Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 1/6 Nº Id. SSO Revisão 01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 1/6 Nº Id. SSO Revisão 01"

Transcrição

1 Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 1/6 1. OBJETIVO 1.1 Assegurar que os trabalhos não rotineiros sejam executados com segurança. 1.2 Garantir a prévia coordenação / comunicação entre os empregados ou entre áreas, solicitantes e executantes desses trabalhos, evitando com isto que, por desconhecimento mútuo, equipamentos sejam acionados/manipulados durante a execução de trabalhos de manutenção e montagem, empregados sejam expostos a atmosferas perigosas, a correntes elétricas, ou qualquer outro tipo de risco que possa causar um acidente. 2. Aplica-se às unidades do Grupo MAHLE Brasil. 3. DOCUMENTO Portaria 3214 de 08/06/78 do MTE. OHSAS item Planejamento para Identificação, prevenção e controle de riscos Decreto 177, do Código Civil. OHSAS item Monitoramento e mensuração do desempenho 4. DEFINIÇÔES 4.1 Permissão de Serviço Seguro [ PTS ] : É a prévia análise dos riscos envolvidos nos serviços não rotineiros, avaliando as condições de segurança com a participação do solicitante e do(s) executante(s). 4.2 Trabalhos não rotineiros: São aqueles que não possuem procedimentos operacionais escritos da área, tais como: trabalhos a quente, trabalhos elétricos, entrada em espaços confinados, abertura de linhas/equipamentos, trabalhos em local elevado e outros que tenham o potencial de gerar risco aos empregados, ao patrimônio e ao meio ambiente. 4.3 Trabalhos de rotina: São aqueles cobertos por procedimento operacional, onde os possíveis potenciais de exposição dos empregados, dos contratados, visitantes, patrimônio, meio ambiente e da comunidade foram previamente avaliados, com o objetivo de mitigar os riscos existentes. Aprovado: Sandro J. Campos Leme Data: 01/08/2008 Assinatura: Revisado: Cláudio Marrafão Data: 01/08/2008 Assinatura: Elaborado: Pedro Paulo Veiga Data: 01/08/2008 Assinatura:

2 Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 2/6 Serão considerados trabalhos cobertos por procedimento operacional: os procedimentos aprovados pela respectiva área, desde que atualizados com análise dos potenciais de riscos. Os executantes desses trabalhos deverão ter sido treinados com base nos respectivos procedimentos, o que deverá estar documentado na matriz de gerenciamento de treinamento, lista de presença ou outro documento comprobatório arquivado na respectiva área. 4.4 Solicitante: funcionário da MAHLE, responsável pela área, onde será executado o serviço não 4.5 Emitente: É a pessoa devidamente autorizada a emitir a PTS. 4.6 Executante: É a pessoa treinada nos requisitos deste procedimento e responsável pela execução do serviço. 4.7 Observador : É um funcionário e/ou prestador de serviço designado pela área solicitante para acompanhar trabalhos em Espaços Confinados, Trabalhos com Eletricidade, que estejam treinados no escopo dos procedimentos de Permissão de Trabalho Seguro, Entrada em Espaço Confinado, Trabalhos com eletricidade e no procedimento de emergência da unidade. 4.8 Revalidação : Desde de que o trabalho a ser realizado seja no mesmo local, com as mesmas características, a Permissão de Trabalho Seguro é válida por 24 horas, devendo ser revalidada dentro deste prazo, a cada turno. SIGLAS UTILIZADAS PTS - Permissão de Trabalho Seguro EPI - Equipamento de Proteção Individual MTE - Ministério do Trabalho e Emprego SSMA - Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente CNA Cartão Não Acione Deverá ser analisado pelo solicitante, se o serviço é do tipo rotineiro ou não. 5.2 Em se tratando de serviço não rotineiro, o solicitante deve requerer a emissão da PTS. O emitente preenche a PTS (Anexo I e II), descrevendo-a com: o que vai ser feito, onde (área / equipamento), ferramentas especiais, EPI necessários, data e assinaturas. 5.3 Numa mesma PTS não podem ser incluídos dois tipos de trabalhos diferentes, exceto: nos serviços executados pela mesma equipe, no mesmo horário e no mesmo equipamento, desde que respeitada a seqüência de bloqueios físicos e administrativos. Por exemplo : a substituição do motor elétrico de uma correia transportadora, realizada pelo eletricista, e a lubrificação de seus roletes, realizada pelo mecânico, no mesmo momento, poderá estar numa mesma PTS, desde que respeitada a seqüência de bloqueios físicos e administrativos.

3 Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 3/6 5.4 A seguir o emitente analisa os riscos do serviço, classificando a PTS, de acordo com as seções: Trabalho à quente Entrada em Espaço Confinado Trabalho em eletricidade em alta tensão ( acima de 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua. Para todos os trabalhos que envolvam eletricidade devem ser emitidas Solicitação de Manutenção (SM) Trabalho em Local Elevado Escavação 5.5 Após serem atendidas as medidas preventivas recomendadas, o solicitante, o emitente e o executante devem aprovar a PTS, liberando o início da atividade. 5.6 Trabalhos que envolvam entrada em espaço confinado, a PEEC (Permissão de Entrada em Espaço Confinado) é requerida em complemento a PTS. Maiores detalhes veja procedimento de Entrada em Espaço Confinado. 5.7 A cada turno a PTS deverá ser revalidada pelo emitente ou seu substituto e pelo executante. Só pessoas habilitadas, ocupando a mesma função ou função superior no próximo turno poderão revalidar a PTS. A Permissão de Trabalho Seguro tem validade de 24 horas, podendo ser revalidada somente duas vezes (2 mudanças de turnos) após sua abertura. O campo Revalidação da PTS deverá ser preenchido. 5.8 Recomenda-se o arquivamento das PTS quitada, por no mínimo 30 dias, após a conclusão do trabalho, no departamento de segurança do trabalho. OBS.: Em caso de registro de acidente do trabalho, em que tenha sido preenchida a PTS, esta deverá ser arquivada juntamente com o Relatório do Acidente por pelo menos 20 (vinte) anos, no prontuário do funcionário ou contratados envolvidos. 6. RESPONSABILIDADES 6.1 Solicitante (Gerências/ Chefias/ Cargos de Liderança) Implementar e seguir este procedimento na área de sua responsabilidade. Estar formalmente treinado e certificado neste procedimento. Avaliar previamente a natureza do trabalho e os riscos envolvidos, garantir a execução das ações preventivas de segurança a serem adotadas. 6.2 Emitente Avaliar previamente a natureza do trabalho e os riscos envolvidos, determinando as ações preventivas de segurança a serem adotadas. Revalidar, cancelar e encerrar a PTS conforme as diretrizes deste procedimento. Interromper os trabalhos se for constatado que as medidas de Segurança adotadas não estão sendo cumpridas pelo executante, permitindo seu reinicio apenas quando as irregularidades forem sanadas. Acompanhar periodicamente a execução dos trabalhos não rotineiros desde seu início(abertura da PTS) até a sua finalização(encerramento da PTS) independente do seu tempo de duração. Informar ao observador, quando da liberação do serviço o meio de comunicação para informar eventuais emergências.

4 Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 4/6 Monitorar o meio ambiente do trabalho visando detectar eventual atmosfera inflamável, com excesso/falta de oxigênio, ou além dos limites permissíveis de concentração de contaminantes no ambiente. Arquivar a segunda via da PTS, no departamento de segurança do trabalho. 6.3 Executante /Supervisão do serviço: Verificar o preenchimento da PTS no local da realização do trabalho, juntamente com o solicitante e com o emitente. Dar início e prosseguimento ao trabalho somente quando a PTS estiver completamente preenchida e aprovada. Portar a primeira via da PTS no local de trabalho em local visível e de fácil acesso, durante toda a realização da Tarefa. No caso em que os executantes sejam exclusivamente prestadores de serviços (terceiros), eles serão representados pelo encarregado da empresa contratada, treinado e certificado para tal fim. Empresas contratadas que realizam trabalhos eventuais dentro da Unidade, que não tenham um encarregado designado, deverão ter como responsável da execução, um funcionário da área solicitante do serviço da MAHLE Metal Leve S/A. 6.4 Observador: Ordenar a interrupção do serviço quando ocorrer alteração em qualquer item da PTS emitida, que venha a comprometer a integridade física do(s) executante(s) e/ou a execução segura da operação. Em situações de emergência, acionar o Plano de Atendimento à Emergência da Unidade. O observador em hipótese alguma deverá entrar no espaço confinado. Toda a entrada em espaços confinados requer um observador e não se admite um observador atendendo a mais de um espaço confinado por vez. 6.5 Área de Segurança e Saúde Ocupacional Treinar e certificar todos os envolvidos no cumprimento deste procedimento. Prover treinamentos complementares, quando solicitados através do setor de treinamento e seleção. Autorizar a execução do trabalho. 7. AUDITORIAS E TREINAMENTOS 7.1 É facultado a execução de auditorias periódicas na PTS durante a execução dos trabalhos. O resultado desta atividade deve ser reportado periodicamente às áreas afetadas. 7.2 É mandatório o treinamento anual de todos os solicitantes e equipes de manutenção, incluindo conhecimentos teóricos e práticos da referida norma, além de procedimentos de emergência. 8. ANEXOS Anexo I Formulário PTS (frente) Anexo II Formulário PTS (verso)

5 Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 5/6 Anexo I Formulário PTS (frente)

6 Grupo MAHLE Brasil Data 01/08/08 Página 6/6 Anexo II Formulário PTS (verso)

Permissão de trabalho

Permissão de trabalho Permissão de trabalho PROCEDIMENTO OPERACIONAL Para as atividades rotineiras de trabalho em altura, deverão ser desenvolvidos procedimentos operacionais para cada atividade. Objetivo Estabelecer os procedimentos

