O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 30

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 30"

Transcrição

1

2 LIÇÃO 3 DEUS FILHO Ponto de partida: Cremos em Deus Filho, Jesus Cristo, o unigênito do Pai, concebido da virgem Maria por obra e graça do Espírito Santo, que viveu sem pecado, morreu para expiação de nossas culpas, ressuscitou para nossa justificação, ascendeu à destra do Pai para mediação em nosso favor, de onde voltará para julgar os vivos e os mortos. Textos Bíblicos que fundamentam isso: (Sl ; Is. 7.14; Mt ; Jo ; ; 10.30; Rm ; I Tm ; Hb ; I Pe. 4.5; I Jo ). Mas aí surgi-nos a seguinte pergunta: 1 QUEM É JESUS? Poderíamos resumir da seguinte forma! Salvador do mundo Jo Imagem do Deus invisível Cl Revelação de Deus Jo O próprio Deus Cl. 2.9 É na Pessoa de Jesus Cristo que temos o topo, o cume da revelação de Deus ao mundo. Uma vez que Deus é Espírito (Jo. 4.24), na Sua essência, então jamais alguém O viu, somente Cristo tornou a Deus Pai conhecido diante dos homens, pois quem vê a Ele (Jesus), vê o Pai (Jo ; Hb ). Veja o que Jesus nos ensinou a cerca de Si mesmo. Eu sou o pão vivo Jo Eu sou a porta Jo Eu sou o bom pastor Jo Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida Jo Eu sou a luz do mundo Jo Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá Jo Eu sou a videira Jo. 15.5

3 Perguntas interessantes Desde quando Jesus existiu? Resposta: Desde sempre; Jesus sempre existiu Cl Quais foram as coisas criadas por Jesus? Resposta: Tudo; todas as coisas foram criadas por Jesus e para Ele e por meio Dele Gn. 1.26; Cl Como Jesus veio ao Mundo? Resposta: Através da virgem Maria, concebido pelo Espírito Santo de Deus Mt Jesus é Deus encarnado? Resposta: Talvez vocês ache estranho esse termo por não fazer parte do nosso cotidiano, ou também por estar se confundido com o termo reencarnação. A doutrina da reencarnação é contrária às escrituras, ou seja, é anti-bíblica, no entanto a encarnação é a doutrina que afirma que Deus se fez carne como afirma o apóstolo João em seu evangelho E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós... (João 1:14 ). Vamos conhecer um pouco mais dessa Doutrina: O termo Encarnação se refere ao ato em que Deus se fez homem, unindo a natureza divina à humana, na pessoa de Jesus Cristo alguns teólogos preferem o termo humilhação. Cristo veio e morreu na carne, garantindo assim, a nossa salvação (I Tm. 3.16; Cl cf. Ef. 2.15; Rm. 8.3). Dizer que Cristo veio e morreu na carne significa dizer que ele Ele morreu no estado e debaixo das condições da vida física e psíquica. Aquele que morreu era homem, mas também fica claro, no N.T. que Aquele que morreu, eternamente é e continua a ser Deus. Assim, encarnação quer dizer que sem ter deixado de ser Deus, Deus se fez homem (Jo. 1.14). REFLEXÃO: Missão exige encarnação: Ingressar num mundo alheio sem perder convicções, valores e padrões cristãos.

