Analise as seguintes assertivas sobre palavras do texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Analise as seguintes assertivas sobre palavras do texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas."

Transcrição

1 Analise as seguintes assertivas sobre palavras do texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) O vocábulo aplicativos (l. 01) possui encontro consonantal. ( ) dermatologista (l. 08) não possui o mesmo número de letras e de fonemas. ( ) A palavra ferramenta (l. 23) tem 10 letras e 8 fonemas. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) V V V. b) V V F. c) F V V. d) F F F. e) V F V.

2 Caso na frase Esses aplicativos disseminam informações importantes de saúde e não devem ser tratados como uma ameaça (l ) a palavra sublinhada fosse passada para o singular, quantas outras alterações deveriam ser realizadas para manter a correção do período? a) Duas. b) Três. c) Quatro. d) Cinco. e) Seis.

3 7 -Seu sistema funciona de acordo com a idade, o sexo e outras informações do paciente. 8 - A médica dermatologista Tatiana Gabbi, da Universidade de São Paulo (USP), considera (...) 42 - o aplicativo que é pago indica atividades que ele pode 8. Em relação aos sinais de pontuação que aparecem no texto, analise as afirmações que seguem: I A vírgula da linha 07 separa palavras justapostas assindéticas. II As vírgulas da linha 08 marcam um aposto. III Os travessões das linhas 42 e 43 poderiam ser substituídos por vírgulas, sem causar alteração na estrutura da frase. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas III. c)apenas I e II. d)apenas II e III. e) I, II e III.

4 que permita 12 família dispor de uma verba para aquela viagem que não fazem três anos ou para um curso 14 O momento é de mudança? Então, estabeleça sonhos alcançar 1. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 12 e 14. a) à há à b) à há a c) a a a d) a a à e) a há a

5 Com planos, seus interesses focam naquilo que está sendo construído, e informações novas tendem a melhorar as condições e viabilizar aquilo que parecia pouco viável. Planeje e transforme o momento é bom para isso. 10. Analise as seguintes assertivas a respeito do trecho acima e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) As formas verbais focam e tendem estão flexionadas no presente do indicativo e possuem o mesmo sujeito. ( ) A forma verbal parecia está flexionada no pretérito perfeito do indicativo. ( ) As formas verbais Planeje e transforme estão flexionadas na segunda pessoa do singular do modo imperativo. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) F F F. b) V F F. c) F F V. d) V V V. e) F V V.

6 Com planos, seus interesses focam naquilo que está sendo construído, e informações novas tendem a melhorar as condições e viabilizar aquilo que parecia pouco viável. Planeje e transforme o momento é bom para isso. 11. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta e respectiva a classificação gramatical das palavras sublinhadas. a) substantivo pronome artigo b) adjetivo pronome pronome c) advérbio artigo preposição d) advérbio pronome pronome e) adjetivo artigo pronome

7 Esse é o clima para o cenário econômico para os próximos meses. 12. Analise as seguintes assertivas a respeito da frase acima: I O sujeito da frase é Esse. II O predicado da frase classifica-se como verbal. III Na frase, há um objeto indireto. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas I e III.

8 9. Em relação aos sinais de pontuação que aparecem no texto, analise as afirmações que seguem: I A segunda e a terceira vírgula da linha 08 marcam um aposto. Harvard, foram abordadas por seu diretor, o psiquiatra e psicanalista americano Robert Waldinger, II A segunda vírgula da linha 14 separa um adjunto adverbial deslocado. Há cerca de 10 anos, o estudo passou a III Na linha 21, a vírgula separa termos de mesmo valor sintático. Os destinos desses homens foram variados: se tornaram operários fabris e advogados, assentadores de tijolos e médicos Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e III.

