ISRAEL E A QUESTÃO DA PALESTINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ISRAEL E A QUESTÃO DA PALESTINA"

Transcrição

1 ISRAEL E A QUESTÃO DA PALESTINA

2

3 Palestina (do original Filistina Terra dos Filisteus ) é o nome dado desde a Antigüidade à região do Oriente Próximo (impropriamente chamado de Oriente Médio ), Localizada ao sul do Líbano e a nordeste da Península do Sinai, entre o Mar Mediterrâneo e o vale do Rio Jordão. Há 70 anos tem sido alvo de violenta disputa entre árabes e judeus. A Palestina foi conquistada pelos hebreus ou israelitas (mais tarde também conhecidos como judeus) por volta de 1200 a.c.

4 Palestina antes da partilha de 1947, realizada pela ONU

5 Origem do Judaísmo Os relatos bíblicos são a principal fonte de informações para entender as origens dos judeus. Segundo a Bíblia, Abraão recebeu de Deus a missão de levar seu povo até Canaã, a Terra Prometida, região que passaria a ser conhecida como Palestina. Os judeus tradicionalistas preferem chamar de Sion.

6 A DIÁSPORA No ano de 135, o imperador romano expulsou os judeus da Palestina. O povo judeu então se espalhou por todo o mundo, num movimento conhecido como diáspora. Os judeus levaram seus costumes e tradições para todo o mundo. Mesmo adotando as línguas e os costumes dos países onde passaram a viver conseguiram preservar suas tradições e crenças, reunidas nos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados Torá.

7 ÁRABES Ocuparam a região durante sua expansão (entre os séc. VII e XV). Permaneceram na região durante o domínio do Império Otomano e do protetorado britânico. Também denominados de palestinos.

8 O Movimento Sionista Movimento que defendia a volta dos judeus a sua área original e o estabelecimento de um Estado judaico na Palestina. Em finais do século XIX, os imigrantes judeus provenientes da Europa começaram a adquirir terras na Palestina. O Reino Unido reconhecia como legítimo o movimento migratório de retorno à Terra Prometida, chegando a formalizar o direito do povo judeu estabelecer um lar nacional na palestina num documento conhecido como Declaração Balfour.

9 Os árabes que viviam na Palestina, quase todos muçulmanos sunitas, sentiam-se ameaçados pelo movimento sionista e pela política inglesa. Temiam ser submetidos e desapropriados pelos judeus. Após a 1ª Guerra Mundial a Palestina passou a ser controlada pelos britânicos e a divisão entre palestinos e judeus ficou cada vez mais clara.

10 Segunda Guerra Mundial: Holocausto. Sob a doutrina racista do III Reich, cerca de 7,5 milhões de pessoas perderam a dignidade e a vida em campos de concentração, especialmente preparados para matar em escala industrial. Estima-se que entre 5,1 e 6 milhões de judeus tenham sido mortos, o que representava na época cerca de 60% da população judaica na Europa.

11

12

13 1947 ONU APROVA A PARTILHA DA PALESTINA Estado Judeu (Israel) 56,7% da áreas Estado Palestino 42,6% da área Jerusalém Área Internacional sob administração da ONU

14 1947 ONU APROVA A PARTILHA DA PALESTINA Palestinos, que somavam habitantes, ficaram com km2 Judeus, que eram , ficaram com um território maior ( km2), apesar de serem em número menor. Os judeus transformam suas terras áridas em produtivas criação do Estado de Israel. Palestinos reagem atacando Jerusalém que, segundo a ONU, deveria ser uma área livre.