4 Natureza da Encarnação de Cristo Fp Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. A expressão a Si mesmo esvaziou não quer dizer que Cristo renunciou os atributos divinos, mas sim, que assumiu a forma de um servo e ocultou Sua glória natural (Jo. 17.5, 24 cf. Lc. 9.32). Nesse sentido é que Paulo escreve em II Co. 8.9: sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos. A Bíblia nos assegura categoricamente que Cristo nunca deixou de ser divino, Ele é Deus-homem (Jo ; Gl ; Cl ; Hb ). Jesus esvaziou-se no sentido de ter deixado de exercer os seus Atributos Divinos independentemente de Deus Pai. Propósitos e Resultados da Encarnação Para confirmar as promessas de Deus Rm (ver Is. 7.14; 9.6; Mq. 5.2). Para revelar o Pai e Seu amor Rm Em Jesus os homens puderam ver Deus (Jo ). Jesus revelou o Poder de Deus (Jo. 3.2), a sabedoria de Deus (Jo. 7.46), a glória de Deus (II Co. 4.6) e principalmente o amor de Deus (Rm. 5.8). Para ser Ele nosso exemplo I Jo O Senhor Jesus encarnado possibilitou ao homem as condições necessárias para que entendesse a vontade de Deus quanto ao seu modo prático de vida. Por Jesus ter se tornado homem como nós, fez-se perfeito padrão para nosso viver. Tendo Cristo como nosso modelo, temos a responsabilidade de vivermos uma vida santa. Devemos cultivar em nós o mesmo sentimento que houve em Jesus: a humildade (Fp ). Para anunciar Sua volta e levar-nos Consigo Hb A volta de Cristo para arrebatar Sua Igreja é o auge final da obra salvadora que Ele realizou por nós. Somente o Deus Homem seria um Salvador adequado. Era necessário que fosse humano para legitimamente sofrer e morrer; era necessário ser Deus para que tal morte fosse eficaz. Como humano, partilhou da natureza do homem e a compreendeu. Como Deus é participante da natureza divina com o Pai. Daí o perfeito Mediador entre Deus e os homens (I Tm. 2.5).

5 Jesus Cristo foi totalmente Humano sem deixar de ser Deus 2 JESUS É HOMEM OU É DEUS? Na pessoa única de Jesus Cristo há duas naturezas: a humana e a divina, cada qual em sua plenitude e integridade, e, portanto, estas duas naturezas são organicamente e indissoluvelmente unidas, sendo isso, no entanto, feito de maneira tal que nenhuma terceira natureza seja formada como resultado (Strong). Devemos crer em Jesus, como Deus, nosso Senhor e Salvador, o qual assumindo a natureza humana, não deixou de ser divino, e sendo divino não deixa de ser humano. Também não devemos crer Nele como se tivesse dupla personalidade, tampouco como se fosse metade Deus e metade homem. As naturezas humana e divina em Cristo incluem qualidades e atos humanos e divinos (At ; I Co. 2.8; Rm. 9.5). O profeta Miquéias (Mq. 5.2), muito antes, já havia emitido a mensagem profética mostrando em uma só mensagem, a humanidade e a divindade daquele que haveria de vir. Jesus é totalmente divino e totalmente humano e Sua humanidade, perfeita e completa, é tão duradoura quanto o é Sua deidade. Somente em Jesus, duas naturezas distintas e dissimilares estão unidas. Jesus era ao mesmo tempo, Deus e Homem. Como homem, identificou-se conosco, como Deus, é nosso Salvador e Senhor, como Messias (Cristo) é nosso Rei. O Senhor Jesus está atualmente exaltado (Fp ), continuando a ser Deus e Homem, duas naturezas numa única pessoa, para sempre. Por isto é que Paulo diz que há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. (I Timóteo 2.5).

