Legislação Profissional. Professora: Mauriceia Ferraz Dias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Legislação Profissional. Professora: Mauriceia Ferraz Dias"

Transcrição

1 Legislação Profissional Professora: Mauriceia Ferraz Dias

2 O que é legislação? 1.Conjunto de leis acerca de determinada matéria. 2.A ciência das leis.

3 A Legislação do exercício da enfermagem O exercício de qualquer trabalho, oficio ou profissão está regulamentado pela Constituição (art. 5, inciso XI II) (BRASIL, 1989), desde que satisfeitas as qualificações estabelecidas em leis específicas. Denominam-se profissões liberais as atividades desempenhadas com independência e autonomia a uma livre clientela.

4 Evolução histórica da legislação Somente na década de 50 houve a aprovação de uma lei especifica que tratava efetivamente do exercício da Enfermagem. Foi a Lei no , de , (BRASIL, 1974) que definiu as categorias que poderiam exercer a Enfermagem no país e revogou diversos dispositivos que tratavam de categorias que seriam posteriormente extintas, mas existiram por muito tempo como grupos residuais da enfermagem. Eram os enfermeiros práticos, os práticos de enfermagem, os enfermeiros assistentes, assistentes de enfermagem, enfermeiro militar, atendentes entre outras inúmeras denominações.

5 Evolução histórica da Legislação Quase seis anos após a promulgação da Lei 2.604/55, 0 Decreto no , de , (BRASIL, 1 974) veio regulamentar o exercício da enfermagem. Pela primeira vez houve uma tentativa de definição do exercício da enfermagem, porém essa definição estava restrita as seguintes atividades: Observação e cuidado de doente, gestante e acidentado; administração de medicamentos e tratamentos prescritos pelo medico; Educação sanitária ; Aplicação de medidas de prevenção de doenças.

6 Evolução histórica da legislação Definiu também todas as categorias que poderiam exercer legal mente a profissão, inclusive as obstetrizes e parteiras. Havia porem indefinição de funções de enfermagem, entre todas as categorias existentes. 0 enfermeiro era diferenciado das demais categorias por quatro funções, que não eram propriamente de enfermagem. Havia também artigos que tratavam dos deveres e das proibições para todo o pessoal de enfermagem.

7 Evolução histórica da legislação Como o técnico em enfermagem não existia na época da aprovação da Lei 2.604/55 e do Decreto /61, essa categoria ficaria sem função legal durante os vinte nos apos sua criação não fossem as funções definidas no Parecer do Conselho Federal de Educação n /76. (BRASIL, 1976) As funções definidas nesse parecer para o Técnico em Enfermagem e para o Auxiliar de Enfermagem tem valor histórico, porque na época o texto da legislação do exercício profissional era ainda um projeto em estudo. Mas, constata-se que as atividades especificas descritas posteriormente na Lei n. 7498/86 (BRASIL, 2001 ) e no Decreto n /87, (BRASIL, ) do Exercício Profissional guardam grande semelhanças com as resoluções do Conselho Federal de Educação, mantendo-se inclusive vários de seus termos Já o decreto regulamentador faz desdobramentos dessas funções, detalhando e explicitando as atribuições para cada uma dessas categorias.

8 Evolução histórica da legislação A ABEn foi a primeira organização profissional de enfermagem a surgir, no Pais, dentre os três tipos de entidades de classe e foi também responsável pela criação dos outros dois: Conselhos de Enfermagem e Sindicatos de Enfermeiros Na década de 70, a grande vitória conquistada pela ABEn foi justa mente a criação dos Conselhos de Enfermagem e em seguida, na mesma década, os Sindicatos de Enfermeiros. A multiplicação de entidades de classe na enfermagem, como em qualquer outra profissão, e uma decorrência do próprio crescimento e especificações de atribuições

9 Evolução histórica da legislação Vinte e oito anos de luta foram necessários para que a ABEn conseguisse tornar realidade a Lei que recebeu o numero 5.905, (BRASIL, 1973) de 13 de julho de 1973 e que criou os Conselhos Federal (COFEN) e Regionais de Enfermagem (COREN), estes em âmbito estadual. Mesmo não estando, na época, ainda regulamentadas as funções dos técnicos de enfermagem, o COFEN, fundamentando-se na legislação do ensino, criou três quadros distintos para fins de inscrição: Quadro I, de enfermeiros e obstetrizes ; Quadro II, de técnicos de enfermagem; e, Quadro III de auxiliares de enfermagem, práticos de enfermagem e parteiras praticas.

