Estado, território, nação. 9º Ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estado, território, nação. 9º Ano"

Transcrição

1 Estado, território, nação 9º Ano

2 Compreender os conceitos de nação, território, Estado, soberania, país. Entender as razões dos principais conflitos no mundo de hoje, tanto em suas motivações étnicopolíticas quanto econômicas. Compreender o significado de terrorismo em suas diversas manifestações..

3

4

5 Território, nação, Estado, país Nação: conjunto de seres humanos que possuem laços baseados em características comuns: língua, etnia, religião, costumes etc. Território: é o espaço de poder, espaço onde uma nação exerce seu poder, sua soberania. Estado: ordenamento jurídico e instituições que regulam a convivência entre os habitantes de um país. País: conjunto constituído por nação, território e Estado

6 ETNIA O termo etnia surgiu no início do século XIX para designar as características culturais próprias de um grupo, como a língua e os costumes. Nação e Etnia são termos iguais, com a diferença que o termo nação contém um significado político, de poder ou reivindicadão de um espaço próprio (território).

7 Formação dos Estados Nacionais Estado Nacional ou Estado Nação é o mesmo que pais. Os Estados Nacionais foram formados no final da Idade Média / início da Idade Moderna. Observe as imagens a seguir:

8 Nações: relacionadas aos reinos do período feudal AS NAÇÕES CRESCERAM EM TORNO DO PODER POLÍTICO DOS REIS.

9 AS ÁREAS COLORIDAS INDICAM OS DIVERSOS POVOS NA EUROPA.

10 AS LINHAS AMARELAS INDICAM OS LIMITES ENTRE PAÍSES, DEFINIDOS ENTRE OS SÉC. XV E XIX.

11 aa ESPANHA COMO CONHECEMOS HOJE FOI FORMADA PELA CONQUISTA (BÉLICA OU ATRAVÉS DE ACORDOS E CASAMENTOS) DE TERRITÓRIO PELO REINO DE CASTELA.

12 UM EXEMPLO DE DOMINAÇÃO POR PARTE DO REINO DE CASTELA É QUE A LÍNGUA OFICIAL DO PAÍS ESPANHA É O CASTELHANO, A LÍNGUA FALADA NESSE REINO. OU SEJA: AO DOMINAR O TERRITÓRIO, HOUVE O DOMÍNIO DE UMA NAÇÃO SOBRE A OUTRA, QUE OBRIGOU AS DEMAIS A FALAREM SUA LÍNGUA, ADOTAREM SEUS COSTUMES ETC.

13 Vamos ver outro exemplo de dominação de uma nação sobre outra...

14 Transformações do Mapa da Europa.

15

16

17

18 Terrorismo Para Norberto Bobbio: é a prática política de quem recorre sistematicamente à violência contra as pessoas ou as coisas provocando o terror. Atacam tanto alvos militares quanto civis. Gerrilheiros: atacam alvos militares, procuram não atacar civis.

19 Grupos Terroristas: Al Qaeda Não possui base territorial fixa. Luta contra a política estadunidense de intervenção em estados islâmicos. Inspira-se na Jihad, Guerra Santa, ideia que inspirou a expansão islâmica no final da idade média, onde a luta armada deve ser usada para expandir a religião. Teve início no período da invasão da URSS no Afeganistão, onde recebeu apoio até dos EUA. Principal ação: 11/09.

20 Grupos Terroristas: IRA Atuava na Irlanda do Norte, defende a união da Irlanda do Norte com a Irlanda do Sul (EIRE), católica.

21 Grupos Terroristas: ETA Movimento separatista espanhol, atua no norte da Espanha e Sul da França, a região chamada de País Basco. Fundado em 1958, foi bastante perseguido por diversos governos espanhóis. Em trégua desde 2008, contudo, ainda apresenta focos de violência. O movimento pacífico pedindo independência ainda continua.

22 FRAGMENTAÇÃO Alguns países, formados por diversas nações, mas que tiveram seu território anexado por uma delas, passaram por um processo de fragmentação, ou seja, separação em territórios menores. URSS, Iugoslávia, Tcheco-eslováquia são exemplos de territórios que se fragmentaram quando ocorreu o fim do regime comunista (já visto em História com o Prof. Leo).