6 JESUS É DIVINO Jesus reivindica sua divindade Jo Jesus se identifica com Deus no A.T. Ex Criador de todas as coisas Jo.1.3; Cl. 1.16; Hb e a tudo sustenta Hb Como Deus, perdoa pecados pois somente Deus tem poder para isso Lc. 5.24; Preexistência Jo ; 17.5, 24. Jesus não existiu a partir da encarnação Jo Eternidade Hb ; 13.8; Ap Onipotente tem todo o poder Ap. 1.8; Mt ; Hb. 1.3; Cl Onisciente conhece os pensamentos Jo ; 21.17; Lc. 6.8; 11.17; Mc. 2.8 Poder sobre os demônios (Mc ); sobre as doenças (Lc ); sobre a morte (Mt. 9.25; Lc. 7.14); sobre a natureza, transformando água em vinho (Jo. 2.11) e fazendo a multiplicação dos pães (Mt ; ); e sobre as forças da natureza (Mt. 8.26); poder de curar e restaurar o homem que sofre (Mt ; Mc. 2.7; Lc. 7.47). JESUS É HUMANO Nascimento humano Mt ; Gl. 4.4 (se tornou carpinteiro Mc. 6.3). Sua humanidade era completa tornou-se Cristo Jesus, homem Hb. 2.14, 17. Desenvolvimento Humano crescimento físico, mental, moral e espiritual Lc. 2.40, 52. Limitações humanas cansaço (Jo. 4.6), sede (Jo ), fome (Mt. 4.2), sono (Mt. 8.24), fraqueza física (Lc ). Morte física Jo Dependência de Deus precisou orar pedindo forças para passar por Sua missão de morrer na cruz Mc. 1.35; Mt ; Mc Emoções humanas choro (Jo ), angústia na alma (Jo ), tristeza (Mt ), indignação (Mc ). Sua humanidade é permanente Jesus está atualmente exaltado, mas continua a ser Deus e homem, duas naturezas numa única pessoa, para sempre (I Tm. 2.5).

7 2 JESUS PODIA PECAR? JESUS HERDOU A NATUREZA PECAMINOSA DE MARIA? Sendo (Plenamente) Deus não podia. Sendo (Plenamente) homem podia, mas mesmo assim não pecou. Jesus veio ao mundo através de uma santa e milagrosa exceção, que fez do ventre de Maria, um habitat sagrado não contaminado pelo sêmen dos descendentes de Adão. Por isso, Jesus também é o redentor da nossa humanidade, pois estaria livre em seu Ser, de ter sido contaminado pelo pecado original, desde que este, é transmitido pelo ato sexual, do qual Maria não participou. A natureza divina de Jesus não podia ser tentada pelo mal, mas a natureza humana, como de fato ocorreu, podia ser tentada. O anjo Gabriel, quando fez a anunciação a Maria, explicou que o Espírito Santo a envolveria com Sua sombra e, por isso, o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus Lc Paulo confirmou a impecabilidade de Jesus II Co João confirmou a impecabilidade de Jesus I Jo. 3.5 Pedro confirmou a impecabilidade de Jesus I Pe As tentações provaram a impecabilidade de Cristo Mt. 4. Para condenar o pecado, era necessário que Ele fosse Santo (Hb. 7.26). Ninguém pode lavar uma roupa suja com água suja. Mesmo assumindo a humanidade não herdou a natureza pecaminosa. 3 PARA QUEM JESUS VEIO AO MUNDO? Jesus veio para salvar o mundo e os pecadores, e nos dar a vida eterna Jo ; Jesus veio para dar sua vida por nós, para nos resgatar Mc Jesus veio para nos reco nciliar com Deus II Co Jesus veio para fazer a vontade de Deus Jo Jesus veio para desfazer as obras do diabo I Jo QUAL O CRIME COMETEU JESUS PARA SER MORTO? O próprio Pilatos nos responde essa questão: Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum (João 18.38).

8 5 POR QUE JESUS TEVE QUE MORRER PARA SALVAR O MUNDO? Cristo morreu para que tivéssemos vida (Rm. 5.12; 6.23). O pecado fez romper o relacionamento entre Deus e a humanidade, e o meio providenciado por Deus para restabelecer esse relacionamento foi através da morte de Cristo, em que Deus propôs pagar. A obra de Cristo tornou a morte impotente ineficaz (II Tm. 1.10). O sangue que é o elemento vital para a existência do corpo, foi designado para ser utilizado como expiação (perdão dos pecados) pelo pecado. Ele é considerado e moeda oficial para o pagamento da dívida contraída por intermédio dos pecados, tendo poder para quitá-la. Uma vida tinha que ser entregue por uma outra. Lv ; Hb É através do sangue que ocorre o perdão dos pecados e a comunhão com Deus. Como Deus recebia o perdão pelos pecados no A.T. e no N.T.? AT. = Por meio dos SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS. Uma vez por ano, o sacerdote devia fazer uma oferta de sangue de animais no lugar chamado santo dos santos, no templo, pelos pecados do povo. Mas esta, era uma oferta de sangue limitada em sua eficácia, por isso tinha que ser oferecida todo ano. NT. = Através de JESUS CRISTO I Jo. 2.2 Quando Jesus derramou o seu sangue na cruz, acabou com a exigência da Antiga Aliança, para o contínuo sacrifício de animais (I Co ). O perdão mediante o sacrifício de Cristo não é limitado a um só grupo específico, tem aplicação mundial e deve ser recebido por fé (Jo 3.16). 6 POR QUE O SANGUE DOS ANIMAIS NÃO FOI SUFICIENTE? Veja o que nos ensina o escritor aos Hebreus Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei. (Hebreus 6:13,14). O sangue de animais não poderia fazer as pessoas novas. Apenas o castigo pelo pecado era passado para o animal, e como ficava o pecado na vida da pessoa? O sangue de Jesus remove os pecados. É como se ao sacrificar animais o pecado das pessoas era encoberto, enquanto pelo sangue de Cristo o pecado é removido da pessoa! João Batista disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo...