10 Evolução histórica da legislação A Lei 7.498, de , e o Decreto , de , constituem os atuais dispositivos legais do exercício profissional da Enfermagem, e vieram substituir a Lei 2.604/55 e 0 Decreto /61 que tiveram vigência por mais de duas décadas. Na nova Lei não houve uma redefinição do que seria a enfermagem, mas estabelece as competências de cada categoria.

11 Evolução histórica da legislação Essa Lei, no art. 23, dava um prazo de dez anos, a contar da promulgação da mesma, isto é, 1986, para que 0 pessoal que estivesse executando tarefas de enfermagem, sem possuir formação especifica, pudesse continuar a exercer essas atividades, desde que devidamente autorizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Isso significava que findos os dez anos, isto e, em 1996, todos deveriam estar devidamente qualificados. Entretanto, a Lei 8967, de , veio alterar a redação do art. 23 da Lei 7.498/86, assegurando "aos atendentes de enfermagem admitidos antes da vigência desta Lei, o exercício das atividades elementares de enfermagem", sob supervisão do enfermeiro.

12 Evolução histórica da legislação A Lei n 7.498, de 25 de junho de 1986, regulamentada pelo Decreto , de 8 de junho de 1987, trata do exercício profissional da enfermagem. Essa Lei dispõe em seu art. 10 que "e livre o exercício da enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições desta Lei".

13 Visão holística da enfermagem no cuidado ao paciente O que é visão holística? Holístico ou holista é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".

14 Visão holística da enfermagem no cuidado ao paciente... O que isso significa para você?

15 O que é humanização? Segundo o dicionário Aurélio: Humanar; inspirar humanidade a. 2 - Adoçar; suavizar; civilizar. 3 - Tornar-se humano; compadecer-se.

16

17 A enfermagem e o cuidado humanizado A enfermagem reconhece todo ser humano como membro de uma família e de uma comunidade A enfermagem reconhece todo ser humano como elemento ativo no seu auto cuidado. A enfermagem é uma profissão que lida com o ser humano. Tem que haver humanização.

18

19 Desafios para o processo de humanização Banalização do sofrimento Contato superficial entre profissional e paciente Automatismo das ações.

20 Resumo dos direitos e deveres dos usuários de saúde. 1. Toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde. 2. Toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde. 3. Toda pessoa tem direito ao atendimento humanizado, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo, acolhedor e acessível a todas as pessoas.

21 Resumo dos direitos e deveres dos usuários de saúde. 4. Toda pessoa deve ter seus valores, sua cultura, crença e seus direitos respeitados na relação com os serviços de saúde. 5. Toda pessoa é responsável para que seu tratamento e sua recuperação sejam adequados e sem interrupção.

22 Resumo dos direitos e deveres dos usuários de saúde. 6. Toda pessoa tem direito à informação sobre os serviços de saúde e as diversas formas de participação da comunidade. 7. Toda pessoa tem direito a participar dos conselhos e das conferências de saúde e de exigir que os gestores federal, estaduais e municipais cumpram os princípios desta carta

Dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem, e dá outras Providências.

Dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem, e dá outras Providências. LEI Nº 7.498, de 25 de junho de 1986 Dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem, e dá outras Providências. Art. 1º - É livre o exercício da Enfermagem em todo o Território Nacional, observadas

Leia mais

LEI N 7.498/86, DE 25 DE JUNHO DE Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências.

LEI N 7.498/86, DE 25 DE JUNHO DE Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. LEI N 7.498/86, DE 25 DE JUNHO DE 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. O presidente da República. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos LEI N 7.498/86, DE 25 DE JUNHO DE 1986 LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM

Leia mais

LEI N 7.498/86, DE 25 DE JUNHO DE 1986

LEI N 7.498/86, DE 25 DE JUNHO DE 1986 LEI N 7.498/86, DE 25 DE JUNHO DE 1986 Professora Natale Souza www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor(a).Natale Souza 1 Introdução Olá Pessoal, O concurso da EMSERH, acaba

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 7 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 1.820,

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos LEI 2.604, DE 17 DE SETEMBRO DE 1955 Regula o Exercício da Enfermagem Profissional.

Leia mais

ASSUNTO: NUTRIÇÃO ENTERAL POR BOMBA DE INFUSÃO EM DOMICILIO.