15 Com a criação do Estado de Israel diversos grupos palestinos consideraram essa situação como uma invasão do seu território. Formou-se alguns grupos para lutar por seus interesses: Fatah (1959) OLP (1964)

16 REAÇÃO PALESTINA - A OLP 1959 o líder palestino Yasser Arafat cria o organização Al-Fatah, que passou a lutar pela recuperação dos territórios palestinos Em 1964, a Al-Fatah transformou-se na OLP (Organização para a Libertação da Palestina) Instalada na Jordânia, a OLP passou a atacar Israel e também a receber ataques israelenses (apoiados pelos EUA)

17 Em 1970, a OLP foi expulsa da Jordânia e migrou para Beirute, atacando Israel a partir do sul do Líbano Em 1982, devido aos intensos ataques de Israel ao Líbano, a OLP deixou o país, instalando-se na Tunísia

18 Intifada Em 1987 explode a Intifada, ou revolta das pedras, movimento de resistência palestina contra a ocupação israelense. Evitando o uso de armas, a população palestina praticou a desobediência civil : não respeitava o toque de recolher do exército israelense, saía as ruas para protestar, desfiando de todas as formas o governo de Israel. Com a Intifada, o movimento palestino ganhou simpatia da opinião pública internacional, revelando um povo palestino que vive em territórios ocupados por israelenses.

19

20 DIÁLOGO ENTRE A OLP E ISRAEL Em 1988, a OLP mudou seu discurso e Arafat renunciou ao terrorismo, aceitando dialogar com os representantes israelenses Início dos anos 90 pequena esperança de paz na região (líderes moderados assumiram o poder em Israel)

21 Acordos de paz 1993 Acordo de Oslo : foi uma série de acordos entre o governo de Israel e o Presidente da OLP, Yasser Arafat mediados pelo então presidente dos EUA, Bill Clinton. Se comprometiam a unir esforços para a realização da paz entre os dois povos. Estes acordos previam o término dos conflitos, a abertura das negociações sobre os territórios ocupados, a retirada de Israel do sul do Líbano e a questão do status de Jerusalém.

22

23 O acordo de Oslo não foi suficiente para trazer paz à região: Rabin foi assassinado em 1995 por um extremista judeu. Grupos radicais islâmicos como o Hamas e o Jihad não reconheceram os acordos realizados pela OLP e pela sua sucessora ANP e continuam a fazer atentados contra Israel. Colonos israelenses resistem em sair das colônias da Cisjordânia.

24 Diante do impasse explode uma nova Intifada em setembro de A reação de Israel foi violenta: construiu um muro separando os povos árabes das colônias judaicas da Cisjordânia, impedindo a circulação dos palestinos e enviou tropas para as principais cidades palestinas. O líder Yasser Arafat falece em 2004

25

26 O MURO DE ISRAEL Muro entre Israel e Cisjordânia, visando proteger seu território contra ataques palestinos A construção gerou tensões políticas internas e muitas críticas palestinas e da comunidade internacional

27 Em agosto de 2005 Israel decidiu esvaziar todas as colônias judaicas da Faixa de Gaza, depois de 38 anos de ocupação. Quatro colônias da Cisjordânia também foram desativadas e cerca de15 mil judeus foram removidos. Apesar desta retirada ainda restam mais de 100 colônias judaicas na Cisjordânia e o governo de Israel não está disposto a continuar com as remoções. Israel também não pretende abrir mão de Jerusalém, reivindicada pelos palestinos para ser a capital de seu futuro Estado.

28

29

30 O presidente dos EUA, Obama, pediu uma total paralisação das construções nas colônias judias, um dos principais empecilhos no processo de paz entre israelenses e palestinos. Extremistas da direita nacionalista israelense anunciaram suas intenções de construir nas próximas semanas 30 novas áreas judias na Cisjordânia. Meir Bretler, membro do grupo Lealdade à Terra de Israel, integrado por colonos judeus, declarou que algumas áreas serão levantadas em lugares onde não há assentamentos a fim de se estender no território o máximo possível.

31 JERUSALÉM POMO DA QUESTÃO PALESTINOS presença das mesquitas do Domo da Rocha e de Al-Aqsa (sagradas) na porção oriental, onde o profeta Maomé subiu aos céus, conforme a crença muçulmana ISRAELENSES única capital e centro da vida judaica quando esse povo habitava a Palestina, onde vivia o rei Davi e onde está o Muro das Lamentações Vista de Jerusalém Torre de Davi

32 EXTREMISMOS Grupos radicais de ambos os lados não aceitam os acordos estabelecidos por seus respectivos líderes, não admitindo a convivência de um Estado palestino com um Estado judeu Árabes Hezbollah (Partido de Deus), Hamas e Jihad não aceitam a representação da OLP e os acordos de paz Israel Kach, Yesha e Eyal Fanatismo religioso Atentados terroristas homens-bomba

33

34 HAMAS RESISTÊNCIA ISLÂMICA Hamas é a abreviatura de Harakat Al-Muqawama Al- Islamia (Movimento de Resistência Islâmica), uma organização política palestina que luta contra a existência do Estado de Israel. O movimento ficou conhecido somente em 1987, quando este grupo islâmico conservador surgiu atuante na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, tornando questionável a atuação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

35 JIHAD Organização criada por estudantes palestinos no Egito. Em 1981, o Jihah assassinou o presidente egípcio Anwar Sadat O grupo tem uma pequena base de apoio. Ao contrário do Hamas, que é bem maior e administra escolas e hospitais, a Jihad Islâmica não tem nenhum verdadeiro papel social ou político. A facção é baseada na capital da Síria, Damasco, e acredita-se que seus recursos financeiros venham do Irã. A Jihad Islâmica tem como objetivo a criação de um Estado palestino islâmico e a destruição de Israel por meio de uma guerra santa. O grupo também se opõe aos governos árabes alinhados com o Ocidente.

36 HEZBOLLAH Partido de Deus (Organização xiita apoiada pelo governo do Irã) Nasceu como uma milícia islâmica após a invasão israelense no Líbano em É considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos. No Líbano, não é visto como uma entidade terrorista, mas como um grupo de resistência contra a invasão israelense ao país, em O grupo também é um dos principais partidos libaneses, realiza ações humanitárias e possui uma rede de escolas e hospitais. Os serviços sociais do Hizbollah concentram-se em cinco áreas: ajuda a familiares de mártires, saúde, educação

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES Conflitos entre Judeus e Árabes 2 Início dos conflitos Os conflitos ocorrem desde tempos bíblicos; A Diáspora quando os judeus foram expulsos de seu território no ano de

Leia mais

Aula 10 - Israel e Questão Palestina

Aula 10 - Israel e Questão Palestina Aula 10 - Israel e Questão Palestina Primeira Guerra Mundial Região era parte do Império Turco Otomano 1917: Declaração de Balfour : buscando apoio para vencer o Império Turco na Primeira Guerra Mundial,

Leia mais

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais!

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Questão Palestina x Israel Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Origens!!!! 1897: Fundação do movimento sionista, que visa o retorno dos judeus à Palestina. No início do século XX, já existiam

Leia mais

Damos a seguir a cronologia dos principais acontecimentos subsequentes

Damos a seguir a cronologia dos principais acontecimentos subsequentes QUESTÃO PALESTINA Palestina (do original Filistina Terra dos Filisteus ) é o nome dado desde a Antiguidade à região do Oriente Próximo (impropriamente chamado de Oriente Médio ), localizada ao sul do Líbano

Leia mais

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência

Leia mais

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES O povo judeu é originário do Oriente Médio, onde se localizam os lugares sagrados de sua religião. Em 135 d.c. o imperador romano Adriano expulsou os judeus da Palestina,

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO JUDEUS Hebreus; Abraão; Canaã (Palestina); 400 anos no Egito; Moisés e o êxodo; Israel e Judá; 70: destruição do templo de Jerusalém; 131: Diáspora. MUÇULMANOS Beduínos; Maomé

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SEN. ARGEMIRO DE FIGUEIREDO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SEN. ARGEMIRO DE FIGUEIREDO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SEN. ARGEMIRO DE FIGUEIREDO DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: TIBÉRIO MENDONÇA ALUNO (A): Nº DATA: / / OS CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES CONFLITOS ENTRE JUDEUS

Leia mais

ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA

ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA Origem do Judaísmo Os relatos bíblicos são a principal fonte de informações para entender as origens dos judeus. Segundo a Bíblia, Abraão recebeu de Deus a missão de levar

Leia mais

Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas

Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Definição de conceitos Aspectos relacionados a cultura Geografia das religiões Conflitos religiosos Atividade Todo aquele complexo

Leia mais

Fronteiras políticas e soberania Parte II

Fronteiras políticas e soberania Parte II Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu

Leia mais

I. CARACTERÍSTICAS GERAIS:

I. CARACTERÍSTICAS GERAIS: ORIENTE MÉDIO I. CARACTERÍSTICAS GERAIS: Ligação entre Ásia, Europa e África (norteprolongamento do Oriente Médio) Clima predominantemente desértico Escassez de água (principais Bacias Hidrográficas: Tigre

Leia mais

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. 01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 58 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1956 A 1973)

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 58 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1956 A 1973) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 58 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1956 A 1973) Yasser Arafat Fixação 1) (CESGRANRIO) Quanto aos conflitos entre árabes e israelenses, podemos dizer que: I) se aceleram com a

Leia mais

O Reino de Israel durou cerca de 200 anos e teve em torno de 19 reis. Já o Reino de Judá durou cerca de 400 anos sendo governado através de Jerusalém

O Reino de Israel durou cerca de 200 anos e teve em torno de 19 reis. Já o Reino de Judá durou cerca de 400 anos sendo governado através de Jerusalém Israel A história de Israel teve inicio a mais de 4.000 anos com Abraão e seus descendentes Isaac e Jacó. Através de documentos encontrados na antiga Mesopotâmia (atual território do Iraque e vizinhança)

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 3

HISTÓRIA GERAL AULA 3 HISTÓRIA GERAL AULA 3 Nesta aula... Hebreus; Fenícios; Persas. Os Hebreus Povo de origem semita; Considerados antepassados dos judeus; Principais informações encontradas no Antigo Testamento; Fundadores

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA

CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão AQUELA QUE TRAZ EMOÇÃO. PARA VOCÊ E SEU IRMÃO!!! Canaã Terra Prometida Abraão recebeu de Deus

Leia mais

"Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav" (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos)".

Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos). Breve história do Conflito Árabe (Palestino)/ Israelense A Torah nos ensina: "Am levad ishkon, ve bagoyim ló yitchashav" (o povo judeu é solitário e não conta entre os povos)". "Na verdade, os palestinos

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS Lista de Exercícios de GEOGRAFIA/ 2º ano Professor(a): Amanda Rafaela Data: / Março / 2016 De sonhos e conquistas Aluno(a): 1) (UPE) Sobre o assunto abordado na notícia

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor: Carlos Alexandre 3 ª Série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

[Gabarito] SEMANA 09

[Gabarito] SEMANA 09 [Gabarito] SEMANA 09 LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01. Letra C. QUESTÃO 03. Letra B. QUESTÃO 04. Letra A. QUESTÃO 05. Letra C. QUESTÃO 06. Letra D. QUESTÃO 07. Letra C. QUESTÃO 08. Letra D. QUESTÃO 09. Letra

Leia mais

Donald Trump, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da Embaixada dos EUA em Israel

Donald Trump, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da Embaixada dos EUA em Israel Anunciado em dezembro pelo presidente americano Donald Trump, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da Embaixada dos EUA em Israel para a cidade são movimentos delicados e que

Leia mais

A formação do Estado de Israel

A formação do Estado de Israel A formação do Estado de Israel 1946: 500 mil judeus na Palestina querem a independência de Israel do domínio britânico Aumento da tensão entre israelenses e ingleses: centenas de ataques de judeus a britânicos

Leia mais

Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza

Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza Conflitos no Oriente Médio Prof a Maria Fernanda Scelza Revolução Iraniana 1953: o Xá (rei) Mohamed Reza Pahlevi passou a governar autoritariamente o Irã; Seu objetivo era ocidentalizar o país, tornando-o

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano

Leia mais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem

Leia mais

Professor Hudson de Paula

Professor Hudson de Paula Professor Hudson de Paula A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões

Leia mais

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas Judaísmo Cristianismo (maior em quantidade

Leia mais

AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA 1º Bim./2012 GABARITO

AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA 1º Bim./2012 GABARITO AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA 1º Bim./2012 GABARITO Professor(a): Marcelo Duílio / Mônica Moraes Curso: Fund. II 9º ano Data: 08 / 03 / 2012 Tarde versão 1 Nome: BOA PROVA!!! Nº.: Instruções gerais Para

Leia mais

Características gerais

Características gerais 06. HEBREUS Características gerais Povo seminômade originário da cidade Ur, Mesopotâmia Crença em um único deus Peregrinação à uma terra prometida estabelecidos na antiga terra de Canaã, região da Palestina

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu

Leia mais

Oriente Médio. Petróleo Guerras Desertos. Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave:

Oriente Médio. Petróleo Guerras Desertos. Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave: Oriente Médio Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave: Petróleo Guerras Desertos TÁCIUS FERNANDES PROF. DE HISTÓRIA - CNSA Oriente Médio:

Leia mais

Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando

Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando Aspectos Físicos É uma região da Ásia Climas Secos (área de alta pressão atmosférica) Reflete na agropecuária Predominância de planaltos Principal região

Leia mais

A criação do Estado de Israel A QUESTÃO PALESTINA MAPA DA ONU DE 1947 A DETERMINAÇÃO DE Guerra de A Guerra do Suez(1956)

A criação do Estado de Israel A QUESTÃO PALESTINA MAPA DA ONU DE 1947 A DETERMINAÇÃO DE Guerra de A Guerra do Suez(1956) A criação do Estado de Israel A QUESTÃO PALESTINA Breve Histórico árabe-israelense para Ciclo-Gauss-2009 Após a Primeira Guerra Mundial, a Palestina, desmembrada do Império Turco-Otomano, encontrava-se

Leia mais

Aula 7 - Primavera Árabe

Aula 7 - Primavera Árabe Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar

Leia mais

ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DOS 6 DIAS ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DO YOM KIPPUR

ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DOS 6 DIAS ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DO YOM KIPPUR PROPOSTA ORIGINAL DA ONU JERUSALÉM 57 58 ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DOS 6 DIAS ISRAEL X ÁRABES / GUERRA DO YOM KIPPUR Golda Meir, foi uma fundadora do Estado de Israel. Emigrou para a Palestina no ano de

Leia mais

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas Judaísmo, Cristianismo, Islamismo Qual a definição da palavra religião? Vem do latim religare, tem o siginificado de religação. Essa religação

Leia mais

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel Revisão 7º Islamismo Professora Esp. Schirley Pimentel TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA O MUNDO ISLÂMICO É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. MÓDULO 28 CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio, mais especificamente a área do GOLFO PÉRSICO, é uma região estratégica no cenário mundial. Encontram-se no seu subsolo as

Leia mais

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 1990-1992 1992-1994 1995-2002 2002-2010 2010 -... Sarney Vice de Tancredo (eleito pelo colégio eleitoral); ARENA (suporte a ditadura); Combate a inflação (plano cruzado)

Leia mais

Prof ª Viviane Jordão

Prof ª Viviane Jordão Prof ª Viviane Jordão LOCALIZAÇÃO Localização geográfica estratégica, na Ásia Ocidental (ponto de encontro entre a Ásia, Europa e África). ORIENTE MÉDIO 1. Turquia 2. Síria 3. Chipre 4. Líbano 5. Israel

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. Walace Vinente GEOGRAFIA CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

QUESTÕES : ORIENTE MÉDIO

QUESTÕES : ORIENTE MÉDIO QUESTÕES : ORIENTE MÉDIO Questão 01) O Islã foi o alicerce sobre o qual se ergueu um grande império. O mundo muçulmano, que se estende pelo Oriente Médio, África do Norte, Ásia Setentrional e um pequeno

Leia mais

Sobre o conflito no Oriente Médio

Sobre o conflito no Oriente Médio Sobre o conflito no Oriente Médio HENRIQUE RATTNER * * HENRIQUE RATTNER é professor da FEA (USP) e membro da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL). Introdução Face à escalada

Leia mais

Seis dias e quarenta anos: a consolidação da cegueira sionista. por André Gattaz*

Seis dias e quarenta anos: a consolidação da cegueira sionista. por André Gattaz* Artigo História 13 de junho de 2007 Palestina Seis dias e quarenta anos: a consolidação da cegueira sionista por André Gattaz* www.icarabe.org A chegada do 40º aniversário da Guerra dos Seis Dias, além