9 7 DESDE QUANDO FOI DECIDIDO QUE JESUS DEVERIA MORRER? Sua morte fora preordenada por Deus desde a eternidade I Pe. 1.20; Ap A morte de Cristo é o propósito máximo da encarnação Mt ; Mc Em Gn. 3.21, há a 1ª tipificação da morte de Cristo pelos pecadores; em Gn a profecia. A morte de Cristo foi prefigurada nos sacrifícios do A.T. e foi cumprida historicamente na crucificação de Jesus. Todos os sacrifícios realizados no A.T. apontam para a morte de Cristo. 8 COMO FOI A MORTE DE JESUS CRISTO? Foi morte de Cruz Fp Foi o auge da humilhação e degradação. Foi morte expiatória. Expiar significa pagar; sofrer as consequências. Através da morte de Cristo, Deus remove os pecados de Seu povo, limpando a consciência do homem, tornando-o livre da culpa. 9 QUAL A IMPORTÂNCIA DA MORTE DE JESUS CRISTO? A santidade de Deus e a pecabilidade do homem, é que se constituem na base final para a morte de Cristo. A santidade exige castigo pelo pecado do homem. Somente a morte de Cristo poderia obter eterna e perfeita redenção ao homem (Hb ). A Antiga Aliança foi estabelecida com sangue de animais (Hb ; Ex ); a Nova Aliança passa a ser válida através do sangue vertido na cruz (Hb cf ). Jesus ofereceu sacrifício perfeito uma vez por todas, obtendo eterna redenção (Hb. 9.12). A morte de Cristo é o coração do Evangelho (I Co ), o que de fato caracteriza o cristianismo (I Co. 3.4). Se Jesus Cristo não tivesse morrido por nós, todos nós estaríamos condenados à perdição eterna, não teríamos a salvação e a vida eterna, pois todos somos pecadores e Jesus é aquele que tira o pecado do mundo (Jo. 1.29). 10 QUAL O SIGNIFICADO DA MORTE DE CRISTO? Prova do amor de Deus Rm. 5.8; Gl Deus, portanto, por amor, enviou Seu Filho para ser nosso sacrifício e substituto pelos nossos pecados. Vicária (substitutiva) Rm ; I Co. 15.3; II Co. 5.21; Is

