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 WPANs (IEEE 802.15) Wireless Personal Area Networks Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Onde Estamos? Sistemas de comunicação wireless

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Conceitos de Rede Sem Fio A comunicação sem fios é uma das tecnologias que mais tem crescido nos últimos anos. Atualmente, as LANs

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Conceitos de Rede Sem Fio A comunicação sem fios é uma das tecnologias que mais tem crescido nos últimos anos. Atualmente, as LANs

Leia mais

Capítulo 6 Redes sem fio e redes móveis. Redes sem fio e móveis 6-1

Capítulo 6 Redes sem fio e redes móveis. Redes sem fio e móveis 6-1 Capítulo 6 Redes sem fio e redes móveis Redes sem fio e móveis 6-1 Cap. 6: Redes sem fio e redes móveis Informações gerais: No. de telefones celulares (móveis) excede atualmente o número de assinantes

Leia mais

Módulo 6 Redes sem fios

Módulo 6 Redes sem fios Redes sem fios Redes de Computadores - LTIC António Casimiro 2º Semestre 2014/15 Adaptado a partir de: Computer Networking: A Top Down Approach, 6 th edition. Jim Kurose, Keith Ross, Addison Wesley, 2012.

Leia mais

Claudivan C. Lopes

Claudivan C. Lopes Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Padrão IEEE 802.11 Camadas do padrão IEEE 802.11 Outras tecnologias sem fio IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 É o padrão mais usado para redes locais sem fio (também

Leia mais

Capítulo 6 Redes sem fio e redes móveis

Capítulo 6 Redes sem fio e redes móveis Capítulo 6 Redes sem fio e redes móveis Nota sobre o uso destes slides ppt: Estamos disponibilizando estes slides gratuitamente a todos (professores, alunos, leitores). Eles estão em formato do PowerPoint

Leia mais

6. Redes sem fios. Redes de Computadores

6. Redes sem fios. Redes de Computadores 6. Redes sem fios Redes de Computadores Objetivos Estudar os desafios das redes sem fios, de forma a entender que o problema de comunicação é distinto das redes com fios Examinar com algum detalhe a camada

Leia mais

IEEE a, b, g, n

IEEE a, b, g, n IEEE 802.11 a, b, g, n Redes de Computadores I Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Barreto Felipe Martins Athayde Alves Thiago de Lima Vasconcelos Sumário 1. IEEE 802.11 2. Perguntas 1.1 IEEE 802.11 a

Leia mais

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs A subcamada de controle de acesso ao meio LANs sem fios Pontes entre LANs LANs sem fios Tipo de rede que mais se populariza Pode operar de duas formas: com ponto de acesso e sem ponto de acesso Descrita

Leia mais

Redes Móveis. Redes sem fio e redes móveis Introdução. Prof. Jó Ueyama Agosto/2010 SSC

Redes Móveis. Redes sem fio e redes móveis Introdução. Prof. Jó Ueyama Agosto/2010 SSC Redes Móveis Redes sem fio e redes móveis Introdução Prof. Jó Ueyama Agosto/2010 SSC0548 2010 1 Baseado no Capítulo 6 do 6.1 Introdução Redes Sem fio 6.2 Enlaces sem fio, características 6.3 IEEE 802.11

Leia mais

AULA 7 - IEEE Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 7 - IEEE Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 7 - IEEE 802.11 Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da aula anterior Camada enlace Protocolos de controle de acesso ao meio Divisão de canal Acesso aleatório CSMA Revezamento Padrões para redes sem

Leia mais

PTC Aula Introdução 3.2 Enlaces sem fio, características 3.3 WiFi: LANs Sem fio (Kurose, p ) (Peterson, p.

PTC Aula Introdução 3.2 Enlaces sem fio, características 3.3 WiFi: LANs Sem fio (Kurose, p ) (Peterson, p. PTC 2550 - Aula 11 3.1 Introdução 3.2 Enlaces sem fio, características 3.3 WiFi: LANs Sem fio 802.11 (Kurose, p. 362-389) (Peterson, p. 79-91) 03/05/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F

Leia mais

802.11. Diversos fatores podem impactar na comunicação, tanto cabeado como sem fio, porém os riscos são maiores na sem fio.