23 FRAGMENTAÇÃO : URSS Por quê houve a fragmentação da URSS e o fim do comunismo? A fragmentação da URSS ainda não pôs fim nos conflitos nessa região. Ainda existem conflitos étnicos (entre povos) por território, como no caso da Chechênia e, recentemente, da Ucrânia.

24 FRAGMENTAÇÃO : URSS Ex. página Todos os países da ex-urss, exceto as Repúblicas Bálticas, Estônia, Letônia e Lituânia. A antiga URSS era um país, ou seja, todas suas repúblicas seguiam as orientações do poder central (com sede em Moscou). Já a CEI é uma reunião desses países visando a administração de seus problemas comuns, mas com cada uma dessas repúblicas independentes. Moscou é a capital da Rússia, um país influente na CEI, e não mais o centro dos países da ex-urss.

25 Questão Chechena Com o fim da URSS, a Rússia, principal e maior país que a compunha, passou a chamar-se Federação Russa: é o maior país do mundo e possui cerca de 142 milhões de habitantes. A Rússia é um país multiétnica, ou seja, composto por diversas etnias e, muitas delas, são nações que não aceitam o domínio russo.

26

27 Minorias Étnicas na Rússia Minorias étnicas: etnias que representam a minoria dentro de um país mas são representativos em uma determinada região.

28 Questão Chechena A Chechênia é uma nação na região do Cáucaso que almeja a separação. Houve uma guerra nos primeiros anos póscomunismo ( ) e uma segunda guerra em Com o fim da Guerra e a confirmação do território checheno como sendo da Rússia, a estratégia terrorista passou a ser utilizada (mais famoso: atentado de 2004).

29 Questão Chechena Por que a Rússia não aceita a independência? Chechênia é localizada em uma região estratégica, entre os mares Cáspio e Negro, entre Europa e Ásia. É uma região com grande fluxo de petróleo através de oleodutos.

30

31 Conflitos no Oriente Médio Exercícios pág Árabes. A língua principal é o árabe e a religião a muçulmana (islâmica). São características dos árabes, embora não de sua totalidade (lembrese: nem todo árabe é muçulmano e vice-versa).

32 Conflitos no Oriente Médio: Questão de Etnia ou Economia? Os conflitos no Oriente Médio são vistos como conflitos entre etnias (e culturas, portanto) diferentes. Sempre vemos na mídia que a questão é religiosa, principalmente entre Árabes e Persas (Irã) muçulmanos de uma lado e Judeus israelenses (apoiados pelos EUA) de outro Contudo, a situação é muito mais complexa, sendo uma região cheia de conflitos há mais de dois mil anos.

33 Posição Está localizado entre Geopolítica Europa, África e Ásia. Estratégica Petróleo O Oriente Médio possui grandes reservas petrolíferas O clima árido é Escassez de predominante, tornando a água um Água recurso raro. Foi colonizado por países europeus, que dividiram o território de acordo com seus interesses. Exploração do petróleo por empresas estrangeiras (EUA e RU) Intervenção dos EUA na política desses países Disputas territoriais. Desenvolvimento de cidades próximas aos rios e fontes de água Origem das Possuem vários locais Conflitos étnicos e religiosos. sagrados para cristãos, principais Divisão do território segundo judeus e islâmicos. religião a cidade de religiões Jerusalém monoteístas

34 Portanto... O Oriente Médio é uma região construída por múltiplas civilizações e culturas, portanto, que hoje atrai o interesse das principais potências mundiais. É uma região de conflitos, tanto de interesses econômicos e políticos, quanto religiosos.

35 Conflitos no Oriente Médio: Os Curdos Os curdos constituem uma etnia que é minoria em diversas regiões. É a maior nação sem Estado do Mundo. Ou seja: eles possuem cultura, língua, história comum, mas não possuem um território só deles e, portanto, não constituem um Estado. A autonomia (criação de um país próprio, o Curdistão) já foi discutida, mas nunca concedida. Nos diversos conflitos nessa região, esse povo vem sofrendo perseguições e, às vezes, genocídio (a chamada limpeza étnica).