9 8. Sobre a formação de algumas palavras do texto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de derivação à correspondente palavra. Coluna 1 1. Sufixação. 2. Prefixação. 3. Regressiva. Coluna 2 ( ) ocorre (l. 18). ( ) reproduzir (l. 01). ( ) vivências (l. 06). A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) b) c) d) e)

10 Avalie as seguintes afirmações a respeito da palavra a nas ocorrências assinaladas no texto. I. Na linha 04 do texto, a palavra a é um artigo feminino definido. Reclamar que a criança é terrível ou tentar ensiná-los a educá-la. II. Na linha 09, as duas ocorrências da palavra a são preposições. Sentem angustiados em relação a si mesmos, a seus filhos e aos... III. Na linha 14, em às, ocorre a contração do artigo definido feminino as com a preposição a....e que atendam às necessidades delas. Quais estão corretas? A) I. B) II. C) I e II. D) II e III. E) I, II e III.

11 Caso na frase Se você tem uma letra confusa e não sabe se prezado é com s ou z, você pode desenhar alguma coisa que possa parecer os dois.(l. 30), a palavra você (em suas duas ocorrências) fosse substituída por tu, quantas outras alterações deveriam ser feitas para manter a correção do período? A) 1. B) 2. C) 3 D) 4. E) 5.

12 Considere o seguinte fragmento: Acrescente o riso ao seu trabalho e à sua vida diária, lembre-se de rir regularmente, partilhe suas risadas e ajude outros a rir também. (linha 51) A supressão dos termos negritados na frase acima I. não provoca alteração no sentido da frase. II. provoca alteração no sentido da frase. III. não provoca necessidade de ajustes na estrutura das respectivas frases. Quais estão corretas? A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

13 Em relação às expressões dormir, dormir bem e dormir muito (l.01), analise as seguintes afirmações: I. O uso de advérbios altera o significado das expressões em que ocorrem. II. Apesar do uso de advérbios, todas as expressões no contexto de ocorrência se equivalem. III. Caso os advérbios bem e muito fossem substituídos por sinônimos, a forma correta das expressões seria mau e pouco. Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

14 Analise as seguintes propostas de substituição e supressão de palavras no texto. I. Supressão de nós (l.14). E nós somos os grandes culpados II. Substituição de de sono (l.20) por sonífera. Provocado pela falta de sono... III.Substituição de sem interrupções (l.23) por ininterruptamente. Eles haviam trabalhado por muitas horas, sem interrupção Quais NÃO alteram o sentido do texto? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e III E) I, II e III.

15 Assinale a alternativa cujo vocábulo, sem o uso do acento gráfico, se constitui em outra palavra existente na língua portuguesa. A) Equívocos. B) Física. C) Critério. D) Evidências E) Estático.

16 Na frase De nada adianta chamar os pais para reclamar que a criança é "terrível" ou tentar ensiná-los a educá-la. (l. 04), os pronomes negritados los e la exercem a função de, tendo como referente, respectivamente, as expressões e. As lacunas do trecho acima ficam correta e respectivamente preenchidas por: A) complemento nominal os pais a criança B) complemento nominal a criança os pais C) objeto indireto a criança os pais D) adjunto adnominal os pais a criança E) objeto direto os pais a criança

17 Considere o seguinte período, retirado do texto: Claudemir Belintane, professor de língua portuguesa e alfabetização da Faculdade de Educação da USP, argumenta que o traçado da letra e o manejo rápido contribuem para o fluxo da escrita, mesmo em jovens que misturam a cursiva com a letra de forma. (l. 3) Analise as seguintes afirmações a respeito do parágrafo acima, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso. ( ) Os termos sublinhados funcionam como complementos verbais. ( ) O fragmento em negrito tem a função de desenvolver o termo a que se refere, recebendo o nome de aposto. ( ) O fragmento que misturam a cursiva com a letra de forma representa uma oração adjetiva, pois qualifica o termo jovens. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) F F F. B) V F F. C) V V F. D) F V V. E) V V V.

18 Considere a seguinte frase Os erros flagrados no livro não diminuem a importância desses gênios. Analise as assertivas que seguem. I. O sujeito da frase é classificado como composto. II. A palavra não classifica-se como um adjunto adverbial. III. O verbo diminuir é transitivo direto, e está conjugado no presente do indicativo. Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

19 Considere o seguinte fragmento: Ninguém está afirmando que o canto dos pássaros é um tipo de fala, mas existem vários paralelos. Qual das seguintes afirmações está correta em relação ao fragmento acima? A) O termo Ninguém representa um sujeito indeterminado. B) A palavra que é um pronome relativo. C) A expressão é um tipo de fala caracteriza um predicado verbal. D) A forma verbal existem não tem sujeito. E) A palavra mas é um nexo coesivo adversativo.