ASSUNTO: NUTRIÇÃO ENTERAL POR BOMBA DE INFUSÃO EM DOMICILIO. PARECER COREN/GO Nº 005/CTAP/2017 ASSUNTO: NUTRIÇÃO ENTERAL POR BOMBA DE INFUSÃO EM DOMICILIO. I. Dos fatos A Secretaria do Coren/GO recebeu em 23 de junho de 2016 correspondência, solicitando esclarecimentos

Leia mais

A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO/ ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Enfª Senir Amorim

A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO/ ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Enfª Senir Amorim A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO/ ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Enfª Senir Amorim Humanizar segundo o dicionário Aurélio: 1. Adoçar; suavizar; civilizar. 2. Tornar-se humano; compadecer-se. HUMANIZAR é: valorizar

Leia mais

Curso de Enfermagem para EBSERH Aula 00: Regulamentação do exercício da Enfermagem

Curso de Enfermagem para EBSERH Aula 00: Regulamentação do exercício da Enfermagem Curso de Enfermagem para EBSERH 2016 Aula 00: Regulamentação do exercício da Enfermagem O q dos concursos oqdosconcursos@gmail.com Introdução Olá Pessoal, Os concursos da Empresa Brasileira de Serviços

Leia mais

ASSUNTO: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM.

ASSUNTO: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM. PARECER COREN/GO Nº. 051/CTAP/2015 ASSUNTO: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM. I. Dos fatos A Secretaria do Coren/GO recebeu em 17 de agosto de 2015, correspondência

Leia mais

ASSUNTO: ENFERMAGEM EM PROCEDIMENTOS

ASSUNTO: ENFERMAGEM EM PROCEDIMENTOS PARECER COREN/GO Nº 060/CT/2015 ASSUNTO: ENFERMAGEM EM PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS. I. Dos fatos A Secretaria do Coren/GO recebeu em 23 de setembro de 2015 correspondência de profissional de enfermagem, solicitando

Leia mais

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências O Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o Art. 81, item

Leia mais

Art. 2º - As instituições e serviços de saúde incluirão a atividade de Enfermagem no seu planejamento e programação.

Art. 2º - As instituições e serviços de saúde incluirão a atividade de Enfermagem no seu planejamento e programação. 1 Decreto Nº 94.406/87 Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências. O Presidente da República, usando das atribuições que lhe

Leia mais

PARECER COREN/GO Nº044/CTAP/2017 ASSUNTO: ATUAÇÃO DE ENFERMEIRO NO MÉTODO

PARECER COREN/GO Nº044/CTAP/2017 ASSUNTO: ATUAÇÃO DE ENFERMEIRO NO MÉTODO PARECER COREN/GO Nº044/CTAP/2017 ASSUNTO: ATUAÇÃO DE ENFERMEIRO NO MÉTODO PILATES O Setor de Apoio às Comissões do Coren/GO recebeu em 11 de janeiro de 2017, correspondência de profissional de enfermagem

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN-SC N. º 023/CT/2015/PT Assuntos: Deslocamento de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem para o setor farmácia; revezamento e escala no setor; entrega medicamentos (controlados ou não) prescritos

Leia mais

ASSUNTO: PRESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO

ASSUNTO: PRESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO PARECER COREN/GO Nº 043/CTAP/2017 ASSUNTO: PRESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO HEMOGLUCOTESTE POR GLICOSÍMETRO (HGT) PELO ENFERMEIRO. I. Dos fatos A Secretaria do Coren/GO recebeu em 20/02/2017 e-mail de profissional

Leia mais

Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre O que é necessário para o profissional de Enfermagem realizar atendimento domiciliar particular

Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre O que é necessário para o profissional de Enfermagem realizar atendimento domiciliar particular PARECER TÉCNICO COREN-MA-CPE Nº 20/2015 ASSUNTO: Atendimento de Enfermagem particular em domicilio. 1. Do fato Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre O que é necessário para o profissional de

Leia mais

RESOLUÇÃO COFEN Nº 378/ REVOGADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 420/2012

RESOLUÇÃO COFEN Nº 378/ REVOGADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 420/2012 Publicado Portal do Cofen - Conselho Federal de Enfermagem (http://site.portalcofen.gov.br) Início > RESOLUÇÃO COFEN Nº 378/2011 - REVOGADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 420/2012 RESOLUÇÃO COFEN Nº 378/2011

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA RESPOSTA TÉCNICA COREN/SC Nº 032/CT/2015/RT Assunto: Auriculoterapia Palavras-chave: Práticas Alternativas; Acupuntura; Auriculoterapia. I Solicitação recebida pelo Coren/SC: O enfermeiro está legalmente

Leia mais

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Publicado no DO em 17 abr 2015 Dispõe sobre a atuação de Enfermeiros na assistência às gestantes, parturientes e puérperas. O Conselho Federal de Enfermagem COFEN,