36

37 Conflitos no Oriente Médio: A questão Israel x Palestina A ONU instalou os judeus, até então uma nação sem Estado, de todo o mundo no oriente médio, na área ocupada por palestinos e importante religiosamente para as três maiores religiões monoteístas do mundo. Os palestinos, junto com Estados árabes na região, não concordaram. A ONU fez uma divisão de terras que não foi respeitada pelos dois lados, dando início à uma longa série de conflitos (pág )

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49 Conflitos Israel Palestina/Árabes Ações israelenses: Guerra de Suez: Israel juntou-se a França e Inglaterra contra a nacionalização do canal de Suez pelo Egípcios. Guerra dos Seis Dias: surgiu a partir da repressão dos israelenses e resistência dos palestinos. Israelenses, apoiados pelo EUA, ampliaram seu território, incorporando a Faixa de Gaza e o Sinai (Egito), a Cisjordânia (palestinos), o setor oriental de Jerusalém (Jordânia) e as colinas de Golã (Síria). Esses países entraram em guerra com Israel, apoiados pela URSS. Guerra do Yom Kipur: Síria e Egito atacaram Israel que responderam aos ataques. Cessar-fogo não implicou na devolução dos territórios.

50 Conflitos Israel Palestina/Árabes Ações Palestinas: Intifadas: termo que significa revolta, é caracterizada por ser um movimento civil. 1ª Intifada: Revolta popular que iniciou-se em 1987 ao norte da Faixa de Gaza, terminando com um tratado de paz em Tem o apelido de Guerra das Pedras. 2ª Intifada: marcada por milícias (grupos paramilitares) como o Hamas e o Fatah. Após atentados suicidas, o governo de Israel atacou a casa do líder palestino Yasser Arafat. Esse ciclo de revoltas palestinas e ataques israelenses continua até hoje, com alguns curtos acordos de paz.

51 O que ocorre hoje nas áreas de disputas Palestina x Israel Israel invadiu, como vimos, áreas destinadas aos palestinos. Para isso, colocou colonos nessas áreas para ocupálas. Com os atentados palestinos e conflitos, Israel, alegando medidas de segurança, transformou áreas próximas às fronteiras em áreas de segurança. Nesse processo, promovem a destruição de assentamentos palestinos

52

53

54

55

56 Irã Etnia persa (civilização persa) Teocracia: poder religioso e Estado estão juntos: Aiatolá: Chefe religioso As leis estão relacionadas com as doutrinas da religião islâmica. Não há Estado Laico, ou seja, Estado separado de religião. TENSÃO SOCIAL: Debate entre a modernidade ocidental com as diretrizes religiosas presentes no governo.

57 Economia: Oriente Médio Irã: apenas 15% de seu território é propício para agricultura e pecuária. A agricultura é diversificada (pág. 260). Indústrias ligadas ao refino de petróleo, mas também possui outros tipos de indústria. Iraque: exploração petrolífera predominante; poucas áreas agricultáveis, ao longo dos rios, exploradas por pequenos agricultores. O país passou por Guerras (contra o Irã e depois, duas vezes contra os EUA) e passa hoje por uma reconstrução.

58 Economia: Oriente Médio Países do Golfo Pérsico (Península Arábica): Kuwait, Bahrein, Qatar, Omã, Emirados Árabes Unidos pequenas populações, clima árido, economias voltadas para a produção de petróleo e serviços (bancos). Turquia: Exploração das florestas temperadas, pastagens, cultivo de cereais. Indústrias siderúrgica e automobilística de destaque. Tenta entrar na União Europeia

59 Economia: Oriente Médio Israel: predominam os serviços (66% do PIB). No setor industrial, predominam os setores aeronáuticos, bélico, comunicações e informação. Agricultura: ocupação da planície mediterrânea e áreas irrigadas (com aproveitamento dos aquíferos subterrâneos): produção de cereais, frutas, produtos mediterrâneos.

60 A chamada Primavera Árabe A primavera é uma palavra utilizada, tal qual a estação do ano nos países do norte, como sinônimo de renascimento, após um período de imobilidade, tristeza, cinza...

61 A chamada Primavera Árabe O termo primavera árabe foi cunhado para identificar o período de revoltas e manifestações contra os governos ditatoriais de várias nações árabes do Norte da África e do Oriente Médio:

62 Fonte: Estadão Online, Outubro de 2011

63

64 ÁFRICA Conflitos na África são, em geral, relacionados à disputas de etnias por território após o fim da colonização europeia.