20 Se o segmento As paisagens (As paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro da serra, reforçam ainda mais as características da serra. ) for substituído por O cenário, quantas outras palavras, em toda a frase, deverão ser flexionadas para fins de concordância? A) Duas. B) Três. C) Quatro. D) Cinco. E) Seis.

21 Levando em consideração as regras de concordância, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 11, 20 e Somos privados de quantidade de horas para o nosso organismo. 20. A falta de sono pode provocar consequências sérias. 26. O desastre foi provocado por erros humanos que na madrugada... A) ideal bastante ocorreram B) ideal bastantes ocorrem C) ideal bastantes ocorreram D) ideais bastante ocorrem E) ideais bastantes ocorreram

22 Considerando as regras de acentuação, analise as assertivas a seguir: I. O vocábulo conteúdo é acentuado por tratar-se de palavra paroxítona terminada em o. II. Caso retirássemos o acento da palavra vínculo, haveria alteração da classe gramatical à qual a palavra pertence. III. Caso passássemos o vocábulo irresponsável para o plural, a palavra resultante não deveria ser acentuada. Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas I e III. E) Apenas II e III.

23 Analise as afirmativas abaixo sobre o uso de verbos no texto. I. As formas verbais levanta, toma e anda (linha 11 - Levanta-te, toma teu leito e anda, diz o Evangelho) estão flexionadas no imperativo afirmativo. II. Em O ser humano evoluiu (linha 04), o verbo indica um fato completamente realizado em relação ao momento da fala. III. Em No começo, era o pé (linha 01), o verbo ser é irregular e está conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo. Quais estão corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas I e III. E) Apenas II e III.

24 No trecho O que pouca gente sabe, a forma verbal sublinhada está flexionada no A) Pretérito Perfeito do Indicativo. B) Pretérito Imperfeito do Indicativo. C) Presente do Indicativo. D) Presente do Subjuntivo. E) Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo.

25 Dentre as palavras abaixo, retiradas do texto, a que apresenta o mesmo número de letras e de fonemas é: A) pessoas. B) paradoxalmente. C) dinheiro. D) correlacionar. E) felicidade.

26 Em relação à palavra incurável é correto afirmar que: A) Possui prefixo e sufixo. B) O radical é representado por curav. C) incura é radical. D) O prefixo atribui idéia de inclusão. E) O sufixo é formador de advérbio.

27 Observe os fragmentos abaixo, retirados do texto. I uma área de pesquisa que dificilmente produz... II Ele mostra que mulheres e homens... III As mulheres acham que precisam... Em quais deles a palavra que é conjunção? A) Apenas a I. B) Apenas a II. C) Apenas a III. D) Apenas a I e a II. E) Apenas a II e a III.

28 As palavras consideravelmente (linha02- O brasileiro trabalha em média 52 horas por semana e a tendência é que essa carga horária aumente consideravelmente na próxima década.) e tão (linha tempo para provar que são tão capazes quanto os homens) expressam, respectivamente, A) modo e intensidade. B) tempo e dúvida. C) intensidade e modo. D) tempo e intensidade. E) intensidade e tempo.

29 Ao receberem uma crítica, homens inicialmente não gostam, porque isso rebaixa seu status e independência. Assinale a alternativa cujo sentido original da frase Ao receberem uma crítica é mantido, considerando a relação que estabelece no período. A) Se recebem uma crítica. B) Quando recebem uma crítica. C) Apesar de receber uma crítica. D) Mesmo sendo criticados. E) Desde que recebam uma crítica.

