Análise dos Meios de Comunicação em Redes de Computadores com foco no PLC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise dos Meios de Comunicação em Redes de Computadores com foco no PLC"

Transcrição

1 Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação [RInTE] CNPq ARC 2015 ISSN a 03 de junho de 2016 IFSP Câmpus Boituva - Capital Nacional do Paraquedismo Análise dos Meios de Comunicação em Redes de Computadores com foco no PLC Victoria Athanazio 1, Vitoria Caroline Coimbra 1, Bruno Nogueira Luz 2 1 Discentes do Curso Técnico em Redes de Computadores do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Boituva 2 Docente de Arquitetura de Redes de Computadores do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Boituva Av. Zélia de Lima Rosa, 100 Portal dos Pássaros Portal dos Pássaros CEP Boituva - SP athanazio.victoria.va@gmail.com, vitoriaccoimbra@gmail.com, bnogueira.luz@gmail.com Abstract. This article discusses some of the main forms of data transmission in computer networks, with a special focus on the power line communitation (PLC). They will present some considerations on wired networks, wireless networks (wireless) and the PLC itself, describing some of its advantages and disadvantages. The PLC is a form of communication that uses residential or commercial electrical network for information and communication in the network traffic. Resumo. Este artigo aborda algumas das principais formas de transmissão de dados em redes de computadores, com um enfoque especial ao power line communitation (PLC). Serão apresentadas algumas considerações sobre redes cabeadas, redes sem fio (wireless) e o próprio PLC, descrevendo algumas de suas vantagens e desvantagens. O PLC é uma forma de comunicação que utiliza a rede elétrica residencial ou comercial para tráfego de informações e comunicação na rede. 1. Introdução O power line communication (PLC) trata-se de uma rede de comunicação elétrica que podemos definir como: comunicação em redes de computadores através da tomada elétrica. Essa tecnologia foi criada com a intenção de simplificar ou possibilitar as conexões on lines. Ela foi criada por volta do século XX, porém só foi utilizado pela primeira vez em A rede PLC pode ser utilizada em apartamentos, prédios e casas, lugares públicos ou privados. Neste trabalho apresenta-se um pouco sobre redes PLC, abordando também sua arquitetura, como funcionam, suas limitações e uma comparação com as tecnologias de comunicação de dados de rede tradicionais que são utilizadas nos dias atuais, como Wi- Fi, cabeada par trançado e fibras. O trabalho está organizado da seguinte forma: a seção 2 apresenta algumas das principais arquiteturas de redes de computadores, a seção 3 faz uma introdução ao PLC, seguida da seção 4 com as considerações finais.

2 2. Arquiteturas de Comunicação em Redes de Computadores 2.1 Fibras Óticas Fibra ótica é forma de conexão através de cabos, e ela é formada por material dielétrico que também é conhecido por isolante que pode ser feito de sílica ou plástico. Sua estrutura cilíndrica é composta por núcleos (região central) e cascas (camada externa) que também é composta por material dielétrico (Costa, Cardoso, 2012). Existem dois tipos de perfis da fibra: a) O perfil Degrau possui uma retração maior que o das cascas. Isto que causa a variação permanente entra a casca e o núcleo. b) O perfil Gradual possui uma pequena variação de retração do núcleo da fibra em sentido a casca. A fibra ótica pode ser multimodo ou monomodo, na multimodo são diversas programações e se divide em degrau e gradual; a monomodo é aonde somente uma fibra é propaga e ela é somente degrau e tem comunicação de longa distancia e uma alta transmissão (Rodrigues, 2015). 2.2 Cabos Par Trançado Figura 1: Cabos de fibra ótica O cabo de par trançado tem uma alta flexibilidade e começou a ser utilizado pelo fato de seus meios físicos que possuem alta taxa de transmissão e velocidade considerável. Uma de suas desvantagens e o fato de poder ser tanto analógico como digital, causando sensibilidade aos ruídos, porém, podem ser amenizados com blindagens adequadas, como são os casos dos cabos Categoria 6 com blindagem. Dentro de um cabo de par trançado, existem 8 fios trançados em pares, e em cada trança deve ser respeitado o torcimento do par como forma de atender os níveis de diafonia e reduzir as interferências. Esse meio de transmissão tem o menor gasto por comprimentos e sua instalação é simples e de pouco custo. É um cabo perfeito para a topologia estrela pois faz os dados ultrapassarem as taxas mais elevadas a um custo razoavelmente baixo. Atualmente está sendo utilizada na ATM para proporcionar uma velocidade extremamente alta de 155 megabits/seg.