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS BÁRBAROS Os povos bárbaros, cujo grupo principal eram de origem germânica, habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império

Leia mais

Com aplausos e entoando estrofes do hino nacional, políticos, militantes dos direitos humanos, vítimas da ditadura e familiares dos mortos e desaparecidos do regime saudaram a instalação da Comissão Nacional

Leia mais

O Brasil como mediador da paz no Oriente Médio, por André Luiz Reis da Silva & Bruna Kunrath

O Brasil como mediador da paz no Oriente Médio, por André Luiz Reis da Silva & Bruna Kunrath O Brasil como mediador da paz no Oriente Médio, por André Luiz Reis da Silva & Bruna Kunrath Historicamente, o Oriente Médio significou uma das áreas de baixa prioridade da diplomacia brasileira, embora

Leia mais

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS LOCALIZAÇÃO FENÍCIOS MESOPOTÂMIA PERSAS EGITO NÚBIA HEBREUS ABRAÃO Deslocamento de Ur para Canaã (2000 ac) Canaã: Vale do Rio Jordão Patriarcas: Abraão, Isac e Jacó Economia

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas ORIENTE MÉDIO Posição Geopolítica Estratégica Está localizado entre Europa, África e Ásia. Foi colonizado por países europeus, que dividiram o território de acordo com seus interesses. Petróleo Escassez

Leia mais

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA ÍNDIA x PAQUISTÃO A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico,

Leia mais

Apostila de Geografia 06 Oriente Médio

Apostila de Geografia 06 Oriente Médio Apostila de Geografia 06 Oriente Médio 1.0 O Oriente Médio Países: Paquistão, norte e nordeste da África (Egito, Líbia, Tunísia, Marrocos, Argélia, Etiópia, Somália, Djibuti e Sudão) e ex-repúblicas soviéticas

Leia mais

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares Fenícios, Persas e Hebreus Prof. Junior Soares Civilização fenícia Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade 1. Aspectos geográficos: > Localização da Fenícia em relação ao Mar Mediterrâneo Principais

Leia mais

Ismaïl Shammut ( ) foi o mais importante pintor palestino contemporâneo e um dos mais

Ismaïl Shammut ( ) foi o mais importante pintor palestino contemporâneo e um dos mais ISMAÏL SHAMMUT - O PINTOR DA PALESTINA Ismaïl Shammut (1930-2006) foi o mais importante pintor palestino contemporâneo e um dos mais notáveis pintores árabes do século passado. 1 / 6 A sua pintura, especialmente

Leia mais

3) Sobre a interdependência dos elementos da natureza, caracterize:

3) Sobre a interdependência dos elementos da natureza, caracterize: Educador: Abílio José C. Curricular: Geografia Data: / /2013 Estudante: 8 Ano 1) Caracterize resumidamente, as três esferas terrestres e responda: elas ainda apresentam os mesmos aspectos de quando se

Leia mais

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus OS PERSAS Profa. Schirley Pimentel Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização:

Leia mais

PEP/2016-2ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUES TÃO (Valor 6,0)

PEP/2016-2ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUES TÃO (Valor 6,0) 1 PEP/2016-2ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUES TÃO (Valor 6,0) Estudar a conformação política do Oriente Médio, a partir do término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Leia mais

PROJETO KALI EXTRAS AULA 05 GUERRAS ATUAIS. Oriente Médio

PROJETO KALI EXTRAS AULA 05 GUERRAS ATUAIS. Oriente Médio GEOPOLÍTICA MUNDIAL PROJETO KALI EXTRAS AULA 05 GUERRAS ATUAIS Guerra na Síria Grandes Potências Questão Palestina Geopolítica Mundial A geopolítica mundial engloba todas as relações entre países e populações,

Leia mais

História MARCOS ROBERTO

História MARCOS ROBERTO História MARCOS ROBERTO Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização: planalto do