10 Propiciatória A justiça de Deus foi satisfeita com a morte de Cristo (I Jo. 2.22). A morte de Cristo removeu a ira de Deus contra o pecado e pecador arrependido e foi desviada e dirigida contra Cristo. Vitoriosa Mc ; A morte de Cristo é o triunfo sobre os poderes do pecado, de satanás e de suas hostes demoníacas. 11 QUAIS OS RESULTADOS DA MORTE DE CRISTO E DO SANGUE DERRAMADO? Fomos sarados - Is (saúde espiritual); Mt. 4.24; (cura física). Salvação do pecado. Fomos redimidos Remir, adquirir de novo, resgatar. Resgatados do pecado Mc Fomos perdoados Perdão dos pecados Ef Fomos justificados Nos declara homens justos diante de Deus Rm. 3.24; 5.9. Fomos reconciliados Reconciliação entre o homem e Deus II Co. 5.18; Ef. 1.7 Fomos purificados De todo o pecado I Jo Fomos trazidos ao estado de paz Cl Fomos libertos Libertação dos pecados Ap. 1.5 Perguntas interessantes O que aconteceu com Jesus depois de três dias de sua morte? Resposta: Ele ressuscitou Lc Qual a Importância da Ressurreição de Cristo? Resposta: Afirmação central da fé cristã, pois é a base da nossa fé esperança I Co , 17. Foi verdadeira Lc NATUREZA DA RESSUREIÇÃO Foi corporal Lc Cristo ressuscitou assumindo corpo real, de carne e osso (Sl. 16). Foi singular Ap Todos os outros voltaram a morrer, pois não foram revestidos da incorruptibilidade (I Co ). Jesus, porém recebeu um corpo glorificado (I Co ). Foi testemunhada amplamente At ; I Co Sua aparição comprova sua ressurreição.

11 QUAIS OS RESULTADOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO Atesta que Cristo é Deus Rm. 1.4; Mt Cristo foi designado Filho de Deus pela própria ressurreição. Garante a eficácia da morte redentora de Cristo Rm Compartilhamos da nova vida em Cristo e podemos viver para Deus (Rm ). Assegura a aceitação da obra de Cristo por parte de Deus Pai Rm O sacrifício de Cristo é a base para que Deus perdoe nossos pecados, e a ressurreição de Cristo é a garantia da nossa justificação (perdão) diante de Deus. Assegura a presença do Espírito Santo e a existência da Igreja Jo. 1.33; At ; Jo ; 26; É a explicação para a existência da Igreja que nasceu a partir do pentecostes (At. 2). Não é possível negar a ressurreição de Cristo I Co ; I Pe Se a ressurreição de Cristo não for uma realidade, então é vã a pregação apostólica bem como a nossa fé. 12 PARA ONDE FOI JESUS DEPOIS DA RESSURREIÇÃO? O Evangelho de João nos dá a resposta no capítulo 16.28: Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. O termo que geralmente usamos na teologia é ASCENSÃO mas, o que significa esse termo? Ascensão de Cristo Lc O termo ascensão é utilizado para designar o fato de ter Cristo concluído seu ministério terreno e ter ido para a presença do Pai. A ascensão de Jesus foi o auge de Sua última manifestação depois da ressurreição. A ascensão assinalou o fim do período de limitação a que Cristo se sujeitou. Exaltação de Cristo At. 2.33; Fp A expressão Exaltado, pois à destra de Deus é oriunda do Salmo Esta expressão pode se traduzir como: Colocado por Deus à sua direita, que significa no lugar de honra junto a Deus. A ressurreição e exaltação do Senhor é a resposta do Pai à Sua obediência filial. Aspectos da Ascensão e Exaltação de Cristo Ele retornará em Glória Assim como Cristo retornou visivelmente ao céu, assim também há de voltar pessoalmente e visível em glória (At. 1.11; Mt ; Ap. 1.7; ).

12 Ele foi para enviar o Espírito Santo A ascensão de Cristo envolve o advento do Espírito Santo, que não foi dado na plenitude de Sua obra aos homens até que Jesus fosse glorificado (Jo. 16-7). Ele foi para ser nosso Advogado no céu A ascensão e exaltação de Cristo reside no fato de que o Senhor glorificado no céu é nosso Advogado, isto é, intercede diante da presença do Pai em nosso favor (I Jo. 2.1).