3 Figura 2: Cabo de par trançado e tabela de dados do cabo (parte interna). 2.3 Redes sem fio A rede sem fio pode ser chamada de rede wireless, que é a conexão entre onde eletromagnéticas um de seus exemplos e a transmissão via rádio e televisão. A rede wireless tem como suas vantagens a flexibilidade, pois seu sinal alcança lugares que fios não podem chegar, tem a facilidade de instalações, baixo custo em questão de manutenções. Como todas as conexões, essa também tem suas desvantagens como o custo, pelo fato de seus aparelhos terem um preço mais alto do que uma simples conexão de par trançado, e também devido às interferências do sinal com ondas de rádio entre outras, e o limite de transmissão que não permite uma boa qualidade do sinal a grandes distâncias (Espiridão, 2016). 3. Power Line Comunications Figura 3 Padrões da IEEE mais utilizados A power line communication trata-se de uma rede de comunicação elétrica que podemos chama-la de rede na tomada. Essa tecnologia foi criada com a intenção de simplificar ou possibilitar as conexões on lines. A rede de energia de transporte já era conhecida desde a década de 1920, porém só foi em 1991 que ocorreu a hipótese de seu uso para a rede de transmissão de dados. Entre 1995 e 1997 foi comprovado que com certos ajustes seria possível solucionar seus problemas de interferências e ruídos constatando que era uma rede acessível (Filippetti, 2009). Na atualidade existem dois tipos de PLC: interior (indoor) e exterior (outdoor), o interior são as redes que se conectam através de redes de elétricas de apartamentos ou prédios. Exterior é rede que se conecta com redes elétricas de lugares públicos. Ainda nos dias atual usuários se conectam através de cabos, em qualquer lugar é possível ver fios elétricos conectados aos dispositivos e postes. Até hoje não foi encontrado uma forma de usar aparelhos wireless que tenham um andamento excelente,

4 sem falhas, fato que pode ser devido a quantidade de interferências que essas redes elétricas podem gerar. Com o intuito de aprimorar o atributo e não possuir mais o uso de cabos e que foi elaborado o PLC (Power Line Communication). Através do uso de um adaptador ligado a tomada, promete-se transformar toda a rede elétrica em diversos pontos de acessos. A conexão PLC utiliza somente cerca de 1 a 30 MHz, com isso não tem o risco de ocorrer interferências entre as redes. Essas conexões não tem o perigo de quedas de sinal e tem alta velocidade. 3.1 Como utilizar a tecnologia e suas desvantagens Para realizar a instalação da PLC é necessário apenas um adaptador chamado de Powerline adapter. Para ligar basta conectá-lo na tomada e o modem se conecta a ele e ao roteador, ao realizar isso todas suas tomadas se tornam acesso à rede. Figura 4 Modelo de Conexão PLC A ligação entre qualquer ponto de acesso pode causar interferências, ou seja, tudo que possui radiofrequência (televisões, interfones) pode passar ou causar interferências. A rede PLC é executada de forma half-duplex (onde todos compartilham o mesmo meio) ao acontecer isso pode haver queda de velocidade dependendo da quantidade de pessoas utilizando-a em um mesmo momento. Caso ocorra partição não ocorrerão problemas, pois a rede se tornara criptografada (Machado, 2013). A rede PLC é prejudicada através de filtros de linhas, estabilizadores e no-breaks, ou seja, somente uma tomada pode usar o adaptador e os pontos só podem ser usados um por vez. 4. Considerações Finais Muito se estuda e pesquisa sobre comunicações em redes de computadores. A demanda por velocidade ultrapassa as décadas e a cada dia, o tráfego nas redes tende a ser maior e com uma velocidade superior. Logicamente, as tecnologias que eram utilizadas para comunicação em redes de computadores antes do surgimento da Internet tinham uma demanda bem inferior as atuais. O tráfego gerado atualmente com a conexão mundial de computadores é infinitamente superior às da época antes do advento e disseminação da Internet. Esse estudo inicial, faz parte de um projeto de iniciação científica com alunos do Curso Técnico Integrado em Redes de Computadores, e prevê um estudo detalhado dessas conexões, com enfoque em suas limitações, incluindo a recém e não tão difundida comunicação através da rede elétrica (PLC).