Leia mais

PREFEITURA DE SANTANA DE CATAGUASES

PREFEITURA DE SANTANA DE CATAGUASES ANEXO III = ATRIBUIÇÕES = CARGO: AGENTE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Exercer as atividades de saúde no atendimento direto à população em atividades de suporte à gerência do sistema de saúde. 1 CARGO: ASSISTENTE

Leia mais

ATO 013: Edital de Análise de Recursos de Gabarito

ATO 013: Edital de Análise de Recursos de Gabarito ATO 013: Edital de Análise de Recursos de Gabarito Apresentado o gabarito provisório, os(as) candidatos(as) interessados(as) apresentaram tempestivamente recurso(s) acatado(s) pela comissão. Assim, para

Leia mais

PARECER SETOR FISCAL COREN-CE Nº 39/2015

PARECER SETOR FISCAL COREN-CE Nº 39/2015 PARECER SETOR FISCAL COREN-CE Nº 39/2015 Assunto: Competência do profissional de Enfermagem, no processo de diluição de medicamentos. 1. Do fato: Gostaria de saber se a diluição de uma medicação injetável

Leia mais

CONSULTA Nº /2013

CONSULTA Nº /2013 1 CONSULTA Nº 24.385/2013 Assunto: Referente atuação das doulas na assistência ao parto e condições para o exercício da atividade. Relatores: Conselheiro Krikor Boyaciyan e Dr. Nelson da Cruz Santos, Membro

Leia mais

Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre a Atuação do Enfermeiro na realização de procedimentos estéticos.

Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre a Atuação do Enfermeiro na realização de procedimentos estéticos. PARECER TÉCNICO COREN-MA-CPE Nº 07/2015 ASSUNTO: Atuação do Enfermeiro na realização de procedimentos estéticos. 1. Do fato Solicitação de Parecer Técnico ao COREN MA sobre a Atuação do Enfermeiro na realização

Leia mais

PROFISSÕES REGULAMENTADAS. Lei nº 8.906, de 4 de julho de Dispõe sobre o estatuto da advocacia e a ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

PROFISSÕES REGULAMENTADAS. Lei nº 8.906, de 4 de julho de Dispõe sobre o estatuto da advocacia e a ordem dos Advogados do Brasil - OAB. PROFISSÕES REGULAMENTADAS 1. Advogado Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994 - Dispõe sobre o estatuto da advocacia e a ordem dos Advogados do Brasil - OAB. 2. Aeronauta Lei nº 7.183, de 05 de abril de 1984

Leia mais

Aula Lei 7.498/86 e do Decreto /87. Questões Fundação Carlos Chagas FCC. Professora: Natale Souza

Aula Lei 7.498/86 e do Decreto /87. Questões Fundação Carlos Chagas FCC. Professora: Natale Souza Aula Lei 7.498/86 e do Decreto 94.406/87 Questões Fundação Carlos Chagas FCC Professora: Natale Souza www.pontodosconcursos.com.br 1 Questões FCC www.pontodosconcursos.com.br 2 1.(2011/FCC/TRT - 4ª REGIÃO/Técnico

Leia mais

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 11 Profª. Tatiane da Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN Nº 424/2012 Normatiza as atribuições dos profissionais de enfermagem em Centro de Material e Esterilização (CME) e em empresas processadoras

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA SBP Parecer jurídico n. 01/2019 DIRETORIA. PRESCRIÇÃO DE DIETAS REALIZADAS POR MÉDICOS. POSSIBILIDADE.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA SBP Parecer jurídico n. 01/2019 DIRETORIA. PRESCRIÇÃO DE DIETAS REALIZADAS POR MÉDICOS. POSSIBILIDADE. Página1 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA SBP Parecer jurídico n. 01/2019 EMENTA: QUESTIONAMENTO DIRETORIA. PRESCRIÇÃO DE DIETAS REALIZADAS POR MÉDICOS. POSSIBILIDADE. I. DO RELATÓRIO Trata-se de pedido

Leia mais

O caminhar da Enfermagem é norteado por legislações que respaldam o desempenho de todas as nossas ações. 21/02/2009

O caminhar da Enfermagem é norteado por legislações que respaldam o desempenho de todas as nossas ações. 21/02/2009 A ENFERMAGEM NO CONTEXTO ATUAL Por Dr. Enrson Hernans Castilho February 09 VOCÊ OBTÉM O MELHOR ESFORÇO DOS OUTROS, NÃO POR ACENDER UMA FOGUEIRA SOB SEUS PÉS, MAS POR ATEAR UM INCÊNDIO DENTRO DELES. BOB

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ADMINISTRATIVO I ADMINISTRATIVO II COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE COMBATE A ENDEMIAS ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES Executar tarefas auxiliares de escritórios e secretária envolvendo registros,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 005 / 2011

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 005 / 2011 PARECER COREN-SP GAB Nº 005 / 2011 Assunto: Prescrição de medicamentos homeopáticos pelo Enfermeiro. 1. Do fato Solicitado parecer por enfermeira sobre a prescrição de medicamentos homeopáticos por Enfermeiro.