13 ESTUDAR SOBRE JESUS É UMA ESPERIÊNCIA ÚNICA PARA TODO CRISTÃO ENTÃO PRECISAMOS SABER SE VOCÊ APRENDEU BEM ESSA TERCEIRA LIÇÃO. POR ISSO PREPARAMOS ALGUMAS PERGUNTINHAS PARA LHE AJUDAR A COMPREENDER MELHOR ESSE ASSUNTO. 1 QUEM É JESUS? 2 JESUS É HOMEM OU É DEUS? 3 PARA QUEM JESUS VEIO AO MUNDO? 4 QUAL O CRIME COMETEU JESUS PARA SER MORTO? 5 POR QUE JESUS TEVE QUE MORRER PARA SALVAR O MUNDO? 6 POR QUE O SANGUE DOS ANIMAIS NÃO SUFICIENTE? 7 DESDE QUANDO FOI DECIDIDO QUE JESUS DEVERIA MORRER? 8 COMO FOI A MORTE DE JESUS CRISTO? 9 QUAL A IMPORTÂNCIA DA MORTE DE JESUS CRISTO? 10 QUAL O SIGNIFICADO DA MORTE DE CRISTO? 11 QUAIS OS RESULTADOS DA MORTE DE CRISTO E DO SANGUE DERRAMADO? 12 PARA ONDE FOI JESUS DEPOIS DA RESSURREIÇÃO?

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra De Deus A Doutrina de Deus

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas O que as escrituras testemunham sobre Ele?

Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas O que as escrituras testemunham sobre Ele? A doutrina de Cristo segundo as escrituras Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas Questões Teológicas 1.Nascimento Virginal 2.Relação com o pecado 3.Necessidade da humanidade Por que o nascimento

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2) Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Importância da Ressurreição de Cristo

Importância da Ressurreição de Cristo Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Importância da Ressurreição de Cristo O que as escrituras afirmam sobre a ressurreição de Cristo? 1. Doutrina fundamental do Cristianismo:

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 2: CRISTOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

Quer estudar teologia com qualidade?

Quer estudar teologia com qualidade? www.teologiafabi.com.br Quer estudar teologia com qualidade? 1 - O SIGNIFICADO DE TEOLOGIA E DE DOUTRINA 2 - DEFINIÇÃO DE DEUS 3 - A EXISTÊNCIA DE DEUS 4 - A NATUREZA DE DEUS 5 - A UNIDADE E TRINDADE DE

Leia mais

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OQuando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OA salvação dependia da vinda do Salvador. www.portalebd.org.br Slide 2 O A promessa da salvação é indissociável da promessa

Leia mais

FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante

FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante visível da soberania de Deus. Defruta de plena comunhão

Leia mais

Temas vistos até aqui

Temas vistos até aqui O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 5 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 O ESPÍRITO SANTO E O SENHOR JESUS CRISTO PARTE 2 A sinergia e interação entre eles A simbologia

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Qua, 05 de Outubro de :01 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :48

Escrito por Hélio Clemente Qua, 05 de Outubro de :01 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :48 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER Pergunta 21: Quem é o Redentor dos escolhidos de Deus? Resposta: O único redentor dos escolhidos de Deus é o Senhor Jesus Cristo que, sendo o eterno Filho de Deus, se fez

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto Aula 08. Cristo é ELEIÇÃO REDENÇÃO sacrifício e mediador O Cordeiro que sofreu traído pelos seus Ele carregou por mim

Leia mais

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação.

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação. Lição 4 para 28 de abril de 2018 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

A imagem de Cristo Fernando Leite

A imagem de Cristo Fernando Leite A imagem de Cristo 12.03.17 Fernando Leite Introdução Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado,

Leia mais

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus.

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. OPara ser salvo, alguém precisa se arrepender dos pecados e crer que Jesus Cristo é o Salvador. www.portalebd.org.br

Leia mais

A expressa Imagem e a figura de Deus

A expressa Imagem e a figura de Deus A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011 1 Tessalonicenses 5.9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 20/02/2011 2 Destino é tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais, que ainda pode vir a acontecer, no futuro, com o objetivo

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO 1. SUA PREEXISTENCIA E ETERNIDADE A preexistência de Cristo significa Sua existência antes da encarnação. A Escritura o ensina muito claramente. Mas, mais que isso, ela ensina também

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Necessidade da Expiação

Necessidade da Expiação Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Necessidade da Expiação O que as escrituras afirmam sobre a morte de Cristo? 1.Em função de sua santidade e retidão Deus deve punir o