5 Pretende-se testar suas limitações em relação a distâncias físicas, interferências com outros equipamentos de pequeno, médio e grande porte, identificando potências soluções para a implementação e adoção efetiva do uso dessa rede nas residências e instituições. Referências COSTA, A. C., CARDOSO, T. V. Nota Experimental 11: Fibras Óticas Laboratório Óptica UNICAMP. Disponível em: < Acesso em 02 maio de FILIPPETTI, M.. Entenda melhor o PLC Power Line Communications Disponível em: < Acesso em: 26 abr MACHADO, M. R. V. POWER LINE COMMUNICATION: A rede na tomada Disponível em: < TRABALHO-PLC.pdf>. Acesso em: 26 abr RODRIGUES, V. L. Curso de fibra ótica. Disponível em: < DE FIBRA ÓPTICA_2015.pdf>. Acesso em: 24 abr ESPERIDIÃO, H. Redes sem Fio. Disponível em: < Acesso em: 02 maio 2016.

POWER LINE COMMUNICATION: A rede na tomada

POWER LINE COMMUNICATION: A rede na tomada INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE CURSO REDES DE COMPUTADORES ELETRICIDADE APLICADA PROFESSOR: SÉRGIO MITTMANN DOS SANTOS POWER LINE COMMUNICATION:

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Prof. Claudemir Santos Pinto

Fundamentos de Redes de Computadores. Prof. Claudemir Santos Pinto Fundamentos de Redes de Computadores MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO Prof. Claudemir Santos Pinto profdemir@yahoo.com.br Meios Físicos de Transmissão Com cabeamento: Cabo coaxial Cabo par trançado Fibra ótica

Leia mais

Power Line Communication (PLC)

Power Line Communication (PLC) Power Line Communication (PLC) IFRS - Campus POA Eletricidade Aplicada Eduardo Bica, Jair Konrad, João Barbosa O que é Power Line Communication? 1. Power Line Communication ou ("comunicação via rede elétrica")

Leia mais

Mídias Físicas Utilizadas Cabo Coaxial e Par Trançado. Prof. Alexandre Beletti Ferreira. Cabo Coaxial

Mídias Físicas Utilizadas Cabo Coaxial e Par Trançado. Prof. Alexandre Beletti Ferreira. Cabo Coaxial Mídias Físicas Utilizadas Cabo Coaxial e Par Trançado Prof. Alexandre Beletti Ferreira COMPOSTO POR: Cabo Coaxial Fio de cobre rígido que forma o núcleo Envolto por um material isolante, O isolante, por

Leia mais

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista Redes de Computadores Aula 03 Topologias Definição É a forma como os MP s e os caminhos físicos do meio físico (enlace) de comunicação estão organizados. Estrela Anel Híbrida/Mista 1 Barramento Todos os

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 www.marcelomachado.com As redes de computadores se classificam conforme a forma de ligação entre as estações nas seguintes categorias: Linear ou Barramento Estrela Anel

Leia mais

Tipos de cabos. cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio *

Tipos de cabos. cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio * Cabeamento Tipos de cabos cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio * Wireless wi-fi Cabo Coaxial Instalação difícil terminador / problemas Custo elevado Cabos de Fibra Óptica

Leia mais

MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO É a conexão física entre os nós. Pode ser através de cabos ou por ondas de rádio, como no caso do wireless. Influencia diretamente no custo

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Morgana Brandão. Relatório Técnico. Cabos Coaxiais

Morgana Brandão. Relatório Técnico. Cabos Coaxiais Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática Morgana Brandão Relatório Técnico Cabos

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Camada Física. Felipe S. Dantas da Silva