Leia mais

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N. 002/2018

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N. 002/2018 PROJETO DE LEI MUNICIPAL N. 002/2018 ALTERA A REDAÇÃO DO ART. 2 DA LEI MUNICIPAL N 2.263 DE 27 DE FEVEREIRO DE 2008, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS ANTONIO CARLOS DAMIN, PREFEITO MUNICIPAL DE PLANALTO, Estado

Leia mais

RESOLUÇÃO COFEN Nº 593/2018

RESOLUÇÃO COFEN Nº 593/2018 Page 1 of 6 - Cofen Conselho Federal de Enfermagem - http://www.cofen.gov.br - RESOLUÇÃO COFEN Nº 593/2018 Posted By Secretaria-Geral On 9 de novembro de 2018 @ 11:12 In Legislação,Resoluções No Comments

Leia mais

Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn

Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn 1 Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn 2 1 Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega enfermeiros e técnicos em enfermagem, fundada em agosto de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 Aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012. ETEC Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA RESOLUÇÃO CFB N o 455/98, DE 08 DE ABRIL DE 1998 Dispõe sobre o exercício das atividades de Técnico em Biblioteconomia e dá outras providências. O Conselho Federa1 de

Leia mais

Anexo IV Tabelas de Resultados

Anexo IV Tabelas de Resultados Anexo IV Tabelas de Resultados Género Feminino 138,00 67,98 Masculino 65,00 32,02 Tabela 2: Género da amostra em estudo Idade 18 12 5,91 19 29 14,29 20 38 18,72 21 32 15,76 22 30 14,78 23 20 9,85 24 15

Leia mais

E-book Saiba como a Holística pode te Ajudar, com a Conversoterapia. (67) Campo Grande - MS

E-book Saiba como a Holística pode te Ajudar, com a Conversoterapia. (67) Campo Grande - MS E-book Saiba como a Holística pode te Ajudar, com a Conversoterapia (67) 9874-3285 Skype:conversoterapia@outlook.com Campo Grande - MS Significado de Holístico Holístico ou holista é um adjetivo que classifica

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº 010 / 2010

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº 010 / 2010 PARECER COREN-SP CAT Nº 010 / 2010 Assunto: Abertura do invólucro de seringas. 1. Do fato Solicitado parecer por enfermeira sobre a abertura do invólucro de seringas. 2. Da fundamentação e análise As seringas

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 4.745, DE 2012 Altera as Leis nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, que dispõe sobre os Conselhos de Medicina, e dá outras providências, nº 4.324, de 14 de abril de 1964, que institui

Leia mais

O que são comissões de ética em Enfermagem?

O que são comissões de ética em Enfermagem? O que são comissões de ética em Enfermagem? As Comissões de Ética em Enfermagem - CEEn são órgãos representativos dos Conselhos Regionais junto às instituições de saúde, com funções educativas, consultivas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO.

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO. REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO. Art. 1º A Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 21 Profª. Tatiane da Silva Campos Pacto em Defesa do

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO

O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO LEI Nº 11.200 DE 30/01/1995 (DOPE 31/01/1995) ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO ESTADO NOTA 1: Os cargos em comissão fixados nesta Lei, foram extintos pelo Art. 16 da Lei nº 11.629, de 28 de janeiro de 1999.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios. DESAFIOS E SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Elisângelo

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM COREN Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Conselho Regional de Enfermagem - Autarquia de fiscalização profissional = ÉTICA, APLICAÇÕES... - Órgão executivo = PENALIDADES

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Conselho Federal de Enfermagem- Brasil

Conselho Federal de Enfermagem- Brasil Conselho Federal de Enfermagem- Brasil AMPLIAÇÃO DO PAPEL DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA `A SAÚDE O Potencial do Brasil MANOEL CARLOS NERI DA SILVA - PRESIDENTE DO COFEN NÁDIA MATTOS RAMALHO- VICE-PRESIDENTE

Leia mais

LEI Nº 6.965, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1981.

LEI Nº 6.965, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1981. LEI Nº 6.965, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1981. DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE FONOAUDIÓLOGO, E DETERMINA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1º É reconhecido em todo o Território Nacional o exercício da

Leia mais

SEMINÁRIO O CAOS NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA NO BRASIL Quais as soluções?