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74 Biafra - Nigéria Nigéria foi colonizada pelo Reino Unido e tornou-se independente em Possui 140 milhões de habitantes e 250 etnias. Quatro etnias majoritárias: hauçá, iorubá, fulani e ibo, que correspondem a 60% da população. Anos 60: Guerra Civil entre Hauçás e Ibos. Um general Hauçá assumiu o poder. Região do Biafra: Ibos declararam independência. Em 1970 foi reincorporado. Grande instabilidade política: golpes militares e conflitos étnico-religiosos.

75 Nigéria Hoje: o Boko Haran O grupo militante islâmico Boko Haram luta para derrubar o governo e criar um Estado islâmico. Além de ataques a cidades do país, ele também realiza sequestros e assassinatos, desde sua fundação no norte nigeriano, em Seus integrantes seguem a seguinte frase do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos: "Qualquer um que não é governado pelo que Deus revelou está entre os transgressores". O Boko Haram prega uma versão do Islã que proíbe que os muçulmanos tomem parte em qualquer atividade política ou social relacionada com a sociedade ocidental. Isso inclui votar em eleições, vestir camisas e calças ou receber uma educação secular. O Grupo Boko Haram vem realizando massacres em vilas pelo interior da Nigéria.

76 Eritreia Ocupada por árabes, turcos e etíopes, em 1890 tornou-se colônia Italiana e, depois da Segunda Guerra, colônia britânica. A ONU propôs que essa região fosse incorporada à Etiópia, o que deu origem a um movimento separatista. Criação da FPLE (1966), grupo guerrilheiro que começou a lutar pela libertação da Eritreia. 1993: Plebiscito para Independência

77 Eritreia A FPLE virou um partido político e assumiu o poder. Iniciou-se um grande conflito na fronteira com a Etiópia, lutando por território, em Em 2000 foi assinado um tratado de paz, com a definição das fronteiras pela ONU. Ambos os países gastam grande parte do PIB com Armas e pouco com saúde e educação.

78

79

80 ESTADO ISLÂMICO O Estado Islâmico no Iraque e na Síria (Isis) foi criado em 2013 e cresceu como um braço da organização terrorista al-qaeda no Iraque. No entanto, no início deste ano, os dois grupos romperam os laços. No final de junho, os extremistas declararam um califado, mudaram de nome para o Estado Islâmico (EI) e anunciaram que iriam impor o monopólio de seu domínio pela força. O EI é hoje um dos principais grupos jihadistas, e analistas o consideram um dos mais perigosos do mundo.

81 ESTADO ISLÂMICO Atuam no Iraque e Síria. Realizam atentados contra membros de outras religiões, homossexuais, ou pessoas de países considerados inimigos, destruições de símbolos culturais que consideram pagãos, sequestros e mortes de jornalistas, militares etc. Sempre filmando as mortes e publicando.

82

83 Indicação de Filmes Paradise Now (2005) Profissão Repórter - Conflito Israel e Palestina [27/11/2012] Repórter Brasil Explica conflito entre israelenses e palestinos Palestina: História de Uma Terra - Completo Português Lágrimas do Sol: Mostra um conflito na Nigéria. Em nome do Pai: Mostra o IRA.

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas ORIENTE MÉDIO Posição Geopolítica Estratégica Está localizado entre Europa, África e Ásia. Foi colonizado por países europeus, que dividiram o território de acordo com seus interesses. Petróleo Escassez

Leia mais

Fronteiras políticas e soberania Parte II

Fronteiras políticas e soberania Parte II Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas

Leia mais

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES Conflitos entre Judeus e Árabes 2 Início dos conflitos Os conflitos ocorrem desde tempos bíblicos; A Diáspora quando os judeus foram expulsos de seu território no ano de

Leia mais

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais!