Camada Física. Felipe S. Dantas da Silva Camada Física Felipe S. Dantas da Silva felipe.dsilva@ifrn.edu.br Conteúdo Conceitos Padrões da camada Física Tipos de meio físico Meio físico de cobre Padrões de cabeamento Conectores e ferramentas Meio

Leia mais

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO Prof. Esp. Patricia Peixoto 2 Bimestre WIRELESS O termo wireless, significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: Rede sem fio Comunicação

Leia mais

Meios de Transmissão de Dados

Meios de Transmissão de Dados MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Meios de Transmissão de Dados Aluna: Melissa Bonfim Alcantud Prof.: Alexandre Cassimiro

Leia mais

12/08/2014. Prof. Marcel Santos Silva. Redes Wireless 3. Redes Wireless 4. Redes Wireless 5. Redes Wireless 6

12/08/2014. Prof. Marcel Santos Silva. Redes Wireless 3. Redes Wireless 4. Redes Wireless 5. Redes Wireless 6 Prof. Marcel Santos Silva A distância de comunicação entre estações de rede sem fio está diretamente relacionada com a potência de transmissão, a sensibilidade do receptor e o caminho por onde a onda se

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão Prof. Luiz Leão Conteúdo Desta Aula SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO CABEAMENTO DE COBRE ORGANIZAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO 1 2 3 4 5 CAMADA FÍSICA REDES SEM FIO PRÓXIMOS PASSOS Sistema de Comunicações Tarefa de Comunicações

Leia mais

Introdução as Redes de Computadores

Introdução as Redes de Computadores Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

Meios físicos de transmissão

Meios físicos de transmissão Meios físicos de transmissão Conexão lógica tipo barramento Meios físicos utilizados pelo padrão Ethernet (semelhante ao padrão IEEE 802.3) IEEE (Institute of Electrical an Electronic Engineers) 10Base2

Leia mais

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO O termo wireless significa sem fio. Toda tecnologia de transmissão de dados que tem como característica a ausência de fios e cabos na transmissão

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com Meios de Comunicação Fibra Óptica Meios de Comunicação Fibra Óptica Consiste basicamente de material dielétrico, em geral sílica ou plástico, transparente flexível

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 7

Prof. Marcelo Cunha Parte 7 Prof. Marcelo Cunha Parte 7 www.marcelomachado.com Cabos Elétricos Coaxiais Pares trançados Ópticos Fibras ópticas Um dos primeiros tipos de cabo a ser utilizado em redes; Características: Núcleo de cobre

Leia mais

Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de Página

Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de Página Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet 1 Tipos de Ethernet Quatro características comuns em todos os tipos de Ethernet: parâmetros de temporização, o formato de quadros, o processo de transmissão e as regras

Leia mais

Meios de Transmissão 1

Meios de Transmissão 1 Meios de Transmissão Meios de Transmissão Transmissão de bits entre sistemas via terrestre cabos metálicos fibra ótica via aérea transmissão de superfície transmissão via satélite Meios de Transmissão

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Introdução as Redes de Computadores

Introdução as Redes de Computadores Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco https://garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br

Leia mais

Computadores Digitais 2. Prof. Rodrigo de Souza Couto

Computadores Digitais 2. Prof. Rodrigo de Souza Couto Computadores Digitais 2 Linguagens de Programação DEL-Poli/UFRJ Prof. Miguel Campista ATENÇÃO Esta apresentação foi retirada e adaptada dos seguintes trabalhos: Notas de aula do Prof. Miguel Campista da

Leia mais

Prof. Filipe Ornelas

Prof. Filipe Ornelas Prof. Filipe Ornelas ICCRLRI Hardware de Redes Por onde seguem os sinais nas redes? 3 Meios de Transmissão ICORLI 4 Cabulagem 0Cabos eléctricos 0 Coaxiais 0 Entrançados 5 Cabulagem - Cabo Coaxial 0 Até

Leia mais

Quick Installation Guide

Quick Installation Guide Quick Installation Guide Guia de Instalação Rápida PowerLine AV 500 Wireless Extender Kit (DHP-308AV & DHP-W310AV) Version 4.00 January 4, 2016 Wi-Fi Configuration Note Conteúdo da Embalagem DHP-W310AV

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I 1- Um dos componentes de um a Rede de Teleprocessamento que tem a função de compatibilizar o sinal digital de dados ao sinal analógico para uso da Rede Pública de Telefonia é: a) UNIDADE CONTROLADORA DE

Leia mais

Ementa REDES WIRELES. Bibliografia. Ementa. Critérios de avaliação. Plano de aula 31/07/2014. Tecnologias: infravermelho, rádio, laser.