SEMINÁRIO O CAOS NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA NO BRASIL Quais as soluções? SEMINÁRIO O CAOS NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA NO BRASIL Quais as soluções? Aloísio Tibiriçá Miranda, 2º vice-presidente do CFM Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados Brasília-DF,

Leia mais

O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no

O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no País. O PSF Surge como uma proposta ousada para a reestruturação

Leia mais

providências. O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome,

providências. O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, LEI 17351 17-01-2008 TEXTO ATUALIZADO Altera as Leis nº 11.730, de 30 de dezembro de 1994, nº 15.301, de 10 de agosto de 2004, nº 15.470, de 13 de janeiro de 2005, e nº 15.961, de 30 de dezembro de 2005,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 418, DE 31 DE MARÇO DE 2010.

LEI COMPLEMENTAR Nº 418, DE 31 DE MARÇO DE 2010. Governo do Estado do Rio Grande do Norte Gabinete Civil Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais LEI COMPLEMENTAR Nº 418, DE 31 DE MARÇO DE 2010. Institui o Plano de Cargos e Remuneração para

Leia mais

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS ANEXO I QUADRO DE VAGAS, REQUISITOS, REMUNERAÇÃO MENSAL, JORNADA DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES. I VAGAS POR LOTAÇÃO, COM RESERVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 1.1 Nível Superior Advogado Região 02 01 03 (a)

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 007/CT/2013 Assunto: Solicitação de parecer sobre a legalidade da realização por profissional Enfermeiro dos procedimentos de toque vaginal para avaliação da dilatação no trabalho de

Leia mais

SENADO FEDERAL PARECER N 795, DE

SENADO FEDERAL PARECER N 795, DE SENADO FEDERAL PARECER N 795, DE 2016 Da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, sobre a Sugestão nº 8, de 2016, que dispõe sobre a aposentadoria especial para os profissionais Enfermeiros.

Leia mais

EDITAL PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 050/2017

EDITAL PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 050/2017 EDITAL PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 050/2017 A, ATRAVÉS DE SEU DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado, visando à Contratação Temporária, para suprir

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EMENTA: É ENTENDIMENTO DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª. REGIÃO QUE A RESOLUÇÃO COFEN Nº 271/2002: NÃO DÁ AUTONOMIA AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PARA ESCOLHEREM OS MEDICAMENTOS

Leia mais

PARECER COREN/GO Nº. 003/CTSP/2017. ASSUNTO: Normativa sobre a regra do Visto de Enfermagem no aprazamento de enfermagem na prescrição de medicação.

PARECER COREN/GO Nº. 003/CTSP/2017. ASSUNTO: Normativa sobre a regra do Visto de Enfermagem no aprazamento de enfermagem na prescrição de medicação. PARECER COREN/GO Nº. 003/CTSP/2017 ASSUNTO: Normativa sobre a regra do Visto de Enfermagem no aprazamento de enfermagem na prescrição de medicação. I. Dos fatos Trata-se de solicitação de normativa sobre

Leia mais

Manual de Humanização em Saúde

Manual de Humanização em Saúde Manual de Humanização em Saúde CASSIANA M B FONTES MARIA HELENA BORGATO CARMEN MARIA JU LIANI MILENA TACITO E SILVA Manual de Humanização em Saúde CASSIANA M B FONTES MARIA HELENA BORGATO CARMEN MARIA

Leia mais

JOSÉ RENATO CASAGRANDE Governador do Estado

JOSÉ RENATO CASAGRANDE Governador do Estado Vitória, 11 de maio de 2012. Mensagem n º 112 / 2012. Senhor Presidente: Encaminho à apreciação dessa Casa de Leis o incluso Projeto de Lei Complementar que tem por objetivo alterar dispositivos das Leis

Leia mais

Período de Identidade Profissional. Período de Independência Profissional

Período de Identidade Profissional. Período de Independência Profissional FUNDAMENTOS DO CUIDADO HUMANO I ENF.01.001 História da Enfermagem Período de Identidade Profissional Período de Independência Profissional Enfermagem no Brasil Escola de Enfermagem UFRGS Professor Vanderlei

Leia mais

ÉTICA NA ENFERMAGEM SHIRLEY SIQUEIRA. Advogada e Procuradora Autárquica do COREN/AP

ÉTICA NA ENFERMAGEM SHIRLEY SIQUEIRA. Advogada e Procuradora Autárquica do COREN/AP ÉTICA NA ENFERMAGEM SHIRLEY SIQUEIRA Advogada e Procuradora Autárquica do COREN/AP CONCEITO Conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana em sociedade; É construída por uma sociedade

Leia mais

RESOLUÇÃO CNSP N o 81, de 2002.