802.11. Diversos fatores podem impactar na comunicação, tanto cabeado como sem fio, porém os riscos são maiores na sem fio. Redes Sem Fio O camada envolvida na troca de uma rede cabeada (wired) por uma rede sem fio (wireless) é a camada de enlace. As camadas superiores, (IP e TCP ) não se alteram no caso de LAN ou WLAN. Diversos

Leia mais

SSC Redes Móveis

SSC Redes Móveis - Redes Móveis Introdução Redes sem fio e redes móveis Prof. Jó Ueyama Agosto/2016 1 Capítulo 6 - Resumo 6.1 Introdução Redes Sem fio 6.2 Enlaces sem fio, características 6.3 IEEE 802.11 LANs sem fio (

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Sistemas Autônomos, Roteamento e WiFi

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Sistemas Autônomos, Roteamento e WiFi Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Sistemas Autônomos, Roteamento e WiFi Exercício 1: Relacione - Protocolos de Roteamento Característica ( ) Protocolo de Estado de Enlace ( ) Protocolo

Leia mais

Tecnologias e Componentes de Redes

Tecnologias e Componentes de Redes Tecnologias e Componentes de Redes Material de apoio Redes sem fio Cap.13 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica.

Leia mais

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos A camada de Enlace Serviços e Protocolos Camada de Enlace Segunda camada do modelo OSI Primeira Camada do Modelo TCP/IP Modelo OSI Modelo TCP/IP Aplicação Apresentação Aplicação Sessão Transporte Rede

Leia mais

Configurar configurações de rádio avançadas em WAP361

Configurar configurações de rádio avançadas em WAP361 Configurar configurações de rádio avançadas em WAP361 Objetivo As configurações de rádio são usadas para configurar a antena de rádio sem fio e suas propriedades no ponto de acesso Wireless (WAP) de modo

Leia mais

Configurar configurações de rádio sem fio no Access point WAP551 ou WAP561

Configurar configurações de rádio sem fio no Access point WAP551 ou WAP561 Configurar configurações de rádio sem fio no Access point WAP551 ou WAP561 Objetivo O rádio é o componente físico do ponto de acesso Wireless (WAP) que cria uma rede Wireless. As configurações de rádio

Leia mais

Wi-Fi: LANs ou WLANs

Wi-Fi: LANs ou WLANs Wi-Fi: LANs ou WLANs Introdução O desenvolvimento de padrões (protocolos) é um método para garantir que todos os dispositivos se comuniquem entre si por uma mesma tecnologia. No caso das redes Wi-Fi, isso

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação INF-108 Segurança da Informação Segurança em Redes Sem Fio Prof. João Henrique Kleinschmidt Redes sem fio modo de infraestrutura estação-base conecta hospedeiros móveis à rede com fio infraestrutura de

Leia mais

Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes. Personal Area Networks)

Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes. Personal Area Networks) Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.2 Camada Física Tecnologias Alternativas de Meios Físicos * WPANs (Wireless( Personal Area Networks) Curso Técnico Integrado

Leia mais

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg Bruno Lucena Raissa Monego Histórico O primeiro sistema de computadores que empregou as técnicas de radiodifusão em vez de cabos ponto a ponto foi

Leia mais

DCC130 Computação Móvel, Ubíqua e Pervasiva Redes Móveis: Padrões Eduardo Barrére DCC / UFJF

DCC130 Computação Móvel, Ubíqua e Pervasiva Redes Móveis: Padrões Eduardo Barrére DCC / UFJF DCC130 Computação Móvel, Ubíqua e Pervasiva ----- Redes Móveis: Padrões ----- Eduardo Barrére DCC / UFJF IEEE Redes sem Fio no IEEE O IEEE 802 possui três grupos de trabalhos (Working Groups ou WGs) dedicados

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Controle de acesso ao meio (Medium Access Control - MAC) Aula 09 Enlaces podem ser divididos em duas grandes categorias: Enlace

Leia mais

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO O termo wireless significa sem fio. Toda tecnologia de transmissão de dados que tem como característica a ausência de fios e cabos na transmissão

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Aula 13 Segurança de Redes Sem Fio Prof. Ricardo M. Marcacini ricardo.marcacini@ufms.br Curso: Sistemas de Informação 1º Semestre / 2015 http://moodle.lives.net.br/ Elementos de uma

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

Palestra sobre Wireless

Palestra sobre Wireless Palestra sobre Wireless LUIZ HENRIQUE COLETTO e-mail: henrique@cirp.usp.br Seção Técnica de Manutenção Apresentação Os avanços da comunicação nos últimos anos, possibilitaram o surgimento de várias tecnologias,