30 Se alguém enfrenta uma jornada de 12 horas diárias, mas, ao mesmo tempo, encontra um meio de relaxar, é muito provável que ela não tenha problema algum. Na hipótese de Se ser substituído por Caso, como deveriam ficar as formas verbais enfrenta, encontra, é e tenha, a fim de serem mantidos o sentido e a correção gramatical da frase? A) enfrente encontre é tenha B) enfrenta encontra seria encontraria C) enfrentasse encontrasse é tem D) enfrentar encontrar era tivesse E) tenha enfrentado encontrou foi teve

31 Em qual das alternativas abaixo, a palavra que não é pronome? A) Atitudes que necessitam de B) tão egocentrados que não enxergamos C) palavras que vai proferir D) sobre o que está realizando E) outra decisão, que pode

32 Assinale a alternativa que preenche correta e adequadamente as lacunas: Na média global, no entanto, a devastação do ambiente acaba por afetar todos segundo o GFN, estamos gastando anualmente o equivalente um planeta e meio. Desde a década de 80, o consumo global tem superado capacidade de regeneração da natureza,(...) no momento em que a população mundial chega casa dos 7 bilhões... A) à à à à B) a à a à C) a à à à D) a a a a E) a a a à

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos QUESTÃO 1 Apesar do problema apontado na questão anterior, em "Tornar Visível os Invisíveis",

Leia mais

Questão 01 Ortografia e semântica

Questão 01 Ortografia e semântica Questão 01 Ortografia e semântica A lacuna da linha 07 deve ser preenchida pela palavra espectadores, com s, porque se trata de agente que vivencia, assiste, presencia, acompanha. Na linha 20, deve aparecer

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE 1. Analise a tira da Mafalda e responda à questão Analise as afirmativas abaixo. I. Em "Obrigada pela gentileza, Susanita! São muito bonitas!, o termo sublinhado

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E À QUESTÃO 38 DO CONCURSO PARA ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS CERTAME REALIZADO NO DIA 21 DE JUNHO DE 2015 QUESTÃO

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS OU ADJUNTOS. ORAÇÕES

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Comentário: Comentário:

Comentário: Comentário: 4 Por iminente, (L.79), entende-se (A) importante. (B) próximo. (C) insigne. (D) conspícuo. (E) impelente. A questão aborda a significação da palavra dentro do contexto, o que tem sido muito frequente

Leia mais

EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL

EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL 02 No texto CG2A1DDD, o termo a primeira LDB brasileira (l.5) exerce a função sintática de a) sujeito. b) predicado. c) objeto direto. d) objeto indireto. e) adjunto adverbial.

Leia mais

Português Prof. Carlos Zambeli

Português Prof. Carlos Zambeli Escrivão de Polícia Português Prof. Carlos Zambeli Português PROVA CRQ V RS 2017 AUXILIAR ADMINISTRATIVO LÍNGUA PORTUGUESA Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 91/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 91/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 91/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS RS CERTAME REALIZADO NO DIA 26 DE ABRIL DE 2015

COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS RS CERTAME REALIZADO NO DIA 26 DE ABRIL DE 2015 E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO Questão sobre ortografia e emprego de verbo HAVER. A lacuna da questão 17 deve ser preenchida com ATRÁS, que é advérbio. Na lacuna da linha 31, deve aparecer

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa 1. Alternativa (A) às vésperas : locução adverbial cujo núcleo é palavra feminina tem crase obrigatória (substitua por, por exemplo, ao lado

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

20/04/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA. A crise política no Brasil interfere nas decisões das empresas e organizações?

20/04/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA. A crise política no Brasil interfere nas decisões das empresas e organizações? DIEGO AMORIM GRAMÁTICA A crise política no Brasil interfere nas decisões das empresas e organizações? Todas as mudanças que ocorrem, nos ambientes internos ou externos de uma empresa, podem influenciar

Leia mais

Aulão Polícia Civil do Rio Grande do Sul

Aulão Polícia Civil do Rio Grande do Sul Aulão Polícia Civil do Rio Grande do Sul Língua Portuguesa Língua Portuguesa Aulão PC-RS Questão 1 (FUNDATEC, 2015/BRDE) Considerando o contexto de ocorrências e o correto uso do porquê, as lacunas

Leia mais

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Amarrando as idéias COESÃO Introdução ao conceito de coesão Introdução aos mecanismos básicos de coesão Ordem das palavras

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

@decioterror. Décio Terror. Décio

@decioterror. Décio Terror. Décio @decioterror Décio Terror Décio Terror @profdecioterror Polícia Civil do Rio Grande do Sul Escrivão e Inspetor de Polícia 2018 Banca Fundatec Instrução: As questões de números 01 a 15 referem-se ao texto