RESOLUÇÃO CNSP N o 81, de 2002. RESOLUÇÃO CNSP N o 81, de 2002. Dispõe sobre a atividade dos corretores de seguros de ramos elementares e dos corretores de seguros de vida, capitalização e previdência, bem como seus prepostos. A SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

DECRETO Nº 3.156, DE 27 DE AGOSTO DE 1999

DECRETO Nº 3.156, DE 27 DE AGOSTO DE 1999 DECRETO Nº 3.156, DE 27 DE AGOSTO DE 1999 Dispõe sobre as condições para a prestação de assistência à saúde dos povos indígenas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, pelo Ministério da Saúde, altera dispositivos

Leia mais

Prefeitura Municipal Estância Turística de Paranapanema LEI COMPLEMENTAR Nº 432 DE 21 DE SETEMBRO DE 2017.

Prefeitura Municipal Estância Turística de Paranapanema LEI COMPLEMENTAR Nº 432 DE 21 DE SETEMBRO DE 2017. LEI COMPLEMENTAR Nº 432 DE 21 DE SETEMBRO DE 2017. "Dispõe sobre a criação de vagas e de cargos públicas efetivos da Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema e dá outras providências. " ANTONIO

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM COREN Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN-302/2005 Baixa normas para ANOTAÇÃO da Responsabilidade Técnica de Enfermeiro(a), em virtude de Chefia de

Leia mais

1. DAS CONDIÇÕES PARA CONCORRER

1. DAS CONDIÇÕES PARA CONCORRER EDITAL DE SELEÇÃO O Presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba, no uso das atribuições conferidas através do artigo 51, inciso XXI, alínea a, do Estatuto Social da AFRAFEP, torna

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor Dados de Identificação Questionário PSF Equipe de Saúde da Família Nome da unidade visitada:...data da visita:... Endereço:... Bairro:...Telefone:... Nome do(a) responsável pela Unidade de Saúde:... Qualificação

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 3. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 3. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 3 Profª. Lívia Bahia Atribuições comuns a todos os profissionais da Atenção Básica: Manter atualizado o cadastramento das famílias e dos indivíduos no

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. TUBERCULOSE Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. TUBERCULOSE Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS TUBERCULOSE Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA TUBERCULOSE Objetivos - O principal objetivo da vigilância epidemiológica é identificar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem (UERJ)

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem (UERJ) Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem (UERJ) No sentido de promover o dever de justiça e responsabilidade e ética é de fundamental importância que o enfermeiro conheça, divulgue e aplique

Leia mais

LEI Nº 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986

LEI Nº 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986 LEI Nº 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986 Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES DE SÃO CARLOS Organização Social de Saúde Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília

AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES DE SÃO CARLOS Organização Social de Saúde Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília COPEIRA 01 + CADASTRO DE RESERVA Escolaridade mínima: Ensino médio completo. Não é necessário. - Xerox do RG. Conhecimentos gerais: Noções básicas de português, matemática. AUXILIAR EM ENFERMAGEM 6 + CADASTRO

Leia mais

PARECER CONSULTA CRM/ES N 8/2017

PARECER CONSULTA CRM/ES N 8/2017 PARECER CONSULTA CRM/ES N 8/2017 Processo Consulta CRM-ES nº 46/2013 Interessado: FHMSC Assunto: Médico Auxiliar possuir a mesma especialidade do Médico Cirurgião Titular Relator: Dr. Fabiano Pimentel

Leia mais

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs Anexo I As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 487, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2017.

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 487, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2017. RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 487, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre a representação e a participação do CRCRJ em eventos estaduais, nacionais e internacionais e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL

Leia mais

Ética e Legislação Profissional

Ética e Legislação Profissional Ética e Legislação Profissional Prof. Marcos Wesley marcoswesley@gmail.com Lei 5905/73 Lei 7498/86 Decreto 94406/87 LEI 8967/94 Resolução COFEN 311/07 (CEPE) Urgência e Emergência Lei no 7.498, de 25 de

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 057/15, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº 057/15, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015. PROJETO DE LEI Nº 057/15, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015. Altera a Lei Municipal nº 490/03, de 24 de dezembro de 2003, que dispõe sobre os quadros de cargos e funções públicas do Município de Roca Sales e estabelece

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Ao final do regime militar, a política de saúde no Brasil tinha como características: a) um duplo comando, fragmentado entre o Ministério da

Leia mais

PARECER COREN-SP 020/2014 CT PRCI n 100.473/2012 Ticket n : 277.785, 280.399, 281.427, 284.665, 288.133, 289.653, 291.712, 292.543, 293.445, 299.381.