Ementa REDES WIRELES. Bibliografia. Ementa. Critérios de avaliação. Plano de aula 31/07/2014. Tecnologias: infravermelho, rádio, laser. REDES WIRELES Ementa Tecnologias: infravermelho, rádio, laser. Topologias, protocolos. Prof. Marcel Santos Silva Padrões IEEE 802.11 (Wi-Fi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.15.4 (ZigBee), IEEE 802.11s (Mesh),

Leia mais

DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS E ABRANGÊNCIAS DE REDES

DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS E ABRANGÊNCIAS DE REDES Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática RAFAEL DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

Topologias de redes de computadores

Topologias de redes de computadores Topologias de redes de computadores Objetivos Apresentar as principais topologias de redes e suas classificações. Caracterizar as topologias e sua formação. Conhecer as topologias em sua essência. Apresentar

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO Aluna: Pamela Nascimento da Silva 2º Semestre ADS Presidente Epitácio

Leia mais

Parabéns, agora você é um cliente America Net.

Parabéns, agora você é um cliente America Net. Manual do Usuário Parabéns, agora você é um cliente America Net. Aqui você vai tirar todas as suas dúvidas para navegar com mais velocidade e estabilidade e falar à vontade. JÁ CONTRATEI O SERVIÇO, MAS

Leia mais

ADEQUAÇÕES NO CIRCUITO DE ACOPLAMENTO PLC PARA UTILIZAÇÃO EM SUBESTAÇÕS DE ENERGIA ELÉTRICA 1

ADEQUAÇÕES NO CIRCUITO DE ACOPLAMENTO PLC PARA UTILIZAÇÃO EM SUBESTAÇÕS DE ENERGIA ELÉTRICA 1 ADEQUAÇÕES NO CIRCUITO DE ACOPLAMENTO PLC PARA UTILIZAÇÃO EM SUBESTAÇÕS DE ENERGIA ELÉTRICA 1 Leonardo Sostmeyer Mai 2, Luís F. Sauthier 3, Caroline D. Commandeur 4, Maurício De Campos 5, Paulo S. Sausen

Leia mais

Rede PLC Power Line Conection

Rede PLC Power Line Conection Rede PLC Power Line Conection Por: Luiz Fernando Laguardia Campos 3º Módulo 2010 Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina Cora Coralina Rede PLC - Tópicos O que é Rede PLC; Onde surgiu;

Leia mais

Visão Geral de Meios de Transmissão

Visão Geral de Meios de Transmissão Visão Geral de Meios de Transmissão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/33 2/33 Meios de Transmissão Os meios de transmissão

Leia mais

Redes de Computadores Cabeamento Estruturado

Redes de Computadores Cabeamento Estruturado Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio Redes de Computadores Cabeamento Estruturado Aluna: Pamela Nascimento da Silva Professor: Alexandre Curso: ADS - 2º Semestre

Leia mais

PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1. Rafael Ruppenthal 2.

PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1. Rafael Ruppenthal 2. PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1 Rafael Ruppenthal 2. 1 Projeto de pesquisa realizado no curso de Engenharia Elétrica da Unijui 2 Aluno do curso de Engenharia Elétrica da Unijui Com o desenvolvimento

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 4 Tipos de cabo Ferramentas e componentes do cabeamento

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 4 Tipos de cabo Ferramentas e componentes do cabeamento APRENDIZAGEM INDUSTRIAL UNIDADE 4 Tipos de cabo Ferramentas e componentes do cabeamento Meios de transmissão Meios de TX guiados Cabo par trançado Isolante Cabos U/UTP e F/UTP Condutores Categorias dos

