Adquira o livro de apoio para subsidiar seus estudos, no site da CPAD ( nas melhores livrarias ou como autor.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adquira o livro de apoio para subsidiar seus estudos, no site da CPAD (www.cpad.com.br), nas melhores livrarias ou como autor."

Transcrição

1

2

3 Adquira o livro de apoio para subsidiar seus estudos, no site da CPAD ( nas melhores livrarias ou como autor.

4 TEXTO DO DIA Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram (Mt 4.11).

5 SÍNTESE A narrativa da tentação de Jesus enaltece a importância do estudo sistemático da Bíblia como alicerce seguro à vida cristã.

6 LEITURA BÍBLICA MT

7 1 Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

8 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. 8 Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. 11 Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.

9 INTRODUÇÃO A tendência é entendermos que a tentação de Jesus foi apenas um momento. No entanto, a tentação foi um clima que marcou toda a sua vida e sua missão. O meio de resposta de Jesus à tentação foi sempre foi a Palavra de Deus. A Bíblia sustenta e fortalece a fé para a entrega total nas mãos do Pai e vitória sobre as tentações que provocam a injustiça e a desigualdade.

10 I. A TENTAÇÃO DO SUSTENTO MATERIAL NO DESERTO (MT 4.1-4)

11 Introdução ao tópico A primeira tentação de Jesus está relacionada com necessidade básicas de sobrevivência e confiança em Deus. Ela está relacionada diretamente com o impulso do povo hebreu de infidelidade durante a caminhada no deserto (Dt 6-8).

12 a) A relação de Mateus com a caminhada dos hebreus no deserto Todo ser humano tem necessidade básicas de sobrevivência e pode passar por momentos de crise. Existe uma relação direta entre a narrativa de Mt e a narrativa da travessia dos hebreus pelo deserto, em especial três capítulos de Deuteronômio (Dt 6-8). Ver quadro comparativo:

13 QUADRO COMPARATIVO Mt Dt 6 a 8 Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, Deus conduz o povo ao deserto e o submete à prova (Dt para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1) ). Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, tábuas do concerto que o SENHOR fizera convosco, então depois teve fome (Mt 4.2). fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi e água não bebi (Dt 9.9). Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt 4.4). e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra (Mt 4.6). Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus (Mt 4.7). Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles (Mt 4.8). Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás (Mt 4.10). (NEVES, 2017, P ) E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem (Dt 8.3). E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem (Sl ). Não tentareis o SENHOR, vosso Deus, como o tentastes em Massá (Dt 6.16). Então, subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra, desde Gileade até Dã (Dt 34.1) SENHOR, teu Deus, temerás, e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás (Dt 6.13).

14 b) A tentação de Israel no deserto por 40 anos No êxodo (saída do Egito, lugar de injustiça), os hebreus saíram com a incumbência de criarem uma sociedade justa, antes, tiveram de conviver com o deserto por 40 anos. Deserto é lugar de fome (Mt 4.2-4), porém também é lugar de aliança, purificação e encontro com Deus (Ex 19.1ss; Os 2,16ss). Na caminhada pelo deserto, o povo teve que demonstrar sua confiança na dependência da ação divina.

15 b) A tentação de Israel no deserto por 40 anos No entanto, muitos dentre o povo, nestas condições, colocaram em dúvida a proteção e o cuidado de Deus, tentando-o. No momento da necessidade, duvidaram e murmuravam contra Deus (Ex ), por isso ficaram pelo caminho. Jesus, apesar da tentação no deserto, demonstrou sua confiança e reconheceu sua dependência de Deus.

16 c) A tentação de Jesus no deserto por 40 dias Mateus narra que Jesus foi levado para ser tentado logo depois de seu batismo. Após a revelação de sua filiação divina e uma autorização para iniciar sua missão. Não parece ser desproposital essa sequência, pois as tentações de Jesus estão diretamente relacionadas quanto ao modo dele cumprir a sua missão como resgatador da humanidade.