Leia mais

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS, O FILHO DE DEUS Jesus é um Deus que se fez carne e habitou entre nós para salvar a humanidade. Nesta lição

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO QUAIS LEMBRANÇAS DO PASSADO QUE ME INCOMADAM? 1. INTRODUÇÃO Há um problema geral que todos os seres humanos herdaram: Rm. 3:23 Rm. 5:12

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Seg, 10 de Outubro de :13 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :50

Escrito por Hélio Clemente Seg, 10 de Outubro de :13 - Última atualização Seg, 14 de Novembro de :50 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER A ENCARNAÇÃO Pergunta 22: Como Cristo, sendo o Filho de Deus, se fez homem? Resposta: Cristo, o Verbo de Deus, fez-se homem tomando um verdadeiro corpo e uma alma racional,

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Três Hebreus como uma explicação de Levítico Leitura bíblica: Hb 1:2-3, 8; 2:10, 17; 4:14-15; 10:5-10; 13:8 I. Levítico é um livro de tipos, um livro de tipologia; os tipos mais refinados e detalhados

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO G. H. Hayhoe Tradução Mario Persona * * * * * COMENTÁRIOS SOBRE A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO "Porque nele habita corporalmente

Leia mais

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10 Novo Testamento Aula 10 2º Semestre Hebreus 1-10 Lição 46 Prossigamos até a perfeição Lição 47 Pelo Sangue Sereis Santificados Hebreus Escrito por Paulo Aprox. 67 ou 68 AD Pois Paulo morreu em 68AD Hebreus

Leia mais

CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem. Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16

CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem. Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16 CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16 I Aquecimento Versículos para memorizar João 1: 1 e 14 Como vai a memorização? Revisão

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus.

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus. Você é eterno Oro a Deus para que você possa crer nesta verdade, pois este Deus feito homem, em tudo foi provado, mas também foi aprovado, pois obedeceu a Deus em tudo, até a morte, pelo que recebeu a

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

O QUE CREMOS. 16 Doutrinas das Assembleias de Deus. Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus

O QUE CREMOS. 16 Doutrinas das Assembleias de Deus. Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus O QUE CREMOS 16 Doutrinas das Assembleias de Deus Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus A Bíblia é a nossa regra completa e suficiente para fé e prática. Esta Declaração de Verdades

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO?

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO? 04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES Quem é JESUS CRISTO? Igreja Metodista 04 Primeiros Passos: Quem é JESUS CRISTO? Que fantástica oportunidade você tem de conhecê-lo!! É o que eu mais quero...

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes SALVAÇÃO 2 Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 3 ROTEIRO Salvação Parte 1 Introdução O problema: A necessidade de salvação A providência: A solução para o pecado Três aspectos da salvação Salvação

Leia mais

Questionário de Avaliação Para Novos Membros

Questionário de Avaliação Para Novos Membros 1 PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DE GOIÂNIA Questionário de Avaliação Para Novos Membros ATENÇÃO! Observe cuidadosamente cada questão, porque algumas podem ter mais de uma resposta correta para ser marcada.

Leia mais

Um exame das Doutrinas da Bíblia

Um exame das Doutrinas da Bíblia Um exame das Doutrinas da Bíblia III- A Doutrina de Cristo 1-A Deidade de Cristo João 5:18 2-A Humanidade de Cristo Lucas 2:52 3- O Filho de Deus Mat. 16:16 4-O Único Unigênito João 3:16 5-A Generação

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:

Leia mais

OA salvação do homem dá-se pela. graça. OAs obras jamais podem salvar o. ser humano. Slide 2

OA salvação do homem dá-se pela. graça. OAs obras jamais podem salvar o. ser humano.  Slide 2 OA salvação do homem dá-se pela graça. OAs obras jamais podem salvar o ser humano. www.portalebd.org.br Slide 2 O A palavra graça : a) no Antigo Testamento: a1) chen ou hen - favor imerecido a2) hesed

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4. Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017