Leia mais

resultado, os israelenses devolveram o Sinai aos egípcios. A desocupação da maior parte da Faixa de Gaza só foi decidida nos anos 90, no

resultado, os israelenses devolveram o Sinai aos egípcios. A desocupação da maior parte da Faixa de Gaza só foi decidida nos anos 90, no EGITO Contexto: Localizado em posição estratégica no nordeste da África, no encontro desse continente com a Ásia, o Egito é berço de uma das mais importantes civilizações da antiguidade. Nos últimos anos

Leia mais

Exercícios sobre Israel e Palestina

Exercícios sobre Israel e Palestina Exercícios sobre Israel e Palestina Material de apoio do Extensivo 1. Observe o mapa a seguir, que representa uma área do Oriente Médio, onde ocorrem grandes tensões geopolíticas. MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO,

Leia mais

PEP ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA

PEP ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1 PEP 2013 3ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUES TÃ O (Valor 6,0) Do estudo do conflito Israel-Palestina, analisar o envolvimento do fundamentalismo islâmico nos movimentos

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo?

Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo? Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo? COMENTE O que vem à sua cabeça quando a palavra terrorismo é citada? Possivelmente imagens de horror como explosões a bomba, sequestros, aviões se chocando

Leia mais

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS 2A aula 05 Os Hebreus HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,

Leia mais

PALESTINOS E ISRAELENSES: A TRAJETÓRIA DOS FATOS HISTÓRICOS E O DIREITO INTERNACIONAL

PALESTINOS E ISRAELENSES: A TRAJETÓRIA DOS FATOS HISTÓRICOS E O DIREITO INTERNACIONAL WILIANDER SALOMÃO OS CONFLITOS ENTRE PALESTINOS E ISRAELENSES: A TRAJETÓRIA DOS FATOS HISTÓRICOS E O DIREITO INTERNACIONAL Os Conflitos entre Palestinos e Israelenses: a trajetória dos fatos históricos

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento

Leia mais

Oriente Médio A T I V I D A D E S. Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia

Oriente Médio A T I V I D A D E S. Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 9ª Ano

Leia mais

O histórico acordo entre Fatah e Hamas

O histórico acordo entre Fatah e Hamas O histórico acordo entre Fatah e Hamas Análise Oriente Médio Pedro Casas 01 de Outubro de 2011 O histórico acordo entre Fatah e Hamas Análise Oriente Médio Pedro Casas 01 de Outubro de 2011 Após uma série

Leia mais

IMPERIALISMO & ÁRABES

IMPERIALISMO & ÁRABES IMPERIALISMO & ÁRABES Relação vista através de dois Séculos (XX & XXI) da história do Egito ICARABE 26/6/08 Mohamed Habib O EGITO RECEBE OS FRANCESES 1798-1801: Invasão francesa, por Napoleão Bonaparte,

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele PRINCIPAIS MOTIVOS DOS CONFLITOS Étnicos Políticos Ideológicos Territoriais Econômicos Recursos

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade II Natureza-Sociedade: questões ambientais 2 Aula 8.1 Conteúdo Hebreus, Fenícios e Persas. 3 Habilidade Identificar as principais características físicas,

Leia mais

Estado, território, nação. 9º Ano

Estado, território, nação. 9º Ano Estado, território, nação 9º Ano Compreender os conceitos de nação, território, Estado, soberania, país. Entender as razões dos principais conflitos no mundo de hoje, tanto em suas motivações étnicopolíticas

Leia mais

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Qual é a relação entre o cristianismo, o judaísmo e o islamismo? Questões prévias O que você sabe sobre o islamismo? Qual é o livro sagrado do islamismo?

Leia mais

Cultura e Apatia: uma análise da cisão entre as lideranças palestinas

Cultura e Apatia: uma análise da cisão entre as lideranças palestinas Cultura e Apatia: uma análise da cisão entre as lideranças palestinas Ana Luiza Terra Costa Mathias Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luiz Cruz Aguilar Introdução O impasse entre palestinos e israelenses continua

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 9 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 9 ano Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 9 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo

Leia mais

Os conflitos da Nova Ordem Mundial

Os conflitos da Nova Ordem Mundial Os conflitos da Nova Ordem Mundial Com o fim da Guerra Fria e o estabelecimento da Nova Ordem Mundial imaginou-se que os conflitos mundiais haviam chegado ao fim. Entretanto novos conflitos surgiram por