17 c) A tentação de Jesus no deserto por 40 dias Advertência para que o cristão esteja atento em relação ao que pode impedir (injustiça e desigualdade) o reino da justiça e o cumprimento da missão solidária. O Salvador da humanidade precisava se submeter às mesmas condições que a criatura a ser libertada (Hb 2.1,18; 4.15; 5.7-9). O 40 dias de jejum recordam os 40 anos de Israel no deserto, antes de entrar na Terra Prometida.

18 c) A tentação de Jesus no deserto por 40 dias A narrativa do jejum por 40 dias não era uma inovação (Moisés - Dt 9.9,18; Ex 24.18; 34.28; Elias -1Rs19.8). O ser humano não tem condições de se abster de alimento e água por 40 dias. O número 40 é utilizado várias vezes na Bíblia (Gn 7.4,12; Ex 24.18; 34.26; Dt ; 10.10; Nm 4.33; 32.13; Dt 8.2; 29.4; Mt 4.2; Mc 1.12; Lc 4.2; At 1.3; Dt 25.3; 2Cor 11.24; entre outras citações). Quando se refere a dias ou anos, pode significar um período necessário e suficiente para determinada ação.

19 c) A tentação de Jesus no deserto por 40 dias Jesus foi desafiado como Filho de Deus a fazer uso de seus atributos divinos para satisfazer suas necessidades de natureza humana. Isso comprometeria sua missão. Jesus rebate: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Dt 8.3). Se for oferecida alternativa para suprir suas necessidades materiais com violação dos princípios bíblicos, não ceda!

20 PENSE O povo hebreu e Jesus responderam de forma diferente quanto à prova do deserto. Jovem, e você, como tem se comportado quando passa pelo deserto?

21 PONTO IMPORTANTE Conhecer as Escrituras foi fundamental para as respostas de Jesus ao adversário. A Palavra de Deus continua uma arma eficiente contra as tentações.

22 II. A TENTAÇÃO DO USO DO TEMPLO PARA EXPLORAÇÃO (Mt 4.5-7)

23 Introdução ao tópico Impressionante como um lugar considerado santo pode se tornar um lugar de tentação. Infelizmente é isso que acontece ( uso indevido da Palavra e poder eclesiástico para benefício próprio). Jesus deixa uma advertência: Não tentarás ao Senhor teu Deus!

24 a) A tentação de mercantilizar a religião O pináculo demonstra a responsabilidade de estar no ponto mais alto do poder religioso. Quem está nessa posição muito pode fazer para o bem ou para o mal. O diabo faz uso da própria Palavra de Deus para colocar dúvida. Ele cita o Sl 91, em que Deus promete proteger o justo. Infelizmente muitos pregam um relacionamento mercantil com Deus, o famoso toma-lá-dá-cá.

25 a) A tentação de mercantilizar a religião A Bíblia deve ser interpretada como um todo. Jesus afirma que todas as pessoas passam por aflições, mesmo seus discípulos (Jo 16.33). A teologia da retribuição, protótipo da atual teologia da prosperidade, já estava presente no livro de Jó. A sociedade contemporânea é, basicamente, uma sociedade de consumo, tendo como principais características o imediatismo e a busca desenfreada do TER.

26 a) A tentação de mercantilizar a religião Características que têm determinado a vida de algumas pessoas e influenciado as práticas teológicas. A teologia consumista é o oposto da teologia pregada por Jesus, que privilegiava a solidariedade, a vida em comunidade, simples e sem excesso de consumo. O diabo propôs a Jesus fazer uso de sua intimidade com Deus em seu benefício próprio, porém ele recusou e preferiu se colocar na dependência de Deus.

27 b) A tentação de fazer de Deus um instrumento de capricho e ostentação Jesus cita Dt 6.16 não tentarás o Senhor, teu Deus, demonstrando a seriedade que é tentar manipular Deus. Muitos requerem, como se pudessem, exibição de Deus. Se comportam como crianças mimadas. Creem em Deus na teoria, mas são ateus na prática.