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO - 2018 Prezados pais e/ou responsáveis pelos alunos do 6º ano A, Com o objetivo de obter um melhor desempenho na Recuperação Final, encaminhamos o calendário de

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

2. (2016 superior) Analise as seguintes assertivas a respeito de palavras do texto e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

2. (2016 superior) Analise as seguintes assertivas a respeito de palavras do texto e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. Revisão zambeliana 1. (2016 superior) Depois disso, são escolhidos três funcionários para serem agentes KiVa: adultos que serão referência quando um problema acontecer e precisar ser discutido. Se a palavra

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

Questão 01 Crase. Questão 02 Ortografia

Questão 01 Crase. Questão 02 Ortografia Questão 01 Crase A lacuna de linha 04 deve ser preenchida com a contração da preposição a com o artigo definido feminino singular a, gerando à. O substantivo proteção exige preposição a, e a palavra saúde

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

Exercícios de múltipla escolha

Exercícios de múltipla escolha Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 25/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 25/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 25/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

Pré-prova do Zambeli. Consulplan 2017

Pré-prova do Zambeli. Consulplan 2017 Pré-prova do Zambeli Consulplan 2017 1) A sequência de vocábulos: Islâmico, vitória, até, público pode ser empregada para demonstrar exemplos de três regras de acentuação gráfica diferentes. Indique a

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre L. Portuguesa Artigo de Opinião Adjunto Adverbial e Classificação Adjunto Adnominal Complemento Nominal Aposto e Vocativo Obs.:

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática Conteúdo Programático Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro VIP Brás de Pina pode conferir aqui o programa do concurso de bolsas de estudo. Fique atento ao conteúdo específico da série que

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

QUESTÃO 1 Concordância verbal

QUESTÃO 1 Concordância verbal PROF. ALBERTO MENEGOTTO COMENTÁRIOS À PROVA DE DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE BOMBEIRO E POLÍCIA OSTENSIVA DA BRIGADA MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL Certame elaborado pela banca EXATUS Prova ocorrida

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO 1.º Período Vocabulário Ideia principal Informação essencial e acessória Informação implícita e explícita Inferências Descrição, diálogo, recriação de lengalengas, entrevista Texto narrativo, poesia criativa

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

Português. Questões Gerais

Português. Questões Gerais Português Questões Gerais Questão 1 ( ) A vírgula logo após país (l.21) é de emprego facultativo, ou seja, ela poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção do texto. Questão 1 ( F ) A vírgula logo

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Questões para estudo 4º Bimestre N.: 7 Ano Ensino Fundamental II Seus filhos são o que você come Uma pesquisa feita na Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

Questão 01 Ortografia

Questão 01 Ortografia COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE NÍVEL SUPERIOR PARA CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DO CONCURSO DA FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE FEPS PROVA REALIZADA NO DIA 7 DE

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 4º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Júlio Reis N.: / /17 Conteúdo: Artigo de opinião complemento nominal adjunto adnominal

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos* para as provas do Processo Seletivo com Bolsas 2018 do Colégio Sólido. * Conteúdos programáticos que serão trabalhados até 31 de agosto no Colégio

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO - 6º ANO A/B 1º SEMESTRE

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO - 6º ANO A/B 1º SEMESTRE S DA RECUPERAÇÃO - 6º ANO A/B Prezados pais e/ou responsáveis pelos alunos do 6º ano A, Com o objetivo de obter um melhor desempenho na Recuperação Semestral, encaminhamos o calendário de conteúdos das

Leia mais

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA A. Gomes Ferreira J. Nunes de Figueiredo 2. CICLO Oo Introdução I. ONDE SE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA II. A PALAVRA. A FRASE. SINTAXE E MORFOLOGIA MATÉRIA DAS UNIDADES

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

DIOGO ALVES GRAMÁTICA

DIOGO ALVES GRAMÁTICA DIOGO ALVES GRAMÁTICA (AOCP 2017 ANALISTA) 1) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) No trecho O resultado: os jovens da

Leia mais

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia 1. Gabarito: A. O terceiro parágrafo já se inicia com um conectivo que corrobora o valor semântico de finalidade. No 10º parágrafo, o autor diz o contrário. O Brasil se desdobra em planos individuais.