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Questão Palestina x Israel Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Origens!!!! 1897: Fundação do movimento sionista, que visa o retorno dos judeus à Palestina. No início do século XX, já existiam

Leia mais

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados. - Os principais motivos dos conflitos são: Étnicos ETNIA grupo de identidade unido por fatores

Leia mais

Aula 7 - Primavera Árabe

Aula 7 - Primavera Árabe Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar

Leia mais

Aula 10 - Israel e Questão Palestina

Aula 10 - Israel e Questão Palestina Aula 10 - Israel e Questão Palestina Primeira Guerra Mundial Região era parte do Império Turco Otomano 1917: Declaração de Balfour : buscando apoio para vencer o Império Turco na Primeira Guerra Mundial,

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. MÓDULO 28 CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio, mais especificamente a área do GOLFO PÉRSICO, é uma região estratégica no cenário mundial. Encontram-se no seu subsolo as

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades do Ano de 2017 Conflitos do Mundo Contemporâneo África Prof. Marcelo Saraiva África A maior parte do continente africano tem sua identidade construída através do sofrimento e das

Leia mais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão Oriente Médio designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele PRINCIPAIS MOTIVOS DOS CONFLITOS Étnicos Políticos Ideológicos Territoriais Econômicos Recursos

Leia mais

Movimentos Nacionalistas

Movimentos Nacionalistas Movimentos Nacionalistas Questão da Ucrânia Questão do Cáucaso Questão dos Bálcãs Esfacelamento da Iugoslávia Questão Irlandesa Questão Basca A Criméia é uma península ucraniana, e a Ucrânia por sua vez,

Leia mais

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano

Leia mais

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO JUDEUS Hebreus; Abraão; Canaã (Palestina); 400 anos no Egito; Moisés e o êxodo; Israel e Judá; 70: destruição do templo de Jerusalém; 131: Diáspora. MUÇULMANOS Beduínos; Maomé

Leia mais

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Síria - quadro geral Ditador: Bashar Al Assad (islâmico alauíta). Governo laico. Diversidade étnica e religiosa torna a crise complexa. Etnias principais:

Leia mais

Menos frequentes no norte. Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Heranças do colonialismo/fronteiras

Menos frequentes no norte. Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Heranças do colonialismo/fronteiras Aula 13 - África África Principais temas e relações Menos frequentes no norte Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Problemas Economia Meio ambiente Perseguição religiosa

Leia mais

Prof. Carlos Alberto Regalo

Prof. Carlos Alberto Regalo Prof. Carlos Alberto Regalo IRA Exército Republicano Irlandês Desejo: independência da Irlanda do Norte (Inglaterra), e a sua união com a Irlanda do Sul uma única Irlanda Posição da Inglaterra: é contra

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

I. CARACTERÍSTICAS GERAIS:

I. CARACTERÍSTICAS GERAIS: ORIENTE MÉDIO I. CARACTERÍSTICAS GERAIS: Ligação entre Ásia, Europa e África (norteprolongamento do Oriente Médio) Clima predominantemente desértico Escassez de água (principais Bacias Hidrográficas: Tigre

Leia mais

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA ÍNDIA x PAQUISTÃO A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico,

Leia mais

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. 01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 60 ORIENTE MÉDIO E EIXO ASIÁTICO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 60 ORIENTE MÉDIO E EIXO ASIÁTICO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 60 ORIENTE MÉDIO E EIXO ASIÁTICO Como pode cair no enem (UFSJ) Após o fim da União Soviética, os Estados Unidos têm imposto ao mundo uma ordem com base em seus interesses, tomando

Leia mais

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã Guerra Irã e Iraque Conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio. Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a

Leia mais

Oriente Médio. Petróleo Guerras Desertos. Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave:

Oriente Médio. Petróleo Guerras Desertos. Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave: Oriente Médio Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave: Petróleo Guerras Desertos TÁCIUS FERNANDES PROF. DE HISTÓRIA - CNSA Oriente Médio:

Leia mais

QUESTÕES : ORIENTE MÉDIO

QUESTÕES : ORIENTE MÉDIO QUESTÕES : ORIENTE MÉDIO Questão 01) O Islã foi o alicerce sobre o qual se ergueu um grande império. O mundo muçulmano, que se estende pelo Oriente Médio, África do Norte, Ásia Setentrional e um pequeno

Leia mais

Povos do Oriente Médio

Povos do Oriente Médio Oriente Médio Povos do Oriente Médio Árabes Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio. São maioria no Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, nos países da península Arábica e nos territórios