28 b) A tentação de fazer de Deus um instrumento de capricho e ostentação A prática de legitimar a autoridade dos discursos por meio de supostas revelações e visões é antiga. As pessoas que buscam a prosperidade egoísta alimentam esse processo. A educação cristã deve ocupar uma postura profética contra esta prática. Jesus denunciou a prática religiosa opressora e abusiva.

29 PENSE As práticas religiosas podem levar as pessoas para mais perto de Deus ou distanciá-las, se for para benefício próprio. Jovem, qual tem sido sua opção?

30 PONTO IMPORTANTE Jesus, maior exemplo de quem ajudou a muitos e tinha autoridade em seus discursos, nunca usou essas qualificações para seu benefício próprio.

31 III. A TENTAÇÃO DO USO INDEVIDO DO PODER (MT )

32 Introdução ao tópico O risco de dar lugar ao impulso de desfrutar das glórias do mundo, em detrimento da adoração ao Deus verdadeiro. Jesus se deparou com vários momentos que impulsionariam a tomada do poder, mas não cedeu a essa tentação.

33 a) O poder dos impérios e reinos do mundo A última tentação está relacionada à idolatria. O lugar da tentação agora é um monte muito alto. As montanhas altas tinham um significado especial nas tradições do povo israelita (Gn ); 1Rs 19.8; entre outros). Do monte escolhido se dá uma visão de todos os reinos. Não existe um monte com essa característica (analogia).

34 a) O poder dos impérios e reinos do mundo O texto dá a entender que o adversário do Reino dos céus domina os reinos do mundo. Que mundo é esse? A esfera da vida política, social, econômica e religiosa quotidiana. Embora criado por Deus e objeto dos propósitos de Deus (Sl 24,1), é reclamado pelo diabo e com necessidade de salvação (5,14; 13,38; 24,21). Ditado popular: Fulano fez um pacto como diabo.

35 b) O poder idolátrico das glórias dos reinos do mundo Cultura judaica da centralidade de Sião estava relacionada com o centro da adoração de todos os povos. Um poder centralizador assim seria visado por muitos. O ser humano tem tendência pelo gosto do poder e de ser bajulado. Essa é uma tentação que precisa ser constantemente monitorada.

36 b) O poder idolátrico das glórias dos reinos do mundo Tentação de pensar fazer o bem. Estar sincronizado com Deus para não ser enganado pelo mal, pensando fazer o bem. Jesus estava consciente do caminho a ser seguido para cumprir sua missão e atender os propósitos de Deus. Ele chegou á glorificação porque passou pela cruz. A vitória sobre a tentação trouxe a possibilidade de libertação para toda humanidade.

37 PENSE Jovem, reflita sobre o motivo que leva muitas pessoas que começam bem intencionadas a obra de Deus, mas como o aumento do poder, elas se perdem.

38 PONTO IMPORTANTE Jesus estava consciente que para cumprir sua missão e os propósitos de Deus deveria trilhar pacientemente o caminho da cruz e não da glória humana.

39 CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição aprendemos que: 1. A fidelidade à Deus deve preceder a satisfação pessoal e de bens materiais; 2. Deus não pode ser tentado e seu nome não deve ser usado em benefício próprio; 3. Não se deve buscar a glória, mas glorificar à Deus. 4. Todas as pessoas passam pelo modelo das tentações de Jesus. O caminho da vitória também é o mesmo.