PARECER COREN-SP 020/2014 CT PRCI n 100.473/2012 Ticket n : 277.785, 280.399, 281.427, 284.665, 288.133, 289.653, 291.712, 292.543, 293.445, 299.381. PARECER COREN-SP 020/2014 CT PRCI n 100.473/2012 Ticket n : 277.785, 280.399, 281.427, 284.665, 288.133, 289.653, 291.712, 292.543, 293.445, 299.381. Ementa: Abertura de clínicas de estética e formação

Leia mais

ÉTICA MÉDICA / BIOÉTICA

ÉTICA MÉDICA / BIOÉTICA ÉTICA MÉDICA / BIOÉTICA Ética Médica/Bioética Ética estabelece um conjunto de regras de conduta e de postura a serem observadas para que o convívio em sociedade se dê de forma ordenada e justa. Deontologia

Leia mais

RESOLUÇÃO COFEN-293/2004

RESOLUÇÃO COFEN-293/2004 RESOLUÇÃO COFEN-293/2004 Fixa e Estabelece Parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nas Unidades Assistenciais das Instituições de Saúde Legislação Rápida O Conselho Federal

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 044/18, DE 19 DE JUNHO DE 2018.

PROJETO DE LEI Nº 044/18, DE 19 DE JUNHO DE 2018. PROJETO DE LEI Nº 044/18, DE 19 DE JUNHO DE 28. Dispõe sobre alterações incidentes na Lei Complementar nº. 07/99, de 27 de setembro de 1999, com a criação de cargos no Quadro dos Cargos de Provimento Efetivo

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COFEN Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COFEN Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM COFEN Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN-225/2000 Dispõe sobre cumprimento de Prescrição medicamentosa/ Terapêutica à distância RESOLUÇÃO COFEN-281/2003

Leia mais

ERRATA DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2018

ERRATA DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2018 ERRATA DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2018 1 PREÂMBULO Onde se lê: 1.1- A ASSOCIACAO NACIONAL DE APOIO AO ENSINO, SAUDE E POLITICAS PUBLICAS DE DESENVOLVIMENTO,

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO CEE nº 191/84 - Reautuado em 19/3/90 INTERESSADO: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ASSUNTO: Autorização para funcionamento de Unidade Operativa da Rede

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde Habilitação

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA. Hisham Mohamad Hamida Secretário Municipal de Saúde Goianésia-GO

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA. Hisham Mohamad Hamida Secretário Municipal de Saúde Goianésia-GO POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA Hisham Mohamad Hamida Secretário Municipal de Saúde Goianésia-GO Goiânia, 24/11/2017 ATUALIZAÇÃO Demanda do CONASEMS a partir da análise das várias portarias sobre a

Leia mais

PARECER Nº 2611/2017 CRM-PR ASSUNTO: PRESCRIÇÃO MÉDICA - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL PARECERISTA: CONS.ª NAZAH CHERIF MOHAMAD YOUSSEF

PARECER Nº 2611/2017 CRM-PR ASSUNTO: PRESCRIÇÃO MÉDICA - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL PARECERISTA: CONS.ª NAZAH CHERIF MOHAMAD YOUSSEF PARECER Nº 2611/2017 ASSUNTO: PRESCRIÇÃO MÉDICA - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL PARECERISTA: CONS.ª NAZAH CHERIF MOHAMAD YOUSSEF EMENTA: Prescrição Médica - Responsabilidade profissional - Ato médico -

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Da Sra. MARA GABRILLI) Acrescenta os arts. 86-A, 86-B e 86-C à Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, e altera seus arts. 11, 18, 26, 29, 33, 40, 101 e 124 para dispor sobre

Leia mais

ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO

ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO A desconformidade entre as estruturas da demanda e da oferta na atenção primária à saúde ESTRUTURA DA DEMANDA Condições agudas Condições crônicas

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos EQUIPE DE ENFERMAGEM Lei nº 7498/86 Decreto nº 94406/87

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 025/2002 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº. 025/2002 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº. 025/2002 CONSUNI Fixa Normas para a Criação e Funcionamento de Turmas Especiais. Considerando o Parecer nº. 280/99 da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação do Estado

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ. FAÇO saber que o Poder Legislativo do Estado decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ. FAÇO saber que o Poder Legislativo do Estado decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I LEI ORDINÁRIA Nº 5.673 DE 1 DE AGOSTO DE 2007 Dispõe sobre o Plano de Cargos e Salários do Quadro Efetivo de Pessoal do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ FAÇO saber

Leia mais