Leia mais

Redes sem Fio Sistemas de Telefonia Celular Características. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio Sistemas de Telefonia Celular Características. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 Sistemas de Telefonia Celular Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Onde Estamos? Sistemas de comunicação wireless Redes locais wireless

Leia mais

Redes Locais sem Fio. O Padrão IEEE

Redes Locais sem Fio. O Padrão IEEE Redes Locais sem Fio (Wireless LANs) O Padrão IEEE 802.11 Um pouco de História 1985 a FCC (Federal Communications Commission) impulsionou o desenvolvimento comercial de componentes wireless LAN, autorizando

Leia mais

Configurações de rádio wireless avançadas nos Access point WAP121 e WAP321

Configurações de rádio wireless avançadas nos Access point WAP121 e WAP321 Configurações de rádio wireless avançadas nos Access point WAP121 e WAP321 Objetivo As configurações de rádio controlam diretamente o comportamento do rádio em um ponto de acesso Wireless (WAP) e em sua

Leia mais

PTC Aula 12. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 05/05/ LANs sem fio IEEE ( Wi-Fi )

PTC Aula 12. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 05/05/ LANs sem fio IEEE ( Wi-Fi ) PTC 2550 - Aula 12 3.3 LANs sem fio IEEE 802.11 ( Wi-Fi ) (Kurose, p. 389-404) (Peterson, p. 79-91) 05/05/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross, All Rights Reserved Capítulo

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Controle de acesso ao meio (Medium Access Control - MAC) Aula 09 Enlaces podem ser divididos em duas grandes categorias: Ponto

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. VLANs, Switching e Padrões IEEE 802

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. VLANs, Switching e Padrões IEEE 802 Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour VLANs, Switching e Padrões IEEE 802 Cenário 1: Considere a seguinte configuração de rede estruturada em VLANs 220.0.0.2/24 C VLAN 2 B VLAN 1 A

Leia mais

CCNA 1 Meios de Comunicação. Kraemer

CCNA 1 Meios de Comunicação. Kraemer CCNA 1 Meios de Comunicação Meios de comunicação Meios de cobres Meios ópticos Meios sem fio Meios de cobre Meios de cobre fecham circuitos para que a corrente elétrica flua de um lado ao outro Meios de

Leia mais

INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt

INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt INF-111 Redes Sem Fio Aula 06 Tecnologias para WMAN Prof. João Henrique Kleinschmidt Santo André, março de 2016 Roteiro WMAN WiMAX Arquitetura Sistemas de Telefonia Celular Evolução dos Sistemas Celulares

Leia mais

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação A comunicação é um processo de transferência e processamento de informações entre dois pontos por meio

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN-WAN WAN-WAN Repetidores Equipamentos que amplificam

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 15 802.11 Parte II Prof. Diego Pereira

Leia mais

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos Há três formas de se calcular o frame check sum: cyclic redundancy check (CRC) - executa cálculos polinomiais sobre os dados paridade bidimensional - adiciona um 8 th oitavo bit que faz uma seqüência de

Leia mais

Ethernet. IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são:

Ethernet. IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são: Ethernet IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são: 802.3 (Ethernet) 802.11 (LAN sem fio) 802.15 (Bluetooth) 802.16 (MAN sem fio) Ethernet Os tipos

Leia mais

Uma Introdução à Tecnologia Bluetooth

Uma Introdução à Tecnologia Bluetooth Uma Introdução à Tecnologia Bluetooth Caso de Uso 1: Headset genérico Caso de Uso 2: Conexão de periféricos Objetivos do Bluetooth Originalmente: substituto para cabeamento entre dispositivos Solução wireless

Leia mais

Configuração de configurações de rádio da tecnologia Wireless básica no WAP121 e nos Access point WAP321

Configuração de configurações de rádio da tecnologia Wireless básica no WAP121 e nos Access point WAP321 Configuração de configurações de rádio da tecnologia Wireless básica no WAP121 e nos Access point WAP321 Objetivo As configurações de rádio são usadas para configurar a antena de rádio sem fio e suas propriedades

Leia mais

Guilherme Ramires. Anderson Marin Matozinhos.

Guilherme Ramires. Anderson Marin Matozinhos. Anderson Marin Matozinhos MTCNA, MTCWE, MTCRE, MTCTCE, MTCINE Mikrotik Official Consultant anderson@icorporation.com.br Guilherme Ramires MTCNA, MTCWE, MTCRE, MTCTCE, MTCINE, MTCUME Mikrotik Official Consultant

Leia mais

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática SANDI MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

Leia mais

Capítulo 6 Redes sem fio

Capítulo 6 Redes sem fio Capítulo 6 Redes sem fio Todo o material copyright 1996-2009 J. F Kurose e K. W. Ross, Todos os direitos reservados slide 1 2010 2010 Pearson Prentice Hall. Hall. Todos Todos os os direitos direitos reservados.

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2013 1 slide 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 slide 2 Tecnologias

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

Tópicos Avançados em Redes de Computadores 2. WLANs Prof. Paulo Gonçalves CIn/UFPE

Tópicos Avançados em Redes de Computadores 2. WLANs Prof. Paulo Gonçalves   CIn/UFPE Tópicos Avançados em Redes de Computadores 2 WLANs Prof. Paulo Gonçalves pasg@cin.ufpe.br www.cin.ufpe.br/~pasg CIn/UFPE O que é uma LAN? E uma WLAN? LAN: Local Area Network Rede Local Rede de dados que

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 Goiânia - Goiás Estácio ADS Prof: Daniel Gomes de Oliveira dangogyn@gmail.com http://lattes.cnpq.br/1821285839509395 Questão 1 Preparação para a AV2 A camada

Leia mais

TP308 Introdução às Redes de Telecomunicações

TP308 Introdução às Redes de Telecomunicações Unidade III Múltiplo Acesso TP308 Introdução às Redes de Telecomunicações 136 Tópicos Introdução Protocolos de Múltiplo Acesso FDMA TDMA Aloha Slotted Aloha CSMA CSMA-CD CSMA-CA Polling Comparação das

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com Redes Sem Fio Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br https://albertofelipeblog.wordpress.com Introdução Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a

Leia mais

AULA03 TRANSMISSÃO DE DADOS EM REDES WIRELESS

AULA03 TRANSMISSÃO DE DADOS EM REDES WIRELESS AULA03 TRANSMISSÃO DE DADOS EM REDES WIRELESS 1 DADOS E SINAIS CAP 3 PAG. 57-63 Uma das principais funções da camada física é transportar dados na forma de sinais eletromagnéticos por um meio de transmissão.

Leia mais

Correção da prova AV1 de Redes Sem-fio Prof. Dr. Eng. Fred Sauer

Correção da prova AV1 de Redes Sem-fio Prof. Dr. Eng. Fred Sauer Correção da prova AV1 de Redes Sem-fio 2018-2 Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com 1ª questão (1 ponto) São vantagens do uso de soluções sem-fio, EXCETO: a) Padronização

Leia mais

Redes Wireless. Carga Horária: 32 Horas.

Redes Wireless. Carga Horária: 32 Horas. Redes Wireless Objetivo: Em uma abordagem intuitiva, teórica, prática e ilustrativa o curso aborda os conceitos mais importantes dos sistemas wireless, o comportamento das ondas de radiofrequência, independente

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Enlace Parte III Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Enlace n Introdução ndetecção e Correção de Erros n Protocolos de Acesso Múltiplo n Endereçamento

Leia mais

ETHERNET PROF. CARLOS MESSANI

ETHERNET PROF. CARLOS MESSANI ETHERNET PROF. CARLOS MESSANI ETHERNET Ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Define cabeamento e sinais elétricos para a

Leia mais

Configurar as configurações de rádio avançadas no WAP125 e no WAP581

Configurar as configurações de rádio avançadas no WAP125 e no WAP581 Configurar as configurações de rádio avançadas no WAP125 e no WAP581 Objetivo As configurações de rádio são usadas para configurar a antena de rádio sem fio e suas propriedades no ponto de acesso Wireless

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Redes Locais Sem Fio (WiFi) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução À medida que os eletrônicos dispuseram de chipset WiFi embarcado para suporte à

Leia mais

Wi-Fi: LANs sem Fio

Wi-Fi: LANs sem Fio Wi-Fi: LANs sem Fio 802.11 Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/site/leonardobcampos 1/43 Sumário Introdução Características dos padrões 802.11 Arquitetura 802.11 Protocolo MAC 802.11

Leia mais

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Aplicações de LANs Para computadores pessoais Baixo custo Taxas de transmissão limitadas Para conexão de redes Interconexão de sistemas maiores (grandes servidores e dispositivos

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 14 Introdução aopadrão

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 14 Introdução aopadrão Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 14 Introdução aopadrão

Leia mais

Capítulo 1 Introdução

Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 Introdução 1.1. Acesso sem fio Existem diversos tipos de acesso sem fio [1], dependendo do tipo de aplicação implementada. Sistemas sem fios podem ser usados de forma a permitir mobilidade ao

Leia mais

Sistemas de Comunicações sem Fio. Redes sem Fio

Sistemas de Comunicações sem Fio. Redes sem Fio Sistemas de Comunicações sem Fio Redes sem Fio Histórico Comunicação entre computadores sem fio teve inicio no fim da década de 70 Laboratórios da IBM na Suíça: uso de infravermelho para não ter interferência

Leia mais

Tecnologias Atuais de Redes

Tecnologias Atuais de Redes GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS Tecnologias Atuais de Redes Redes Wireless Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Módulo II

Leia mais

Classificação das redes sem fio

Classificação das redes sem fio Classificação das redes sem fio Introdução As redes são classificadas de acordo com sua abrangência geográfica, isto é, pela distância em que podem operar. As redes cabeadas já possuem essa classificação

Leia mais

REDES ETHERNET. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Redes de Comunicação 10º Ano

REDES ETHERNET. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Redes de Comunicação 10º Ano REDES ETHERNET Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Redes de Comunicação 10º Ano Nome: Carina Sofia Ferreira Carvalho 2013/2014 ÍNDICE Introdução... 2 Arquitetura

Leia mais

AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02

AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02 AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02 UNICAST Um endereço MAC unicast (ponto-a-ponto) é o endereço exclusivo utilizado quando um quadro é enviado de um único dispositivo transmissor para um único dispositivo

Leia mais

Redes de Computadores. Tecnologias de Redes de Área Local

Redes de Computadores. Tecnologias de Redes de Área Local Redes de Computadores Tecnologias de Redes de Área Local Tecnologias de redes locais! Arquitecturas específicas para redes locais abrange os dois níveis inferiores do modelo OSI! Normalizadas: IEEE ISO

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um ponto exatamente ou aproximadamente

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada

Leia mais

Controle de Acesso ao Meio

Controle de Acesso ao Meio Controle de Acesso ao Meio Protocolos de Acesso Baseados em Contenção Aloha Slotted Aloha Carrier Sense Multiple Access (CSMA) MAB-510 11 Aloha Método de Acesso para uma rede de radiodifusão via satélite

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

A subcamada de controle de acesso ao meio

A subcamada de controle de acesso ao meio A subcamada de controle de acesso ao meio Introdução Iremos abordar redes de difusão e seus protocolos. A questão fundamental é determinar quem tem direito de usar o canal quando há uma disputa por ele

Leia mais

REDES ETHERNET. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Redes de Comunicação 10º Ano

REDES ETHERNET. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Redes de Comunicação 10º Ano REDES ETHERNET Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Redes de Comunicação 10º Ano Nome: Diogo Martins Rodrigues Ferreira 2013/2014 ÍNDICE Introdução...2 Arquitetura

Leia mais

Camada de banda base - segurança

Camada de banda base - segurança Camada de banda base - segurança Autenticação Privacidade Criptografia Gerenciamento de chaves Camada de banda base - privacidade Criptografia usada na carga útil dos dados Carga útil encriptada após a

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 1-1. A CAMADA DE ENLACE DE DADOS (Parte 1) Relembrando as aulas do semestre passado quando estudamos os modelos de referência, lembramos que a Camada de Enlace de Dados é a camada responsável pela

Leia mais

Redes Wireless. Panorama atual das redes de acesso:

Redes Wireless. Panorama atual das redes de acesso: Redes Wireless Panorama atual das redes de acesso: Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior Faculdade de Talentos Humanos Curso Sistemas de Informação acjunior@facthus.edu.br Computação do passado: Computadores

Leia mais

REDES SEM FIO. O Espectro Eletromagnético. O Espectro Eletromagnético. O Espectro Eletromagnético. O Espectro Eletromagnético

REDES SEM FIO. O Espectro Eletromagnético. O Espectro Eletromagnético. O Espectro Eletromagnético. O Espectro Eletromagnético REDES SEM FIO Sinalização em redes Sem Fio, espectro eletromagnético, frequências e canais Quando os elétrons se movem no espaço, eles criam ondas eletromagnéticas que se propagam através do espaço livre,

Leia mais

Aberto. Domínio público. Estabelecido por órgãos oficiais de normatização, padronização.

Aberto. Domínio público. Estabelecido por órgãos oficiais de normatização, padronização. Redes industriais Definição Estrutura de comunicação digital que permite a troca de informações entre diferentes componentes/equipamentos computadorizados, dedicada ao contexto e ambiente industrial. Padrões

Leia mais

Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede. Introdução às Redes de Computadores

Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede. Introdução às Redes de Computadores Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede Nível de enlace Enlace Físico Delimitação da informação Detecção de erros de transmissão Controle de acesso ao Meio Físico Endereçamento

Leia mais

AULA 6 - ENLACE SEM FIO. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 6 - ENLACE SEM FIO. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 6 - ENLACE SEM FIO Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da aula anterior Redes sem fio Categorias Infraestrutura Ad hoc Vantagens/desvantagens Camada Física Principais características Camada de Enlace

Leia mais

REDES INDUSTRIAIS SEMANA 5 A SUB CAMADA CAMADA DE CONTROLE DE ACESSO AO MEIO 2/10/2014 Redes Industriais - R. C. Betini 1 Técnicas de Acesso ao Meio.

REDES INDUSTRIAIS SEMANA 5 A SUB CAMADA CAMADA DE CONTROLE DE ACESSO AO MEIO 2/10/2014 Redes Industriais - R. C. Betini 1 Técnicas de Acesso ao Meio. REDES INDUSTRIAIS SEMANA 5 A SUB CAMADA CAMADA DE CONTROLE DE ACESSO AO MEIO 2/10/2014 Redes Industriais - R. C. Betini 1 Técnicas de Acesso ao Meio. As redes podem usar canais ponto a ponto ou canais

Leia mais

RCO2 WLAN: IEEE

RCO2 WLAN: IEEE RCO2 : IEEE 802.11 1 : Wireless Local Area Network Redes locais sem-fio Grande demanda por comunicação sem-fio: Elimina necessidade de cabeamento Provê o acesso à rede em qualquer localização Provê acesso

Leia mais

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - Fevereiro Página

Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - Fevereiro Página Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet 1 Introdução à Ethernet A maior parte do tráfego na Internet origina-se e termina com conexões Ethernet. A idéia original para Ethernet surgiu de problemas de

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO HARDWARE DE REDE PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO HARDWARE DE REDE PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ EQUIPAMENTOS PARA REDES Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos

Leia mais

Grade Setorial Dimensiontech DIM G

Grade Setorial Dimensiontech DIM G Grade Setorial Dimensiontech DIM-5800-22G INTRODUÇÃO No mês de setembro de 2010, testei as antenas Dimensiontech e fiquei satisfeito com o resultado alcançado. Como de costume, escolhi um enlace crítico

Leia mais

Redes TCP/IP sobre espectro espalhado

Redes TCP/IP sobre espectro espalhado Redes TCP/IP sobre espectro espalhado Ethy Henriques Brito Danton Nunes setembro de 2002 Quem somos Provedor de acesso à Internet para empresas (desde 1995). Primeira rede sem fio no Vale do Paraíba e

Leia mais

Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace. Prof. Rone Ilídio

Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace. Prof. Rone Ilídio Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace Prof. Rone Ilídio Tópicos 5.1 Camada de Enlace: introdução e serviços 5.1.1 Os serviços fornecidos pela Camada de Enlace 5.3 Protocolos de acessos múltiplos

Leia mais

Técnicas de acesso múltiplo Aloha. O Nível de Enlace nas Redes Locais. Aloha. Aloha. Aloha. Multiple. Sense. Access) CSMA (Carrier(

Técnicas de acesso múltiplo Aloha. O Nível de Enlace nas Redes Locais. Aloha. Aloha. Aloha. Multiple. Sense. Access) CSMA (Carrier( O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

Aula 3. Delay (Atraso); Jitter - Variação do atraso; LANs e MANs: Padrão IEEE 802; OSI x IEEE 802; Controle de Link Lógico (LLC); Padrão IEEE

Aula 3. Delay (Atraso); Jitter - Variação do atraso; LANs e MANs: Padrão IEEE 802; OSI x IEEE 802; Controle de Link Lógico (LLC); Padrão IEEE Aula 3 Delay (Atraso); Jitter - Variação do atraso; LANs e MANs: Padrão IEEE 802; OSI x IEEE 802; Controle de Link Lógico (LLC); Padrão IEEE 802.3. Delay - Atraso É o tempo que o pacote leva para atravessar

Leia mais

Controle de acesso ao meio

Controle de acesso ao meio Controle de acesso ao meio Protocolos de múltiplo acesso usados em canais de difusão Coordenação de transmissores e de receptores em um canal de difusão compartilhado Exemplos de canais de múltiplo acesso

Leia mais