40 REFERÊNCIAS LIÇÕES BÍBLICAS DE JOVENS. Seu Reino não Terá Fim: vida e obra de Jesus, segundo o Evangelho de Mateus. 1 TRI Rio de Janeiro: CPAD, NEVES, Natalino das. Educação Cristã Libertadora. São Paulo: Fonte Editorial, NEVES, Natalino das. Seu Reino não terá Fim: vida e obra de Jesus, segundo o Evangelho de Mateus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

41 Pr. Natalino das Neves Facebook: Contatos: (41) (TIM)

A via crucis de Jesus. A via crucis de cada cristão. Recapitulando:

A via crucis de Jesus. A via crucis de cada cristão. Recapitulando: Recapitulando: A via crucis de Jesus Carregando a própria cruz, Jesus foi ao local chamado Lugar da Caveira (em aramaico, Gólgota). João 19.17 A via crucis de cada cristão Se alguém quiser acompanharme,

Leia mais

Estudo 8 Submeter-se a Deus para resistir ao diabo. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 8 Submeter-se a Deus para resistir ao diabo. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 8 Submeter-se a Deus para resistir ao diabo Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende a finalidade da tentação

Leia mais

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Rebelião Redenção e Predo por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Vitória no deserto 6 LIÇÃO Predo por: Pr. Wellington Almeida O Conflito continua esboço LIÇÃO - I TRI 2016 6 INTRODUÇÃO DOM O EMANUEL SEG

Leia mais

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem Palavra alimento A tua palavra, Senhor Jesus, é o pão que me dá forças para escolher servir em vez de ser servido; para perdoar as ofensas em vez de guardar rancor. A tua Palavra, Senhor Jesus, é o alimento

Leia mais

A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;

A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; 1 Capítulo 4 A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; Lc 4:2 E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu

Leia mais

I Domingo da Quaresma

I Domingo da Quaresma I Domingo da Quaresma PERDÃO SENHOR O Senhor Deus plantou um jardim no Éden, a oriente Leitura do Livro do Génesis Gen 2, 7-9; 3, 1-7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas

Leia mais

DOMINGO I DA QUARESMA

DOMINGO I DA QUARESMA DOMINGO I DA QUARESMA LEITURA I Gen 2, 7-9; 3, 1-7 A criação e o pecado dos nossos primeiros pais Leitura do Livro do Génesis O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas um sopro

Leia mais

Paróquia de Nossa Senhora da Lapa. Póvoa de Varzim. Leituras Dominicais. Tempo da Quaresma. Ano C

Paróquia de Nossa Senhora da Lapa. Póvoa de Varzim. Leituras Dominicais. Tempo da Quaresma. Ano C Paróquia de Nossa Senhora da Lapa Póvoa de Varzim Leituras Dominicais Tempo da Quaresma Ano C Paroquia da Lapa Póvoa de Varzim Ano 2016 DOMINGO I DA QUARESMA LEITURA I Deut 26, 4-10 Leitura do Livro do

Leia mais

Apoio às Reivindicações da Inspiração do Antigo Testamento

Apoio às Reivindicações da Inspiração do Antigo Testamento Apoio às Reivindicações da Inspiração do Antigo Testamento O NOVO TESTAMENTO SE REFERE ÀS SEÇÕES ANTIGO TESTAMENTO REFERÊNCIA DO NOVO TESTAMENTO À AUTORIDADE DOS LIVROS ANTIGO TESTAMENTO Não só o Novo

Leia mais

Respostas Bíblicas para a. Superficialidade e Relativismo Moral

Respostas Bíblicas para a. Superficialidade e Relativismo Moral Respostas Bíblicas para a Superficialidade e Relativismo Moral O que é SUPERFICIAL? 1.Referente à superfície. 2.Fig. Pouco profundo. 3.Desprovido de profundidade; pouco sólido. 4.Sem seriedade; leviano.

Leia mais

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד DEUTERONÔMIO דברים = Devarim Autor e Data Autor Deuteronômio identifica o conteúdo do livro com Moisés: Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel (1.1). Moisés escreveu esta Lei, e a deu aos

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" (Is 55.2).