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu

Leia mais

[Gabarito] SEMANA 09

[Gabarito] SEMANA 09 [Gabarito] SEMANA 09 LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01. Letra C. QUESTÃO 03. Letra B. QUESTÃO 04. Letra A. QUESTÃO 05. Letra C. QUESTÃO 06. Letra D. QUESTÃO 07. Letra C. QUESTÃO 08. Letra D. QUESTÃO 09. Letra

Leia mais

CI-CPRI. SOUSA GALITO, Maria (2010). Independência. CI-CPRI, PowerPoint, N.º3, pp. 1-18

CI-CPRI. SOUSA GALITO, Maria (2010). Independência. CI-CPRI, PowerPoint, N.º3, pp. 1-18 CI-CPRI Independência SOUSA GALITO, Maria (2010). Independência. CI-CPRI, PowerPoint, N.º3, pp. 1-18 No contexto das Relações Internacionais, o conceito de Independência de um território implica a reivindicação

Leia mais

Conflitos e Separatismo na Europa

Conflitos e Separatismo na Europa Conflitos e Separatismo na Europa Identidade nacional, nação e território Identidade nacional: pessoas que se identificam como parte de um mesmo grupo. Ou seja, compõe uma NAÇÃO. Os elementos que contribuem

Leia mais

Professor Hudson de Paula

Professor Hudson de Paula Professor Hudson de Paula A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões

Leia mais

Dividir para dominar

Dividir para dominar ÁFRICA Contexto histórico África século XV: -Grandes navegações -Estabelecimento de feitorias na África A partir do século XIX: -Colonialismo europeu -Partilha da África (Conferência de Berlim, em 1885)

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS Lista de Exercícios de GEOGRAFIA/ 2º ano Professor(a): Amanda Rafaela Data: / Março / 2016 De sonhos e conquistas Aluno(a): 1) (UPE) Sobre o assunto abordado na notícia

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 58 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1956 A 1973)

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 58 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1956 A 1973) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 58 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1956 A 1973) Yasser Arafat Fixação 1) (CESGRANRIO) Quanto aos conflitos entre árabes e israelenses, podemos dizer que: I) se aceleram com a

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.

Leia mais

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. CURDOS O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado

Leia mais

a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano

a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano a primavera arabe Corrupção Pobreza Ditaduras Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano Mapa dos Levantes Os acontecimentos iniciaram na Tunísia

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. Walace Vinente GEOGRAFIA CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento

Leia mais

Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando

Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando Aspectos Físicos É uma região da Ásia Climas Secos (área de alta pressão atmosférica) Reflete na agropecuária Predominância de planaltos Principal região

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo?

Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo? Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo? COMENTE O que vem à sua cabeça quando a palavra terrorismo é citada? Possivelmente imagens de horror como explosões a bomba, sequestros, aviões se chocando

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 9º ANO Professores: Luís Otávio (LO) e Marcos Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

ISRAEL E A QUESTÃO DA PALESTINA

ISRAEL E A QUESTÃO DA PALESTINA ISRAEL E A QUESTÃO DA PALESTINA Palestina (do original Filistina Terra dos Filisteus ) é o nome dado desde a Antigüidade à região do Oriente Próximo (impropriamente chamado de Oriente Médio ), Localizada

Leia mais

Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas

Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Definição de conceitos Aspectos relacionados a cultura Geografia das religiões Conflitos religiosos Atividade Todo aquele complexo

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA. Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte)

ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA. Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte) ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte) Desde o século XVI, devido ao tráfico de escravos, os europeus já conheciam e exploravam algumas

Leia mais

Professor Yuri Xavier

Professor Yuri Xavier Professor Yuri Xavier A Europa é um continente pequeno (7% das terras do planeta), maior apenas que a Oceania. Totalmente no hemisfério norte; Cortado pelo Círculo Polar no extremo norte; Localizado na

Leia mais

Donald Trump, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da Embaixada dos EUA em Israel

Donald Trump, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da Embaixada dos EUA em Israel Anunciado em dezembro pelo presidente americano Donald Trump, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da Embaixada dos EUA em Israel para a cidade são movimentos delicados e que

Leia mais

TEMA 3. Prof. Janderson Barros

TEMA 3. Prof. Janderson Barros TEMA 3 Prof. Janderson Barros Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. Prof. Janderson Barros Local estratégico em termos econômicos