O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4. Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017 O MILAGRE DE NATAL João 15: 22 e Gálatas 4: 4 Igreja Cristã da Família Pb Roberto Carlos Oliveti Culto de Natal 22/12/2017 E se eu não viera, (João 15a: 22) Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

O fardo e a cruz. A figura abaixo foi utilizada em uma lição para novos convertidos para ilustrar como o perdão do pecado ocorre:

O fardo e a cruz. A figura abaixo foi utilizada em uma lição para novos convertidos para ilustrar como o perdão do pecado ocorre: O fardo e a cruz Para nascer de novo, antes o homem precisa ter um encontro com a sua própria cruz. É necessário ao homem morrer para depois viver! É por isso que Jesus disse que não veio trazer paz, mas

Leia mais

RESSURREIÇÃO. Fábio Monzillo. 01/Abr/2018

RESSURREIÇÃO. Fábio Monzillo. 01/Abr/2018 RESSURREIÇÃO Fábio Monzillo 01/Abr/2018 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Boas novas em Jesus Cristo segundo João

Boas novas em Jesus Cristo segundo João Agosto/2017 Introdução II Co 11: 3 Mas receio que assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia assim também sejam corrompidas as vossas mentes e se apartem da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

Leia mais

bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus.

bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus. ODamos início ao um trimestre bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é Jesus Cristo é melhor. www.portalebd.org.br Slide 2 O A superioridade de Cristo aos anjos tem

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

LIÇÃO 5 - QUEM É JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 - QUEM É JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 - QUEM É JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS CRISTO - HOMEM E DEUS O Evangelho de Jesus Cristo escrito pelos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João nos apresenta

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.9-17 A visão dos glorificados 9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Primeiro Artigo de Fé: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho

Leia mais

Título: Das Escrituras eu aprendo que... Autor: J. N. Darby. Literaturas em formato digital:

Título: Das Escrituras eu aprendo que... Autor: J. N. Darby. Literaturas em formato digital: Título: Das Escrituras eu aprendo que... Autor: J. N. Darby Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Tema missiológico comum: Reino de Deus Mais de 70 vezes é referido por Jesus nos Evangelhos O tema destaca-se do começo ao

Leia mais

Título: A UMANIDADE SEM PECADO DO SENHOR JESUS CRISTO Autor: G. H. HAYHOE Tradução: MARIO PERSONA Revisão: LUIZ AMALFI

Título: A UMANIDADE SEM PECADO DO SENHOR JESUS CRISTO Autor: G. H. HAYHOE Tradução: MARIO PERSONA Revisão: LUIZ AMALFI Título: A UMANIDADE SEM PECADO DO SENHOR JESUS CRISTO Autor: G. H. HAYHOE Tradução: MARIO PERSONA Revisão: LUIZ AMALFI Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Cristologia SEFO 2013 Por Fábio 4ª Codo Aula Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação

Leia mais

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5)

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Escola Bíblica Dominical Lição 02 Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Rodrigo da Silva Gomes e Diác. Vítor Hugo 12/04/2015 Roteiro da Aula Introdução; A Sua preexistência A Sua humanidade A Sua

Leia mais

Título: QUEM É JESUS? Autor: K. HESLOP. Traduzido de 'Who is Jesus?' Literaturas em formato digital:

Título: QUEM É JESUS? Autor: K. HESLOP. Traduzido de 'Who is Jesus?' Literaturas em formato digital: Título: QUEM É JESUS? Autor: K. HESLOP Traduzido de 'Who is Jesus?' Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em

Leia mais

1 Coríntios 15,22: Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.

1 Coríntios 15,22: Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. CRISTO E O NOVO PACTO vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O pacto de Deus com o homem é fruto da exclusiva vontade e determinação de Deus. Desde o primeiro pacto no Jardim do Éden, passando pela

Leia mais

A planta que o Pai não plantou

A planta que o Pai não plantou A planta que o Pai não plantou A planta que o Pai não plantou é proveniente da semente corruptível de Adão. Esta semente não é sujeita à vontade de Deus. É uma semente de inimizade e todos que dela são

Leia mais