TEXTO DO DIA. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? (Is 55.2). TEXTO DO DIA "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" (Is 55.2). SÍNTESE Consumo santificado é a chave bíblica para viver com moderação

Leia mais

PARÁBOLA DO DISCERNIMENTO

PARÁBOLA DO DISCERNIMENTO PARÁBOLA DO DISCERNIMENTO Esta parábola é muito incompreendida quando interpretada ao pé da letra. Trata-se de uma passagem simbólica na qual Jesus convida a todos que querem ser Seus discípulos a trilhar

Leia mais

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Hebreus 4.15 4 - AS OFERTAS DE SATANÁS.

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO Inicio. Ministério de do. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO Inicio. Ministério de do. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida Cristo02 LIÇÃO Inicio Ministério de do O Evangelho Mateus de LIÇÃO - II TRI 2016 02 INTRODUÇÃO esboço Uma das grandes lutas da humanidade tem sido conhecer o significado

Leia mais

Lição 5 26 de Abril de 2015

Lição 5 26 de Abril de 2015 Lição 5 26 de Abril de 2015 Continuação I - A REALIDADE DA TENTAÇÃO 1. Uma realidade humana 2. Vencendo a tentação IV - A TENTAÇÃO DE SER NOTADO 1. A artimanha do Inimigo 2. A busca pelo prestígio

Leia mais

LIÇÃO evange ho 2 II TRI LUCAS O BATISMO E AS TENTAÇÕES

LIÇÃO evange ho 2 II TRI LUCAS O BATISMO E AS TENTAÇÕES II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 2 O BATISMO E AS TENTAÇÕES INTRODUÇÃO ESBOÇO Voz - Visão - Audição Preparando o Caminho Arrependimento - Batismo - Frutos Identificando Àquele que vem Identificação

Leia mais

TEXTO DO DIA. "E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração." (At 2.

TEXTO DO DIA. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. (At 2. TEXTO DO DIA "E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração." (At 2.46) SÍNTESE Os crentes expressam a graça e o amor divino

Leia mais

AS TENTAÇÕES DE JESUS. Mt 4 Mc 1 Lc 4 Obs.

AS TENTAÇÕES DE JESUS. Mt 4 Mc 1 Lc 4 Obs. AS TENTAÇÕES DE JESUS Mt 4 Mc 1 Lc 4 Obs. Personagens: 1 Então o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo demónio. 2 Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso,

Leia mais

Adquira o livro de apoio para subsidiar seus estudos, no site da CPAD (www.cpad.com.br) ou nas melhores livrarias.

Adquira o livro de apoio para subsidiar seus estudos, no site da CPAD (www.cpad.com.br) ou nas melhores livrarias. Adquira o livro de apoio para subsidiar seus estudos, no site da CPAD (www.cpad.com.br) ou nas melhores livrarias. TEXTO DO DIA Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo A Revelação e a Missão de Deus (Missio Dei) Objetivos da matéria: 1. Apresentar as bases bíblicas para o projeto

Leia mais

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela.

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. DIGO NÃO Lição 1 Curso Fé 7 Resistir Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4.1)

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo O problema do mal O problema do mal Precisamos, minimamente, pincelar sobre o Problema do Mal (ou pelo menos

Leia mais

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma-14.2.2016 A escolha certa Conforme dissemos nos Xavierinhos da semana passada, a Quaresma começou na passada quartafeira, quarta-feira de cinzas. Como a maior parte dos meninos

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL DE 14 A 20 DE OUTUBRO DE 2018 estação estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração QUINTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA Ó Deus eterno

Leia mais

Sintomas da infidelidade na Igreja 1 Coríntios

Sintomas da infidelidade na Igreja 1 Coríntios Sintomas da infidelidade na Igreja 1 Coríntios 10.1-13 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 01/07/2012 O contexto de 1 Coríntios 10.1-13 é o mesmo de Deuteronômio 7.1-11, no qual a Bíblia nos apresenta

Leia mais

ONa sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos hoje o capítulo 4.

ONa sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos hoje o capítulo 4. ONa sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos hoje o capítulo 4. OJesus é maior que Josué, pois confere o real e verdadeiro descanso ao ser humano. www.portalebd.org.br Slide 2 O O escritor

Leia mais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais 15º Estudo 10/06/2016 O livro de Rute Homens Fundamentais O Pentateuco descreve a criação do mundo e o inicio da história humana, e em sua maior parte tem como foco Deus, como o criador e Aquele que lida

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Tema missiológico comum: Reino de Deus Mais de 70 vezes é referido por Jesus nos Evangelhos O tema destaca-se do começo ao

Leia mais

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura Classe Adultos Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Saber que Deus exige de cada crente uma atitude evangelística responsável e amorosa.

Leia mais

Josué, um líder escolhido por Deus

Josué, um líder escolhido por Deus Josué, um líder escolhido por Deus Introdução Josué é um livro com profundas verdades espirituais. Ele nos inspira a sermos corajosos e nos orienta, a enfrentar as batalhas espirituais, confiando em Deus

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Temas vistos até aqui

Temas vistos até aqui O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 5 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 O ESPÍRITO SANTO E O SENHOR JESUS CRISTO PARTE 2 A sinergia e interação entre eles A simbologia

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PORQUE FREQUENTAR Instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão A EB é a maior agência de ensino da Igreja. programa de estudo

Leia mais

TEXTO DO DIA. "O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o." (Pv 14.31)

TEXTO DO DIA. O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o. (Pv 14.31) TEXTO DO DIA "O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o." (Pv 14.31) SÍNTESE Diante da desigualdade e da marginalização social, a ação solidária da

Leia mais

NÃO TERÁS OUTROS DEUSES

NÃO TERÁS OUTROS DEUSES NÃO TERÁS OUTROS DEUSES Esboço I. A AUTORIDADE DA LEI 1. A fórmula introdutória do Decálogo. 2. As partes do concerto. 3. O Senhor do universo. 4. A libertação do Egito. II. O PRIMEIRO MANDAMENTO 1. Um

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39)

TEXTO DO DIA. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. (1 Co 14.39) TEXTO DO DIA "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39) SÍNTESE Os dons espirituais são presentes dados por Deus à sua Igreja para edificação do Corpo

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.

TEXTO DO DIA. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (1 Ts 4. TEXTO DO DIA "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.8) SÍNTESE Deus nos convoca para uma compreensão de santidade que transcende

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

I Domingo da Quaresma

I Domingo da Quaresma I Domingo da Quaresma Perdão Senhor Leitura do Livro do Génesis Gen 9, 8-15 Deus disse a Noé e a seus filhos: «Estabelecerei a minha aliança convosco, com a vossa descendência e com todos os seres vivos

Leia mais

Lição 7 Josué é usado na intervenção do curso da natureza Texto Bíblico: Josué

Lição 7 Josué é usado na intervenção do curso da natureza Texto Bíblico: Josué Lição 7 Josué é usado na intervenção do curso da natureza Texto Bíblico: Josué 10.12-15 O autor da carta aos Hebreus começa assim os seus escritos: havendo Deus, antigamente, falado muitas vezes de muitas

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Índice. Apresentação... 3

Índice. Apresentação... 3 Índice Apresentação... 3 Tempo do Advento 1. O Ano Litúrgico... 9 2. Origem do Ano Litúrgico... 10 3. O que quer dizer Advento?... 11 4. O que fazer no Advento?... 12 Primeiro Domingo do Advento... 14

Leia mais

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015 XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje, muitos cristãos têm a Bíblia em mão e lêem-na com freqüência. Essa realidade acontece, também, entre os católicos, cuja

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 5 º ANO 1 º Período: Unidade Letiva 1 - Viver juntos OBJETIVOS CONTEÚDOS Experiências de aprendizagem Recursos 1.Valorizar a mudança

Leia mais

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo.

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo. Lição 3 O PENTATEUCO Introdução A compreensão do Pentateuco, nome dado aos 5 livros escritos por Moisés no período do êxodo de Israel (Gênesis a Deuteronômio), que traduzido significa, cinco rolos, é fundamental

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Conheça sua Bíblia - Uma visão panorâmica das Escrituras Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Colocamos em sua folha um gráfico que ajuda a compreender a evolução

Leia mais

Depois subiu ao monte e chamou os que Ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Marcos 3.13

Depois subiu ao monte e chamou os que Ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Marcos 3.13 Depois subiu ao monte e chamou os que Ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Marcos 3.13 Por que Jesus precisou chamar outros homens para acompanha-lo em seu ministério? Para o que foi que Jesus chamou

Leia mais

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU: Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da "Arca"

Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da Arca 1-18 19-24 25-31 32-34 35-40 Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da "Arca" 1-7 8-10 11-15 16 17-26 27 Ordens para

Leia mais

aos hebreus, analisaremos o capítulo 3.

aos hebreus, analisaremos o capítulo 3. ONa sequência do estudo da Carta aos hebreus, analisaremos o capítulo 3. OJesus é maior que Moisés. www.portalebd.org.br Slide 2 O Moisés ocupa uma posição singular entre os profetas: Nm.12:6,7; Dt.34:10-12.

Leia mais

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 5

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 5 11º Dia. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas de Mira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Educação Moral e Religiosa Católica 2016/2017 5º Ano PLANO ANUAL Unidade temática Unidade Letiva 1 - Viver juntos Nº de aulas 7

Leia mais

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus.

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OA Carta aos Hebreus foi escrita para mostrar que Jesus Cristo é melhor, daí o título do trimestre: A supremacia de Cristo. www.portalebd.org.br

Leia mais

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica.

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OSendo cristocêntrica, a Bíblia sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OA Páscoa Judaica é um tipo da salvação em Cristo Jesus. www.portalebd.org.br Slide 2 O O assunto da Bíblia Sagrada é

Leia mais

Descrição Aliança Referência. Instruções de conservação e leitura pública Garantias/Leitura Dt. 27:2-3

Descrição Aliança Referência. Instruções de conservação e leitura pública Garantias/Leitura Dt. 27:2-3 Introdução ao Livro de Deuteronômio - A nova geração Ao contrário do que o nome, vindo do grego, sugere, Deuteronômio não se trata de uma segunda lei, mas é uma recapitulação, para a nova geração pós-êxodo,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM egunda-feira da 10ª Semana do Tempo Comum S 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

TEXTO AÚREO. "Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3.

TEXTO AÚREO. Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3. TEXTO AÚREO "Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3.15) VERDADE PRÁTICA A vida é um dom de Deus e ninguém tem o direito

Leia mais

Parábola do Semeador x Tentação no Deserto Mateus 13:1-23; Marcos 4:3-20; Lucas 8:5-15 Mateus 4:1-11; Marcos 1:12-13; Lucas 4:1-13

Parábola do Semeador x Tentação no Deserto Mateus 13:1-23; Marcos 4:3-20; Lucas 8:5-15 Mateus 4:1-11; Marcos 1:12-13; Lucas 4:1-13 Parábola do Semeador x Tentação no Deserto Mateus 13:1-23; Marcos 4:3-20; Lucas 8:5-15 Mateus 4:1-11; Marcos 1:12-13; Lucas 4:1-13 Relação entre os 3 solos infrutíferos da parábola do semeador com as 3

Leia mais

TEXTO DO DIA "Mandamo-vos, porém, irmãos,

TEXTO DO DIA Mandamo-vos, porém, irmãos, TEXTO DO DIA "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu." (2 Ts 3.6) SÍNTESE

Leia mais

Pistas de aprofundamento no estudo de um texto bíblico

Pistas de aprofundamento no estudo de um texto bíblico Pistas de aprofundamento no estudo de um texto bíblico Escuta do evangelho do domingo Mt 4,1-11; Jesus conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado Do grupo de jovens Família MOPP surgiu um broto

Leia mais

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer.

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. Você sabia que no Reino de Deus todos nós somos atletas de Cristo? Paulo usa essa

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação Domínio Religião e experiência religiosa Cultura cristã e visão cristã da vida Ética e moral cristã DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 5º ANO Calendarização:

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 2 - ÊXODO 01 - INTRODUÇÃO Êxodo é o registro de nascimento do povo de Israel. O Egito foi O ventre onde esta nação foi gerada, ali Jacó chegou com 70 pessoas e se tornaram

Leia mais

Subsídio da lição 6 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor

Subsídio da lição 6 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Subsídio da lição 6 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Toda criatura deve ser voltada a adoração do Seu criador, porém, infelizmente nos deparamos com diversos exemplos de povos e culturas que têm

Leia mais

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OQuando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OA salvação dependia da vinda do Salvador. www.portalebd.org.br Slide 2 O A promessa da salvação é indissociável da promessa

Leia mais

A oração eficaz Dc. Marcelo Lobo Ass. Deus Ministério Avançar

A oração eficaz Dc. Marcelo Lobo Ass. Deus Ministério Avançar A oração eficaz Dc. Marcelo Lobo Ass. Deus Ministério Avançar Não adianta sermos místicos, acreditando que basta falar com Deus e tudo está resolvido. Oração é uma palavra ativa, em movimento, para falar

Leia mais

JESUS RESISTIU AO MAL

JESUS RESISTIU AO MAL JESUS RESISTIU AO MAL MARQUE QUAL FOI A ESCOLHA DE JESUS Lição 1 Curso Fé 7 Resistir Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

Lição 6 A Espada do Espírito Texto Bíblico: Efésios 6.17

Lição 6 A Espada do Espírito Texto Bíblico: Efésios 6.17 Lição 6 A Espada do Espírito Texto Bíblico: Efésios 6.17 A primeira arma de guerra que se conhece na história é a lança. Mas esta exigia destreza para seu uso em guerra. Consistia em uma vara reta e a

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA Mt 16,15

IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA Mt 16,15 REFLEXÕES SOBRE OS EVANGELHOS DE JESUS, PELO OLHAR FEMININO... A SEMANA SANTA IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA Mt 16,15 2 3 SÃO REFLEXÕES MUITO SIMPLES, DESPRETENCIOSAS, FRUTOS DE

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

Esboço do Livro. Retrospectiva (passado) 1:1 a 10:22 Perspectiva (futuro) 11:1 a 30:20 Relidade (presente) 31:1 a 34:12 ALCIDES J.

Esboço do Livro. Retrospectiva (passado) 1:1 a 10:22 Perspectiva (futuro) 11:1 a 30:20 Relidade (presente) 31:1 a 34:12 ALCIDES J. Esboço do Livro 1º Discurso de Moisés (1:6 a 4-40) Declaração Histórica e Transicional (4:41-49) 2º Discurso de Moisés (5:1 a 26:19) 3º Discurso de Moisés (27:1 a 30-20) Ações Finais de Moisés (31:1 a

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA AMÓS 1 0 / 1 0 / 2 0 1 6 I G R E J A B AT I S TA B E T E L O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA

Leia mais

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou?

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Introdução à 23/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Ensinos de Cristo Jesus anunciou a chegada do reino, propôs altos padrões éticos àqueles

Leia mais

CAP. 1 PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO

CAP. 1 PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO CAP. 1 PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO Deus estabeleceu um paradigma relacional para a ordem criada. Conforme a perspectiva do Antigo Testamento, advertimos que

Leia mais

EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO BÁSICO 2ºCICLO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8)

TEXTO DO DIA. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. (Hb 13.8) TEXTO DO DIA "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8) SÍNTESE Os milagres são eventos naturais para Deus, mas sobrenaturais para os homens. LEITURA BÍBLICA 2 Timóteo 3.1-7 1 Sabe,

Leia mais