Leia mais

ESTUDO SOBRE COMUNICAÇÃO DE DADOS VIA REDE ELÉTRICA - PLC

ESTUDO SOBRE COMUNICAÇÃO DE DADOS VIA REDE ELÉTRICA - PLC ESTUDO SOBRE COMUNICAÇÃO DE DADOS VIA REDE ELÉTRICA - PLC Adriano Sonego* Lilian Jeannette Meyer Riveros** Fabiano de Oliveira Wonzoski*** Resumo Para propagar e socializar a informação, nos mais diversos

Leia mais

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg Bruno Lucena Raissa Monego Histórico O primeiro sistema de computadores que empregou as técnicas de radiodifusão em vez de cabos ponto a ponto foi

Leia mais

LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO CABO COAXIAL

LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO CABO COAXIAL Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

Leia mais

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes de computadores Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 23/02/2017 Introdução contextualização Como conectar dois equipamentos fisicamente

Leia mais

PLC. Power Line Communications. Renan Ribeiro de Vasconcelos

PLC. Power Line Communications. Renan Ribeiro de Vasconcelos PLC Power Line Communications Renan Ribeiro de Vasconcelos Sumário Histórico Padronização Tecnologia Topologias Equipamentos Vantagens x Desvantagens Aplicações Perspectivas Considerações Finais Histórico

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO Capítulo2 Topologias de redes de computadores 2.1 Considerações iniciais ; 2.2

Leia mais

Sumário: Par Trançado (UTP) 07/07/2016. Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética;

Sumário: Par Trançado (UTP) 07/07/2016. Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética; Sumário: Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética; Técnico em Informática 4º Integrado Redes de Computadores Fabricio Alessi Steinmacher Par Trançado

Leia mais

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com Redes Sem Fio Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br https://albertofelipeblog.wordpress.com Introdução Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a

Leia mais

Infraestrutura e Componentes de Redes de Dados. Dejair P. F. da Silva

Infraestrutura e Componentes de Redes de Dados. Dejair P. F. da Silva Infraestrutura e Componentes de Redes de Dados Dejair P. F. da Silva Setembro de 2017 Topologias e Simbologia de Redes de Dados Eu conheço isto? A B C D E F Topologias de Redes Barramento Anel Estrela

Leia mais

Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA QUESTÃO 01

Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA QUESTÃO 01 Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA 2013-1 QUESTÃO 01 A multiplexação é usada para transmissão de vários sinais em um único meio físico (canal). Descreva as três formas como se pode fazer

Leia mais

Dispositivos da rede sem fio

Dispositivos da rede sem fio Dispositivos da rede sem fio Introdução Tudo na área da informática envolve entender que os softwares operam de modo colaborativo com os hardwares. Uma infraestrutura de rede de computadores precisa de

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud Melissa Bonfim Alcantud Projeto de Cabeamento Estruturado para Imobiliária Presidente Epitácio SP Setembro/2015 Sumário 1. Introdução... 1 2. Objetivo... 1 3. Definições... 1 4. Materiais utilizados...

Leia mais

Questão 1 Questão 2 Questão 3 Questão 4

Questão 1 Questão 2 Questão 3 Questão 4 Questões Questão 1 As redes de comunicação são formadas por uma diversidade de equipamentos interligados, com diferentes arquiteturas e tecnologias. Nas redes de longa distância, os backbones são considerados:

Leia mais

NATHAN XAVIER BORGES RELATÓRIO TÉCNICO. MEIO FÍSICO SEM FIO PADRÃO IEEE (vantagens e desvantagens)

NATHAN XAVIER BORGES RELATÓRIO TÉCNICO. MEIO FÍSICO SEM FIO PADRÃO IEEE (vantagens e desvantagens) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática NATHAN XAVIER BORGES RELATÓRIO TÉCNICO

Leia mais

A camada Física. Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG. Referência: -Redes de Computadores. A. S. Tanenbaum. Campus/Elsevier, Capítulo 2

A camada Física. Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG. Referência: -Redes de Computadores. A. S. Tanenbaum. Campus/Elsevier, Capítulo 2 Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG A camada Física Referência: -Redes de Computadores. A. S. Tanenbaum. Campus/Elsevier, 2003 - Capítulo 2 Camada Física Camada mais baixa da hierarquia do modelo