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

Questões Comentadas Língua Portuguesa

Questões Comentadas Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida Questões Comentadas Língua Portuguesa CESPE - FCC - FGV - CESGRANRIO - VUNESP - ESAF 1ª edição Recife PE 2016 QUESTÕES CESPE 1 - A vida do Brasil colonial era regida

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. (CESPE 2017 TRF 1ª REGIÃO) A respeito dos aspectos linguísticos do texto 4A2AAA, julgue o item que se segue. O termo bens

Leia mais

Resolução da Prova de Português UFRGS / 2012

Resolução da Prova de Português UFRGS / 2012 Resolução da Prova de Português UFRGS / 2012 01. Resposta A Mantém-se a correlação verbal, visto que, na primeira lacuna, o uso do presente narrativo justifica-se devido ao emprego de formas verbais também

Leia mais

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/ / 202 / 203

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/ / 202 / 203 201 / 202 / 203 Interpretação de texto; Interpretação, características, conceitos e produção de: Texto Enigmático Unidade 1 - Capítulo 1 Elementos coesivos: escrita textual, paragrafação, letra maiúscula

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 21/05/2018 a 31/08/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: * Reconhecer

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE PORTUGUÊS UFRGS Concordância: o verbo "descobriu" concorda com o núcleo do sujeito "equipe".

RESOLUÇÃO DA PROVA DE PORTUGUÊS UFRGS Concordância: o verbo descobriu concorda com o núcleo do sujeito equipe. RESOLUÇÃO DA PROVA DE PORTUGUÊS UFRGS 2004 Questão 01. (B) - (fácil). Concordância: o verbo "descobriu" concorda com o núcleo do sujeito "equipe". "afastados" é um adjetivo e, portanto, deve concordar

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS 1. Com base no texto, analise as sentenças abaixo. Em "...nada ocorreu..." o verbo A) transmite a ideia de uma ação contínua. B) expressa uma ação que está ocorrendo

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 43/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 43/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 43/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos para as provas do Concurso de Bolsas 2019 do Colégio Sólido. Atenção: O candidato deverá estudar os conteúdos programáticos descritos na série que

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS

CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Considere o texto abaixo para responder às questões de 1 a 6. O Tempo 3 6 9 12 15 O tempo não é, minha amiga, aquilo que você pensou As festas, as fotos antigas, as coisas

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO Trata este expediente dos recursos recebidos face à publicação do Edital 55/2016 que divulgou o Gabarito Preliminar do concurso público 564 - Psicólogo. Após

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E INGRESSO RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA CONCURSOS PÚBLICOS Nº 559, 560, 561, 562, 563, 564,

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo 2015 2016 1º PERIODO CONTEÚDOS COMPREENSÃO DO ORAL Vocabulário (sinónimos, antónimos, famílias de palavras, instruções, indicações)

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O dia do concurso do INSS está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que cai na prova!! Sou o professor

Leia mais

COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA AO CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL BANCA DA FDRH EM 19 DE MAIO DE 2013

COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA AO CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL BANCA DA FDRH EM 19 DE MAIO DE 2013 COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA AO CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL BANCA DA FDRH EM 19 DE MAIO DE 2013 1 Questão 01 Gramática emprego de preposição, crase e concordância

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83 Prefácio, XIII i CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo i Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar, 4 A noção de correcto,

Leia mais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos

Leia mais

Conteúdos Recuperação Final º ano

Conteúdos Recuperação Final º ano Conteúdos Recuperação Final 2018 ------------------------------------------- 6º ano ------------------------------------------ Álgebra Unidade 1 -Sistema de Numeração Decimal ----problemas + gráfico _págs.

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

01 (ANGLO) (FGV) Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação. A observação atenta desses períodos permite dizer que:

01 (ANGLO) (FGV) Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação. A observação atenta desses períodos permite dizer que: Exercícios preparatórios P2 Português 01 (ANGLO) (FGV) Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação. - Adoeci logo; não me tratei. - Adoeci; logo não me tratei. A observação atenta desses

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais