TRANSPORTE DE CARGAS ESPECIAIS E PERIGOSAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRANSPORTE DE CARGAS ESPECIAIS E PERIGOSAS"

Transcrição

1 TRANSPORTE DE CARGAS ESPECIAIS E PERIGOSAS TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO Alcides Alessandro Ventura Raquel Reinaldo Ricardo Carapicuíba SP 2010

2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES CARACTERISTICAS DE ESPAÇO CONFINADO AVALIAÇÃO DO AMBIENTE RISCOS EM ESPAÇO CONFINADO PERIGOS ATMOSFÉRICOS REQUISITOS DA NORMA REGULAMENTADORA PROJETANDO A ENTRADA EM UMA ÁREA CONFINADA QUANDO PODE ENTRAR EM UM ESPAÇO CONFINADO MEDIDAS DE SEGURANÇA FOLHA DE PERMISSÃO DE ENTRADA DURAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO SINALIZAÇÃO E ISOLAMENTO DA ÁREA RESPONSABILIDADES DESLIGAMENTO DE ENERGIA, TRAVA E SINALIZAÇÃO VIGIA TESTE DO AR DEFICIENCIA DE OXIGENIO GASES TÓXICOS VENTILAÇÃO EQUIPAMENTOS PLANO DE RESGATE RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR RESPONSABILIDADE DO TRABALHADOR...17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...18

3 1 INTRODUÇÃO O alto índice de acidentes e em muitos casos envolvendo fatalidades com relação a trabalhos em espaço confinado, mostra-nos a importância a ser destacada nas formas de segurança no trabalho. Portanto, atuar na prevenção de acidentes fazendo cumprir as normas regulamentadoras existentes na área é de fundamental importância para garantir a integridade física das pessoas. A Norma Brasileira que rege este segmento é a NBR Espaço Confinado atendendo a NR 33 Segurança e Saúde nos trabalhos em Espaço Confinado, cujo texto foi aprovado em 14 de setembro de 2006.

4 2 1 DEFINIÇÕES Define-se como espaço confinado todo e qualquer espaço fechado ou semifechado com vias de acesso (entrada e/ou saída) restrito não projetado para contínua presença humana e que apresente perigos potenciais, tais como: vapores/gases tóxicos, inflamáveis e/ou asfixiantes; líquidos corrosivos e/ou inflamáveis; pó explosivo; sistemas mecânicos que apresentam movimento; gases/vapores/líquidos a alta pressão e/ou alta temperatura; gases/vapores/líquidos a temperatura superior a 44 ºC; locais de trabalho onde o teor de oxigênio seja inferior a 19 % em volume ou acima de 23 % volume locais de trabalho que exijam o uso de aparatos especiais para permitir entrada/saída.

5 3 2 CARACTERISTICAS DE ESPAÇO CONFINADO Na maior parte dos casos, os espaços confinados são de fácil identificação. Se houver alguma dúvida quanto ao espaço que se está analisando para entrada, então é melhor tratá-lo como espaço confinado. Basta que uma pessoa passe sua cabeça através de uma abertura de um espaço confinado, para que isto já seja considerado uma entrada. Espaços confinados incluem, dentre outros, os seguintes equipamentos: tanques de estocagem e processo; torre e saias de torres; caldeiras; tanques sem tetos; caminhões tanque, vagões tanque e bulktainers ; dutos de exaustão e ventilação; silos; fornalhas; sistema de esgoto; torres de resfriamento; espaços confinados de acesso pelo topo; reatores; poços de balança/elevadores; bacias de contenção; canaletas que possam conter resíduos industriais; e outros equipamentos similares.

6 4 3 AVALIAÇÃO DO AMBIENTE Os espaços confinados são diferentes uns dos outros, porém em todos os locais, antes da entrada das pessoas é necessária uma avaliação para que sejam detectados possíveis perigos. 3.1 RISCOS EM ESPAÇO CONFINADO PERIGOS ATMOSFÉRICOS É a atmosfera que pode expor os trabalhadores ao risco de morte, incapacitação, restrição da habilidade para auto resgate (que é sair de um espaço confinado sem ajuda), dano ou doença aguda causada por uma ou mais das seguintes causas: Gás/Vapor ou névoa inflamável em concentrações superiores a 10% do seu Limite Inferior de Explosividade (LIE). Poeira combustível viável em uma concentração que se encontre ou exceda o Limite Inferior de Explosividade (LIE). Esta concentração pode ser estimada pela observação da condição na qual a poeira obscureça a visão numa distancia de 1,5m (um metro e cinquenta centímetros) ou menos. Concentração de oxigênio atmosférico abaixo de 19,5% ou acima de 23,5%. A concentração atmosférica de qualquer substancia cujo Limite de Tolerância seja publicado na NR-15 e que possa resultar na exposição do trabalhador acima desse limite de tolerância.

7 5 Uma concentração atmosférica de qualquer substancia que não seja capaz de causar a morte, incapacitação ou restrição na habilidade de auto resgate, dano ou doença aguda devido a seus efeitos a saúde não são cobertos por esta norma. Qualquer outra condição atmosférica imediatamente perigosa à saúde ou a vida.

8 6 4 REQUISITOS DA NORMA REGULAMENTADORA A norma regulamentadora orienta para que todos os locais de espaço confinado sejam devidamente sinalizados, identificados, isolados, para evitar a entrada de pessoas não autorizadas. Antes de o trabalhador entrar no local de um espaço confinado é necessário que as pessoas sejam treinadas, utilizem instrumento de medição testado e calibrado, para verificar à: Concentração de oxigênio; Gases e vapores inflamáveis; Contaminantes do ar potencialmente tóxicos, entre outros, de acordo com cada espaço confinado.

9 7 5 PROJETANDO A ENTRADA EM UMA ÁREA CONFINADA Sabe-se que a própria definição de espaço confinado traz consigo a idéia de condições espaciais diferentes daquelas comumente vividas no nosso dia-a-dia. De acordo com a NR-33 SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS, espaços confinados são ambientes ou áreas não projetadas para a ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possam existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Por sua vez estes espaços apresentam um potencial de risco considerável em se tratando de boas condições de um ambiente de trabalho, entre outros se podem citar: exposição aos agentes, deficiência de oxigênio, explosão ou incêndio, elétrico e mecânico e riscos combinados. Daí a necessidade de que se cumpram alguns pré-requisitos estabelecidos por lei, visando à integridade e seguridade de todo e qualquer indivíduo que ocupa o recinto na execução de uma determinada atividade. 5.1 QUANDO PODE ENTRAR EM UM ESPAÇO CONFINADO A permissão para o trabalho deve ser feita por pessoa que tenha experiência profissional que permita reconhecer os riscos, avaliá-los e especificar as barreiras de segurança para neutralizá-los ou controlá-los. A permissão para o trabalho é um documento e um instrumento de controle: no qual consiste em que condições se encontram o espaço confinado, recomendações e verificações periódicas para garantia de condição segura de trabalho. A permissão não garante permanentemente a condição de liberação do espaço algumas práticas preventivas são fundamentais para manter as condições iniciais do trabalho. Portanto, cabe à empresa indicar formalmente o responsável técnico pelo cumprimento de normas de segurança específica; identificar os espaços confinados existentes no estabelecimento; identificar os riscos específicos de cada espaço confinado;

10 8 programar a gestão em segurança e saúde no trabalho em espaços confinados, por medidas técnicas de prevenção, administrativas, pessoais e de emergência e salvamento, de forma a garantir permanentemente ambientes com condições adequadas de trabalho; garantir a capacitação continuada dos trabalhadores sobre os riscos, as medidas de controle, de emergência e salvamento em espaços confinados; garantir que o acesso ao espaço confinado somente ocorra após a emissão, por escrito, da Permissão de Entrada e Trabalho, conforme modelo constante no anexo II da NR-33; fornecer às empresas contratadas informações sobre os riscos nas áreas onde desenvolverão suas atividades e exigir a capacitação de seus trabalhadores; acompanhar a implementação das medidas de segurança e saúde dos trabalhadores das empresas contratadas provendo os meios e condições para que eles possam atuar em conformidade com a NR; interromper todo e qualquer tipo de trabalho em caso de suspeição de condição de risco grave e iminente, procedendo ao imediato abandono do local e garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados; disponibilizar EPI adequado e incentivar os colaboradores para o uso correto do mesmo. É extremamente importante que a área do entorno do espaço confinado seja bem isolada e mantenha uma sinalização estratégica; mantenha constantemente do lado de fora um vigia, ou seja, um trabalhador designado para permanecer fora do espaço confinado e que é responsável pelo acompanhamento, comunicação e ordem de abandono para os trabalhadores; o empregador deve providenciar equipamentos medidores de oxigênio, gases e vapores tóxicos e inflamáveis, equipamentos de ventilação, equipamentos de resgate e um sistema de comunicação e iluminação confiável para garantir o trabalho e a troca de informações a qualquer momento que julgar necessário.

11 9 6 MEDIDAS DE SEGURANÇA 6.1 FOLHA DE PERMISSÃO DE ENTRADA Todo trabalho em espaços confinados somente poderão ser realizado mediante o preenchimento da Autorização para Trabalhos em Espaços Confinados. As seguintes pessoas deverão necessariamente assinar a Autorização: Supervisor da Área; Executante do Serviço; Segurança Industrial. O Departamento de Segurança Industrial não assinará a autorização sem que a mesma tenha sido previamente assinada pelo supervisor da área e executante do serviço. Isto significa que o Departamento de Segurança Industrial deve ser o último ao qual a autorização deve ser submetida para aprovação. Nos finais de semana, feriados e fora de horário administrativo, a autorização deverá ser feita antecipadamente. A autorização deverá ser preenchida em duas vias, sendo que a 1ª via ficará em posse do Departamento de Segurança para arquivamento e a 2ª via será entregue ao executante (entrante). O entrante deve afixar a segunda via na entrada do espaço confinado durante toda a realização do trabalho. Na autorização deve ser especificado o nome das pessoas autorizadas a adentrar ao espaço confinado. Nenhuma outra pessoa esta autorizada, sob-hipótese nenhuma, a entrar no espaço confinado. A autorização não é transferível, ou seja, somente as pessoas designadas no formulário poderão realizar o serviço. Para alterações das pessoas executantes, tais como mudanças de turno, deve-se requerer uma nova Autorização.

12 10 Deverá estar claramente especificado na Autorização o tipo de trabalho que será realizado. Por nenhum motivo, deverá ser realizado outro serviço que não aquele descrito na autorização. Nenhum serviço dentro de espaços confinados deverá ser executado sem a prévia autorização do Departamento de Segurança Industrial DURAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO O tempo de duração da Autorização deverá ser especificado na mesma e não deverá exceder 12 horas. A autorização não é transferível, ou seja, somente as pessoas designadas no formulário poderão realizar o serviço. Para alterações das pessoas executantes, tais como mudanças de turno, deve-se requerer uma nova autorização SINALIZAÇÃO E ISOLAMENTO DA ÁREA Todas as precauções quanto à sinalização da área devem ser tomadas assim como devem ser tomadas antes de se requerer a autorização do Departamento de Segurança Industrial. Um representante da Segurança se encaminhará ao local para assegurar que as providências necessárias do isolamento da área foram tomadas. Somente após todas as providências terem sido devidamente verificadas é que o serviço será autorizado. O espaço confinado deve estar livre no início do serviço e permanecer livre durante toda a execução do serviço.

13 RESPONSABILIDADES O Supervisor da área é o responsável pelo preenchimento da Autorização para Trabalhos em Áreas Confinadas. O Supervisor da área também é o responsável por se fazer cumprir todas as exigências do Departamento de Segurança Industrial. Além disso, o Supervisor da área é o responsável por certificar-se que funcionários de empresas prestadoras de serviços estejam familiarizados com as instruções dadas nesse procedimento. O Departamento de Segurança Industrial é responsável pela análise e aprovação das solicitações e pelas inspeções de campo. Para o caso de empreiteiras e prestadoras de serviço, é de responsabilidade do representante da CONTRATADA solicitar junto ao Departamento de Segurança Industrial, cópias do Procedimento para Trabalhos em Áreas Confinadas e da Autorização para Trabalhos em Áreas Confinadas caso tenha-se previsão de realizar tais trabalhos dentro das dependências da CONTRATANTE. A pessoa que contratou o serviço é responsável por informar ao representante da CONTRATANTE sobre a existência desse procedimento. A CONTRATADA será responsável por realizar e monitorar avaliações atmosféricas nos espaços confinados que venham a realizar serviços, bem como providenciar equipamentos de Segurança para realização dos trabalhos DESLIGAMENTO DE ENERGIA, TRAVA E SINALIZAÇÃO O princípio de colocação de cadeado de segurança no interruptor de energia deve ser seguido sempre que houver a possibilidade (por menor que seja) de contato com partes em movimento ou com partes energizadas presentes no interior do espaço confinado. Os procedimentos são: Os cadeados devem ser de uso individual e somente o seu proprietário deve possuir cópias da chave.

14 12 Quando várias pessoas estão envolvidas no mesmo trabalho, cada pessoa deverá ter seu próprio cadeado preso somente ao disconnect até que sua parte do trabalho esteja completa. Todo cadeado deve conter uma etiqueta com o nome do dono. O operador somente deve retirar o cadeado após ter terminado o trabalho, estar seguro de que não existe nenhum risco e que todas as pessoas na área estejam cientes. Se for necessário que um trabalhador transfira um serviço a outro (como por exemplo, durante troca de turno), o primeiro deve certificar-se de que o cadeado do segundo esteja colocado no disconnect antes de remover o seu. Os cadeados deverão permanecer nos disconnects até serem removidos pelo dono. Somente o dono do cadeado está autorizado a removê-lo. A remoção de cadeados por terceiros é PROIBIDA. Somente o Departamento de Segurança está autorizado a remover os cadeados de segurança. Para o caso de trabalhos em instalações e- létricas (subestações, transformadores, etc.) somente eletricistas qualificados podem autorizar a remoção de cadeados. Quando mais de uma fonte de energia (elétrica, pneumática ou hidráulica) estão presentes, deve-se seguir esse procedimento de colocação de cadeado para cada fonte capaz de energizar e/ou colocar em operação o equipamento VIGIA Todo trabalho em áreas confinadas deve ser acompanhado por outra pessoa que tenha plenos conhecimentos dos perigos envolvidos com a operação. Dessa forma, se algum problema ocorrer com a pessoa que estiver executando o serviço dentro da área confinada, haverá uma pessoa de prontidão do lado de fora, para tomar as medidas cabíveis. Essa pessoa é responsável por: Conhecer a localização e manuseio de extintores e hidrantes. Conhecer a localização de alarmes, chuveiro e lava-olhos de emergência.

15 13 Conhecer a localização; a forma correta de uso dos dispositivos de desligamento ou os meios de desenergização dos equipamentos para casos de emergência. Conhecimento em primeiros socorros. O vigia e o executante devem manter contato visual durante todo o tempo. Em locais confinados onde a pessoa que esteja inspecionando o serviço pelo lado de fora não tenha visão do executante que está localizado dentro da área confinada, deve-se utilizar rádios HT para que os mesmos mantenham contato constante. Se uma emergência ocorrer, a pessoa inspecionando o serviço deve chamar por auxílio. Ela não deve em hipótese nenhuma adentrar ao espaço confinado antes da chegada de socorro. 6.3 TESTE DO AR Os testes de ar são medições para analisar os níveis de oxigênio, gases e vapores tóxicos e inflamáveis. Os riscos apresentados nos níveis de oxigênio, gases e vapores tóxicos e inflamáveis são definidos como perigos atmosféricos DEFICIENCIA DE OXIGENIO Quando uma atmosfera tem concentração em volume inferior a 18%, é considerada deficiente em oxigênio, conforme a NR6 e NR 15. É preciso considerar que a umidade e a pressão do ar, podem gerar impactos na atmosfera no espaço confinado.

16 GASES TÓXICOS Diversas substâncias como, líquidos, vapores, gases, névoas, materiais sólidos e poeiras são perigosas em espaços confinados. Ao detectar algum vazamento o ideal é que purgue todo o sistema evitando a continuidade do vazamento. 6.4 VENTILAÇÃO São dispositivo para prover ventilação forçada, ar fresco, até a atmosfera estar com limite aceitável em relação ao conteúdo do oxigênio, contaminantes do ar e toxidez. Executa a insuflação do ar para o interior do ambiente, garantindo de forma permanente a renovação contínua de ar. Exaustão são dispositivos conectados com segurança para sucção do ar interno, fazendo a extração dos contaminantes. Os dispositivos de ventilação tipo ejetores de ar comprimido devem ser instalados com a descarga voltada para fora. Os equipamentos de ventilação devem estar eletricamente aterrados de maneira a prevenir o acúmulo e possível descarga de eletricidade estática.

17 15 7 Equipamentos Providenciar os seguintes equipamentos, sem custo aos trabalhadores, funcionando adequadamente e assegurando a utilização correta: Equipamento de sondagem inicial e monitorização contínua da atmosfera, calibrado e testado antes do uso, aprovado por órgãos credenciados pelo INMETRO. Os e- quipamentos que forem utilizados no interior do espaço confinado com risco de explosão deverão ser intrinsicamente seguros e protegidos contra interferência eletromagnética e radiofrequência, assim como os equipamentos posicionados na parte externa do espaço confinado que possa estar em áreas classificadas. Equipamento de ventilação mecânica para obter as condições de entrada aceitáveis, através de insuflamento e/ou exaustão de ar. Os ventiladores que forem instalados no interior do espaço confinado com risco de explosão deverão ser intrinsicamente seguros, assim como os ventiladores posicionados na parte externa do espaço confinado que possa estar em áreas classificadas. A operação de exaustão deverá ser realizada com ventiladores intrinsicamente seguros. Equipamento de comunicação, intrinsicamente seguro aprovado por órgãos credenciados pelo INMETRO. Equipamentos de proteção individual e movimentadores de pessoas intrinsicamente seguros em áreas classificadas. Equipamentos para atendimento pré-hospitalar. Equipamento de iluminação, intrinsicamente seguro aprovado por órgãos credenciados pelo INMETRO.

18 16 8 PLANO DE RESGATE E a consolidação formal dos dispositivos materiais, equipamentos e observadores de segurança, designados estrategicamente para remover pessoas do interior do espaço confinado em situações emergenciais. No entanto, é preciso que seja antecipadamente registrado formalmente um planejamento com estratégia estabelecida de como será feito o atendimento de forma segura para remoção de pessoas de dentro do espaço confinado, em caso de emergência, e isto precisa ser passado para os executantes e para o observador de segurança através de treinamento. 8.1 RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR O empregador, ou seu representante legal, deverá providenciar treinamento inicial e periódico de tal forma que todos os trabalhadores envolvidos com a questão do espaço confinado adquiram capacitação, conhecimento e habilidades necessárias para o desempenho seguro de suas obrigações designadas, deverá ser providenciado o treinamento: Antes que o trabalhador tenha as suas obrigações designadas; Antes que ocorra uma mudança nas suas obrigações designadas; Sempre que houver uma mudança nas operações de espaços confinados que a- presentem um risco sobre o qual trabalhador não tenha sido previamente treinado; Sempre que houver uma razão para acreditar que existam desvios nos procedimentos de entrada nos espaços confinados ou que os conhecimentos dos trabalhadores não sejam adequados (insuficientes ou impróprios) ou no uso destes procedimentos. O treinamento deverá estabelecer para o trabalhador proficiência nos deveres requeridos e introduzirá procedimentos novos ou revisados, sempre que necessário. O empregador, ou seu representante legal, certificará que o treinamento requerido tenha sido realizado. O conteúdo mínimo programático requerido de treinamento é:

19 17 Definição de espaço confinado Riscos de espaço confinado Identificação de espaço confinado Avaliação de riscos Controle de riscos Calibração e/ou teste de instrumentos utilizados Certificação do uso correto de equipamentos utilizados Simulação Resgate Primeiros socorros Ficha de permissão A certificação conterá o nome de cada trabalhador, as assinaturas dos instrutores, o conteúdo programático e as datas de treinamento. A certificação estará disponível para inspeção dos trabalhadores e seus representantes autorizados. 8.2 RESPONSABILIDADE DO TRABALHADOR O trabalhador como representante legal, deverá assegurar conhecimento de todos os riscos e as medidas de prevenção que possam encontrar durante a entrada, incluindo informações sobre o modo, sinais ou sintomas e consequências da exposição, usarem adequadamente os equipamentos, assim como, operar os recursos de comunicação para permitir o monitoramento e a atuação dos demais trabalhadores e os alerte de necessidade de abandonar o espaço confinado em situações de riscos inerentes a integridade a suade e a vida do ser humano.

20 18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT, NR-33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, Normas de Regulamentação, Portaria GM n.º 202, 22 de dezembro de Disponível em: Acesso em 25 out FUNDACENTRO. Disponível em: Acesso em: 12 de novembro de DATAPREV. Disponível em: www3.dataprev.gov.br. Acesso em: 13 de novembro de MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO M T E. Disponível em: Acesso em:12 de novembro de 2010.

NR - 33 ESPAÇOS CONFINADOS. Jeferson Seidler

NR - 33 ESPAÇOS CONFINADOS. Jeferson Seidler NR - 33 ESPAÇOS CONFINADOS Espaço Confinado Área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover

Leia mais

Segurança e saúde no trabalho em espaços confinados. Engº Laércio Zgoda

Segurança e saúde no trabalho em espaços confinados. Engº Laércio Zgoda Segurança e saúde no trabalho em espaços confinados Engº Laércio Zgoda Ocorrido em 10/04/2015 Ocorrido em 5/5/2016 Fonte: DATAPREV, CAT, SUB. ÓBITOS POR 1.000 ACIDENTES DO TRABALHO, SEGUNDO AS GRANDES

Leia mais

Riscos Adicionais conforme NR-10

Riscos Adicionais conforme NR-10 1 DDS - Riscos Adicionais - Ambientes Confinados Riscos Adicionais conforme NR-10 a) altura; b) ambientes confinados c) áreas classificadas; d) umidade; e) condições atmosféricas. Riscos Adicionais : todos

Leia mais

Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 1/6 Nº Id. SSO Revisão 01

Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 1/6 Nº Id. SSO Revisão 01 Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 1/6 1. OBJETIVO 1.1 Assegurar que os trabalhos não rotineiros sejam executados com segurança. 1.2 Garantir a prévia coordenação / comunicação entre os empregados

Leia mais

GT/FE Número / versão / ano ADM/ST/ 043/01/07 Data de aprovação 26/09/2007 Doc. de aprovação Resolução Nº 4827/07

GT/FE Número / versão / ano ADM/ST/ 043/01/07 Data de aprovação 26/09/2007 Doc. de aprovação Resolução Nº 4827/07 NORMA GT/FE Número / versão / ano ADM/ST/ 043/01/07 Data de aprovação 26/09/2007 Doc. de aprovação Resolução Nº 4827/07 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS SUMÁRIO 1- OBJETIVO...2 2 - CAMPO DE

Leia mais

NR 33 Publicada no D.O.U Portaria GM n.º 202, 22 de dezembro de 2006

NR 33 Publicada no D.O.U Portaria GM n.º 202, 22 de dezembro de 2006 NR 33 Publicada no D.O.U Portaria GM n.º 202, 22 de dezembro de 2006 16577 NR - 33 Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados o reconhecimento,

Leia mais

ESPAÇOS CONFINADOS LIVRETO DO TRABALHADOR

ESPAÇOS CONFINADOS LIVRETO DO TRABALHADOR ESPAÇOS CONFINADOS LIVRETO DO TRABALHADOR Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministro de Trabalho e Emprego Luiz Marinho FUNDACENTRO Presidente Rosiver Pavan Diretor Executivo Osvaldo da

Leia mais

TÉCNICAS DE TRABALHOS SOB TENSÃO

TÉCNICAS DE TRABALHOS SOB TENSÃO TÉCNICAS DE TRABALHOS SOB TENSÃO TÉCNICA DE LINHA VIVA São atividades realizadas sem o desligamento da linha e mediante a adoção de procedimentos que garantem a segurança dos trabalhadores. Foi desenvolvida

Leia mais

Augusto Santos. Contatos: Skype rangersms.augusto

Augusto Santos. Contatos: Skype rangersms.augusto Augusto Santos Contatos: 081 9 8611-7922 augusto@rangersms.com.br www.rangersms.com.br Skype rangersms.augusto Diretor Comercial da Ranger SMS, Técnico de Segurança do Trabalho, Alpinista Industrial, Bombeiro

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 A nova Norma Regulamentadora NR-20, em seu item 20.14.2, determina que a empresa deve elaborar o plano de resposta

Leia mais

ESPAÇOS CONFINADOS LIVRETO DO TRABALHADOR. NR 33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

ESPAÇOS CONFINADOS LIVRETO DO TRABALHADOR. NR 33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados ESPAÇOS CONFINADOS LIVRETO DO TRABALHADOR NR 33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministro de Trabalho e Emprego Carlos Lupi FUNDACENTRO

Leia mais

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s)

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) http://www.mte.gov.br/ NR 01 Disposições Gerais 02 Inspeção Prévia 03 Embargo ou Interdição TEMA 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança

Leia mais

Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº. 202 de

Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº. 202 de Portaria MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO nº. 202 de 22.12.2006 DOU: 27.12.2006 Aprova a Norma Regulamentadora nº 33 (NR-33), que trata de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.

Leia mais

CHECK-LIST TRABALHO EM ALTURA - NR 35

CHECK-LIST TRABALHO EM ALTURA - NR 35 CHECK-LIST TRABALHO EM ALTURA - NR 35 LOCAL: INSPETOR: RESPONSÁVEL PELO LOCAL: TELEFONES DE EMERGÊNCIA: DESCRIÇÃO DO SERVIÇO: DADOS DA INSPEÇÃO DATA: TELEFONE: TELEFONE: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Condições

Leia mais

Permissão de trabalho

Permissão de trabalho Permissão de trabalho PROCEDIMENTO OPERACIONAL Para as atividades rotineiras de trabalho em altura, deverão ser desenvolvidos procedimentos operacionais para cada atividade. Objetivo Estabelecer os procedimentos

Leia mais

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6155 - NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução à NR 33 1.1. Espaço Confinado... 22 1.1.1. Principais Características... 22 1.1.2. Outras Definições... 22 1.1.3.

Leia mais

Supervisor de Espaços Confinados

Supervisor de Espaços Confinados Supervisor de Espaços Confinados PROFESSOR AZEVEDO REVELA EXATAMENTE TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO NR 33 - Espaço Confinado SUPERVISOR Espaços Confinados para Supervisor O que é? A Norma

Leia mais

NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações

NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações NR-20 APRESENTAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE SEGURANÇA CONFORME A NR 20 (LÍQUIDOS E COMBUSTÍVEIS) Perigos e Riscos Características

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS

GERENCIAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS PS 15 2 Segurança do Trabalho Diretor Técnico 17/04/2017 1 1. OBJETIVO Definir sistemática para o gerenciamento dos produtos químicos utilizados nos processos da CASTILHO a fim de prevenir impactos ambientais

Leia mais

NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS CONCEITOS COMBUSTÍVEL Substância que, na presença de um comburente e sob ação de uma fonte de calor, entrará em combustão PONTO DE FULGOR

Leia mais

NR-33 ESPAÇOS CONFINADOS

NR-33 ESPAÇOS CONFINADOS 2ª Edição GRUPO CADENAS - R. Frei Orlando, 1582 - (41) 3263-7900 Jardim Social - cep 82530-040 - Curitiba - Paraná cadenas@cadenas.com.br - www.cadenas.com.br NR-33 ESPAÇOS CONFINADOS Este material é de

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Obrigatoriedade de capacitação e autorização para trabalhos em altura e com eletricidade

Orientações Consultoria de Segmentos Obrigatoriedade de capacitação e autorização para trabalhos em altura e com eletricidade Orientações Consultoria de Segmentos trabalhos em altura e com eletricidade 08/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3

Leia mais

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Curso de Auto-aprendizagem PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Gerenciamento de risco Químico Edson Haddad CETESB Gerenciamento de risco Propósito do PGR Programa de Gerenciamento

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO E A NR-10 PALESTRA PARA OS COLABORADORES DA RHMED RJ 13/03/2009

SEGURANÇA NO TRABALHO E A NR-10 PALESTRA PARA OS COLABORADORES DA RHMED RJ 13/03/2009 SEGURANÇA NO TRABALHO E A NR-10 PALESTRA PARA OS COLABORADORES DA RHMED RJ 13/03/2009 NR-10 PORTARIA M.T.E 598 DE 07-12-2004 IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS OBJETIVO IMPLEMENTAÇÃO DE

Leia mais

André Luiz Alves Ferreira; Thiago Limido Santos Universidade de Uberaba

André Luiz Alves Ferreira; Thiago Limido Santos Universidade de Uberaba OS RISCOS PROVENIENTES DA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS NO AMBIENTE DAS USINAS SUCROENERGETICAS André Luiz Alves Ferreira; Thiago Limido Santos Universidade de Uberaba andreferreira.19@uol.com.br;

Leia mais

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

3ª Edição NR-33 ESPAÇOS CONFINADOS

3ª Edição NR-33 ESPAÇOS CONFINADOS 3ª Edição NR-33 ESPAÇOS CONFINADOS Este material é de domínio público e sua utilização fica autorizada pelos autores desde que mantidas todas as características do material original, inclusive logotipo,

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 8 e NR-10. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 8 e NR-10. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR 8 e NR-10 Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR-8 Edificações Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações

Leia mais

Tudo que você precisa saber sobre a instalação da sua bomba. Requisitos sobre instalações de bombas

Tudo que você precisa saber sobre a instalação da sua bomba. Requisitos sobre instalações de bombas Requisitos sobre instalações de bombas Tudo que você precisa saber sobre a instalação da sua bomba. Wayne.com Austin, Texas, EUA Malmö, Suécia Rio de Janeiro, Brasil Xangai, China 2017. Wayne, a logomarca

Leia mais

2º Work Shop Internacional de Trabalhos em Altura engº Gianfranco Pampalon Auditor fiscal do trabalho

2º Work Shop Internacional de Trabalhos em Altura engº Gianfranco Pampalon Auditor fiscal do trabalho 14/03/2011 2º Work Shop Internacional de Trabalhos em Altura engº Gianfranco Pampalon Auditor fiscal do trabalho NR.36 TRABALHOS EM ALTURA Esta norma é aplicável a qualquer trabalho realizado acima de

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA. Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários:

PLANO DE EMERGÊNCIA. Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários: TÍTULO: PLANO DE EMERGÊNCIA N.º PRO- -DECG Pág.: 1 de 5 Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários: PLANO DE EMERGÊNCIA TÍTULO: PLANO DE EMERGÊNCIA N.º PRO- -DECG Pág.:

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO APROVAÇÃO JONAS TERTULIANO DOS SANTOS DIRETOR

MANUAL DO USUÁRIO APROVAÇÃO JONAS TERTULIANO DOS SANTOS DIRETOR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO PARA APLICAÇÃO DA GARANTIA, RESPONSABILIDADE, TRANSPORTE, INSTALAÇÃO, INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO E USO, PRESERVAÇÃO E INSPEÇÃO PERIÓDICA DE EXTINTORES CARGA DE PÓ QUÍMICO

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12 MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12 SINAIS DE ATENÇÃO! Atenção! Alta Voltagem 230/240V Atenção! Superfície quente! Vapor quente ou líquido. Atenção!

Leia mais

Explosão de pó. Explosão. Como sucedem as explosões. 5ª Edição Maio / 2016

Explosão de pó. Explosão. Como sucedem as explosões. 5ª Edição Maio / 2016 Explosão de pó O objetivo do presente boletim consiste em demonstrar o risco de explosão de pó em silos de armazenamento, bem como indicar as medidas preventivas. Explosão Uma explosão é um processo caracterizado

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS COMENTADAS SOBRE NR 13

PERGUNTAS E RESPOSTAS COMENTADAS SOBRE NR 13 PERGUNTAS E RESPOSTAS COMENTADAS SOBRE NR 13 O que são vasos e caldeiras para fins de aplicação da NR 13? Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior

Leia mais

1. Informações de segurança

1. Informações de segurança 1. Informações de segurança A operação segura desses produtos só pode ser garantida se forem devidamente instalados, comissionados, utilizados e mantidos por pessoal qualificado de acordo com as instruções

Leia mais

Informações de segurança

Informações de segurança Informações de segurança A operação segura desses produtos só pode ser garantida se forem devidamente instalados, comissionados, utilizados e mantidos por pessoal qualificado de acordo com as instruções

Leia mais

BLOQUEIO E IDENTIFICAÇÃO DE ENERGIA LOCK-OUT & TAG-OUT AGUINALDO

BLOQUEIO E IDENTIFICAÇÃO DE ENERGIA LOCK-OUT & TAG-OUT AGUINALDO BLOQUEIO E IDENTIFICAÇÃO DE ENERGIA LOCK-OUT & TAG-OUT ENERGIA Elétrica Mecânica Hidraúlica Pneumática Química Térmica Gravidade Radiação Os procedimentos de Bloqueio e Identificação de Energia são a maneira

Leia mais

NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR - 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 10.2 - MEDIDAS DE CONTROLE 10.3 - SEGURANÇA EM PROJETOS 10.4 - SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO

Leia mais

PROPOSTA NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

PROPOSTA NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE PROPOSTA NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Texto base apresentado pelo MTE como proposta de atualização da Regulamentação Normativa atual em segurança e saúde no trabalho com atividades

Leia mais

Chuveiro e lava-olhos de emergência: Equipamentos imprescindíveis para o manuseio de produtos químicos

Chuveiro e lava-olhos de emergência: Equipamentos imprescindíveis para o manuseio de produtos químicos Chuveiro e lava-olhos de emergência: Equipamentos imprescindíveis para o manuseio de produtos químicos Esses equipamentos são destinados a eliminar ou minimizar os danos causados por acidentes nos olhos

Leia mais

Máquinas e Equipamentos NR - 12

Máquinas e Equipamentos NR - 12 Máquinas e Equipamentos NR - 12 Publicação - Portaria GM N. 3.214, de 08 de julho de 1978 06/07/78. Atualizações - Portaria SIT N. 197, de 17 de dezembro de 2010 24/12/10. Entra em vigor - 01 de julho

Leia mais

Manual. Manual Brigada de Incêndio

Manual. Manual Brigada de Incêndio Manual Manual Brigada de Incêndio Sumário 1...Objetivo... 3 2. Características... 3 3. Desenvolvimento... 3 4. Composição... 4 5. Formação - Nível de Treinamento... 5 5.1. Parte teórica de combate a incêndio...5

Leia mais

Segurança em instalações e projetos, conforme a nova NR-10

Segurança em instalações e projetos, conforme a nova NR-10 Segurança em instalações e projetos, conforme a nova João Cunha Algumas questões iniciais 2 Norma x Regulamento Regulamento Técnico: Documento aprovado por órgãos governamentais em que se estabelecem as

Leia mais

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Aula Norma NR 12 Eletromecânica Módulo 1 Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Objetivo da aula Informar, formar e orientar Engenheiros e técnicos no que diz

Leia mais

Conhecendo a NR-12 e Suas Obrigatoriedades

Conhecendo a NR-12 e Suas Obrigatoriedades Conhecendo a NR-12 e Suas Obrigatoriedades CLT Consolidação das Leis do Trabalho É de obrigação legal para os empregadores a Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977 relativa a segurança e medicina do trabalho

Leia mais

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Arranjo Físico e Instalações, Aspectos Ergonômicos, Sinalização, Procedimentos de Trabalho e Segurança e Capacitação Clarice I. Lorenzi Eng. de

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ABASTECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E VEÍCULOS.

PROCEDIMENTO PARA ABASTECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E VEÍCULOS. Página: 1 / 7 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Atualização do capítulo 04 referente ao Anexo AOR - Acompanhamento de Operações de Risco. 02 26/02/2014 Atualização

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA NR-10 NAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS IMPACTOS E OPORTUNIDADES

IMPLANTAÇÃO DA NR-10 NAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS IMPACTOS E OPORTUNIDADES IMPLANTAÇÃO DA NR-10 NAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS IMPACTOS E OPORTUNIDADES Engº Wilmar Fratini Comissão Metroferroviária - GT de Gestão Integrada São Paulo - 29.08.07 Norma Regulamentadora nº 10 SEGURANÇA

Leia mais

SELEÇÃO DE RESPIRADORES USO ROTINEIRO EVERY LIFE HAS A PURPOSE

SELEÇÃO DE RESPIRADORES USO ROTINEIRO EVERY LIFE HAS A PURPOSE SELEÇÃO DE RESPIRADORES USO ROTINEIRO EVERY LIFE HAS A PURPOSE Seleção de Respiradores Quais os critérios que você usa para selecionar respiradores e filtros? Você está seguro que estes critérios são realmente

Leia mais

Manual. Brigada de Incêndio

Manual. Brigada de Incêndio Manual Brigada de Incêndio Sumário 1. Objetivo...3 2. Características...3 3. Desenvolvimento...4 4. Composição...4 5. Formação - Nível de Treinamento...4 5.1. Parte teórica de combate a incêndio...4 5.2.

Leia mais

5) CEEE - Sobre a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade -, assinale a alternativa correta

5) CEEE - Sobre a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade -, assinale a alternativa correta 1) TRENSURB - Em serviços executados em instalações elétricas são previstas medidas de proteção coletiva, relacionadas a seguir. Assinale a alternativa que contém a medida coletiva prioritária: a) bloqueio

Leia mais

CARTILHA PARA O ASSOCIADO NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

CARTILHA PARA O ASSOCIADO NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS CARTILHA PARA O ASSOCIADO 1 NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS DEFINIÇÕES Líquidos inflamáveis: são líquidos que possuem ponto de fulgor 60º C. Líquidos combustíveis:

Leia mais

Espaço confinado - Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção

Espaço confinado - Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção DEZ 2001 NBR 14787 ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (21) 210-3122 Fax:

Leia mais

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios Módulo 8 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios 4.4.6 Controle Operacional A organização deve identificar e planejar aquelas operações

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais SEGURANÇA DO TRABALHO Riscos Ambientais Riscos Profissionais Os riscos profissionais são decorrentes de condições inseguras, ou seja, das condições precárias de trabalho, capazes de afetar a segurança

Leia mais

Tubos Condutivos KPS. Zero eletricidade estática. Total segurança.

Tubos Condutivos KPS. Zero eletricidade estática. Total segurança. Tubos Condutivos KPS Zero eletricidade estática. Total segurança. Prevenção contra incêndios Incêndios ocasionados pelo uso de tubos Incêndio no carregamento de combustíveis Após uma operação de carregamento

Leia mais

BRAGA & BOUWMAN ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

BRAGA & BOUWMAN ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA BRAGA & BOUWMAN ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO - CLT TÍTULO II - DAS NORMAS GERAIS DE TUTELA DO TRABALHO CAPÍTULO V - DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO SEÇÃO XIII

Leia mais

LISTA DE CHECAGEM ESPAÇOS CONFINADOS

LISTA DE CHECAGEM ESPAÇOS CONFINADOS LISTA DE CHECAGEM DE ESPAÇOS CONFINADOS Autor DEOGLEDES MONTICUCO Profissional com mais de 50 anos de atuação na Indústria da Construção, Automobilística, Colonização, Comércio, Educação e Consultoria,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 37/2011 Subestação elétrica SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação ANEXO Modelo

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade

Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade Engenheiro Eletricista Edson Martinho Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade abracopel@abracopel.org.br 11-99688-1148 PROXIMIDADE COM A

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão Medabil

Sistema Integrado de Gestão Medabil Sistema Integrado de Gestão Medabil Esta apresentação foi desenvolvida com a finalidade de orientar os provedores externos sobre os procedimentos exigidos pelos Sistema Integrado de Gestão da Medabil.

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO PLANO DE CONTIGÊNCIA PARA OPERAÇÃO DO COD

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO PLANO DE CONTIGÊNCIA PARA OPERAÇÃO DO COD 1/6 1. Objetivo O objetivo desta orientação técnica é estabelecer planos de contingência a serem aplicados nos casos de alteração das condições normais de operação do COD, seja por motivo de concentração

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS Saúde e Seguranca Ocupacional Prof. Carlos William de Carvalho 1 NR-1 Disposições Gerais Determina a aplicabilidade de todas as normas regulamentadoras, assim como os direitos e

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

EXIGÊNCIA PARA FUNCIONÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS!

EXIGÊNCIA PARA FUNCIONÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS! Treinamento: Obrigatoriedade prevista na NR-10: Todos devem ter Treinamento básico de 40 horas; Trabalhos em SEP e proximidades o Treinamento complementar, além do básico, mais 40 horas Conteúdo e carga

Leia mais

Estudo de classificação de áreas REV. 1 FEV-15

Estudo de classificação de áreas REV. 1 FEV-15 Estudo de classificação de áreas REV. 1 FEV-15 Definições Áreas Classificadas Classificação de áreas: É o estudo que define os locais da planta onde há a presença de atmosfera explosiva. Além disso, características

Leia mais

O que representa a sigla NR? Normas Regulamentadoras

O que representa a sigla NR? Normas Regulamentadoras O que representa a sigla NR? Normas Regulamentadoras Instrumentos legais editados pelo Ministério do Trabalho e Emprego que regulamentam e fornecem orientações do conjunto de requisitos e procedimentos

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978.

LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978. ENG GLAUBER MAURIN LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6.514/77 -Portaria 3.214/78 de 08/06/1978. Aprova as Normas Regulamentadoras NR do Capítulo V, título II, da CLT- Consolidação das Leis do

Leia mais

Laca Wideprint BOLETIM TÉCNICO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA COMPOSIÇÃO (%) CLASSIFICAÇÃO

Laca Wideprint BOLETIM TÉCNICO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA COMPOSIÇÃO (%) CLASSIFICAÇÃO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA PRODUTO BASE ÁGUA COMPOSIÇÃO (%) PROPRIETÁRIA CLASSIFICAÇÃO Não contém substâncias ou preparações perigosas, de acordo com as diretrizes

Leia mais

soluções para trabalho em altura e espaço confinado

soluções para trabalho em altura e espaço confinado soluções para trabalho em altura e espaço confinado ÍNDICE 3 EMPRESA 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 5 TREINAMENTOS NR33 - TRABALHADORES AUTORIZADOS E VIGIAS 6 TREINAMENTOS NR33 - SUPERVISOR DE ENTRADA

Leia mais

Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos. Thiago Freitas Engº Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos. Thiago Freitas Engº Segurança do Trabalho Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos Thiago Freitas Engº Segurança do Trabalho Tem o objetivo de evitar que o trabalhador entre em contato com partes móveis da máquina. Definições Maquinas

Leia mais

NR 10. Prof. Felipe A. Camargo

NR 10. Prof. Felipe A. Camargo QMASS NR 10 Prof. Felipe A. Camargo NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE 01 10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 10.1.1 Esta NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando

Leia mais

NR-24 e 25. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental

NR-24 e 25. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental NR-24 e 25 Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental NR-24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho NR- 24 Determina as condições de higiene e conforto

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 2676, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº 2676, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº 2676, DE 2015 Torna obrigatória a implantação de instalações de distribuição de gás combustível em edifícios de uso público. I RELATÓRIO A proposição em análise tem como objetivo tornar

Leia mais

Os processos de segurança da informação devem assegurar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos ativos de informação da Apex.

Os processos de segurança da informação devem assegurar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos ativos de informação da Apex. 1 POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Disposições Gerais Os sistemas de informação, a infraestrutura tecnológica, os arquivos de dados e as informações internas ou externas, são considerados importantes

Leia mais

Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Carla Martins Paes AFT da SRTE/RJ

Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Carla Martins Paes AFT da SRTE/RJ Revisões nas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Carla Martins Paes AFT da SRTE/RJ O Processo de Regulamentação

Leia mais

Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão

Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão 1.1 Abrangência da NR-10 Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão O primeiro capítulo da NR-10 define o objetivo e o seu campo de aplicação. Logo no primeiro item a NR-10 deixa claro que

Leia mais

Boletim Técnico. Segurança na Execução dos Serviços. Situações físicas inadequadas. Falta de ordem e limpeza

Boletim Técnico. Segurança na Execução dos Serviços. Situações físicas inadequadas. Falta de ordem e limpeza Objetivo Os postos de combustíveis são locais perigosos e potencialmente poluidores, que apresentam áreas denominadas Classificadas por ofereceram perigo pela presença de líquidos ou vapor inflamáveis

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ LIMPADOR A BASE DE ÁLCOOL

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ LIMPADOR A BASE DE ÁLCOOL FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ LIMPADOR A BASE DE ÁLCOOL SEÇÇAO 1.0 INFORMAÇÕES DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO : LIMPADOR A BASE DE ALCOOL - FLORAL NOME DO FABRICANTE:

Leia mais

Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6

Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6 Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20.08.2013 00 Emissão inicial. Revisão para maior clareza no texto do documento. Adequação da responsabilidade

Leia mais

Deuteronômios /10/2012

Deuteronômios /10/2012 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Deuteronômios 22.8 Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito, no eirado (terraço), para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cair

Leia mais

RISCOS. Riscos de origem elétrica. Riscos de queda. Riscos no transporte e com equipamentos. Riscos de ataques de insetos

RISCOS. Riscos de origem elétrica. Riscos de queda. Riscos no transporte e com equipamentos. Riscos de ataques de insetos RISCOS Os riscos à segurança e saúde dos trabalhadores no setor de energia elétrica são, via de regra elevados, podendo levar a lesões de grande gravidade e são específicos a cada tipo de atividade. Contudo,

Leia mais

RDC de outubro de Produção Controle de Qualidade Amostragem

RDC de outubro de Produção Controle de Qualidade Amostragem RDC 48 25 de outubro de 2013 Produção Controle de Qualidade Amostragem Amostragem de materiais item 16 Denifição: Conjunto de operações de retirada e preparação de amostras. Amostragem de materiais item

Leia mais

1 e 2... devem contemplar no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além dos requisitos previstos na Norma Regulamentadora n.

1 e 2... devem contemplar no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além dos requisitos previstos na Norma Regulamentadora n. ANEXO I da NR-20 1 e 2.... devem contemplar no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além dos requisitos previstos na Norma Regulamentadora n.º 9: a) o inventário e características dos inflamáveis

Leia mais

ASPECTOS DE SEGURANÇA EM ELETRICIDADE

ASPECTOS DE SEGURANÇA EM ELETRICIDADE ASPECTOS DE SEGURANÇA EM ELETRICIDADE Prof.: Luís M. Nodari luis.nodari@ifsc.edu.br http://www.joinville.ifsc.edu.br/~luis.nodari/ Parte 3 1 2 PIE - PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 3 O PIE é um conjunto

Leia mais

Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes. ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil

Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes. ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil Objetivos do Módulo O propósito deste módulo é familiarizar todos os visitantes com os objetivos

Leia mais

Instalações Elétricas em Áreas Classificadas. Eng. Patrícia Lins

Instalações Elétricas em Áreas Classificadas. Eng. Patrícia Lins Instalações Elétricas em Áreas Classificadas Eng. Patrícia Lins Sumário Classificação de Áreas Definições e conceitos Critérios para classificação Tipos de proteção Ex para equipamentos elétricos Certificação:

Leia mais

Grupo MAHLE Brasil Data: 01/08/08 Página 1/5 Nº Id. SSO Revisão: 03

Grupo MAHLE Brasil Data: 01/08/08 Página 1/5 Nº Id. SSO Revisão: 03 Grupo MAHLE Brasil Data: 01/08/08 Página 1/5 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos de segurança para Aquisição de Maquinas e Equipamentos, conforme legislação aplicável disposto na Portaria n. º 3.214/78,

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 12011 Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

Leia mais

Projetos Elétricos Especiais

Projetos Elétricos Especiais Projetos Elétricos Especiais Prof. Laís Hauck de Oliveira Disciplina de Projetos Elétricos Especiais - PEE Departamento de Engenharia Elétrica - DEE Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Universidade do

Leia mais

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA) Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 12010 (250ml) e 12009 (100ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SEGURANÇA

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SEGURANÇA PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SEGURANÇA Senac Rondônia APRESENTAÇÃO A concepção educacional do Senac visa atender à missão de "Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens,

Leia mais

Caldeiras e Vasos de Pressão

Caldeiras e Vasos de Pressão Norma Regulamentadora 13 Caldeiras e Vasos de Pressão Engº Segurança do Trabalho Thiago Freitas Caldeiras a Vapor Disposições Gerais 13.1.1 Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Cartacoat AP1 liq 0050 Página 1

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Cartacoat AP1 liq 0050 Página 1 Cartacoat AP1 liq 0050 Página 1 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Cartacoat AP1 liq 0050 nº Material: 236023 nº Material:236023 Código Interno de Produto : 000000362404 Identificação

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 204 EPIs e Mapas de Risco EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL De acordo com a NR-6 da Portaria Número 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério

Leia mais