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL. Permissão de trabalho - PT

PROCEDIMENTO GERAL. Permissão de trabalho - PT PÁG. 1/8 1. OBJETIVO Orientar os empregados da Bahiagás e os contratados na análise da tarefa para liberação de serviço, visando assegurar que todos os serviços a serem executados nas áreas de atuação

Leia mais

CHECK-LIST TRABALHO EM ALTURA - NR 35

CHECK-LIST TRABALHO EM ALTURA - NR 35 CHECK-LIST TRABALHO EM ALTURA - NR 35 LOCAL: INSPETOR: RESPONSÁVEL PELO LOCAL: TELEFONES DE EMERGÊNCIA: DESCRIÇÃO DO SERVIÇO: DADOS DA INSPEÇÃO DATA: TELEFONE: TELEFONE: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Condições

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS Folha 1 de 6 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por Sumário A 30/08/2010 Emissão inicial para comentários Cássio Tirado 00 16/11/2010 Revisão e aprovação André Rodrigues GEQSM 01 27/11/2018 Adequação

Leia mais

Índice. Procedimentos para. Requisitos de Segurança do Trabalho para Serviços Terceirizados

Índice. Procedimentos para. Requisitos de Segurança do Trabalho para Serviços Terceirizados Procedimentos para Requisitos de Segurança do Trabalho para Serviços Terceirizados Ref.: SGT-P-002/17 Revisão: 00 Emissão: 19/12/2017 Qtd. Pág.: 07 Elaborado: Carlos Tardelli, Marcio Cegala, Emanuelle

Leia mais

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS. Instalações desenergizadas COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP - 1

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS. Instalações desenergizadas COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP - 1 Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Objetivo Definir procedimentos básicos para execução de atividades/trabalhos em sistema e instalações elétricas desenergizadas. Âmbito de aplicação Aplica-se às áreas

Leia mais

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Objetivo Definir procedimentos básicos para execução de atividades/trabalhos em sistema e instalações elétricas desenergizadas. Âmbito de aplicação Aplica-se às áreas

Leia mais

REQUISITOS DE SST E MA PARA TERCEIROS N.º DO DOC.: PR-QSMS-29

REQUISITOS DE SST E MA PARA TERCEIROS N.º DO DOC.: PR-QSMS-29 André Monteiro 15/09/2017 08 1 / 8 1 OBJETIVO Estabelecer critérios e requisitos de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho para terceiros. 2 CAMPO DE APLICAÇÃO Este procedimento se aplica a todas

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 11/01/10 Emissão Inicial N/A

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 11/01/10 Emissão Inicial N/A Página 1 de 9 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 11/01/10 Emissão Inicial N/A Documento via original Assinada OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS

Leia mais

ELABORAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS DA NR 35. Elaborado por: Rosemary F. Alvarenga

ELABORAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS DA NR 35. Elaborado por: Rosemary F. Alvarenga ELABORAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS DA NR 35 Elaborado por: Rosemary F. Alvarenga DOCUMENTAÇÃO POP PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS AR ANALISE DE RISCOS PT PERMISSÃO DE TRABALHO POP PROCEDIMENTO OPERACIONAL 35.2.1.

Leia mais

NR - 33 ESPAÇOS CONFINADOS. Jeferson Seidler

NR - 33 ESPAÇOS CONFINADOS. Jeferson Seidler NR - 33 ESPAÇOS CONFINADOS Espaço Confinado Área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover

Leia mais

Segurança e saúde no trabalho em espaços confinados. Engº Laércio Zgoda

Segurança e saúde no trabalho em espaços confinados. Engº Laércio Zgoda Segurança e saúde no trabalho em espaços confinados Engº Laércio Zgoda Ocorrido em 10/04/2015 Ocorrido em 5/5/2016 Fonte: DATAPREV, CAT, SUB. ÓBITOS POR 1.000 ACIDENTES DO TRABALHO, SEGUNDO AS GRANDES

Leia mais

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES POOL DE ITAJAÍ (IPP E RAÍZEN) 2426 SET. 2012 POOL DE ITAJAÍ (IPP E RAÍZEN) 2426 SET. 2012 POOL DE ITAJAÍ PONTOS OBSERVADOS MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO DA EQUIPE DA INSTALAÇÃO COM SSMA(*). BOAS CONDIÇÕES

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Obrigatoriedade de capacitação e autorização para trabalhos em altura e com eletricidade

Orientações Consultoria de Segmentos Obrigatoriedade de capacitação e autorização para trabalhos em altura e com eletricidade Orientações Consultoria de Segmentos trabalhos em altura e com eletricidade 08/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3

Leia mais

5. Passo a passo por operação: Captura e Execução da Solicitação

5. Passo a passo por operação: Captura e Execução da Solicitação 5. Passo a passo por operação: Captura e Execução da Solicitação Captura e Execução da Solicitação > SP/SADT em Consultório Médico Execução de Guia de SP/SADT pelo Cooperado. Execução de Guia de Tratamento

Leia mais

ANÁLISE DE RISCO DA TAREFA

ANÁLISE DE RISCO DA TAREFA Folha 1 de 6 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por Sumário A 28/06/2010 Emissão inicial para comentários Regina Nunes 00 16/11/2010 Revisão e aprovação André Rodrigues GEQSM 01 27/11/2018 Adequação

Leia mais

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios Módulo 8 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios 4.4.6 Controle Operacional A organização deve identificar e planejar aquelas operações

Leia mais

NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS CONCEITOS COMBUSTÍVEL Substância que, na presença de um comburente e sob ação de uma fonte de calor, entrará em combustão PONTO DE FULGOR

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

Art. 1º Aprovar a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), sob o título "Trabalho em Altura", com a redação constante no Anexo desta Portaria.

Art. 1º Aprovar a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), sob o título Trabalho em Altura, com a redação constante no Anexo desta Portaria. Fonte: Diário Oficial da União, nº 60, Seção I, p. 140, 27.02.2012 Portaria SIT nº 313, de 23.03.2012 - Aprova a Norma Regulamentadora nº 35 (Trabalho em Altura). A Secretária de Inspeção do Trabalho,

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TRABALHOS A SEREM REALIZADOS NA FÁBRICA DE VALINHOS.

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TRABALHOS A SEREM REALIZADOS NA FÁBRICA DE VALINHOS. RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TRABALHOS A SEREM REALIZADOS NA FÁBRICA DE VALINHOS. 1. Os documentos deverão ser entregues antes da integração na portaria 5A. Não serão aceitas entregas de documentos

Leia mais

Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão

Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão 1.1 Abrangência da NR-10 Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão O primeiro capítulo da NR-10 define o objetivo e o seu campo de aplicação. Logo no primeiro item a NR-10 deixa claro que

Leia mais

Questões sobre a IS014001

Questões sobre a IS014001 Professor: Carlos William Curso/ Disciplina/Período: Administração/ Gestão Ambiental/ 2º ano Aluno: Lázaro Santos da Silva Questões sobre a IS014001 1. A NBR ISO 14001:2004 foi concebida para estabelecer

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO. PORTARIA N.º 39, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2008 (DOU de 26/02/08)

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO. PORTARIA N.º 39, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2008 (DOU de 26/02/08) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N.º 39, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2008 (DOU de 26/02/08) Inclui no Ementário - Elementos para Lavratura de Autos de Infração as

Leia mais

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Curso de Auto-aprendizagem PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Gerenciamento de risco Químico Edson Haddad CETESB Gerenciamento de risco Propósito do PGR Programa de Gerenciamento

Leia mais

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração.

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração. CONTROLE DE REVISÃO Código do documento: Nome do documento: Responsável pela Elaboração: Responsável pela Aprovação: ULC/0402 PROCEDIMENTO PARA EXECUÇÃO DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL - GAMAGRAFIA Coordenadora

Leia mais

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES POOL DE S. JOSÉ CAMPOS (RAÍZEN E IPP) 29-31 JAN. 2013 POOL DE S. JOSÉ CAMPOS (RAÍZEN E IPP) 29-31 JAN. 2013 POOL DE S. JOSÉ CAMPOS (RAÍZEN E IPP) - PONTOS OBSERVADOS TERMINAL SEM AUTOMAÇÃO (AUTOMAÇÃO APENAS

Leia mais

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração.

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração. CONTROLE DE REVISÃO Código do documento: ULC/ 0402 Nome do documento: PROCEDIMENTO PARA EXECUÇÃO DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL - GAMAGRAFIA Responsável pela Elaboração: Responsável pela Aprovação: Coordenadora

Leia mais

Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios.

Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios. Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios. 4.4 - Implementação e operação 4.4.1 - Recursos, papéis, responsabilidades e autoridade 4.4.2 - Competência, treinamento

Leia mais

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS - PONTOS OBSERVADOS 14.932

Leia mais

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Política: Ambiental e de SST A empresa possui uma Política Ambiental e de SST? A Política é apropriada a natureza, escala, impactos ambientais e perigos e riscos das suas atividades,

Leia mais

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES POOL DE PASSO FUNDO (IPP, RAÍZEN, BR) 07-09 AGO. 2012 POOL DE PASSO FUNDO (IPP, RAÍZEN, BR) 07-09 AGO. 2012 POOL DE PASSO FUNDO - PONTOS OBSERVADOS MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO DA EQUIPE DA INSTALAÇÃO COM

Leia mais

SST INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO

SST INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE SST CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO INTRODUÇÃO Todos os trabalhadores têm direito a um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e seguro, com

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE COOPERATIVA DE ECONOMIA E CREDITO MUTUO DOS COLABORADORES DA SG INDÚSTRIA E COMERCIO DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO, VIDROS E AFINS. 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. REGRAS, PORCEDIMENTOS

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO E CADASTRO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO E CADASTRO DE FORNECEDORES Código: PCO-02 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Suprimentos Data Elaboração: 17/01/2013 Revisão: 20/01/16 - R03 Elaborado por: Gilson Cesar Gerente de Suprimentos Revisado por: Reinaldo Santos

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA Revisão/Ano: 01/2018 Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05.