Leia mais

Imigração x Emigração

Imigração x Emigração Imigração x Emigração A emigração é Motivada por inúmeros fatores, entre estes: - Desemprego; - Baixos Salários; - Violência em todos os âmbitos Inclusive terrorismo; OLIMPÍADAS!!! - Intolerância religiosa;

Leia mais

Vence a indiferença e conquista a paz

Vence a indiferença e conquista a paz Vence a indiferença e conquista a paz 49º Dia Mundial da Paz (1 de Janeiro de 2016) Mar Mediterrâneo um cemitério de refugiados* De acordo com a Organização Mundial para a Migrações, até 18 de Dezembro

Leia mais

Damos a seguir a cronologia dos principais acontecimentos subsequentes

Damos a seguir a cronologia dos principais acontecimentos subsequentes QUESTÃO PALESTINA Palestina (do original Filistina Terra dos Filisteus ) é o nome dado desde a Antiguidade à região do Oriente Próximo (impropriamente chamado de Oriente Médio ), localizada ao sul do Líbano

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (GEOGRAFIA) Professor: Eraldo Morais de Almeida ÁFRICA EM TODOS OS ASPECTOS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (GEOGRAFIA) Professor: Eraldo Morais de Almeida ÁFRICA EM TODOS OS ASPECTOS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (GEOGRAFIA) Professor: Eraldo Morais de Almeida ÁFRICA EM TODOS OS ASPECTOS OS DOIS MOMENTOS COLONIALISMO: As metrópoles pretendiam se estabelecer nesses lugares de

Leia mais

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O mundo árabe é formado por um conjunto de países localizados no norte da África e no Oriente Médio. A maneira mais usual de identificar as

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Causas da Hegemonia atual dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentações, vestuários e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Os EUA representam

Leia mais

Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa. Prof. Franco Augusto 9º ano

Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa. Prof. Franco Augusto 9º ano Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa Prof. Franco Augusto 9º ano Regionalização do continente europeu Densidade demográfica na Europa Renda per capita na Europa Com base nas diferenças

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O EXAME FINAL Conteúdos de estudo relativos ao PRIMEIRO

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON Data da Realização: / /2018. Aluno(a): 3ª Série 1. (Uerj simulado 2018) O QUE É E O QUE QUER O ESTADO ISLÂMICO (EI)? O grupo estabeleceu um

Leia mais

AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA 1º Bim./2012 GABARITO

AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA 1º Bim./2012 GABARITO AVALIAÇÃO MENSAL DE GEOGRAFIA 1º Bim./2012 GABARITO Professor(a): Marcelo Duílio / Mônica Moraes Curso: Fund. II 9º ano Data: 08 / 03 / 2012 Tarde versão 1 Nome: BOA PROVA!!! Nº.: Instruções gerais Para

Leia mais

Informativo mensal Abril/2014

Informativo mensal Abril/2014 Informativo mensal Abril/2014 AMÉRICA DIÁLOGO NA VENEZUELA No mês de abril, após solicitação dos chanceleres da UNASUL (União de Nações Sul- Americanas), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, concordou

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. a) O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente;

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

Os conflitos da Nova Ordem Mundial

Os conflitos da Nova Ordem Mundial Os conflitos da Nova Ordem Mundial Com o fim da Guerra Fria e o estabelecimento da Nova Ordem Mundial imaginou-se que os conflitos mundiais haviam chegado ao fim. Entretanto novos conflitos surgiram por

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 9 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 9 ano Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 9 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo

Leia mais

EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLITICA E ECONOMICA PROF. NENO

EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLITICA E ECONOMICA PROF. NENO EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLITICA E ECONOMICA PROF. NENO - 2011 Os primeiros colonizadores chegaram à costa atlântica da América do Norte no século XVI. No nordeste, foi introduzida a policultura

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 12/09/2018 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar A primavera árabe Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar se um indivíduos é árabe ou não Político:

Leia mais

A ocupação africana e suas consequências

A ocupação africana e suas consequências A ocupação africana e suas consequências Introdução Contato europeus X africanos: século XV (criação de entrepostos comerciais no litoral, áreas de descanso e atracadouro). Período marcado pelo povoamento

Leia mais

Informativo Mensal. Julho/2014

Informativo Mensal. Julho/2014 Informativo Mensal Julho/2014 AMÉRICA/ EUROPA OCIDENTAL EUA ACUSAM RÚSSIA DE DISPARAR ARTILHARIA CONTRA BASES MILITARES UCRANIANAS Dentro do mês de julho, os Estados Unidos e seus aliados europeus acusaram

Leia mais

A formação do Estado de Israel

A formação do Estado de Israel A formação do Estado de Israel 1946: 500 mil judeus na Palestina querem a independência de Israel do domínio britânico Aumento da tensão entre israelenses e ingleses: centenas de ataques de judeus a britânicos

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS BÁRBAROS Os povos bárbaros, cujo grupo principal eram de origem germânica, habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor: Carlos Alexandre 3 ª Série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia ATIVIDADES 9º ANO 1) (FUVEST-2008) Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética

Leia mais

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS

AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS AS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS TENSÕES E CONFLITOS MUNDIAIS Principais Conceitos Território Nação Estado País Território: área delimitada no espaço geográfico Nação: grupo de pessoas que partilham língua,

Leia mais

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é uma região cultural e geográfica majoritariamente composta pelos curdos. Com cerca de 500.000 km² concentra-se, em sua maior parte, na Turquia,

Leia mais

Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito?

Síria vive uma miniguerra mundial: quem são os protagonistas desse conflito? Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito? COMENTE Família síria deixa área de al-muasalat após bombardeio em Aleppo, na Síria Pontos-chave A guerra civil da Síria começou

Leia mais

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel Revisão 7º Islamismo Professora Esp. Schirley Pimentel TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA O MUNDO ISLÂMICO É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal

Leia mais

BEM-VINDOS! GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros OBSERVEM AS IMAGENS A SEGUIR:

BEM-VINDOS! GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros OBSERVEM AS IMAGENS A SEGUIR: BEM-VINDOS! GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros OBSERVEM AS IMAGENS A SEGUIR: GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros Prof. Janderson Barros TEMA 1 Prof. Janderson Barros Determinismo geográfico, em que o homem

Leia mais

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca GUERRA FRIA Professor Daniel Fonseca O que é, afinal, a Guerra Fria O conceito de Guerra Fria vem de algo sem conflito direto, o que seria uma guerra quente como foi a II Guerra. Sendo assim, a Guerra

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

Leia mais

Colonização. Os Estados Unidos foi colonizado por ingleses. A ocupação e exploração dessa colônia não se deu de forma igualitária.

Colonização. Os Estados Unidos foi colonizado por ingleses. A ocupação e exploração dessa colônia não se deu de forma igualitária. ESTADOS UNIDOS Colonização Colonização Os Estados Unidos foi colonizado por ingleses. A ocupação e exploração dessa colônia não se deu de forma igualitária. Colônias do Norte As Colônias do Norte, foram

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA As emancipações tardias e a autodeterminação dos povos História 01 - Aula 51 Prof. Thiago UM CONTINENTE POBRE? 22,5% das terras do planeta 10% da população mundial 1% da prod. Industrial

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS Como pode cair no enem (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

Oriente Médio Características Principais

Oriente Médio Características Principais Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico. O Médio

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. Oriente Médio. CONTEÚDO Primeira Etapa. 4º Bimestre 2018 Geografia/João Victor. Aspectos Físicos. Conflitos e Formação Territorial

ESTUDO DIRIGIDO. Oriente Médio. CONTEÚDO Primeira Etapa. 4º Bimestre 2018 Geografia/João Victor. Aspectos Físicos. Conflitos e Formação Territorial Geografia/João Victor CONTEÚDO Primeira Etapa Aspectos Físicos Conflitos e Formação Territorial Oriente Médio População Economia e Política Geografia/João Victor Aspectos Físicos Localização; A questão

Leia mais

Prof. Esp. Franciane Borges

Prof. Esp. Franciane Borges Prof. Esp. Franciane Borges ... religiosos, políticos e econômicos. Autoridade passada por descendência. Seguem o alcorão e a sharia. Fiéis são independentes. Hoje: São os mais radicais, guiados por

Leia mais