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE O MUNDO ÁRABE CONTEMPORÂNEO

REFLEXÕES SOBRE O MUNDO ÁRABE CONTEMPORÂNEO Departamento de Oriente Médio e Ásia Central DOMA Cronologia do conflito Israel-Palestina RESUMO HISTÓRICO (1897-2002) 1897 1914 1917 1920 Realizado na Basiléia, Suíça, o primeiro Congresso Sionista, presidido

Leia mais

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Geopolítica e Poder 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 10.2 Conteúdo Os muros que dividem as fronteiras

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA ATUALIDADES

IDADE CONTEMPORÂNEA ATUALIDADES 2012 Adriano Francisco Denardi Fernando Mesadri ORIENTE MÉDIO IMPORTÂNCIA DA REGIÃO: Maiores reservas de petróleo do mundo. Origem das primeiras grandes civilizações. Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

Leia mais

Sumário BLOCO ATUALIDADES... 2 ENTENDA A POLÊMICA SOBRE JERUSALÉM... 2 Donald Trump retoma a polêmica em torno de Jerusalém...

Sumário BLOCO ATUALIDADES... 2 ENTENDA A POLÊMICA SOBRE JERUSALÉM... 2 Donald Trump retoma a polêmica em torno de Jerusalém... Sumário BLOCO 01.... 2 ATUALIDADES... 2 ENTENDA A POLÊMICA SOBRE JERUSALÉM... 2 Donald Trump retoma a polêmica em torno de Jerusalém... 2 Entendendo o assunto... 2 A história de Jerusalém... 2 A Jerusalém

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 12/09/2018 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

ISRAEL E PALESTINA COMO COMEÇOU O CONFLITO?

ISRAEL E PALESTINA COMO COMEÇOU O CONFLITO? ISRAEL E PALESTINA COMO COMEÇOU O CONFLITO? O movimento sionista, que procurava criar um Estado para os judeus, ganhou força no início do século 20, incentivado pelo antissemitismo sofrido por judeus na

Leia mais

RESENHA. SAID, Edward Wadie. A questão da Palestina. Tradução: Sonia Midori. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.

RESENHA. SAID, Edward Wadie. A questão da Palestina. Tradução: Sonia Midori. São Paulo: Ed. Unesp, 2012. Revista GeoAamazônia http://www.geoamazonia.net/index.php/revista/index eissn: 2358-1778 Universidade Federal do Pará Programa de Pós-graduação em Geografia. Tradução: Sonia Midori. São Paulo: Ed. Unesp,

Leia mais

Carta Nacional Palestina de 1964

Carta Nacional Palestina de 1964 Carta Nacional Palestina de 1964 (Al-Mithaq Al-Kawmee Al-Philisteeni)* Nota: A carta original da OLP de 1964 é idêntica à carta de 1968, exceto o artigo 24. A Carta de 1964 definia a Palestina como o território

Leia mais

Prof. Carlos Alberto Regalo

Prof. Carlos Alberto Regalo Prof. Carlos Alberto Regalo IRA Exército Republicano Irlandês Desejo: independência da Irlanda do Norte (Inglaterra), e a sua união com a Irlanda do Sul uma única Irlanda Posição da Inglaterra: é contra

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.

Leia mais

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por roma Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por patrícios (nobres proprietários de terras, descendentes

Leia mais

De quem é a Terra Santa. Marcos Amado 1

De quem é a Terra Santa. Marcos Amado 1 De quem é a Terra Santa Marcos Amado 1 2 De quem é a Terra Santa Nas últimas semanas tem sido quase impossível ler jornais ou ouvir notícias na televisão sem se deparar com a violenta situação envolvendo

Leia mais

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar A primavera árabe Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar se um indivíduos é árabe ou não Político:

Leia mais

UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO. Um Mundo Dividido

UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO. Um Mundo Dividido UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO Um Mundo Dividido POR QUE UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO? CRISTO É A RESPOSTA! 50 650 1100 1453 1517 1750 2012 2015 MAS CRISTO É A RESPOSTA PARA QUAL PERGUNTA? QUAL ERA O CONTEXTO?

Leia mais