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 012/04 GESTÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Página 2 de 7

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 012/04 GESTÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Página 2 de 7 EQUIPAMENTOS Página 2 de 7 1 OBJETIVO Este procedimento estabelece os critérios básicos de suprimento e logística de materiais assim como as diretrizes para a armazenagem, preservação e manuseio de materiais

Leia mais

Comitês, Reuniões, Inspeções e Auditorias de SSMA

Comitês, Reuniões, Inspeções e Auditorias de SSMA Abrangência: Procedimento Corporativo Relacionado: Recursos Humanos Supply Chain Tecnologia da Informação Finanças Auditoria SSMA X Jurídico Qualidade Outros (Especificar) Procedimento Interno do Local:

Leia mais

Certificação Fair Trade Passo a passo

Certificação Fair Trade Passo a passo Certificação Fair Trade Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas de certificação aplicáveis... 5 Procedimentos de avaliação... 6 Solicitação de certificação... 6 Análise crítica

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em Revisão 2 - RESPONSÁVEIS Etapa Área Responsável Cargo

Leia mais

CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Documentos legais: PPRA, LTCAT, PPP, PCMSO, E social; Monitoramento de Ruído, vibração, calor e químicos (NR 15) Emissão de laudos técnicos em atendimento a NR 15 e NR 16 Assistência técnica Pericial;

Leia mais

EDITAL DELICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N.º 05/2019 DIRETRIZES DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE PARA CONTRATOS ANEXO Q12

EDITAL DELICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N.º 05/2019 DIRETRIZES DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE PARA CONTRATOS ANEXO Q12 1. OBJETIVO 1.1. Estabelecer os requisitos mínimos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho, a serem cumpridos pelo CONTRATADO durante a vigência do Contrato, visando evitar a ocorrência de acidentes

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PG-CQMA-0901 Revisão 15 Data 21/09/2018 Título IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE DA AMOSTRA Classificação Ostensivo n o de páginas 04

Leia mais

PP-5EN PROCEDIMENTO DE INSPEÇÃO DE ELETRICIDADE NÍVEL 1 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO - GERAL rev.0

PP-5EN PROCEDIMENTO DE INSPEÇÃO DE ELETRICIDADE NÍVEL 1 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO - GERAL rev.0 1. OBJETIVO Anexo A Este procedimento tem como objetivo instruir o candidato na execução dos exames de qualificação da especialidade Eletricidade, nível 1. 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA Este padrão aplica-se

Leia mais

Transferência de Certificação Acreditada de Sistemas de Gestão

Transferência de Certificação Acreditada de Sistemas de Gestão Procedimento C 72 1. OBJETIVO Este procedimento descreve as etapas do processo de transferência de certificação acreditada de outro organismo de certificação acreditado, signatário do Acordo de Reconhecimento

Leia mais

Parte 5 SHAN - Curso PPR 2018

Parte 5 SHAN - Curso PPR 2018 Parte 5 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (PPR) O QUE É??? É um conjunto de medidas práticas e administrativas, que devem ser adotadas por toda a empresa onde for necessário o uso de respirador. É obrigatório

Leia mais

CONTROLE DE REVISÃO. Código do Documento: ULC/0410 IDSSMA Índice de Desempenho em Saude, Segurança e Meio ambiente para as Empresas Contratadas

CONTROLE DE REVISÃO. Código do Documento: ULC/0410 IDSSMA Índice de Desempenho em Saude, Segurança e Meio ambiente para as Empresas Contratadas CONTROLE DE REVISÃO Código do Documento: Nome do Documento: Responsável pela Elaboração: Responsável pela Aprovação: ULC/0410 IDSSMA Índice de Desempenho em Saude, Segurança e Meio ambiente para as Empresas

Leia mais

Grupo MAHLE Brasil Data: 01/08/08 Página 1/5 Nº Id. SSO Revisão: 03

Grupo MAHLE Brasil Data: 01/08/08 Página 1/5 Nº Id. SSO Revisão: 03 Grupo MAHLE Brasil Data: 01/08/08 Página 1/5 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos de segurança para Aquisição de Maquinas e Equipamentos, conforme legislação aplicável disposto na Portaria n. º 3.214/78,

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para criação de Norma Regulamentadora sobre Trabalho em Altura

Leia mais

Programa de Certificação de Produtos. Requisitos Gerais

Programa de Certificação de Produtos. Requisitos Gerais 1/9 Programa de Certificação de Produtos Requisitos Gerais 2/9 Programa de Certificação de Produtos 1. Geral 1.1 É considerada elegível à obtenção de um produto certificado, toda e qualquer empresa que

Leia mais

SEGUINDO EM FRENTE COM SEGURANÇA

SEGUINDO EM FRENTE COM SEGURANÇA SEGUINDO EM FRENTE COM SEGURANÇA REGRAS DE OURO REGRAS DE OURO Os objetivos são: prevenir danos às pessoas e fortalecer a cultura de segurança de processo. A maioria da força de trabalho segue as Regras

Leia mais

01 de agosto de 2017 Observação: 1.1. Avaliação Inicial para Certificação

01 de agosto de 2017 Observação: 1.1. Avaliação Inicial para Certificação 01 de agosto de 2017 Observação: Este documento apresenta um breve descritivo sobre o processo de auditoria de certificação para o CERFLOR, qualquer informação adicional deve ser solicitada ao Imaflora

Leia mais

Cadastro e acesso de fornecedores na STIHL. Orientações e documentos necessários

Cadastro e acesso de fornecedores na STIHL. Orientações e documentos necessários Cadastro e acesso de fornecedores na STIHL Orientações e documentos necessários Com o objetivo de evitar problemas com o cadastro da sua empresa na STIHL, bem como com o acesso dos seus funcionários ou

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SMS

SISTEMA DE GESTÃO DE SMS PROCEDIMENTO CAPACITAÇÃO TÉCNICA Nº PE-SMS-015 Fl. 1/6 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 18/10/2010 Emissão Inicial CGS JMn NDF SISTEMA DE GESTÃO DE SMS Propriedade e uso exclusivo da

Leia mais

GT/FE Número / versão / ano ADM/ST/ 043/01/07 Data de aprovação 26/09/2007 Doc. de aprovação Resolução Nº 4827/07

GT/FE Número / versão / ano ADM/ST/ 043/01/07 Data de aprovação 26/09/2007 Doc. de aprovação Resolução Nº 4827/07 NORMA GT/FE Número / versão / ano ADM/ST/ 043/01/07 Data de aprovação 26/09/2007 Doc. de aprovação Resolução Nº 4827/07 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS SUMÁRIO 1- OBJETIVO...2 2 - CAMPO DE

Leia mais

NR-35 TRABALHO EM ALTURA.. Exceto Capítulo 3 (Capacitação e Treinamento) e item 6.4 que entram em vigor em 27/03/2013

NR-35 TRABALHO EM ALTURA.. Exceto Capítulo 3 (Capacitação e Treinamento) e item 6.4 que entram em vigor em 27/03/2013 Prazos:. Entra em vigor em 27/09/2012 NR-35 TRABALHO EM ALTURA Publicação D.O.U. Portaria SIT n.º 313, de 23 de março de 2012 27/03/12. Exceto Capítulo 3 (Capacitação e Treinamento) e item 6.4 que entram

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. OBJETIVO A política de treinamento e desenvolvimento tem como objetivo estabelecer condições exigíveis para identificar as necessidades coletivas e individuais de treinamento, proporcionando aos profissionais,

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O SASSMAQ ª. EDIÇÃO

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O SASSMAQ ª. EDIÇÃO Prezado Leitor: Depois de nove anos sem uma revisão, está sendo emitido o SASSMAQ Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Qualidade - 3.a Edição 2014. O intuito deste material, é de

Leia mais

NR 26 Sinalização de Segurança revisão 2011

NR 26 Sinalização de Segurança revisão 2011 NR 26 Sinalização de Segurança revisão 2011 Com a atualização da NR26 Sinalização de Seguranças, quais as diretrizes devemos usar? Sabemos que a NR 26 Sinalização de Segurança teve sua atualização dada

Leia mais

NR 35 TRABALHO EM ALTURA. Agnaldo Vignoli dos Santos Auditor-Fiscal do Trabalho

NR 35 TRABALHO EM ALTURA. Agnaldo Vignoli dos Santos Auditor-Fiscal do Trabalho NR 35 TRABALHO EM ALTURA Agnaldo Vignoli dos Santos Auditor-Fiscal do Trabalho NR 35 TRABALHO EM ALTURA Agnaldo Vignoli dos Santos Auditor-Fiscal do Trabalho Queda com diferença GRTE/Ponta de nível Grossa/PR

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL A Um Investimentos S.A. CTVM atendendo às disposições da Resolução CMN nº 4.557/17 demonstra através deste relatório a sua estrutura do gerenciamento de

Leia mais

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES POOL DE RIBEIRÃO PRETO (RAÍZEN, BR, IPP) 06-08 NOV. 2012 POOL DE RIBEIRÃO PRETO (RAÍZEN, BR, IPP) 06-08 NOV. 2012 POOL DE RIBEIRÃO PRETO (RAÍZEN, BR, IPP) 06-08 NOV. 2012 POOL DE RIBEIRÃO PRETO (RAÍZEN,

Leia mais

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES POOL DE JEQUIÉ (RAÍZEN, BR, IPP) 02-04 OUT. 2012 POOL DE JEQUIÉ (RAÍZEN, BR, IPP) 02-04 OUT. 2012 POOL DE JEQUIÉ (RAÍZEN, BR, IPP) 02-04 OUT. 2012 POOL DE JEQUIÉ - PONTOS OBSERVADOS 5.648 dias sem acidentes

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO I- ABRANGÊNCIAS Este Procedimento é destinado ao uso dos empregados ligados ou não a área de manutenção da xxxxxxx. Manutenção Preventiva e/ou Corretiva; Limpeza Técnica em máquinas e equipamentos; Lubrificação

Leia mais

TERCEIRO, SEJA BEM-VINDO AO MUNDO BRF!

TERCEIRO, SEJA BEM-VINDO AO MUNDO BRF! TERCEIRO, SEJA BEM-VINDO AO MUNDO BRF! A BRF é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Atua nos segmentos de carnes de aves, suínos e bovinos, industrializados (margarinas e massas) e lácteos,

Leia mais

Inclusão do Terminal de Itaqui. Alteração no Item fase 18.

Inclusão do Terminal de Itaqui. Alteração no Item fase 18. CONTROLE DE REVISÃO Código do Documento: ULC/ 0432 Nome do Documento: RETIRADA PROVISÓRIA DE DISPOSITIVO COM RISCOS DE QUEDAS PROTEÇÕES CRÍTICAS À VIDA Responsável pela Elaboração: Coordenadora de Saúde,

Leia mais

Assistência Técnica Predial Registro e Revisão: 01 Acionamento Página: 1/7

Assistência Técnica Predial Registro e Revisão: 01 Acionamento Página: 1/7 PROCEDIMENTO ÁREA OPERACIONAL PR-69-980-CPG-012 Assistência Técnica Predial Registro e Revisão: 01 Acionamento Página: 1/7 1. OBJETIVO Destina-se este Procedimento a definir as ações de registro, acionamento,

Leia mais

Regulamento para a Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental

Regulamento para a Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental Regulamento para a Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental Em vigor a partir de 09/02/2017 logomarca atualizada em 01/03/2018 RINA Via Corsica, 12 16128 Genova - Itália Tel.: +39 01053851 Fax: +39

Leia mais

Gerente Executivo Corporativo SSMAQ

Gerente Executivo Corporativo SSMAQ CONTROLE DE REVISÃO Código do Documento: Nome do Documento: Responsável pela Elaboração: Coordenadora Corporativa de Meio Ambiente Responsável pela Aprovação: Gerente Executivo Corporativo SSMAQ VERSÃO

Leia mais

ANÁLISE GLOBAL DO PPRA

ANÁLISE GLOBAL DO PPRA ANÁLISE GLOBAL DO VIGÊNCIA: JANEIRO DE 2018 À AGOSTO DE 2018 Empresa: AGÊNCIA AMAZONENSE DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL CENTRO DE CONV. DO IDOSO. Responsável Técnico: Rogério da Silva Ramos Engº Segurança

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL A Um Investimentos S/A CTVM atendendo às disposições da Resolução CMN 3.380/06 demonstra através deste relatório a sua estrutura do gerenciamento de risco

Leia mais

ABRACE Avaliações Brasil da Conformidade e Ensaios

ABRACE Avaliações Brasil da Conformidade e Ensaios Embalagem para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos Pág. 1 de 6 1. OBJETIVO Informar, de forma simplificada, as condições e critérios para a concessão, manutenção e cancelamento da Autorização para

Leia mais

Cópia Não Controlada. Registro Próprio de Ocorrência - RPO ASSUNTO

Cópia Não Controlada. Registro Próprio de Ocorrência - RPO ASSUNTO 1 5 OBJETIVO * Estabelecer procedimento para registro do andamento e gestão no desenvolvimento de Estudo Técnico Preliminar e/ou Projeto de Sistema e/ou Gestão de Contratos para Empreendimentos de Abastecimento

Leia mais

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES

PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES POOL DE ARAUCÁRIA (RAÍZEN, BR, IPP) 12-14 DEZ. 2012 POOL DE ARAUCÁRIA (RAÍZEN, BR, IPP) 12-14 DEZ. 2012 POOL DE ARAUCÁRIA (RAÍZEN, BR, IPP) 12-14 DEZ. 2012 POOL DE ARAUCÁRIA (RAÍZEN, BR, IPP) 12-14 DEZ.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-SMS-008 Fl. 1/8 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B 20/03/07 02/02/08 30/04/15 Emissão Inicial Revisado logotipo, endereço e razão social da GENPRO

Leia mais

ANEXO CII (Art. 377, 4º, III, do RICMS)

ANEXO CII (Art. 377, 4º, III, do RICMS) ANEXO CII (Art. 377, 4º, III, do RICMS) Leiaute dos Pedidos de Concessão de Autorização de Uso, Cancelamento, Consulta e Inutilização da Nota Fiscal Eletrônica NF-e 1. Transmissão de NF-e 1.1 Mensagem

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PÁG. 1/13 1. O OBJETIVO Estabelecer salvaguardas requisitos mínimos para identificação de espaços confinados/críticos e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma

Leia mais

Manual Portal TISS. Solicitação de Procedimento

Manual Portal TISS. Solicitação de Procedimento Manual Portal TISS Solicitação de Procedimento ACESSO À ÁREA RESTRITA DO PORTAL GOLDEN CROSS Referenciado, Para utilizar as funcionalidades disponíveis no Portal da Golden Cross, acesse o endereço eletrônico

Leia mais

1. INTRODUÇÃO APLICAÇÃO MACRO FLUXO DO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO CERTIFICAÇÃO CONTRATAÇÃO... 4

1. INTRODUÇÃO APLICAÇÃO MACRO FLUXO DO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO CERTIFICAÇÃO CONTRATAÇÃO... 4 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APLICAÇÃO... 3 3. MACRO FLUXO DO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO... 3 3.1. CERTIFICAÇÃO... 3 3.2. CONTRATAÇÃO... 4 3.3. MOBILIZAÇÃO... 4 3.4. GESTÃO... 5 3.5. DESMOBILIZAÇÃO... 5

Leia mais

DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM

DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM Eduardo Francisco Gerente Corporativo SSMA Líder PSM América Latina A Cultura DuPont em Segurança, Saúde e Meio Ambiente 1802 Início das operações fábrica de pólvora

Leia mais

DIRETRIZ ORGANIZACIONAL TÍTULO: REQUISITOS DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CONTRATADAS

DIRETRIZ ORGANIZACIONAL TÍTULO: REQUISITOS DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CONTRATADAS TÍTULO: REQUISITOS DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CONTRATADAS Área responsável : Gerência de Meio Ambiental Saúde e Segurança do Trabalho 1. OBJETIVO: Este procedimento

Leia mais

Espaços Confinados

Espaços Confinados Espaços Confinados O que é Espaço Confinado? Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para a ocupação humana contínua; O que é Espaço Confinado? Possui meios limitados de entrada

Leia mais

ANÁLISE GLOBAL DO PPRA

ANÁLISE GLOBAL DO PPRA ANÁLISE GLOBAL DO VIGENCIA: JANEIRO DE 2018 À AGOSTO DE 2018 Empresa: AGÊNCIA AMAZONENSE DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL - CENTRO CONVIVÊNCIA PADRE PEDRO VIGNOLA Responsável Técnico: Rogério da Silva Ramos

Leia mais

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO!

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! PASSOS DE ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! ÍNDICE Introdução Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente SSMA em caso de acidentes

Leia mais

TÍTULO: Nº: Rev.: MANUAL DO SGI - M-SGI (ver item relacionado ao Processo SAF).

TÍTULO: Nº: Rev.: MANUAL DO SGI - M-SGI (ver item relacionado ao Processo SAF). 1. OBJETIVO O objetivo deste procedimento é estabelecer a metodologia para o processo de Aquisição e Gestão de Fornecedores do SGI da Empresa. A sistemática aqui descrita contempla: A sistemática de qualificação

Leia mais

1. Objetivo Esta Norma descreve as regras aplicáveis no tratamento de reclamações e não conformidades.

1. Objetivo Esta Norma descreve as regras aplicáveis no tratamento de reclamações e não conformidades. Página 1/8 Sumário 1. Objetivo 2. Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Definições/Siglas 5. Histórico da Revisão 6. Responsabilidades 7. Procedimentos para registro e tratamento das reclamações 8.

Leia mais

LISTA DE CHECAGEM ESPAÇOS CONFINADOS

LISTA DE CHECAGEM ESPAÇOS CONFINADOS LISTA DE CHECAGEM DE ESPAÇOS CONFINADOS Autor DEOGLEDES MONTICUCO Profissional com mais de 50 anos de atuação na Indústria da Construção, Automobilística, Colonização, Comércio, Educação e Consultoria,

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

Alteração do numero do item para 6.1.3; atualização do preenchimento de RNC Exclusão da analise de RNC 6.2.6

Alteração do numero do item para 6.1.3; atualização do preenchimento de RNC Exclusão da analise de RNC 6.2.6 Folha 1 de 6 Controle de revisão Revisão Data Item Descrição das alterações -- 21/05/2007 -- Emissão inicial 01 10/03/2008 6.1 Exclusão da abordagem de processo 6.2 Alteração do numero do item para 6.1;

Leia mais

PROCEDIMENTO MÚTUO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO MÚTUO OPERACIONAL 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos integrados entre a DISTRIBUIDORA; o TRANSPORTADOR e o OPERADOR, para a operação das instalações de interligação do gasoduto do TRANSPORTADOR com a rede da DISTRIBUIDORA,

Leia mais

DATA BASE: 31 de dezembro de (acesso público)

DATA BASE: 31 de dezembro de (acesso público) RELATÓRIO DE ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS DE MERCADO, OPERACIONAL, DE CRÉDITO E DE LIQUIDEZ DATA BASE: 31 de dezembro de 2017 (acesso público) SUMÁRIO RISCO DE MERCADO... 4 Gerenciamento do Risco

Leia mais