Leia mais

CCNA 1 Teste de Cabos. Kraemer

CCNA 1 Teste de Cabos. Kraemer CCNA 1 Teste de Cabos Testes de Cabos Tipos de sinais Características dos meios de cobre Características dos meios ópticos Tipos de sinais Sinal Analógico (ondas senoidais) Variam continuamente O que é

Leia mais

Meios Físicos de Transmissão

Meios Físicos de Transmissão Meios Físicos de Transmissão Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução aos Meios Físicos de Transmissão Meios Físicos Guiados Conclusão 2 Introdução Nível

Leia mais

Introdução às redes de computadores

Introdução às redes de computadores capítulo 1 Introdução às redes de computadores Além de uma conexão entre dois ou mais dispositivos para o compartilhamento de recursos ou troca de informações, uma rede de computadores permite a interação

Leia mais

Tecnologias de Rede. Tecnologias ETHERNET PADRÃO Professor Airton Ribeiro 2017

Tecnologias de Rede. Tecnologias ETHERNET PADRÃO Professor Airton Ribeiro  2017 Tecnologias ETHERNET PADRÃO 802.3 Professor Airton Ribeiro www.lanwan.com.br 2017 Foi desenvolvido em 1972 nos laboratórios da Xerox pelo cientista Robert Metcalfe, utilizando-se de uma rede na qual as

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Aula 3 Sistemas de Rádio Frequência

Aula 3 Sistemas de Rádio Frequência Comunicação Sem Fio (Wireless) Aula 3 Sistemas de Rádio Frequência Prof. Fred Sauer email: fsauer@gmail.com http://www.fredsauer.com.br 1/21 Componentes do sistema de RF EIRP - Equivalent Isotropic Radiated

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO CONVERSORES DE SINAIS SERIAIS

CATÁLOGO TÉCNICO CONVERSORES DE SINAIS SERIAIS CATÁLOGO TÉCNICO CONVERSORES DE SINAIS SERIAIS 1 vendas@electron.com.br A ELECTRON A Electron Tecnologia Digital produz equipamentos de proteção, supervisão e controle do tipo IED (Intelligent Electronic

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Meios de comunicação Protocolos de rede AULA 03 Meios de comunicação COMUTAÇÃO CIRCUITOS Necessário

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA 1 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Curso: CST em Sistemas de Telecomunicações, Tecnologia Nome da disciplina: Comunicações Ópticas Código: TEL037 Carga horária: 67 horas Semestre previsto: 5º

Leia mais

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO

MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO MEIO DE TRANAMISSÃO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática SANDI MONTES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE OLIVEIRA LUCAS HENRIQUE LIMA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO ARDUINO E MÓDULO RF 433 MHz BRASÍLIA 2017 MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE

Leia mais

Histórico e definição

Histórico e definição Histórico e definição Introdução Qualquer empresa que tenha uma infraestrutura de computadores utiliza a interconexão por meio de redes para compartilhamento e segurança das informações. Já pensou ter

Leia mais

Topologias e abrangência de redes de computadores

Topologias e abrangência de redes de computadores Topologias e abrangência de redes de computadores Aula 10 1º semestre Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os estudantes capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes

Leia mais

PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE

PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO - SP PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE Aluno: João Jakybalis Neto Prof.: Alexandre Cassimiro Andreani Disciplina:

Leia mais

Par Trançado e Cabo Coaxial

Par Trançado e Cabo Coaxial UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 DOU de 11/12/89 Campus Torres Par Trançado e Cabo Coaxial Redes 1 Vitor

Leia mais

Escolha 12 questões para entregar sendo que deverá ser pelo menos três de cada prova. Entrega no dia da primeira avaliação da disciplina.

Escolha 12 questões para entregar sendo que deverá ser pelo menos três de cada prova. Entrega no dia da primeira avaliação da disciplina. Escolha 12 questões para entregar sendo que deverá ser pelo menos três de cada prova. Entrega no dia da primeira avaliação da disciplina. PROVA 2011-2 QUESTÃO 01 Um arquivo que ocupa 100 KB em disco rígido

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE

PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO - SP PROJETO DE CABEAMENTO DE REDE Aluno: João Jakybalis Neto Prof.: Alexandre Cassimiro Andreani Disciplina:

Leia mais

MACIEL FURTADO RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

MACIEL FURTADO RELATÓRIO FINAL DE PROJETO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática RAQUEL MACIEL FURTADO RELATÓRIO FINAL

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Rede O que é?? 1 O que é uma rede É a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Recursos Podem ser físicos ou

Leia mais

A CAMADA FÍSICA. Redes de Computadores. Prof. Gabriel F. C. Campos camposg.com.br

A CAMADA FÍSICA. Redes de Computadores. Prof. Gabriel F. C. Campos camposg.com.br A CAMADA FÍSICA Redes de Computadores Prof. Gabriel F. C. Campos gabriel.campos@ifpr.edu.br camposg.com.br REDES DE COMPUTADORES Roteiro do curso: Introdução às redes de computadores; Camada Física + Camada

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz inara.ortiz@ifms.edu.br Aula 1 Plano de Ensino Plano de Ensino Plano de Ensino Média Final: MF = M1 + M2 2 M1 = NA + N1 M2 = NA + N2 Onde: MF = Média

Leia mais

1 Fibra óptica e Sistemas de transmissão ópticos

1 Fibra óptica e Sistemas de transmissão ópticos 1 Fibra óptica e Sistemas de transmissão ópticos 1.1 Introdução Consiste de um guia de onda cilíndrico, conforme Figura 1, formado por núcleo de material dielétrico ( em geral vidro de alta pureza), e

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação 2 Prof. Luís Fernando GARCIA luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br Aula 5 Redes e Etc... 4 5 6 7 8 9 10 Redes de Computadores Uma Rede de computadores ou Network é a maneira de conectar

Leia mais

Bianca Puerta Rocha. Redes De Computadores. Internet Via Radio e Redes Móveis. Presidente Epitácio, SP 17/08/2015

Bianca Puerta Rocha. Redes De Computadores. Internet Via Radio e Redes Móveis. Presidente Epitácio, SP 17/08/2015 1 Bianca Puerta Rocha Redes De Computadores Internet Via Radio e Redes Móveis Presidente Epitácio, SP 17/08/2015 2 Sumário Introdução...3 Redes Móveis...4 Fatores que podem influenciar a velocidade da

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE GERENCIAMENTO DA REDE WIRELESS DA UNIVIÇOSA Fernando Herculano Cassimiro 1, Hermes Nunes Pereira Júnior 2.

IMPLEMENTAÇÃO DE GERENCIAMENTO DA REDE WIRELESS DA UNIVIÇOSA Fernando Herculano Cassimiro 1, Hermes Nunes Pereira Júnior 2. IMPLEMENTAÇÃO DE GERENCIAMENTO DA REDE WIRELESS DA UNIVIÇOSA Fernando Herculano Cassimiro 1, Hermes Nunes Pereira Júnior 2 Resumo: Com a difusão dos dispositivos móveis, tablets e smartphones, o acesso

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Acesso Remoto Meios de Comunicação de Dados Introdução A necessidade da troca de informações sigilosas de forma segura e com baixos custos tornou-se um

Leia mais

Tecnologias Atuais de Redes

Tecnologias Atuais de Redes GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS Tecnologias Atuais de Redes Redes Wireless Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Módulo II

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com TOPOLOGIA DE REDES Topologia de Redes A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores, através da qual há o tráfego de informações, e também

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

BCC361 Redes de Computadores ( ) - Prof.: Reinaldo Silva Fortes LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Introdução e Camada Física

BCC361 Redes de Computadores ( ) - Prof.: Reinaldo Silva Fortes LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Introdução e Camada Física BCC361 Redes de Computadores (2014-02) - Prof.: Reinaldo Silva Fortes LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Introdução e Camada Física Escolha 15 questões para entregar. Obrigatório que sejam 2 ou 3 de cada prova. PROVA

Leia mais

Open Systems Interconnection

Open Systems Interconnection Introdução 0 A tecnologia LAN FDDI (Fiber Distributed Data Interface) é uma tecnologia de acesso à rede em linhas de tipo fibra óptica. 0 Trata-se, com efeito, de um par de anéis (um é primário, o outro,

Leia mais

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores Aula 5 Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede Estratégias de Processamento em Rede Tipos de Redes de computadores Sistemas de Telecomunicação

Leia mais